Ano 2 - Sobre dancadesalao.com

28

Transcript of Ano 2 - Sobre dancadesalao.com

3Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

Coisas do amor... Há vinte anos Parcifalera um pé de valsa assíduo frequentadorde bailes - “começei com Edson Santos”.Mas o amor o afastou das pistas. Emfins da década de 90 ele retornou e foi-seenturmando novamente. “Em 2004 reu-ni um grupo de amigos e passamos a fa-zer reuniões dançantes, normalmentechurrascos, aqui mesmo no pátio da re-vendedora. O evento foi ganhando pro-porção e, no ano seguinte, fizemos umbaile de confraternização no Clube Ta-moio”, conta-nos Parcifal, dono da re-vendedora de automóveis e rastreadoresautomotivos, que tem seu nome, locali-zada no Paraíso, em São Gonçalo. O sucesso do baile de confraterniza-ção foi total e o grupo repetiu o mesmosucesso inaugural em 2006, desta vez noClube Mauá de São Gonçalo. Daí para frente, Parcifal tem incenti-vado grandes bailes na região, sobretudono Mauá, e principalmente com os con-ceituados profissionais de dança prof.Reinaldo Gonçalves, Cícero, Sandra Lo-pes, Ademir, Milena, a madrinha Shirley,a amiga Augusta, o amigo Rômulo, Ritaeventos, Suely e o aniversário da prof.Kessy Goudard. “Não posso deixar de

Destaque de capa

PARCIFALProfessor de judô IV Dan, Bi campeão cariocade boxe, ele se encantou pela dança de salão

lembrar de profissionais que admiro muitocomo prof. Ribamar, Pablo, Bira, Xoro-ró, Igor, Camacho, Leila, Henrique Nas-cimento, Maurício, Adriana, Alexandre,Dirley, André Negrão, Bolacha, Chocola-te, Sheila, Valdeci de Souza, Jimmy, Bru-no, Bueno, Regina, Bebeto, Jorjão, Co-brinha do Mauá, prof. Campeão e Leo-nor e Aragão do Jornal Falando de Dan-ça”. Mas, sua atuação não se limita àregião de São Gonçalo e recentemente Par-cifal foi nomeado assessor do Presidentedo Clube Canto do Rio, Carlos Fernan-do, ao lado de Dr. Wagner, Michel, Shir-ley e Célia. O clube é famoso por suasdomingueiras no centro de Niterói. Além disso, Parcifal também é associ-ado ao Rotary Clube de São Gonçalo -Paraíso. Recentemente os empresáriosda região se reuniram num jantar dançanteque contou com a colaboração de Parci-fal em sua organização. O próximo eventoa ser organizado é o tradicional Baile deConfraternização de fim de ano (veja qua-dro ao lado), dia 5 de dezembro. Agora Parcifal e amigos fazem umacampanha forte na venda, compra e con-signação de veículos e rastreadores au-tomotivos, com garantia e credibilidade.

Para anotar na agenda:

Baile de Confraternização deFinal de Ano de Parcifal & AmigosDia 5 Dez - sex - 20h - Bd Brasil ShowSorteio e distribuição de brindesPremiação para os destaquesTraje Esporte Fino (preferência verme-lho ou branco)

Baile de Aniversário de ParcifalDia 29 Jan - qui - 20h - Pingos & GotasTraje Esporte Fino

Local dos eventos: Cl. MauáEnd.: Av. Pres. Kennedy 635 - S. Gonçalo

Reservas c/ Augusta:(21) 2606-8793 / 9471-9551

foto

: Leo

nor C

osta

Parcifal no amplo salão do ClubeEsportivo Mauá: palco de grandes

bailes na região de São Gonçalo

Surgido em 1892 em prol de uma boacausa, o jogo do bicho logo fugiu aocontrole do Barão: os primeirosbanqueiros associaram os animais aséries numéricas e o jogo passou a serpraticado como um fim em si, tornando -se uma febre no Rio. Assim como hojese publicam prognósticos sobre asloterias federais, no início do séc. 20 sepublicavam palpites do jogo nos jornais,como nesta reprodução da página 6 doJornal do Commercio de Santos, de 1920(acervo do historiador Waldir Rueda).Em 1941 o governo tentou acabar com afarra, publicando o Decreto-Lei 3688 quecolocava o jogo na ilegalidade. O restoda história todos nós sabemos.

4 Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

Rio que mora no mar...

Ao perder a subvenção anual para o seujardim zoológico - cortada por conta dasua amizade com D. Pedro II, o impe-rador deposto meses antes, e suposta-mente um ato de vingança -, o Barãotinha um único objetivo: conseguir ar-rumar outra fonte de renda para livraros animais da inanição. Eis que encontramos, nos escritos domemorialista e cronista Luiz Edmundo,a verdadeira história. Ele nos conta que,em meio aos problemas financeiros vi-vidos pelo parque do Barão, teria apare-cido diante dele um mexicano chamadoManuel Ismael Zevada - que já teriabancado o jogo das flores na Rua doOuvidor - com a idéia da criação de umjogo dos bichos. Não só sua idéia foi aprovada, comose tornou o gerente da Companhia doJardim Zoológico. Em três meses, o jogo dos bichos jáoferecia grandes lucros, sendo que emapenas um domingo teriam sido vendi-dos cerca de 80 contos de réis em en-tradas. O jogo foi uma revolução. Até o sur-gimento da loteria dos animais “poucagente jogava”. O povo, além de desvir-tuar a generosa idéia do barão, ainda teriarelegado o Jardim - “imprescindívelnuma cidade de certa cultura e impor-tância” - ao mais completo abandono,após a proibição do sorteio dos bichos.

Outros escritores brasileiros da épo-ca também registraram a rápida expan-são do jogo pelo Rio de Janeiro. Em suarevista dos acontecimentos de 1898, oteatrólogo Arthur Azevedo apresentavaum “Lundu do Malandrismo”, cançãoem ritmo africano que fazia referênciaàs paixões despertadas pelo jogo:“Menino, o jogo dos bichosÉ o jogo de mais caprichos!Nem da roleta os esguichosProduzem tal comoção!Jogar é mesmo um regaloNa borboleta ou no galo,No cavalo ou no leão!Quem bem nada não se afoga,Quem cai não passa do chão,E quem nos bichos não jogaNão tem consideração” Na Gazeta de Notícias de 29 de se-tembro de 1907, João do Rio conside-rava o bicho a primeira das coqueluchescariocas:“Há 7 pecados mortais, 7 maravilhasdo mundo, as 7 idades do homem, os 7sábios da Grécia, as 7 pragas do Egi-

to... O Rio tem 7 prazeres: obicho, o maxixe, o vissi d’arte,os meetings da oposição, a polícia, apropaganda”. O jogo produzia diariamente instan-tes de verdadeira efervescência coleti-va. Na hora dos sorteios, uma onda deemoção varria a cidade. Era uma tensão provocada pela ex-pectativa do resultado.“De duas e meia às três da tarde, as co-zinheiras entravam em férias. Hora mes-tra do dia, hora de correr o bicho! Deresto, toda a cidade está sobressaltadae atenta:– Já se sabe?Tiram-se os relógios.– Está quase, já passam de duas e meia...De repente, a lufada da notícia na ci-dade:– Urso, com 92! Urso! A nova corre célere de boca em boca.Meia hora depois não há uma pessoana cidade que não saiba o resultado dojogo.Nas casas é um verdadeiro delírio!”.

(Luiz Edmundo, no seu livro O Rio deJaneiro do meu tempo) Na realidade, o jogo do bicho foi ummarco delimitador na história do Rio deJaneiro. Depois dele, a cidade nunca maisfoi a mesma.

Que bicho deu hoje?O resultado do Jogo do Bicho era assunto freqüentenas rodas de boêmios do Rio Antigo. Dos boêmiose de grande parte da população, pois logo tornou-seum hábito na capital, mais tarde espalhado para oresto do país. Naquela época, jogar no bicho eralegal e existia até coluna de “palpiteiros” nos jornais.A pesquisadora Elizabeth de Mattos Dias nos contaas origens desse jogo e afirma: “O jogo do bicho nãosaiu da cabeça do Barão de Drummond, como sepopularizou”.

PorElizabethde MattosDias*

* Elizabeth de Mattos Dias é designer gráfica epesquisadora, criadora do ejornal mensal “Rioque mora no mar...” e editora do blog de mesmonome (www.rioquemoranomar. blogspot.com),com curiosidades cariocas. além de autora doslivros “Confeitaria Colombo”, “Onde Morou” e“Guia Quente para Viver o Frio.

5Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

AN

UN

CIE

CO

NO

SCO

! (21

) 920

2-60

73

Domingueira Bom Malandropromove Festival de Bandasno Lapa 40 Graus

Festival de Música

A novidade promete esquentar ainda mais asdomingueiras promovidas pelo trio Valdeci deSouza, Rodrigo Marques e Chris Brasil. “Re-cebemos muitos contatos de bandas interes-sadas em fazer parte do casting do evento e,como só temos vaga para mais um banda, ofestival foi a fórmula que escolhemos para tor-nar a escolha maisdemocrática”, decla-rou-nos Chris Brasil,em entrevista a esteinformativo. “Acomposição mínimaé de seis componen-tes e não haverá dis-tinção entre vetera-nos ou novatos”,acrescentou Valdeci. Os promoters ex-plicaram que haveráuma pré-seleçãocom base no mate-rial de divulgaçãoenviado pelos interessados e, dependendo donúmero de inscritos, poderá haver duas apre-

A banda melhor classificada será incluídano casting do evento

A banda melhor classificada no Festival passaráa integrar o casting da domingueira Bom Malan-dro, que já inclui bandas como a Paratodos (foto),por sinal escalada para animar o pré-reveillon dodia 28/12, na última domingueira do ano

sentações por noite. O apelo popular no diada apresentação terá importante peso na es-colha do melhor colocado, mas também ha-verá uma banca julgadora composta por mú-sicos, cantores e dançarinos. A data para o início do festival está previstapara janeiro, início a confirmar. Os interessa-

dos poderão se in-formar pelos telefo-nes 8133-9508,7860-6792 ou7860-6791. Enquanto isso, otrio já planeja ogrande pré-reveillonque ocorrerá dia28/12, com a Ban-da Paratodos e umadecoração superespecial.

Veja em nossapágina na internet

nossas coberturas da domingueira Bom Ma-landro (marcador: Bom Malandro).

5Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

AN

UN

CIE

CO

NO

SCO

! (21

) 920

2-60

73

Domingueira Bom Malandropromove Festival de Bandasno Lapa 40 Graus

Festival de Música

A novidade promete esquentar ainda mais asdomingueiras promovidas pelo trio Valdeci deSouza, Rodrigo Marques e Chris Brasil. “Re-cebemos muitos contatos de bandas interes-sadas em fazer parte do casting do evento e,como só temos vaga para mais um banda, ofestival foi a fórmula que escolhemos para tor-nar a escolha maisdemocrática”, decla-rou-nos Chris Brasil,em entrevista a esteinformativo. “Acomposição mínimaé de seis componen-tes e não haverá dis-tinção entre vetera-nos ou novatos”,acrescentou Valdeci. Os promoters ex-plicaram que haveráuma pré-seleçãocom base no mate-rial de divulgaçãoenviado pelos interessados e, dependendo donúmero de inscritos, poderá haver duas apre-

A banda melhor classificada será incluídano casting do evento

A banda melhor classificada no Festival passaráa integrar o casting da domingueira Bom Malan-dro, que já inclui bandas como a Paratodos (foto),por sinal escalada para animar o pré-reveillon dodia 28/12, na última domingueira do ano

sentações por noite. O apelo popular no diada apresentação terá importante peso na es-colha do melhor colocado, mas também ha-verá uma banca julgadora composta por mú-sicos, cantores e dançarinos. A data para o início do festival está previstapara janeiro, início a confirmar. Os interessa-

dos poderão se in-formar pelos telefo-nes 8133-9508,7860-6792 ou7860-6791. Enquanto isso, otrio já planeja ogrande pré-reveillonque ocorrerá dia28/12, com a Ban-da Paratodos e umadecoração superespecial.

Veja em nossapágina na internet

nossas coberturas da domingueira Bom Ma-landro (marcador: Bom Malandro).

Dancesport

6 Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

Sair da nossa terrinha para outra, den-tro do próprio Brasil, já é um sacrifício,imagina para fora do nosso país! Eu e Cabral estamos nessa históriade Dança Esportiva em Cadeira deRodas (DECR) desde quando ela seiniciou no Brasil (em 2001). Fomoscuriosos e ousados desde o início. E omelhor: apaixonamo-nos por essa mo-dalidade, tanto que não nos contenta-mos em “morrer” em nós dois. Alémda nossa Cia, temos, desde agosto, anossa Escola de Dança Esportiva emCadeira de Rodas. Concomitantemen-te, nos apresentamos em vários even-tos e espaços que nos oportunizemmostrar o nosso trabalho e os benefíci-os inerentes. Quando fazemos o que amamos, tudoé prazer. Mesmo com o cansaço, comalguns momentos de tristeza, de deses-pero por falta de patrocínio, ou qual-quer coisa semelhante. Mas pensar emdesistir: NUNCA! Assumimos um pa-pel social e isto nos faz muito bem. E foi com essa idéia que eu e Cabralfomos encarar nosso primeiro campe-onato mundial na Bielorússia. Assumoque no início tive medo, mas Cabral meencorajou. Pois ser parceiro(a) é isso:compartilhar, não deixar cair, estimu-lar. Depois percebi que não tinha por-que ter medo. Que esta era a oportuni-

dade que Deus e, com certeza, nossopatrocinador (a Petrobrás) estavam nosdando. Tínhamos que mostrar ao mundo quemesmo com a falta de apoio do gover-no, a falta de políticas públicas mais di-recionadas à pessoa com deficiência, àfalta de incentivo à prática do esporte,à arte..., fomos lá, representamos comdignidade e apresentamos o que tínha-mos de melhor. Orgulhamo-nos de tudoque conquistamos nesse campeonatomundial: as amizades, o intercâmbio comequipes de vários países, em especialcom a do México que foi, para nós, umafamília que nos acolheu desde o inicio. Desde que saímos do Brasil rumo aeste mundial, não tínhamos a preten-são que seríamos os primeiros coloca-dos, pois, como disse anteriormente, es-tamos nessa história desde o inicio. AEuropa pratica a DECR há quase 40anos. O Brasil, sete anos. Mas seteanos com apenas um campeonato anu-al, pouco acesso à informação e a pro-fissionais qualificados para nos capaci-tar. A Europa tem pelo menos um cam-peonato a cada mês, além dos paísesserem muito próximos um do outro. Osatletas-dançarinos europeus treinam emtorno de sete horas diárias, cinco a seisvezes por semana. Ganham para dan-çar. O governo é quem leva suas equi-pes para os campeonatos. No Brasil...Você já sabe a realidade! Não quero com isso que as pessoassintam pena de nós, praticantes daDECR e amantes (pois tem que amarmesmo o que faz, pois não há retornofinanceiro algum, nesses campeonatos).Mas que conheçam o contexto dessamodalidade no Brasil. Nós não vamosdeixar que essa modalidade acabe noBrasil. Temos e assumimos esse papele, no que depender de nós, seremosmultiplicadores dessa prática, pois osbenefícios são imensuráveis e o retor-no... Ver o outro feliz, autônomo, coma auto-estima elevada, buscando rom-per suas limitações. Isso não tem pre-ço!

Fomos lá para aprender antes de tudo.Pois essa modalidade nasceu na Euro-pa. Mas tenho certeza que, com o pas-sar do tempo, a inserção de mexica-nos, brasileiros e outros povos fora docontinente europeu dará uma nova“cara” a essa modalidade, que traba-lha com ritmos característicos de paí-ses como o Brasil. O Brasil poderia ter tido mais repre-sentantes na Bielorússia. Entretanto,

Brasil é representado pela primeira vez emcampeonato internacional de dança esportivaem cadeira de rodas, na Bielorússia

O fato das duas duplasbrasileiras não terem ficadonas primeiras colocaçõesem nada diminui aimportância do feito

Imagine-se detentor de alguns dosmelhores títulos de umamodalidade de dança emcampeonatos nacionais e até emalgumas competiçõesinternacionais. Imagine-se umareferência nessa dança em sua terranatal. Imaginou-se? Agora, imagine-se de repente numa competiçãointernacional de altíssimo nível, comcompetidores que ganhamsubsídios para treinar o ano todopara estar ali, representando seupaís. E aí... Você não consegue amesma boa colocação que costumaobter em campeonatos nacionais...Você se sentiria frustrado?Decepcionado? Envergonhado?Sim e não. Porque se você forcomo essas pessoas de fibra, quelutam por seus ideais, passar poressa situação é apenas mais umaprovação, das tantas que elesenfrentam continuamente para levaradiante seus projetos.Referimo-nos aos casais LuizCláudio Passos e Viviane Macedo,do Rio de Janeiro, e Cabral e AneteCruz, da Bahia, respectivamentecampeões e vice-campeõesbrasileiros de Dança Esportiva emCadeira de Rodas (DECR), queficaram em 23º lugar nocampeonato internacional realizadona Bielorússia, dia 26/10, e queencararam o desafio de representaro Brasil com poucos recursos mascom muita determinação, na certezade que estão abrindo caminho paraoutros brasileiros que encontrarão,nessa modalidade de dança, umasatisfação pessoal tão grandequanto a que eles têm. E odepoimento emocionante de AneteCruz, reproduzido a seguir, não nosdeixa dúvidas de que eles nãodesistirão de seus sonhos.

Desistir... NUNCA!Por Anete Cardoso Cruz*

Luiz Cláudio Passose Cabral

7Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

por falta de patrocínio, isso não acon-teceu. Orgulhamo-nos de nossa parti-cipação. Com certeza, demos o melhorde nós: Cabral & Anete e Luiz Cláudio& Viviane. Participaram de todo o campeonato17 países e 137 duplas. Na nossa cate-goria, foram 28 duplas. As duplas bra-sileiras empataram no 23º lugar. Fica-mos muito felizes pela nossa coloca-ção. Não é e nunca será motivo de ver-gonha. Isso mostra que fomos lá e mos-

tramos que existimos. Com certeza nãoseremos mais os mesmos. Arrogânciapor termos estado lá? Isso nunca. Hu-mildade sim, por reconhecer que sem-pre temos de aprender, mesmo que fôs-semos os primeiros. O campeonato mundial também ser-viu de elo entre as duplas brasileiras.Enquanto estivemos lá, estivemos uni-dos o tempo todo, apoiando uns aos ou-tros. E percebemos que aqui no Brasilainda necessitamos amadurecer nossasrelações, para termos esse espírito decoletividade. Talvez nossos avanços ain-da sejam incipientes. Mas acredito ecompartilho com as palavras da profªBettina Ried: “Não adianta uma comu-nidade tão pequena ainda se fracionar”.Por isso, pensamos que depois dessecampeonato mundial, eu, Cabral, Luize a Vivi temos a obrigação de oportuni-zar um novo cenário para a DECR noBrasil. E isso só dará certo se formosrealmente uma comunidade. Para issoesperamos contar muito com o apoiodo Jornal Falando de Dança!

Veja no site do jornal as fotos daapresentação de nossos dançarinos naBielorússia.

No marcador “dança sobre rodas”do site, mais sobre os trabalhos dessasduplas.

* Anete Cardoso Cruz é mestranda emEducação pela UFRN, professora de Mate-mática e atleta - dançarina da Cia Rodasno Salão/Bahia.

Anete Cruz eViviane Macedo

foto: acervo pessoal

Mas sem dúvida a maior atração doevento foi a finalíssima do Brasil Sal-sa Open, cujos finalistas ganham pas-sagem e estada para competirem noWorld Salsa Open de Puerto Rico.A edição internacional do eventoacontece no meio do ano e na desteano os brsileiros não só tiveram boacolocação no quadro final de classi-ficação como deram aulas e fizeramapresentações (veja a reportagem so-bre o XII World Salsa Open na edi-ção de setembro deste informativo). Na competição nacional deste anoCarine Morais sagrou-se bicampeãnacional, ao lado de Rafael Barros(1), que ano passado concorreu comoutra parceira e tirou o terceiro lu-gar. Em segundo, ficaram AndersonMendes e Vanessa Jardim (2). Emterceiro, Diego Maia e Bárbara (3).As apresentações já estão disponi-bilizadas no YouTube e breve tam-bém as colocaremos em nossa pági-

na na web. Além dos competidores,vários nomes da salsa se apresenta-ram. A cia Mambo Rio, de Fernan-do Schellenberg e Nayara Melo, foiuma das cias participantes. Já noseventos dos congressos paralelos,destacamos aqui as apresentações desamba dos cariocas Bolacha e Kes-sy, Sheila Aquino e Chocolate, Ál-varo Reys e Suellen Violante, Jimmy,Robertinha e Leo Fortes, Cia Alexde Carvalho, Cia Carlos Bolacha eCia Jimmy, tendo Jaime Arôxa comoMestre de Cerimônia. Quanto aomovimento do público... “Estavamuito cheio, muito mesmo. Para an-dar estava complicado. Mas pradançar sempre damos um jeitinho,né”, declarou-nos Carla Dias, inte-grante da cia Jimmy, que se apresen-tou no evento e nos cedeu a fotoabaixo, em que aparecem as sambis-tas cariocas que se apresentaram nanoite.

Salsa

Congresso Internacional de Salsa repete osucesso da edição passadaAlém de grandes nomes da salsa, que ministraram aulas ese apresentaram nos bailes do evento, os congressosparalelos de samba, zouk e tango atraíram um númeromaior de congressistas, interessados nas aulas com algunsdos melhores professores desses ritmos.

foto: acervo Carine Morais foto: acervo Carla Dias

1 23

8 Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

equipe estão de parabéns, chamou-nosa atenção o empenho da Fundação Riodas Ostras de Cultura em manter a re-alização anual de um festival de dançanesses moldes, com premiação em di-nheiro e gratuidade de inscrições e in-gresso, numa continuidade de políticacultural que só traz benefícios a todosos envolvidos: para a cidade, uma for-ma de atrair novos visitantes, movimen-

Mostra Competitiva

O Festival de Dança de Rio das Ostrasaconteceu entre os dias 18 e 23/11, du-rante os quais foram promovidas ofici-nas de dança franqueadas ao público,com professores de renome, nacional einternacionalmente, seguidas de mos-tras competitivas, encerradas semprecom espetáculos de companhias de dan-ça convidadas, como a Cia de Ballet daCidade de Niterói e a atração interna-cional do casal de primeiros bailarinosdo Staatsballett de Berlin, Viara Na-tcheva e Wieslaw Dudek, que tambémministraram um workshop de balé clás-sico. O balé clássico, como sempre, foi aparte forte do Festival, e a dança desalão dividiu o primeiro dia das apre-sentações da mostra competitiva coma dança folclórica (dos outros, porquefolclórica brasileira só teve a apresen-tação de um frevo, as demais foramdanças orientais e flamenca) e dançaapresentada por portadores de neces-sidades especiais (da qual destacamosa apresentação dos cadeirantes da ciaPortadores de Alegria). Na parte de dança de salão, os pro-fessores Stelinha Cardoso e WellingtonLopes deram uma bem organizada – edivertida – aula sobre as origens do sam-ba de gafieira, ministrando passos bási-cos de maxixe, chorinho e samba anti-go. Detalhe: as seqüências formavampequenas coreografias, o que certamen-te facilitou a memorização dos movi-

mentos e tornou a aula mais prazero-sa. Ao final, Wellington exibiu e co-mentou seqüências de dança pinçadasde antigos filmes, mostrando trechos demaxixe e samba antigo. Na mostra competitiva de dança desalão, os destaques foram as coreogra-fias apresentadas pela Cia Cacau Men-des (primeiro lugar dupla), Cia Henri-que Nascimento (segundo lugar trio, nãohavendo primeira colocação) e CiaRenata Peçanha (grupo, que teve duascoreografias empatadas em primeiro lu-gar). Além de Stelinha Cardoso, professo-ra de dança de salão, estavam no júri: a

organizadora do evento, a bailarina ecoreógrafa Regina Sauer; Najma Na-jid, bailarina e coreógrafa referência emdança oriental; Renato Marques, baila-rino e coreógrafo especializado em dan-ça flamenca; e Roberto Dias, bailarinoe coreógrafo especializado em ModernJazz. Para além da excelente organizaçãodo evento, pela qual Regina Sauer e

IX Festival de Dança deRio das OstrasForam mais de mil inscrições para as mostras competitivas,comprovando a importância do evento no calendário de dançado país. O Jornal Falando de Dança cobriu a parte do Festivaldedicada à dança de salão, dia 19/11.

Da esquerda para a direita: Henrique Nascimento, Renata Peçanha,

Edézio Paz (Jornal da Dança), Stelinha Cardoso, Regina Sauer,

Aragão (Jornal Falando de Dança) e Cacau Mendes

Participantes, professores e organizadores do workshop de danças de salão.

9Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

tando a economia local; para o público,uma oportunidade de assistir a bonsespetáculos e tomar contato com as di-versas modalidades de dança atravésdas oficinas gratuitas; para os partici-pantes, uma oportunidade de intercâm-bio entre os profissionais da dança eaperfeiçoamento de suas técnicas, in-centivados pelo espírito de competição.

Acesse nossa página na internet(www.jornalfalandodedanca.com.br)para ver a cobertura fotográfica de nos-sa visita ao Festival, e os clipes dasapresentações de dança de salão.

Mais um verão carioca chegando e você pronto para curtira praia durante o dia e muita dança à noite. Então aproveitepara aprimorar seus conhecimentos com o Carioca MIX,cursos de férias com 2 meses de duração, realizados pelaEscola Carioca de Dança. Este ano com uma novidade:espaço infantil para seus filhos brincarem enquanto vocêdança. Com uma programação variada, a Escola oferece, compreços super em conta, todos os ritmos de Dança de Salão,para iniciantes, intermediários e avançados. É uma ótimaoportunidade para conhecer ritmos que ainda não dança ouexperimentar uma aula de contato e improviso, musicalida-de, Dança Solta e até coreografias. E para quem aindapassa pelo verão Carioca sem saber sambar, aprenda emapenas 6 aulas os primeiros passos para estrear no Sambó-dromo no Carnaval de 2009. Bailes com ritmos específicos, todo final de semana dejaneiro e fevereiro, vão ajudar você a conhecer outras pes-soas, sair para dançar agarradinho com a pessoa favorita,ou, simplesmente, dançar a noite toda. E aguarde, na véspera do Carnaval, uma semana de dan-ça com todos os ritmos e alguns dos melhores professoresdo Rio de Janeiro. Até novembro já estavam confirmadosMarcelo Chocolate e Sheila Aquino, com Samba no Pé;Marcelo Martins e Vanessa Galvão, com Tango; RenataPeçanha e Leonardo Neves, com Zouk; Patrick e Adriana(Cia DOM), com Salsa; Fabiano Vivas e Juliana Espíndola,

com Samba; Marquinhosdo Forró; Armandinho eBia, com soltinho; e, a con-firmar, o mestre JaimeArôxa. O Carioca MIX já vaicomeçar (veja datas e ho-rário na pág. 18) e o 1ºEncontro Carioca de Dan-ça tem vagas limitadas, fi-que de olho. O verão Cari-oca convida: praia de diae muita dança à noite.

Curso de Férias

Escola Carioca lança o CariocaMix, curso de férias com 2 mesesde duraçãoA novidade é a criação de um espaçoinfantil, permitindo que os participanteslevem seus filhos para brincar enquantofazem as aulas

Chocolate eMarceloMartins:

confirmados noCarioca Mix

fotos: Leonor Costa

Os integrantes do juri: da esquerda para a direita, NajmaNahid, Stelinha Cardoso, Roberto Dias, Renato Marques eRegina Sauer, também organizadora do evento.

Visão parcial das instalações, vendo-se ao fundo a Lona 2,destinada a ensaios e workshops, e, em primeiro plano, afeira de vestuário, calçados e outros acessórios de dança.Do outro lado ficavam a Praça de Alimentação e a Lona 1,onde ocorriam os espetáculos. Tanto na Lona 1 quanto naPraça de Alimentação havia telões com transmissão simul-tânea das apresentações. A “Cidade da Dança” foi monta-da no antigo Camping Costa Azul.

O quiosque da Capézio oferecia descontos bastante atraen-tes para os visitantes do Festival e se manteve cheio o tem-po todo.

Cia Renata Peçanha

Cia Henrique Nascimento

Cia Cacau Mendes

9Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

tando a economia local; para o público,uma oportunidade de assistir a bonsespetáculos e tomar contato com as di-versas modalidades de dança atravésdas oficinas gratuitas; para os partici-pantes, uma oportunidade de intercâm-bio entre os profissionais da dança eaperfeiçoamento de suas técnicas, in-centivados pelo espírito de competição.

Acesse nossa página na internet(www.jornalfalandodedanca.com.br)para ver a cobertura fotográfica de nos-sa visita ao Festival, e os clipes dasapresentações de dança de salão.

Mais um verão carioca chegando e você pronto para curtira praia durante o dia e muita dança à noite. Então aproveitepara aprimorar seus conhecimentos com o Carioca MIX,cursos de férias com 2 meses de duração, realizados pelaEscola Carioca de Dança. Este ano com uma novidade:espaço infantil para seus filhos brincarem enquanto vocêdança. Com uma programação variada, a Escola oferece, compreços super em conta, todos os ritmos de Dança de Salão,para iniciantes, intermediários e avançados. É uma ótimaoportunidade para conhecer ritmos que ainda não dança ouexperimentar uma aula de contato e improviso, musicalida-de, Dança Solta e até coreografias. E para quem aindapassa pelo verão Carioca sem saber sambar, aprenda emapenas 6 aulas os primeiros passos para estrear no Sambó-dromo no Carnaval de 2009. Bailes com ritmos específicos, todo final de semana dejaneiro e fevereiro, vão ajudar você a conhecer outras pes-soas, sair para dançar agarradinho com a pessoa favorita,ou, simplesmente, dançar a noite toda. E aguarde, na véspera do Carnaval, uma semana de dan-ça com todos os ritmos e alguns dos melhores professoresdo Rio de Janeiro. Até novembro já estavam confirmadosMarcelo Chocolate e Sheila Aquino, com Samba no Pé;Marcelo Martins e Vanessa Galvão, com Tango; RenataPeçanha e Leonardo Neves, com Zouk; Patrick e Adriana(Cia DOM), com Salsa; Fabiano Vivas e Juliana Espíndola,

com Samba; Marquinhosdo Forró; Armandinho eBia, com soltinho; e, a con-firmar, o mestre JaimeArôxa. O Carioca MIX já vaicomeçar (veja datas e ho-rário na pág. 18) e o 1ºEncontro Carioca de Dan-ça tem vagas limitadas, fi-que de olho. O verão Cari-oca convida: praia de diae muita dança à noite.

Curso de Férias

Escola Carioca lança o CariocaMix, curso de férias com 2 mesesde duraçãoA novidade é a criação de um espaçoinfantil, permitindo que os participanteslevem seus filhos para brincar enquantofazem as aulas

Chocolate eMarceloMartins:

confirmados noCarioca Mix

fotos: Leonor Costa

Os integrantes do juri: da esquerda para a direita, NajmaNahid, Stelinha Cardoso, Roberto Dias, Renato Marques eRegina Sauer, também organizadora do evento.

Visão parcial das instalações, vendo-se ao fundo a Lona 2,destinada a ensaios e workshops, e, em primeiro plano, afeira de vestuário, calçados e outros acessórios de dança.Do outro lado ficavam a Praça de Alimentação e a Lona 1,onde ocorriam os espetáculos. Tanto na Lona 1 quanto naPraça de Alimentação havia telões com transmissão simul-tânea das apresentações. A “Cidade da Dança” foi monta-da no antigo Camping Costa Azul.

O quiosque da Capézio oferecia descontos bastante atraen-tes para os visitantes do Festival e se manteve cheio o tem-po todo.

Cia Renata Peçanha

Cia Henrique Nascimento

Cia Cacau Mendes

Tango

Workshops de tango atraem amantes doritmo para a Região dos Lagos

Há 4 anos atuando em shows de tango em Bú-zios, Bob Cunha e Aurya Pires realizaram comsucesso o I Búzios Tango Weekend no HotelPousada La Mandrágora, cuja atração foi ocasal de professores argentinos Pablo Nievase Valeria Zunino. O evento foi notícia em jor-nais da região, além de ter sido noticiado nosjornais Falando de Dança (Rio), Dance (SãoPaulo) e Núcleo’s Dance (Cabo Frio), cujos di-retores também participaram do workshop. In-

teressado em oferecer uma oportunidade deespecialização a seus alunos e aos amantes dotango da Região dos Lagos, o professor AllanLobato não só participou do workshop com seusalunos como também contratou os professoresBob e Aurya para ministrarem uma oficina detango em seu espaço de dança em Cabo Frio,dia 22/11. “Tive a idéia durante o Festival deDança de Cabo Frio, no qual Bob e Aurya fo-ram jurados”, declarou Allan, que periodicamen-

te organiza workshops com professo-res cariocas, como ode samba e o de zouk,todos cobertos pelaequipe do Jornal Fa-lando de Dança.

No site do jornal,clique no marcador“Notícias da Regiãodos Lagos” para vernossas coberturasdestes e de outroseventos.

Buzios Tango Weekend: levando grandes nomesdo ritmo para aulas na Região dos Lagos.fo

to: L

eono

r Cos

ta

Nossa equipe cobriu dois deles: o Buzios Tango Weekend e oworkshop do Núcleo de Dança Allan Lobato, em Cabo Frio

Aragão, Allan Lobato, Bob e Aurya e os participantes do workshopde tango em Cabo Frio.

foto

: Leo

nor C

osta

Osmar Frazão é o novo presidentedo Helênico Atlético Clube

Clubes

Osmar Frazão começou sua carreira artística pelatelevisão, em 1958, participando de vários progra-mas humorísticos. Depois trabalhou na TV Rio, aconvite de Chico Anísio, e na TV Globo, onde parti-cipou de novelas e dos humorísticos Balança MasNão Cai e Escolinha do Professor Raimundo. Nadécada de 70 foi jurado no programa de Flávio Ca-valcanti, na TV Tupi, tendo recebido do apresenta-dor a alcunha de A Enciclopédia da Música PopularBrasileira. De fato, como escritor, historiador, jor-nalista e radialista, Osmar Frazão é uma das refe-rências nacionais quando o assunto é a música bra-sileira, especialmente a do início do século 20. FoiCoordenador de Eventos Especiais da Riotur e di-retor da Rádio Nacional (1.130AM), onde mantémo programa “Estórias do Frazão”, que vai ao ar to-dos os domingos, das 9 às 11h. Mantém também oblog Diário do Osmar Frazão (www.diariodoosmarfrazao.blig.ig.com.br).

Eleito por unanimidade, o jornalista eradialista toma posse, juntamente com anova diretoria, dia 17 de janeiro, sábado, às16h, em grande baile no salão social doclube, com a Banda Os Devaneios

Da esquerda para a direita, Nivaldo Miranda, Osmar Frazão, presidente

eleito, William Show e Aragão, dia 20/11, no Baile da Consciência Negra.

12

foto

: Leo

nor C

osta

13Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

A frase acima, da consultora e colu-nista de moda Glória Kalil, já foi ado-tada como slogan em nosso primeiroencarte de moda, na edição 2 desteinformativo, e ainda está valendo!Sobretudo quando se leva em consi-deração o objetivo de se elevar o níveldos bailes, em especial os bailes soci-ais promovidos pelos clubes, o que noRio de Janeiro não é pouca coisa. Durante as perambulações de nos-sa equipe pelos salões cariocas, o quefrequentemente ouvimos são queixasquanto à perda de glamour, à má apre-sentação das pessoas, que não aten-tam para a indicação de traje divulga-da no convite ou anúncio do evento. Dois motivos principais vemos paraque isso esteja acontecendo. O pri-meiro é total falta de conhecimento dosdiferentes tipos de trajes possíveis emocasiões sociais (que pode ser traje es-porte, esporte fino ou passeio, trajepasseio completo ou social, traje soci-al completo e, praticamente em extin-ção, o traje a rigor ou black-tie). Nes-se ponto, deixamos aqui nossa contri-buição, publicando nosso encarte anualde moda, com indicações sobre a ma-neira de vestir-se e um texto hilárioque circulou na internet, atribuído aArnaldo Jabor, sobre como alguns ho-mens vêm a maneira de se vestir dasmulheres. Tirando os excessos, atéque muita coisa ali faz sentido.

Outro motivo para a falta de elegân-cia nos atuais bailes pode ser atribuídoà falta de exigência das damas, princi-palmente em relação aos cavalheirosque as acompanham. Hoje, nos gran-des bailes de clubes e em eventos dan-çantes especiais, os cavalheiros sãomajoritariamente contratados, não po-demos negar esse fato. Ora, se os ca-valheiros estão prestando serviço, en-tão porque não exigir deles uma apre-sentação mais formal? Afinal, uma cal-ça de gabardine, uma camisa social eum sapato idem custam bem menos doque os jeans e tênis (e bonés!) de mar-ca que vemos circulando pelos salões.Começando por essa pequena e indo-lor exigência, o astral do baile já seriaoutro. E como uma coisa puxa a outra,as pessoas inadequadamente vestidaspassariam a atentar melhor para essedetalhe. É o que acontece em ambien-tes extremamente limpos, onde a pes-soa se constrange em jogar lixo no chão,e ambientes mal conservados, onde apessoa não se policia nesse sentido. As festas de fim de ano se aproxi-mam e a hora é agora, para se resgataro ambiente fino de um baile social. Issotambém, e principalmente, é parte dositens que dão um toque especial aos bai-les, distinguindo-os dos bailes informaisdas academias. Lembrem-se, senhoras contratantes,vocês têm a força!

“Nada pior do que estarvestida demais ou de menos

em qualquer ocasião”

Mensagem ao Leitor

Fontes:Pesquisas na internet

(Chic e Revista Paradoxo)e em revistas (Cláudia, Veja e

Revista de Domingo)Imagens:

Pesquisadas pelo Google Imagese/ou retiradas do site

www.revistaparadoxo.com.brFreddy foi fotografado por Leonor Costa

para este encarte de moda

Leia nestaedição especial:

MENSAGEM AO LEITORVamos exigir apresentação dos contratados!

SONHOS DE CONSUMOO que qualquer dançarino(a) gostaria de ganhardo Papei Noel

MODA MASCULINAEstilista da Saint Gall dá dicas aos leitores doJornal Falando de Dança

MODA FEMININAReprodução de editorial de moda deGlória Kalil sobre as tendências (ounão tendências) do Verão

DICASVale a pena lembrar asdiferenças nos trajesmencionados nosanúncios de bailes

TENDÊNCIASFizemos umapanhado do quemais circulou naspassarelas

O QUE NÃO USARDez itens que asmulheres devemevitar, segundotexto hiláricoque circulouna internet

Freddy veste:Camisa social polycotton combordados(R$ 168,00)Calça microfibra nacor marfim(R$ 148,00)Sapato bicolorem couro(R$ 399,00)Chapéu Panamá(R$ 149,00)Saint Gall

“Nem sei dizer de quempartiu a idéia. Ele já eracliente da loja, nospedia orientação so-bre como se vestirbem, e aí surgiu aidéia”, nos conta

Solano, 16 anos deSaint Gall (“mas amarca existe há 33

anos). Em funçãoda tradição da casae de sua clientela

antiga, Solano explica queestá introduzindo aos poucos a

linha show, para não assustar. “Oshomens são mais resistentes mascomeçam a se interessar por novi-dades”. Para os salões de baile,Solano recomenda investir no xadrez,nas calças cargo de gabardine e, de-pendendo do ambiente, nas camisassociais que possam ser usadas parafora da calça, como o dançarino prefe-re. “Mas, para ficar elegante, a fraldadeve ser rasa ou a bainha ser reta, comcomprimento até 10cm da cintura”. Paraele é um prazer atender à clientela cres-cente de dançarinos. “Eles são mais vai-dosos, pedem opinião, querem ver novi-dades. Gostaria que pelo menos vinte porcento de minha clientela tivesse esse gostopor comprar roupas como eles têm”, diz So-lano. “Dançarino tem que ter apresentação,faz parte da profissão”, comenta Freddy.

Moda Masculina

foto: Leonor Costa

Estilista da Saint Galldá dicas para se vestir

bem e na modaEm entrevista ao Jornal Falando deDança, Solano, gerente comercial

e estilista da Saint Gall falasobre moda masculina ecomo contratou Freddy

Peres para ser o“garoto propaganda”

da casa nacomunidade dadança de salão

Solano atendendo Freddy Peres:

“Os dançarinos são mais vaidosos”.

Freddy veste:Camisa social polycotton combordados(R$ 168,00)Calça microfibra nacor marfim(R$ 148,00)Sapato bicolorem couro(R$ 399,00)Chapéu Panamá(R$ 149,00)Saint Gall

“Nem sei dizer de quempartiu a idéia. Ele já eracliente da loja, nospedia orientação so-bre como se vestirbem, e aí surgiu aidéia”, nos conta

Solano, 16 anos deSaint Gall (“mas amarca existe há 33

anos). Em funçãoda tradição da casae de sua clientela

antiga, Solano explica queestá introduzindo aos poucos a

linha show, para não assustar. “Oshomens são mais resistentes mascomeçam a se interessar por novi-dades”. Para os salões de baile,Solano recomenda investir no xadrez,nas calças cargo de gabardine e, de-pendendo do ambiente, nas camisassociais que possam ser usadas parafora da calça, como o dançarino prefe-re. “Mas, para ficar elegante, a fraldadeve ser rasa ou a bainha ser reta, comcomprimento até 10cm da cintura”. Paraele é um prazer atender à clientela cres-cente de dançarinos. “Eles são mais vai-dosos, pedem opinião, querem ver novi-dades. Gostaria que pelo menos vinte porcento de minha clientela tivesse esse gostopor comprar roupas como eles têm”, diz So-lano. “Dançarino tem que ter apresentação,faz parte da profissão”, comenta Freddy.

Moda Masculina

foto: Leonor Costa

Estilista da Saint Galldá dicas para se vestir

bem e na modaEm entrevista ao Jornal Falando deDança, Solano, gerente comercial

e estilista da Saint Gall falasobre moda masculina ecomo contratou Freddy

Peres para ser o“garoto propaganda”

da casa nacomunidade dadança de salão

Solano atendendo Freddy Peres:

“Os dançarinos são mais vaidosos”.

“Liberdade, a mais difícil das tendências “O fenômeno vem se repetindo e virou umadas mais fortes tendências da moda: a não-tendência. Ou seja, a liberdade total. O queestá na moda? Tudo. Notamos esta variedade nas coleções bra-sileiras para o verão 2008/9 (que já estãonas vitrines), desfiladas em junho no SPFWe no Fashion Rio, e vemos a reafirmaçãodesta onda-liberdade agora nas passarelasinternacionais que acabaram de acontecer naapresentação do verão 2009. Os comprimentos podem ser curtíssimos,mínis, médios ou longos; a pessoa pode es-colher sair de barriga de fora (Prada) ou in-teiramente coberta (Balenciaga); sair vesti-da de personagem histórico francês (Dior)ou de mexicano da fronteira (Hermès), deroupagem futurista (Gareth Pugh) ou de clás-sico (Chanel). A conclusão é: viva o estilo! Está, portanto, na moda, saber escolher oque mais combina com a personalidade decada um. Estilo é saber escolher, de toda avariedade da moda, o que mais nos repre-senta: as famosas roupas que são “a nossacara”. Nos anos 50, estar na moda significava quevocê pertencia a uma sociedade – ou vocêse vestia como a alta costura autoritariamentemandava ou você não contava; dos anos 60até os 90, estar na moda representava umaposição diante do establishment (cultura clás-sica vs. contracultura; direita ou esquerda);dos anos 90 para cá, estar na moda é sabermostrar a individualidade, é ter estilo pró-prio. Volto a repetir: hoje em dia, moda é ofer-ta, estilo é escolha. A moda hoje em dia émuito mais democrática porque “inclui” mui-to mais gente do que antigamente quandoservia como forma de exclusão. Mas, emcompensação – sou obrigada a concordar -ficou de leitura muito mais difícil. Não é sósair por aí vestindo a tendência da estação.Ela não existe mais e vai exigir de cada umuma boa olhada no espelho e uma reflexãosobre “Quem sou eu?” para poder se vestirde acordo. A moda morreu? Viva o estilo!

16Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

Liberdade, a maisdifícil das tendênciasEditorial de moda de autoriade Glória Kalil,publicado seu sitehttp://chic.ig.com.br

Dicas

TRAJECom que roupa?Na edição de dezembro deste informativopublicamos um encarte especial de moda,abordandoasdiferenças dos trajes (dresscode ou código de vestir) e fornecendo di-cas para ficar chic, com uma matéria espe-cial de Flávia Mendonça, jornalista e con-sultora de moda, feita especialmente parao Falando de Dança. Vale a pena reler ostextos, postados no Blog Falando de Dança(marcador: moda).

PARA NÃO ERRARTraje esporte finoTambém chamado traje pas-seio, é o mais pedido nosbailes sociais. Não há ne-cessidade de gravata, mas ojeans deve ser substituídopor uma calça de brim ougabardine, com camisa so-cial, embora hoje em diajá se aceite como dentrodas regras um bom jeans(entenda-se, sem custo-mização, apliques, des-fiados, etc) com umacamisa tipo pólo e um

blazer (se otempo esfriarou o ambien-te for refrige-

rado). As mulheresdevem usar uma sandáliade salto mediano ou alto(não é de bom tom usarrasteirinhas) e um vesti-do (ou calça) mais capri-chado, de microfibra, li-nho, seda, crepe, enfim,tecidos mais finos. Tam-bém aqui pode se abrirexcessão para os vesti-dos de malha de algodãode caimento leve. É bomfrisar: traje esporte finonão comporta camise-tas, tênis, bonés. E aquia regra também é para asmulheres.

NÃO CONFUNDA!Traje esporte nãoé traje esportivo!Se no anúncio do even-to estiver escrito que otraje é esporte, isso sig-nifica que se pode usar

uma roupa casu-al, mas jamaisaparecer de“traje espor-tivo”, tipocalça adi-das e cami-seta regata, comoquem está chegando daacademia de ginástica.Pior, aparecer de sandáli-as e bermuda (homens).O ideal seria uma calçade sarja com camisa so-cial ou pólo, para oshomens, e roupa detecido leve com san-dálias baixas, paraas mulheres. Mastambém aqui nãofica deselegantechegar com umjeans e umtênis embom estado(não aquele jeans de estimação, que já andasozinho, e nem aqueles tênis que servem atodos os propósitos, tenham simancol!).Camiseta de malha de algodão, meia man-ga, da moda, tudo bem - mas nada de cami-setas de propaganda política e outros anún-cios, vamos manter o clima, gente.

PARA AMBIENTES FORMAISPasseio completoApesar do nome, não indica traje informal,para dar uma voltinha por aí, ao contrário.Sinônimo de traje social ou social comple-to, esse tipo de indumentária está um de-grau abaixo do “black-tie” na escala de for-malidades e é muito usado em nossos bai-les de tango (ou pelo menos era), bailescom entrega de premiações, aniversários declubes, etc. Aqui, pede-se que o cavalheiro apresen-te-se de terno e gravata. O tradicional é oterno preto ou cor escura, mas com nossasaltas temperaturas a cor tem sido substitu-ída por tons claros. Para as mulheres, há liberdade para se es-colher a altura dos sapatos (exceto rastei-ros), o tamanho da bolsa (exceto as GGs),e o comprimento do vestido, também com-portanto tailleur ou terninho. O importan-te é pensar na elegância do baile. Uma re-grinha básica quanto aos vestidos, já que fa-lamos em elegância, é evitar combinar gran-des decotes com pouco comprimento. Ouuma coisa ou outra, para não ficar vulgar.

Freddy usablusa de fiode malha,calça de ga-b a r d i n e ,mocass inde pelica echapéu pa-namá, daloja SaintGall

T e r n oda SaintG a l l :traje so-cial oupasseiocomple-to.fo

to:

Leon

or C

osta

17 Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

“O que não usar”...Algumas coisas que as mulheres devem sa-ber que são tristes de usar... Com isso, e pela importância que dou aosexo feminino, decidi fazer uma pequena lis-tinha de coisas que simplesmente algumasmulheres deveriam repensar antes de usar(caso uma mera opinião masculina importe).É triste mulher:

Usar esmalte com uma florzinha (ou estre-linha) em uma das unhas combinado com aoutra mão (no pé já é caso de internação).

Salto de acrílico (a não ser que vá fazerum filme pornô ou agradar o namorado feti-chista).

Lente de contato colorida. Essa é uma dastenebrosas campeãs. Além de dar uma enor-me vontade de lacrimejar de aflição (paraquem está de frente com o ser), parece queestamos diante de uma personagem do próxi-mo filme do X-Men.

Meia-calça cor da pele, tipo Kendall para oinverno (a não ser que tenha mais de setentaanos ou use debaixo da calça em caso de frioextremo). Em hipótese nenhuma deve serusada com saia e sandália aberta.

Calça justa demais, que aperte as partes ín-timas (fica parecendo uma pata de camelo).

Descolorir os (muitos) pelos da barriga, ofamoso “caminho da felicidade”. Melhor de-pilar, caso contrário é melhor procurar umnamorado que tenha colocado blondor no bi-godinho. Farão um lindo par.

Unha do pé grande, maior do que onde ter-mina o dedo, além de ficar muito feio podeser um perigo fazendo “carinho” com o pé,no marido ou namorado. Se estiver solteira,vá à praia de meia.

Calça jeans com muitas aplicações (rosascoloridas, tachas, strass, etc.). Tudo em exa-gero polui o visual e esse tipo de calça temmuita informação. Usada juntocom o item 2 é uma das piores composições.Se pretende sacanear algum namorado (ouex), chame o para jantar ou dançar, e vá as-sim.

Perfume Paris, do Yves Saint Laurent. Senão estiver na terceira idade não tem descul-pa. As pessoas ao redor não merecem isso enem todo mundo carrega Neosaldina na bol-sa. Usar no verão então, é sadismo.

Calça legging com tamanco de madeira. Sevocê não estiver numa refilmagem de “Grea-se, nos tempos da brilhantina”, use outra ma-neira de chamar a atenção. Há outras (e mui-to melhores) maneiras de um cara te achargostosa.

O que não usarEste texto circulou na internet como sendo deautoria de Arnaldo Jabor, o que não pudemosconfirmar. De qualquer forma, por seu teorhilárico, foi escolhido para encerrar nossoencarte de moda. É exagerado? Sim, mas, comodisse certa vez Danuza Leão... Se você precisarexagerar para que a estória fica maisinteressente, exagere!

Como descreveu Gloria Ka-lil em seu editorial de modapara seu site Chic, hospeda-do no IG, este será um verãode várias tendências, o que éótimo para que cada um en-contre o melhor ponto deequilíbrio em seu visual. Oproblema é quando a pessoanão tem a mínima idéia decomo fazer isso. Para ajudarna escolha, fizemos uma bus-ca em revistas e páginas demoda na internet e colhemosalgumas informações sobre as“tendências” mais adotadasnos lançamentos das coleçõespara o este verão.

Começamos apontando nasfotos acima algumas dessastendências. Nos desfiles no-tou-se, em termos de época,o duo anos 70s mais influên-cia oriental, o que se observasobretudo na estamparia. Fe-bre nas coleções de inverno,os lenços continuam com for-ça total no verão, agora emtecidos mais leves, e a maio-ria cobrindo a cabeça (osdançarinos que já circulampelos salões assim estarão su-per na moda). Notem que asmodelos usam sandálias commuitas tiras, ou abotinadas,

daquelasque dei-xam dúvi-da se sãosandáliasou botas. E quem ainda nãocomprou sua sandália estilogladiador, aproveite as liqui-dações pois continuam sen-do tendência no verão. Oestilo retrô dos anos 70 estátambém permeando todas ascoleções do setor ótico. Re-parem nos enormes óculosusados pelas modelos, estilo“butterfly” (detalhe na fotoacima).

Outra ten-dência no-tada naspassarelafoi o usode chapé-us nas co-leções, devários ti-pos e for-m a t o s .Mas isso nossas meninas maisdescoladas já andam usandonos salões, sobretudo em for-ma de boina. Detalhe: bonésó apareceu na moda spor-twear. Nos desfiles chics,nunquinha. Nem aqueles comlantejoulas que a gente vê devez em quando no salão, queparecem saídos do Carnavalpassado. Reparem também,na foto acima, a predominân-cia do branco, em contrapon-to à forte estamparia das co-leções. É o “look total whi-te”, opção ideal para os diasmais quentes do ano. A cor,sempre presente nessa esta-ção, virá em carreira solo, emvários tons (branco puro,gelo, off-white - que é aquelebranco “sujo” - e por aí vai).Mas atenção: a moda é bran-co total e não misturado. Oque beneficia o uso de aces-sórios grandes e em quanti-dade, outra tendência desteverão.

E falando em acessórios, asbolsas “baby bags” serão oforte da estação, convivendo

Tendências

com as bigbags que,não tem jei-to, continu-arão sendo

usadas no dia-a-dia. Mas sevocê não é do tipo queleva a casa na bolsa,adote uma baby bagem todos os horá-rios, que estará to-talmente “in”. Etudo indica queessa moda veio praficar e vai se estenderpara o inverno 2009.

Quantos às calças, overão será das curtas,embora tenha aparecidonos desfiles em versõescompridas. Predomi-nância das pantalonas eboca de sino (de novo,anos 60 e 70), em ver-sões mais curtas, comoda modelo ao lado. Osmacacões também fo-ram uma constante na

passarela, de todas as largu-ras, comprimentos, decotes etecidos. Há quem aposte nouso da saruel, lançada em vá-rias coleções. Para quem nãosabe, trata-se daquela calça(também em versão bermudae short) com gancho lá em-baixo, parecendo um fraldão,e que em termos visuais é bemdemocrática: veste mal emtodo mundo e é terrível parase acertar nos calçados eacessórios que caem bemcom ela.

No mais, muita roupa curta,tecidos leves, babados e cin-tos nos vestidos, como abai-xo. Se o corpo permitir.Sempre a regra básica é: olhe-se criticamente no espelho.

g e n t i n a !Acesse o sitedo eventopara sabermais deta-lhes, http://w w w .lhaif.com.ar/Quem esti-ver interes-sado em par-ticipar dac a r a v a n aeste ano, or-ganizada por Flávia Monteiro, é sócontatá-la pelo email [email protected].

REGIÃO NORTEO tango conquista novosadeptos no norte do paísEm Belém do Pará, os amantes dotango estão na expectativa quantoao workshop organizado por Netoe Adelaide Marinho, dentro do Pro-jeto Salão Belém, que trará à cidadeJunior Cervila, de fama internacio-nal. Serão 3 dias de workshops (de11 a 13/12), cuja abertura se darádia 10/12, com o espetáculo “Tan-gos”, no teatro Maria Sylvia Nunes.Além da atração principal, partici-parão do espetáculo os professo-res Érico Rodrigo e Rachel Buscá-cio, do Rio de Janeiro, Neto e Ade-laide Marinho, de Belém do Pará,além dos integrantes da Cia Nacio-nal de Dança de Salão (PA). Maisdetalhes no site da cia, “http://cianacional.com”.

EUROPAVoltando de turnê pelocontinente europeu, LuísFlorião escreve sobrecomo está a dançabrasileira lá foraAlém do balanço da disseminaçãoda dança brasileira nos países eu-ropeus (“impulsionada pela lamba-da carioca vem ganhando um gran-de espaço”), ele comenta sobre o

Pequenas Notas

SAMBAOficina do Samba IIIcomeça dia 08/01A Academia Jimmy de Oliveira, re-ferência em samba, realiza pelo ter-ceiro ano consecutivo seuworkshop Oficina do Samba, de 8a 11/01. O roteiro completo está nosite da academia (www.academiajimmydeoliveira. com.br).

LINDY HOPEFestival na Argentina seráde 8 a 11/01Quem nos informa é a profª FláviaMonteiro, que ano passado partici-pou da caravana de brasileiros quefoi ao festival e nos enviou um re-lato a respeito. Este é o terceiroano do Festival, que ganha mais umdia de atividades e mais atrações in-ternacionais, além de um pequenocampeonato. E aulas de tango, cla-ro, porque estamos falando da Ar-

trabalho de destaque de alguns pro-fessores brasileiros lá fora e falasobre seu trabalho difundindo a“dança hamônica”, uma “filosofia”de dança que codificou, baseada narelação entre os parceiros, no res-peito aos outros dançarinos, no con-vívio social. “Movimentos elabo-rados mas viáveis para a maioriados corpos e a busca de uma con-dução firme e clara, tratando a damacom delicadeza, sem empurrar, pu-xar ou sacudir”, escreveu ele emartigo publicado em nosso site,w w w. j o r n a l f a l a n d o d e d a n c a .com.br.

DE ROUPA NOVARio Sampa inaugura novafachadaFoi dia 13/11, marcado por showda Banda Celebrare. Além da fa-chada (foto acima, à direira), querecebeu nova iluminação e decora-ção com pedras e palmeiras, a par-te interna também foi renovada,como o hall, os banheiros e o re-vestimento do salão. “Terminamosas obras a tempo de oferecer a no-vidade aos frequentadores doseventos de fim de ano”, declarou-nos a proprietária da casa, NatáliaGiehl, que tem agenda lotada até ja-neiro, com muitas apresentações dedança e bailes especiais (veja emnosso roteiro dos bailes os eventosespeciais da Rio Sampa).

foto: acervo Falando de Dança

20

Um deles foi o Baile da Consciência Negra, organi-zado por Geraldo Lima e realizado pelo HelênicoAtlético Clube. Cerca de 20 pessoas foram escolhi-das para receber uma homenagem pelo dia, comopode ser conferido no site do jornal. A arte do di-ploma entregue aos homenageados foi autoria de nos-sa editora, Leonor Costa. Outro evento que mar-cou a data dentro da comunidade foi a Festa Mixdas Raças, organizada por Henrique Nascimento eGrupo Ilê, que consistiu de parte dançante, animadapela orquestra de 20 componentes liderada por Dar-cy Cruz, a Caras e Coroas, seguida de apresenta-ções diversas ligadas à cultura afro e homenagens aZumbi dos Palmares. Zumbi foi o último líder do Quilombo dos Palma-res, que ficava na região da Serra da Barriga, nohoje Estado de Alagoas. Sua capital era Macaco e oQuilombo abrigava 11 povoados quefuncionavam como núcleos habitaci-onais e comerciais. Ali se concentra-vam não só escravos fugidos, mastambém brancos pobres, índios emestiços, fugidos do domínio coloni-al, daí o perigo que representava paraa ordem estabelecida. O quilombo dos Palmares resistiu àsinvestidas militares durante quase cemanos, até que, em 1695, o bandeiran-te paulista Domingos Jorge Velho, li-derando nove mil homens, conseguiudominar a região, localizar e executarZumbi, em novembro daquele ano. O Dia da Consciência Negra é ce-lebrado em 20 de novembro no Brasile é dedicado à reflexão sobre a inser-ção do negro na sociedade brasileira.A data foi escolhida por coincidir como dia da morte de Zumbi dos Palma-res. A lei 10.639, de 9 de janeiro de2003, incluiu o dia 20 de novembrono calendário escolar, data em que co-memoramos o Dia Nacional da Cons-ciência Negra. A mesma lei tambémtornou obrigatório o ensino sobre His-tória e Cultura Afro-Brasileira.

Um pouco de história

Dia da Consciência NegraNa comunidade de dança de salão,dois eventos foram dedicados à data

Baile da Consciência Negra, no Helênico: Valéria Bar-reiros e Geraldo Lima homenageiam dona Alice, vice-presidente da Escola de Samba Estácio de Sá.

Festa Mix das Raças, no Mackenzie: a orquestra Ca-ras e Coroas, com 20 componentes, e liderada porDarcy Cruz, foi uma das atrações da noite.

QUATRO RODASJornal Falando de Dança temnovo transporteQuem vir um Fiat Mille com um adesivodo Falando de Dança no vidro traseiro jásabe: é o novo transporte do jornal, ad-quirido em novembro na Parcifal Veícu-los. Na foto abaixo, Parcifal passa as cha-ves à Leonor e Aragão. Compacto, é maisfácil de estacionar e manobrar, desculpasempre alegada por nossa editora para nãopegar no volante do antigo carro. Agora aequipe já pode até se dividir para dar con-ta da cobertura de tantos eventos, que nosfins de semana podem chegar a cinco.

DE GRAÇAOpções para quem estiver devisita (ou não)Se o Rio já é conhecido pelos amantes dadança de salão como uma das cidades deprogramação mais intensa nesse aspecto,imagine na virada do ano, quando quasetodas as academias promovem bailes es-peciais de confraternização e nossos pro-moters se esmeram em oferecer bailes di-ferenciados! Fora a programação dançantede nossos promoters, algumas atividadesextra salões de bailes certamente irão agra-dar àqueles que virão à cidade curtir tam-bém sua programação ao ar livre, apro-veitando o que (ainda) temos de melhor,que é a beleza natural. Para esses, sepa-ramos a seguir alguns programas interes-santes divulgados pela RioTur.

21

LAGOAÁrvore de Natal doBradescoJá virou tradição, e quem está no Rio nãopode deixar de vê-la. Para quem recebereste informativo na última semana de no-vembro, quando ele começa a circular,informamos que a inauguração da ilumi-nação da maior árvore de Natal flutuantedo mundo se dará dia 29/11. O públicoque comparecer ao Parque do Cantaga-lo, na Lagoa, assistirá um time de pesoda música brasileira. No palco estarãoreunidos Elba Ramalho, Roberta Sá, JoãoBosco e Turíbio Santos, acompanhados

pela Orquestra Sinfônica Brasileira(OSB), sob a regência do maestro Mar-cos Arakaki, e pelo Coral da FundaçãoBradesco. Esta edição tem como tema“Uma melodia de paz para a família bra-sileira” e a cenografia, assinada por AbelGomes, terá notas musicais. Como tra-dicionalmente ocorre, a Árvore de Natalda Bradesco Seguros e Previdência acen-derá pela última vez em 6 de janeiro, Diade Reis. Mais detalhes no site: http://www.bradescoseguros.com.br.

MONUMENTO AOSPRACINHASTroca da guarda serádomingo, dia 07/12Outro programa que todo turista (ou re-sidente) deveria assistir pelo menos uma

vez na vida. Cerimônia revestida de gran-de solenidade, seguindo um ritual querealça a importância e o significado domonumento (para quem não sabe, umahomenagem aos mortos na II GuerraMundial). Nos primeiros domingos deagosto, outubro e dezembro as três For-ças Armadas, Exército, Marinha e Aero-náutica se revezam na guarda do Monu-mento, que fica no Aterro do Flamengo.Em dezembro, caberá à Marinha a guar-da do Monumento. A cerimônia contarácom a participação das Bandas de Músi-ca e da Banda Marcial do Corpo de Fu-zileiros Navais. Mais informações, no tel.(21) 2240-1283.

COPACABANAA Parada Iluminada será dia20/12, sábadoEste programa encanta a todos, mas es-pecialmente às crianças. A Parada Ilu-minada é um desfile temático de Natalproduzido por Lu Araújo com o apoio daPrefeitura. Composto por alegorias di-vididas entre carros alegóricos, tripés gi-gantes, bonecos articulados e 400 desfi-lantes, representando diversos brinque-dos e personagens do universo mágicodo Natal e das histórias infantis, o espe-táculo integra linguagens artísticas comoteatro, dança, circo, música e ilumina-ção. Se inicia por volta das 20h, na Av.Atlântica, altura do Posto Seis, em Co-pacabana. Mais informações nos tels.:2242-7743, 2508-5565, 2508-5381.

CORRIDA10K Rio CorridaPanamericana será dia 21/12,domingoVocê pode não participar da prova, pre-paratória para a São Silvestre, mas se otempo estiver firme, é sem dúvida umprograma bonito de se ver, com a larga-da sendo feita no Monumento aos Pra-cinhas, por volta das 8 da manhã (bem,acho que é programa para quem não caiuna gandaia no sábado a noite). Depois éficar passeando pelo Aterro, curtindo apaisagem, até o retorno dos atletas, cu-jos primeiros colocados regressam ao

ponto de partida meia hora depois. Anopassado, quatro mil atletas concorreram,embora somente 4 dezenas fizessem partedo grupo de elite, o resto foi só pelo es-pírito de participar do evento. Mais in-formações no site http://www.yescom.com.br.

REVEILLONA Praia de Copacabanaoferece palcos com música eshow de fogosMas outros locais da cidade também ofe-recem atrações e queima de fogos, sevocê preferir distância da “muvuca” (edo aroma próprio de locais com mais de2 milhões de pessoas e poucos banhei-ros públicos). Este ano deve repetir-seos eventos no Flamengo, em Ipanema,na Barra, na Ilha do Governador e na Ilhade Paquetá mas até o fechamento destaedição não havíamos encontrado maio-res detalhes no site da RioTur. O jeito éficar atento às notícias dos jornais, quan-do a data da virada estiver mais próxima.

MENSAGEM AO LEITORConsiderações finaisAgradecemos a nossos leitores, colabo-radores e patrocinadores todo o apoioque nos foi dado durante o ano de 2008e esperamos continuar merecedores desua confiança no próximo ano. Agrade-cemos especialmente àqueles que deixammensagens de incentivo em nossa pági-na na web ou em nossa caixa de email,pois só assim temos como saber se ojornal está realmente atingindo seu pro-pósito de oferecer à comunidade um ve-ículo de comunicação e integração deseus membros. Como, no universo detantos leitores, o número de manifesta-ções é infinitamente pequeno, fazemosum apelo para que os membros de nos-sa comunidade sejam mais participati-vos, deixem sua opinião no Livro de Vi-sitas do site, votem em nossas enque-tes. Só com veículos informativos for-tes é que nossa comunidade terá meiosde se fazer ouvir e representar. E que2009 seja mais próspero e feliz para to-dos nós!

foto: acervo Falando de Dança

g e n t i n a !Acesse o sitedo eventopara sabermais deta-lhes, http://w w w .lhaif.com.ar/Quem esti-ver interes-sado em par-ticipar dac a r a v a n aeste ano, or-ganizada por Flávia Monteiro, é sócontatá-la pelo email [email protected].

REGIÃO NORTEO tango conquista novosadeptos no norte do paísEm Belém do Pará, os amantes dotango estão na expectativa quantoao workshop organizado por Netoe Adelaide Marinho, dentro do Pro-jeto Salão Belém, que trará à cidadeJunior Cervila, de fama internacio-nal. Serão 3 dias de workshops (de11 a 13/12), cuja abertura se darádia 10/12, com o espetáculo “Tan-gos”, no teatro Maria Sylvia Nunes.Além da atração principal, partici-parão do espetáculo os professo-res Érico Rodrigo e Rachel Buscá-cio, do Rio de Janeiro, Neto e Ade-laide Marinho, de Belém do Pará,além dos integrantes da Cia Nacio-nal de Dança de Salão (PA). Maisdetalhes no site da cia, “http://cianacional.com”.

EUROPAVoltando de turnê pelocontinente europeu, LuísFlorião escreve sobrecomo está a dançabrasileira lá foraAlém do balanço da disseminaçãoda dança brasileira nos países eu-ropeus (“impulsionada pela lamba-da carioca vem ganhando um gran-de espaço”), ele comenta sobre o

Pequenas Notas

SAMBAOficina do Samba IIIcomeça dia 08/01A Academia Jimmy de Oliveira, re-ferência em samba, realiza pelo ter-ceiro ano consecutivo seuworkshop Oficina do Samba, de 8a 11/01. O roteiro completo está nosite da academia (www.academiajimmydeoliveira. com.br).

LINDY HOPEFestival na Argentina seráde 8 a 11/01Quem nos informa é a profª FláviaMonteiro, que ano passado partici-pou da caravana de brasileiros quefoi ao festival e nos enviou um re-lato a respeito. Este é o terceiroano do Festival, que ganha mais umdia de atividades e mais atrações in-ternacionais, além de um pequenocampeonato. E aulas de tango, cla-ro, porque estamos falando da Ar-

trabalho de destaque de alguns pro-fessores brasileiros lá fora e falasobre seu trabalho difundindo a“dança hamônica”, uma “filosofia”de dança que codificou, baseada narelação entre os parceiros, no res-peito aos outros dançarinos, no con-vívio social. “Movimentos elabo-rados mas viáveis para a maioriados corpos e a busca de uma con-dução firme e clara, tratando a damacom delicadeza, sem empurrar, pu-xar ou sacudir”, escreveu ele emartigo publicado em nosso site,w w w. j o r n a l f a l a n d o d e d a n c a .com.br.

DE ROUPA NOVARio Sampa inaugura novafachadaFoi dia 13/11, marcado por showda Banda Celebrare. Além da fa-chada (foto acima, à direira), querecebeu nova iluminação e decora-ção com pedras e palmeiras, a par-te interna também foi renovada,como o hall, os banheiros e o re-vestimento do salão. “Terminamosas obras a tempo de oferecer a no-vidade aos frequentadores doseventos de fim de ano”, declarou-nos a proprietária da casa, NatáliaGiehl, que tem agenda lotada até ja-neiro, com muitas apresentações dedança e bailes especiais (veja emnosso roteiro dos bailes os eventosespeciais da Rio Sampa).

foto: acervo Falando de Dança

20

Um deles foi o Baile da Consciência Negra, organi-zado por Geraldo Lima e realizado pelo HelênicoAtlético Clube. Cerca de 20 pessoas foram escolhi-das para receber uma homenagem pelo dia, comopode ser conferido no site do jornal. A arte do di-ploma entregue aos homenageados foi autoria de nos-sa editora, Leonor Costa. Outro evento que mar-cou a data dentro da comunidade foi a Festa Mixdas Raças, organizada por Henrique Nascimento eGrupo Ilê, que consistiu de parte dançante, animadapela orquestra de 20 componentes liderada por Dar-cy Cruz, a Caras e Coroas, seguida de apresenta-ções diversas ligadas à cultura afro e homenagens aZumbi dos Palmares. Zumbi foi o último líder do Quilombo dos Palma-res, que ficava na região da Serra da Barriga, nohoje Estado de Alagoas. Sua capital era Macaco e oQuilombo abrigava 11 povoados quefuncionavam como núcleos habitaci-onais e comerciais. Ali se concentra-vam não só escravos fugidos, mastambém brancos pobres, índios emestiços, fugidos do domínio coloni-al, daí o perigo que representava paraa ordem estabelecida. O quilombo dos Palmares resistiu àsinvestidas militares durante quase cemanos, até que, em 1695, o bandeiran-te paulista Domingos Jorge Velho, li-derando nove mil homens, conseguiudominar a região, localizar e executarZumbi, em novembro daquele ano. O Dia da Consciência Negra é ce-lebrado em 20 de novembro no Brasile é dedicado à reflexão sobre a inser-ção do negro na sociedade brasileira.A data foi escolhida por coincidir como dia da morte de Zumbi dos Palma-res. A lei 10.639, de 9 de janeiro de2003, incluiu o dia 20 de novembrono calendário escolar, data em que co-memoramos o Dia Nacional da Cons-ciência Negra. A mesma lei tambémtornou obrigatório o ensino sobre His-tória e Cultura Afro-Brasileira.

Um pouco de história

Dia da Consciência NegraNa comunidade de dança de salão,dois eventos foram dedicados à data

Baile da Consciência Negra, no Helênico: Valéria Bar-reiros e Geraldo Lima homenageiam dona Alice, vice-presidente da Escola de Samba Estácio de Sá.

Festa Mix das Raças, no Mackenzie: a orquestra Ca-ras e Coroas, com 20 componentes, e liderada porDarcy Cruz, foi uma das atrações da noite.

QUATRO RODASJornal Falando de Dança temnovo transporteQuem vir um Fiat Mille com um adesivodo Falando de Dança no vidro traseiro jásabe: é o novo transporte do jornal, ad-quirido em novembro na Parcifal Veícu-los. Na foto abaixo, Parcifal passa as cha-ves à Leonor e Aragão. Compacto, é maisfácil de estacionar e manobrar, desculpasempre alegada por nossa editora para nãopegar no volante do antigo carro. Agora aequipe já pode até se dividir para dar con-ta da cobertura de tantos eventos, que nosfins de semana podem chegar a cinco.

DE GRAÇAOpções para quem estiver devisita (ou não)Se o Rio já é conhecido pelos amantes dadança de salão como uma das cidades deprogramação mais intensa nesse aspecto,imagine na virada do ano, quando quasetodas as academias promovem bailes es-peciais de confraternização e nossos pro-moters se esmeram em oferecer bailes di-ferenciados! Fora a programação dançantede nossos promoters, algumas atividadesextra salões de bailes certamente irão agra-dar àqueles que virão à cidade curtir tam-bém sua programação ao ar livre, apro-veitando o que (ainda) temos de melhor,que é a beleza natural. Para esses, sepa-ramos a seguir alguns programas interes-santes divulgados pela RioTur.

21

LAGOAÁrvore de Natal doBradescoJá virou tradição, e quem está no Rio nãopode deixar de vê-la. Para quem recebereste informativo na última semana de no-vembro, quando ele começa a circular,informamos que a inauguração da ilumi-nação da maior árvore de Natal flutuantedo mundo se dará dia 29/11. O públicoque comparecer ao Parque do Cantaga-lo, na Lagoa, assistirá um time de pesoda música brasileira. No palco estarãoreunidos Elba Ramalho, Roberta Sá, JoãoBosco e Turíbio Santos, acompanhados

pela Orquestra Sinfônica Brasileira(OSB), sob a regência do maestro Mar-cos Arakaki, e pelo Coral da FundaçãoBradesco. Esta edição tem como tema“Uma melodia de paz para a família bra-sileira” e a cenografia, assinada por AbelGomes, terá notas musicais. Como tra-dicionalmente ocorre, a Árvore de Natalda Bradesco Seguros e Previdência acen-derá pela última vez em 6 de janeiro, Diade Reis. Mais detalhes no site: http://www.bradescoseguros.com.br.

MONUMENTO AOSPRACINHASTroca da guarda serádomingo, dia 07/12Outro programa que todo turista (ou re-sidente) deveria assistir pelo menos uma

vez na vida. Cerimônia revestida de gran-de solenidade, seguindo um ritual querealça a importância e o significado domonumento (para quem não sabe, umahomenagem aos mortos na II GuerraMundial). Nos primeiros domingos deagosto, outubro e dezembro as três For-ças Armadas, Exército, Marinha e Aero-náutica se revezam na guarda do Monu-mento, que fica no Aterro do Flamengo.Em dezembro, caberá à Marinha a guar-da do Monumento. A cerimônia contarácom a participação das Bandas de Músi-ca e da Banda Marcial do Corpo de Fu-zileiros Navais. Mais informações, no tel.(21) 2240-1283.

COPACABANAA Parada Iluminada será dia20/12, sábadoEste programa encanta a todos, mas es-pecialmente às crianças. A Parada Ilu-minada é um desfile temático de Natalproduzido por Lu Araújo com o apoio daPrefeitura. Composto por alegorias di-vididas entre carros alegóricos, tripés gi-gantes, bonecos articulados e 400 desfi-lantes, representando diversos brinque-dos e personagens do universo mágicodo Natal e das histórias infantis, o espe-táculo integra linguagens artísticas comoteatro, dança, circo, música e ilumina-ção. Se inicia por volta das 20h, na Av.Atlântica, altura do Posto Seis, em Co-pacabana. Mais informações nos tels.:2242-7743, 2508-5565, 2508-5381.

CORRIDA10K Rio CorridaPanamericana será dia 21/12,domingoVocê pode não participar da prova, pre-paratória para a São Silvestre, mas se otempo estiver firme, é sem dúvida umprograma bonito de se ver, com a larga-da sendo feita no Monumento aos Pra-cinhas, por volta das 8 da manhã (bem,acho que é programa para quem não caiuna gandaia no sábado a noite). Depois éficar passeando pelo Aterro, curtindo apaisagem, até o retorno dos atletas, cu-jos primeiros colocados regressam ao

ponto de partida meia hora depois. Anopassado, quatro mil atletas concorreram,embora somente 4 dezenas fizessem partedo grupo de elite, o resto foi só pelo es-pírito de participar do evento. Mais in-formações no site http://www.yescom.com.br.

REVEILLONA Praia de Copacabanaoferece palcos com música eshow de fogosMas outros locais da cidade também ofe-recem atrações e queima de fogos, sevocê preferir distância da “muvuca” (edo aroma próprio de locais com mais de2 milhões de pessoas e poucos banhei-ros públicos). Este ano deve repetir-seos eventos no Flamengo, em Ipanema,na Barra, na Ilha do Governador e na Ilhade Paquetá mas até o fechamento destaedição não havíamos encontrado maio-res detalhes no site da RioTur. O jeito éficar atento às notícias dos jornais, quan-do a data da virada estiver mais próxima.

MENSAGEM AO LEITORConsiderações finaisAgradecemos a nossos leitores, colabo-radores e patrocinadores todo o apoioque nos foi dado durante o ano de 2008e esperamos continuar merecedores desua confiança no próximo ano. Agrade-cemos especialmente àqueles que deixammensagens de incentivo em nossa pági-na na web ou em nossa caixa de email,pois só assim temos como saber se ojornal está realmente atingindo seu pro-pósito de oferecer à comunidade um ve-ículo de comunicação e integração deseus membros. Como, no universo detantos leitores, o número de manifesta-ções é infinitamente pequeno, fazemosum apelo para que os membros de nos-sa comunidade sejam mais participati-vos, deixem sua opinião no Livro de Vi-sitas do site, votem em nossas enque-tes. Só com veículos informativos for-tes é que nossa comunidade terá meiosde se fazer ouvir e representar. E que2009 seja mais próspero e feliz para to-dos nós!

foto: acervo Falando de Dança

22 Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

Circulando

Os profs. Sandra Lopes, Henrique Nascimento, Shock e Kessy Goudard, cercados por algunsdos participantes do I Workshop Niterói de Danças de Salão, organizado pelos Studios SandraLopes e Henrique Nascimento, nos dias 25 e 26/10, no Barreto Social Clube, reunindo pelaprimeira vez profissionais atuantes em Niterói e São Gonçalo.

Prof. Julinho e esposa, ao lado de Marqui-nhos Copacabana e Karla Bogo, na come-moração de seu aniversário, dia 08/11, nobaile-ficha do Studio Marquinhos Copa-cabana, onde dá aulas.

O trio responsável pelo bem sucedido CháDançante da Escola de Dança Jaime Arôxa, re-alizado dia 09/11 (o próximo será dia 07/12):da esq. para a dir., Ricardo Cops, Angela Vegae Ribamar Galiza. Nina e Cigano com Aragão e Angela Abreu,

em frente ao bolo de quase 2 metros queofereceram aos aniversariantes do mês, emseu baile no Olaria, dia 31/10 (o próximoserá dia 10/12).

O “Homem do Trompete”, Darcy Cruz (à esq.),tema de matéria na edição de novembro desteinformativo, ao lado do filho Jefferson (da ban-da do Kid Abelha) e do Bothe (Bossa Seis), nobaile de Geraldo Lima no Amarelinho, quandorecebeu o Diploma João Roberto Kelly, das mãosdo próprio. Dia 13/11.

Domingueira Bom Malandro, no Lapa40Graus, dia 26/10: comemoração dos ani-versários de Ester e Gabi (2ª e 3ª da esq.).

Geraldo Lima recebendo o radialista Hilton AbiRihan (ao centro), do programa Viva Rio (Rá-dio Mec, 15h), em seu baile de quinta-feira noAmarelinho. À direita, Waldomiro de Oliveira.

Sheila e Chocolate no baile que promovem to-das as quartas no Pampa Grill. O flagrante édo dia 22/10, aniversário de Sheila, quando estaapresentou aos presentes sua sócia Rinara (aseu lado), na grife de sandálias Sheila Aquino,cujo lançamento oficial será no baile de fim deano da academia, dia 17/12.

Evando Santos em seuaniversário do dia 25/10(Festa Pra Ninguém FicarParado, 2ª edição), ao ladode Oswaldo e Bolacha. Obolo personalizado é de ...Madalena Bolos!

O aniversariante Bruno Mot-ta, ao lado de suas duas madri-nhas, Maria Teresa e Rosan-gela, em frente ao bolo giganteoferecido por elas, em seu bai-le no Tijuca, dia 08/11. O bolofoi confeitado por Madalena.Aniversariante

Uiara comemo-rou sua data nobaile das segun-das do OlympicoClub, promovidopor Fátima (à esq.da foto) e MariaLuíza. Dia 10/11.

Mestra Maria Antoniet-ta com Fábio Venturini,no baile de aniversáriodeste, dia 15/11, na Ga-fieira Estudantina Musi-cal.

Da esq. para a dir., Aranha, Glorinha, Emília, Aragão, Marqui-nhos e Waldi, devidamente caracterizados no baile temáticodas promoters “Parece que foi ontem”, dia 16/11, no Olym-pico Club. Os próximos serão os bailes de confraternizaçãonatalina e de pré-reveillon, vejam as datas nesta edição.

Presidência e diretoria do clube Canto do Rio, em Niterói, no aniversário do clube, dia 16/11. Detalhe: proibida a entrada de pessoas de jeans, camisetas, bermudas (!), e atécamisa social de 1/2 manga - e todo mundo obedeceu. Isso é que é autoridade!

Regina Vasconcellos (de vestido floral) com umgrupo de damas que foi conhecer seu serviço dedançarinos contratados, no Baile da Graça, naGaúcha (também disponível no Baile da Graçado Passeio Público). Seu baile de ficha na Ac.Jimmy continua às sextas-feiras.

Nosso registro da inauguraçãodo Palco Maria Bethânia, na Es-tudantina: a homenageada e Isi-dro Page Fernandez.

Maria Luíza nos comu-nicou seu casamentocom o seu dançarino WallBassos, dia 27/10.

Luciana Santos apresen-tando-nos o novo prof.de forró da sua academia,Carlos Vinícius.

Wanderley Cardoso em show noRest. Estação República,dia 22/10.

Estação República: Eraldo e as meninas do ser-viço de rodízio de pizza e crepe, do 2º andar.

Freddy Peres e Alvaro Reys, no niver do Freddy, dia 22/11, no Olympico, no qual ele não só dançou como can-tou com seu grupo de pagode. Além de desfilar o guardaroupa da Saint Gall, da qual é garoto propaganda.

23Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

Circulando

Waldir Marques Monsoris,do Clube Paratodos, e Geral-do Lima, promoter, recebe-ram o Troféu no Pic Nic daIndependência no Paratodos.Tr

oféu

Fid

elid

ade

Jorn

alFa

land

o de

Dan

ça

Vavá Schimidt (Festa daVavá) recebeu seu Troféuna festa de seu aniversá-rio, dia 07/11, no CIB.

Alex de Carvalho cercado por beldades desua cia de dança, dia 25/11, na Casa de Vi-seu, na comemoração dos 5 anos de seu es-paço de dança, quando recebeu o TroféuFidelidade das mãos do diretor Aragão. Alexde Carvalho foi tema de capa da edição nº 1do Jornal.

Marquinhos Copacaba-na, ao lado da esposaKarla e da filha Gabriela,recebeu seu Troféu dia08/11, no baile de fichade sua academia, queacontece todos os sába-dos.

Prof. Cristiano Salgado, ao lado da parceiraJeniffer Barreto, recebeu seu Troféu quan-do de nossa visita às novas instalações deseu espaço de dança na AABB-Tijuca.

Dj Guisner recebeu seuTroféu quando de nossavisita ao Baile dos Ami-gos, que sonoriza todasas terças, na MaisonSully.

Glorinha (ao Centro, ao lado de Waldi do Trinidance) e Emília (à esq.),com as finalistas do concurso de fantasias do Halloween do DomingosDançantes, dia 01/11 (sim, excepcionalmente foi no sábado, por causado Finados).

Concurso de fantasia no Halloween de Stelinha Cardoso. A professora,à esquerda, fantasiou-se de “o fantasma do rebaixamento”.

Oswaldo e Zila (4º e 5ª da esq. para a dir.) econvidadas, em seu baile de Halloween na Aca-demia Luiz Valença, dia 25/10.

Carlinhos Maciel e algumas das finalistas doconcurso de fantasia de seu Halloween, dia 29/10, no Olympico.

H A L L O W E E N

Halloween na Escola de Dança JaimeArôxa, dia 29/10.

Graça Reis, no palco, comandando as comemorações dos aniversariantes do mês deseu Baile, na churrascaria Gaúcha. Aqui o registro das aniversariantes de outubro.

Marlene Oliver (centro) e Paulo Gomes (dir.) na homenagem à Velha Guarda da escola desamba Porto das Pedras, feita no Baile das Rosas do dia 11/11. Próximo Baile das Rosas serádia 09/12, em clima de confraternização (traje branco de preferência) e comemorando oaniversário da promoter do evento, Marlene Oliver.

Visitando o Centro Cultural Carioca, dia 14/11: aniversariante da noite, Beth Landin (aocentro, agachada), com sua turma de amigos.

Aniversariante Roberti-nha com seu partnerLeo Fortes, dia 01/11.

Prof. Cristiano Pereira, ao centro, cercado por amigos e dança-rinos de sua cia de dança, no baile dos dois anos de sua acade-mia, em Bonsucesso, dia 14/11.

24 Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

SEGUNDASBaile da AmizadeTodas as segundas-feiras, a par-tir das 18h, no Clube Macken-zie, Méier, com música ao vivo.Org. João de Quintino. Progra-mação de dezembro: (01) Esta-ção Rio; (08) Os Devaneios;(15) Novos Tempos; (22) OsDevaneios; (27) Os Devanei-os; (29) Rio Show. Inf. 9613-8079.Baile no OlympicoTodas as segundas-feiras, das19:30 às 24:30, baile para ca-sais, dançarinos contratados ebaile-ficha, organizado por Fá-tima e Maria Luíza. Inf. 2541-8205 / 9453-5751.Baile da GraçaTodas as segundas-feiras, a par-tir das 18h, no Passeio Públi-co Café, Centro do Rio, com BdPérolas, e agora com opção dedançarinos pelo sistema de fi-chas. Na última segunda-feirado mês, os aniversariantes domês não pagam ingresso e ga-nham bolo. Pegue o cupom dedesconto no site do jornal ourecorte o anúncio publicadonesta edição. Informe especi-al de dezembro: os bailes es-tão confirmados em todas as se-gundas-feiras do mês de dezem-bro, exceto se o espaço for con-tratado para comemoração deempresas. Lique antes para con-firmar. Inf. 2549-9472 / 9135-9019.Prática de TangoQuinzenalmente, no Espaço RioCarioca, em Laranjeiras (aolado das Casas Casadas). Or-ganização Bob Cunha y AuryaPires. Programação em outu-bro: acompanhe no site. Vejatambém Milonga Del Domingona programação.Baile da Melhor Idade doClub MunicipalTodas as segundas, das 16 às20h, com banda ao vivo. Inf.:2569-4822 ou www.club mu-nicipal. com.br.II Baile do Papai NoelDia 22/12, a partir das 18h, noClube Mackenzie, Méier, comOs Devaneios. Ingressos ante-cipados já à venda. Organiza-ção: João de Quintino. Inf.9613-8079.Pré Reveillon da Rio SampaDia 29/12, com dose tripla:Banda Emoções, Conjunto Ae-roporto e Banda Matriz (o me-lhor do flash back).Pré Reveillon do Baile daGraça no Passeio PúblicoSerá dia 29/12, a partir das 18h,

com Bd Pérolas. Traje brancoopcional. Inf. 2549-9472 /9135-9019.Orquestra Tupy no Baile daAmizadeNo primeiro baile do ano, dia05/01/09, o organizador doBaile da Amizade no Clube Ma-ckenzie, João de Quintino, trazpara seus convidados a grandeOrquestra Tupy, incluindo o fa-moso Coral Tupy. Inf. 9613-8079.

TERÇASBaile das RosasToda 2ª terça-feira do mês, noAmarelinho da Cinelândia, apartir das 19h, com Banda Pé-rolas, sorteio e equipe de dan-çarinos. Uma realização deMarlene Oliver. Agenda 2008:08/12. Agenda 2009: 13/01.Inf. 3714-2329 / 9753-0260 /9472-3872.Baile em S.GonçaloOrganizado pela Ac. de DançaReinaldo Gonçalves, toda pri-meira terça-feira do mês, noAbrigo Cristo redentor, Centrode São Gonçalo (em frente aoSesc). Inf. 9741-8373.Baile-ficha na Praça SecaTodas as terças a partir das 14h,com os instrutores do ProjetoDança Livre, na Mansão dasÁguas. Inf. 9796-7325Encontro dos Amigos com djGuisnerBaile de dança de salão na Mai-son Sully, em Vila Valqueire. Apartir das 19h. Inf. 2453-0957.Baile da Conceição da BahiaBaile mensal (última terça) dosaniversariantes do mês, na Ac.de Dança Conceição da Bahia,na Tijuca, a partir das 18h, commúsica ao vivo. Ingresso comdireito a bolo e petiscos. Inf.2288-2087 / 9679-3628.Prática Vip para damas noCDACToda terça, das 15 às 18h, cominstrutores (entrada franca paracavalheiros). Inf. 3391-7530.Tijuca Tênis ClubeToda terça, baile de dança desalão com início às 16h, sem-pre com banda ao vivo. Inf. (21)3294-9300 / 2578-4361Baile de Aniversário da Ami-ga AngelaDia 02/12, a partir das 19:30h,no Irajá Atlético Club, com BdNovos Tempos. Inf. 3017-0953/ 9973-1408.Baile das Rosas NatalinoComemorando o aniversário daorganizadora, Marlene Oliver,e realizando a confraternização

de fim de ano (traje branco, nãoobrigatório). Será dia 08/12,no Amarelinho da Cinelândia,a partir das 19h, com Banda Pé-rolas, sorteio e equipe de dan-çarinos. Inf. 3714-2329 /9753-0260 / 9472-3872.Baile de Fim de Ano da Aca-demia Conceição da BahiaSerá dia 16/12 (só com convi-tes antecipados, até 02/12). Inf.2288-2087 / 9679-3628.Baile no Irajá A. C. com BdCuba LibreSerá dia 20/01, feriado, das 18às 22h, comemorando os 20anos de sucesso da banda, domaestro Chiquinho Araújo.Promoção: Adilson Rêgo. Vejao anúncio na pág. 7.

QUARTASBaile do Carlinhos MacielTodas as quartas, no OlympicoClube, em Copacabana, baile dedança de salão a partir das 20h,com dj Murilo e música ao vivoa cada quinze dias. Inf.: 2295-6892 / 8212-2969. Atenção:não haverá baile dias 24 e 31/12. Baile de confraternizaçãoserá realizado na sexta, dia 26/12 (veja na seção corresponden-te).Dançando na QuartaTodas as quartas, a partir de16:30h, no América F. C., commúsica ao vivo. Realização: di-retoria social, em parceria comÊnio Manso. Inf. 2569-2060.Tardes dançantes do Cl. Can-to do Rio, NiteróiTodas as quartas, a partir das15h, com música ao vivo. Jáagendado para dezembro: (03)Bonanza; (10) Luizinho e cia;(17) Silvinha Chiozzo.Inf. 2620-8018 / 2717-5023.Happy Hour na Ac. LucianaSantosNovo dia: 2ª quarta-feira domês, de 18 às 22h, no Centro doRio. Inf.: 2257-0867 / 9986-7749.Aniversário da Rio SampaOs 18 anos da Casa de Showserão comemorados dia 03/12,com show do The Fevers. Inf.2667-4662.Baile no OlariaSerá dia 10/12, a partir das 19h,com Banda Brasil Show. Org.Nina e Cigano. Inf. 2270-2591/ 9663-7670.Baile de Fim de Ano do Espa-ço de Dança Sheila Aquino eMarcelo ChocolateSerá dia 17/12, a partir das 19h,na Casa do Minho, no CosmeVelho. Cinco horas de baile,

com djs Leo Pers e Marcelinho,no salão nobre (ar refrigerado).Veja também o anúncio na pági-na 8. Inf. 2245-6861 / 7899-8273.Aniversário de Rosana Maci-el e Gerson PittSerá comemorado dia 14/01, nobaile das quartas de CarlinhosMaciel, no Olympico Clube, emCopacabana, a partir das 20h,com música ao vivo e dj Muri-lo. Inf.: 2295-6892 / 8212-2969.

QUINTASGafieira EliteConheça a tradicional gafieiracarioca! Inf. 2232-3217 /3714-2329 / 9753-0260 /9472-3873.Tango GalaToda última quinta do mês, naAcademia Alvaro’s Dance, emCopacabana, a partir das 22h.Inf. 2547-0861.Aula-baile no CDACToda última quinta-feira domês. A entrada é um prato desalgado e um quilo de alimentonão perecível para doação. Inf.3391-7530.Baile da GraçaTodas as quintas, a partir das19h, na Churrascaria Gaúcha,Laranjeiras, com música aovivo. Última quinta: aniversa-riantes do mês não pagam in-gresso e ganham bolo. Opcio-nal: dançarinos pelo sistema defichas. Atenção para a progra-mação especial para o mês dedezembro: só haverá Baile daGraça na Gaúcha dias 4 e 11/12, ambos com a banda Parato-dos. Os bailes voltarão normal-mente dia 1º de janeiro. Pegueo cupom de desconto no site dojornal ou neste jornal. Inf.2549-9472 / 9135-9019.Dançando na CinelândiaBaile com muito swing e balna-ço, para ouvir e dançar, organi-zado por Geraldo Lima, todasas quintas, no Amarelinho daCinelândia, a partir das 19h,com o Grupo Bossa Seis e ar-tistas convidados. Inf. 2527-2300.Baile LightBaile do meio-dia do Espaço Xde Stelinha Cardoso no Centrodo Rio, voltando com força to-tal e ingresso popular todas asquintas-feiras, 12h. Inf. 8166-0404 / 2223-4066 / 8778-4066.Coquetel DançanteEvento organizado por TerêFreitas uma vez por mês, das 15

ração aos aniversariantes domês. Anote a programação de2008: 28/11 (Baile Persona-gens e Personalidades). Inf.8166-0404 / 2223-4066 /8778-4066.Baile na casa de shows RioSampa, Nova IguaçuTodas as sextas, das 17:30 às21:45, com Bd Emoções e Con-junto Aeroporto. Aula grátisincluída no ingresso, das 16:30às 17:30h. Dançarinos contra-tados pela casa. Na última sex-ta do mês, aniversariante ganhaentrada franca, brinde e bolo.Inf. 2667-4662.Bailes da Cia Marinho BrazEm Laranjeiras, toda primeirasexta-feira do mês, dois ambien-tes (dança de salão e forró) comdançarinos (fichas grátis). Etoda última sexta-feira do mês,baile comemorando os aniver-sariantes do mês. Inf. 2205-0118.Baile C.D.Carlinhos de JesusEm Botafogo, baile todas assextas, a partir das 18h. Inf.2541-6186.Bailes da Ac. Cristiano Perei-ra, BonsucessoTodas as sextas, em salão com arcondicionado, na academia deBonsucesso, a partir das 19h.Inf. 3868-4522.Dançando na PraçaProjeto comandado por Con-ceição da Bahia, consiste embailinho com apresentações, naPraça Lamartine Babo, na Tiju-ca. Na segunda sexta-feira domês, a partir das 18h, se o tem-po permitir. O projeto está aber-to a profissionais e academiasque queiram participar do even-to. Inf. 2288-2087 / 9679-3628.Bailes da Escola de DançaJaime ArôxaA mais nova programação debailes da cidade, com a presen-ça da equipe de bolsistas, as-sistentes e professores da casa,a partir das 22h.Dançar é show no MéierBaile no Sesc Engenho de Den-tro, toda segunda sexta-feira domês, com o apoio do EspaçoUniverso da Dança Amantes daArte. Inf. 8142-5371 / 8265-1760.Confraternização Natalinano Club Mauá - SGSerá dia 05/12, a partir das 20h,com Banda Brasil Show, numarealização de Parcifal e Amigos.Inf. 2606-8793 / 9471-9551.O Baile das Rosas, no CentroCultural Cartola

Dia 05/12, a partir das 21h, naMangueira, com banda Os Deva-neios. Org. Vilson Queiroz. Inf.3234-5777 / 8638-5552.Orquestra Tupy na Rio SampaDia 05/12, o baile da terceiraidade terá a atração especial daOrquestra Tupy. Inf. 2667-4662.Baile de Confraternização deRegina VasconcellosSerá em seu baile de ficha do dia12/12, na Ac. Jimmy, Catete. DJViviane Chan. Inf.: 2252-3762/ 8117-5057.Baile de Fim de Ano da Cia Ma-rinho BrazSerá dia 19/12 na Casa do Mi-nho, em Laranjeiras, a partir das20h, c/dj Nadja e Trio ForróPesado. Inf. 2205-0118.Papai Noel na Rio SampaNo último baile da terceira ida-de, dia 19/12, grande baile emclima de confraterniazação, comGaúcho e Elton no primeiro tem-po e Conjunto Aeroporto, nosegundo. E a tradicional chega-da de Papai Noel com participa-ção de coral de crianças. Inf.2667-4662.Baile da Paz, by Carlinhos Ma-cielExcepcionalmente na sexta-feira,dia 26/12, no Olympico Clube,em Copacabana, baile de confra-ternização a partir das 20h, comdj Murilo,e música ao vivo esorteio de brindes. Inf.: 2295-6892 / 8212-2969.Pré Reveillon de Regina Vas-concellosSerá em seu baile de ficha do dia26/12, na Ac. Jimmy, Catete, tam-bém comemorando os aniversa-riantes do mês. DJ Viviane Chan.Inf.: 2252-3762 / 8117-5057.I Grande Baile de 2009 da Aca-demia Jimmy de OliveiraSerá dia 10/01, no tijuca TênisClub, a partir das 21h, com a BdParatodos e dj Marcelinho. Inf.2285-6920 / 9412-9259.

SÁBADOSBaile no Espaço de Dança Shei-la Aquino e Marcelo Chocola-teCom dj Leo Pers. Primeiro sá-bado: dança de salão. Terceirosábado: samba de gafieira. Aces-se a programação de aulas e even-tos especiais e imprima cuponsde desconto dos bailes na pági-na www.doisemcena.com. br /es-pacodedanca/bailes. Inf. 2245-6861 / 7899-8273.Baile-Ficha em CopacabanaTodo sábado, a partir das 19h, noStudio de Dança Marquinhos

às 18h, no Country Clube da Ti-juca, com dançarinos. Anote osmúsicos já agendados: dia 18/12, Marco Vivan; dia 15/01,Hélio Silva. Inf. (21) 2208-0043 / 9781-5120.Baile de confraternização doEspaço X Stelinha CardosoSerá dia 18/12, a partir das 19h,no Clube dos Advogados(OAB), Centro do Rio, com aBanda Paratodos. Inf. 8166-0404 / 2223-4066 / 8778-4066.

SEXTASBaile-Ficha em Duque de Ca-xiasToda sexta-feira, das 20 às 24h,com dançarinos contratadospela Academia da Tia Neide.Itaperuna F. Clube, em Itatiaia,Duque de Caxias. Sonorização:dj Guisner. Inf. 3653-1560 /9154-9170.Baile-Ficha na AcademiaJimmyToda Sexta, no Catete, das 19hàs 22:30h. Especial baile dosinstrutores na primeira sexta domês e aniversariantes do mêstoda última sexta-feira do mês.Org. Regina Vasconcellos. DJViviane Chan. Inf.: 2252-3762/ 8117-5057.Forró na ChinelaBaile mensal de forró da EscolaCarioca, na Tijuca, agora comtrio de forró ao vivo. Próximosagendados: 12/12 (Trio Poti-guá). Inf. 2288-1173.Dança de Salão em Todos osSantosToda sexta-feira, das 20 às 24h,no Studio de Dança HenriqueNascimento, em Todos os San-tos. Inf. 3899-7767 / 9752-2207.Baile de Dança de Salão da Ac.Luiz ValençaToda Sexta-feira, na Ac. LuizValença, na Tijuca, a partir das19h (na 2ª sexta, dj Pedro Pe-drada, nas demais, dj Luiz Va-lença). Inf.: 3872-5264.Festa da Vavá no CIBMúsicas dançantes e flash ba-cks, org. por Vavá, toda sexta, apartir das 20h, no CIB, Copa-cabana, com TriniDance e dj Di-nho tocando o melhor dos anos70-80-90. Inf. 2507-6538 /8116-0892 / 2549-9702. Re-corte o anúncio deste edição eganhe desconto no ingresso(até 21h somente).Baile no Espaço X de StelinhaCardosoBaile da academia, no Centro doRio, das 18 às 22h, em comemo-

Veja aqui os bailes regularesde nossos patrocinadores 25Veja aqui os bailes regulares

de nossos patrocinadoresAno 2 - Nº 14

DEZEMBRO/2008

Copacabana. Inf. 2256-1956 /2548-7785.Bailes da Ac Luiz ValençaNo primeiro sábado, dança desalão com Sheila Huertas; nosegundo sábado, dança de sa-lão com dj Jorge Henrique; noterceiro sábado todos os rit-mos de salão com dj Kadu Viei-ra; no último sábado, dança desalão comandada pelos profsOswaldo Albarelli e Zila Cor-rea. Sempre a partir das 20h. Inf.3872-5264Baile da Academia Jimmy deOliveira, CateteTodos os ritmos de salão, a par-tir das 21h, com os melhores djsda cidade! Inf.: 2285-6920.Milongas Bello Tango Produ-çõesBailes Bellinho, Bello Tango eMilonga Real, org. AparecidaBelotti. Próx. agendados: 13/12 (Bello Tango); 31/01 (Ani-versário de Aparecida Belotti).Inf.: 9982-3212.Tango na Escola CariocaBaile de tango no primeiro sá-bado do mês, na Escola Cariocade Dança (ex-Conexão), a par-tir das 21h. Inf.: 2288-1173.Zouk Mix HallA partir das 22h, no Núcleo deDança Renata Peçanha, no Cen-tro do Rio, festa mensal dezouk. Próximo: a confirmar. Inf.2221-1011 / 9879-1502 /8882-8950.Baile de Dança de Salão noCDACBaile quinzenal com todos osritmos de salão, a partir das21:30h, em Vila da Penha. Próx.:acesse www.alexdancarino.com.br. Inf. 3391-7530 / 9769-4272.Tarde Dançante Helênico Clu-beTodo sábado banda ao vivo apartir das 15:30h. Inf. 2502-1694 / 2502-6752 / 2520-0402.Baile da Associação AtléticaVila IsabelTodo sábado, com banda aovivo, das 19 às 23h, em Vila Isa-bel. Inf. 9979-9397.Bailes da Escola de DançaJaime ArôxaA mais nova programação debailes da cidade, com a presen-ça da equipe de bolsistas, as-sistentes e professores da casa.Inf. 2286-0065.Baile-ficha no MéierBaile no Espaço Universo daDança Amantes da Arte, todoprimeiro e terceiro sábado do

mês. Inf. 8142-5371 / 8265-1760.Baile da Ac. de Dança Macken-zieTodo sábado, a partir das 19h,no salão da academia do ClubeMackenzie. Org. Henrique Nas-cimento e Genilson. Inf. 9752-2207.Baile do Centro de Dança Val-queireTodo primeiro sábado do mês.Inf. 2453-1880 / 3833-1220.11º Aniversário da AcademiaAmigos da DançaDia 06/12, a partir das 21h, noCIB, Copacabana, com Bd Pa-ratodos e dj Marcelinho. Inf.9625-6599.Baile de Fim de Ano do Nú-cleo de Dança Renata PeçanhaSerá dia 13/12, a partir das 22h,com dj Dilson, João André econvidados. Inf. 2221-1011 /9879-1502 / 8882-8950.Baile na E. D. Jaime Arôxacom Bd Paratodos e trio deforróSerá dia 13/12, a partir das 21h,no salão refrigerado do nº 155da S. Clemente, uma organiza-ção de Evando Santos. Inf.8812-3188 / [email protected]ó do Catete - Festa de Fi-nal de AnoSerá dia 13/12, a partir das 21h,com Trio Potiguá e convidados,comemorando também 7 anos decarreira do prof. Marquinhos doForró. Veja anúncio na pág. 3.Grande Baile em Cabo FrioDia 20/12, o Núcleo de DançaAllan Lobato realizará um gran-de baile de dança de salão coma Banda Karibe, no Cl. MusicalSanta Helena, no Centro deCabo Frio, a partir das 22h. Inf.(22) 9271-6398. Mais detalhes/ tels. no anúncio da pág. 11.II Mega Baile da Estudanti-na, o último do ano!Devido ao grande sucesso, asbandas Brasil Show e NovosTempos fazem nova dobradinha,totalizando dez horas de baile,dia 27/12 (das 18 às 4h). Comdançarinos contratados. Org.Bernardo Garçon. Inf. 9399-0646. Outros tels. no anúncioda pág. 11.Baile do Cícero em NTDia 10/01/09, a partir das 20h,no CSSERJ, Barreto, Niterói,com orquestra Commander, co-memorando o aniversário deCícero.Aniversário de AparecidaBelotti

Será 31/01, com uma MilongaEspecial, em seu espaço no Jar-dim Botânico. Inf.: 9982-3212.

DOMINGOSEstangostosoNa academia Jimmy, no Catete,baile mensal de tango organi-zado por Márcio Carreiro, a par-tir das 19h (sempre no 3º do-mingo do mês). Inf.: 2285-6920.Milonga Del Domingo2º e 4º Domingo do mês, de 19às 23h, na Academia Alvaro’sDance, em Copacabana, org.Bob Cunha e Aurya Pires.Atenção: dia 14/12 (2º domin-go), a Milonga será na Escolade Dança Jaime Arôxa, comemo-rando o aniversário de AuryaPires. Inf. 2556-7765 / 9629-3072.Domingos Dançantes noOlympico ClubeTodos os domingos a partir das20:30h, organizado por Glori-nha e Emília. Com o Grupo Tri-nidance e dj Murilo. Recorte oanúncio publicado nesta edi-ção e obtenha desconto no in-gresso. Inf. 9979-0057 / 9772-2051 / 2553-3600 / 2560-6276Domingueira Bom MalandroNa Sinuca e Gafieira Lapa 40graus, com uma grande banda acada domingo. Org. Valdeci deSouza, Rodrigo Marques eChris Brasil. Clique no linkpara a lista amiga, com descon-to no ingresso, no site do jor-nal. Bandas programadas paradezembro: (07) Novos Tempos;(14) De Primeira; (21) BossaSeis; (28) Paratodos. Inf. 9972-4008 / 9618-5176 / 8133-9508.Domingueira DemocráticaTodos os domingos, a partir das20h, no Clube dos Democráti-cos, no Centro do Rio, com ban-da ao vivo. Inf. 2252-4611.Domingueira do Clube Can-to do Rio, NiteróiTodos os domingos, a partir das18h, com banda ao vivo. Jáagendado para dezembro:(07)Pingos & Gotas; (14)Copa 7; (21) Aeroporto; (28)Resumo. Inf. 2620-8018 /2717-5023.Domingueiras do Club Muni-cipalTodos os domingos, na Tijuca,almoço dançante, das 13 às 19h,com banda ao vivo. Inf.: 2569-4822 ou www.club municipal.com.br.Chá Dançante Escola de Dan-ça Jaime Arôxa

A segunda edição do eventoserá dia 07/12, das 16 às 20h.Ingressos antecipados com des-conto. Veja a cobertura da pri-meira edição do evento no sitedo Jornal Falando de Dança(www.jornalfalandodedanca.com.br). Inf. 8841-1853 (maistelefones no anúncio da pág.11).Aniversário de Aurya PiresSerá dia 14/12 (2º domingo dedezembro). No lugar de sua tra-dicional Milonga del Domin-go, os profs. Bob Cunha e Au-rya Pires farão o baile de ani-versário desta na Escola deDança Jaime Arôxa (veja anún-cio nesta edição), tocando to-dos os ritmos de salão. Apre-sentações especiais de sua ciade dança e da aniversariante.Inf. 2556-7765 / 9629-3072.Domingos Dançantes Natali-no no Olympico ClubBaile temático, dia 21/12, apartir das 20:30h, organizadopor Glorinha e Emília. Com oGrupo Trinidance e dj Murilo.Recorte o anúncio publicadonesta edição e obtenha descon-to no ingresso. Inf. 9979-0057/ 9772-2051 / 2553-3600 /2560-6276.Pré Reveillon do Bom Malan-droSerá dia 28/12, na Sinuca e Ga-fieira Lapa 40 graus, com a BdParatodos e uma decoração su-per especial. Org. Valdeci deSouza, Rodrigo Marques eChris Brasil. Clique no linkpara a lista amiga, com descon-to no ingresso, no site do jor-nal. Inf. 9972-4008 / 9618-5176 / 8133-9508.Pré Reveillon do DomingosDançantes no Olympico ClubBaile temático, dia 28/12, a par-tir das 20:30h, organizado porGlorinha e Emília. Com o Gru-po Trinidance e dj Murilo.Nesse dia não valerá o cupomde desconto (veja anúncio nes-ta edição). Inf. 9979-0057 /9772-2051 / 2553-3600 /2560-6276.

OUTROSEVENTOS:

Festival de Bandas da Domin-gueira Bom MalandroSerá em janeiro, início a com-binar, e a banda melhor classi-ficada será incluída no castingdo evento. Veja matéria na pá-gina 5. Inscrições abertas.Cobertura do Jornal Falando deDança.

do Brasil. Quatro dias de aulasde zouk, bailes, passeio de bar-co, mergulhos e trilhas. Org.Alex de Carvalho. Veja os de-talhes no anúncio da pág. 17.Workshop de Forró para pro-fissionais e nível avançadoSerá em julho de 2009, na ciaMarinho Braz, em Laranjeiras.Conheça o trabalho de MarinhoBraz vendo as postagens nosite do jornal Falando de Dan-ça ou acessando o site da Cia,www.cia marinhobraz. com.br.

PROGRAMAÇÃO DASBANDASPATROCINADORAS:

Peixinho & CiaInf. 2455-5109 / 9115-1112.Programação: todas as sextasno Clube Paratodos da Pavu-na, a partir das 18h; todos ossábados no Espaço Columbia,em V. Valqueire, 18h; todos osdomingos na Oficina de Festas,em Madureira, a partir das20:30h. Nos demais dias, con-sulte pelos telefones acima.

Music for DanceO compacto que satisfaz!Inf. (21) 2446-4434 / 2443-6162 / 9862-2841 (FranciscoSantana).Conheça nosso trabalho: todaquarta, no Clube RecreativoPortuguês, R. Ariapó 50, Ta-quara, Jacarepaguá, a partir das19h; todos os domingos a par-tir das 16h no shopping Centerde Madureira. Assista aos cli-pes de nosso trabalho no linkde Roteiro das Bandas do sitedeste informativo ou acessenossa página: http://musicfordance.jimdo.com/.

TriniDanceAnimando as noites de Copa-cabana: toda sexta, na Festa daVavá, no CIB, e aos domingosno “Domingos Dançantes” deGlorinha e Emília, no Olympi-co Club. No site do jornal Fa-lando de Dança, assista a cli-pes de nossas apresentações(link ‘roteiro das bandas’). Inf.9854-9827.

Conjunto AeroportoInf. 2280-2356 / 9994-5580,Sr. José – ou www.conjuntoaeroporto.mus.br. Programa-ção de dezembro: (4)-ClubeMunicipal; (6)-Casa Show Ri-balta-Barra; (7)- Clube dosBombeiros - Madureira; (9)- Ti-juca Tênis Clube; (10)- Baile

dos Func. do IBGE- Ass. Emp.Comercio; (11)- Baile dos Func.das Furnas-Ginástico Portu-gues; (12)- Riosampa; (13)- Ca-sino Bangu; (14)- Casa de FestaEmporio; (15)- Império Serrano;(17)- Vermelho e Branco-Chur-rascaria Marlene; (19)- Baile doPapai Noel do Rio Sampa; (21)-Canto do Rio Football Clube;(26)- Rio Sampa; (27)- Baile daCasa de Viseu; (28)- Baile doBranco -Clube Bombeiro-Madu-reira; (29)- Rio Sampa- Pré-Re-veillon; (31)- Riviera CountryClub - Barra.

Banda Novos TemposInf. 9641-5474 / 9727-2195 /2201-9446.Programação de dezembro:(2) Irajá; (6) América; (7) Lapa40 Graus; (10) ChurrascariaMarlene; (13) Helênico e S. Cris-tóvão Imperial; (14) Marinha-V.Carvalho; (15) Mackenzie;(19) Casa de Viseu; (20) TijucaTenis Club; (21) Clube dos De-mocraticos; (22) Clube Munici-pal; (27) Helênico e Estudanti-na Musical; (28)Marinha.

Banda ParatodosInf. Toninho Moreira, tels. 3477-4308; 2464-1190; 3359-6753;7862-0558 id:83* 67257. Pro-gramação de novembro jáagendada para dezembro (su-jeita a alterações): (5) WestShow; (6) Helênico;(9) Casa doMarinheiro - Particular (10)América; (12) Belo Horizonte-Particular; (13) Ac. de DançaJaime Arôxa; (14) Democraticos;(16) Estudantina; (18) Baile Ste-linha Cardoso; (19) Fluminen-se-Particular; (21) Baile do Car-los Bolacha na Hebraica; (27)America Footbal Clube; (28)Lapa 40 Graus; (31) Fluminen-se.

Banda Rio ShowInf. Sílvio (2209-0814 / 8765-0200) ou Washington (3181-7212 / 9464-0953)Programação para dezembro:(07) Colonial, Campo Grande;(08) Municipal, Tijuca; (12)Imperatriz Leopoldina; (21)Marinha, V. Carvalho; (28) Sam-bola (Baile do Clube Vera Cruz).

Atenção: datas sujeitas a alte-rações. Sugerimos ligar antesde sair para o programa. Aofazê-lo, informe ao organiza-dor onde viu sua programação,ajudando-nos a comprovar autilidade desta seção.

Mostra de Dança na Rio Sam-pa ISerá dia 07/12, domingo, mar-cando o encerramento do ano daAcademia Cristina Mendes, deNova Iguaçu. Inf. 2667-4662.Workshop de tango com Ju-nior Cervila em Belém doParáDe 11 a 13/12, numa organiza-ção de José Neto e AdelaideMarinho, com show de abertu-ra dia 10, com o espetáculo Tan-gos, contando com a participa-ção especial de Neto e Adelai-de, Érico Rodrigo e Rachel Bus-cácio e Cia Nacional. Inf. (91)9183-4204 / 8840-4204 /http://cianacional.com.Mostra de Dança na Rio Sam-pa IISerá dias 13 e 14/12, sábado edomingo, marcando o encerra-mento do ano da Academia Te-reza Petsold, de Nova Iguaçu.Inf. 2667-4662.Passeio da Academia Concei-ção da BahiaDia 14/12, domingo, passeio aPenedo, incluindo visita àCasa do Papai Noel. Inf. 2288-2087 / 9679-3628.Espetáculo de Dança no Tea-tro IpanemaDia 20/12, sábado, às 21h, apre-sentação única da montagem“Faces”, da Cia de Dança Re-nata Peçanha. Ingressos já àvenda no Núcleo de Dança. Inf.2221-1011. Veja detalhes noanúncio deste edição.Workshop de samba da AcJimmy de OliveiraIII Oficina do Samba, de 8 a11/01/09, com 4 dias de aulas e3 noites de bailes. Veja deta-lhes no anúncio desta edição.Inf. 2285-6920.Programa de Férias “Ema-greça Dançando”Janeiro e fevereiro, no ClubeMackenzie, Méier, 2 meses deaulas à tarde e de noite, comacompanhamento de nutricio-naista e alongamento com pro-fissional do CREF, com aulas deforró, salsa, zouk e samba no pédirecionada para a queima de ca-lorias. Org. Studio de DançaHenrique Nascimento. Inf. (21)2269-0082 / 9752-2207.Cursos de Verão Carioca MIXDe 5/01 a 13/02, na EscolaCarioca de Dança, na Tijuca,aulas e bailes de todos os rit-mos, veja programação na pági-na 18.Ilha do ZoukDe 18 a 21/04/09, o melhor donosso zouk na ilha mais linda

24 Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

SEGUNDASBaile da AmizadeTodas as segundas-feiras, a par-tir das 18h, no Clube Macken-zie, Méier, com música ao vivo.Org. João de Quintino. Progra-mação de dezembro: (01) Esta-ção Rio; (08) Os Devaneios;(15) Novos Tempos; (22) OsDevaneios; (27) Os Devanei-os; (29) Rio Show. Inf. 9613-8079.Baile no OlympicoTodas as segundas-feiras, das19:30 às 24:30, baile para ca-sais, dançarinos contratados ebaile-ficha, organizado por Fá-tima e Maria Luíza. Inf. 2541-8205 / 9453-5751.Baile da GraçaTodas as segundas-feiras, a par-tir das 18h, no Passeio Públi-co Café, Centro do Rio, com BdPérolas, e agora com opção dedançarinos pelo sistema de fi-chas. Na última segunda-feirado mês, os aniversariantes domês não pagam ingresso e ga-nham bolo. Pegue o cupom dedesconto no site do jornal ourecorte o anúncio publicadonesta edição. Informe especi-al de dezembro: os bailes es-tão confirmados em todas as se-gundas-feiras do mês de dezem-bro, exceto se o espaço for con-tratado para comemoração deempresas. Lique antes para con-firmar. Inf. 2549-9472 / 9135-9019.Prática de TangoQuinzenalmente, no Espaço RioCarioca, em Laranjeiras (aolado das Casas Casadas). Or-ganização Bob Cunha y AuryaPires. Programação em outu-bro: acompanhe no site. Vejatambém Milonga Del Domingona programação.Baile da Melhor Idade doClub MunicipalTodas as segundas, das 16 às20h, com banda ao vivo. Inf.:2569-4822 ou www.club mu-nicipal. com.br.II Baile do Papai NoelDia 22/12, a partir das 18h, noClube Mackenzie, Méier, comOs Devaneios. Ingressos ante-cipados já à venda. Organiza-ção: João de Quintino. Inf.9613-8079.Pré Reveillon da Rio SampaDia 29/12, com dose tripla:Banda Emoções, Conjunto Ae-roporto e Banda Matriz (o me-lhor do flash back).Pré Reveillon do Baile daGraça no Passeio PúblicoSerá dia 29/12, a partir das 18h,

com Bd Pérolas. Traje brancoopcional. Inf. 2549-9472 /9135-9019.Orquestra Tupy no Baile daAmizadeNo primeiro baile do ano, dia05/01/09, o organizador doBaile da Amizade no Clube Ma-ckenzie, João de Quintino, trazpara seus convidados a grandeOrquestra Tupy, incluindo o fa-moso Coral Tupy. Inf. 9613-8079.

TERÇASBaile das RosasToda 2ª terça-feira do mês, noAmarelinho da Cinelândia, apartir das 19h, com Banda Pé-rolas, sorteio e equipe de dan-çarinos. Uma realização deMarlene Oliver. Agenda 2008:08/12. Agenda 2009: 13/01.Inf. 3714-2329 / 9753-0260 /9472-3872.Baile em S.GonçaloOrganizado pela Ac. de DançaReinaldo Gonçalves, toda pri-meira terça-feira do mês, noAbrigo Cristo redentor, Centrode São Gonçalo (em frente aoSesc). Inf. 9741-8373.Baile-ficha na Praça SecaTodas as terças a partir das 14h,com os instrutores do ProjetoDança Livre, na Mansão dasÁguas. Inf. 9796-7325Encontro dos Amigos com djGuisnerBaile de dança de salão na Mai-son Sully, em Vila Valqueire. Apartir das 19h. Inf. 2453-0957.Baile da Conceição da BahiaBaile mensal (última terça) dosaniversariantes do mês, na Ac.de Dança Conceição da Bahia,na Tijuca, a partir das 18h, commúsica ao vivo. Ingresso comdireito a bolo e petiscos. Inf.2288-2087 / 9679-3628.Prática Vip para damas noCDACToda terça, das 15 às 18h, cominstrutores (entrada franca paracavalheiros). Inf. 3391-7530.Tijuca Tênis ClubeToda terça, baile de dança desalão com início às 16h, sem-pre com banda ao vivo. Inf. (21)3294-9300 / 2578-4361Baile de Aniversário da Ami-ga AngelaDia 02/12, a partir das 19:30h,no Irajá Atlético Club, com BdNovos Tempos. Inf. 3017-0953/ 9973-1408.Baile das Rosas NatalinoComemorando o aniversário daorganizadora, Marlene Oliver,e realizando a confraternização

de fim de ano (traje branco, nãoobrigatório). Será dia 08/12,no Amarelinho da Cinelândia,a partir das 19h, com Banda Pé-rolas, sorteio e equipe de dan-çarinos. Inf. 3714-2329 /9753-0260 / 9472-3872.Baile de Fim de Ano da Aca-demia Conceição da BahiaSerá dia 16/12 (só com convi-tes antecipados, até 02/12). Inf.2288-2087 / 9679-3628.Baile no Irajá A. C. com BdCuba LibreSerá dia 20/01, feriado, das 18às 22h, comemorando os 20anos de sucesso da banda, domaestro Chiquinho Araújo.Promoção: Adilson Rêgo. Vejao anúncio na pág. 7.

QUARTASBaile do Carlinhos MacielTodas as quartas, no OlympicoClube, em Copacabana, baile dedança de salão a partir das 20h,com dj Murilo e música ao vivoa cada quinze dias. Inf.: 2295-6892 / 8212-2969. Atenção:não haverá baile dias 24 e 31/12. Baile de confraternizaçãoserá realizado na sexta, dia 26/12 (veja na seção corresponden-te).Dançando na QuartaTodas as quartas, a partir de16:30h, no América F. C., commúsica ao vivo. Realização: di-retoria social, em parceria comÊnio Manso. Inf. 2569-2060.Tardes dançantes do Cl. Can-to do Rio, NiteróiTodas as quartas, a partir das15h, com música ao vivo. Jáagendado para dezembro: (03)Bonanza; (10) Luizinho e cia;(17) Silvinha Chiozzo.Inf. 2620-8018 / 2717-5023.Happy Hour na Ac. LucianaSantosNovo dia: 2ª quarta-feira domês, de 18 às 22h, no Centro doRio. Inf.: 2257-0867 / 9986-7749.Aniversário da Rio SampaOs 18 anos da Casa de Showserão comemorados dia 03/12,com show do The Fevers. Inf.2667-4662.Baile no OlariaSerá dia 10/12, a partir das 19h,com Banda Brasil Show. Org.Nina e Cigano. Inf. 2270-2591/ 9663-7670.Baile de Fim de Ano do Espa-ço de Dança Sheila Aquino eMarcelo ChocolateSerá dia 17/12, a partir das 19h,na Casa do Minho, no CosmeVelho. Cinco horas de baile,

com djs Leo Pers e Marcelinho,no salão nobre (ar refrigerado).Veja também o anúncio na pági-na 8. Inf. 2245-6861 / 7899-8273.Aniversário de Rosana Maci-el e Gerson PittSerá comemorado dia 14/01, nobaile das quartas de CarlinhosMaciel, no Olympico Clube, emCopacabana, a partir das 20h,com música ao vivo e dj Muri-lo. Inf.: 2295-6892 / 8212-2969.

QUINTASGafieira EliteConheça a tradicional gafieiracarioca! Inf. 2232-3217 /3714-2329 / 9753-0260 /9472-3873.Tango GalaToda última quinta do mês, naAcademia Alvaro’s Dance, emCopacabana, a partir das 22h.Inf. 2547-0861.Aula-baile no CDACToda última quinta-feira domês. A entrada é um prato desalgado e um quilo de alimentonão perecível para doação. Inf.3391-7530.Baile da GraçaTodas as quintas, a partir das19h, na Churrascaria Gaúcha,Laranjeiras, com música aovivo. Última quinta: aniversa-riantes do mês não pagam in-gresso e ganham bolo. Opcio-nal: dançarinos pelo sistema defichas. Atenção para a progra-mação especial para o mês dedezembro: só haverá Baile daGraça na Gaúcha dias 4 e 11/12, ambos com a banda Parato-dos. Os bailes voltarão normal-mente dia 1º de janeiro. Pegueo cupom de desconto no site dojornal ou neste jornal. Inf.2549-9472 / 9135-9019.Dançando na CinelândiaBaile com muito swing e balna-ço, para ouvir e dançar, organi-zado por Geraldo Lima, todasas quintas, no Amarelinho daCinelândia, a partir das 19h,com o Grupo Bossa Seis e ar-tistas convidados. Inf. 2527-2300.Baile LightBaile do meio-dia do Espaço Xde Stelinha Cardoso no Centrodo Rio, voltando com força to-tal e ingresso popular todas asquintas-feiras, 12h. Inf. 8166-0404 / 2223-4066 / 8778-4066.Coquetel DançanteEvento organizado por TerêFreitas uma vez por mês, das 15

ração aos aniversariantes domês. Anote a programação de2008: 28/11 (Baile Persona-gens e Personalidades). Inf.8166-0404 / 2223-4066 /8778-4066.Baile na casa de shows RioSampa, Nova IguaçuTodas as sextas, das 17:30 às21:45, com Bd Emoções e Con-junto Aeroporto. Aula grátisincluída no ingresso, das 16:30às 17:30h. Dançarinos contra-tados pela casa. Na última sex-ta do mês, aniversariante ganhaentrada franca, brinde e bolo.Inf. 2667-4662.Bailes da Cia Marinho BrazEm Laranjeiras, toda primeirasexta-feira do mês, dois ambien-tes (dança de salão e forró) comdançarinos (fichas grátis). Etoda última sexta-feira do mês,baile comemorando os aniver-sariantes do mês. Inf. 2205-0118.Baile C.D.Carlinhos de JesusEm Botafogo, baile todas assextas, a partir das 18h. Inf.2541-6186.Bailes da Ac. Cristiano Perei-ra, BonsucessoTodas as sextas, em salão com arcondicionado, na academia deBonsucesso, a partir das 19h.Inf. 3868-4522.Dançando na PraçaProjeto comandado por Con-ceição da Bahia, consiste embailinho com apresentações, naPraça Lamartine Babo, na Tiju-ca. Na segunda sexta-feira domês, a partir das 18h, se o tem-po permitir. O projeto está aber-to a profissionais e academiasque queiram participar do even-to. Inf. 2288-2087 / 9679-3628.Bailes da Escola de DançaJaime ArôxaA mais nova programação debailes da cidade, com a presen-ça da equipe de bolsistas, as-sistentes e professores da casa,a partir das 22h.Dançar é show no MéierBaile no Sesc Engenho de Den-tro, toda segunda sexta-feira domês, com o apoio do EspaçoUniverso da Dança Amantes daArte. Inf. 8142-5371 / 8265-1760.Confraternização Natalinano Club Mauá - SGSerá dia 05/12, a partir das 20h,com Banda Brasil Show, numarealização de Parcifal e Amigos.Inf. 2606-8793 / 9471-9551.O Baile das Rosas, no CentroCultural Cartola

Dia 05/12, a partir das 21h, naMangueira, com banda Os Deva-neios. Org. Vilson Queiroz. Inf.3234-5777 / 8638-5552.Orquestra Tupy na Rio SampaDia 05/12, o baile da terceiraidade terá a atração especial daOrquestra Tupy. Inf. 2667-4662.Baile de Confraternização deRegina VasconcellosSerá em seu baile de ficha do dia12/12, na Ac. Jimmy, Catete. DJViviane Chan. Inf.: 2252-3762/ 8117-5057.Baile de Fim de Ano da Cia Ma-rinho BrazSerá dia 19/12 na Casa do Mi-nho, em Laranjeiras, a partir das20h, c/dj Nadja e Trio ForróPesado. Inf. 2205-0118.Papai Noel na Rio SampaNo último baile da terceira ida-de, dia 19/12, grande baile emclima de confraterniazação, comGaúcho e Elton no primeiro tem-po e Conjunto Aeroporto, nosegundo. E a tradicional chega-da de Papai Noel com participa-ção de coral de crianças. Inf.2667-4662.Baile da Paz, by Carlinhos Ma-cielExcepcionalmente na sexta-feira,dia 26/12, no Olympico Clube,em Copacabana, baile de confra-ternização a partir das 20h, comdj Murilo,e música ao vivo esorteio de brindes. Inf.: 2295-6892 / 8212-2969.Pré Reveillon de Regina Vas-concellosSerá em seu baile de ficha do dia26/12, na Ac. Jimmy, Catete, tam-bém comemorando os aniversa-riantes do mês. DJ Viviane Chan.Inf.: 2252-3762 / 8117-5057.I Grande Baile de 2009 da Aca-demia Jimmy de OliveiraSerá dia 10/01, no tijuca TênisClub, a partir das 21h, com a BdParatodos e dj Marcelinho. Inf.2285-6920 / 9412-9259.

SÁBADOSBaile no Espaço de Dança Shei-la Aquino e Marcelo Chocola-teCom dj Leo Pers. Primeiro sá-bado: dança de salão. Terceirosábado: samba de gafieira. Aces-se a programação de aulas e even-tos especiais e imprima cuponsde desconto dos bailes na pági-na www.doisemcena.com. br /es-pacodedanca/bailes. Inf. 2245-6861 / 7899-8273.Baile-Ficha em CopacabanaTodo sábado, a partir das 19h, noStudio de Dança Marquinhos

às 18h, no Country Clube da Ti-juca, com dançarinos. Anote osmúsicos já agendados: dia 18/12, Marco Vivan; dia 15/01,Hélio Silva. Inf. (21) 2208-0043 / 9781-5120.Baile de confraternização doEspaço X Stelinha CardosoSerá dia 18/12, a partir das 19h,no Clube dos Advogados(OAB), Centro do Rio, com aBanda Paratodos. Inf. 8166-0404 / 2223-4066 / 8778-4066.

SEXTASBaile-Ficha em Duque de Ca-xiasToda sexta-feira, das 20 às 24h,com dançarinos contratadospela Academia da Tia Neide.Itaperuna F. Clube, em Itatiaia,Duque de Caxias. Sonorização:dj Guisner. Inf. 3653-1560 /9154-9170.Baile-Ficha na AcademiaJimmyToda Sexta, no Catete, das 19hàs 22:30h. Especial baile dosinstrutores na primeira sexta domês e aniversariantes do mêstoda última sexta-feira do mês.Org. Regina Vasconcellos. DJViviane Chan. Inf.: 2252-3762/ 8117-5057.Forró na ChinelaBaile mensal de forró da EscolaCarioca, na Tijuca, agora comtrio de forró ao vivo. Próximosagendados: 12/12 (Trio Poti-guá). Inf. 2288-1173.Dança de Salão em Todos osSantosToda sexta-feira, das 20 às 24h,no Studio de Dança HenriqueNascimento, em Todos os San-tos. Inf. 3899-7767 / 9752-2207.Baile de Dança de Salão da Ac.Luiz ValençaToda Sexta-feira, na Ac. LuizValença, na Tijuca, a partir das19h (na 2ª sexta, dj Pedro Pe-drada, nas demais, dj Luiz Va-lença). Inf.: 3872-5264.Festa da Vavá no CIBMúsicas dançantes e flash ba-cks, org. por Vavá, toda sexta, apartir das 20h, no CIB, Copa-cabana, com TriniDance e dj Di-nho tocando o melhor dos anos70-80-90. Inf. 2507-6538 /8116-0892 / 2549-9702. Re-corte o anúncio deste edição eganhe desconto no ingresso(até 21h somente).Baile no Espaço X de StelinhaCardosoBaile da academia, no Centro doRio, das 18 às 22h, em comemo-

Veja aqui os bailes regularesde nossos patrocinadores 25Veja aqui os bailes regulares

de nossos patrocinadoresAno 2 - Nº 14

DEZEMBRO/2008

Copacabana. Inf. 2256-1956 /2548-7785.Bailes da Ac Luiz ValençaNo primeiro sábado, dança desalão com Sheila Huertas; nosegundo sábado, dança de sa-lão com dj Jorge Henrique; noterceiro sábado todos os rit-mos de salão com dj Kadu Viei-ra; no último sábado, dança desalão comandada pelos profsOswaldo Albarelli e Zila Cor-rea. Sempre a partir das 20h. Inf.3872-5264Baile da Academia Jimmy deOliveira, CateteTodos os ritmos de salão, a par-tir das 21h, com os melhores djsda cidade! Inf.: 2285-6920.Milongas Bello Tango Produ-çõesBailes Bellinho, Bello Tango eMilonga Real, org. AparecidaBelotti. Próx. agendados: 13/12 (Bello Tango); 31/01 (Ani-versário de Aparecida Belotti).Inf.: 9982-3212.Tango na Escola CariocaBaile de tango no primeiro sá-bado do mês, na Escola Cariocade Dança (ex-Conexão), a par-tir das 21h. Inf.: 2288-1173.Zouk Mix HallA partir das 22h, no Núcleo deDança Renata Peçanha, no Cen-tro do Rio, festa mensal dezouk. Próximo: a confirmar. Inf.2221-1011 / 9879-1502 /8882-8950.Baile de Dança de Salão noCDACBaile quinzenal com todos osritmos de salão, a partir das21:30h, em Vila da Penha. Próx.:acesse www.alexdancarino.com.br. Inf. 3391-7530 / 9769-4272.Tarde Dançante Helênico Clu-beTodo sábado banda ao vivo apartir das 15:30h. Inf. 2502-1694 / 2502-6752 / 2520-0402.Baile da Associação AtléticaVila IsabelTodo sábado, com banda aovivo, das 19 às 23h, em Vila Isa-bel. Inf. 9979-9397.Bailes da Escola de DançaJaime ArôxaA mais nova programação debailes da cidade, com a presen-ça da equipe de bolsistas, as-sistentes e professores da casa.Inf. 2286-0065.Baile-ficha no MéierBaile no Espaço Universo daDança Amantes da Arte, todoprimeiro e terceiro sábado do

mês. Inf. 8142-5371 / 8265-1760.Baile da Ac. de Dança Macken-zieTodo sábado, a partir das 19h,no salão da academia do ClubeMackenzie. Org. Henrique Nas-cimento e Genilson. Inf. 9752-2207.Baile do Centro de Dança Val-queireTodo primeiro sábado do mês.Inf. 2453-1880 / 3833-1220.11º Aniversário da AcademiaAmigos da DançaDia 06/12, a partir das 21h, noCIB, Copacabana, com Bd Pa-ratodos e dj Marcelinho. Inf.9625-6599.Baile de Fim de Ano do Nú-cleo de Dança Renata PeçanhaSerá dia 13/12, a partir das 22h,com dj Dilson, João André econvidados. Inf. 2221-1011 /9879-1502 / 8882-8950.Baile na E. D. Jaime Arôxacom Bd Paratodos e trio deforróSerá dia 13/12, a partir das 21h,no salão refrigerado do nº 155da S. Clemente, uma organiza-ção de Evando Santos. Inf.8812-3188 / [email protected]ó do Catete - Festa de Fi-nal de AnoSerá dia 13/12, a partir das 21h,com Trio Potiguá e convidados,comemorando também 7 anos decarreira do prof. Marquinhos doForró. Veja anúncio na pág. 3.Grande Baile em Cabo FrioDia 20/12, o Núcleo de DançaAllan Lobato realizará um gran-de baile de dança de salão coma Banda Karibe, no Cl. MusicalSanta Helena, no Centro deCabo Frio, a partir das 22h. Inf.(22) 9271-6398. Mais detalhes/ tels. no anúncio da pág. 11.II Mega Baile da Estudanti-na, o último do ano!Devido ao grande sucesso, asbandas Brasil Show e NovosTempos fazem nova dobradinha,totalizando dez horas de baile,dia 27/12 (das 18 às 4h). Comdançarinos contratados. Org.Bernardo Garçon. Inf. 9399-0646. Outros tels. no anúncioda pág. 11.Baile do Cícero em NTDia 10/01/09, a partir das 20h,no CSSERJ, Barreto, Niterói,com orquestra Commander, co-memorando o aniversário deCícero.Aniversário de AparecidaBelotti

Será 31/01, com uma MilongaEspecial, em seu espaço no Jar-dim Botânico. Inf.: 9982-3212.

DOMINGOSEstangostosoNa academia Jimmy, no Catete,baile mensal de tango organi-zado por Márcio Carreiro, a par-tir das 19h (sempre no 3º do-mingo do mês). Inf.: 2285-6920.Milonga Del Domingo2º e 4º Domingo do mês, de 19às 23h, na Academia Alvaro’sDance, em Copacabana, org.Bob Cunha e Aurya Pires.Atenção: dia 14/12 (2º domin-go), a Milonga será na Escolade Dança Jaime Arôxa, comemo-rando o aniversário de AuryaPires. Inf. 2556-7765 / 9629-3072.Domingos Dançantes noOlympico ClubeTodos os domingos a partir das20:30h, organizado por Glori-nha e Emília. Com o Grupo Tri-nidance e dj Murilo. Recorte oanúncio publicado nesta edi-ção e obtenha desconto no in-gresso. Inf. 9979-0057 / 9772-2051 / 2553-3600 / 2560-6276Domingueira Bom MalandroNa Sinuca e Gafieira Lapa 40graus, com uma grande banda acada domingo. Org. Valdeci deSouza, Rodrigo Marques eChris Brasil. Clique no linkpara a lista amiga, com descon-to no ingresso, no site do jor-nal. Bandas programadas paradezembro: (07) Novos Tempos;(14) De Primeira; (21) BossaSeis; (28) Paratodos. Inf. 9972-4008 / 9618-5176 / 8133-9508.Domingueira DemocráticaTodos os domingos, a partir das20h, no Clube dos Democráti-cos, no Centro do Rio, com ban-da ao vivo. Inf. 2252-4611.Domingueira do Clube Can-to do Rio, NiteróiTodos os domingos, a partir das18h, com banda ao vivo. Jáagendado para dezembro:(07)Pingos & Gotas; (14)Copa 7; (21) Aeroporto; (28)Resumo. Inf. 2620-8018 /2717-5023.Domingueiras do Club Muni-cipalTodos os domingos, na Tijuca,almoço dançante, das 13 às 19h,com banda ao vivo. Inf.: 2569-4822 ou www.club municipal.com.br.Chá Dançante Escola de Dan-ça Jaime Arôxa

A segunda edição do eventoserá dia 07/12, das 16 às 20h.Ingressos antecipados com des-conto. Veja a cobertura da pri-meira edição do evento no sitedo Jornal Falando de Dança(www.jornalfalandodedanca.com.br). Inf. 8841-1853 (maistelefones no anúncio da pág.11).Aniversário de Aurya PiresSerá dia 14/12 (2º domingo dedezembro). No lugar de sua tra-dicional Milonga del Domin-go, os profs. Bob Cunha e Au-rya Pires farão o baile de ani-versário desta na Escola deDança Jaime Arôxa (veja anún-cio nesta edição), tocando to-dos os ritmos de salão. Apre-sentações especiais de sua ciade dança e da aniversariante.Inf. 2556-7765 / 9629-3072.Domingos Dançantes Natali-no no Olympico ClubBaile temático, dia 21/12, apartir das 20:30h, organizadopor Glorinha e Emília. Com oGrupo Trinidance e dj Murilo.Recorte o anúncio publicadonesta edição e obtenha descon-to no ingresso. Inf. 9979-0057/ 9772-2051 / 2553-3600 /2560-6276.Pré Reveillon do Bom Malan-droSerá dia 28/12, na Sinuca e Ga-fieira Lapa 40 graus, com a BdParatodos e uma decoração su-per especial. Org. Valdeci deSouza, Rodrigo Marques eChris Brasil. Clique no linkpara a lista amiga, com descon-to no ingresso, no site do jor-nal. Inf. 9972-4008 / 9618-5176 / 8133-9508.Pré Reveillon do DomingosDançantes no Olympico ClubBaile temático, dia 28/12, a par-tir das 20:30h, organizado porGlorinha e Emília. Com o Gru-po Trinidance e dj Murilo.Nesse dia não valerá o cupomde desconto (veja anúncio nes-ta edição). Inf. 9979-0057 /9772-2051 / 2553-3600 /2560-6276.

OUTROSEVENTOS:

Festival de Bandas da Domin-gueira Bom MalandroSerá em janeiro, início a com-binar, e a banda melhor classi-ficada será incluída no castingdo evento. Veja matéria na pá-gina 5. Inscrições abertas.Cobertura do Jornal Falando deDança.

do Brasil. Quatro dias de aulasde zouk, bailes, passeio de bar-co, mergulhos e trilhas. Org.Alex de Carvalho. Veja os de-talhes no anúncio da pág. 17.Workshop de Forró para pro-fissionais e nível avançadoSerá em julho de 2009, na ciaMarinho Braz, em Laranjeiras.Conheça o trabalho de MarinhoBraz vendo as postagens nosite do jornal Falando de Dan-ça ou acessando o site da Cia,www.cia marinhobraz. com.br.

PROGRAMAÇÃO DASBANDASPATROCINADORAS:

Peixinho & CiaInf. 2455-5109 / 9115-1112.Programação: todas as sextasno Clube Paratodos da Pavu-na, a partir das 18h; todos ossábados no Espaço Columbia,em V. Valqueire, 18h; todos osdomingos na Oficina de Festas,em Madureira, a partir das20:30h. Nos demais dias, con-sulte pelos telefones acima.

Music for DanceO compacto que satisfaz!Inf. (21) 2446-4434 / 2443-6162 / 9862-2841 (FranciscoSantana).Conheça nosso trabalho: todaquarta, no Clube RecreativoPortuguês, R. Ariapó 50, Ta-quara, Jacarepaguá, a partir das19h; todos os domingos a par-tir das 16h no shopping Centerde Madureira. Assista aos cli-pes de nosso trabalho no linkde Roteiro das Bandas do sitedeste informativo ou acessenossa página: http://musicfordance.jimdo.com/.

TriniDanceAnimando as noites de Copa-cabana: toda sexta, na Festa daVavá, no CIB, e aos domingosno “Domingos Dançantes” deGlorinha e Emília, no Olympi-co Club. No site do jornal Fa-lando de Dança, assista a cli-pes de nossas apresentações(link ‘roteiro das bandas’). Inf.9854-9827.

Conjunto AeroportoInf. 2280-2356 / 9994-5580,Sr. José – ou www.conjuntoaeroporto.mus.br. Programa-ção de dezembro: (4)-ClubeMunicipal; (6)-Casa Show Ri-balta-Barra; (7)- Clube dosBombeiros - Madureira; (9)- Ti-juca Tênis Clube; (10)- Baile

dos Func. do IBGE- Ass. Emp.Comercio; (11)- Baile dos Func.das Furnas-Ginástico Portu-gues; (12)- Riosampa; (13)- Ca-sino Bangu; (14)- Casa de FestaEmporio; (15)- Império Serrano;(17)- Vermelho e Branco-Chur-rascaria Marlene; (19)- Baile doPapai Noel do Rio Sampa; (21)-Canto do Rio Football Clube;(26)- Rio Sampa; (27)- Baile daCasa de Viseu; (28)- Baile doBranco -Clube Bombeiro-Madu-reira; (29)- Rio Sampa- Pré-Re-veillon; (31)- Riviera CountryClub - Barra.

Banda Novos TemposInf. 9641-5474 / 9727-2195 /2201-9446.Programação de dezembro:(2) Irajá; (6) América; (7) Lapa40 Graus; (10) ChurrascariaMarlene; (13) Helênico e S. Cris-tóvão Imperial; (14) Marinha-V.Carvalho; (15) Mackenzie;(19) Casa de Viseu; (20) TijucaTenis Club; (21) Clube dos De-mocraticos; (22) Clube Munici-pal; (27) Helênico e Estudanti-na Musical; (28)Marinha.

Banda ParatodosInf. Toninho Moreira, tels. 3477-4308; 2464-1190; 3359-6753;7862-0558 id:83* 67257. Pro-gramação de novembro jáagendada para dezembro (su-jeita a alterações): (5) WestShow; (6) Helênico;(9) Casa doMarinheiro - Particular (10)América; (12) Belo Horizonte-Particular; (13) Ac. de DançaJaime Arôxa; (14) Democraticos;(16) Estudantina; (18) Baile Ste-linha Cardoso; (19) Fluminen-se-Particular; (21) Baile do Car-los Bolacha na Hebraica; (27)America Footbal Clube; (28)Lapa 40 Graus; (31) Fluminen-se.

Banda Rio ShowInf. Sílvio (2209-0814 / 8765-0200) ou Washington (3181-7212 / 9464-0953)Programação para dezembro:(07) Colonial, Campo Grande;(08) Municipal, Tijuca; (12)Imperatriz Leopoldina; (21)Marinha, V. Carvalho; (28) Sam-bola (Baile do Clube Vera Cruz).

Atenção: datas sujeitas a alte-rações. Sugerimos ligar antesde sair para o programa. Aofazê-lo, informe ao organiza-dor onde viu sua programação,ajudando-nos a comprovar autilidade desta seção.

Mostra de Dança na Rio Sam-pa ISerá dia 07/12, domingo, mar-cando o encerramento do ano daAcademia Cristina Mendes, deNova Iguaçu. Inf. 2667-4662.Workshop de tango com Ju-nior Cervila em Belém doParáDe 11 a 13/12, numa organiza-ção de José Neto e AdelaideMarinho, com show de abertu-ra dia 10, com o espetáculo Tan-gos, contando com a participa-ção especial de Neto e Adelai-de, Érico Rodrigo e Rachel Bus-cácio e Cia Nacional. Inf. (91)9183-4204 / 8840-4204 /http://cianacional.com.Mostra de Dança na Rio Sam-pa IISerá dias 13 e 14/12, sábado edomingo, marcando o encerra-mento do ano da Academia Te-reza Petsold, de Nova Iguaçu.Inf. 2667-4662.Passeio da Academia Concei-ção da BahiaDia 14/12, domingo, passeio aPenedo, incluindo visita àCasa do Papai Noel. Inf. 2288-2087 / 9679-3628.Espetáculo de Dança no Tea-tro IpanemaDia 20/12, sábado, às 21h, apre-sentação única da montagem“Faces”, da Cia de Dança Re-nata Peçanha. Ingressos já àvenda no Núcleo de Dança. Inf.2221-1011. Veja detalhes noanúncio deste edição.Workshop de samba da AcJimmy de OliveiraIII Oficina do Samba, de 8 a11/01/09, com 4 dias de aulas e3 noites de bailes. Veja deta-lhes no anúncio desta edição.Inf. 2285-6920.Programa de Férias “Ema-greça Dançando”Janeiro e fevereiro, no ClubeMackenzie, Méier, 2 meses deaulas à tarde e de noite, comacompanhamento de nutricio-naista e alongamento com pro-fissional do CREF, com aulas deforró, salsa, zouk e samba no pédirecionada para a queima de ca-lorias. Org. Studio de DançaHenrique Nascimento. Inf. (21)2269-0082 / 9752-2207.Cursos de Verão Carioca MIXDe 5/01 a 13/02, na EscolaCarioca de Dança, na Tijuca,aulas e bailes de todos os rit-mos, veja programação na pági-na 18.Ilha do ZoukDe 18 a 21/04/09, o melhor donosso zouk na ilha mais linda

26 Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

EXPEDIENTE: Diretoria: Anderson Gomes / Antônio Aragão / Leonor Costa; Conselho Editorial: Antônio Aragão, Leonor Costa e Fátima Mendonça; JornalistaResponsável: Fátima Mendonça (MTPS-22.132); Jurídico: Edil Murilo (OAB-RJ 52.925); Editoração: Leonor Costa; Fotografia: Antônio Aragão e LeonorCosta; Fax/gravação de recados: (21) 2535-2377; Atendimento pessoal: (21) 2551-3334 / (21) 9202-6073; Email: contato@ jornalfalandodedanca.com.br;Página na Internet: www.jornalfalandodedanca. com.br; Endereço: Av. 13 de Maio 33 sala 1308 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep 20031-007; Fechamentoda edição: dia 20 de cada mês; Distribuição: a partir do dia 1º do mês seguinte; Pontos de distribuição: eventos de dança em geral; academias de ginástica, ballete dança; bancas de jornais e estabelecimentos comerciais conveniados; Assinatura: 12 exemplares/ano (1 por mês) R$ 42,00. As matérias assinadas são deresponsabilidade de seus respectivos autores, colaboradores deste informativo. Proibida reprodução de artes e matérias sem autorização expressa deste informativo,sob penas da lei.

Vocês sabem de algum site que tenha algum vídeo da EvaAngues para baixar?André Martins**, sobre a treinadora espanhola de dan-cesport.NR: Olá André, passamos sua mensagem para a Eva. Sehouver retorno entraremos em contato.......................Sou um grande fã do Jimmy, sou aqui de Londrina - PR, efaz um tempo que tentei descobrir qual era o nome damúsica que o Jimmy dança na coreografia das bengalas.Afinal ela está ou não remixada?! Se sim, de qual Dj eraaquele remix?Vocês poderiam me informar pelo menos o nome dela?Junior Hocama*NR: Olá Junior, publicamos sua mensagem no livro devisitas do blog e aqui no jornal, para ver se recebemosalguma informação a respeito........................Pratico dança de salão e gostaria de saber como eu possoadquirir o JORNAL FALANDO DE DANÇA.Zélia*NR: Você pode pegá-lo gratuitamente nos principais

eventos e academias do Rio, ou fazer uma assinatura (vejacomo ao final desta coluna) para não perder nenhumaedição e recebê-la confortavelmente em sua casa........................Adoro este jornal! O mais atualizado! Gostaria de saberquando é o aniversário da Estudantina.Jussara deBrito V. Marques**NR: O aniversário da Estudantina é dia 22/12, mas esteano a comemoração se dará no baile de sábado do dia20/12...................Desejo que o Jornal possa continuar realizando esse traba-lho maravilhoso e tão importante para dança e estarei sem-pre à disposição para ajudar no que for preciso.Tonny Palhano*, de Fortaleza....................Meus sinceros parabéns! Mesmo não tendo sido possíveldesta vez colaborar diretamente para a realização deste so-nho, nunca deixei de torcer por vocês!Henrique Dinis*, de São Paulo.......................Impossibilitado de estar presente na festa do 1º Aniversá-

Mensagens dos leitoresrio do Jornal, venho cumprimentá-los e parabenizá-los pelobrilhante trabalho apresentado no decorrer do ano.Álvaro Reys e Equipe (telegrama).....................Parabéns pelo belo trabalho que estão desenvolvendo pelae para a dança de salão. No futuro esse trabalho serálembrado com grande orgulho por aqueles que tem a dançade salão em suas vidas, tanto como profissional, admira-dor e ou praticante.Ronaldo Godinho**________________________________________*Por correio eletrônico.**Mensagem deixada no Livro de Visitas.***Mensagem recebida por faxMensagem para esta seção?a) por email (contato@ jornalfalandodedanca. com.br);b) por fax (0xx-21-2535-2377);c) por carta (veja o endereço no expediente);d) por mensagem deixada em nosso livro de visitas, no site dojornal, www. jornalfalandodedanca. com.br.Assinaturas?Mande-nos seu endereço completo (veja como no parágrafo ante-rior) que lhe encaminharemos um exemplar com os dados de co-brança (R$ 42,00 por ano, para receber todo mês seu exemplar emcasa!).Divulgação em nossos espaços (jornal, blog, site)?Fale com Aragão, nos tels. (21) 2551-3334 ou 9202-6073.

26 Ano 2 - Nº 14DEZEMBRO/2008

EXPEDIENTE: Diretoria: Anderson Gomes / Antônio Aragão / Leonor Costa; Conselho Editorial: Antônio Aragão, Leonor Costa e Fátima Mendonça; JornalistaResponsável: Fátima Mendonça (MTPS-22.132); Jurídico: Edil Murilo (OAB-RJ 52.925); Editoração: Leonor Costa; Fotografia: Antônio Aragão e LeonorCosta; Fax/gravação de recados: (21) 2535-2377; Atendimento pessoal: (21) 2551-3334 / (21) 9202-6073; Email: contato@ jornalfalandodedanca.com.br;Página na Internet: www.jornalfalandodedanca. com.br; Endereço: Av. 13 de Maio 33 sala 1308 - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep 20031-007; Fechamentoda edição: dia 20 de cada mês; Distribuição: a partir do dia 1º do mês seguinte; Pontos de distribuição: eventos de dança em geral; academias de ginástica, ballete dança; bancas de jornais e estabelecimentos comerciais conveniados; Assinatura: 12 exemplares/ano (1 por mês) R$ 42,00. As matérias assinadas são deresponsabilidade de seus respectivos autores, colaboradores deste informativo. Proibida reprodução de artes e matérias sem autorização expressa deste informativo,sob penas da lei.

Vocês sabem de algum site que tenha algum vídeo da EvaAngues para baixar?André Martins**, sobre a treinadora espanhola de dan-cesport.NR: Olá André, passamos sua mensagem para a Eva. Sehouver retorno entraremos em contato.......................Sou um grande fã do Jimmy, sou aqui de Londrina - PR, efaz um tempo que tentei descobrir qual era o nome damúsica que o Jimmy dança na coreografia das bengalas.Afinal ela está ou não remixada?! Se sim, de qual Dj eraaquele remix?Vocês poderiam me informar pelo menos o nome dela?Junior Hocama*NR: Olá Junior, publicamos sua mensagem no livro devisitas do blog e aqui no jornal, para ver se recebemosalguma informação a respeito........................Pratico dança de salão e gostaria de saber como eu possoadquirir o JORNAL FALANDO DE DANÇA.Zélia*NR: Você pode pegá-lo gratuitamente nos principais

eventos e academias do Rio, ou fazer uma assinatura (vejacomo ao final desta coluna) para não perder nenhumaedição e recebê-la confortavelmente em sua casa........................Adoro este jornal! O mais atualizado! Gostaria de saberquando é o aniversário da Estudantina.Jussara deBrito V. Marques**NR: O aniversário da Estudantina é dia 22/12, mas esteano a comemoração se dará no baile de sábado do dia20/12...................Desejo que o Jornal possa continuar realizando esse traba-lho maravilhoso e tão importante para dança e estarei sem-pre à disposição para ajudar no que for preciso.Tonny Palhano*, de Fortaleza....................Meus sinceros parabéns! Mesmo não tendo sido possíveldesta vez colaborar diretamente para a realização deste so-nho, nunca deixei de torcer por vocês!Henrique Dinis*, de São Paulo.......................Impossibilitado de estar presente na festa do 1º Aniversá-

Mensagens dos leitoresrio do Jornal, venho cumprimentá-los e parabenizá-los pelobrilhante trabalho apresentado no decorrer do ano.Álvaro Reys e Equipe (telegrama).....................Parabéns pelo belo trabalho que estão desenvolvendo pelae para a dança de salão. No futuro esse trabalho serálembrado com grande orgulho por aqueles que tem a dançade salão em suas vidas, tanto como profissional, admira-dor e ou praticante.Ronaldo Godinho**________________________________________*Por correio eletrônico.**Mensagem deixada no Livro de Visitas.***Mensagem recebida por faxMensagem para esta seção?a) por email (contato@ jornalfalandodedanca. com.br);b) por fax (0xx-21-2535-2377);c) por carta (veja o endereço no expediente);d) por mensagem deixada em nosso livro de visitas, no site dojornal, www. jornalfalandodedanca. com.br.Assinaturas?Mande-nos seu endereço completo (veja como no parágrafo ante-rior) que lhe encaminharemos um exemplar com os dados de co-brança (R$ 42,00 por ano, para receber todo mês seu exemplar emcasa!).Divulgação em nossos espaços (jornal, blog, site)?Fale com Aragão, nos tels. (21) 2551-3334 ou 9202-6073.