Teste de Progresso 2018 - Ciências Biológicas, Bacharelado

26
UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos CCS Centro de Ciências da Saúde Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Teresópolis setembro de 2018 Prezado Aluno Você está realizando o Teste de Progresso. Este não objetiva aprovar, selecionar ou classificar, procura dimensionar o seu ganho de conhecimento cognitivo e constatar sua evolução individual no processo de construção de sua aprendizagem. Por isso, ao participar do teste está fazendo o acompanhamento de seu crescimento ao longo do curso. Dependendo do período em que se encontra, muitas destas questões poderão ser desconhecidas. Mesmo assim, esforce-se para respondê-las. O resultado do teste será entregue individualmente, aos alunos que participaram. Boa sorte! Comissão de Avaliação INSTRUÇÕES: Assine o cartão de respostas com caneta azul ou preta conforme assinatura no documento de identidade apresentado. Marque o cartão de respostas preenchendo TODO O ESPAÇO sobre a letra correta ( ) em tinta azul ou preta. NÃO serão permitidas rasuras no cartão de respostas. As questões rasuradas serão consideradas erradas. Somente entregue o cartão de respostas. O caderno de questões poderá ser levado para a conferência do gabarito, desde que tenha decorrido uma hora do início da prova. NÃO é permitido manter telefone celular, ou quaisquer dispositivos eletrônicos ligados na sala de prova. Fica proibido qualquer tipo de consulta. Os professores responsáveis pela aplicação do teste NÃO poderão esclarecer dúvidas. O entendimento dos enunciados faz parte da avaliação. A prova contém 60 (sessenta) questões numeradas, de múltipla escolha, com cinco opções cada, onde há somente única resposta correta. Ao final do teste são apresentadas 10 questões referentes à sua opinião sobre o Teste de Progresso efetuado. Contamos ter sua opinião. A duração da prova é de três horas improrrogáveis, incluído o tempo para a marcação do cartão de respostas. Ao final deste tempo, os cartões serão recolhidos. O aluno somente poderá retirar-se da sala, depois de decorrida a primeira hora a partir do início do teste.

Transcript of Teste de Progresso 2018 - Ciências Biológicas, Bacharelado

UNIFESO - Centro Universitário Serra dos Órgãos

CCS – Centro de Ciências da Saúde

Teste de Progresso 2018

Ciências Biológicas, Bacharelado

Teresópolis setembro de 2018

Prezado Aluno

Você está realizando o Teste de Progresso. Este não objetiva aprovar, selecionar ou classificar, procura dimensionar o seu ganho de conhecimento cognitivo e constatar sua evolução individual no processo de construção de sua aprendizagem. Por isso, ao participar do teste está fazendo o acompanhamento de seu crescimento ao longo do curso.

Dependendo do período em que se encontra, muitas destas questões poderão ser desconhecidas. Mesmo assim, esforce-se para respondê-las.

O resultado do teste será entregue individualmente, aos alunos que participaram.

Boa sorte!

Comissão de Avaliação

I N S T R U Ç Õ E S :

• Assine o cartão de respostas com caneta azul ou preta conforme assinatura no documento de identidade apresentado.

• Marque o cartão de respostas preenchendo TODO O ESPAÇO sobre a letra correta (◼) em tinta azul ou preta.

• NÃO serão permitidas rasuras no cartão de respostas. As questões rasuradas serão consideradas erradas.

• Somente entregue o cartão de respostas. O caderno de questões poderá ser levado para a conferência do gabarito, desde que tenha decorrido uma hora do início da prova.

• NÃO é permitido manter telefone celular, ou quaisquer dispositivos eletrônicos ligados na sala de prova.

• Fica proibido qualquer tipo de consulta.

• Os professores responsáveis pela aplicação do teste NÃO poderão esclarecer dúvidas. O entendimento dos enunciados faz parte da avaliação.

• A prova contém 60 (sessenta) questões numeradas, de múltipla escolha, com cinco opções cada, onde há somente única resposta correta.

• Ao final do teste são apresentadas 10 questões referentes à sua opinião sobre o Teste de Progresso efetuado. Contamos ter sua opinião.

• A duração da prova é de três horas improrrogáveis, incluído o tempo para a marcação do cartão de respostas. Ao final deste tempo, os cartões serão recolhidos.

• O aluno somente poderá retirar-se da sala, depois de decorrida a primeira hora a partir do início do teste.

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 2 de 24

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 3 de 24

1. O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. [...] Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”.

(WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)

Disponível em <https://construindofuturos.blogspot.com.br/2014/07/indios-e-reducao-do-pau-brasil.html>. Acesso em: 09 maio 2018.

Com base no texto, qual alternativa expõe um discurso que revela uma atitude etnocêntrica?

(A) Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais, por exemplo, a sua expressão artística em produtos artesanais e a utilização de produtos naturais para tratar algumas doenças.

(B) O uso do kilt (uma saia típica) usada pelos escoceses não é bem vista por indivíduos machistas de sociedades patriarcais por entenderem que este é um vestuário de exclusividade feminina.

(C) O convívio entre pessoas de diferentes religiões deve primar pela tolerância e pelo respeito aos valores intrínsecos, independente da origem das doutrinas que fundamentam tais crenças ou dogmas.

(D) Os povos orientais e ocidentais podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre os mesmos, independente das tradições cultuadas por eles.

(E) O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, à medida que há um respeito mútuo por parte de seus representantes no que concerne às diferentes visões de mundo.

Intenção: Verificar se o estudante identifica o conceito de etnocentrismo em diversos “discursos” cotidianos.

Referências:

http://sociologiadeplantao.blogspot.com.br/2009/08/exercicios-cultura-ideologia-e.html, https://www.significados.com.br/etnocentrismo/, (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)

Justificativa: A resposta que caracteriza a atitude etnocêntrica é a Letra B. O preconceito em relação ao kilt é uma atitude etnocêntrica por não respeitar a cultura e os costumes de outro país. Uma visão etnocêntrica demonstra, por vezes, desconhecimento dos diferentes hábitos culturais, levando ao desrespeito, depreciação e intolerância por quem é diferente, originando, em seus casos mais extremos, atitudes

preconceituosas, radicais e xenófobas.

Nível de Dificuldade: Normal

Categoria: Sociedade e Cultura

Tipo de questão: Resposta Única

2. A relação entre o papel social da mulher e o mercado de trabalho se justificam, ainda na sociedade contemporânea, a partir de estereótipos que distanciam a mulher de características ditas como masculinas, tais como objetividade, dureza para tomar decisões e frieza racional. São frequentemente usados como justificativa para a não contratação de mulheres para determinados cargos, promoção para níveis hierárquicos superiores e a outras condições no trabalho:

I. A vereadora Marielle Franco foi assassinada em março de 2018, ao sair de um evento no Rio de Janeiro, porque mantinha um casamento homossexual.

II. A atriz que interpretou a Rainha Elizabeth II da Inglaterra na série “The Crown” da Netflix, recebeu remuneração menor que o ator que interpretou o Príncipe Philip.

III. Em junho de 2018, as mulheres sauditas ocuparam pela primeira vez o banco do motorista e saíram pelas ruas do país comemorando. Assim, caiu a última proibição contra motoristas femininas no mundo.

Os fatos acima que confirmam o enunciado da questão são:

(A) I e II

(B) I, II e III

(C) Nenhuma delas

(D) II e III

(E) I e III

Intenção: Refletir sobre o preconceito sofrido pela mulher em relação ao homem na colocação no mercado e nas relações de trabalho.

Justificativa: As duas respostas (II e III) são corretas porque a segunda aborda uma situação de remuneração diferenciada para a mesma função, sendo que o papel da rainha era protagonista na série; a terceira expressa um direito civil que era limitado às mulheres apenas pela condição do gênero e que poderia

prejudicar a colocação das mesmas no mercado de trabalho.

Referências: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-geografia/exercicios-sobre-importancia-mulher-na-sociedade.htm#questao-2 – Adaptação de questão. Acessado em 27-06-2018

https://oglobo.globo.com/cultura/claire-foy-recebeu-menos-por-the-crown-que-interprete-do-principe-philip-22486116 - Acessado em 1-7-2018

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/vereadora-do-psol-marielle-franco-e-morta-a-tiros-no-centro-do-rio.ghtml - Acessado em 23-03-2018

https://oglobo.globo.com/mundo/mulheres-sauditas-podem-dirigir-mas-seguem-sob-tutela-dos-homens-22818869 - Acessado em 1-7-2018

Nível de Dificuldade: Normal

Tipo de questão: Resposta múltipla

Categoria: Sociedade e Cultura

3. A Base Nacional Comum Curricular foi aprovada, faz referência:

Fonte: http://g1.globo.com/tudo-sobre/base-nacional-comum-curricular. Acesso

em: 21 jun.2018

(A) a um conjunto de normas disciplinares que devem guiar as escolas municipais.

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 4 de 24

(B) às diretrizes relativas ao que deve ser ensinado aos professores nos programas de formação continuada.

(C) ao conjunto de conhecimentos essenciais a que todo estudante brasileiro deve ter acesso ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

(D) ao comportamento que deve ser assumido pelos professores nas escolas brasileiras.

(E) a um conjunto de normas disciplinares para o ensino médio.

Intenção: Verificar se o estudante identifica fatos relevantes sobre a atualidade na área da educação.

Justificativa: A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Referência: http://g1.globo.com/tudo-sobre/base-nacional-comum-curricular.Acesso 21jun.2018

Tipo de questão: Resposta simples

Nível de Dificuldade: Média

Categoria: Educação

4. Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos.

“(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.”

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1984.

A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:

(A) sabedoria e política / educação difusa.

(B) identidade e história / educação formal.

(C) ideologia e filosofia / educação superior.

(D) ciência e escolaridade / educação técnica.

(E) educação e cultura / educação assistemática.

Intenção: Verificar o conhecimento do estudante sobre educação, cultura e educação assistemática

Justificativa: a partir da leitura da carta, compreende-se que o currículo deve estar ligado à realidade do educando, neste caso, a educação oferecida pelo governo não prepara os índios para a vida. Nesta perspectiva de análise, a educação deve estar ligada à cultura de um povo e no caso do texto, trata-se de uma educação assistemática, ou seja, realizada fora das estruturas escolares.

Referencias: https://acordocoletivo.org/2017/03/07/educacao-assistematica-e-sistematica

Tipo de questão: complementação simples

Nível de Dificuldade: Fácil

Categoria: Educação e Sociedade

5. O prefeito de determinado município brasileiro recebeu do proprietário de um supermercado local, a título de presente de Natal, uma caixa de garrafas de champanhe francês, cujo valor total ultrapassava os R$ 20 mil. No entanto, no início do ano seguinte, o empresário, fazendo menção ao regalo, solicitou que o prefeito intercedesse em seu favor em disputa judicial cujo objeto era um terreno público no qual havia construído um galpão para a armazenagem de produtos.

Nessa situação hipotética, do ponto de vista ético, a atitude do prefeito em aceitar o presente

(A) foi condenável: o prefeito, ao receber o presente, comprometeu a lisura e a transparência, fundamentais aos atos da administração pública.

(B) só seria condenável se o prefeito intercedesse judicialmente em favor do empresário e a decisão judicial fosse benéfica ao interessado: o simples recebimento de presentes não é crime típico.

(C) não foi condenável: o Estado, ao enaltecer a confiança entre os membros da sociedade, considera a lealdade entre eles um valor superior e um fim moral.

(D) foi condenável: mesmo aceitando o presente do empresário, o prefeito não tem como compromisso atender às solicitações da comunidade em geral, desde que elas não sejam públicas.

(E) só seria condenável se o prefeito aceitasse interceder pelo empresário na disputa judicial: o recebimento de presentes e valores, por si só, não é crime típico.

Intenção: Valorizar a compreensão sobre a importância da firmeza dos valores morais na conduta do administrador público, não relativizando em nenhuma situação a importância da lisura e da transparência como qualidades de sua atuação como representante dos interesses da população.

Justificativa: Nos cargos públicos o recebimento de presentes e o gozo de privilégios devem ser rejeitados porque não pode pairar nenhuma dúvida quanto à lisura da relação de um administrador, como é o caso do prefeito, com qualquer segmento da sociedade, especialmente, numa sociedade impregnada pela cultura da corrupção como o é a sociedade brasileira.

Referência: Questão adaptada da prova da Polícia Judiciária Civil – MT 2017 (http://rotadosconcursos.com.br/questoes-de-concursos/etica - acessado em 26-06-18)

Nível de Dificuldade: Normal

Tipo de questão: Resposta direta

Categoria: Ética

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 5 de 24

6. “Ética tem a ver com deveres que cumprimos porque, para nós, isso é o certo, é o justo, ainda que o mundo insista em descumpri-los. São deveres que fazem parte de nós. Isso é a autonomia, que define a vida democrática: a autodeterminação por normas que nos demos, que aprendemos, criticamos, melhoramos e concordamos. Por isso, seguimos, independentemente de que (e quem) estejam nos olhando. É a consciência do andar "direito", livre e responsável. Nos alerta, permanentemente, que a falta de respeito, a corrupção alheia não justifica que andemos errado também. ” (CABRAL, Guilherme Perez. A educação para a ética: sem a desculpa do “não fui só eu”, 2015).

Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/colunas/guilherme-cabral/2015/10/05/a-educacao-para-a-etica-sem-a-desculpa-do-nao-fui-so-eu.htm>. Acesso em: 09 maio 2018.

Disponível em: <http://www.ivancabral.com/2011/09/charge-do-dia-etica-e-educacao.html>. Acesso em: 09 maio 2018.

A charge mostra um contrassenso no que diz respeito ao comportamento ético. Embora a redação contemplasse o tema “ética”, o aluno demonstrou a pretensão de obter vantagem na nota ao presentear a professora com uma maçã. Considerando a imagem e a ideia que transmite, analise as afirmativas seguintes:

I. A ética visa o fortalecimento dos interesses pessoais e isto varia conforme a cultura da comunidade.

II. A ética não se impõe de forma autoritária a cada cidadão apesar do seu caráter universal.

III. A ética prioriza o contexto, ou seja, uma mentira “benéfica” pode ser justificada.

IV. Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.

V. A Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.

É correto apenas o que se afirma em:

(A) I, II, IV.

(B) II, III, IV.

(C) III, IV, V.

(D) I, III, V.

(E) II, IV, V.

Intenção: Verificar se o estudante correlaciona a charge aos conceitos de moral e ética.

Justificativa: A resposta correta é a alternativa E. A ética não pode ser imposta embora seja universal. A ética é teoria, por isso é reflexão; moral é prática e normativa. Ética e moral se completam.

Referências: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro082.pdf, http://www.coladaweb.com/filosofia/moral-e-etica-dois-conceitos-

de-uma-mesma-realidade , http://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm,

http://www.significados.com.br/etica/, http://www.rdsconcursos.com.br/#!MPU-2015-Quest%C3%B5es-de-%C3%89tica-Igor-Borher/c1k5x/5523f2240cf2aa18118ba655

Nível de Dificuldade: Normal

Categoria: Ética

Tipo de questão: Interpretação

7. O Ministério do Meio Ambiente lançou uma campanha “Saco é um saco. Pra cidade, pro Planeta, pro Futuro e pra Você”. E propôs um desafio: um dia sem sacola plástica.

O possível êxito dessa campanha ocorrerá porque

I. Visa conscientizar o consumidor sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plásticos.

II. Se cumpriu a meta de emissão zero de gás carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais.

III. No Brasil, o problema das sacolinhas plásticas é da ordem de bilhões. Uma sacolinha pode parecer inofensiva, mas o impacto ambiental coletivo desses bilhões de sacolinhas é enorme. IV. Apostar no poder de decisão do consumidor como ação transformadora de hábitos e atitudes. V. Mostrar ao consumidor atitudes como recusar uma sacolinha plástica na hora de comprar um item.

Estão CORRETAS somente as afirmativas:

(A) I e II.

(B) I, III, IV e V.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III, II e IV.

Intenção: Verificar o conhecimento do estudante sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Justificativa: Conscientizar o consumidor sobre os impactos ambientais causados pelo uso excessivo e descarte inadequado dos sacos plásticos.

Referências: https://naraiz.wordpress.saco-e-um-saco

Tipo de questão: Resposta múltipla

Nível de Dificuldade: Média

Categoria: Meio Ambiente

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 6 de 24

8. Dia 31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o intuito de sensibilizar a população para os males causados pelo consumo de tabaco e seus derivados. Segundo dados da entidade, mais de 5,6 milhões de pessoas morrem por ano de doenças relacionadas ao fumo, sendo 600 mil fumantes passivos – os que estão sujeitos à fumaça do cigarro.

Mas você sabia que, além de causar danos à saúde, o tabagismo também polui o planeta? Identifique quais afirmações apresentam malefícios do fumo ao meio ambiente.

I.Pacotes de cigarros representam mais de 750 milhões de quilos de lixo não biodegradável, muitos deles acabando em rios e lagos. As pontas de cigarros são levadas pela chuva para rios, lagos, oceanos, matando peixes, tartarugas e aves marinhas que podem ingeri-las.

II.Os agricultores são vítimas de doenças causadas pelos pesticidas e pelo manuseio da folha de tabaco com sintomas que incluem náusea, vômito, fraqueza, dor de cabeça, tonteira, dores abdominais, dificuldade para respirar e alteração na pressão sanguínea.

III.Pelo menos 25% dos incêndios rurais e urbanos são causados por pontas de cigarros. Os filtros, por sua vez, estão carregados de materiais tóxicos que podem demorar mais de cinco anos para se decompor. Há contaminação do solo e bloqueio dos sistemas das águas e esgoto.

IV.De acordo a OMS, aproximadamente dois bilhões de pessoas são vítimas do fumo passivo no mundo, sendo que destas, 700 milhões são crianças, que sofrem com maior incidência de bronquites, pneumonia e infecções de ouvido, entre outras doenças.

V.O fumo na gravidez é responsável por 20% dos casos de fetos com baixo peso ao nascer, 8% dos partos prematuros e 5% de todas as mortes perinatais. O tabagismo na gestação pode contribuir para a Síndrome da Morte Súbita do bebê, além de causar importantes alterações no desenvolvimento do sistema nervoso fetal.

Existe coerência com os danos provocados pelo fumo ao meio ambiente apenas as afirmativas:

(A) I, II

(B) I, III

(C) II, IV

(D) III, V

(E) IV, V

Intenção: Verificar se o estudante reconhece os malefícios ocasionados pelo fumo especificamente ao meio ambiente.

Justificativa: A resposta correta é a alternativa B, considerando que as afirmativas I e III são as únicas que apresentam os malefícios do uso do tabaco relacionados ao meio ambiente e as demais afirmativas caracterizam os malefícios à saúde da pessoa.

Referências: LEOPÉRCIO, Waldir; GIGLIOTTI, Analice. Tabagismo e suas peculiaridades durante a gestação: uma revisão crítica. In: Jornal Brasileiro de Pneumologia. Vol.30. No.2. São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-

37132004000200016,

https://anrbrasil.org.br/dia-mundial-sem-tabaco-fumar-tambem-faz-mal-para-o-planeta/

http://www1.inca.gov.br/inca/Arquivos/web_folder_campanha_tabagismo_2012.pdf

http://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/fumar-faz-mal-para-voce-faz-mal-para-o-planeta/55734/

http://www.brasil.gov.br/editoria/saude/2011/05/males-do-fumo-passivo

Nível de Dificuldade: Normal

Categoria: Meio Ambiente

Tipo de questão: Resposta Múltipla

9. As novas restrições de entrada e permanência de imigrantes nos Estados Unidos, impostas pelo decreto anti-imigração de Donald Trump, entraram em vigor em 2018.

Fonte/www.google.com.br/search.Não+ao+banimento. Acesso em: 20 jun.2018.

Avalie as alternativas que se seguem:

I. O projeto de construção de um muro na divisa com o México, para impedir a entrada de imigrantes e refugiados por essa fronteira.

II. O aumento da fiscalização dos visitantes que requerem visto de entrada para os Estados Unidos, incluindo a verificação de dados das redes sociais.

III. A criação de legislação para estimular a imigração de empresários cubanos para os Estados Unidos, de modo a enfraquecer e isolar a economia cubana.

IV. Autorização de deportação para imigrantes, mesmo legalizados, que não consigam comprovar que vivem nos EUA com plena empregabilidade por ao menos dois anos.

V. Proibição de entrada nos Estados Unidos de cidadãos de seis países de origem muçulmana.

As alternativas que fazem parte destas restrições são:

(A) I, II, IV e V

(B) I e III

(C) I, II e V

(D) III e IV

(E) III, apenas

Intenção: Verificar se o estudante identifica, a partir do enunciado, fatos relevantes da política internacional na atualidade.

Justificativa: com a justificativa de impedir a chegada de “terroristas“, a ordem executiva proíbe, temporariamente, a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de seis países de maioria muçulmana Síria, Líbia, Irã, Sudão, Somália e Iêmen, assim como de refugiados de qualquer parte do mundo.

Referências: https://veja.abril.com.br/mundo/medidas-anti-imigracao-de-trump-entram-em-vigor-nos-eua/.

Tipo de questão: Resposta múltipla

Nível de Dificuldade: Média

Categoria: Política e Cidadania

10. A cidadania compreende o exercício dos direitos civis, políticos e sociais bem como deveres inerentes à vida em sociedade. No entanto, a cidadania nem sempre é exercida de forma plena, uma vez que há um crescente número de pessoas excluídas das estruturas convencionais, como emprego, moradia e privacidade. A População em Situação de Rua é definida como: grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelido a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou de forma permanente. Na busca de lidar com esta problemática, foi instituída a Política Nacional para a População em Situação de Rua, por meio do Decreto 7.053 de 23/12/2009, que além da igualdade e equidade está definido o princípio do(a):

(A) direito à convivência familiar, exceto as crianças e adolescentes inseridos em famílias substitutas.

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 7 de 24

(B) respeito à dignidade da pessoa humana.

(C) administração gratuita para transferência ao poder público dos direitos de herança do morador de rua.

(D) aconselhamento ao morador de rua estimulando o trabalho voluntário no sentido de evitar a convivência com viciados em drogas.

(E) anulação do direito de votar e ser votado por não comprovar endereço fixo.

Intenção: Verificar se o estudante reconhece direitos e deveres de um cidadão preocupado e/ou engajado com a responsabilidade social em relação aos excluídos da sociedade.

Justificativa: A resposta correta é a Letra B. Os princípios da Política Nacional para a População em Situação de Rua são: respeito à dignidade da pessoa humana; direito à convivência familiar e comunitária; valorização e respeito à vida e à cidadania; atendimento humanizado e universalizado; e respeito às condições sociais e diferenças de origem, raça, idade, nacionalidade, gênero, orientação sexual e religiosa, com atenção especial às pessoas com deficiência (Decreto 7.053, Art. 5º). Conforme o relatório do primeiro Encontro Nacional Sobre População em Situação de Rua, organizado e realizado em 2005 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social, a caracterização da População em Situação de Rua ficou definida como: grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelido a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por contingência temporária ou de forma permanente. Viver na rua pressupõe condições precárias de vida, discriminação, baixa autoestima e abandono da sociedade de uma forma geral e de seus antigos vínculos familiares.

Referências: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D7053.htm, https://s3.amazonaws.com/proenem-production/content/temas/15redacao_outubro_pessoas_em_situacao_de_rua_no_brasildocxpdf.pdf, http://www.brasilescola.com/brasil/populacao-situacao-rua.htm, http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/894

Nível de Dificuldade: Fácil

Categoria: Política e Cidadania

Tipo de questão: Complementação Simples

11. De acordo com a lei 12.319, de 1º de setembro de 2010, é uma atribuição do interprete de LIBRAS:

I. Atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos

II. Prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais

III. Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas

Sendo assim:

(A) Apenas II é correta

(B) Apenas III é correta

(C) Apenas I e III são corretas

(D) Apenas II e III são corretas

(E) Todas são corretas

Intenção: Conhecer as atribuições do interprete de LIBRAS

Justificativa: De acordo com a referida lei, os itens apresentados são atribuições do interprete de LIBRAS conforme

o Art. 6º.

Referência: BRASIL. LEI Nº 12.319, DE 1º DE SETEMBRO DE 2010. Gabinete da Casa Civil, 2010. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm

Dificuldade: Médio Categoria: LIBRAS

Subcategoria: LIBRAS

12. Os diplópodes pertencem a uma classe do subfilo Myriapoda, conhecidos vulgarmente como “gongolos” ou “piolhos de cobra”.

Sobre essa classe são feitas as seguintes afirmações:

I. Possui respiração traqueal, com um par de espiráculos por segmento lateralmente

II. São tipicamente carniceiros, alimentando-se de animais mortos e enterrados

III. É bastante comum em pátios de compostagem, onde transforma o material orgânico em adubo

IV. Possui os segmentos do corpo fundidos em pares

Sendo assim,

(A) Apenas as afirmativas III e IV são corretas

(B) As afirmativas I, III e IV são corretas

(C) Apenas as afirmativas I e III são corretas

(D) Apenas as afirmativas II e IV são corretas

(E) Todas as afirmativas são corretas

Intenção: Conhecer as características anatômicas e ecológicas da classe Diplopoda.

Justificativa: Não se tratam de organismos tipicamente carniceiros, já que também se alimentam de vegetais mortos ou

os parasitam.

Referência: FRANSOZO, Adilson. Zoologia dos invertebrados. Rio de Janeiro Roca 2016.

Dificuldade: Médio

Categoria: Diversidade biológica e ecologia

Subcategoria: Zoologia de invertebrados

13. Os climas tropicais e úmidos são desfavoráveis à formação de fósseis

PORQUE

nos climas frios dá-se a preservação dos organismos, uma vez que a baixa temperatura inibe a ação de agentes bacterianos.

Dessa forma, podemos afirmar que:

(A) Ambas as afirmativas são corretas e a segunda justifica a primeira

(B) Ambas as afirmativas são corretas, mas a segunda não justifica a primeira

(C) A primeira afirmativa é correta e a segunda é incorreta

(D) A primeira afirmativa é incorreta e a segunda é correta

(E) Ambas as afirmativas são incorretas

Intenção: Reconhecer os fatores para a fossilização.

Justificativa: Ambientes frios favorecem a formação de fósseis já que impedem, ou reduzem, a ação de microrganismos decompositores.

Referência: BENTON, Michael J.; SIBBICK, John. Paleontologia dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, c2008.

Dificuldade: Fácil

Categoria: Fundamentos das ciências exatas e da terra

Subcategoria: Geologia e paleontologia

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 8 de 24

14. A exposição a microrganismos e parasitas na infância beneficia o desenvolvimento do sistema imunológico humano. Por outro lado, essa exposição pode desencadear uma resposta imune aumentada, o que resulta em doenças alérgicas e autoimunes. Em alguns países europeus com cultura de extrema limpeza, a incidência de alergia e doenças autoimunes em crianças de até dois anos de idade pode ser 5 ou 6 vezes maior que naqueles em que há uma menor cultura higienista. Análises metagenômicas indicam que a presença de microrganismos – encontrados em maior frequência em crianças de países com cultura de extrema limpeza – pode produzir substâncias que inibem as respostas imunológicas, enquanto a presença da bactéria Escherichia Coli – mais comum em crianças de países com menor cultura higienista- consegue tornar o sistema imune mais eficiente, o que reduz a prevalência de alergias e doenças.

VATANEN, T. et al. Variation in Microbiome LPS Immunogenicity Contributes to Autoimmunity in Humans. Cell. n. 165 p.842-853, 2016 (adaptado)

A respeito da temática tratada no texto, avalie as afirmações a seguir:

I Microrganismos de diferentes espécies desencadeiam os mesmos eventos imunológicos o que favorece o desenvolvimento de respostas imunes mais eficazes.

II Uma maior exposição a determinados grupos microbianos e de parasitas aumenta a capacidade de resposta do sistema imune. É multifatorial por estar associado a composição genética dos indivíduos e a fatores ambientais.

III Fatores epigenéticos podem resultar em modificações do padrão de resposta imunológica.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e III

(B) I e IV

(C) II e IV

(D) I, II e III

(E) II, III e IV

Intenção: Identificar os padrões de resposta autoimunes

Justificativa: A exposição a microrganismos fortalece o sistema imunológico de crianças de culturas menos higienistas. Crianças de culturas mais higienistas são mais propensas a desenvolver alergias e doenças autoimunes.

Referência: CALICH, Vera. Imunologia básica. São Paulo: Artes Médicas, 1989.

Dificuldade: Fácil

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução.

Subcategoria: Microbiologia e Imunologia

15. 5. O cultivo de plantas transgênicas, assim como o consumo de seus derivados, reveste-se de interesses, impactos e conflitos múltiplos. As principais críticas ao uso de transgênicos referem-se aos riscos ambientais e de saúde pública. Nesse sentido estudos de impacto ambiental fornecerão elementos que poderão favorecer a preservação dos ecossistemas no que diz respeito à sustentabilidade para a produção dos transgênicos e, com relação à segurança alimentar, é necessário investir em pesquisas mais aprofundadas para identificar os potenciais riscos socioambientais e à saúde.

NODARI, Rubens Onofre and GUERRA, Miguel Pedro. Plantas transgênicas e seus produtos: impactos, riscos e segurança alimentar (Biossegurança de plantas transgênicas). Rev. Nutr. [online] v.16 n.1. p. 105-116, 2003(adaptado).

Sobre o uso dos transgênicos, avalie as afirmações a seguir. I A biossegurança e adoção do preceito internacional da precaução implica responsabilidade pelas atuais e futuras gerações e pelo ambiente, estando a percepção pública do risco e segurança no uso de produtos transgênicos evidenciada pela rotulagem obrigatória.

II Um dos possíveis perigos desses produtos à segurança ambiental consiste no escape gênico, uma vez que os transgênicos não são isolados reprodutivamente de variedades não transgênicas.

III Os riscos relacionados à segurança alimentar referem-se às reações adversas dos alimentos derivados de transgênicos para a saúde humana, que podem acarretar alergias, toxidades e intolerâncias.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas

(B) II, apenas

(C) I e III, apenas

(D) II e III, apenas

(E) I,II e III, apenas

Intenção: Biossegurança aplicada ao cultivo de transgênicos

Justificativa: Apresentar conhecimentos sobre biossegurança (lei e sua aplicação) e da manipulação genica, produção de plantas transgênicas, polinização e dispersão vegetal.

Referência: BRUNO, A. N. Biotecnologia: princípios e métodos. Porto Alegre: Artmed, 2014 (recurso online).

Dificuldade: Média

Categoria:

Subcategoria:

16. O mecanismo de ação da leptina, hormônio produzido no tecido adiposo, esta representado no esquema a seguir.

Com base na análise da figura, assinale a opção correta.

(A) O aumento da síntese de leptina inibe a sua produção pelo tecido adiposo, o que caracteriza um processo de retroalimentação positiva.

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 9 de 24

(B) O aumento da concentração plasmática de leptina sinaliza a saciedade o que implica a diminuição do consumo de alimentos.

(C) O aumento da massa corporal gera maior deposição de tecido adiposo, o que diminui a síntese e a liberação de leptina.

(D) A diminuição da liberação de leptina estimula maior atividade do hipotálamo, diminuindo o consumo de alimentos.

(E) A leptina tem ação no hipotálamo e no tecido conjuntivo que a produz, regulando o gasto energético.

Intenção: Conhecer a ação da leptina no organismo

Justificativa: O aumento da leptina na corrente sanguínea sinaliza a saciedade

Referência: AIRES, Margarida de Melo. Fisiologia. 4. Rio de

Janeiro Guanabara Koogan 2012.

Dificuldade: Médio

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução.

Subcategoria: Fisiologia Humana

17. A tabela abaixo nos apresenta as velocidades das radiações ionizantes:

RADIAÇÃO ENERGIA (MeV) VELOCIDADE (m/s)

Alfa 1 7,0x106

Beta 1 2,8x108

Nêutron 0.1 1,4x107

Próton 1 1,4x108

Raio X Qualquer 3,0x108

(Conforme https://www.segurancaetrabalho.com.br/download/rad-ioniz-cuidados.pdf. MeV = 106 eV = 1,6 . 10 –13 Joule)

Sendo assim, qual das energias acima é a de maior penetração na matéria?

(A) Beta

(B) Raio X

(C) Próton

(D) Alfa

(E) Nêutron

Intenção: Reconhecer o comportamento das radiações ionizantes.

Justificativa: Quanto maior a velocidade da radiação ionizante, maior seu poder de penetração.

Referência: FRUMENTO, A. S. Biofísica. 3.ed. Mosby, 1995.

Dificuldade: Fácil

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução.

Subcategoria: Biofísica

18. A ilustração abaixo nos apresenta um desenho esquemático de uma membrana plasmática segundo o modelo do mosaico fluido.

A estrutura assinalada com a seta é quimicamente formada por:

(A) Colesterol

(B) Proteínas periféricas

(C) Esfingolipídios

(D) Fosfolipídios

(E) Proteínas integrais

Intenção: Reconhecer a estrutura e a composição das membranas celulares.

Justificativa: Poros de membrana são estruturas em forma de canal que surgem pela associação de proteínas integrais, uma vez que estão efetivamente imersas no fluido membranar.

Referência: MAILLET, Marc. Biologia celular. 8. ed. São Paulo: Santos, 2003.

Dificuldade: Fácil

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução.

Subcategoria: Biologia Celular

19. Na compra de um aparelho obtive desconto de 15% por ter feito o pagamento à vista. Se paguei R$ 102,00 pelo aparelho, qual era seu o preço original?

(A) R$ 120,00

(B) R$ 150,00

(C) R$ 200,00

(D) R$ 110,00

(E) R$ 160,00

Intenção: Cálculo de porcentagem.

Justificativa: 100% - 15% = 85%

0,85 x Y (preço) = 102

Y = 102/0,85 = 120 reais

Referência: PAIVA, Manoel Rodrigues. Matemática. São Paulo,

SP: Moderna, 1996.

Dificuldade: Fácil

Categoria: Fundamentos das ciências exatas e da terra

Subcategoria: Matemática e Bioestatística

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 10 de 24

20. O Leo1ntopithecus rosalia (mico-leão-dourado) é uma espécie endêmica, com distribuição restrita a remanescentes florestais severamente antropizados da Mata Atlântica no estado Rio de Janeiro. Embora a população dessa espécie esteja aumentando como resultado de esforços conservacionistas e da criação de áreas protegidas, ela ainda sofre com fragmentação e seus efeitos secundários e permanece ameaçado de extinção.

Nesse contexto, as áreas protegidas podem ser estabelecidas com vistas à conservação de espécies únicas, como “megafauna carismática”, que cativa o público, a exemplo de L. rosalia. Essas áreas de conservação geram benefícios diretos para toda sociedade, no que diz respeito à proteção de mananciais de água, regulação do clima, a contenção manutenção das riquezas culturais e as possibilidades econômicas sustentáveis de desenvolvimento.

PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da Conservação. Londrina: Planta, 2001 adaptado).

Em relação ao tema tratado no texto, avalie as afirmações a seguir.

I As espécies carismáticas ao público geral, como o mico-leão-dourado, são importantes para a conservação de outras espécies, que, embora menos carismáticas, são tão importantes ecologicamente quanto às primeiras.

II O valor de existência do mico-leão dourado decorre de usa importância ecológica na recuperação de ambientes antropizados, além de oferecer serviços ecossistêmicos para espécie humana.

III As áreas protegidas perfazem uma estratégia de sustentabilidade financeira ao fornecer benefícios econômicos diretos e indiretos à sociedade humana.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas

(B) II, apenas

(C) I e III, apenas

(D) II e III, apenas

(E) I, II e III

Intenção: Conhecer a importância da fauna carismática para a conservação ambiental.

Justificativa: As espécies carismáticas são importantes para conservação de outras espécies, além de fornecer aos humanos benefícios diretos e indiretos a sociedade humana.

Referência: PRIMACK, R. B.; RODRIGUES, E. Biologia da Conservação. Londrina: Planta, 2001.

Dificuldade: Médio

Categoria: Diversidade Biológica e Ecologia

Subcategoria: Manejo e conservação da biodiversidade

21. Em geral, o efeito estufa é entendido como o processo pelo qual parte da energia infravermelha – emitida pela superfície do planeta e absorvida por determinados gases atmosféricos – é irradiada de volta, o que torna a temperatura da superfície da Terra mais elevada do que seria sem a presença da atmosfera. Porém, para a termodinâmica, a transferência de calor via condução e convecção é mais efetiva para o aquecimento da atmosfera e, portanto, a radiação infravermelha emitida pela superfície é capaz de aquecer apenas uma fração dos gases atmosféricos radiativamente ativos. Considerando os aspectos termodinâmicos, avalie as afirmações a seguir.

I. A radiação térmica da atmosfera é resultado da sua temperatura e não a causa

II. Uma grande quantidade de radiação superior à energia solar absorvida pela superfície do planeta causa aquecimento adicional da Terra

III. A radiação infravermelha resultante da temperatura da superfície do planeta não pode induzir aquecimento adicional sobre a sua fonte

É correto o que se afirma em

(A) II e III, apenas

(B) II, apenas

(C) I, II e III

(D) I e III, apenas

(E) I, apenas

Intenção: Identificar fenômenos termodinâmicos.

Justificativa: A atmosfera é relativamente permeável à radiação luminosa provinda do Sol, sendo pouco aquecida diretamente por ela. Por essa razão as camadas mais baixas da atmosfera, em contato com os mares e o solo, tendem a ser mais quentes, enquanto as camadas atmosféricas mais externas tendem a ser mais frias. Essas camadas mais baixas são aquecidas pelas superfícies dos mares e continentes.

Referência: RICKLEFS, Robert E.; BUENO, Cecília; LIMA-E-SILVA, Pedro P. de; MOUSINHO, Patrícia. A economia da natureza. 5.ed. [reimpressão]. Rio de Janeiro: Guanabara

Koogan, 2009. Dificuldade: Médio Categoria: Biologia celular, molecular e evolução.

Subcategoria: Biofísica

22. A herança genética é baseada na transmissão fiel dos genes de uma geração à outra por meio da reprodução. Estruturalmente, a informação contida em cada gene é dada por uma sequência de nucleotídeos da molécula de DNA - o material genético da maioria dos organismos. Assim, cada par de bases da dupla fita de DNA precisa ser copiada corretamente, para que a próxima geração continue expressando adequadamente todos os genes que compõem o seu genoma.

CONTUDO,

nenhum sistema biológico é perfeito o suficiente para garantir que problema algum ocorra durante ou após a duplicação do DNA. Assim, as modificações súbitas que ocorrem no material genético e que são passíveis de serem herdadas pelas células filhas ou pelos descendentes são denominadas mutações.

Considerando as afirmações acima, podemos dizer que:

(A) Ambas as afirmativas são corretas, mas a segunda não complementa a primeira

(B) Ambas as afirmativas são corretas e a primeira complementa a primeira

(C) A primeira afirmativa é incorreta e a segunda afirmativa é correta

(D) A primeira afirmativa é correta e a segunda afirmativa é incorreta

(E) Ambas as afirmativas são incorretas

Intenção: Identificar os processos que determinam a ocorrência das mutações genéticas e suas consequências.

Justificativa: O termo mutação pode se referir tanto à modificação do material genético quanto ao processo que lhe deu origem.

Referência: BURNS, George W. Genética. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

Dificuldade: Médio

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução.

Subcategoria: Genética

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 11 de 24

23. As micorrizas têm um papel importante na sobrevivência e no crescimento das plantas nos trópicos, onde predominam solos de baixa fertilidade. Entre os fungos micorrízicos, o grupo que tem maior interesse agronômico são os fungos micorrízicos arbusculares. Além de predominantes nos ecossistemas tropicais, eles são capazes de formar micorrizas com 95% das espécies de plantas, inclusive a maioria das espécies cultivadas. O efeito benéfico mais marcante desta associação para agronomia está no maior crescimento das plantas mediante o aumento da absorção de nutrientes, resultando em plantas mais nutridas e vigorosas, com mais resistência as condições ambientais adversas.

Chu, Elizabeth Ying. Produção de pimenteira-do-reino micorrizada e adicionada de casca de caranguejo em condições de campo, Embrapa Amazônia Oriental, 2006 (adaptada).

Considerando as informações apresentadas e conteúdo correlato, avalie as afirmações a seguir.

I Micorrizas são associações mutualísticas não-patogênicas entre fungos do solo e raízes de plantas.

II Os fungos favorecem o aumento do crescimento das plantas, principalmente por viabilizarem melhoria na absorção dos nutrientes mais solúveis em água, tais como: o fósforo, o zinco e o cobre.

III Na natureza, a micorrização geralmente é inibida pela elevada fertilidade do solo, bem como pela sua perturbação e erosão, pelo uso de fungicidas sistêmicos e pelo desmatamento.

IV A capacidade de fornecer, aos fungos, carbono e, consequentemente, energia indica o papel ecológico que as plantas cumprem nesse tipo de associação.

É correto o que afirma em

(A) I, apenas

(B) II e III, apenas

(C) II e IV, apenas

(D) I, III e IV, apenas

(E) I, II, III e IV

Intenção: Identificar o papel das micorrizas nas associações mutualísticas

Justificativa: É uma questão de fácil resolução, vez que exige o conhecimento básico sobre o que é micorriza e sua relação com a planta, juntamente com as funções de cada uma no processo. Os itens I, III e IV estão corretos e apenas o II está incorreto, pois os fungos favorecem a absorção de nutrientes insolúveis em água e não solúveis como afirma a questão.

Referência: Chu, Elizabeth Ying. Produção de pimenteira-do-reino micorrizada e adicionada de casca de caranguejo em condições de campo, Embrapa Amazônia Oriental, 2006.

Dificuldade: Média

Categoria: Diversidade biológica e ecologia.

Subcategoria: morfologia e sistemática Vegetal

24. Os protozoários são classicamente divididos em quatro grupos de acordo com o meio de locomoção adotado, conforme abaixo:

I. Flagelados, por utilizarem flagelos

II. Rizópodos, por utilizarem pseudópodes

III. Ciliados, por utilizarem cílios

Sendo assim, ao gêneros Giardia, Trypanosoma, Entamoeba e Balantidium, a sequência de classificação correta é:

(A) II – I – III – II

(B) I – III – II – II

(C) III – II – I – II

(D) II – III – I – III

(E) I – I – II – III

Intenção: Identificar e classificar morfologicamente os protozoários parasitas.

Justificativa: Giardia e Trypanosoma são gêneros que pertencem à Classe Mastigophora, que reúne protozoários flagelados;

Entamoeba é um gênero da Classe Sarcodina, que reúne protozoários que utilizam pseudópodos e Balantidium é um gênero que pertence à Classe Ciliata, que reúne protozoários ciliados.

Referência: DE CARLI, Geraldo Attilio. Parasitologia clínica. São Paulo: Atheneu, 2001.

Dificuldade: Médio

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução.

Subcategoria: Parasitologia

25. A figura abaixo apresenta índices de diversidade para três regiões hipotéticas, cada uma com três montanhas, calculados a partir da distribuição de espécies (identificadas pelas letras de A a G) observada em cada montanha. Algumas espécies estão isoladas em apenas uma montanha por região, enquanto outras estão em duas ou três montanhas.

Considerando esses dados, selecione quais deveriam ser as escolhas do tomador de decisões sobre medidas de conservação, no sentido de proteger a maior riqueza de espécies, nas seguintes situações: (a) se houver recursos financeiros para proteger apenas uma das regiões; e (b) se os recursos permitirem proteger apenas uma das montanhas.

(A) Para se proteger apenas uma região, esta deveria ser a região 1, que apresenta a maior riqueza de espécies por montanha (diversidade alfa); para se proteger apenas uma montanha, deveria ser escolhida a terceira montanha da região 2, a única que tem a espécie J.

(B) Para se proteger apenas uma região, esta deveria ser a região 3, que apresenta a maior diferenciação de espécies entre as três montanhas (diversidade beta); para se proteger apenas uma montanha, deveria ser escolhida qualquer montanha da região 3, pois, como há menos espécies por montanha, estas vivem com menor competição.

(C) Para se proteger apenas uma região, esta deveria ser a região 1, que apresenta o maior número de espécies por montanha (diversidade alfa); para se proteger apenas uma montanha, deveria ser escolhida a terceira montanha da região 1, que tem a maior riqueza local (diversidade alfa)

(D) Para se proteger apenas uma região, esta deveria ser a região 2, que apresenta a maior diversidade total (diversidade gama); para proteger apenas uma montanha, deveria ser escolhida a terceira montanha da região 1, que tem a maior riqueza local (diversidade alfa).

(E) Para se proteger apenas uma região, esta deveria ser a região 2, a que apresenta a maior diversidade total (diversidade gama); para se proteger apenas uma montanha, deveria ser escolhida a terceira

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 12 de 24

montanha da região 2, que é a única que tem a espécie J.

Intenção: Analisar os componentes ecológicos sob a perspectiva de proteção da biodiversidade.

Justificativa: Considerando-se que o objetivo do tomador de decisões seja proteger a maior riqueza de espécies possível, dadas as limitações de recursos financeiros, as opções da alternativa E são autoexplicativas. Uma análise comparativa entre as três regiões e as nove montanhas identifica as maiores diversidades gama e alfa, respectivamente, na região 2 (10 espécies) e na terceira montanha da região 1 (7 espécies). As outras duas regiões abrigam 7 e 9 espécies, enquanto a riqueza das demais montanhas varia de 3 a 6 espécies.

Referência: RICKLEFS, Robert E.; BUENO, Cecília; LIMA-E-SILVA, Pedro P. de; MOUSINHO, Patrícia. A economia da natureza. 5.ed. [reimpressão]. Rio de Janeiro: Guanabara

Koogan, 2009. Dificuldade: Médio Categoria: Diversidade Biológica e Ecologia

Subcategoria: Ecologia

26. Os tecidos musculares cardíaco e esquelético são classificados no grupo dos músculos estriados

PORQUE

Suas miofibrilas possuem um citoesqueleto constituído por elementos contráteis, organizados em unidades denominadas sarcômeros.

Considerando as afirmações acima, podemos dizer que:

(A) Ambas as afirmativas são corretas e a segunda afirmativa justifica a primeira

(B) Ambas as afirmativas são corretas, mas a segunda afirmativa não justifica a primeira

(C) A primeira afirmativa é incorreta e a segunda afirmativa é correta

(D) A primeira afirmativa é correta e a segunda afirmativa é incorreta

(E) Ambas as afirmativas são incorretas

Intenção: Identificar e classificar morfologicamente os tecidos musculares.

Justificativa: O tecido muscular estriado cardíaco e esquelético são assim classificados devido à presença de estrias transversais em suas fibrilas que correspondem às bandas A – escuras – e I – claras – observadas na microscopia óptica e que correspondem à organização das estruturas contráteis do sarcômero.

Referência: HENRIKSON, Ray C.; KAYE, Gordon. Histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

Dificuldade: Fácil

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução.

Subcategoria: Histologia

27. Na reação de neutralização do ácido clorídrico pelo hidróxido de magnésio, sabe-se que 73 g do ácido reagem com 58 g do hidróxido com formação de 36 g de água. Baseado nessas informações e utilizando a Lei de Lavoisier, a massa do outro produto dessa reação, o cloreto de magnésio é de:

(A) 50g

(B) 77g

(C) 19g

(D) 61g

(E) 95g

Intenção: Aplicar a Lei de Conservação das Massas.

Justificativa: Pela Lei de Lavoisier, temos que a massa total dos produtos é igual à massa total dos reagentes. Desse modo, temos: 73+58 = X + 36, onde X = 95g

Referência: SACKHEIM, George I. Química e bioquímica para ciências biomédicas. 8.ed. São Paulo: Manole, 2001.

Dificuldade: Médio

Categoria: Fundamentos das ciências exatas e da terra

Subcategoria: Química

28. Alguns insetos sugadores alimentam-se de seiva elaborada pelas plantas, introduzindo seu aparelho bucal nas nervuras das folhas. Para a obtenção dessas substâncias, o tecido vegetal que deve ser atingindo pelo aparelho bucal desses insetos é o:

(A) Colênquima

(B) Esclerênquima

(C) Floema

(D) Parênquima

(E) Xilema

Intenção: Identificar as estruturas anatômicas vegetais e suas respectivas funções.

Justificativa: É através do floema que circula a seiva elaborada.

Referência: CUTLER, David F. Anatomia vegetal: uma abordagem aplicada. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Dificuldade: Médio

Categoria:

Subcategoria: Anatomia Vegetal

29. Os aminoácidos, subunidades que compõem as estruturas proteicas, apresentam uma propriedade comum que define: todos possuem um grupo ácido carboxílico e um grupo amino, ambos ligados a um único átomo de carbono, denominado carbono alfa.

A variedade química dos aminoácidos deriva das cadeias laterais ligadas ao carbono alfa e de suas características de carga, volume e reatividade com a água.

Na constituição das proteínas, os aminoácidos são ligados um ao outro por meio da extremidade carboxila de um e da extremidade amino de outro, formando uma longa cadeia que, então, é enovelada em uma estrutura tridimensional. Essa estrutura é única para cada proteína.

Alberts, B.; Johnson, A. & Walter, P. Biologia Molecular da Célula. 5ª Ed., Artmed Editora, 2010 (adaptado).

Com relação ao tema, para identificar os sítios reativos de determinada proteína, a fim de obter sua estrutura primária, faz-se necessário o estudo da conformação espacial de sua molécula. Para atingir esse objetivo, deve-se avaliar:

(A) As cadeias laterais de cada aminoácidos.

(B) Os solventes nos quais essa proteína é solúvel.

(C) O tipo de ligação que existe entre os aminoácidos.

(D) O tipo de ligação que existe no carbono- alfa de cada aminoácido.

(E) As extremidades amino e carboxila dessa proteína, a fim de se verificar se há compatibilidade entre elas.

Intenção: identificar os sítios reativos de proteínas

Justificativa: Os sítios reativos se encontram nas cadeias laterais que possuem os sítios de ligação da proteína, definindo a sua atividade.

Referência: VOET, Donald. Fundamentos de bioquímica: a vida em nível molecular. 4. Porto Alegre ArtMed 2014 1 recurso online.

Dificuldade: Fácil

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução.

Subcategoria: Bioquímica

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 13 de 24

30. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de multiplicação, utilizando para isso a estrutura de uma célula hospedeira. Sobre este organismo são feitas as seguintes afirmações:

I. Possui quatro fases em seu ciclo reprodutivo, respectivamente: Entrada, Eclipse, Multiplicação e Liberação

II. Quando infectam células bacterianas, são chamados de bacteriófagos

III. O material genético viral é envolvido e protegido por uma bicamada lipídica denominada envelope

Sendo assim,

(A) Apenas a afirmativa II é correta

(B) As afirmativas II e III são corretas

(C) Apenas a afirmativa I é correta

(D) As afirmativas I e II são corretas

(E) Todas as afirmativas são corretas

Intenção: Identificar a morfologia viral

Justificativa: O material genético viral é envolvido pelo capsídeo, estrutura proteica que dá forma ao vírus.

Referência: BARBOSA, Heloísa Ramos; TORRES, Bayardo

Baptista. Microbiologia básica. São Paulo: Atheneu, 1999.

Dificuldade: fácil

Categoria: biologia celular, molecular e evolução.

Subcategoria: Microbiologia e Imunologia

31. O gráfico representa a curva de dissociação da hemoglobina (Hb) em função da pressão parcial de oxigênio (pO2). Esta curva desloca-se para a direita com o aumento da temperatura (T) ou diminuição do pH e para esquerda nos casos contrários (↓T e ↑pH).

Em relação à quantidade de O2 transportada pela Hb em uma mesma pO2, pode-se afirmar que a Hb transporta:

(A) mais O2 quando a T é mais baixa ou o pH mais ácido.

(B) menos O2 quando a T é mais baixa ou o pH mais básico.

(C) mais O2 quando a T é mais baixa ou o pH é mais básico.

(D) menos O2 quando a T é mais alta ou o pH é mais básico.

(E) mais O2 quando a T é mais alta ou o pH é mais ácido.

Intenção: Avaliar os conhecimentos básicos relacionados a fisiologia respiratória

Justificativa: Uma importante característica da hemoglobina é o fato de que, dependendo do ambiente no qual ela está, sua afinidade pelo oxigênio é reversível e agudamente modificada. Ela pode mudar sua conformação tridimensional, esconder o sítio

de ligação do radical heme, e diminuir sua afinidade por O2. Essa modificação é representada pelo desvio para direita da curva de dissociação da oxiemoglobina, que ocorre nos tecidos periféricos, ou em tecidos com o metabolismo aumentado. Nesses casos, ocorre aumento da temperatura, da PCO2 e diminuição do pH , que são os fatores típicos que desviam a curva para direita. Quando o sangue atinge a extremidade venosa dos capilares, a temperatura já está normalizada, bem como a PCO2 e o pH, o que torna a modificar a afinidade da hemoglobina.

Referências bibliográficas: West JB. Fisiologia respiratória. 6ª. ed. Barueri: Manole. 2002. Aires MM. Fisiologia. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008.

Dificuldade: Médio

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução.

Subcategoria: Fisiologia Humana

32. Uma empresa produtora de cimento vem explorando, de forma regular e de acordo com a legislação ambiental, há mais de dez anos, uma jazida que começa a dar sinais de esgotamento. A empresa tenciona incluir outra área, a alguns quilômetros de distância, em sua licença de lavra e exploração e, por isso, submeteu o projeto ao órgão ambiental local. Os técnicos desse órgão observaram que se trata de uma região cárstica, com um conjunto de espécies endêmicas de distribuição muito restrita, e estabeleceram uma série de condicionantes para o licenciamento da expansão do empreendimento. A direção da empresa, não aceitando a ideia de aumentar seus custos operacionais, contratou um biólogo para realizar estudo detalhado, que inclui observações de campo e, ao final, elaboração de diagnóstico ambiental que permita refutar os argumentos do órgão ambiental. Depois de uma série de visitas ao campo, o biólogo confirmou que se trata de uma região de relevo cárstico e constatou a presença daquelas espécies consideradas endêmicas. Que elementos o biólogo utilizou para caracterizar o relevo como sendo cárstico e que tipo de endemismos restritos você esperaria encontrar associados a esse tipo de ambiente?

(A) A formação cárstica pode ser reconhecida pelo relevo típico das planícies costeiras do sul-sudeste brasileiro, com solo arenoso sobre o qual cresce uma vegetação rasteira de gramíneas, com arbustos e moitas, à medida que se afasta da praia, e que cedem lugar à vegetação mais densa e de maior porte próximo à encosta que delimita a planície litorânea. Os endemismos correspondem a bromélias e orquídeas.

(B) A formação cárstica pode ser reconhecida pelo relevo acidentado com afloramento de rochas calcárias, solo recoberto por vegetação florestal e ocorrência de cavernas com rios ou lagos subterrâneos, ou cavidades resultantes do desabamento do teto de cavernas (dolinas). A fauna endêmica corresponde a espécies de artrópodes, como opiliões, e pequenos vertebrados cavernícolas, como bagres-cegos e morcegos.

(C) A formação cárstica pode ser reconhecida pelo relevo relativamente plano do topo das montanhas mais elevadas da Serra do Mar, recobertas por campos de altitude e vegetação florestal nas grotas e linhas de drenagem. Anfíbios, pequenos mamíferos e espécies de melastomatáceas e embaúbas estão entre os principais endemismos.

(D) A formação cárstica pode ser reconhecida pelo relevo acidentado típico das serras litorâneas, com muitos morros arredondados e predominância de gnaisses e granitos sobre os quais ocorre uma vegetação rasteira com muitas bromélias e cactos. A fauna endêmica inclui principalmente anfíbios e aves

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 14 de 24

passeriformes, que se alimentam do néctar das flores de bromélias e cactos.

(E) A formação cárstica pode ser reconhecida pelo relevo aplainado em que predominam extensas chapadas com bordas escarpadas e vegetação típica de campos, em regiões áridas ou semiáridas. As espécies endêmicas típicas são do grupo dos répteis, principalmente serpentes e cágados terrestres e aves predadoras como falcões e gaviões.

Intenção: Identificar os componentes ecológicos e suas relações com os diversos tipos de formações geológicas.

Justificativa: Uma área carstificada é específica, com calcários puros e espessos e que diminuem a acidez. O processo de formação é intenso e as condições são de presença de rochas solúveis e permeáveis, com clima chuvoso. Relevo cárstico ou sistema cárstico é caracterizado pela dissolução química e que leva a características físicas como cavernas, dolinas, vales,

cones, rios subterrâneos.

Referência: POPP, José Henrique. Geologia geral. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. Recurso online

Dificuldade: Médio

Categoria: Diversidade Biológica e ecologia

Subcategoria: Ecologia terrestre

33. Você está vendo a figura esquematizada do corte longitudinal de um inseto. As estruturas identificadas pelos algarismos 1, 2 e 3 são, respectivamente,

(A) gânglios cerebróides – coração – glândulas salivares

(B) coração – túbulos de Malpighi – cecos gástricos

(C) coração – cordão nervoso – túbulos de Malpighi

(D) cecos gástricos – intestinos – túbulos de Malpighi

(E) glândulas salivares – cordão nervoso – intestino posterior

Intenção: Reconhecer a morfologia dos insetos.

Justificativa: A disposição anatômica do animal na imagem corresponde a real observada nos animais in vivo

Referência: FRANSOZO, Adilson. Zoologia dos

invertebrados. Rio de Janeiro Roca, 2016.

Dificuldade: Médio

Categoria: Diversidade Biológica e ecologia

Subcategoria: Zoologia de Invertebrados

34. Sistemas com predomínio de vegetação herbáceo-arbustiva (como pradarias, savanas e campos) cobrem cerca de 52,5 milhões de km2 e, aproximadamente, 40,5% da superfície continental da Terra. Tendo em vista que esses sistemas não apresentam as características fisionômicas que popularmente se espera de ambientes preservados (como presença de densas florestas), a sua degradação em escala mundial acaba por passar despercebida da opinião pública. Estimativas da Avaliação Ecossistêmica do Milênio definem que cerca de 50 a 60% dos biomas que possuem esta fisionomia acabarão por estar degradados até 2050. Pesquisas recentes mostram que elementos modeladores intrínsecos desses ambientes são fundamentais para a sua conservação e manutenção. No Brasil, esse tipo de bioma também ocorre e, seguindo a tendência mundial, se encontra em acelerado processo de degradação. Considerando o exposto, planejamentos ambientais que priorizam a sustentabilidade da dinâmica dos processos naturais são necessários para viabilizar a conservação dos biomas brasileiros com essa fisionomia. Um dos elementos modeladores intrínsecos cujo resgate e manutenção deve ser considerado é a

(A) Implantação de sistemas de silvicultura

(B) Diversificação das culturas antrópicas já existentes

(C) Ocupação em ampla escala

(D) Utilização do fogo como forma alternativa de manejo

(E) Ampliação da produção extensiva de ungulados

Intenção: Identificar as diferentes ações de manejo e conservação de áreas naturais.

Justificativa: Enquanto as alternativas A, B, C e E envolvem ações diretamente relacionadas às atividades humanas, a alternativa D apresenta um elemento moderador intrínseco importante na estruturação das comunidades de ecossistemas herbáceo-arbustivos. A utilização do fogo como forma de manejo é muito importante para a manutenção da estrutura da comunidade daqueles ecossistemas nos quais o fogo representa um distúrbio natural regular.

Referência: LAURY, C. Jr.; RUDRAN, R.; VALLADARES- PÁDUA, (orgs). Métodos de estudos em Biologia da Conservação e Manejo da vida silvestre. 2ª ed. Curitiba: Ed.

Universitária UFPR, 2003.

Dificuldade: Médio

Categoria: Diversidade Biológica e ecologia

Subcategoria: Ecologia terrestre

35. A Figura abaixo é um exemplo divertido de uma cadeia alimentar. Esta, no entanto, não retrata todas as complexas redes alimentares em um ecossistema, que são mais bem representadas pelas teias alimentares.

Fonte: http://1bp.blogspot.com/_mrJBJmeCvOI/. Acessado em: 30/09/2014.Questão de Vestibular 2015 da UDESC/Modificada.

Sobre a caricata figura acima lhe pediremos duas informações. Considerando todas as possibilidades de uma teia alimentar, certamente o primeiro peixinho da figura não poderia nunca ser considerado como.......... A questão também aborda um conceito ecológico vital reconhecido como.........

(A) Onívoro. Habitat ecológico nutricional;

(B) Produtor. Nicho ecológico alimentar;

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 15 de 24

(C) Consumidor secundário. População sem controle;

(D) Consumidor primário. Comunidade aquariana;

(E) Autótrofo. Ecossistema exótico.

Intenção: Avaliar os conhecimentos básicos de Biologia e Ecologia.

Justificativa: Animais jamais podem ser seres autótrofos produtores em uma cadeia alimentar. Na dinâmica de funcionamento de uma cadeia alimentar podemos enxergar a lógica de um animal maior predar um menor por conta de sua vantagem corporal em termos de força e vitalidade. No funcionamento clássico dos ecossistemas animais podem ser consumidores primários (herbívoros), podem ser cons. Secundários (carnívoros) e podem ser um misto disto (onívoros) o que nunca podem ser é autótrofos nem produtores. População

é conjunto de seres da mesma espécie

Referência: RICKLEFS, Robert E.; BUENO, Cecília; LIMA-E-SILVA, Pedro P. de; MOUSINHO, Patrícia. A economia da natureza. 5.ed. [reimpressão]. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

Dificuldade: Fácil

Categoria: Diversidade Biológica e Ecologia

Subcategoria: Ecologia Geral

36. Considerando a ilustração abaixo, podemos afirmar que as estruturas assinaladas pelos algarismos 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente:

(A) Estame, sépala, pétala e estigma

(B) Sépala, estame, estigma e pétala

(C) Pétala, sépala, estigma e estame

(D) Sépala, estigma, pétala e estame

(E) Estigma, estame, pétala e sépala

Intenção: Identificar as estruturas da anatomia floral.

Justificativa: Verificar a capacidade de identificação de estruturas reprodutivas masculinas e femininas presentes em uma flor típica.

Referência: GONÇALVES, Eduardo Gomes; LORENZI, Harri. Morfologia vegetal: organografia e dicionário ilustrado de morfologia das plantas vasculares. São Paulo, SP: Instituto Plantarum de estudos da Flora, c2007

Dificuldade: Fácil

Categoria: Diversidade Biológica e Ecologia

Subcategoria: Anatomia Vegetal

37. O ciclo de vida do Trypanosoma cruzi se inicia quando o barbeiro, ao se alimentar do sangue do hospedeiro vertebrado, elimina, em suas fezes e urina, o parasito. Sobre o ciclo deste parasita são feitas as seguintes afirmações:

I. O vetor elimina a forma epimastigota

II. A forma amastigota se reproduz assexuadamente no corpo do hospedeiro mamífero

III. Após a destruição das células do hospedeiro, o parasita assume a forma de tripomastigota e vai para a corrente sanguínea

Sendo assim, podemos afirmar que:

(A) Apenas II e III são corretas

(B) Apenas I e II são corretas

(C) Apenas I é correta

(D) Apenas III é correta

(E) Todas são corretas

Intenção: Compreender o ciclo vital do T. cruzi.

Justificativa: O inseto triatomíneo vetor elimina a forma tripomastigota nas fezes e urina.

Referência: FERREIRA, Marcelo Urbano. Parasitologia contemporânea. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

Dificuldade: Fácil

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução

Subcategoria: Parasitologia

38. A ilustração abaixo nos apresenta o transporte de glicose para o interior celular, através da membrana plasmática e sobre o qual são feitas as afirmações que se seguem:

I. Trata-se de um transporte facilitado, intermediado por proteínas carreadoras

II. É realizado contra o gradiente de concentração, do meio menos concentrado para o mais concentrado

III. É um transporte que não requer consumo de energia

Sendo assim,

(A) Apenas as afirmativas II e III são corretas

(B) Apenas as afirmativas I e II são corretas

(C) Apenas a afirmativa I é correta

(D) Apenas a afirmativa II é correta

(E) Todas as afirmativas são corretas

Intenção: Reconhecer os transportes através da membrana plasmática

Justificativa: O transporte facilitado é realizado a favor do gradiente de concentração e requer um baixo consumo de energia, necessário à ativação das proteínas carreadoras de membrana

Referência: DE ROBERTIS, E. M. F.; HIB, José. De Robertis, bases da biologia celular e molecular. 4. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2010.

Dificuldade: Médio

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução

Subcategoria: Biologia celular

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 16 de 24

39. Os fósseis servem como confirmação de que a evolução é fonte da biodiversidade por permitirem, entre outros, a observação de caracteres compartilhados por grupos de organismos. Com relação à utilização de fósseis de plantas para a confirmação da evolução dos grupos vegetais, avalie as seguintes asserções. É possível observar uma discordância entre o registro fóssil e o que propõe a filogenia em termos de período de origem e graus de complexidade.

PORQUE

O registro fóssil apresenta hiatos deposicionais, que não permitem preencher todos os degraus das linhas evolutivas inferidas pela filogenia.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta

(A) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa

(B) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira

(C) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira

(D) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira

(E) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas

Intenção: Reconhecer o papel dos fósseis para o registro evolutivo

Justificativa: Reconhecer a importância da Paleobotânica no registro dos fósseis de plantas como ferramenta de estudo comparativo evolutivo desde as plantas primitivas até as espécies atuais.

Referência: BENTON, M.J. Paleontologia dos vertebrados. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

Dificuldade: Médio

Categoria: Fundamentos das ciências exatas e da terra

Subcategoria: Paleontologia

40. Um estudante do curso de graduação em ciências biológicas realizou quatro provas de acordo com a tabela abaixo:

Disciplina Peso Nota

Geologia 2,0 5,5

Zoologia 3,0 6,5

Ecologia 2,0 6,0

Botânica 3,0 5,5

Com base nos resultados obtidos, podemos afirmar que a média ponderada desse estudante, nas provas realizadas é:

(A) 6,2

(B) 5,9

(C) 7,1

(D) 6,4

(E) 5,5

Intenção: Calcular médias ponderadas.

Justificativa: A média ponderada é obtida somando-se os produtos dos valores pelos seus pesos e dividindo-se o resultado pela soma dos pesos. Dessa forma, temos (5,5x2,0) +(6,5x3,0) +(6,0x2,0) +(5,5x3,0) /10 = 5,9

Referência: SPIEGEL, Murray R. Estatística. New York: McGraw-Hill, 1974.

Dificuldade: Médio

Categoria: Fundamentos das ciências exatas e da terra

Subcategoria: Paleontologia

41. O sistema respiratório humano é constituído por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Sobre a anatomia deste sistema são feitas as seguintes afirmações:

I. As fossas nasais começam nas narinas e terminam na faringe

II. A entrada da faringe é protegida por uma válvula cartilaginosa chamada epiglote

III. O pulmão esquerdo apresenta 3 lobos enquanto que o direito apresenta dois lobos

IV. A bifurcação da porção inferior da traqueia origina os brônquios

Dessa forma,

(A) Apenas IV é correta

(B) Apenas II é correta

(C) Apenas I e IV são corretas

(D) Apenas II e III são corretas

(E) Todas são corretas

Intenção: Identificar anatomicamente as estruturas componentes do sistema respiratório.

Justificativa: A epiglote protege a entrada da laringe, não da faringe, e o pulmão esquerdo apresenta dois lobos, enquanto que o direito apresenta três.

Referência: HANSEN, John T.; LAMBERT, David R.; CRAIG, John A.; MACHADO, Carlos A. G.; PERKINS, James A.; OPPIDO, Terezinha; RIBEIRO, Eduardo Cotecchia; MULLER, Sueli de Faria. Anatomia clínica de Netter. reimp. Porto Alegre:

Artmed, 2007.

Dificuldade: Médio

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução

Subcategoria: Anatomia Humana

42. A análise do cariótipo abaixo nos permite afirmar que seu portador possui:

(A) Ginecomastia e biótipo eunucóide

(B) Retardo do crescimento e face “em lua cheia”

(C) Micrognatia e fronte inclinada

(D) Língua grande e fissurada

(E) Pelos pubianos escassos e tórax “em escudo”

Intenção: Identificar as aberrações cromossômicas através da análise de cariótipos.

Justificativa: O cariótipo 44ª, X0 corresponde à síndrome de Turner cujas características estão no item E.

Referência: BURNS, George W. Genética. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

Dificuldade: Fácil

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução

Subcategoria: Genética

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 17 de 24

43. Os animais mais conhecidos popularmente pertencem ao filo Chordata, ao qual também pertence à espécie humana. A esse respeito, avalie as afirmações abaixo.

I A notocorda, presente nos cordados, é um bastão rígido de células envolvidas por uma bainha gelatinosa, cuja principal finalidade é funcionar como um esqueleto axial.

II O tubo neural é constituído no embrião a partir do dobramento da camada de células ectodérmicas, na superfície corpórea dorsal e acima da notocorda.

III Os Amniota e os Reptilia não são reconhecidos como táxons válidos pela Classificação Cladística, por serem considerados agrupamentos parafiléticos.

IV O celoma dos cordados é desenvolvido e constituído por estruturas musculares responsáveis pela sua locomoção.

É correto apenas o que se afirma em

(A) II

(B) I e III

(C) II e IV

(D) I

(E) III e IV

Intenção: Identificar os processos que constituem o desenvolvimento embrionário nos Chordata.

Justificativa: A afirmativa II apresenta uma descrição adequada do processo de neurulação que resulta na formação do tubo neural a partir da ectoderme, graças a morfogênese liberados pela notocorda.

Referência: Moore, K. L. & Persaud, T. V. N. Embriologia Básica. 5ª ed., Guanabara-Koogan :Rio de Janeiro,2004.

Dificuldade: Médio

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução

Subcategoria: Embriologia

44. Considerando as atividades (1) “luta ou fuga”, (2) “síntese de glicogênio”, e (3) “crescimento e desenvolvimento esqueléticos normais”, podemos afirmar que as glândulas envolvidas, respectivamente, são:

(A) Adrenal, pâncreas e tireoide

(B) Adenohipófise, paratireoide e adrenal

(C) Pâncreas, fígado e Adenohipófise

(D) Paratireoide, tireoide e pâncreas

(E) Pâncreas, adrenal e Adenohipófise

Intenção: Compreender a ação fisiológica dos hormônios.

Justificativa: Em (1), a atividade é regulada pela adrenalina, produzida pela adrenal; em (2), a atividade é regulada pelo glucagon, produzido pelo pâncreas; e em (3), a atividade é regulada pela tiroxina, produzida pela tireóide.

Referência: AIRES, Margarida de Melo. Fisiologia. 4. Rio de

Janeiro Guanabara Koogan 2012.

Dificuldade: Médio

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução

Subcategoria: Fisiologia

45. Bioma é uma área do espaço geográfico, com dimensões de até mais de um milhão de quilômetros quadrados, que tem por característica a uniformidade de determinado macroclima definido, de determinada fitofisionomia ou formação vegetal, de determinada fauna e outros organismos vivos associados, e de outras condições ambientais, como altitude, solo, alagamentos, fogo e salinidade. Essas características lhe conferem estrutura e funcionalidade peculiares e ecologia própria. O bioma é um tipo de ambiente bem mais uniforme em suas características gerais, em seus processos ecológicos, enquanto o domínio é muito mais heterogêneo. Bioma e domínio não são, pois, sinônimos.

COUTINHO, L. M. O conceito de bioma. In: Acta Botânica Brasilica, v. 20, 2006, p. 13-23 (com adaptações).

Acerca dos temas tratados no texto acima, assinale a opção correta.

(A) Os manguezais constituem um tipo de domínio de floresta tropical pluvial, paludosa, composto por um mosaico de biomas.

(B) As savanas constituem um único bioma, no qual devem ser incluídas as áreas de vegetação xeromorfa, com estacionalidade climática marcante.

(C) Aspectos abióticos são mais relevantes que as fisionomias em qualquer esforço de classificação de biomas

(D) A definição clara de termos como bioma e domínio é importante, pois tem implicações para a definição de políticas públicas de proteção à biodiversidade

(E) A Amazônia Legal é definida por critérios biogeográficos que se aproximam mais do conceito de domínio que do de bioma

Intenção: Definir e caracterizar “bioma”, bem como estabelecer a importância destes conceitos para a definição de políticas públicas de conservação.

Justificativa: A definição clara dos termos bioma e domínio (ou seus equivalentes, dependendo da fonte) é de suma importância para a proteção da biodiversidade devido às suas implicações

para a definição de políticas públicas.

Referência: RICKLEFS, Robert E.; BUENO, Cecília; LIMA-E-SILVA, Pedro P. de; MOUSINHO, Patrícia. A economia da natureza. 5.ed. [reimpressão]. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

Dificuldade: Médio

Categoria: Diversidade Biológica e Ecologia

Subcategoria: Biogeografia

46. É mais fácil separar nucleotídeos que unem as duas fitas complementares da molécula de DNA que separar nucleotídeos que pertençam à mesma fita

PORQUE

as ligações entre nucleotídeos que unem as duas fitas são ligações de hidrogênio (ligações não covalentes que também são denominadas de pontes de hidrogênio), enquanto as ligações que unem nucleotídeos da mesma fita são ligações covalentes do tipo fosfodiéster.

Acerca das asserções apresentadas, assinale a opção correta.

(A) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira

(B) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa

(C) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira

(D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira

(E) Tanto a primeira asserção quanto a segunda são proposições falsas

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 18 de 24

Intenção: Compreender a bioquímica dos ácidos nucleicos.

Justificativa: O DNA formado por uma dupla hélice de nucleotídeos mantém as duas fitas desta hélice em posição através de pontes de hidrogênio entre as bases púricas e pirimídicas. Já a interação entre os nucleotídeos de uma mesma fita são ligações do tipo fosfodiéster. As ligações do tipo pontes de hidrogênio são ligações não covalentes consideradas interações fracas entre as moléculas envolvidas, em que uma associação intermolecular direcional ocorre. Entretanto, ligações como a fosfodiéster são ligações covalentes, as quais são consideradas as mais intensas das forças que mantêm a integridade de moléculas, em virtude do compartilhamento de elétrons entre os átomos envolvidos. Especificamente na molécula de DNA, o fosfato é esterificado entre as duas unidades de desoxiriboses dos nucleotídeos envolvidos.

Referência: VOET, Donald. Fundamentos de bioquímica: a vida

em nível molecular. 4. Porto Alegre ArtMed 2014 1 recurso online

Dificuldade: Difícil

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução

Subcategoria: Bioquímica

47. Com o aumento da visitação no Parque Nacional Yosemite, na Califórnia, a progressiva redução da população de cougars (Puma concolor, a nossa onça-parda), predadores do topo da cadeia trófica local, resultou em um aumento explosivo da população do cervo (Odocoileus hemionus) por volta de 1920. Um estudo retrospectivo recentemente realizado sobre o recrutamento populacional (isto é, o crescimento de plântulas até árvores) de carvalhos negros, cujos indivíduos mais jovens são um dos principais itens da dieta dos cervos na região, inventariou todas as plantas dessa espécie em manchas maiores que e acessíveis aos cervos. De modo similar, também foram inventariadas todas as plantas de carvalho negro que ocorriam em manchas de tamanho semelhante em áreas do parque inacessíveis aos cervos. Os resultados obtidos estão apresentados na figura abaixo.

Com base nos estudos mencionados, é correto afirmar que:

(A) houve nas manchas inacessíveis aos cervos, redução do recrutamento, enquanto, nas áreas acessíveis, observou-se a estabilização do recrutamento na população de carvalhos a partir de 1920.

(B) os resultados apoiam a predição teórica de que uma redução da predação por grandes carnívoros pode causar o aumento populacional de grandes herbívoros e a redução das populações de plantas palatáveis.

(C) a reintrodução dos predadores ou o controle da população de cervos anulariam pressões evolutivas sobre as populações de carvalho que poderiam tornar suas folhas impalatáveis para os cervos.

(D) tanto as populações de carvalhos acessíveis aos cervos como as inacessíveis vivem, na atualidade,

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 19 de 24

um declínio populacional no Parque Nacional Yosemite.

(E) a ausência de predadores do topo de uma cadeia trófica tem efeito inexpressivo sobre a sua base, devido ao efeito de magnificação observado em cadeias alimentares.

Intenção: Analisar os aspectos ecológicos no manejo de mamíferos de grande porte em uma unidade de conservação.

Justificativa – Na observação das relações entre espécies distintas de fauna, em tese, fica claro que animais predadores carnívoras estão em posições mais alta na cadeia alimentar como consumidores finais em detrimento de espécies herbívoras, consumidores primárias. A redução do grupo predador potencializa a possibilidade de aumento dos herbívoros de grande porte e consequente diminuição das espécies de plantas palatáveis, também enquadradas na cadeia alimentar como produtores.

Referência: TOWNSEND, Colin R. Fundamentos em ecologia. 3.

Porto Alegre: ArtMed 2011 recurso online.

Dificuldade: Difícil

Categoria: Diversidade biológica e ecologia

Subcategoria: Conservação e manejo da biodiversidade

48. Células como os osteoblastos possuem abundante retículo endoplasmático liso em seu citoplasma

PORQUE

Nelas observamos intensa produção de proteínas formadoras da matriz óssea, como a osteopontina e a osteocalcina.

Dessa forma, podemos afirmar que:

(A) Ambas as afirmativas são corretas e a primeira justifica a segunda

(B) A primeira afirmativa é correta e a segunda é incorreta

(C) Ambas as afirmativas são corretas, mas a primeira não justifica a segunda

(D) A primeira afirmativa é incorreta e a segunda é correta

(E) Ambas as afirmativas são incorretas

Intenção: Compreender a atividade do retículo endoplasmático.

Justificativa: Células que apresentam alta atividade de síntese proteica são ricas em retículo endoplasmático rugoso já que se trata de osteoblastos, produtores de proteínas pertencentes à

matriz extracelular do osso.

Referência: MAILLET, Marc. Biologia celular. 8. ed. São Paulo: Santos, 2003.

Dificuldade: Fácil

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução

Subcategoria: Biologia Celular

49. No sistema Alto Paraná predominam espécies de peixes de pequeno porte, que habitam restritamente riachos e cabeceiras. Entre as espécies do local, cerca de 25% não são nativas. As principais causas dessa ocorrência são as construções de barragens/reservatórios, que permite a dispersão de muitas espécies alóctones (espécies invasoras), e o escape de várias espécies exóticas de pisciculturas, tal como tilápia (Coptodon rendali). Essas espécies introduzidas podem, eventualmente, apresentar dominância, o que resulta em um decréscimo no número de espécies nativas como o bagrinho (Imparfinis minutus), cascudos (Hypostomus affinis) e lambaris (Astyanax bimaculatus). Desse modo, pode-se dizer que as espécies alóctones são responsáveis pelo desequilíbrio desse ecossistema aquático e da biota do entorno.

A figura a seguir ilustra a interação ecológica de uma espécie nativa de lambari de riacho e outras espécies de comunidades adjacentes. Nela, as setas indicam efeitos diretos entre populações de algumas espécies.

Considerando as interações ecológicas apresentadas, avalie as afirmações a seguir:

I A introdução de peixes exóticos competidores tróficos do lambari terá efeito indireto negativo na abundância de abelhas, o que acarretará efeito indireto negativo para as plantas frutíferas do entorno do riacho.

II A introdução de peixes exóticos predadores do lambari terá efeito direto positivo na abundância das larvas de libélulas (, o que acarretará efeito indireto positivo na densidade de abelhas.

III A extinção do lambari, devido à introdução de predadores exóticos, terá efeito indireto negativo sobre o sucesso reprodutivo das plantas frutíferas do entorno do riacho.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) III, apenas.

(C) I e II, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

Intenção: Compreender a importância da cadeia alimentar de um riacho e o desequilíbrio pela introdução de espécies exóticas.

Justificativa: A introdução de peixes exóticos numa determinado riacho acarreta desequilíbrio da cadeia alimentar na região.

Referência: TOWNSEND, Colin R. Fundamentos em ecologia. 3.

Porto Alegre: ArtMed 2011 (recurso online)

Dificuldade: Fácil

Categoria: Diversidade biológica e ecologia

Subcategoria: Ecologia Básica

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 20 de 24

50. Os organismos produzem descendência em número maior em relação aos que serão capazes de sobreviver, o que resulta em uma luta e/ou competição pela sobrevivência. A seleção natural age sobre quaisquer entidades capazes de se reproduzir, de apresentar herança de suas características de uma geração para outra e de variar em aptidão (isto é, número relativo de descendentes diretos que elas produzirem) de acordo com as características que possuírem.

RIDLEY, M. Evolução. Porto Alegre: Artmed, 2006 (adaptado).

Qual das imagens a seguir melhor representa o processo de seleção natural no contexto da divulgação cientifica.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

Intenção: Apresentar os conceitos sobre evolução

Justificativa: definir a melhor situação associada a seleção natural.

Referência: RIDLEY, M. Evolução. Porto Alegre: Artmed, 2006

Dificuldade: Fácil

Categoria: Biologia celular, molecular e evolução

Subcategoria: Evolução

51. Lagartos apresentam grande diversidade de padrões de atividade, desde espécies extremamente sedentárias, que passam horas em determinado local, até espécies que estão quase em constante movimento. Esses padrões estão associados a estratégias de forrageamento identificadas como caçadores de senta-e-espera e forrageadores ativos. Os lagartos caçadores de senta-e-espera normalmente passam a maior parte do tempo parados, observando uma área relativamente ampla e, ao perceberem uma presa potencial, realizam um ataque rápido; frequentemente, apresentam corpo robusto, cauda curta e coloração críptica, que favorece sua camuflagem no ambiente. Os lagartos forrageadores ativos movem-se na superfície do substrato, introduzindo o focinho sob folhas caídas e fendas do solo; têm corpo mais delgado, com cauda longa e padrões de listras que podem produzir ilusões de ótica, quando se movimentam. POUGH et al. A vida dos vertebrados. São Paulo:

Atheneu, 1999 (com adaptações).

Em relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta a correlação correta entre modo de forrageio e características morfofisiológicas de lagartos.

(A) Caçadores de senta-e-espera orientam-se mais por estímulos visuais, têm coração proporcionalmente menor e menos hemácias no sangue e são capazes de alcançar maiores velocidades que forrageadores ativos.

(B) Forrageadores ativos movimentam-se lentamente, têm coração proporcionalmente menor e menos hemácias no sangue e dependem mais do metabolismo anaeróbico para sustentar seu forrageio.

(C) Forrageadores ativos orientam-se mais por estímulos visuais, têm coração proporcionalmente maior e mais hemácias no sangue e são capazes de alcançar maiores velocidades que caçadores de senta-e-espera.

(D) Caçadores de senta-e-espera realizam movimentos curtos e rápidos, têm coração proporcionalmente maior e mais hemácias no sangue e dependem mais do metabolismo anaeróbico para sustentar seu forrageio.

(E) Forrageadores ativos e caçadores de senta-e-espera orientam-se por estímulos químicos, têm coração de tamanho mediano e sangue com poucas hemácias e obtêm o ATP necessário para sua termo regulação no ambiente físico ao seu redor.

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 21 de 24

Intenção: Avaliar as diferenças e variações intraespecíficas nos aspectos morfofisiológicos de indivíduos esquamatos lacertílios.

Justificativa: Para animais predadores, a demanda energética deve ser alta e dessa forma, energia fornecida pelo suprimento de oxigênio oriundo da respiração é fundamental. As características morfológicas do coração e sistema vascular do grupo de Caçadores de senta e espera, favorecem sua fisiologia, permitindo maior adaptação às suas necessidades alimentares.

Referência: POUGH et al. A vida dos vertebrados. São Paulo: Atheneu, 1999

Dificuldade: Médio

Categoria: Componentes específicos de bacharelado

Subcategoria: Morfofisiologia animal e comparada

52. A maioria dos gêmeos monozigóticos não é idêntica, apesar de compartilharem o mesmo genótipo. Há, entre eles, diferenças fenotípicas podem ser observadas, como diferenças na suscetibilidade a doenças e em caracteres antropomórficos. Existem muitas explicações possíveis para essas variações, uma das quais é a existência de diferenças epigenéticas. Para testar essa hipótese, pesquisadores examinaram diferenças globais e lócus-especificas na metilação do DNA e na acetilação das histonas H3 e H4 em grande coorte de gêmeos monozigóticos. Parte dos resultados estão apresentados na figura a seguir, em que a barra preta representa um dos gêmeos e a barra branca, o outro.

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:

I Os gêmeos monozigóticos constituem excelente exemplo de como os indivíduos geneticamente idênticos podem exibir variações, representando um modelo de estudo para o papel das modificações epigenéticas no estabelecimento do fenotípico.

II Fatores internos e externos podem repercutir sobre o fenótipo, alterando os padrões das modificações epigenéticas, consequentemente, modulando informações genéticas por meio do silenciamento gênico.

III Hábitos como fumar, praticar atividades físicas, escolher uma ou outra dieta, são alguns dos fatores externos que podem influenciar as modificações epigenéticas, o que corrobora as ideias evolucionistas de Lamarck.

IV O padrão de modificações epigenéticas nos pares de gêmeos monozigóticos tende a divergir à medida que eles envelhecem.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e II

(B) I e III

(C) III e IV

(D) I, II e IV

(E) II, III e IV

Intenção: Entendo epigenética

Justificativa: Herança multifatorial e epigenética como potencial para alterar o fenótipo.

Referências: ALBERTS & COLS. Biologia molecular da célula. 5.

ed. Porto Alegre: Artmed, 2010

Dificuldade: Difícil

Categoria: Componentes específicos de bacharelado

Subcategoria: Biologia Molecular

53. O termo plâncton (do grego planktos = vaguear) é muito genérico e se aplica àqueles organismos tanto vegetais quanto animais que, devido ao limitado poder de locomoção, são transportados horizontalmente no meio marinho. A comunidade planctônica é bastante diversificada e possui representantes de quase todos os filos existentes. Embora sua locomoção seja restrita, muitos apresentam movimentos verticais na coluna de água. Qual dos itens abaixo não nos apresenta organismos planctônicos?

(A) Diatomáceas

(B) Anêmonas adultas

(C) Copépodes

(D) Dinoflagelados

(E) Ovos de peixe

Intenção: Compreender o plâncton e seus constituintes.

Justificativa: Anêmonas adultas são organismos sésseis, que vivem fixas ao substrato geralmente rochoso. Sendo assim, são entendidas como formas bentônicas e apenas na forma larval são constituintes do plâncton.

Referência: CASTRO, Peter; HUBER, Michael E.; FONSECA, Duane Barros da. Biologia marinha. 8. ed. Porto Alegre, RS: AMGH Editora, 2012.

Dificuldade: Médio

Categoria: Componentes específicos de bacharelado

Subcategoria: Biologia marinha

54. Considerando a interferência de determinados tipos de medicamento no resultado de exames laboratoriais pré-operatórios, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O ácido acetilsalicílico pode causar como efeito colateral o aumento no tempo de sangramento.

PORQUE

II. O ácido acetilsalicílico inibe a síntese dos fatores de coagulação dependentes de vitamina K.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

(A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

(B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

(C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

(D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

(E) As asserções I e II são proposições falsas.

Intenção: Compreender a o mecanismo de ação do AAS

Justificativa: O AAS é um fármaco antiagregante plaquetário

Referência: KATZUNG, B. Farmacologia básica e clínica. 10ª ed. São Paulo: Mc Graw Hill, 2010.

Dificuldade: média

Categoria: Componentes específicos de bacharelado

Subcategoria: Farmacologia

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 22 de 24

55. As células-tronco são células indiferenciadas, que se caracterizam pela capacidade de autorrenovação, de diferenciação em diversos tipos celulares e de reconstituição funcional de determinados tecidos. Essas células são divididas em dois tipos principais: embrionárias e adultas.

Acerca desse assunto, avalie as afirmações a seguir.

i Células-tronco embrionárias pluripotentes podem ser obtidas da massa celular interna do blastocisto.

ii Células-tronco adultas tem sido isoladas de diferentes tecidos ou estruturas do corpo, como medula óssea, polpa de dente e tecidos adiposo e epitelial.

iii Estudos tem sido realizados com o objetivo de induzir a reversão de células somáticas adultas para um estado embrionário, sendo a facilidade de obtenção de células somáticas uma das vantagens dessa técnica.

iv Terapias com células-tronco tem sido utilizados com sucesso na regeneração de órgãos, tais como os do sistema nervoso, centro e o coração.

É correto apenas o que se afirma em:

(A) I e II

(B) I e IV

(C) III e IV

(D) I, II e III

(E) II, III e IV

Intenção: avaliar os conhecimentos sobre células tronco.

Justificativa: diferenciar os tipos de células troncos e suas funções

Referência: http://www.rntc.org.br/ceacutelulas-tronco.html;

Dificuldade: média

Categoria: Componentes específicos de bacharelado

Subcategoria: Biotecnologia

56. Na natureza, vários organismos benéficos são chamados de inimigos naturais, pois utilizam, para sua sobrevivência, alguns insetos considerados praga. Assim, várias espécies de pássaros, aves, aranhas, insetos, fungos, bactérias e vírus têm papel importante no controle do tamanho das populações de pragas, o que pode ser denominado de Controle Biológico Natural. Outro tipo de controle é o Controle Biológico Aplicado (CBA), que consiste na introdução e na manipulação artificial de inimigos naturais para controlar a praga. O CBA só é possível graças às técnicas de criação desses inimigos naturais em laboratório. No Brasil, surgiram várias empresas especializadas no comércio de parasitas e parasitoides, que proporcionaram um novo mercado de trabalho ao biólogo.

Nessa perspectiva, uma empresa de CBA deve

I Avaliar e autorizar a importação e exportação dos agentes para controle biológico de pragas no país.

II Realizar a produção, pesquisa e comercialização de agentes biológicos para atuarem no controle de pragas no campo.

III Promover pesquisa científica em parceria com universidades e centros de pesquisa a fim de aprimorar a criação de insetos em laboratório e estabelecer táticas para implantação e melhoria de programas de controle biológico.

IV Promover palestras, treinamentos, consultorias e assistência técnica aos seus clientes, além de apoiar eventos para a divulgação do controle biológico de pragas e conscientização dos agricultores e associações de produtores.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I e IV

(B) II e III

(C) II e IV

(D) I, II e III

(E) II, III e IV

Intenção: Compreender o controle biológico de pragas.

Justificativa: O controle de pragas na agricultura, normalmente, é feito por meio de agrotóxicos, que também acabam com os organismos benéficos e não alvo, além de contaminar o solo e a água. Além disso, fazem com que as pragas adquiram resistência, exigindo doses mais altas ou produtos mais tóxicos. As empresas envolvidas na produção de organismos para controle biológico realizam pesquisa e comercialização dos agentes utilizados no controle, podendo envolver instituições de pesquisa e/ou ensino para aprimoramento de técnicas de produção e controle. Da mesma forma que outras empresas do ramo de agronegócios, as empresas de controle biológico prestam assistência aos seus clientes. No entanto, não estão autorizadas a importar ou exportar agentes de controle biológico de pragas.

Referência: MOREAU, R. L. M.; SIQUEIRA, M. E. P. B.

Toxicologia analítica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Dificuldade: média

Categoria: Componentes específicos de bacharelado

Subcategoria: Biotecnologia

57. Em condições normais, um homem adulto produz cerca de 200 bilhões de hemácias por dia, para substituir um número semelhante de hemácias destruídas diariamente. Essa reposição é fundamental para manter estável a massa total dos glóbulos vermelhos do organismo. Embora pareça expressivo, tal valor representa menos de 1% do total de hemácias, que, em condições também normais, são produzidas exclusivamente na medula óssea. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta duas circunstâncias nas quais, após os períodos embrionário e fetal, a eritropoiese pode ocorrer fora da medula óssea.

(A) Resposta a estímulo proliferativo intenso, como, por exemplo, na anemia hemolítica, e resposta a trauma mecânico, com posterior processo inflamatório

(B) Infecção bacteriana localizada e trauma mecânico, com posterior processo inflamatório

(C) Resposta a estímulo proliferativo intenso, como, por exemplo, na anemia hemolítica, e proliferação neoplásica em tecido mielóide

(D) Infecção bacteriana localizada e ocupação de ambiente com baixa pressão de oxigênio devido a altitudes elevadas

(E) Infecção bacteriana localizada e resposta a estímulo proliferativo intenso, como, por exemplo, a anemia hemolítica

Intenção: Compreender a hematopoiese extramedular.

Justificativa: Normalmente, a eritropoiese em adultos ocorre na medula óssea, em resposta à produção de eritropoetina – EPO, mas em certos processos patológicos pode ocorrer em outros tecidos. A EMH é também uma resposta ao fracasso da eritropoiese na medula óssea. EMH ocorre em hemoglobinopatias, doenças reumáticas ou infiltração da medula óssea.

Referência: GIGLIO, A. D.; KALIKS, R. Princípios de Hematologia Clínica. São Paulo: Manole, 2007.

Dificuldade: Difícil

Categoria: Componentes específicos de bacharelado

Subcategoria: Hematologia

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 23 de 24

58. A água é um recurso natural de valor econômico, ambiental e social, fundamental a sobrevivência humana e dos ecossistemas. Os gráficos a seguir indicam a proporção dos principais usos da água em países desenvolvidos e em desenvolvimento no início do século XXI.

Com base neste contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

Nos países em desenvolvimento, a implantação de irrigação deve ser prioridade na gestão ambiental sustentável, uma vez que aumenta a produtividade agrícola.

PORQUE

Na gestão ambiental sustentável, o tipo de irrigação e o respectivo local de implantação devem ser considerados, assim como a adoção de ações que visem a qualidade da água, a preservação das nascentes e das áreas de conservação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

(A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

(B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.

(C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

(D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

(E) As asserções I e II são proposições falsas.

Intenção: Comparar técnicas de gestão sustentabilidade hídrica.

Justificativa: A proposição 1 está errada ao afirmar que um processo de gestão ambiental teria como finalidade o aumento da produtividade agrícola, quando na verdade tal processo seria para diminuir os gastos e desperdícios com recurso hídrico tão caro como a água. Nos países em desenvolvimento predominam técnicas de irrigação a arcaicas como aspersão e não o uso de técnicas sustentáveis como gotejamento.

Referência: LAURY, C. Jr.; RUDRAN, R.; VALLADARES- PÁDUA, (orgs). Métodos de estudos em Biologia da Conservação e Manejo da vida silvestre. 2ª ed. Curitiba: Ed. Universitária UFPR, 2003.

Dificuldade: Difícil

Categoria: Componentes específicos de bacharelado

Subcategoria: Planejamento e gestão ambiental

59. A lei n. 11.105/2005 estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre cultivo, manipulação, pesquisa, liberação no ambiente e descarte de organismos geneticamente modificados (OGMs) e seus derivados no País. Para tal, essa lei tem como diretriz o estimulo ao avanço cientifico na área de biotecnologia e biossegurança e a observância do princípio da precaução para a proteção do ambiente.

Considerando o texto acima, avalie as afirmações a seguir.

Cabe à comissão técnica nacional de Biossegurança a implementação de políticas relativas aos OGMs, bem como o estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do ambiente.

Vários fatores devem ser considerados na avaliação do impacto que poderá ocorrer com a liberação de OGM no ambiente, sendo necessário obter informações sobre o gene, o organismo doador, a espécie receptora desse gene e local onde será efetuada a liberação.

A avaliação da segurança do OGM, seja ela alimentar ou ambiental, deve ser realizada desde o momento em que se iniciam as atividades laboratoriais até a efetiva inserção do OGM no mercado consumidor, portanto as medidas de acompanhamento e verificação periódica devem estar previstas.

É correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e IV, apenas.

(E) I, II e III.

Intenção: conhecer a lei de biossegurança

Justificativa: compreender s legislação pertinente a produção e comercialização de OGMs

Referência: BORÉM, A.; DEL GIÚDICE, M. P. Biotecnologia e

meio ambiente. 2ª ed. Viçosa: UFV, 2008.

Dificuldade: fácil

Categoria: Componentes específicos de bacharelado

Subcategoria: Biotecnologia

60. Nos seres humanos, bilhões de células morrem todos os dias e, basicamente, a morte celular pode ocorrer por dois processos morfologicamente distintos: necrose e apoptose. Considerando que a distinção entre eles é de especial importância no diagnóstico de doenças, avalie as afirmações abaixo.

I. Na apoptose, os restos celulares são fagocitados pelos macrófagos teciduais.

II. Como processos ativos, tanto a apoptose quanto a necrose requerem reservas de ATP.

III. Na necrose, ocorre extravasamento de substâncias contidas nas células, o que resulta em um processo inflamatório.

IV. Tanto o mecanismo de necrose como o da apoptose envolvem a degradação do DNA e das proteínas celulares.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I.

(B) II.

(C) I e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.

Intenção: Compreender a lesão celular

Justificativa: Características celulares da necrose e da apoptose

Referência: Alberts, B., Lewis, J., Raff, M., Roberts, K. & Watson, J.D. Biologia Molecular da Célula. Ed. Artes Médicas, Porto Alegre, 1997.

Dificuldade: média

Categoria: Componentes específicos de bacharelado

UNIFESO - Teste de Progresso 2018 Ciências Biológicas, Bacharelado Pág 24 de 24

Subcategoria: patologia

QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DO

TESTE DE PROGRESSO

As próximas questões visam levantar sua opinião sobre a qualidade e a adequação da prova que você acabou de realizar. Marque estas alternativas normalmente no gabarito de respostas. Agradecemos sua colaboração.

61. Os enunciados das questões estavam claros e objetivos?

(A) Sim, todos.

(B) Sim, a maioria.

(C) Apenas cerca da metade.

(D) Poucos.

(E) Não, nenhum

62. Qual o grau de dificuldade percebido por você nas 10 primeiras questões de Conhecimento Geral?

(A) Muito fácil.

(B) Fácil.

(C) Médio.

(D) Difícil.

(E) Muito difícil.

63. Qual o grau de dificuldade percebido por você nas demais questões de Conhecimento Específico?

(A) Muito fácil.

(B) Fácil.

(C) Médio.

(D) Difícil.

(E) Muito difícil.

64. Considerando a extensão da prova, em relação ao tempo total, você considera que a prova foi

(A) Muito longa.

(B) Longa.

(C) Adequada.

(D) Curta.

(E) Muito curta.

65. As informações/Instruções das questões foram suficientes para resolvê-las:

(A) Sim, até excessivas.

(B) Sim, em todas elas.

(C) Sim, na maioria delas.

(D) Sim, somente em algumas.

(E) Não, em nenhuma delas

66. Você se deparou com alguma dificuldade em responder à prova. Qual?

(A) Desconhecimento do conteúdo

(B) Forma diferente de abordagem do conteúdo.

(C) Espaço insuficiente para anotações pertinentes e desenvolvimento de cálculos

(D) Falta de motivação para fazer a prova.

(E) Não tive qualquer tipo de dificuldade para responder à prova

67. Considerando o conteúdo abordado nas questões da prova, você percebeu que

(A) Não estudou ainda a maioria desses conteúdos.

(B) Estudou alguns desses conteúdos, mas não os aprendeu.

(C) Estudou a maioria desses conteúdos, mas não os aprendeu.

(D) Estudou e aprendeu muitos desses conteúdos.

(E) Estudou e aprendeu todos esses conteúdos.

68. A principal motivação para fazer o Teste de Progresso foi?

(A) Saber que este modelo de avaliação não promove punição ou premiação

(B) Identificar fragilidades na minha formação profissional para poder corrigi-las

(C) Contribuir para melhorar o currículo do meu curso

(D) Melhorar minha capacidade em resolver provas similares

(E) Fiz apenas para receber a presença do dia

69. Considerando sua auto-avaliação em relação aos Testes de Progresso já realizados:

(A) Esta é a primeira vez que faço o Teste de Progresso

(B) Me senti capaz de perceber progressos a cada ano realizado

(C) Meu desempenho não tem se alterado em cada teste

(D) Apresentei declínio em relação ao último teste

(E) Não considero importante a auto-avaliação pelo Teste de Progresso

70. Sobre os resultados dos Testes de Progresso anteriores:

(A) Esta é a primeira vez que faço o Teste de Progresso

(B) Recebi o resultado impresso, entregue pela coordenação do meu curso

(C) Retirei o resultado diretamente do site institucional

(D) Não tive interesse em verificar o meu resultado

(E) Não sabia que o resultado do teste era divulgado

Questão Discursiva, Conhecimentos GeraisCiências Biológicas - BachareladoTeste de Progresso 2018

A paquistanesa Malala Yousafzai, de dezessete anos de idade, ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2014, pela defesa do direito de todas as meninas e mulheres de estudar. “Nossos livros e nossos lápis são nossas melhores armas. A educação é a única solução, a educação em primeiro lugar”, afirmou a jovem em seu primeiro pronunciamento público na Assembleia de Jovens, na Organização das Nações Unidas (ONU), após o atentado em que foi atingida por um tiro ao sair da escola, em 2012. Recuperada, Malala, mudou-se para o Reino Unido, onde estuda e mantém o ativismo em favor da paz e da igualdade de gêneros.Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br, Acesso em: 18 ago. 2015 (adaptado).

Padrão de resposta esperado para a questão:

O estudante deve elaborar um texto dissertativo que contemple alguns dos seguintes argumentos e exemplos possíveis:Item a: Caminhos para condução das respostas a respeito do direito das meninas/jovens/mulheres: • Todo cidadão tem o direito à educação com base no texto da Constituição Brasileira; • Direito à educação apoiado no Estatuto da Criança e do Adolescente; • Direito à educação apoiado na Declaração dos Direitos Humanos; • Universalização de direitos; • Educação como ponto para o aprimoramento de ideias; • Reflexões críticas a respeito de situações em que se observa obstáculo ao livre acesso à educação; • Vinculação entre educação e paz social.

Item b: Caminhos para condução de respostas a respeito das relações de poder entre homens e mulheres: • Violência física e psicológica contra a mulher, incluindo a Lei Maria da Penha, no caso específico do Brasil; • Tolerância/intolerância a vestimentas, trajes, comportamentos socialmente estereotipados; • Aspectos socioculturais que impõem à mulher uma condição de submissão na sociedade, tais como: mutilação, impossibilidade de manifestar seus desejos e posicionamentos em algumas culturas, entre outros; • Igualdade/desigualdade de gênero, por exemplo, no mercado de trabalho, em relação à desigualdade salarial; • Ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade: referência a esses ideais como possibilidade de equilibrar as relações de poder entre homens e mulheres.

Instruções para resposta:

A partir dessas informações, redija um texto dissertativo sobre o significado da premiação de Malala Yousafzai na luta pela igualdade de gêneros. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

a) Direito das jovens à educação formal; b) Relações de poder entre homens e mulheres no mundo.

Questão Discursiva, Conhecimento EspecíficoCiências Biológicas - BachareladoTeste de Progresso 2018

As florestas tropicais estão entre os habitats mais ricos em número de espécies, ainda que suas áreas estejam bastante reduzidas em relação à cobertura original. Essas florestas provavelmente sustentam mais da metade das formas de vida do planeta. Os insetos constituem o grupo de animais mais numeroso do globo terrestre em termos de biodiversidade e podem assumir grande importância nos estudos de avaliação de impacto ambiental. No entanto, muitos ainda não são conhecidos ou não foram estudados, por serem relativamente pequenos difíceis de ser coletados ou por viverem associados às copas das árvores ou plantas epífitas.

Padrão de resposta esperado para a questão:

a) O estudante deverá fazer referência à noção de biodiversidade como diversidade de organismos vivos, compreendendo os complexos ecológicos de que fazem parte. As variáveis que a compõem referem-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias. Uma possibilidade de resposta a ser considerada em relação às variáveis: variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementariedade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade).

b) Há uma grande diversidade de espécies de insetos nos diferentes ambientes, pois eles têm habilidade de explorar e grande capacidade de colonizar distintos habitats. Além disso, a rápida capacidade de proliferação possibilita respostas mais rápidas à qualidade e quantidade de recursos disponíveis e, consequentemente, às alterações.

Instruções para resposta:

Considerando o texto, faça o que se pede a seguir. a) Conceituar biodiversidade e explicite as variáveis que a compõem. b) Explique por que os insetos assumem grande importância nos estudos de avalição de impacto ambiental.