The epitope space of the human proteome

16
Jorge Sidnei de Andrade Patologia Estudo das doenças em geral sob aspectos determinados, tanto na medicina, quanto em outras áreas do conhecimento como Matemática e Engenharia. São os estudos específicos do corpo humano e das doenças que estamos talvez sujeitos à ter, e que traz importantes informações sobre estudos. Professora: Adriana Roberta de Paula Educação Física – Faculdade Flamingo Módulo Amarelo – Noturno

Transcript of The epitope space of the human proteome

Jorge Sidnei de Andrade

Patologia

Estudo das doenças em geral sobaspectos determinados, tanto namedicina, quanto em outras áreas doconhecimento como Matemática eEngenharia. São os estudos específicosdo corpo humano e das doenças queestamos talvez sujeitos à ter, e quetraz importantes informações sobreestudos.

Professora: Adriana Roberta de PaulaEducação Física – Faculdade Flamingo

Módulo Amarelo – Noturno

São Paulo23 de abril de 2014

Índice

OsteoporoseHérnia de discoEscolioseCifoseLordoseBico de PapagaioBursiteArtriteHipertireoidismoHipotireoidismoBracardiaAsmaBronquiteTendiniteProtusão discalPressão alta

Diabetes tipo I e IIFibromialgia

Grupos especiais

GestantesTerceira idadeSedentárioObeso

Osteoporose

Doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Na maioria dos casos, a osteoporose é uma condição relacionada com o envelhecimento. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa por causa da queda na produção do estrógeno.

Prevenção

Como até os 20 anos, 90% do esqueleto humano estão prontos, medidas de prevenção contra a osteoporose devem ser tomadas

desde a infância e, especialmente, na adolescência para garantir a formação da maior massa óssea possível. Para tanto,é preciso pôr em prática três medidas básicas: ingerir cálcio,tomar sol para fixar a vitamina D no organismo e fazer exercícios físicos, Na verdade, essas regras devem ser mantidas durante toda a vida.Principalmente, a atividade física tem efeito protetor sobre otônus e a massa muscular, que se reflete na melhora do equilíbrio e ajuda a evitar as quedas ao longo da vida.

Atividades Físicas Recomendadas

Sempre é bom lembrar que:A osteoporose não é problema que atinge só as mulheres. Ela afeta também os homens. Nelas, a causa mais comum é a queda naprodução de estrógeno depois da menopausa; neles, o índice da massa corpórea abaixo de 20, a falta ou excesso de exercício, diabetes, hipertireoidismo, doença do glúten, drogas contra a epilepsia ou imunossupressores usados em transplantes de órgão;A dieta diária deve incluir alimentos ricos em cálcio como leite, queijos, iogurtes; o cálcio é um mineral indispensável para garantir a recomposição da estrutura óssea;Suplementos de cálcio e vitamina D são recomendados para manter a massa óssea, especialmente nos pacientes cujas dietassão pobres em leite e laticínios, e que apanham pouco sol;Caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr e, especialmente, exercícios com pesos são fundamentais para manter o tônus muscular e prevenir a osteoporose;Os esportes mais indicados para a produção contínua de massa óssea são os que provocam grande tensão muscular. Músculos exercitados e em movimento colaboram para que os ossos fiquem mais fortes e reduzem o risco de quedas e fraturas nas pessoasde idade;

Artrose ou Osteoartrite(Artrite degenerativa, doença degenerativa dasarticulações)

Doença crônica das articulações e eventualmente dos elementos particulares caracterizada pela degeneração da cartilagem e do

osso subcondral, que pode causar dor articular, rigidez e redução da funcionalidade articular.

Atividades Físicas Recomendadas

Os exercícios podem ajudar a mantero movimento geral e das articulações. Peça a seu médico querecomende uma rotina apropriada de exercícios domésticos. Os exercícios aquáticos, como a natação, são especialmente úteis.Entre outras recomendações sobre estilo de vida estão:

Aplicar frio e calor;Ter uma dieta balanceada e saudável;Repousar;Emagrecer se estiver acima do peso;Proteger as articulações.

Hérnia de disco

A coluna vertebral é composta por vértebras, em cujo interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. Entre as vértebras cervicais, torácicas e lombares, estão os discos intervertebrais, estruturas em forma de anel, constituídas por tecido cartilaginoso e elástico cuja função éevitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto.

Os discos intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação de hérnias de disco, ou seja, parte deles sai da posição normal e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais freqüente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

Atividades Físicas Recomendadas

Exercícios sem impacto e sem movimentos exagerados da coluna, como Hidroginástica, Yoga, o Tai Chi Chuan e o Pilates (Alongamentos seguidos de movimentos de Yoga, variam de cinco á dez segundos por posição, para que a pessoa consiga relaxar sem nenhum estresse ao exercício.);Evitar todos os excessos que facilitam a instalação das hérnias de disco: excesso de peso, de bebidas alcoólicas, de exercícios físicos, de cigarro;Procurar manter a postura correta quando sentado ou em pé;Não se esquecer de que vida sedentária é responsável não só pela formação de hérnias de disco, mas por muitos outros problemas de saúde;Informar-se sobre o tipo de atividade física indicada para suafaixa de idade;Suspender os exercícios se os sintomas voltarem e procure assistência médica imediatamente;Seguir as recomendações médicas depois da cirurgia para evitarque nova hérnia se forme naquele local.

Escoliose

Deformidade da coluna vertebral, em forma de “S” ou “C” quandose olha o paciente de costas. É uma doença que pode sercausada por inúmeras doenças e que analisada quanto à suaflexibilidade se divide em: não estruturais ou corrigíveis coma eliminação da causa, e estruturais ou permanentes.

Atividades Físicas Recomendadas

Hidroginástica, Natação, Alongamento ePilates. Exercícios estes que ajudam afortalecer a musculatura posterior dorsal ea correção da postura.

Cifose

Definida como um aumento anormal da convexidade anterior dacoluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa

deformidade, a má postura e o condicionamento físicoinsuficiente.A Hipercifose é o aumento da região dorsal, ou seja, é oaumento da convexidade posterior no plano sagital, podendo serflexível ou irredutível.

Atividades Físicas Recomendadas

Exercícios de solo, Mobilização,Desbloqueio respiratório, Corretivos,Assimétricos no Espaldar, na Bola Suíça

(Alongamento, fortalecimento e mobilização), Empurrar eTracionar, Natação e Postura.

Lordose

Transtorno definido por uma curvatura excessiva da coluna paradentro. Ela difere das curvas normais da coluna nas regiõescervical, torácica e lombar, as quais são, até certo grau,cifóticas ou lordóticas. Afeta principalmente a coluna lombar,mas também ocorre no pescoço (cervical).

Atividades Físicas Recomendadas

Consciência corporal,Fortalecimento muscular, Articulare Flexibilidade muscular, Educaçãoe Trabalho de respiração,Equilíbrio corporal.

Bico de Papagaio ou Osteófitos

São formações ósseas em forma de gancho quese desenvolvem em torno dos discos da colunavertebral nos seres humanos e animais emcertos casos de afecções reumáticas, como aosteoartrose lombar e cervical. O bicos-de-papagaio são decorrentes da produçãoprogressiva do anel fibroso do discointervertebral, dando origem à formação

óssea cujos efeitos são agravados pela desidratação gradual dodisco intervertebral, causando a aproximação das vértebras,comprimindo a raiz nervosa e causando does e fenômenosreflexos.

Atividades Físicas Recomendadas

Hidroginástica, Natação, Bicicleta, Musculação e Alongamentosão recomendados, Exercícios de extensão passiva, Corrigirdesalinhamento postural (incluindo lateral), exercícios defortalecimento para os músculos abdominais e extensores, deflexão após ter ocorrido desaparecimento das dores.

Bursite

Definida como uma inflamação da bolsa sinovial (ou bursa), queé uma pequena bolsa que envolve asarticulações e abriga o líquido sinovial,tendo como função evitar o atrito entreduas estruturas, protegendo os tendões,tecidos musculares e ossos.

Atividades Físicas Recomendadas

Reabilitação do movimento escapular,Exercícios com bastão, Flexão de ombros,Rotação externa, Extensão ombros,

Isométricos, Exercícios de rotação com faixa terapêutica.

Artrite

Inflamação de uma ou mais articulações, que resulta em dor,inchaço, endurecimento e limitação demovimento.

Atividades Física Recomendadas

Exercícios de extensão de movimento, deforça, aeróbicos ou de resistência.

Hipertireoidismo

É um problema no qual a glândula datireóide produz hormônio em excesso.Esse problema também é conhecidocomo tireóide superativa.

Atividades Física Recomendadas

Exercícios de Yoga, Natação.

Hipotireoidismo

Deficiência dos hormônios produzidos pela glândula tireóide; atri-iodotironina.

Há várias causas distintas para ohipotireoidismo, sendo que a maiscomum é a inflamação da glândulatireóide, que danifica as células.A deficiência de iodo na dietatambém pode causar hipotireoidismo,porém sua prevalência tem diminuídoem todo o mundo devido aos programasgovernamentais de adição de iodo à

alimentação.

Atividades Física Recomendadas

Caminhadas, Natação, Hidroginástica e Exercícios aeróbicos.

Bradicardia

É uma diminuição na freqüência cardíaca. Pode ser devido asvariações normais do funcionamento do organismo.

Atividades Física Recomendadas

Não há atividades Física Recomendada.Asma

Doença inflamatória crônica das vias nasais que ataca osistema respiratório, que rsulta na reduçãoou até mesmo obstrução no fluxo de ar.

Atividades Física Recomendada

Natação e até corrida são benéficos paraquem sofre com asma.

Bronquite

Inflamação dos brônquios. Existem dois tipos, a bronquiteaguda, que geralmente écausada por vírus e bactériase que dura diversos dias atésemanas, e a bronquite crônicacom duração de anos, nãonecessariamente causada poruma infecção.

Atividades Física Recomendada

Natação, importante para controlar a bronquite. Ajuda aaumentar a capacidade pulmonar, retira secreções e melhora osistema imune.

Tendinite

Inflamação, lesão e inchaço de um tendão, que é uma estruturafibrosa que une o músculo ao osso.

Atividades Física Recomendada

Musculação, Alongamentos, Hidroginástica ePilates para reabilitação dos músculos e

tendões, trazendo o fortalecimento de forma graduativa.

Protusão Discal

Distensão do anel fibroso que envolve os discosintervertebrais. Tal distensão ocorre semrompimento do anel fibroso que envolve o disco. Onúcleo discal “empurra” o anel causando seudesgaste e dilatação.

Atividades Física RecomendadaMusculação, Pilates.Hipertensão ou Pressão Alta

Doença comum que muitas vezes demora a ser diagnosticada, poiso organismo do paciente se adapta aos níveiselevados de pressão.

Atividades Física Recomendada

Todas as atividades desde que haja orientação médica e de umprofissional na área de Educação Física.

Diabetes tipo I e II

Aparece quando o Sistema imunitário do doente ataca as célulasbeta do pâncreas. A causa desta confusãoainda não foi definida, apesar de aparecerestar associada a casos de constipação eoutras doenças. O tipo de alimentação, oestilo de vida, etc. Diabetes tipo II associada ao usoprolongado de corticóides, freqüentementeassociada à hemocromatose não tratada.Resulta da resistência à insulina e de

deficiência na secreção de insulina. O diabetes tipo II ocorreem cerca de 90% dos pacientes com diabetes.Ambos os tipos I e II tem fatores genéticos importantes, sendoo principal fator desencadeante de 20-30% dos casos de tipo Ie de 5-10% dos casos de diabetes tipo II.

Atividades Física Recomendada

Aeróbicos, Caminhadas, Tênis, Natação e Ginásticaaeróbica (com indicação médica).Obs: O exercício aeróbico permite reduzir osvalores de HbA1C e ausentar a sensibilidade àinsulina. O exercício de resistência é igualmente

benéfico e a combinação dos dois tipos de exercício pode ser omais eficaz.

Fibromialgia

Doença crônica caracterizada por dores difusas nos músculos,ligamentos e tendões; sensação defadiga e cansaço; e pontos no corpo comsensibilidade aumentada.

Atividades Física Recomendada

Natação, Hidroginástica, Alongamentospara promover o equilíbrio, coordenação motora e amenizar ador, Exercícios de resistência.

Grupos Especiais

Gestantes

Nos seres humanos, a gravidez se refere ao estado resultante da fecundação e um óvulo pelo espermatozóide, envolvendo o subseqüente desenvolvimento do feto gerado no útero, que dura cerca de 9 meses, até seu nascimento.

A idade embriológica da gestação é contada a partir dafecundação do óvulo. No entanto, é praticamente impossível a identificação do momento em que ocorreu a fecundação ou a data correta do coito ou da ovulação. Por isso, convencionou-se contar a

idade da gravidez a partir de um marco mais fácil de identificar: o primeiro dia do último período menstrual da mulher. Trata-se da idade obstétrica da gravidez. Quando o clínico ou o ultrassonografista se refere a qualquer idade gestacional, está usando como marco esta data. É evidente que no período entre o início do ciclo menstrual e a fecundação (supostamente ocorrida 14 dias depois do início do ciclo menstrual considerando-se o início fisiológico da gravidez na mulher) não há ainda a gravidez. Trata-se de marcador impreciso, mas é o único disponível.A idade gestacional (IG) é definida como o tempo transcorrido entre o primeiro dia da última menstruação (DUM) e a data atual, medido em semanas e dias. A duração da gravidez tendo-se como base a DUM é, em média, de 280 dias ou 40 semanas, 10 meses lunares (de 4 semanas). Devemos nos lembrar que a duração da gestação varia segundo as características da mãe e do concepto. Também pode haver imprecisão na caracterização doúltimo período menstrual.Em aproximadamente 20% dos casos, observa-se discordância entre a idade gestacional calculada pela DUM e aquela estimadapela ultrassonografia. O exame ultrassonográfico é mais preciso para a avaliação da idade gestacional quando efetuado precocemente. Quanto mais precoce o exame, mais precisa esta

avaliação. Nesses casos, se a idade calculada pela DUM se situar dentro da margem de erro da estimativa ultrassonográfica (aproximadamente ±1 semana no 1° trimestre da gravidez, ±2 semanas no 2° trimestre da gravidez e ±3 semanas no 3° trimestre da gravidez), ela é aceita como correta. Caso contrário, utiliza-se a idade calculada pela ultrassonografia como datação para a gestação.

Atividades Física Recomendada

Natação, Hidroginástica, Musculação, Caminhada, Corridas leves, Yoga, Alongamento, Treino Funcional.Terceira idade

A terceira idade é uma etapada vida pela qual se esperaque todo indivíduo um diapasse. O conceito a partirda idade – se a terceiraidade chega a partir dos 60ou dos 70 anos – não chega anos abastecer de umadefinição concreta eaceitável. O motivo ésimples: estar ou ser daterceira idade nostransforma em pessoasdiferentes, com angústias e

anseios mais pertinentes que a todo o resto de uma sociedadeque vive em completa desigualdade, desolação e concentrada emum novo tempo diferente do qual passamos.

Atividades Física Recomendada

Exercícios aeróbicos de baixo impacto (caminhadas), bicicletaou hidroginástica de 5 a 6 vezes por semana de 30 a 60minutos, Exercícios de peso (musculação) de 3 a 6 vezes porsemana, Alongamentos, Yoga, Pilates entre outra atividades quetambém promovam uma maior flexibilidade e mobilidadearticular, de 3 a 6 vezes por semana.

Sedentário

Pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, comolimpar a casa, caminharpara o trabalho, realizar funções profissionais que

requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão,doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta uma vez e meia nas pessoas que não têm uma vida ativa. Mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico.

Atividades Física Recomendada

Caminhar, Correr, Pedalar, Nadar, Ginástica, Exercícios compesos, Futebol.Obs: É recomendada a consulta a um médico e um educador físicopara orientação das melhores atividades físicas já que não sãorecomendadas as mesmas atividades para todas as pessoas.

Obeso

Doença crônica ocasionada por um excesso de gordura corpórea.A obesidade é identificada quando há um desequilíbrioenergético, ou seja, a energia ingerida (a quantidade de

calorias que você come) é maior do que a energia despendida(número de calorias usadas pelo seu metabolismo, duranteatividade física e na formação de calor) por um longo períodode tempo.

Atividades Física Recomendada

Exercícios físicos ligados a alimentação adequada devemtornar-se permanentes em um programa de redução de peso eestilo de vida saudável. Caminhadas ao ar livre, trocarelevadores por escadas, andar de bicicleta, dançar em casa ouclubes, patina por parques e praças.

Referencias

http://drauziovarella.com.br/mulher-2/osteoporose-3/ 11/04/2014 ás 22:57horashttp://www.aterceiraidade.com/o-que-e-a-terceira-idade-2/ 11/04/2014 ás 23:32horashttp://www.nutricaoempratica.com.br/alimentacao-correta/o-que-e-sedentarismo 12/04/2014 ás 00:51horashttp://www.portaleducacao.com.br/esporte/artigos/3604/o-que-e-ser-obeso#ixzz2zYWnEldv 12/04/2014 ás 01:47horas