Direito processual civil questoes

34
VUNESP - Esc (TJ SP)/"Capital e Interior"/2007 Na apelação, a) ficam também submetidas ao tribunal as questões anteriores à sentença, ainda não decididas. b) as questões de fato, não propostas no juízo inferior, não poderão ser suscitadas, mesmo se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior. c) o tribunal deverá declarar os efeitos em que a recebe. d) a pena de deserção não poderá ser relevada. e) independentemente dos efeitos em que for recebida, não impede a execução provisória da sentença. FADESP - TJ TRT8/2001 Tendo em vista as normas do Código de Processo Civil concernentes à capacidade processual, é correto declarar-se que a) somente as pessoas naturais têm capacidade de estar em juízo. b) os menores, na medida em que têm capacidade para ser parte, possuem capacidade processual. c) mesmo verificando a incapacidade processual, o juiz não pode suspender o processo. d) a representação não supre a incapacidade processual. e) os menores têm capacidade para ser parte, mas não possuem capacidade processual.

Transcript of Direito processual civil questoes

VUNESP - Esc (TJ SP)/"Capital e Interior"/2007Na apelação,

a) ficam também submetidas ao tribunal as questões anteriores à sentença, ainda não decididas.

b) as questões de fato, não propostas no juízo inferior, não poderão ser suscitadas, mesmo se a parte provar que deixou de fazê-lo por motivo de força maior.

c) o tribunal deverá declarar os efeitos em que a recebe.

d) a pena de deserção não poderá ser relevada.

e) independentemente dos efeitos em que for recebida, nãoimpede a execução provisória da sentença.

FADESP - TJ TRT8/2001Tendo em vista as normas do Código de Processo Civil concernentes à capacidade processual, é correto declarar-seque

a) somente as pessoas naturais têm capacidade de estar em juízo.

b) os menores, na medida em que têm capacidade para ser parte, possuem capacidade processual.

c) mesmo verificando a incapacidade processual, o juiz não pode suspender o processo.

d) a representação não supre a incapacidade processual.

e) os menores têm capacidade para ser parte, mas não possuem capacidade processual.

FADESP - TJ TRT8/2001Considerando as normas processuais que dispõem sobre apetição inicial, está correto afirmar-se que

a) para que se possa fixar o valor das custas processuais edos honorários advocatícios é obrigatório dar-se, na petição inicial, valor à causa, ainda que esta não tenha conteúdo econômico imediato.

b) não é obrigatório, na petição inicial, a indicação das provas com que o autor pretende demonstrar os fatos constitutivos de seu direito.

c) para caracterizar a ação, não é suficiente e relevante oexame da causa de pedir e do pedido, sendo obrigatória a indicação do nome da ação na petição inicial.

d) verificando que a petição inicial apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento do mérito, o juiz pode, de plano, indeferi-la.

e) a petição inicial não instruída com os documentos indispensáveis à propositura da ação será, de plano, indeferida.

CESPE - TJ TRT10/Administrativa/2004Em relação a partes, processo e procedimento, julgue o itema seguir.

Em processo no qual litiga pessoa jurídica em um dos pólos,parte é a pessoa jurídica e não o seu representante, quesimplesmente age em nome dela.

Certo

CESPE - TJ TRT10/Administrativa/2004Em relação a partes, processo e procedimento, julgue o itema seguir.

Tratando-se de ação de cobrança de taxas condominiais, o

rito adequado é o sumário, qualquer que seja o valor dacausa.

Certo

CESPE - TJ TRT10/Administrativa/2004Em relação a partes, processo e procedimento, julgue o itema seguir.

O procedimento comum pode ser classificado em ordinário,sumário e de execução.

Errado

CESPE - TJ TRT10/Administrativa/2004Em relação a partes, processo e procedimento, julgue o itema seguir.

Ação de indenização por dano moral, ainda que de pequenovalor, jamais pode tramitar pelo rito sumário, poisconstitui questão relativa a direito de personalidade e,portanto, classifica-se como questão de estado.

Errado

CESPE - TJ TRT10/Administrativa/2004Em relação a partes, processo e procedimento, julgue o itema seguir.

O incapaz não tem capacidade de ser parte, e, portanto,qualquer ação na qual tenha interesse deve ser movida porseus representantes legais, ou contra esses representantes.

Errado

CESPE - TJ TRT10/Administrativa/2004Em relação a partes, processo e procedimento, julgue o itema seguir.

Quando o ato tiver de ser praticado em determinado prazo,por meio de petição, esta deverá ser apresentada no

protocolo, dentro do horário de expediente, nos termos dalei de organização judiciária local.

Certo

CESPE - TJ TRT10/Administrativa/2004Em relação a partes, processo e procedimento, julgue o itema seguir.

Se o réu não for citado, mas comparecer espontaneamente noprocesso para se defender, o processo ainda assim seránulo, pois a citação é ato indispensável à validade doprocesso.

Errado

CESPE - TJ TRT10/Administrativa/2004Em relação a partes, processo e procedimento, julgue o itema seguir.

A ação rescisória, proposta contra sentença transitada emjulgado, jamais é proposta originariamente em juízo deprimeiro grau, mas sempre em tribunal.

Certo

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012O prazo para o Poder Público recorrer das sentenças noJuizado Especial da Fazenda Pública é de

a) cinco dias.

b) dez dias.

c) quinze dias.

d) vinte dias.

e) trinta dias.

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012Em relação aos Juizados Especiais da Fazenda Pública,assinale a afirmação correta.

a) Poderão ser deferidas, pelo Juiz, providências antecipatórias para evitar dano de difícil ou incerta reparação.

b) Será deferida liminar sempre que houver prova pré-constituída no mandado de segurança impetrado pela parte.

c) Só o Juiz imitirá o Estado na posse quando reunidos os requisitos para efetivação da desapropriação.

d) Poderão, através de análise do Juiz, ser adotadas providências cautelares e antecipatórias sempre que o objeto da demanda for a defesa de direitos ou de interessesdifusos.

e) O Juiz poderá determinar a reintegração preventiva em caso de a demanda versar sobre pena de demissão imposta a servidor quando o processo administrativo disciplinar for inválido.

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012Sobre os Juízes Leigos e os Conciliadores no âmbito dosJuizados Especiais da Fazenda Pública, é correto afirmarque

a) os Juízes Leigos, enquanto no desempenho de suas funções, ficarão impedidos de exercer a advocacia perante todos os Juizados Especiais da Fazenda Pública instalados em território nacional.

b) o Conciliador poderá, com a finalidade de encaminhar composição amigável, ouvir as partes e testemunhas sobre oscontornos da controvérsia, sem intervenção de qualquer outra autoridade.

c) os Juízes Leigos são auxiliares da Justiça, recrutados, preferencialmente, entre pessoas com notório conhecimento

jurídico e mais de dois anos de experiência.

d) cabe ao Conciliador conduzir a audiência de conciliação e de instrução, sem intervenção de qualquer outra autoridade.

e) o Juiz dispensará novos depoimentos, passando a prolatara sentença, quando não obtida a Conciliação.

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012Considerando-se o âmbito dos Juizados Especiais da FazendaPública, assinale a afirmação correta.

a) Das decisões das Turmas Recursais caberá recurso de apelação para o Tribunal de Justiça, com pedido de uniformização, se houver divergência com o entendimento de Câmara do Tribunal.

b) Das decisões do Conciliador caberá recurso ordinário para as Turmas Recursais, sendo incabível qualquer recurso de despacho voltado ao impulso processual.

c) Caberá pedido de uniformização de interpretação de lei quando houver divergência entre decisões proferidas por Turmas Recursais sobre questões de direito material.

d) A divergência ensejadora de recurso extraordinário dirigido ao Supremo Tribunal Federal deverá ser demonstradacom base nas Súmulas das Turmas Recursais dos diferentes Estados.

e) Nos mandados de segurança impetrados junto aos Juizados Especiais da Fazenda Pública, caberá recurso ordinário.

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012Com base na Lei n.º 12.153, de 22 de dezembro de 2009,assinale a afirmação INCORRETA.

a) As microempresas e as empresas de pequeno porte, assim definidas na Lei Complementar n.º 123, de 14 de dezembro de

2006, poderão ser autoras de ações no âmbito do Juizado Especial da Fazenda Pública.

b) As Turmas Recursais do Sistema dos Juizados Especiais serão compostas por Juízes em exercício no primeiro grau dejurisdição, na forma da legislação dos Estados e do Distrito Federal, com mandato de dois anos, e integradas, preferencialmente, por Juízes do Sistema dos Juizados Especiais.

c) Aplica-se, subsidiariamente, aos Juizados Especiais da Fazenda Pública, o disposto nas Leis n.º 5.869, de 11 de janeiro de 1973 – Código de Processo Civil, n.º 9.099, de 26 de setembro de 1995, e n.º 10.259, de 12 de julho de 2001.

d) A designação dos Juízes das Turmas Recursais obedecerá aos critérios de antiguidade e merecimento, sendo permitidaa recondução quando não houver outro Juiz na sede da Turma Recursal.

e) O pedido fundado em divergência entre Turmas do mesmo Estado será julgado em reunião conjunta das Turmas em conflito, sob a presidência do Ministro indicado pelo Superior Tribunal de Justiça.

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012Assinale a afirmação correta em relação ao regime dasNulidades no Código de Processo Civil.

a) A parte que der causa à nulidade deverá requerer a respectiva decretação.

b) O ato realizado em desacordo com a forma prescrita em lei deverá, necessariamente, ser considerado inválido pelo Juiz.

c) Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes que dele não dependam.

d) Quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir, o processo é nulo desde seu início.

e) O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulação dos atos que não possam ser aproveitados.

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012Assinale a afirmação correta em relação às regras deimpedimento e suspeição no Código de Processo Civil.

a) É defeso ao Juiz exercer as suas funções no processo quando for parente de alguma das partes até o quarto grau.

b) É defeso ao Juiz exercer as suas funções no processo quando nele estiver postulando, como advogado da parte, qualquer parente seu até o terceiro grau.

c) É defeso ao Juiz exercer as suas funções no processo quando for órgão de direção ou de administração de pessoa jurídica parte na causa.

d) Reputa-se fundada a suspeição quando alguma das partes for credora ou devedora de parentes do Juiz, em linha reta ou na colateral até o quarto grau.

e) Os motivos de impedimento e de suspeição não se aplicam ao serventuário de justiça, ao perito e ao intérprete.

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012 (e mais 2 concursos)Conforme a Lei Federal n.º 9.099/1995, o processo orientar-se-á pelos critérios de

a) oralidade, formalismo, simplicidade e economia processual, quando possível.

b) oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando, sempre que possível, a

conciliação ou a transação.

c) oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade, buscando sempre a transação.

d) oralidade, formalismo, simplicidade e economia processual, buscando sempre a conciliação.

e) oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, quando possível.

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012 (e mais 1 concurso)Considere as afirmações abaixo à luz da Lei Federal n.º9.099/1995.

I - O mandato ao advogado poderá ser verbal, inclusivequanto aos poderes especiais.

II - O réu, sendo pessoa jurídica ou titular de firmaindividual, poderá ser representado por prepostocredenciado, munido de carta de preposição com poderes paratransigir, sem haver necessidade de vínculo empregatício.

III - O Ministério Público não intervirá nos processos doJuizado Especial.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012 (e mais 1 concurso)Considere as afirmações abaixo à luz da Lei Federal n.º9.099/95.

I - Havendo pedidos contrapostos, será dispensada acontestação formal e ambos serão apreciados na mesmasentença.

II - O processo instaurar-se-á com a apresentação do pedidoescrito à Secretaria do Juizado.

III - Não se pronunciará qualquer nulidade sem que tenhahavido prejuízo.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III.

Considere as afirmações abaixo à luz da Lei Federal n.º9.099/95.

I - A conciliação será conduzida pelo Juiz togado ou peloJuiz leigo.

II - Obtida a conciliação, esta será reduzida a escrito ehomologada pelo Juiz togado, mediante sentença com eficáciade título executivo.

III - O árbitro será escolhido dentre os Juízes togados.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III.

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012 (e mais 1 concurso)Considere as afirmações abaixo à luz da Lei Federal n.º9.099/95.

I - Nas causas de valor até vinte salários mínimos, aspartes comparecerão pessoalmente, podendo ser assistidaspor advogado; nas de valor superior, a assistência éobrigatória.

II - Não se admitirá, no processo, qualquer forma deintervenção de terceiro nem de assistência. Admitir-se-á olitisconsórcio.

III - A prática de atos processuais em outras comarcaspoderá ser solicitada por qualquer meio idôneo decomunicação.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012 (e mais 1 concurso)

Considere as afirmações abaixo à luz da Lei Federal n.º9.099/95.

I - É lícito formular pedido genérico quando não forpossível determinar, desde logo, a extensão da obrigação.

II - Registrado o pedido, independentemente de distribuiçãoe autuação, a Secretaria do Juizado designará a sessão deconciliação, a realizar-se no prazo de vinte dias.

III - A opção pelo procedimento previsto na Lei Federal n.º9.099/95 importará em renúncia ao crédito excedente aolimite estabelecido nessa Lei.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

FAURGS - Conc (TJ RS)/Cível/2012 (e mais 1 concurso)Considere as afirmações abaixo à luz da Lei Federal n.º9.099/95.

I - A citação far-se-á por correspondência, com aviso derecebimento em mão própria.

II - A citação far-se-á, tratando-se de pessoa jurídica oufirma individual, mediante entrega ao encarregado darecepção, que será obrigatoriamente identificado.

III - Sendo necessária, a citação far-se-á por oficial dejustiça, na forma determinada pelo Código de ProcessoCivil.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III

FAURGS - Of Esc (TJ RS)/2010Considere as afirmações abaixo com relação à capacidadeprocessual, disciplinada no Código de Processo Civil.

I - Nas ações possessórias, a participação do cônjuge doréu somente é indispensável nos casos de composse ou de atopor ambos praticado.

II - O Juiz dará curador especial ao réu revel, quandocitado pessoalmente, por edital ou por hora certa.

III - Será representada em juízo, ativa ou passivamente, aherança jacente ou vacante por seu procurador constituídomediante instrumento público.

IV - A autorização do marido e a outorga da mulher podemsuprir-se judicialmente quando um cônjuge a recuse ao outrosem justo motivo.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas IV.

c) Apenas I e IV.

d) Apenas II e III.

e) Apenas II, III e IV.

FAURGS - Of Esc (TJ RS)/2010Assinale a alternativa que apresenta incumbência própria doescrivão nos termos do Código de Processo Civil.

a) Realizar diligências, sempre na presença de três testemunhas.

b) Numerar e rubricar todas as folhas dos autos processuais.

c) Entregar em cartório o mandado, logo depois de cumprido.

d) Guardar e conservar os bens arrestados ou seqüestrados.

e) Efetuar avaliações dos bens penhorados ou arrecadados.

FAURGS - Of Esc (TJ RS)/2010Assinale a afirmação correta quanto à forma dos atosprocessuais, disciplinada no Código de Processo Civil.

a) Quando se tratar de processo eletrônico, eventuais contradições na transcrição poderão ser suscitadas por escrito no prazo de 5 (cinco) dias.

b) Os processos que dizem respeito a casamento, divórcio, filiação, alimentos e guarda de menores correrão em segredode justiça.

c) Pode o terceiro que demonstrar interesse jurídico requerer ao Juiz cópia do processo que tramita em segredo de justiça.

d) Não se admite a juntada aos autos de documento redigido em língua estrangeira.

e) Os atos processuais, via de regra, dependem de forma determinada em lei, reputando-se inválidos quando realizados de outro modo.

FAURGS - Of Esc (TJ RS)/2010Assinale a afirmação correta sobre a disciplina das medidascautelares prevista no Código de Processo Civil.

a) Só em casos excepcionais, expressamente autorizados por lei, determinará o Juiz medidas cautelares sem a audiência das partes.

b) Não pode o Juiz determinar que o requerente preste caução real ou fidejussória de ressarcir eventuais danos sofridos pelo requerido.

c) Cabe à parte propor a ação no prazo de 30 (trinta) dias,contados da data do deferimento da medida cautelar.

d) Cessa a eficácia da medida cautelar, se não for executada dentro de 15 (quinze) dias contados da data de seu deferimento.

e) O requerente do procedimento cautelar sempre responde aorequerido pelo prejuízo que lhe causar a execução da medida.

CONESUL - Of Just (TJ RS)/Classe O/2009Das nulidades previstas no Código de Processo Civil,assinale a alternativa incorreta.

a) A nulidade dos atos poderá ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos.

b) É nulo o processo, quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir.

c) As citações e as intimações serão nulas, quando feitas sem observância das prescrições legais.

d) O ato não se repetirá nem se lhe suprirá a falta quando não prejudicar a parte.

e) O juiz, ao pronunciar a nulidade, declarará que atos sãoatingidos, ordenando as providências necessárias, a fim de que sejam repetidos, ou retificados.

CONESUL - Of Just (TJ RS)/Classe O/2009Dos atos processuais previstos no Código de Processo Civil,assinale a alternativa incorreta.

a) Os atos processuais são públicos, mas, correm em segredode justiça os processos (I) em que o exigir o interesse público e, (II) que dizem respeito a casamento, filiação, separação dos cônjuges, conversão desta em divórcio, alimentos e guarda de menores.

b) Todos os atos e termos do processo podem ser produzidos,transmitidos, armazenados e assinados por meio eletrônico, na forma da lei.

c) Os atos e termos processuais dependem sempre de forma determinada, reputando-se validamente os que assim preencham a finalidade essencial.

d) Em todos os atos e termos do processo é obrigatório o uso do vernáculo.

e) Só poderá ser junto aos autos documento redigido em língua estrangeira, quando acompanhado de versão em vernáculo, firmado por tradutor juramentado.

CONESUL - Of Just (TJ RS)/Classe O/2009Conforme a Lei 5.869/73, os atos processuais realizar-se-ão

a) em dias úteis, das seis (6) às dezoito (18) horas.

b) em dias úteis, das seis (6) às vinte (20) horas.

c) a qualquer dia da semana, inclusive feriados, das oito (8) às dezoito (18) horas.

d) a qualquer dia da semana, inclusive domingos, das oito(8) às dezoito (18) horas.

e) a qualquer dia da semana, das oito (8) às vinte (20) horas.

CONESUL - Of Just (TJ RS)/Classe O/2009Assinale a alternativa correta, segundo o que prevê a Lei5.869/73.

a) São considerados feriados apenas os dias santificados.

b) São considerados feriados, para efeito forense, apenas os dias declarados por lei.

c) São feriados, os domingos e os dias santificados.

d) São feriados, para efeito forense, os domingos e os diasdeclarados por lei.

e) São feriados forenses aqueles declarados pelos municípios.

CONESUL - Of Just (TJ RS)/Classe O/2009Em conformidade ao que dispõe o Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta.

a) Os atos processuais sempre são realizados na sede do juízo.

b) Os atos processuais realizam-se em qualquer lugar.

c) Os atos processuais realizam-se, sejam de ordinário ou extraordinário, em qualquer lugar, exceto o foro central dacapital.

d) Os atos processuais realizam-se de ordinário na sede do juízo. Podem, todavia, efetuar-se em outro lugar, em razão de deferência, de interesse da justiça, ou de obstáculo argüido pelo interessado e acolhido pelo juiz.

e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

CONESUL - Of Just (TJ RS)/Classe O/2009Segundo o que dispõe o Código de Processo Civil, assinale aalternativa correta.

a) Computar-se-á em dobro o prazo para contestar quando a parte for a Fazenda Pública.

b) Computar-se-á em dobro o prazo para contestar quando a parte for o Ministério Público.

c) Computar-se-á em quádruplo o prazo para recorrer quando a parte for a Fazenda Pública.

d) Computar-se-á em quádruplo o prazo para recorrer e em dobro para contestar quando a parte for o Ministério Público ou a Fazenda Pública.

e) Computar-se-á em quádruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pública ouo Ministério Público.

CONESUL - Of Just (TJ RS)/Classe O/2009Quanto aos prazos conforme previstos na Lei 5.869/ 73 elegislações posteriores, assinale a alternativa que seapresenta como incorreta.

a) O juiz proferirá os despachos de expediente, no prazo dedois (2) dias.

b) O juiz proferirá os despachos de expediente, no prazo decinco (5) dias.

c) O juiz proferirá as decisões no prazo de dez (10) dias.

d) Quando a lei não marcar outro prazo, as intimações somente obrigarão a comparecimento depois de decorridas vinte e quatro (24) horas.

e) Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhes-ão contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos.

CONESUL - Of Just (TJ RS)/Classe O/2009Dos processos e procedimentos cautelares, assinale aalternativa correta.

a) Na busca e apreensão, os oficiais de justiça farse-ão acompanhar de duas testemunhas.

b) Finda a diligência, lavrarão e assinarão o auto somente os oficiais de justiça que se fizerem acompanhar.

c) O procedimento cautelar deverá ser instaurado sempre antes no curso do processo principal.

d) O prazo do requerido para contestar o pedido, após a suacitação, será de quinze (15) dias, indicando as provas que pretende produzir.

e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

CONESUL - Of Just (TJ RS)/Classe O/2009Segundo o que prevê na Lei 5.869/73, quanto à ordem dosprocessos no Tribunal, assinale a alternativa correta.

a) Nos recursos interpostos nas causas de procedimento sumaríssimo, não haverá revisor.

b) No julgamento de apelação ou de agravo, a decisão será tomada, na câmara ou turma, pelo voto de três (3) juízes.

c) A qualquer juiz integrante do órgão julgador é facultadopedir vista por uma sessão, se não estiver habilitado a proferir imediatamente o seu voto.

d) O acórdão será apresentado para a conferência, na primeira sessão seguinte a do julgamento, pelo juiz

incumbido de lavrá-lo.

e) Lavrado o acórdão, serão as suas conclusões publicadas no órgão oficial dentro de cinco (5) dias.

CONESUL - Of Just (TJ RS)/Classe O/2009Acerca da citação, o Código de Processo Civil prevê:

a) comparecendo o réu apenas para arguir a nulidade e sendoesta decretada, considerar-se á feita a citação na data em que foi protocolada a arguição de nulidade.

b) a citação será feita pelo correio, para qualquer comarcado País, nas ações de estado.

c) far-se-á a citação por meio de oficial de justiça quandofor ré pessoa de direito público.

d) a citação far-se-á pelo correio, por oficial de justiça,por edital, por contato telefônico ou por meio eletrônico, conforme regulado em lei própria.

e) o oficial de justiça não poderá efetuar citações ou intimações nas comarcas contíguas, mas pode realizar naquelas da mesma região metropolitana.

CONESUL - Of Just (TJ RS)/Classe O/2009Acerca da intimação no Código de Processo Civil, assinale aalternativa correta.

a) A intimação do Ministério Público, em todos os casos será feita por Oficial de Justiça, mediante mandado de intimação.

b) Não dispondo a lei de outro modo, as intimações serão feitas às partes, aos seus representantes legais e aos advogados pelo correio, não podendo ser feitas por escrivãoou chefe de secretaria mesmo quando as partes e procuradores estiverem presentes em Cartório.

c) Havendo antecipação da audiência, o juiz, de ofício ou arequerimento da parte, mandará intimar por nota de expediente os advogados para ciência da nova designação.

d) As intimações podem ser feitas de forma eletrônica, conforme regulado em lei própria.

e) Far-se-á a intimação por nota de expediente quando frustrada a realização pelo correio.

FAURGS - Of Just (TJ RS)/Classe PJ-H/2010Assinale a afirmativa correta quanto à disciplina dos atosprocessuais prevista no Código de Processo Civil.

a) Os atos processuais, em regra, realizar-se-ão em dias úteis, das 6 (seis) às 22 (vinte e duas) horas.

b) É vedada a produção antecipada de prova nos feriados.

c) O prazo para a resposta do réu não se prorroga em razão de feriado.

d) Todos os atos e termos do processo podem ser produzidos,transmitidos, armazenados e assinados por meio eletrônico, na forma da lei.

e) A citação e a penhora poderão, mediante justificativa doOficial de Justiça, realizar-se em domingos e feriados.

FAURGS - Of Just (TJ RS)/Classe PJ-H/2010A respeito da citação por hora certa, assinale aalternativa que se encontra de acordo com o Código deProcesso Civil.

a) Pressupõe ter o oficial de justiça procurado o citando por 5 (cinco) vezes em dias e horários distintos, não o encontrando.

b) Havendo prova da ocultação, deverá o oficial de justiça intimar qualquer pessoa da família ou qualquer vizinho.

c) O oficial de justiça poderá indicar à pessoa intimada o dia e o horário em que retornará a fim de citar o demandado.

d) Se o oficial retorna fora do dia e hora por ele designados, o seu retorno não é eficaz, restando inválida acitação.

e) No dia e hora designados,o oficial de justiça somente poderá comparecer ao domicílio ou à residência do citando munido de novo despacho, a fim de realizar a diligência.

FAURGS - Of Just (TJ RS)/Classe PJ-H/2010Conforme o artigo 3º da Lei 9.099/95, o Juizado EspecialCível tem competência para conciliação, processo ejulgamento das causas abaixo,EXCETO de uma delas. Assinale-a.

a) ações de despejo para uso próprio

b) ações possessórias sobre bens imóveis de valor não excedente a quarenta vezes o salário mínimo

c) causas relativas a acidentes de trabalho

d) causas cíveis de menor complexidade cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo

e) causas de arrendamento rural e de parceria agrícola, qualquer que seja o valor

FAURGS - Of Just (TJ RS)/Classe PJ-H/2010Assinale a alternativa INCORRETA acerca da citação noJuizado Especial Cível, tendo em vista o disposto no artigo18 da Lei 9.099/95.

a) Será feita por correspondência, com aviso de recebimentoem mão própria.

b) Tratando-se de pessoa jurídica, será feita mediante entrega ao encarregado da recepção, obrigatoriamente

identificado.

c) Quando necessário, será feita por oficial de justiça, obrigatoriamente por mandado ou carta precatória.

d) Não se admite citação por edital.

e) O comparecimento espontâneo supre a falta ou nulidade dacitação.FAURGS - Of Just (TJ RS)/Classe PJ-H/2010Considere as seguintes afirmações sobre a citação.

I - A citação efetuar-se-á em qualquer lugar em que seencontre o réu, mesmo quando for efetivada na unidade deserviço do militar com residência conhecida.

II - Para evitar o perecimento do direito, poderá serefetivada a citação a quem estiver assistindo a qualquerato de culto religioso.

III - Verificando que o réu não tem discernimento e étotalmente incapaz, estando impossibilitado de receber acitação, o oficial passará certidão descrevendominuciosamente a ocorrência.

IV - Após três tentativas infrutíferas de encontrar o réuem seu domicílio ou residência, havendo suspeita deocultação, o oficial de justiça poderá determinar a citaçãopor Edital.

Quais estão corretas?

a) Apenas I e II.

b) Apenas I e III.

c) Apenas II e III.

d) Apenas II e IV.

e) Apenas III e IV.

FCC - TJ (TJ PE)/Judiciária e Administrativa/2012

No processo I a parte vencida interpôs apelação; noprocesso II o réu interpôs embargos infringentes; noprocesso III o autor interpôs recurso especial; no processo IV oréu interpôs agravo de instrumento. Nestes casos, de acordo como Código de Processo Civil brasileiro caberá recurso adesivoAPENAS nos processos

a) I, II e IV.

b) I e II.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) I e III.

FCC - TJ (TJ PE)/Judiciária e Administrativa/2012

Com relação aos requisitos essenciais da sentença é INCORRETOafirmar:

a) Condenado o devedor a emitir declaração de vontade, a sentença, uma vez transitada em julgado, produzirá todos os efeitos da declaração não emitida.

b) É defeso ao juiz proferir sentença, a favor do autor, de natureza diversa da pedida.

c) A sentença que condenar o réu no pagamento de uma prestação, consistente em dinheiro ou coisa, valerá como título constitutivo de hipoteca judiciária.

d) A sentença deve ser certa, exceto quando decida relação jurídica condicional.

e) Publicada a sentença, o juiz poderá alterá-la de oficio para Ihe retificar erros de cálculo

FCC - TJ (TJ PE)/Judiciária e Administrativa/2012

No processo “ZW” o réu foi regularmente citado, mas deixou deoferecer qualquer resposta, tendo sido decretada a sua revelia.Após a decretação da revelia, o autor pretende alterar o pedido.Neste caso, o Código de Processo Civil brasileiro

a) veda que o autor altere o pedido, sendo permitida a alteraçãoapenas da causa de pedir.

b) permite que o autor altere o pedido desde que promova nova citação do réu, a quem será assegurado o direito de responder noprazo de 15 dias.

c) veda que o autor altere o pedido em qualquer hipótese uma vezque a revelia já foi decretada.

d) permite que o autor altere o pedido desde que promova nova citação do réu, a quem será assegurado o direito de responder noprazo de 10 dias.

e) permite que o autor altere o pedido independente de nova citação do réu uma vez que a revelia já foi decretada.

FCC - TJ (TJ PE)/Judiciária e Administrativa/2012

Segundo o Código de Processo Civil brasileiro, há litispendênciaquando

a) dois processos apresentam o mesmo autor, tendo um deles já transitado em julgado.

b) se repete ação que já foi decidida por sentença, da qual não caiba recurso.

c) se repete ação que está em curso.

d) dois processos apresentam o mesmo réu, tendo um deles já transitado em julgado.

e) dois processos apresentam as mesmas partes, tendo um deles játransitado em julgado.

FCC - TJ (TJ PE)/Judiciária e Administrativa/2012

A respeito da petição inicial, considere:

I. Quando a matéria controvertida for unicamente de direito e nojuízo já houver sido proferida sentença de total improcedênciaem outros casos idênticos, poderá ser dispensada a citação eproferida sentença, reproduzindo-se o teor da anteriormenteprolatada.

II. Verificando o juiz que a petição inicial apresenta defeitose irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito,determinará que o autor a emende, ou a complete, no prazo de dezdias.

III. Indeferida a petição inicial, o autor poderá interporagravo de instrumento no prazo de quinze dias, dirigido aoTribunal Competente, facultando ao juiz no prazo de 24 horasrever a sua decisão.

De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, estácorreto o que se afirma APENAS em

a) I e III.

b) II e III.

c) II.

d) I.

e) I e II.

FCC - TJ (TJ PE)/Judiciária e Administrativa/2012

O réu poderá impugnar, no prazo da contestação, o valor atribuído à causa pelo autor. A impugnação será autuada

a) em apenso, ouvindo-se o autor no prazo de cinco dias.

b) nos autos principais, ouvindo-se o autor no prazo de cinco dias.

c) em apenso, ouvindo-se o autor no prazo de dez dias.

d) nos autos principais, ouvindo-se o autor no prazo de dez dias.

e) nos autos principais, devendo o juiz decidir de plano sendo defeso à oitiva do réu nesta oportunidade.

FCC - TJ (TJ PE)/"Sem Especialidade"/2007

Considere as afirmativas abaixo a respeito da capacidadeprocessual.

I. O cônjuge somente necessitará do consentimento do outro parapropor ações que versem sobre direitos reais imobiliários.

II. Ambos os cônjuges serão necessariamente citados para asações que tenham por objeto a extinção de ônus sobre imóveis deum ou de ambos os cônjuges.

III. A herança jacente ou vacante será representada em juízo,ativa e passivamente por seu curador.

IV. As sociedades sem personalidade jurídica, quando demandadas,poderão opor a irregularidade de sua constituição.

É correto o que se afirma APENAS em:

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) II e III.

d) II, III e IV.

e) III e IV.

FCC - TJ (TJ PE)/"Sem Especialidade"/2007

Intervindo como fiscal da lei, o Ministério Público terá vista dos autos

a) antes das partes, sendo intimado apenas dos atos decisórios do processo.

b) antes das partes, sendo intimado de todos os atos do processo.

c) concomitantemente com o autor, sendo intimado de todos os atos do processo.

d) concomitantemente com o réu, sendo intimado de todos os atos do processo.

e) depois das partes, sendo intimado de todos os atos do processo.

FCC - TJ (TJ PE)/"Sem Especialidade"/2007

Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do juiz, quando

a) interveio no processo como mandatário da parte, oficiou como perito ou funcionou como órgão do Ministério Público.

b) alguma das partes for credora ou devedora de seu cônjuge ou de parentes deste, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau.

c) conheceu do processo em primeiro grau de jurisdição, tendo-lhe proferido sentença ou decisão.

d) no processo estiver postulando, como advogado da parte, o seucônjuge ou qualquer parente seu consangüíneo.

e) for cônjuge, parente, consangüíneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, colateral, até o terceiro grau.

FCC - TJ (TJ PE)/"Sem Especialidade"/2007

Os atos meramente ordinatórios, como a juntada e a vistaobrigatória,

a) dependem de despacho, devendo ser praticados de ofício pelo juiz e revistos pelo servidor quando necessários.

b) independem de despacho, devendo ser praticados de ofício pelojuiz e revistos pelo servidor quando necessários.

c) dependem de despacho, devendo ser praticados de ofício pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessários.

d) independem de despacho, devendo ser praticados de ofício peloservidor e revistos pelo juiz quando necessários.

e) dependem de despacho, devendo ser praticados de ofício pelo juiz, não se admitindo qualquer tipo de revisão em razão da característica ordinária do ato.

FCC - TJ (TJ PE)/"Sem Especialidade"/2007

Com relação a antecipação dos efeitos da tutela de mérito, écorreto que

a) concedida ou não a antecipação da tutela, prosseguirá o processo até final julgamento.

b) o juiz poderá de ofício antecipar parcialmente os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, quando se convencer da

verossimilhança da alegação.

c) a tutela antecipada não poderá ser concedida quando um ou mais dos pedidos cumulados, ou parcela deles, mostrar-se incontroverso.

d) presentes os pressupostos legais, se concederá a antecipação da tutela, inclusive quando houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado.

e) a tutela antecipada poderá ser modificada por decisão fundamentada, mas não poderá, em regra, ser revogada.

FCC - TJ (TJ PE)/"Sem Especialidade"/2007

Indeferida a petição inicial, o autor poderá

a) interpor embargos infringentes, facultado ao juiz reformar sua decisão.

b) interpor agravo de instrumento, facultado ao juiz reformar sua decisão.

c) apelar, facultado ao juiz reformar sua decisão.

d) apelar, sendo defeso ao juiz reformar sua decisão.

e) interpor agravo de instrumento, sendo defeso ao juiz reformarsua decisão.

FCC - TJ (TJ PE)/"Sem Especialidade"/2007

A reconvenção será oferecida, em regra,

a) simultaneamente com a contestação, em forma de preliminar de mérito, no prazo de 30 dias.

b) simultaneamente com a contestação, em forma de preliminar de mérito, no prazo de 15 dias.

c) em peça autônoma, no prazo de 10 dias após o oferecimento da contestação, contados da sua protocolização.

d) em peça autônoma, no prazo de 5 dias após o oferecimento da contestação, contados da sua protocolização.

e) simultaneamente com a contestação, em peças autônomas, no prazo de 15 dias.

FCC - TJ (TJ PE)/"Sem Especialidade"/2007

Se o réu não contestar a ação, reputar-se-ão verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. O réu revel

a) não poderá, em qualquer fase, intervir no processo, sendo este um dos efeitos da revelia.

b) poderá intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar.

c) só poderá intervir no processo antes da realização de qualquer espécie de prova, por expressa determinação legal.

d) só poderá intervir no processo após a prolação de sentença, podendo interpor o recurso cabível da decisão.

e) só poderá intervir no processo após a realização de todas as provas requeridas pelo autor e desde que não tenha sido proferida sentença.

FCC - TJ (TJ PE)/"Sem Especialidade"/2007

Da decisão que não admitir os embargos infringentes caberá

a) apelação, em quinze dias, para o órgão competente para o julgamento do recurso.

b) agravo, em quinze dias, para o órgão competente para o julgamento do recurso.

c) apelação, em cinco dias, para o órgão competente para o julgamento do recurso.

d) agravo, em cinco dias, para o órgão competente para o julgamento do recurso.

e) apelação, em dez dias, para o órgão competente para o julgamento do recurso.

CETRO - TJ TRT12/Administrativa/2008

Será representado em juízo, ativa e passivamente,

a) a União, pelo Presidente da República e seus Ministros.

b) o Município, pelo Secretário de Assuntos Jurídicos.

c) a massa falida, por seu representante.

d) a herança vacante, por seu curador.

e) o espólio, por seus assistentes.

CETRO - TJ TRT12/Administrativa/2008

Relativamente aos procuradores, dispõe o Código de ProcessoCivil que,

a) sendo comum às partes o prazo, só individualmente ou medianteulterior ajuste por petição nos autos, poderão, os seus procuradores, retirá-los.

b) compete ao advogado, ou à parte quando postular em causa própria declarar, na petição inicial ou na contestação, o endereço em que receberá intimação.

c) sem instrumento de mandato, o advogado poderá, em nome da parte, intentar ação, a fim de evitar decadência; neste caso, o advogado se obrigará a exibir o instrumento de mandato no prazo de 10 (dez) dias, prorrogável até outros 10 (dez), por despacho do juiz.

d) os atos, não ratificados no prazo, serão havidos por anuláveis, respondendo o advogado por despesas e perdas e danos.

e) o advogado tem direito de requerer, como procurador, vista dos autos de qualquer processo pelo prazo de 10 (dez) dias.