EMPATE NO RESTELO PODE SER ÚTIL À BRIOSA

40
18 DE ABRIL DE 2016 SEGUNDA-FEIRA JORNAL REPUBLICANO ÓRGÃO REGIONALISTA DAS BEIRAS HÁ 85 ANOS A INFORMAR 0,80 EUROS Diário de Coimbra Fundador Adriano Lucas (1883-1950) | Director “in memoriam” Adriano Lucas (1925-2011) | Director Adriano Callé Lucas EMPATE NO RESTELO PODE SER ÚTIL À BRIOSA Cruz Vermelha homenageou Nuno Canilho Mealhada | P11 Columbófila prolonga ajuda a Cabo Verde Cantanhede | P12 Ainda não foi ontem que a Académica ganhou pela primeira vez fora de casa, mas o 1-1 frente ao Belenenses permitiu a aproximação aos lugares de manutenção, que estão agora à distância de dois pontos Páginas 20 e 21 Presidente da República deu a palavra aos estudantes de Coimbra na sessão evocativa do 17 de Abril Página 3 Marcelo pedel ousadia aos jovensl FERREIRA SANTOS Filipe Albuquerque domina em Silverstone Automobilismo | P28 Olimpíadas da Física com final em Coimbra Competição | P4 26 Gonçalo Paciência

Transcript of EMPATE NO RESTELO PODE SER ÚTIL À BRIOSA

18 DE ABRIL DE 2016 SEGUNDA-FEIRA JORNAL REPUBLICANO ÓRGÃO REGIONALISTA DAS BEIRAS HÁ 85 ANOS A INFORMAR 0,80 EUROS

DiáriodeCoimbraFundador Adriano Lucas (1883-1950) | Director “in memoriam” Adriano Lucas (1925-2011) | Director Adriano Callé Lucas

EMPATE NO RESTELOPODE SER ÚTIL À BRIOSA

Cruz Vermelha homenageou Nuno Canilho Mealhada | P11

Columbófila prolonga ajuda a Cabo VerdeCantanhede | P12

Ainda não foi ontem que a Académica ganhou pela primeira vez fora de casa, mas o 1-1frente ao Belenenses permitiu a aproximação aos lugares de manutenção, que estão agora à distância de dois pontos Páginas 20 e 21

Presidente da República deu a palavra aos estudantes de Coimbra na sessão evocativa do 17 de Abril Página 3

Marcelo pedelousadia aos jovensl

FERREIRA SANTOS

Filipe Albuquerquedomina emSilverstoneAutomobilismo | P28

Olimpíadas da Física com final em Coimbra Competição | P4

26

Gonçalo Paciência

02 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

CoimbraEscola Martim de Freitas: palestra sobre segurança na Internet“Segurança na Internet” é o tema da acção de sensibilização que se realiza hoje, às 17h30,na EB 2,3 Martim de Freitas. A palestra, dinamizada por inspectores da PJ, abordaráquestões como redes sociais, cyberbullying, comunicação online e conteúdos impróprios.

DiáriodeCoimbra

Debate do programa de reformasHOJE No auditório do Conser-vatório de Música de Coimbrarealiza-se hoje, às 11h00, umasessão pública sobre o eixo es-

tratégico “Qualificar os Portu-gueses”, do Programa Nacionalde Reformas que o Governo vaientregar à Comissão Europeia

até final deste mês. Na sessão,centrada nas questões das qua-lificações e da educação deadultos, deverão estar o minis-

tro do Trabalho, Solidariedadee Segurança Social, Vieira daSilva, e o ministro da Educação,Tiago Brandão Rodrigues. |

Feira empreendedora hoje no ISCACEMPREENDEDORISMO AJunior Achievement Portugal(JA Portugal), organização semfins lucrativos, organiza hoje,das 10h00 às 17h00, na Coim-bra Business School ISCAC, a“Feira Ilimitada de Coimbra”,uma mostra em que os alunosapresentam as suas ideias denegócio.

Será a segunda feira desteano, de um total de sete (Lis-boa, Coimbra, Cascais, VilaReal, Porto, Faro e Évora),tendo como objectivo que osestudantes, entre os 15 e os 25anos, do ensino secundário,profissional e progressão deestudos, apresentem as mini-empresas que criaram em salade aula, no âmbito do pro-grama “A Empresa”. Este anoestão a participar neste pro-grama 5.583 alunos de váriospontos do país.

«Durante um ano lectivo,com o apoio de voluntáriosdas empresas parceiras da JAe dos seus professores, os alu-nos passam por um processode criação de uma empresa:fazem brainstorming para che-garem a um conceito inovador,pesquisam e informam-se so-bre o mercado e desenvolvemum plano de negócios, procu-ram parceiros de negócio e

apresentam-no a potenciaisinvestidores, por forma a de-senvolverem as suas capaci-dades de apresentação em pú-blico e comunicação», refereuma nota de imprensa da JAPortugal.

A mostra contará com 20mini-empresas (dos distritosde Aveiro, Castelo Branco,Coimbra, Leiria e Santarém), e100 alunos de 13 concelhos(Águeda, Aveiro, Caldas da Rai-nha, Cantanhede, CasteloBranco, Entroncamento, Fi-gueira da Foz, Fundão, Leiria,Pombal, Oliveira de Azeméis,Seia e Torres Novas), que têma oportunidade de apresentaros seus projectos ao públicoque hoje visite o ISCAC.

Além da “Feira (I)limitada deCoimbra” e da de Lisboa (queaconteceu na passada sexta-feira), está prevista ainda a rea-lização de outras, designada-mente em Cascais (amanhã),Vila Real (quarta-feira), Porto(sexta-feira), Faro (26 de Abril)e Évora (28 de Abril).

O programa “A Empresa”,programa-bandeira da JA Por-tugal e considerado um “bestpractice” pela Comissão Euro-peia, conta com o Alto Patro-cínio da Casa da Presidênciada República. S.T.

SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 03

CoimbraMarcelo defende estabilidade no sistema financeiroO Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou estar atento ao futuro do banco BPI, por causa de falta de acordo entre os accionistas CaixaBank e Santoro Finance, e quer que haja estabilidade no sistema financeiro.

DiáriodeCoimbra

HISTÓRIA «É sempre difícilolhar para esta sala e encarar oque se passou», disse ontem Al-berto Martins, que em 1969 erapresidente da Associação Aca-démica de Coimbra e teve a co-ragem de pedir a palavra. Numdiscurso com alguma emoção,Alberto Martins contou toda ahistória que fez História, desdeas reuniões da AssembleiaMagna em que ficou decididoque, «caso tivesse condições»,iria pedir para falar, aos mo-mentos difíceis posteriores.

«O dia 16 foi um dia que vivicom muita dificuldade. Dormimal», recordou ontem AlbertoMartins, que depois do episó-dio apenas regressou à sala dasMatemáticas «duas vezes» eontem foi uma delas.

Depois, já no dia dia 17 deAbril, foi 15 minutos mais cedopara a sala onde decorreria acerimónia. Ficou a reflectir:«vão-me espancar, prender eisto não vai ter efeito nenhum»,recordou. Mas eis que ouve«grande alarido» e percebe quea sua «gente», os estudantes, en-traram na sala para assistir àcerimónia em que Américo To-maz se fez acompanhar de di-versos ministros e figuras do

regime. «Quando pedi a palavraa nossa malta fez um aplausobrutal», recordou. Estava, assim,concretizado «um momentoglorioso mas muito difícil» queconstituiria um primeiro passopara a Revolução que se segui-ria, em Abril de 1974.

Numa intervenção que foium recordar da história, Al-berto Martins lembrou aindaque nessa noite foi preso pelaPIDE, interrogado e libertadono dia seguinte. O momentovivido viria a desencadear ou-tros acontecimentos, como agreve às aulas e, mais graveainda, a greve aos exames.«Coimbra é sitiada», recorda.

Na cerimónia falaram aindao reitor da Universidade deCoimbra, João Gabriel Silva,que recordou o «momentoparticularmente significativo»vivido há 47 anos, na sala onde,curiosamente, enquanto alunoteve a sua primeira aula. Faloutambém o sócio-honorário daAAC e antigo reitor, Rui Alarcão,que destacou o papel de «pri-meirissimo plano» de AlbertoMartins que desencadeou umacrise que, entre outras, «provo-cou o rápido crescimento dapopulação estudantil». M.A.

“Vão-me prender e isto não vai ter efeito”

Alberto Martins e Marcelo Rebelo de Sousa aplaudidos de pé

Margarida Alvarinhas

Se há 47 anos, o PresidenteAmérico Tomaz negou a pala-vra ao então presidente da As-sociação Académica de Coim-bra (AAC), Alberto Martins, on-tem Marcelo Rebelo de Sousanão só a deu como quis «agra-decer a palavra que foi tomadae exigida pelos estudantes».

«Essa é a diferença entre aditadura e a democracia. Emambos os casos esteve pre-sente o Presidente da Repú-blica, mas a sua atitude foicompletamente diferente, essatambém é uma lição, a lição deque o poder existe pelas mãosdo povo», afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa fa-lava numa cerimónia evoca-tiva do 17 de Abril de 1969, quedecorreu no Departamento deMatemática da Universidadede Coimbra (no sítio exacto ena sala precisa, como há 47anos, no edifício que o Go-verno inaugurava) onde esti-veram vários dos protagonis-tas que deram início à crise de69, entre eles o principal, Al-berto Martins. Foi ele o autordo gesto «que fez história», as-sinalou Marcelo Rebelo deSousa, numa cerimónia deemoções e simbolismo.

«À primeira vista foi uma in-terpelação a um regime, a umaditadura», mas em rigor,

quando Alberto Martins pediua palavra «antecipava a reac-ção de toda uma sociedade»,disse Marcelo Rebelo de Sousa,considerando que o gesto queficou para a história «anteci-pou o que viria a ser o movi-mento que culminaria no 25de Abril e na abertura do ca-minho para a democracia».

«Não esquecemos e agrade-cemos», afirmou, convicto deque há «lições» a tirar do gesto:o que faz a diferença nas de-mocracias é a «capacidade deafirmar e de ir mais longe». Epor isso considerou uma «ob-rigação construir todos os diasessa democracia».

Perante uma sala com mui-

tos jovens - os estudantes daUniversidade de Coimbra - oPresidente deixou o apelo: «háque construir democracia to-dos os dias», o que «significaquerer mais qualidade paraessa democracia».

Ousadia, inteligência, reivin-dicação e contestação «perma-nente» foi o que desejou aosjovens, porque ao sê-lo «estãoa ter gestos que pertencem àlinhagem de 1969».

A quebra do protocoloÀ margem da cerimónia

evocativa, a visita de MarceloRebelo de Sousa passou pelaAssociação Académica deCoimbra, por uma residênciade estudantes e por uma Re-pública. Além dos já tradicio-nais afectos - distribuindo bei-jos e apertos de mão porquem se abeirasse - o Presi-dente da República não fugiuà já também habitual quebrade protocolo. A meio da visitaà AAC acabou por dar umapequena entrevista à RUC, arádio dos estudantes - quefunciona no mesmo edifício -e recebeu o convite para «su-bir», que teria o microfoneaberto. «Se tiver tempo aindalá vou», atirou. E teve mesmo.Já a terminar a visita deu uma“escapadela” à RUC onde falouda importância que a rádiocontinua a ter enquanto meiode comunicação de proximi-dade. Depois prosseguiu a vi-sita, de capa pelas costascomo se estudante da acade-mia de Coimbra fosse. |

“Agradecemos” o gestoque levou à democraciaVisita Marcelo Rebelo de Sousa deu a palavra na sala das Matemáticas e defen-deu mais qualidade para a democracia. Jovens têm papel de ousar e reivindicar

Marcelo Rebelo de Sousa de capa conheceu as secções da Associação Académica de Coimbra

O presidente da AssociaçãoAcadémica de Coimbra(AAC), José Dias, lembrouque muitas das dificuldadessentidas pelos estudantesem 1969 «ainda hoje se sen-tem», e quis demonstrá-loproporcionando uma visita

de Marcelo Rebelo deSousa a uma República e auma residência de estudan-tes. «A lei do arrendamentotem sido uma limitação ób-via ao património que é dacidade de Coimbra», criti-cou o dirigente, defendendo

também que a acçãosocial escolar «tem de serreforçada».Recordando a importânciado 17 de Abril de 1969, «umacontecimento não só daAAC, mas de toda a acade-mia e da comunidade co-

nimbricense que se juntou»,José Dias frisou que hoje aAAC continua a ser uma«estrutura viva». «Conti-nuamos a ter a nossa acçãocultural, desportiva e cívicade que nos orgulhamos»,afirmou.|

Presidente da AAC sensibiliza para lei do arrendamento e acção social escolar

04 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

COIMBRA

Ana Margalho

Será em Coimbra que decor-rerá, a 4 de Junho, a final nacio-nal das Olimpíadas de Física. OMuseu da Electricidade, em Lis-boa, onde se tem realizado aprova vai entrar em obras. Porisso, será, este ano, o Departa-mento de Física da Universi-dade de Coimbra a acolher oscerca de 70 alunos dos 9.º e 11.ºanos, apurados este sábado, emetapa regional, que decorreu umpouco por todo o país.

No final de uma manhã deprovas, para representar o Cen-tro foram seleccionadas, entreos 340 participantes, três equi-pas vencedoras do 9.º ano e os10 melhores alunos do 11.º ano,num total de 19 jovens.

No 9.º ano, saiu vencedorauma equipa da Escola Secun-dária D. Maria, em Coimbra(ouro), seguindo-se a equipa daEscola EB 2,3 Martim de Freitas,também em Coimbra (prata) edo Colégio Conciliar de MariaImaculada, em Leiria (bronze).

Já no que respeita ao 11.º ano,a medalha de ouro foi entreguea um aluno do Agrupamentode Escola da Gafanha da Na-zaré, a de prata a uma alunado Colégio Rainha Santa, emCoimbra, e a de bronze a umaluno da Escola SecundáriaJosé Falcão. Foram ainda atri-buídas sete menções honrosas,a alunos das escolas secundá-

ria com 3.º Ciclo do Ensino Bá-sico de Nuno Álvares (CasteloBranco), Instituto Vaz Serra(Sertã), Secundária com 3.º Ci-clo do Ensino Básico da Mea-lhada, Secundária de José Fal-cão (Coimbra) e Secundáriacom 3.º Ciclo do Ensino BásicoSoares Basto (Oliveira de Aze-méis) (ver lista nesta página).

Estes vencedores irão partici-par na final nacional, juntando--se às equipas e alunos vence-dores das outras regiões, para

lutarem pela participação nascompetições internacionais quese seguem. No caso do 9.º ano,serão seleccionadas, em Junho,as duas melhores equipas a ní-vel nacional, que se juntarão àsduas melhores das Olimpíadasda Química e das Olimpíadasda Biologia. As seis equipas par-ticiparão num estágio, em Lis-boa, e depois numa prova in-terna para a escolha da partici-pante nas Olimpíadas Euro-peias da Ciência.

No caso dos alunos do 11.º ano,os 20 melhores da final nacionaldas Olimpíadas da Física parti-ciparão num estágio de seis me-ses (um fim-de-semana pormês) na Escola Quark! Do De-partamento de Física da Uni-versidade de Coimbra. No final,todos fazem uma prova. Os me-lhores cinco participam nasOlimpíadas Internacionais daFísica, que decorrem, em 2017,em Jacarta, na Indonésia. Osquatro seguintes (6.º ao 9.º me-

lhores classificados) têm pre-sença garantida nas OlimpíadasIberoamericanas da Física, quedecorrem, também em 2017, naColômbia.

Fernando Nogueira, respon-sável da Universidade de Coim-bra pelas Olimpíadas da Físicasublinhou o facto de estas pro-vas estarem a merecer o inte-resse de mais alunos. O númerode participantes «flutua um bo-cadinho» de ano para ano, mas«são agora mais do que eramhá alguns anos atrás», rematou.|

Coimbra acolhe final das Olimpíadas da Física4 de Junho Prova transfere-se do Museu da Electricidade, em Lisboa, parao Departamento de Física. Selecção dos melhores por regiões foi este sábado

D.R.

Vencedores do 11.º ano: João Pedro Santos, Maria Matilde Silva e Leonardo Duarte

DiáriodeCoimbra

VencedoresESCALÃO A (9.º ano)OURO: Paulo Cortesão; FilipeVasconcelos e Viana e JoãoFrancisco Gonçalves (Secundária Infanta DonaMaria, Coimbra)PRATA: João Nuno Silva; JoãoTiago Gorgulho e João PedroNeto (EB 2,3 Martim de Freitas,Coimbra)BRONZE: Rafael Soares; JoãoGonçalves e Rafael Fonseca(Colégio Conciliar de MariaImaculada, Leiria)

ESCALÃO B (11º ano) OURO: João Pedro Santos(Agrupamento de Escolas daGafanha da Nazaré)PRATA: Maria Matilde Silva(Colégio da Rainha Stª Isabel,Coimbra)BRONZE: Leonardo Duarte(Secundária de José Falcão,Coimbra)

MENÇÕES HONROSAS: Ana Margarida Barbosa (EscolaNuno Álvares, Castelo Branco);Daniel Farinha (Instituto VazSerra, Sertã); José Diogo Jesus(Secundária com 3.º Ciclo do En-sino Básico da Mealhada); MariaJoão Santo (Secundária de JoséFalcão, Coimbra); Nuno MiguelLaranjo (Secundária com 3.ºCiclo do Ensino Básico da Mea -lhada); Raul Monteiro (Se-cundária Nuno Álvares, CasteloBranco) e Renato Loureiro (Es-cola Soares Basto, de Oliveira de Azeméis).

Festa do Cinema Italiano chega a CoimbraAlgumas das melhores produ-ções do cinema italiano vão serexibidas entre hoje e quarta--feira no Teatro Académico deGil Vicente e no Colégio das Ar-tes, em Coimbra.A Festa do Cinema Italiano,

que volta a esta cidade pela sé-tima vez, tem como destaquea exibição, em ante-estreia(amanhã às 21h30), do novofilme de culto italiano “Lo Chia-mavano Jeeg Robot” de Ga-briele Mainetti, apontado como«uma mistura surpreendenteentre o cinema de super-heróise o típico policial italiano».Hoje, às 21h30 no TAGV, é exi-

bido o filme “Lea”, de MarcoTullio Giordana, e na quarta-feira, à mesma hora, pode servisto “Non essere cattivo”,filme de Claudio Caligari, can-didato italiano aos Óscaresdeste ano. Trata-se de umaobra com influências pasoli-nianas, protagonizada porLuca Marinelli (que se deslo-cou a Coimbra em 2011 paraapresentar o seu filme “A Soli-dão dos Números Primos”).«Além da exibição de algumas

das mais interessantes obras darecente cinematografia italiana,propomos ao público de Coim-bra diversas actividades para-lelas em diferentes espaços dacidade», referem os promoto-res do evento, que é organizadopela Associação Il Sorpasso,com a colaboração do TeatroAcadémico de Gil Vicente e oColégio das Artes.A Festa do Cinema Italiano de-

corre este ano em 15 cidadesportuguesas e em nove cidadesdos países lusófonos Angola,Moçambique e Brasil. |

SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 05

COIMBRA

CULTURA O mais recente es-pectáculo da Cooperativa Bo-nifrates é apresentado sexta-feira (21h30) e sábado (11h00)no Teatro da Cerca de São Ber-nardo (TCSB), no âmbito dosSábados para a Infância. “Óscare a Senhora Cor-de-rosa”, deÉric-Emmanuel Schmitt, assimse intitula o espectáculo queconta com a participação doelenco júnior da Bonifrates.

A peça, segundo o encenadorJoão Paulo Janicas, tem uma«preocupação educativa» e fala«do que não podemos calar: adoença, a morte e um sentidopara tudo isto que nos dói».«Achamos que não é em silên-cio ou a sós que podemos en-frentar o que nos faz sofrer ouque nos tornamos mais huma-nos», refere o encenador, dandoconta de uma história que «falada amizade entre um rapazi-nho de 10 anos, internado numhospital, e uma senhora, já deuma certa idade, que passaparte do seu tempo a fazercompanhia aos doentes».

Esta é a primeira vez que aBonifrates se apresenta noTCSB, mas a colaboração coma Escola da Noite, sediada noTCSB, já existe há anos, mate-rializada na co-produção de

três recitais de poesia, no apoiomútuo à organização de acçõesde formação, cedência de es-paços, empréstimo de materiale objectos cénicos, divulgaçãorecíproca de actividades, entreoutras. Os bilhetes custam en-tre três e sete euros.

Santos da Casa no TCSBDo teatro à música, o TCSB

recebe, também pela primeiravez no seu espaço, um espec-táculo do Festival Santos daCasa, da Rádio Universidade deCoimbra. Mila Dores, compo-sitora e intérprete portuguesa,é a convidada. Trata-se de umaartista que, sublinha em comu-nicado a Escola da Noite, «tem

conquistado a crítica nacionale internacional, sobretudo emInglaterra». O concerto decorreàs 21h30 de sábado, com bilhe-tes entre cinco e oito euros.

Antes deste fim-de-semanade teatro e música no espaçoonde a companhia é residente,a Escola da Noite retoma a di-gressão ibérica do espectáculo“A Canoa”, de Cándido Pazó,que aborda a temática da vio-lência doméstica. A peça é apre-sentada no Centro de Anima-ção Cultural de Mortágua emduas sessões na próximaquarta-feira: às 10h30 para opúblico escolar e às 21h30 parao público em geral. Bilhetes atrês euros.|

Peça educativa da Bonifratesno palco do Teatro da Cerca

O Canil Municipal vai ter obrasde beneficiação. O executivoavalia, na próxima quinta-feira,em reunião de câmara, o pro-jecto de execução dos traba-lhos que, de acordo com notaenviada pela autarquia, corres-pondem a uma investimentode 34.044 euros e têm comoobjectivo «introduzir melho-rias significativas» naqueleequipamento, promovendo «obem-estar dos animais que alise encontram recolhidos» e as«condições de trabalho dosfuncionários».

A falta de ventilação e a hu-midade, devido a «constantesdesinfestações» são, neste mo-

mento, os grandes problemasdo Canil Municipal, admite aautarquia. Por isso, em termosconcretos, o objectivo desta in-tervenção é dotá-lo de «me-lhores condições de ventilação– essenciais para contrariar ahumidade e os maus odores -,de iluminação natural e de umpiso melhor adaptado aos finsa que se destina».

Gatos também beneficiamInaugurado em 1991, o canil

tem 28 boxes para canídeos eum pavilhão exterior commais 10 boxes destinadas a ani-mais para adopção. Depoisdesta intervenção, seis das 28

boxes ganharão uma área derecreio exterior. Passam a ser21 a ter este tipo de equipa-mento, ficando as restantessete reservadas «para animaisque, por questões de saúde»,necessitem de isolamento». Aobra inclui ainda a colocaçãode janelas de alumínio (permi-tindo a entrada de luz e a ven-tilação) nas boxes destinadasa animais agressivos.

A obra prevê ainda a defini-ção de entradas separadaspara animais e funcionários ea abertura de um guichet (pas-sagem) entre a sala de prepa-ração e a das campanhas deesterilização. Estes trabalhosjuntam-se a outros que já estãoa decorrer naquele espaço, no-meadamente na área do gatil,onde estão a ser colocadas pra-teleiras para que os gatos pos-sam aceder a uma área de re-creio exterior com 30 metrosquadrados. Foi também rea-justado o funcionamento dasala de higienização dos ani-mais, e da sala e cozinha dosfuncionários.|

Condições melhoradasno Canil MunicipalObras Intervenção, orçada em cerca de 34 mil euros, irá beneficiaros animais, mas também os funcionários daquele equipamento

ARQUIVO

Projecto de beneficiação vai melhorar bem-estar dos animais

“A escola no tempo dosnossos avós”No âmbito das comemoraçõesdo 25 de Abril, o Sindicato dosProfessores da Região Centroinaugura hoje, às 14h30, na Ga-leria Dr.ª Lucinda Sobral Henri-ques, na Escola SecundáriaJaime Cortesão, a exposição “Aescola no tempo dos nossosavós”. Antes, às 10h15, é inaugu-rada, às 10h15, na EB 2/3 RainhaSanta Isabel, a mostra “25 deAbril Ontem e hoje: Evocação,memória e luta”.|

Tertúlia sobre sindicalismo na Polícia“Sindicalismo na PSP” é o temade uma tertúlia que a AssociaçãoSindical dos Profissionais da Po-lícia realiza quarta-feira, às17h00, no Café Santa Cruz, emCoimbra, com a participação deMário Nogueira, Paulo Neto, An-tónio Regala e José Raúl.|

DiáriodeCoimbra

Elenco juvenil na peça da Cooperativa Bonifrates

FuneraisCOIMBRA

Carlos Batista Pereira faleceu com 86 anos.Casado com Maria Eliza Quinaz de Andrade, foi professor do ensino básico, era natural de S. Jorge da Beira, Covilhã, e residia em Coim-bra. O funeral realiza-se hoje, pelas 10h00, para

o cemitério de S. Jorge da Beira. Trata Funerária JBarroca

Mabilde Jorge da Eira Ribeiro faleceu com83 anos. Casada com José Simões Ribeiro,era natural de Santa Eufémia, em Penela e re-sidia no Bairro da Caixa da Previdência, emCoimbra. O funeral realiza-se hoje, às 10h30,

da capela mortuária da Igreja de São José (Nova) para ocemitério de Santo António dos Olivais. £Trata a Agência Funerária Madeira.

José Amaral faleceu com 91 anos. Ca-sado com Lucinda da Conceição NevesSilveira, era natural de Peraboa, na Co-vilhã e residente na Rua de Moçambi-que, em Coimbra. O funeral realiza-se

hoje, às 16h00, da capela mortuária da Igreja deSão José (Torre) para o cemitério de Santo Antó-nio dos Olivais. £Trata a Agência Funerária Borralho

Maria do Carmo Carvalho Pedrosafaleceu com 80 anos. Casada com António Fernando Dias, era natural deSanto António dos Olivais, em Coim-bra, onde residia. O funeral realiza-se

hoje, às 15h45, da capela mortuária de Nossa Se-nhora de Lourdes (Montes Claros) para o cemité-rio de Santo António dos Olivais. £Trata a Agência Funerária Madeira.

Telma Cristina Gonçalves Dias fale-ceu com 35 anos. Casada com JorgeAlexandre dos Santos Batista, era na-tural de Coimbra, onde residia. O fune-ral realiza-se hoje, às 15h00, da capela

de Nossa Senhora da Esperança para jazigo no ce-mitério da Conchada. Trata a Agência FuneráriaNova Caldeira.

CONDEIXA-A-NOVA

Maria Helena Gonçalves MendesCosta Marques faleceu com 87 anos.Viúva de Sidónio Eduardo Corujas Mar-ques, era natural de Oliveira do Hospi-tal e residente em Condeixa-a-Nova. O

funeral realiza-se hoje, às 11h45, da casa mortuáriade Condeixa-a-Nova para o cemitério local. £Trata a Agência Funerária Madeira.

DiáriodeCoimbra06 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

NECROLOGIA

SE

RV

IL

US

A %

80

0 2

04

22

2

Funerária Adelino Martins - Coimbra

Maria CelesteMorais

(Viúva de José

Augusto Ribeiro)

Missa de 7.º Dia e Agradecimento

Sua filha Maria Isabel de Morais Ribeiro, genro Rui Agostinho

Cardoso Ferreira, netos João Miguel Ribeiro Ferreira e Maria

Inês Ribeiro Ferreira e restante família participam a todas as

pessoas das suas relações e amizade que mandam celebrar,

hoje, Segunda-Feira, dia 18, pelas 19H00 na Igreja de São

José, a Missa de 7.º Dia sufragando a sua Alma.

Na impossibilidade de o fazerem pessoalmente vêm por

este meio agradecer muito comovidamente a todas as pes-

soas que de qualquer modo lhes manifestaram o seu senti-

mento e pesar.

A todos a sua profunda gratidão.

Coimbra, 18 de Abril de 2016

SE

RV

IL

US

A %

80

0 2

04

22

2

Funerária Adelino Martins - Coimbra

Maria AdelaideDuarte Ruas

CarvalhoMissa de 30.º Dia e Agradecimento

Sua família participa a todas as pessoas das suas re-

lações e amizade que mandam celebrar, amanhã,

terça-feira, dia 19, pelas 21h00 na Capela São Se-

bastião - Barrô (Luso), a Missa de 30.º Dia sufragan -

do a sua Alma.

Na impossibilidade de o fazerem pessoalmente vêm

por este meio agradecer muito comovidamente a

todas as pessoas que de qualquer modo lhes mani-

festaram o seu sentimento e pesar.

A todos a sua profunda gratidão.

Barrô, 18 de Abril de 2016

SE

RV

IL

US

A %

80

0 2

04

22

2

Funerária Adelino Martins - Coimbra

Francisco António da Cruz

(Ex. proprietário

da Ramalda)

Missa de 30.º Dia e Agradecimento

Sua esposa Maria de Ascensão Amaral Cruz, filhos Carlos

Cruz, Micéu Cruz, Mariza Cruz, nora, genros, netos e

restante família participam a todas as pessoas das suas re-

lações e amizade que mandam celebrar, hoje, Segunda-

Feira, dia 18, pelas 18H30 na Igreja de Santo António dos

Olivais, a Missa de 30.º Dia sufragando a sua Alma.

Na impossibilidade de o fazerem pessoalmente vêm por

este meio agradecer muito comovidamente a todas as pes-

soas que de qualquer modo lhes manifestaram o seu senti-

mento e pesar.

A todos a sua profunda gratidão.

Coimbra, 18 de Abril de 2016

SE

RV

IL

US

A %

80

0 2

04

22

2

Funerária Alto de São João - Coimbra

Maria de JesusAlmeida GeraldesMissa de 7.º Dia e Agradecimento

Sua filha Paula Portugal, genro Victor Henriques,

netos Sofia e Luís Henriques e restante família

participam a todas as pessoas das suas relações

e amizade que mandam celebrar, hoje, Segunda-

Feira, dia 18, pelas 18H30 na Igreja de Santo An-

tónio dos Olivias, a Missa de 7.º Dia sufragando a

sua Alma.

Na impossibilidade de o fazerem pessoalmente

vêm por este meio agradecer muito comovida-

mente a todas as pessoas que de qualquer modo

lhes manifestaram o seu sentimento e pesar.

A todos a sua profunda gratidão.

Coimbra, 18 de Abril de 2016

SE

RV

IL

US

A %

80

0 2

04

22

2

Agência Funerária São Martinho

José de OliveiraRodrigues

Missa de 7.º Dia e Agradecimento

Sua esposa, filhos, noras, netos e restante família,

participam a todas as pessoas das suas relações

e amizade que mandam celebrar, amanhã, Terça-

Feira, dia 19, pelas 18:30 horas na Igreja de Nossa

Senhora de Lurdes, a Missa de 7º Dia sufragando

a sua Alma.

Na impossibilidade de o fazerem pessoalmente

vêm por este meio agradecer muito comovida-

mente a todas as pessoas que de qualquer modo

lhes manifestaram o seu sentimento e pesar.

A todos a sua profunda gratidão.

Coimbra, 18 de Abril de 2016

Dionísio MarquesAgostinho

Missa de 7.º Dia e Agradecimento

Sua esposa, filhos, genro, nora e netos, participam a

todas as pessoas das suas relações e amizade, que

mandam celebrar amanha, terça feira, dia 19, pelas

20h00, na Igreja do Carriço, a Missa de 7.º Dia em sufrá-

gio da alma de seu muito querido e saudoso, marido, pai,

sogro e avô, agradecendo a quem se di gnar assistir.

Na impossibilidade de o fazerem pessoalmente vêm

por este meio agradecer a todas as pessoas que se

dignaram assistir ao seu funeral ou que por qualquer

outro modo lhe apresentaram condolências.

A todos a sua profunda e eterna gratidão.

Pombal, 18 de Abril de 2016

FIGUEIRA DA FOZ

José Augusto Mendes Figueiredo faleceucom 95 anos. Casado com Ermelinda deJesus de Oliveira Martins, era natural deSanto Amaro da Boiça, onde residia. O funeralrealiza-se hoje, às 17h00, da capela de Santo

Amaro da Boiça para o cemitério local. Trata a AgênciaFunerária Avelino Figueiredo.

Maria Alice de Jesus Gonçalves faleceu com 66 anos. Casada, era natural de Buarcos,onde residia. O funeral realiza-se hoje, pelas15h00, da Igreja da Misericórdia de Buarcospara o cemitério local. Trata Funerária Oliveira

– Figueira da Foz.

MONTEMOR-O-VELHO

José Correia Lopes de Sousa faleceu com 91anos. Casado com Maria de Nazaré da Cruz,era natural da Carapinheira, onde residia. Ofuneral realiza-se hoje, às 11h00, da casa mor-tuária da Carapinheira para o cemitério da Ca-

rapinheira. Trata a Agência Funerária Santa Susana.

SOURE

Fernando Rodrigues Pinheiro faleceu com54 anos. Solteiro, era natural de Pombalinho,em Soure, e residia em Quatro Lagoas, Pom-balinho, na mesma localidade. O funeral rea-liza-se hoje, às 16h15, da capela das Quatro

Lagoas para o cemitério de Pombalinho. £Trata a Agência Funerária Madeira.

Miguel Martins Rodrigues faleceu com 45anos. Divorciado, era natural de Soure e resi-dente na Quinta da Panasqueira, em Soure. Ofuneral realiza-se amanhã, às 11h00, da capelamortuária da Santa Casa da Misericórdia de

Soure para o cemitério da Casa Velha, na mesma localidade. £Trata a Agência Funerária Madeira.

ÁGUEDA

Evaristo Ladeira de Bastos faleceu com 82anos. Residente na Borralha, era casado comMaria Noémia Abrantes Henriques de Bastos.O funeral realiza-se hoje, da capela mortuáriada Igreja de Águeda para o Cemitério de Ta-

lhadas (Velho). Trata a Agência Funerária de Águeda.

Maria Laurinda da Silva Moura Martins fale-ceu com 53 anos. Natural de Aguada de Baixo,era casada com Joaquim Augusto MartinsMoura. O funeral realiza-se hoje, às 17h30, daIgreja Matriz de Aguarda de Baixo para o ce-

mitério local. Trata a Agência Funerária Castilho.

SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 07

COIMBRANECROLOGIA

DiáriodeCoimbra

O Agrupamento de Escuteiros309 – Ceira está a recrutar vo-luntários de toda a freguesiapara participar num “Dia de Ser-viço” em que, juntos, possamnão só limpar e conservar osnove fontanários e espaços em-blemáticos, como fazer uma pe-quena intervenção na igreja lo-cal. Esta iniciativa, marcada paradia 30 de Abril, está integradanas comemorações dos 50anos daquele agrupamento,que se assinalam este ano.

No fundo, a ideia é que todosse juntem para cumprir aqueleque é o mote de Baden Powell,fundador do escutismo: “Deixaio mundo um pouco melhor doque encontraste”, contando oagrupamento com o apoio dasassociações, assim como dajunta de freguesia que, aliás, jáprometeu oferecer um lancheaos voluntários no final do diade trabalho.

Este é apenas um momentodo programa das comemora-ções dos 50 anos do agrupa-

mento 309. Para assinalar o50.º aniversário foi preparadoum programa que já começouem Fevereiro, com uma sessãosolene. Seguiu-se um acampa-mento, a 19 e 20 de Março, compromessas de 52 elementos e,no dia 9 de Abril, o “Baile doLenço” com a Orquestra QuoVadis, na Casa do Povo de Ceira,numa festa que juntou cente-nas de actuais e ex-escuteiros eseus familiares e amigos. De-

pois do “Dia de Serviço”, estáainda previsto, no final de Maio,o lançamento (no decorrer doCeirarte) do livro “50 anos/50histórias”; em Junho, um “En-contro de Antigos Escuteiros” e,em Agosto, a publicação deuma edição especial do jornal“O Bacorinho” que, durante vá-rios anos foi o boletim infor-mativo da freguesia de Ceira. Ascomemorações encerram commais um acampamento, desta

vez na região de Góis.O Agrupamento de Escutei-

ros 309 – Ceira tem, neste mo-mento, 105 elementos e desen-volve actividades com uma re-gularidade semanal. Continua aapostar na realização de activi-dades tipicamente escutistas, aoar livre, e na participação emactividades regionais, nacionaise internacionais, assim como noserviço à comunidade na qualse integra. |

Escuteiros de Ceira convidam comunidadepara “Dia de Serviço”50 anos Limpar e conservar nove fontanários e fazer uma pequena intervenção na igreja local são desafios colocados aos voluntários

Agrupamento de Escuteiros de Ceira está a celebrar 50 anos

tome notaDoutoramento em Engenharia MecânicaNa Sala dos Capelos da Universidade deCoimbra realiza-se hoje, às 15h00 a provade doutoramento em Engenharia Mecâ-nica – Tecnologias de Produção de LuísCarlos Duarte dos Reis.

08 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA DiáriodeCoimbra

HOJE EM COIMBRA

Fernando Catroga fala de Antero de Quental

A Casa da Escrita, na Rua Dr. João Ja-cinto, n.º 8, acolhe hoje, às 18h00,uma sessão evocativa do poeta An-tero de Quental, por Fernando Ca-troga (professor catedrático jubiladoda Faculdade de Letras da Universi-dade de Coimbra). A evocação temlugar na data que assinala a passa-gem dos 174 anos sobre o nasci-mento do escritor (18-4-1842), nosAçores, onde viria a falecer, em PontaDelgada, a 11 de Setembro de 1891. Asessão completa-se com actuaçãodo grupo de fados “Praxis Nova”.

Conferência no ISCAC

“Na rota dos refugiados económicosda América Latina: o caso de Chia-pas” é o tema da conferência queRuth López, Psicóloga educativa,graduada pela Universidad Valle delGrijalva na Cidade de Tuxtla Gutiér-rez Chiapas, profere hoje, às 15h30, apartir do México através de plata-forma de videoconferência. A sessãodecorre no anfiteatro Maia Gomesdo ISCAC – Instituto Superior deContabilidade e Administração deCoimbra e é uma iniciativa daCoimbra Business School | ISCAC(coordenação do Curso de GestãoPsicossocial de Catástrofes e Emer-gências Complexas) e da Skillent.

Sessão no Instituto Miguel Torga

O Instituto Superior Miguel Torga(ISMT) recebe hoje, às 14h00, na

sala 1 do edifício da Rua Augusta,uma sessão teórico-clínica sobre “O setting terapêutico como espaço de jogo: contributos a partir Winnicott”.

Assembleia Participativa

As cinco propostas ao OrçamentoParticipativo Jovem (OPJ) 2016 jáaprovadas por parte da Comissãode Análise Técnica da Freguesia deSanto António dos Olivais são apre-sentadas e debatidas hoje às 21h00,no salão nobre do edifício da Juntade Freguesia, no âmbito da realiza-ção da Assembleia Participativa.

Reunião da Câmarade Coimbra adiadapara quinta-feira

A reunião do executivo municipalmarcada para hoje foi adiada para apróxima quinta-feira. O adiamento,segundo nota da autarquia, deve-seao facto de Manuel Machado, presi-dente da Câmara de Coimbra e daAssociação Nacional de MunicípiosPortugueses, reunir hoje com oPresidente da República.

Dia Mundial da Voz

O Serviço de Otorrinolaringologiado CHUC (ORL), no âmbito do DiaMundial da Voz, promove hoje, das9h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h00,um rastreio à voz no átrio principaldos HUC. O rastreio é dirigido à po-pulação em geral e aos profissionaisda voz e visa alertar para a impor-

tância da voz e os cuidados a terpara a manter saudável. Entre as12h00 e as 13h00, na sala de aulas doServiço de ORL (piso 10) têm lugarpalestras e um momento musical.

Seminário no Instituto de Engenharia

No âmbito do Mestrado em Instru-mentação Biomédica realiza-sehoje às 16h30, no anfiteatro LeonorAlves do Instituto Superior de En-genharia de Coimbra, o seminário“Braquiterapia do Globo Ocular”,orientado por Paulo César Simões.

Aula aberta sobre fotojornalismo

“Fotojornalismo” é o tema da aulaaberta que se realiza hoje às 14h00,no Instituto Superior Miguel Torga(edifício da Rua Bernardo de Albu-querque, sala 6). A sessão é orien-tada por Nuno André Ferreira, foto-jornalista da Agência Lusa e do Cor-reio da Manhã e o mais antigoaluno do ISMT.

Cinema na Fnac

A Fnac do Forum Coimbra pro-move um ciclo de cinema dedicadoao Dia Mundial da Dança e exibehoje, às 20h00, o filme “MoulinRouge”, de Baz Luhrmann.

Comemoração dos 25 anos do Ensino de Medicina Geral e Familiarna Universidade de CoimbraO ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, preside hoje à ceri-mónia de entrega da Medalha da Faculdade aos médicos de família funda-dores, há 25 anos, do ensino da Medicina Geral e Familiar (MGF) na Univer-sidade de Coimbra. A cerimónia começa às 17h30, no auditório 2 da Subu-nidade1 da FMUC, no Pólo das Ciências da Saúde (Polo III). O evento inte-gra-se nas comemorações dos 25 anos de ensino de Medicina Geral e Fa-miliar na Faculdade de Medicina da UC, cujo programa inclui, às 12h00, acerimónia de abertura do Encontro das Escolas Médicas de Portugal emMGF, com a presença de João Gabriel Silva, reitor da UC, e à noite (21h35)a sessão “Governação em Saúde, Ciências Humanas e Sociais”, com a pre-sença de Correia de Campos (ex-ministro da Saúde) e José Manuel Pu-reza (vice-presidente da Assembleia da República), entres outros.

Assinala-se hoje o DiaInternacional dosMonumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema “Desporto, um Património Comum”.Neste âmbito estãoagendadas para hoje, em Coimbra, as seguintesactividades:

Museu da Água – ParqueDr. Manuel Braga10h00-13h00 | 14h00-18h00 – “Amor, Terra e Arte”Visitas gratuitas à exposição“Amor, Terra e Arte”, de “ZéPirata”. Patente até 15 deMaio.Alta de Coimbra10h00 – “Coimbra, um Outro Olhar”Visita guiada – Ponto deencontro Largo Dr. JoséRodrigues (frente ao MuseuNacional de Machado de Castro) Percurso pedonal, pelas ruasmenos percorridas da Altade Coimbra, focando

aspectos histórico-culturaise personalidades daAcademia de Coimbraligadas a diferentes áreas.Inscrição obrigatória:telefone 239 702 630, CasaMunicipal da Cultura. Mosteiro de Santa Clara-a-Velha10h00 – 12h30 – “EstaçõesDesportivas no Sítio deSanta Clara-a-Velha”Rugby, Badmington, Judo,Hóquei, Aeróbica, Golfe.Laboratório da FCDEF:avaliação da respostacardíaca em cicloergómetro.Com participação daFaculdade de Ciências doDesporto (FCDEFUC) eAgrupamento de Escolas deCoimbra Oeste (AECO). Parao público em geral.Contactos para informaçõese inscrições: 239 801 160;[email protected] – 18h00 – “TesourosBibliográficos de Desportoem Santa Clara”Mostra de Livros da

Biblioteca Geral daUniversidade de Coimbra.Edifício do Carmo10h30 | 15h00 – “Classe deMovimento”Classe de Movimento; JogosTradicionais (Fito, pião, saltarà corda, macaca, berlindes,rapa, eixo, cavalitas, caracol);Jogos de Roda (lencinho,cântaro, contador dehistória, reino dos animais,cabra cega, pisca pisca,dança das cadeiras); Jogosde Mesa (ping-pong, damas,basquetebol, latas).População sénior. Contactospara informações einscrições: Venerável OrdemTerceira da Penitência de S.Francisco, Rua da Sofia, n.º114 – 239 822 938;[email protected] de Santa Cruz15h00 – “O Parque de SantaCruz na TradiçãoDesportiva”Visita guiada – Jardim daSereia (entrada principal)

Visita guiada que pretendedivulgar as experiênciasdesportivas iniciadas com osCónegos Regrantes deSanto Agostinho, no Jogo daPéla, terminando no Campode Santa Cruz, onde aindahoje a AAC continua apraticar algumas das suasatividades desportivas.Público em geral. Inscriçõesgratuitas (obrigatórias): 239702 630. Mínimo departicipantes:10 pessoas;máximo de 30 pessoas.Baixa de Coimbra15h00 – “Memória Industrialde Coimbra”Baixa de Coimbra – emfrente à Câmara Municipalde CoimbraVisita que percorre umpouco da Baixa de Coimbra,relembrando antigasindústrias de cariz familiar:carpintarias, serrações,chapelarias, tanoarias,latoarias, ferragens, louças,panificadoras, entre muitasoutras. Público em geral.

Inscrições gratuitas(obrigatórias). Divisão deCultura e Turismo: 239 702630. Mínimo departicipantes:10 pessoas;máximo de 30 pessoas.Mosteiro de Santa Clara-a-Velha15h00 – 16h00 – “Conversaà volta do EstádioUniversitário”Memória e Descoberta davocação da margemesquerda do Mondego –prefiguração do EUC(Estádio Universitário deCoimbra) como foco seminalna organização do espaçoentre pontes – Santa Clara eAçude. Por AntónioBettencourt doDepartamento deArquitectura da FCTUC.15h00 – “Desporto, umPatrimónio Comum”Apresentação dogrupo/equipa de desportosgímnicos do AECO (EB2/3 de Taveiro).15h30 – “Maratuna”

Tuna Mista da Faculdade deCiências do Desporto eEducação Física daUniversidade de Coimbra18h00 – “Escrever e iluminar um livro: O CódiceQuinhentista da Regra deSanta Clara da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra” Conferência com Maria JoséAzevedo Santos e FranciscoPato de Macedo no âmbitodas Comemorações dos 700anos do início da construçãodo Mosteiro de Santa Clara.Contactos para informaçõese inscrições – 239 701 39;[email protected] Tiro & Sport18h00 – Clube Tiro & SportVisita orientada que dará aconhecer a história do Clubee os seus espaçosdetalhadamente. Público emgeral. Inscrições gratuitasmas obrigatórias. Divisão deCultura e Turismo: 239 702630. Máximo departicipantes: 30 pessoas.

i DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS

SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 09DiáriodeCoimbra

Opinião

Aprefaciadora do meu livro O Meninodiz a certa altura: “ousando classificara obra (e dado que claramente nãose trata de um ensaio, nem de um tra-

tado, nem tão pouco de um manual ou de umcódigo), coloquemo-la entre aquelas que, comoa de Thomas More no século XVI, ocupam nahistória da educação (e dos estilos literários)um lugar singular: o das utopias. Eis dois argu-mentos. Toda a educação e crescimento do me-nino se desenrolam num ambiente abstraídode tempo concreto; ele não é a criança dos anossessenta ou noventa, mas a criança naquilo que

esta tem de essencial e imutável; trata-se emsegundo lugar, de uma proposta ideal. Caberiaperguntar se uma pedagogia “ experimental” émais viável, ou se não existe no campo da edu-cação, sempre necessariamente, uma compo-nente de projecção ideal, sem a qual a observa-ção da realidade seria uma mera constataçãode factos... É esta a raiz utópica de qualquer mo-delo educativo que é aqui inteiramente assu-mida. Não deixa por isso “O Menino” de reflectiruma época, na medida em que qualquer utopiaé também expressão do tempo e do meio cul-tural que a viabiliza.

A prova maior do seu enraizamento é que estaobra é expressão de uma vida. Que dá frutos.”

Fico muito contente por ser esta definição deutopia, escorreita e sabiamente aplicada à Edu-cação e, por arraste, a “O Menino”, similar à queManuel Rodrigues expõe em Correio de Coim-bra (10 de Março de 2016). Escreve o Professor“A palavra utopia é um neologismo grego criado

por More para designar a sociedade ideal. Otermo é composto da preposição negativa ou edo vocábulo topos que significa lugar. Utopia épois “em nenhum lugar”. More utiliza tambémEutopia que significa o lugar do bem.”

Pois que haveria eu de procurar para o meumenino, sem me poupar a esforços mas com omaior dos gostos, senão o lugar do bem? Foiele, de resto, quem me “pegou na mão para meensinar”. E isto aprendi eu com o autor de OPrincipezinho.

Dou-te, estimado leitor, dois ou três exemplosdos afectos trocados entre o menino e aquelaque tanto lhe quer:

Quando o menino acorda de manhã, esfregaos olhos, acolhe os primeiros raios de sol e,vendo a poeira que anda no ar, exclama: olhapós de prlim-pim-pim!... Não digas mais! A teulado tens um menino-poeta.

Quando damos ao menino um pópó, sabe-mos lá se ele vem a ser um bom condutor!...este que me está na memória e sobretudo nocoração, pela destreza com que executava as“manobras”, adivinhava-se logo que viria a serum ás do volante!

Se viver na abundância e possuir longas filasde carrinhos, sugere-lhe que dê um ou dois aovizinho que não tem nenhum. Conhecerá o va-lor do desprendimento e da partilha.

O menino da guerra é o que mais comove. Arajada da metralhadora, tudo leva crer que oarrasta. Espanta que escape ao tiroteio. Enter-nece vê-lo passar com o seu pequeno carro delata puxado a cordel por entre os escombros. Obrinquedo é ali o sua segurança, o seu amparo.

Vi na Internet que a Utopia de Thomas Moorehoje continua a ser um dos titulos mais conhe-cidos e mais vendidos de sempre. É a ideia decivilização ideal, fantástica, imaginária.

E eu pressinto que estão a vir ao de cimo asideias utópicas. Por alguma razão será...

Se as coisas são inimagináveis...ora!Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos se não foraA presença distante das estrelas

(Olavo Bilac)

Os poetas sabem que o sonho é uma cons-tante da vida (Gedeão). |

Utopia

Aresolução de problemas financeirospessoais ou empresariais tem um de-terminado tipo de opções, desde quea honestidade, a ética e, mais prosai-

camente a simples decência, estejam bem ar-rumadas num qualquer local a recato de ob-servações incómodas. Tal como acontece como próprio dinheiro arrecadado de uma formadigamos, menos convencional.

Os chamados “Panamapapers” vieram avivaro interesse público pela utilização dos chama-dos “offshores”, paraísos fiscais e zonas francasexistentes um pouco por todo o mundo e atémesmo, cá em Portugal. Curiosamente, a pu-blicação a conta gotas daqueles documentos,

não veio trazer grandes surpresas no que dizrespeito aos portugueses envolvidos, que já es-tariam mesmo a ser objecto de investigaçõespor parte das nossas autoridades. Boa parte dosnomes incluídos seriam uma surpresa mas aocontrário, isto é, se não estivessem na lista, quasecomo um “noblesse oblige”. O mesmo não sedirá da inclusão de dirigentes chineses, a co-meçar pelo presidente, o seu irmão e vários ou-tros altos cargos do partido comunista chinêsna lista dos detentores de empresas e contasbancárias offshore, o que mostra bem que a ga-nância e a ética não têm cor política.

Nesta era em que, pelos vistos, se dá tanto va-lor à amizade, os “Panamapapers” vieram tam-bém tornar pública a fortuna colocada em offs-hore de um grande violoncelista russo que éum grande amigo de Vladimir Putin e é o felizpossuidor da singela maquia de 2.000 milhõesde dólares que o próprio também justificoucomo dádivas de amigos e admiradores. Lá está,costuma dizer-se que os amigos são para asocasiões e são tantas e tantas vezes a solução

para problemas financeiros e não só, que essabela instituição da amizade se não existisse jáhá muito tempo, teria que ser inventada denovo.

Claro que tudo o que tenha a ver com bancosnão tem, à partida, nada a ver com decência.Mas resolver os problemas dos bancos portu-gueses que foram eles próprios a criá-los comas suas escolhas empresariais ao longo dos anosatravés de um banco mau que será com toda acerteza pago pelos contribuintes, é a prova dissomesmo. Quando Portugal assinou em 2011 ofamigerado “Protocolo de Entendimento” coma troika com o empréstimo no valor de 78.000milhões de euros visou apenas resolver os pro-blemas do Estado, deixando de lado o sistemabancário, que já na altura necessitava de 30 a40 mil milhões para se equilibrar. O problemafoi os bancos, um após o outro, são objecto deresolução ou venda forçada ao primeiro queaparecer, deixando de lado os “activos” mal pa-rados para mais tarde resolver enviando a contaaos cidadãos contribuintes. Alguém achará de-cente não deixar falir os bancos, responsabili-zando os donos/accionistas, protegendo-seapenas os depositários até ao valor previsto naLei? Porque já se sabe quem pagará a contadessa protecção e quem beneficia com isso.

E o que dizer de altos responsáveis da Polícia

Judiciária detidos por se terem deixado envolverno tráfico da droga de cujo combate eram até hápouco tempo a cara? E dos funcionários do Fiscoque decidiram montar o seu próprio negociozi-nho privado de venda de declarações falsas aempresários que delas precisavam? A boa notíciaé que as forças policiais funcionaram e não tive-ram dúvidas em acabar com o regabofe.

Tal como anteriormente os responsáveis má-ximos dos serviços envolvidos na emissão deVistos Gold a estrangeiros foram detidos porsuspeita de montarem o seu próprio negócioco-lateral, envolvendo o próprio Ministro res-ponsável por essa área governativa.

Longe da decência andará igualmente a pro-posta estapafúrdia de transformar as mulheresem mero instrumento reprodutivo, através daproposta de aprovação das “barrigas de alu-guer”. Que diabo de direitos de terceiros podemjustificar que as mulheres possam ser legal-mente reduzidas àquela condição?

Muitos milionários colocam os seus haveresa bom recato de fiscos e outros olhares “incó-modos”, utilizando para isso os “offshores” queas autoridades deste mundo permitem e atépatrocinam. Mas tudo isto que vamos vendo elendo por todo o lado mostra que há algo queanda muito mais longe da vista e chama-se,apenas, decência.|

Offshore da decência

Maria Adelaide Calado

João PauloCraveiro

Visto de dentro

10 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA DiáriodeCoimbra

Leitor, escreva-nos. Sugira ou reclame, nós somos o seu porta-voz. Damos também voz pública às minorias. As cartas para publicaçãona secção Fala o Leitor devem ser assinadas em conformidade com o bilhete de identidade, cuja fotocópia deve ser junta. Deve ser enviadaa identificação completa do autor, morada e número de telefone. As cartas não deverão exceder uma página A4 e poderão ser resumidaspelo jornal sempre que o julgar conveniente. As cartas não serão devolvidas. email: [email protected]

Senhor Director,O Grupo Folclórico de Pereirade Campo fez, no sábado, dia16 de Abril, 50 anos de exis-tência. Uma existência cheiade glória, diga-se de passa-gem. Foram 50 anos a desem-penhar o augusto papel deembaixador dos usos e cos-tumes desta velha terra e doBaixo Mondego.

As suas modas, os seus can-tares, a poesia lírica dos seuscantares, mergulha as raízesna seiva etnográfica e folcló-rica das vivências de antanhocom exemplar fidelidade. Paraisso têm tido os seus sucessi-vos directores artísticos apreocupação de serem escru-pulosos na pesquisa e divul-gação do folclore nativo, e porisso aqui e agora muito since-ramente lhes rendo as minhashomenagens. Não poderia serde outra forma, já que o fol-clore tem de ter a preocupa-ção escrupulosa da procurada verdade etnográfica e et-nológica. O agir humano naancestralidade não pode demaneira alguma ser adulte-rado pelos grupos folclóricosque têm por intento preservá--lo, fazendo-o chegar até nósno seu estado puro, no seu es-

tado vernáculo, etnografica-mente falando.

Conquanto (e apesar de to-dos os elogios) isso não meimpede de expressar aqui al-guma reserva quanto à con-textualização etnográfica e et-nológica na nossa região deuma moda cantada e dançadapor este grupo folclórico (pelomenos, fazia parte do seu re-pertório, agora não sei).Chama-se ela “O Marinheiro”,que, na minha opinião, fogeao nossso espírito autóctone,está desenraizada do nossomicrocosmos onde se es-praiam os nossos usos e cos-tumes.

No estribilho da letra dessamoda, reza assim um verso:«Sou marinheiro, nasci nomar...». está implícita nesteverso a negação folclórica re-lativamente à nossa terra, nãotem consistência lógica emtermos etnográficos e etno-lógicos para ser dançada ecantada pelo grupo folclóricodesta terra, porquanto nãocorresponde à psicologia au-tóctone da nossa gente.Acresce que o folclore nacio-nal varia na sentimentalidade,mais alegre ou mais triste,conforme o meio geográfico

das regiões e do povo que ne-las habitam. Essa moda re-flecte a maneira de ser enér-gica, da gente do mar, a suaalegria, o que vem defendera causa que ela (a moda) nãonos pertence em termos defolclore genuíno.

O nosso folclore obedecemais à nossa personalidadeautóctone: mais calma, maissaudosista, mais nostálgica.Não pode haver adaptação deoutras vivências à nossa psi-cologia autóctone.

Agora põe-se o problema de

saber porque carga de água éque essa moda aqui vem pa-rar. Só encontro explicação pe-gando na ancestral navegabi-lidade do Mondego que foi ou-trora usado como via fluvialde transporte de pessoas emercadorias, de Penacovapara Coimbra e Figueira daFoz e vice-versa. Havia doisimportantes portos fluviaisnesse périplo de navegabili-dade: Pereira do Campo ePorto da Raiva. Ao atracaremos barcos neste porto do BaixoMondego, enquanto se fazia a

descarga da mercadoria, vindada Figueira (sol, peixe fresco esalgado...), a tripulação (ho-mens e mulheres) ensaiavamdanças e cantares caracterís-ticas das suas regiões. É pos-sível que as suas entoaçõespermanecessem nos ouvidosda nossa gente, trauteassemaquela música alegre e conta-giante, e por cá ficou.

No entanto, ela não nos per-tence.|

Armando FigoPereira do Campo

Uma crítica construtiva

Senhor Director,Diz-nos Eve Chiapelo, um dosvultos das ciências sociais, queultimamente o capitalismotem sofrido alterações signifi-cativas que exprimem com na-turalidade a sua evidência,conformidade e semelhança.

Assume-se como nova ideo-logia a responsabilidade socialdas empresas, bandeira que seapresenta como novo espírito,como nova filosofia. Nestanova versão o trabalho apre-senta-se com nova fisionomiae nova segurança com nova

regulamentação, nova ética.Digamos que a corrupção

domina o mundo, faz valer eimpõe a sua lei. Também asgeografias das grandes metró-poles, cada vez mais explosi-vas, imprevistas e sombriastornam também o nosso quo-tidiano com um semblantemais carregado, mais des-crente, mais pessimista.

Em ângulo oposto, os antro-

pólogos e os geopolíticos visio-nam e prevêm um futuro maisrisonho, mais feliz, mais iguali-tário aproximando-se da visãodo nosso Papa Francisco. Mas,servindo-nos do nosso poderanalógico, podemos provocarum golpe de magia em que avida privada fosse invadida pelaesfera profissional criando-seum clima de disponibilidade fle-xível, para se adaptar aos pro-

blemas criados e diminuir assuas dificuldades criadas poresta alteração, por esta polé-mica imprevista e inesperada,mais próxima da ficção masque se tornou realidade com acriação do trabalho em casa doqual se esperam grandes frutose resultados positivos.|

Herculano QuintelaCondeixa

Novo rosto e nova dinâmica do capitalismo

Gerentes: Adriano Callé da Cunha Lucas e Miguel Callé da Cunha Lucas. Participações no capital superiores a 10%: Adriano Callé da Cunha Lucas - 10.275,24 euros; FIG Indústrias Gráficas, SA - 9.975,96 euros e Herdeiros de Branca Maria da Cunha Lucas Larisch - 3.990,38 euros. Difusão média: 122.220 exemplares

Ano 85.º - N.º 29.162

Fundador: Adriano Viégas da CunhaLucas (1883-1950) Director “In Memoriam”:Adriano Mário da Cunha Lucas (1925 - 2011)Director: Adriano Callé Lucas

Directores adjuntos Miguel Callé LucasJ. C. Galiano PinheiroArménio Travassose João Luís Campos (Director-adjunto executivo, responsável por esta edição)Editora executiva Manuela VenturaChefe de Redacção Manuel de Sousa

Redacção/Publicidade/Assinaturase Serviços AdministrativosRua Adriano Lucas, n.º 1613020-430 Coimbra

Número de registo na E.R.C. 100.069

TELEFONESPublicidade Geral: 239 499 901Classificados: 239 499 901Assinaturas e Agentes: 239 499 950Marketing: 239 499 900Facturação e Cobranças: 239 499 941Redacção Coimbra: 239 499 931Redacção Regional: 239 499 930Nacional e Internacional: 239 499 932Redacção Desporto: 239 499 980

E-MAIL:[email protected]@[email protected]@diariocoimbra.pt

FAXESRedacção: 239 499 912Publicidade: 239 499 991Administração: 239 499 992

CLASSIFICADOSRua Adriano Lucas Tel.: 239 499 901Fax: 239 499 911Rua da Sofia, 179Tels.: 239 825 461 e 239 833 090Fax: 239838363

FIGUEIRA DA FOZRua Dr. Joaquim Jardim, 13 - 1.º Dto.3080-112 Figueira da Foz. Redacção: 233 424 940Publicidade: 233 424 940 [email protected]

CANTANHEDEPç. Marquês de Marialva, 2 - 1.º, Sala L3060-133 CantanhedeTels.: 231 428 828Fax: 231 428 [email protected]

LOUSÃAv. Coelho da Gama, n.º 23,r/c - 3200-200 Lousã.Tel: 239 095 [email protected]

AVEIROAv. Dr. Lourenço Peixinho, 15 - 1.º G3800-801 Aveiro. Redacção: 234 000 030; Publicidade: 234 000 036; Serviços Comerciais: 234 000 033;Classificados: 234 000 031 Fax: 234 000 032

S. JOÃO DA MADEIRAEdifício Caracas, Av. Benjamim Araújo,n.º 54, 2.º, Sala C. 3700-059S. João da Madeira. Fax: 256 838 452Tels.: 256 838 447 / 256 838 450

VISEURua Alexandre Herculano, 198 - 2.º Dt.3500-033 Viseu. Fax: 232 000 032Tels.: 232 000 031 / 232 000 030

LEIRIAAvenida Cidade Maringá Edifício Centro Comercial Maringá, n.º106 - lojas 95/96 - 2400-118 LeiriaGeral/Redacção: 244 000 031Geral/Comerciais: 244 000 030Agentes/Assinantes: 244 000 038

LISBOAAv. 24 de Julho, n.º 50. 1200-868Lisboa - Tel. 21 3857584

PRODUÇÃO Prodimprensa COMPOSIÇÃO E IMPRESSÃOFIG Indústrias Gráficas, SA R. Adriano Lucas, n.º 161. 3020-430 CoimbraTels.: 239 499 922 / 239 499 935(239 499 936, após 18h30)Fax: 239 499 981

DISTRIBUIÇÃO:VASP - CTT - VASP PREMIUMEditor e proprietário do Diário de Coimbra, Lda. Rua da Sofia, 179, Coimbra, matriculada na Cons. R. Com. de Coimbra e NIF 500 005 605Capital Social: 24.941,10 euros

Incentivo à LeituraDecreto Lei n.º 98/2007, alterado peloDecreto Lei n. 22/2015Manuel de Sousa (C.P. n.º 781), José João Ribeiro (C.P. n.º 1199), Carlos Sousa (C.P. n.º 5761).

Diário de Coimbra na Internethttp://www.diariocoimbra.ptwww.facebook.com/diariocoimbraTiragem controlada pela APCT

DiáriodeCoimbra

10 anosDepois de vários dias emque as casas de banho daDirectoria de Coimbra daPolícia Judiciária estive-ram sem papel higiénico,um funcionário resolveuafixar um letreiro a sugerirque trouxessem um kit desobrevivência de casa.

20 anosA Praça da República, emCoimbra, acolhia mais umaedição da Feira do Livro.Ao todo havia 15 mil títulosdisponíveis.

30 anosGado italiano e holandêsfoi proibido de entrar emPortugal depois da eclosãode focos de peste suínaafricana e febre aftosa naqueles países.

40 anosCerca de 15oo corpos decubanos foram encontra-dos num navio frigoríficoao largo do Congo.

50anosNovos abalos sísmicos sacudiram o Japão.

60 anosRedobraram os combatesna Argélia entre insurrectos e franceses.

70 anosO Diário de Coimbra nãose publicou até 4 de Julhode 1946 por ter sido sus-penso pela ditadura sala-zarista.

80 anosUma greve anarco--sindicalista foi declarada em Madrid.

NO DC HÁ...

SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 11

Município de Tábua promove Abril como mês da prevenção de maus-tratos na infância com várias iniciativas

Regiãodas Beiras

DiáriodeCoimbra

SOLIDARIEDADE A Comissãode Protecção de Crianças e Jo-vens (CPCJ) de Montemor-o--Velho vai formar hoje um laçohumano em frente aos Paços doConcelho, numa iniciativa quese insere na campanha de sen-sibilização “Mês da Prevençãodos Maus Tratos na Infância”.

O referido laço humano vaicontar com a participação dascrianças do pré-Escolar doCentro Educativo de Monte-mor-o-Velho, do Centro IldaMoreno, da Associação Fernão

Mendes Pinto, dos Alunos daEscola Profissional e profissio-nal agrícola de Montemor-o--Velho, dos elementos da CPCJe de outras entidades.

A campanha de sensibilização“Mês da Prevenção dos MausTratos na Infância”, promovidapela Comissão Nacional deCrianças e Jovens em Risco, de-corre durante todo o mês deAbril e tem como prioridade a«consciencialização de toda acomunidade para a prevençãodos maus-tratos na infância».|

Montemor formalaço humano em azul

INFESTO Um homem de 30anos sofreu ferimentos ligeirosem consequência de um des-piste de uma moto 4 numazona de eucaliptos, na locali-dade de Infesto, em Penela. Nolocal estiveram dois elementos

dos Bombeiros Voluntários dePenela com uma ambulância,além da GNR. O ferido foitransportado para o CentroHospitalar e Universitário deCoimbra (CHUC) para obser-vações.|

Despiste de moto 4faz um ferido em Penela

SAÚDE O Plenário do Conse-lho Local de Acção Social, queteve como um dos objectivosapresentar e aprovar o relatóriode actividades do ano de 2015e o plano de acção para 2016,deu a conhecer a Rede Localde Intervenção Social (RLIS),cuja candidatura foi apresen-tada pela Santa Casa da Mise-ricórdia de Penacova.

A criação e a implementaçãoda RLIS tem na sua génese aintervenção articulada de en-tidades públicas e privadas nodesenvolvimento da acção so-

cial, com especial enfoque noestabelecimento de um novomodelo de organização e fun-cionamento do serviço de aten-dimento e acompanhamentosocial das situações de vulne-rabilidade social, vindo, assim,complementar o papel da redesocial.

Entretanto, e no âmbito dasactividades previstas, a rede so-cial dinamizou uma palestra in-titulada “Saúde: mobilidade eposicionamento” que reuniucerca de 50 técnicos das IPSSdo concelho.|

Penacova apresenta redelocal de intervenção social

Rede Social reuniu-se para apresentar relatório de actividades

Mónica Sofia Lopes

Nuno Castela Canilho foi ho-menageado com o “PrémioJoaquim Andrade – Ser +», daDelegação no concelho daMealhada da Cruz VermelhaPortuguesa, pelo seu papelpreponderante no volunta-riado. No mesmo dia, a insti-tuição comemorou o seu 37.ºaniversário.

«Fico honrado por recebereste prémio da Cruz VermelhaPortuguesa, a maior institui-

ção do mundo a prestar ser-viço na área que intervém,sublinhan do que «ser volun-tário é o que mais prazer dána vida». «Dá-me gozo, tran-quilidade e serenidade serviros outros, o que, para mim, re-presenta um acto de amor».Um amor que, segundo NunoCanilho «se multiplica cadavez que se divide».

Depois de enaltecer o papelfundamental da família na-quilo que considera «as suasaventuras», o premiado, emo-

cionado, dedicou o prémio aLiberto Maia, falecido há qua-tro anos, e recordado comouma figura de relevo no con-celho da Mealhada e na fre-guesia da Pampilhosa pelo seupapel activo em diversas asso-ciações e entidades. «Esteja eleonde estiver, este prémio tam-bém é seu!», declarou.

Vítor Glória, responsável pe -la área social da Delegação naMealhada da Cruz Vermelha,explicou o prémio e a satisfa-ção que sentiu «ao receber

uma dezena de candidaturas».«Isto prova que o voluntariadono concelho da Mealhada nãoestá em crise», declarou o diri-gente, enaltecendo o facto de«todas as candidaturas se re-ferirem a jovens». «É commuito gosto que damos esteprémio ao Nuno Canilho, massabemos que este escondemuitas pessoas “anónimas”»,aferiu.

Também Guilherme Duarte,vice-presidente da CâmaraMunicipal da Mealhada e umdos elementos do painel de ju-rados deste prémio, elogiou otrabalho da Cruz Vermelha. «ACâmara Municipal reconheceo vosso trabalho e sabe que ofazem muito bem!», disse o au-tarca».

Carlos Costa, presidente dacomissão de gestão da Dele-gação concelhia da Cruz Ver-melha também proferiu algu-mas palavras. «A Cruz Verme-lha faz sentido pelos serviçosque presta, mas muito maispelos voluntários que possui.Obrigada!», declarou.

A noite terminou com o“cantar dos parabéns” pelos 37anos da instituição no conce-lho da Mealhada, mas o diaque antecedeu a entrega doprémio foi longo.|

Cruz Vermelha homenageiavoluntariado de Nuno CanilhoMealhada Reconhecimento com o prémio “Joaquim Andrade - Ser+”prestado no dia em que a instituição celebrou o 37.º aniversário

MÓNICA SOFIA LOPES

Nuno Canilho (ao centro) exibe o prémio entregue pela delegação da Mealhada da Cruz Vermelha

OLIVEIRA DO HOSPITALNoâmbito da operação “Igniçãozero”, o comando Territorial daGNR de Coimbra, através dosServiços de Protecção de Na-tureza e com o apoio dos GIPS,realiza na quinta-feira acçõesde sensi bili za ção/fiscalizaçãonas freguesias do concelho deOliveira do Hospital.

Assim, 16 equipas - num totalde 32 militares - irão percorrer,durante 14 horas, todo o terri-

tório concelhio numa acçãoque pretende «sensibilizar osresidentes em zonas próximasda floresta para a limpeza doterreno junto a habitações».Após o terminus desta fase, se-rão levadas a cabo acções defiscalização para identificar si-tuações de incumprimento àlegislação que regula o sistemanacional de defesa da florestacontra incêndios.

Segundo a GNR, «a criação

de comportamentos preventi-vos e a adopção de medidas deautoprotecção, através da ges-tão dos combustíveis nas zonasflorestais próximas das áreasresidenciais, constitui-se fun-damental para a protecção dosincêndios florestais».

A operação “Ignição zero”está a ser levada a efeito pelaprimeira vez este ano e en-volve mais de 1300 militaresda Guarda Nacional Republi-cana, que durante o mês deAbril vão patrulhar a área deinfluência da Comunidade In-termunicipal da Região deCoimbra, que, recorde-se, en-volve 19 municípios.|

GNR intensifica fiscalizaçãocom operação “Ignição Zero”

Operação envolve 32 milita-res durante 14 horas

12 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

Cantanhede | Mira REGIÃO DAS BEIRAS

CONCURSO A AssociaçãoEm presarial de Cantanhede(AEC) entregou os prémios aosvencedores do concurso “Mon-tras da Páscoa 2016”. Luís Ro-que, presidente da direcção,deslocou-se às três lojas pre-miadas para apresentar as feli-citações e entregar os respecti-vos prémios.

A vencedora foi a SapatariaAuthentic, em Cantanhede,premiada com um jantar para

duas pessoas, oferta da Chur-rasqueira 1888, em Murtede.Na segunda posição ficou a Re-trosaria Maria Contigo, tam-bém em Cantanhede, que re-cebeu um telemóvel oferecidopela Luís Roque Telecomuni-cações.

A terceira montra premiadafoi a do Pronto-a-Vestir Bisi, naTocha, que recebeu uma gar-rafa de champanhe, oferta daAdega Cooperativa da Tocha.|

“Montras da Páscoa”premiadas pela AEC

Curso denadador--salvadorem Mira

Em colaboração com a Câ-mara Municipal, a “aSalvo” vaipromover, em Mira, o curso denadador-salvador. Esta edição,que vai formar nadadores-sal-vadores profissionais aptos arealizar o salvamento de pes-soas que se encontrem em pe-rigo de morte por afogamento,tem início marcado para o dia26 de Abril. As provas de ad-missão, assim como a posteriorcomponente prática do curso,serão realizadas nas PiscinasMunicipais de Mira. As inscri-ções encontram-se abertas atéao dia 25 de Abril.|

Luís Roque entrega prémio à Sapataria Authentic

Columbófilaprolonga ajudaa Cabo VerdeApoio Oitavo contentor enviado para o país africano tempermitido continuar a distribuir bens por famílias carenciadas

Os últimos bens enviados pelaAssociação de SolidariedadeSocial Sociedade ColumbófilaCantanhedense, no oitavo con-tentor, destinado à FundaçãoSocial das Forças Armadas deCabo Verde, têm permitido queesta instituição continue a efec-tuar, regularmente, a distribui-ção de bens pelas famílias ca-renciadas dos seus pupilos e pe-las crianças das escolas do en-sino básico da Cidade da Praia.

Entre o material enviado paraCabo Verde, há a destacar umconjunto muito significativo delivros e material escolar, brin-quedos, vestuário, produtospara o lar, calçado, mobiliário,louças domésticas, entre outrosmateriais. O critério de distri-buição foi definido pelos Servi-ços da Fundação Social dasForças Armadas.

Um critério que assenta nodiagnóstico efectuado pelaequipa chefiada pelo majorAbel Mendonça, presidente da-quele serviço, que levou emconta as necessidades dos maiscarenciados, e pelas responsá-veis das escolas daquela cidade,que foram visitadas pelas diri-gentes da Sociedade Columbó-fila, Lurdes Silva, Aidil Machadoe Magda Silva, aquando da des-

locação a Cabo Verde para a im-plementação deste projecto.

Esta foi mais uma iniciativadeste género efectuada emCabo Verde e que já se estendeuà cidade de Porto Novo, ondeestá sedeada a segunda Loja So-cial aberta pelo Serviço da Pro-tecção Civil e Bombeiros, quetambém é apoiada pela Socie-dade Columbófila, no quarteldos Bombeiros Voluntários dePorto Novo.

De acordo com o modeloimplementado, os responsá-veis da Fundação Social dasForças Armadas continuam aefectuar a distribuição de benssempre que entendam neces-sário pelos seus alunos e res-pectivas famílias.

Graças a uma nova doaçãodo Grupo Os Mosqueteiros, daempresa Seixas & Simões, daQuinta da Sobreira de Ançã e dealgumas famílias, bem como dacolaboração do Banco de Re-cursos Colmeia do municípiode Cantanhede e da União das

Freguesias de Cantanhede e Po-cariça, os responsáveis pela So-ciedade Columbófila estão nafase final de concretização doenvio de mais um contentor.

«É extremamente gratificante,não só para os mentores da ini-ciativa, mas também para osadministradores das empresase autarcas parceiros neste pro-jecto de solidariedade, que en-volve já umas largas toneladasde bens enviados, terem conhe-cimento que este projecto desolidariedade está no bom ca-minho e a corresponder às ex-pectativas criadas pelos respon-sáveis pela implementação daslojas sociais», sublinha a Socie-dade Columbófila.

Resultante da parceria esta-belecida entre a Associação deSolidariedade Social SociedadeColumbófila Cantanhedense, aFundação Social das ForçasArmadas de Cabo Verde e oBanco de Recursos Colmeia domunicípio de Cantanhede e daacção directa do empresárioAlcides Simões e de um con-junto já significativo de famíliase empresas que se associarama este projecto, tem sido pos-sível concretizar a ajuda a vá-rias famílias mais vulneráveiscabo-verdianas.|

D.R.

Esta foi mais uma iniciativa efectuadaem Cabo Verde e quejá se estendeu à cidade de Porto Novo

Critério de distribuição definido pelos Serviços da Fundação Social das Forças Armadas

DiáriodeCoimbra

SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 13

REGIÃO DAS BEIRAS Figueira da Foz

APRENDER A Biblioteca Mu-nicipal vai promover, na quinta--feira, pelas 17h30, um work -shop de “Introdução aoScratch”, dirigido a professores,educadores e pais, numa sessãoorien tada por Daniela Correia.

A participação é gratuita em-bora sujeita a inscrição para [email protected]; telefone 233 402 840 oupresencialmente nos serviçosdaquela instituição.

O Scratch é uma linguagemde programação básica pre-

parada principalmente paraas idades entre os 8 e os 16anos, cujo funcionamento porblocos a torna simples e intui-tiva para a criação de jogos,animações e histórias interac-tivas.

Esta ferramenta trabalha afluência digital das crianças, en-sinando-as a colaborar e a ra-ciocinar de forma sistemática,lógica e divertida, dando-lhesa possibilidade de se expressa-rem criativamente e daremforma às suas ideias.|

Workshop de Scratchna Biblioteca Municipal

BUARCOSNo Núcleo Museo-lógico do Mar está patente aopúblico, até 20 de Maio, umamostra de fotografia e poesia,a “FotoPoesia”, que resulta deuma selecção de imagens queintegraram o 2.º e 4.º Concursode Fotografia da Figueira daFoz (2004 e 2008) e uma par-ticipação especial do fotógrafofreelancer figueirense, PedroAgostinho Cruz, acompanha-das de um conjunto de poemas

de autores diversos, intima-mente ligados à Figueira e aoseu mar. Trabalhos de ArnaldoForte, Sant'Iago Prezado, Antó-nio Sousa Freitas, JoãoSant'Iago e José Pires de Aze-vedo que escreveram sobre omar, e Pedro Agostinho Cruz,José Luís Sousa, Guilherme Li-mas, Hugo Lopes, NelsonAfonso, João Petronilho e Ra-fael Carriço que o fotografa-ram. |

“Fotopoesia” para ver no Núcleo Museológico do Mar

ANIMAÇÃO A autarquia fi-gueirense vai, a exemplo deanos anteriores, comemorar o1.º de Maio com a iniciativa“Folclore nas Ruas”, convi-dando a população a assistir,em vários locais da cidade, adiversas actuações de gruposfolclóricos do concelho.

A iniciativa, marcada para odia do trabalhador, conta coma participação graciosa dosranchos folclóricos “As Papoi-las de Lares” (Sociedade Instru-

ção e Recreio de Lares), “AsCantarinhas de Buarcos” (Gru -po Caras Direitas), Grupo Fol-clórico e Etnográfico Infantil daPraia Leirosa (Centro de Re-creio Popular da Marinha dasOndas) e Grupo Etnográfico doArneiro de Fora (Clube Des-portivo e Recreativo de Arneirode Fora). A Esplanada Silva Gui-marães, o Picadeiro e o JardimMunicipal são alguns dos pon-tos onde os ranchos irão actuarentre as 11h30 e as 16h30.|

Ranchos folclóricosno dia do trabalhador

Patente no Núcleo do Mar em Buarcos a exposição “Fotopoesia”

ESCOLÍADAS Numa noiteonde os temas abordados va-riaram entre “O Distúrbio”, in-terpretado pela Escola Secun-dária D. Dinis, o “Suicídio Men-tal”, pela Escola SecundáriaLima-de-Faria, não faltou ani-mação e vontade de “Agir” es-timulada pelo Agrupamento deEscolas da Figueira Mar.

Depois de muito porfiar, a es-cola mais pontuada na sessãode sábado foi o Agrupamento

de Escolas Figueira Mar, com293 pontos, seguindo-se a Es-cola Secundária c/ 3.º ciclo D.Dinis, com 273 pontos, cabendoo terceiro lugar à Escola Secun-dária Lima-de-Faria, com 264.

Terminadas as sessões doPólo II passaram à final o Agru-pamento de Escolas FigueiraMar, Escola Secundária c/ 3.ºciclo D. Dinis e Escola Secun-dária Avelar Brotero.

A final do Pólo II está agen-

dada para o próximo dia 7 deMaio, no Teatro Aveirense, apartir das 21h30.

Refira-se, por outro lado, quea final referente ao Polo I dasEscolíadas realizou-se ontem ànoite mas que, devido à horatardia da sessão, ainda nãoeram conhecidos os resultadosno fecho desta edição. Pelopalco do Centro de Artes e Es-pectáculos da Figueira da Fozpassaram as escolas mais pon-tuadas na sessão do Pólo I, no-meadamente a Escola Profis-sional de Carvalhais, Agrupa-mento de Escolas de Moimentada Beira e Agrupamento de Es-colas de Mortágua.|

Figueira Mar foi a escolamais pontuada do Pólo II

Actuação do Agrupamentode Escolas Figueira Mar

Bela Coutinho

A Escola Secundária Dr. Joa-quim de Carvalho celebrou o47.º aniversário da inaugura-ção do edifício, data que foitransformada no dia da escolae que foi o “mote” para reunirantigos e actuais alunos, pro-fessores, funcionários e diver-sos convidados. Um estabele-cimento de ensino que, se-gundo o seu director, «sempreesteve bem» e que, após a re-qualificação, «ainda ficou me-lhor». Carlos Santos disse aoDiário de Coimbra que come-moram o aniversário do edifí-cio, mas, salvaguardou, «a es-cola são as pessoas, as emo-ções, os sentimentos, os suces-sos, que fazem dela algo vivo».Além da «diversidade» de cur-sos que «correspondem às ex-pectativas» dos cerca de 1.100alunos, que se ministram noâmbito científico-humanístico,Ciências e Tecnologias, Lín-guas e Humanidades, CiênciasSócio-económicas e Artes Vi-suais e no ensino profissional,cursos de Técnico de Gestão eEquipamentos Informáticos eInformação e Gestão.

Carlos Santos fez questão deagradecer «o empenho de to-dos os professores, alunos efuncionários», sem esquecer oscolegas que o antecederam,pois apesar dos vários sistemas

que foram sendo implementa-dos, «houve sempre uma certacontinuidade». «Esta é uma es-cola onde se trabalha com rigor,exigência e, acima de tudo, comhonestidade. Não ofereço o quenão tenho, os nossos compro-missos são aqueles que conse-guimos concretizar», enfatizou.O director da escola não escon-deu ainda um certo orgulho notrabalho desenvolvido pelos 99professores, 32 funcionários epelos alunos, até porque «oabandono escolar é pratica-

mente nulo». No 3.º ciclo «ézero» e no secundário «é poucomais de 1%». Além de que, nosdiversos rankings, «tem sido amelhor posicionada do conce-lho e das melhores a nível dis-trital».

Na cerimónia, que contoucom a presença de diversas en-tidades, entre as quais a sub-directora da Direcção Geral deEducação, Eulália Alexandre,foram entregues medalhas aprofessores e funcionários quese aposentaram, diplomas às

turmas mais assíduas e os pa-trocinadores entregaram pré-mios aos melhores alunos. No7.º ano foi distinguida Mada-lena Alves, no 8.º Carolina Aze-nha e no 9.º Alexandra Maia(que receberam 100 euroscada da Associação Joaquimde Carvalho). No 10.º ano, omelhor aluno foi Ricardo San-tana, no 11.º Diana Santos (dis-tinguidos pela Sinase com 250euros cada) e no 12.º Ana Ro-meiro (que recebeu da Celbi300 euros).|

Secundária Joaquim deCarvalho “viva e exigente”Escola Aniversário celebrado com orgulho e reconhecimento estendeu-sea professores, funcionários e aos melhores alunos do estabelecimento de ensino

BELA COUTINHO

Director Carlos Santos com os alunos premiados

DiáriodeCoimbra

DiáriodeCoimbra14 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

REGIÃ0 DAS BEIRAS

Pedro Passos Coelho afirmouontem na Curia, no encerra-mento da “Universidade da Eu-ropa”, que a questão das “offs-hores” necessita de uma res-posta à escala europeia e queo PSD vai apresentar uma re-comendação ao Governo paraum «tratamento mais forte»contra paraísos fiscais.

A recomendação que os so-cial-democratas vão apresen-tar esta semana ao Governoobriga a que os países tenham,dentro do espaço europeu,«uma comunicação mais lim -pa, mais harmoniosa» sobre oque significam e como deve serfeito o controlo sobre os pa-raísos ficais.

«Só vemos que ele possa serexercido por autoridades finan-ceiras e, neste caso, pelo pró-prio Banco Central Europeu(BCE), sobre a relação entre osistema financeiro europeu eessas praças que têm regimesfiscais muitíssimo mais favo-ráveis», disse Passos Coelho.

Na intervenção de mais de45 minutos que fez perante osparticipantes na 9.ª edição dainiciativa promovida pelo PSD,JSD, Instituto Francisco Sá Car-neiro e Partido Popular Euro-peu (PPE), Passos Coelho lem-brou que Portugal, nos últimos

anos, cumpriu «uma políticabastante prudente» sobre amatéria das “offshores”.

«Mantivemos, ao contráriode outros países europeus, nacategoria de paraísos fiscais al-gumas destas “offshores” quetêm vindo a ser noticia por másrazões». O que significa que asautoridades tributárias emPortugal «não facilitaram avida». «Mas evidentementeprecisamos de uma resposta àescala europeia», reafirmou.

O presidente do PSD, toda-via, dirigiu ainda uma parte doseu discurso ao primeiro-mi-nistro, exigindo a AntónioCosta que esclareça quais asperspectivas de médio prazopara o país, questionando se oGoverno se está a prepararpara dar más notícias.

«Era importante que o Go-verno esclarecesse como é quevê as perspectivas de médioprazo para Portugal e para osportugueses. As boas notícias

que quis dar nos primeirosmeses de Governo eram exa-geradas, imprudentes?», ques-tionou Passos Coelho.

«Se eram, deve reconhecê-loe dizer aos portugueses quemuitas das decisões que to-mou ao reverter medidas es-truturais importantes que ti-nham sido feitas nos últimosanos e que não tinham nadaque ver com austeridade (...)não correspondeu à decisãoadequada», argumentou.|

Passos quer resposta daEuropa aos paraísos fiscaisCuria Presidente do PSD discursou no encerramento da Universidade da Europaaproveitando o momento para fazer exigências ao primeiro-ministro

PAULO NOVAIS/LUSA

Passos Coelho entregou diplomas a participantes no encerramento da “Universidade da Europa”

POMBAL Os pais e encarre-gados de educação do Agru-pamento de Escolas de Pom-bal elegeram, em assembleiageral, os seus representantespara o Conselho Geral Transi-tório, numa reunião magnaque contou com a participaçãode representantes de 69 edu-candos.

A única lista candidata elegeuTeresa Pompeu Mendes, Eli-sabete Santos Alves, AdelinoBarros Malho e Carla MarizaPereira, sendo suplentes Ân-gela Romeiro Ferreira, LilianaAdelina Silva, Elisabete Fernan-

des Antunes e Sílvia PereiraJoão.

De referir que já tinham sido

eleitos os representantes dosalunos Jorge Daniel Ribeiro eNeide Filipa Oliveira, bem

como os suplentes EduardoRodrigues Vieira e HenriqueFernandes Ferreira.

Com as referidas eleições de-verá estar ultrapassado o im-passe verificado há algunsanos, que devido a divergên-cias relativas ao processo elei-toral desencadeado pela entãoAssociação de Pais e Encarre-gados de Educação, impediu ainstalação do Conselho GeralTransitório do Agrupamentode Escolas que resultou da fu-são do Agrupamento Marquêsde Pombal e da Escola Secun-dária. O.C.

Conselho Geral do Agrupamentotem representantes de pais e alunos

Eleições deverão ter resolvido impasse verificado há anos

HOJE

Museu apresenta“Olhar Conímbriga”É hoje inau-gurada noMuseuMonográ-fico a ex-posição tem-porária de fotogra-fia “Olhar Conímbriga”, pelas 18h00.

Semana abertana ETP Sicó

A Escola Tecnológica e Profissional (ETP) de Sicóinicia hoje a iniciativa Se-mana Aberta com várias ac-tividades agendadas. Pelas 10h30 haverá umareunião de Rede do Consórcio Maior Emprega-bilidade, enquanto a sessãode abertura da acção quedecorrerá a próxima sexta-feira está agendada para as14h30. No final do dia(19h30) terá lugar umamega aula de zumba, napraça Costa rego, em Avelar.

Inscriçõespara exposiçãocolectiva

No âmbito do 42.º aniversá-rio do 25 de Abril de 1974, omunicípio de Oliveira doHospital, através do pelouroda Cultura, vai promover a2.ª edição da exposição co-lectiva de Artes Plásticas. Aparticipação nesta mostra éaberta a todos os artistasplásticos, no entanto, os in-teressados deverão formali-zar a inscrição até hoje, datalimite para a entrega dasobras.

“Avós,chás e livros”na Pampilhosa

O município da Pampilhosada Serra, no âmbito da 10.ªedição da Feira do Livro, vairealizar a actividade “Avós,chás e livros”. A actividadepretende «promover o en-contro dos seniores das fre-guesias no contexto da Feirado Livro” onde, em tertúlia,partilharão receitas da doça-ria tradicional. A iniciativadecorre de hoje a quinta-feira.

“Em buscado Apocalipsede Lorvão”

O município de Penacova ce-lebra o Dia Internacional dosMonumentos e Sítios com arealização, no Mosteiro deLorvão, a partir das 10h00, doevento “Em Busca do Apoca-lipse de Lorvão – por trilhosde Moleiro”. Após o colóquioseguir-se-á a apresentação depeças de faiança e porcelanaproduzidas pela Vista Alegrecom base na imagética do“Apocalipse de Lorvão” euma visita ao Mosteiro. Às15h00, encontra-se previstoum passeio por trilhos demoleiro, actividade que se en-contra obviamente condicio-nada ao estado do tempo.

AMANHÃ

Colheitade sangueem Penacova

A escola Profissional BeiraAguieira (EBA), em colabora-ção com o Centro de Sanguee Transplantação de Coim-bra, vai realizar amanhã umacolheita de sangue. A inicia-tiva, que tem como lema “Omeu irmão é o maior – darsangue faz toda a diferença”,decorre das 9h30 às 13h00,nas instalações da escola.

Palestra na ETP Sicó

“Socorro!Tenho um filhoadolescente” é o tema da pa-lestra que amanhã decorrerána Escola Tecnológica e Pro-fissional (ETP) de Sicó. A ac-ção terá lugar nas instalaçõesdo Avelar, pelas 20h30, e épromovida pela Associaçãode Pais e Encarregados deEducação, em colaboraçãocom o CLDS 3G de Ansião.

“Saboresda Primavera”na EPVL

“Sabores da Primavera” é onome que a Escola Profis-sional Vasconcellos Lebre(EPVL), na Mealhada, esco-lheu para ao ciclo de almo-ços temáticos que promovemo restaurante pedagógico“A prova dos novos”, naPampilhosa. O custo do re-pasto é de 7,5 euros por pes-soa e decorre amanhã das12h30 às 14h30.

16 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

REGIÃO DAS BEIRAS

Luís Ventura

A inauguração do quartel dosBombeiros Voluntários deÍlhavo ficou marcada pela pa-lavra sonho, a começar logopelo comandante da corpora-ção Carlos Mouro: «Tive umsonho que se concretizou. Umquartel moderno e funcional».Mais de uma década depois deavanços e recuos num desejoantigo, «o que interessa é queestamos aqui hoje». Mas seeste se conretizou, outros so-nhos já se levantam. «UmaVECI (Veículo Especial deCombate a Incêndios) ou ma-terial de última geração parafazer face à proximidade do

terminal químico», lembrou ocomandante.

O presidente da direcção, Hél-der Bartolomeu, lembrou que aassociação humanitária ilha-

vense estava duplamente de pa-rabéns, pois também ontem as-sinalava 123 anos de vida e de«braços abertos a salvar vidasindiscriminadamente, pondo

em risco a nossa própria vida».O novo quartel ilhavense é o

resultado de três projectos,sendo que o primeiro chegoumesmo a ser lançado, mas aca-bou por ir parar ao caixote dolixo. «Com mudanças de Go-verno e outras situações, atirá-mos 100 mil euros pela janelafora», lamentou. «Responsávelou responsáveis? É para esque-cer», asseverou, criticando ofacto de mesmo numa constru-ção como esta, o Estado não secoibiu de cobrar mais de 40 mileuros de IVA. «Se nos tivesseperdoado esta taxa, o Governojá estaria a lucrar muito», con-siderou o dirigente, revelandoque a obra ainda ficou 44 mil

euros mais barata do que o pre-visto. Por isso, aproveitou a pre-sença do secretário de Estadoda Administração Interna paralhe dizer que estava à vontadepara fazer «o donativo daquelaquantia». O novo quartel dosBombeiros Voluntários deÍlhavo «não foi copiado por nin-guém, é simples e inovador e atodos deve orgulhar», comple-tou Hélder Bartolomeu.

Marco Braga, presidente daFederação dos Bombeiros doDistrito de Aveiro, e Jaime Soa-res, da Liga dos Bombeiros Por-tugueses, teceram críticas àforma como os sucessivos go-vernos da nação têm tratado osSoldados da Paz. «Estamos can-sados de ser o parente pobre daProtecção Civil», avisou MarcoBraga, ao passo que Jaime Soa-res lembrou que à falta de gru-pos de bombeiros municipais,«tem que ser a sociedade civil aresponder a esta necessidade efá-lo com grandes dificuldades».No caso ilhavense, «estes ho-mens e mulheres prestam umserviço, 24 horas por dia, há 123anos», frisou.|

Quartel dos Bombeiros é sonho tornado realidadeÍlhavo O quartel era um sonho antigo. Os Bombeiros Voluntários concretizaram-no e abriram ontem as suas portas à comunidade local

RICARDO CARVALHAL

Bombeiros de Ílhavo inauguraram novas instalações

Apelo à preservação damarca BancosAlimentaresA presidente da Federação Por-tuguesa dos Bancos Alimenta-res Contra a Fome, Isabel Jonet,apelou a que todos os elemen-tos da rede de Bancos Alimen-tares (BA) do país preservemesta marca que, «desde há 25anos inspira pessoas e faz fluirvontades». A responsável estevena abertura do 8.º Encontro Na-cional dos Bancos AlimentaresContra a Fome, que decorreuem Viseu. «A rede de Bancos Ali-mentares e a sua Federação têmo dever de cuidar desta marcapelo seu valor mas também poraquilo que representa, pela es-perança que projecta, pelo so-nho que move», defendeu,acrescentando que esse cuidadodeve ser feito «em respeito peloesforço dos que fundaram osBancos e dos que os animam»,mas sobretudo por aqueles queolham para os Bancos Alimen-tares «como uma luz que aindapode iluminar as suas vidas». |

DiáriodeCoimbra

SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 17

REGIÃO DAS BEIRAS

O Centro de Acolhimento deEmergência de Leiria poderáabrir ainda este ano para darresposta a mulheres vítimas deviolência doméstica, anuncioua secretária de Estado para aCidadania e a Igualdade, Cata-rina Marcelino.No âmbito da assinatura de

um protocolo de atribuição deuma verba de 20 mil euros àAssociação “Mulher SéculoXXI”, em Leiria, Catarina Mar-celino anunciou que espera«resolver o problema do cen-tro de resposta de emergênciacom a Segurança Social».A secretária de Estado, que vi-

sitou o centro com a directorado Centro Distrital da Segu-rança Social de Leiria, explicou

que houve um «bloqueio comum valor do funcionamentoque a 'Mulher Século XXI' nãopodia aceitar, porque comaquele valor não conseguia fa-zer face às despesas».

«Espero chegar a um enten-dimento com a tutela da Segu-rança Social e tudo farei paraque consigamos ultrapassaresse bloqueio», sublinhou.Segundo a governante, o cen-

tro é uma das «respostas quefa zem falta» e «não há razãopa ra que não se consiga en-contrar uma solução para acasa ainda durante o ano de2016». «Não depende exclusi-vamente de mim, pois tem aver com os financiamentos daSegurança Social, mas até aofinal do ano penso que conse-guimos ter a casa a funcionar»,reforçou.O centro situa-se num apar-

tamento cedido à “Mulher Sé-culo XXI' pela Câmara de Leiriaem regime de comodato por15 anos. Tem capacidade paraoito pessoas, é de tipologia T3,e foi adquirido por cerca de 50mil euros, em hasta públicaefectuada pelas Finanças.|

Leiria com casa para vítimasde violência domésticaApoio social Centro de acolhimento da “Mulher Séc XXI” está pronto há três anos. Bloqueio de verbas tem impedido abertura

LUIS FILIPE COITO

Governante visitou casa e espera agora resolver situação

IDANHA-A-NOVA Um al-moço-convívio que anual-mente junta centenas de pes-soas nas margens do rio Erges,promovendo a amizade entredois povos vizinhos, Salvaterrado Extremo (Portugal) e Zarzala Mayor (Espanha), realiza-seno próximo dia 8 de Maio (do-mingo) no Vau de Idanha, emSalvaterra do Extremo (conce-lho de Idanha-a-Nova).

A tradição manda que nesteXIV Encontro Luso-Espanholseja a vez dos espanhóis ofere-cerem a comida, estando a be-bida a cargo dos portugueses.

A União de Freguesias deMonfortinho e Salvaterra doExtremo convidou toda a po-pulação a estar presente nesteencontro, que proporcionaaos convivas um dia festivoem família.|

Almoço-convívio juntaportugueses e espanhóis

7 DE MAIO A Câmara de Olei-ros promove a 7 de Maio umacorrida noturna com duas ver-tentes disponíveis, corrida e ca-minhada. A “Oleiros Night Run”tem um percurso exclusiva-mente urbano, de cinco quiló-metros para caminhantes e de10 para a corrida, sendo que osparticipantes recebem um "kit"

com um dorsal, camisola téc-nica e uma lanterna indicadapara a prova.

A partida está agendada paraas 21h00, em frente ao edifícioda Câmara de Oleiros, localonde termina a prova.

Os interessados em partici-par no evento podem fazer asua inscrição até ao dia 29.|

Corrida e caminhada nocturna em Oleiros

DiáriodeCoimbra

18 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

Austeridade foi “um fracasso” para Portugal, diz Joseph StiglitA “austeridade foi um fracasso para Portugal, como também representou para todos osoutros países em que se tentou esta mesma política", disse o Nobel da Economia JosephStiglitz após participar num fórum sobre o sistema tributário internacional, na sede do FMI.

NacionalInternacional

DiáriodeCoimbra

Começou em ambiente tensoe de desordem a sessão da Câ-mara dos Deputados do Brasildestinada a votar o processoque poderá levar à destituiçãoda presidente Dilma Rousseff.

A sessão, declarada aberta às14h00 (18h00 em Lisboa) e queainda decorria à hora do fechodesta edição, iniciou-se comvários parlamentares a subi-rem para a mesa da presidên-cia, enquanto grupos de depu-tados da oposição e do go-verno se envolviam em peque-nos confrontos.

O presidente da Câmara,Eduardo Cunha, declarou aabertura da sessão «sob a pro-teção de Deus e em nome dopovo brasileiro».

Gritos «fora PT», numa refe-rência ao Partido dos Traba-lhadores, de Dilma Rousseff, e«não vai ter golpe», uma fraseque tem sido repetida pelos de-fensores da chefe de Estadomarcaram o turbulento inícioda histórica sessão da câmarabaixa do Congresso brasileiro.

A sessão deveria prolongar--se durante a tarde (noite emPortugal), dado que os líderesde todos os partidos poderiamfalar para orientar o voto das

suas bancadas e depois cadadeputado seria chamado, dis-pondo de 10 segundos paraanunciar o seu voto.

Dado que o plenário temapenas 315 lugares para os 513deputados, muitos foram ocu-pando o espaço por detrás damesa da presidência da Câ-mara, mas foram depois con-vidados a sair do local.

Alguns desses deputados des-dobraram uma faixa onde sepodia ler “Fora Cunha”, numareferência ao Presidente da Câ-mara, que está a ser investigadoem casos de corrupção.

Em tom visivelmente irritado,

Eduardo Cunha disse que as fai-xas não são permitidas e foi re-petindo pedidos de respeito peloprocesso e pelo povo brasileiro.

A primeira intervenção, dorelator do pedido de impugna-ção do mandato presidencial,Jovair Arantes, foi interrom-pida por várias vezes devido àdesordem.

O pedido de impugnação se-ria aprovado se conseguisse342 votos, enquanto o blo-queio do processo precisavade apenas 172 votos.

No caso de a Câmara dos De-putados aprovar o pedido deimpugnação, o processo avan-

çaria para o Senado, a câmaraalta do Congresso.

Se o Senado aprovar o pe-dido, tem início a destituiçãode Dilma Rousseff com o vice-presidente, Michel Temer, a as-sumir temporariamente presi-dência.

A possibilidade de impugna-ção do mandato de DilmaRousseff surgiu na sequênciada revelação das chamadas“pedaladas fiscais”, actos ilegaisresultantes da autorização deadiantamentos de verbas debancos para os cofres do Go-verno para melhorar o resul-tado das contas públicas.|

Tensão e desordem na Câmara dos DeputadosBrasil Teve início conturbado a sessão destinada a votar o processo que poderá levar à destituição da Presidente Dilma Rousseff

LUSA

Muita confusão no arranque da histórica sessão da câmara baixa do Congresso brasileiro

MANIFESTAÇÃO Um dos hi-nos dos movimentos civis nosEstados Unidos “We shall over-come” (“Vamos vencer”) encer-rou ontem à tarde a marchacontra o terror e o ódio, que jun-tou milhares de pessoas emBruxelas. A poucos dias de secompletar um mês sobre osatentados que abalaram a ca-pital belga e da União Europeia,pessoas de todas as idades e cre-dos aplaudiram a mensagem:«Mão na mão e de braços aber-

tos». Essa foi uma das frases re-petidas nos discursos finais docortejo, que lembraram vítimase sobreviventes da manhã de 22de Março, quando três bombasmataram mais de 30 pessoas eferiram mais de 300.

Ao longo da marcha grita-ram-se e leram-se mensagensde solidariedade e união e decondenação do terror e do ódio,assim como o «direito de cadaum viver em segurança».

Também surgiram recados

em defesa da comuna de Mo-lenbeek, palco de inúmeras bus-cas policiais e da prisão de inú-meros suspeitos de terrorismo.Naquele bairro foi organizadauma marcha que se juntou àprincipal, numa das pontes so-bre o canal de Bruxelas, comcrianças a encabeçarem o cor-tejo, transportando cartazescom frases como «não emnome do islão e dos muçulma-nos». Quando a cabeça das duasmarchas unidas chegou a umadas entradas da Praça Fontai-nas, na baixa de Bruxelas, ou-viu-se num pequeno palco osnomes e as idades dos mortosnos ataques dos extremistas doEstado Islâmico.|

Marcha em Bruxelas contra o terror e o ódio

Manifestação juntou milharesde pessoas na capital belga

TRAGÉDIA O violento sismode magnitude 7,8 que abalou nosábado a costa norte do Equa-dor fez pelo menos 246 mortose 2.527 feridos, segundo um ba-lanço oficial divulgado ontem.

O terremoto foi registado às18h58 de sábado (00h58 de do-mingo em Lisboa), a dez quiló-metros de profundidade e como epicentro a cerca de 173 qui-lómetros da capital, Quito, se-gundo o Serviço Geológico dosEstados Unidos, que monitorizaa actividade sísmica mundial.

O Centro de Alerta de Tsu-

nami do Pacífico, com sedeno Havai, emitiu depois doabalo um alerta para a possi-bilidade de ocorrência de on-das perigosas em algumas zo-nas da costa do Equador, masindicou, mais tarde, quegrande parte da ameaça já ti-nha passado. O Governo doEquador decretou o estado deemergência a nível nacional«para salvaguardar a ordempública» e todas as forças pú-blicas foram colocadas em es-tado de alerta máximo paraproteger a vida dos cidadãos.|

Violento sismo matou 246 pessoas no Equador

ACORDO SEM EFEITO A ad-ministração do Banco BPI acu-sou ontem a Santoro Finance,controlada pela empresária an-golana Isabel dos Santos, de terdesrespeitado o acordo que ti-nha estabelecido com o Caixa-Bank e que foi anunciado ao

mercado, pelo que o mesmofoi considerado sem efeito.

O acordo entre os dois maio-res accionistas do BPI , Caixa-Bank e Santoro Finance, visavaresolver o problema da elevadaexposição do banco portuguêsa Angola.|

Falharam negociações entre accionistas do BPI

Tremor de terra teve uma magnitude de 7,8

Cerca de quatro milhões de pes-soas ficaram sem água potávelem Santiago do Chile, devido aoefeito das fortes chuvas nos riosMaipo e Mapocho, que abaste-cem a cidade, informaram asautoridades. Devido a este pro-blema, foi declarado “alerta ver-melho” para a zona metropoli-tana, uma medida que permitea mobilização de «todos os re-cursos necessários e disponí-veis» em face da sua «extensãoe gravidade», indicou o GabineteNacional de Emergência.|

Quatro milhõesficaram semágua potável

Quase meio milhar de pessoas,principalmente mulheres, quei-xou-se no ano passado de per-seguição, um tipo de agressãoque é crime desde Setembro, econhecido pela palavra inglesa“stalking”, cujo dia nacional desensibilização se assinala hoje.Em 2015, a Associação Portu-guesa de Apoio à Vítima (APAV)recebeu 445 queixas de pes-soas por perseguição (“stal-king”), mais 104 casos do queem 2014, segundo dados da ins-tituição. |

APAV: 445 queixas por perseguição

DesportoSEGUNDA-FEIRA | 18 DE ABRIL DE 2016

Ac. Viseu triunfa e saida zona de despromoção

O Chaves foi o grande vence-dor da 42.ª jornada da II Liga,reforçando a candidatura à su-bida de divisão e beneficiandodo empate do Portimonensee derrota do Feirense, ultra-passado pelo Freamunde.

Com a goleada 4-0 ao Gil Vi-cente, o conjunto flaviense (75pontos), que continua a umponto do líder FC Porto B (76),conjunto que não pode subir,ficou com três e cinco pontosde avanço para os rivais mais

próximos, respectivamentePortimonen se (72) e Freamun -de (70), enquanto Feirense eFamalicão têm agora 68.

Na luta pela permanência, oAc. Viseu sofreu mas venceuo Aves por 3-2 e com isso saiudos lugares de despromoção,somando agora 51 pontos.

O dia de ontem ficou aindamarcado por um dérbi entreos “bês” de Sporting e Benfica,com os “leões” a vencerem por2-1 e a deixarem os rivaisnuma situação mais difícil noque à manutenção diz res-peito. |

Ac. Viseu obteve uma importante vitória em casa

FC Porto goleiae volta a sorrir30.ª jornada Após duas derrotas consecutivas, os “dragões”redimiram-se e marcaram quatro golos ao Nacional

O FC Porto goleou ontem emcasa o Nacional, por 4-0, emjogo da 30.ª jornada da I Liga,regressando assim aos triunfosno campeonato após derrotascom o Tondela e o Paços deFerreira.

No Estádio do Dragão, o FCPorto marcou cedo, com golosde Varela (2 minutos) e do me-xicano Herrera (9), e afastou--se rapidamente da hipótesede uma terceira derrota se-guida - algo que não sucededesde 1964/65 -, completandoa go leada na segunda parte,através de Danilo (67’) e do ca-maronês Aboubakar (85’), queatingiu os 13 tentos na prova.

Os “dragões” passaram a so-mar 64 pontos, menos 10 doque o Sporting, que lidera a ligaprovisoriamente, e estão anove do Benfica, que pode re-tomar o comando hoje, casovença na recepção ao Vitóriade Setúbal. O Nacional, por sua

vez, somou a segunda derrotaseguida fora de casa e manteveo 9.º lugar, com 37 pontos.

Nos jogos disputados ontemdestaque para o regresso doMarítimo às vitórias que su-perou o V. Guimarães, por 3-0,no qual esteve cerca de 80 mi-nutos em superioridade nu-mérica. Fransérgio (dois golos)e Donald Djoussé (66’) cons-truíram o resultado.

Quem também teve umbom domingo foi o P. Ferreiraque venceu por 4-3 o União,na Madeira, e está a quatropontos da zona europeia. Umtriunfo que tem ainda mais va-lor pelo facto de, ao intervalo,os insulares estarem a vencerpor 2-0.

Um resultado que foi posi-tivo para a Académica que,apesar de não ter ganho noRestelo - empatou a uma bolafrente ao Belenenses -, ganhouum ponto aos madeirenses(está agora a dois de distância),a duas semanas de se defron-tarem. |

Herrera apontou um dos golos da vitória gorda do FC Porto

FutebolI Liga

FutebolII Liga

I LIGA30.ª jornada

Belenenses-Académica 1-1Estoril-Boavista 1-0U. Madeira-P. Ferreira 3-4Marítimo-V. Guimarães 3-0FC Porto-Nacional 4-0Arouca-Rio Ave 0-0Moreirense-Sporting 0-1Benfica-V. Setúbal hoje (21h00)Sp. Braga-Tondela hoje (19h00)

P J V E D M-S

1º Sporting 74 30 23 5 2 65-202º Benfica 73 29 24 1 4 78-203º FC Porto 64 30 20 4 6 57-254º Sp. Braga 51 29 14 9 6 48-285º Rio Ave 46 30 13 7 10 40-386º Arouca 46 30 11 13 6 39-347º P. Ferreira 42 30 11 9 10 39-388º Estoril 42 30 12 6 12 35-369º Nacional 37 30 10 7 13 37-4610º Belenenses 37 30 9 10 11 40-6011º V. Guimarães 35 30 8 11 11 38-4812º Marítimo 35 30 10 5 15 42-5513º V. Setúbal 29 29 6 11 12 37-5014º Moreirense 29 30 7 8 15 33-4815º Boavista 26 30 6 8 16 21-3616º U. Madeira 26 30 6 8 16 23-4417º Académica 24 30 5 9 16 30-5318º Tondela 20 29 5 5 19 26-49Próxima JornadaMarítimo-Arouca, Boavista-Bele-nenses, Rio Ave-Benfica, P. Ferreira-Sp. Braga, V. Guima rães-Es toril,Nacional-Moreirense, Académica-FC Porto, V. Setúbal-Tondela eSporting-U. Madeira

II LIGA

42.ª jornadaSporting B-Benfica B 2-1V. Guimarães B-Sp. Braga B 3-2Ac. Viseu-Aves 3-2Varzim-Sp. Covilhã 0-0Olhanense-Farense 1-0FC Porto B-Feirense 2-0Leixões-Freamunde 0-2Oliveirense-Mafra 2-1Atlético-Portimonense 2-2Chaves-Gil Vicente 4-0Famalicão-Oriental 2-2Penafiel-Santa Clara 2-1

Próxima jornada FC Porto B-Sp. Braga B, Farense-Atlético, Mafra-Chaves, Frea-munde-Famalicão,Oriental-Leixões, Portimonense-Penafiel, Benfica B-V. GuimarãesB, Aves-Sporting B, Sp. Covilhã-Olhanense, Feirense-Oliveirense,Gil Vicente-Ac. Viseu, SantaClara-Varzim

P J V E D M-S

1º FC Porto B 79 42 24 7 11 77-472º Chaves 75 42 20 15 7 56-363º Portimonense 72 42 19 15 8 53-434º Freamunde 70 42 19 13 10 49-285º Famalicão 68 42 18 14 10 61-486º Feirense 68 42 18 14 10 43-347º Sporting B 63 42 18 9 15 57-508º Aves 62 42 18 8 16 51-439º Varzim 61 42 16 13 13 49-4310º Gil Vicente 60 42 16 12 14 51-4711º Olhanense 59 42 16 11 15 36-3712º Sp. Braga B 56 42 15 11 16 46-4813º Penafiel 56 42 12 20 10 43-4114º Sp. Covilhã 53 42 12 17 13 42-4415º V. Guimarães B 52 42 14 10 18 49-6016º Ac. Viseu 51 42 12 15 15 42-5317º Atlético 50 42 12 14 16 44-4818º Mafra 49 42 11 16 15 32-3719º Benfica B 48 42 13 9 20 47-5820º Santa Clara 48 42 12 12 18 45-5121º Leixões 48 42 12 12 18 42-5322º Farense 46 42 12 10 20 41-5023º Oriental 38 42 8 14 20 42-5824º Oliveirense 29 42 6 11 25 39-80

Petit diz queTondela estámelhor agora

O treinador do Tondela, Petit,considerou ontem que a suaequipa está actualmente me-lhor preparada para defrontaro Sp. Braga do que na primeiravolta, quando assumiu o co-mando “auriverde”. «Estamosmuito mais bem preparados doque quando peguei na equipacontra o Braga (Tondela perdeupor 1-0). O mais importante épontuar, se possível com os trêspontos», sustentou.

Na conferência de antevisãoda deslocação de hoje a Braga,Petit admitiu que o Tondelapode ria ter actualmente maispontos, no entanto, recordaque a equipa passou por váriasmudanças de treinador e que épreciso algum tempo para osjogadores se adaptarem.

«Matematicamente tudoainda é possível, mas temos umcalendário difícil e temos depensar jogo a jogo, sendo o maisimportante o do Braga, por sero próximo», acrescentou.

Sobre o adversário de hoje,Petit não tem dúvidas de quese trata de uma das melhoresequipas do campeonato quetem um treinador com muitaqualidade. «Esperamos umjogo difícil, mas queremos darcontinuidade ao nosso trabalhoe continuarmos a fazer o quetemos vindo a fazer, tanto emtermos de resultados, como emtermos exibicionais. Do outrolado vamos encontrar umaequipa forte e a querer mudara fase menos boa que está aatravessar», referiu.

O Tondela é actualmente úl-timo classificado com duas de-zenas de pontos somados, masos dois últimos triunfos sobreFC Porto e U. Madeira, ambospor 1-0, renovaram as esperan-ças da equipa quanto à manu-tenção. |

FutebolI Liga

João Luís Campos

Foi um “clássico” à antiga, entredois históricos do futebol por-tuguês, com emoção, casos ebancadas animadas. No final,o empate acaba por ser justo eo ponto conquistado – tendoem conta a derrota do Uniãoda Madeira – pode valer ouroaos estudantes que ontem ti-veram nos seus adeptos o ver-dadeiro 12.º jogador. Saíram doRestelo mais esperançados -graças ao pontinho - para asquatro finais que faltam até fi-nal da temporada.

A Académica entrou bem emjogo, pressionante e a trocarbem a bola. Nuno Piloto e o re-gressado Leandro Silva (a úni -ca alteração no “onze” face aojogo com o Benfica) cortavambem os ataques “azuis” e ten-tavam manter o jogo no meio-campo do adversário. Umapostura que, todavia, nem agu -entou 15 minutos, altura emque o Belenenses começou aaproveitar alguns espaços queos estudantes concediam, querna ala – onde Marinho tinhadificuldade em suster as subi-das de Filipe Ferreira e MiguelRosa metia Nii Plange “nobolso” – quer mesmo no cor-redor central. Logo, aos 16',Gonçalo Silva aproveitou e, domeio da rua, rematou, com es-trondo, à barra.

A equipa orientada por FilipeGouveia acusou claramente apressão do jogo e o nervosis -mo patenteado começou a re-velar-se em vários passes fa-lhados e numa pressa em tudofazer que levava a que os lan-ces potencialmente perigososnem o chegassem a ser.

Do outro lado estava um Be-

lenenses bem tranquilo na ta-bela e que jogava solto - apesardas alterações forçadas nomeio-campo - criando perigopor mais de uma vez. O lancedo primeiro golo surgiu apósum contra-ataque dos “azuis”em que a defesa da Académicanão se conseguiu recompor atempo em termos de marca-ções, permitindo que TiagoSilva tivesse espaço para re-matar e deixando Juanto sozi-nho para emendar após defesade Trigueira.

Ainda a festa dos locais nãoacabara e o que se sentiu noEstádio do Restelo foram osgritos (ainda mais fortes) de in-

centivo das centenas de adep-tos da Académica que, apesardas falhas evidenciadas, nãomereciam estar a perder.

Até ao intervalo, houve aindatempo para Rabiola desperdi-çar dois bons lances (num de-les tinha tudo para dar em Ra-fael Lopes) e para o Belenenses

atirar nova “bomba” ao poste,desta vez por Ruben Pinto.

Filipe Gouveia não quis per-der (mais) tempo: a entrada deGonçalo Paciência mexeu coma frente de ataque e Aderlanconferiu maior segurança à aladireita da defesa. O nervosis -mo, esse, ia-se mantendo, sen -do poucas as jogadas da Aca-démica com mais de quatro oucinco passes consecutivos -nem mesmo na parte mais re-cuada do terreno.

Foi assim uma segunda par -te “aberta” com menos caute-las defensivas e a Académicaia parando – com sorte e saber– os contra-ataques adversá-

rios ao mesmo tempo quecriava algum perigo, usandoe abusando dos passes longos.

Gonçalo Paciência conse-guia empurrar a equipa paraa área contrária e a entrada deHugo Seco seria decisiva parao concretizar deste maior as-cendente.

Com Nii Plange a manter-seapagado pela ala esquerda se-ria Hugo Seco a conseguir aju-dar a resolver a partida.

Solicitado por Leandro Silva,ganhou a posição e foi carre-gado à entrada da área, so-frendo a falta que deu o em-pate. Na conversão da grandepenalidade Rafael Lopes não

tremeu: bola para um lado eguarda-redes para o outro.

A expulsão de André Sousa,a 10 minutos do final na se-quência de um “sururu”, fez so-nhar a Académica que tevemesmo oportunidades parachegar à vitória. Com mais umelemento e 10 minutos para jo-gar, a equipa poderia ter “car-regado”, mas o mesmo nervo-sismo que a encolheu no pri-meiro tempo também a impe-diu de chegar ao segundo.

O árbitro algarvio foi bas-tante contestado pela equipada casa, mas nos lances capi-tais parece ter ajuizado correc-tamente. |

FOTOS: PEDRO RAMOS

João Real tentou de forma acrobática o golo, mas o remate saiu muito por cima da baliza do Belenenses

Estatística11 Remates 116 Remates à baliza 26 Cantos 61 Foras de jogo 7

17 Faltas cometidas 10

Estádio do Restelo, em Lisboa.Árbitro: Sérgio Piscarreta (Algarve).

Auxiliares: Rui Cidade e Valter Pereira.4.º árbitro: João Malheiro Pinto.

BELENENSES ACADÉMICA1 1Ao intervalo: 1-0. Golos: Juanto (31') e Rafael Lopes (77'). Amarelos: Gonçalo

Silva (28'), Ricardo Ribeiro (44'), André Sousa (45 e 81''), Tiago Silva (46'),Gonçalo Paciência (67'), Miguel Rosa (71'), Filipe Ferreira (76'), Leandro Silva

(81') e Rafael Amorim (87'). Vermelho: André Sousa (81', p.a.).

Substituições: Marinho por Aderlan (ao intervalo), Rabiola por GonçaloPaciência (ao intervalo) e Nuno Piloto por Hugo Seco (62').

Não jogaram: Lee, Rui Pedro, Gustavo e Fernando Alexandre.

TreinadorFilipe Gouveia

DiáriodeCoimbra20 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

4x2x3x1posse de bola

Enquanto há pontos há esperançaEmpate Académica mostrou que está “bem viva”, dentro e fora de campo. Ontem, depois de uma primeira partefraquinha, a raça da equipa na segunda metade valeu-lhe um ponto bastante importante na luta pela permanência

1Grande apoio nasbancadas. Mal se ou-viam os adeptos da

casa e aos de negro nuncafaltou força na garganta,nem quando a Acadaémicaesteve em desvantagem nomarcador.

2Um ponto ganhoua Académica aoBoavista, ao U. Ma-

deira e ao Moreirense. Va-mos ver o que fazem hojeVitória de Setúbal (joga como Benfica) e Tondela (de-fronta o Sp. Braga).

3Adaptações (NiiPlange a lateral di-reito e Rafael Lopes

a extremo esquerdo) po-diam ter posto em causa ojogo de ontem. A rectificaçãona segunda parte ainda foi atempo.

Ideias-chave

33%

Substituições: Tiago Silva por Rafael Amorim (69'), Gonçalo Brandãopor Ricardo Dias (69') e Juanto por Tiago Caeiro (85').

Não jogaram: Ventura, Tiago Almeida, Lucas Pugh e Fábio Nunes.

TreinadorJulio Velazquez

4x2x3x1posse de bola

67%

Juanto Sturgeon

Tiago Silva

Rúben Pinto

André Sousa

Miguel Rosa

Gonçalo Brandão

Geraldes

Filipe Pereira

R. Ribeiro

Rabiola Marinho

Pedro Nuno

Leandro Silva

Rafael Lopes Nuno Piloto

Ricardo Nascimento

Nii Plange

Rafa

Trigueira

Gonçalo Silva João Real

Com o empatede ontem e a derrotado União da Madeira,a Académica joga naviagem ao Funchal,daqui a duas semanas,uma carta decisiva

DESPORTO FUTEBOL / I LIGA

SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 21

FUTEBOL / I LIGA DESPORTO

DiáriodeCoimbra

Júlio VelazquezBelenenses

Um jogo em queo normal teriasido ganhar

Filipe GouveiaAcadémica

Os nossosadeptos foramfantásticos

Declarações

Académica à lupa Fora-de-jogo

Cachecóis negros imperaram

Já em Moreira de Cónegos os adeptos tinham dito pre-sente, mas ontem em Lisboa os apoiantes da Académicaforam ainda em maior número a incentivar a sua equipa,tornando-se claramente no 12.º jogador que os jogadoresprecisavam. Do primeiro ao último minuto a apoiar os denegro, foram uma constante animação, sem perderemtempo a responder às poucas bocas dos adeptos do Res-telo que ontem mal se fizeram ouvir no seu estádio. Acampanha de oferta dos bilhetes aos sócios e adeptos daAcadémica deu resultado, apesar dos 200 quilómetrosde distância. Aliás, o treinador da Académica na confe-rência de imprensa após o jogo fez questão de sublinhare agradecer o esforço dos adeptos numa altura de crisefinanceira generalizada.

Polémicas caseirasUma faixa na bancada dos sócios da casa a mandar a SADpara a “rua” em defesa do “clube” levou às bancadas apolémica com que se debate o Belenenses e que se calhartambém ajuda a perceber o pouco público presente noRestelo, apesar da tarde de sol e da época positiva queos “azuis” estão a protagonizar.

As duas próximas finaissão ao sábado à tardeJá está definido o horário dos próximos dois jogos daBriosa. A recepção ao FC Porto será no próximo sábadoàs 16h15. No fim-de-semana seguinte, o encontro no Fun-chal, frente ao U. Madeira, será também ao sábado, nestecaso às 16h00. Entre os jogadores que estavam em riscode falhar o próximo jogo em caso de cartão amarelo ne-nhum viu a cartolina. Todavia, por se tratarem de jogado-res emprestados pelos “dragões”, Leandro Silva, Rafa eGonçalo Paciência não podem jogar este sábado.

Foi um jogo emque o normal te-ria sido ganhar,

porque fomos superiores. So-bretudo na primeira parte.Acertámos nos postes e tive-mos mais oportunidades. Nasegunda a parte, o jogo foiequilibrado, mas foi muitofeio. A bola andou muitotempo pelo ar. Mesmo assim,poderíamos ter aumentado avantagem. Não conseguimos,deixámos o jogo em aberto eeles empataram.

Hoje tivemos asorte que nos temfaltado em muitos

jogos. Com mais elemento,no final, deveríamos ter sidomais fortes. Sabemos que te-mos de fazer mais, se quiser-mos alcançar os nossos ob-jectivos. Os nossos adeptosforam fantásticos, esta é aBriosa que eu conheço. Quecontinuem a acreditar quevamos conseguir os nossosobjectivos. Este clube temtudo para ser feliz no futuro.|

6 Pedro TrigueiraUma mão de cheia deboas defesas e apenasuma falha quando se de-sentendeu com RicardoNascimento.

4 Nii PlangeBastante mal enquantoesteve a lateral, melho-rou (mas pouco) quandofoi para o ataque. Displi-cente no final do jogo.

6 João RealEsteve muito bem a lim-par bolas e desta vezsubiu mesmo váriasvezes no terreno com abola no pé.

6 Ricardo NascimentoTal como Real, estevemuito concentrado e foia todas as bolas comgrande intensidade.Grande corte no pri-meiro tempo a limparerro de Trigueira.

5 RafaSempre melhor a atacardo que a defender, masnota-se mais maduro naparte mais recuada.

5 Nuno PilotoComeçou bem mas acu-sou algum nervosismoque o impediram depausar mais o jogo.

6 Leandro SilvaPrático a defender, fa-lhou alguns passes im-portantes, mas é dele opasse para o penalti.

4 MarinhoMuita dificuldade parasuster o ataque doBelém. Pouco interven-tivo no ataque.

5 Pedro NunoNão conseguiu ganharespaço, nem para osseus perigosos remates,nem para fazer jogar.

3 RabiolaFoi dos piores emcampo e por isso saiu aointervalo. Além do quefalhou, num lance emque tinha tudo para darem Rafael Lopes meteu--se pelo meio da defesa.

6 Gonçalo PaciênciaGrande técnica, sempreque pegava na bola as-sustava o adversário.

5 AderlanResolveu o problemadefensivo. Grande cortea evitar golo.

6 Hugo SecoDecisivo. Sempre veloze com grande empenho.

Foi incansável na frente de ataque. Disputou todosos lances com grande intensidade do primeiro aoúltimo minuto. No momento da grande penalidadenão vacilou e garantiu um ponto muito importantepara as contas da Académica.

7 Rafael Lopes

O Melhor

DiáriodeCoimbra22 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

DESPORTO FUTEBOL | CAMPEONATO PORTUGAL

Expulsãoaos 12 minutoscondicionouNogueirense

Marcar primeiro não foi sinó-nimo de vitória para o Noguei-rense que perdeu no Sabugalpor 3-2. Ter ficado com 10 ele-mentos muito cedo (expulsãode Sunday) condicionou a es-tratégia visitante. |

Rogério Neves

O Sertanense goleou a Navalna Figueira da Foz por 5-2 in-terrompendo o ciclo vitoriosoda turma figueirense iniciadohá duas jornadas.

A turma da Sertã no iníciodesta jornada posicionava-seem 6.º lugar com menos doispontos que a Naval, que agoraface à derrota desceu ao 6.º lu-

gar, posição que coloca a equi -pa a quatro jornadas do finalem luta directa pela fuga à “li-guilha” dos sextos lugares comSertanense (23), Moradal (22),Sernache (22) e Naval (22).

Ainda não tinha decorrido oprimeiro minuto da partida ejá o Sertanense mostrava aoque vinha obrigando MiguelValença a defesa apertada. Osvisitantes não esperaram paraver o que o jogo podia dar, as-sumiram a iniciativa do mes -mo e empurraram a Navalpara o seu meio-campo. Semgrandes rasgos de inspiraçãoa Naval defendia-se o melhorque podia, mas sem nuncaconseguir soltar-se do espar-tilho imposto pelos visitantes.Quando os visitantes inaugu-raram o marcador, ao minuto40, o golo não constituiu sur-presa para ninguém num lanceem que a defensiva navalistafoi apanhada em contrapé faceà sua lentidão em recuperar.

Tudo se desmoronounuma dezena de minutos

As expectativas para a etapacomplementar só duraramuma dezena de minutos. Umaintercepção defeituosa de Titoproporcionou ao Sertanense o

dilatar da vantagem para 2-0.Sem que os figueirenses con-seguissem aclarar ideias o 0-3e 0-4 surgiram logo a seguirem lances que os visitantesaproveitaram na perfeição obloco alto da Naval com de-masiada lentidão no processode recuperação.

A primeira oportunidade degolo navalista apenas aconte-ceu ao minuto 60 com o re-mate de Parracho a encontrarno caminho Vítor Nogueira,porém a resposta visitante nãose fez esperar com remate aoposte aos 70 minutos e volvi-dos mais três o 0-5 confirmavao pesadelo figueirense.

A partir daqui o técnico visi-tante mexeu na equipa pro-movendo a gestão de esforço,o Sertanense perdeu algumpoder de fogo que a Navalaproveitou para marcar doisgolos (78 e 85 minutos) porGomez e China que ameniza-ram a goleada. |

O arranque de segunda parte foi fatal para os figueirenses que sofreram cinco golos

Figueirenses vivemtarde de pesadeloDerrota Três golos na primeira dezena de minutos dasegunda parte aniquilaram equipa figueirense

nAVAL 2 SERTAnEnSE 5Miguel Valença Vítor NogueiraTito Júnior Kelvim Parracho IssoufDavid Valença MauroJardel Nazaré (40’) Varela (77’)Ricardo Tavares FredFred LeandroZé Pedro (53’) Ruben SilvestreLeite Touré (80’)Júnior Mendes Galvão (75’)Iduíno (53’) Fábio GomesTreinador TreinadorPedro Ilharco Natanael CostaSuplentes SuplentesPedro Mano Paulo SalgadoAndré Ricardo Carvalho (80’)China (40’) Mathiew (75’)Amadu Paulo HenriqueDaniel M’Bala (77’)Henrique (53’) André FerreiraGomez (53’) Ibrahin

Ao intervalo: 0-1. Golos: Fábio Gomes (40’ e 73’),Galvão (48 e 55’), Touré (52’), Gomez (78’) e China(85’). Amarelos:Issouf (13’) e Ruben Silvestre(86’).

Estádio Municipal Bento Pessoa, na Fig. Foz.Espectadores: cerca de 50. Árbitro: Luís Catita (Évora). Auxiliares: VascoGuedelha e Henrique Canelas.

D. R.

SABUGAL 3 noGUEIREnSE 2Nuno Morais PedroIuri CláudioJanela SundayWilliam GuimarCláudio AiltonCamilo ValentineEdi Fernandes (69’) Fontes (73’)Jorgito AndréAlai MárioMárcio BernardoFred (77’) GilTreinador TreinadorNando Ribeiro Rui ValeSuplentes SuplentesDiogo (69’) João (73’)Rebelo (77’) Toni (63’)

Ao intervalo: 2-1. Golos: Gil (9’), Camilo (12’ e 90’),Edi (23’) e Cláudio (81’).Amarelos:Janela (16’), André (85’), Toni (87’),João (90+1’) e Camilo (90+2’). Vermelho:Sunday(12’) e Cláudio (81’).

Estádio Municipal do Sabugal.Árbitro: António Nobre (Leiria).

MORTÁGUA 1 LUS. LOUROSA 0Mauro Leal Treinador Marco TreinadorPirolo Maná Tiago Ferreira Frederico OliveiraMauro Cunha CorreiaSérgio Alves Suplentes Vítor Sá SuplentesRola Miguel Ivo Oliveira HugoPitéu Dani Gonçalves Moisés (65’) António ViditosMichael (57’) Larry Jó BrunoBarca Moacir Maxence Nélson (65’)Hugo Amado (84’) João Vasco (57’) Zola (Alex, 59’) Alex (59’)Tagui Fábio (84’) Pedro Silva (80’) Fernando (80’)Rúben Martins (76’) Luís (76’) Djibril.

Ao intervalo: 1-0. Golo: Hugo Amado (27’).Amarelos:Maxence (24’), Nélson (82’), Rola (83’), Mauro Cunha (87’) e Luís (90+2’)

Campo da Gandarada, em Mortágua.Árbitro: Bruno Nunes (Vila Real). Auxiliares: Carlos Rodrigues e Rui Santos

Golo solitário deujustiça ao resultado

DETERMINANTE Foi umjogo muito disputado tendoem conta os objectivos de am-bas as equipas na luta pela ma-nutenção. Os visitantes cria-ram alguns problemas àequipa da casa principalmenteem lances de bola parada.Num delas a bola foi mesmoao poste da baliza de MauroLeal.

Os locais foram mostrandoalguma eficiência em termosdefensivos e em transições rá-pidas de contra-ataque, con-seguindo numa delas o golopor Hugo Amado.

Até ao intervalo os morta-guenses foram gerindo a van-tagem.

Na segunda parte foi mais domesmo, com os locais a cria-rem alguns momentos de afli-ção na área defensiva contrá-

ria, enquanto o Lusitânia deLourosa só viria a criar umaverdadeira ocasião de podermarcar já em tempo de des-contos, mercê de um lance debola parada, com um avan-çado a cabecear ao ladoquando tinha a baliza aberta.Vitória justa numa partida comboa arbitragem.|

Depois de duasvitórias consecutivas,a Naval foisurpreendida em casae vai agora tentarfugir da “liguilha”

Fase subida (zona norte)10.ª jornada

Gondomar-Estarreja 1-3Vizela-Pedras Rubras 1-0Anadia-Fafe 0-2Bragança-Vilaverdense 2-1

P J V E D M-S

1º Fafe 22 10 6 4 0 11-32º Vizela 19 10 5 4 1 13-83º Estarreja 18 10 5 3 2 13-84º Bragança 17 10 5 2 3 14-125º Gondomar 11 10 3 2 5 12-166º Vilaverdense 11 10 3 2 5 10-157º Pedras Rubras 6 10 1 3 6 9-138º Anadia 5 10 1 2 7 8-15Próxima JornadaVilaverdense-Gondomar, Estar-reja-Vizela, Pedras Rubras-Ana-dia, Fafe-Bragança

Fase manutenção (série D)10.ª jornada

Cesarense-Gafanha 2-1Ol. Frades-Sanjoanense 1-1Lusitano FC-Bustelo 3-0Mortágua-Lourosa 1-0

P J V E D M-S

1º Sanjoanense 36 10 6 3 1 21-92º Lusitano FC 30 10 4 3 3 13-63º Cesarense 29 10 5 3 2 14-114º Mortágua 29 10 6 1 3 11-95º Gafanha 22 10 4 2 4 10-136º Lourosa 20 10 2 4 4 6-97º Ol. Frades 18 10 2 2 6 10-178º Bustelo 12 10 1 2 7 5-16Próxima JornadaLourosa-Cesarense, Gafanha-Ol.Frades, Sanjoanense-Lusitano FC,Bustelo-Mortágua

Fase manutenção (série E)10.ª jornada

Tourizense-Sp. Ideal 0-0Pampilhosa-Operário 1-2Ol. Hospital-Académica/SF 2-0Sabugal-Nogueirense 3-2

P J V E D M-S

1º Operário 34 10 6 1 3 13-92º Nogueirense 30 10 5 0 5 18-163º Sp. Ideal 27 10 4 2 4 12-94º Tourizense 25 10 3 6 1 10-75º Académica/SF 25 10 5 1 4 13-146º Pampilhosa 24 10 4 1 5 13-167º Sabugal 22 10 4 1 5 13-158º Ol. Hospital 20 10 2 2 6 9-15Próxima JornadaNogueirense-Tourizense, Sp.Ideal-Pampilhosa, Operário-Ol.Hospital, Académica/SF-Sabugal

Fase manutenção (série F)10.ª jornada

Crato-V. Sernache 1-0Peniche-Alcanenense 0-1Caldas-Águias Moradal 0-0Naval-Sertanense 2-5

P J V E D M-S

1º Alcanenense 35 10 6 4 0 14-52º Caldas 33 10 4 5 1 11-63º Sertanense 23 10 3 4 3 15-104º Naval 23 10 2 5 3 13-185º Águias Moradal22 10 3 5 2 8-96º V. Sernache 22 10 3 3 4 9-137º Crato 18 10 4 1 5 13-118º Peniche 16 10 0 3 7 5-16Próxima JornadaSertanense-Crato, V. Sernache-Peniche, Alcanenense-Caldas,Águias Moradal-Naval

Empate mantémTourizense emzona tranquila

O Tourizense não foi além deum empate caseiro diante doSp. Ideal que, apesar de tudo,mantém o conjunto comanda -do por Bernardo Tavares aci -ma dos lugares de despromo-ção, com mais um ponto queo Pampilhosa. |

ToURIzEnSE 0 SP. IDEAL 0Fábio ImersonEdson Paulo DinartePedro Martins Tiago CorreiaSócrates (85’) BesugoBablee Ivo BatistaMarinho Artur SantosCaio (72’) David DiasMarlon (62’) Emiliano (73’)Diogo André OliveiraFábio Pais Grilo (57’)Igor Paulo César (85’)Treinador TreinadorBernardo Tavares Luís RoqueteSuplentes SuplentesLucas (62’) Samuel (73’)Zito (72’) Janú (57’)Djalo (85’) Jaques (85’)

Amarelos:Artur Santos (50’), Marinho (52’),Pedro Martins (60’), Diogo (70’) e Emiliano (70’)

Parque Desportivo Visconde do Vinhal,em Touriz. Árbitro: André Neto (Vila Real).Auxiliares: Márcio Teixeira e Israel Lopes.

Hugo Amado

SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 23

FUTEBOL | CAMPEONATO PORTUGAL DESPORTO

DiáriodeCoimbra

Do banco veio a soluçãopara a vitória oliveirenseDupla Os suplentes Valter e Zé Francisco, num espaço de dois minutos,desataram o “nó” do marcador e a Académica saiu derrotada do dérbi

O Oliveira do Hospital ganhouontem motivos para acreditarna permanência no Campeo-nato de Portugal, embora con-tinue na última posição. Aturma comandada por Ri-cardo Lima recebeu e bateu aAcadémica/SF por 2-0 e inter-rompeu a série negativa de re-sultados que a colocaramnuma situação delicada.

Desde cedo que os anfitriõesdemonstraram que queriamdar um pontapé na crise de re-sultados e entraram a pressio-nar alto, mas o primeiro re-mate até foi dos estudantescom o cabeceamento de Pa-checo a ir parar às mãos de RuiSantos. O Oliveira do Hospital,aos 17’, respondeu e Wei depoisde um pormenor sobre o de-

fesa adversário rematou fracopara as mãos de Bem Haja.Passados 10’, Pedro André comexcelente jogada assistiu Nunoque rematou ao lado.

Ao minuto 26’ apareceu umagalinha negra dentro de cam -po e talismã ou não o que écerto é que deu resultado paraos da casa, como se viria a con-firmar na segunda parte.

Depois do intervalo a toadamanteve-se. O Ol. Hospitalcontrolava e ao minuto 48 fi-cou perto de marcar.

O treinador Ricardo Limameteu em campo Zé Fran-cisco, André Jorge e mais tardeValter que foram fundamentaispara o resultado.

Aos 66’, a Académica deuum ar de sua graça e Pacheco

isolado não foi capaz de batero guardião contrário, ficandoa ideia de que o avançado po-dia ter feito mais.

O Ol. Hospital ia procurandoo golo, até que Valter, apenashá três minutos em campo, as-

sinou um grande golo, comum remate forte e colocado defora da área, que desequilibrouas contas do marcar.

Não satisfeita com o 1-0, aequipa da casa empolgou-se emarcou novamente desta vezpor intermédio de Zé Fran-cisco que de cabeça regressouassim aos golos.

Duas unidades que saltaramdo banco e que se revelaramdeterminantes para o resul-tado final. |

ARQUIVO

Ol. Hospital venceu dérbi e ainda acredita na permanência

Pampilhosa sofreu a terceira derrota consecutiva

ol. HoSPITAl 2 ACADémICA/SF 0Rui Santos Treinador Bem-Haja TreinadorGlauber Ricardo Lima Batista Tó SáPedro André Bruno SimõesMané Suplentes Kiko SuplentesLomba Bizarro Dany BritoGuti (78’) Álvaro Dias Pacheco (78’) Fábio GomesDiogo An Carlos Mendes TomásLuís Pedro Valter (78’) Brás João Alves (78’)Wei (57’) Tavares João Pereira (89’) Marco Paiva (89’)Fred André Jorge (65’) Luís Paiva FrançaNuno Rodrigues (65’) Zé Francisco (57’) Nito

Ao intervalo: 0-0. Golos: Valter (81’) e Zé Francisco (83’).Amarelos:Pedro André (33’), Guti (53’), Carlos Mendes (77’) e Zé Francisco (90+4’).

Estádio Municipal de Oliveira do Hospital Espectadores: Cerca de 300.Árbitro: André Gralha (Santarém)

INEQUÍVOCO Vitória justa daequipa forasteira que no côm-puto geral foi a melhor emcampo e a que mais oportuni-dades de perigo criou ao longo

dos 90 minutos. O Anadia en-trou com alguma velocidade noencontro, foi muito cautelosopara não se expor muito, massem grandes efeitos práticos.

Na primeira parte, há apenasa registar duas situações do ladodo Fafe que levaram algum pe-rigo à baliza bairradina. Aos 29’,Vasco cruzou para a grandeárea, com João Nogueira a re-matar o esférico que ainda em-bateu num defesa da casa e saiupela linha de fundo. Aos 34’,Vasco bombeou a bola para agrande área anadiense, ondeapareceu Silvestre a cabecear,mas a bola rasou o poste es-querdo de Ricardo.

Na etapa complementar, oFafe entrou mais ofensivo e,logo no primeiro minuto, po-deria ter inaugurado o marca-dor. Valeu a boa intervenção do

guardião anadiense que negouo tento adversário.

Aos 55’, Marquinhos aprovei-tou uma falha defensiva para,de cabeça, colocar o Fafe nafrente do marcador. A assistên-cia foi de Jorge Gonçalves. So-mente aos 76’, o Anadia criou oprimeiro lance dito de golo, comRodolfo a desferir um forte re-mate cruzado, obrigando oguardião adversário a defendercom os punhos.

Aos 85’, num contra-ataquerápido, Alan cruzou para a pe-quena área, onde apareceuJorge Gonçalves a completar olance e a aumentar a vantagemforasteira. |

Anadia não conseguiu travaro comandante Fafe

PAmPIlHoSA 1 oPERáRIo 2Eduardo Treinador Rodrigão TreinadorYekine Fernando Nisa Nelo André BranquinhoMarco Pedro TavaresWilson Suplentes Breno Freitas SuplentesFábio Pacheco Rodrigo Cruz Hugo Simões FilipeMarito Abi Djú João Peixoto André Vieira (65’)Bebé (83’) Brunito (int) Jorginho (65’) João Mendes (90’)André Romão Jorge Martins (83’) Abudu Patrício (83’)Carlo (int) João Ventura (90’)Igor Sevivas Parreira (83’)Bandeira Rúben Rodrigues

Ao intervalo: 0-2. Golos: João Ventura (21’), Rúben Rodrigues (39’) e Igor Sevivas (88’).Amarelos:Pedro Tavares (37’), João Peixoto (44’), Jorginho (46’), Fábio Pacheco (61’), Yekine (68’), AndréVieira (76’), Breno Freitas (76’) e Igor Sevivas (90+2’)

Estádio Municipal Carlos Duarte, na Pampilhosa. Espectadores: cerca de 70.Árbitro: Marco Cruz (Porto). Auxiliares: Sérgio Ribeiro e Nuno Moreira.

Espírito Operáriofalou mais alto

Jorge Santos

NEGATIVO Ao averbar a ter-ceira derrota consecutiva, oPampilho sa vê o abismo cadavez mais perto, Desta feita per-deu frente a uma formação in-sular que mostrou qualidadee justificou plenamente a vitó-ria.

A “razia” de que padece atual-mente o plantel do Pampi-lhosa, com castigos e lesõesem série, fazia antever dificul-dades acrescidas frente ao líderdesta fase de manutenção, te-mores que se confirmaramapós uma primeira parte comdomínio inequívoco dos visi-tantes. João Ventura inaugurouo marcador pouco depois dos20 minutos e ainda antes dointervalo foi Rúben Rodriguesquem teve todo o espaço paracabecear com êxito, em doislances que evidenciaram as ca-rências de marcação dos “fer-roviários”.

O Pampilhosa entrou para aetapa complementar com o in-tuito de arriscar tudo o que po-

dia, mostrou de facto outra de-senvoltura ofensiva, mas oOperário, mesmo sem forçar,teve oportunidades para au-mentar a sua vantagem.

O melhor que o Pampilhosaconseguiu foi reduzir distân-cias já nos minutos finais dapartida, por Igor Sevivas, po-rém insuficiente para colocarem causa o triunfo categóricoda equipa açoriana.

Face a este resultado, aturma orientada por FernandoNisa mantém-se a um pontoda Académica (a primeiraequipa abaixo da “linha deágua”), mas viu Sabugal e Oli-veira do Hospital ganharem eaproximarem-se na tabelaclassificativa.

Arbitragem regular.|

AnADIA 0 FAFE 2Ricardo Treinador Marçal TreinadorMané Fernando Pereira Vasco Agostinho BentoBranco (66’) AndréTojó Suplentes Silvestre SuplentesJoão Nogueira Dany João Nogueira Frederico SilvaMauro Leandro Willians FranciscoMárcio Paredes Marquinhos (64’) FredRui André Kim Landinho (72’) SilvaDerick Aranha (56’) Jorge Gonçalves (86’) Zé Diogo (64’)Taka (56’) Pires (56’) Alan Júnior Ricardo Fernandes (72’)Mendonça (56’). Rodolfo (66’) Xavi Zé Brochado (86’)

Ao intervalo: 0-0 Golos: Marquinhos (55’) e Jorge Gonçalves (85’).Amarelos:Branco (39’) e Derick (90+2’)

Estádio Municipal de Anadia. Espectadores: cerca de 500.Árbitro: Hugo Silva (Santarém).Auxiliares: Gonçalo Antunes e Rui Cabeleireira.

O Pampilhosa sofreu oterceiro desaireconsecutivo na provae viu Sabugal eOl. Hospital vencereme reduzirem a distância

FERREIRA SANTOS

A AAC/SF mantém-seem zona de manuten-ção, o Ol. Hospital ganhou um importante“balão de oxigénio”

DiáriodeCoimbra24 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

DESPORTO FUTEBOL | DIVISÃO DE HONRA AFC

ConDEIXA 1 ACADéMICA/oAF 0Manú Treinador Luis Pedro TreinadorCrachat Bruno Conceição Tiago Sêco (84’) João GabrielCastro NevesCarlos Paulo Suplentes João Pinto SuplentesPita Rúben Fernando BogalhoCardoso Nelson Cardoso Vumi (71’) João Nunes (84’)Palmeirão (81’) Loureiro (81’) Faustino Marcelo (71’)Renato (61’) Zé Silva (75’) João Costa (69’) DiogoDiogo Azevedo Luis Jorge Gil Daniel Oliveira (69’)Tenente Leandro (61’) RosasRafa (75’) Marcelo João Vítor

Ao intervalo: 1-0. Golo: Pita (35’).Amarelos: Diogo Azevedo (56’), Rafa (72) Daniel Oliveira (78’), Leandro (90+3’) e Marcelo (90+5’).

Estádio Municipal de Condeixa. Espectadores: cerca de 150.Árbitro: Pedro Nascimento. Auxiliares: Mário Simões e João Santos.

FEBRES 3 CoVA-GALA 2Diogo Jesus Treinador Ivo TreinadorAlvaro (65’) Patrício Duarte Couto Rui CamarãoDa Luisa DamienSimão Suplentes Copinho SuplentesAmândio (57’) João Cruz João Carlos Patego (60’)Guiné Daniel Jesus (57’) David Mauro (81’)Diogo Marques Ian (65’) MotaCavaleiro Kevin Zé DuarteMiguel (83’) Luis Rodrigues Vitó (60’)Miguel Henrique Timóteo Tuca (81’)Tiago Loureiro João André (83’) João Pedro

Ao intervalo: 2-0. Golos: Miguel Henrique (3’ e 32’), Tuca (64’), Patego (81’) eJoão André (90+1’,g.p). Amarelos: Cavaleiro (48’ e 54’), Damien (57’), João Carlos (59’), Vito (62’), Ian (69’), Da Luisa(70’), João Pedro (60’), David (80’), Copinho (90+2’) e Patego (90+5).Vermelho: Cavaleiro (54, p.a.)

Complexo de Febres. Espectadores: cerca de 60.Árbitro: Telmo Galvão. Auxiliares: Diogo Marques e Tiago Fernandes,

Futebol cinzentoterminou em nulo26.ª jornada Desafio entre Penelense e Vigor foi escasso em oportunidades de perigo e terminou com divisão de pontos entre os dois conjuntos

João Luís

Pontos repartidos entre Pene-lense e Vigor em partida a con-tar para a 26.ª jornada da Di-

visão de Honra que foi mar-cada pela escassez de oportu-nidades de perigo para ambosos conjuntos.

Já a uma distância conside-rável para os três primeirosclassificados, o Penelenseque ria voltar às vitórias de-pois do desaire da última jor-nada, mas tal como o seu ad-versário, o Vigor, não foi ca-paz de mostrar discernimen -to no jogo ofensivo. A pri-meira parte foi desde o apitoinicial até ao último muitoconfusa, havia muita luta pelaposse de bola e quando umadas equipas a conseguia ga-nhar recorria ao pontapé pa -ra a frente a ver se conseguiacriar perigo. Ambos os trei-nadores, tal como os espec-tadores presentes, tinhammotivos para estar aborreci-dos com o jogo, sendo que aúnica real oportunidade degolo da primeira metade per-tenceu ao Penelense, decorria

o minuto 30, por intermédiode Samuel, que frente a frentecom o guarda redes do Vigor,proporcionou-lhe a defesa doencontro.

Ritmo aumentou masos golos não apareceram

O intervalo fez bem às duasequipas porque o jogo me-lhorou substancialmente.Mais conexão entre os joga-dores e mais espaços permi-tiram que a partida ganhasseum ritmo mais elevado aca-bando com a monotonia.Ainda assim raramente sur-giu perigo, mostrando que oequilíbrio entre os conjuntosfoi nota dominante do desa-fio em que as equipas pare-ceram sempre encaixadas avários níveis, para ambas asbalizas.

Por volta dos 80’ o ritmo vol-tou a descer o que fez com queas equipas voltassem a recor-rer principalmente ao jogo

longo e pouco ligado para afrente e foi assim que o Vigorquase fez o golo já perto do fi-nal, com os dianteiros a mos-trarem falta de pontaria frentea Felipe.

O jogo terminou pouco de-pois com o resultado em 0-0,um desfecho justo porque ne-nhuma das equipas foi capazde se superiorizar, principal-mente por causa do pobre fu-tebol praticado pelos dois con-juntos, durante grande partedo jogo.

Arbitragem positiva.|

Equilíbrio foi nota dominante do embate entre Penelense e Vigor que terminou sem o espectáculo do futebol: golos

áGUIAS 0 CARAPInHEIREnSE 1Pedro Treinador Paulo André TreinadorRochinha Miguel Mesquita Azambujo António CortesãoBarbeiro Rafael DuarteAveiro Suplentes Pedro Luis SuplentesSousa Dias Canoso Pedro CavaleiroLuis Rocha (55’) Telmo (55’) Alex MissaAndré Ângelo (89’) Romeu (89’) Seidy TugaSérgio (55’) Marante Cleyton (87’) Carlos (65’)Isaac Filipe Oliveira Hugo (65’) FariaValente Fábio Santos (55’) Branco GuilhermeMaricato Gustavo Xavier (87’)

Ao intervalo: 0-0. Golo: Gustavo (50’). Amarelos: André Ângelo (25’), Valente (44’), Maricato (35’)e Carlos (83’)

Parque de Jogos Júlio Jorge Simões. Espectadores: cerca de 130.Árbitro: Diogo Galvão. Auxiliares: Leandro Silva e André Andrade.

VInHA RAInHA 1 UnIão FC 2Quaresma Treinador Gonçalo TreinadorHugo Luís Félix Baptista (70’) Cláudio GarciaRicardo DaniloJoão Cruz Suplentes Joel SuplentesRebola Carlos Rui TelmoFreitas Miguel Tomás Diogo Melo (60’) Bruno CostaPaulito Raposo Jeeci (53’) AndréNélson João Pinto Willy LuísJoão Marques Samuel Marcos Reinaldo (53’)Fiador Esteves Bruno Rodrigo (60’)David Rola Pedro Alves Balakov (70’)

Ao intervalo: 0-1. Golos: Rui Pereira (32’, g. p.), Reinaldo (78’) e Hugo (85’).Amarelos: Pedro Alves (22’), Quaresma (31’), Ricardo (43’), Diogo Melo (53’) Bruno (58’), Paulito(65’ e 75’), Joel (68’). Vermelho: Paulito (75’, p. a.)

Campo Vinha Rainha. Espectadores: cerca de 100.Árbitro: Paulo Santos. Auxiliares: Duarte Santos e José Laranjeira.

LAGARES DA BEIRA 0 SoUREnSE 2Pantanal Treinador Ivo TreinadorBandeira João Rocha Zé Dias Rafael SilvaDiogo Costa (84’) Rui RosaHugo Suplentes Edu SuplentesBatista Bruno Xuna João ReisNuno Cunha Cheira Estanqueiro (81’) ReisJoão Costa (72’) Coutinho Valdir (66’) SérgioVitorino (76’) João Brito (72’) Relvão GonçaloJoão Paulo Rola (76’) Samuel (63’) Eric (63’)Gírio Luís Rodrigues (84’) Dani Alves Luís Borges (66’)André Mário Brito Lima (81’)

Ao intervalo: 0-0. Golos: Luís Borges (77’) e Lima (90+2’). Amarelos: Estanqueiro (49’) e Xuna (72’).

Complexo Desportivo Lagares Beira. Espectadores: cerca de 50.Árbitro: Pedro Tomás. Auxiliares: Nuno Guerra e Fábio Mendes.

PEnElEnSE 0 VIGoR 0Felipe (34’) Pedro Tony Miguel VazMoura Jardel Koné Miguel (69’)Duda Rui Soares (65’)Saná Zé Augusto Will (77’) GabySulçe Rafa (76’)Lélé (57’) Pimenta Samuel FábioSamuel Garrido PaganiniTreinador TreinadorNuno Raquete Luís AugustoSuplentes SuplentesVítor (34’) MarcosGaspar DiogoKah (57’) HermoJoão Mário (77’) SérginhoCédric Rui Costa (69’)João Dinis Pedro Cavém (76’)

Dany (65’)

Amarelos: Samuel Vaz (17’), Miguel (32’), RuiSoares (59’), Samuel (66’) e Sulçe (86’).

Parque Desportivo S. Jorge.Espectadores: cerca de 50.Árbitro: Paulo Antunes. Auxiliares: João Rodrigues e Luís Ferreira.

Samuel Vaz teve nos pés, aos 30’, a melhorocasião do encontromas Pedro superiori-zou-se e fez uma de-fesa de grande calibrea remate do dianteiro

FERREIRA SANTOS

António Parreiral

Num jogo muito vivo rápido emovimentado, o Ançã logrouinterromper um ciclo de vitó-rias do adversário. Sem qual-quer receios, a turma de Eirasentrou bem na partida obri-gando os homens da casa cui-dados defensivos. A formação

orientada por Pedro Fonsecamostrou duas caras durante asduas partes desta partida. Noque diz respeito ao primeirotempo, os anfitriões tiverammomentos de bom futebol, jo-garam rápido, pelos flancosevitando que o guardião visi-tado fosse incomodado. Postoisto, o tento inaugural surgiupor João Nazaré na sequênciade um pontapé de canto apon-tado por João Pinto. Antes dameia hora, com os locais amanterem-se mais objectivos,o segundo golo apareceu comRodrigo Santos a “abrir umaavenida” e cruzar para ValterSilva que concluiu com êxito.

Na segunda parte, e depoisde um atraso de sete minutosdo Eirense na entrada emcampo, os locais encostaram-se e um pouco “à sombra” davantagem que tinham. A turmade Eiras aproveitou esse factoe, à passagem dos 57’, viu Geo-vanne concluir uma boa jo-gada colectiva. Isto acabou por“abrir” o resultado, mas, apesarde algum ascendente, os foras-teiros não foram capazes deempatar com o triunfo do An -çã a ser o mais justo.|

Ançã resolveu demasiadocedo para Eirense reagir

SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 25

FUTEBOL DISTRITAL DESPORTO

DiáriodeCoimbra

COMENTÁRIO

Carapinheirense“afundou”Águiase segue no topoOs extremos da tabela clas-sificativa da Divisão de Hon -ra da AFC tocaram-se e o lí-der Carapinheirense venceuo “lanterna vermelha” e, on-tem despromovido, Águiaspela margem mínima (0-1)dando mais um passo rumoao título distrital quando jásó faltam quatro rondaspara o fim. No entanto, éforte a fé dos perseguidoresque um deslize pode aconte-cer, sendo que o Sourense(2.º) visitou e derrotou o La-gares da Beira (14.º) por 0-2 eo União FC (3.º) fez o mesmona visita ao Vinha da Rainha(12.º) com uma vitória dospenacovenses por 1-2.

O Condeixa aproveitou onulo do Penelense com o Vi-gor para subir ao 4.º postoda tabela ao superiorizar-seà turma de sub-23 da Acadé-mica por 1-0. O Pampilho-sense, único da ronda a ven-cer por mais que a margemmínima, ascendeu ao 6.º lu-gar depois de golear o Poia-res por 3-0, sendo que tam-bém o Ançã subiu lugares,até ao 7.º, depois de levar devencida a formação do Ei-rense por 2-1. No jogo commaior número de tentosapontados, o Febres impôs-se perante o Cova-Gala por3-2. A. F.

DIVISÃO DE HONRA AFC 26.ª jornada

Febres-Cova-Gala 3-2Águias-Carapinheirense 0-1Penelense-Vigor 0-0Vinha Rainha-União FC 1-2Lag. Beira-Sourense 0-2Ançã-Eirense 2-1Pampilhosense-Poiares 3-0Condeixa-Académica/OAF 1-0

P J V E D M-S

1º Carapinheirense 60 26 18 6 2 50-192º Sourense 56 26 17 5 4 53-133º União FC 55 26 16 7 3 48-214º Condeixa 42 26 11 9 6 40-265º Penelense 41 26 11 8 7 37-286º Pampilhosense 38 26 11 5 10 37-377º Ançã 37 26 10 7 9 41-378º AAC/OAF 36 26 10 6 10 37-339º Vigor 36 26 9 9 8 27-2810º Eirense 35 26 8 11 7 32-2711º Febres 32 26 9 5 12 34-4512º Vinha Rainha 29 26 8 5 13 41-4813º Poiares 27 26 8 3 15 24-4614º Lag. Beira 21 26 5 6 15 31-6015º Cova-Gala 20 26 5 5 16 28-4316º Águias 9 26 2 3 21 18-67Próxima jornadaAcadémica/OAF-Febres, Cova-Gala-Águias, Carapinheirense-Penelense, Vigor-Vinha Rainha,União FC-Lag. Beira, Sourense-Ançã, Eirense-Pampilhosense ePoiares-Condeixa.

1.ª DIVISÃO AFC23.ª jornada

Tocha-Mocidade 1-0Ac. Gândaras-Marialvas 0-4Eirense B-S. Silvestre 0-1Sepins-Brasfemes 3-1Arganil-Pereira 2-0Moinhos-Adémia 1-2Góis-Lousanense 1-1

P J V E D M-S

1º Lousanense 53 23 15 8 0 49-152º Tocha 50 23 16 2 5 52-223º Sepins 50 23 15 5 3 57-294º Moinhos 40 23 11 7 5 44-245º Pereira 39 23 10 9 4 37-276º Brasfemes 34 23 8 10 5 54-337º Arganil 34 23 10 4 9 25-318º Adémia 31 23 10 1 12 41-359º Góis 27 23 6 9 8 28-3910º S. Silvestre 26 23 8 2 13 27-5111º Mocidade 19 23 5 4 14 26-4612º Ac. Gândaras 18 23 5 3 15 29-5513º Marialvas 16 23 4 4 15 18-4914º Eirense B 10 23 2 4 17 17-48Próxima jornadaMarialvas-Mocidade, S. Silvestre-Ac. Gândaras, Brasfemes-EirenseB, Pereira-Sepins, Adémia-Ar-ganil, Lousanense-Moinhos eGóis-Tocha.

AVEIRO - 1.ª DISTRITAL28.ª jornada

Águeda-Avanca 4-2Alba-Milhoeirense 3-0Famalicão-Cucujães 1-0Fiães-S. Roque 5-1Calvão-Ol. Bairro 0-3U. Lamas-P. Brandão 2-0Esmoriz-Carregosense 0-0SJ Ver-Sp. Paivense 2-2Sp. Espinho-Valonguense 3-0

P J V E D M-S

1º Águeda 67 28 21 4 3 60-202º Sp. Espinho 64 28 20 4 4 57-193º Fiães 58 28 18 4 6 49-214º Alba 53 28 16 5 7 58-325º Sp. Paivense 53 28 16 5 7 45-356º Oliv. Bairro 52 28 16 4 8 58-307º SJ Ver 47 28 13 8 7 52-378º U. Lamas 41 28 12 5 11 44-349º Carregosense 38 28 11 5 12 35-3410º Avanca 38 28 11 5 12 38-3411º Famalicão 31 28 8 7 13 38-4112º Cucujães 31 28 9 4 15 28-4713º Valonguense 29 28 8 5 15 31-5114º Esmoriz 28 28 6 10 12 27-4015º Milheiroense 28 28 7 7 14 36-6416º São Roque 19 28 5 4 19 29-6517º P. Brandão 18 28 4 6 18 31-6118º Calvão 14 28 4 2 22 30-81

VISEU DIVISÃO DE HONRA

25.ª jornadaSátão-Alvite 4-1Carregal Sal-Paivense 0-2Penalva Castelo-Ferreira Aves 1-0Viseu Benfica-Resende 5-2Lamelas-Castro Daire 0-0Tarouquense-Molelos 4-1Silgueiros-Mangualde 2-4Sampedrense-Moimenta Beira 0-2

P J V E D M-S

1º Moimenta Beira 60 25 18 6 1 47-132º Sátão 49 25 14 7 4 43-263º Silgueiros 45 24 13 6 5 35-254º Resende 41 25 11 8 6 37-255º Penalva Castelo40 25 11 7 7 38-236º Ferreira Aves 35 24 10 5 9 29-277º Carregal Sal 33 25 7 12 6 26-268º Lamelas 32 25 8 8 9 25-299º Castro Daire 31 25 8 7 10 27-3310º Paivense 30 25 6 12 7 21-2611º Mangualde 27 25 4 15 6 25-3112º Sampedrense 26 25 6 8 11 33-4513º Tarouquense 25 25 7 4 14 28-3714º Alvite 23 25 6 5 14 24-3615º Molelos 23 25 6 5 14 25-3616º Viseu Benfica 19 25 6 1 18 22-47

Ançã 2 EIREnSE 1João Malva Marco SantosJoão Nazaré (56’) RebeloJoão Miguel Ricardo FreixoRui Silva (33’) João DiasQuim NunoGabriel Veloso Antunes (35’)Valter Silva (67’) TelesJoão Pinto Cerveira (70’)Rodrigo Santos AfonsoSérgio Marques CucaRenato Oliveira Fifa (int.)Treinador TreinadorPedro Fonseca Franclim CarvalhoSuplentes SuplentesRicardo Dinis GoulãoNuno Santos Geovanne (35’)Kevin Tanaka (33’) Serginho (int.)Miguel Neves (56’) Balteiro (70’)João Carlos (67’)

Ao intervalo: 2-0. Golos: João Nazaré (3’), Val-ter Silva (22’) e Geovanne (57’). Amarelos:Rui Silva (9’), Fifa (44’), João Pinto (60’), AndréSantos (61’), Afonso (87’), Kevin Tanaka (88’),João Malva (90+3’) e Rebelo (90+4’).

Parque Desportivo Ançã.Espectadores: cerca de 150.Árbitro: Bruno Mendes. Auxiliares: Tiago Figueiredo e Pedro Neto.

Pampilhosense não deuveleidades ao Poiares

Logo nos primeiros segundosa equipa serrana construiu aprimeira oportunidade de go -lo: Ricky cruzou da direita eValada apareceu ao primeiroposte a rematar para boa de-fesa de Gui. Parecia estar dado

o mote para uma boa partidade futebol, mas não foi issoque aconteceu. O jogo entrounuma toada morna sem queas duas equipas conseguissemdesenhar boas jogadas de ata-que. E foi preciso recorrer asbolas paradas para se ver ac-ção nas balizas. Aos 31’, FlávioSalgado cobrou um livre di-recto de forma exemplar e co-locou o Pampilhosense emvantagem. Pouco depois, aos34’, Galego cruzou e Vasco to-cou a bola com a mão no in-terior da grande área, penáltique Ratana não desperdiçoupara fazer o 2-0.

A segunda metade não foimuito melhor em termos deespectáculo. O Pampilhosensetentou gerir a vantagem nomarcador, enquanto o Poiaresapareceu mais atrevido noataque. Aos 68’, por Morsa, e77’, em cabeceamento deVasco, os poiarenses criaramperigo, mas, aos 81’, os anfitri -ões, com um pontapé de res-saca de fora da área de Flávio,sentenciaram o desafio.|

PAmPIlHoSEnSE 3 PoIARES 0João Pedro GuiCarapau AbelCarlos Lima VascoCristiano MikaFlávio Salgado XiDavid Gonçalves BernardoRicky Pimenta (72’)David Lopes NáritoRatana MiguelGalego Igor (60’)Valada (86’) Quim (54’)Treinador TreinadorCarlos Alegre Luís GirãoSuplentes SuplentesFolhas SérgioFigueiredo SamyRicardo Almeida JulinhoNuno Batista (86’) Marcos

Morsa (54’)Tó Rodrigues (60’)Fábio (72’)

Ao intervalo: 2-0. Golos: Flávio Salgado (31’ e81’) e Ratana (34’, g. p.). Amarelos: Miguel(16’), Abel (34’), Igor (40’), Carlos Lima (79’), Fi-gueiredo (80’) e Cristiano (90+2’).

Campo PampilhosenseEspectadores: cerca de 100.Árbitro: Diogo Silva.Auxiliares: Luís Jesus e Rodrigo Ventura.

Ainda ninguém subiuà Divisão de Honra23.ª jornada Incerteza em relação ao número de equipas asubir fez alguns clubes festejarem antes do tempo

André Freixo

Alguns clubes festejaram on-tem a subida e o acesso à Divi-são de Honra da Associação deFutebol de Coimbra (AFC) dapróxima temporada, mas aver dade é que, matematica-mente e face à explicação dadaao Diário de Coimbra por partede Horácio Antunes, presidenteda AFC, de que apenas dois em-blemas podem ser promovidosda 1.ª Divisão ao principal es-calão (e não três como ante-riormente), afinal ainda nin-guém garantiu esse desiderato.«O que está aprovado, desde oinício da época, é que sobemduas equipas devido ao factode existirem apenas 14 equipasna prova. O que parece é queos clubes desconheciam estamedida e foram consultando o“site” da AFC que não se encon-tra actualizado em relação aesse facto», afirmou o líder daassociação que tutela o futeboldistrital.

A certeza neste momento éuma: as duas vagas para a“elite” do futebol distrital serãopreenchidas por Lousanense,Tocha ou Sepins pois estes já

apresentam uma vantagem de13, no caso da turma da Lousã,e 10, os outros dois conjuntos,para o 4.º classificado que é oMoinhos, quando apenas fal-tam disputar três rondas nacompetição.

Nesta 23.ª jornada da prova,o líder Lousanense foi a casado Góis empatar a uma bolasendo que os vice-líderes To-cha e Sepins receberam e der-rotaram, respectivamente, Mo-

cidade (1-0) e Brasfemes (3-1).Deste modo, a competição seráacesa até ao final, pois, no epí-logo da prova, a turma daLousã ainda recebe o Sepins eesse jogo pode ser importantena decisão final da competição.Já o Tocha, que perde no con-fronto directo para o Lousa-nense, ainda defronta Góis, Ma-rialvas e Moinhos até ao des-fecho de uma prova que temdiscussão até ao fim.|

Líder Lousanense não foi além do empate no reduto do Góis (1-1)

Futebol1.ª Divisão Distrital

FIGUEIREDO

Rogério Neves

A vitória dos navalistas surgiuao cair do pano - António nãovacilou da marca dos “onze”metros - mas o Vigor caiu depé.

Numa partida entre duasequipas já com a manutençãoassegurada exigia-se mais, poisem causa estava o posiciona-mento de ambos nos lugaresdo pódio da série onde Vigorera 2.º e Naval 3.ª, pelo que faceao triunfo figueirense inverte-ram-se as posições.

Cedo se percebeu que difi-cilmente as equipas consegui-riam soltar-se das amarras quecolocaram uma à outra. Ter-reno muito povoado a meio-

campo, ausências de linhas depasse com as equipas a tenta-rem o futebol directo que sis-tematicamente morria no úl-timo terço do terreno ondeambas as defesas se superio-rizavam com relativa facilidadeaos ataques contrários.

Fazendo a radiografia da par-tida para além do golo de gran -de penalidade que deu a vitóriaà Naval marcado a dois minu-tos do final, a punir uma mãona bola de Gui na área de rigorque António cobrou com êxito,os donos da casa ao longo dapartida apenas construíramuma oportunidade de golo queacabou devolvida pelo traves-são da baliza visitante, ao mi-nuto 21.

Enquanto do lado contrário

o Vigor teve um pontapé dignodesse nome, aos 70+2’, em queVentura com excelente defesagarantiu os três pontos em dis-puta à sua equipa.

De resto refira-se o grandeequilíbrio com que a partidafoi disputada, houve alternân-cia nos períodos de ascendên-cia, acabando a vitória porpremiar o conjunto que me-lhor sou be procurar a balizaembora por vezes de formapouco eficaz. |

Jogo resolvido de penáltie só perto do final

O equilíbrio entre Naval e Vigor só foi desfeito no fim

A Académica conquistou on-tem uma vitória expressivafrente ao V. Setúbal, na Pedru-lha, num jogo com muitos car-tões (11 amarelos e dois ver-melhos) e que nem o facto deterem terminado com menosduas unidades impediu os es-tudantes de triunfarem folga-damente.

O primeiro golo surgiu aominuto 26. Rodrigo combinoucom Leo e este isolou Simão

que com um remate cruzadoabriu o activo. E o 2-0 não de-morou a aparecer. Sassá lançoulongo para Leo que na linha defundo fez um passe atrasadopara Rodrigo facturar. Em 10minutos verdadeiramente “dia-bólicos”, os comandados deRui Silva ainda fizeram maisum, desta feita com Leo a “rou-bar” a bola a um adversário, aisolar-se e a assinar o 3-0.

Perto do intervalo, Sassá foiexpulso por acumulação decartões amarelos, deixando aAcadémica com menos umelemento.

A Académica baixou as li-nhas, procurando preservara boa vantagem que tinha, eapesar das investidas sadi-nas, soube explorar muitobem o contra-ataque. Provadisso o 4-0 apontado por Si-mão que, desta forma, bisouno desafio.

E foi já com nove unidades(Rodrigo também viu cartãovermelho por acumulação deamarelos), que os academistasselaram a goleada com maisum tento, desta vez da autoriade Esgueirão perto do apito fi-nal. |

Nem as expulsõestravaram a goleadaEficaz A Académica, que terminou com nove elementos,foi mais forte que o V. Setúbal na Pedrulha

FERREIRA SANTOS

D. R.

Sadinos bem tentaram, mas a Académica esteve imparável

nAVAl 1 VIGoR 0Ventura TiagoSimão NogueiraTomas CarlosAntónio CunhaAmaro DavidDiogo Afonso (57’)Miranda (65’) AlexCosta (20’) Gui (70’)Johny Tiago Moura (int)Adérito (int) FonsecaRica Fafiães (int)Treinador TreinadorJosé Carlos Santos Rui GermanoSuplentes SuplentesDiogo Dinis RodrigoMota (20’) DuarteMesquito (int) LuísDinis Pires (int)Zé Miguel Gustavo (70’)Francisco (65’) António (int)Miguel Portugal (57’)

Ao intervalo: 0-0. Golos: António (68’, g. p.).Amarelos: Adérito (37’), Tomas (55’) e Gui(67).

Campo de Treinos Bento Pessoa.Espectadores: cerca de 80.Árbitro: Tiago Gonçalves (Castelo Branco).Auxiliares:Ricardo Fernandes e Filipe Santos.

ACADémICA 5 V. SETúBAl 0Diogo Sá João ValidoJp João BagãoAlex Francisco SenicaSassá Ricardo Ascenso (int)Esgueirão João Bombaça (int)Leonel João TomazSimão (78’) Diogo VenturaHenrique (72’) Diogo LoboMiguel Carvalho (int) João SantoRodrigo Tiago Rosário (49’)Leo Leonardo ChãoTreinador TreinadorRui Silva Mário MoçoSuplentes SuplentesCláudio João CardosoVilela (int) Cláudio AlmeidaPaulo Matos (72’) Daniel Silva (49’)Rúben Diogo LopesLeonel Ricardo Caeiro (int)João Rodrigues (78’) Ricardo FigueiredoFábio André Quendera (int)

Ao intervalo: 3-0. Golos: Simão (26’ e 55’), Ro-drigo (31’), Leo (36’), Esgueirão (76’) Amare-los: Sassá (34’ e 40’), Leandro (36’), Rodrigo(39’ e 60’), Alex (53’), Simão (54’), João Tomaz(59’), Leo (62’), Diogo Ventura (70’) e Henri-que (72’). Vermelho: Sassá (40’, pa) e Ro-drigo (60’, pa)

Campo da Pedrulha, em Coimbra.Espectadores: cerca de 120.Árbitro: Filipe Correia (Santarém).Auxiliares: Paulo Raposo e Pedro Lopes.

FutebolNacional de Iniciados

FutebolNacional de Juvenis

DiáriodeCoimbra26 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

DESPORTO FUTEBOL JOVEM

D. R.

Com este resultado,a Naval é agora 2.ª e ultrapassouo Vigor na tabelaclassificativa

SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 27

FUTEBOL JOVEM DESPORTO

DiáriodeCoimbra

NACIONAL DE JUNIORES1.ª Divisão / Ap. Campeão

7.ª jornadaBelenenses-FC Porto 1-0Benfica-V. Guimarães 1-3P. Ferreira-Rio Ave 0-1Académica-Sporting 0-4

P J V E D M-S

1º Rio Ave 16 7 5 1 1 16-92º Belenenses 13 7 4 1 2 7-73º V. Guimarães 12 7 4 0 3 12-74º Sporting 12 7 4 0 3 14-105º FC Porto 10 7 3 1 3 9-96º P. Ferreira 10 7 3 1 3 8-97º Benfica 7 7 2 1 4 7-98º Académica 1 7 0 1 6 6-19Próxima jornadaFC Porto-Sporting, Belenenses-V.Guimarães, Benfica-Rio Ave e P.Ferreira-Académica.

2.ª DIVISÃO DE JUNIORESAp Campeão (Zona Sul)

9.ª jornadaNaval-Real 1-1Marítimo-V. Setúbal 1-1Estoril-Cova Piedade 2-1

P J V E D M-S

1º V. Setúbal 16 7 5 1 1 17-92º Marítimo 11 6 3 2 1 9-93º Naval 10 7 3 1 3 14-124º Estoril 10 7 3 1 3 11-125º Real 6 6 1 3 2 3-46º Cova Piedade 3 7 1 0 6 9-17Próxima jornadaV. Setúbal-Real, Cova Piedade-Marítimo e Estoril-Naval.

Fase Manutenção (Série C)9.ª jornada

Beira-Mar-Marinhense 1-0Gouveia-Anadia 2-1DC Branco-SL Marinha 1-1Estação-Vigor 1-1

P J V E D M-S

1º Marinhense 30 9 4 2 3 13-112º Vigor 25 9 2 4 3 16-193º Beira-Mar 24 9 3 3 3 11-84º Estação 23 9 3 5 1 14-95º Anadia 23 9 2 4 3 15-186º Gouveia 22 9 4 4 1 15-117º SL Marinha 19 9 2 4 3 17-228º DC Branco 13 9 0 6 3 9-12Próxima jornadaAnadia-Marinhense, SL Marinha-Gouveia, Vigor-DC Branco e Es-tação-Beira-Mar.

NACIONAL DE JUVENISApuramento campeão (zona sul)

11.ª jornadaBelenenses-U. Micaelense 2-1Académica-V. Setúbal 5-0Benfica-Sporting 3-1

P J V E D M-S

1º Sporting 22 9 7 1 1 40-82º Benfica 20 9 6 2 1 26-93º Belenenses 16 9 5 1 3 15-194º V. Setúbal 12 9 4 0 5 11-225º Académica 9 9 3 0 6 15-206º U. Micaelense 0 9 0 0 9 5-34Próxima Jornada V. Setúbal-Belenenses, Sporting-Académica, U. Micaelense-Ben-fica,

Fase manutenção (série C)9.ª Jornada

Anadia-Naval 5-1Sp. Pombal-B. Valongo 4-1U. Leiria-Repesenses 6-2Beira-Mar-Ol. Frades 2-0

P J V E D M-S

1º Anadia 59 9 7 1 1 25-52º U. Leiria 58 9 8 1 0 38-93º Sp. Pombal 51 9 4 3 2 22-184º Naval 45 9 5 2 2 18-135º Repesenses 29 9 3 1 5 19-196º Beira-Mar 28 9 3 2 4 13-167º Ol. Frades 6 9 0 0 9 2-388º B. Valongo 5 9 1 0 8 6-25

Próxima JornadaB. Valongo-Naval, Repesenses-Sp.Pombal, Ol. Frades-U. Leiria,Beira-Mar-Anadia

NACIONAL DE INICIADOSfase manutenção (série D)

11.ª jornadaBC Branco-Sertanense 2-1Estação-Pinguinzinhos 0-0Naval-Vigor 1-0Sabugal-Fundão 0-1

P J V E D M-S

1º BC Branco 58 11 7 1 3 18-112º Naval 49 11 6 4 1 14-63º Vigor 47 11 7 1 3 12-64º Pinguinzinhos 42 11 6 4 1 16-95º Fundão 38 11 3 1 7 8-126º Estação 27 11 2 5 4 6-167º Sabugal 19 11 3 1 7 6-108º Sertanense 10 11 0 3 8 4-14Próxima JornadaPinguinzinhos-Sertanense, Vigor-Estação, Fundão-Naval, Sabugal-BC Branco

DISTRITAL DE JUNIORES Série A - 23.ª Jornada

Pedrulhense-Tabuense 0-5Mocidade-Souselas 3-0Eirense-Ol. Hospital 6-0Poiares-Nogueirense 2-1Condeixa-Ac. Gândaras 5-1Brasfemes-Arouce-Praia 4-0

P J V E D M-S

1º Eirense 58 22 19 1 2 64-92º Brasfemes 53 22 16 5 1 73-133º Condeixa 49 22 16 1 5 65-234º Nogueirense 41 22 12 5 5 49-255º Tourizense 37 21 11 4 6 50-256º Mocidade 37 23 11 4 8 47-467º Tabuense 36 23 11 3 9 42-318º Poiares 31 22 9 4 9 46-349º Souselas 24 23 7 3 13 30-5010º Pedrulhense 23 21 7 2 12 34-5711º Ac. Gândaras 15 22 4 3 15 28-5712º Ol. Hospital 15 21 5 0 16 25-8013º U. Coimbra 7 14 2 1 11 18-6314º Arouce-Praia 5 22 1 2 19 15-73Próxima Jornada Souselas-Tabuense, U. Coimbra-Mocidade, Ol. Hospital-Tourizense,Nogueirense-Eirense, Ac. Gân-daras-Poiares, Arouce-Praia-Con-deixa e Brasfemes-Pedrulhense.

Série B - 23.ª JornadaTocha-Académica/SF 1-1Carapinheirense-Touring 7-0Febres-Naval 5-2Sepins-Casaense 0-6Praia Leirosa-Ançã 1-2V. Rainha-Marialvas 1-2

P J V E D M-S

1º Académica/SF 54 22 17 3 2 75-162º Casaense 50 21 16 2 3 75-233º Naval 41 22 13 2 7 63-394º Tocha 40 21 12 4 5 92-375º Carapinheirense38 20 12 2 6 61-296º Marialvas 37 20 12 1 7 55-357º V. Rainha 36 21 11 3 7 49-318º Febres 34 20 10 4 6 44-289º Ançã 20 20 6 2 12 26-6110º Touring 18 21 5 3 13 46-7611º Esperança 14 21 4 2 15 30-4512º Praia Leirosa 3 19 1 0 18 12-8913º Sepins 3 20 1 0 19 10-129Próxima Jornada Touring-Tocha, Naval-Carapin-heirense, Casaense-Febres, Ançã-Sepins, Marialvas-Praia Leirosa e V.Rainha-Esperança.

DISTRITAL DE JUVENIS Série A

18.ª Jornada (Jogo em atraso)Arganil-Góis 3-2

21.ª JornadaPampilhosense-Mirandense 1-1Tabuense-Lousanense 0-3

P J V E D M-S

1º Lousanense 53 21 17 2 2 93-132º Nogueirense 51 20 16 3 1 52-173º Tabuense 46 21 15 1 5 58-214º Coja 45 20 14 3 3 84-225º Góis 32 20 9 5 6 37-276º Tourizense 28 20 8 4 8 45-307º Poiares 27 20 8 3 9 43-538º Arganil 21 20 7 0 13 33-529º Ol. Hospital 15 20 4 3 13 22-4910º Arouce-Praia 15 20 4 3 13 23-5511º Mirandense 13 21 3 4 14 30-10712º Pampilhosense 3 21 0 3 18 24-98Próxima JornadaNogueirense-Tourizense, Arganil-Arouce-Praia, Mirandense-Poiares,Lousanense-Pampilhosense, Coja-Tabuense e Ol. Hospital-Góis.

Série B23.ª Jornada

Vigor-União FC 2-3Eirense A-Penelense 6-0Esperança-Cernache A 5-0Condeixa A-Casaense 4-0Pedrulhense-Brasfemes 4-1U. Coimbra-AAC/OAF 3-2

P J V E D M-S

1º Eirense A 55 21 18 1 2 64-162º AAC/OAF 52 21 17 1 3 79-183º Vigor 51 21 17 0 4 66-174º AAC/SF A 48 21 16 0 5 53-195º Condeixa A 39 21 13 0 8 52-306º Esperança 36 21 12 0 9 53-327º União FC 36 22 12 0 10 50-358º Pedrulhense 21 22 6 3 13 40-539º Casaense 21 21 6 3 12 35-6210º U. Coimbra 20 22 6 2 14 37-7011º Penelense 12 21 3 3 15 27-7612º Cernache A 9 21 2 3 16 22-7113º Brasfemes 4 21 0 4 17 17-96

Série C23.ª Jornada

Tocha-Sanjoanense 3-0Vinha Rainha-Águias 4-0Marialvas-Condeixa B 6-0Cernache B-Montemorense 1-1Ginásio-Eirense B 1-1Ereira-Ançã 5-3

P J V E D M-S

1º Ginásio 50 22 16 2 4 58-142º Tocha 48 21 14 6 1 62-133º Eirense B 47 21 14 5 2 66-214º AAC/SF B 40 21 12 4 5 45-235º Marialvas 39 21 12 3 6 52-316º Vinha Rainha 39 21 12 3 6 42-287º Ereira 29 22 9 2 11 42-408º Cernache B 26 21 7 5 9 36-459º Montemorense 19 21 6 1 14 26-4010º Sanjoanense 19 22 6 1 15 18-6911º Condeixa B 15 21 4 3 14 26-5912º Águias 13 21 4 1 16 20-7113º Ançã 11 21 3 2 16 25-64

DISTRITAL DE INICIADOSSérie A

23.ª JornadaPoiares-Ol. Hospital 3-1Coja-Tabuense 1-3Mirandense-União FC 2-5Arganil-Lousanense 3-2Nogueirense-Ac. Gândaras 7-1AAC/SF A-Tourizense 1-2

P J V E D M-S

1º Nogueirense 58 21 19 1 1 73-152º Tabuense 58 21 19 1 1 72-173º Tourizense 52 20 17 1 2 54-104º Arganil 36 20 12 0 8 52-375º Lousanense 35 22 11 2 9 49-366º AAC/SF A 31 21 10 1 10 59-347º União FC 31 22 10 1 11 49-388º Brasfemes 29 21 9 2 10 29-309º Poiares 25 21 8 1 12 42-5110º Coja 19 21 5 4 12 28-6411º Ol. Hospital 13 21 4 1 16 18-6012º Mirandense 10 21 3 1 17 21-6913º Ac. Gândaras 8 23 2 2 19 20-102

Série B23.ª Jornada

Pedrulhense-Eirense 0-4Condeixa-U. Coimbra 1-3Casaense-AAC/OAF A 1-3Cernache-Esperança 0-1Carapinheirense-Pereira 0-1AAC/SF B-Vigor 9-0

P J V E D M-S

1º AAC/SF B 66 22 22 0 0 152-42º U. Coimbra 48 21 15 3 3 66-343º Eirense 47 22 15 2 5 43-224º Cernache 43 21 14 1 6 34-215º Esperança 37 21 11 4 6 37-456º Pedrulhense 35 21 11 2 8 43-527º Condeixa 30 21 9 3 9 41-398º Vigor 26 21 8 2 11 47-549º Sanjoanense 22 21 7 1 13 39-5010º AAC/OAF A 19 21 4 7 10 31-5011º Casaense 14 21 4 2 15 26-5212º Carapinheirense 6 22 1 3 18 23-7613º Pereira 5 21 1 2 18 11-94

Série C23.ª Jornada

Povoense-P. Leirosa 1-2Febres-Ereira 1-2AAC/SF C-Águias 3-1AAC/OAF B-Marialvas 4-1Ginásio-V. Rainha 1-0Naval-Tocha 2-4

P J V E D M-S

1º AAC/OAF B 58 21 19 1 1 124-82º Tocha 57 21 18 3 0 135-123º Ginásio 52 21 16 4 1 99-104º Marialvas 40 21 13 1 7 61-355º V. Rainha 35 21 11 2 8 56-396º Povoense 34 21 10 4 7 39-217º Naval 33 21 11 0 10 66-448º P. Leirosa 31 21 10 1 10 57-469º Ereira 23 21 7 2 12 24-6010º Febres 15 22 5 0 17 24-7611º AAC/SF C 11 22 3 2 17 28-11112º Águias 9 20 3 0 17 24-12313º Montemorense 2 21 0 2 19 9-161

DISTRITAL DE INFANTIS Série A - 21.ª Jornada

Poiares A-Coja 7-1Tourizense A-Tabuense A 1-3Lousanense A-Ac. Gândaras 4-3Góis-Pampilhosense 8-0Arganil-Ol. Hospital 2-2

P J V E D M-S

1º Nogueirense 50 19 16 2 1 97-192º Lousanense A 47 19 15 2 2 102-313º Tabuense A 38 19 12 2 5 81-524º Tourizense A 35 19 11 2 6 62-445º Poiares A 33 19 10 3 6 71-446º Arganil 30 20 9 3 8 69-617º Góis 27 19 8 3 8 60-608º Ol. Hospital 14 19 3 5 11 34-509º Pampilhosense 12 19 3 3 13 25-9810º Coja 10 19 3 1 15 25-10011º Ac. Gândaras 5 19 1 2 16 25-92

Série B - 21.ª JornadaEirense A-Penelense 7-2Souselas-Lousanense B 5-0Mirandense-Tourizense B 1-10Brasfemes-Sourense 5-4

P J V E D M-S

1º Eirense A 49 17 16 1 0 120-62º Tourizense B 43 17 14 1 2 117-173º Penelense 36 18 12 0 6 63-454º Souselas 34 17 11 1 5 58-405º União FC 29 17 9 2 6 72-566º Brasfemes 26 18 8 2 8 42-487º Sourense 11 17 3 2 12 33-758º Mocidade 11 17 3 2 12 36-899º Lousanense B 10 17 3 1 13 30-7710º Mirandense 3 17 1 0 16 11-129

Série C - 21.ª JornadaAcademia N10-AAC/OAF A 1-17U. Coimbra A-Eirense B 3-5Esperança A-Casaense 4-2Almalaguês-Académica/SF A 2-8Vigor A-Ribeirense 5-0Adémia-Pedrulhense A 5-3

P J V E D M-S

1º AAC/OAF A 60 21 20 0 1 358-82º Esperança A 60 21 20 0 1 320-143º Eirense B 48 21 16 0 5 175-594º Casaense 43 20 14 1 5 148-555º U. Coimbra A 38 21 12 2 7 108-776º Academia N10 32 21 10 2 9 118-907º AAC/SF A 28 21 9 1 11 92-1288º Vigor A 24 20 8 0 12 58-1469º Ribeirense 12 20 4 0 16 33-19710º Almalaguês 12 21 4 0 17 40-20511º Adémia 6 20 2 0 18 29-26412º Pedrulhense A 6 21 2 0 19 34-270

Série D - 21.ª JornadaPedrulhense B-Cernache A 0-0Pereira-Vigor B 3-4AAC/SF B-Carapinheirense A 12-3Condeixa A-Esperança B 4-1

P J V E D M-S

1º AAC/SF B 46 17 15 1 1 102-162º Condeixa A 36 17 12 0 5 54-283º AAC/OAF B 34 17 11 1 5 91-214º Vigor B 32 17 10 2 5 67-455º Esperança B 29 17 9 2 6 67-366º Pedrulhense B 25 17 7 4 6 79-447º Pereira 22 17 7 1 9 47-448º Cernache A 13 17 4 1 12 24-439º Carapinheir. A 12 17 4 0 13 56-10610º U. Coimbra B 0 17 0 0 17 4-208

Série E - 21.ª JornadaAcadémica/OAF C-Povoense A 7-0Ançã-Ginásio A 4-1Académica/SF C-Condeixa B 0-8Carapinheire. B-Montemorense2-2Tocha A-Marialvas A 3-4Naval B-Cernache B 11-1

P J V E D M-S

1º Naval B 63 21 21 0 0 231-112º AAC/OAF C 54 21 18 0 3 139-323º Cernache B 48 21 16 0 5 103-434º Marialvas A 46 21 15 1 5 103-515º Tocha A 39 21 12 3 6 73-586º Ançã 26 21 8 2 11 52-797º Condeixa B 26 21 8 2 11 60-908º Povoense A 25 21 8 1 12 54-809º Académica/SF C18 21 6 0 15 51-12810º Carapinheire. B 9 21 2 3 16 19-9711º Montemorense 8 21 2 2 17 27-14412º Ginásio A 7 21 1 4 16 28-127

Série F - 21.ª JornadaP. Leirosa-Naval C 0-3Marialvas B-Ala-Arriba 5-0Ereira-Vinha Rainha 0-8Tocha B-Febres 4-0Águias-Ginásio B 2-5

P J V E D M-S

1º Marialvas B 52 19 17 1 1 120-182º Ginásio B 48 19 16 0 3 119-213º Naval C 47 20 15 2 3 87-254º Vinha Rainha 36 19 12 0 7 78-405º Águias 29 19 9 2 8 60-376º P. Leirosa 27 19 9 0 10 50-657º Ala-Arriba 23 19 7 2 10 44-748º Febres 15 19 5 0 14 31-959º Ereira 12 19 4 0 15 28-14310º Tocha B 11 19 3 2 14 26-6711º Cova-Gala 9 18 3 0 15 34-92

DISTRITAL DE BENJAMINS

Série A - 21.ª JornadaAc. Gândaras-Nogueirense 0-5Poiares-Arganil A 10-0AAC/OAF A-Mirandense 16-1Lousanense A-AAC/SF A 23-0Tabuense A-Tourizense 4-0Coja-Ol. Hospital 4-5

P J V E D M-S

1º AAC/OAF A 60 20 20 0 0 350-52º Lousanense A 57 21 19 0 2 273-183º Nogueirense 49 21 16 1 4 147-394º Ac. Gândaras 36 21 11 3 7 80-535º Mirandense 36 21 12 0 9 102-1026º Poiares 33 21 10 3 8 77-687º Tabuense A 29 21 9 2 10 67-1018º Tourizense 29 21 9 2 10 53-979º Ol. Hospital 16 21 5 1 15 53-13710º Coja 15 20 5 0 15 62-11411º Académica/SF A 6 21 2 0 19 21-24312º Arganil A 3 21 1 0 20 22-330

Série B - 21.ª JornadaAcademia N10-Arganil B 2-2Académica/OAF B-Souselas 3-0Académica/SF B-Lousanense B 6-0Eirense A-Brasfemes 10-0

P J V E D M-S

1º Arganil B 43 17 13 4 0 94-222º Eirense A 39 18 12 3 3 81-333º União FC 37 17 11 4 2 83-474º AAC/OAF B 28 17 8 4 5 60-445º Mocidade 26 17 8 2 7 67-486º AAC/SF B 23 17 7 2 8 68-587º Souselas 21 17 7 0 10 39-528º Academia N10 20 17 6 2 9 62-619º Lousanense B 10 17 3 1 13 46-10610º Brasfemes 0 18 0 0 18 20-149

Série C - 21.ª JornadaPedrulhense A-Arzila 2-3U. Coimbra-Adémia 1-3Académica/SF C-Casaense A 8-1Vigor A-Esperança A 0-10Académica/OAF C-Ribeirense 18-1Eirense B-Academia N10 B 2-8

P J V E D M-S

1º AAC/SF C 63 21 21 0 0 255-92º AAC/OAF C 49 20 16 1 3 205-273º Arzila 48 20 16 0 4 114-384º Casaense A 46 21 15 1 5 128-355º Pedrulhense A 38 20 12 2 6 116-426º Acad. N10 B 36 20 12 0 8 99-767º Esperança A 27 20 9 0 11 64-788º Adémia 27 21 9 0 12 79-1399º Eirense B 18 21 6 0 15 41-15110º U. Coimbra 9 21 3 0 18 44-11011º Ribeirense 3 21 1 0 20 25-24412º Vigor A 3 20 1 0 19 8-229

Série D - 21.ª JornadaNaval A-Pedrulhense B 11-2Assafarge-Ginásio A 3-2Pereira-Condeixa A 4-2Esperança B-Vigor B 4-3Casaense B-Académica/OAF D 2-3Cernache-Almalaguês 3-2

P J V E D M-S

1º Naval A 63 21 21 0 0 209-172º Pereira 54 21 18 0 3 130-323º Cernache 45 20 15 0 5 92-314º Vigor B 41 21 13 2 6 86-595º Almalaguês 37 21 12 1 8 97-786º AAC/OAF D 32 20 10 2 8 70-737º Pedrulhense B 24 20 7 3 10 57-838º Condeixa A 17 21 5 2 14 49-1429º Esperança B 16 19 5 1 13 47-8910º Ginásio A 13 21 4 1 16 39-11811º Casaense B 12 20 3 3 14 49-9712º Assafarge 7 21 2 1 18 19-125

Série E - 21.ª JornadaVinha Rainha-Ginásio B 3-3Febres A-Tocha A 0-9Povoense A-Ançã 4-1Condeixa B-Marialvas A 2-1

P J V E D M-S

1º Condeixa B 47 18 15 2 1 86-182º Ginásio B 40 16 13 1 2 117-283º Vinha Rainha 39 17 12 3 2 98-314º Naval B 33 18 11 0 7 79-465º Tocha A 29 17 8 5 4 62-476º Povoense A 26 18 8 2 8 47-637º Marialvas A 14 16 4 2 10 39-658º Ançã 12 16 4 0 12 24-539º Febres A 6 16 2 0 14 13-9210º Montemorense 0 17 0 0 17 13-135

Série F - 21.ª JornadaCova-Gala-Ala-Arriba 3-8P. Leirosa-Naval C 14-0Marialvas B-Tocha B 10-1Ereira-Povoense B 5-2Vateca-Febres B 2-0Águias-Ginásio C 3-0

P J V E D M-S

1º Marialvas B 63 21 21 0 0 261-82º P. Leirosa 49 21 16 1 4 118-293º Vateca 46 21 15 1 5 88-384º Águias 44 21 14 2 5 57-375º Tocha B 42 21 13 3 5 93-486º Febres B 34 21 11 1 9 85-557º Ginásio C 30 21 9 3 9 62-448º Ereira 23 21 7 2 12 53-1129º Ala-Arriba 20 21 6 2 13 59-10410º Cova-Gala 10 21 3 1 17 34-15111º Naval C 9 21 3 0 18 28-16912º Povoense B 0 21 0 0 21 16-159

DiáriodeCoimbra28 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

DESPORTO

O S. João obteve, no sábado,uma vitória por 6-3, em Vila doConde, frente ao Rio Ave, resul-tado que foi muito importantepara os comandados de AlcidesLopes que ficaram mais pertoda manutenção.

No entanto, contrariamenteao que escrevemos na ediçãode ontem, o emblema de Pé deCão não está a um ponto dapermanência no Campeonato

Nacional da 1.ª Divisão, massim a quatro.

Nesta altura, a vantagem doS. João para a primeira equipa(Gualtar) abaixo da “linha deágua” é de dois pontos quan -do faltam duas jornadas parater minar a fase regular da com -petição, no entanto, na quarta--feira, a turma de Coimbra vaidisputar o que falta do encon-tro com o Boavista que foi in-terrompido na primeira voltaquando estava 1-1 ao intervalo,no Pavilhão Infante Sagres. |

S. João está a quatropontos da manutenção

Diogo Ventura voltou ontem arepetir em Gouveia a brilhante2.ª posição na categoria de ju-niores que tinha alcançado navéspera, aquando do primeirodia daquela que foi a segundaprova do campeonato do mun -do de enduro.

O piloto da Gas Gas voltou aestar irrepreensível ao longo detodo o dia de corrida insta-lando-se na 2.ª posição logonas primeiras especiais paramanter essa mesma posiçãoaté ao fecho das três voltas queontem fizeram parte do pro-grama, que contou com noveespeciais cronometradas.

O piloto da Alves Bandeirafechou de forma brilhante a suapassagem pelo GP de Portugalde Enduro, com dois segundoslugares que lhe permitiram su-bir ao 2.º posto da classificaçãogeral do campeonato entre osJuniores, subindo assim trêsposições face ao 5.º posto ondeficou após os dois dias de aber-tura de época realizados na

pas sada semana em Agadir,Marrocos.

«Foram dois dias fantásticose onde me senti sempre muitobem. Hoje (ontem) o percursoficou mais fácil e as especiaistambém porque a chuva deualguma trégua aos pilotos e àorganização. Estive todo o diaem 2.º e consegui assim estarno pódio em ambos os diasconquistando um resultadomuito importante e com umsabor muito especial. A minhaequipa tem trabalhado bas-tante para conseguirmos estesresultados e juntamente comeles tenho melhorado a minhaforma desde o início do ano. Fi-quei muito orgulhoso por po-der presentear os portuguesescom o pódio e agradeço a to-dos aqueles que vieram de Góispara me apoiar».

Diogo Ventura conseguedesta forma três pódios conse-cutivos no arranque de umcampeonato do mundo de ju-niores onde quer estar entre osmelhores no final de umaépoca que promete continuara ser bastante competitiva. |

Diogo Ventura brilhantena prova de Gouveia

Diogo Ventura foi um dos destaques da prova em Gouveia

A estreia de Filipe Albuquerqueno Campeonato do Mundo deEndurance (WEC) ao volantede um LMP2 não poderia tersido melhor.

O piloto português e o seuscompanheiros de equipa naRGR Sport By Morand, Ri-cardo Gonzalez e Bruno Senna,venceram de forma categóricaas 6h de Silverstone não dandoqualquer hipótese aos seus ad-versários e assumindo-se co -mo principais candidatos ao tí-tulo.

A sair da 3.ª posição da gre-lha, coube a Bruno Senna o ar-ranque com o Ligier JSP2 in-tercalando os “stints” com Ri-cardo Gonzalez. A Filipe Albu-querque couberam as duas úl-timas horas de prova. O pilotoportuguês entrou em pista nocomando da corrida e foi pau-latinamente ganhado e gerindoa vantagem de forma a subirao lugar mais alto do pódio:«Estamos muito contentescom este início de campeo-nato. Fizemos exactamente o

que nos comprometemos semum único erro ao longo dasseis horas de corrida. Isso émuito gratificante quan do es-tamos a falar de pilotos que es-tão a correr juntos pela pri-meira vez num carro que des-conheciam», começou por ex-plicar.

Filipe, Ricardo e Bruno lide-ram o Mundial de Endurancee acreditam que mais vitóriasse seguirão daqui para a frente.

«Apesar de sabermos que en-tre os LMP2 há vários candi-datos à vitória, como ficou pro-vado na corrida de hoje, tam-bém estamos conscientes donosso potencial. Vamos ter umcampeonato muito duro commuitas lutas mas depois doque fizemos hoje (ontem), a vi-tória será sempre o nosso ob-jectivo», referiu o piloto portu-guês que lidera assim o Mun-dial.|

Filipe Albuquerque venceas 6 horas de SilverstoneEm grande A primeira prova do Mundial de Endurance 2016 não poderia tercorrido melhor à equipa de que faz parte o piloto conimbricense

D. R.

Filipe Albuquerque e companheiros de equipa subiram ao lugar mais alto do pódio

O trio formado porFilipe Albuquerque,Bruno Senna e Ricardo Gonzalezpartiu da 3.ª posição,mas venceu de formacategórica

O alemão Nico Rosberg (Mer-cedes) completou ontem o“hat-trick” de vitórias no Mun-dial de Fórmula 1, ao vencer oGrande Prémio da China.

O piloto da Mercedes, que ti-nha vencido tanto a prova inau-gural do campeonato, na Aus-trália, como a segunda prova,no Bahrein, cruzou a linha devitória à frente do alemão Se-bastian Vettel (Ferrari) e dorusso Daniil Kvyat (Red Bull).

Rosberg, que partiu na 'poleposition', terminou a corridacom 1:38.53,891 horas, menos37,776 segundos do que Sebas-tian Vettel (Ferrari) e menos45,936 segundos do que DaniilKvyat (Red Bull-TAG Heuer).

Este arranque sensacional decampeonato permite a Ros-berg liderar o campeonato com75 pontos, detendo agora umaconfortável vantagem de 36pontos para o segundo, o inglêsLewis Hamilton, seu compa-nheiro de equipa e campeão domundo em título, que hoje par-tiu do último lugar da grelha econseguiu ainda terminar emsétimo.|

Nico Rosberg triunfa naChina e segue imparável

O português Tiago Monteiro(Honda) alcançou ontem a li-derança do Mundial de Carrosde Turismo (WTCC), depois devencer e terminar em 2.º asduas corridas da segunda pro -va da temporada, no SlovakiaRing, Eslováquia. Depois de nosábado ter alcançado o 7.º lugarda qualificação, ontem TiagoMonteiro «conseguiu extrairtodo o potencial» do seuHonda Civic e realizar «exce-lentes ultrapassagens», alcan-çando a sua primeira vitória doano e «um brilhante 2.º lugar»,adianta a assessoria de im-prensa do português.

«Foram duas corridas aluci-nantes, com um ritmo extraor-

dinário e com resultados exce-lentes. Não poderia ter corridomelhor. Tudo funcionou naperfeição: os arranques, as lu-tas, o andamento. Tanto eu co -mo a equipa estamos de para-béns pelo excelente trabalhoque fizemos no “set-up” docarro para as corridas», referiuTiago Monteiro.

«Era importante para mimsomar pontos nesta jornada,mas estar na frente supera to-das as minhas expectativas.Não tenho palavras para des-crever a sensação de ser o pri-meiro português e primeiro pi-loto Honda a liderar um Cam-peonato do Mundo FIA. É umorgulho enorme. Espero con-tinuar com este ritmo já na pró-xima pro va», comentou aindao piloto português. |

Tiago Monteiro brilhae lidera campeonato

JOÃO DA FRANCA

FutsalNacional da 1.ª Divisão

EnduroMundial

AutomobilismoMundial de Endurance

AutomobilismoWTCC | GP Eslováquia

Fórmula 1GP China

Nico Rosberg

COIMBRAÀgora - Projecto Mãe Coragem 239 827 414Bombeiros de Brasfemes 239 910 000Bombeiros Sapadores 239 792 800Bombeiros Voluntários 239 822 323Brigada de Trânsito 239 794 400Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra: Unidade de Sobral Cid 239 796 400 Unidade de Lorvão 239 470 692 Unidade de Arnes 239 640 461CP 707210220Emerg. Criança Maltratada 239 702 233Emergência Social 239 822 139GNR (comando) 239 794 300H. da Universidade 239 400 400/500/600Hospital Pediátrico 239 488 700/239 480 300Hospital dos Covões 239 443 020/239 800 100Linha de Saúde Pública 808 211 311Maternidade Bissaya Barreto 239 480 400Maternidade Dr. Daniel de Matos 239 403 060Polícia Judiciária (piquete) 239 863 000PSP 239 797 640AC, Águas de Coimbra, E.M. (avarias) 239 096 000AC, Águas de Coimbra, E.M. (Linha Verde) 800 202 354Lusitania Gás-Gás Natural 800 200 157SOSadolescente 800 202 484SOSMulher 239 832 073SOSAmigo 239 721 010SOS Estudante 808 200 204ARGANILBombeiros 235 202 122GNR 235 205 437Centro de Saúde 235 205 728CANTANHEDEBombeiros 231 422 122GNR 231 422 446Hospital 231 419 210CONDEIXABombeiros 239 941 503GNR 239 940 250USF Condeixa 239 940 170USF Fernando Namora 239 940 171FIGUEIRA DA FOZBombeiros Municipais 233 402 800Bombeiros Voluntários 233 402 260Diário de Coimbra 233 424 940GNR (Maiorca) 233 930 177GNR (Paião) 233 940 519GNR (Quiaios) 233 919 107Guarda Fiscal 233 422 914Hospital (Urgências) 233 402 097PSP 233 407 560Rodoviária do Tejo 968 903 826GÓISBombeiros 235 771 122GNR 235 770 160Centro de Saúde 235 772 322LOUSÃBombeiros 239 990 530GNR 239 990 060CP 239 993 952Centro Saúde 239 995 138Bombeiros de Serpins 239 970 000MEALHADABombeiros 231 202 122GNR 231 202 351Bombeiros Pampilhosa 231 949 122CP Pampilhosa 707210220Centro de Saúde 231 202 023MIRABombeiros 231 480 670GNR 231 489 500Centro de Saúde 231 458 54MIRANDA DO CORVOBombeiros 239 532 194GNR 239 532 147Centro de Saúde 239 532 420MONTEMOR-O-VELHOBombeiros 239 689 214GNR 239 687 140Centro de Saúde 239 689 128MORTÁGUABombeiros 231 920 122GNR 231 927 360Centro de Saúde 231 922 152CP 707210220OLIVEIRA DO HOSPITALBombeiros 238 604 370GNR 238 604 444Centro de Saúde 238 600 250PAMPILHOSA DA SERRABombeiros 235 594 122GNR 235 590 100Centro de Saúde 235 590 200PENACOVABombeiros 239 477 469GNR 239 470 160Centro de Saúde 239 477 134PENELABombeiros 239 560 100GNR 239 569 135Centro de Saúde 239 569 160POIARESBombeiros 239 429 010GNR 239 421 119Centro de Saúde 239 421 288SOUREBombeiros 239 506 300GNR 239 502 228Centro de Saúde 239 509 810TÁBUABombeiros 235 412 122GNR 235 410 430Centro de Saúde 235 410 410EDP (avarias) 800 506 506

TELEFONES DE URGÊNCIA CINEMAS FARMÁCIASCINEMASCoimbraCinemas NOS Dolce Vita CoimbraSala 1 – Batman Vs Super-Homem: O Despertar da Justiça 2D(+ 14 anos) 13h30, 17h10, 20h50, 0h10 / Sala 2 – Operação Eyein the Sky (+ 14 anos) 14h30, 17h00, 19h30, 22h00, 0h30 / Sala3 – O Panda do Kung Fu 3 2D (versão portuguesa) (+ 6 anos)13h55, 16h25 / Sala 3 – Mergulho Profundo (+ 16 anos) 19h00,21h50, 0h35 / Sala 4 – Zootrópolis 2D (versão portuguesa) (+6 anos) 14h15 / Sala 4 – A Senhora da Furgoneta (+ 12 anos)17h20, 20h40, 23h30 / Sala 5 – O Livro da Selva (versão por-tuguesa) (+ 6 anos) 13h40, 16h15 / Sala 5 – O Livro da Selva 3D(versão legendada) (+ 6 anos) 18h50 / Sala 5 – O Livro daSelva 2D (versão legendada) (+ 6 anos) 21h30, 0h05 / Sala 6 –Conquista a Lua! (versão portuguesa) (+ 6 anos) 14h40 / Sala6 – Coração de Aço (+ 12 anos) 17h50, 21h15, 0h15 / Sala 7 –Ruth e Alex (+ 12 anos) 14h00, 16h20, 18h40, 21h20, 23h40 /Sala 8 – A Espera (+ 12 anos) 13h50, 16h30, 19h10, 21h40, 0h25/ Sala 9 – Os 33 (+ 12 anos) 14h10, 17h40, 21h10, 0h20 / Sala10 – Verdade (+ 12 anos) 14h20, 17h30, 21h00, 23h50

Cinemas NOS Forum CoimbraSala 1 – Zootrópolis 2D (versão portuguesa) (+ 6 anos) 14h10 /Sala 1 – 10 Cloverfield Lane (+ 14 anos) 19h20, 22h00, 0h30 /Sala 2 – Criminoso (+ 12 anos) 13h40, 16h20, 19h00, 21h40,0h15 / Sala 3 – Rodência e o Dente da Princesa (versão portu-guesa) (+ 6 anos) 13h30 / Sala 3 – Assalto a Londres (+ 14anos) 16h10, 18h40, 21h10, 23h50 / Sala 4 – A Chefe (+ 12anos) 13h50, 16h25, 18h50, 21h30, 0h00 / Sala 5 – Batman VsSuper-Homem: O Despertar da Justiça 2D (+ 14 anos) 14h20,21h00, 0h20 / Sala 5 – Hardcore (+ 18 anos) 17h40 / Sala 6 –O Livro da Selva 2D (versão portuguesa) (+ 6 anos) 14h00,16h35, 19h10 / Sala 6 – O Livro da Selva 2D (versão legendada)(+ 6 anos) 21h50, 0h25

Teatro Académico de Gil Vicente 239855636Festa do Cinema Italiano – Lea (+ 12 anos) 21h30

Figueira da FozCinemas NOS Foz PlazaSala 1 – O Panda do Kung Fu 3 (versão portuguesa) (+ 6 anos)15h20 / Sala 1 – The Boy: Segue as Regras (+ 14 anos) 17h50,21h00 / Sala 2 – Batman V Super-Homem: O Despertar daJustiça (+ 14 anos) 15h00, 18h10, 21h20 / Sala 3 – A Chefe (+12 anos) 15h10, 18h00, 21h35 / Sala 4 – O Livro da Selva (ver-são portuguesa) (+ 6 anos) 15h40, 18h20 / Sala 4 – O Livro daSelva (+ 6 anos) 21h30 / Sala 5 – Zootrópolis (versão portu-guesa) (+ 6 anos) 15h30 / Sala 5 – Operação: Eye in the Sky (+14 anos) 21h10

CRUZADAS

Horizontais 1 – Agravar, enredar. 2 – Sapo da Amazónia; ilesa, livre. 3 –Lugar aprazível; dentro da prova. 4 – Autarquia. 5 – Cobre (s.q.); enla-meado (inv.). 6 – Levantar; estaleiro. 7 – Trecho musical; aspecto. 8 –Erguer, aumentar. 9 – 605 (rom., inv.); condimento indiano. 10 – Praia;interj. de espanto. 11 – Melindrar-se, ressentir-se (fig.).

Verticais 1 – Animal doméstico; seduzir, atrair. 2 – Resposta aos deu-ses a quem os consultava; greda branca. 3 – Inspiração poética; concor-das. 4 – Desregrado; aquelas. 5 – Direitas; corda sensível (fig.). 6 –Prefixo de negação; circulava. 7 – Passado, seco; lavrei. 8 – Espaço detempo; instrumento rudimentar de barro. 9 – Contar, mostrar; casa.

SUDOKU

Preencher os quadrados de 9x9 de tal formaque cada linha, coluna e caixa contenhanúmeros de 1 a 9 sem se repetirem

DiáriodeCoimbra SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 29

00 | 13 OUT 2014 | SEGUNDA-FEIRAagenda Coimbra (permanente)Politáxis 239 499 090Táxis de Coimbra S. José239 715 445Praça da República239 822 287Estação Nova 239 826 622

Figueira da FozTáxis, Central Táxis(serviço permanente)233 420 880965 255 030 / 916 481 072Praça de Táxis, Praça 8 de Maio233 423 788 / 233 423 500

TÁXIS

Dia 19 de Abril, terça-feira

Mensais: Santa Luzia (Mealhada); Tentúgal (Montemor-o-Velho);Campo de Jales (Vila Pouca de Aguiar); Sebal (Condeixa-a-Nova); S.João do Monte (Tondela); Souselas (Coimbra) e Urgeira (Vila Novade Ourém).Semanais: Pombal (mercado); Celorico da Beira (mercado); Mar-inha Grande (mercado); S. João da Madeira (mercado); Ovar (mer-cado); Sertã (mercado); Góis (mercado); Lousã; Cacia; Estarreja;Leiria; Oleiros e Viseu.

RTP106.30 – Bom Dia Portugal (directo)10.00 – A Praça – directo13.00 – Jornal da Tarde (directo)14.15 – Bem-vindos a Beirais15.00 – Agora Nós18.00 – Portugal em Directo(directo)19.00 – O Preço Certo19.45 – Direito de Antena20.00 – Telejornal (directo)21.00 – The Big Picture22.00 – Prós e Contras23.45 – 5 para a Meia-noite01.00 – Forever01.45 – Os Números do Dinheiro02.45 – Os Nossos Dias04.15 – Televendas05.00 – Decisão Nacional05.30 – Hora dos Portugueses(Diário)05.45 – Online 306.00 – Manchetes 3

RTP207.00 – Zig Zag11.05 – Diagnóstico Dandy12.00 – A Valsa dos Continentes13.00 – Liberdade 2114.00 – Sociedade Civil15.05 – A Fé dos Homens15.39 – Euronews16.00 – Zig Zag20.38 – Rapazes do Nada21.00 – Jornal 2 (directo)21.47 – Página 221.55 – Hora da Sorte – Lotaria 201622.00 – Uma Aldeia Francesa22.50 – Visita Guiada23.30 – Estórias do Tempo da Outra Senhora

00.30 – Portugal 3.001.30 – Esec-Tv02.00 – Sociedade Civil03.00 – Euronews06.32 – Repórter África – 2.ª Edição

SIC06.00 – Edição da Manhã08.30 – A Vida Nas Cartas – O Dilema10.15 – Queridas Manhãs13.00 – Primeiro Jornal14.45 – Dancin Days16.00 – Grande Tarde19.15 – I Love Paraisópolis19.57 – Jornal da Noite20.55 – E se Fosse Consigo?21.40 – Coração D’Ouro22.50 – Poderosas23.55 – A Regra do Jogo00.55 – CSI Las Vegas01.55 – Investigação Criminal02.45 – Podia Acabar o Mundo03.35 – Televenda

TVI06.00 – Todos Iguais06.30 – Diário da Manhã10.10 – Você na TV13.00 – Jornal da Uma14.45 – Mundo Meu16.00 – A Tarde é Sua19.00 – The Money Drop – Entre a Ganhar20.00 – Jornal das 8 21.42 – A Única Mulher22.50 – Santa Bárbara00.00 – Love on Top01.30 – O Escritório02.30 – Queridas Feras05.00 – TV Shop

TELEVISÃO

FEIRAS

COIMBRA - Luciano & Matos-Rua da Sofia, 7 e 11- Telef.239822147 - Miranda- R. O Co-nimbricense, 2 e 4- Telef.239823261 (ambas de serviçopermanente) e Taveiro – Telef.239981267; Cortesão (São Sil-vestre) – Telef. 239961378 eHébel (Souselas) – Telef.239911222 (em regime de dis-ponibilidade).ANÇÃ - Carolino- Telef.239961131ARGANIL - Galvão- Telef.235205211CANTANHEDE - Central- Telef.231422216CONDEIXA - São Tomé - Telef.Telef. 239941384FIGUEIRA DA FOZ - Garcia-Telef. 233422079

LOUSÃ - Serrano- Telef.239990960LUSO - Nova- Telef. 231939106MIRA - Pisco- Telef. 231452466MIRANDA DO CORVO - LimaNatário - Telef. 239532080MONTEMOR-O-VELHO - NunoÁlvares- Telef. 239680143OLIVEIRA DO HOSPITAL - San-tos - Telef. 238644471PENACOVA - Alves Coimbra-Telef. 239477107POMBAL - Torres & Correia-Telef. 236218730SOURE - Jacob- Telef.239502113TÁBUA - Quaresma - Telef.Telef. 235711820TOCHA - Salutis- Telef.231441319

SOLUÇÕES PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais 1 – Complicar. 2 – Aru; imune.3 – Oásis; rov. 4 – Câmara. 5 – Cu; osodol.6 – Alar; doca. 7 – Tocata; ar. 8 – Elevar. 9 –VCD; caril. 10 – Areal; ena. 11 – Ressabiar.

Verticais 1 – Cao; cativar. 2 – Oráculo; cre.3 – Musa; acedes. 4 – Imoral; as. 5 – Lisas;tecla. 6 – Im; rodava. 7 – Curado; arei. 8 –Ano; ocarina. 9 – Revelar; lar.

SOLUÇÕES SUDOKU

Carneiro Carta do Dia: OMundo, que significa Fertilidade.Amor: No amor está em alta! Apro-veite para mostrar ao seu parquanto o ama. Saúde: Cuidado comas tentações que possam prejudicara saúde. Cuide de si.

Touro - Carta do Dia: 7 de Es-padas, que significa Novos Planos,Interferências. Amor: Clima de har-monia familiar e amorosa. Entregue-se ao amor. Saúde: Poderá sofrer dealgum stress. Recupere a calma to-mando um chá de valeriana.

Gémeos - Carta do Dia: 5 deOuros, que significa Perda, Falha. -Amor: Aceite os erros do seu amor.Saber perdoar é uma virtude. -Saúde: Cuide do seu sistema circula-tório tomando chá de cavalinha.

Caranguejo - Carta do Dia: APapisa, que significa Estabilidade,Estudo e Mistério. Amor: Terá ten-dência para andar mais misteriosa.Evite preocupar o seu par. Saúde:Coma maçãs.

Leão - Carta do Dia: 2 deOuros, que significa Dificuldade, In-dolência. Amor: Supere os proble-mas na sua relação conversandocom o seu par. Saúde: Pode sentir-se febril. Tome chá frio de hortelã.

Virgem - Carta do Dia: A Tem-perança, que significa Equilíbrio.Amor: Combata os medos e entre-gue-se ao amor. A felicidade esperapor si! Saúde: Tendência para pro-blemas de vesícula.

Balança - Carta do Dia: 9 deOuros, que significa Prudência.Amor: Aconselha-se prudênciaantes de assumir um novo compro-misso. Saúde: Melhore as digestõestomando um chá de menta após asrefeições.

Escorpião - Carta do Dia: Reide Paus, que significa Força, Cora-gem e Justiça. Amor: Procure sersempre justa com a pessoa que temao lado. Saúde: Possíveis problemasde aftas. Aplique gel de aloé vera.

Sagitário - Carta do Dia: 4 dePaus, que significa Ocasião Inespe-rada, Amizade. Amor: Um amigopode precisar de desabafar. Saberouvir é uma virtude. Saúde: Dê maisimportância às dores que sente.

Capricórnio - Carta do Dia: 8de Copas, que significa Concretiza-ção, Felicidade. Amor: Possibilidadede realizar um sonho a nível amo-roso. Saúde: Tendência para doresde dentes. Procure o dentista.

Aquário - Carta do Dia: OPapa, que significa Sabedoria. Amor:Evite ser demasiado reservado.Saúde: Diminua o sal na preparaçãodas refeições.

Peixes - Carta do Dia: 9 de Copas,que significa Vitória. Amor: Sejasempre amorosa com o seu par. Háque dar para receber. Saúde: Paramelhorar o humor coma espinafres.

3 8 3

3 1 5

2 5 8 9

6 2 8 1 4

5 8 1 9 7

7 5 9 6

3 5 2

9 7

30 | 18 ABR 2016 | SEGUNDA-FEIRA

Espumantes Baga Bairrada serão apresentados em Londres A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) e os sete produtores deste projecto “Baga Bairrada” vão estar na Embaixada de Portugal em Londres, no dia 21 de Abril, a mostrar os espumantes produzidos a partir da casta Baga.

Empresas& Negócios

DiáriodeCoimbra

TENTÚGAL O espaço Ku-rama – Corpo & Mente emHarmonia, em Póvoa de SantaCristina, Tentúgal, realiza hojea primeira sessão de massa-gem ayurvedica. com ClaudiaFernandes.

Mais do que uma massagem,é um tratamento completo eintenso com inúmeros benefí-cios terapêuticos na promoçãoda saúde. Reconhecida pela

OMS (Organização Mundial deSaúde) a Massagem Ayurve-dica actua nos sistemas linfá-tico (desintoxicando o orga-nismo), circulatório (aumen-tando a produção de glóbulosbrancos e a nutrição e oxige-nação celular) e energético (ree-quilibrando os centros ener -géticos/chakras, intervindo nossete corpos e eliminando blo-queios emocionais).|

Massagem ayurvédicano espaço Kurama

SAÚDE A Farmácia Luciano eMatos, situada na Praça 8 deMaio, em Coimbra, está a pro-mover até quinta-feira rastreiosgratuitos à saúde da pele, queincluirão experimentação deprodutos e esclarecimento dedúvidas sobre o cuidado e a hi-dratação da pele do rosto.

O Roadshow IOMA “Perso-nalização, o primeiro passo parauma pele saudável”, que se rea-liza a partir de hoje nas Farmá-cias Holon tem como objectivodisponibilizar rastreios gratuitosà população local e, simultanea-

mente, sensibilizar para a im-portância do cuidado persona-lizado da nossa pele. O rastreioa partir da tecnologia paten-teada “iOMA Sphere” irá medirsete factores: hidratação, ver-melhidão, actividade bacteriana,excesso de sebo, manchas depigmentação, rídulas de expres-são e rugas.

A marca dermocosméticaiOMA, disponível em exclusivonas Farmácias Holon, apre-senta uma gama especifica decremes de rosto personaliza-dos. |

Farmácia Luciano e Matoscom rastreios à pele

CAVES CENTRAL O espu-mante m&m Gold EditionBranco Bruto, produzido pelasCaves Central da Bairrada, quese localizam em Anadia, arre-cadou a medalha de ouro namais antiga e maior competiçãointernacional de vinhos, o Chal-lenge International du Vin. Acada Primavera, mais de 5.000vinhos de 38 países são prova-dos, ao longo de dois dias, emBourg (Bordéus - França) por

cerca de 700 profissionais e es-pecialistas em vinho. O Chal-lenge International du Vin é amais antiga grande competiçãointernacional de vinhos. É tam-bém o maior concurso interna-cional de vinhos realizado emFrança e certificado com a ISO9001 (versão 2008), uma certi-ficação que atesta a sua abor-dagem de alta qualidade e aaplicação de normas rigorosaspara as organizações.|

Espumante da Bairradapremiado em França

Os rastreios realziam-se com recurso à tecnologia IOMA

Rosette Marques

A Remax Visão assinalou napassada sexta-feira mais umaniversário, com um cocktailem que reuniu colaboradoresclientes, amigos, parceiros denegócio e familiares para brin-dar ao sucesso dos quatro anosde actividade da imobiliáriaque, no último ano, voltou aregistar um crescimento signi-ficativo, na ordem dos 50 porcento, relativamente a 2014.

Depois do corte do bolo e dobrinde ao sucesso, os convida-dos ainda tiveram oportuni-dade de assistir a um momentomusical. Foi também um mo-mento que permitiu o estreitarde relações entre os vários par-ceiros de negócio.

A Remax Visão, que está afuncionar na Avenida EmídioNavarro, de 2014 para 2015 jáduplicou o número de colabo-radores, sendo que conta agoracom 33 consultores imobiliá-rios. João Paulo Sobreira, ad-ministrador da Remax Visão,referiu ao Diário de Coimbraque no primeiro trimestre de2016, a agência de Coimbra re-

gistou um crescimentos assi-nalável, em comparação comperíodo homólogo do ano an-terior, «o que permite anteverum bom ano de 2016».

Seguindo a estratégia decrescimento, João Paulo So-breira revelou que hoje abremais uma loja, a terceira, quese situa na Rua Damião deGóis, no Porto.

Refira-se que a Remax Visãoabriu a primeira loja há 15 anos

em Leiria, sendo mesmo umdos primeiros franchisados emPortugal. Actualmente, a Re-max Visão conta com 70 con-sultores imobiliários e 15 cola-boradores administratvos, «e aperspectiva é para recrutarmais recursos humanos»,adianta João Paulo Sobreira,que deixa uma palavra de agra-decimento, atribuindo o suces -so à «dedicação e profissiona-lismo» de toda a equipa. |

Remax Visão assinalouquarto aniversário Festejar Imobiliária reuniu colaboradores e parceiros de negócio para brindar ao sucesso dos quatro anos de presença em Coimbra

FERREIRA SANTOS

A equipa de colaboradores da Remax Visão em festa na celebração do 4.º aniversário

SABORES Em pleno IP3,junto à Ponte de Engil em Mor-tágua, numa das margens doRio Mondego, é possível sabo-rear vários pratos de cozinhatradicional portuguesa, maisprecisamente no restauranteLagoa Azul.

Um espaço acolhedor, comum ambiente convidativo on -de os clientes podem optarpelo serviço de restaurante ouentão pelo serviço mais rápidode snack bar. No restaurante,que reabriu em Agosto de 2015,com uma nova gerência, é pos-

sível apreciar a belíssima pai-sagem da barragem da Aguiei -ra, a partir de uma das espla-nadas do restaurante.

Luís Damaso e Elza Santossão os sócios gerentes que pro-curam oferecer aos clientes umserviço personalizado, ser-vindo com bom gosto e sim-patia as especialidades da casa.Elza Santos refere que a apostavai para a cozinha tradicionalportuguesa, não faltando achanfana, o leitão à Bairrada, aespetada de lombinhos comgambas ou de lulas, tambémcom gambas, a açorda de ma-risco, o arroz de tamboril, o bifeà casa, a lampreia, servida sem-pre sazonalmente, entre outrasiguarias. A carta de vinhos é di-versificada. |

Restaurante Lagoa Azulsobre a Foz do Rio Dão

O restaurante Lagoa Azul situa-se próximo de Mortágua

Crescimento da imobiliária, que começou em Leiria há15 anos, dá hoje maisum passo, com a abertura, no Porto, da sua terceira loja

SEGUNDA-FEIRA | 18 ABR 2016 | 31

EMPRESAS & NEGÓCIOS

“Chá, Café e Etc”, a obra queinclui a poesia e a música deRui Reininho e Armando Tei-xeira, serviu de inspiração à sé-tima peça da colecção 1+1=1 daVista Alegre, resultando numarrojado conjunto de café li-mitado a 555 exemplares, e quefoi apresentada na semanapassada no Palácio do Gelo,em Viseu.

Numa homenagem a umnome maior da música portu-guesa com uma carreira demais de três décadas, a VistaAlegre une Rui Reininho àmaestria da ilustradora portu-guesa Marta Madureira para

conceber uma interpretaçãoinédita do livro “Chá, Café eEtc”, num irreverente conjuntode duas chávenas diferentes euma original cafeteira cujo de-sign permite que seja utilizadapara chá, café ou leite.

“Chá, Café e Etc” - compostopelo conjunto de café, o livro eum CD – foi desvendado, emprimeira mão, na loja da VistaAlegre, no Palácio do GeloShopping, em Viseu, e contoucom a presença de Rui Reini-nho e Marta Madureira. Àapresentação das peças se-guiu-se uma performance mu-sical no mesmo piso do Paláciodo Gelo Shopping, de Rui Rei-ninho e Armando Teixeira, omúsico ligado aos Balla eBULLLET, entre outros gruposmusicais.

“Chá, Café e Etc”, de Rui Rei-ninho e Marta Madureira, en-contra-se disponível na redede lojas nacional da Vista Ale-gre, bem como na loja onlinevistaalegre.com. O seu preço éde 170 euros, numa edição ex-clusiva, limitada e numeradade 555 exemplares.|

Rui Reininho (re)cria“Chá, Café e Etc” para a Vista AlegreViseu O cantor Rui Reininho e a ilustradora Marta Madureiraconvidados para conceber mais uma peça da Vista Alegre

FORMAÇÃO A Pet Fun Trai-ning & Resort de Coimbra vaiorganizar um seminário dedi-cado ao tema “Cães Detectores”,com a participação de JaimeVidal, também conhecido por“Santi”, que já participou emdois seminários anteriores daPet Fun, sendo que ambos fo-ram um verdadeiro sucesso. Aconferência destina--se a do-nos, treinadores e veterináriose tem como objectivo aprendera trabalhar o faro do cão, pois o

olfacto canino é equivalente àvisão humana como sentido.Com uma forma particular delidar com cães, com métodosnão agressivos e de compreen-são, “Santi” conta com um vastocurrículo e 20 anos de expe-riência. Especializou-se emcomportamento animal e cãesdetectores, tem vários livros pu-blicados e a sua obra mais re-cente é “Cães que deixaram demorder, quando as pessoas co-meçaram a ouvi-los.”|

Pet Fun realiza seminário sobre cães detectores

Jaime Vidal trabalha com métodos não agressivos

Apresentação contou com Rui Reininho e Marta Madureira

DiáriodeCoimbra

18 de Abril de 2016 Segunda-feira

www.facebook.com/diariocoimbra

[email protected] / redacção 239 499 900

Publicidade 239 499 999 | Assinaturas 239 499 950 www.diariocoimbra.pt60.580

MARÉS

Porto da Figueira da FozPreia-Mar às 1h30 e às 13h55Baixa-Mar às 7h45 e às 19h55

Porto de AveiroPreia-Mar às 1h50 e às 14h15

Baixa-Mar às 7h50 e às 20h05

HOJE AMANHÃ

CoimbraPeríodos de céu muito nublado.

Períodos de chuva a partir do início da tarde.

21º/8º

CoimbraCéu em geral

muito nublado. Períodos de chuva

ou aguaceiros.19º/14º joker 5.212.830

Bruna Santos

A Turismo Centro de Portugal(TC) vai lançar um guia, apro-veitando a “boleia” do Centená-rio das Aparições de Fátima, ce-lebrado em 2017, que dê a co-nhecer a turistas portugueses eestrangeiros a oferta turística deFátima e de outras “marcas pró-ximas”, como Leiria, Nazaré,Óbidos, Coimbra, Alcobaça, Ba-talha e Tomar, estes quatro últi-mos Património da Humani-

dade. O “livro” de bolso servirápara «complementar e intensi-ficar» o JiTT, um guia turísticoonline “made in” Portugal lan-çado há mais de um ano, dis-ponível para dar a conhecer umpouco de toda a região Centro,e terá como propósito atrair vi-sitantes e fazê-los permanecerpor mais tempo.

O presidente da TC, PedroMachado, adiantou que o guia,que facilitará o acesso poste-rior a páginas de Internet com

informações complementaressobre municípios e locais deinteresse, começará a ser dis-tribuído em Janeiro do pró-ximo ano, estando disponívelem unidades hoteleiras e pos-tos de turismo, entre outrospontos estratégicos.

Pedro Machado reuniu como vice-reitor do Santuario deFátima, padre Vítor Coutinho,e com o director de estudos doServiço de Estudos e Difusão,Marco Duarte, no âmbito da

preparação da celebração dasComemorações do Centenáriode Fátima. O encontro, que re-sultou de um «pedido expressoda Turismo do Centro» ao rei-tor do Santuário, serviu paraque a entidade se inteirasse doprograma previsto para o pró-ximo ano e se pudesse associaràs celebrações, tendo em contao “potencial” crescente que oturismo religioso tem vindo aassumir no país. Na ocasião,Pedro Machado sensibilizou areitoria «para que o Santo Pa-dre possa estender a sua visitaa mais do que um local da re-gião Centro», como é o caso deCoimbra, cidade com tradiçãofranciscana, e onde existe ummemorial da irmã Lúcia [umadas videntes de Fátima] e umconvento franciscano e onde,este ano, se comemoram os500 anos da beatificação daRainha Santa Isabel.|

Turismo do Centro: guia da regiãono Centenário das ApariçõesAposta Guia turístico, que começará a ser distribuído em Janeiro de 2017, vai permitir promover Fátima e outras “marcas” da região Centro

D.R.

Pedro Machado reuniu com responsáveis do Santuário de Fátima

18 DE ABRIL DE 2016, SEGUNDA-FEIRA

IMOBILIÁRIO18 DE ABRIL DE 2016, SEGUNDA-FEIRACLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT02

IMOBILIÁRIAS 8487 AMI - HR HOUSE - T2 emexcelente estado de conserva-ção, boas áreas, cozinha equi-pada, lavandaria, vidros du-plos. Aparcamento fechadoPreço 122,500.00€ REF:T2U116CE “C. + informações consultewww.hrhouse.pt Tlm. Tlm. 910304 646.............................................AMI 10415 - CELAS, Arrenda-se apartamento T2 novo ecom acabamentos de luxo.Sala dupla, casa de banhocomum e quarto com WC pri-vativo e armários embutidos.Lugar de estacionamento eárea exterior privativa. Cozi-nha totalmente equipada.(CE:C) 800,00€ ID: 123971007-67. Telm. 96 22 40 261 cmor-tagua@remax.pt.............................................AMI 10415 CELAS - Vende-seapartamento T2, na Rua Bis-saya Barreto, onde se encon-tra o IPO, Escola Superior deEnfermagem, acessos aosCHUC. Tem boas áreas,sala/kitchenet com varanda.Terraço em quase toda a zonaenvolvente do imóvel. Boa ex-posição solar. Com Garagem.(CE: C)150.000,00€ ID:123971005-32. Telm. 96 2240 266, [email protected] 1173, FOZMEDIAVENDE- T2 no Mte Formoso,bom estado, financ.. a 100%,possibilidade de garagem, só65.000€! consulte-nos emwww.fozmedia.pt ou 239 820699 / 964 439 469.............................................AMI 11933 - CASAS PRIME159.000€ - À Solum, T2 emexcelente estado, soalho flu-tuante, sala com lareira, 2 va-randas corridas. Garagem. CE:C. ref 157. Tel: 239 700 755.............................................AMI 11933 - CASAS PRIME98.000€ - Santa Apolónia, T2com sótão - imóvel com 3quartos - Excelente estado deconservação. Boa arrumação,varandas e garagem. Pe-queno condomínio. CE: F. ref165. Tel: 239 700 755.............................................

(4252) REMAX VISÃO | Vende-se excelente apartamento comtrês quartos sendo um delessuite. Sala com varanda e la-reira. Garagem e sótão Urbani-zação Nova Conímbriga, Con-deixa. Zona sossegada comacesso a transportes públicos eserviços. 88.000€ (CE:D) | VitorMelo [email protected] 916 401690 remax.pt/ 123601019-164.............................................(4252) REMAX VISÃO | 87.000€ Vende-se excelente T3, comgaragem, em ótimo estado deconservação. Sala com lareirae varanda, quartos com roupei-ros, 2 w.c`s, cozinha com va-randa e despensa. Localizadono centro de Cantanhede,junto aos principais serviços.(CE:E) | Rita Rodrigues [email protected] 916 596 258remax.pt/123601022-38.............................................(4252) REMAX VISÃO|180.000€ Vende-se Aparta-mento T3 com garagem, pertoda Escola Secundaria AvelarBrotero. Excelentes áreas, duascasas de banho, quartos comroupeiros embutidos, cozinhamobilada. Perto do Dolce Vitae Escola Superior de Educação.(CE:C) | Rita Rodrigues [email protected] 916 596 258remax.pt/123601022-33.............................................

8487 AMI - HR HOUSE - Zonada Dias da Silva, Excelente T3com possibilidade de sotão,garagem dupla, sala com va-randa e acesso à cozinha, co-zinha parcialmente equipada,excelente suite, 2 W.C, aparta-mento com área bruta priva-tiva de 290m2, vistas desafo-gadas, excelente qualidade deconstrução. Zona de excelên-cia. Precisa de algumas obrasde remodelação. CE “ E” Venhavisitar. Preço 190,000.00€ neg.REF:T3U179 + informaçõesconsulte www.hrhouse.pt Tlm.910 304 646.............................................AMI 1173 - FOZMEDIA VENDE- T3 Jto Formoso, - 56.000€;T3 P / 2 Carros Jto Mte For-moso - 80.000€; T2 Sta Apolo-nia - 58.500€, Financ. .100%.consulte-nos em www.fozme-dia.pt ou 239 820 699 / 964439 469.............................................AMI 11933 - CASAS PRIME110.000€ - 200 m da estaçãode comboio, T3 com garageme arrumo no sótão. Últimopiso. Lareira e ar condicionado.Varandas (nascente/poente).CE: F. ref 150. Tel: 239 700 755.............................................AMI 11933 - CASAS PRIME130.000€ - Em Santa Clara,imóvel espaçoso, impecável eacolhedor. Madeiras lacadas ,sala com lareira e aquecimentocentral. Nascente/poente. Ga-ragem. CE: em execução. Tel:239 700 755.............................................AMI 11933 - CASAS PRIME130.000€ - Na rua Paulo Quin-tela, apartamento compostopor 3 quartos, sala e 2 WC. Ga-ragem. Imóvel impecável, idealpara rendimento. CE: D. ref154. Tel: 239 700 755.............................................AMI 11933 - CASAS PRIME170.000€ - Na rua PauloQuintela, T3 impecável, comgaragem. 2 WC com janela. 4varandas. Ideal para 1ª habi-tação ou rendimento. CE: C.ref125. Tel: 239 700 755.............................................AMI 11933 - CASAS PRIME95.000€ - No Monte Formoso,T3 com sótão dividido e combom pé direito tipo Duplex, 5quartos e 3 WC, áreas fabulo-sas. Boa arrumação e marqui-ses. Vista desafogada. Pe-queno condomínio. CE: F. Tel:239 700 755.............................................AMI 8984 REMAX WHITE,Apartamento T3 com vistassobre a Cidade de Coimbra,localizado próximo da Ave-nida Fernando Namora. Gara-gem para 3 carros. Boa expo-sição Solar. ID123351042-90.CE-E 190.000€ . Telm 912 837166.............................................AMI 8984 REMAX WHITE, Apar-tamento T3, em Eiras, a apenas200m do Pão de Açúcar. Com-posto por 2 quartos e umasuite, sala com lareira, cozinhae garagem. ID123351051-18.CE-D 70.300€ . Telm 926 444084.............................................AMI 8984 REMAX WHITE, T3,constituído por cozinha total-mente equipada, sala, 3 quar-tos com roupeiro, despensa egaragem, na rua Pedro AlvarezCabral. ID123351042-43- CE-C95.000€. Telm 912 837 166.............................................

(4252) REMAX VISÃO | Vende-se Excelente T4 transformadoem T3, com três quartos, duascasas de banho, uma sala comlareira. Canalização, cozinha eWc remodelados. Situa-se nobairro António Sérgio, emborajunto do bairro da Rosa e In-gote, é um bairro calmo e ha-bitado maioritariamente porfuncionário públicos. 75 000€(CE:D) | Paulo Casimiro [email protected] 914 750 833remax.pt/123601035-59.............................................8487 AMI - HR HOUSE - Ruados Combatentes - T4+1 com-pletamente remodelado, cozi-nha totalmente equipada, Mo-bilados, 5 quartos já arrenda-dos, excelentes áreas, ar con-dicionado. Boas vistas Certifi-cado energético REF:T3U142Preço 150,000.00€+ informa-ções consulte www.hrhouse.ptTlm. 910 304 646.............................................8487 AMI - HR HOUSE - T4 Oli-vais, Excelentes áreas. Cozinhacompletamente equipada, la-vandaria. Aquec. central a gás econvetores eléctricos. Sala comlareira. Janelas duplas, 3 varan-das. Excelente exposição solar.Garagem com entre-piso, logra-douro comum com churras-queira. Preço 185.000.00€ ne-gociáveis, REF:T4U39 + informa-ções consulte www.hrhouse.ptTlm. 910 304 640.............................................AMI 11933 - CASAS PRIME220.000 euros - Santa Clara,imóvel seminovo, acolhedor,com boas áreas e soalheiro, 3WC, sala com lareira. Aparca-mento coberto para 2 carros.Boa relação qualidade / preço/ localização. Ce: B - ref 152 -Tel: 239 700 755.............................................AMI 8984 REMAX WHITE, T4 naEstrada de Logo de Deus. Gara-gem espaçosa e parqueamentoprivativo. Cozinha equipada,aquecimento, AC e gás canali-zado. Casas de banho e cozinharenovadas. ID123351041-13. CE-B-. 83.000€. Telm. 926444084.............................................

AMI 11933 - CASAS PRIME310.000€ - 200 m dos HUC,T5+1 com 240 m2 de áreaútil, remodelado. Vista mag-nífica. Excelente arrumação egaragem para 2 carros. Localde eleição. CE: C. Tel: 239 700755.............................................

(4252) REMAX VISÃO | Vende-se fabulosa moradia em fasede construção na Quinta doLimoeiro. Arquitetura de exce-lência aliada a construção degrande qualidade. Excelentesáreas e magnífica exposiçãosolar. Escolha os acabamen-tos e consiga a casa dos seussonhos. (CE:NC) | Ana [email protected] 960 421155 remax.pt/123601028-146.............................................(4252) REMAX VISÃO | Vende-se Moradia para recuperar,com possibilidade de ampliar.Localizada em Sargento Mor.65.000 € (Isento - DL118\2013) | Ana Garcia [email protected] 960 421 155 -remax.pt/123601028-93.............................................

VENDASAPARTAMENTOS .T3

VENDASAPARTAMENTOS .T4

VENDASAPARTAMENTOS .T5

VENDASMORADIAS

IMOBILIÁRIA PATROCÍNIO TA-VARES, S.A - Compra, venda etroca de prédios, moradias,andares, escritórios, Lojas eterrenos. Rua da Sofia, 175 C.Telf. 239 854 730 - Coimbra,www.patrociniotavares.pt.............................................

SEGUNDO SÉCULO – COMPRAE VENDA DE IMÓVEIS, LDA. -Compra, venda e permuta deapartamentos, moradias, ter-renos e outros imóveis. Tele-móvel: 966 744 872 /[email protected].............................................

(0936 AMI) LÍDER XXI - MEDIA-ÇÃO IMOBILIÁRIA, UNIPESSOAL,LDA. - Av. Calouste Gulbenkian,n.º 129, Lote B, 3º B, 3000-092Coimbra. Contactos: 918 638164 Tânia Correia / 963 002 502Maria José Correia / 916 350 066João Correia www.lider-21.com /[email protected].............................................

A FERREIRA & SILVA, Lda, ar-rendamento e administraçãode imóveis. Inquilino ou senho-rio temos a solução para si!Para informações mais deta-lhadas, ou outro assunto, nãohesite em contactar -nos: Telef:239 780 875 Telm: 932 227701 e-Mail: [email protected] En-dereço Postal: Rua GeneralHumberto Delgado, 419 - 1ºDtº, 3030-327 Coimbra Telef.239 780 875 - 93 222 77 01.............................................

8487 AMI - HR HOUSE - Alto daGuarda Inglesa- T2 e T3 exce-lentes áreas, acabamentos detopo, cozinha completamenteequipada (Siemens), lavanda-ria. Ar-condicionado embutido,domotica, 4 roupeiros. Boas va-randas com vistas fantasticassobre a cidade. Garagem fe-chada. Desde 173,000.00CE”B” REF:T2N500+ informa-ções consulte www.hrhouse.ptTlm. 910 304 640.............................................AMI 8984 REMAX WHITE,Apartamentos T1 + T2, em es-tado usado, com utilização to-talmente independente. Situa-dos no centro da vila de Soure.Excelente investimento!!!.ID123351042-71. CE-D65.000€ . Telm 912 837 166.............................................

8487 AMI - HR HOUSE - T0 -Novo. Cozinha completamenteequipada, painéis solares, Ar-condicionado, aspiração cen-tral, mobilado, terraço, gara-gem fechada. CE “ A” Venhavisitar. Preço 99,000.00€ neg.Arrendamento 400€.REF:ARR524 + informaçõesconsulte www.hrhouse.pt Tlm.910 304 646.............................................

MEDIADORASAUTORIZADAS

VENDASAPARTAMENTOS

VENDASAPARTAMENTOS .T0

8487 AMI - HR HOUSE - T1 aoVale das Flores excelentesáreas, cozinha completamenteequipada, enorme varanda.Boa exposição solar. Aparca-mento fechado Preço110,000.00€. + informaçõesconsulte www.hrhouse.pt REF:T2U117 Tlm. 910 304 640.............................................8487 AMI -HR HOUSE - OlivaisT1 excelentes áreas, possibili-dade de fazer T2, cozinha to-talmente equipada, despensa,Sala com lareira, Mobilado.Preço 82,500.00€ CE “E” REF:T1U40 + informações con-sulte www.hrhouse.pt Tlm.910 304 640.............................................AMI 10415 - COIMBRA, Apar-tamento T1 com varanda emobilado no Centro histórico,antiga Rua dos Correios, a10m a pé da Universidade e a5 da Sé Velha, num dos locaismais emblemáticos da Ci-dade!(CE: D) 330,00€ ID:123971004 - 49. Telm. 96 2240 222 mrasousa@remax.pt.............................................AMI 11933 - CASAS PRIME110.000 euros - Em Celas, T1em fase de completa remode-lação. Acabamentos moder-nos. Local excepcional, bemperto da zona dos hospitais euniversidade. Ideal para habi-tação própria ou rendimento.CE: em execução. Tel: 239 700755.............................................AMI 8984 REMAX WHITE, Apar-tamento T1 remodelado, na RuaBrigadeiro Correia Cardoso. Co-zinha equipada e mobilado. Ga-ragem fechada. ID123351019-439. CE-D 75.000€ . Telm.926444084.............................................AMI 8984 REMAX WHITE,Apartamento T1, na Qtª Estrela,com vistas rio e Torre UC. Cozi-nha equipada. ID123351028-76- CE-C 80.000€. Telm 912837 166.............................................VENDO T1 (2.º piso,) c/ vista p/Barrinha de Mira, melhoroferta, 40.000€. Bom estado.Urgente. Telm. 916 253 523,936 084 391.............................................

(4252) REMAX VISÃO | Vende-se Apartamento T2 na Urbani-zação Mondego, com garageme arrecadação no sótão. Muitoestimado, ótimas áreas. Salacom lareira e varanda, cozinhacom varanda e lavandaria.70.000€ (Isento - DL 118\2013)| Isabel Nascimento [email protected] 925 401 171remax.pt/123601016-159.............................................8487 AMI - HR HOUSE - Av.Fernão Magalhães T2+1, boasáreas, a precisar de obras derestauro. enorme varanda, ex-celente exposição solar. Preço87,5000.00€ Cert. Energéticoem Processamento. + informa-ções consulte www.hrhouse.ptTlm. 910 304 640.............................................8487 AMI - HR HOUSE - SantaClara - T2 Semi-novo com ter-raço privado. “Portugal dos pe-quenitos” Excelente estado deconservação. Acabamentos mo-dernos. Cozinha completamenteequipada. Aquecimento e aspi-ração central. Garagem fe-chada. Preço 135,000.00€ REF:T2U114 C.E B . + informa-ções consulte www.hrhouse.ptTlm. 910 304 640.............................................

VENDASAPARTAMENTOS .T2

VENDASAPARTAMENTOS .T1

IMOBILIÁRIO04 18 DE ABRIL DE 2016, SEGUNDA-FEIRACLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT

C A N TA N H E D E . M I R A . M E A L H A DA

PARA INVESTIDORES quer in-

vestir o seu dinheiro c/ segu-

rança e alta rentabilidade?

Compre imóveis arrendados.

Trata Imobiliária Nova Central,

Lda. Lic. AMI 1800. Telf.: 231

429 480 Cantanhede. www.

imobiliarianovacentral.com

..............................................

CANTANHEDE APARTAMENTOT2 c/ boa área perto do cen-tro de saúde, 70.000 €. TrataImobiliária Nova Central, Lda.Lic. AMI 1800. T 231 429 480Cantanhede www.imobilia-rianovacentral. com...............................................T2 C/ TERRAÇO a 50 metrosda Praça de Cantanhede,60.000€ negociáveis. TrataImobiliária Nova Central, Lda.Lic. AMI 1800. Telf.: 231 429480 Cantanhede. www.imo-biliarianovacentral.com

..............................................

VENDASAPARTAMENTOS .T3

T3 FRENTE AO LICEU c/ exce-lentes áreas, aquecimentocentral, 3 wc, lareira, roupei-ros, garagem e lavandaria.Vistas espantosas. Trata Imo-biliária Nova Central, Lda. Lic.AMI 1800. Telef: 231 429 480Cantanhede. www. imobi-liarianovacentral.com ..........................................

VIVENDA NA ZONA DE CO-VÕES, CANTANHEDE, terreno c/1200m2 e grande parte do re-cheio, 50.000€ negociáveis.Trata Imobiliária Nova Central,Lda. Lic. AMI 1800. Telf.: 231429 480 Cantanhede. www.mobiliarianovacentral.com .................................................

VEN DASMORADIAS .M3

5 KM DE CANTANHEDE MO-RADIA térrea em construçãoT3, c/ 1.200m2 de terreno,painéis solares, salamandra,churrasqueira, coz. algumequip. e roupeiros. Terreno c/oliveiras centenárias. TrataImobiliária Nova Central, Lda.Lic. AMI 1800. AMI 1800. T231 429 480 www.imo-biliarianovacentral.com..................................................

.

MORADIA ISOLADA em cons-trução zona da Tocha T-4 combom quintal. Preço interes-sante. Lic. AMI 1800. T 231429 480 Cantanhede www.imobiliarianovacentral.com..............................................................................................

ANÇÃ TERRENO c/ +-600m2 e2 frentes para moradia iso-lada. Localiza ção excelente.35. 000 € Lic. AMI 1800.Tel231 429 480 www.imobi-liarianovacentral.com

..................................................

CANTANHEDE: Terreno com +-2600m2 c/+-28ml zona compouco movimento. 60.000 €

Trata imobiliária Nova Central,

Lda . Lic. AMI 1800. Telf:

231429 480 Cantanhede www.

imobiliarianovacentral. com

.................................................

CANTANHEDE LOTE de terreno

c/ 19m de frente e 1.600m2 à

saída para Cadima, bom preço.

Trata Imobiliária Nova Central,

Lda. Lic. AMI 1800. Telf.: 231

429 480 Cantanhede. www.

imobiliarianovacentral. com

................................................

TERRENO C/ 255M2 c/ área de

construção de 100m2 em

Fala/Coimbra por 10.000€.

Trata Imobiliária Nova Central,

Lda. Lic. AMI 1800. Telf.: 231

429 480 Cantanhede. www

.imobiliarianovacentral.com

.................................................

PRÉDIO PARA RECONSTRUIRno centro Cantanhede c/ +-600m2. Tem espaço comer-cial (armazém) arrendado por300€ mês. **Trata imobiliáriaNova Central, Lda . Lic. AMI1800. 231 429 480 www.imobiliarianovacentral.com...................................................

VEN DASAPARTAMENTOS .T2

VEN DASTERRENOS

VEN DASMORADIAS

VEN DASMORADIAS .M4

VEN DASOUTROS

(4252) REMAX VISÃO | Vende-se Moradia com jardim e gara-gem inserida num lote de924,51m2 na Telhadela, Cerna-che. R/c com wc, sala, cozinhacom despensa, escritório e ar-rumo. 1º piso com 3 quartossendo 1 deles suite, wc combanheira. Pré instalação de as-piração central. Estores elétri-cos. Aceita arrendamento comopção de compra. 215.000€(CE:D)| Tânia Figueira [email protected] 910 285 493remax.pt/123601013-117.............................................(4252) REMAX VISÃO | Vende-se Moradia T4 na Feteira, Te-lhadela. Garagem (4 carros).Sala c/ recuperador de calorcom 2 frentes. Cozinha equi-pada. Lavandaria. Hall comclarabóia automática. Suite c/arrumo e closet. Equipadacom ar condicionado, aquece-dor de toalhas c/ ventilador(wc), janelas em PVC com os-cilo batente, painéis solares,churrasqueira. Furo prepa-rado para piscina. 250.000€(CE: A) | Tânia Figueira [email protected] 910 285493 remax.pt/123601013-90.............................................AMI 10415 - LORDEMÃ O Fan-tástica moradia T4, isolada.Sala com recuperador de calor.Logradouro com churras-queira. Jardim de grandes di-mensões. Possibilidade decriar dois artigos independen-tes ficando uma moradia M4 eoutra M2. Localizada a 2 minu-tos da circular externa. (CE:E)215.000,00€ ID: 123971007-10. Telm. 96 22 40 261 cmortagua@remax.pt.............................................AMI 11933 - CASAS PRIME140.000€ - Souselas, moradiaisolada com sótão, recente-mente remodelada e combom gosto. Cozinha equi-pada, 4 quartos, 2 salas e 2WC. Jardim e anexo. CE: F. Tel:239 700 755.............................................AMI 11933 - CASAS PRIME NaSolum, moradia T4+1 com ga-ragem, logradouro e jardim.Espaçosa e muito soalheira.Zona de lavandaria e boa ar-rumação. Oportunidade denegócio para família comcrianças, à escassos metros devárias escolas, comércio e ser-viços. Local aprazível. CE: F. ref145. Tel: 239 700 755.............................................

AMI 10415 - SANTA COMBADÃO Moradia T5 com boasáreas, aquecimento central,painel solar, recuperador decalor, garagem e terreno en-volvente.Dispõe de garagem.Tem interruptores com regu-lador de temperatura, lumino-sidade, temporizadores e co-mando das persianas. (CE: B)320.000,00€ ID: 123971005-20. Telm. 96 22 40 266 [email protected].............................................

(4252) REMAX VISÃO | A 2min do centro da cidade deCoimbra, vende-se moradiaT7, com possibilidade de terno mínimo 10 quartos, comperspectiva ao mercado de in-vestimento. Cozinha remode-lada e equipada. Em ótimo es-tado de conservação. 120.000€ (CE:D) | Natércia [email protected] 916 525149 remax.pt/123601030-82.............................................

(4252) REMAX VISÃO | Vende-se Moradia rústica com váriosterrenos num total de5000m2, situada em zona sos-segada a 20 min de Coimbra.Jardim grande, árvores defruto, zona de churrasqueira.O local perfeito para descansare estar perto da natureza mascom os confortos da cidadepor perto. 129.000€ (CE:E) |Sérgio Domingues [email protected] 913 053 229emax.pt/123601007-111.............................................

PARTICULAR VENDE/ PER-MUTA Terreno com projectoaprovado e licença a paga-mento, para moradia M4, ar-quitectura moderna, junto àCircular Interna dos C.H.U.C..POSSIBILIDADE DE PERMUTA.962 974 675.............................................(4252) REMAX VISÃO | SantoVarão Vende-se Terreno ur-bano, destinado a construçãocom 14.099m2. 85.000€.(CE:NC)| Isabel Nascimento [email protected] 925 401171 remax.pt/123601016-6.............................................(4252) REMAX VISÃO | Vende-se Lote de terreno inserido emloteamento, a 100m da IC2,bons acessos a Coimbra,Mealhada, Auto-estrada. Ex-celente exposição solar. Lotecom 513m2, com uma áreade implantação de 103m2para moradia com 2 pisos euma área de construção de210m2. Venha construir a suamoradia.35.000€ (Isento DL118\2013)| Amaro Bailã[email protected] 964 306499 remax.pt/123601015-162.............................................(4252) REMAX VISÃO | Vende-se Terreno com 3000m2 comviabilidade de construção, lo-calizado nos Adões, Trouxe-mil. (CE:NC) | Natércia [email protected] 916 525149 remax.pt/ 123601030-73.............................................AMI 10415 - CELAS, TerrenoUrbano com cerca de 72.000m² no centro de Celas, comuma área bruta de construçãoatualmente acima dos 30.000m². Viabilidade de construçãode Universidades, Polos deSaúde ou eventualmente cen-tros comerciais entre outros.6.500.000,00€ ID: 1239 71020-5. Telm. 96 22 40 260cpita@remax.pt.............................................AMI 10415 - ANÇA Terrenoem Gândara de Ançã comprojeto aprovado para mora-dia de arquitetura moderna,lote com 627m² muito bemlocalizado.Zona envolventecalma.Excelente para quempretende uma moradia emzona calma.Possibilidade devenda com moradia cons-truída pelo valor de 240.000€. 40.000,00€ ID: 123971009-25. Telm. 96 22 40 256zva-lente@remax.pt.............................................AMI 10415 - SANTA CLARA,Fabuloso terreno com 1200m2, constituído por dois lotesde 552m2 e 476 m2; com pro-jeto de arquitectura para cons-trução de duas moradias T4unifamiliares e isoladas. Loca-lizado em Banhos Secos, juntoao IC2, à entrada de CoimbraSul e com vistas únicas sobre acidade de Coimbra. 97.600,00€ID: 123971021-7. Telm. 91 6674 948 [email protected].............................................

AMI 10415 - S. MARTINHODO BISPO, Lote de terrenocom 634 m² de área, com via-bilidade de construção paramoradia com 300 m² de áreabruta de construção.O lote lo-caliza-se no Bairro das Flores,zona residencial aprazível, ca-racterizada por um planea-mento urbano cuidado e pelaqualidade de construção dassuas moradias. 55.000,00€ID: 123971015-8. Telm. 96 7804 434, [email protected] 10415 - TORRES DOMONDEGO, Terreno rústicocom 1060 m², localizado emTorres do Mondego, complantação de eucaliptal, oli-veiras e pinheiros. 2.650,00€ID: 123971007-4. Telm. 96 2240 261cmortagua@remax.pt.............................................AMI 10415 - TROUXEMIL Ter-reno no Tapado com 8700m².Tem como possibilidade aaquisição do terreno adjacentepermitindo diversas constru-ções para serviços nomeada-mente uma clínica medicinadesportiva, ginásio etc. Zonade acesso fácil, junto ao IC2.200.000,00€ ID: 123971009-26. Telm. 96 22 40 256, [email protected].............................................

(4252) REMAX VISÃO | Vende-se excelente escritório com 56m2 na Avenida Fernão de Ma-galhães, a avenida com maisserviços da Cidade de Coimbra.Constituído por sala de esperaou arquivo, escritório principale wc. 59.000€. (CE:B) | VitorMelo [email protected] 916 401690 remax.pt/ 123601019-159.............................................

VENDE-SE LOJA 25 M2, arcondicionado, p/ rendimento(encontra-se arrendada). Bompreço. Coimbra. (CE B). Telm.917 542 405.............................................

AMI 10415 CELAS Amplagaragem com 21 m² locali-zada no logradouro de umedifício residencial na RuaPadre Manuel da Nóbrega,em Celas.A garagem temacesso directo ao exterior eestá adaptada para funcio-nar como um pequeno escri-tório particular, dispondo deluz natural.18.000,00€ ID:123971015-20. Telm. 96 7804 434 [email protected] 10415 PORTELA, Aparta-mento T2 em início de cons-trução na zona da Quinta daPortela. Possibilidade de es-colha dos acabamentos. Ga-ragem fechada.185.000,00€ID: 123971009-60. Telm. 9622 40 256 zvalente@remax.pt.............................................AMI 10415 SANTO ANTÓNIOOLIVAIS, Garagem na Quintade S. Jerónimo com 15 m² emparqueamento fechado comportão automático.6.000,00€ID: 123971005-8. Telm. 96 2240 266 [email protected] 10415 - S. MARTINHODO BISPO, Vende-se gara-gem para dois carros e ar-rumo, com aproximada-mente 12 metros de compri-m e n t o . 1 5 . 0 0 0 , 0 0 € I D :123971004-43. Telm. 96 2240 222, mrasousa@remax.pt.............................................AMI 8984 REMAX WHITE, Ga-ragem ampla com espaçopara 3 carros, com 50 m2, naRua do Brasil. ID123351051-4. CE-NC 35.000€ , Telm. 964657 369.............................................AMI 8984 REMAX WHITE,Garagem ampla com es-paço para 3 carros. Com50 m2. Disponível paraarrendamento ou venda.ID123351051-5. CE-NC220€/mês ou 35.000€Telm. 964 657 369.............................................

AMI 8984 REMAX WHITE,Garagem com 22m2, inse-rida em prédio residencial naRua General Humberto Del-gado. Acesso à garagemcom entrada independente..ID123351051-23. CE-NC15.000€ . Telm 964 657 369.............................................AMI 8984 REMAX WHITE, Ga-ragem interior com 18,5m2, defácil acesso na Rua NatáliaCorreia. ID123351051-30. CE-NC 12.000€. Telm 964 657 369.............................................

AMI 10415 EIRAS, Armazémpróximo do Centro de Saúdede Eiras. Tem uma área de300m2 e pequeno logra-douro. Encontra-se divido,com escritórios e wc s,sendo que a maior parte doespaço está ampla. Venha co-nhecer! 110.000,00€ ID: 123971004-50. Telm. 96 22 40 222mrasousa@remax.pt.............................................AMI 8984 REMAX WHITE, Ar-mazém situado a cerca de 1Km do Lidl de Santa Clara. Lo-gradouro. Escritório. Wc com-pleta. ID123351051-13. CE-NC500€/mês. Telm 964 657 369.............................................ARMAZÉM EXCELENTE nãogeminado em Eiras / Pedru-lha, junto Piscinas e Clínicafrente Rua Principal, grandeparque de estacionamento,área construida 940m2 im-plantado em terreno com2.200m2. Telm 919 457 743.............................................

(4252) REMAX VISÃO | Vende-se Prédio composto por 3 es-paços destinados a comércioe dois espaços de habitação.Dois espaços comerciais e umhabitacional actualmente ar-rendados. 149.000€ (CE:B) |Sérgio Domingues [email protected] 913 053 229remax.pt/123601007-102.............................................

VENDASMORADIAS .M5

VENDASMORADIAS .M6

VENDASTERRENOS

VENDASESCRITÓRIOS

VENDASLOJAS

VENDASGARAGENS

VENDASARMAZÉNS

VENDASOUTROS

(4252) REMAX VISÃO | Vende-se Moradia para remodelar naRibeira de Frades, perto doCentro de saude e da escola eda A1. 26.500€ (Isento - DL118\2013)| Amaro Bailã[email protected] 964 306499 remax.pt/123601015-103.............................................AMI 1173 - FOZMEDIA VENDE- MORADIAS Bº N. Matos T2,bom estado, apenas 54.750€(oportunidade); Carvalhais T3(c/ algumas obras) 55.000€,Oportunidade ;MO T3 Carva-lhais 75.000€, bom estado;MO T3 B. N. Matos, toda re-modelada,só 77.000€; MO T2c/ terreno, jto Retailta-veiro,100.00€. consulte-nosem www.fozmedia.pt ou239820 699 / 964 439 469.............................................AMI 1173 - FOZMEDIAVENDE-SE CASA, Boas áreaspossibilidade de fazer 2 pisos,logradouro nas traseiras e umpequeno jardim à frente, gar.2 carros. Precisa de uma boaintervenção. Financiamento a100%,SÓ 22.500€. consulte-nos emwww.fozmedia.pt ou239 820 699 / 964 439 469.............................................AMI 11933 - CASAS PRIME175.000€ - Cernache, mora-dia isolada com sótão, emfase de remodelação com pro-jeto. Imóvel com áreas gene-rosas, soalheiro e com vistamagnífica. Garagem dupla,jardim e logradouro. Acaba-mentos à escolha do cliente.Local tranquilo com excelen-tes acessos à via rápida. CE: F.ref 153 Tel: 239 700 755.............................................

AMI 11933 - CASAS PRIME62.500€ - Próximo do Lorvão,moradia de traça antiga tipo-logia T2+2 com logradouro eterreno (750 m2). Imóvelagradável para quem procuracasa de campo. CE: E. ref 159.Tel: 239 700 755.............................................AMI 8984 REMAX WHITE, Mo-radia bifamiliar, com um apar-tamento T3 por piso.O 1º andarnecessita de obras de remode-lação. O R/C encontra-se arren-dado. 2 garagens. Jardim e lo-gradouro. ID123351040-42. CE-D. 90.000€ . Telm 926444084.............................................AMI 8984 REMAX WHITE, Mo-radia em Cernache, ideal parareconstrução, com possibili-dade de incluir um andar extra.Proximidade de escolas, centrode saúde e junta de freguesia.ID123351042-60. CE-NC38.500€. Telm. 912 837 166.............................................

AMI 10415 ARZILA, Moradia detipologia T2 recuperada emmuito bom estado de conserva-ção. Composta por cozinha todaequipada, sala com lareira, casade banho e dois quartos. Toda acasa tem aquecimento central agasóleo.(CE: E) 80.000,00€ID:1239 7100 9-75. Telm. 96 22 40256, zvalente@remax.pt.............................................AMI 1173 - FOZMEDIA FOZME-DIA, Vende Moradia T2+1, fan-tastica (como nova), optimaoportunidade. Só 87.000, entreSta Clara e S. Mart. do Bispo .consulte-nos em www.fozme-dia.pt ou 239 820 699 / 964 439469.............................................

AMI 10415 - ANÇA MoradiaT3 de arquitectura modernacom garagem e logradouro.Boas áreas. Pré-instalação deaquecimento central e instala-ção de painéis solares. Vidrosduplos e estores elétricos. Ex-celentes acessibilidades, apoucos metros da entrada daA14. 157.500,00€ ID: 12397100 7-24. Telm. 96 22 40 261cmortagua@remax.pt.............................................AMI 10415 - VILA NOVA DEPOIARES Quinta em S.Miguelde Poiares, com 1725m² daárea bruta privativa. Obrasiniciadas para a criação deuma unidade de turismolocal. A quinta dispõe de6700m² e dispõe de umazona habitável com 3 quartos,cozinha, sala e duas casas debanho, poço, capela, casa debanho, fornos, telheiro,gara-gem. (CE: C) 350.000,00€ ID:123971004-42. Telm. 96 2240 222 [email protected].............................................

PARTICULAR VENDE / PER-MUTA Moradia M4 nova, emUrbanização recente de SãoSilvestre, composta por 3pisos, aquecimento central,aspiração central, com jardimenvolvente e logradouro comchurrasqueira. Bons acaba-mentos. POSSIBILIDADE DEPERMUTA em Coimbra ou emzona central de Lisboa. Classeenergética B. 916 264 844.............................................

VENDASMORADIAS .M2

VENDASMORADIAS .M3

VENDASMORADIAS .M4

IMOBILIÁRIO18 DE ABRIL DE 2016, SEGUNDA-FEIRA

CLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT 05

8487 AMI - HR HOUSE - Pré-dio perto da praça da Repu-blica. Constituído por 4 an-dares, 9 quartos, 3 Wc s,cozinha completamente equi-pada, Sala de estar e estudo.Excelentes vistas. Quartosequipados e mobilados. Ex-celente negocio para o mer-cado do arrendamento. Cer-tificado Energético “D”REF:PR3 Preço 188,000.00€Neg. + informações consultewww.hrhouse.pt Tlm. 910304 640.............................................

AMI 1173 - FOZMEDIA AR-RENDA- T1 excelente (F.Maga-lhaes)- 320€; Baixa,mobilado-350€; T3 z. Celas- 500€.Temos mais opções. Consulte-nos em www.fozmedia.pt ou239 820 699 / 964 439 469.............................................

(4252) REMAX VISÃO | Ar-renda-se apartamento T0com boa área na Baixa deCoimbra. Composto por co-zinha mobilada e equipada,sala/quarto mobilado, wccom banheira e varanda.Prédio com elevador. Exce-lente localização.325€(CE:D) | Sónia Cunha - [email protected] 912 452 361- remax.pt/123601004-158.............................................

PARTICULAR ARRENDA T1 +Estacionamento, novo, total-mente mobilado e equipado,na Solum, junto ao Dolce Vita.Classe energética B. 966 744872.............................................0936 AMI - LÍDER XXI ArrendaEXCLUSIVO T1 mobilado naPraça Fausto Correia, junto àPastelaria Vénus (C.E. emcurso) 325,00€; T1 mobiladona Av. Calouste Gulbenkian(Classe energética C) 350,00€.918638164 Tânia Correia / [email protected] / Fa-cebook: Comprar e arrendarcasa em Coimbra - LÍDER XXI.............................................01 ARRENDA-SE EXCELENTET1 + garagem, mobilado, mtobonito, Av. Elísio Moura. Bonsacessos. Trata próprio. Telm.962 682 163............................................

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS . T0

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS . T1

250€ , T1 - AO COIMBRAS-HOPPING, Vale das Flores, (jt.CTT e Isec). Excelente. Telm.917 628 292.............................................A FERREIRA & SILVA, Lda, ar-renda T1 em vários locais dacidade - Eiras / Baixa / Elísiode Moura / Rua do Brasil /.Bons preços, a partir de €250.Telef: 239 780875 - 93 222 7701.............................................ARRENDA-SE ApartamentoT1, mobilado, c/ 70 m2, B.roSão Miguel. Aparcamento in-terior e arrumo. Bom acessotransportes. Telm. 969 184165.............................................ARRENDA-SE T1, na Av. Bis-saya Barreto em frente à Esc.Enfermagem. Telm. 966 036831.............................................ARRENDA-SE T1, UrbanizaçãoQuinta D. João. Telem 962819 009.............................................OLIVAIS EM MORADIA: T1sub-cave, com terraço - 250€.Telem: 916 685 131.............................................T1 MOBILADO E EQUIPADO,c/ estacionamento coberto,Baixa Coimbra (junto PalácioJustiça), arrenda-se a partir375€ p/ mês. Telm. 917 628292.............................................

0936 AMI - LÍDER XXI Ar-renda EXCLUSIVO T2 mobi-lado junto à Faculdade deEconomia (C.E. em curso)400,00€; T2 mobilado emCelas, 500,00 (C.E. em curso)450,00€. T2 não mobiladopróximo ao Pólo I (C.E. emcurso) 450,00€. 918638164Tânia Correia / [email protected] / Facebook:Comprar e arrendar casa emCoimbra - LÍDER XXI.............................................8487 AMI - HR HOUSE - Car-los seixas - T2 remodelado.Canalização e sistema elec-trico novos. Cozinha nova.despensa. 2 wc s. Varan-das. Possibilidade de mobiliaCE-D, Preço 450€ mês, mar-que a sua visita. REF: ARR530+ informações consultewww.hrhouse.pt Tlm. 910304 640.............................................8487 AMI - HR HOUSE - Q.Portela T2, seminovo. Exce-lentes áreas, 2 Wc s, cozi-nha completamente equi-pada, aquecimento centralcompleto, 3 roupeitos. Gara-gem. Preço 650€ + informa-ções consulte www.hrhouse.pREF: ARR315 Tlm. 910 304640.............................................A FERREIRA & SILVA, Lda, ar-renda T2 em vários locais dacidade - Sta. Apolónia / Eiras/ Solum / Sta. Clara. Bons pre-ços, a partir de €325. Telef.239 780 875 - 93 222 77 01.............................................ARRENDA-SE T2 na Solum,Coimbra. 350€. Telm. 969 038784.............................................T2, acolhedor, semi-mobilado,zona Eiras, lareira, esplanadacoberta, Cond. fechado ar-renda-se 240€. Telf. 914 067003.............................................

(4252) REMAX VISÃO | Centroda cidade de Coimbra Arrenda-se Apartamento T3 remode-lado, com características singu-lares. Boa exposição solar, fácilacesso aos mais diversos servi-ços, comércio e transportes pú-blicos. Cozinha equipada.Venha descobrir o encanto deviver na baixa de Coimbra.(CE:B-) | Sónia Cunha - [email protected] 912 452 361- remax.pt/ 123601004-171.............................................T3 + G. e aparcamento, boasáreas, em Souselas, não pre-cisa pagar 2 mês p/ entrar,350€. Transp. à porta. Telf.239 914 070, 936 624 400.............................................8487 AMI - HR HOUSE - B. N.Matos, arrenda T3 remode-lado, cozinha totalmenteequipada, Boa exposiçãosolar. preço 500€, marque vi-sita. + informações consultewww.hrhouse.pt ARR 487Tlm. 910 304 646.............................................8487 AMI - HR HOUSE - Bº N.Matos, arrenda T3 , remode-lado, cozinha totalmente equi-pada roupeiros, caixilharianova, boa exposição solar,possibilidade mobilar, Preço600€ negociáveis. ARR339,CE-D. + informações consultewww.hrhouse.pt REF: ARR519Tlm. 910 304 640.............................................8487 AMI - HR House - Bº N.Matos, arrenda T3 remode-lado, cozinha totalmenteequipada, Boa exposiçãosolar. preço 500€, marque vi-sita. + informações consultewww.hrhouse.pt ARR 487Tlm. 910 304 646.............................................A FERREIRA & SILVA, Lda, ar-renda T3 e T4 - Loreto / Celas/ Quinta da Estrela / Rua doBrasil / Solum / Pinhal de Mar-rocos. Bons Preços. Telef. 239780 875 - 93 222 77 01.............................................ARRENDA-SE T3 + 1, s/ mó-veis, ao Penedo da Saudade.Boas áreas. CE - C. Telf. 239404 968.............................................ARRENDA-SE T3 C/ GARA-GEM, AO LEROY MERLIN, Valedas Flores, (jt. CTT) a partir de450€ / mês. Tlm. 917 628 292.............................................ARRENDA-SE T3 na Relvinha,Coimbra. 300€. Telm. 969 038784.............................................ARRENDA-SE T3+1, junto Pis-cinas de Celas. Dá-se pref.casal jovem. Telf. 239 834 337(após 12h).............................................ARRENDA-SE T3, c/ terraçogrande à frente da casa, S.João do Campo. Telm. 918817 945, 918 159 880.............................................

B. N. MATOS, arrenda-se umT4 + 1, 2 wc, boa exposiçãosolar. Telm. 919 701 277.............................................

8487 AMI - HR HOUSE - AltoSº João, Arrenda-se T5 no Altode S. João, cozinha equipada,boas areas. Garagem, Preço625€ - Certificado energético“c” + informações consultewww.hrhouse.pt REF:ARR523 Tlm. 910 304 646.............................................

1º ANDAR - Casa c/ 2 quartos,sala c/ lareira, Vilarinho, Bras-femes, Telem: 916 071 224 /913 049 168.............................................

ARRENDA-SE CASINHA PE-QUENA T2, com / sem mobilia, Bro N. Matos, 300€. Telf. 239721 964, 966 964 512.............................................

ARRENDA-SE MORADIA re-modelada c/ 3 quartos, salacomum, a.c., cozinha, wc,pátio c/ churrasqueira co-berta, próx. Lages. N animais.Telm. 910 061 122.............................................

ARRENDA-SE OU VENDE-SEARMAZÉM em Coimbra. Telm.910 061 122.............................................

0936 AMI - LÍDER XXI Ar-renda EXCLUSIVO Escritóriona Av. Fernão de Magalhães(C.E. em curso) 450,00€.918638164 Tânia Correia / [email protected] / Fa-cebook: Comprar e arrendarcasa em Coimbra - LÍDER XXI.............................................A FERREIRA & SILVA, Lda, ar-renda em Coimbra/ Bons Pre-ços - Escritórios - Lojas - Ar-mazéns - Garagens - Telef.239 780 875 - 93 222 77 01.............................................

0936 AMI - LÍDER XXI Ar-renda EXCLUSIVO Loja na Es-trada de Eiras em frente aoI.N.E.M., boa montra, 1 WC+1arrumo, 60m2 (C.E. em curso)400,00€; Loja à Cruz de Celasc/ 170m2, possibilidade de es-paço para armazém e gara-gens (Classe energética D).918638164 Tânia Correia / [email protected] / Fa-cebook: Comprar e arrendarcasa em Coimbra - LÍDER XXI.............................................600€ , LOJA C/ 90 M2- AOCOIMBRASHOPPING, Vale dasFlores, (jt. CTT). Excelente.Telm. 917 628 292.............................................

0936 AMI - LÍDER XXI Ar-renda EXCLUSIVO APENAS AESTUDANTES RAPARIGASQuarto junto ao Polo I da Uni-versidade de Coimbra (Classeenergética E) 221,00€; Quartona Av. Calouste Gulbenkian(C.E. em curso) 220,00€. 918638 164 Tânia Correia / [email protected] / Face-book: Comprar e arrendarcasa em Coimbra - LÍDER XXI.............................................

ARRENDA-SE QUARTO Mobi-lado, em Apartamento inde-pendente, a meninas. Telm.914 301 817.............................................ARRENDA-SE QUARTO, a Es-tudante, prox. ISEC/ Polo II,Esc. Hot. Coimbrashopping. c/recibo. Telem. 917 641 550.............................................ARRENDAM-SE QUARTOS in-dependentes, s/ senhorio, St.ªClara, Coimbra. telm. 963 854639.............................................QUARTOS BONS duplos ou in-dividuais, p/ arrendar, estu-dantes, net, R. Antero Quen-tal, jt.º Prç República. Telm.914 744 680, 917 447 902.............................................

ALTURA - MONTE GORDO,MORADIA T4, (dá p/ 08 pax)c/ a.c. e Apart. T2, zona lazer,jt. à praia. Telm. 933 193 433.............................................T1, T2 ALBUFEIRA, totalmenteequipados, c/ piscina, chur-rasqueira e estacionamento.Telem: 968 440 404.............................................

ARRENDO OU VENDO gara-gem interna 41m2 na cave,Qt.ª D. João. Telm. 911 070867.............................................

DISCOTECA / DANCETERIATeia, café e restaurante, tudoa funcionar c/ licenças. Ar-renda-se junto ou separado.Miranda do Corvo. Informa-ções no local. Telm. 917 254233.............................................

AMI 10415 - SANTO ANTÓNIODOS OLIVAIS, TRESPASSE -Mini Mercado localizado naRua Carlos Seixas, em Coim-bra, junto ao Bairro Norton deMatos.Tem uma área de 95m2 e dispõe de uma casa debanho de serviço. Tem todosos equipamentos em bom es-tado de funcionamento e éuma agência de distribuiçãode gás. 49.000,00€ ID:123971021-21. Telm. 91 6674 948 mcoimbra@remax.pt.............................................TRESPASSA-SE CAFÉ, c/ alvarárefeições, totalmente equi-pado em Coimbra . Preço15.000€ Telem. 914 477 368.............................................PROCURO SÓCIO p/ restau-rante na Baixa Coimbra c/Fados e música ao vivo. Mo-tivo: aumento de vendas.Telm. 910 758 859, 239 050379 .............................................

ARRENDA-SEOUTROS

ARRENDA-SEGARAGENS

TRESPASSES

ARRENDA-SEFÉRIAS

ARRENDA-SEQUARTOS

ARRENDA-SELOJAS

ARRENDA-SEESCRITÓRIOS

ARRENDA-SEARMAZÉNS

ARRENDA-SEMORADIAS . M2

ARRENDA-SEMORADIAS . M3

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS . T2

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS . T3

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS . T4

ARRENDA-SEAPARTAMENTOS . T5

ARRENDA-SEMORADIAS

(4252) REMAX VISÃO | Buar-cos Vende-se Apartamento T2muito agradável, boas áreas,com entrada independentepara um terraço de usocomum. Tem um anexo quepode servir de arrecadação oucomo um quarto. Muito pró-ximo da praia, em local de mo-radias baixas, em buarcos. Ex-celente oportunidade. 117000€ (CE:C) | Paulo [email protected] 914 750833 remax.pt/123601035-60.............................................

VEN DASAPARTAMENTOS T2

F I G U E I R ADA F OZ

963002502 Maria José Correia

916350066 João Correia

918638164 Tânia Correia

[email protected]

Av. Calouste Gulbenkian, n.º 129, Lote B, 3º B, 3000-092 Coimbra

Website: www.lider-21.pt

Facebook: Comprar e Arrendar casa em Coimbra -

LÍDER XXI

LÍDER XXI Vende EXCLUSIVOApartamento T1+1+Estac.

coberto, como novo, 9 anos, varanda, vistas paisagísticas. Classe

energética F. 110.000,00€. 963002502 Maria José Correia/ /Face-

book: Comprar e arrendar casa em Coimbra - LÍDER XXI

LÍDER XXI Vende EXCLUSIVOPENTHOUSE, única na

cidade de Coimbra, na Av. Dr. Dias da Silva, junto ao Penedo da

Saudade, com aprox. 736m2 de área total, Vistas panorâmicas

360º, Terraço, Solário, Garagem c/ 90m2 + 2 estacionamentos

(C.E. em curso). Preço de venda sob consulta. 963002502

Maria José Correia/ / Facebook: Comprar e arrendar casa em

Coimbra - LÍDER XXI

LÍDER XXI Vende EXCLUSIVO Apartamento T3 + Terraço

+ Box, na Estrada de Coselhas, com terraço. (Classe energética

D). 82.000,00€. 916350066 João Correia // Facebook: Comprar

e arrendar casa em Coimbra - LÍDER XXI

VENDASALTA DE COIMBRA - 110.000,00€

VENDASAV. DR. DIAS DA SILVA - PENTHOUSE

VENDASESTRADA COSELHAS - 82.000,00€

PRIVATE REAL ESTATE Desde 1993 – Licença 936 AMI

VENDAS E ARRENDAMENTOS

COMPRO recheios: casas. Gar-rafeiras. Lojas. Tb ouro, pra-tas, salvas, faqueiros, etc...Telm. 962 140 036.............................................PROCURO FOGÃO, HOTTE EMÁQUINA lavar louça, indus-trial. Telm. 919 340 896.............................................VENDE-SE ALGUM RECHEIOde cabeleireiro e de estetica,Telm. 966 103 849.............................................

VENDE-SE MOBÍLIA COM-PLETA quarto casal (cómoda +toucador) Telm. 966 201 260.............................................

VENDE-SE MOTOR A GASOLEOde secar milho c/ 12cv, comonovo. Telf.: 239 963 642 ou231 416 317.............................................

CAVALHEIRO VIÚVO, c/ forma-ção académica superior, 64Aidade, residente em Coimbra,deseja conhecer senhora comigual ou idêntico perfil, pararelação séria e futura. Carta aonr. 9501 (R.S.).............................................CAVALHEIRO, 62 anos, comvida estável, procura senhora50 a 60 anos. Assunto sério.Telm. 915 343 046.............................................

VENDASMOBILIÁRIO

VENDASOUTROS

CONVÍVIOS

DIVERSOS06 18 DE ABRIL DE 2016, SEGUNDA-FEIRACLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT

DIVERSOS

LENHA

Av. Fernão Magalhães n.º 465 B 6º F

(ao pé das finanças) - 3000-177 Coimbra

239 821 723917 863 970964 817 682

FACILIDADES PAGAMENTOTRABALHO GARANTIDO C/ RESULTADOS RÁPIDOS. Grande Ci-

entista Espiritualista, Curandeiro, des cen den te de uma pode ro sa e anti ga famí -

lia de curan dei ros, dota do de conhe ci men tos e pode res abso lu tos de magia

negra e bran ca e fei ti ços her da dos dos impé ri os de Mali, Senegal, Gabu.

Baseado nes tes pode res e conhe ci men tos mági cos ajuda a resol ver pro ble mas

difí ceis ou gra ves rapi da men te: amor, insu ces sos, depres sões, negó ci os, jus ti -

ça, impo tên cia sexu al, maus olha dos, inve jas, doen ças espi ri tua is, víci os de

droga, taba co e alco o lis mo, ajuda a arran jar e a man ter o empre go. Aproxima e

afas ta pes so as ama das com rapi dez total, Se quer pren der a si uma vida nova e

pôr fim a tudo o que o pre o cu pa não perca tempo, con tac te o GRANDE MESTRE

MUTAR. Ele tra ta rá do seu pro ble ma com efi cá cia e hones ti da de.

Consultas - 20 Euros - 2ª a Sábado

Marcações pes so al men te, carta ou tele fo ne, das 9h00 às 22 horas

ASTROLOGIA

ASTRÓLOGOGRANDE MESTRE MUTAR

ASTROLOGIA

LIMPEZA DE PINHAIS com ma-

quinaria pesada ou manual.

Mão de obra especializada.

Orçamentos gratuitos. Tlm.

917 494 467

.............................................

PROJETOS DE ARQUITETURA e

Engenharia, Legalizações na

Câmara Municipal, Licença

Utilização, Certificados Ener-

géticos, Levantamentos Topo-

gráficos e Correções IMI. Orça-

mentos Gratuitos. Telm: 964

212 757

.............................................

CRÉDITO C/ GARANTIA DE

CHEQUES até 1.200€. Crédito

Bancário até 30.000€ (prazo

máximo 84 meses). Mesmo p/

quem tem + 65 Anos. Telm.

936 162 993.

............................................

ARQUITECTURA

JARDINAGEM

EMPRÉSTIMOSOFERTAS

WWW.MUDANCASMSC.COM -Experiência, qualidade, hones-tidade, serviço completo, ar-mazenamento, todo o País.Telm. 912 584 605.............................................

FAZEMOS LIMPEZAS de terre-nos e plantação de árvores.Telm. 925 602 881.............................................

FAZEMOS REMODELAÇÕES,pintura, envernizamento, chãoflutuante, etc... Orçamentográtis.Telm. 962 140 036.............................................

REMODELAÇÕES

LIMPEZAS

MUDANÇAS

FUNCIONÁRIO PÚBLICO, di-vorciado, deseja senhora ho-nesta até 55 anos. Tlm: 914687 578 (n atd n.ºs anónimos).............................................SR. APOSENTADO, 58A., pro-cura senhora s/ encargos até60A. p/ fazer vida a 2. Tem ha-bitação. Telm. 913 339 135.............................................

ADÃO - MÉDIUM - Ajuda Espi-ritual / Exorcismos / Cartas /Energização. Coimbra. Telm.914 787 888.............................................CONSULTAS BARALHO CIGANOe todo o tipo de magia. Abrocaminhos: amor, saúde, negó-cios, etc. Telm. 918 823 174.............................................FAZEM-SE CONSULTAS: Buzios-Pai Fernando. Telm. 910 513281: Consultas Tarot - Marga-rida, Telm. 939 735 526. Desfa-zem-se bruxarias, trab. abre ca-minhos, saúde, união e equili-brio espiritual. Sigilo absoluto..............................................

VENDE-SE PRAÇA DE Táxiscom ou sem táxi, em SantaComba Dão. Telem: 936 534625 / 910 538 618.............................................

AGÊNCIA DE DETECTIVES: In-vestigações Comerciais. Inves-tigações Particulares. Orça-mento Grátis. Aveiro: Telm. 912631 721. Lisboa: Telf. 213 638370. Site: www.detectivesma-var.com, Membro da ANIDEP.............................................

ASTROLOGIA

NEGÓCIOS

DETECTIVES

COMPRO FIO / CORDÃO DE

OURO de homem, até 1.500€.

Telm. 912 006 970

.............................................

COMPRAS

Quer

anunciar ?

Ligue:

239 499 901

VEN DASPRODUTOS EM 2.ª MÃO

nMERCEDES peças usadasp/ todos os modelos, desde1956 . Armazém de Pneusem Fornos. Estrada N1,Torre Vilela. Telm. 964 704412 / 964 704 528.............................................nPNEUS USADOS, paraviaturas de gama alta. me-didas: 14”, 15”, 16”,17”,18”, 19”, 20”. Preço espe-cial 20€ / cada. Telm. 964704 412 / 964 704 528.............................................nVELHARIAS, MÓVEIS,SOFÁS, camas, mesas, re-lógios, rádios. (Manuel A.Trindade). Junto armazémpneus, Fornos - Torre de Vi-lelea - Telm. 964 704 412 /964 704 528.............................................

EXPLICAÇÕESnCENTRO DE EXPLICA-ÇÕES INDIVIDUAIS do 5ºao 12º ano e ensino su-perior. A todas as disci-plinas c/ consultas de te-rapêuta da fala, dislexiae psicologia. PEQUENOSGESTOS. Telf. 239 703010. Telm. 917 640 021.www.maia-ferreira.com.............................................nC.T.P. CENTRO DE EXPLI-CAÇÕES - desde 2002 compreços low cost Explica-ções do 1º ciclo ao ensinosuperior; Preparação Exa-mes; Apoio ao estudo; Tra-duções/ Curso línguas.Local: Travessa 2 do Teo-doro, 6º * Coimbra* (Trasei-ras da APAV/ ao lado res-taurante Brasília- R. Brasil).Contactos: 239 703 443 //967 596 442.............................................nEXPLICAÇÕES, PREPARA-ÇÃO EXAMES Matemática,Física, Química, todos osníveis, Solum. R Inf DMaria, 50.Tlf 239 711 544,tlm 918 220 292, [email protected].............................................

BEM ESTAR EMPRÉSTIMOS

OPEL COMBO 1.7CDTI, Ano 2008,cor branca, caixa fibrada, direçãoassistida, ABS, ESP, vidros eléctri-cos, ac, rádio cd, fecho centralc/comando, 2x airbag, imobiliza-dor, com IVA DEDUTIVEL= 6.400€**Telm: 918 449 763**.............................................OPEL CORSA COMERCIAL, ano1994, branco. Tlm: 912 329 502.............................................

VW CADDY 1.9TDI, 10 5cv fi-brada, nacional, ano 2008, corbranca, ABS, ASR, direcção assis-tida, ar condicionado, vidros e re-trovisores eléctricos, auto-rádiocd, fecho central com comando =6.400€ **Telm: 918 449 763**.............................................

PNEUS USADOS: 1 4”, 15”,16”,17”, 18”, 19”, 20”. Preço es-pecial 20€ / cada. ArmazémPneus - Fornos. Estrada N1, TorreVilela. Telm. 964 704 412 / 964704 528.............................................

COMPRO TODO TIPO veículos,em qualquer estado. Trato doabate.Telm. 925 602 881.............................................

VENDASOUTROS

VENDASCOMERCIAIS

COMPRAS

1.ª VEZ PEQUENINA COMO ASARDINHA, Portuguesa + ami-gas, carinhosas, atrevidas.mass. sensual...duche+drink p/relaxares. Telm. 916 562 884,969 281 500. Aceita-se colabo-radora.............................................PORTUGUESA MUITO BONITAespera-te. Corpinho encanta-dor. Meiguinha. Ambientecalmo e discreto. Fácil estacio-namento.Vais Adorar…** 965755 796 *.............................................PORTUGUESAS ATRAENTES àescolha. Sexy s e arrebatado-ras. O. divinal 5 ***** / Massa-gem. (Hig./ proteção). Telm. 924017 229.............................................SENHORA MADURA 50A,meiga, encontre aqui a sabedo-ria na arte de fazer amor.Atendo só. Discreto. Tl. 967 148069.............................................A PORTUGUESA ARREBITADA33A. O. nat ... apertadinha...beijoqueira... Adr minete... 1pantera na cama... Massagemna marquesa. 24H!Telm. 912269 938 Precisa-se colabora-dora.............................................23A. UNIV. toda boa, ratinhamolhadinha, cheia de tesão,meiga. Nrs ident. Telm. 912 402307.............................................

O CARINHO DOS 40A... 24H nascalminhas. Atende sozinha emlocal privado... Telm. 915 749276.............................................PORTUGUESA 32A. curvas peri-gosas, O. nat., viciante até fim,69, bj de boca, vem-te comigo!!N.º ident. Telm. 915 025 009.............................................

1 VEZ RAPAZ NEGRO 33A, giro,macho latino, atlético, b. dote eviril. Satisfação garantida. Nãoatd num desconhecido. Telm.919 775 732.............................................1.ª VEZ AMANDA 23ANOS, sexy,o. nat. guloso, gruta quentinha,adora minete, atd. nas calmas.Telm. 917 374 378.............................................

1.ª VEZ CLARINHA, 19A, boafebra + amigas giras e muitomais... Massagem c/ acess..24H. Discreto. Telm. 915 013581.............................................

COIMBRA

VÁRIAS VIATURAS EM STOCK,Diesel e gasolina. Extras para au-tomóveis. Bairro Sta Apolónia,Lote B - Loja C. 3020 - 106 Coim-bra. Telm. 969 083 413 / Tel. 239430 148. Visite-nos:www.elo4stand.pt.............................................

C I -TROEN C4 1.6 HDI ( Diesel), 2007,poucos kms, excelente estado.Renault Megane Break 1.500DCi, SE Exclusive, 10/2008,100.000 kms, J.17, full-extras. Es-timadíssima. Elo4Stand, BairroSta Apolónia - Coimbra. Tlm. 969083 413 / Tel. 239 430 148.............................................VW PASSAT 1.6 H Di (carrinha),Bluemotion, preta 2012, rigoroi-samente impecável; Renault Clio1.5 DCI (diesel, 85cv), full extras,2007, selo antigo, Vende a Elo4Stand, Bairro Sta Apolónia -Coimbra. Telm. 969 083 413 / Tel.239 430 148.............................................

BMW 525D, ano 2002, cor verde,ABS, DSC, GPS, direcção assis-tida, xenon, cruise control, senso-res de estacionamento, Isofix,imobilizador, auto-rádio cd comcomandos no volante, fecho cen-tral com comando, vidros e retro-visores eléctricos. **Telm: 918449 763**.............................................BMW X5 3.0D 235CV, nacional,ano 2007, cor preta, caixa auto-mática, AC, ABS, DSC, sensoresluz chuva e estacionamento, GPS,consola central, cruise control,rádio cd c/comandos no volante,tecto paronâmico vidros e retro-visores eléctricos, Isofix. Bancosem pele, fecho central c/co-mando, direcção assistida, jantesliga-leve, alarme, bluetooth, imo-bilizador, controle pressão depneus, faróis de nevoeiro, luzestraseiras Led. Computador debordo, ajuda no arranque em in-clinação, entrada USB **Telm:918 449 763**.............................................

HYUNDAI GETZ 1.5CRDI, Nacio-nal, Ano 2005, Cor cinza, Direc-ção Assistida, ABS, Sensores Es-tacionamento, Ar Condicionado,5 Portas, Radio CD = 6.000€**Telem: 918 449 763*.............................................

KIA SOUL CRDI TX 12 8cv, 06/2009,nacional, cor cinza, ABS, ESP, blue-tooth, AC, direcção assistida, rádiocd com comandos no volante. Câ-mara de marcha atrás, imobiliza-dor, isofix, vidros e retrovisoreseléctricos, vidros escurecidos, fechocentral com comando, jantes ligaleve.**Telem: 918 449 763**.............................................

MAZDA 2 1.3D, Multijet, Nacio-nal, ano 2006, cor castanha, arcondicionado, vidros eléctricos,retrovisores com regulação eléc-trica, volante regulavel em pro-fundidade e comprimento. 5 por-tas abs, direcção assistida, rádiocd com comandos no volante4iNacional. Ano 2009, cor cinza, di-recção assitida, ar condicionado,vidros eléctricos, ABS, rádio cd, 5portas, jantes liga leve = 6.900€**Telm: 918 449 763**.............................................

PEUGEOT 207 1.4H Di urban, ano2008, cor cinza, ABS, ESP, ar-con-dicionado, bancos rebatíveis,rádio cd com comandos do rádiono volante. Computador debordo, direcção assistida, fechocentral com comando. Vidroseléctricos, retrovisores com Reg.eléctrica, sistema Isofix**Telm:918 449 763**.............................................PEUGEOT 308 1.6H Di Sport, na-cional, ano 2008, cor preta, ac,tecto paronâmico, ABS, DSC.Sensores de luz, chuva e estacio-namento, cruise control, rádio cd,vidros e retrovisores eléctricos,Isofix, imobilizador, computadorde bordo, fecho central c/co-mando. Direcção assistida, jantesliga-leve, faróis de nevoeiro, pneude emergência, possibilidade degarantia e financiamento**Telm:918 449 763**.............................................

OPEL ASTRA 1.7CDTI, Ano 2004,cor cinza, AC automático, senso-res de luz e de estacionamento(PDC), computador de bordo,fecho central c/ comando. ABS,ESP, retrovisores eléctricos, autorádio cd c/ comando no volante,estofos em pele e tecido, livro re-visões, 5 portas.** Telem: 918449 763**.............................................OPEL CALIBRA 2. 0i, remodelado,vende-se pela melhor oferta.Telm. 936 259 876.............................................

RENAULT CLIO 1.2I, Ano 2007,cor cinza, nacional, ABS, ac, di-recção assitida, vidros e retrovi-sores eléctricos, 5 portas, Isofix,jantes liga leve **Telem: 918 449763**.............................................

SEAT IBIZA 1. 2a.c, vidros eléctri-cos, Abs, rádio cd, 5 portas. Li-vros e Manuais de Revisões =4.750€ **Telem: 918 449 763*.............................................

SUZUKI IGNIS 1.3CD Ti, ano2004, nacional, cor azul. Vidros eretrovisores eléctricos, ar condi-cionado, direcção assitida, ABS,rádio cd, jantes liga leve = 6.500€**Telm: 918 449 763**.............................................

VW TIGUAN 2.0TDI, nacional,ano 2008, cor preta, ar condicio-nado automático, ABS, ESP, direc-ção assistida, bancos em pele,sensores de estacionamento, vi-dros eléctricos, retrovisores eléc-tricos e aquecidos. Computadorde bordo, rádio cd c/comandosno volante, consola central,cruise control, Isofix, apoio debraço, fecho central c/comando,jantes liga-leve, faróis de ne-voeiro **Telm: 918 449 763**.............................................

STANDS

VENDASLIGEIROS

AUTOMÓVEIS | CONTACTOS 18 DE ABRIL DE 2016, SEGUNDA-FEIRACLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT 07

AUTOMÓVEIS CONTACTOS

ASTROLOGIA

1.ª VEZ INDIAZINHA 24A. NA CI-DADE, safada, gostosa, char-mosa, corpo escaldante, atreve-te. Telm. 927 129 892.............................................

1.ª VEZ LOIRINHA 24A., peiti-nhos rijos, oral natural, Vemlamber minha ratinha... Bjosdoces. Acess.. Telm. 920 167330.............................................1.ª VEZ MENINA SOZINHA 26A.,satisfaz as tuas fantasias sempressas. Local discreto. Telm915 878 579.............................................1.ª VEZ MORENA BOMBOM,doses rigorosas de amor e pra-zer, dominação e inversão pa-peis. 24h! Telm. 931 932 002.............................................

1.ª VEZ RAFAELLA 47A., simpá-tica, meiga, 1.ª vez nesta ativi-dade, 1 fruto proibido a ser pro-vado. Vem conhecer-me... Sónrs identificados.Telm. 914 773164.............................................1.ª VEZ, MORENA PORTU-GUESA, 28A., sensual, desini-bida, minete quentinho, o. gu-loso. Massag. relax.. 24H! Telm.965 526 140.............................................

1ª VEZ - SOFIA MASSAGISTA.atd. meia liga, salto alto, linge-rie, adoro minete. Acess.. Telem.919 082 380.............................................1ª VEZ COIMBRA morena gos-tosa, bundão, peitão muito ca-rinhosa. Atende todos os dias.Telm. 967 412 441.............................................

1ª VEZ NOV. MORENA, fogosa,sensual, corpão de parar o trân-sito, carinhosa insaciável. O.molhado, gostoso, completo, c/ou s/ camisinha deixo finalizar.Só nr. ident. 968 200 360.............................................CASAL NAMORADAS fazemshow lésbico real, entra na brin-cadeira... 2 para ti... Acess..Massagem 4 mãos .... 24H.telm. 967 887 793.............................................

DONA DE 1 BELO CORPO 28A.,massagem da cabeça aos pés,oral alucinante, posições emuito mais... 24H! Telm. 930453 593.............................................MADURA BOA NA CAMA, pe-luda s/ cueca, louca por 1 boalíngua, meiguinha. Leva-te aodelírio. Telm. 910 096 509 N.ºsident..............................................MARIZA MORENAÇA, educada,bonita e escaldante, boa derabo, rica chicha, oral pro-fundo..Telm. 916 150 446, 969682 417.............................................MORENA DELICIOSA, corpinhoelegante, carinhosa, à sua es-pera... molhadinha... toda nua...toda sua.... Acess.. Apart. pri-vado. Telm. 915 585 650.............................................NOVIDADE NO CALHABÉ, mu-lherão faminta, louca no desejo,em calcinha, liberal, beijos hú-midos. 24H! Telm. 916 739 384.............................................PORTUGUESA CARENTE E DOCEnas calminhas. Local discreto. Natd n.º privados.Telm. 912 877715.............................................TRAVESTI PORTUGUESA, corpoviolão, P. XXXXXL, boca veludo,rabinho apertadinho, dt. cavalo.Telm. 910 965 027.............................................TRAVESTY LOIRINHA, 25A, P.XXXL, o. nat. até à ultima gota,bjos. molhados, act/pass, 2.ªOport.. dote 21x5 real. 24H!Telm. 910 528 034.............................................TRAVESTY NEGRA brasileira, bo-nita, elegante, b. dote atv/pas,viciosa, nas caklmas, prazertotal. Poucos dias. 24H! Telm.926 117 425.............................................TRAVESTY RABUDA, peitãogrande, atv/pass, oral naturalaté fim bem chupadinho, beijosmeloso, dotadérrima. Telm. 919592 652.............................................VIÚVA CARENTE meiguinha,atende privado sem pressa.Telm. 933 626 398.............................................

SPA KLASSE, várias terapiasrelax. e eróticas por massagistasdiplomadas, em marquesa e ta-tami, no final o êxtase orgás-mico, c/ duche a 2. Telm. 919507 693.............................................TRAVEST YORRANA, loira, P.48,sempre tesa! Dotada! Corpaço!Massag.! vídeo! Atendo só.Telm. 917 418 455..............................................1ª VEZ NOV. 2 MORENAS 25A.,bonitas, elegantes e discretas,atendem com muita meiguice,local discreto, s/ pressas! Telm.969 683 112.............................................ENIGMA SPA: Massagens Tântri-cas, onde pode relaxar e desfru-tar do prazer!! Telm. 918 717009.............................................SPA TÂNTRICO - 4 MENINASPortuguesas, com muita sensua-lidade e erotismo. Massagemcorpo a corpo, muito quente esensual . Telm. 913 557 389 /915 644 112.............................................

NOVIDADES GAROTAS PICAN-TES, atraentes e sensuais, showerótico, s/ limite p/ satisfazer.Jt.s ou separadas. Telm. 919 198873..............................................

NOV. JOVEM SENHORA 41A.,lindo corpinho, boas mamas ri-ginhas, o. nat., anal guloso, mi-nete. Telm. 916 901 640 (só n.ºsident.).............................................

OLIV. BAIRRO, 1ª VEZ Jovem28A, advogada, Port., lindocorpo, delícia de menina. Telm.913 828 107.............................................

1ª VEZ AQUI NA CIDADE! Port.molhadinha, peluda, gosta deposições! Dedo atrev. línguaafiada, doida p/ chupar até aofim**913 921 496**.............................................

CURIA PORTUGUESA ATENDEem privado. Não atendo núme-ros privados. Telm. 916 588 201.............................................

FIGUEIRA DA FOZ

OLIVEIRA DO BAIRRO

ANADIA

POMBAL

CANTANHEDE

MASSAGENS

MOTORISTAS INTERNACIONALpesados / articulados. Com ex-periência. Telf. 233 929 595.............................................PEDREIROS C/ EXPERIÊNCIA,carta condução precisam-se p/França. Condições atractivas.Respostas nr. 7875 classifica-dos@diariocoimbra.pt.............................................PRECISA-SE BARBEIRO / Cabe-leireiro p/ salão de estética.Tempo inteiro.. Telem: 934 289838.............................................PRECISA-SE DE COZINHEIRA p/restaurante na Baixa, a tempointeiro c/ horário repartido. Telf.239 094 181.............................................PRECISA-SE EMPREGADA/O demesa c/ experiência p/ restau-rante em Cantanhede. Telf. 231422 686.............................................PRECISA-SE PEDREIRO com ex-periência. Tlm. 917 569 175.............................................PROCURAMOS PESSOAS dinâ-micas, com capacidade de gerirgrupos. Lucros desde 500€ até2.000€. Envie sms com nome emorada para: 968 078 373 - 910818 462.............................................

08 EMPREGO 18 DE ABRIL DE 2016, SEGUNDA-FEIRACLAS SI FI CA DOS@DIA RI O CO IM BRA.PT

SENHORA oferece-se paracuidar de senhora idosa,noite, das 20.30h às 8h damanhã. Telm. 966 806 388 -Coimbra.............................................SENHORA oferece-se p/ ser-viços domésticos (passar aferro, limpezas, etc..) ma-nhãs ou tardes, de 2.ª a 6.ªfeira. Dá-se referências.Telm. 912 949 027 - Coimbra.............................................FAÇO MUDANÇAS para todoo país (tb Europa). Telf. 917233 251, Coimbra.............................................FAÇO MUDANÇAS, paratoda a parte do país (se forpreciso estrangeiro tb), oualgum tipo de trabalho simi-lar. Tenho experiência noramo. Telm. 919 357 416.............................................

JOVEM MASC. oferece-se p/

jardinagem, limpeza e recu-

peração de espaços verdes e

sua manutenção, distribui-

ção, reposição. Telm. Tlm:

925 627 121 - Coimbra

.............................................

SENHOR HONESTO com 58

anos, faz pequenos e quais-

quer tipo de trabalhos ao

domicílio. Roça terrenos,

limpa jardins. Com carta de

condução. Telm. 917 972

918

.............................................

SENHORA com conhec. de

Filos. e Psi. disponibiliza al-

gumas horas ao dia, à se-

mana ou ao mês, p/ dar

apoio e acompanhar pessoa.

Telm. 964 466 452

.............................................

SENHORA PROCURA traba-lho em limpeza, passar aferro. Tenho carta e carropróprio. Telm. 926 595 368.............................................SENHORA SÉRIA faz compa-nhia a senhora idosa, dá ali-mentação e os cuidados ne-cessários para a sua saúde,higiene e conforto. Horário acombinar. Telm. 926 820475, 239 162 904.............................................OFERECE-SE CONTABILISTACERTIFICADO com 20 de ex-periência no setor da cons-trução (obras públicas e pri-vadas) e indústria transfor-madora. A tempo inteiro ouparcial. Telm. 914 970 841.............................................ACEITO CUIDAR de idosos,na minha casa, a tempo in-teiro. Telm. 960 409 571.............................................

SENHORA Procura trabalho

Doméstico, para as manhãs

de Segunda e Terça. Telm.

910 876 582

.............................................

SENHORA MOÇAMBICANA

responsável oferece-se p/

serviços domésticos e limpe-

zas ou tomar conta de ido-

sos, acamado ou não, em

Coimbra. De 2.a 6.ª , das 10

às 17h. Telm. 963 064 137

.............................................

SR.ª HONESTA, TRABALHA-

DORA e de respeito c/ expe-

riência a tratar de idosos e

crianças, faz limpezas c/ per-

feição, durante o dia. Ou

apoio domiciliário. Ao mês,

dia / hora. Telm. 912 137

446 - Coimbra

.............................................

JORNAL DE CAUSAS

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP. Para obter mais informações ou candidatar‐se dirija‐se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal

http://www.netemprego.gov.pt/ utilizando referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego. Alerta‐se para a possibilidade de ocorrência de situaçõesem que a oferta de emprego publicada já foi preenchida

devido ao tempo que medeia a sua disponibilização ao "DIÁRIO DE COIMBRA" e a sua publicação.

CENTRO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE COIMBRASERVIÇO DE EMPREGO

Av. Fernão de Magalhães, 660, 3000 – 174 Coimbra Telefone: 239.860900 Fax: 239.860901

Email: [email protected]

VENDEDOR AO DOMICÍLIORefª – 588261699 - Tempo Parcial – Coimbra

TRABALHADOR NÃO QUALIFICADODA INDÚSTRIA TRANSFORMADORARefª – 588522565 - Tempo Completo – Cantanhede

ENGENHEIRO MECÂNICO Refª – 588576167 - Tempo Completo – Coimbra

PINTOR À PISTOLA DE SUPERFÍCIESRefª – 588593645 - Tempo Completo – Cantanhede

ESTETICISTARefª – 588628755 - Tempo Completo – Coimbra

PASTELEIRORefª – 588634463 - Tempo Completo – Cantanhede

TÉCNICO DE ELECTRICIDADERefª – 588632589 - Tempo Completo– Mortágua

EMPREGADO DO CENTRO CHAMADASRefª – 588636210 - Tempo Completo– Coimbra

VENDEDOR DE CENTROS DE CONTACTORefª – 588636378 - Tempo Completo – Coimbra

VENDEDOR AO DOMICÍLIORefª – 588636465 - Tempo Parcial– Coimbra

OPTOMETRISTA E ÓPTICO OFTÁLMICORefª – 588646116 - Tempo Completo – Coimbra

COZINHEIRORefª – 588657241 - Tempo Completo – Mealhada

CABELEIREIRO E BARBEIRORefª – 588659282 - Tempo Completo – Cantanhede

PINTOR À PISTOLA DE SUPERFÍCIESRefª – 588561749 - Tempo Completo – Coimbra

CABELEIREIRO E BARBEIRORefª – 588582705 - Tempo Completo– Cantanhede

REGULADOR E OPERADOR DE MÁQUINASFERRAMENTAS DE COMANDO NUMÉRICOCOMPUTORIZADORefª – 588589656 - Tempo Completo – Cantanhede

MECÂNICO E REPARADOR DE VEÍCULOSAUTOMÓVEISRefª – 588594441 - Tempo Completo– Mealhada

OPTOMETRISTA E ÓPTICO OFTÁLMICORefª – 588601035 - Tempo Completo– Coimbra

CozinheiroRefª – 588603646 - Tempo Completo– Coimbra

MECÂNICO E REPARADOR, DE MÁQUINASAGRÍCOLAS E INDUSTRIAISRefª – 588606386 - Tempo Completo – Con-deixa

ADMITE-SE FUNCIONÁRIA, p/mesas e balcão, com experiên-cia. Entrevistas no local R. CruzNova nº 15 - Eiras.............................................ADMITE-SE SUPERVISOR paradepartamento comercial de em-presa de mediação imobiliáriana Figueira da Foz. Prabitar –Sociedade de Mediação Imobi-liária, Lda – Lic. 570-AMI. Res-posta através do nº 925 768 899ou prabitar@prabitar.com.............................................ADMITE-SE TSHST M/F c/CAP. Com experiência com-provada, carta de conduçãoe disponibilidade para via-jar Europa. Enviar CV comcarta de apresentação pararecrutamento.rcc@gmail.com.............................................AMI 1173 - FIGUEIRA DA FOZ ECOIMBRA Seleciona: Para escri-tórios na Figueira da Foz, “Chefede Vendas” e “Comerciais” (An-gariadores e Vendedores). Paraescritórios em Coimbra, “Comer-ciais” (Angariadores e Vendedo-res).Pretendem-se colaborado-res com experiência compro-vada e viatura própria. A tempointeiro ou parcial. Subsídio fixoe comissões de acordo com aexperiência comprovada. Telm.926 307 613.............................................APOIOS Ao Próprio Emprego.Telm: 964 002 510.............................................EMPREGADO / A DE MESA , pre-cisa-se. Telm. 962 625 291.............................................ESTETICISTA PRECISA-SE! Mani-cure, Pedicure, depilações, ma-quilhagem, massagens. Prefe-rência c/ certificação. Telm. 239812 838.............................................O C&M PROCURA CABELEI-REIRA no ativo, c/ carteira declientes, c/ formações, sentidoresponsabilidade, dinâmica,criativa, ambiciosa, boa apre-sentação, c/ muita experiência,para se juntar à sua equipa, re-muneração de acordo com com-petências comprovadas.Telm.239 494 367 ou 915 814 233..............................................