9°ANO D - Prefeitura Municipal de Bauru

55
1° BIMESTRE – BLOCO 2 1 PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU Secretaria Municipal da Educação EMEF "CÔNEGO ANÍBAL DIFRÂNCIA" 9°ANO D PERÍODO LETIVO PROFESSOR (A) – COMPONENTE CURRICULAR 19/04/2021 a 07/05/2021 Prof.ª Ana Maria - ARTE Nome do Aluno: _____________________________________________TURMA: ___________ ARTE EIXO/LINGUAGEM DA ARTE: Dança. CONTEÚDO: Composição coreográfica individual e coletiva; EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM: Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos. EIXO/LINGUAGEM DA ARTE: Artes Cênicas CONTEÚDO: Composição cênica: individual e coletiva. EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM: Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador. Enunciado: Olá pessoal, espero que estejam todos bem e tentando sair o mínimo possível de casa. O 1°Bimestre segue adiante e entramos no conteúdo de Dança, composição coreográfica individual e coletiva e passaremos depois as artes cênicas falando um pouco sobre composição cênica: individual e coletiva. Qualquer dúvida estou à disposição! Composição coreográfica individual e coletiva Sabemos que a dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva. Logo dispomos assim de tipos e estilos de dança que são podem ser dançados em grupo ou individualmente. Sendo estes: Danças individuais: A dança individual seria aquela em que se dança sem formação de pares, mas que pode ser feita em grupo também, unindo dessa forma a prática de um exercício físico ao prazer e a socialização da dança. Alguns tipos de danças individuais: - Ballet Significado da palavra: derivado do italiano “ballare”, significa bailar. Existem 5 posições básicas dos pés e 5 dos braços. Histórico do Ballet: + de 500 anos atrás, primeiro Ballet registrado 1489, a princípio só dançado pelos homens. - Dança Moderna Esquece os passos clássicos, dando ênfase somente aos movimentos corporais. Trabalhando contrações e descontrações, torções, desencaixes, etc. O estilo dá ênfase aos sentimentos, sonhos, teatralizando-os através de movimentos corporais. Roupa livre e pés descalços. Isadora Duncan, Marta Grahan.

Transcript of 9°ANO D - Prefeitura Municipal de Bauru

1° BIMESTRE – BLOCO 2 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU Secretaria Municipal da Educação

EMEF "CÔNEGO ANÍBAL DIFRÂNCIA"

9°ANO DPERÍODO LETIVO

PROFESSOR (A) –COMPONENTE CURRICULAR

19/04/2021 a 07/05/2021Prof.ª Ana Maria - ARTE

Nome do Aluno: _____________________________________________TURMA: ___________

ARTE EIXO/LINGUAGEM DA ARTE: Dança. CONTEÚDO: Composição coreográfica individual e coletiva; EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM: Discutir as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola e em outros contextos, problematizando estereótipos e preconceitos. EIXO/LINGUAGEM DA ARTE: Artes Cênicas CONTEÚDO: Composição cênica: individual e coletiva. EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM: Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

Enunciado:

Olá pessoal, espero que estejam todos bem e tentando sair o mínimo possível de casa. O 1°Bimestre segue adiante e entramos no conteúdo de Dança, composição coreográfica individual e coletiva e passaremos depois as artes cênicas falando um pouco sobre composição cênica: individual e coletiva. Qualquer dúvida estou à disposição!

Composição coreográfica individual e coletiva

Sabemos que a dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva. Logo dispomos assim de tipos e estilos de dança que são podem ser dançados em grupo ou individualmente. Sendo estes:

Danças individuais: A dança individual seria aquela em que se dança sem formação de pares, mas quepode ser feita em grupo também, unindo dessa forma a prática de um exercício físico ao prazer e asocialização da dança. Alguns tipos de danças individuais:- Ballet

Significado da palavra: derivado do italiano “ballare”,significa bailar.Existem 5 posições básicas dos pés e 5 dos braços.Histórico do Ballet: + de 500 anos atrás, primeiroBallet registrado 1489, a princípio só dançado peloshomens.

- Dança ModernaEsquece os passos clássicos, dando ênfase somenteaos movimentos corporais. Trabalhando contrações edescontrações, torções, desencaixes, etc. O estilo dáênfase aos sentimentos, sonhos, teatralizando-osatravés de movimentos corporais.Roupa livre e pés descalços.

Isadora Duncan, Marta Grahan.

1° BIMESTRE – BLOCO 2 2

- Dança ContemporâneaÉ marcada pela inovação e criatividade. A modalidade buscaexplorar os movimentos com maior liberdade, englobandoinfluencias de outros tipos de dança e do teatro. Com raízes detipos de dança e do teatro.Com raízes na dança moderna de Martha Grahan, a dançacontemporânea surgiu na década de 60 como uma forma deprotesto ou rompimento com a cultura clássica.A dança contemporânea não possui uma técnica únicaestabelecida.

- JazzForma de expressão corporal criada

e sustentada pelo improviso, trabalhada emgrupo com coreografias de movimentosidênticos.

Na atualidade já tem uma variaçãocoreográfica dentro do próprio grupodesenvolvendo um trabalho mais ricopela variação de movimentos e espaço.

- Sapateado- Dança do Ventre

- Break Dance- Hip Hop- Funk

Danças de Grupo.Dança em grupo é um tipo de dança dançada por múltiplas pessoas ao mesmo tempo. Geralmente

tem a intenção da participação em vez de apresentação e pode ser conduzida e seguida com certa facilidade. Costumam ser dançadas para a socialização ou entretenimento, mas podem ter funções cerimoniais ou de apresentação. As danças são geralmente coordenadas ou padronizadas de forma que todos do grupo estejam fazendo os mesmos passos ao mesmo tempo. Alguns tipos de danças coletivas:

Contradança: Dança composta por filas longas de casais. Um exemplo é a quadrilha de festa junina, que apresenta também uma estrutura circular.

Dança em linha: Grupos de pessoas dançam em linhas ou colunas executando passos ao mesmo tempo. Todos ficam virados para a mesma direção ou virados um para ou outro. Diferentes de outras danças, geralmente não há contato físico entre os dançarinos. Em coreografias.

Dança em roda: Dança em que os indivíduos estão conectados um com os outros (de mãos dadas) formando uma corrente circular (uma roda). É a forma mais antiga de dança coletiva. Cirandas são os exemplos mais comuns.

Country: Ritmo norte americano onde primeiramente inventavam passos livres ao som de banjos, bandolins. Pode ser dançado sem par, em fila, livre ou em círculo.

1° BIMESTRE – BLOCO 2 3

Street Dance / Dança de Rua – Dança estadunidense surgida em meados de 1930 que é um conjunto de estilos de danças que possuem movimentos detalhadosOriginalmente possuía 4 estilos.

Locking: baseado no Funk americano dos anos70, movimentos de braços, mãos, dedos commuito movimento nos pés.

Pooping: caracterizado pela mímica, ondas econtração muscular.

Brookyn Rock: disputa de movimentos.Freestyle: (estilo livre) dançado não só no break

(batidada música), mas também nas convenções vocais e instrumentos musicais.

Em todos esses tipos de dança no entanto podem existir para com os participantes a construção de um estereótipo ou preconceito. Relembremos que Estereótipo é a palavra usada principalmente para definir e limitar pessoas quanto a aparência (cor da pele, tipo de vestimentas, uso de acessórios, etc), naturalidade (região ou país de origem) e comportamento (religião, cultura, crença, nível de educação, etc). Ou seja é um padrão utilizado pelo senso comum e baseado em pensamentos pré-concebidos sobre alguém ou algo sem ter o conhecimento real das coisas. Já o Preconceito é o ato de julgar algo ou alguém antes de conhecer realmente o objeto e ele pode acontecer por vários motivos. Na dança geralmente podemos encontrar preconceitos infundados para com os homens que dançam, para com as danças de origem afrodescendente como a capoeira, e o hip hop por exemplo, e até mesmo para com as roupas e adereços usados em algumas modalidades e apresentações.

Composição cênica: individual e coletiva. Elementos do Teatro

Antes de iniciar a composição e construção de uma peça ou cena teatral precisamos além do roteiro pensar sobre quais são os elementos teatrais que existem para que se possa conceber o espetáculo. Em resumo os elementos são:

Adereços e figurinos Cenário/ cenografia

Sonoplastia Maquiagem Iluminação.

1° BIMESTRE – BLOCO 2 4

Adereços e figurinos:Figurino é todo traje usado pelos

personagens. E os Adereços são os acessórios utilizados pelos atores junto ao figurino ou em cena. O figurino auxilia na compreensão do personagem e portanto devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação.

Cenário / Cenografia: Cenário são elementos que agrupados compõem e transformam o espaço onde vai acontecer a cena.

A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela constrói o ambiente e demonstra o espaço/tempo aproximando o público da representação.

Sonoplastia A sonoplastia é um conjunto de sons e efeitos

sonoros provenientes de músicas e ruídos, vozes e outras fontes e formas sonoras que ajudam a enfatizar as cenas e as emoções dos atores e das cenas. A sonoplastia ajuda a envolver o público em emoções e sensações. O sonoplasta junto ao diretor de música compõe a trilha sonora que é todo o conjunto sonoro de um filme, incluindo além da música, os efeitos sonoros e os diálogos.

Maquiagem / maquilhagem ou maquilagem

A maquiagem é o uso de produtos ou cosméticos para a embelezamento ou disfarce dos atores. A maquiagem é fundamental para ajudar na criação do personagem e na transformação estética dos atores.

Iluminação

A iluminação pode dar mais foco e ênfase aos objetos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de apresentação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. Assim, através do jogo de luzes podemos ambientar a cena e transmitir as emoções nela exploradas.

1° BIMESTRE – BLOCO 2 5

Atividades

1- Sobre as composições coreográficas:a) Diferencie as danças individuais das danças com grupo.

b) Cite três danças individuais e três danças com grupo

c) Imagine que você foi convidado para participar de uma apresentação com alguma das dançasestudadas. Qual seria a dança escolhida por você para ser convidada? Aponte se aceitaria ou não oconvite e justifique a sua resposta.

1° BIMESTRE – BLOCO 2 6

d) Faça um breve comentário explicando como o preconceito ou o estereótipo podem se manifestarou acontecer em relação a dança.

2 – Responda as questões abaixo: a) Se você fosse criar uma peça qual seria o tema principal? E a personagem principal?

1° BIMESTRE – BLOCO 2 7

b) Pensando nesta peça faça um desenho do cenário que você faria uso, do figurino e aponteescrevendo qual seria a trilha sonora.

1° BIMESTRE – BLOCO 2 8

Fontes do textohttps://www.educamaisbrasil.com.br/enem/educacao-fisica/danca. http://cadernoedf.blogspot.com/2015/10/tipos-de-dancas.htmlhttp://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=197

Fontes de imagensBallet: http://www.dancaexpressao.com.br/wp-content/uploads/2015/07/ballet.jpg. Jazz: https://i.pinimg.com/originals/58/a4/73/58a4736664497608359c803b91aa86ea.jpgContemporânea: https://encrypted-bn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTbzgVQp4uQUvTjUZ_pQgzipMo2Ah6FFsSscA&usqp=CAUBreak: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS6QaxvqavM_H2S0lvx_-ZqAFDbQHj2Tt-YJg&usqp=CAUQuadrilha:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fb/S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_no_Pel%C3%B4_2.jpg/260px-S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_no_Pel%C3%B4_2.jpgCiranda:https://historiasdpescador.files.wordpress.com/2010/03/09b_expoumahistoriadepescadordeliliatandaya_ciranda.jpgStreet Dance: https://files.chapadensenews.com.br/fotos/493284.jpgElementos do teatro: https://mundodosmusicais.files.wordpress.com/2017/05/wicked.jpg Cenário e Figurino: http://f.i.uol.com.br/fotografia/2016/03/03/592417-970x600-1.jpeg Iluminação: https://i.pinimg.com/originals/59/77/91/5977915313713fcad82cdeaf760b01eb.jpgSonoplastia:https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTvmxFzxWduq8qNgvJThbYRDzIfnBYQpq2PRg&usqp=CAU;https://encryptedtbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRO_EiOFxzX5kkqomwYmzoqQqSJeqcuILlBg&usqp=CAUMaquiagem: https://i.pinimg.com/originals/e0/a8/16/e0a81649ef7c8cd4695c8db08db60d00.jpg

1º BIMESTRE – BLOCO 2 1

9ºANO D PERÍODO LETIVO PROFESSOR (A) –

COMPONENTE CURRICULAR 19/04/2021 a 07/05/2021 Cátia - Ciências

NOME DO ALUNO: TURMA:

CIÊNCIAS

Como estão todos (as)? Espero que bem. Vamos iniciar o BLOCO 2 , com o tema Substâncias e Misturas e também transformações químicas, físicas e materiais sintéticos.

Objetivos: Identificar as evidências de transformações químicas,

Conhecer métodos mais adequados para a separação de materiais,

Identificar as transformações químicas e físicas,

Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socio ambientais.

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

Um dos objetos principais de estudo da química é a matéria, que pode ser definida como tudo aquilo que ocupa lugar no espaço. A matéria apresenta-se basicamente de duas formas: como uma substância pura ou como uma mistura. Essas duas formas, por sua vez, são subdivididas em outras classificações (observe a imagem ao lado) sendo que as principais são:

Classificação da matéria em substâncias puras e misturas

Vamos entender cada uma delas:

1. Substâncias puras ou simplesmente

substâncias: São aquelas constituídas somente por

um tipo de constituinte (moléculas, átomos, íons,

fórmulas unitárias etc.) e possuem pontos de fusão e

ebulição constantes a uma dada pressão, além de

densidade bem definida, em determinada pressão e

temperatura.

Por exemplo, a água destilada é uma substância pura

porque ela é constituída somente por moléculas de H2O.

Ao nível do mar (pressão de 1 atm), ela possui ponto de fusão exatamente igual a 0ºC, ponto de ebulição igual a 100ºC e, a 3,98 ºC, a sua densidade é de 1,0 g/cm3.

A água destilada é um exemplo de substância pura.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 2

1.1. Substâncias simples: São aquelas formadas unicamente por átomos de um mesmo elemento

químico. O gás oxigênio (O2), que é formado por apenas um tipo de elemento, o oxigênio. Gás hidrogênio (H2), ferro (Fe), gás hélio (He), alumínio (Al) e outros.

1.2. Substância compostas ou simplesmente compostos: São formados por átomos de mais de um tipo

de elemento químico.

Por exemplo, as moléculas da água destilada mencionada são formadas por dois tipos de átomos (hidrogênio e

oxigênio). Portanto, ela é uma substância composta. Outros exemplos são: gás carbônico (CO2), álcool (C2H5OH)

e sal de cozinha (cloreto de sódio-NaCl).

2. Misturas: São formadas por duas ou mais substâncias puras. As misturas não possuem densidades

fixas porque elas variam, dependendo da quantidade de cada componente na mistura. Não possuem

ponto de fusão e ebulição constantes, mas sim intervalos de temperatura em que se começa e termina a

mudança de estado físico.

Por exemplo, a água que bebemos não é pura, porque tanto a água mineral quanto a que sai da torneira possui

uma grande quantidade de substâncias dissolvidas. Se olhar no rótulo de uma água mineral, por exemplo, você

verá que as principais espécies químicas encontradas na maioria das águas minerais são: íons cálcio, magnésio,

potássio, sódio, cobre, bário, antimônio, arsênio, cádmio, chumbo, manganês, mercúrio, níquel, cromo, cianeto,

borato, fosfato, bicarbonatos, sulfatos, sulfetos, nitratos, cloretos e ferro. Portanto, a água mineral é na realidade

uma mistura.

2.1. Misturas homogêneas (soluções

verdadeiras): São aquelas misturas que

apresentam uma única fase, ou seja, todo o seu

aspecto é uniforme.

A água mineral citada anteriormente é um exemplo de

mistura homogênea, em que não conseguimos ver a

separação entre os componentes.

Outros exemplos de misturas homogêneas são: o ar

(formado por uma mistura de vários gases, sendo que os

principais são o nitrogênio (N2) e o oxigênio (O2)), o soro

fisiológico (mistura de água e sal), o

soro caseiro (água + sal + açúcar), o

álcool etílico (etanol e água), entre

outros.

Observação: A mistura deve ser homogênea mesmo ao se olhar em um microscópio. O que não é o caso,

por exemplo, do leite e do sangue, que parecem ser homogêneos a olho nu, mas que, quando olhamos no

microscópio, vemos seus vários componentes. As misturas homogêneas também não são separadas por

métodos físicos, como a centrifugação, que é uma técnica que facilmente separa os componentes do leite e do

sangue.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 3

2.2. Misturas heterogêneas: São aquelas misturas

que apresentam duas ou mais fases.

Um exemplo é a mistura de água e óleo mostrada

abaixo. Visto que não se misturam e o óleo é menos

denso que a água, formam-se

duas fases (sistema bifásico),

com o óleo na parte superior.

Exemplos:

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/misturas.htm

O sangue é um exemplo de mistura heterogênea

TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

Separação de misturas

Os métodos de separação de misturas são utilizados com o intuito de separar todas ou a maioria das substâncias que formam uma mistura.

Abaixo, temos uma relação de diversos métodos de separação de misturas, porém alguns mais utilizados em misturas homogêneas, já outros em misturas heterogêneas:

OBS.: De uma forma geral a separação dos componentes de uma mistura quase sempre necessita da utilização

de mais de um método.

a) Para misturas heterogêneas

Catação: método de separação utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por sólidos

de tamanhos diferentes, ou de um sólido não dissolvido no líquido, utilizando recursos como as mãos, uma

pinça, um pegador, etc. para fazer a retirada de um sólido. Exemplo: separar pedras dos grãos de feijão.

Levigação: método que utiliza a força da água para arrastar o componente menos denso de uma mistura

formada por sólidos de diferentes densidades. Exemplo: separar o cascalho do ouro.

Ventilação: método que utiliza a força do vento para arrastar o componente menos denso de uma mistura

formada por sólidos de diferentes densidades. Exemplo: separar a casca do grão de amendoim.

Flotação: método no qual um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos, os quais não se

dissolvem e um deles é mais denso, enquanto o outro é mais denso que o líquido. Em seguida uma

decantação é realizada. Exemplo: adicionar água em uma mistura formada por areia e isopor.

Sifonação: Método no qual utilizamos mangueira, pipeta, canudo, seringa e etc., para retirar o líquido mais

denso ou o menos denso de uma mistura formada por apenas líquidos. Exemplo: Separar os componentes

da mistura formada por água e óleo.

Filtração: método no qual um filtro de papel retém o componente sólido de uma mistura formada por um sólido

e um gás, ou um sólido não dissolvido em um líquido. Exemplo: separar a areia da água.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 4

Filtração a vácuo: é um método que acelera a velocidade da realização de uma filtração. Isto ocorre porque

o líquido filtrado não apresenta a resistência do ar ao cair dentro do recipiente. Exemplo: separar areia da

água ou uma mistura pastosa.

Decantação: Método no qual o componente menos denso da mistura (formada por um sólido não dissolvido

em um líquido, ou entre dois líquidos que não se dissolvem) é posicionado em cima do componente mais

denso, devido a ação da gravidade. Exemplo: separar barro da água.

Separação com funil de bromo: é um equipamento específico com o qual é possível separar o líquido mais

denso do líquido menos denso de uma mistura formada por líquidos imiscíveis, após a realização de uma

decantação dos mesmos. Exemplo: separar água e óleo.

Centrifugação: é um método que acelera o fenômeno da decantação, quando a mistura é submetida a

movimentos de translação em um equipamento denominado centrífuga.

Separação magnética: método no qual um ímã é utilizado para retirar o componente metálico presente em

uma mistura formada por sólidos. Exemplo: separar a limalha de ferro da areia.

Dissolução fracionada: método no qual um líquido é adicionado a uma mistura formada por dois sólidos com

o objetivo de dissolver apenas um deles. Exemplo: adicionar água em uma mistura formada por sal e areia.

Coagulação: método no qual uma substancia é adicionada a uma mistura com o intuito de se unir à

componentes sólidos que estejam em suspensão em um líquido. Exemplo: adicionar sulfato de alumínio na

água em uma estação de tratamento de água.

Floculação: é um método que complementa a coagulação, já que nele a mistura é agitada para favorecer a

ação do coagulante.

Tamisação: método no qual se utiliza uma peneira para separar grãos sólidos de tamanho maior presentes

em uma mistura. Peneirar a farinha de trigo.

b) Para misturas homogêneas

Fusão fracionada: método utilizado para separar os componentes de uma mistura homogênea formado

apenas por sólidos que apresentam diferentes pontos de fusão. A mistura é aquecida até atingir o menor

ponto de fusão. Assim, em seguida, por filtração ou peneiração, o sólido restante é separado do líquido.

Exemplo: separação dos componentes do ouro 18 quilates.

Solidificação fracionada: método utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por líquidos

miscíveis que apresentem diferentes pontos de fusão através do resfriamento da mistura. A temperatura é

diminuída até o menor ponto de fusão para que apenas um dos componentes seja transformado em sólido.

Exemplo: separar a parafina dos resíduos do petróleo.

Evaporação: método utilizado quando não temos o objetivo de reutilizar o líquido presente na mistura. Assim,

ao evaporar o sólido é separado. Exemplo: separação da água do sal em uma salina.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 5

Destilação simples: método utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por um sólido

dissolvido em um líquido. Nele o líquido é vaporizado e em seguida condensado, sendo recolhido em um

outro recipiente. Exemplo: separar a mistura água e sal.

Destilação fracionada: método utilizado para separar os componentes de uma mistura formada por dois ou

mais líquidos miscíveis (que estão dissolvidos entre si). A mistura é aquecida fazendo com que os líquidos

sejam vaporizados, porém antes de serem condensados, os vapores são separados em uma coluna de

fracionamento. Exemplo: separar a mistura formada por água e acetona.

Destilação por arraste de vapor: método que utiliza o calor do vapor de água sobre uma mistura para fazer

um componente dela vaporizar. Exemplo: obtenção de essências a partir de plantas.

No caso do petróleo:

O petróleo é enviado para as refinarias onde ele passa por processos físicos e químicos que separam os seus constituintes em frações.

para as refinarias e começa a ser fracionado através deaquecimento em tanques apropriados dando origem a váriossubprodutos, esse processo é denominado de destilaçãofracionada.

Gás de petróleo: dá origem ao gás de cozinha.

Gasolina: usada como combustível de motores automotivos.

Querosene: combustível próprio para aviões.

Diesel: é o combustível de ônibus, caminhões, tratores.

Lubrificante: aplicado em máquinas e peças para aumentar a vida útil desses equipamentos.

Óleo: também chamado de óleo combustível, é ele o responsável pela movimentação de navios.

Asfalto: este é o último produto a ser fracionado, e apresenta aspecto denso, é usado na pavimentação de ruas e estradas.

Asfalto é um subproduto do petróleo. https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/destilacao-petroleo.htm

Destilação do petróleo: produção de combustíveis por meio de separação de misturas

1º BIMESTRE – BLOCO 2 6

As transformações que ocorrem nos materiais são classificadas em químicas e físicas.

As transformações físicas, embora sejam perceptíveis pela mudança na aparência do material, ocorrem de maneira mais passageira, não alterando intimamente a natureza da substância.

Já as transformações químicas são tão intensas que alteram a composição do material, fazendo com que a transformação produza uma substância quimicamente diferente do que se tinha no início.

Uma transformação física é diferente de uma transformação química por que: em uma transformação química novas substâncias são formadas, já a transformação física altera a forma do material, mas sua composição é a mesma.

Transformações físicas Quando alteramos o tamanho ou a forma do material ele sofre uma mudança, mas não pode ser transformado em outro.

Olhando microscopicamente, percebemos que os átomos, íons ou moléculas passam por uma agitação ou reordenação, mas eles não são alterados.

Observe que:

Sólido: as partículas permanecem em posições fixas, por isso o volume e forma são bem definidos.Líquido: as partículas se movimentam com mais liberdade e, por isso, o líquido tem volume específico, mas aforma varia conforme o recipiente.Gasoso: as partículas se movimentam em todas as direções e com grande velocidade, preenchendo todo orecipiente, por isso o volume e forma são variáveis.

O exemplo mais comum que temos para as transformações físicas são os estados físicos da água.

Podemos observar isso nas mudanças de estado físico.

Ao aquecermos a água ela vaporiza, se congelarmos a água ela solidifica, e quando a colocamos na temperatura ambiente ela retorna ao estado líquido.

Transformações químicas e físicas

1º BIMESTRE – BLOCO 2 7

A água em diferentes estados tem suas moléculas rearranjadas, mas a sua composição é a mesma. Por isso, temos uma transformação física.

Transformações químicas Novas substâncias são criadas quando a matéria passa por uma transformação química. Reagentes são transformados em produtos por meio de reações.

As reações fazem com que ligações químicas sejam quebradas ou formadas, mas os átomos que participam da reação são os mesmos, só que rearranjados.

Percebemos a ocorrência de uma transformação química por aparecimento de luz, surgimento de bolhas de um gás, formação de partículas sólidas, mudança de cor e percepção de cheiro.

Vejamos esse exemplo:

Mas o que são eles?? Vamos lá então!!!

Materiais naturais e sintéticos

A variedade de materiais existentes à nossa volta é tão grande que, por uma questão de organização, aprendemos a classificá-los, para melhor os distinguir. A classificação pode ser feita de diferentes formas, e a classificação de acordo com a sua origem é uma dessas hipóteses.

Assim, podemos, por exemplo, classificá-los consoante a sua origem em Materiais Naturais ou Sintéticos.

Materiais naturais

As matérias-primas ou materiais naturais podem ser de origem animal, vegetal, mineral, ou de outro tipo de origem.

Tal como o nome indica, um Material Natural tem origem na Natureza. Este pode apresentar-se em duas formas:

Material Natural Não Manufaturado - pode ser diretamente utilizado pelo Homem tal como a Natureza o oferece.

Material Natural Manufaturado - pode ser transformado de modo a poder ser utilizado.

A combustão do carvão em uma churrasqueira é um exemplo de fenômeno químico.

Materiais sintéticos: orgânicos e inorgãnicos

1º BIMESTRE – BLOCO 2 8

Materiais sintéticos

Um Material Sintético é totalmente produzido pelo Homem de forma artificial e não extraído diretamente da Natureza. O nylon, o vidro das garrafas, os plásticos e muitos outros materiais são feitos pelo homem a partir de outros materiais.

Os materiais sintéticos podem ser produzidos a partir materiais naturais ou a partir de materiais que já foram transformados pelo homem.

EXEMPLOS DE MATERIAIS NATURAIS NÃO MANUFATURADOS

Madeira das árvores Pepita de ouro Petróleo bruto

EXEMPLOS DE MATERIAIS NATURAIS MANUFATURADOS

Tecido de lã Mobília de madeira Anel de ouro

EXEMPLOS DE MATERIAIS SINTÉTICOS

Fio de nylon Plásticos Garrafas de vidro

Medicamentos naturais e sintéticos

Enquanto os medicamentos naturais são produzidos com base em produtos e matéria-prima encontrados na natureza, os medicamentos sintéticos passam por longos e complicados processos na indústria, que incluem outras substancias químicas para sua formação.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 9

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/drogas-naturais-e-sinteticas/60306

Diferença de medicamentos naturais e sintéticos

Enquanto os medicamentos naturais são produzidos com base em produtos e matéria-prima encontrados na natureza, os medicamentos sintéticos passam por longos e complicados processos na indústria, que incluem outras substancias químicas para sua formação. De modo geral, os medicamentos naturais vão além dos chás, e possuem menos efeitos colaterais, e por isso, são opções de grande ajuda no tratamento de diversas doenças. Os fitoterápicos (medicamentos feitos a partir de plantas medicinais) são utilizados em diversos tratamentos, como hipertensão, diabetes, saúde mental e tratamento de feridas, como por exemplo, o uso da passiflora no tratamento da ansiedade e depressão de adultos e crianças. Porém, não é por serem medicamentos não naturais que dispensam a orientação e acompanhamento médico.

A biodegradação consiste no processo natural de transformação de compostos orgânicos em compostos simples. Ocorre no meio ambiente pela ação de seres vivos, sobretudo os microscópicos (bactérias, fungos e algas) e é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas. Os microrganismos que atuam nesse processo são chamados de decompositores e utilizam parte da matéria orgânica contida no material biodegradável como fonte de nutrientes para a realização de suas atividades metabólicas. A outra parte desta matéria é devolvida ao meio na forma de compostos mais simples, como gás carbônico, nitratos e fosfatos, e são utilizados novamente pelos seres vivos produtores ou reintroduzidos nos ciclos biogeoquímicos.

Basicamente, materiais de origem animal e vegetal são biodegradáveis, como folhas, galhos, animais mortos, frutas, restos de comida, etc. O papel, por exemplo, proveniente da madeira de árvores, é biodegradável. Materiais não biodegradáveis são os que não se decompõem naturalmente, podendo levar centenas de anos para desaparecerem, como vidros, plásticos, metais, latas de alumínio e outros. A biodegradação pode ser realizada de forma aeróbica (presença de oxigênio) e anaeróbica (ausência de oxigênio).

Lixo biodegradável. Foto: Gabor Havasi / Shutterstock.com

A preocupação mundial com o meio ambiente tem aumentado nos últimos anos, principalmente com relação ao gerenciamento de resíduos. Nesse sentido, a biodegradação é vista como uma das alternativas que contribuem para a preservação ambiental, diminuindo o tempo de permanência dos resíduos na natureza. Muitas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de fabricar produtos biodegradáveis e atualmente é possível encontrar no mercado diversos produtos com essa característica, sendo identificados com um selo especifico. Um material que tem sido foco de muitas pesquisas é o plástico, um produto extremamente versátil e utilizado em praticamente todas as atividades industriais. Os plásticos convencionais são derivados do petróleo e alguns tipos podem levar séculos para se degradar. Plásticos biodegradáveis são geralmente produzidos utilizando o amido de milho,

Biodegradação e a problemática do lixo

1º BIMESTRE – BLOCO 2 10

de arroz e de mandioca e podem ser utilizados na fabricação de diversos produtos: embalagens, talheres, sacolas, sacos de lixo, fraldas, seringas, etc. Assim, quando em contato com o meio ambiente, esses plásticos são biodegradados com relativa facilidade pela ação dos microrganismos.

Outra importante aplicação da biodegradação é no tratamento de esgoto. Nas estações de tratamento, os efluentes compostos por substâncias biodegradáveis são submetidos a processos biológicos (aeróbios e anaeróbios), nos quais sofrem ação dos microrganismos de maneira otimizada e controlada. O objetivo é estabilizar a matéria orgânica presente no efluente, que em seguida será lançado em um corpo d’água. Outro processo, a compostagem, utiliza a ação de microrganismos para decompor a matéria orgânica contida em restos de origem animal e vegetal, propiciando um destino correto aos resíduos orgânicos. É importante destacar que a biodegradação necessita de algumas condições adequadas para acontecer, como temperatura, ph, concentração de oxigênio, quantidade de microrganismos, entre outras, ou seja, o fato de um produto ser biodegradável não significa que ele poderá ser descartado em qualquer local. Além disso, durante a decomposição dos produtos biodegradáveis ocorre a liberação de gases de efeito estufa, como o metano. O ideal é que nos aterros este gás seja recolhido e utilizado como fonte de energia. Fica evidente que o uso indiscriminado e o gerenciamento incorreto de produtos biodegradáveis contribuem para o aumento da poluição ambiental. Portanto, é fundamental aliar o uso de materiais biodegradáveis à adoção de práticas que colaborem efetivamente com o desenvolvimento sustentável, como a redução, a reutilização e a reciclagem de produtos.

Vamos conhecer as revoluções da história da humanidade que com suas descobertas permitiram o desenvolvimento tecnológico e sua aplicação em diferentes áreas como, por exemplo, a medicina. A tecnologia está muito presente em nossa vida, você já percebeu? Olhe a seu redor. Veja quantos produtos eletroeletrônicos têm à sua volta. Olhe mais longe. Automóveis, aviões, metrô, trens... A tecnologia está presente no computador, no celular ou no tablet que você está usando para ler este artigo. A tecnologia está presente também nos produtos tecnológicos como, por exemplo, televisores de LED, 4D, smart TV etc., nos carros que estacionam sozinhos, que ajustam o banco conforme o peso e altura do condutor, que regulam a velocidade do limpador de para-brisas conforme a intensidade da chuva, que possuem verdadeiros computadores de bordo. Estamos rodeados de invenções incríveis. Você sabia que já existe no mercado uma tinta metálica inteligente para ser usada na pintura de automóveis de luxo com a capacidade de, ao perceber uma falha na superfície do veículo, é capaz de se dilatar até preencher o espaço vazio?Você já tinha ouvido falar nisso?E na tinta de parede que gera energia elétrica a partir da luz solar ou da umidade e pode ser usada nasresidências?E nas impressoras 3D?Essas tecnologias permitem inúmeras utilizações voltadas para o bem-estar e para a sustentabilidade, porexemplo, a impressora 3D pode ser usada para produzir próteses médicas, entre outras coisas.

Figura: Impressão 3D. Crédito: Creative Tools, CC-BY-2.0, Wikimedia commons.

As roupas com proteção UV já estão mais difundidas no mercado. Ao caminhar pela orla de uma praia é possível encontrar várias pessoas usando tais camisetas protetoras, especialmente crianças e idosos.

Grandes descobertas Vamos falar agora da descoberta do velcro. Você sabe o que é? O fecho velcro usado em algumas roupas e sapatos foi descoberto após um passeio de um engenheiro com seu cachorro.

Ciência e Tecnologia no desenvolvimento de materiais sintéticos

1º BIMESTRE – BLOCO 2 11

Após a caminhada ele percebeu que sua roupa ficou cheia de pedaços de uma planta e que era muito difícil retirá-los. Ele observou atentamente a planta e decidiu criar um material tão aderente quanto, o velcro.

É isso aí pessoal o que acharam de todas estas informações? Vamos então agora fixa-las?

EXERCÍCIOS:

1) As substâncias químicas podem ser classificadasem simples ou compostas. Indique a alternativa queapresenta três substâncias simples e duascompostas, respectivamente.

a) H2O, Hg, HI, Fe, H2S

b) Au, O2, CO2, HCl, NaCl,

c) S, O2, O3, CH4, CO2

d) H2SO4, Cu, H2, O2

e) Au, Ag, Cl2, H2CO3, H2

3) A imagem mostra um método de separação peloqual materiais metálicos são separados dos demaispela força de atração:

Esse método aplicado é:

A) centrifugação.B) catação.C) separaçãomagnética.D) decantação.

2) Considere os seguintes produtos:

1 pedra de granito,1 copo de água mineral,1 barrade ouro, 1 balão cheio de ar, 1 colher de cloreto desódio.

São misturas homogêneas:

a) a pedra de granito e o ar contido no balão.

b) a água mineral e o ar contido no balão.

c) a barra de ouro e a água mineral

d) a pedra de granito e o cloreto de sódio

e) a barra de ouro e o cloreto de sódio

4) Quais dos materiais a seguir são misturasheterogêneas?

Ar, sangue, gás amônia, vinagre, ouro 18 quilates,

bronze, aço inoxidável, granito, leite.

a) sangue, ar e granito

b) ouro 18 quilates, aço inoxidável e gás amônia

c) bronze, aço inoxidável e ar

d) leite, sangue e granito

e) leite, vinagre e gás amônia

Figura: Na esquerda a planta do tipo Arctium, na direita a ampliação do velcro. Crédito: imagem composta a partir da imagem de Le.Loup.Gris (CC-BY-SA-3.0) e de Trazyanderson (CC-BY-SA-4.0). Disponíveis em Wikimedia commons.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 12

5) Indique o método usado para retirar as palhas docafé, cascas do amendoim, do arroz, como mostra aimagem abaixo:

A) Catação.B) flotação.C) peneiração.D) ventilação.

6) Indique os métodos que devem ser utilizados paraseparar os componentes das misturas:

A) solução aquosa sal.

B) água, areia e ferro.

C) solução aquosa de acetona.

7) Dentre os materiais a seguir, grife os que são obtidos em industrias químicas.

8) Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:

Coluna A:

(I) fenômenos físicos

(II) fenômenos químicos

Coluna B:

A. Amassar um papel; ( )

B. Fotossíntese realizada pelas plantas; ( )

C. Quebrar um copo de vidro; ( )

D. Ferver a água; ( )

E. Dissolução do açúcar em água; ( )

F. Alimento decompondo-se no lixo; ( )

G. Congelamento da água;( )

H. Queima do carvão; ( )

I. Produção de queijo a partir do leite; ( )

J. Transformação de tecido em roupas; ( )

K. Triturar o carvão para obter o carvão ativo; ( )

L. Aquecer uma panela de alumínio; ( )

M. Queima de papel; ( )

N. Queima de combustíveis no motor dos

automóveis; ( )

O. Azedamento do leite; ( )

P. Corte de um bolo; ( )

Q. Digestão de alimentos; ( )

R. Enferrujamento de uma palha de aço; ( )

Madeira vidro arroz remédio tinta de caneta Água mineral Plástico conchas

1º BIMESTRE – BLOCO 2 13

S. Amassar uma latinha de alumínio. ( )

9) A reciclagem consiste no reaproveitamento de materiais para a produção de um novo objeto. Esse processotem se mostrado uma necessidade real para a preservação ambiental, uma vez que diminui a exploração derecursos naturais. Associe as duas colunas, relacionando o objeto ao respectivo recurso natural que serápreservado com a sua reciclagem.

Objeto: 1. Pneu usado.2. Caderno velho.3. Vidro quebrado.4. Lata de refrigerante.Recurso natural preservado:( ) Vegetação.( ) Areia.( ) Alumínio.( ) Petróleo.

A sequência correta dessa associação, de cima para baixo, é: A) 1, 3, 4, 2B) 2, 3, 4, 1C) 2, 4, 3, 1D) 4, 2, 1, 3

10) Considerando-se as transformações:

a. A água líquida é obtida a partir do gelo ao se fornecer energia naforma de calor:

b. As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore de estátuasgregas em gesso macio e sujeito à erosão:

c. Uma poção de ferro interage com o oxigênio em presença daumidade, transformando-se em ferrugem:

É correto afirmar que os

fenômenos ocorridos são

identificados, respectivamente,

como:

a. Físico, químico, físico.

b. Físico, químico, químico.

c. Físico, físico, químico.

d. Químico, químico, físico.

e. Químico, físico, físico.

Vídeos: https://www.youtube.com/watch?v=X5OWOAp7t-I (Separação de misturas – Ciências – 6º ano – Ensino Fundamental)

https://www.youtube.com/watch?v=SnmIpgVX3pI (Transformações físicas e químicas – Ciências – 6º ano – Ensino Fundamental)

https://www.youtube.com/watch?v=DguAWwzSkvg (Materiais naturais e materiais sintéticos)

1º BIMESTRE – BLOCO 2 14

Fontes: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/separacao-misturas.htm https://escolakids.uol.com.br/ciencias/misturas.htm https://www.manualdaquimica.com/quimica-geral/misturas-substancias-puras.htm https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/refino-petroleo.htm https://www.todamateria.com.br/transformacoes-fisicas-e-quimicas/ https://brasilescola.uol.com.br/quimica/transformacoes-materia.htm https://www.infoescola.com/ecologia/biodegradacao/ https://pt.khanacademy.org/science/6-ano/matria-e-energia-desenvolvimento-de-novos-materiais/desenvolvimento-de-novos-materiais/a/tecnologias- https://exercicios.mundoeducacao.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-substancias-misturas.htm https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-quimica/exercicios-sobre-transformacoes-materia.htm

Bom Estudo!!! Não deixem a matéria acumular e tirem as dúvidas!

1º BIMESTRE – BLOCO 2 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

E.M.E.F. “Cônego Aníbal Difrância”

9 ANO D PERÍODO LETIVO PROFESSOR –

COMPONENTE CURRICULAR 19/04/2021 a 07/05/2021 Roberto/ Educação Física

NOME DO ALUNO: TURMA:

EDUCAÇÃO FÍSICA

Ginástica de condicionamento físico:Práticas corporais com elementos de ginástica de condicionamento físico – exercícios deresistência, força, velocidade; exercícios funcionais, flexibilidade, aquecimento etc.;

Articulação de ginástica de condicionamento físico e suas implicações conceituais, sociais, culturais, históricas, éticas e de gênero.

Olá meus queridos alunos, vamos começar mais um ano. Espero que vocês estejam bem. Estoucom muita saudade de vocês e das nossas aulas. Logo estaremos todos juntos,nessa atividadetrabalharemos Ginástica de condicionamento físico:

Vamos alongar? Observe o desenho e faça os exercícios, conte até 20. Não esqueçam que nos exercícios precisam realizar com os dois lados, esquerdo e direito.

As ginásticas de condicionamento físico caracterizam-se pela exercitação orientada que visa à melhora do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual e/ou modificação da composição corporal. Geralmente elas são organizadas em sessões planejadas de movimentos repetidos, com frequência e intensidades definidas. Os exercícios físicos propostos podem também podem variar de acordo como uma população específica, como a ginástica para gestantes, ou a hidroginástica que é a principal modalidade para a terceira idade.

Exercício Físico x Atividades Física Mas, afinal, qual é a diferença entre essas práticas? Os exercícios físicos são movimentos do corpo realizados com intencionalidade, programados e

sistematizados, que sejam praticados com regularidade. Seus objetivos podem ser a aquisição decondicionamento físico, de manutenção, de saúde ou prevenção de lesões. Podem ser consideradosexercícios físicos a prática de natação, musculação ou até mesmo uma caminhada intensa.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 2

As atividades físicas são movimentos do corpo que vão além do repouso e não tem como objetivo amelhora do condicionamento físico. A sua prática não é programada, consideramos atividades físicas:ir a padaria, caminhar para escola, descer ou subir escada, varrer o chão, lavar louça etc.As capacidades físicas são:

Força A força é a capacidade de vencer determinada resistência por meio de contração muscular. Os exercícios com peso (sobrecarga) são muito utilizados na musculação, na ginástica localizada e na preparação física de atletas. Eles são geralmente realizados em academias, centros esportivos e sempre são supervisionados por um profissional de Educação Física.

Flexibilidade A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos articulares na maior amplitude possível. Assim como outras capacidades físicas, a flexibilidade é aprimorada com a regularidade de sua prática, ou seja, para que as capacidades melhorem é preciso praticar exercícios direcionados para essa finalidade.

Agilidade A agilidade é a capacidade física de deslocar o corpo o mais rápido possível sem perder o equilíbrio nem a coordenação. Ela depende da força e da velocidade. Nessa capacidade, o praticante realiza uma série de movimentos rápidos e diferentes, com o objetivo de alcançar um determinado objetivo.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 3

Velocidade velocidade é a capacidade de realizar ações vigorosas em um curto intervalo de tempo. Assim como todas as capacidades físicas, a velocidade precisa ser praticada regularmente para a obtenção de melhores resultados. A velocidade se constitui na base de vários esportes e mais precisamente no atletismo.

Resistência A resistência é a capacidade de manter o esforço físico durante um longo intervalo de tempo, sem afetar a qualidade do exercício. As maratonas e provas de triathlon(Prova que combina natação, ciclismo e corrida.) são as duas modalidades em que a resistência é predominante, no entanto ela é necessária para a prática de quase todos os esportes.

Equilíbrio O equilíbrio é a capacidade de sustentar o corpo em uma posição. Sendo assim, pode se dizer que é a base para a realização correta de qualquer movimento. Para conseguir desempenhar uma atividade física, precisa-se, primeiramente, ser capaz de resistir às forças da gravidade.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 4

Agora vamos fazer alguns exercicios para consolidar o que aprendemos. Analise as imagens escreva qual capacidade física, ela corresponde.

-----------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------

---------------------------------------------------------

1º BIMESTRE – BLOCO 2 5

--------------------------------------------------------------

1º BIMESTRE – BLOCO 2 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

E.M.E.F. “Cônego Aníbal Difrância”

BLOCO 2

9 ANO D PERÍODO LETIVO PROFESSOR(A) –

COMPONENTE CURRICULAR 19/04/2021 a 07/05/2021 Professora Regiane

NOME DO ALUNO: TURMA:_________

GEOGRAFIA

Objetivos: - Analisar a situação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, a cultura e a mobilidade.- Verificar como os impactos ambientais decorrentes das atividades humanas vem causando problemas ambientais em todo planeta. – Perceber a relação entre o aumento do consumo e o esgotamento dos recursos naturais. – Identificar a consciência ecológica dentre as esferas da sociedade.

IMPACTOS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE

A ação humana e o meio ambiente

Com o domínio de técnicas cada vez mais avançadas, o ritmo e a intensidade das atividades econômicas desenvolvidas pelo ser humano atingiram um nível sem precedentes na história da humanidade. No entanto, esse modelo de desenvolvimento econômico, voltado para a exploração cada vez mais intensa dos recursos naturais do planeta, vem provocando o agravamento e também o surgimento de novos problemas ambientais.

Casos de degradação ambiental, por exemplo, são noticiados com grande frequência nos mais diferentes meios de comunicação, seja aqueles que ocorrem no lugar onde vivemos ou em outras partes do nosso país ou do mundo.

Vivemos uma crise ambiental

Ao longo das últimas décadas, a exploração dos recursos naturais tem aumentado, e isso vem agravando a degradação do meio ambiente em diferentes regiões do planeta. À medida que esses problemas foram se intensificando no planeta, os seus efeitos passaram a ter consequências não apenas locais ou regionais, mas também em escala global.

De acordo com várias pesquisas, os gases tóxicos lançados na atmosfera pelos escapamentos dos veículos e pelas chaminés das fábricas, por exemplo, ao mesmo tempo que agravam a poluição do ar, contribuem para a intensificação do efeito estufa, fenômeno que pode interferir no clima do planeta. No entanto, para outros especialistas, as alterações no clima do planeta é um fenômeno natural e não consideram as alterações humanas a principal causa.

Para os estudos que aceitam a responsabilidade das atitudes humanas na natureza, as ações humanas têm gerado sérios impactos ao meio ambiente, afetando a dinâmica natural da Terra e os mecanismos que regulam e sustentam a vida no planeta. Nos últimos dois séculos, os problemas ambientais se agravaram de maneira tão alarmante que, segundo alguns estudiosos, estamos vivendo uma intensa crise ambiental. Entre os principais problemas ambientais de nossa época, destacam-se:

a perda da biodiversidade (fauna e flora), provocada pela devastação dos grandesecossistemas terrestres e aquáticos, que já ocasionou a extinção de espécies e ameaça a existência de muitas outras;

o aumento da poluição atmosférica provocado pela emissão excessiva de gases tóxicos

1º BIMESTRE – BLOCO 2 2

pelas fábricas e escapamentos dos veículos automotores, movidos a combustíveis fósseis intensificando o efeito estufa e ocasionando o aquecimento global;

a poluição das águas por resíduos domésticos, industriais e também pelo derramamentode óleo dos navios e de vazamentos em plataformas de petróleo;

a diminuição da camada de ozônio da atmosfera, que protege o planeta dos nocivos raiosultravioleta emitidos pelo Sol. Estudos indicam que esse problema pode ser provocado por um gás chamado clorofluorcarbono (CFC), utilizado na indústria química e em aparelhos de refrigeração como geladeiras, refrigeradores e condicionadores de ar;

o aumento da desertificação em locais que já apresentam clima árido ou semiárido, eprovocado pelo uso inadequado dos solos e por técnicas de cultivo como as queimadas, que reduzem a fertilidade da terra, poluem a atmosfera e, consequentemente, afetam a dinâmica climática global;

o aquecimento global, que, de acordo com muitos cientistas, tem causado anomaliasclimáticas, como mudanças na distribuição e no regime das chuvas e aumento ou diminuição anormal das temperaturas, observadas em diversas regiões do planeta .

O consumo e o meio ambiente

Em muitos países, o crescimento desenfreado do consumo nos últimos 50 anos vem pressionando o ambiente com a intensa exploração de recursos naturais. As informações apresentadas a seguir mostram exemplos de como essa exploração vem aumentando intensamente nas últimas décadas.

Além disso, se a exploração dos recursos naturais continuar aumentando em ritmo tão intenso, sobretudo cm razão da expansão do consumo, a população poderá enfrentar uma grave crise ambiental, decorrente da escassez e do esgotamento de determinados recursos naturais.

As reservas de petróleo e carvão mineral, assim como de outros recursos naturais não renováveis, tendem a se esgotar à medida que vão sendo exploradas. Alguns recursos considerados inesgotáveis também podem se tornar escassos, como a água potável, por exemplo, que está cada vez mais reduzida em muitas regiões do planeta, principalmente por causa da poluição e da superexploração das fontes hídricas.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 3

Consumismo

A crescente expansão do consumo é uma característica marcante da sociedade contemporânea e globalizada. A todo momento, assistimos ao lançamento de uma infinidade de produtos e serviços destinados a atender às mais diversas necessidades que, muitas vezes, são criadas para incentivar o consumo.

Na realidade, por um lado, todas as pessoas precisam consumir para sobreviver. Roupas, calçados, alimentos, remédios, moradias, escolas e hospitais são necessários à nossa subsistência. Consumir esses produtos e serviços, além de ser uma necessidade básica, é, sobretudo, um direito que deve ser garantido a todos os cidadãos para que possam viver de maneira digna.

Por outro lado, as pessoas também são estimuladas a consumir desnecessariamente, comprando muito além do que realmente precisam. A todo instante, somos ''bombardeados" por uma grande quantidade de propagandas e anúncios publicitários, por meio dos comerciais de televisão e de rádio, das páginas dos jornais e revistas, dos outdoors expostos nas ruas e das promoções anunciadas nas vitrines das lojas.

O consumo consciente

Você já observou que as propagandas geralmente utilizam imagens de pessoas bonitas expressando sentimentos de alegria e prazer ao consumir o produto anunciado?

As propagandas têm como objetivo despertar no consumidor o desejo por determinado produto. Por isso, elas costumam recorrer à nossa emoção, associando imagens positivas aos objetos que estão divulgando. Sendo assim, é muito importante que tenhamos discernimento no ato de observar uma propaganda e comprar algo de que necessitamos. Ter discernimento significa avaliarmos uma situação com bom senso, ou seja, com clareza para conseguir tomar a atitude correta e necessária. Sabe quando você acredita que precisa muito de um tênis que viu em uma propaganda na televisão, corre na loja para comprar e, no final, ele acaba sendo deixado de lado? As propagandas sempre vão tentar criar em nós a necessidade de adquirir um produto. É importante que essa consciência oriente nossos hábitos de consumo.

Avaliar uma propaganda com discernimento é refletir sobre sua mensagem e decidir se realmente necessitamos consumir o produto alvo do anúncio. Quando fazemos isso nos tornamos consumidores críticos e conscientes.

A consciência ecológica

A sociedade vem provocando uma série de impactos ao meio ambiente, o que tem levado a humanidade a enfrentar uma grave crise ambiental. De maneira geral, podemos dizer que a crise ambiental contemporânea começou a se agravar a partir do século XV III, com o desenvolvimento da atividade industrial pelo mundo.

Os problemas ambientais decorrentes da atividade industrial, como o despejo de resíduos industriais em rios e a emissão de C02 na atmosfera, foram se disseminando pelo mundo conforme os países se industrializavam. No entanto, a preocupação com a natureza em razão dos malefícios causados pela poluição ambiental. Ou seja, o desenvolvimento de um a consciência ambiental ocorreu apenas no século XX, quando os grandes desastres ambientais se tornaram mais frequentes.

Diante do agravamento desse s problemas, a sociedade tem se organizado para discutir e exigir ações em torno das causas que envolvem a conservação do planeta.

Organizações não governamentais

À medida que os problemas ambientais foram se agravando e também sendo divulgados pelos meios de comunicação, a sociedade foi tomando conhecimento e se conscientizando de que estava vivendo uma crise ambiental.

Muitas pessoas passaram a se preocupar mais com a conservação do planeta e, entre as décadas de 1960 e 1970, começaram a surgir os primeiros movimentos em defesa do meio ambiente.

Desde então, um número crescente de pessoas vem participando de movimentos ambientalistas ou ecológicos que atuam em favor das mais variadas causas, como a conservação das florestas, a proteção da vida silvestre, o combate à mais diversas formas de poluição, etc.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 4

Os movimentos ambientalistas atuam, geralmente, por meio de organizações não governa- mentais (ONGs). As ONGs são entidades sem fins lucrativos, formadas por representantes da

Sociedade civil, com autonomia e independência política em relação aos governos. Além de atuarem diretamente na conservação da natureza, as ONGs vêm desempenhando um papel muito

importante em nossa sociedade, sobretudo na disseminação da consciência ecológica. É por meio dessa consciência que governos de muitos países têm sido forçados a criar leis ambientais severas para garantir a proteção da natureza, aumentando a fiscalização e punindo com rigor os crimes pratica dos contra o meio ambiente.

Pressionados para que respeite m as legislações ambientais vigentes, muitas empresas também já estão assumindo um compromisso no que diz respeito à conservação da natureza

Sustentabilidade e a participação do cidadão

O desenvolvimento sustentável também depende diretamente da participação ativa e consciente de todos os cidadãos. Essa a situação pode ocorrer por meio de ações que exijam das autoridades competentes a solução dos problemas ambientais, de denúncias a agressões e crimes cometidos contra o meio ambiente, da divulgação da importância da consciência ecológica e da adoção de atitudescompatíveis com a conservação dos recursos naturais.

Veja, a seguir, algumas atitudes que todas as pessoas podem tomar no dia a dia para contribuir com a busca pelo desenvolvimento sustentável.

Participar de campanhas de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos (lixo). Senão houver esse tipo de serviço no lugar onde vive, a pessoa deve solicitar sua implantação à prefeitura.

Reduzir o consumo desnecessário de água nos hábitos e tarefas cotidianos, assim como evitar o desperdício fechando bem as torneiras.

Economizar energia elétrica aproveitando a iluminação durante o dia e acender as luzes apenas quando necessário. Procurar utilizar lâmpadas com maior eficiência energética, como as fluorescentes ou Light

Denunciar os crimes cometidos contra a natureza aos órgãos responsáveis, Exigindo o cumprimento da lei e a punição dos infratores. A denúncia pode ser feita pessoalmente ou por meio de correspondências.

Responsabilidade de todos os governos

Os países economicamente desenvolvidos são os principais responsáveis pelos problemas ambientais na atualidade. Apesar de possuírem apenas 17% da população mundial, ou cerca de 1,2 bilhão de pessoas, esses países são os maiores consumidores dos recursos naturais do planeta, utilizados para abastecer seus amplos parques industriais e para suprir o elevado nível de consumo da população. Consequentemente, esses países, ricos e industrializados, são responsáveis por grande parte dos lançamentos de gases tóxicos na atmosfera terrestre e do lixo industrial que polui e contamina o meio ambiente, entre outros problemas.

No entanto, os problemas ambientais não ficam restritos apenas a esses países. Brasil. China e Índia, por exemplo, também respondem por inúmeras agressões ao meio ambiente. Entre essas agressões, realizadas em diversas áreas do planeta, podemos citar: devastação de ecossistemas (derrubada ou queimada de florestas); utilização excessiva de agrotóxicos; erosão dos solos; assoreamento dos rios; poluição atmosférica e das águas.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 5

O desenvolvimento sustentável

A disseminação da consciência ecológica pelo mundo e a pressão política exercida pela opinião pública em favor da conservação da natureza levaram os governos de muitos países a assumirem um compromisso cada vez maior em relação às questões ambientais.

Desse modo, a discussão dos problemas relacionados ao meio ambiente passou a fazer parte da agenda política mundial, tornando-se alvo de preocupação de governos e organismos internacionais.

Entre um conjunto de propostas de ações que deveriam ser colocadas em prática para amenizar os impactos ambientais em nível global, destaca -se um ambicioso programa cujas metas levariam à implantação do chamado desenvolvimento sustentável. Esse modelo de desenvolvimento econômico deveria atender às necessidades da sociedade atual, sem colocar em risco a sobrevivência das futuras gerações.

A implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável em escala planetária exigirá mudanças profundas em toda a humanidade, assim como de- verá estabelecer novas relações nos campos político e social.

Para tanto, será preciso que todos os governos promovam ações concretas adequando as legislações vigentes, fiscalizando e punindo com maior rigor as agressões e os crimes cometidos contra a natureza, promovendo campanhas para incentivar e disseminar a consciência ecológica, entre outras atitudes.

Também será preciso substituir as tecnologias "sujas", que causam grandes danos ao meio ambiente, pelas tecnologias "limpas", compatíveis com a conservação da natureza. Um exemplo disso é o desenvolvimento de fontes alternativas de energia que substituam a utilização em grande escala, dos combustíveis fósseis (carvão e petróleo), cuja queima responde por grande parte da poluição atmosférica.

As conferências temáticas sobre o meio ambiente

A partir da década de 1970, a Organização das Nações Unidas (ONU) começou a promover reuniões, encontros internacionais e conferências temáticas para tratar de questões como meio ambiente, pobreza, fome, etc. Esses eventos contam com a participação de líderes e representantes de governos do mundo todo, além de ONGs.

No caso das conferências ambientais, são estabelecidas propostas e ações a fim de superar a crescente degradação do meio ambiente.

A implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável em escala planetária tem ocupado papel central na pauta de discussões da ONU. Na agenda de 2030, que define as metas e os planos de ação para alcançar os chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), vários desses objetivos estão volta dos para a temática ambiental. Veja alguns deles a seguir.

Água potável e saneamento: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento paratoda s e todos.

Energia limpa e acessível: assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível a energiapara todos.

Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para odesenvolvimento sustentável.

Vida na terra: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistema, mas terrestres, gerir deforma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e detera perda de biodiversidade.

Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 6

ATIVIDADES

1. A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões quese referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:

A) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.B) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixaindustrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.C) ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente e, portanto, é inevitávelque os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.D) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambientesem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.

2. A questão colocada em debate pela charge é:

www.sosterraplaneta.blogspot.com.br.

A) Ao desenvolvimento que não pode ser alcançado com a presença de áreas verdes.B) a falta de materiais de proteção individual para as pessoas próximas às caçambas.C) o descarte irregular de lixo e os impactos ambientais e sociais implicados. D) a situação precária dos trabalhadores ligados ao transporte de carga no Brasil.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 7

3. A Conferência de Estocolmo e o surgimento de organizações ambientalistas, comoGreenpeace e WWF, provocaram mudanças na percepção social da questão ambiental nofinal do século XX.

Dentre essas mudanças, a mais difundida foi a conscientização da:

A) imitação da tecnologia moderna.B) dimensão da interferência humana.C) ecorrência do desmatamento intenso.D) insuficiência do abastecimento alimentar.

4. “A questão ambiental deve ser compreendida como um produto da intervenção dasociedade sobre a natureza. Diz respeito não apenas a problemas relacionados à natureza, masàs problemáticas decorrentes da ação social.”

A partir do excerto acima, pode-se concluir corretamente que os problemas ambientaisglobais residem:

A) na forma como o homem em sociedade apropria-se da natureza.B) nas relações de consumo e não nas relações de produção.C) principalmente na forma de exploração dos recursos naturais não renováveis. D) apenas nas relações de produção, porque estas não têm vinculação com o consumo

5. “Atualmente, em virtude do comprometimento da vida no planeta, cresceu o debate, a nívelinternacional, sobre as questões ambientais mundias. É cada vez mais comum o estudo sobre os impactos ambientais para que haja conscientização da população e de governantes sobre a necessidade de se praticar um ________________________, que promova o desenvolvimento econômico sem comprometer o meio ambiente e a oferta de recursos naturais para o futuro”.

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-impacto-ambiental

1º BIMESTRE – BLOCO 2 8

O termo que completa corretamente o texto acima é:

A) estudo de impacto ambiental.B) desenvolvimento econômico.C) crescimento demográfico.D) desenvolvimento sustentável.

6. O desenvolvimento sustentável é um desafio para os diferentes países do globo. No caso do Brasil,o país enfrenta vários problemas ambientais que são obstáculos para o alcance de uma sociedademais sustentável. Na atualidade, um grave problema ambiental do Brasil é o:

A) desmatamento provocado pela agropecuária.B) reflorestamento de áreas de nascentes de rios.C) emprego de técnicas agroecológicas de cultivo.D) incentivo à criação de reservas indígenas.

7. A partir dos seus conhecimentos sobre sustentabilidade e meio ambiente, assinale qualalternativa apresenta corretamente uma ação sustentável.

A) Separar os resíduos domésticos para a coleta seletiva.B) Utilizar sacolas plásticas nas compras do supermercado.C) Despejar resíduos de esgotamento doméstico nos rios.D) Limpar os passeios públicos com água corrente.E) Comprar produtos excessivamente embalados.

8. Nas últimas décadas, houve um aumento da preocupação da sociedade com as questõesambientais. No mundo atual, é cada vez mais recorrente a ocorrência de eventos climáticosextremos, assim como a diminuição da disponibilidade de recursos ambientais que são empregadosnas diferentes atividades produtivas. São exemplos de fenômenos que têm gerado o aumento dodebate sobre as questões relacionadas ao meio ambiente:

A) o congelamento do Ártico e a poluição das ilhas oceânicas.B) o aumento do número de plásticos e das reservas de petróleo.C) o nivelamento dos níveis dos oceanos e a preservação do Pantanal.D) o enfraquecimento do El Niño e o aumento da pesca marítima.E) o aquecimento da temperatura terrestre e as mudanças climáticas.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU Secretaria Municipal da Educação EMEF "Cônego Aníbal Difrância"

9.º ANO DPERÍODO LETIVO PROFESSOR(A) –

COMPONENTE CURRICULAR

19/04/2021 a 07/05/2021 HISTÓRIA - ROSELI

NOME DO ALUNO: _________________________________TURMA: ____________

HISTORIA

Objetivo: Compreender e analisar as Guerras e as Revoluções no início do século XX.

Com base nos textos do Livro de História: HISTÓRIA.DOC, responda:

1 – Leia os textos a seguir e levante o que compreendeu de cada uma deles: a) A primeira Guerra Mundial. (pag 12)b) Nos tempos de Bismarck. (pag 13)c) O revanchismo Francês. (pag 14)d) A Tríplice Aliança. ((pag 14)

2 – Explique por que houve muitas rivalidades entre os países no período anterior a 1ª Guerra Mundial (pag 15)

3 – Como foi o avançar para Guerra (pag 16)

4 – O que foi a Paz Armada (pag 16)

5 – Como teve inicio a 1ª Guerra Mundial (pag 16)

11º Bimestre Bloco 2

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU Secretaria Municipal da Educação EMEF Aníbal

BLOCO 2

9º ANO D

PERÍODO LETIVO PROFESSORA COMPONENTE CURRICULAR

19/04/2021 à 07/05/2021TATIANA LÍNGUA INGLESA

NOME DO ALUNO: TURMA:

CONTEÚDOS ESSENCIAIS E OBJETIVOS DO BLOCO:

Componente Conteúdos Essenciais Objetivos

LínguaInglesa

Recursos argumentativos e persuasivos para expor e defender pontos de vista sobre assuntos variados. Ex: In my opinion..., I believe..., You have a point there, but

de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese. Recomenda-se o estudo para identificação e uso dos conectores na produção e compreensão escrita.

Recursos argumentativos e persuasivos para expor e defender pontos de vista sobre assuntos variados. Ex: In my opinion..., I believe..., You have a point there, but

com o objetivo de indicar ideias de adição, condição, oposição, contraste, conclusão e síntese.

OLÁ MEUS AMORES, COMO FOI O PRIMEIRO MÊS DE ESTUDOS? NÃO ESQUEÇAM, MEU TELEFONE ESTÁ A DISPOSIÇÃO DE TODOS CASO TENHAM DÚVIDAS, COMBINADO?

LET´S GO, VAMOS LÁ!

Conhecer e saber utilizar conectivos (conjunções) tanto em portugues quanto em ingles é muito importante pois são eles que dão sentido ao discurso.

Linking words: marcadores discursivos em inglês

Conjunções/Conectores Exemplos

Adição

And (e)in addition (to)/moreover/besides (além disso)also/too/as well (também)

I like jazz, rock and pop.Besides rock, I like jazz and pop.I also like heavy metal. / I like heavy metal,too.I like not only listening to music, but alsosinging.

Contraste

but (mas)however/yet/nevertheless (entretanto)although/though (embora)despite/in spite of (apesar de)

but I like white coffee.

coffee. However, I like milk.Althoughespite my salary (R$500,00), I want to buy a car.

21º Bimestre Bloco 2

Causa eConse-quência

so (assim, então)therefore/thus/because of this (portanto)consequently/as a result (consequentemente)since/as (visto que, já que)because (porque)

girl. So I l give you a present.

thuswhite coffee.

coffeeSince prepare white coffee.

becausemilk.

Tempo

First/to star with (primeiramente)Second/third (em segundo, terceiro lugar)Then/next/after that (em seguida)Finally (finalmente)

First, call your mother.Second, tell her you are ok.Then, ask her to pick you up.Finally, go home with her.

ACTIVITIES

1. Complete as frases abaixo com os conectores adequados.

a) For you to make a cake, you need sugar, flour _______ eggs. (adição)b) ____________ sugar, flour and eggs, you need milk to make a cake. (adição)c) I like barbecue, ________ I prefer fried chicken. (contraste)d) You have to be careful when you drive, ____________ there are many car accidents nowadays.(Causa/consequência)f) The service at this restaurant is excellent. _________, the food is terrible! (contraste)

2. Leia o texto abaixo, observe com atenção as linking words de tempo utilizadas, então enumere asequência da história nas figuras abaixo:

Swimming Lessons

Last summer I learned how to swim. First, the teacher told me to hold my breath. Then I learned to put my head underwater. I practiced kicking my feet. While I held on to a float, I paddled around the pool. Next, I floated to my teacher with my arms straight out. Finally, I swam using both my arms and my legs. I did it! Swimming is fun! This summer, I want to learn to dive off the diving board.

https://www.englishact.com.br/2019/07/conectivos-em-ingles-linking-words.html

31º Bimestre Bloco 2

3. Circule as conjunções.

a) I want bread and butter.b) He is thin but strong.c) Draw a rose or a sunflower.d) My mom and dad go hiking on Sundays.e) Is it Monday or Tuesday?f) It looks nice but old.g) The tower is big and tall.h) Does Joe like fish or meat?

4. Complete as frases com as conjunções AND, BUT ou OR.a) I have a sandwich _________ a bottle of juice for lunch.

f) Do you want to be a pilot ___________ an astronaut?

5.FACT AND OPINION. Observe os conceitos de fatos e opiniões:

Um fato é algo que você pode provar ser falso ou verdadeiro. Você não pode mudar um fato Uma opinião é como uma pessoa pensa ou sente sobre algo. Você pode mudar uma opinião.

Leia as frases abaixo dos quadros e recorte e cole-as nas tabelas adequadas, ou escreva, classificando-os em fato ou opinião sobre o assunto espaghetti

41º Bimestre Bloco 2

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fjaimiebleck.com%2Ffact-and-opinion-first-grade-worksheets%2Ffact-and-opinion-worksheets

VERY GOOD! MUITO BEM, VOCÊ CHEGOU AO FIM. ATÉ A PROXIMA AULA.

BYE BYE

1º BIMESTRE BLOCO 1 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURUSECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

9º ANO D PERÍODO LETIVOPROFESSOR(A)

COMPONENTE CURRICULAR19/04/2021 a 07/05/2021 IRACI HELENA

PORTUGUÊS

NOME DO ALUNO: TURMA: _________

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

CONTEÚDO: GÊNEROS TEXTUAIS EM JORNAL E REVISTA

OBJETIVOS: Através dessas atividades, o aluno será capaz de ler e analisar as informações

contidas em vários textos que fazem parte dos jornais e revistas, avaliando seus conteúdos, as

estruturas e as características dos mesmos.

ENUNCIADO: Leitura:- Gêneros Textuais em Jornais e Revistas (Características, Estrutura, Tipos e Diferença). Bem como, um trabalho de pesquisa envolvendo oa tipos de textos estudados.

FONTE: Mencionada ao final da pesquisa realizada.

GÊNEROS TEXTUAIS EM JORNAL E REVISTA

EDITORIAL

Jornais e revistas dispõem de uma seção em que se publicam os editoriais textos nos quais se discute, sob o ponto de vista do meio de comunicação ou de seus editores, um fato atual relevante, nacional ou internacional. O assunto abordado pode apresentar caráter político, social, cultural ou econômico e tem, via de regra, grande repercussão perante o público.

O texto geralmente apresenta estes elementos:Introdução: em que o assunto é identificado, ou seja, apresenta-se a ideia-núcleo.Desenvolvimento: em que se analisa a questão por meio da apresentação de dadosestatísticos, citações, exemplos, comparações, depoimentos.Conclusão: em que o autor sugere soluções para o problema ou, fazendo uma síntesedo que foi discutido, leva o leitor a refletir.O texto editorial costuma ser curto, conciso e não é assinado, o que ressalta o fato de o

ponto de vista ser da empresa.No espaço reservado ao editorial, é possível haver uma charge, desenho que expressa,

com humor, uma opinião sobre determinado assunto. A charge pode ser considerada um editorial em forma de desenho.

1º BIMESTRE BLOCO 1 2

RESENHA CRÍTICA

A resenha crítica fornece dados informativos de uma produção (livro, filme, peça de teatro e outras obras artísticas, bem como produções científicas) e emite uma opinião a respeito dela, favorável ou não.

Além disso, o crítico pode fazer referências a outras obras, comparar, fazer citações, contra argumentar, sempre com a intenção de justificar seu ponto de vista.

CARTA DO LEITOR

Na maioria dos jornais e revistas, há uma seção destinada a carta do leitor. Ela oferece um espaço para o leitor elogiar ou criticar uma matéria publicada, ou fazer sugestões. Os comentários podem referir-se às ideias de um texto, com as quais o leitor concorda ou não; a maneira como o assunto foi abordado; ou à qualidade do texto em si. É possível também fazer alusão a outras cartas de leitores, para concordar ou não com o ponto de vista expresso nelas.

A linguagem da carta costuma variar conforme o perfil dos leitores da publicação. Pode ser mais descontraída, se o público é jovem, ou ter um aspecto mais formal.

Esse tipo de carta apresenta formato parecido com o das cartas pessoais: data, vocativo (a quem ela é dirigida), corpo do texto, despedida e assinatura. Porém, quando necessário, a equipe de redação do jornal ou da revista adapta as cartas do leitor a seu estilo e as reduz para encaixá-las na seção reservada a elas, mantendo apenas uma parte do corpo.

Quando publicadas, as cartas geralmente são agrupadas por assunto, reunindo-se as que se referem à mesma notícia ou reportagem em um só bloco, que recebe um título.

CRÔNICA

Em jornais e revistas, há textos normalmente assinados por um escritor de ficção ou por uma pessoa especializada em determinada área (economia, gastronomia, negócios, entre outras) que escreve com periodicidade para uma seção (por exemplo, todos os domingos para o Caderno de Economia).

Esses textos, conhecidos como crônicas, são curtos e em geral predominantemente narrativos, podendo apresentar alguns trechos dissertativos.

(https://mosqueteirasliterarias.comunidades.net/generos-textuais-em-jornal-e-revista)

PUBLICIDADE

Um tipo de texto veiculado em campanhas publicitárias e podem ser textos de natureza escrita, oral e visual.

Eles estão presentes no nosso cotidiano e possuem o intuito principal de convencer o leitor para a compra de produtos e/ou serviços.

Geralmente são encontrados nos meios de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio, internet, outdoors, dentre outros.

Os textos publicitários são textos sugestivos, retóricos e persuasivos os quais contém uma linguagem sedutora para despertar nos consumidores o desejo de consumir.

Desse modo, são produzidos através da função conativa ou apelativa da linguagem, ou seja, a mensagem está centrada no receptor ou interlocutor com a finalidade de despertar emoções, sentimentos e sensações.

Observe que esse tipo de texto é muitas vezes cobrado nos vestibulares e sobretudo no

1º BIMESTRE BLOCO 1 3

ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).Lembre-se que os publicitários são as pessoas encarregadas de produzirem esse tipo

de texto, ou seja, são os emissores (locutores) da linguagem publicitária dirigidas para determinado público-alvo.

Características do texto publicitárioAs principais características do texto publicitário são:

Texto persuasivo com o objetivo de convencimentoVerbos no imperativo ou presente do IndicativoUso de expressão de chamamento: vocativoLinguagem simples, coloquial, dinâmica e acessívelPresença de criatividade, humor e ironiaIntertextualidade (relação com outros textos)Subjetividade e musicalidadeUso de figuras e vícios de linguagemUso de rimas, neologismos, estrangeirismo, polissemia e trocadilhosFunção Apelativa da LinguagemUtilização de estereótipos

Estrutura do texto publicitário

Os textos publicitários não seguem uma estrutura padrão e podem ser frases, textos visuais auditivos e escritos os quais utilizam a linguagem verbal e não-verbal.

Geralmente são textos curtos com o objetivo de vender algum produto e/ou serviço, e podem ser de diversos gêneros (argumentativos, narrativos ou descritivos) sendo que alguns deles incluem os três gêneros num só texto.

É muito comum encontrarmos os textos publicitários com imagem e textos. Observe que a imagem é um recurso muito importante dos textos publicitários, que tem a função principal de promover a marca e despertar no leitor a vontade de possuir tal produto ou serviço.

headlineatrativos e criativos com presença de alguma das palavras-chave, com o intuito de chamarmais atenção do leitor para o que se pretende comercializar.

Em seguida, no corpo do texto será apresentada a ideia principal que apresentará descrições, narrações ou argumentos para a escolha da marca; e, por fim, a conclusão do pretendido seguidos da assinatura do anunciante da marca.

Os slogans são elementos fundamentais dos textos publicitários, posto que definem em poucas palavras (ou frases de efeito) a marca de maneira criativa e que aproxime o leitor da proposta publicitária.

Correspondem aos texto

(https://www.todamateria.com.br/texto-publicitário/)

Agora, vamos realizar uma pesquisa com tipos de textos que envolvem os Veículos de Comunicação. Nesse trabalho, você pesquisará, selecionará e colocará exemplos dos seguintes textos:

A ReportagemB EditorialC Resenha CríticaD Carta do LeitorE Crônica

1º BIMESTRE BLOCO 1 4

F Publicidade

Não há necessidade de ser exemplos de textos longos. Essa pesquisa poderá ser realizada em Jornais, Revistas, Internet etc. Caso tenham dúvidas, entrem em contato comigo.

1º BIMESTRE BLOCO 1 5

1º BIMESTRE – BLOCO 2 1

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU Secretaria Municipal da Educação EMEF "Cônego Aníbal Difrância"

9º ANO D PERÍODO LETIVO

PROFESSOR(A)- COMPONENTE CURRICULAR

19/04/2021 a 07/05/2021 JOÃO PAULO - MATEMÁTICA

NOME DO ALUNO:_____________________________________________________________ Nº: ______

MATEMÁTICA Saudações dedicado (a) estudante!

Vamos dar continuidade estudando os NÚMEROS REAIS, vamos aprender como escrever e localizá-los na reta, que será interpretada como RETA NUMÉRICA: uma correspondência com pontos dessa reta aos números reais.

Mas o que são os números reais? Bom... rapidamente podemos pensar em quase todo tipo de números que conhecemos e usamos nas

operações básicas até agora, veja uma representação simples desses números na ilustração abaixo:

Em amarelo (N), ao conjunto dos NÚMEROS NATURAIS pertencem os números 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ... os números que surgiram nos primórdios da civilização, aqueles que os pastores já podiam usar ao contar um bezerro ou um boi adulto, uma fruta pequena ou maior, sem depender do tamanho ou forma das coisas, mas da mesma família dessas coisas.

Em azul claro (Z), o conjunto dos NÚMEROS INTEIROS, foi formado conforme a abstração e exercício da contabilidade financeira dos povos e foi evoluindo, por exemplo: -7 é um número inteiro, assim como +7 que até hoje levam-nos a pensar em dívida de sete (ou perda de sete): -7 e crédito de sete (ganho de sete): +7. Uma consideração dentro dessas ideias nos chama a atenção que se +7 é igual a 7, e 7 também é um número natural, então todos os números naturais são também um número inteiro e é por isso que o conjunto amarelo, dos números naturais está todinho dentro do conjunto azul claro, dos números inteiros.

Em azul turquesa (Q), o que dizer dos números que estão dentro desse conjunto, hein? Bom... a primeira vista podemos dizer que são do mesmo tipo que já foi explicado lá em cima: o 7 e o -7 são também

1º BIMESTRE – BLOCO 2 2

desse conjunto, dos NÚMEROS RACIONAIS, isso mesmo, é esse o nome que damos aos números desse conjunto! Então 7, -7 são números inteiros, mas também são números racionais? Sim! É isso mesmo que você pode observar quando vê a ilustração acima... Assim como todo bauruense é paulista (pois o município de Bauru está todinho dentro do Estado de São Paulo), todo número inteiro é também um número racional... Mas você também pode notar que existe uma borda azul turquesa que contorna todo o conjunto azul claro, dos inteiros... quer dizer que tem números racionais nessa faixa? Sim, tem! Mas quem são eles? De onde vieram?... Para responder a essas perguntas vamos primeiro compreender o significado da palavra racionais ou racional aqui usada.

O termo racional aqui usado significa divisão. O número 7, por exemplo vem de uma divisão de outros dois números inteiros como 7/1, 14/2, 21/3, 28/4, ... , do mesmo jeito que o número -7, vem da divisão de dois outros inteiros como -7/1, -14/2, -21/3, -28/4. Parece que agora dá para entender e conhecer alguns números dessa faixa que são racionais, mas não devem ser inteiros, quer saber como? Faça 5/2 (divida 5 por 2) o que vai dar? Vai dar 2,5, então! isso mesmo: 2,5 que veio de uma divisão (razão) é um número racional, mas não é inteiro! 2,5 são 2 mais uma metade, (metade não dá um inteiro todo, meio é um número “quebrado”), 2,5 não dá um número inteiro: nem é 2, nem e 3. Reforçando: número 2 e o número 3 são números inteiros, mas 2,5 não é inteiro! Quando fazemos 2/5 também vai dar outro racional que não é inteiro o 0,4.

Outros exemplos de números racionais: 0,33333... uma dizima periódica veio de uma divisão de dois outros números, colocados no que chamamos de fração geratriz: 3/9 ou sua equivalente 1/3.

Finalmente, além do limite azul turquesa dos racionais, encontramos uma coisa estranha diferente do que havia até agora, um conjunto englobando dois outros: o conhecido conjunto dos racionais e um conjunto I... que conjunto é esse? Quais os números desse conjunto? Com certeza não são racionais, mas com o conjunto dos números racionais formam o conjunto dos NÚMEROS REAIS

I para o conjunto de todos os NÚMEROS IRRACIONAIS... São números irracionais os números 2,

3, 5, note que dá 2, 2 dois é natural, inteiro, e racional, então não pode ser irracional, com a ajuda de

uma calculadora conseguimos o resultado de = 1,4142135623730..., de = 1,7320508075688..., de

= 2,2360679774997... ou de = 2,82842712... e de = 3,16227766011683... então!? Você podeobservar uma dízima periódica nestes últimos cinco casos? NÃÃÃÃÃÃO!!! Pois bem! Esses números sãoos números irracionais, então os números que aparecem das raízes não exatas são irracionais, mas háum outro exemplo bem conhecido e usado cujas casas decimais também não apresentam período, onúmero , “pi”.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 3

Clique no link https://youtu.be/ZWxPdGlPd-g, ou copie para o seu celular e veja como é possível compreender o significado de “pi”, são só 3 minutos e 52 segundos...

(se crianças podem aprender, que dirá Você que já é GRANDÃO!!!!)

Vamos escrever todos esses números na reta, os números são: a) os naturais 0, 1, 2, 3, 4 e 7:

0

Agora vamos escrever todos esses números na reta, os números são: b) os inteiros -7, -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4 e 7:

0

Agora escrever todos esses números na reta, os números são: c) os racionais -7, 7, -5/2, 5/2, 2/5 e -2/5:

0

d) Mas como escrever estes racionais na reta: -1/3, 1/3, -2/3 e 2/3 ????? (lembre que 1/3 =0,3333333... e que -2/3 = -0,6666666666...

0

(orientação em aula por meet ou foto postada no Grupo)

1º BIMESTRE – BLOCO 2 4

e) ...e como escrever os irracionais na reta: - , , - e ? (não é espantoso pensar que podemos escrever na reta um número que nem período tem!!?)

0 (orientação em aula por meet ou foto postada no Grupo) POTÊNCIA COM EXPOENTE INTEIRO NEGATIVO: Observe a tabela:

Potência Cálculo Resultado 106 10.10.10.10.10.10 1.000.000 105 10.10.10.10.10 100.000 104 10.10.10.10 10.000

103 10.10.10 1.000

102 10.10 100

101 10 10

100 1 1

10-1 = 1

10

10-2 = .

1

100

10-3 = .

. 1

1.000

10-4 = .

. . 1

10.000

10-5 = .

. . . 1

100.000

10-6 = .

. . . . 1

1.000.000

1º BIMESTRE – BLOCO 2 5

Agora observe esta tabela:

Potência Cálculo Resultado 206 20.20.20.20.20.20 64.000.000 205 20.20.20.20.20 3.200.000 204 20.20.20.20 160.000

203 20.20.20 8.000

202 20.20 400

201 20 20

200 1 1

20-1 = 1

10

20-2 = .

1

400

20-3 = .

. 1

8.000

20-4 = .

. . 1

160.000

20-5 = .

. . . 1

3.200.000

20-6 = .

. . . . 1

64.000.000

Você observou as duas tabelas? Você conseguiu observar e comparar a tabela de potências de 10 com a de potências de 20? Você notou que em 100 o resultado é 1 como sugeriu a primeira tabela, então o resultado em 200 não deveria ser 2? E por que não é? Bom... a verdade é que o nosso cérebro quer as coisas muito rápidas e não deveria sugerir outra coisa que não fosse 2 para o resultado de 200... E se o seu cérebro até agora te obriga a pensar que o resultado de 200 é mesmo 2, então você é normal!!! Eu, Professor João Paulo, me solidarizo contigo, pois quando era estudante também cai nessa mesma armadilha do cérebro...

Então vamos lá: vá dividindo desde a primeira linha 1.000.000 por 10. Assim: 1.000.000 : 10, nem é necessário usar uma calculadora, o resultado é 100.000, pois é só cortar um zero de 1.000.000. Agora 100.000 : 10, cortando um zero de 100.000, fica 10.000, e assim por diante até 10 : 10 que dá 1. Bom... agora é só pensar do mesmo modo para 64.000.000 vamos dividir por 10? NÃÃÃÃO!!!! POR 20!!!! 64.000.000 : 20 VAI DAR 3.200.000 !!!!!! continue até 20 : 20... adivinha o que vai dar? Sim! Vai dar 1 !!! O fato é que o nosso cérebro não nos avisa que a linha abaixo de 1.000.000, 100.000 é dez vezes inferior a 1.000.000, como 1 é dez vezes inferior a 10, do mesmo jeito que 3.200.000 é vinte vezes inferior a 64.000.000, sim, pois 20 . 3.200.000 dá 64.000.000 e 1 é vinte vezes inferior a 20.

1º BIMESTRE – BLOCO 2 6

Antes de fazer exercícios você também pode notar que:

(fonte: slideplayer.com.br)

Calcule dando o resultado para as potências de 10 com expoente negativo: a) 10-7 =

b) 10-2 =

c) 10-5 =

d) 10-8 =

e) 10-2 =

Dê o resultado para as potências de expoente negativo: a) 30-2 =

b) 50-3 =

c) 2-3 =

d) 5-2 =

e) 7-3 =

f) =

g) =

h) =

1º BIMESTRE – BLOCO 2 7

POTÊNCIA COM EXPOENTE RACIONAL (ou com expoente fracionário):

(Fonte: petquimica.ufc.br)

Transforme cada potência num radical (como visto no quadro acima):

a) 9 = f) 36 =

b) 16 = g) 100 =

c) 25 = h) 49 =

d) 4 = i) 64 =

e) 1 = j) 81 =

Transforme cada potência num radical (como visto no quadro acima):

a) 8 = b) 27 =

c) 125 = d) 64 =

e) 32 = f) 16 =

g) 4 = h) 5 =

i) 16 = j) 256 =

Agora o contrário: cada radical numa potência (não é para calcular!!!):

a) 9 f) 125

b) 36 g) 6

c) 4 h) 8

d) 81 i) 4

e) 100 j) 400

1º BIMESTRE – BLOCO 2 8

O CÁLCULO COM RADICAIS – RAIZ QUADRADA: Para entender raiz quadrada, fica mais fácil descobrir o valor do lado de um quadrado formado por

tantos quadradinhos como, por exemplo, qual o lado de um quadrado formado por 9 quadradinhos? Veja a figura:

Este quadrado é formado por 9 quadradinhos e o seu lado tem o lado de 3 quadradinhos. Pronto!

Você acabou de calcular a raiz quadrada de 9, pois ao fazer 3 linhas vezes 3 quadradinhos, (há três quadradinhos em cada linha), resulta em 9, ou ao fazer 3 colunas vezes três 3 quadradinhos, (há três

quadradinhos em cada coluna), resulta em 9. Simbolicamente todo esse pensamento fica: = 3. Agora calcule:

= ___, pois ___ x___ = 1.

= ___, pois ___ x___ = 4.

= ___, pois ___ x___ = 9.

= ___, pois ___ x___ = 16.

= ___, pois ___ x___ = 8.

= ___, pois ___ x___ = 100.

= ___, pois ___ x___ = 49.

= ___, pois ___ x___ = 36.

= ___, pois ___ x___ = 25.

= ___, pois ___ x___ = 0.

Para as raízes quadradas abaixo, descubra com a calculadora e escreva com até 2 casas decimais.

a) ___, pois ___ x___ = ___. (vai dar um número bem próximo de dois).

b) ___, pois ___ x___ = ___. (vai dar um número bem próximo de três).

c) ___, pois ___ x___ = ___. (vai dar um número bem próximo de cinco).

d) ___, pois ___ x___ = ___. (vai dar um número bem próximo de seis).

e) ___, pois ___ x___ = ___. (vai dar um número bem próximo de sete).

f) ___, pois ___ x___ = ___. (vai dar um número bem próximo de oito).

g) ___, pois ___ x___ = ___. (vai dar um número bem próximo de dez).

h) ___, pois ___ x___ = ___.

i) ___, pois ___ x___ = ___.

j) ___, pois ___ x___ = ___.

k) ___, pois ___ x___ = ___.

l) ___, pois ___ x___ = ___.

m) ___, pois ___ x___ = ___.

n) ___, pois ___ x___ = ___.

o) ___, pois ___ x___ = ___.

p) ___, pois ___ x___ = ___.

q) ___, pois ___ x___ = ___. (acesso em 16/3/2021, fonte: https://www.dicio.com.br/numero-primo/)

1º BIMESTRE – BLOCO 2 9

r) ___, pois ___ x___ = ___.

s) ___, pois ___ x___ = ___.

t) ___, pois ___ x___ = ___.

u) ___, pois ___ x___ = ___.

v) ___, pois ___ x___ = ___.

w) ___, pois ___ x___ = ___.

x) ___, pois ___ x___ = ___.

y) ___, pois ___ x___ = ___.

z) ___, pois ___ x___ = ___.

Há um modo independente de uso da calculadora que nos dá a resposta para , , , , ,

, , ... Vejamos como é! (LEIA E OBSERVE COM BASTANTE ATENÇÃO).

Para a : 8 2 4 2 2 2 1 2 . 2 . 2 = 23, mas vai ficar 22 . 2, pois:

= . =

(22 = 4 e 4 = 2, ou simplesmente cancelamos o expoente de 2 com o radical , visualizando apenas 2).

Para a : 12 2 6 2 3 3 1 2 . 2 . 3 = 22 . 3

= . =

Para a : 18 2 9 3 3 3 1 2 . 3 . 3 = 2 . 32

= . =

Para a : 24 2 12 2 6 2 3 3 1 2 . 2 . 2 . 3 = 22 . 2 . 3 = 22 . 6

= . =

1º BIMESTRE – BLOCO 2 10

Para a : 27 3 9 3 3 3 1 3 . 3 . 3 = 32 . 3

= . =

Para a : 28 2 14 2 3 7 1 2 . 2 . 7 = 22 . 7

= . =

Para a : 32 2 16 2 8 2 4 2 2 2 1 2 . 2 . 2 . 2 . 2 = 2 . 2 . 2 (ou 2 . 2)

= . . = . = 4 ...ou...

= . = (aqui o expoente par da potência, 4, é dividido pelo índice 2 do radical, lembra: a raiz quadrada

tem índice 2, que não precisa aparecer, vai resultar em , que dá 4), Esse processo chama-se fatoração em números primos e se aplica muito nesses casos em que a

raiz não é exata, um número irracional. Agora é com Você, calcule pela fatoração em números primos a raiz quadrada:

40

=