Trabalho de logistica

14
Professor: ANDRÉ DIEGO SANTOS Bela

Transcript of Trabalho de logistica

Professor: ANDRÉ DIEGO SANTOS

Bela Donna

NOSSA MISSÃO

Diferenciar-se no mercado da moda feminina com roupas que ofereçam beleza, sensualidade e bem estar a mulher.

NOSSA VISÃO

Ser uma empresa de moda altamente competitiva destacando-se no mercado como a mar54ca de roupa indispensável na vida das mulheres.

NOSSOS VALORES

Atuar como uma empresa ética, socialmente responsável, incentivar nossos colaboradores a buscarem o desenvolvimento pessoal e profissional.

Bela Donna

A direção

OPERAÇÃO DE ESTOQUE E ARMAZENAGEM

Introdução

As necessidades dos nossos clientes são analisadaspara que nossa empresa avalie se poderemos atendê-losa partir dos estoques existentes ou se teremos queiniciar um processo de reposição de material por meiode compra.

O armazenamento de materiais é uma atividadeespecializada e consiste em armazenar adequadamenteos materiais para que seja possível sua rápidarecuperação e a manutenção dos níveis de qualidade epara que a entrega seja facilitada.

A logística de distribuição visa a entrega dosmateriais no ponto certo, ao menor custo e no menorprazo, mantendo suas condições de qualidade.

A administração de materiais tem impacto direto nalucratividade da empresa e na qualidade dos produtoshavendo necessidade de uma gestão de Just in time,com o objetivo de reduzir estoques e manter o clientesatisfeito.

ESTRUTURA DE ESTOQUE

A estrutura do estoque visa minimizar os custos e otempo de expedição, definir as posições, prevenir ademanda e manter uma ordem estabelecida. O estoque daBela Donna é dividido em 2 zonas.

Zona 1 – É responsável pela estocagem earmazenagem das matérias primas necessária para anossa produção. A armazenagem é feita conforme ostipos de material, no caso das bobinas de tecidopossuíram uma instalação fixa onde as bobinas são

estocadas horizontalmente e individualmente.Cada modelo de tecido contém um código de barraonde fica registrado o local exato de estocagem ea quantidade. Um painel localizado na entrada dazona, possui amostras de tecidos e uma etiquetacom o código de barras correspondente, o queagiliza a procura e evita erros.

Quando a bobina não é utilizada totalmente oprocesso de armazenagem é feito da seguintemaneira, a bobina é envolta com um papel especial(papel manteiga) e etiquetada com código debarra.

Conforme a entrada dos aviamentos, imediatamenteé feito um registro do material com uma imagem doproduto, a quantidade, local de armazenamento e ocódigo de barra associado ao produto, em seguidatodas as caixas são etiquetadas e levadas para olocal de estocagem, as caixas então são colocadasem prateleiras numeradas.

Zona 2 – É responsável pela estocagem earmazenagem dos produtos finalizados. As peçassão devidamente separadas por modelo,tamanho ecor e ensacadas individualmente. Segue tabela dereferência do tamanho da embalagem plástica.

Modelo TamanhoCamiseta 20x20Vestido 40x40Blusa 30x30Calça 50x40

Blazer 60x60

Cada peça é etiquetada separadamente, porém parafacilitar o manuseio dentro do estoque fazemosuma unitização da carga, onde é feito umaamarração em feixe a cada 10 peças. Os feixes sãoarmazenados em prateleiras numeradas.

A zona 1 é localizada próximo ao local de confecçãopara diminuir o tempo utilizado para o deslocamentodo material, já a zona 2 é localizada perto da áreade carga e descarga de caminhão para agilizar oprocesso de despacho da produção.

INVENTÁRIO

O inventário físico é a contagem de todos os estoquesda empresa para verificação se as quantidadescorrespondem aos controles de estoque. Esta contagemtambém deve ser efetuada em componentes aguardandodefinição do controle de qualidade. Os benefícios doinventário é a verificação de eventuais desvios nocontrole – peças rejeitadas, avariadas e subtraídas.

Essas faltas não registradas e controladas podemcausar problemas de atrasos nas entregas de pedidosaos clientes, pois o planejamento de compras não irásuprir a falta de materiais por falta de informações.Devido a trabalharmos com o conceito de estoquereduzido, fazemos um inventário a cada duas semanas.

GESTÃO DE ESTOQUE

A gestão do estoque busca garantir a máximadisponibilidade do produto com o menor estoquepossível, pois se entende que estoque parado écapital parado. A nossa gestão de armazenamento édada de acordo com o período de confecção, demanda enecessidade da produção.

O principal abastecimento do estoque é feito deacordo com os quatro períodos sazonais do nosso ramo,levando em consideração as datas comemorativas, ondese tem um aumento das vendas.

Damos prioridade a compra de lotes econômicos baseadoem estimativas anteriores, deixando assim a reposiçãodo estoque a caráter de manutenção, ou seja, areposição do estoque em determinado período é feitaquando o estoque do cliente atinge o nível mínimo desegurança pré-estabelecido, sendo controlada por umsistema interligado entrecliente/produção/fornecedor, pois não trabalhamos como reaproveitamento de estoque e sim com a totalliquidez do mesmo.

CUSTO DE ESTOQUE

Procuramos reduzir ao máximo os custos de estoques earmazenagem, implementando de modelos de estoque

mínimo e reposição interligada como já ditoanteriormente.

Antigamente tínhamos custos elevados de manutenção,pois utilizávamos o sistema de produção de demandaempurrada, o que necessitava de um espaço deestocagem maior mais a mão de obra, não levando emconsideração com a quantidade de produtos que seinutilizava em função de trabalharmos com produtossazonais.

A diminuição dos custos de estoque nos possibilitoureduzir o preço do produto sem mexer na nossa margemde lucro, deixando-o mais competitivo sem diminuir alucratividade da empresa, podendo investir emmaquinários.

TRANSPORTE

A nossa empresa utiliza o modal rodoviário paratransportar a produção realizada e os pedidos denossos clientes, por não se tratar de grandequantidade de produtos, dois veículos (Fiorino) dãoconta de escoar a produção com segurança (integridadedo produto) e rapidez.

Todo e quaisquer pedidos são transportados em sacosde lona devidamente fechado com lacres numerados queproporcionam um maior controle e facilidade deconferencia da mercadoria transportada. O numero dolacre é registrado na via de pedido onde seráacrescentado o valor proporcional do frete.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao realizarmos esse trabalho observamos melhorias após a implantação do novo sistema de informações, proporcionando redução de tempo, custos menores e agilidade nas decisões.

Antes da implantação não tínhamos conhecimento exatode tudo que era produzido e vendido em um determinadoperíodo.Colocávamos colaboradores para fazer a

contagem física periodicamente, com perda de tempo,lentidão e custos altos.

Outro ponto importante é ter a informação do ponto dereposição, onde antecipadamente podemos colocar novo estoque.

A nossa maior dificuldade foi convencer os colaboradores da importância da implantação de controle de estoque, já que dependíamos dados fornecidos por eles.

Após o resultado houve o reconhecimento de todos, pois percebemos melhorias em todo o processo.

BELA DONNA ROUPAS FEMININA LTDA

Bela Donna

OPERAÇÕES DE ESTOQUEE ARMAZENAGEM

Tec. de Administração 2013.5

Profº Andre Diego Santos

Grupo: Adrielle Santos

Álvaro Nascimento

Felipe Galdino

Loide Liz Cobra

Marcos Pereira

Valdino Barbosa