7 ANO C - Prefeitura Municipal de Bauru

57
2º BIMESTRE BLOCO 1 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO 7 ANO C PERÍODO LETIVO- 2ºBimestre PROFESSOR(A) COMPONENTE CURRICULAR Bloco 1: 10/05 a 02/06/2021 Profª Ana Maria - Arte ARTE NOME DO ALUNO: TURMA: _______ EIXO/LINGUAGEM DA ARTE: Artes Visuais e Música CONTEÚDO: ARTES VISUAIS: Representações étnicas nas artes visuais. MÚSICA: Cantos populares: ladainhas, cirandas, cantigas. EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM: ARTES VISUAIS: Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas. MÚSICA: Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte. Olá queridos alunos, ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM. ARTES VISUAIS Arte Kusiwa Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi Junto com o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras (ES), a Arte Kusiwa foi o primeiro bem considerado Patrimônio Cultural do Brasil e, igualmente, foi o primeiro a ter sua revalidação analisada. Inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2002, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e titulada pela UNESCO como Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, em 2003, e depois como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 2008.

Transcript of 7 ANO C - Prefeitura Municipal de Bauru

2º BIMESTRE BLOCO 1 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURUSECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

7 ANO C PERÍODO LETIVO- 2ºBimestrePROFESSOR(A)

COMPONENTE CURRICULARBloco 1: 10/05 a 02/06/2021 Profª Ana Maria - Arte

ARTE

NOME DO ALUNO: TURMA: _______

EIXO/LINGUAGEM DA ARTE: Artes Visuais e MúsicaCONTEÚDO:ARTES VISUAIS: Representações étnicas nas artes visuais.MÚSICA: Cantos populares: ladainhas, cirandas, cantigas.EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:ARTES VISUAIS: Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.MÚSICA: Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte.

Olá queridos alunos, ESPERO QUE TODOS ESTEJAM BEM.ARTES VISUAIS

Arte Kusiwa Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi

Junto com o Ofício das Paneleiras de Goiabeiras (ES), a Arte Kusiwa foi o primeiro bem considerado Patrimônio Cultural do Brasil e, igualmente, foi o primeiro a ter sua revalidação analisada. Inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2002, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e titulada pela UNESCO como Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, em 2003, e depois como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 2008.

2º BIMESTRE BLOCO 1 2

A Arte Kusiwa é um sistema de representação gráfica próprio dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá, que sintetiza seu modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo.Os indígenas usam composições de padrões Kusiwa nas costas, na face e nos braços. A pintura é para todos os dias e quando os adultos se pintam, os jovens aprendem a fazer composições de kusiwarã no corpo.Para decorar corpos e objetos, os Wajãpi do Amapá fazem uso da tinta vermelha do urucum, do

suco do jenipapo verde e de resinas perfumadas. Onças, sucuris, jiboias, peixes e borboletas é parte de um repertório codificado de padrões gráficos. É por meio de suas formas ou de sua ornamentação, tal como lá no início dos tempos foram percebidas pelos primeiros homens, que os Wajãpi expressam a diversidade de seres, humanos e não humanos que, com eles, compartilham o universo.

Os desenhos que veremos a seguir foram feitos em papel para que pudessem ser registrados pelo Iphan. Cada desenho traz o nome do animal que ele representa:

Anaconda, ou moju, é mestre das águas. Em seu domínio subaquático, vive em companhia de suas criaturas, cuja vida social é tão complexa quanto a dos humanos. kasiripina wajãpi

- espinha do peixe paku

2º BIMESTRE BLOCO 1 3

A linguagem gráfica que os Wajãpi do Amapá denominam kusiwa sintetiza seu modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo. Tal forma de expressão, complementar aos saberes transmitidos oralmente, afirma, ao mesmo tempo, o contexto de origem e a fonte de eficácia dos conhecimentos dos Wajãpi sobre o seu ambiente. As artes gráfica e verbal se completam por transmitirem os conhecimentos indispensáveis ao gerenciamento da vida em sociedade, que não é exclusivamente Wajãpi, nem unicamente humana. As formas de expressão gráfica e oral permitem agir sobre múltiplas dimensões: sobre o mundo visível, sobre o invisível, sobre o concreto e sobre o mundo ideal. Não se trata de um saber abstrato e, sim, de uma prática, que é permanentemente interativa e, portanto, totalmente vivo.

Observe com atenção alguns alguns grafismos de Arte KUSIWA:

MÚSICA: CANTOS DE TRABALHO E A CULTURA BRASILEIRA

Os Cantos de Trabalho são uma prática antiga e tradicional da história brasileira, principalmente no espaço rural. Oriundos de tradições musicais indígenas mescladas com as influências europeias e africanas, os cantos de trabalho marcavam os ritmos de trabalho, unificando ainda o trabalho coletivo e contribuindo para que se diminuísse a extenuação decorrente das longas jornadas de trabalho. Demonstram ainda uma solidariedade existente entre os trabalhadores, principalmente nos trabalhos realizados em regime de mutirão, em que um grupo de trabalhadores unia-se para poder realizar alguma tarefa que fosse muito cansativa e difícil para uma única pessoa. A análise desses cantos permite a visualização das diferenças de linguagem existentes, as práticas culturais de cada grupo de trabalhadores e também as situações cotidianas que eram vivenciadas, como as relações amorosas.Em 1955, o cineasta Humberto Mauro filmou o documentário Brasilianas: Cantos de Trabalho, em que foram apresentados alguns desses cantos. Alguns deles mostravam a prática de socar o pilão como um trabalho feito por uma pessoa para alimentar várias outras, bem como, por exemplo, o trabalho de socar a terra para a construção de açudes, em que o ritmo da batida do socador na terra acompanhava a melodia entoada pelos homens.

2º BIMESTRE BLOCO 1 4

Assista ao vídeo no link abaixo, onde Renata Mattar e Gustavo Finkler, da Companhia Cabelo de Maria

https://www.youtube.com/watch?v=-8Wwb3FZ0fU

A cantora Clementina de Jesus gravou em 1976 a faixa Cinco cantos de Trabalho, em que foram apresentadas músicas criadas por Milton Nascimento, Fernando Brant e Cartola, além de algumas decorrentes de arranjos feitos a partir de músicas do folclore brasileiro.Ouça no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=WpPmln6uOS0

Um dos aspectos que estudos sobre esses cantos revelaram é que as relações entre música e trabalho ocorrem geralmente quando determinados grupos ou comunidades se organizam para desenvolver uma atividade colaborativa ou não. Trabalho e música configuram-se como poderosos elementos de congraçamento, erigindo contextos sociais, reafirmando laços de amizade e de compadrio e estreitando a cumplicidade entre os envolvidos. Essa associação é algo que ocorre em diversos lugares do mundo, sendo mais comumente encontrada nos ambientes rurais, em atos como pescar, arar a terra, plantar, colher e tratar seus frutos, cuidar das criações, enfim, práticas do dia a dia que ritualizam os ciclos sociais de construção, destruição e reconstrução da vida.

Fontes consultadas de texto:http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/872https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/cantos-trabalho-cultura-nacional.htm

Fontes consultadas de imagem: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/872https://www.facebook.com/sanfonare/photos/558667994592555https://viramundoemundovirado.com.br/os-wajapi-e-a-arte-kusiwa-estao-sob-ameaca-na-amazonia/https://br.pinterest.com/pin/272678952423222882/

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/54

Trabalhadores rurais de Serra Preta, Bahiadebulhando o milho, cantando, depois de realizar a bata.

2º BIMESTRE BLOCO 1 5

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURUSECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

7 ANO C PERÍODO LETIVO- 2ºBimestrePROFESSOR(A)

COMPONENTE CURRICULARBloco 1: 10/05 a 02/06/2021 Profª Ana Maria - Arte

ARTE

NOME DO ALUNO: TURMA: _______

Atenção: Os alunos deverão entregar apenas as folhas onde realizaram as atividades e ficar com o material de consulta, eles serão utilizados em futuros instrumentos de avaliação.

Atividade 1: Artes visuais

A) Os índios Wajãpi tem uma história muito curiosa para explicar a separação entre homens eanimais, destinando a cada um seu espaço diferenciado, organizando assim, a vida emsociedade. Leia a história e faça uma ilustração relacionada a mesma, se inspire nos grafismosde Arte KUSIWA apresentados no texto, pode usá-los como fundo para seu desenho ou mesmopara estampar roupas ou o corpo de animais. Faça um desenho bem caprichado e colorido!

A origem das cores e dos padrões gráficos remonta aos tempos primitivos, quando surgiram os ancestrais da humanidade atual. Antes disso, não existiam cores nem formas distintas entre os habitantes do mundo: todos eram iguais, sem diferenças marcadas em seus corpos, em suas línguas ou em seus conhecimentos e práticas de vida. A aparência era a mesma para todos, mas não os repertórios musicais, nem os conhecimentos. Foi durante uma grande festa que coube ao demiurgo (criador e ordenador do mundo) Janejar promover a separação entre homens e animais, destinando a cada um seu espaço diferenciado e organizando, assim, a vida em sociedade. Os futuros homens e animais exibiam seus cantos e suas danças.

em peixes. A partir de então, passaram a servir de alimento para os humanos. No fundo das águas, entretanto, peixes e cobras aquáticas continuam vivendo e festejando. Somente os xamãs podem acessar

pequena terra originária havia um grande lajedo de pedra onde vivia um ser poderoso e muito temido que foi morto pelos humanos. Ao morrer, entretanto, transformou-se numa imensa cobra, a anaconda ou moju, na língua wajãpi. Os primeiros homens abriram o cadáver e extraíram seus excrementos, que eram todos coloridos. Organizaram uma festa e disseram para seus convidados se pintarem com as cores deixadas pela anaconda. Estes assim o fizeram e, enfeitados, dançaram e cantaram. Quando terminaram, uma parte dos convidados foi embora, voando. Eram os primeiros pássaros, com suas plumagens diferenciadas. Ao se distanciarem dos humanos que ficaram na terra, pousaram numa imensa árvore sumaumeira, de onde se espalharam por todas as direções, levando consigo as águas que correm nos rios e igarapés da terra. Jáos homens, que ficaram no centro da terra, aprenderam as danças dos peixes e os cantos dos pássaros, além dos nomes das cores, que designam as plumagens variadas das aves. Ao observarem a ossada e a

2º BIMESTRE BLOCO 1 6

pele da anaconda morta, viram as espinhas dos peixes que ela havia comido e assim descobriram os

2º BIMESTRE BLOCO 1 7

Atividade 2: Música

A) Você conhece algum canto de trabalho?Faça uma pesquisa junto aos seus familiares se eles conhecem algum tipo de canto de trabalho e escreva a letra no espaço abaixo. Caso ninguém conheça nenhum destes cantos, escreva duas cantigas de ninar conhecidas que são de domínio público, do folclore brasileiro.

1º BIMESTRE – BLOCO 1 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

E.M.E.F. “Cônego Aníbal Difrância”

7º ANO C PERÍODO LETIVO PROFESSOR(A) –

COMPONENTE CURRICULAR 2º bimestre – 10/05 a 02/06

Ciências – Profª Ana Lúcia/Nádia

NOMEDO ALUNO: TURMA:

CIÊNCIAS

Olá queridos alunos, nesta postagem iremos estudar: fenômenos naturais e impactos ambientais, - Interferência humana no meio e as consequências para os ecossistemas; - Agricultura e produção de alimentos: atividades agrícolas, manejo e uso do solo, questão fundiária no Brasil e movimentos sociais - Erosão, desmatamento e queimadas. OBJETIVOS: - Avaliar como as ações humanas podem afetar as populações de um ecossistema. – Conceituar agricultura e o meio pelo qual a humanidade produz alimentos. – Analisar as diversas formas de exploração dos solos brasileiro. –Conhecer a realidade fundiária no Brasil.

FENÔMENOS NATURAIS: são acontecimentos não artificiais, ou seja, que ocorrem sem a intervenção humana IMPACTOS AMBIENTAIS Os Desastres Naturais representam um conjunto de fenômenos que fazem parte da geodinâmica terrestre, portanto, da natureza do planeta. São classificados em: TEMPESTADES: são tempestades de chuvas, neve, granizo, areia, raios e podem ser altamente destrutivas, dependendo da quantidade precipitada (chuvas torrenciais) e da força que apresentam. Podem levar a situações catastróficas tal qual, o deslizamento de terras, de gelo, caída de árvores ou torres de energia, dentre outros.TERREMOTOS, TSUNAMIS E ATIVIDADES VULCÂNICAS. FURACÕES, CICLONES E TUFÃO: fenômenos intensificados pelas massas de ar, os quais, dependendo da força que atingem pode arrasar cidades inteiras. Os desastres naturais são classificados: No norte do Oceano Atlântico e no nordeste do Pacífico, eles são chamados de furacões. Se o mesmo tipo de perturbação ocorre no noroeste do Oceano Pacífico, é conhecido como um tufão. E um ciclone é a tempestade tropical formada no Pacífico Sul e no Oceano Índico. SECA: Intensificada nos últimos anos com o aquecimento global, a seca tornou-se um problema enfrentado por muitos grupos pelo mundo. Dessa forma, as alterações climáticas têm demostrado que diversas foram as consequências das ações humanas durante séculos no planeta, gerando problemas como a seca e consequentemente à expansão do processo de desertificação. INUNDAÇÕES: Inundações ou enchentes são fenômenos da natureza, intensificados pela ação humana e que vem aumentando de maneira significativa nas últimas décadas. Um exemplo é o excesso de lixo, os quais entopem os bueiros, impedindo a passagem de água. As enchentes e inundações, causadas pelo aumento de quantidade das chuvas e impedimento da evacuação, provocam desabamentos que podem levar a morte de milhares de pessoas, além de grande destruição.

Historicamente catástrofes naturais são responsáveis pela extinção de milhares de espécies, como uma reação em cadeia gerada pelo impacto de um asteroide que dizimou os grandes répteis que habitavam nosso planeta, chamados de dinossauros, que hoje tem seus registros feitos a partir de fósseis. Os animais que existiram por cerca de 170 milhões de anos e foram extintos há mais de 65 milhões de anos eram de várias espécies e de vários tipos, podendo uns serem predadores, outros herbívoros, alguns com muitas toneladas, outros pequenos como cães.

1º BIMESTRE – BLOCO 1 2

1º BIMESTRE – BLOCO 1 3

Como vimos, vários fatores podem interferir no equilíbrio dinâmico do meio ambiente, desde os fenômenos naturais, por vezes agravados pela ação humana, e tem aqueles que são resultado direta do ação humana. O solo, o ar e a água sofrem impacto do estilo de vida das sociedades e, quando em desequilíbrio, afetam a vida humana e a dos demais seres que compartilham o planeta conosco. Existe uma clara interdependência entre ambiente e seres vivos, e o que afeta determinado local pode ter consequências em outro, inclusive em âmbito global, colocando nosso planeta em risco.

Percebemos que a presença humana é um dos fatore que mais modificam o ambiente. Essas modificações podem causar maior ou menor impacto sobre os ecossistemas e os seres neles vivem, incluindo nossa espécie. Percebemos que qualquer atividade que o homem exerça no meio ambiente provocará um impacto ambiental. Esse impacto, no entanto, pode ser positivo ou não. Infelizmente, na grande maioria das vezes, os impactos são negativos, acarretando degradação e poluição do ambiente.

Os impactos ambientais estão associados às questões negativas

causadas nos ecossistemas terrestres, os quais interferem em sua composição e ações naturais, levando aos diversos prejuízos ambientais. Existem os impactos ambientais considerados positivos ou benéficos, que resultam numa melhoria das condições de vida no planeta. Para exemplificar, podemos pensar no plantio de mudas, na limpeza ou no desassoreamento dos rios, construções de barragens com o intuito de recuperar ou impossibilitar danos ambientais, dentre outros. As mudanças tecnológicas também alteram a forma pela qual afetamos o meio ambiente.

Principais impactos ambientais gerado pelo ser humano O ser humano é um importante protagonista da aceleração dos impactos ambientais no meio ambiente, o que levou, dentre outras coisas, as alterações climáticas, perdas de espécies e de habitats. Isso ocorre decorrente da falta de consciência ambiental na população, visto que cada vez mais utilizamos indiscriminadamente os recursos naturais (renováveis e não renováveis) para suprir nossas necessidades. Medidas para evitar esse aceleramento focam em evitar o desperdício de água e de energia, assim como o descarte adequado do lixo e a diminuição do uso de automóveis. Essas medidas são práticas simples que diminuiriam os danos causados ao meio ambiente.

Observe nas imagens as modificações feitas pelo ser humano, ambas na cidade do Rio de janeiro, a primeira imagem data do inicio do séc. 20, a segunda uma foto atual.

1º BIMESTRE – BLOCO 1 4

Com a globalização e o aumento do consumo mundial, esse processo tem se acelerado cada vez mais gerando diversos impactos que muitas vezes se tornam irreversíveis. Alguns exemplos dessas práticas são intensificados pelo crescimento das cidades, desde construções de estradas, ferrovias, rodovias, pontes, implementação de indústrias. Essas ações levam ao aumento significativo do desmatamento, das queimadas, da poluição (água, ar e solo), bem como da agricultura intensiva e pecuária, os quais induzem ao aumento do efeito estufa, aquecimento global, chuva ácida, dentre outras consequências negativas para o meio.

Desenvolvimento sustentável A pergunta é: Se a presença humana é um dos fatores que mais modificam o ambiente. Qual seria a solução? Como viver e ocupar o planeta causando o menor impacto possível? É possível conciliar avanços tecnológico, desenvolvimento com conservação ambiental?

Uma saída possível é buscar o desenvolvimento sustentável.

A definição mais aceita para DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Para que isso ocorra, além de mudarmos a conduta individual, precisamos nos informar a respeito de ações politicas de alcance global e sobre como podemos colaborar para pôr em prática medidas nas quais nossa responsabilidade e participação como cidadãos faça diferença para a coletividade. A Cúpula da Nações unidas em 2015 assumiu uma agenda coletiva de objetivos e metas a serem alcançados até 2030. No Foco tem a preocupação de integrar 3 pilares do desenvolvimento sustentável: social, econômico e ambiental.

SUSTENTABILIDADE E CONSUMO (...) Hoje consome-se 1,5 vezes o que o planeta tem para oferecer. E se o atual modelo de consumo não for repensado, a expectativa é de que 2030 estejamos consumindo dois planetas Terra. Para agravar, a distribuição dos recursos acontece de maneira desigual fazendo com que mesmo com todo o hiperconsumo ainda exista uma elevada porcentagem da população sem acesso a recursos básicos (...) www,greenpeaceorg/brasil/pt/Blog/entreconsumo-e-sustentabilidade/blog/48693>Acessoem02072018

AGRICULTURA E CUIDADOS COM O SOLO Por muito tempo, no passado, a espécie humana

conseguia alimento apenas caçando, pescando e colhendo grãos, frutos e raízes. Mas, há cerca de dez mil anos, nossa espécie passou também a plantar os vegetais e criar os animais que lhe servem de alimento. Era o ponto de partida para o desenvolvimento da agricultura.

Com o aumento da população e a necessidade de se produzirem cada vez mais alimentos, a

vegetação original das florestas e de outros ecossistemas foi sendo destruída para dar lugar ao cultivo de plantas comestíveis e à criação de animais. Hoje, o desmatamento é feito com máquinas (tratores e

serras) ou com o fogo - são as chamadas queimadas, que trazem uma série de problemas.

1º BIMESTRE – BLOCO 1 5

De todas as terras emersas (fora da água) que formam os continentes e as ilhas do nosso planeta, apenas 10% aproximadamente são cultiváveis.

Muitas vezes, a atividade agrícola é feita de forma inadequada, esgotando o solo como acontece com o plantio interminável de eucaliptos (para indústria de papel e MDF), a cana-de-açúcar (para produção de Etanol). Como resultado, depois de alguns anos de produção, os nutrientes do solo se esgotam e as plantas não crescem mais.

Dependendo do tipo de solo e do tipo de plantação são necessários tomar alguns cuidados com a terra, e aplicar certos procedimentos como vamos ver a seguir.

Agricultura sustentável A agricultura deve ser sustentável. Em relação ao meio ambiente:

não deve causar prejuízos ao ambiente;não deve liberar substâncias tóxicas ou danosas na atmosfera, nas águas superficiais ou nos lençóisfreáticos;deve preservar e restaurar a fertilidade do solo, prevenindo a erosão;deve usar água de modo a permitir que se recarreguem as reservas aquíferas, evitando que elas seesgotem.

Produzir alimento implica também manter uma diversidade de culturas para não empobrecer o solo e usar, quando necessário, um controle biológico para as pestes, mas com cuidado para evitar a contaminação do ambiente com substâncias químicas que possam se acumular. Dessa forma a agricultura sustentável facilita a economia local e preserva a saúde do solo e a dos seres que nele vivem.

Cuidados com o solo Quando o solo não apresenta condições necessárias à agricultura ou quando se deseja melhorar as suas condições, alguns cuidados devem ser tomados, como adubação, rotação de culturas, aragem do solo, irrigação e drenagem.

Adubação Adubar significa enriquecer o solo com elementos nutrientes, quando ele está deficiente de minerais, é incorporar produtos que contenham substâncias perdidas pelo solo, seja devido a erros de manejo ou a erosão. Para isso, são utilizados adubos, substâncias capazes de fertilizar o solo. Os adubos podem ser orgânicos (por exemplo: esterco, farinha de osso, folhas, galhos enterrados) ou minerais, que são inorgânicos (por exemplo: substâncias químicas são aplicadas, como nitrato de sódio, um tipo de sal). Há ainda a adubação verde. Algumas vezes, as leguminosas também são utilizadas como adubos. Quando crescem são cortadas e enterradas no solo, enriquecendo-os com nitratos. Esta técnica é empregada, geralmente, para diminuir a erosão e manter os solos cobertos entre um plantio e outro. A idéia é plantar uma cultura que aumente a fertilidade do solo, mas não necessariamente esta precise trazer lucro para o agricultor. Como resultado da aplicação deste processo, o próximo plantio terá maior produtividade.

Rotação de culturas: Consiste em mudar, alternar o plantio de leguminosas com outras variedades de plantas, culturas vegetais em um mesmo terreno, anualmente. Dessa forma as leguminosas, pela associação com bactérias que vivem nas suas raízes, devolvem, para o local, nutrientes utilizados por outras plantas, evitando o esgotamento do solo. A ideia é que tal cultura seja lucrativa para o solo e também para o bolso do produtor. Entre os benefícios que a rotação de culturas pode trazer está a reposição da matériaorgânica e a recuperação química, física e biológica do solo. Além disso, em longo prazo, auxilia no controlede pragas.

1º BIMESTRE – BLOCO 1 6

Associação de culturas: consiste no plantio de leguminosas, como o feijão, entre uma fileira e outra em cultivos que deixam boa parte do solo exposto à erosão.

Aragem do solo Arar o solo é outro cuidado que se deve ter para o solo não ficar compactado, "socado". Revolver a terra, além de arejar, facilita a permeabilidade do solo, permitindo que as raízes das plantas penetrem, no solo, além de levar para a superfície o húmus existente.

Irrigação e drenagem Irrigar e drenar são alguns dos cuidados que devem ser tomados para manter o nível da umidade necessário ao solo e para garantir que ele continue fértil.

Com a irrigação, a água chega às regiões ou áreas muito secas. Já com a drenagem, retira-se o excesso de água do solo, possibilitando que ele seja arejado. Com o aumento dos poros, criam-se passagens de ar entre as partículas do solo.

LEIA O TEXTO NO LIVRO APOEMA PÁGINA 43 “ALIMENTOS ORGÂNICOS”

Manejo dos solos: Vários fenômenos são responsáveis pela degradação dos solos, entre os quais: erosão ou desertificação; aplicação de tecnologias inadequadas, como o uso excessivo de produtos químicos; e a destruição desenfreada da vegetação que o cobre (desmatamento). Se algo não for feito imediatamente, problemas como o desequilíbrio dos ecossistemas e a escassez de alimentos podem se tornar uma realidade em um curto prazo. Pensando nisso, foram desenvolvidos técnicas e planejamentos específicos para o manejo deste meio natural. Mas, infelizmente tais ações nem sempre são aplicadas, afinal, tratam-se de processos muitas vezes caros.

A conservação dos solos se baseia em aplicar práticas que promovam seu uso sustentável, ou seja, planejar ações que permitam seu uso, porém, sem degradá-lo. Vamos ver abaixo mais algumas técnicas que auxiliam na diminuição da velocidade de escoamento das águas das chuvas e da ação dos ventos e conseqüentemente da erosão:

Terraceamento: consiste em fazer cortes nas superfícies íngremes para formar degraus, chamados de terraços. Aqui, a ideia é projetar uma estrutura transversal inclinada. Esta estrutura será composta de uma barragem e um canal, com a finalidade de reter e infiltrar a água da chuva nas partes em nível, ou ainda, escoar vagarosamente para áreas próximas das partes em desnível. Como resultado, a velocidade de escoamento da água da chuva é diminuída, o que resulta, não apenas em uma maior produtividade, mas também no abastecimento de aquíferos existentes.

Plantio em curvas de nível: esta técnica consiste em arar o solo e depois plantar nele seguindo o relevo, níveis do terreno. Apesar disso já reduzir o escoamento de água, ainda é comum a construção de obstáculos, como se fossem lombadas. Um dos principais benefícios desta forma de plantio é que, devido a inclinação, a velocidade da água escoada é reduzida, e isso contribui na retenção de água pelo solo umedecendo e aumentando a infiltração, o que leva a uma maior produção. Tal técnica evita ainda a erosão (desgaste) do solo.

Cultivo de árvores: consiste no plantio de árvores em regiões onde os ventos são fortes e a erosão por causa dele é intensa. As árvores formam uma barreira que auxilia na quebra da velocidade do vento.

1º BIMESTRE – BLOCO 1 7

Reflorestamento: Reflorestar uma área nada mais é do que deixá-la em seu estado natural, aquele encontrado antes da utilização do solo para cultivo. A vegetação natural deve ser recuperada para que possa atuar sobre o solo desgastado. As contribuições da aplicação deste processo são muitas, entre elas: evitar a erosão, possibilitar uma melhor infiltração da água no solo e consequente abastecimento dos lençóis freáticos, auxiliar no equilíbrio do ecossistema, entre outros.

ESTRUTURA FUNDIÁRIA DO BRASIL

Forma como estão divididas as propriedades rurais do país A estrutura fundiária do Brasil é caracterizada pela acumulação de terras por parte dos grandes latifundiários. Esse cenário teve origem no Brasil Colônia e ainda excita amplas discussões. A organização fundiária de um país é analisada de acordo com a dimensão e distribuição das porções de terra. No caso do Brasil, os levantamentos evidenciam uma extrema desigualdade entre os privilégios dos fazendeiros e a forma de sobrevivência dos trabalhadores do campo.

Com o Estatuto da Terra, criado em 1964, afirma que os espaços rurais podem ser classificados das seguintes maneiras:

Minifúndio: Áreas com extensões menores que 100 hectares utilizadas para agricultura de subsistência (familiar). Cerca de 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos nessas regiões. Latifúndio (exploração ou dimensão): Os latifúndios por dimensão são os espaços voltados para a agroindústria. A produção serve ao propósito do mercado de exportação, geralmente os latifúndios por dimensão são voltados para produção de soja, laranja, milho e outros insumos. Já os latifúndios de exploração correspondem às terras improdutivas compradas para impulsionar a especulação imobiliária – obtenção de imóveis com o intuído de vendê-los ou alugá-los em determinados ciclos do mercado.

Empresa rural: Pequenas e grandes propriedades também voltadas para agroindústrias. Produção em larga escala de matérias-primas e criação de gado. Com isso, se faz necessário o uso de tecnologias, mãos de obra especializadas, aplicação de adubos químicos (agrotóxicos, fertilizantes, etc) e biotecnologia.

Reforma agrária – um estatuto que almeja a redistribuição igualitária de terras – é uma tentativa de ajustar os séculos de acumulação. Essa estrutura é garantida pela Constituição Federal, sendo o Estado responsável pela compra e desapropriação de áreas tidas como improdutivas. Pela lei, A União tem o dever de repassar essas terras para as famílias de agricultores e prestar o devido apoio financeiro. No entanto, colocar em prática essas recomendações tem sido um grande empecilho. A reforma enfrenta diversas barreiras, começando pela resistência dos grandes latifundiários. Além disso, as famílias dos assentados necessitam de financiamento público para compra de insumos e maquinário, o mínimo para produzir e quitar os possíveis empréstimos. As normas de compra das terras também alimentam diversas críticas, pois a União, ao pagar pela propriedade, acaba impondo uma série de regras que continuam beneficiando apenas os latifundiários. Esse fato se mantém presente nos relatórios do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o Incra. A instituição afirma que o governo do Brasil, de 2003 a 2009, comprou mais de 40 milhões de hectares destinados para a reforma agrária, mas somente 3 milhões foram utilizados. Diante desses dados surge a questão dos conflitos no campo. Segundo a Comissão Pastoral da Terra, o país registrou mais de 20 mortes em 2018, principalmente de lideranças indígenas ou integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O MST é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira. Torna-se evidente que a criação de uma nova estrutura fundiária do Brasil depende diretamente da reforma agrária. A distribuição de terras pode estimular o crescimento da produção de alimentos, o mercado de exportação, na geração de novos postos de trabalho e, sobretudo, na queda das taxas de desigualdades e assassinatos no campo.

1º BIMESTRE – BLOCO 1 8

PARA A CORREÇÃO ENTREGUE SOMENTE ESSAS FOLHAS CONTENDO AS QUESTÕES Bloco1 Bimestre 2

NOMEDO ALUNO: TURMA:7º ANO

CIÊNCIAS

1. Os impactos ambientais provocados pela ação humana são:a) ( ) Terremotos e Tsunamis.b) ( ) Ação vulcânica.c) ( ) Derramamento de óleo no oceano.d) ( ) Tufão..

2) Um fenômeno natural que pode alterar drasticamente um ecossistema éa) ( ) uma enchente.b) ( ) um grande terremoto/ tsunamisc) ( ) um tornado.

3) Complete o texto com os termos que faltam para que este tenha sentido.

Históricamente catástrofes naturais são responsáveis pela ________ de milhares de espécies, como uma reação em cadeia gerada pelo impacto de um _________ que dizimou os grandes répteis que habitavam nosso planeta, chamados de dinossauros, que hoje tem seus registros feitos a partir de ________.

a) ( ) mutação; veículo; fotografias.b) ( ) multiplicação; avião; relatos orais.c) ( ) criação; navio; livros.d) ( ) extinção; asteróide; fósseis.

4) Observe a imagem ao lado e assinale o tipo de cuidado com o solo elacorresponde:

a) Drenagem do solo

b) Aragem do solo

c) Irrigação

5) No Brasil, áreas com extensões menores que 100 hectares, denominadas Minifúndios são responsáveis porcerca de 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira. Essas áreas correspondm a que tipodeagricultura ?

a) ( )a agricultura familiar ou de subsistência.b) ( )o agronegócio, com predomínio de latifúndios.c) ( )a agricultura industrial, com práticas extrativistas.

6) A finalidade primordial da agricultura é a produção de alimentos. Todavia, apesar dos avanços edas conquistas tecnológicas, o número de famintos no mundo continua alto. Com relação a essetema, é correto afirmar:a) a fome no mundo deve-se mais a fatores relacionados às condições naturais adversas, como secasprolongadas, excesso de chuvas, pobreza do solo, entre outras.

b) a existência da fome no mundo é reflexo do preço elevado dos alimentos, da concentração da terra nasmãos dos grandes latifúndios que investem na exportação de milho e soja para indústria e a outros fatoreseconômicos relacionados com a desigualdade no acesso à riqueza.

1º BIMESTRE – BLOCO 1 9

c) a modernização da agricultura gerou oferta recorde e excedente de alimentos para alimentar toda ahumanidade, debelando, assim, a fome nos países pobres.

7) Cite os 3 pilares do desenvolvimento sustentavel:

8) Leia o texto sobre “alimentos orgânicos” p. 43 do llivro didático) e responda a questão:Os agrotóxicos e pesticidas, que combatem as pragas nas lavouras, podem contaminar o solo, seremabsorvidos pelas raízes das plantas e passar para o organismos das pessoas e dos outros animais quedelas se alimentam, podendo causar danos sérios à saúde. Os Fertilizantes usados para aumentar aprodutividade das lavouras, são em geral tóxicos. Qual a alternativa que tem atitudes que podemminimizar a exposição a resíduos de agrotóxicos e fertilizantes tóxicos?

a) ( ) Optar por alimentos rotulados e identificados pelo produtor; adquirir alimentos sempre que possívelclassificados como orgânicos ou de origem de sistemas agroecológicos e consumir alimentos da “época”(safra), por receberem menor carga de agrotóxicos.

b) ( ) Consumir somente alimentos orgânicos.

c) (...) Consumir somente alimentos da época (safra)

9) Por que reduzir o consumo é importante para a sustentabilida do planeta?(utilize o verso para responder)

________________________________________________________________________________

Fontes: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/estrutura-fundiaria-do-brasilacessoem26/04/2021 Como referenciar: "Terras para agricultura" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/acessoem26/04/2021

Sugestões de vídeo: https://youtu.be/AmqGlT1xbgs(fenômenos naturais e impacto ambiental)

Aula elaborada pela Profª Ana Lúcia

Bons estudos!

Lavem muito bem as mãos, evitem aglomerações, e usem máscara!

ENTREGUEM NA ESCOLA SOMENTE AS PÁGINAS QUE TEM AS QUESTÕES PARA SEREM CORRIGIDAS .

Leia com atenção o texto e pesquise o significado das palavras que não conhecer no dicionário (pode ser um dicionário virtual na internet) anotando-as em seu caderno, formando um glossário, caso necessário releia o texto novamente após procurar os significados das palavras desconhecidas. Recomendo que anotem as dificuldades.

Você podera aprofundar seus conhecimentos, sobre os temas aqui trabalhados lendo da p.38 até a p.71 do livro didático APOEMA, 7º. Ano (caso ainda não tenha recebido entre em contato)

Estou à disposição através do grupo de WhatsApp.

1

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURUSECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

E.M.E.F. “Cônego Aníbal Difrância”

7º ANO C PERÍODO LETIVO PROF(A) – COMPONENTE CURRICULAR

BLOCO 1 -2ºBIM: 10/05/2021 à 02/06/2021 Profª ROSIANY– Educação Física

NOME DO ALUNO: TURMA:

“Quem dança seus males espanta” será que isso é verdadeiro?Esse bloco veremos um pouco de outro tema muito interessante DANÇA!

Leiam os textos, realizem as práticas e respondam as questões. Vamos lá? Abraços virtuais!

UNIDADE TEMÁTICA: DançaOBJETOS DE CONHECIMENTO: Danças urbanas CONTEÚDOS: Atividades com músicas no contexto de danças urbanas; criações artísticas de sequências de movimento com e sem ritmo, individual e em pequenos grupos, dando sentido ao “mover-se”, ao “mover-se com...”;Danças urbanas; Articulação de danças urbanas e suas implicações conceituais, sociais, culturais, históricas e de gênero. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos); planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das danças urbanas; diferenciar elementos das danças urbanas, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais; recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, danças urbanas, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

SEMANA 1 DANÇA

A dança é a manifestação da cultura corporal de movimento responsável por tratar o corpo e suas expressões artísticas, estéticas, sensuais, criativas e técnicas, que se concretizam em diferentes práticas, como nas danças típicas (nacionais e regionais), danças folclóricas, danças de rua, danças clássicas, entre outras.

A dança pode se constituir numa rica experiência corporal, a qual possibilita compreender o contexto em que estamos inseridos.

Fonte: BERTON, D.; STALLIVIERI, R. Manual do professor de Educação Física. Curitiba: Terra Sul, 2018.

REGISTROQue tipos de danças você conhece?

Qual o espaço mais adequado para explorar esse tipo de dança?

DANÇAS URBANAS

O termo Danças Urbanas foi usado pela primeira vez para descrever as danças em um contexto urbano, ou seja, aquelas que originalmente se iniciaram nas ruas e guetos, principalmente nos Estados Unidos. É também chamada de dança de rua ou street dance.

A dança de rua é uma modalidade de dança que teve sua origem nas classes mais humildes da sociedade, as quais buscavam na música e na dança uma forma de expressão de sua realidade, recebendo influências de todos os lados: da televisão, de outros estilos de dança, de outros povos e da mistura cultural.

A dança de rua pode ser dividida em alguns estilos devido a diferentes características e estilo musical que a acompanha. O objetivo ao se trabalhar com danças urbanas é promover aos alunos um conhecimento a respeito das práticas corporais.

Diante disso, é importante caracterizar e identificar alguns tipos de danças urbanas:

2

- Locking: dança inventada pelo dançarino de rua Don Campbell nofinal dos anos 1960, e foi pioneira de seu grupo de dança The Lockers.- Wacking: dança também conhecida como punking, originada em LosAngeles, no início dos anos 1970. Traz movimentos complexos egiratórios que são combinados com movimentos rápidos, precisos eestilísticos melodramáticos inspirados nos filmes da Época do Ouro.- Uprocking: dança de rua agressiva, feita com um parceiro. Consisteem movimentos vigorosos e determinados do braço, o uprocking àsvezes lembra mais uma briga de rua do que uma dança de rua.- Popping: originou-se na costa oeste da América na década de 1970,graças a um dançarino chamado Boogaloo Sam, que se inspirou paradesenvolver seus próprios estilos de dança depois de ver The Lockersna TV. Popping tem o seu nome a partir do modo como o bailarino secontrai ou atinge os seus músculos ao ritmo da música para criar umefeito instantâneo ou repuxante.- Boogaloo: também criado por Boogaloo Sam, ao observar o andarde um idoso pela rua e seu movimento. Caracteriza-se por movimentoscirculares do quadril.- Krumping: é uma dança urbana caracterizada pelo seu ritmo, estiloenergético e movimentos faciais exagerados e altamente agressivos.Formada como uma maneira de escapar da violência nas ruas da vidade gangues, ela é ensinada e praticada em grupos muito unidoschamados de famílias. Originou-se na comunidade afro-americana docentro-sul de Los Angeles, no início dos anos 90, como uma fusão depalhaços, teatro físico, influências locais e latinas, e se assemelha auma versão de contato rápido do breakdance.- Freestyle (estilo livre): originado em meados de 1980. Tal nome sedeve ao fato de esse estilo de dança ser baseado em toda a formaStreet Dance. Trata-se da modalidade mais frequente na mídia hoje,em videoclipes de música rap, R&B e pop. Não é dançada somente noacento rítmico da batida, mas também nas convenções vocais einstrumentais da música. O dançarino passa a fazer a interpretaçãopessoal da música – uma forma de improvisação e autoexpressão.- House Dance: Uma das formas mais recentes de dança de rua, aHouse Dance originou-se na era pós-disco em clubes de Nova Iorquee Chicago. O estilo de dança é fortemente social, com ênfase nofreestyle e na música tocada pelo DJ.

- Funk: A música funk evoluiu em meados da década de 1960, nos Estados Unidos. Foi quandoJames Brown misturou o soul, o jazz e R&B, que resultou num novo ritmo musical distinto,liderado pela base elétrica e pela bateria.- Breaking: começou nas esquinas e nas festas no Brooklyn e Bronx, quando os dançarinosfaziam sua própria música de hip-hop durante o intervalo instrumental de uma música. Os quatrocomponentes característicos toprock, downrock, freezes e power moves cresceram a partir daadaptação de movimentos de salsa, merengue e os populares filmes de kung fu.

Cada uma dessas formas da dança de rua se difere pela maneira com que a dança é manifestada, isto é, com os tipos de movimentos que são executados.

Fonte: BERTON, D.; STALLIVIERI, R. Manual do professor de Educação Física. Curitiba: Terra Sul, 2018.

3

CONHEÇA MAISLocking Performance Showcase - https://www.youtube.com/watch?v=AifQ64khhY4 Bruno Mars / ITsMe wacking choreography dance https://www.youtube.com/watch?v=0X-gs2EzHJwUprock Battle. Top 8. Burn City Japan qualifiers https://www.youtube.com/watch?v=tzuqsGzGGQU Poppin John | FrontRow | World of Dance 2017 https://www.youtube.com/watch?v=BkfDjRwBaaQThe Black Resurgents (Oakland Boogaloo 1976) https://www.youtube.com/watch?v=fRokapZtCeU Best krumping dance https://www.youtube.com/watch?v=gx2jLslT7qMDiscovery | AK | KJ [Freestyle Dance] https://www.youtube.com/watch?v=HDhO6Sbalnc House Dance Routine by MaMSoN https://www.youtube.com/watch?v=nFmmo2Paz_gFunk Dancers https://www.youtube.com/watch?v=3OEqm-cBFnMEste é uns dos melhores break dance ja visto https://www.youtube.com/watch?v=lz-dryAsJx8

REGISTRO Qual desses tipos de dança você mais gostou? Por que?

SEMANA 2

“A dança é a linguagem escondida da alma.” Martha Graham

O sucesso nessa situação difícil depende do esforço de todos. Se tiver dúvidas entre em contato com seus professores, realize e entregue as atividades propostas dentro dos prazos. Abraços virtuais!

O HIP HOP O hip-hop é uma cultura que consiste em subculturas ou subgrupos, baseada na

criatividade. São quatro elementos do hip-hop: O rap (composto por um MC), ritmo e poesia em forma de expressão verbal. O rap

constitui-se por uma fala ritmada e rimada com expressões que remetem, muitas vezes, àrealidade das pessoas.

Os DJ’s, artistas e técnicos que misturam músicas diferentes para serem ouvidas e/oudançadas, usando suportes como vinil, CD ou arquivos digitais sonoros para tocar. Manejamos aparelhos de mixagem, com o intuito de produzir novas músicas e sons.

A dança, chamada de breakdance. O b. boy é um dançarino que se expressa utilizandoo estilo do breakdance, juntamente com as batidas da música (rap) para compor sua dança,representando a expressão corporal.

O grafiteiro. Os grafites eram demarcações de territórios entre gangues rivais, por meiode assinaturas que, aos poucos, transformaram-se em forma de expressão artística. Sãoartes plásticas, desenhos coloridos feitos nos muros espalhados pela cidade.

Fonte: BERTON, D.; STALLIVIERI, R. Manual do professor de Educação Física. Curitiba: Terra Sul, 2018.

VAMOS PRATICAR? O breaking inclui quatro formas básicas de dançar. A proposta é escolher uma música

animada e praticar os movimentos com muito balanço.

4

Toprock apresenta todos os movimentos realizados em pé. O dançarino deve ser

coordenado, flexível, ter estilo e ritmo. É o aquecimento para o início da dança.

Downrock ou footwork inclui qualquer movimento envolvendo os pés e as mãos dos

dançarinos executado simultaneamente no chão. O dançarino usa a velocidade e o

controle realizando movimentos extravagantes.

Power moves incluem movimentos acrobáticos complexos e impressionantes. São ações que requerem força física para

serem executadas.

Freeze é um movimento que o dançarino geralmente usa para finalizar a dança. O

dançarino suspende-se, finalizando a dança com um movimento em uma pose

impressionante.

Fonte: BERTON, D.; STALLIVIERI, R. Manual do professor de Educação Física. Curitiba: Terra Sul, 2018.

REGISTRO O que é Hip Hop?

Quais são os elementos do Hip Hop?

Quais danças fazem parte do Hip Hop?

Você conhece alguém que dança?

SEMANA 3 “Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança

Mas a paixão que vai na alma de quem dança.” Augusto Branco Continuamos a falar de dança urbana. Vem comigo! Ficou com dúvidas? Entre em contato. Abraços virtuais

PASSOS FREESTYLE (ESTILO LIVRE)Originado em meados de 1980. Tal nome se deve ao fato de esse estilo de dança ser

baseado em toda a forma Street Dance. Trata-se da modalidade mais frequente na mídia hoje, em videoclipes de música rap, R&B e pop. Não é dançada somente no acento rítmico da batida,

5

mas também nas convenções vocais e instrumentais da música. O dançarino passa a fazer a interpretação pessoal da música – uma forma de improvisação e autoexpressão

Passo básico - O pé direito avança para a frente cruzando para a esquerda (A), marcando uma pisada. Em seguida, ele volta para a posição inicial (B). Depois, o pé esquerdo avança para a frente cruzando para a direita (C), marcando mais uma pisada antes de retornar à posição inicial.

Passo cruza atrás – Pise no solo com a perna esquerda, cruzem o pé direito atrás do esquerdo (A) e, depois, abram a perna esquerda (B). Parafinalizar o passo, marque o pé direito no chãocom uma pisada (C). Faça o inverso: pisar como direito, cruzar o pé esquerdo atrás do direito,abrir a perna direita e a finalizar o passo comuma pisada do pé esquerdo.

Passo chute frente/atrás – Pise com o pé esquerdo no chão e chute o pé direito para a frente (A). Na sequência, apoie a perna direita no piso (B) e jogue a esquerda para trás (C).

Passo tronco inclinado - Afaste as pernas no sentido lateral e flexionem um pouco os joelhos (A). Os pés devem ficar ligeiramente direcionados para fora. Em seguida incline o corpo levemente para um dos lados (B) e, depois, retorne à posição inicial (C). Posteriormente, faça o mesmo movimento para o outro lado (D).

Passo agacha e desliza - No início do passo, fique em pé, com os pés unidos (A). Em seguida, deslize a perna esquerda para a esquerda (B) ao mesmo tempo que se agacha e, na sequência, a perna direita vai ao encontro da esquerda, ficando o corpo novamente erguido (C). Depois, deslize a perna direita para a direita (D) ao mesmo tempo que se agacham e, no ritmo, a perna esquerda vai ao encontro da direita, ficando o corpo outra vez erguido.

Passo chute lateral - Assuma a posição lateral para a execução desse passo. Apoie a perna direita no chão (A) e a execute quatro saltos para trás ao mesmo tempo que a perna esquerda dá chutes para a frente (B). Em seguida, ocorre a inversão dos lados, ou seja, apoie a perna esquerda no chão e executam quatro saltos para trás ao mesmo tempo que a perna direita dá chutes para a frente. A cada chute, lance os braços para a frente do corpo, cruzando-os (B).

DARIDO, S. C. et al. Práticas corporais: educação física: 6º a 9º anos - manual do professor. São Paulo: Moderna, 2018

6

SALTOS DE FREESTYLEO freestyle oferece muita liberdade de movimento. Aqui trago ideias para finalizem as

sequências de passos exploradas até aqui com um salto de sua preferência. Vejam algumas dicas:

DARIDO, S. C. et al. Práticas corporais: educação física: 6º a 9º anos - manual do professor. São Paulo: Moderna, 2018

VAMOS PRATICAR? 1- Escolha uma música de hip hop que te agrade.2- Elabore uma coreografia com os passos mostrados até agora.

SEM CRIATIVIDADE? Aqui vão alguns vídeos com dicas para você arrasar na sua coreografia.

• Hip Hop iniciante – https://www.youtube.com/watch?v=8TaswiOvv0o• Como dançar Hip Hop – wikiHow. – https://pt.wikihow.com/Dan%C3%A7ar-Hip-Hop• Hip Hop Internacional Brasil - https://www.youtube.com/watch?v=8eD5pwoy22A•Locking- Hip Hop” – https://www.youtube.com/watch?v=SANpmMuaaHg

SEMANA 4

Assim terminamos mais um bloco. Lembre-se de conferir se todas as atividades foram feitas para entregar para sua professora. Se tiver dúvidas, entre em contato para que, juntos, possamos encerrar mais essa etapa.

Conto com você! Abraços virtuais e até mais!

DANÇA PARA TODOS A dança por si só é geradora de possibilidades expressivas, seja do

eu ou de um grupo. A proposta de Dança Inclusiva é proporcionar à todos os participantes igualdade de condições para desenvolver seu potencial e criar formas para que ele se sinta integrado. É oferecer meios que permitam que TODOS façam dança, sendo o foco principal a capacidade e, não a limitação.

7

A dança inclusiva nasceu com a proposta de dar as pessoas com deficiência física a possibilidade de desenvolver seu potencial de movimento e – por que não? – suas habilidades artísticas. Com o desenvolvimento de diferentes linguagens e pesquisas de movimento, a dança inclusiva vem acompanhando essa evolução e ganhando cada vez mais espaço.

Fonte: https://www.mundodadanca.art.br/2011/10/danca-inclusiva-o-que-e.htmlhttps://www.inclusive.org.br/arquivos/14029#:~:text=A%20proposta%20de%20dan%C3%A7a%20inclusiva,atividades%20sociais%2C%20pedag%C3%B3gicas%20e%20culturais

REGISTRO Assista aos três vídeos propostos sobre dança inclusiva no Brasil:

1- Ballet de Cegos de SP se apresenta na Alemanhahttps://www.youtube.com/watch?v=HjrAP45zO0k

2- Grupo Convidado - Grupo Andança - Em movimento - Dança Inclusivahttps://www.youtube.com/watch?v=9_BURFp2jg8

3- Cadeirante também dança! Street Cadeirante.https://www.youtube.com/watch?v=VbVCfuRg37M

É possível a dança ser para todos? O que te chamou mais a atenção nos vídeos?

*************************************************************************************************************

8

FECHANDO O ASSUNTO - AVALIAÇÃO

Coloque V para as afirmações verdadeira e F para as afirmações falsas sobre o tema Dança.1. A dança é a manifestação da cultura corporal de movimento. (___)2. O termo Danças Urbanas foi usado pela primeira vez para descrever as danças em um contexto

urbano. (___)3. A dança de rua é uma modalidade de dança. (___)4. O hip-hop é uma cultura. (___)5. São quatro elementos do hip-hop: rap, DJs, dança e grafite. (___)6. O breaking inclui quatro formas básicas de dançar. (___)7. O freestyle é estilo de dança ser baseado em toda a forma Street Dance. (___)8. No freestyle, o dançarino passa a fazer a interpretação pessoal da música – uma forma de

improvisação e autoexpressão. (___)9. A dança por si só é geradora de possibilidade expressiva, seja do eu ou de um grupo. (___)10. A dança inclusiva nasceu com a proposta de dar as pessoas com deficiência física a

possibilidade de desenvolver seu potencial de movimento. (___)

Aula cedida pela professora Bia da EMEF Nacilda.

1º BIMESTRE BLOCO 2

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

7º ano C PERÍODO LETIVOPROFESSOR(A)

COMPONENTE CURRICULAR2º BIMESTRE Deisimar - Geografia

NOME DO ALUNO: TURMA:

GEOGRAFIA 1 E 2 - BLOCO

Objetivo - Compreender como se deu os processos de Urbanização e Industrialização no Brasil. Objetivo Conhecer e analisar as atividades econômicas desenvolvidas na Agropecuária brasileira

Industrialização e urbanização brasileiraAté o século XIX, a atividade industrial não era muito significativa no Brasil.

O café era o principal produto da economia nacional. De 1830 a 1929, a expansão da atividade cafeeira assumiu importância crescente no desenvolvimento industrial, especialmente das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Parte do lucro obtido com as exportações do café foi investida na importação de máquinas, na instalação das primeiras fábricas e na infraestrutura de transportes.No início do século XX, a economia mundial enfrentou graves períodos de crise que afetaram a produção de café no Brasil - A exportação do produto diminuiu bastante, causando prejuízo aos produtores. Aos poucos essa atividade econômica foi se tornando cada vez menos lucrativa.

INDUSTRIALIZAÇÃO NO BRASILAlém dos lucros obtidos com a produção de café, as duas guerras mundiais ocorridas no século

XX (1914-1918 e 1939-1945) impulsionaram a industrialização no Brasil. Com a queda na produção industrial dos países envolvidos nos conflitos, muitos produtos começaram a faltar nas prateleiras brasileiras, e a solução foi produzir internamente o que antes era importado. Essa situação contribuiu para o desenvolvimento da atividade industrial no país.

Outro período de grande crescimento industrial ocorreu durante o governo deJuscelino Kubitschek (1956-1960), que ofereceu vantagens para a instalação de indústrias no Brasil. As primeiras indústrias a se instalar foram as automobilísticas.

Características da industrialização brasileiraO desenvolvimento da produção industrial no Brasil apresenta três características principais:A industrialização tardia: ocorreu cerca de 200 anos após o início da Revolução Industrial na

Inglaterra, no século XVIII;A substituição de importações: produtos que eram importados começaram a ser fabricados

internamente (e foram bem recebidos pelo mercado consumidor);

1º BIMESTRE BLOCO 2

A dependência de capital e de tecnologia estrangeiros: no início, houve necessidade deimportar máquinas e equipamentos para as indústrias nacionais; posteriormente, foramatraídos investimentos e tecnologia estrangeiros para incrementar as indústrias de bens deconsumo já existentes e implantar outros tipos de indústrias, como as siderúrgicas epetroquímicas, consideradas indústrias de base. Embora o Brasil conte, atualmente, com umsignificativo parque industrial, a dependência tecnológica ainda marca a indústria do país.

Concentração e desconcentração industrialEm seu início, a industrialização brasileira ocorreu com maior intensidade no estado de São Paulo, impulsionando o crescimento da capital paulista.Na década de 1970, São Paulo era responsável por 58,42% da produção industrial do país, e a região metropolitana concentrava 77,52% do total do estado. Atualmente, esse percentual vem baixando a cada ano; em 2014, atingia cerca de 22% da produção industrial brasileira - entre 2004 e 2014, o percentual baixou 8,6 pontos.Essa queda verificada na participação do estado de São Paulo no total da produção industrial brasileira mostra a relativa desconcentração industrial que vem ocorrendo no pais nos últimos anos. Isso decorre, entre outros fatores, do custo elevado de imóveis e salários, da escassez de terrenos para a instalação de novas fábricas e dos altos impostos.Como forma de incentivar a instalação de indústrias, governos de estados e municípios de outras regiões do país têm oferecido vantagens como isenção de impostos e doação de terrenos. Assim, novos polos industriais vêm se formando, especialmente no Sul e no Nordeste.

TRANSPORTE E COMUNICAÇÃOAs redes de transporte e de comunicação são fundamentais para o funcionamento do mundo

moderno, no qual prevalece a lógica da globalização e internacionalização da economia. No Brasil, essas infraestruturas foram ampliadas de modo mais intenso a partir da década de 1960, interligando o Norte e o Centro-Oeste ao restante do país. Nesse processo, destaca-se o papel do Estado como grande articulador, captador de recursos e investidor.

Ainda assim, o Sudeste apresenta a maior concentração industrial do pais e continua abrigando uma importante parcela dos centros de comando das empresas instaladas em outras regiões.

1º BIMESTRE BLOCO 2

Redes de transporteAs redes de transporte se caracterizam pelos seus diferentes tipos, como ferroviário, marítimo,

rodoviário, aéreo, duto viário (estruturas tubulares), entre outros.

INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃOA industrialização, de modo geral, pode ser definida como um processo em que a atividade

industrial passa a comandar a economia de uma sociedade, tornando outras atividades (comércio, transportes, operações financeiras, produção de matéria-prima na agricultura, pecuária, extrativismo etc.) subordinadas a ela.

Assim, o processo de industrialização acaba gerando a necessidade de ampliar a oferta de serviços e equipamentos urbanos, resultando em transformações socioeconômicas no território.Os equipamentos urbanos, tais como estabelecimentos comerciais, bancos, avenidas e transportes, constituem a estrutura necessária à industrialização. Sua instalação provoca transformações e ao mesmo tempo atrai cada vez mais pessoas para o espaço urbano em busca de oportunidades de trabalho. Atualmente, o setor de serviços também comanda a transformação do espaço urbano em algumas cidades.

A REDE URBANAQuanto maiores as cidades, maior a concentração de atividades industriais e/ou comerciais e

a diversificação de serviços oferecidos. Os grandes centros também contam com melhorinfraestrutura urbana, além de sediarem grande parte dos órgãos públicos. Por esses motivos, algumas cidades exercem influência econômica, política ou cultural sobre outras, e essa relação de atração e influência forma a rede urbana, que se articula, basicamente, por meio dos sistemas de transporte e comunicação.

E comum que os moradores de cidades menores se desloquem (de forma regular ouesporádica) para as maiores em busca daquilo que sua cidade não oferece: mercadorias, lazer etc. Há muitas pessoas, no entanto, que se deslocam diariamente para trabalhar ou estudar. Esse fenômeno é conhecido como migração pendular, conforme você viu na Unidade IlI.

REGIÕES METROPOLITANAS BRASILEIRASÀ medida que aumenta o número de habitantes, a área urbana dos municípios se expande,

ocupando áreas localizadas no entorno da cidade. Esse crescimento é denominado "expansão da mancha urbana".

Quando há uma expansão expressiva da mancha urbana de dois ou mais municípios, pode ocorrer uma conurbação, ou seja, união física das áreas urbanas desses municípios.

Em algumas áreas conurbadas há regiões metropolitanas, formadas por municípios que, embora independentes administrativamente, pertencem a um conjunto sob influência, principalmente econômica, de um centro urbano principal.

A constituição de regiões metropolitanas permite que problemas comuns às cidades conurbadas, como o transporte, sejam solucionados em conjunto com o poder público estadual.

Em 1974, um ano após terem sido definidas pela legislação brasileira, havia em todo o país nove regiões metropolitanas: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2014, esse número já havia aumentado significativamente, e outras organizações foram criadas.

Problemas sociais urbanosNas regiões metropolitanas, parte da população considerada pobre reside nos chamados aglomerados subnormais (assentamentos irregulares com residências precárias, popularmente conhecidos como favela, comunidade, grotão, mocambo, entre outros). Entretanto, pobreza urbana e moradias precárias, com carência de infraestrutura, têm sido fenômenos cada vez maisobservados também nas cidades médias e pequenas.Atualmente, os problemas mais comuns encontrados nos centros urbanos são:

A insuficiência ou baixa qualidade de hospitais, escolas, creches, centros de lazer e cultura;

1º BIMESTRE BLOCO 2

A precariedade nos serviços públicos de saneamento básico (fornecimento de água tratada eencanada, coleta e tratamento de esgoto), habitação, coleta de lixo, iluminação e pavimentação;

A deficiência e precariedade do sistema de transporte coletivo (como ônibus, metrôs e trenssuburbanos), além dos frequentes congestionamentos nas principais vias de circulação;

Elevados índices de violência urbana (furtos, roubos, sequestros, tráfico de drogas eassassinatos), que atingem principalmente os jovens nas cidades grandes e médias;Conflitos e disputas territoriais nas ruas e em áreas abandonadas, associadas ao tráfico e àcomercialização de drogas.

Problemas ambientais urbanos.Os problemas ambientais urbanos, embora não estejam restritos às grandes cidades, são agravados pela intensa concentração de pessoas e da produção econômica. Soma-se a isso o fato de o Estado não propiciar infraestrutura e serviços de maneira igualitária à população. Nesse contexto, os bairros mais pobres e periféricos são comumente mais desfavorecidos pelo poder público, que demora mais para disponibilizar à população serviços públicos essenciais, como fornecimento de água e esgoto ou iluminação pública. Os problemas mais comuns são a poluição atmosférica provocada por indústrias e veículos que liberam poluentes prejudiciais à saúde da população; a produção de grande volume de lixo; a poluição visual causada painéis luminosos; a poluição sonora produzida por veículos terrestres e aéreos, pelas indústrias e por atividades urbanas, como a construção civil; a poluição das águas gerada pelo despejo de dejetos residenciais e industriais nos rios, sem tratamento prévio; além dos problemas relacionados às enchentes e às ocupações em áreas de risco, que provocam deslizamentos e registram elevado número de mortes. Excesso de outdoors e painéis luminosos; a poluição sonora produzida por veículos terrestres e aéreos, pelas indústrias e por atividades urbanas, como a construção civil; a poluição das águas gerada pelo despejo de dejetos residenciais e industriais nos rios, sem tratamento prévio; além dos problemas relacionados às enchentes e às ocupações em áreas de risco, que provocam deslizamentos e registram elevado número de mortes.

Atividades -1- Assinale a alternativa que melhor caracteriza o atual momento da atividade industrialno Brasil.(a) investimentos nacionais e predominância de empresas estatais.(b) investimentos estrangeiros e desconcentração industrial.(c) instalação de indústrias em regiões densamente urbanizadas e concentração da mãode obra.(d) predomínio de fábricas tecnológicas de origem brasileira, com evasão de capitalexterno.

2- De acordo com o mapa Brasil: Estabelecimento Industriais 2015, qual é o Estado commaior estabelecimento industrial?(a) Amazonas(b) Paraná(c) São Paulo(d) Minas Gerais

3- As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais receberam migrantes vindodo campo (êxodo rural) e também de outras regiões do país (migrações regionais). Assim,o Sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país. Tal ocorrência podeexplicar-se:(a) pelas preferências culturais dos migrantes.(b) pela maior presença de indústrias e empregos.(c) pela maior receptividade da população local.(d) pelo processo de marcha para o litoral do país.

1º BIMESTRE BLOCO 2

4- De acordo com o mapa: Estabelecimento Industriais 2015, quais são as duas Regiõesque concentram o maior número de indústria?(a) Norte e Sul(b) Nordeste e Centro-Oeste(c) Sudeste e Sul(d) Sudeste e Norte

5- O Brasil é um país de dimensões continentais, o que eleva a importância de umaarticulada rede de transporte que integre de maneira eficaz em todas as áreas habitadase de uso do espaço geográfico no país. Nesse sentido, o sistema de transporte maisutilizado para deslocamento de cargas e serviços é o:(a) rodoviário(b) ferroviário(c) hidroviário(d) aeroviário

6- Determinados centros urbanos, são caracterizados como metrópoles, assinale aalternativa que aparecem apenas nomes de metrópoles:(a) Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Pauloe Rio de Janeiro(b) Acre, Tocantins, São Paulo, Paraná, Bahia e Salvador(c) Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Bahia(d) Recife, São Paulo, Piauí, Maranhão e Acre

7- Com uma modernização industrial tardia, o espaço geográfico brasileiro conheceuprofundas transformações ao longo dos últimos anos, sendo algumas delas a urbanizaçãoacelerada e a concentração espacial da população em metrópoles. Um dos problemassociais urbanos foi:(a) a formação de núcleos urbanos avançados em todo o país.(b) a difusão de políticas de controle habitacional.(c) a expansão e crescimento de áreas de preservação e áreas urbanizadas.(d) assentamentos irregulares com residências precárias conhecidos como favela

8- Que nome se dá ao processo de migração muito importante no Brasil no início daIndustrialização?(a) Processo Escravocrata(b) Êxodo Rural(c) Trabalho temporário(d) Trabalho permanente

1º BIMESTRE BLOCO 2

Agropecuária brasileiraA agropecuária é um setor muito relevante no Brasil. Ela representa mais de 20% do PIB nacional (Produto Interno Bruto) que é a soma de todas as riquezas de um país. Para ter ideia, a cada 3 empregos, 1 vem desse setor, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.Os produtos originados dela servem para abastecer tanto o mercado interno quanto o externo. Aliás, a agropecuária brasileira é a terceira maior do mundo em exportação, ficando atrás apenas dos EUA e da União Europeia.Ela foi responsável pelo povoamento do interior do país, primeiro com a cana- de-açúcar, depois com o café e a criação de gado, sendo uma das primeiras atividades econômicas do Brasil.Alguns fatores que contribuíram para isso são as condições climáticas e de solo muito favoráveis aoplantio e à criação de gado e a grande população com perspectivas de mercado interno.Porém, não é só isso, o desenvolvimento da agropecuária brasileira levou à mecanização do cultivodo solo, que, consequentemente, impulsionou a indústria de maquinários, como os necessários para apreparação da terra, a colheita, o abate e outros.É preciso dizer que, em razão do processo histórico, há uma concentração fundiáriano país. Isso quer dizer que existem muitas terras em propriedade de poucas pessoas e o restante sedistribui para muita gente, gerando desigualdade.

Agropecuária extensiva

O sistema extensivo é caracterizado pela ausência de tecnologia e uma baixa produtividade. Ele é praticado comumente por agricultores familiares, que utilizam a queimada como forma de preparo da terra e a mão de obra da própria família.

A criação de animais é feita em grandes áreas, o gado fica solto no pasto e procura o seu próprio alimento. Ou seja, é a forma de agricultura e pecuária ligada às técnicas mais antigas e tradicionais, com maior atividade humana em todos os processos

Agropecuária intensiva

Esse sistema visa a alta lucratividade dos proprietários, extraindo maior produtividade da terra com pouca mão de obra. Nesse caso, há menor interferência humana direta. Para isso, ele usa diversos recursos tecnológicos, como:

Equipamentos agrários;Adequação do solo conforme o plantio;Beneficiamento de sementes;Utilização de fertilizantes;Implementos agrícolas;Confinamento do rebanho;Uso de agrotóxicos para controle de pragas.

Agronegócios

O agronegócio, que atualmente recebe o nome de agrobusiness (agronegócios em inglês), corresponde à junção de diversas atividades produtivas que estão diretamente ligadas à produção e subprodução de produtos derivados da agricultura e pecuária.Quando se fala em agronegócio é comum associar somente a produção in natura, como grãos e leite, por exemplo, no entanto esse segmento produtivo é muito mais abrangente, pois existe um grande número de participantes nesse processo. O agronegócio deve ser entendido como um processo, na produção agropecuária intensiva é utilizado uma série de tecnologias e biotecnologias para alcançar níveis elevados de produtividade, para isso é necessário que alguém ou uma

Leia o texto antes de iniciar as atividades.Sugestão de vídeo no YouTube para aprofundar o conteúdo:

https://youtu.be/PJvWrSnb_mEhttps://youtu.be/1OhsVUPKIZchttps://youtu.be/iNtPjwk34Yk

1º BIMESTRE BLOCO 2

empresa forneça tais elementos.Diante disso, podemos citar vários setores da economia que faz parte do agronegócio, como bancos que fornecem créditos, indústria de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas, inseticidas, sementes selecionadas para plantio entre outros), indústria de tratores e peças, lojas veterinárias e laboratórios que fornecem vacinas e rações para a pecuária de corte e leiteira, isso na primeira etapa produtiva. Posteriormente a esse processo são agregados novos integrantes do agronegócio que correspondem às agroindústrias responsáveis pelo processamento damatéria-prima oriunda da agropecuária.A agroindústria realiza a transformação dos produtos primários da agropecuária em subprodutos que podem inserir na produção de alimentos, como os frigoríficos, indústria de enlatados, laticínios, indústria de couro, biocombustíveis, produção têxtil entre muitos outros.A produção agropecuária está diretamente ligada aos alimentos, processados ou não, que fazem parte do nosso cotidiano, porém essa produção é mais complexa, isso por que muitos dos itens que compõe nossa vida são oriundos dessa atividade produtiva, madeira dos móveis, as roupas de algodão, essência dos sabonetes e grande parte dos remédios têm origem nos agronegócios.A partir de 1970, o Brasil vivenciou um aumento no setor agroindustrial, especialmente no processamento de café, soja, laranja e cana-de-açúcar e também criação de animais, principais produtos da época.A agroindústria, que corresponde à fusão entre a produção agropecuária e a indústria, possui uma interdependência com relação a diversos ramos da indústria, pois necessitam de embalagens, insumos agrícolas, irrigação, máquinas e implementos. Esse conjunto de interações dá à atividade alto grau de importância econômica

para o país, no ano de 1999 somente a agropecuária respondeu por 9% do PIB do Brasil, entretanto, se enquadrarmos todas as atividades (comercial, financeira e serviços envolvidos) ligadas ao setor de agronegócios esse percentual se eleva de forma significativa com a participação da agroindústria para aproximadamente 40% do PIB total.Esse processo também ocorre nos países centrais, nos quais a agropecuária responde, em média, por 3% do Produto Interno Bruto (PIB), mas os agronegócios ou agrobusiness representam um terço do PIB. Essas características levam os líderes dos Estados Unidos e da União Europeia a conduzir sua produção agrícola de modo subsidiado pelos seus respectivos governos, esses criam medidas protecionistas (barreiras alfandegárias, impedimento de importação de produtos de bens agrícolas) para preservar as atividades de seus produtores.Em suma, o agronegócio ocupa um lugar de destaque na economia mundial, principalmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, pois garante o sustento alimentar das pessoas e sua manutenção, além disso, contribui para o crescimento da exportação e do país que o executa.

Fronteira Agrícola

Fronteira Agrícola é um termo elaborado para designar a região do país que sofre com o avanço das práticas agrícolas em detrimento da devastação das florestas. A Fronteira agrícola do Brasil já esteve em várias regiões. Suas mudanças aconteceram ao longo da história em virtude da situação política e econômica de cadaperíodo.O primeiro estágio da fronteira agrícola do Brasil localizava-se no litoral do país, durante o período inicial da colonização realizada pelos portugueses. Quando os descobridores chegaram ao nosso país, começaram a devastar a Mata Atlântica para a extração do Pau-Brasil. Em seguida, utilizaram essa área para o plantio da cana-de- açúcar. Posteriormente, atividades mineradoras e a realização de outras práticas agrícolas expandiram ainda mais essa fronteira.Com o passar dos anos, a fronteira agrícola foi avançando para o interior do nosso território. Na metade do século XX, ela alcançou a floresta do Cerrado, que se localiza, em sua maior parte, na região do Centro-Oeste Brasileiro.

1º BIMESTRE BLOCO 2

Com isso, em poucos anos, mais da metade do Cerrado já havia sido destruída para o plantio, principalmente da soja e da cana-de-açúcar. Hoje, restam menos de 20% da vegetação original do Cerrado brasileiro. Atualmente, a fronteira agrícola encontra-se na Floresta Amazônica, mais especificamente nos estados do Pará, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, e não para de avançar. Apesar das medidas de vigilância e controle da Amazônia realizadas pelo governo brasileiro, todos os dias centenas ou milhares de hectares de floresta vão ao chão.Criação de Gado em uma área da Amazônia recentemente devastada.Fonte: Por Rodolfo Alves Pena - Graduado em Geografia.

Atividades

1- Ao longo da história econômica do Brasil, qual desses produtos agrícolas não fez partede uma prática monocultura ou de elevado impacto estrutural no país?a) Sojab) Feijãoc) Cana-de-açúcard) Café

2- A pecuária desenvolvida com o gado confinado (preso em estábulo), utilizando ração,cuidados sanitários constantes, visando a precocidade do crescimento e do abate ou oaumento da produção de leite é conhecida como criação:

a) intensiva.b) extensiva.c) semi intensiva.d) semi-extensiva.e) natural.

3- A agricultura familiar, apesar das críticas quanto à sua viabilidade econômica, mantém-se como um segmento produtivo importante do setor primário brasileiro. Observe nosgráficos as proporções percentuais do número de estabelecimentos da agricultura familiar eda área ocupada por eles por macrorregião em relação ao total do país. O tamanho médiodas propriedades familiares é menor em qual região brasileira:

1º BIMESTRE BLOCO 2

a) Sulb) Nordestec) Centro-Oested) Norte

4- O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimento, mas sua produção atende aalguns imperativos do mercado, o que determina a priorização de algumas culturas. Deacordo com o gráfico, qual o produto que o Brasil mais cultivou em 2003 e 2010.

a) Cana de açúcar.b) Mandioca.c) Trigo.d) Soja.

5- O rebanho mais populoso no Brasil é o bovino. Para a criação de gado damos o nomede:a) Agriculturab) Pecuáriac) Mineraçãod) Extrativismo

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

E.M.E.F. “Cônego Aníbal Difrância”

2º BIMESTRE :BLOCO-1

7º Ano C

PERÍODO LETIVOPROFESSOR(A) –COMPONENTE CURRICULAR

10/05/2021 a 02/06/2021 CIDA SANTINI – HISTÓRIA

NOME DO ALUNO: TURMA:

Bom dia! Mais um Bimestre se inicia e continuamos com os cuidados necessários com relação ao Corona vírus, lavando as mãos com água e sabão usando mascara e alcool gel . Espero que suas atividades estejam em dia, acredito que você esteja cheio de sonhos e planos. Assim não podemos perder o foco e dentro de suas possibilidades assista vídeos que eu coloco nos grupos de whatsapp, isso poderá te ajudar. E vocês já sabem qualquer dúvida podem me chamar no grupo ou no particular no périodo da manhã de segunda, quarta, quinta e sexta. Excelente estudos !!!!!

No Bloco 1 do 2ºbimestre, estaremos estudando sobre o Renasimento e Humanismo. O Humanismo renascentista valorizou o retorno à cultura da Antiguidade Clássica e se constituiu como a base filosófica do Renascimento artístico, cultural e científico europeu. Também vamos estudar as Reformas Religiosas

Renasimento e Humanismo

O que foi o Humanismo?

Humanismo - o homem centro de tudo

O Humanismo foi um movimento literário de transição entre a Idade Média e o Renascimento. Muitos estudiosos nem o consideram como movimento literário por ele não possuir características próprias, ou seja, esse período e suas produções carregavam traços do movimento medieval em decadência (o Trovadorismo) e do movimento moderno em ascensão (o Renascimento). Assim, é possívelverificar, nas obras literárias desse período, uma mescla do velho e do novo modo de pensar dahumanidade da época. Influências O Humanismo teve como grande influência fatores sociais eeconômicos. Com a formação de uma nova classe social, a burguesia, os comerciantes começarama competir com os nobres e ganharam importância na sociedade. Além disso, com a expulsão doscamponeses pelos senhores feudais, houve um período de muita fome e doenças, como a PesteNegra, que matou um terço da população da Europa

Para esse tema vocês irão usar o Livro: História.doc. do 7º ano, que foi entregue pela escola.

Pagínas: 96,97,98,99,100,101,102,103,104 e 105 (fazer a leitura dos textos com muita atenção, procurar o significado de palavras que não conhecem).

Página 106 Roteiro de Estudos (exercícios de 1 ao10) COPIAR AS PERGUNTAS EMFOLA SEPARADA E RESPONDER, NÃO ESQUEÇAM DE CLOCAR NOME ANO DISCIPLINA E A DATA (10/05/2021 a 02/06/2021) Leiam as perguntas com atenção e procurem as respostas nos textos das páginas 96 até 105. Video aula: Humanismo e renascimento https://www.futura.org.br/videoaulas/humanismo-renascimento-e-seus-significados-historia-7o-ano-ensino-fundamental/

Reformas Religiosas

As reformas religiosas foram movimentos que ocorreram durante o século XVI na Europa. Provocaram a dispersão da população - que antes estava reunida apenas na Igreja Católica - para outras religiões, também cristãs, mas que não se submetiam mais aos dogmas católicos e à autoridade do papa. Quando falamos em reformas religiosas estamos nos referindo tanto à Reforma Protestante, caracterizada por diversos movimentos que questionaram a Igreja Católica, quanto à “Contrarreforma”, movimento organizado pela própria Igreja Católica para conter o avanço da Reforma Protestante. Humanismo: uma nova concepção filosófica marcada pelo antropocentrismo, colocava o ser humano como principal criação divina. Desse modo, o humano acabou ocupando um

lugar central no mundo, e isso marcou uma nova relação do homem moderno com a religião. Houve a valorização do racionalismo, a busca do conhecimento pelo uso da razão e da reflexão. Esse processo impactou a sociedade moderna. Também foi responsável por influenciar a Reforma Protestante

Para esse tema vocês irão usar o Livro: História.doc. do 7º ano, que foi entregue pela escola.

Pagínas: 108,109,111,112,113,114,115,117,118 e 119 (fazer a leitura dos textos com muita atenção, procurar o significado de palavras que não conhecem).

Página 120 Roteiro de Estudos (exercícios de 1 ao10) COPIAR AS PERGUNTAS EMFOLA SEPARADA E RESPONDER, NÃO ESQUEÇAM DE CLOCAR NOME ANO DISCIPLINA E A DATA (10/05/2021 a 02/06/2021) Leiam as perguntas com atenção e procurem as respostas nos textos das páginas 108 até 119. Video aula: Reformas religiosas

https://www.futura.org.br/videoaulas/reformas-religiosas-historia-7o-ano-ensino-fundamental/

1

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURUSecretaria Municipal da Educação

EMEF "Cônego Aníbal Difrância”

7º ANO C Período Professor - Componente Curricular

10/05 a 02/06/ 2021 (2ndt Bim.) (Bloco1) Eduardo – Inglês

NOME DO ALUNO:________________________________________ Nº _____ TURMA: ______

Inglês

Enunciado: Hello again! Are you ok? (Olá, tudo bem?) Nesta aula vamos ler um texto sobre uma

estudante americana, depois vamos fazer atividades de interpretação e compreensão sobre o texto. Vamos também estudar mais algumas profissões em inglês e, finalmente, estudaremos sobre a estrutura dos subjects pronouns, isto é, os pronomes pessoais do caso reto na língua inglesa: I, You, He, She, e assim por diante. Então, Are you ready? Let’s go! (Você está pronto? Vamos lá!)

Objetivo: Reconhecer, identificar, ler, compreender e utilizar vocábulos sobre o tema: profissões (Jobs:

actor, painter, teacher, etc); o uso dos pronomes pessoais da língua inglesa (subjet pronouns) e leitura e compreensão de um texto sobre uma estudante americana: Savannah Jordan.

Atividades: Leitura: Texto sobre Savannah Jordan. Estudo vocabular: profissões em inglês. Gramática:

Pronomes pessoais do caso reto em inglês (Subject Pronouns). Tip (Dica): Dicionários Inglês-Português online para consulta: https://www.wordreference.com https://dicionario.reverso.net/ingles-portugues/ https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles-portugues/

1- Read the text about an American girl and complete the chart with information from the text. (Leia otexto e complete os exercícios a-b com as informações do texto.)

My name is Savannah Jordan. I am 12 years old and I’m in the seventh grade. I live in Mission Valley, California, with my mom, dad, a sister, two dogs, and two cats. I love going to the movies with my friends on the weekend.

a) First name: ___________________________Age: ________School: 7th grade

2

City: _________________________ State: ________________________ Country: USA Pets: ________________________________

b) Savannah adora:( ) ir ao shopping com as amigas. ( ) Ir ao cinema com as amigas.Os pronomes pessoais em inglês (personal pronouns) são usados para indicar pessoas, lugares e objetosnas frases.

Agora leia com bastante atenção as explicações abaixo sobre os pronomes pessoais eminglês:

Os pronomes pessoais em inglês (personal pronouns) são usados para indicar pessoas, lugares e objetos nas frases. Classificação dos Personal Pronouns (Subject Pronouns) Os pronomes pessoais em inglês são classificados em: Subject Pronouns: equivalentes aos pronomes pessoais do caso reto em português, eles funcionam como sujeitos que praticam a ação verbal. Normalmente, surgem no início da frase antes de verbos ou preposições. Em relação ao grau, eles são utilizados no singular (I, you, he she, it) e no plural (we, you, they). Possuem três gêneros: masculino, feminino e neutro. O gênero neutro refere-se a lugares, animais, objetos, sentimentos, ideias, etc.

Observe abaixo a tabela de pronomes que funcionam como sujeitos.

Subject Pronoun Tradução

I eu

You você, tu

He ele

She ela

It (neutro) ele, ela, isso, isto (indica animal, objeto e coisa)

We nós

You vocês, vós

They eles, elas

2- Fill in with the personal pronouns as the example. (Preencha com os pronomes pessoais em inglêscomo no exemplo abaixo.)

I – You – He – She – It – We – You – They

a) Ann She k) dogs ______b) mother ______ l) John, Lisa and me ______c) Nick and I ______ m) house ______d) You and Carl ______ n) book ______e) Children ______f) feet ______g) Tim and Mary ______h) Peter ______i) car ______j) brother ______

3

3- Take a look at the pictures below. Then, complete with I, You, He, She, It, We or They. (Observe asfiguras e complete com os pronomes pessoais em inglês: I, You, He, She, It, We ou They. Siga oexemplo:)

a. She is Taylor Swift. b. ___ is Carlinhos Brown. c. ___ is Oprah Winfrey.

d. ___ are the Tribalistas. e. ___ is a cat. f. ___ are the Fantastic 4.

g. ____ are Timon and Pumbaa. h. ____ are a student. i. ____ am Will smith.

4- Underline the correct word in the sentences below. (Agora sublinhe o pronome que completacorretamente as frases abaixo. Veja o exemplo.)

a) How old are you / she Sarah?b) This is my friend, Sarah. He / She is 12 years old.c) Hi, I / He am Carlos. What’s your name?d) Mark is my best friend. You / He likes to play video game after school.e) Pete and I are friend. They / We love to play soccer.f) Quim is a black. It / He is very fat and lazy.g) I am from Piracicaba, but my friend Carol is not. He / She is from Limeira.h) Mark, James and I are at school. We / They are in the science lab.

4

5- Look at the words in the list below and write them under the correct picture. (Olhe as palavras na listaabaixo e escreva-as embaixo da figura correta.)

DoctorDentistCashier Builder Mason Reporter

Tailor TeacherCook Magician baker

SingerArtistWaiter Carpenter actor

Nurse SecretaryGardener Vet businessman

Police officerPainterHairdresser Dancer farmer

2.º Bimestre - Bloco 1Quinzena 2

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURUSecretaria Municipal da EducaçãoEMEF " Cônego Aníbal Difrância"

7.º ano CPERÍODO LETIVO

PROFESSORA COMPONENTE CURRICULAR

24/05/2021 a 02/06/2021 ALINE - LÍNGUA PORTUGUESA

NOME DO ALUNO: TURMA:

LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo: Estrutura composicional dos gêneros, contextos de produção e de circulação, finalidade e função social em diferentes mídias.

Objetivo: empregar regras básicas de concordância nominal e verbal na produção de textos, identificar adjetivos e advérbios que ampliam o sentido do substantivo.

Atividades

Os advérbios e as locuções adverbiais agregam informações importantes aos textos. Em notícias, por exemplo, os advérbios de tempo e de lugar são fundamentais para que se compreenda o fato ocorrido.

1 - Leia o trecho abaixo que se trata de uma notícia.

Roubos a banco preocupam paulistanos[...] A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) somou 274 roubos no ano passado - um

por dia, considerando que as agências não abrem no fim de semana. Estranhamente, no mesmo período, a Secretaria de Segurança Pública do Estado registrou apenas 122 casos. [...] Só no primeiro trimestre deste ano foram 55 casos de acordo coma Febraban. [...]

Disponível em: https://vejasp.abril.com.br/cidades/roubos-banco-preocupa-paulistanos. Acesso em: 26 abr. 2021.

a) Quais são os advérbios ou as locuções adverbiais indicadores de tempo que estãopresentes no texto acima?__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) O que se altera no sentido do texto caso eles sejam retirados?________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 - O texto a seguir é um fragmento de um artigo que foi escrito por ocasião do aniversário de 90 anos do maior serpentário do mundo, o Instituto Butantã, em São Paulo. Leia-o.

Um instrutivo passeio ao paraíso das serpentesO maior e mais famoso serpentário do mundo completa 90 anos, reabre seu museu, ganha

novas exposições e merece uma visita.[...] Compreensivelmente, a maioria das pessoas que topa com uma cobra, no meio do

mato, trata de fugir. Os mais valentes tratam de matá-la. Lamentavelmente. só uma minoria bem esclarecida sabe da importância de capturar o animal vivo, e mandá-lo para o Butantã. No ano passado, a seção de recebimento de animais obteve 4747 doações desse tipo. Para que o veneno seja extraído, a cobra é adormecida com gás e o técnico tem dois minutos para fazer a operação em segurança.

https://super.abril.com.br/ciencia/um-instrutivo-passeio-ao-paraiso-das-serpentes. Acesso em: 29 abr. 2021.

2.º Bimestre - Bloco 1Quinzena 2

a) Que palavras contribuem para tornar clara a posição do artigo sobre a atitude das pessoas quetopam com uma cobra? A que classe de palavras elas pertencem?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual a posição do autor do artigo a respeito da atitude das pessoas?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 - Leia o texto abaixo que é um fragmento de uma entrevista com a atriz Ellen Pompeo, que comenta seu trabalho em uma série de televisão.

Há várias séries passadas em hospitais. O que faz de Grey's Anatomy diferente das demais?

O roteiro é fantástico e há vários elementos que fazem a série ser bem-sucedida. E, para mim, Grey's Anatomy é o que é porque os atores são muito dedicados e interessantes de se ver em cena. Todos são especiais: não importa o personagem, cada um é fantástico à sua maneira. Nós temos nossos vilões e nossos mocinhos. Todos se dedicam bastante ao trabalho e se importam muito com a série. É muito bom ver e fazer parte de tudo isso.

Disponível em: <http://tv.globo.com/ENT?Tv/Seriados/GreysAnatomy. Acesso em: 29 abr. 2021.

a) Além dos adjetivos, os advérbios colaboram para mostrar a opinião da atriz. Identifique osadvérbios que cumprem essa função.

______________________________________________________________________________b) Classifique esses advérbios.______________________________________________________________________________c) O que esses advérbios acrescentam à opinião da atriz?______________________________________________________________________________

5 - O texto a seguir é um trecho de uma crônica de Machado de Assis. Complete-o com os advérbios e locuções adverbiais do quadro.

na Terra não em casa à noite finalmente

mais lá só aqui depressa acolá

Temos __________ __________ essas grandes novidades. O empresário do Teatro Lírico

fez-nos o favor de dar a famosa ópera de Wagner, enquanto a Companhia Botafogo tomou a peito

transportar-nos __________ __________.

Eu, se __________ fosse, não ia em jejum. Pegava de algumas opiniões sólidas e

francesas e metia-as na cabeça com facilidade; __________ não me valeria das muletas do bom

Larousse, se ele _________ as tivesse _________; mas havia de tê-las. Cai __________, cai

_________, faria uma opinião prévia, e _________ iria ouvir a grande partitura do mestre.

Machado de Assis. Disponível em: https://www.machadodeassis.ufsc.br/obras/cronicas/CRONICA,%20A%20semana,%201892.htm. Acesso em 30 abr. 2021

6 - Selecione nos trechos a seguir os substantivos que indicam a origem das pessoas, a região de onde elas vêm, onde elas nasceram. Diga o lugar a que se referem estas palavras.

2.º Bimestre - Bloco 1Quinzena 2

a) "Ao passar muitos dias fora da capital, o paulistano sentiria saudades daquele friozinhovespertino da terra da garoa, [...]"______________________________________________________________________________

b) "O carioca se ressentiria de perder as tradicionais feijoadas de sábado, animadas com roda desamba... [...]"______________________________________________________________________________

c) "O gaúcho, para onde vai, costuma levar, pelo menos, seu chimarrão [...]"______________________________________________________________________________

d) "Hábitos bem sulistas, que trocam de endereço mas se repetem em muitas outras cidades doSudeste e do Sul do País [...]______________________________________________________________________________

e) "O relato acima foi feito, ao acaso, à amazonense Sandra Macedo Pereira, [...]"______________________________________________________________________________

Leia a tira a seguir.

1 - Observe estas frases da tira:

"50% dos problemas de saúde são psicossomáticos.""Estão só na cabeça."

Quanto ao emprego dos verbos ser e estar nas frases, responda:

a) Na primeira frase, por que o verbo ser está no plural?______________________________________________________________________________

b) Se trocássemos, na primeira frase, a expressão 50% dos problemas por 1% dos problemas,como ficaria o verbo?______________________________________________________________________________

c) Na segunda frase, qual é o sujeito do verbo estar?______________________________________________________________________________

d) Conclua: qual é o princípio básico da concordância verbal?______________________________________________________________________________

2 - Complete o texto a seguir, empregando adequadamente quanto à concordância os verbos indicados. As formas verbais devem ficar no presente ou no pretérito (perfeito ou imperfeito) do indicativo.

2.º Bimestre - Bloco 1Quinzena 2

A sujeirada que (chegar) ao litoral do Brasil (vir) de todo o continente. Infelizmente não

(haver) nenhuma instituição monitorando o volume de lixo que, vindo de cargueiros, cruzeiros

turísticos e outras embarcações internacionais, (poluir) as praias nacionais. Desde 2001, porém a

ONG Global Garbage (instalar-se) na Bahia para tentar, ao menos, mapear de onde (vir) as

tranqueiras que (entulhar) um pequeno trecho litorâneo, ao norte do estado. O que já se (saber) é

que a maioria do lixo (ser) trazida pela corrente Sul Equatorial, que (vir) da costa africana e

(atravessar) o oceano Atlântico até desembocar por aqui.

(Mundo Estranho, maio 2010)

3 Leia o trecho de uma letra de música.

Eu tô longe, eu tô pertoEu tô sempre por aí.Tô ligado, tô espertoSe chegarem, já saí.Eu, de olho no mundoSó, por meio segundoTô em cima, tô embaixoÉ você, que não me vê.Ouço tudo, tudo escutoTô pensando em você.Eu, de olho no mundoSó, por meio segundo.

Mário Manga e Gabriel Fernandes. Eu + Eu. Em: Ilha Rá-Tim-Bum. MZA/Abril Music, 2002.

a) Quais são os adv rbios ou locuções adverbiais do texto que se opõem?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Das palavras em destaque quais são advérbios?______________________________________________________________________________

c) E quais são locuções adverbiais?______________________________________________________________________________

d) Que circunstâncias esses advérbios e locuções adverbiais expressam?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) Como os advérbios e as locuções adverbiais colaboram para a criação da imagem do eu líricoda música?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

f) Substitua o pronome eu pelo nós nos primeiros versos. Os advérbios se alteram?______________________________________________________________________________

1 2.º Bimestre - Bloco 1Quinzena 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU Secretaria Municipal da EducaçãoEMEF " Cônego Aníbal Difrância"

7.º ano CPERÍODO LETIVO

PROFESSORA COMPONENTE CURRICULAR

10/05/2021 a 21/05/2021 ALINE - LÍNGUA PORTUGUESA

NOME DO ALUNO: TURMA:

LÍNGUA PORTUGUESA

Conteúdo: Gênero textual entrevista/ produção de texto/ oralidade

Objetivo: analisar e utilizar formas de composição do gêneros jornalísticos da ordem do relatar, argumentar a fim de compreender a estrutura composicional desses textos.

Uma das maneiras de obtermos informações sobre determinado tema é conversar com alguém que domine o assunto de nosso interesse. Se essa conversa for preparada previamente, com perguntas planejadas e com ordenação dos turnos de fala, teremos, então, uma entrevista.

A entrevista, escrita u falada, pode ainda ter como objetivo conhecer a opinião ou o depoimento de alguém sobre um acontecimento.

O texto a seguir é uma entrevista com o rapper brasileiro Gabriel, O Pensador. Ela foi publicada numa revista semanal que trata de assuntos relacionados à vida artística e social. A jornalista que o entrevistou escolher uma fala dele como título da matéria: "A música me salvou." Do que será que a música o salvou?

GABRIEL, O PENSADOR

"A música me salvou" Mariana Kalil

Sucesso com novo CD, o rapper diz ter encontrado na carreira a fórmula para fugir da rebeldia. Irá lançar um livro infantil e conta como educa os filhos

Quatro anos depois de lançar seu último disco, Gabriel O Pensador está de volta. OCavaleiro Andante, sexto álbum do cantor, já é um dos mais tocados nas rádios de todo o País. Os criativos refrões do rapper ecoam nas vozes de crianças, jovens e adultos. No novo trabalho,

2 2.º Bimestre - Bloco 1Quinzena 1

sofá de sua espaçosa casa pendurada em um dos morros de São Conrado, no Rio. Aos 31 anos, casado há 9 anos com Ana Lima e pai de Tom, de 3 anos, e Davi, de 3 meses, Gabriel recebeu Gente, de pés descalços, no entardecer de uma sexta-feira para revelar muito além de um raro talento musical.

Seu CD inclui Carlos Drummond de Andrade, Legião Urbana, Vinicius de Moraes e Tim Maia. Por que essa escolha?A ideiaoutros surgiram durante o processo de composição, construída a partir de

).Eu estava sozinho no estúdio, em Nova York, de madrugada, ouvindo os grooves de base quando pintou a ideia de bater um papo com Tom e Vinicius. Assim surgiu a música.

A inspiração costuma vir de madrugada?Rendo muito de madrugada. Com os versos do Drummond aconteceu algo semelhante. Não sabia que tema ia sair daquela batida. Falei sobre uma pedra, a pedra virou diamante... É assim que crio. Não tem nadade mirabolante.

Em que momento as ideias vêm mais facilmente?É comum eu acordar de manhã com alguma ideia que trago do sonho, seja um tema ou uma rima. Há um lado misterioso no ato de compor que acho bacana.

Você diz que o fato de ser O Pensador tem tudo a ver com seu jeito de parar e ficar viajando. Em quê?Pô, em tudo. Ainda mais quando tenho insônia, o que é muito frequente. Mas não penso só sobre coisas importantes. Sou meio maluco, ansioso. As ideias vêm na hora errada, fico querendo anotar. Costumo viajar nas coisas da vida. Não sei dizer exatamente em quê. Acho que em tudo.

Você nasceu na elite, mas boa parte de suas canções só encontram paralelo em músicos oriundos de favelas e minorias. De onde vem essa identificação?Eu tinha 12 anos quando me mudei com minha mãe (a jornalista Belisa Ribeiro) para São Conrado. Com o lance da praia e do surfe, fiz grandes amizades na Rocinha. Meu melhor amigo era negro, e eu sofria na pele o preconceito. Quando íamos ao shopping, éramos barrados pelos seguranças. Situações como essa proporcionaram uma preocupação social que acabou refletindo na carreira.

Sua mãe não se preocupava com você na Rocinha?Minha mãe era liberal. Me deixava livre para pegar onda, andar de skate e bicicleta com meus amigos. Eles frequentavam minha casa. Existe o preconceito da favela, da droga, mas ela via que meus amigos eram uma galera do bem, que gostava de esporte. Confiava neles.

Você não teve a fase adolescente rebelde?Fiquei rebelde quando me mudei, aos 15 anos, para a Barra da Tijuca. Não gostava daquele estilo de vida de playboy, das festinhas de marombeiros, das brigas de um condomínio contra o outro, da porrada gratuita. Gostava da Rocinha, onde a gente se divertia de um jeito mais moleque. Minha revolta com a Barra me fez um pichador de muros em potencial. Até na delegacia fui parar.

Foi uma das minhas primeiras canções compostas na Barra da Tijuca. O lado bom de ter morado lá é que comecei a me introduzir mais no universo musical, conheci outros rappers. Passei a levar a música a sério. A música me salvou (risos).

Suas canções agradam a adultos, crianças e adolescentes. Qual é a fórmula?Não sei. Tinha 19 anos quando o primeiro disco saiu e as crianças começaram a cantar as letras. Eu não pretendia e não pretendo ser nenhum Mamonas Assassinas. Aquilo me pegou de surpresa. Não era para ser um disco para crianças. Fiquei em dúvida se as pessoas estavam, de fato, compreendendo o meu estilo. Até hoje as crianças opinam sobre meu trabalho.

3 2.º Bimestre - Bloco 1Quinzena 1

Tom, seu filho mais velho, também opina?Ele canta as letras, vê o DVD e fica imitando. Ainda é muito novo para entender as ideias, mas adora cantar. É supersensível para música, tem ritmo. O nome dele é Tom em homenagem a Tom Jobim.(...)

Você pensa em publicar outro livro, seguir uma carreira literária?Publico ainda este ano um livro infantil pela Cosac e Naif. Já está escrito e ilustrado. É uma historinha em forma de poesia infantil. Foi feito com emoção, capricho e cuidado. Também tenho vários poemas prontos para publicar outro livro para adultos. Mas será depois do lançamento infantil, possivelmente no ano que vem.

Que tipo de pai você é?Sou carinhoso. Gosto de ensinar e educar. Tom gosta de aprender e eu tento aproveitar os momentos de brincadeira para ensinar. Ele já sabe as letras do alfabeto, aprendeu algumas coisas de música. Eu incentivo nas coisas que ele demonstra interesse.

Você foi flagrado roubando uma caixa de giz quando era criança. Se isso acontecesse com seu filho, o que você faria?Faria o que meu pai fez. Seria rígido. Foi bom ter feito besteira para ver a reação do meu pai e aprender com ela. A imagem do pai envergonhado tem um impacto muito forte na criança. Eu não passaria a mão na cabeça do Tom. Seria bastante severo.

Seus pais se separaram quando você tinha 6 meses. Você está casado há 9 anos e tem dois filhos. Qual é a importância da família para você?Enorme. Dá o maior prazer ver os filhos crescendo junto da gente. Gosto de poder educá-los junto com a Aninha. Sou romântico, acredito no amor para sempre. Minha história de vida foi diferente, cresci com pais separados. Para piorar, tinha muito ciúme dos padrastos.Ciúme que levou você a fazer psicanálise com 12 anos de idade.Não chegou a ser uma psicanálise no sentido estrito da palavra porque a gente mais brincava do que conversava. Mas a psicanalista foi uma pessoa fundamental para me manter calmo em um momento de confusão total. Era muito nervoso e o tratamento ajudou.

Como você lida com a vida doméstica?Sou péssimo marido nesse sentido. Sobra muito para a Aninha. Sou desorganizado e ela fica estressada de vez em quando, mas a gente se entende bem. Ela fica irritada com toda a razão. Eu não estou reclamando (risos).

Você se acha bonito?Não... mas também não me acho feio... (gargalhadas). Estou na média. Nunca fui vaidoso. Teve uma época em que fui mais relaxadão. Comecei a usar barba por preguiça. Acho legal quando a Aninha cuida de mim, me dá uma roupinha bonitinha.

No livro Diário eu?vida. Você já descobriu quem é você?Estou descobrindo sempre. Quanto mais me conheço, mais dúvida tenho. A curiosidade aumenta e os dilemas também. É uma busca que não termina nunca. Eu sigo com a mesma pergunta: quem sou eu?Não sei.

Se pudesse ter três desejos realizados, quais seriam?Pô... Ah, não... Tem que pensar muito (risos).

(Faz muito silêncio, afaga Marvin, o cachorro Golden Retriever, bebe água) Ah, não sei... Não quero falar besteira (risos).

KALIL, Mariana. IstoÉ Gente. São Paulo: Três Editorial, 11 jul. 2005, p.10-2.

4 2.º Bimestre - Bloco 1Quinzena 1

1 - As hipóteses que você levantou sobre o título antes de ler a entrevista se confirmaram?______________________________________________________________________________

2 - Afinal, do que a música salvou o entrevistado?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 - O que levou Gabriel a se tonar um rapper?_____________________________________________________________________________

4 - A Rocinha é a maior favela da América Latina. Gabriel, quando era menino, fez muitas amizades lá.

a) Por que você acha que a jornalista perguntou ao entrevistado se a mãe dele sepreocupava com isso?____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual era a posição da mãe do entrevistado quanto ao filho ter amigos na favela?______________________________________________________________________________5 - Registre as informações relativas aos seguintes elementos da entrevista que vocêacabou de ler:

a) Entrevistado.______________________________________________________________________________

b) Intenção do entrevistador.______________________________________________________________________________

c) Público-alvo.______________________________________________________________________________

d) Circunstância da comunicação.______________________________________________________________________________

e) Suporte/ veículo.______________________________________________________________________________

f) Contexto.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

g) Linguagem.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 - Reescreva a resposta de Gabriel, O Pensador, destacada a seguir, imaginando como ficaria se a entrevista fosse feita a distância e por escrito.

"Se pudesse ter três desejos realizados, quais seriam?

Pô...Ah, não...Tem que pensar muito (risos)."

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2º BIMESTRE BLOCO 11

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURUSecretaria Municipal da EducaçãoEMEF "Cônego Aníbal Difrância"

7.º ANO CPERÍODO LETIVO PROFESSOR(A)

COMPONENTE CURRICULAR

2.º BIMESTRE10/05/2021 a 02/06/2021

MATEMÁTICA - THEREZA

NOME DO ALUNO: _________________________________TURMA: ____________

MATEMÁTICA

POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS

Objetivo: Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

POTENCIÇÃO

Nós já estudamos a potenciação de números naturais:

Agora estudará a potenciação de números inteiros.52 = 25 5 é a base 2 é o expoente 25 é a potência

A seguir a professora fará uma explicação detalhada de cada termo:

O número 5 chamamos de base, ele será o fator que se REPETE.

O número 2 chamamos de expoente, ele representa a QUANTIDADE DE VEZES que repetiremos a base.

(Como o algarismo 5 é a base, logo ele irá se repetir através da operação de multiplicação, nesse caso, 2 vezes porque o algarismo 2 é o expoente que indica quantas vezes a base será multiplicada por ela mesma.

COMO FAZEMOS O CÁLCULO DA POTENCIAÇÃO?

2º BIMESTRE BLOCO 12

Para calcularmos o resultado da potenciação realizamos a multiplicação das bases, nesse exemplo, fizemos 5 x 5 = 25. O número 25 é chamado de potência, pois trata-se do resultado desta operação.

ATENÇÃO: NUNCA multiplicamos a base pelo expoente, pois o resultado não é o mesmo, observe: 52 = 5 x 2 = 10(ERRADO)

Quando tratamos da potenciação de números inteiros com expoente natural, sendo a base um número inteiro positivo ou negativo, temos dois casos a considerar.

REGRA PRÁTICA

1.º caso: O expoente é um número par.

(+2)4 = (+2) . (+2) . (+2) . (+2) = +16 (a potência é um número positivo)

( 2)4 = ( 2) . ( 2) . ( 2) . ( 2) = +16 (a potência é um número positivo)

Ou seja, quando o expoente for par o resultado da potenciação sempre será um número positivo.

2.º caso: O expoente é um númeroímpar.

(+2)3 = (+2) . (+2) . (+2) = +8 (a potência tem o mesmo sinal da base)

( 2)3 = ( 2) . ( 2) . ( 2) = 8 (a potência tem o mesmo sinal da base)

Ou seja, quando o expoente for ímpar o resultado da potenciação sempre terá o mesmo sinal da base.

LEMBRE-SE:TODO NÚMERO ELEVADO A 1 É IGUAL A ELE MESMO.

(+9)¹ = +9 ( 9)¹ = 9

TODO NÚMERO ELEVADO A 0 (DIFERENTE DE ZERO) É IGUAL A 1.(+9)0 = 1 ( 9)0 = 1

EXERCÍCIOS PARTE 1 POTENCIAÇÃO

1- Resolva as potenciações com os números inteiros a seguir e escolha a opção que representa o resultado decada uma.

32 +8 +64 +32 27a) ( 8)² =b) ( 2)5 =c) ( 3)³ =d) (+8)¹ =e) (+2)5 =

2º BIMESTRE BLOCO 13

PLANO CARTESIANO

O plano cartesiano é um objeto matemático plano e composto por duas retas numéricas perpendiculares, ou seja, retas que possuem apenas um ponto em comum, formando um ângulo de 90°. Esse ponto comum é conhecido como origem e é nele que é marcado o número zero de ambas as retas. O plano cartesiano recebeu esse nome por ter sido idealizado por René Descartes e é usado fundamentalmente para sistematizar técnicas de localização no plano.

Retas numéricas: abcissa e ordenadaAs duas retas que dão origem ao plano cartesiano precisam ser retas numéricas, pois essa é a

condição que tornará possível encontrar localizações de pontos quaisquer no plano. Essa localização é a base fundamental de muitos conhecimentos comuns no cotidiano, como distância entre pontos.

Uma reta numérica é uma reta comum em que foi estabelecida uma correspondência com números inteiros (números positivos e negativos). Desse modo, cada ponto da reta está ligado a um único número inteiroe é esse fato que permite qualquer localização. Um número inteiro qualquer terá apenas uma localização em toda a extensão infinita da reta.

O plano cartesiano é formado por duas dessas retas: Uma responsável pela coordenada horizontal e outra responsável pela coordenada vertical. É comum usar as letras x para a primeira e y para a segunda e os

No plano cartesiano, a reta vertical responsável pelas coordenadas y é chamada de ordenada, e a reta horizontal, responsável pelas coordenadas x, é chamada de abcissa.

Plano cartesiano com destaque para a abcissa e a ordenada

Pares ordenados e localizações no planoUm par ordenado é formado por dois números reais que representam uma coordenada. A ordem

escolhida é a seguinte: Primeiro vêm as coordenadas x e, depois, as coordenadas y, que são colocadas entre parênteses para representar uma localização qualquer. Por exemplo, observe a imagem a seguir:

2º BIMESTRE BLOCO 14

Perceba que o ponto A possui coordenadas x = 2 e y = 3. Caso seja dado um ponto para que sua localização seja marcada no plano, como o ponto B = (3, -3), devemos primeiro traçar uma linha vertical sobre o número 3 no eixo das abcissas (coordenadas x). Isso acontece porque a primeira coordenada sempre é acoordenada x. Posteriormente, desenhamos uma linha horizontal sobre o número 3 no eixo das ordenadas(coordenadas y):

O ponto B é o encontro entre as linhas horizontais desenhadas, como ilustra a imagem acima.

Quando um ponto estiver exatamente em cima do eixo x, a coordenada referente ao eixo y será igual a zero. Como é o caso do ponto H que possui coordenada (2, 0).

Quando um ponto estiver exatamente em cima do eixo y, a coordenada referente ao eixo x será igual a zero. Como é o caso do ponto M que possui coordenada (0, -2).

QuadrantesPor ser formado por duas retas numéricas, existem algumas particularidades do plano cartesiano.

Pontos mais à direita possuem coordenada x maior que pontos mais à esquerda. Pontos mais para cima possuem coordenada y maior que números mais para baixo. Além disso, a região onde x e y são positivos simultaneamente é chamada de primeiro quadrante. A região onde y é positivo e x é negativo é conhecida

2º BIMESTRE BLOCO 15

como segundo quadrante. Já a região onde x e y são negativos simultaneamente é chamada de terceiro quadrante. Por fim, quando x é positivo e y é negativo, os pontos estão localizados no quarto quadrante.

Esses quadrantes são numerados em sentido anti-horário, partindo do primeiro quadrante, que fica à direta do eixo y e acima do eixo x, como mostra a figura a seguir:

EXERCÍCIOS PARTE 2 PLANO CARTESIANO

2) Observe a planta de um clube desenhada no 1.º quadrante de um plano cartesino.

Qual a coordenada de localização da quadra de tênis? (Lembre-se que é preciso obedecer uma ordem (x, y) primeiro a localização no eixo x eem segundo a localização do eixo y).

a) (5, 2)

b) (5, 4)

c) (3, 5)

d) (5, 3)

3) Observe a localização de alguns lugares que estão apresentados no plano cartesiano.

Quais são os lugares que estão representados pelos pares ordenados (1, 3); (8, 1); (4, 4)?

a) Clube, Escola, Banco

b) Igreja, Praça, Jardim

c) Igreja, Clube, Jardim

d) Igreja, Jardim, Praça

2º BIMESTRE BLOCO 16

4) Observe o plano cartesiano abaixo. Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações:

a) ( ) A coordenada do ponto D é (1, 2)b) ( ) A coordenada (-2, 2) é a do ponto E.c) ( ) A coordenada do ponto A é (3, 2).d) ( ) A coordenada do ponto F é (-1, 4).e) ( ) A coordenada (2, 3) é a do ponto A.f) ( ) A coordenada do ponto H é (-3, 0).g) ( ) A coordenada do ponto I é (0, 0).h) ( ) A coordenada do ponto J é (0, 5).i) ( ) A coordenada do ponto G é (0, -1).j) ( ) A coordenada do ponto B é (0, 2).

5) Observe a figura. Em qual posição está a roda da frente do carro?

a) C2b) C3c) D2d) D3

REVISÃO: MINÍMO MÚLTIPLO COMUM - MMC

MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURALOs múltiplos de um número natural, de uma forma simples, são os resultados da multiplicação de

dois ou mais números naturais.Exemplos:

2 x 7 = 14, logo o 14 é múltiplo de 2 e de 7. 5 x 20 = 100, logo o 100 é múltiplo de 5 e de 20.

2º BIMESTRE BLOCO 17

CONJUNTOS DOS MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURALPara obter o conjunto dos múltiplos de um número natural, basta multiplicar esse número por outros

números naturais. Exemplos:Múltiplos de 33 x 0 = 0 3 x 1 = 3 3 x 2 = 6 3 x 3 = 9 3 x 4 = 12 3 x 5 = 15 ...M(3) = {0, 3, 6, 9, 12, 15, ...}, indicamos por M(3) o conjunto dos múltiplos de 3.

Múltiplos de 1010 x 0 = 0 10 x 1 = 10 10 x 2 = 20 10 x 3 = 30 10 x 4 = 40 10 x 5 = 50 ...M(10) = {0, 10, 20, 30, 40, 50, ...}, indicamos por M(10) o conjunto dos múltiplos de 10, e assim, sucessivamente.

Pelos dois exemplos citados, podemos concluir que:a sequência dos múltiplos de um número natural é infinita;

o zero é múltiplo de qualquer número natural;

um número natural é múltiplo dele mesmo.

ENCONTRANDO MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURALOutra forma de encontrar um múltiplo é por meio da operação inversa da multiplicação, que é a

divisão.Exemplos:a) 49 é múltiplo de 8?

Não, pois a divisão não é exata (resto diferente de zero)

b) 12 é múltiplo de 4?

Sim, pois a divisão é exata (resto igual a zero)

MÍNIMO MÚLTIPLO COMUMMenor Multiplicação (está relacionado com a tabuada) Igual

Então, quando falamos do mmc de dois ou mais números naturais, devemos pensar nos resultados que são iguais em suas tabuadas. Veja o exemplo abaixo:

Vamos encontrar o mmc dos número 2 e 3, para isso, vamos colocar alguns resultados de suas tabuadas. Lembrando que não é possível encontrarmos todos os resultados, pois eles são infinitos.

1.º passo: Encontrar alguns dos múltiplosdos números solicitados, no caso donúmero 2 e 3.

2.º passo: destacar os números queaparecem iguais.

O símbolo se chama interseção, ele é utilizado para indicar quais são os múltiplos de 2 e 3 ao mesmo tempo.

2º BIMESTRE BLOCO 1 8

3.º passo: Identificar qual é o menor dos múltiplos do número 2 e 3 ao mesmo tempo, lembre-se que devemos desconsiderar o número zero.

REVISÃO: ESTUDO DAS FRAÇÕES (NOÇÕES)

As frações representam uma divisão em partes iguais.

TERMOS DA FRAÇÃO O número acima do traço é chamado de numerador. O número abaixo do traço é chamado de denominador.

ATENÇÃO: O DENOMINADOR NUNCA POR DE SER ZERO, POIS NÃO É POSSÍVEL REALIZAR UMA DIVISÃO POR ZERO.

REPRESENTANDO AS FRAÇÕES

LEITURA DE FRAÇÕES Para ler uma fração devemos proceder do seguinte modo: 1.º) lê-se o numerador; 2.º) lê-se o denominador (que recebe nomes diferentes).

2º BIMESTRE BLOCO 1 9

FRAÇÕES COM DENOMINADORES MAIORES QUE 10 E DIFERENTES DE 10, 100, 1000...

uma das partes iguais em que foi dividida a unidade. Exemplos:

EXERCÍCIOS PARTE 3 NOÇÕES DE FRAÇÃO E MÚLTIPLO 6)

a) 1/10 b) 2/10 c) 8/10 d) 10/10

7) Assinale a alternativa que apresenta os múltiplos de 6 maiores que 12 e menores que 50.

a) {13, 19, 25, 31, 37, 43, 49} b) {18, 24, 30, 36, 42, 48} c) {0, 6, 12, 18, 24, 30, 36, 42, 48, 54} d) {18, 24, 30, 36, 42, 54}