XII FITUFF

133
XII F T U F F

description

Colectânea Fotográfica do XII Festival Internacional de Tunas Universitárias da Figueira da Foz

Transcript of XII FITUFF

Page 1: XII FITUFF

XIIF T U F F

Page 2: XII FITUFF

O ano de 2015, e esta 12ª edição do FITUFF – Festival Internacional de Tunas Universitárias da Figue-ira da Foz, ficam indelevelmente associados ao aparecimento de um novo logotipo identificativo do nosso Festival.Na génese desta nova “marca” do evento são vários os sinais distinti-vos e identificativos da nossa tuna mas também das gentes e da Ci-dade que nos acolhe. Destacando desde logo a corda de pescador, homenageando as-sim todos os pescadores de Buar-cos e da Figueira da Foz, com es-pecial realce para o nó existente, simbolizando a forte UNIÃO, AM-IZADE e CAMARADAGEM, valores

que fazem parte dos princípios da fundação da BRUNA, que mante-mos e que estabelecemos com to-dos aqueles que recebemos e par-ticipam no nosso FITUFF. Por último, surge a pedra de toque, a ligação da BRUNA entre o seu orgul-hoso passado, o valoroso presente e um futuro que se augura auspicioso, a recuperação da figura utilizada no primeiro símbolo da BRUNA, da au-toria do artista figueirense “Zé” Car-los, caricaturando a torre do relógio com o traje académico original da tuna, complementando assim, e da melhor forma, esta que será a ima-gem que passará a acompanhar o nosso FITUFF.

Page 3: XII FITUFF

A tarde de confraternização e as Serenatas deram uma animação especial a toda a zona envolvente do Picadeiro, no Sábado à tarde. Foram momentos de festa, alegria, música e emoção. E foram mesmo momentos emotivos que as guias viveram, curvadas sob o balcão da varanda, escutando as dedicatórias, as baladas e o tom melodioso das tunas.

Page 4: XII FITUFF
Page 5: XII FITUFF
Page 6: XII FITUFF
Page 7: XII FITUFF
Page 8: XII FITUFF
Page 9: XII FITUFF
Page 10: XII FITUFF

Tunas, Fado e demais convidados especiais, nada disso faria sentido se não tivéssemos Apresentadores, 2 BRUNOS, verdadeiros especialistas na arte de entreter, apresentar e divertir.

CARLOS LIMA & JUNIOR LÁZARO

Este ano em versão Hollywood, mais Chic que Casual, conseguiram manter o ritmo do festival vivo, e acima de tudo, proporcionaram momentos bastante divertidos.

Para a história fica a Selfie tirada com o publico presente.

Page 11: XII FITUFF
Page 12: XII FITUFF
Page 13: XII FITUFF
Page 14: XII FITUFF

A sua atuação teve início com o conhecido fado "Saudades de Coimbra" e prosseguiu com o tema instrumental "A Dança" de Carlos Paredes. De seguida "Fado dos Olhos Claros" de Edmundo Bettencourt e "Fado dos Beijos". "Traz Outro Amigo Também", "Variações em Ré Menor" e a "Trova do Vento que Passa", de Manuel Alegre.Para além da qualidade musical, também foi interessante a apresentação dos temas, dando a conhecer a história do fado de Coimbra, os seus autores e criadores e o surgimento da guitarra coimbrã.O acompanhamento com acordeão, viola e Guitarra de Coimbra também foi muito interessante - in Portugaltunas.

Page 15: XII FITUFF
Page 16: XII FITUFF

Viola: Luís Ferreirinha Guitarra de Coimbra: Ricardo Dias

Acordeão: Ricardo J. Dias Solista: Nuno Silva

Page 17: XII FITUFF
Page 18: XII FITUFF
Page 19: XII FITUFF
Page 20: XII FITUFF
Page 21: XII FITUFF
Page 22: XII FITUFF

Musico e acordeonista com raízes figueirenses, foi com enorme prazer que o tivemos no XII FITUFF.Interpretou alguns temas a anteceder a entrada da Bruna - Tuna Universitária da Figueira da Foz em palco, o que ocorreu ao som do tema "Canção da Figueira".João Gentil pôde assim mostrar alguns sons do seu ultimo Album "ConLatinidade".Este seu trabalho de estreia reflecte aromas e sa-bores latinos através do som do acordeão e tam-bém da Acordina, acompanhados por um grupo de músicos e outros convidados dos quais destaca-mos as vozes gravadas no disco de Luanda Co-zetti, JP Simões, Rita Marques, Selma Uamusse e Viviane.

Page 23: XII FITUFF
Page 24: XII FITUFF

DESERTUNATuna Académica da Universidade da Beira InteriorCom a presença em palco de 44 elementos e um reportório maioritariamente original, foi a primeira tuna a concurso no Salão Nobre do Casino Figueira.

Page 25: XII FITUFF
Page 26: XII FITUFF

Iniciaram a sua atuação com “Covilhã” tema dedicado, como é evidente, à sua cidade. Apresentaram, posteriormente, a sua “Odisseia” com algumas modificações, nomeadamente a parte dedicada a África.

Page 27: XII FITUFF

Assim ficou: “Praia Lusitana” (instrumental), “A Nau e o Sonho” (tema de solista), “África”, “Adamastor” e “Chegada à Índia” (instrumental), com forte componente cénica - in Portugaltunas.

Page 28: XII FITUFF
Page 29: XII FITUFF
Page 30: XII FITUFF
Page 31: XII FITUFF
Page 32: XII FITUFF
Page 33: XII FITUFF
Page 34: XII FITUFF
Page 35: XII FITUFF
Page 36: XII FITUFF
Page 37: XII FITUFF
Page 38: XII FITUFF
Page 39: XII FITUFF
Page 40: XII FITUFF
Page 41: XII FITUFF
Page 42: XII FITUFF

TUNA PERITOS LINARESTuna Escuela Politecnica de LinaresA segunda tuna foi a Tuna de Peritos de Linares (Espanha) com 14 elementos, baseou a sua atuação no cancioneiro tunante espanhol, mais virada para o tema do amor.

Page 43: XII FITUFF
Page 44: XII FITUFF

“Dama de Espanha” dedicada a todas as mul-heres foi um exemplo disso mesmo, como também “Dos Gardenias”, dedicado a um companheiro tuno que não pode estar pre-sente dado o estado de saúde de sua esposa.

Um momento emocionante para todos. Com mais ritmo foi o tema “Las Palmeras” de Alberto Cortez, com prestação do Porta-Estandarte.

Page 45: XII FITUFF

De seguida uma música dedicada à Tuna Bruna “Muñequita Linda” tema interpretado também por esta aquando da sua visita a Linares. “Maria La Portuguesa” fechou a sua atuação - in Portugaltunas.

Page 46: XII FITUFF
Page 47: XII FITUFF
Page 48: XII FITUFF
Page 49: XII FITUFF
Page 50: XII FITUFF
Page 51: XII FITUFF
Page 52: XII FITUFF
Page 53: XII FITUFF
Page 54: XII FITUFF
Page 55: XII FITUFF
Page 56: XII FITUFF
Page 57: XII FITUFF
Page 58: XII FITUFF
Page 59: XII FITUFF
Page 60: XII FITUFF
Page 61: XII FITUFF
Page 62: XII FITUFF

EL MINEROOferta por parte da Tuna de Linares para a BRUNA, de uma réplica da actual estátua que existe en Linares como homenagem ao esforço do trabalho de homens e mulheres nas Minas de Linares.

Page 63: XII FITUFF

Touro - Simbolo da Tradição TauromáquicaMais uma oferta. Uma recordação da grande Tradicão tauromáquica que tem Linares. A praça de Toros de Linares é uma das maiores praças de touros espanholas, e em 1947 morreu ali o mais histórico toureiro Espanhol : ‘Manolete’.

Page 64: XII FITUFF

TUNA MEDICINA COIMBRATuna Medicina da Universidade de CoimbraDe Coimbra com 37 elementos, chegou a Tuna de Medicina de Coimbra, que começou da melhor forma a sua prestação com o tema original “Voar”

Page 65: XII FITUFF
Page 66: XII FITUFF

Mais animada foi a “Coimbra dos Amores”, original da tuna (como to-das as outras), com 3 pandeiretas em destaque. “Praxis Tuna” novo tema que fala da praxe do caloiro, e vem no seguimento de toda a polémica que vem surgindo a nív-el nacional perante a praxe, dando apenas destaque aos pontos menos

bons que esta eventualmente terá. “Canção de Busca” foi um tema menos conhecido da TMUC sobre a paixão de um coimbrão por uma donzela figueirense. “Às Vezes” foi o instrumental escolhido. “Balada da Despedida do 6.º Ano Médico de 2008” e o tradicional “FRA” terminar-am a sua atuação - in Portugaltunas.

Page 67: XII FITUFF
Page 68: XII FITUFF
Page 69: XII FITUFF
Page 70: XII FITUFF
Page 71: XII FITUFF
Page 72: XII FITUFF
Page 73: XII FITUFF
Page 74: XII FITUFF
Page 75: XII FITUFF
Page 76: XII FITUFF
Page 77: XII FITUFF
Page 78: XII FITUFF
Page 79: XII FITUFF
Page 80: XII FITUFF
Page 81: XII FITUFF
Page 82: XII FITUFF
Page 83: XII FITUFF
Page 84: XII FITUFF

MAGNA TUNA CARTOLAMagna Tuna Cartola - Universidade de AveiroA quarta e última tuna da noite foi a Magna Tuna Cartola de Aveiro. Com 24 elemen-tos em palco, começaram com o estranho tema original “Chuva”, com a presença do maestro à frente da tuna, um solista, um balde e esfregona, uma viola com serrote e as já tradicionais garrafas com luz.

Page 85: XII FITUFF
Page 86: XII FITUFF

O “Macho Português”, um original da tuna (mais uma vez como todas as outras), foi dedicado a todos os homens de bigode farfalhudo. Para que ninguém ficasse com inveja, a “Serenata Nova” foi dedicada a todas as mulheres, ou “besugas”, presentes na sala.

Page 87: XII FITUFF

“Aveiro é” foi mais um tema animado, com destaque para o seu bandeira. Para terminar, a “Triste História de um Cartola” voltou a animar a sala. Uma atuação sempre em crescendo para a tuna aveirense - in Portugaltunas.

Page 88: XII FITUFF
Page 89: XII FITUFF
Page 90: XII FITUFF
Page 91: XII FITUFF
Page 92: XII FITUFF
Page 93: XII FITUFF
Page 94: XII FITUFF
Page 95: XII FITUFF
Page 96: XII FITUFF
Page 97: XII FITUFF
Page 98: XII FITUFF
Page 99: XII FITUFF
Page 100: XII FITUFF
Page 101: XII FITUFF
Page 102: XII FITUFF
Page 103: XII FITUFF
Page 104: XII FITUFF
Page 105: XII FITUFF

BRUNATuna Universitária da Figueira da FozPara terminar a parte musical, ainda esteve em palco o músico e acordeonista João Gentil e a tuna or-ganizadora, Tuna Bruna - Tuna Universitária da Figueira da Foz, com 26 elementos em palco..

Page 106: XII FITUFF

Interpretaram os temas “Cantar a Cidade”, “Meu Amor”, “Maria”, e o seu tema mais recente - “Portugal”. Para finalizar a sua atuação, o clássi-co de Simone de Oliveira “Figueira” e

o tema “O Teu Olhar” interpretado à capela, à boca do palco e sem amplifi-cação. Acabou em beleza este festival - in Portugaltunas.

Page 107: XII FITUFF
Page 108: XII FITUFF
Page 109: XII FITUFF
Page 110: XII FITUFF
Page 111: XII FITUFF
Page 112: XII FITUFF
Page 113: XII FITUFF
Page 114: XII FITUFF
Page 115: XII FITUFF
Page 116: XII FITUFF
Page 117: XII FITUFF
Page 118: XII FITUFF
Page 119: XII FITUFF
Page 120: XII FITUFF
Page 121: XII FITUFF
Page 122: XII FITUFF
Page 123: XII FITUFF
Page 124: XII FITUFF
Page 125: XII FITUFF

Prof. Rogério Cruz - Professor de Música. Músico, membro do Quar-teto de Saxofones de Coimbra-Sax EnsambleJosé Rosado - Membro da Tuna Templária de Tomar. Prof. Isabel Rovira - Professora de Música.Daniel Lopes - Membro da Estudan-tina Académica de Castelo Branco.

JURI DO XII FITUFF

Page 126: XII FITUFF

MELHOR Serenata tuna mais tuna

desertuna tUNA MEDICINA cOIMBRA

Page 127: XII FITUFF

MELHOR estandarte melhor pandeireta

tUNA MEDICINA cOIMBRAdesertuna

Page 128: XII FITUFF

MELHOR ORIGINAL MELHOR INSTRUMENTAL

MAGNA TUNA CARTOLA tUNA MEDICINA cOIMBRA

Page 129: XII FITUFF

MELHOR SOLISTA 2ª MELHOR TUNA

TUNA PERITOS LINARES MAGNA TUNA CARTOLA

Page 130: XII FITUFF

MELHOR TUNA

tUNA de MEDICINA da universidade de cOIMBRA

Page 131: XII FITUFF

Seguiram-se as festas no imperio caffe-bar

Page 132: XII FITUFF

e na discoteca NB

Page 133: XII FITUFF

AgradecimentosTerminada que está mais uma edição do FITUFF – a 12ª – não podemos deixar de fazer a justa e devida referência a todos aqueles que permitiram que, uma vez mais, este evento que a Bruna realiza fosse um verdadeiro sucesso.Desde logo estendemos o nosso profundo agradecimento e reconhecimento ao Casino Figueira, parceiro institucional indispensável para o sucesso do FITUFF, em particular ao seu Administrador Doutor Domingos Silva, Dr.ª Fernanda Conde, Dr.ª Sónia Almeida e Dr. Jorge Lé, bem como a todos os funcionários e colaboradores do Casino Figueira que, ano após ano, fazem da cordialidade e simpatia a sua imagem de marca, sendo uma peça fundamental na materialização deste nosso evento.De igual forma agradecemos a todos aqueles que contribuíram materialmente e logisticamente para tornar possível a realização do FITUFF. A Bruna, mais que Patrocinadores, tem – ao longo destes mais de 22 anos – amigos que, edição após edição, respondem afirmativamente à solicitação da Bruna permitindo que o FITUFF, mais que um Festival, seja já reconhecido como um dos marcos culturais da Cidade e da região.Agradecemos também à equipa do Portugaltunas pela reportagem do XII FITUFF.Uma palavra de gratidão também para o distinto Júri do nosso Festival que teve pela frente uma empreitada bem complicada atendendo à elevadíssima qualidade das tunas presentes.Um evento desta natureza não estaria completo sem um toque feminino, assim agradecemos a inexcedível colaboração das nossas Guias, uma ajuda indispensável à organização, permitindo que o Festival e todos os seus horários fossem respeitados escrupulosamente.E claro um Festival destes tem de ficar registado – não apenas na memória dos que nele participaram – mas também fotograficamente. E é aqui que entra a inestimável colaboração do nosso amigo Ricardo São Marcos “Bob” que, de máquina fotográfica em punho, foi perpetuando todos os momentos do FITUFF, deixando-nos a certeza de que esta colaboração se irá manter em futuras edições.E como não foram apenas as tunas participantes a brilhar em palco recordamos igualmente a amável participação do Grupo de Fados ÀCapella e do acordeonista João Gentil que, com a sua arte e qualidade foram sem dúvida alguma um acréscimo qualitativo nesta nossa festa.Por último não poderíamos deixar de agradecer com emoção a todos aqueles que, ano após anos, enchem completamente o Salão Caffé e que, mais que a noite, aquecem os nossos corações.

Muito obrigado amigos e… até para o ano!