Notas sobre o fundo da Sección Especial ou Maçónica, no Archivo General de la Guerra Civil /...

70
1 Notas sobre o fundo da Sección Especial ou Maçónica, no Archivo General de la Guerra Civil / Centro Documental de la Memoria Histórica (Salamanca): Uma fonte para o estudo do Republicanismo galego e a sua repressão (em especial da cidade da Crunha) 1 . [Em Actas do Congresso Jenaro Marinhas del Valle : Corunha, 26, 27 e 28 de fevereiro de 2009.- Ourense : Associaçom Galega da Língua, 2009. - P. 197-323] Ernesto Vázquez Souza Pola data fatídica 19 de Julho de 1936 a única das velhas Irmandades da Fala que em Galiza se mantinha em pé era a d'A Corunha, localizada num primeiro andar da Rua real, com modesta mobília, pequena biblioteca na que nom faltavam livros portugueses, alguns com dedicatória dos autores (Teixeira de Pascoaes, Leonardo Coimbra, António Sardinha) e decorando as paredes mostras de arte plástica devidas a Ricardo Camino, Cebreiro, Camilo e Indalecio Díaz Balinho, a mais de algum outro; mas a estrela de primeira magnitude e mais valiosa de todas elas era um grande lenço de Castelao pintado a óleo: “O Abráquico”. Umha impressionante figura de homem com os braços decepados quase a rés dos ombros, respaldado por umha fronda de eucaliptos e de joelhos ante um pano estendido no chao para receber a esmola de algumha moeda. Insurgida a militarada reaccionária, os camisas azuis assaltaram aquel templo de galeguidade que a ninguém ofendia e tudo quanto nele havia foi defenestrado e destruido com ódio, fúria e assanhamento selvagem, incluída aquela obra pitórica. Dou-a inclusa na destruçom porque por mais pesquisas que emprendim com algumha remota esperança de que pudesse ter sido acolhida por algum ladrom sensível às manifestaçons de arte (que os hai) nom pudem achar nengum rasto do seu paradeiro. Cabe a segurança que o maço e o fogo acabárom com ela como os punhos e as pistolas tentarom em vao acabar com a dignidade e a liberdade do povo galego 2 . Jenaro Marinhas del Valle Prelúdio. a. De touros, papéis salmantinos, santos e memória. Rua do Expólio foi o nome com que a corporação municipal de Salamaca, liderada por aquele sapientíssimo regedor Julian Lanzarote, mudou de pura birra anti-catalanista aquele (pensávamos muito mais reivindicativo) de Gibraltar. Ambos, Gibraltar e Expólio são nomes estranhos para uma ruela encantadora, onde se topa um dos melhores museus de toda Castela: a modernista “Casa Lis” quase obrigada a fechar as suas portas nestes anos de polémicas pelo desleixo municipal e autonómico a respeito. 1 N.B.: Os dados e tempo deste estudo foram financiados por duas Bolsas pós-doutorais (Universidade da Crunha-Junta da Galiza durante os anos 2001-2002). Com o meu agradescimento a Salvador Mourelo pela ajuda fundamental na re-escrita do texto. 2 “O abráquico” em Castelao e Bóveda irmáns!!, A Nosa Terra-A Nosa Cultura, Extra 5-6, 1986, p.63

Transcript of Notas sobre o fundo da Sección Especial ou Maçónica, no Archivo General de la Guerra Civil /...

1

Notas sobre o fundo da Sección Especial ou Maçónica, no Archivo General de la Guerra Civil / Centro Documental de la Memoria Histórica (Salamanca): Uma fonte para o estudo do Republicanismo galego e a sua repressão (em especial da cidade da Crunha)1.

[Em Actas do Congresso Jenaro Marinhas del Valle : Corunha, 26, 27 e 28 de fevereiro de 2009.- Ourense : Associaçom Galega da Língua, 2009. - P. 197-323]

Ernesto Vázquez Souza

Pola data fatídica 19 de Julho de 1936 a única das velhas Irmandades da Fala que em Galiza se mantinha em pé era a d'A Corunha, localizada num primeiro andar da Rua real, com modesta mobília, pequena biblioteca na que nom faltavam livros portugueses, alguns com dedicatória dos autores (Teixeira de Pascoaes, Leonardo Coimbra, António Sardinha) e decorando as paredes mostras de arte plástica devidas a Ricardo Camino, Cebreiro, Camilo e Indalecio Díaz Balinho, a mais de algum outro; mas a estrela de primeira magnitude e mais valiosa de todas elas era um grande lenço de Castelao pintado a óleo: “O Abráquico”. Umha impressionante figura de homem com os braços decepados quase a rés dos ombros, respaldado por umha fronda de eucaliptos e de joelhos ante um pano estendido no chao para receber a esmola de algumha moeda. Insurgida a militarada reaccionária, os camisas azuis assaltaram aquel templo de galeguidade que a ninguém ofendia e tudo quanto nele havia foi defenestrado e destruido com ódio, fúria e assanhamento selvagem, incluída aquela obra pitórica. Dou-a inclusa na destruçom porque por mais pesquisas que emprendim com algumha remota esperança de que pudesse ter sido acolhida por algum ladrom sensível às manifestaçons de arte (que os hai) nom pudem achar nengum rasto do seu paradeiro. Cabe a segurança que o maço e o fogo acabárom com ela como os punhos e as pistolas tentarom em vao acabar com a dignidade e a liberdade do povo galego2.

Jenaro Marinhas del Valle

Prelúdio.

a. De touros, papéis salmantinos, santos e memória.

Rua do Expólio foi o nome com que a corporação municipal de Salamaca, liderada por aquele sapientíssimo regedor Julian Lanzarote, mudou de pura birra anti-catalanista aquele (pensávamos muito mais reivindicativo) de Gibraltar.

Ambos, Gibraltar e Expólio são nomes estranhos para uma ruela encantadora, onde se topa um dos melhores museus de toda Castela: a modernista “Casa Lis” quase obrigada a fechar as suas portas nestes anos de polémicas pelo desleixo municipal e autonómico a respeito.

1 N.B.: Os dados e tempo deste estudo foram financiados por duas Bolsas pós-doutorais (Universidade da Crunha-Junta da Galiza durante os anos 2001-2002). Com o meu agradescimento a Salvador Mourelo pela ajuda fundamental na re-escrita do texto. 2 “O abráquico” em Castelao e Bóveda irmáns!!, A Nosa Terra-A Nosa Cultura, Extra 5-6, 1986, p.63

2

Eu, pela minha parte, aconselharia continuar o lema da encosta que desemboca nela: a sonadíssima rua de TENTENECIO (ou tente-néscio). Placa que vem muito acaída ao caso e lembra um daqueles fantásticos milagres do patrono local: San Juan de Sahagún (Agostinho, colegial de San Bartolomé e personagem importante no século XV local). A rua Tentenecio lembra-nos que aquele taumaturgo e excelente predicador deteve, lá com essas palavras, um touro (hispanicus ferocissimus salmanticensis) que provocava o pânico.

Cito com mofa São Juan de Sahagun no meio da minha desesperação pelo último arranjinho com que o governo nos agasalha na sua estúpida teima de levar adiante qualquer ridículo conteúdo – suponho que destinada a radicalizar pessoal como eu – sob o título de Lei da Memória Histórica. E suponho que a santos e a igrejas é que se nos condena a recorrer.

Todo o assunto da Cruzada do Expólio e dos “papéis da Catalunya” foi esperpento genial de Ruedo Ibérico que despistou enormemente a opinião pública de um assunto da maior transcendência como era abrir a ferida não fechada da devolução de propriedades apreendidas por um Governo nado de um golpe de estado aos seus titulares e herdeiros e foi revelador da obcecação que neste ponto têm alguns representantes mais que conservadores, herdeiros da bronca e selvagem direita espanhola.

Agora que a ministra da cultura e a Vice-Presidenta nos autoriza a familiares e particulares para solicitar do arquivo a existência de documentos e informações relativas ao património espoliado, vai ser hora de que os particulares passemos conta ao Estado, já que este, moto próprio, não fez o que deveria ter feito: Procurar os legítimos titulares dos espólios, averiguar, se há, onde é que ficam herdeiros e restituir umas documentações, cartas, fotos, bilhetes, títulos e objetos que faziam parte do património de famílias e sociedades.

Dado que vai ser difícil que alguém solicite o que não sabe que há, e dado que nem todos os familiares vão poder aceder aos recursos de pesquisa que disponibiliza agora o Centro Documental de la Memoria Histórica (antes Archivo General de la Guerra Civil Española) vou-me permitir (talvez impertinente neste momento histórico pertinente) fazer uma pequena achega em forma de listagem útil para pesquissadores e reivindicadores como contributo à memória de Jenaro Marinhas del Valle, uma das pessoas que mais lutaram para que a memória não fosse completamente apagada.

Para encaminhar petições e procura de informação:

Centro Documental de la Memoria Histórica (antes Archivo General de la Guerra civil española)

C/ Expolio, 2 37002 - Salamanca

Telef. 923 212 845 Fax. 923 264 730

Formulário de contacto e solicitude de informação em:

http://www.mcu.es/archivos/MC/AGC/index.html

b. Inventário da desfeita

Indicava Marc Bloch, no seu clássico Métier d’Historien...3 que quando a pesquisa era séria e complexa, as mais das vezes mostrava-se tão interessante e educativa a exposição das peripécias

3 BLOCH, Marc, Apologie pour l’Histoire ou Métier d’Historien, Cahiers de Annales, Lib. Armand Colin, Paris, 1952. //BLOCH, Marc, Introducción a la Historia, Breviarios del FCE, 64, FCE, México, 1975 (5ª reimp.)

3 investigadoras e da metodologia seguida como o resultado do próprio trabalho. Como a pesquisa tem a ver com a minha vida, aguardo que o leitor amigo me permita a digressão explicativa de lacunas e eivas.

Esta pesquisa rompeu – ao toparmos com o fundo documental do daquela Archivo General de la Guerra Civil quando procurávamos dados sobre Ánxel Casal e outras figuras vencelhadas ao galeguismo – com o projecto inicialmente apresentado para a obtenção de uma bolsa Pós-doutoral, dedicado à análise de La Voz de Galicia e as suas relações (ataques sistemáticos) com o galeguismo. Com a permissão e aceitação do nosso Diretor: Xosé María Dobarro, envorcámo-nos na investigação dos fundos de repressão à maçonaria localizados na documentação do Arquivo de Salamanca. Uma primeira consulta aos livros ficheiro já revelou a importância de um levantamento meticuloso.

Deste jeito, armados com listagens diversas confeccionadas por nós e com o apoio dos trabalhos sobre a repressão de Luis Lamela e outros reivindicadores da memória, passamos a registrar, solicitar e compilar os expedientes de maçonaria. Em 2000, trás atingir uma listagem de arredor de 400 mações confirmados, passámos a revisar numerosos expedientes policiais de investigados, que se bem não confirmaram a pertença à maçonaria de numerosas figuras intelectuais da Galiza dos anos vinte e trinta, serviram para aprofundar nos dados de carácter biográfico contidos nos expedientes.

Continuámos nos primeiros meses (julho, setembro a janeiro) do segundo ano de bolseiro, com o propósito de confirmar uma série de instituições, associações, plataformas ou atuações – basicamente da Crunha e Compostela – de que tínhamos amplas listagens. Submetemos assim a revisão as nossas listagens de membros da Irmandade da Fala e relacionados, indivíduos do republicanismo santiaguês (FRG), da FUE, intelectuais galeguistas, membros de partidos políticos conhecidos, sócios do Casino Republicano, Izquierda Federal e de numerosos exilados galegos4.

Os dados contidos nos expedientes facilitam um importante conjunto de dados biográficos de enorme relevância para situar figuras de forte pegada sociopolítica assim como para encher os valeiros biográficos de não poucos quase desconhecidos.

O resultado atual é uma base de dados com 735 entradas pessoais e de lojas, ainda em processo. Conjunto a que somar uma importante bibliografia especialmente de carácter hemerográfico e uma abundante escolma documental (cartas manuscritas5, notas, folhetos6 e artigos pouco conhecidos) que pensamos bastante interessante e complementar a trabalhos como o citado repertório ou os diferentes dicionários de autores que se encontram no mercado.

No que respeita à cidade da Crunha, pensamos que a nossa listagem é bastante completa, não assim no relativo ao resto das vilas galegas, que precisariam duma revisão por especialistas no contexto e complexa rede sociopolítica de cada localidade. De qualquer jeito, cuidamos que permite ir posicionando claramente determinadas figuras de rica vida pública nos meios em que interatuam. Do mesmo jeito permite estabelecer, através de determinados indivíduos uma série de conexões sociais e pessoais, de circuitos pelos que se espalham determinadas ideias conformantes da ideologia e modos de atuação republicana e galeguista de esquerda.

4 Aspeto este último para o que foi de grande ajuda o Repertorio Biobibliográfico do exilio galego, editado em CD-ROM, Consello da Cultura Galega, 2001. 5 Entre elas três curiosas cartas de Castelao que remetemos no seu dia à Fundación Castelao. E três artigos e 6 cartas de Vicente Risco escritas entre os anos 1911 a 1915, fundamentais à hora de entender a sua trajetória intelectual de mocidade em relação à Teosofia, que pensamos publicar proximamente. 6 Dado o carácter tão irregular dos processos, em alguns casos temos encontrado dentro deles ou bem referências a publicações localizáveis nessa ou noutras hemerotecas ou mesmamente recortes ou publicações completas com artigos ou dados relativos aos personagens. Importa especialmente quanto a publicações de carácter teosófico (Cebreiro, Amado Carballo, Risco) ou político (Suárez Picallo, Carvalho Calero, A. Vilar Ponte).

4

Consideramos que o Fundo Especial é uma fonte rápida e direta para uma primeira compilação de numerosos dados de carácter pessoal, difíceis hoje de conseguir, e mui precisos para uma futura reconstrução do tão esquecido universo republicano galego.

Este trabalho não pretende centrar-se no estudo da Maçonaria galega, nem na sua organização nem nos trabalhos simbólicos, filosóficos ou pedagógicos das lojas ou dos seus membros. Pois, ainda que existe uma considerável bibliografia a esse respeito7, desde a nossa leitura do material direto só podemos constatar como hipótese que as especificidades dos ritos hirámicos, num período em que a maçonaria deslocou parte do seu trabalho simbólico a favor duma publicitação pública dos seus ideais de igualdade política, ainda é um tema mui por estudar e com uma complexidade que desbordaria completamente as nossas capacidades e conhecimentos atuais.

Na consulta aos expedientes pessoais do ficheiro geral da Secção Especial da Maçonaria é que nasceu este trabalho, no qual obrigatoriamente devemos abordar bibliografia e aspetos sobre a organização e funcionamento da maçonaria. Neste sentido é que o trabalho achega materiais pertinentes para a investigação da maçonaria e dos mações na Galiza das décadas de vinte e trinta. Como primeira achega publicámos em Laiovento um caderno8.

Consequentemente com a perspectiva do trabalho, também não empreendemos o estudo da repressão à maçonaria como fenómeno sociológico ou psicossocial, ainda convencidos de ser a exploração do mistério maçónico e a ideia da conspiração um dos leivmotivs justificadores e sustentadores do franquismo9. Ainda que dado que é tema fundamental, será abordado mais adiante, remetendo à bibliografia ajeitada.

O objecto central do nosso trabalho foi a compilação dos expedientes, positivos, negativos10, ou de lojas na procura não da pertença à maçonaria ou a organização dos poderes maçónicos na Galiza, mas para relevar os dados pessoais e de imbricação, sociopolítica e socioeconómica contidos nos devanditos expedientes. Por isto, não imos entrar a considerar filosófica, intelectual ou organizativamente a maçonaria coma tal, nem na história da maçonaria11, mas tentar situar os irmãos e os seus trabalhos dentro da viçosa estrutura sociopolítica e cultural da Galiza da época.

O estudo sobre tal quantidade de expedientes e a documentação resultante indicou que medíramos mui por baixo o objeto da pesquisa, especialmente por quanto do estudo do fundo podia derivar-se à consulta de determinadas fontes documentais de carácter hemerográfico (revistas e publicações teosóficas, de esquerda, maçónicas e/ou produzidas no bando republicano durante a guerra civil) ou a outro fundo de referência, o Archivo General de la Administración Española12. Arquivo este último mais rico, se calhar, que o da Guerra Civil, e a que temos recorrido em diversos momentos, na procura de outros dados complementares.

7 Veja-se: DI BERNARDO, Giuliano, Filosofía de la masonería: la imagen masónica del hombre [tradução, Antonio Monclús], Iberediciones, [Madrid], 1991. [1ª ed. espanhol] (Tradução de: Filosofia della massoneria. Bibliografía: p. 243-249). Ferrer Benimeli, José A.: Bibliografía de la masonería : introducción histórico-crítica, Madrid : Fundación Universitaria Española, Documentación, 6, 1978 (2ª) 8 Noticia mínima e contexto da "Asociación Regional de Padres de Familia para la defensa del laicismo en la Enseñanza", A Coruña (1931-1936), [A Coruña] : Laiovento, 2006 (Cadernos. Ensaio; 3) 9 FRANCO BAHAMONDE, Francisco (J. Boor), Masonería, Fundación Nacional Francisco Franco, Madrid, 1981. 10 Na terminologia do SRD, entende-se como Positivo o processo que atribui, por documentação, denúncia considerada ou referência, pertença à maçonaria. Negativo é o processo que uma vez investigado determina ausência de antecedentes maçónicos. 11 Para uma história sintética da maçonaria desde as prováveis origens medievais até começo de século, veja-se: ÁLVAREZ LÁZARO, Pedro, La Masonería, escuela de formación del ciudadano. La educación interna de los masones españoles en el último tercio del Siglo XIX, Universidad Pontificia Comillas. Dep. de Publicaciones, Madrid, 1996, pp. 42-120. 12 Paseo de Aguadores, 2. Alcalá de Henares. Madrid.

5

Na consulta a este segundo centro arquivístico temos constatado a existência dum importantíssimo fundo documental de maior valor que o objeto do nosso estudo: O Arquivo da Censura Espanhola (1936-1974)13. Material este objeto de futuras pesquisas.

Porém, dada a falha de tempo e possibilidades, a investigação centrou-se, por motivos de continuidade e abordagem, no Fundo Especial da Maçonaria. Trabalho que em si próprio não está isento de dificuldades. A primeira foi a da própria reunião e seleção das fontes documentais. A documentação existente no AGGC é ela própria, sem recorrer a outros materiais, atafegante – tal e coma já advertiram Gómez Molleda14 e Álvarez Lázaro15. Não só é ingente o seu volume senão que, dada a prévia desorganização de fundos e peneira policial, esta se encontra diretamente relacionada não com os Arquivos originais, mas com as instituições e pessoas investigadas.

Ao respeito convém assinalar que o nomeado Archivo General de la Guerra Civil Española, hoje Centro Documental de la Memória Histórica, dista muito de recolher toda a documentação gerada durante e/ou a respeito do conflito. Destaque-se que o devandito centro recolhe parte da Documentação gerada pelo Quartel do General Franco e especialmente o fundo relativo aos primeiros anos da sua secretaria de guerra.

O conjunto mais importante que custodia é o gerado pelo Serviço Documental de Informação e pelos expedientes do Tribunal de repressão à maçonaria e ao comunismo e a documentação apreendida a partir de 1937 a diferentes centros e instituições do bando republicano, nomeadamente lojas, sindicatos e instituições autonómicas. Já que logo não é um verdadeiro arquivo da guerra espanhola de 1936 a 1939 nem decerto ainda um Centro Documental de la Memoria Histórica.

Por riba, uma grande quantidade de informação e documentação relativa à Galiza não está apenas recolhida alô. Problema à parte é o da titularidade da documentação da Generalitat de Catalunya em polémica disputa há uns anos e sobre a que como observadores diretos e objetivos temos própria opinião favorável à devolução à Generalitat quanto a outras instituições e ainda a particulares do que são os seus direitos e património.

De qualquer jeito e dado que nós não pretendemos centrarmo-nos na Instituição maçónica coma tal, as características do arquivo, resenhadas por quase todos os investigadores da maçonaria, são para nós uma forma preciosa de reunir informações de carácter pessoal e de interrelações. Posteriormente, valemo-nos de bibliografia diversa sobre a maçonaria para completar e compreender os dados que íamos achegando.

A respeito da maçonaria galega foram-nos muito úteis os trabalhos prévios de Valín Fernández. Ainda que cumpre advertir que o estudioso da maçonaria galega, ao reduzir-se ao XIX – exceto no caso ourensano – e não prosseguir as suas investigações no rico universo das três primeiras décadas de XX, ofereceu aos investigadores posteriores da maçonaria galega e aos de temas relacionados, como exaustiva, uma visão apenas panorâmica. Panorâmica de conjunto que está destinado a fornecer, sem dúvida, um conjunto amplo de monografias e de teses de doutoramento.

13 Que se compõe de Guia, Ficheiro Kárdex alfabético de títulos e de períodos-autores, ficheiro que faz referência a um importantíssimo volume documental onde se encontra a quase totalidade dos mecanoscritos, ou originais de imprensa submetidos por autores e editores à censura prévia, muitos deles em várias versões e com os riscos e informes dos censores, material de incalculável importância para a ecdótica e/ou resgate de muitos textos contemporâneos. Além de um importantíssimo conjunto documental sobre editoras e comércio de livraria. 14 Gómez Molleda, Mª Dolores, La masonería en la crisis española del siglo XIX, Taurus, Madrid, 1986, p. 16. 15 ÁLVAREZ LÁZARO, Pedro, op. cot. p. 36.

6

Dado que o nosso campo de investigação durante o doutoramento16, foi a Crunha e Compostela dos anos dez, vinte e trinta, é nestas localidades onde o nosso critério nos permite discernir reunir e seleccionar um maior número de documentos úteis para o estudo da sociedade galega e importantíssimos para a análise de figuras protagonistas e instituições tão fundamentais como os partidos republicanos, a Irmandade da fala, a ORGA, os Casinos e instituições culturais e um longo etc.

Esta é a nossa vantagem a respeito doutras aproximações a este fundo. Dos nossos mesmos resultados e da própria experiência tiramos a limitada e lógica conclusão. O valor e utilidade deste fundo só poderá ser determinado e apreciado quando diversos investigadores locais ou centrados em temas concretos (laicismo, pedagogia, republicanismo) abordem este conjunto documental (e outros) de maneira específica.

Este trabalho, como todos os nossos, é tremendamente parcial. O nosso conhecimento do objeto de estudo é ainda mui limitado e as circinstâncias vitais e pessoais não nos permitem continuar a sua exploração. Carecemos dos estudos monográficos, das biografias que nos permitam um rápido avanço neste terreno. Com estas reservas cumpre analisar os resultados desta primeira achega a um fundo documental tão rico e que deveria facilitar mais longas, profundas e demoradas investigações, apenas como um chamado para encaminhar às instituições, associações reivindicativas da nossa memória histórica e particulares para uns materiais de interesse geral.

O fundo documental do AGC e a maçonaria como objeto de estudo

0. O impato da Guerra civil

Estamos longe, e mais nestes tempos de desmemória e volta a discursos e práticas senhoritis e ultradireitstas que correm, ou talvez mesmo por isso, de medir o impato repressivo produzido pela Guerra civil na Galiza e a continuação das fases de destruição programada e atafego de opinião e liberdades dos 40 anos seguintes de Franquismo envolvente.

Xurdidos nos últimos anos discursos e iniciativas que reclamam não apenas memória quanto uma declaração da brutal ilegalidade continuada a que deu origem o golpe de Estado de 1936, vamos conhecendo aspetos da assanhada crueldade entanto o Estado ainda age medonho, nas asas de uma legislação e práticas continuadoras da legitimidade franquista.

Por entanto os nados nos anos 70 e testemunhas direitas das mudanças não vemos que desde 1975 se desse o avanço prometido em construção da Sociedade civil e da Democracia correspondente ao salto social e econômico. Três décadas corridas desde a morte do franquismo e nos feitos e declarações que deviam estar há muito superadas do corpo político e judicial e na viragem cara nenhures de muita da massa social impelida pelos média começamos a entrever a fraude que em quanto a tornada à legalidade republicana e a uma memória laica democrática, federal e civil foi a Transição.

A construção inteletual da nação espanhola durante os anos do franquismo não foi completamente impugnada e a construção do estado autonômico foi um amanho de dobre via que permitiu silenciar o tema entanto o Estado armado do aparato administrativo, dos três poderes enrocava os temas lingüísticos e históricos aos espaços das reservas autonômicas e passadas uma

16 A nossa Tese: Ánxel Casal (1895-1936), Biografía no seu contexto cultural, político e empresarial. Obrigou-nos a um estudo prévio, refletido na tese da sociedade e da política crunhesa e compostelana da qual o ativo editor fez parte até à sua morte.

7 décadas ao calor de lavaradas de velha escola centralista continuava o seu labor de construção da identidade nacional.

Neste sentido é mui importante trazer a cena uma e outra vez a lembrança da Cruzada e repressão que levaram ao trunfo dessa obscura “España eterna” e à desaparição da tradição republicana e galeguista que nos testemunhou gente como Jenaro Marinhas.

Fronte às vozes que reclamam um silenciamento e mesmo não dão o justo valor aos feitos históricos convém uma e outra vez lembrar que a Repressão, na Galiza, zona de retaguarda foi brutal, continuada e injustificadamente excessiva dado que nela nunca houve violência que desse motivo à vingança.

Senão o que houve foi uma perseguição sistemática destinada não apenas a apagar as vozes que protagonizavam o rexurdir civil, econômico e nacional galego, senão a tradição republicana, galeguista e progressista inteira que como ideia alternativa de Espanha existira ao longo de todo o século XIX. A sistematicidade desta repressão de longa duração pode-se evidenciar perfeitamente em quanto a:

1. Âmbitos de atuação que podemos esquematizar num quadro para entender a totalidade dos espaços reprimidos no conjunto e no abrangente de parte da repressão ainda em aspetos parciais à população galega:

“paralegal” “social”

Repressão (1936-1976)

“institucional” “psicológica”

2. Fases: A. Consolidação da Retaguarda (1936-1939):

1.- Medidas drásticas de depuração física (exílio, fuzilamentos, prisão...)

2. Política de terror .

B. Construção do novo estado (1939-1950)

1.- Depurações na administração e vida pública. Especialmente fortes no magistério, universidades, programas de Bibliotecas.

2.- Destruição dos espaços culturais alternativos consolidados. (republicanismo., obreirismo. , galeguismo)

3.- Imersão num pretexto católico-nacional-espanhol (TVE, média, política cultural)

C. Permanência do Franquismo (1950-1977)

1.- Ilegalização da oposição

2.- Perseguição judicial e policial da resistência

Este estado continuado de repressão teve umas consequências que ainda marcam o presente a lume:

1. Eliminação da elite civil e política galega “desafeta”.

2. Substituição de elites e espaços de memória.

3. Magistérios quebrados. Substituição de modelos

8

4. Mudança da imagem e pautas de valores de uma sociedade consolidada ou em vias de consolidação.

O que ocasionou umas importantes mudanças nos parâmetros sociais e culturais

1. Entre 1936-1950 acontece o sonho da Restauração não logrado em todo o século XIX, o trunfo e divulgação maciça de uma História nacional única.

La revaloración de lo español, la definitiva extirpación del pesimismo anti-hispánico y extranjerizante, hijo de la apostasía y de la odiosa y mendaz leyenda negra, se ha de conseguir mediante la enseñanza de la Historia universal, principalmente en sus relaciones con la de España. Se trata así de poner de manifiesto la pureza moral de la nacionalidad española, la categoría superior, universalista, de nuestro espíritu imperial.

Ley de Reforma de la Segunda enseñanza. BOE, 23-09-1938.

La victoria de una de las mitades contendientes de España determinaba una nueva y unitaria dirección espiritual, porque en el desenlace de la pugna cruenta no hubo tan sólo una victoria militar, ni mucho menos el triunfo de un grupo minoritario artificiosamente robustecido desde fuera. Hubo ante todo la victoria de una concepción cultural determinada, verdaderamente nacional.

Rafael Calvo Serer, 1949.

2. A conseguinte destruição da História alternativa (liberal, republicana, obreira, regionalista) que corria alternativa em núcleos, livros, espaços e famílias desde 1808.

3. A liquidação da memória e a substituição dos espaços públicos a ela associados: ruas, estátuas, instituições, bibliotecas, escolas...

Este contexto repressivo permitiu três camadas de filtros que atuam sobre a nossa percepção do passado:

a. A transmissão da História oficial e o esquecimento do projeto nacional anterior á Guerra Civil.

b. A “Transición” sem re-estabelecimento da memória coletiva republicana e galeguista e sem rotura administrativa nem política nem menos purga de responsabilidades e protagonistas.

c. A paralela (re)construção do passado galeguista tanto no franquismo como durante a transição desde as perspetivas da Direita e o culturalismo.

Dito isto compreenderá-se a importância de recuperação da memória espoliada, memória e patrimónios que talvez as bermas e váguas coletivas referenciem de jeito espetacular, mas que atinge a todos os âmbitos do Estado. Estado que como continuador é responsável de uma reparação, que se não em forma econômica sim deveria ser política e legal.

O Golpe militar de 1936 sinala o ponto de arranque da repressão sistemática a toda a série de partidos, sociedades, pessoas e instituições a que retroativamente os Alçados qualificariam de rebeldes, conspiradores ou sustentadores do regime republicano.

9

Além da arbitrariedade, assanhamento e bestialidade da repressão, especialmente nas zonas rapidamente conquistadas, conceitos geralmente admitidos e bastante conhecidos, há que destacar o importante volume documental gerado por todos os órgãos encarregados dessa repressão, que foi continuada até 1976.

Desde há uns quantos anos, os estudos sobre os intelectuais, sobre escolas de pensamento e grupos, sobre gerações de intelectuais, sobre instituições e plataformas de reunião de intelectuais têm e ainda hão ter destacada importância nos estudos sócio-históricos. Uma investigação desta natureza, pensamos, tão só pode realizar-se desde duas aproximações: ou desde a história cultural ou desde uma história social que contemple estes aspetos como parte estrutural dos distintos conformantes das sociedades.

Não é redundante advertir que os estudos sobre temáticas similares, parelhas ou mesmo genéricas neste campo sempre vão estar condicionados pelas orientações e concreções na abordagem. E, estas mesmas, à sua vez e em conjunto por uma série de apriorismos inteletuais, políticos e metodológicos que motivarão aspetos, conclusões, incidências ou leituras diversas.

Assemade, não está isento de carga ideológica – sempre subjetiva – um estudo de corte sociológico e histórico que pretenda relevar as formas da institucionalização (produção, circulação de informação e difusão dos conteúdos) dum dos aspetos da elaboração da sociedade contemporânea, especialmente sendo a irmandade maçónica uma das plataformas de oposição ao modelo da Restauração Canovista, num intento superador de constituir uma sociedade civil mais moderna.

Nós, consideramos que a maçonaria é indubitavelmente um dos suportes intelectuais no momento de conformação do que chegou a ser a Idade de Prata da cultura espanhola. Os anos de conformação do projeto republicano17. Facto este último que foi desde cedo advertido tanto pelos historiadores e estudiosos da história de Espanha como pelos propagandistas e intelectuais que apoiaram e sustentaram o golpe de estado que consolidou o regime franquista18.

Por tudo isto, convém explicitar que aceitamos os seguintes pressupostos metodológicos 19:

1. Uma força política é um grupo formado no seio duma sociedade global dada, portador duma determinada ideologia política ou projeto social e dotado duma certa capacidade de ação.

2. Não queremos fazer equivaler ideologia ou projeto social a um simples programa político ou institucional.

3. Entendemos ideologia como um instrumento de ação social empregado para determinados fins por uns concretos grupos sociais, numa atuação que evidentemente adquire, em muitos casos, proporções de fenómeno, além da classe estrita que usa tal ideologia.

4. As situações sociais vêm definidas por um concurso de fatores que dum jeito genérico, podem ser qualificados de político-económicos, que explicam o sucesso ou fracasso de determinadas ideologias.

2. Um estudo cingido ao caso galego.

17 AVILES FARRE, J., La izquierda burguesa en la II República, Espasa-Calpe, Madrid, 1985. 18 FERNÁNDEZ ÁLVAREZ, Manuel, Las sociedades secretas y los orígenes de la España contemporánea, Publicaciones españolas, Madrid, 1961. 19 Reformulados com base em: FONTANA, Josep, Historia. Análisis del pasado y proyecto social, Crítica/Grijalbo, Barcelona, 1982 com elementos de VILAR, Pierre, Pensar históricamente. Reflexiones y recuerdos, Crítica/ Libros de Historia, Grijalbo- Mondadori, Barcelona, 1997 e HOBSBAWM, Eric, Sobre História, Companhia das letras, São Paulo, 1998.

10

Os estudos de história cultural sobre os intelectuais ou as suas plataformas hão de ter muito cuidado em predefinir a tradição particular em que se inserem ou de que partem. Para a análise do caso galego é por riba necessário focar a temática e os dados num triplo espaço referencial: o estatal, o regional e o local. Espaços que não sempre hão de ser consecutivos nem graduais mas oferecer por vezes referências complexas, misturadas ou mesmo opostas.

Ainda que um dos mais importantes aspetos teóricos da irmandade maçónica é o seu carácter universalista e entre as suas declarações fundacionais aparece recolhido o seu carácter internacional, não é menos certo que tão importantes plataformas têm jogado um destacado papel na formação das comunidades políticas durante os séculos XIX e XX. Por isto consideramos pertinente demarcar o objeto do nosso estudo especificamente na comunidade maçónica relacionada com a Galiza de começos do século XX.

Neste espaço social, político e cultural concreto imos continuar o estudo da maçonaria, tratando-a como uma plataforma intelectual de primeira ordem na rede de instituições culturais que artelharam a rica vida política e cultural que conhecemos e em que os mações galegos vão interatuar. Deste jeito convém definir uma série de aspetos prévios:

1. Desde meados do século XIX existe a constatação de que a sociedade galega – mui pujante económica, demográfica e produtivamente durante o Antigo Regime – vai ficando cada vez mais atrasada a respeito do conjunto do Estado.

2. Que a classe política galega e as elites autóctones vão perdendo peso constantemente no aparelho do Estado como grupo de pressão regional, à vez que reorientam a sua função à canalização da mensagem do Estado e controlo da ordem na Galiza.

3. Que parelho ao processo de consolidação duma cultura unificada projetada desde o Estado emerge uma potente intelectualidade autóctone com reivindicações regionalistas-autonomistas.

Aspetos que vão estar presentes ao longo do XIX e XX e que permitem considerar três importantes tópicos:

1. A marginalidade socioeconómica da sociedade galega desde a imposição do Estado moderno e depois de 1823.

2. O deslocamento do centro político-cultural a Madrid e a existência duma estrutura caciquil de comportamento “sipaio”, que atua de jeito paracolonial.

3. A existência de dous discursos intelectuais divergentes de construção nacional-cultural.

Estas considerações permitem entrecruzar duas linhas que justificam a pertinência de estudos que, como este, achegam dados ao complexo universo da intelectualidade galega. Por uma banda, na Galiza existe uma espécie de consenso sobre o enorme peso que tiveram (e têm) os intelectuais – especialmente os galeguistas – e o seu protagonismo na fabricação da imagem que temos hoje da mesma Galiza. Uma imagem complexa mas tipificada através dum curioso pacto de silêncio e memória20, aceite na sua versão mais idílica e não conflituosa, pelo conjunto da intelectualidade na Galiza.

3. Breve história do Fundo Documental (Descrição, datas, fundos, séries).

20 LE GOFF, J., “Memória-História”, Enciclopédia Einaudi, I. p. 47. (Ed. Imp. Nacional-Casa da Moeda, Lisboa, 1984).

11

O atual Centro Documental de la Memória Histórica (Archivo General de la Guerra Civil), possui um dos mais ricos fundos documentais para o estudo da maçonaria espanhola. Atualmente, em processo de reorganização e à espera de novos ingressos, está basicamente composto por dous grandes grupos de fundos: um o formado pelos fundos existentes no momento (1979) de constituir-se como Secção do Arquivo Histórico Nacional (fundos dos Servicios documentales de Presidencia del Gobierno e os do Tribunal Especial para la Represión de la Masonería y el Comunismo) e outro integrado pelos fundos de ingresso posterior.

A documentação dos serviços especiais divide-se em duas secções: Especial e Político-Social. A Secção Especial ou Maçónica, recolhe toda a documentação apreendida às instituições maçónicas e a que se elaborou sobre as mesmas. Aparece estruturada seguindo três tipos de expedientes informativos: pessoais, de lojas e assuntos, complementados com o Fichero General Masónico que resume o seu conteúdo numas 180.000 fichas. A Secção Político-Social conserva a documentação recolhida em todo o tipo de instituições, organizações ou personalidades republicanas das áreas de: Alacante, Aragão, Barcelona, Bilbau, Cádis, Cartagena, Castelló, Extremadura, Xixón, Jaén, Lleida, Madrid, Santander, Valência e Vinaroz.

O Arquivo do Tribunal Especial para la Represión de la Masonería y el Comunismo conserva os processos seguidos desde 1940 até a sua desaparição em 1963. O segundo Grupo de fundos está composto por diversas compras e doações de diverso interesse, especialmente para o estudo do exílio espanhol no México e na Argentina. O arquivo sonoro, fotográfico e cartográfico tem destacado interesse. Assim mesmo são importantes tanto a Hemeroteca (2.349 unidades) como a Biblioteca (19.805 unidades).

4. A Repressão à maçonaria. Legislação e breves dados.

O Golpe militar de 1936 sinala o ponto de arranque da repressão sistemática a toda a série de partidos, sociedades, pessoas e instituições a que retroativamente os Alçados qualificariam de rebeldes, conspiradores ou sustentadores do regime republicano. Além da arbitrariedade, assanhamento e bestialidade da repressão, especialmente nas zonas rapidamente conquistadas, conceitos geralmente admitidos e bastante conhecidos, há que destacar o importante volume documental gerado por todos os órgãos encarregados dessa repressão, que foi continuada até 1976.

Conhecida a especial obsessão de Franco e a psicose do seu ambiente próximo contra a maçonaria21 não surpreende a importância e volume atingido por este fundo. O primeiro decreto contra a Maçonaria é da autoria do próprio Francisco Franco. Em 15 de setembro de 1936, o daquela Comandante Chefe das Ilhas Canárias, promulga 5 artigos pelos que se declara a maçonaria fora da lei, os seus integrantes sujeitos de rebelião, e os seus bens objeto de apreensão22.

Como consequência começará a campanha de repressão contra a maçonaria, perseguição dos seus membros e apreensão de documentos, móveis e imóveis. As acusações aos mações como sujeitos em rebeldia e as acusações de satanismo, conspiração política e crimes de “lesa-pátria”, pesaram – ou justificaram – em não poucos casos nos processo e nas “aplicações irregulares da lei” que remataram com fuzilamentos, passeios, aplicações da “lei de fugas”, durante os anos 1936 e 1939.

Em 21 de Dezembro de 1938, o Generalíssimo, com o beneplácito da Igreja, decretou que todas as inscrições ou símbolos de carácter maçónicos fossem destruídos e retirados dos cemitérios da Zona Nacional, num prazo de 2 meses.

21 FERRER BENIMELI, José A, “Franco contra la masonería”, Historia 16, Madrid: julho, 1977, nº15, p. 37-51. 22 FERRER BENIMELLI, ibidem., pp. 140-141.

12

Rematada a Guerra Civil, regularizaram-se as purgas indiscriminadas na retaguarda. Constituído o Governo, a primeira lei ditada contra a maçonaria data de 9 de fevereiro de 1939. A Lei de Responsabilidades políticas, entre os partidos e agrupações postos fora da lei, inclui em último lugar “Todas as Lojas Maçónicas”23.

No dia 1 de março de 194024, ditava-se uma lei específica para a repressão da maçonaria, do comunismo e demais sociedades clandestinas consideradas “dissolventes” contra a religião, a pátria, as instituições fundamentais e a harmonia social. O TRMC começou a sua andaina. Presidido nos seu começos pelo General Saliquet. Estaria em vigência até a criação do Tribunal de Ordem Pública (1963). Além de duras sanções económicas, os condenados por mações passavam a ser separados definitivamente e com carácter definitivo de todo o cargo do Estado, corporações públicas ou oficiais ou empresas relacionadas; além de períodos não inferiores a 12 anos de confinamento e prisão, superiores a 30 para os graus superiores.

Na sequência da promulgação desta lei, as organizações maçónicas e comunistas foram dissolvidas, proibidas e apreendidos os seus bens. A perseguição afectava:

Todos los que han ingresado en la masonería y no han sido expulsados o no se han dado de baja en la misma o no han roto explicitamente toda relación con ella; y no dejan de serlo aquellos a quienes la secta ha concedido su autorización, anuencia o conformidad bajo cualquier forma o expediente para aparentar alejamiento de la misma.25

Em quase todos os casos, ainda nos que a retratação ou o arrependimento puderam ser documentados pelos processados, a acusação de mação provocou importantes perdas económicas, a exclusão social e a morte civil e jurídica. A depuração em todos os campos foi extremada. Até 1 de julho de 1941, os atenuantes de grau, as renúncias ou os avais públicos, as informações sobre “dados interessantes, atividades da seita, chefes, companheiros destacados”, serviram para livrar os castigos. Depois, e contra toda a lógica processual, uma Ordem circular da Presidência, requeria de todos os juízes instrutores de processos de depuração a remissão com urgência ao Tribunal especial para a Repressão da Maçonaria e do Comunismo de todo o nome – do acusado ou outros – que nos processos aparecesse vencelhado a atividades maçónicas ou comunistas.

Desde esse momento todos os cargos civis e militares de todas as administrações do Estado em processo de depuração foram submetidos à investigação da Secção Especial de Maçonaria para a recuperação de Documentos da Delegação do Estado.

A corrente de expedientes e investigações que gerou esta caça às bruxas, que se estendeu às relações com mações, sociedades culturais, atividades ou afeições teosóficas, não teve fim até 1963. Nessa data foi substituído pelo Tribunal de Ordem Pública, que até 1977 continuou a tramitação de não poucos casos misturados com outros relativos a questões sexuais e de propaganda e/ou subversão política. Espedientes estes últimos que não foram já depositados no Arquivo.

Parelha à aplicação da lei, que foi amplamente publicitada e empregada sensacionalisticamente como propaganda nacional da legitimidade franquista26, concebeu-se uma espetacular operação de propaganda, ainda não completamente estudada, e pela que a maçonaria junto com o comunismo e o judaísmo converteu-se numa espécie de monstro tricéfalo antipatriótico, culpável em não pouco de boa parte dos fracassos da história da Espanha contemporânea, desde a perda das colónias27 às desfeitas liberais e republicanas28. As Ediciones

23 BOE, 13-2-1939, p. 120. 24 BOE, 2-3-1940, pp.1537-1538. 25 BOE, 2-3-1940, p. 1538. 26 Para mais dados: MORALES RUIZ, Juan José, La publicación de la Ley de represión de la masonería en la prensa de la España de postguerra (1940). Prólogo de José Antonio Ferrer Benimeli, Institución Fernando el Católico, Zaragoza, 1992. (Bibliografia: p. 311-328) 27 IBAÑEZ, Primitivo, La masonaría y la pérdida de las colonias, Ediciones antisectarias, Burgos, 1938.

13 antisectarias do Padre Tusquets, desde o Burgos capital bélica, foram pioneiras neste aspeto de propaganda29 que se converteu num topos comum do franquismo e um filão para destacados escritores que como Francisco Camba (e a sua coleção de Episódios nacionais contemporâneos) fizeram negocio na Espanha de Franco.

5.1. Fases da repressão.

Antes da promulgação desta lei, já existia um corpo especial – dentro da Polícia e Guarda Civil – encarregado da repressão maçónica. A partir de 1937 e em crescendo organizou-se a requisição e investigação sistemática de todos os arquivos, bibliotecas e editoras pertencentes às diversas obediências, lojas e triângulos.

Todo este material passou a constituir um organismo denominado “Servicio de Recuperación de Documentos”. O germolo deste fora o arquivo formado quando da “libertação de Bilbau” por Marcelino Ulibarri. Em maio de 1937, passava a ocupar a direção do mesmo com o objetivo de recolher toda a documentação possível, para proceder à sua catalogação. Este arquivo, que se incrementaria notavelmente nos anos seguintes, tinha a função de facilitar informação sobre antecedentes maçónicos aos diversos organismos do Estado.

Pelo Decreto de 31 de março de 1941, o Tribunal, presidido pelo Tenente General Saliquet e com Ulibarri como Vogal Relator, estendia as suas atividades inclusive aos mações exilados. No dia 1 de julho de 1941 começou a sua campanha de expedientes depuradores, que podiam afetar qualquer cargo ou funcionário civil ou militar. Não deixava livre de suspeita ninguém que tivera alguma relação com a Ordem, ainda pertencente, simpatizante ou ativista pelo “Movimiento”.

O seu labor perdurou além da guerra. Ulibarri, manteve-se no posto até 1944, ano em que se unificaram os diferentes serviços sob a denominação de Delegación Nacional de Servicios Documentales, dependente da Presidência do Governo. Durante estes anos conseguira reunir um enorme fundo documental que foi a base da posterior depuração de todo o relacionado com a maçonaria na Espanha, facilitando o labor repressivo dos tribunais militares, como das comissões de depuração e especialmente do Tribunal Especial para la Represión de la Masonería y el Comunismo.30

O núcleo principal deste arquivo foi-se constituindo com os documentos achegados pela Delegación de Estado para la Recuperación de Documentos, primeiro com os dados e arquivos que o Exército e a Polícia obtinha bem por apreensão direta de arquivos, já pela transferência seletiva desde as unidades administrativas de diversos organismos e instituições nas diversas Frentes e na retaguarda. Todos estes documentos eram reunidos nas Delegações Territoriais de Recuperação de Documentos e desde estas eram enviadas à sede Central. Em tempos de Guerra mais que um arquivo havia vários (num princípio tantos como tribunais de guerra iam estabelecendo-se, o que explica algumas das perdas e destino final da documentação), ainda que desde a ocupação de Bilbau foram reduzindo-se ao Central de Salamanca e os das repartições delegadas. No fim da guerra funcionavam os de Madrid e Barcelona, unificados já em 1940.

O maior interesse do arquivo reside em que não procurou acumular simplesmente outros arquivos, detalhando os seus fundos. Senão que elaborou com todos estes um fundo único, estabelecendo uma seleção do que interessava – para causas de responsabilidades políticas e repressão – e reclassificando todo conforme com este interesse.

28 FERNÁNDEZ ÁLVAREZ, Manuel, Las sociedades secretas y los orígenes de la España contemporánea, Publicaciones españolas, Madrid, 1961. 29 TUSQUETS, J., La Fracmasonería, crimen de lesa Patria: Conferencia pronunciada en Burgos en el Teatro principal, el día 1º de Noviembre de 1936, Ediciones antisectarias, Burgos, 1936. 30 Dados tomados de: SAMPEDRO RAMO, Vicent, La maçoneria valenciana i les logies accidentals durant la guerra civil,. Consell Valencià de Cultura/Serie Minor, nº 45, Valência, 1997.

14

Num primeiro momento fizeram-se agrupamentos de fundos por procedências, sendo de destacar a Secção de Cultura. Posteriormente reduziram-se as duas Secções que conhecemos. Com o objeto da repressão trataram a documentação de diferente modo, pois enquanto que com a primeira se elaboraram fisicamente (destruindo todo respeito à procedência) expedientes, maioritariamente pessoais, na segunda estabeleceram-se agrupamentos documentais por procedência geográfica de apreensão, ou por assuntos-matérias (Imprensa, propaganda, Série Militar, Brigadas internacionais...), e posteriormente realizou-se um grande ficheiro onomástico em que se reuniam as informações de diferentes procedências a respeito da mesma pessoa.

Este verdadeiro centro de documentação, antes que arquivo31, recebeu posteriormente o nome de Archivo de los Servicios Documentales, a sua sede foi Salamanca num princípio dependia diretamente da Secretaria particular do Generalíssimo, aginha passou à Presidência do Governo.

Esta documentação foi primeiramente utilizada como agravante ou culpabilidade engadida nos Processos de Depuração e de Responsabilidades Políticas (1939-1942). Com a implantação do Tribunal Especial para a Repressão da Maçonaria e do Comunismo (1940), este serviço documental atingiu uns volumes documentais de expedientes e informes difícil de conceber desde a precariedade da época32.

Após passarem por diversas situações de dependência administrativa, e com a dissolução do Tribunal Especial veio o abandono dos fundos e usos na década dos sessenta, estes Serviços passaram, desde 1977, a depender do Ministério da Cultura (Subsecretaria de Archivos, Bibliotecas y Museos). Desde a promulgação da Constituição (1978) perdeu todo o carácter de Arquivo Secreto. Por Ordem do Ministério da Cultura 7 de maio de 1979 passava a denominar-se Secção Guerra Civil, passando a fazer parte do Arquivo Histórico Nacional.

Posteriormente sob a denominação ARCHIVO GENERAL DE LA GUERRA CIVIL ESPAÑOLA, foi criado como tal por Real Decreto 426/1999, de 12 de março e tem carácter autónomo. Conforme à legislação vigente (Lei de Património Histórico Espanhol, 16/1985, 25 de junho e Real Decreto 111/1986, de 10 de janeiro) está aberto à investigação e consulta pública. Por Real Decreto 697/2007, de 1 de junho, (BOE de 15 de junio de 2007) reestruturou-se como Centro Documental de la Memoria Histórica33.

5.2. O modus operandi: Ulibarri ou a obsessão maçónica dum documentalista.

Durante os primeiros meses da guerra, a tarefa de recolhida e recuperação da documentação maçónica fez-se duma maneira desordenada e pouco sistemática, trás o assalto dos locais maçónicos. Na confusão destes primeiros dias, as forças militares sublevadas, com a ajuda inestimável da Falange, Guarda Civil e das milícias cívicas, integradas por elementos direitistas, valeram-se dos documentos requisitados, especialmente dos “quadros lógicos” de componentes das lojas, para proceder à detenção dos mações das suas respetivas localidades.

Apesar da dureza da repressão, esta não foi coordenada, quando menos nas primeiras semanas do conflito, senão que se enquadrou naquela série de atuações que realizaram os

31 Não se pode ocultar que a legitimidade moral deste arquivo é complicada. A titularidade dalgum dos seus fundos está, ainda hoje sujeita a polémica. O caso mais rechamante quiçá sejam os fundos pertencentes à Generalitat de Catalunya (1931-1938). A consideração mesmo do Arquivo como tal é polémica e a própria descrição dos fundos é tão arrevesada e complexa que muitos estudiosos, tratadistas e arquiveiros duvidam da metodologia apropriada para ele. (vid. JARAMILLO GUERREIRA, Miguel Ángel, “Los archivos y la Guerra Civil (1936-1939)”, Historia de los Archivos y de la Archivística en España, UVA, Valhadolid, 1998, (p. 156). 32 Mesmo condicionado pela falha absoluta de papel. Carestia que fez empregar para pastas e papel de informes os versos de papéis maçónicos, títulos, quadros lógicos em branco e papéis coloridos do mais variegado de qualidades mui diversas. Vid ao respeito o processo: Central Papelera Española. Fabricantes de Papel, 792-A-4. 33 Para mais dados: http://www.mcu.es/archivos/MC/AGC/Presentacion/Historia.html.

15 sublevados, tendentes a assegurar o território e controlá-lo, identificando e neutralizando os desafetos ao “alçamento”, preparando o avanço das tropas na "liberación" de novos territórios e sentando as premissas do novo estado nacional.

Porém, após a confusão das primeiras semanas e uma vez unificado o mando na pessoa do General Franco, sentaram-se as bases para a perseguição eficaz dos mações, através da recolha, classificação e estudo da documentação maçónica. A partir de abril de 1937, com a criação da Oficina de Investigación y Propaganda Anticomunista (OIPA), dependente da Secretaría General del Jefe del Estado, deram-se os primeiros passos na tarefa de recolhida, análise e catalogação de todo o tipo de material de propaganda, na zona ocupada e na que faltava por ocupar, das organizações fiéis à República, entre as que se destacavam – para satisfação da Igreja – as sociedades maçónicas e similares.

Nos fins de maio de 1937 organizou-se a Delegación Nacional de Asuntos Especiales do governo de Burgos – a Secretaria Particular de Franco –, centrada especialmente na recuperação de todo o relacionado com as seitas, para identificar e perseguir os seus membros. O carlista Marcelino de Ulibarri, amigo pessoal de Franco, foi nomeado Delegado de Asuntos Especiales e da O.I.P.A. e passou a ser em junho de 1937, quando se organizou o Serviço de Recuperação de Documentos, o seu responsável. Assim o fazia constar quando a situação o requeria:

Excmo. Señor:

S.E. el Generalísimo de los Ejércitos Nacionales, e telegrama postal número 17255, fecha 28 del actual (mayo 1937) dice lo que sigue:

“He resuelto nombrar Delegado de Servicios Especiales a D. MARCELINO DE ULIBARRI EGUILAZ que en mi nombre entenderá en todos los asuntos que se refieran a actividades de las sectas secretas.= Lo que comunico a V.E. para su conocimiento y para que con carácter secreto se lo comunique a los Gobernadores Civiles y muy especialmente a los de los sitios donde radique documentación de dichas sectas, a fin de que dén a mi mencionado Delegado todas las facilidades necesarias para que ejerza la misión que le ha encomendado.= La correspondencia que con este motivo se dirija al Sr. ULIBARRI le será enviada a mi Secretaria particular.”

Lo que de órden de S.E. tengo el honor de comunicar a V.E. para su conocimiento y cumplimiento.

[Selo:] DELEGACIÓN NACIONAL DE SERVICIOS ESPECIALES = SECRETARIA PARTICULAR DEL GENERALÍSISMO

Destinatarios: Excmo Señor Gobernador General del Estado.- Valladolid.

Excmos. Sres. Generales Jefes de los Ejércitos del Norte y del Sur.34

Este Serviço contava com equipas estruturadas militarmente que, ao entrarem nas povoações que iam "libertando-se", recolhiam o material e a documentação das lojas e o remetiam a Salamanca, especialmente todo o susceptível de ser utilizado para obter antecedentes político-sociais, quer dizer, criar um fundo de dados dos inimigos do régime, para facilitar a sua repressão. Em abril de 1938, com a estruturação do Serviço na Delegación del Estado para la Recuperación de Documentos, adscrita ao Ministério do Interior, Ulibarri foi nomeado Delegado.

O seu “zelo” pessoal na luta contra a maçonaria só comparável ao do Padre Tusquets ou ao de Carrero Blanco, levou-o a elevar as suas queixas, em Dezembro de 1937 até o próprio Caudilho, pois considerava que as diferentes autoridades militares e políticas dos sublevados não colaboravam

34 Em expediente 625-A-14. Assunto Colmeiro.

16 suficientemente. Instando o General a ordenar a urgente remissão de todos os documentos, insígnias, emblemas e demais objetos pertencentes a seitas secretas, com as seguranças devidas e sob inventário, à Delegación Nacional de Servicios Especiales em Salamanca. Intensificando as gestões neste sentido, em várias ocasiões, pois muitos destes objetos e documentos estavam depositados em distintos centros militares, auditorias e arquivos, e mesmo em mãos particulares, que os retinham com afã de colecionismo.

As cartas, nesse sentido expedidas a todos os pontos da península revelam a obsessão de converter o seu centro no único destinatário de toda a documentação maçónica, chegando a exigir a vários particulares para que achegassem informes, bibliografia e mesmo arquivos pessoais ou coleções particulares35.

Neste sentido interessa destacar a viva polémica que o próprio Ulibarri sustém com o Juíz de instrução militar da 8ª Região militar Ángel Colmeiro Laforet. A pugna entre os dous pela custódia do material e documentação maçónica da Galiza duraria um longo ano desde meados de 1937 a meados de 1938. A final entrega do material de Colmeiro junto com outras várias procedentes das Lojas Galegas com bastante atraso e depois de vários saqueios e mudanças de mão explica sem dúvida importantes valeiros36. Não obstante, este expediente é dos mais ricos para o estudo da repressão na Galiza.

Os privilégios de Ulibarri, o tom imperioso das suas cartas e os meios económicos – limitados mas surpreendentes tendo em conta o contexto – sem dúvida revelam o alto interesse que se deu a este serviço desde as mais diretas alturas, a que não duvidava em recorrer se era necessário.

E contou com não poucos apoios, alguns tão surpreendentes como o Serviço de Inteligência do III Reich, quem por meio dos seu embaixador em Espanha, forneceu abundante documentação maçónica dos irmãos espanhóis na França, durante a ocupação37. A obsessão de Franco e Carrero-Blanco, que os levou a publicar diversos artigos antimaçónicos é bem conhecida e explica as ilimitadas potestades de Ulibarri, além disso, a depuração que se pretendeu levar a cabo na magistratura, na polícia e no exército serviu-se deste Centro Documental com profusão. Não se livraram de ser investigados nem os empregados de fazenda, nem os dos Correios, nem os próprios procuradores a Cortes.

O apoio prestado pelas instituições e administrações do Estado gerou um comportamento obsessivo que se estendeu desde as altas hierarquias até os postos mais baixos da administração, da milícia e da polícia. A obsessão antimaçónica estendeu-se a toda a sociedade. O adjetivo mação num processo, numa acusação avondava para mover toda a maquinaria investigadora do Estado38. E ai, se nas pesquisas, apareciam os famosos “antecedentes maçónicos”, ou se casualmente se confrontavam as fichas das secções Político-Social e resultavam elementos para ser-se considerado pessoa suspeita ou “desafecta al Régimen”. Acusações que podiam provocar não poucas moléstias laborais e mesmo graves dificuldades de ordem social.

35 Até com o próprio Padre Tusquets manterá uma pequena polémica. As respostas do Padre são mui interessantes para entender que o fim último de Ediciones Antisectarias estava mais próximo ao negócio e à publicidade que à verdadeira investigação. Vid. Correspondência e informes no expediente: Assunto: Padre Tusquets; 792-A-11. 36 O Alferes provisional e destacado camisa vieja, manterá uma curiosa atitude neste processo, para Valín Fernández, (VALÍN FERNÁNDEZ, Alberto, Laicismo, educación y represión en la España del Siglo XX, Ediciós do Castro, Sada-A Coruña, 1993, p. 249), a sua atitude obedeceu a um plano propositado e com o apoio de distintas autoridades crunhesas - para torpedear a represão antimaçónica nas províncias galegas, chegando a conceder a liberdade e passaportes a distintos acusados de maçonaria. 37 Caixa, 227-A-1. Contém diversas cartas do Embaixador Alemão, algumas a Carrero Blanco, e um conjunto amplo de correspondências (transcritas e reproduzidas de microfilme em papel fotográfico de época), além de várias listagens e documenetação maçónica diversa. Entre este material destacam as correspondências com o representante dos mações do Sul dos EEUU, para ajudar à fugida dos irmãos espanhóis e a longa listagem de “Hermanos españoles en Francia fuera de los Campos de concentración”. 38 V.g. Asunto: Hermandad del Habla de la Coruña, exp. 792-A-14. Ou o Expediente Pillado Ribadulla.

17

6. Compilação documental: os documentos da maçonaria; fontes e dados subsidiários da investigação.

A documentação existente no Arquivo Geral referente à maçonaria pode reduzir-se a três fontes principais. Em primeiro lugar a própria documentação maçónica (correspondência, quadros lógicos, folhetos, revistas, atas, papéis vários, materiais e documentos). Em segundo lugar os expedientes pessoais de lojas, assuntos e indivíduos investigados, com provas documentais e fichas informativas e de antecedentes policiais. Em terceiro lugar os diversos informes e resumos de carácter judicial, processos, sentenças e informes vários sempre mui interessantes.

Além destas três fontes básicas – dispersas pelo demais entre a documentação dos diversos expedientes – existe uma copiosa biblioteca e hemeroteca temática, composta na sua maior parte pela suma de bibliotecas maçónicas apreendidas e pelas publicações e folhetos de origem antimaçónica.

A documentação maçónica original, aparece dispersa entre os expedientes pessoais e os expedientes de lojas e assuntos dado que foi utilizada como prova documental sobre a que basear as acusações ou contrastar as declarações. Compõe-se basicamente de correspondência, quadros lógicos, folhetos impressos, atas e documentação vária de tipo contabilístico ou referida a trabalhos maçónicos.

De toda esta quantidade de material são importantes para um trabalho de investigação de dados pessoais os quadros lógicos (manuscritos ou impressos) e outro tipo de censo de irmãos, porquanto achegam muitas vezes dados de profissão, idade e endereço. Em segundo lugar as correspondências, especialmente porquanto revelam relações e contactos (se estão cifrados podem-se recuperar através do conhecimento dos graus) e porquanto às vezes incluem dados de carácter pessoal e servem para reconstruir atividades, perseguições e distintas polémicas internas ou externas da ordem. O resto de Materiais deste grupo têm um valor variado, mais importante para o conhecimento da instituição maçónica, os trabalhos e o funcionamento, ainda que sempre achegam dados para a compreensão da sociedade.

Os expedientes de Lojas e Pessoais achegam, além de documentação original proveniente das Lojas, dos orientes ou dos próprios arquivos pessoais, um conjunto de dados de antecedentes policiais, bastante documentados em muitos dos casos. Nos mais dos casos importantes achegam dados pessoais de interesse (anos, filiação, profissão, atividades) e noutros incluem dados relativos ao exílio, à prisão, ou às declarações e sentenças, fundamentais para conhecermos o funcionamento das lojas, o papel dos processados ou o périplo destes desde o começo da guerra civil até o fim dos expedientes (mortes, prisões, depurações, multas, périplo republicano, exílio, etc.).

Os relatórios policiais e os interrogatórios que reproduzem achegam importantes dados sobre os sistemas de investigação, e o modus operandi dos elementos repressores. Nestes papéis, dispersos aparece uma grande quantidade de dados de carácter pessoal sobre os processados, as perseguições, o destino temporal e o final da documentação e material de muitas das lojas (e doutras instituições). Resultam especialmente importantes para os estudiosos da repressão.

6.1. Materiais que oferece o arquivo.

Contra o que indica o estudioso da maçonaria Ferrer Benimelli, não todos os mações de Vigo, Lugo e a Crunha foram fuzilados ou pelo menos não como tais. Não obstante, a repressão foi tão dura que o volume da documentação, tanto dos processados, como dos fuzilados como dos exilados, achega uma mui considerável fonte de dados para o conhecimento de figuras chave na história contemporânea da Galiza.

18

Evidentemente nem todos os investigados, nem mesmo muitos dos acusados de mações o eram. No caso dos mações confirmados a documentação contida nos expedientes pessoais, nas Lojas e nos expedientes relacionadas é bastante rica: Datas de nascimento, endereços em várias datas, profissão, dados vários pessoais e de antecedentes políticos, correspondências, cartões, datas de defunção (e causas); indicação de prófugo ou exílio (pistas) e, nas ações seguidas pelos Tribunais, declarações, retratações, provas, e mesmo condenas.

Os expedientes pessoais negativos, além de completar-nos dados biográficos diversos (idade, endereço, profissão, situação civil e penal) das situações de muitos personagens na pós-guerra, achegam dados doutros processos ou indicam circunstâncias pontuais de interesse (reduções de condena, revisão de expedientes, busca de antecedentes com motivo de depurações, etc.).

Em quase todos os casos podem atopar-se documentos doutros organismos oficiais da administração da justiça ou da polícia, demandando dados desde outros processos (que poderiam seguir-se) ou informação de antecedentes, denúncias, etc. que engadir aos processos.

Além disto, são uma fonte em si para reconstruirmos os sistemas de repressão e, já que a Transição sancionou o perdão, indicar para a história os protagonistas destas purgas. Neste sentido há que destacar o interesse que os diversos textos informativos e periciais redigidos pelos funcionários do SRD têm quanto a amostra da assunção da cultura de repressão.

Nos relatórios reenviados pelo SRD aos órgãos peticionários, há amostras abundantes da intervenção subjetiva do funcionário na redação do relatório, especialmente manifestas na adjetivação e epitetatização a nomes, atividades ou mesmo nas decorações de meras suposições. Evidentemente isto não é assim em todos os casos, mas sim nos casos de destacados ativistas “rojos, izquierdistas, separatistas, promotores del Estatuto Gallego, del Frente Popular...”.

Além destes fundos, podem-se consultar as fichas e documentos originados pelas secção Político Social referentes à apreensão de documentação da zona republicana: revistas, folhetos, documentação, arquivos de diversas instituições novamente filtrados e mui úteis para reconstruirmos o périplo e atividades político-militares dos galegos que ficaram na zona republicana ou se passaram a esta. Ainda que não é o objeto primário do estudo, não se pode negar que se trata duma fonte complementar de muito interesse.

6.2. O Tribunal de Repressão da Maçonaria e do Comunismo. Processo e pesquisas na Galiza.

Das aproximadamente 180.000 entradas que nos oferece o ficheiro geral, umas 80.000 (segundo Ferrer Benimelli) correspondem a expedientes pessoais sobre mações ou presumíveis mações espanhóis. A agrupação destes fundos faz-se através de 602 pastas de documentação original de lojas, triângulos e assuntos “maçónicos” e 1.517 cartapácios de expedientes pessoais de mações).

Se tomarmos o número base de 5000 mações existentes antes de 1936, semelham números fabulosos. Só explicáveis tendo em conta vários condicionantes: primeiro, a inclusão no ficheiro dum número elevado de mações espanhóis ou de ascendência nas antigas colónias americanas (em especial Cuba, Porto Rico, Filipinas) e de numerosos mações Argentinos, Mexicanos e Orientais, segundo pelo alto número de mações estrangeiros que aparecem (significativamente portugueses) e terceiro como efeito da espiral de investigações, delações e denúncias que levou a investigar exilados, mortos, ou figuras históricas, além dos antecedentes e suspeitas dum elevadíssimo número de figuras relevantes de desafetos.

Nos primeiros momentos, e antes das rápidas e unificadoras medidas que achegará o liderado de Francisco Franco, a rebelião militar de julho de 1938 discorreu por campos e expetativas mui diferentes. A conjunção dos distintos movimentos antirrepublicanos numa frente única não foi

19 tão rápida coma se pensa. Destas indecisões e malentendidos do que se vinha enriba, vêm tanto as numerosas e quase estúpidas detenções, que com tantas mortes se saldaram, como as espetaculares fugidas; tanto os enfrentamentos entre as “novas” autoridades como as “heroicidades” antitiránicas de destacadas figuras conservadoras.

A primeira etapa da repressão antimaçónica na Crunha é desordenada e caracterizada pelo sistemático acosso às figuras republicanas da sociedade. A Guarda Civil, ao mando do Tte-coronel Benito de Haro Lumbreras (chefe das tituladas: Milícias Armadas da Crunha), apreenderá a oficina das lojas Pensamiento y Acción e Renacimiento Masónico. No expediente relativo às ditas Lojas39, nos relativos à repressão na Crunha40 e em papéis de Colmeiro41, podemos reconstruir uma atuação que antes semelha uma montagem.

Na realidade a Documentação das Lojas Crunhesas de apreensão é escassíssima, tendo-se reconstruído parcialmente através das Correspondências e documentação originária da Gran loja del Noroeste e da do Grande Oriente.

Onde foi descoberto o grande fundo documental que permitiu uma quantidade de informação sobre o que fora a maçonaria galega dos anos 30 foi no Domicílio de Abdón Vide, Ven.·. Maest.·: da Constancia 13, em Ourense42. No registro policial do seu domicílio em 27 de julho de 1936, a polícia atopará abundante documentação que lhe permitiria localizar os irmãos de Ourense e Vigo.

Como a crónica destas histórias de perseguição e repressão em Ourense e Vigo e as conseguintes tragédias humanas foram já meticulosamente referenciadas pelo admirado prof. Valin Fernández e pelo nosso bem querido e admirado Luis V. Lamela (e na espera de vindouras achegas dos dous destacados investigadores) vamos nos limitar a seguir em oferecer as listagens de expedientes de Lojas e pessoais.

7. Lojas Localidade Anos da Documentação43 Expedientes44 = Crunha=

Brigantina Nº24 (1888-1892), Exp. 625-A-01 Celta Exp: 625-A-02 Curros Enríquez 9 (1929-1932), Exp: 625-A-03 El Fraternal 79 (1888-1889), Exp: 625-A-04 Fraternidad VIII 232 (1887-1892), Exp: 625-A-05 Gallaecia 408 (1919- ), Exp: 625-A-06 Garibaldi 15 (1890), Exp: 625-A-07 Hercules Exp: 625-A-08

39 Assunto: Masonería de Galicia y Asturias, 625-A-14; e Assunto: Lista y relaciones de Asuntos de masonería recogidos en Galicia, 434-A-3 (5). 40 Assunto: Antecedentes de componentes de las Logias. Coruña, 625-A-12 (Listagens, relatórios policiais, pesquisas, datas, abundante documentación antimaçónica; vários Quadros Lógicos, Declarações); Assunto: CORUÑA Inventario de efectos,357-A-5 (Objectos apreendidos, livros, lâminas, mobiliário, etc.) 41 Assunto: Colmeiro, 625-A-14 (Numerosa Documentação sobre a Galiza, Relatórios sobre Lojas, mações, declarações, etc.) 42 Assunto: Escuela Laica de Orense: Un libro de Actas, 8-11-1932 a 9-6-1936. 434-A-19. Assunto: Fichas masónicas de Santiago de Compostela, 626-A-0 (Vinte e sete nomes de acusados); Assunto: Masonería de Barco de Valdeorras, 434-A-7. 43 Desconhecemos em muitos casos qual foi a existência real das Lojas e Triângulos. Estas datas só consignam os limites da documentação que contêm os expedientes. 44 [MINISTERIO DE CULTURA, Centro Documental de la Memoria Histórica, EXP.3].

20

Hijos del Trabajo 175 (1893-1894), Exp: 625-A-09 Pensamiento y Acción 11 (1929-1936), Exp: 625-A-11 Renacimiento Masónico 18 (1929-1936), Exp: 625-A-12 Suevia 4 (1926-1933), Exp: 625-A-13

= Crunha. Betanços=

Estrella del Noroeste 138 (1880-1881), Exp: 626-A-01 Luz de Brigantium 316 (1888), Exp: 626-A-02 María Pita 317 (1893-) Exp: 625-A-10 Ronsel. Triángulo Exp: 626-A-03

= Crunha. Compostela=

Agarimo 78 (1926-1936) Exp: 626-A-13 Libredón (1929-1936), Exp: 626-A-14 Luz Compostelana, (1886- ) Exp: 626-A-15

= Crunha. Ferrol=

Asilo de la Virtud 82 (1878-1882), Exp: 626-A-04 Atlántida 1 (1932-1936), Exp: 626-A-05 Breogán nº 16 (1920; 1933; 1934) Exp: 626-A-06 Esperanza, (1900-1909), Exp: 626-A-07 Francisco Arouet de Voltaire 118 (1891-1895), Exp: 626-A-08 Francisco Suárez, 10, (1931-1936) Exp: 626-A-09 Unión 4 (1928-1930), Exp: 626-A-11 Luz de Finisterre 4 (1886-1892), Exp: 626-A-10 Unión Masónica 219 (1883), Exp: 626-A-12

= Gijón=

Gran Logia Regional del Noroeste, Caixa: 738-A = Lugo=

Capítulo provincial de Lugo (1889-1891), Exp: 761-A-04 Lucense Agustiniano 74 (1889-1899), Exp: 761-A-01 Lucus 5 (1929-1936), Exp: 761-A-02 Moreto 230 (1887-1895), Exp: 761-A-03

= Lugo. Nogais=

Idea 171 (1882), Exp: 761-A-07 = Lugo. Mondonhedo=

Vallibria Redenta 7 (1892), Exp: 761-A-05 = Lugo. Monforte=

Pilades 242 (1888-1891), Exp: 761-A-06 = Lugo. Vicedo=

Hijos de Hirám 17 (1933-1936), Exp: 761-A-09 = Lugo. Ruviã=

Augusto 260 (1889-1890), Exp: 761-A-08 = Lugo. Viveiro=

Fraternidad Humana 75 (1933), Exp: 761-A-10 = Ourense=

21

Adelante 7 (1930-1932), Exp: 434-A-02 Amor 358 (1886), Exp: 434-A-04 Auria 10 (1885), Exp: 434-A-05 Constancia 13 (1933-1936), Exp: 434-A-03 Universo 197 (1885), Exp: 434-A-06

= Ourense. Barco de Val d’Eorras=

Marchesi 12 (1933) Exp: 434-A-08 = Ourense. Riba d’Ávia=

Luz de Avia 266 (1890-1893), Exp: 434-A-09 Unión Ibérica, 86 (1890), Exp: 434-A-10

= Ourense. Verim=

Adalides del Progreso, 396 (1888), Exp: 434-A-11 = Ponte Vedra=

Helenes 7 (1928-1936), Exp: 728-A-03 Helénica 11 (1882-1889), Exp: 728-A-04

= Ponte Vedra. Marim=

Solon 8 (1930-1931), Exp: 728-A-05 = Ponte Vedra. Rosal=

Siete Hermanos 187 (1890-1897), Exp: 728-A-07 = Ponte Vedra. Redondela=

Alvar Yañez 145 (1893-1895), Exp: 728-A-06 = Ponte Vedra. Tui=

El ibérico (1907), Exp: 728-A-08 = Pontevedra. Vigo=

Nueva Hiran (1893), Exp: 728-A-09 Oliva 308 (1879-1893), Exp: 728-a-10 Ser 19 (1935), Exp: 728-a-11 Vicus 8 (1929-1936), Exp: 728-a-12 Vigo 66 (1910), Exp: 728-a-13

7.1. Onomástico Lojas. Nome Localidade Expediente Adalides del Progreso, 396 Ourense. Verim 434-A-11 Adelante 7 Ourense 434-A-02 Agarimo 78 Crunha. Compostela 626-A-13 Alvar Yañez 145 Ponte Vedra. Redondela 728-A-06 Amor 358 Ourense 434-A-04 Asilo de la Virtud 82 Crunha. Ferrol 626-A-04 Atlántida 1 Crunha. Ferrol 626-A-05 Augusto 260 Lugo. Ruviã 761-A-08 Auria 10 Ourense 434-A-05 Breogán nº 16 Crunha. Ferrol 626-A-06 Brigantina Nº24 Crunha 625-A-01

22 Capítulo provincial de Lugo Lugo 761-A-04 Celta Crunha 625-A-02 Constancia 13 Ourense 434-A-03 Curros Enríquez 9 Crunha 625-A-03 El Fraternal 79 Crunha 625-A-04 El ibérico Ponte Vedra. Tui 728-A-08 Esperanza, Crunha. Ferrol 626-A-07 Estrella del Noroeste 138 Crunha. Betanços 626-A-01 Francisco Arouet de Voltaire 118 Crunha. Ferrol 626-A-08 Francisco Suárez, 10 Crunha. Ferrol 626-A-09 Fraternidad Humana 75 Lugo. Viveiro 761-A-10 Fraternidad VIII 232 Crunha 625-A-05 Gallaecia 408 Crunha 625-A-06 Garibaldi 15 Crunha 625-A-07 Gran Logia Regional del Noroeste Gijón 738-a-... Helenes 7 Ponte Vedra 728-A-03 Helénica 11 Ponte Vedra 728-A-04 Hercules Crunha 625-A-08 Hijos de Hirám 17 Lugo. Vicedo 761-A-09 Hijos del Trabajo 175 Crunha 625-A-09 Idea 171 Lugo. Nogais 761-A-07 Libredón Crunha. Compostela 626-A-14 Lucense Agustiniano 74 Lugo 761-A-01 Lucus 5 Lugo 761-A-02 Luz Compostelana, Crunha. Compostela 626-A-15 Luz de Avia 266 Ourense. Riba d’Ávia 434-A-09 Luz de Brigantium 316 Crunha. Betanços 626-A-02 Luz de Finisterre 4 Crunha. Ferrol 626-A-10 Marchesi 12 Ourense. Barco de Val d’Eorras 434-A-08 María Pita 317 Crunha. Betanços 625-A-10 Moreto 230 Lugo 761-A-03 Nueva Hiran Ponte Vedra. Vigo 728-A-09 Oliva 308 Ponte Vedra. Vigo 728-a-10 Pensamiento y Acción 11 Crunha 625-A-11 Pilades 242 Lugo. Monforte 761-A-06 Renacimiento Masónico 18 Crunha 625-A-12 Ronsel. Triángulo Crunha. Betanços 626-A-03 Ser 19 Ponte Vedra. Vigo 728-a-11 Siete Hermanos 187 Ponte Vedra. Rosal 728-A-07 Solon 8 Ponte Vedra. Marim 728-A-05 Suevia 4 Crunha 625-A-13 Unión 4 Crunha. Ferrol 626-A-11 Unión Ibérica, 86 Ourense. Riba d’Ávia 434-A-10 Unión Masónica 219 Crunha. Ferrol 626-A-12 Universo 197 Ourense 434-A-06 Vallibria Redenta 7 Lugo. Mondonhedo 761-A-05 Vicus 8 Ponte Vedra. Vigo 728-a-12 Vigo 66 Ponte Vedra. Vigo 728-a-13 7.2. As Lojas. Expedientes.

23

Brigantina 24; Gran Logia Capitular Brigantina. Bajo los ausp. del Ser.·. Gr.·. Or.·. de España.; Localidade: Crunha. Datas da documentação: 1888-1892. Expediente: 625-A-01; Documentação e dados de interesse no Exp.: Ata de Constituição; 1881-1895.

Celta; Localidade: Crunha. Datas da documentação: Expediente: 625-A-02; Documentação e dados de interesse no Exp.: Unido Causa 155/937 da 8ª R. fólio 1 Verso.

Curros Enríquez 9; Respetable Logia de los Wall.·. de La Coruña. Carta Constitutiva 25-12-1929. Gr.·. Log.·. Regional del N.O. de España. Quadros Lógicos, prancha de dissolução; Localidade: Crunha. Datas da documentação: 1929-1932. Expediente: 625-A-03; Documentação e dados de interesse no Exp.: Unido Causa 155/937 da 8ª R. fólio 1 Verso; Suspensa de trabalhos em 17 de outubro de 1931. Abatidas colunas, 10 de junho 1932.

El Fraternal 79; Capítulo. Bajo los auspicios del Serenísimo Grande Oriente de España; Localidade: Crunha. Datas da documentação: 1888-1889. Expediente: 625-A-04; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadro Lógico 1889, Título.

Fraternidad VIII 232; Respetable Logia que trabaja bajo los auspicios del Grande Oriente Nacional de España; Localidade: Crunha. Datas da documentação: 1887-1892. Expediente: 625-A-05; Documentação e dados de interesse no Exp.: Vários Quadros Lógicos, uma memória, vários manuscritos e regulamentos.

Gallaecia 408; Logia Simbólica del Rito escocés antiguo y reformado.; Localidade: Crunha. Datas da documentação: 1919. Expediente: 625-A-06; Documentação e dados de interesse no Exp.: Solicitude al Gr.·. Cons.·. De la Orden del Grande Oriente Español. Assinada por Matías Wirz, Ven.·. Maestr.·.; Santiago Casares Quiroga, 1 Vig, g. 3º; Santiago Casares Paz, 2 vig. G.18º; Emilio Pan de soraluce, Orador; Eugenio Salgado Caamaño Secrt.; Unido Causa 155/937 da 8ª R. fólio 1 Verso.

Garibaldi 15; Triángulo. Resp.·. Log.·. Ibérica 7, Gr.·. Or.·. Español; Localidade: Crunha. Datas da documentação: 1890. Expediente: 625-A-07; Documentação e dados de interesse no Exp.: Carta com as polémicas Federalismo/Maçonaria.

Hercules; Localidade: Crunha. Datas da documentação: Expediente: 625-A-08; Documentação e dados de interesse no Exp.: Dissolvida. Unido Causa 155/937 da 8ª Região Militar. fólio 1 verso.; Se archiva en Masonería de Galicia y Asturias.

Hijos del Trabajo 175; Resp.·. Log.·. Gran Oriente Español; Localidade: Crunha. Datas da documentação: 1893-1894. Expediente: 625-A-09; Documentação e dados de interesse no Exp.: Rascunho e Livro de Atas. 1892-1893; Quadros Lógicos.

Pensamiento y Acción 11; Bajo los ausp. de la Gr.·. Log.·. Reg.·. del Noroeste de España G.O.E; Localidade: Crunha. Datas da documentação: 1931-1936. Expediente: 625-A-11; Documentação e dados de interesse no Exp.: Passados diversos impressos a 97-a-4-8951; relatórios policiais, Quadros, Documentação diversa.

Renacimiento Masónico 18; Bajo los ausp.·. de la Gr.·. Log.·.Reg.·. Noroeste, Grande Oriente Español; Localidade: Crunha. Datas da documentação: 1931-1936. Expediente: 625-A-12; Documentação e dados de interesse no Exp.: Local e Domicílio social a Nome do "Ateneo Cultural de La Coruña": Apartado de Correios 159.; Nota no expediente: Pasados algunos carteles murales de la Cámara de las reflexiones a 97-a-5-8958; 25 libramientos firmados a 97-a-5-8957; um Quadro Lógico a 97-a-5-8956; 97-a-5-8954; Notas: Originales de las declaraciones presentadas por los detenidos en agosto de 1936 en 97-a-5-8960.

Suevia 4; Bajo los ausp.·. de la Gr.·. Log.·.Reg.·. Noroeste, Grande Oriente Español; Localidade: Crunha. Datas da documentação: 1925-1936. Expediente: 625-A-13; Documentação e dados de interesse no Exp.: Certificación Constitutiva expedida con fecha 15 nov 1925. Disuelta sin plancha de quite 31 marzo 1933. Unido a la Causa 155/937 de la

24

8ª Región Militar. folio 1 vuelto. ; Antecedentes 97-A-2-8946. Diversos quadros Lógicos, Correspondência e Pranchas de Dissolução (1933).

María Pita 317; Resp.·. Log.·. Gran Oriente Nacional de España; Localidade: Crunha. Betanços. Datas da documentação: 1893-1894. Expediente: 625-A-10; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos, Documentação variada.

Estrella del Noroeste 138 ; Bajo los Ausp.·. Del Sr.·. Gr.·. Lus.·. Uni.·. Sup.·. Cons.·. De la Mason.·. Portuguesa con jurisdición en España.; Localidade: Crunha. Betanços. Datas da documentação: 1880-1881. Expediente: 626-A-01; Documentação que contém: Variada.

Luz de Brigantium 316; Resp.·. Log.·. Dep. del Gran Oriente de España; Localidade: Crunha. Betanços. Datas da documentação: 1888. Expediente: 626-A-02; Documentação e dados de interesse no Exp.: Prancha de Constituição, nomes.

Ronsel. Triángulo; Localidade: Crunha. Betanços. Datas da documentação: Expediente: 626-A-03; Documentação e dados de interesse no Exp.: Vid. Boletín Mensual de la Gran Logia Española de Enero y febrero de 1932, pp. 12-14.

Agarimo 78 ; Bajo los auspicios de la Gran Logia Española; Localidade: Crunha. Compostela. Datas da documentação: 1932. Expediente: 626-A-13; Documentação e dados de interesse no Exp.: Diversas cartas com nomes. Relatório Policial

Libredón; Resp.·. Log.·. Bajo los Auspicios de la Gran logia del Noroeste; Localidade: Crunha. Compostela. Datas da documentação: 1929-1936. Expediente: 626-A-14; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos, Correspondência, Documentação diversa

Luz Compostelana,; Localidade: Crunha. Compostela. Datas da documentação: 1881. Expediente: 626-A-15; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadro Lógico; 1871-1890 PAL

Asilo de la Virtud 82; Bajo los ausp.·. Del ser.·. Gr.·. Or.·. Lusit.·. Unido.; Localidade: Crunha. Ferrol. Datas da documentação: 1878-1882. Expediente: 626-A-04; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos, Documentação variada; formulários de princípios; 1872-1884 PAL

Atlántida 1 ; Triángulo. De la Gran logia reg del Sudeste de España; Localidade: Crunha. Ferrol. Datas da documentação: 1932-1936. Expediente: 626-A-05; Documentação e dados de interesse no Exp.: Un Libro de Tenidas, 17-10-1932 a 3-5-1936; Passa a denominar-se resp. Log. Breogán, 16 em março de 1936 ?

Breogán nº 16; Resp.·. Log.·. Bajo los Auspicios de la Gran logia del Noroeste; Localidade: Crunha. Ferrol. Datas da documentação: 1920; 1933; 1934. Expediente: 626-A-06; Documentação e dados de interesse no Exp.: Numerosa Documentação, Relatórios, propostas, Quadros Lógicos, propaganda; Relatórios Policiais

Esperanza, ; Grande Oriente Español; Localidade: Crunha. Ferrol. Datas da documentação: 1900-1909. Expediente: 626-A-07; Documentação e dados de interesse no Exp.: Vários docs. Um Quadro

Francisco Arouet de Voltaire 118; Localidade: Crunha. Ferrol. Datas da documentação: 1891-1895. Expediente: 626-A-08; Documentação e dados de interesse no Exp.: Caderno com Mações em Sonos da região; Muita Documentação, memórias, cartas, etc.

Francisco Suárez, 10; Resp.·. Log.·. Bajo los Auspicios de la Gran logia del Noroeste; Localidade: Crunha. Ferrol. Datas da documentação: 1931-1936. Expediente: 626-A-09; Documentação e dados de interesse no Exp.: Numerosa Documentação, Relatórios, propostas, quadros Lógicos, propaganda; Relatórios Policiais

Luz de Finisterre 4; Bajo la serenísima Gran Logia Reg. Galaica; Localidade: Crunha. Ferrol. Datas da documentação: 1886-1892. Expediente: 626-A-10; Documentação e dados de

25

interesse no Exp.: Quadros Lógicos, Correspondência, Documentação diversa; 1869-1892 PAL

Unión 4; Triángulo; Localidade: Crunha. Ferrol. Datas da documentação: 1928-1930. Expediente: 626-A-11; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos; Correspondência

Unión Masónica 219; Bajo los ausp. Del Ser.·. Gr.·. Or.·. de España.; Localidade: Crunha. Ferrol. Datas da documentação: 1883. Expediente: 626-A-12; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadro Lógico, Constituição

Méndez Núñez; Resp.·. Log.·. Capitular; Localidade: Crunha. Santiago. Datas da documentação: 1892. Expediente: 625-A- ?; Documentação e dados de interesse no Exp.: Um Quadro Lógico

Gran Logia Regional del Noroeste; Gr.·. Log.·. Reg.·.Del Noroeste de España; Localidade: Gijón. Datas da documentação: Expediente: 738-A; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos das distintas lojas e triângulos sob os seus auspícios; Número de Membros em Ativo; Caderno com dados Lojas e membros ativos; Regulamentos impressos; Endereços postais das Oficinas; Correspondência e documentação variada;

Lucense Agustiniano 74; Capítulo bajo los ausp.·. Del Serenísimo Grande Oriente Nacional de España; Localidade: Lugo. Datas da documentação: 1889-1899. Expediente: 761-A-01; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos

Lucus 5; Gran Logia Regional del Noroeste; Localidade: Lugo. Datas da documentação: 1929-1936. Expediente: 761-A-02; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos, Numerosa Documentação e relatórios policiais. Rascunhos em secante procedentes da Gran logia del Noroeste aparece CASAL GOSENGE

Moreto 230; Bajo los ausp. Del Serenísimo Grande Oriente Nacional de España; en 1888 pasa a Log.·. Capitular; Localidade: Lugo. Datas da documentação: 1887-1895. Expediente: 761-A-03; Documentação e dados de interesse no Exp.: Ata de Constituição: 6-7-1895; Quadros Lógicos

Capítulo provincial de Lugo; Capítulo: Bajo los ausp. Del Serenísimo Grande Oriente Nacional de España; Localidade: Lugo. Datas da documentação: 1889-1891. Expediente: 761-A-04; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos

Idea 171; Bajo los ausp. del Serenísimo Grande Oriente Nacional de España; Localidade: Lugo. Nogais. Datas da documentação: 1882. Expediente: 761-A-07; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros lógicos

Vallibria Redenta 7; Localidade: Lugo. Mondonhedo. Datas da documentação: 1892. Expediente: 761-A-05; Documentação e dados de interesse no Exp.: uma carta

Pilades 242; Bajo los ausp. del Serenísimo Grande Oriente Nacional de España; Localidade: Lugo. Monforte. Datas da documentação: 1888-1891. Expediente: 761-A-06; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros lógicos

Hijos de Hirám 17; Bajo los ausp.·. de la Gr.·. Log.·.Reg.·. Noroeste, Grande Oriente Español; Localidade: Lugo. Vicedo. Datas da documentação: 1933-1936. Expediente: 761-A-09; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos, Correspondência, Documentação diversa

Augusto 260; Bajo los ausp. del Serenísimo Grande Oriente Nacional de España; Localidade: Lugo. Ruviã. Datas da documentação: 1889-1890. Expediente: 761-A-08; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros lógicos

Fraternidad Humana 75; Triángulo bajo los ausp.·. De la Gran Logia Española Or.·. De Barcelona; Localidade: Lugo. Viveiro. Datas da documentação: 1933. Expediente: 761-A-10; Documentação e dados de interesse no Exp.: Prancha com cargos 1933

26

Adelante 7; Triángulo, Gr.·. Log.·.Reg.·. Noroeste, Grande Oriente Español; Localidade: Ourense. Datas da documentação: 1930-1932. Expediente: 434-A-02; Documentação e dados de interesse no Exp.: Correspondência; quadros Lógicos;

Constancia 13; Localidade: Ourense. Datas da documentação: 1933-1936. Expediente: 434-A-03; Documentação e dados de interesse no Exp.: Originada desde o Triângulo Adelante; Livro de Atas, diversa correspondência; Quadros lógicos

Amor 358; Grande Oriente de España; Localidade: Ourense. Datas da documentação: 1886. Expediente: 434-A-04; Documentação e dados de interesse no Exp.: Pranchas, Quadro Lógico

Auria 10; Log.·. Cap.·. Bajo los ausp.·. Del Sr.·. Gr.·. O.·. De España; Localidade: Ourense. Datas da documentação: 1885. Expediente: 434-A-05; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadro Lógico

Universo 197; Grande Oriente Nacional de España; Localidade: Ourense. Datas da documentação: 1885. Expediente: 434-A-06; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadro Lógico

Marchesi 12; Triángulo, Gr.·. Log.·.Reg.·. Noroeste, Grande Oriente Español; Localidade: Ourense. Barco de Val d’Eorras. Datas da documentação: 1933. Expediente: 434-A-08; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadro Lógico

Luz de Avia 266; Grande Oriente Nacional de España; Localidade: Ourense. Riba d’Ávia. Datas da documentação: 1890-1893. Expediente: 434-A-09; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos; Correspondências

Unión Ibérica, 86; Capítulo. Bajo los auspicios del Serenísimo Grande Oriente Nacional de de España; Localidade: Ourense. Riba d’Ávia. Datas da documentação: 1890. Expediente: 434-A-10; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadro Lógico

Adalides del Progreso, 396; Grande Oriente de España; Localidade: Ourense. Verim. Datas da documentação: 1888. Expediente: 434-A-11; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadro Lógico

Helenes 7; Bajo los ausp.·. de la Gr.·. Log.·.Reg.·. Noroeste, Grande Oriente Español; Localidade: Ponte Vedra. Datas da documentação: 1928-193_. Expediente: 728-A-03; Documentação e dados de interesse no Exp.: Documentação policial: Afiliados.

Helénica 11; Gran Oriente de España; Localidade: Ponte Vedra. Datas da documentação: 1882-1889. Expediente: 728-A-04; Documentação que contém:

Solon 8; Triángulo; Localidade: Ponte Vedra. Marim. Datas da documentação: 1930-1931. Expediente: 728-A-05; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos

Siete Hermanos 187; Gran Oriente Español; Localidade: Ponte Vedra. Rosal. Datas da documentação: 1890-1897. Expediente: 728-A-07; Documentação e dados de interesse no Exp.: Muita Doc. Vários trabalhos interessantes. Quadros Lógicos.

Alvar Yañez 145; Triángulo. Gran oriente Español; Localidade: Ponte Vedra. Redondela. Datas da documentação: 1893-1895. Expediente: 728-A-06; Documentação que contém:

El ibérico; Triángulo. ; Localidade: Ponte Vedra. Tui. Datas da documentação: 1907. Expediente: 728-A-08; Documentação que contém:

Nueva Hiran; Gran Logia Regional Galaica; Localidade: Ponte Vedra. Vigo. Datas da documentação: 1893. Expediente: 728-A-09; Documentação e dados de interesse no Exp.: Unido Causa 155/937 da 8ª R. fólio 3 Verso.

Oliva 308; Resp.·. Log.·. Grande Oriente Nacional de España; Localidade: Ponte Vedra. Vigo. Datas da documentação: 1879-1893. Expediente: 728-a-10; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos; Documentação

27

Ser 19; Gran Logia del Noroeste de España; Localidade: Ponte Vedra. Vigo. Datas da documentação: 1935. Expediente: 728-a-11; Documentação e dados de interesse no Exp.: Formada com dissidentes de Vicus, 8.

Vicus 8; Triángulo > Loja. Unido Causa 155/937 da 8ª R. fólio 3 Verso; Localidade: Ponte Vedra. Vigo. Datas da documentação: 1929-1936. Expediente: 728-a-12; Documentação e dados de interesse no Exp.: Quadros Lógicos, Documentação e correspondência; Alguns impressos, rascunhos, objetos e revistas em 97-A-11-8998; 8989; 8987; 8990; 8991.

Vigo 66; Triángulo; Localidade: Ponte Vedra. Vigo. Datas da documentação: 1910. Expediente: 728-a-13; Documentação e dados de interesse no Exp.: Ver p. 108 del Boletín del Grande Oriente Español del Mes de Julio de 1910.

7.3. Listagem de expedientes de mações declarados positivos pelos serviços documentais (localidades e lojas). Crunha Curros Enríquez 9

# Cotarelo Martínez, Joaquín# Positivo# Hipócrates 1º # Deus Bonome, Francisco# Positivo# Esperanto 3º # Fernández Sanchez, Manuel# Positivo# Málaga 2º # Garaloces Villa, Juan Antonio# Positivo# Mar. 1º # García Ramos Segond, José# Positivo# Galeno 1º # Martínez Díaz, Pedro# Positivo# Guerra 1º # Martínez Saez, Francisco# Positivo# Grecia # Parallé de Vicente, Luis# Positivo# Templanza 1º # Pérez Doldán, José M.# Positivo# Diógenes 3º. # Rodríguez Blanco, Ovidio# Positivo# Voltaire 1º # Sánchez Golpe, Antonio# Positivo# Franklin 1º

Fraternidad Humana 75 (Triângulo)

# García Ferreiro, Andrés# Positivo# Colini El Fraternal 79 (Capítulo)

# Viazcochea, José# [N.l.]# Espronceda 4º # Chicharro, Waldo# Positivo# Arístides 4º (também em Fraternidad VIII) # Marquez, José María# Positivo# Rodil 33º (também em Fraternidad VIII) # Panero Martínez, Manuel# Positivo# David 24 (também em Fraternidad VIII) # Anguita, José# Positivo# Cervantes 4º (também em Fraternidad VIII)

Fraternidad VIII 232

# Barbeito Hermosilla, Avelino# Positivo# Balsac # Barbeito Segovia, Manuel# Positivo# Van Helmot # Carré Aldao, Eugenio# Positivo# Gutemberg 3º # Casas Taboada, Manuel# Positivo# Mendizabal # Cerezo, Roque# Positivo# Colón # Diéguez Félix, Eduardo# Positivo# Darío 3º # Ferreira Vello, Enrique# Positivo# Desmoulins # Fraga, Enrique# Positivo# Cayo Graco # García, Ramón# Positivo# Colón II

28

# González Rodríguez, Valentín# Positivo# Peral # Herrero Sánchez, Elías# Positivo# Homero # Lestón Traba, Francisco# Positivo# Prim 4º # Lombardero Franco, José# Positivo # Loureiro Pérez, Evaristo# Positivo# Justiniano # Molina, Luis# Positivo# Oscar # Molina, Raimundo# Positivo# Riego II # Mosquera Muñiz, Idelfonso# Positivo# Galileo I # Noya Martínez, Miguel# Positivo# Padilla # Parga, Antonio# Positivo# Méndez Núñez # Rodríguez Rodríguez, Antonio# Positivo# Riego # Uceda Medal, Santiago# Positivo# Arquímedes # Varela, Enrique# Positivo# Tasso

Gallaecia 408

# Casares Paz, Santiago# Positivo# Cicerón 18º # Martín Martínez, Joaquín# Positivo# Giner (também em Suevia) # Taracido Veira, Arturo# Positivo# Pangloss 3º (também em Suevia) # Wirz, Matías# [N.l.]# Suiza # Wonenburg Canosa, Julio# Positivo# Fulton (também em Suevia)

Garibaldi 15 (Triângulo )

# Hera Caro, Manuel de la# Positivo# Pitt # Lastra Marquez, Vicente# [N.l.]# Tirso de Molina # Navarro Marín, Juan# Positivo# Anibal 24º # Sánchez Rojo, Manuel# [N.l.]# Concha 1º # Varela, Eduardo# Positivo# Garibaldi # Verger Durán, José# [N.l.]# Prim 1º

Hércules

# Osorio do Campo, Fernando# Positivo Hijos del Trabajo 175

# Andrés Bregua, Alejandro# [N.l.] # Ares Sánchez, Ramón# [N.l.] # Cerezo, Fernando# [N.l.] # Fernández Fernández, Tristán# [N.l.] # Morales López, Pedro# [N.l.] # Pizarro Barrera, Gabriel# [N.l.]# Espartero # Rueda Rasines, Lázaro# [N.l.] # Taboada Sánchez, Francisco# [N.l.] # Álvarez, Daniel# Positivo# Platon 3º (também em Fraternidad VIII) # Amor Pereira, Andrés# Positivo# Roma (também em Vicus)

María Pita

# Vázquez Bermejo, David# Positivo# Ciro # Barbeito Bujía, Félix# Positivo# Homero # Caridad Pox, Rosendo# Positivo# Riego # Rodríguez Vila, Emilio# Positivo# Voltaire

29 Pensamiento y Acción 11

# Alba Lamas, Emilio# Positivo# Marco # Alvajar Diéguez, César# Positivo# Desmoulins # Anthero Da Veiga (> Veiga Díez Alba, Antero)# Positivo # Carballo Fernández, Antonio# Positivo # Cristóbal de la Fuente, Arsenio# Positivo # Domínguez Lamelas, Antonio# Positivo# Porlier 3º # Echevarría Brañas, Salvador# Positivo # Fernández Fontela, José# Positivo # Fontenla, Jesús# [N.l.] # García Fernández, José# Positivo# Méndez Núñez. 3º # Mejuto Vázquez, Jesús# Positivo# Voluntad # Miñones Bernárdez, José# Positivo # Ortega Hervella, Ramón de# Positivo# Valladares. 3º # Pereira Nouche, Gumersindo# Positivo # Pérez González, Manuel# Positivo# Ricardos # Quiroga Ríos, Domingo# Positivo# Martí # Solar Baudín, Jesús# Positivo# Aramburu # Veiga Díez Alba, Antero# Positivo

Renacimiento Masónico 18

# Balboa López, Benjamin# Positivo# Savonarola # Balsa Antón, Fernando# Positivo # Blanco Menlle, Juan# Positivo# Aranda # Campos Gómez, Manuel# Positivo# Prim # Carregal Rey, Juan# Positivo# Ajenjo # Conchado Pita, José Ramón# Positivo# Floreal # Díaz Gómez, Manuel# Positivo# Hispano # Diveres, Ricardo# [N.l.] # Garcia Pérez, José# Positivo# Paracelso # González Castro, Aquilino# Positivo# Reflesión # Hermida Rial, José# Positivo # Hernández, Bernardo# Positivo # Hoyo Hernández, Luis# Positivo# Constancia # Infante Parapar, Modesto# Positivo# Infante # López Balseiro, Francisco# Positivo# Servet # Martínez Rodríguez, Camilo# Positivo# Martir # Meilán Hortas, Cándido# Positivo# Zola # Núñez Turnes, Ángel# Positivo # Porto Vidal, Ángel# Positivo# Wasington # Porto Vidal, Rosendo# Positivo# Salomón # Soto Amado, Jesús# Positivo# Requena # Soto Lorenzo, José# Positivo # Suárez Viqueira, SeVerimo# Positivo# Céspedes # Vega Romero, Manuel# Positivo# Galileo # Zapata Fernández, Antonio# Positivo# Salmerón

Suevia 4

# Abad Conde Gerardo# Positivo# Justicia. 18º # Cachafeiro Carballeira, Julio# Positivo# Voltaire Libertad

30

# Casares Quiroga, Santiago# Positivo# Saint Just 18º # Fernández Morales, Aurelio# Positivo# Fraternidad 1º # Lugrís Freire, Manuel# Positivo# Servat 2º # Lugrís Vidal, Manuel# Positivo# Elda # Miguez Miguez, Carlos# Positivo # Miguez y Miguez, Nicolás# Positivo# Rousseau 3º # Pan de Soraluce, Emilio# Positivo# Zadig 3º # Pan de Soraluce, Julio# Positivo # Salgado Caamaño, Eugenio# Positivo# Celta 3º # Somoza Gutiérrez, Alfredo# Positivo# Pondal # Vilabella Gómez, José# Positivo# Voltaire 1º # Wonenburg Canosa, Julio# Positivo# Fulton 3º # Cachafeiro Carballeira, Julio# Positivo# Libertad

Suevia 4 – Lucus

# Campelo Fernández, Daniel# Positivo# Campoamor # Ferreiro San Martín, Enrique# Positivo# Servet # Gómez Blanco, Ángel# Positivo# Peral # González Barros, Nemesio# Positivo# San Fiz # González Castro, Guillermo# Positivo# Blasco Ibáñez # López Otero, Avelino# Positivo# Celta # Vilar López, Manuel# Positivo# Tormenta

Crunha (sem loja atribuída)

# Barbeito Rouco, José# Exp. Desap. # Fernández Cid, Ramón# Positivo # García Folla, Francisco# Positivo # González Rodríguez, Matías# Positivo # Hermida Rivas, Agustín# Positivo # Izquierdo Vives, Mariano# Positivo # Méndez Álvarez, Pedro# Positivo # Pérez Gude, Fidel# Positivo # Pita Serapio, Juan# Positivo # Roura Castrella, José# Positivo # Urgoiti Somoville, Álvaro# Positivo

Crunha (Camouco)

# Posk, Manuel# Positivo Crunha. Betanços Estrella del Noroeste 138

# Barrós Viqueira, Martín# [N.l.]# Betanzos 3º # Cerezo/Cereijo, Mateo# Exp. Desap.# Cromwell # Lagares, José# [N.l.]# Lepanto 3 # Marrategui, Secundino# [N.l.] # Meilán, Manuel# [N.l.]# Fermoselle 1º # Ramos, Ángel# [N.l.]# Robespiere 3º # Ramos, Claudio# [N.l.]# Riego 2º # Rodríguez Veiga, José# [N.l.]# Remedios 1º

31

# Roibal, Ramón# [N.l.]# Roldán 2º # Sanz, Mariano# [N.l.]# Sanctiespiritu 3º # Valea, Domingo# [N.l.]# Vanhalen 3º

Luz de Brigantium 319

# González Ugarte, Francisco# [N.l.]# Guerrillero 14º

Ronsel (Triângulo) # Casal Lorenzo, José María# Positivo # Fernández Cortés, José# Positivo # Ferreira Tarracedo, Antonio# Positivo # Iglesias Fernández, José# Positivo # Iglesias Pérez, José# Positivo # Linares Nogueira, José# Positivo # Lodos Fernández, Agustín# Positivo # Roel Longueira, Manuel# Positivo # Viqueira López, Manuel# Positivo

Crunha. Ferrol Atlántida 1. (Triângulo)

# Durán Gómez, Francisco# Positivo# Castelar # García Hernández, José# Positivo# Aja

Breogán 16

# Barros Rodríguez, Jesús# Positivo# Rizal # Cordero# Positivo# Socratius # Lorenzo, Edmundo# Positivo# Vigius # Pérez Carballal, Luis# Positivo# Geley # Ramonde Valiño, Antonio# Positivo# Narben # Rodríguez Cánovas, Ginés# Positivo# Fénix # Usero Torrente, Matías# Positivo# Juan de H. # Varela Amado, Manuel# Positivo# Sentimiento

Esperanza

# Otero Blanco, Joaquín# Positivo# Orense # Rigido Nimo, José# Positivo# Ceres

Francisco Suárez 10

# Alonso Montero, Manuel Doroteo# Positivo # Arias Morales, Ricardo# Positivo# Arquímedes # Casal Tojo, Andrés# Positivo# Volga 3º # Cordero Gómez, Ramón# Positivo# Esculapio 3º # Deus Prado, Esteban# Positivo# Guaimaro # Díaz Otero, Eduardo# Positivo# Lepanto 3 # Domínguez Rey, Juan José# Positivo# Peral 3º # García Malde, Gerardo# Positivo# Ibérico # López Aneiros, Olegario# Positivo# Víctor Hugo # Otero Martínez, Avelino# Positivo# Cobas # Parga Sánchez, Antonio# Positivo# Pablo Iglesias # Pérez Lago, Federico# Positivo# Inercia

32

# Picallo Roldos, Domingo# Positivo # Prieto Antón, Juan# Positivo# Constancia # Rico Regueiro, Waldo# Positivo# Ávila # Rodríguez Peña, Cristobal# Positivo# Sócrates # Rodríguez Vázquez, Avelino# Positivo# Luz # Vázquez Galán, Joaquin# Positivo# Milton 3º

La Unión

# Iglesia, Santiago de la# Positivo Unión 4

# Derungs Sixto, Manuel# Positivo# Nakens 3º # Fernández Barreiro, Manuel# Positivo# Miño # López Bouza, José# Positivo# Floreal 3º # Derungs Cárceles, Manuel# Positivo

Luz de Finisterre 4

# Álvarez, Marcelino# Positivo# Asdrúbal # Buades Ripoll, José# Positivo# Cartago # Carnero, Domingo# Positivo# Cialdini # Casteleiro, Manuel# Positivo # Casteleiro, Manuel# Positivo# Bacon # Castrillón, Valentín# Positivo# Canto # Cedrón, Francisco# Positivo# CID # Dapena, Eugenio# Positivo# Pizarro # Díaz Soto, Antonio# Positivo# Darwin # Díaz Soto, Antonio# Positivo# Darwin # Fernández Catani, Cándido# Positivo# Franklin # Gómez, Manuel# Positivo# Godofredo # Grandal, Frutos# Positivo# García Vao # Graña, Cipriano# Positivo# Méndez Núñez # Guillaza, José María# Positivo# Barcaiztegui # Lage, José# Positivo# Luchana # López Varela, Francisco# Positivo# Caridad # López Varela, José# Positivo# Lutero I # Manciñeiras, José# Positivo# Mercurio # Meiras, José# Positivo# Balbina # Meizoso, Manuel# Positivo# Mendoza # Pérez, Camilo# Positivo# Pelayo # Permuy, José# Positivo# Prim # Rodríguez Montero, Francisco# Positivo# Magallanes # Rodríguez, Sebastián# Positivo# Rousseau # Romero, Luis# Positivo# Rossini # Romero, Luis# Positivo# Rossini # Rubido, Gervasio# Positivo# Garfiel # Ruíz, Esteban# Positivo# Espartero # San Román, José# Positivo# Demóstenes # Santamaría, Diego# Positivo# Offman # Segura Ruíz, José# Positivo# Sócrates

33

# Silveiro, José# Positivo# Sócrates II # Suárez, Francisco# Positivo # Varela, Manuela# Positivo# Lia # Velo, Emilio# Positivo# Ebro # Vidueiras, Julián# Positivo# Viceto # Zuazua Olavarría, Gaspar# Positivo# Trubia

Crunha. Ferrol (Sem loja atribuída)

# Díaz Díaz, Félix# Positivo # López Alonso, Alberto# Positivo # Fontenla, Ramón# Positivo # García Doval# Positivo # Leira Seoane, Manuel# Positivo # Mateo Rodríguez, Luis# Positivo # Molinuevo Mendielo, Luis# Positivo # Neira González, Eduardo# Positivo# Fermín Galán # Quintanilla Ibáñez, Avelino# Positivo# Breogán # Quintanilla Martínez, Venancio# Positivo # Río, Manuel del# Positivo # Rodríguez Bretos, José# Positivo # Rodríguez Ollero, José# Positivo # Salgado Pérez, Amadeo# Positivo# Pitágoras # Seijo Fontenla, Francisco# Positivo # Vázquez Cabezón, Amaro# Positivo# Guaimaro # Játiva García, Alfonso# Positivo

Crunha. Melide (sem loja atribuída)

# Bescos Pérez, José# Positivo

Crunha. Compostela Agarimo 78

# Canosa González, Luis# Positivo # Fernández Casas, Rafael# Positivo# Orientado. # García Martínez, Antonio# Positivo # Gippini Escoda, Enrique# Positivo# Sólfilo # López Vicencio, Alfonso# [N.l.] índices # Parrado Bahamonde, Jesús# Positivo # Pita Cendán, José María# Positivo# Proteo # Vázquez Sánchez, José# Positivo

Libredon 6

# Abreu y Creach, Eugenio# Positivo # Barros, Eduardo# Positivo # Caamaño Cimadevila, Amancio# Positivo# Servet # Carrero Nine, José# Exp. Desap. # Carrero Nine, Miguel# Positivo# Barnave 1º # Carrero Nine, Narciso# Exp. Desap. # Casal Gosende, Angel# Positivo # Cuadrado Moure, Arturo# Positivo

34

# Díaz Valiño, Camilo# Positivo # Ferrín Moreiras, Antonio# Positivo# Nino # García Moreira, Arturo# [N.l.]# Nirre # García Rey, Rodrigo# Positivo# Aquiles # González, Manuel María# [N.l.] # López Campos, Antonio# Positivo# Alambert, 1º # López Chacón, José Vicente# Positivo# Lealtad 3 # López García, Isolino# Positivo# Martí 2º # López Ramos, Vicente# Positivo # López Veiga Ramos, Vicente# Positivo # Pena Blanco Rogelio# Positivo# Marden # Pereira Pérez, José María# Positivo # Prieto Cernadas, Ramiro# Positivo# Tritón 3º # Rodríguez Ríos, Pedro# Positivo# Buda 3º # San Luis Romero, Jesús# Positivo# Xorxe 3º # Santiso Girón, Laureano# Positivo# Platón 1º, Janeto 3º # Suárez Rodríguez, Andrés# Positivo# Dresnau 3º # Varela Radio, Vicente# Positivo# Kant

Luz Compostelana

# Abella, Santiago# Positivo# Rousseau # Iglesias, Luis# Positivo# Ismael # Miguel, Juan# Positivo# Viriato II # Reino, Braulio Félix# Positivo# Rómulo # Rey, Daniel# Positivo# Riego # Ruán Gómez, José# Positivo# Roberto # Teijerio, Maximino# Positivo# Tertulino # Varela, Benigno# Positivo# Torrijos # Varela, Pastor# Positivo# Velázquez

Crunha. Santiago (sem loja atribuída)

# Lema Lema, Jesús# Positivo # Nogueira Sardina, Gabriel# Positivo # Rodriguez Barreiro, Manuel# Positivo

Habana. Regla La Unión y Concordia, 121

# Fontenla Leal, José# Positivo# Murguía # García Barbón, José# [N.l.]# Candás

Lugo Augusto 260

# Arias Paz, José# Positivo# Cebrián Capítulo Provincial

# Castro López, Manuel# Positivo# Cartelo 18º Fraternidad Humana 75 (Triángulo)

# García Almohina, Esteban# Positivo

35 Hijos de Hiram 17

# Iglesias Eiroa, Jesús# Positivo # Fernández Doval, Heliodoro# Positivo# V. Hugo

Lucus 5

# Almoina Mateo, José# Positivo# Deseo 1º # Arias Luna, Antonio# Positivo # Arias Vázquez, Antonio# Positivo# Fco. Ferrer # Blanco Rodríguez, Antonio# Positivo # Caridad Nogueira, Serafín# Positivo # Carreira Fernández, José# Positivo# Estrada Palma # Castro Graña, Pedro# Positivo # Castro Vega, Victoriano# Positivo# Salmerón # Castro Ves, Julio# Positivo # Castro Ves, Victoriano (vid. Castro Vega)# Positivo # Docampo de la Fuente, Antonio# Positivo# Prisciliano # Domenech Gómez, Galo# Positivo# Raf. Salillas 3º # Fernández Cardoso, Rafael# [N.l.]# Costa 1º # Fole Sánchez, Desiderio# Positivo # Fraga Fernández, Gerardo# Positivo # Freire Varela, Antonio# Exp. Desap. # Galera Moreno, José# Positivo# Piedad 3º # González Roca, Francisco# Positivo # La Vega Barrera, Rafael de# [N.l.]# Dantón 1º # López Abilleira, Manuel# Positivo# Krause # López Otero, César# Positivo# Tierra # López Pardo, Camilo# Positivo# Lenin # López Pardo, Ricardo# Positivo# Rectitud 1º # López Vázquez, Jesús# Positivo# Justicia # López Vázquez, José# Positivo# Justicia # López Vigo, José# Positivo # Núñez Vázquez, Antonio# Positivo # Palmeiro López, Eduardo# Positivo# Daly # Peso Sevillano, José del# Positivo# Rousseau 1º # Prieto Regueiro, Pedro# Positivo# Diógenes 3º # Regueiro Roca, José# Positivo# Anselmo Lorenzo # Rodríguez Prieto, Ramón# Positivo# Tihombill # Sánchez Guisasola, José# Positivo# Igualdad 3º # Seijas Arias, Juan# Positivo# M. Becerra 30º # Seijas Prado, Juan# Positivo # Varela Fernández, Mauro# Positivo# Robespiere 1º # Vázquez Rodríguez, Higinio# Positivo# Prim 1º

Morato 230

# Freire, José B.# Positivo# Ballester # García Díez, Nemesio# Positivo# Courbet # Losada Varela, Marcelino# Positivo# Pardo de Cela # Martínez Rivas, José# Positivo# Pierrot # Baliño Fernández, José# Positivo# Castelar

36 Lugo. Nogais Idea 171

# Fernández Quiroga, Manuel# Positivo# Cienfuegos # Neira Gómez, Jesús# Positivo# Rousseau # Osorio Gómez, José# Positivo# República # Osorio y Carro, Jesús# Positivo# Europa # Somoza Somoza, Manuel# Positivo# Constancia # Vázquez Carballo, Balbino# Positivo# Esperanza

Lugo. Monforte

# Mariño Losada, José# Positivo Lugo. Vicedo Fraternidad Humana 75 (Triângulo)

# Díaz Costa, José# Positivo# Pablo Iglesias # Pérez Ribeira, Luciano# Positivo # Díaz Santiago, Antonio# Positivo

Hijos de Hiram 17

# Lamela Talín, Francisco# Positivo Lugo. Ruviã

Augusto 260 # Arias Somoza, Nireno# Positivo# Marq. Sedan # González Somoza, José Manuel# Positivo# Becerra

Lugo. Viveiro Fraternidad Humana 75 (Triângulo)

# Eiroa Gómez, Jesús# Positivo # Eiroa Gómez, Juan# Positivo # Eiroa, José# Positivo # Franco Sierra, Álvaro# Positivo # García Hervas, Vicente# Positivo # González, Bonifacio# Exp. Desap. # Melón Rodríguez, José# Positivo # Moreno Barcia, Miguel# Positivo# Torrijos # Ribeira Fernández, Alberto# Positivo # Riveira, Alberto# Positivo # Vázquez Miguez, Acacio# Positivo

Madrid Gran Log.·. Española

# González López, Emilio# Positivo# Herculano Ibérica 7

# Iglesias Hermida, Prudencio# Positivo La Catoniana

# Pérez Millán, Emilio# Positivo

37 Matritense

# Sánchez Román, Felipe# Positivo Osiris

# Rodríguez Bonome, Santiago# Positivo# Voluntad Malaga Liberación

# Rodríguez Iglesias, Elías# Positivo# Curros Enríquez Ourense Adelante 7

# Prosper Ros, Jesús# Positivo# Jaurés # Rodríguez Pardo, José# Positivo

Amor 358

# Ares de Parga, José# Positivo# Galvet # Domínguez Borrajo, Ramón# Positivo# Beethoben # Iglesias Novelles, Juan# Positivo# Nelatón # López Castro, Constantino# Positivo# Solón # López Conde, Juan# Positivo# Ruiz Zorrilla # Mondenen, Antonio# Positivo# Fraternidad # Noguerol, José# Positivo # Parada Entre, Pío# Positivo# Bonley # Quintela, Ramón# Positivo# Quevedo

Auria 10

# Amor Pereira, Juan Manuel# [N.l.]# Assi Constancia 13

# Alvarez Grova, Alfredo# Positivo# Cadete # Arias Prada, Leopoldo# Positivo# Nakens # Augusto Rodríguez, Rodolfo# Positivo # Calzón Alonso, Dimas# Positivo # Cancela Rodríguez, Benito# Positivo# Curros Enríquez # Carón Alcázar, Eduardo# Positivo# Ecar # Fernández Fueyo, Santos# Positivo# Benot # Fernández Pérez, José# Positivo# Augusto Bebel # Galán Fontenla, José# Positivo# Bauer # García Regadío, Rafael# Positivo # González Vázquez, Arturo# Positivo # Iglesias Gil, Buenaventura# Positivo# Orense # Izquierdo Balbuena, Luis# Positivo# Víctor Hugo # Ledo González, Victoriano# Positivo # Martínez Ruano, Pedro# Positivo# Almansa # Moure Rey, Eladio# Positivo# Marx # Nespereira Dacoba, Ramón# Positivo# Padilla # Pérez Serrano, Ramiro# Positivo# Pablo Iglesias # Plasencia Gómez, Alberto# Positivo# Justicia # Rodríguez Francisco, Jaime# Positivo # Rodríguez Marmol, Higinio# Positivo# Martí

38

# Rodríguez Ozores, Heriberto# Positivo# Renato # Roqueta Dalmau, Enrique# Positivo# Gauvain # Rúa Salgado, Ricardo# Positivo # Salgado Hermida, Benigno# Positivo# Zola # Salgado Romero, Antonio# Positivo # Sinforiano Luengo, Hipólito# Positivo# Rousseau # Suárez Castro, Manuel# Positivo# Jaime Vera # Vide Villanueva, Abdón# Positivo# Arbo # Pérez Álvarez, Luis Nicolás# Positivo# Dumas

Universo 197

# López Ramos, Manuel# Positivo# Moltk Ourense (sem loja atribuída)

# Candeira Pérez, Celso# Positivo # Iglesias Álvarez, Antonio# Exp. Desap. # Risco, Vicente# Teosofía # Rodríguez Rabiela, José E.# Positivo

Ourense. B. de Val d’Eorras Marchesi 12 (Triângulo)

# García Martínez, José Manuel# Positivo # González Martínez, Virgilio# Positivo# Diderot # Paradela Paradela, Luciano# Positivo# Rizal # Vidal Nogueira, Francisco# Positivo# Curros Enríquez # García Vega, Eulogio# aparece como Gavela Vega, Eulogio# D'Alembert (também em Concordia 14)

Ourense. Barco de Val d’Eorras

# Blanco do Souto, Marcial# Positivo Ourense. Riba d’Ávia Luz de Avia 266

# Rivera Abraldes, Cesáreo# [N.l.]# Zuinglio Ourense. Verim Adalides del Progreso 396

# Gálvez Cañero Gómez, Enrique# Positivo# Viriato # Gálvez Cañero Gómez, Santiago# Positivo # Gálvez Cañero Hermosilla, Irene# Positivo# Mariana de Pineda # Novoa Pérez, José# Positivo# Gonzalo # Pousada Estévez, Isidro# Positivo# Víctor Hugo # Vázquez Canero, Araceli# Positivo# Rosario Acuña

Ponte Vedra Helenes 7

# Barros Martínez, Benigno# Positivo# Guttemberg # Fernández Cortés, Ramón# Positivo # García Temes, Vicente# Positivo# Viriato # Guillán Abalo, Manuel# Positivo# Fermín Galán

39

# Iglesias Estévez, Pedro# Positivo # Maquieira Fernández, Joaquín# Positivo# Ives-delage 3º # Meis, José# Positivo # Millán Mariño, Isidoro# Positivo# Urco # Pedreira Pazos, Manuel# Positivo# Rousseau # Pérez Prego, Maximiliano# Positivo# Claudio 3º # Pintos Fonseca, Basilio# Positivo# Fraterno # Pintos Fonseca, Carlos# Positivo # Poza Juncal, Joaquin# Positivo# Vergnioaud # Reigosa Sieiro, Manuel# Positivo# Assogiere # Rey Juncal, Arturo# Positivo# Víctor # Silva Guimil, Avelino# Positivo

Ponte Vedra (sem atribuír Loja)

# Fernández Blanco, Ricardo# Positivo # Iglesias Durán, José# Positivo

Ponte Vedra. Guarda

# Rodríguez López, Braulio Ángel# Positivo Ponte Vedra. Marim Solón 8 (Triángulo)

# Herrero Sánchez, Elías# Exp. Desap.# Marcelino Domingo 3º # Pazos Fernández, Valentín de# Positivo# Marcelino Domingo

Ponte Vedra. Rosal Siete Hermanas 187

# Fernández Cavero, Mauro# Positivo# Feijoo # Martínez Martínez, Manuel# Positivo# Pasteur # Martínez Novás, José# Positivo# Hernán Cortés # Noya Viqueira, Jesús# Positivo# Paracelso # Otero González, Avelino# Positivo# Teodoro # Salgado de Guevara, Gabriel# Positivo# Genner

Ponte Vedra. Redondela Álvar Fáñez, 145

# Hermida, Gumersindo# Positivo# Cenlle Ponte Vedra. Tui El Ibérico. (Triângulo)

# Alcaide Burillo, Alfredo# Positivo# Libertad 1º # Prieto Pérez, Arturo# Positivo# Mito 1º # Rivas Solla, Jesús# Positivo# Robespiere 24º

Ponte Vedra. Vigo Vicus 8

# Álvarez Curtiñas, Pedro# Positivo# Volta 3º # Amor Pereira, Andrés# Positivo# Roma # Barros Pumariño, Fernando# Positivo# Erasmo # Calo Lemus, Manuel# Positivo# Lantaro 3º

40

# Castro González, Eugenio de# Positivo# Julio 3º # Celada Gesteira, José Ramón# Positivo# Regla 3º # Díaz Cuervo, Francisco# Positivo# Asturias # Díaz Estens, Francisco# Positivo # Díaz Estens, José# Positivo# Asturias # Echegaray García, Martín# Positivo# Universo # Echegaray García, Segundo# Positivo # Fernández Diéguez, José# Positivo # Fernández Fernández, José Mª# Positivo# Compostela # Ferrnández Fernández, José María# Positivo# Compostela # García Piñeiro, Antonio# Positivo# Zorobabel # García Pozo, Lorenzo# Positivo# Selarana # González Barreiro, Isaac# Positivo# Atalaya # González Fariñas, Sergio# Positivo# Prim # Iglesias Garcés, Antonio# Positivo # López Grado Núñez , José# Positivo# Blasco 3º # López y López, Francisco# Positivo# Samil 3º # Louis Schunemann, Otto# Positivo# Federico # Lustres Rivas, Manuel# Positivo # Marín Sagredo, Francisco# Positivo# Platón 3º # Marquez Peña, José# Positivo # Martínez Pérez, Jaime# Positivo # Méndez Fernández, Celso# Positivo# Nelson 3º # Montaña Fernández, Juan# Positivo# Esculapio 3º # Monteiro, Antonio# Positivo # Novoa Barros, Edmundo# Positivo# Flamarion # Pereira Rajo, José# Positivo # Pérez Vila, Manuel# Positivo# Perseverancia # Poza Juncal, Laureano# Positivo# Aprendiz # Rincón González, Cástor# Positivo# Bismark # Rodríguez Alberty, Gabino# Positivo# Celanova # Rodríguez Elías, Avelino# Positivo # Rodríguez Iglesias, Pastor# Positivo# Areostilo # Sánchez Rodríguez, Manuel# Positivo# Coruña 3º # Simón Daponte, Abdón# Positivo# Monteferro 3º # Simón Daponte, Camilo# Positivo# Vigo 3º # Taboada Montoto, Inocencio# Positivo # Varela Dacosta, José Mª# Positivo# Oliva 3º

Ponte Vedra. Vigo (sem atribuír loja)

# Diego Santos, Manuel# Positivo # García Núñez, Ramón# Positivo # González Blanco, Manuel# Positivo # Inestrillas, # Positivo # Novoa Barros, Alfredo# Positivo

7.4. Lojas maçónicas e Assuntos. • Lista y relaciones de Asuntos de masonería recogidos en Galicia; 434-A-3 (5) • Masonería de Barco de Valdeorras; 434-A-7 • Escuela Laica de Orense; Un libro de Actas, 8-11-1932 a 9-6-1936; 434-A-19

41

• Fichas masónicas de Santiago de Compostela; 626-A-0; Vinte e sete nomes de acusados • Familia masónica española de París, 27E; 62-497; 227-a-1 • Colmeiro; 28E; 625-A-14; Numerosa Documentação sobre a Galiza, Relatórios sobre Lojas,

mações, declarações, etc. • Masonería de Galicia y Asturias; 27E; 625-A-14 • Hermandad del Habla de La Coruña; 28E; 792-A-14; Informe negativo, em resulta de denúncia • CORUÑA Inventario de efectos; 28E; 357-A-5; Objetos apreendidos, livros, lâminas, mobiliário,

etc. • Rotary Club; 309-A-1 • Antecedentes de componentes de las Logias. Coruña; 625-A-12; ; Listagens, relatórios policiais,

pesquisas, datas, abundante documentação antimaçónica; vários quadros Lógicos, Declarações

• Padre Tusquets; 792-A-11 • Estrella de Oriente. Sección Noroeste. (Teosofía). Expediente 2652

8. Expedientes pessoais 8.1. Investigados: Negativos, Positivos, Consultas, Processos.

Os expedientes de maçonaria podem-se dividir em três grandes grupos a respeito da diferença de informação que contêm. Em primeiro lugar há que destacar dous grandes grupos: Positivos e Negativos. Entendem-se por Negativos aqueles em que não foi possível ao Serviço Documental atopar provas documentais ou testemunhas para determinar a filiação maçónica e a sua duração dos sujeitos submetidos a investigação. Por Positivos os que contêm dados relativos à pertença maçónica. Nestes últimos figura um relatório do serviço documental – que pode atuar de ofício ou coma órgão consultivo a pedido doutros órgãos da Administração ou da Policía – e as provas documentais ou as referências a outros expedientes que as contêm.

Em qualquer dos casos, já a pedido dum órgão exterior ou por investigação interna abre-se uma investigação consultiva a respeito dos investigados. Que passa por determinar o nome e apelidos completo, localidade, profissão, estado civil, situação a respeito da Justiça e toda a série de antecedentes que se possam reunir.

Nos expedientes positivos uma vez localizado o sujeito e determinado o seu vencelho maçónico, procede-se a começar a ação depurativa. Ações que atingiram até exilados. No caso de Mações localizados, desde 1940 começam a acrescentar-se as sentenças e declarações e toda a documentação processual do Tribunal de Represión a la Masonería. 8.2. A busca de antecedentes, uma importante fonte de dados pessoais sobre os

investigados.

Neste processo documental de pesquisa cruzadas, consultas a publicações maçónicas e depuração na Espanha de Franco, os expedientes guardados hoje no AGGC supõem – como já se determinou – uma importante fonte de dados pessoais. Além disso, a busca de antecedentes policiais e as pesquisas realizadas pelas polícias locais e guarda civil a respeito de outros antecedentes político sociais dos investigados, permitem determinar – com toda a desconfiança que às vezes emana destes relatórios – em muitos casos senão as relações políticas dos investigados, sim as causas e a visão que os órgãos repressores do franquismo tinham de determinados indivíduos, figuras, partidos e instituições.

42 8.3. Listagem de expedientes investigados

Classificamos a seguir uma lista de NOMES relativos a EXPEDIENTES tirados do Fundo do Tribunal para a repressão da maçonaria. A listagem vai delimitada pelos nomes de galegos (não é tão exaustiva como deveria e ainda que para a Crunha possa ser relativamente fiável, não é para o resto das localidades galegas), seguidos de uma indicação sobre o expediente que irá classificado por mim como:

Positivo. - Atribuída filiação maçónica pela polícia. Inv. Negat. - Submetido a investigação. Não se encontram antecedentes maçónicos. [N.l].- Não localizado. Figurando o nome nalgum outro expediente ou listagem, não existe expediente policial45. Exp. Desap.- Falta expediente que no seu dia foi iniciado (descolocado, integrado noutro expediente posteriormente ou feito desaparecer)

Os códigos numéricos fazem referência do EXPEDIENTE concreto. Sejam positivos ou não, no próprio arquivo existem umas 180.000 fichas com referências e dados de nomes vencelhados de qualquer modo à república que se usaram para reprimir. Logo qualquer nome da listagem a seguir – e muitos outros mais – pode aparecer vencelhado a qualquer outro dado e a DOCUMENTOS espoliados, pelo que qualquer pessoa que suspeite que ele ou algum dos seus familiares foi perseguido, acusado injustamente ou fichado por mação, pode solicitar da Administração a pertinente consulta, tal e como figura na carta de serviço. A lista a seguir relaciona, por ordem: 1. Tipo de expediente: - B (positivo, confirmado mação: com “provas”, acusações, ficha policial, em casos sentença e

documentos particulares (bilhetes, folhetos, cartas, títulos…) - A (investigado, pode conter igualmente ficha, provas, dados pessoais…) Dentro destes dous grupos ordena-se por ordem alfabética 2. Apelidos, Nome 3. Ant. Maçónicos 4. Localidade; 5. Loja; 6. Expediente detalhado: Caixa ; Secção; Número 7. Número de Livro guia (ficheiros alfabéticos onomâsticos), página em que se relaciona o nome 8. Expedientes Relacionados das lojas ou doutros acusados Secção A. Balboa López, Benjamin; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 200; A; 11; Guia.

Livro, pág:; 2E; 14; Exp. Ligados; (626-A-14); Campos Gómez, Manuel; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 116; A; 9; Guia. Livro,

pág:; 3E; 54; Exp. Ligados; (625-A-13);

45 Muitos destes são mações com constância de passamento muito antes de 1936, indivíduos não localizados ou figuras que pela sua pouca relevância (para a polícia) foram assimilados em expedientes maiores. Noutros casos pode tratar-se de figuras que eludiram as pesquisas policiais por vencelhos claros com o regime.

43 Carón Alcázar, Eduardo; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 148; A; 11; Guia. Livro, pág:; 3E;

100; Casares Quiroga, Santiago; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 116; A; 7; Guia. Livro, pág:; 3E; 129;

Exp. Ligados; (625-A-13); Derungs Sixto, Manuel; (Positivo); Crunha. Ferrol; Unión 4; Expediente:; 69; A; 10; Guia. Livro, pág:; 4E; 29;

simples ficha; Docampo de la Fuente, Antonio; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 35; A; 20; Guia. Livro, pág:; 4E; 77; Durán Gómez, Francisco; (Positivo); Crunha. Ferrol; Atlántida 1. (Triángulo); Expediente:; 202; A; 14; Guia.

Livro, pág:; 4E; 115; simples ficha; Fernández Casas, Rafael; (Positivo); Crunha. Santiago; Agarimo 78; Expediente:; 115; A; 18; Guia. Livro, pág:;

6E; 60; Franco Bahamonde, Ramón; (Positivo); Madrid; Concordia; Expediente:; 9; A; 23; Guia. Livro, pág:; 6E; 190; García Martínez, Antonio; (Positivo); Crunha. Santiago; Agarimo 78; Expediente:; 176; A; 6; Guia. Livro,

pág:; 7E; 186; Iglesia, Santiago de la; (Positivo); Crunha. Ferrol; La Unión; Expediente:; 166; A; 10; Guia. Livro, pág:; 9E 2;

11; simples ficha; Iglesias Eiroa, Jesús; (Positivo); Lugo; Hijos de Hiram 17; Expediente:; 158; A; 24; Guia. Livro, pág:; 9E 2; 14; Infante Parapar, Modesto; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 13; A; 11; Guia.

Livro, pág:; 7E; 24; Exp. Ligados; (625-A-3); Izquierdo Balbuena, Luis; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 201; A; 2; Guia. Livro, pág:; 9E;

41; López Abilleira, Manuel; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 150; A; 12; Guia. Livro, pág:; 11E; 116; López Pardo, Camilo; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 14; A; 7; Guia. Livro, pág:; 11E; 163; Madariaga, Salvador de; (Positivo); Expediente:; 349; A; 7; Guia. Livro, pág:; 12E; 16; Miguez y Miguez, Nicolás; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 18; A; 8; Guia. Livro, pág:; 13E; 358;

Exp. Ligados; (625-A-3); 625.a.11; Molinuevo Mendielo, Luis; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 145; A; 13; Guia. Livro, pág:; 14E; 414;

simples ficha; Navarro Marín, Juan; (Positivo); Crunha; Garibaldi 15 (Triángulo ); Expediente:; 150; A; 13; Guia. Livro, pág:;

15E; 24; Exp. Ligados; (625-A-13); Núñez Vázquez, Antonio; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 166; A; 17; Guia. Livro, pág:; 15E; 74; Ortega Hervella, Ramón de; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 116; A; 8; Guia.

Livro, pág:; 16E; 55; Exp. Ligados; (625-A-13); Pérez Carballal, Luis; (Positivo); Crunha. Ferrol; Breogán 16; Expediente:; 146; A; 5; Guia. Livro, pág:; 17E;

146; simples ficha; Pérez Doldán, José M.; (Positivo); Crunha; Curros Enríquez 9; Expediente:; 118; A; 17; Guia. Livro, pág:;

17E; 351; Exp. Ligados; (625-A-13); Pita Serapio, Juan; (Positivo); Crunha; Expediente:; 173; A; 19; Guia. Livro, pág:; 18E; 242; Exp. Ligados;

(625-A-13); 738-a-1 (6) Quadro Lógico; Portela Valladares, Manuel; (Positivo); Barcelona; Regional del Norte; Expediente:; 112; A; 9; Guia. Livro,

pág:; 18E; 279; Exp. Ligados; (625-A-3); Prieto Cernadas, Ramiro; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 116; A; 14; Guia. Livro, pág:;

18E; 312; Rincón González, Cástor; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 23; A; 2; Guia. Livro, pág:;

19E; 178; Rivas Solla, Jesús; (Positivo); Ponte Vedra. Tui; El Ibérico. (Triángulo); Expediente:; 106; A; 13; Guia. Livro,

pág:; 19E; 207; Rodríguez López, Braulio Ángel; (Positivo); Ponte Vedra. Guarda; Expediente:; 116; A; 14; Guia. Livro, pág:;

19E; 314; Simón Daponte, Camilo; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 26; A; 5; Guia. Livro, pág:; 22E;

263; Suárez Viqueira, SeVerimo; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 116; A; 10; Guia.

Livro, pág:; 22E; 358; Exp. Ligados; (625-A-13); Usero Torrente, Matías; (Positivo); Crunha. Ferrol; Breogán 16; Expediente:; 93; A; 20; Guia. Livro, pág:;

24E; 27; simples ficha;

44 Vide Villanueva, Abdón; Ourense; Constancia 13; Expediente:; 77; A; 2; Guia. Livro, pág:; 25E; 179;

Secção B Abad Conde, Gerardo; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 108; B; 16; Guia. Livro, pág:; 1E; 4; Exp.

Ligados; (626-a-13); Abella, Santiago; (Positivo); Crunha. Santiago; Luz Compostelana; Expediente:; 10; B; 39; Guia. Livro, pág:;

1E; 5; Abreu y Creach, Eugenio; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 372; B; 14; Guia. Livro,

pág:; 1E; 18; Aguirre Garín, Eulogio Sixto; (Positivo); Expediente:; 751; B; 45; Guia. Livro, pág:; 1E; 47; Alba Lamas, Emilio; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 154; B; 4; Guia. Livro, pág:;

1E; 60; Exp. Ligados; (625-A-13)- José García Ramos; Alcaide Burillo, Alfredo; (Positivo); Ponte Vedra. Tui; El Ibérico. (Triángulo); Expediente:; 426; B; 40; Guia.

Livro, pág:; 1E; 68; Almoina Mateo, José; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 697; B; 4; Guia. Livro, pág:; 1E; 96; Alonso Montero, Manuel Doroteo; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez; Expediente:; 698; B; 16;

Guia. Livro, pág:; 1E; 105; Alonso Sánchez, Carlos; Inv. Neg; Expediente:; 1230; B; 34; Guia. Livro, pág:; 1E; 108; Alvajar Diéguez, César; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 195; B; 11; Guia. Livro,

pág:; 1E; 113; Exp. Ligados; (626-A-14); Álvarez Curtiñas, Pedro; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 765; B; 2; Guia. Livro, pág:; 1E;

122; Alvarez Grova, Alfredo; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 192; B; 18; Guia. Livro, pág:; 1E;

128; Álvarez, Basilio; Inv. Neg.; Expediente:; 1400; B; 55; Guia. Livro, pág:; 1E; 115; Álvarez, Daniel; (Positivo); Crunha; Hijos del Trabajo 175; Fraternidad VIII; Expediente:; 173; B; 32; Guia.

Livro, pág:; 1E; 116; Exp. Ligados; (625-A-13); (626-A-14); Álvarez, Marcelino; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 79; Guia. Livro, pág:;

1E; 116; Amor Pereira, Andrés; (Positivo); Crunha; Hijos del Trabajo 175; Vicus; Expediente:; 395; B; 45; Guia. Livro,

pág:; 1E; 149; Exp. Ligados; 625-A-4; Amor Pereira, Andrés; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus; Expediente:; 395; B; 45; Guia. Livro, pág:; 1E;

149; Anguita, José; (Positivo); Crunha; El Fraternal 79 (Capítulo); Fraternidad VIII; Expediente:; 313; B; 55; Guia.

Livro, pág:; 1E; 165; Exp. Ligados; 434-A-12; Ares de Parga, José; (Positivo); Ourense; Amor 358; Expediente:; 462; B; 5; Guia. Livro, pág:; 1E; 197; Arias Luna, Antonio; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 341; B; 10; Guia. Livro, pág:; 1E; 203; Arias Luna, Felipe; Inv. Neg.; Expediente:; 1337; B; 26; Guia. Livro, pág:; 1E; 203; Arias Morales, Ricardo; (Positivo); Francisco Suárez 10; Expediente:; 728; B; 5; Guia. Livro, pág:; 1E; 203; Arias Paz, José; (Positivo); Lugo; Augusto 260; Expediente:; 428; B; 49; Guia. Livro, pág:; 1E; 203; Arias Prada, Leopoldo; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 104; B; 22; Guia. Livro, pág:; 1E;

204; Arias Somoza, Nireno; (Positivo); Lugo. Rubiam; Augusto 260; Expediente:; 428; B; 52; Guia. Livro, pág:; 1E;

204; Arias Vázquez, Albino; Inv. Neg.; Expediente:; 1261; B; 36; Guia. Livro, pág:; 1E; 204; Arias Vázquez, Antonio; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 415; B; 16; Guia. Livro, pág:; 1E; 204; Arias Vázquez, Eliseo; Inv. Neg.; Expediente:; 1158; B; 113; Guia. Livro, pág:; 1E; 204; Augusto Rodríguez, Rodolfo; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 255; B; 5; Guia. Livro, pág:;

1E; 240; Balboa Gómez, Francisco; (Positivo); Expediente:; 594; B; 37; Guia. Livro, pág:; 2E; 13; Baliño Fernández, José; (Positivo); Lugo; Moreto; Expediente:; 451; B; 50; Guia. Livro, pág:; 2E; 16; Baliño Ledo, Juan; (Positivo); Expediente:; 2; B; 10; Guia. Livro, pág:; 2E; 16; Balsa Antón, Fernando; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 763; B; 2; Guia. Livro,

pág:; 2E; 22; Exp. Ligados; 738-a-2 (2);

45 Barbeito Bujía, Félix; (Positivo); Crunha; María Pita 317; Expediente:; 464; B; 61; Guia. Livro, pág:; 2E; 30;

Exp. Ligados; 625-A-9; Barbeito Hermosilla, Avelino; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 462; B; 50; Guia. Livro,

pág:; 2E; 30; Exp. Ligados; 625-A-9; Barbeito Segovia, Manuel; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 462; B; 53; Guia. Livro,

pág:; 2E; 30; Exp. Ligados; 625-A-9; Barcia Caballero, José; Inv. Neg.; Expediente:; 1083; B; 89; Guia. Livro, pág:; 2E; 36; Barreiro Noya, Alejandro; Inv. Neg.; Expediente:; 1156; B; 28; Guia. Livro, pág:; 2E; 48; Barreiro Noya, Augusto; Inv. Neg.; Expediente:; 1177; B; 23; Guia. Livro, pág:; 2E; 48; Barros Martínez, Benigno; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 380; B; 27; Guia. Livro, pág:; 2E;

56; Barros Pumariño, Fernando; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 258; B; 14; Guia. Livro,

pág:; 2E; 56; Barros Rodríguez, Jesús; (Positivo); Crunha. Ferrol; Breogán 16; Expediente:; 407; B; 9; Guia. Livro, pág:; 2E;

56; Exp. Ligados; Também: 104-B-70; 738-a-3 (1); Barros, Eduardo; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 326; B; 43; Guia. Livro, pág:; 2E; 56; Blanco do Souto, Marcial; (Positivo); Ourense. Barco de Val d’Eorras; Expediente:; 258; B; 30; Guia. Livro,

pág:; Blanco Menlle, Juan; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 763; B; 5; Guia. Livro,

pág:; 2E; 139; Exp. Ligados; 738-a-2 (2); Blanco Rodríguez, Antonio; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 349; B; 14; Guia. Livro, pág:; 2E; 140; Búa Carou, José; (Positivo); Expediente:; 274; B; 3; Guia. Livro, pág:; 2E; 191; Buades Ripoll, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 92; Guia. Livro, pág:; Caamaño Caamaño, Jesús; (Positivo); Expediente:; 340; B; 34; Guia. Livro, pág:; 3E; 2; Caamaño Cimadevila, Amancio; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 277; B; 21; Guia.

Livro, pág:; 3E; 2; Cachafeiro Carballeira, Julio; (Positivo); Crunha; Suevia 4 - Lucus; Expediente:; 233; B; 11; Guia. Livro, pág:;

3E; 20; Exp. Ligados; (626-A-14); Cachafeiro Carballeira, Julio; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 233; B; 11; Guia. Livro, pág:; Exp.

Ligados; 434-A-12; Calo Lemus, Manuel; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 620; B; 3; Guia. Livro, pág:; 3E; 29; Calviño Domínguez, José; Inv. Neg; Expediente:; 1360; B; 36; Guia. Livro, pág:; 3E; 31; Calviño Domínguez, José; Inv. Neg.; Expediente:; 1360; B; 36; Guia. Livro, pág:; 3E; 31; Calvo Sotelo, Joaquín; Inv. Neg; Expediente:; 1145; B; 30; Guia. Livro, pág:; 3E; 36; Calzón Alonso, Dimas; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 192; B; 22; Guia. Livro, pág:; 3E; 37; Campelo Fernández, Daniel; (Positivo); Crunha; Suevia 4 - Lucus; Expediente:; 233; B; 32; Guia. Livro, pág:;

3E; 48; Exp. Ligados; 1207-B-2; Cancela Rodríguez, Benito; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 714; B; 5; Guia. Livro, pág:; 3E;

61; Candeira Pérez, Celso; (Positivo); Ourense; Expediente:; 332; B; 5; Guia. Livro, pág:; 3E; 61; Candeira Pérez, Constantino; Inv. Neg.; Expediente:; 1018; B; 25; Guia. Livro, pág:; 3E; 61; Canosa González, Luis; (Positivo); Crunha. Santiago; Agarimo 78; Expediente:; 765; B; 10; Guia. Livro, pág:;

3E; 69; Carballo Calero, Ricardo; Inv. Neg.; Expediente:; 1080; B; 20; Guia. Livro, pág:; 3E; 85; Carballo Fernández, Antonio; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 154; B; 1; Guia.

Livro, pág:; 3E; 85; Exp. Ligados; (625-A-13) - Lucus; Carballo Vázquez, Antonio; (Positivo); Vigo; Viens, 18; Expediente:; 119; B; 11; Guia. Livro, pág:; 3E; 85; Carballo, Antonio; (Positivo); Expediente:; 401; B; 89; Guia. Livro, pág:; 3E; 85; Caridad Nogueira, Serafín; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 716; B; 4; Guia. Livro, pág:; 3E; 94; Caridad Pox, Rosendo; (Positivo); Crunha; María Pita 317; Expediente:; 464; B; 64; Guia. Livro, pág:; 3E; 94;

Exp. Ligados; 625-A-9; Carnero, Domingo; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 77; Guia. Livro, pág:; Carré Aldao, Eugenio; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 462; B; 52; Guia. Livro, pág:;

3E; 107; Exp. Ligados; 625-A-9;

46 Carregal Rey, Juan; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 763; B; 7; Guia. Livro, pág:;

3E; 108; Exp. Ligados; 738-a-2 (2); Carreira Fernández, José; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 415; B; 30; Guia. Livro, pág:; 3E; 108; Carrero Nine, Miguel; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 415; B; 27; Guia. Livro, pág:;

3E; 112; Casal Gosende, Angel; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 373; B; 14; Guia. Livro, pág:;

3E; 124; Casal Lorenzo, José María; (Positivo); Crunha. Betanços; Ronsel (Triángulo); Expediente:; 263; B; 4; Guia.

Livro, pág:; 3E; 124; Exp. Ligados; 761-a-10 (1); Casal Tojo, Andrés; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 392; B; 40; Guia. Livro,

pág:; 3E; 125; Exp. Ligados; Também: 104-B-70; Casares Paz, Santiago; (Positivo); Crunha; Gallaecia 408; Expediente:; 737; B; 5; Guia. Livro, pág:; 3E; 129;

Exp. Ligados; 738-a-2 (2); Casas Taboada, Manuel; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 460; B; 56; Guia. Livro, pág:;

3E; 132; Exp. Ligados; 625-A-7; Casteleiro, Manuel; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 74; Guia. Livro, pág:; Casteleiro, Manuel; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 74; Guia. Livro, pág:;

3E; 141; Castrillón, Valentín; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 70; Guia. Livro, pág:; Castro González, Eugenio de; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 237; B; 20; Guia. Livro,

pág:; 3E; 161; Castro Graña, Pedro; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 164; B; 15; Guia. Livro, pág:; 3E; 161; Castro Lens, José; Inv. Neg.; Expediente:; 1500; B; 59; Guia. Livro, pág:; 3E; 162; Castro López, Manuel; (Positivo); Lugo; Capítulo Provincial; Expediente:; 427; B; 3; Guia. Livro, pág:; 3E;

162; Castro Vega, Victoriano; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 693; B; 4; Guia. Livro, pág:; 3E; 165; Castro Ves, Julio; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 324; B; 22; Guia. Livro, pág:; 3E; 165; Castro Ves, Victoriano (vid. Castro Vega); (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 693; B; 4; Guia. Livro, pág:;

3E; 165; Cedrón, Francisco; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 80; Guia. Livro, pág:; Celada Gesteira, José Ramón; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 193; B; 37; Guia. Livro,

pág:; 3E; 176; Cerezo, Roque; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 605; B; 64; Guia. Livro, pág:; 3E; 183;

Exp. Ligados; 626-A-1; Chicharro, Waldo; (Positivo); Crunha; El Fraternal 79 (Capítulo). Fraternidad VIII; Expediente:; 282; B; 37;

Guia. Livro, pág:; 4E; 15; Exp. Ligados; 434-A-12; Conchado Pita, José Ramón; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 195; B; 8; Guia.

Livro, pág:; 3E; 229; Exp. Ligados; (626-A-14); Concheiro Iglesias, Antonio; Inv. Neg.; Expediente:; 1439; B; 123; Guia. Livro, pág:; 3E; 229; Conde Díez, Enrique; (Positivo); Expediente:; 4; B; 8; Guia. Livro, pág:; 3E; 231; Conde y Díez, Enrique; Inv. Neg.; Expediente:; 1241; B; 18; Guia. Livro, pág:; 3E; 231; Cordero; (Positivo); Crunha. Ferrol; Breogán 16; Expediente:; 751; B; 48; Guia. Livro, pág:; 3E; 241; Cordero Gómez, Ramón; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 786; B; 10; Guia.

Livro, pág:; 3E; 242; Correa Calderón, Evaristo; Inv. Neg.; Expediente:; 1249; B; 75; Guia. Livro, pág:; 3E; 252; Cotarelo Martínez, Joaquín; (Positivo); Crunha; Curros Enríquez 9; Expediente:; 154; B; 6; Guia. Livro, pág:;

3E; 268; Exp. Ligados; (625-A-13); Cristóbal de la Fuente, Arsenio; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 698; B; 10; Guia.

Livro, pág:; 3E; 279; Exp. Ligados; 738-a-2 (1); (625-A-13); Cuadrado Moure, Arturo; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 373; B; 10; Guia. Livro, pág:;

3E; 290; Cupeiro, José; (Positivo); Expediente:; 258; B; 11; Guia. Livro, pág:; Dans Santos, Eduardo; (Positivo); Expediente:; 4; B; 39; Guia. Livro, pág:; 4E; 6; Dapena, Eugenio; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 68; Guia. Livro, pág:;

47 Derungs Cárceles, Manuel; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 598; B; 51; Guia. Livro, pág:; 4E; 29; Exp.

Ligados; Também: 401-B-7; Deus Bonome, Francisco; (Positivo); Crunha; Curros Enríquez 9; Expediente:; 195; B; 27; Guia. Livro, pág:;

4E; 31; Exp. Ligados; (626-A-14); Deus Prado, Esteban; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 165; B; 10; Guia. Livro,

pág:; 4E; 32; simples ficha; Díaz Costa, José; (Positivo); Lugo. O Vicedo; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 104; B; 21;

Guia. Livro, pág:; 4E; 43; Díaz Cuervo, Francisco; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 119; B; 9; Guia. Livro, pág:; 4E;

43; Díaz Díaz, Félix; (Positivo); Ferrol; Expediente:; 745; B; 7; Guia. Livro, pág:; 4E; 44; Díaz Estens, Francisco; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 342; B; 40; Guia. Livro, pág:; 4E;

45; Díaz Estens, José; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 193; B; 38; Guia. Livro, pág:; 4E; 45; Díaz Gómez, Manuel; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 372; B; 30; Guia. Livro,

pág:; 4E; 49; Exp. Ligados; 625.a.11; Díaz López, José; Inv. Neg.; Expediente:; 1254; B; 90; Guia. Livro, pág:; 4E; 53; Díaz Otero, Eduardo; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 412; B; 32; Guia. Livro,

pág:; 4E; 57; Exp. Ligados; Também: 104-B-70; 738-a-3(1); Díaz Santiago, Antonio; (Positivo); Lugo. Viveiro; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 104; B;

12; Guia. Livro, pág:; 4E; 63; Díaz Soto, Antonio; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 78; Guia. Livro, pág:; Díaz Soto, Antonio; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 78; Guia. Livro, pág:;

4E; 63; Díaz Valiño, Camilo; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 373; B; 12; Guia. Livro, pág:; 4E;

64; Diego Santos, Manuel; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Expediente:; 68; B; 29; Guia. Livro, pág:; 4E; 67; Diéguez Félix, Eduardo; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 313; B; 12; Guia. Livro, pág:;

4E; 67; Exp. Ligados; 434-A-12; Docampo de la Fuente, Ángel; Inv. Neg.; Expediente:; 1012; B; 44; Guia. Livro, pág:; 4E; 77; Domenech Gómez, Galo; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 605; B; 22; Guia. Livro, pág:; 4E; 81; Domínguez Borrajo, Ramón; (Positivo); Ourense; Amor 358; Expediente:; 462; B; 11; Guia. Livro, pág:; 4E;

88; Domínguez Lamelas, Antonio; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 191; B; 31; Guia.

Livro, pág:; 4E; 92; Exp. Ligados; (626-A-14); Domínguez Rey, Juan José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 150; B; 15; Guia.

Livro, pág:; 4E; 94; simples ficha; Domínguez, Antonio; (Positivo); Expediente:; 568; B; 15; Guia. Livro, pág:; 4E; 85; Doval Formoso, Gerardo; (Positivo); Expediente:; 4; B; 63; Guia. Livro, pág:; 4E; 102; Durán García, Manuel; Inv. Neg.; Expediente:; 1163; B; 30; Guia. Livro, pág:; 4E; 115; Echegaray García, Martín; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 259; B; 5; Guia. Livro, pág:;

5E; 4; Echegaray García, Segundo; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 259; B; 13; Guia. Livro,

pág:; 5E; 4; Echevarría Brañas, Salvador; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 154; B; 2; Guia.

Livro, pág:; 5E; 6; Exp. Ligados; (625-A-13); Eiroa Gómez, Jesús; (Positivo); Lugo. Viveiro; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 620; B; 8;

Guia. Livro, pág:; 5E; 13; Eiroa Gómez, Juan; (Positivo); Lugo. Viveiro; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 108; B; 25;

Guia. Livro, pág:; 5E; 13; Eiroa, José; (Positivo); Lugo. Viveiro; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 341; B; 13; Guia.

Livro, pág:; 5E; 12; Fariña Moreira, José María; (Positivo); Expediente:; 8; B; 394; Guia. Livro, pág:; 6E; 19; Fernández Armesto, Augusto; Inv. Neg.; Expediente:; 1094; B; 116; Guia. Livro, pág:; 6E; 52;

48 Fernández Barreiro, Manuel; (Positivo); Crunha. Ferrol; Unión; Expediente:; 696; B; 10; Guia. Livro, pág:; 6E;

54; Fernández Blanco, Ricardo; (Positivo); Ponte Vedra; Expediente:; 569; B; 63; Guia. Livro, pág:; 6E; 55; Fernández Catani, Cándido; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 806; B; 62; Guia.

Livro, pág:; 6E; 62; Fernández Cavero, Mauro; (Positivo); Ponte Vedra. Rosal; Siete Hermanos 187; Expediente:; 50; B; 15; Guia.

Livro, pág:; 6E; 62; Fernández Cid, Ramón; (Positivo); Crunha; Expediente:; 248; B; 32; Guia. Livro, pág:; 6E; 62; Exp. Ligados;

434-A-12; Fernández Cortés, José; (Positivo); Crunha. Betanços; Ronsel (Triángulo); Expediente:; 345; B; 17; Guia.

Livro, pág:; 6E; 64; Exp. Ligados; Casares Quiroga; Fernández Cortés, Ramón; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 586; B; 33; Guia. Livro, pág:; 6E;

64; Fernández Diéguez, José; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 143; B; 17; Guia. Livro, pág:;

6E; 67; Fernández Doval, Heliodoro; (Positivo); Crunha; Hijos de Hiram 17; Expediente:; 2; B; 29; Guia. Livro, pág:;

6E; 67; Exp. Ligados; (625-A-3); Fernández Fernández, José Mª; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 714; B; 12; Guia. Livro,

pág:; 6E; 71; Fernández Fontela, Aurelio; Inv. Neg.; Expediente:; 1105; B; 59; Guia. Livro, pág:; 6E; 73; Fernández Fontela, José; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 246; B; 39; Guia. Livro,

pág:; 6E; 73; Exp. Ligados; 434-A-12; Fernández Fueyo, Santos; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 691; B; 10; Guia. Livro, pág:; 6E;

73; Fernández Matos, Ramón; Inv. Neg.; Expediente:; 1075; B; 5; Guia. Livro, pág:; 6E; 91; Fernández Morales, Aurelio; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 191; B; 26; Guia. Livro, pág:; 6E; 94;

Exp. Ligados; (625-A-13); 738-a-3(1); Fernández Pérez, José; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 189; B; 15; Guia. Livro, pág:; 6E;

100; Fernández Quiroga, Manuel; (Positivo); Lugo. As Nogais; Idea 171; Expediente:; 428; B; 30; Guia. Livro,

pág:; 6E; 103; Fernández Sanchez, Manuel; (Positivo); Crunha; Curros Enríquez 9; Expediente:; 696; B; 13; Guia. Livro,

pág:; 6E; 110; Exp. Ligados; 728-a-8; Fernández Verea, Ramón; (Positivo); Buenos Aires; Unión española; Expediente:; 805; B; 86; Guia. Livro,

pág:; Exp. Ligados; (625-A-3); Ferreira Tarracedo, Antonio; (Positivo); Crunha. Betanços; Ronsel (Triángulo); Expediente:; 263; B; 1; Guia.

Livro, pág:; 6E; 125; Exp. Ligados; 761-a-10 (1); Ferreira Vello, Enrique; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 461; B; 27; Guia. Livro, pág:;

6E; 125; Exp. Ligados; 625-A-7; Ferreiro Cid, Asdrúbal; Inv. Neg.; Expediente:; 1145; B; 74; Guia. Livro, pág:; 6E; 125; Ferreiro San Martín, Enrique; (Positivo); Crunha; Suevia 4 - Lucus; Expediente:; 233; B; 27; Guia. Livro, pág:;

6E; 125; Exp. Ligados; 13-B-89; Ferrín Moreiras, Antonio; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 415; B; 26; Guia. Livro, pág:;

6E; 136; Ferrnández Fernández, José María; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 714; B; 12; Guia.

Livro, pág:; 6E; 71; Fole Sánchez, Desiderio; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 324; B; 25; Guia. Livro, pág:; 6E; 164; Fontela, Manuel; (Positivo); Expediente:; 205; B; 24; Guia. Livro, pág:; 6E; 172; Fontenla Leal, José; (Positivo); Cuba, Regla; La Unión y Concordia, 121; Expediente:; 522; B; 70; Guia. Livro,

pág:; 6E; 173; Fontenla, Ramón; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 412; B; 35; Guia. Livro, pág:; 6E; 173; Exp.

Ligados; Também: 104-B-70; 8-B-6; Fraga Barreiro, Ramón; (Positivo); Buenos Aires; Res non verba; Expediente:; 805; B; 85; Guia. Livro, pág:;

6E; 183; Exp. Ligados; (625-A-3); Fraga Fernández, Gerardo; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 324; B; 28; Guia. Livro, pág:; 6E; 183;

49 Fraga, Enrique; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 605; B; 67; Guia. Livro, pág:; 6E; 183;

Exp. Ligados; 626-A-1; Fraga, José María; (Positivo); Havana. Cuba; Caridad 294; Expediente:; 151; B; 63; Guia. Livro, pág:; 6E; 183; Fraga, Manuel; (Positivo); Havana. Cuba; Luz de Oriente; Expediente:; 818; B; 43; Guia. Livro, pág:; 6E; 183; Franco Bahamonde, Nicolás; (Positivo); Expediente:; 5; B; 48; Guia. Livro, pág:; 6E; 190; Franco Sierra, Álvaro; (Positivo); Lugo. Viveiro; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 104; B; 14;

Guia. Livro, pág:; 6E; 193; Freire, José B.; (Positivo); Lugo; Morato 230; Expediente:; 466; B; 39; Guia. Livro, pág:; 6E; 198; Galán Fontenla, José; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 715; B; 15; Guia. Livro, pág:; 7E; 10; Galera Moreno, José; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 384; B; 4; Guia. Livro, pág:; 7E; 14; Galindo Romeo, Pascual; Inv. Neg.; Expediente:; 1465; B; 21; Guia. Livro, pág:; 7E; 18; Gálvez Cañero Gómez, Enrique; (Positivo); Ourense. Verim; Adalides del Progreso 396; Expediente:; 525; B;

48; Guia. Livro, pág:; 7E; 21; Gálvez Cañero Gómez, Santiago; (Positivo); Ourense. Verim; Adalides del Progreso 396; Expediente:; 525; B;

59; Guia. Livro, pág:; 7E; 21; Gálvez Cañero Hermosilla, Irene; (Positivo); Ourense. Verim; Adalides del Progreso 396; Expediente:; 525; B;

49; Guia. Livro, pág:; 7E; 21; Garaloces Villa, Juan Antonio; (Positivo); Crunha; Curros Enríquez 9; Expediente:; 491; B; 47; Guia. Livro,

pág:; 7E; 43; Exp. Ligados; 626-A-1; García Acuña, José; Inv. Neg.; Expediente:; 1467; B; 80; Guia. Livro, pág:; 7E; 61; García Almohina, Esteban; (Positivo); Lugo; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 621; B; 6;

Guia. Livro, pág:; 7E; 64; García Díez, Nemesio; (Positivo); Lugo; Morato 230; Expediente:; 466; B; 40; Guia. Livro, pág:; 7E; 89; García Doval; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 752; B; 6; Guia. Livro, pág:; 7E; 90; García Fernández, José; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 657; B; 10; Guia. Livro,

pág:; 7E; 94; Exp. Ligados; 728-a-8; García Ferreiro, Andrés; (Positivo); Crunha; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 104; B; 20;

Guia. Livro, pág:; 7E; 95; Exp. Ligados; (626-a-13); García Folla, Francisco; (Positivo); Crunha; Expediente:; 740; B; 10; Guia. Livro, pág:; 7E; 90; Exp. Ligados;

738-a-2 (2); García Hernández, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Atlántida 1. (Triángulo); Expediente:; 85; B; 12; Guia.

Livro, pág:; 7E; 112; simples ficha; García Hervas, Vicente; (Positivo); Lugo. Viveiro; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 766; B;

8; Guia. Livro, pág:; 7E; 113; García Lorca, Federico; Inv. Neg.; Expediente:; 1472; B; 80; Guia. Livro, pág:; 7E; 122; García Malde, Gerardo; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez; Expediente:; 767; B; 10; Guia. Livro,

pág:; 7E; 124; García Martínez, José Manuel; (Positivo); Ourense. Barco de Val d’Eorras; Marchesi 12 (Triángulo);

Expediente:; 549; B; 32; Guia. Livro, pág:; 7E; 127; García Núñez, Ramón; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Expediente:; 259; B; 3; Guia. Livro, pág:; 7E; 139; García Parada, Francisco; Inv. Neg.; Expediente:; 1301; B; 21; Guia. Livro, pág:; 7E; 143; García Paz, Manuel; Inv. Neg.; Expediente:; 1114; B; 109; Guia. Livro, pág:; 7E; 144; Garcia Pérez, José; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 763; B; 12; Guia. Livro, pág:;

7E; 147; Exp. Ligados; 738-a-3 (1); García Piñeiro, Antonio; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 396; B; 10; Guia. Livro, pág:;

7E; 148; García Pozo, Lorenzo; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 259; B; 2; Guia. Livro, pág:; 7E;

150; García Ramos Segond, José; (Positivo); Crunha; Curros Enríquez 9; Expediente:; 698; B; 23; Guia. Livro,

pág:; 7E; 153; Exp. Ligados; 738-a-2 (1); (625-A-13); García Regadío, Rafael; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 636; B; 12; Guia. Livro, pág:; 7E;

153; García Rey, Antonio; (Positivo); Expediente:; 203; B; 46; Guia. Livro, pág:; 7E; 154; García Rey, Rodrigo; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 373; B; 6; Guia. Livro, pág:; 7E;

154;

50 García Rey, Santiago; (Positivo); Expediente:; 342; B; 13; Guia. Livro, pág:; 7E; 154; García Temes, Vicente; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 415; B; 25; Guia. Livro, pág:; 7E;

171; García Vega, Eulogio; aparece como Gavela Vega, Eulogio; Ourense. Barco de Val d’Eorras; Marchesi 12

(Triángulo) e Concordia 14; Expediente:; 258; B; 25; Guia. Livro, pág:; García, Ramón; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 605; B; 70; Guia. Livro, pág:; 7E; 58;

Exp. Ligados; 626-A-13; 625-A-11; Gil Rovira, Antonio; Inv. Neg.; Expediente:; 1284; B; 116; Guia. Livro, pág:; 7E; 241; Gippini Escoda, Enrique; (Positivo); Crunha. Santiago; Agarimo 78; Expediente:; 192; B; 2; Guia. Livro, pág:;

7E; 253; Gómez Blanco, Ángel; (Positivo); Crunha; Suevia 4 - Lucus; Expediente:; 233; B; 26; Guia. Livro, pág:; 8E;

279; Exp. Ligados; 434-A-12; Gómez, Manuel; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 99; Guia. Livro, pág:; González Barreiro, Isaac; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 259; B; 1; Guia. Livro, pág:;

8E; 341; González Barros, Nemesio; (Positivo); Crunha; Suevia 4 - Lucus; Expediente:; 233; B; 31; Guia. Livro, pág:;

8E; 342; Exp. Ligados; (626-A-14) Helenes (Ponte Vedra); González Blanco, Manuel; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Expediente:; 417; B; 44; Guia. Livro, pág:; 8E; 344; González Castro, Aquilino; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 372; B; 28; Guia.

Livro, pág:; 8E; 349; Exp. Ligados; 625.a.11; González Castro, Guillermo; (Positivo); Crunha; Suevia 4 - Lucus; Expediente:; 233; B; 33; Guia. Livro, pág:;

8E; 350; Exp. Ligados; (626-A-14). (761-A-2: Num papel secante procedente da gran logia reg. Del Noroeste se le algo así como: Gel Casal Gosenge Os adjuntamos el correspondiente Título....ois, y a su debido tiempo);

González Fariñas, Sergio; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 359; B; 50; Guia. Livro, pág:; 8E; 356;

González López, Emilio; (Positivo); Madrid; Gran Log.·. Española; Expediente:; 152; B; 8; Guia. Livro, pág:; 8E; 374;

González Martínez, Virgilio; (Positivo); Ourense. Barco de Val d’Eorras; Marchesi 12 (Triángulo); Expediente:; 258; B; 35; Guia. Livro, pág:; 8E; 379;

González Ramos, Manuel; Inv. Neg.; Expediente:; 1345; B; 108; Guia. Livro, pág:; 8E; 393; González Rodríguez, Matías; (Positivo); Crunha; Expediente:; 343; B; 22; Guia. Livro, pág:; 8E; 396; Exp.

Ligados; 625.a.11; González Rodríguez, Valentín; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 461; B; 29; Guia. Livro,

pág:; 8E; 37; Exp. Ligados; 625-A-7; González Somoza, José Manuel; (Positivo); Lugo. Ruviã; Augusto 260; Expediente:; 428; B; 48; Guia. Livro,

pág:; 8E; 404; González Vázquez, Arturo; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 636; B; 15; Guia. Livro, pág:;

8E; 409; Grandal, Frutos; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 71; Guia. Livro, pág:; Graña, Cipriano; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 806; B; 70; Guia. Livro, pág:;

8E; 434; Guillán Abalo, Manuel; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 165; B; 11; Guia. Livro, pág:; 8E;

475; Guillaza, José María; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 96; B; 44; Guia. Livro, pág:;

8E; 476; simples ficha; Hera Caro, Manuel de la; (Positivo); Crunha; Garibaldi 15 (Triángulo ); Expediente:; 717; B; 32; Guia. Livro,

pág:; 9E; Exp. Ligados; 738-a-2 (2); Hermida Rial, José; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 763; B; 15; Guia. Livro, pág:;

9E; 26; Exp. Ligados; 738-a-3 (1); Hermida Rivas, Agustín; (Positivo); Crunha; Expediente:; 13; B; 28; Guia. Livro, pág:; 9E; 26; Exp. Ligados;

(625-A-3); Hermida, Gumersindo; (Positivo); Ponte Vedra. Redondela; Álvar Fáñez, 145; Expediente:; 301; B; 24; Guia.

Livro, pág:; 9E; 26;

51 Hernández, Bernardo; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 763; B; 14; Guia. Livro,

pág:; 9E; 29; Exp. Ligados; 738-a-3 (1); Herrero Sánchez, Elías; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 461; B; 61; Guia. Livro, pág:;

9E; 77; Exp. Ligados; 625-A-7; Hoyo Hernández, Luis; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 372; B; 27; Guia. Livro,

pág:; 7E; 97; Exp. Ligados; 625.a.11; Iglesias Brage, Francisco; Inv. Neg.; Expediente:; 1324; B; 42; Guia. Livro, pág:; 9E 2; 13; Iglesias Corral, Manuel; Inv. Neg.; Expediente:; 1447; B; 77; Guia. Livro, pág:; 9E 2; 14; Iglesias Durán, José; (Positivo); Ponte Vedra; Expediente:; 337; B; 42; Guia. Livro, pág:; 9E 2; 14; Iglesias Estévez, Pedro; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 783; B; 23; Guia. Livro, pág:; 9E 2;

14; Iglesias Fernández, José; (Positivo); Crunha. Betanços; Ronsel (Triángulo); Expediente:; 258; B; 13; Guia.

Livro, pág:; 8E 2; 14; Exp. Ligados; 761-a-10 (1); Iglesias Garcés, Antonio; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 766; B; 13; Guia. Livro, pág:;

9E 2; 14; Iglesias Gil, Buenaventura; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 192; B; 21; Guia. Livro, pág:; 9E

2; 15; Iglesias Hermida, Prudencio; (Positivo); Madrid; Ibérica 7; Expediente:; 306; B; 33; Guia. Livro, pág:; 9E 2;

15; Iglesias Novelles, Juan; (Positivo); Ourense; Amor 358; Expediente:; 461; B; 68; Guia. Livro, pág:; 9E 2; 16; Iglesias Pérez, José; (Positivo); Crunha. Betanços; Ronsel (Triángulo); Expediente:; 345; B; 33; Guia. Livro,

pág:; 9E 2; 16; Exp. Ligados; Casares Quiroga; Iglesias, Luis; (Positivo); Crunha. Santiago; Luz Compostelana; Expediente:; 30; B; 19; Guia. Livro, pág:; 9E

2; 12; Inestrillas, ; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Expediente:; 119; B; 5; Guia. Livro, pág:; 9E 2; 22; Ínsua Sánchez, Manuel; (Positivo); Expediente:; 7; B; 27; Guia. Livro, pág:; 9E; 27; Insua, Alberto; (Positivo); Expediente:; 401; B; 45; Guia. Livro, pág:; 9E 2; 26; Izquierdo Gil, José; Inv. Neg.; Expediente:; 1247; B; 79; Guia. Livro, pág:; 9E; 42; Izquierdo Vives, Mariano; (Positivo); Crunha; Expediente:; 322; B; 37; Guia. Livro, pág:; 9E 2; 44; Exp.

Ligados; 434-A-12; Játiva García, Alfonso; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 729; B; 14; Guia. Livro, pág:; 10E; 14; Jiménez de Asúa, Luis; (Positivo); Madrid; Dantón 7; Expediente:; 116; B; 7; Guia. Livro, pág:; 10 E; 26; Lage, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 93; Guia. Livro, pág:; Lage, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 93; Guia. Livro, pág:; 11E; 13; Lamela Talín, Francisco; (Positivo); Lugo. Vicedo; Hijos de Hiram 17; Expediente:; 764; B; 7; Guia. Livro,

pág:; 11E; 21; Landín Tobío, Amancio; Inv. Neg.; Expediente:; 1367; B; 88; Guia. Livro, pág:; 11E; 25; Landín Tobío, Prudencio; Inv. Neg.; Expediente:; 1041; B; 69; Guia. Livro, pág:; 11E; 25; Lázaro Jiménez, Ángel; Inv. Neg.; Expediente:; 1345; B; 47; Guia. Livro, pág:; 11E; 52; Ledo González, Victoriano; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 258; B; 45; Guia. Livro, pág:; Leira Seoane, Manuel; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 721; B; 19; Guia. Livro, pág:; 11E; 63; Lema Lema, Jesús; (Positivo); Santiago; Expediente:; 281; B; 34; Guia. Livro, pág:; 11E; 65; Lemus, Manuel; (Positivo); Cuba; Puentes Grandes; Expediente:; 418; B; 130; Guia. Livro, pág:; 11E; 66; Lestón Lojo, Ignacio; Inv. Neg.; Expediente:; 1154; B; 13; Guia. Livro, pág:; 11E; 79; Lestón Traba, Francisco; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 464; B; 28; Guia. Livro, pág:;

11E; 79; Exp. Ligados; 625-A-9; 104-B-70; Linares Nogueira, José; (Positivo); Crunha. Betanços; Ronsel (Triángulo); Expediente:; 699; B; 2; Guia. Livro,

pág:; 11E; 93; Exp. Ligados; Casares Quiroga; Linares Rivas Laguno, Aureliano; (Positivo); Expediente:; 203; B; 49; Guia. Livro, pág:; 11E; 93; Líster, Enrique; Inv. Neg.; Expediente:; 1269; B; 112; Guia. Livro, pág:; 11E; 98; Líster, Juan; Inv. Neg.; Expediente:; 1371; B; 119; Guia. Livro, pág:; 11E; 98; Lodos Fernández, Agustín; (Positivo); Crunha. Betanços; Ronsel (Triángulo); Expediente:; 260; B; 45; Guia.

Livro, pág:; 11E; 103; Exp. Ligados; 761-a-10 (1); Lombardero Franco, José; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 461; B; 28; Guia. Livro,

pág:; 11E; 105; Exp. Ligados; 625-A-7;

52 López Abente, Luis; (Positivo); Expediente:; 7; B; 94; Guia. Livro, pág:; 11E; 116; López Alonso, Alberto; (Positivo); Ferrol; Expediente:; 575; B; 62; Guia. Livro, pág:; 11E; 118; López Aneiros, Olegario; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 662; B; 34; Guia.

Livro, pág:; 11E; 119; Teosofía: 30-T-2254; López Aydillo, Nicolás; Inv. Neg.; Expediente:; 1422; B; 15; Guia. Livro, pág:; 11E; 121; López Balseiro, Francisco; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 372; B; 24; Guia.

Livro, pág:; 11E; 121; Exp. Ligados; 625.a.11; López Balseiro, Manuel; (Positivo); Expediente:; 330; B; 4; Guia. Livro, pág:; 11E; 121; López Barreiro, Santiago; Inv. Neg.; Expediente:; 1148; B; 107; Guia. Livro, pág:; 11E; 122; López Bouza, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Unión 4; Expediente:; 4; B; 31; Guia. Livro, pág:; 11E; 124;

simples ficha; López Campos, Antonio; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 373; B; 7; Guia. Livro, pág:;

11E; 125; López Campos, Juan; (Positivo); Expediente:; 7; B; 96; Guia. Livro, pág:; 11E; 125; López Castro, Constantino; (Positivo); Ourense; Amor 358; Expediente:; 462; B; 9; Guia. Livro, pág:; 11E;

127; López Chacón, José Vicente; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 318; B; 35; Guia. Livro,

pág:; 11E; 130; López Conde, Juan; (Positivo); Ourense; Amor 358; Expediente:; 462; B; 13; Guia. Livro, pág:; 11E; 129; López García, Isolino; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 258; B; 28; Guia. Livro, pág:;

11E; 138; López Grado Núñez , José; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 105; B; 20; Guia. Livro, pág:;

11E; 142; López Otero, Avelino; (Positivo); Crunha; Suevia 4 - Lucus; Expediente:; 233; B; 12; Guia. Livro, pág:; 11E;

162; Exp. Ligados; (761-A-04); López Otero, César; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 324; B; 24; Guia. Livro, pág:; 11E; 162; López Otero, Jesús; Inv. Neg.; Expediente:; 1431; B; 20; Guia. Livro, pág:; 11E; 162; López Otero, Modesto; Inv. Neg.; Expediente:; 1013; B; 64; Guia. Livro, pág:; 11E; 162; López Pardo, Ricardo; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 711; B; 34; Guia. Livro, pág:; 11E; 163; López Ramos, Manuel; (Positivo); Ourense; Universo 197; Expediente:; 418; B; 5; Guia. Livro, pág:; 11E; 168; López Ramos, Ramón; (Positivo); Expediente:; 205; B; 46; Guia. Livro, pág:; 11E; 168; López Ramos, Vicente; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 373; B; 15; Guia. Livro, pág:;

11E; 168; López Varela, Francisco; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 96; B; 55; Guia. Livro,

pág:; 11E; 180; simples ficha; López Varela, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 806; B; 63; Guia. Livro, pág:;

11E; 180; López Vázquez, Jesús; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 47; B; 29; Guia. Livro, pág:; 11E; 180; López Vázquez, José; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 47; B; 29; Guia. Livro, pág:; 11E; 180; López Veiga Ramos, Vicente; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 258; B; 27; Guia. Livro,

pág:; 11E; 181; López Vigo, José; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 388; B; 40; Guia. Livro, pág:; 11E; 181; López y López, Francisco; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 119; B; 15; Guia. Livro, pág:;

11E; 149; Losada Varela, Marcelino; (Positivo); Lugo; Morato 230; Expediente:; 451; B; 49; Guia. Livro, pág:; 11E; 193; Louis Schunemann, Otto; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 395; B; 48; Guia. Livro, pág:;

11E; 195; Loureiro Crespo, José; (Positivo); Expediente:; 342; B; 34; Guia. Livro, pág:; 11E; 195; Loureiro Pérez, Evaristo; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 464; B; 29; Guia. Livro, pág:;

11E; 195; Exp. Ligados; 626-A-1; Lugrís Freire, Manuel; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 191; B; 27; Guia. Livro, pág:; 11E; 211; Exp.

Ligados; (626-A-14); Lugrís Vidal, Manuel; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 322; B; 32; Guia. Livro, pág:; 11E; 211; Exp.

Ligados; 434-A-12;

53 Lustres Rivas, Manuel; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 395; B; 47; Guia. Livro, pág:; 11E;

221; Machado, Bernardino Luiz Guimaraes; (Positivo); Expediente:; 252; B; 35; Guia. Livro, pág:; 12E; 12; Madariaga Rojo, César; Inv. Neg.; Expediente:; 1040; B; 87; Guia. Livro, pág:; 12E; 16; Madariaga Rojo, José; Inv. Neg.; Expediente:; 305; B; 23; Guia. Livro, pág:; 12E; 16; Manciñeiras, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 67; Guia. Livro, pág:; Maquieira Fernández, Joaquín; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 371; B; 15; Guia. Livro, pág:;

12E; 60; Marín Sagredo, Francisco; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 46; B; 20; Guia. Livro, pág:;

12E; 89; Mariño Losada, José; (Positivo); Lugo. Monforte; Expediente:; 587; B; 8; Guia. Livro, pág:; 12E; 92; Marquez Peña, José; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 105; B; 16; Guia. Livro, pág:; 12E;

103; Marquez Peña, Juan; Inv. Neg.; Expediente:; 1237; B; 110; Guia. Livro, pág:; 12E; 103; Marquez, José María; (Positivo); Crunha; El Fraternal 79 (Capítulo). Fraternidad VIII; Expediente:; 312; B;

23; Guia. Livro, pág:; 12E; 100; Exp. Ligados; 434-A-12; Martín Martínez, Joaquín; (Positivo); Crunha; Gallaecia 408; Expediente:; 318; B; 40; Guia. Livro, pág:; 12E;

135; Exp. Ligados; 434-A-12; Martínez Díaz, Pedro; (Positivo); Crunha; Curros Enríquez 9; Expediente:; 396; B; 11; Guia. Livro, pág:; 11E;

178; Exp. Ligados; 625-A-4; Martínez Martínez, Manuel; (Positivo); Ponte Vedra. Rosal; Siete Hermanos 187; Expediente:; 54; B; 34; Guia.

Livro, pág:; 13E; 201; Martínez Novás, José; (Positivo); Ponte Vedra. Rosal; Siete Hermanos 187; Expediente:; 54; B; 35; Guia.

Livro, pág:; 13E; 208; Martínez Pérez, Jaime; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 197; B; 19; Guia. Livro, pág:; 13E;

212; Martínez Risco, Manuel; Inv. Neg.; Expediente:; 1500; B; 76; Guia. Livro, pág:; 13E; 216; Martínez Rivas, José; (Positivo); Lugo; Morato 230; Expediente:; 466; B; 38; Guia. Livro, pág:; 13E; 216; Martínez Rodríguez, Camilo; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 372; B; 23; Guia.

Livro, pág:; 13E; 216; Exp. Ligados; 625-A-11; Martínez Ruano, Pedro; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 717; B; 18; Guia. Livro, pág:; 13E;

218; Martínez Saez, Francisco; (Positivo); Crunha; Curros Enríquez 9; Expediente:; 17; B; 40; Guia. Livro, pág:;

13E; 219; Exp. Ligados; (625-A-3) ; Mateo Rodríguez, Luis; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 752; B; 11; Guia. Livro, pág:; 13E; 256; Meilán Hortas, Cándido; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 145; B; 16; Guia. Livro,

pág:; 292; Exp. Ligados; (625-A-13); Meilán Hortas, Manuel; Inv. Neg.; Expediente:; 1018; B; 72; Guia. Livro, pág:; 13E; 292; Meiras, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 806; B; 66; Guia. Livro, pág:; 13E;

292; Meis, José; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 678; B; 26; Guia. Livro, pág:; 13E; 292; Meizoso González, Manuel; Inv. Neg.; Expediente:; 1002; B; 84; Guia. Livro, pág:; 13E; 293; Meizoso, Manuel; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 76; Guia. Livro, pág:; Meizoso, Manuel; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 76; Guia. Livro, pág:;

13E; 292; Mejuto Vázquez, Jesús; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 191; B; 33; Guia. Livro,

pág:; 13E; 296; Exp. Ligados; (626-A-14); Melón Rodríguez, José; (Positivo); Lugo. Viveiro; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 104; B;

18; Guia. Livro, pág:; 13E; 301; Méndez Álvarez, Pedro; (Positivo); Crunha; Expediente:; 593; B; 10; Guia. Livro, pág:; 13E; 309; Exp.

Ligados; 626-A-1; Méndez Fernández, Celso; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 105; B; 25; Guia. Livro, pág:;

13E; 311; Miguel, Juan; (Positivo); Crunha. Santiago; Luz Compostelana; Expediente:; 24; B; 7; Guia. Livro, pág:; 13E;

353;

54 Miguez Miguez, Carlos; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 557; B; 27; Guia. Livro, pág:; 13E; 358;

Exp. Ligados; 626-A-1; Millán Mariño, Isidoro; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 258; B; 10; Guia. Livro, pág:; 13E;

363; Miñones Bernárdez, José; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 51; B; 5; Guia. Livro,

pág:; 13E; 371; Exp. Ligados; (626-a-13); Molina, Luis; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 605; B; 69; Guia. Livro, pág:; 14E; 403;

Exp. Ligados; 626-A-14; 625-A-1; Molina, Raimundo; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 605; B; 63; Guia. Livro, pág:; 14E;

404; Exp. Ligados; 626-A-2; Mondenen, Antonio; (Positivo); Ourense; Amor 358; Expediente:; 143; B; 34; Guia. Livro, pág:; 14E; 420; Montaña Fernández, Juan; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 105; B; 23; Guia. Livro, pág:;

13E; 433; Monteiro, Antonio; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 197; B; 17; Guia. Livro, pág:; 14E;

436; Montequi, Ricardo; Inv. Neg.; Expediente:; 1426; B; 103; Guia. Livro, pág:; 14E; 438; Moreno Barcia, Miguel; (Positivo); Lugo. Viveiro; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 616; B;

21; Guia. Livro, pág:; 14E; 493; Moreno Barcia, Segundo; (Positivo); Expediente:; 485; B; 26; Guia. Livro, pág:; 14E; 493; Mosquera Muñiz, Idelfonso; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 462; B; 55; Guia. Livro,

pág:; 14E; 522; Exp. Ligados; 625-A-9; Mosquera Pérez, José; (Positivo); Expediente:; 9; B; 55; Guia. Livro, pág:; 14E; 522; Moure Mariño García, Luis; Inv. Neg.; Expediente:; 1208; B; 61; Guia. Livro, pág:; 14E; 525; Moure Rey, Eladio; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 59; B; 12; Guia. Livro, pág:; 14E; 525; Naya Pérez, Juan; Inv. Neg.; Expediente:; 1349; B; 112; Guia. Livro, pág:; 15E; 33; Neira Gómez, Jesús; (Positivo); Lugo. Nogais; Idea 171; Expediente:; 428; B; 23; Guia. Livro, pág:; 15E; 37; Neira González, Eduardo; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 275; B; 30; Guia. Livro, pág:; 15E; 37;

Exp. Ligados; Também Rotario: 3/68; Neira Seoane, Manuel; (Positivo); Expediente:; 343; B; 1; Guia. Livro, pág:; 15E; 37; Nespereira Dacoba, Ramón; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 192; B; 20; Guia. Livro, pág:;

15E; 38; Nogueira Sardina, Gabriel; (Positivo); Santiago; Expediente:; 506; B; 78; Guia. Livro, pág:; 15E; 53; Noguerol, José; (Positivo); Ourense; Amor 358; Expediente:; 462; B; 16; Guia. Livro, pág:; 15E; 56; Novoa Barros, Alfredo; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Expediente:; 716; B; 19; Guia. Livro, pág:; 15E; 65; Novoa Barros, Edmundo; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 105; B; 24; Guia. Livro, pág:;

15E; 65; Novoa Pérez, José; (Positivo); Ourense. Verim; Adalides del Progreso 396; Expediente:; 525; B; 27; Guia.

Livro, pág:; 15E; 65; Nóvoa, Joaquín ; (Positivo); Expediente:; 401; B; 84; Guia. Livro, pág:; 15E; 65; Noya Martínez, Miguel; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 461; B; 34; Guia. Livro, pág:;

15E; 66; Exp. Ligados; 625-A-7, 625-A-9; Noya Rodríguez, Celestino; Inv. Neg.; Expediente:; 1110; B; 11; Guia. Livro, pág:; 15E; 66; Noya Viqueira, Jesús; (Positivo); Ponte Vedra. Rosal; Siete Hermanos 187; Expediente:; 53; B; 2; Guia. Livro,

pág:; 15E; 66; Núñez Turnes, Ángel; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 48; B; 32; Guia. Livro,

pág:; 15E; 74; Exp. Ligados; (625-A-3); 738-a-3(1); Osorio do Campo, Fernando; (Positivo); Crunha; Hércules; Expediente:; 275; B; 21; Guia. Livro, pág:; 16E;

76; Exp. Ligados; 434-A-12; Osorio Gómez, José; (Positivo); Lugo. Nogais; Idea 171; Expediente:; 467; B; 52; Guia. Livro, pág:; 16E; 76; Osorio y Carro, Jesús; (Positivo); Lugo. Nogais; Idea 171; Expediente:; 428; B; 26; Guia. Livro, pág:; 16E; 76; Otero Blanco, Joaquín; (Positivo); Crunha. Ferrol; Esperanza; Expediente:; 522; B; 24; Guia. Livro, pág:; 16E;

80; Exp. Ligados; Também: 28-T-2060; Otero González, Avelino; (Positivo); Ponte Vedra. Rosal; Siete Hermanos 187; Expediente:; 50; B; 14; Guia.

Livro, pág:; 16E; 81;

55 Otero Martínez, Avelino; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 697; B; 17; Guia.

Livro, pág:; 16E; 82; Otero Pedrayo, Ramón; Inv. Neg.; Expediente:; 1166; B; 123; Guia. Livro, pág:; 16E; 82; Palmeiro López, Eduardo; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 233; B; 3; Guia. Livro, pág:; Pan de Soraluce, Emilio; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 191; B; 28; Guia. Livro, pág:; 17E; 36;

Exp. Ligados; (625-A-13); 738-a-1 (6) Quadro Lógico. Citado nas Retratações de: Nicolás Miguez y Miguez; Julio Wonemburg Cánosa; López Chacón;

Pan de Soraluce, Julio; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 557; B; 32; Guia. Livro, pág:; 17E; 36; Exp. Ligados; 626-A-1;

Panero Martínez, Manuel; (Positivo); Crunha; El Fraternal 79 (Capítulo). Fraternidad VIII; Expediente:; 460; B; 59; Guia. Livro, pág:; 17E; 38; Exp. Ligados; 625-A-6; 625-A-11;

Parada Entre, Pío; (Positivo); Ourense; Amor 358; Expediente:; 462; B; 6; Guia. Livro, pág:; 17E; 43; Paradela Paradela, Luciano; (Positivo); Ourense. Barco de Val d’Eorras; Marchesi 12 (Triángulo); Expediente:;

258; B; 34; Guia. Livro, pág:; 17E; 44; Parallé de Vicente, Luis; (Positivo); Crunha; Curros Enríquez 9; Expediente:; 598; B; 56; Guia. Livro, pág:;

17E; 45; Exp. Ligados; 626-A-1; Parallé de Vicente, Ricardo; Inv. Neg.; Expediente:; 1357; B; 46; Guia. Livro, pág:; 17E; 45; Pardo Eiroa, José Manuel; (Positivo); Expediente:; 343; B; 30; Guia. Livro, pág:; 17E; 46; Pardo Reguera, Antonio; (Positivo); Expediente:; 354; B; 8; Guia. Livro, pág:; 17E; 50; Parga Sánchez, Antonio; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 712; B; 35; Guia. Livro,

pág:; 17E; 57; Parga, Antonio; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 461; B; 65; Guia. Livro, pág:; 17E; 57;

Exp. Ligados; 625-A-9; Parrado Bahamonde, Jesús; (Positivo); Crunha. Santiago; Agarimo 78; Expediente:; 258; B; 29; Guia. Livro,

pág:; 17E; 63; Paz Andrade, Valentín; Inv. Neg.; Expediente:; 1476; B; 103; Guia. Livro, pág:; 17E; 88; Pazos Fernández, Valentín de; (Positivo); Ponte Vedra. Marim; Solón. Triángulo; Expediente:; 5; B; 37; Guia.

Livro, pág:; 17E; 90; Pazos Riveira, Manuel; (Positivo); Expediente:; 506; B; 72; Guia. Livro, pág:; 17E; 91; Pedreira Pazos, Manuel; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 60; B; 33; Guia. Livro, pág:; 17E;

94; Pena Blanco Rogelio; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 68; B; 19; Guia. Livro, pág:; 17E;

104; Pereira Nouche, Gumersindo; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 712; B; 37; Guia.

Livro, pág:; 17E; 127; Exp. Ligados; 738-a-2 (2); Pereira Pérez, José María; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 385; B; 22; Guia. Livro, pág:;

17E; 127; Pereira Rajo, José; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 342; B; 10; Guia. Livro, pág:; 17E;

127; Pérez Álvarez, Luis Nicolás; (Positivo); Ourense; Constancia, 13; Expediente:; 719; B; 27; Guia. Livro, pág:;

17E; 139; Pérez González, Manuel; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 195; B; 21; Guia. Livro,

pág:; 17E; 160; Exp. Ligados; (626-A-14); Pérez Gude, Fidel; (Positivo); Crunha; Expediente:; 506; B; 76; Guia. Livro, pág:; 17E; 161; Exp. Ligados;

626-A-1; Pérez Lago, Federico; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 392; B; 31; Guia. Livro,

pág:; 17E; 164; Exp. Ligados; Também: 104-B-70; Pérez Millán, Emilio; (Positivo); Madrid; La Catoniana; Expediente:; 584; B; 6; Guia. Livro, pág:; 17E; 172; Pérez Prego, Maximiliano; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 59; B; 25; Guia. Livro, pág:; 17E;

182; Pérez Ribeira, Luciano; (Positivo); Lugo. Vicedo; Expediente:; 59; B; 26; Guia. Livro, pág:; 17E; 184; Pérez Serrano, Ramiro; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 721; B; 30; Guia. Livro, pág:; 17E;

191; Pérez Vila, Manuel; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 303; B; 37; Guia. Livro, pág:; 17E;

195;

56 Pérez, Camilo; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 65; Guia. Livro, pág:; Permuy, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 73; Guia. Livro, pág:; Peso Sevillano, José del; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 205; B; 38; Guia. Livro, pág:; 17E; 202; Picallo Roldos, Domingo; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 263; B; 5; Guia.

Livro, pág:; 17E; 206; simples ficha; Pillado Rivadulla, Francisco; Inv. Neg.; Expediente:; 1107; B; 23; Guia. Livro, pág:; 18E; 212; Pintos Fonseca, Basilio; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 277; B; 18; Guia. Livro, pág:; 18E;

228; Pintos Fonseca, Carlos; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 135; B; 21; Guia. Livro, pág:; 18E;

228; Piñeiro López, Ramón; Inv. Neg.; Expediente:; 1302; B; 113; Guia. Livro, pág:; 18E; 232; Pita Cendán, José María; (Positivo); Crunha. Santiago; Agarimo 78; Expediente:; 343; B; 28; Guia. Livro, pág:;

18E; 242; Pita Romero, Leandro; Inv. Neg.; Expediente:; 1500; B; 60; Guia. Livro, pág:; 18E; 242; Plasencia Gómez, Alberto; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 717; B; 22; Guia. Livro, pág:;

18E; 253; Portela Paz, Agustín; (Positivo); Expediente:; 368; B; 6; Guia. Livro, pág:; 18E; 278; Portela Pazos, Gregorio; (Positivo); Expediente:; 165; B; 12; Guia. Livro, pág:; 18E; 278; Portela Rodríguez, Adelina; Inv. Neg.; Ponte Vedra. Guarda; Expediente:; 1159; B; 113; Guia. Livro, pág:;

18E; 279; Porto Vidal, Ángel; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 372; B; 25; Guia. Livro, pág:;

18E; 282; Exp. Ligados; 625-A-4; Porto Vidal, José; Inv. Neg.; Expediente:; 1406; B; 106; Guia. Livro, pág:; 18E; 282; Porto Vidal, Rosendo; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 372; B; 21; Guia. Livro,

pág:; 18E; 282; Exp. Ligados; 625-A-4; Posk, Manuel; (Positivo); Crunha (Caamouco); Expediente:; 506; B; 72; Guia. Livro, pág:; 18E; 286; Exp.

Ligados; 73-A-19; Pousada Estévez, Isidro; (Positivo); Ourense. Verim; Adalides del Progreso; Expediente:; 525; B; 53; Guia.

Livro, pág:; 18E; 289; Poza Juncal, Joaquin; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 277; B; 16; Guia. Livro, pág:; 18E; 292; Poza Juncal, Laureano; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 246; B; 6; Guia. Livro, pág:; 18E;

292; Prieto Antón, Juan; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 340; B; 14; Guia. Livro,

pág:; 18E; 311; Exp. Ligados; Também: 104-B-70; Prieto Fontenla, Josefa; (Positivo); Expediente:; 737; B; 15; Guia. Livro, pág:; 18E; 312; Prieto Fontenla, María; (Positivo); Expediente:; 737; B; 16; Guia. Livro, pág:; 18E; 312; Prieto García, Santiago; (Positivo); Cartagena; Expediente:; 285; B; 19; Guia. Livro, pág:; 18E; 313; Exp.

Ligados; (625-A-3); Prieto Nespereira, Julio; Inv. Neg.; Expediente:; 1338; B; 76; Guia. Livro, pág:; 18E; 314; Prieto Pérez, Arturo; (Positivo); Ponte Vedra. Tui; El Ibérico. (Triángulo); Expediente:; 426; B; 39; Guia.

Livro, pág:; 18E; 315; Prieto Regueiro, Pedro; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 183; B; 40; Guia. Livro, pág:; 18E; 315; Prosper Ros, Jesús; (Positivo); Ourense; Adelante 7; Expediente:; 628; B; 14; Guia. Livro, pág:; 18E; 319; Quintanilla Ibáñez, Avelino; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 751; B; 44; Guia. Livro, pág:; 18E 2; 18; Quintanilla Martínez, Venancio; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 288; B; 28; Guia. Livro, pág:; 18E 2;

18; Exp. Ligados; Também: 104-B- 70; 738-a-3 (1); Quintela, Ramón; (Positivo); Ourense; Amor 358; Expediente:; 462; B; 14; Guia. Livro, pág:; 18E 2; 19; Quiroga Ríos, Domingo; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 191; B; 39; Guia. Livro,

pág:; 18E 2; 29; Exp. Ligados; (626-A-14); Ramón de Castro, José; Rotario; Expediente:; 13; B; 111; Guia. Livro, pág:; 19E; 46; Ramonde Valiño, Antonio; (Positivo); Crunha. Ferrol; Breogán 16; Expediente:; 651; B; 16; Guia. Livro, pág:;

19E; 51; Exp. Ligados; Também: Rotario: 13-R-78; Regueiro Roca, José; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 190; B; 19; Guia. Livro, pág:; 19E; 104; Reigosa Sieiro, Manuel; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 5; B; 40; Guia. Livro, pág:; 19E; 107;

57 Reino, Braulio Félix; (Positivo); Crunha. Santiago; Luz Compostelana; Expediente:; 360; B; 12; Guia. Livro,

pág:; 19E; 110; Rey Juneal, Arturo; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 277; B; 17; Guia. Livro, pág:; 18E; 134; Rey, Daniel; (Positivo); Crunha. Santiago; Luz Compostelana; Expediente:; 7; B; 44; Guia. Livro, pág:; 19E;

131; Ribeira Fernández, Alberto; (Positivo); Lugo. Viveiro; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 101;

B; 24; Guia. Livro, pág:; 19E; 156; Rico Regueiro, Waldo; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 712; B; 41; Guia. Livro,

pág:; 19E; 165; Rigido Nimo, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Esperanza; Expediente:; 522; B; 23; Guia. Livro, pág:; 19E;

176; Exp. Ligados; Também: 3-B-49; Río, Manuel del; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 277; B; 15; Guia. Livro, pág:; 19E; 180; Exp.

Ligados; Também: 103-B-78; Risco, Vicente; Teosofía; Ourense; Expediente:; 13; B; 601; Guia. Livro, pág:; 19E; 197; Rivas Scheriff, Cipriano; (Positivo); Expediente:; 396; B; 38; Guia. Livro, pág:; 19E; 207; Riveira, Alberto; (Positivo); Lugo. Viveiro; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 101; B; 34;

Guia. Livro, pág:; 19E; 208; Rodríguez Alberty, Gabino; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 240; B; 28; Guia. Livro, pág:;

19E; 273; Rodriguez Barreiro, Manuel; (Positivo); Crunha. Santiago; Expediente:; 340; B; 49; Guia. Livro, pág:; 19E;

280; Rodríguez Blanco, Ovidio; (Positivo); Crunha; Curros Enríquez 9; Expediente:; 195; B; 24; Guia. Livro, pág:;

19E; 282; Exp. Ligados; (626-A-14); Rodríguez Bonnome, Santiago; (Positivo); Liberación. Mare nostrum; Expediente:; 233; B; 35; Guia. Livro,

pág:; 19E; 283; Rodríguez Bonome, Santiago; (Positivo); Madrid; Osiris; Expediente:; 233; B; 35; Guia. Livro, pág:; Rodríguez Bretos, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 627; B; 19; Guia. Livro, pág:; 19E; 283; Exp.

Ligados; Também: 5-B-19; Rodríguez Cadarso, Alejandro; (Positivo); Expediente:; 329; B; 42; Guia. Livro, pág:; 19E; 284; Rodríguez Cánovas, Ginés; (Positivo); Crunha. Ferrol; Breogán 16; Expediente:; 590; B; 23; Guia. Livro, pág:;

19E; 286; Exp. Ligados; Também: 401-B-151; 434-A-12; Rodríguez Castelao, Alfonso; Inv. Neg.; Expediente:; 1431; B; 44; Guia. Livro, pág:; 19E; 287; Rodríguez Elías, Avelino; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 259; B; 7; Guia. Livro, pág:;

19E; 295; Rodríguez Francisco, Jaime; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 63; B; 34; Guia. Livro, pág:;

19E; 300; Rodríguez García, Emilio; Inv. Neg.; Expediente:; 1464; B; 47; Guia. Livro, pág:; 19E; 301; Rodríguez Iglesias, Elías; (Positivo); Malaga; Liberación; Expediente:; 117; B; 13; Guia. Livro, pág:; 19E; 311; Rodríguez Iglesias, Pastor; (Positivo); Vigo; Vicus 8; Expediente:; 303; B; 40; Guia. Livro, pág:; 19E; 311; Rodríguez López, Braulio Ángel; Inv. Neg.; Pontevedra. A Guarda; Expediente:; 1158; B; 120; Guia. Livro,

pág:; 19E; 314; Rodríguez Marmol, Higinio; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 357; B; 5; Guia. Livro, pág:;

19E; 319; Rodríguez Montero, Francisco; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 97; Guia.

Livro, pág:; Rodríguez Montero, Francisco; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 97; Guia.

Livro, pág:; 19E; 325; Rodríguez Ollero, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 116; B; 17; Guia. Livro, pág:; 19E; 329;

simples ficha; Rodríguez Ozores, Heriberto; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 722; B; 22; Guia. Livro, pág:;

19E; 330; Rodríguez Pardo, José; (Positivo); Ourense; Adelante 7; Expediente:; 359; B; 8; Guia. Livro, pág:; 19E; 331; Rodríguez Peña, Cristobal; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 674; B; 21; Guia.

Livro, pág:; 19E; 332;

58 Rodríguez Peña, Eduardo; (Positivo); San Roque; Lacy, 67; Expediente:; 53; B; 34; Guia. Livro, pág:; 19E;

332; Rodríguez Prieto, Ramón; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 68; B; 15; Guia. Livro, pág:; 19E; 335; Rodríguez Rabiela, José E.; (Positivo); Ourense; Expediente:; 565; B; 57; Guia. Livro, pág:; 19E; 336; Rodríguez Ríos, Pedro; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 409; B; 40; Guia. Livro, pág:;

19E; 339; Rodríguez Rodríguez, Antonio; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 461; B; 30; Guia.

Livro, pág:; 19E; 340; Exp. Ligados; 625-A-9; Rodríguez Sabio, Emilio; Inv. Neg.; Expediente:; 1168; B; 51; Guia. Livro, pág:; 19E; 344; Rodríguez Vázquez, Avelino; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 715; B; 35; Guia.

Livro, pág:; 20E; 10; Rodríguez Vila, Emilio; (Positivo); Crunha; María Pita 317; Expediente:; 464; B; 68; Guia. Livro, pág:; 20E;

12; Exp. Ligados; 626-A-1; Rodríguez, Sebastián; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 69; Guia. Livro,

pág:; Rodríguez, Sebastián; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 69; Guia. Livro,

pág:; 19E; 271; Roel Longueira, Manuel; (Positivo); Crunha. Betanços; Ronsel (Triángulo); Expediente:; 263; B; 2; Guia.

Livro, pág:; 20E; 14; Exp. Ligados; Casares Quiroga; Romero, Luis; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 75; Guia. Livro, pág:; Romero, Luis; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 75; Guia. Livro, pág:; 20E;

47; Roqueta Dalmau, Enrique; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 189; B; 14; Guia. Livro, pág:;

20E; 73; Roura Castrella, José; (Positivo); Crunha; Expediente:; 322; B; 35; Guia. Livro, pág:; 20E; 97; Exp. Ligados;

434-A-12; Roura Castrella, José; (Positivo); Crunha; Expediente:; 322; B; 35; Guia. Livro, pág:; 20E; 97; Exp. Ligados;

434-A-12; Roura, Gumersindo; (Positivo); Expediente:; 11; B; 74; Guia. Livro, pág:; 20E; 97; Roura, Isaac I.; (Positivo); Expediente:; 11; B; 75; Guia. Livro, pág:; 20E; 97; Rovira Pita, Prudencio; Inv. Neg.; Expediente:; 1235; B; 53; Guia. Livro, pág:; 20E; 100; Rúa Salgado, Ricardo; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 636; B; 23; Guia. Livro, pág:; 20E;

106; Ruán Gómez, José; (Positivo); Crunha. Santiago; Luz Compostelana; Expediente:; 460; B; 52; Guia. Livro,

pág:; 20E; 106; Rubido, Gervasio; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 66; Guia. Livro, pág:;

20E; 109; Ruíz, Esteban; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 94; Guia. Livro, pág:; Sal Lence, Gerónimo; Inv. Neg.; Expediente:; 1415; B; 24; Guia. Livro, pág:; 21E; 31; Salgado Caamaño, Eugenio; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 65; B; 18; Guia. Livro, pág:; 21E; 51;

Exp. Ligados; (626-a-13); Salgado de Guevara, Gabriel; (Positivo); Ponte Vedra. O Rosal; Siete Hermanos 187; Expediente:; 53; B; 5;

Guia. Livro, pág:; 21E; 52; Salgado Hermida, Benigno; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 762; B; 22; Guia. Livro, pág:;

21E; 52; Salgado Pérez, Amadeo; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 288; B; 24; Guia. Livro, pág:; 21E; 52; Exp.

Ligados; Também: 104-B-7; 738-a-3(1); Salgado Romero, Antonio; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 636; B; 24; Guia. Livro, pág:;

21E; 53; San Luis Romero, Jesús; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 192; B; 1; Guia. Livro, pág:;

21E; 89; San Román, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 54; B; 70; Guia. Livro, pág:;

21E 2; 9; simples ficha; Sánchez Arguindey, Ángel; Inv. Neg.; Expediente:; 1147; B; 10; Guia. Livro, pág:; 21E; 91; Sánchez Cantón, José; Inv. Neg.; Expediente:; 1263; B; 6; Guia. Livro, pág:; 21E; 10;

59 Sánchez Golpe, Antonio; (Positivo); Crunha; Curros Enríquez 9; Expediente:; 396; B; 12; Guia. Livro, pág:;

20E 2; 26; Exp. Ligados; 625-A-6; Sánchez Guisasola, José; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 101; B; 13; Guia. Livro, pág:; 21E; 30; Sánchez Rodríguez, Manuel; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 748; B; 24; Guia. Livro,

pág:; 21E; 62; Sánchez Román, Felipe; (Positivo); Madrid; Matritense; Expediente:; 595; B; 60; Guia. Livro, pág:; 21E; 63; Santamaría, Diego; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 96; Guia. Livro, pág:; Santiso Girón, Laureano; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 373; B; 11; Guia. Livro, pág:;

21E; 113; Santos Fontenla, Eladio; (Positivo); Expediente:; 346; B; 24; Guia. Livro, pág:; 21E; 122; Segura Ruíz, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 98; Guia. Livro, pág:;

22E; 191; Seijas Arias, Juan; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 722; B; 28; Guia. Livro, pág:; 22E; 192; Seijas Prado, Juan; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 341; B; 12; Guia. Livro, pág:; 22E; 193; Seijo Fontenla, Francisco; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 273; B; 11; Guia. Livro, pág:; 22E; 193;

simples ficha; Senra, Angel; (Positivo); Expediente:; 12; B; 51; Guia. Livro, pág:; 22E; 203; Senra, Arturo; (Positivo); Expediente:; 12; B; 52; Guia. Livro, pág:; 22E; 203; Senra, Juan; (Positivo); Expediente:; 12; B; 53; Guia. Livro, pág:; 22E; 203; Seoane Brocos, Luis; Inv. Neg.; Expediente:; 1362; B; 17; Guia. Livro, pág:; 22E; 204; Sigüenza Reimundez, Julio; Inv. Neg.; Expediente:; 1467; B; 26; Guia. Livro, pág:; 22E; 249; Silva Guimil, Avelino; (Positivo); Ponte Vedra; Helenes 7; Expediente:; 346; B; 16; Guia. Livro, pág:; 22E;

254; Silva Vicente, Antolín; Inv. Neg.; Pontevedra. A Guarda; Expediente:; 1159; B; 112; Guia. Livro, pág:; 22E;

256; Silveiro, José; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 54; B; 71; Guia. Livro, pág:; 22E;

256; simples ficha; Simón Daponte, Abdón; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 722; B; 31; Guia. Livro, pág:;

22E; 263; Sinforiano Luengo, Hipólito; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 189; B; 13; Guia. Livro, pág:;

22E; 266; Solar Baudín, Jesús; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 195; B; 22; Guia. Livro, pág:;

22E; 287; Exp. Ligados; (626-A-14); Somoza Gutiérrez, Alfredo; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 191; B; 29; Guia. Livro, pág:; 22E; 308;

Exp. Ligados; (626-A-14); Somoza Somoza, Manuel; (Positivo); Lugo. As Nogais; Idea 171; Expediente:; 467; B; 53; Guia. Livro, pág:;

22E; 308; Soto Amado, Jesús; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 372; B; 26; Guia. Livro,

pág:; 22E; 325; Exp. Ligados; 625-A-4; Soto Lorenzo, José; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 763; B; 23; Guia. Livro,

pág:; 22E; 329; Exp. Ligados; 738-a-3 (1); Suárez Castro, Manuel; (Positivo); Ourense; Constancia 13; Expediente:; 717; B; 27; Guia. Livro, pág:; 349; Suárez Ferrín, Julio; Inv. Neg.; Expediente:; 1184; B; 103; Guia. Livro, pág:; 22E; 351; Suárez Picallo, Ramón; Inv. Neg.; Expediente:; 1431; B; 46; Guia. Livro, pág:; 22E; 355; Suárez Rodríguez, Andrés; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 373; B; 9; Guia. Livro, pág:;

22E; 356; Suárez, Francisco; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 96; B; 58; Guia. Livro, pág:;

22E; 345; simples ficha; Taboada Montoto, Inocencio; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 259; B; 26; Guia. Livro,

pág:; 23E; 3; Taracido Veira, Arturo; (Positivo); Crunha; Gallaecia 408; Expediente:; 191; B; 30; Guia. Livro, pág:; 23E; 16;

Exp. Ligados; (626-A-14); Teijerio, Maximino; (Positivo); Crunha. Santiago; Luz Compostelana; Expediente:; 319; B; 58; Guia. Livro,

pág:; 23E; 27;

60 Uceda Medal, Santiago; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 461; B; 63; Guia. Livro, pág:;

24E; 3; Exp. Ligados; 625-A-9; Urgoiti Somoville, Álvaro; (Positivo); Crunha; Expediente:; 255; B; 1; Guia. Livro, pág:; 24E; 17; Exp.

Ligados; 434-A-12; Valle Inclán, Ramón; Inv. Neg.; Expediente:; 1073; B; 93; Guia. Livro, pág:; 25E 2; 42; Varela Amado, Juan; (Positivo); Expediente:; 742; B; 24; Guia. Livro, pág:; 25E; 63; Varela Amado, Manuel; (Positivo); Crunha. Ferrol; Breogán 16; Expediente:; 273; B; 14; Guia. Livro, pág:;

25E; 63; Exp. Ligados; Também em Teosofía: 23-T-1555; Varela Dacosta, José Mª; (Positivo); Ponte Vedra. Vigo; Vicus 8; Expediente:; 259; B; 25; Guia. Livro, pág:;

25E; 64; Varela Fernández, Mauro; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 2; B; 30; Guia. Livro, pág:; 25E; 64; Varela Radio, Vicente; (Positivo); Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; 373; B; 5; Guia. Livro, pág:;

25E; 66; Varela, Benigno; (Positivo); Crunha. Santiago; Luz Compostelana; Expediente:; 7; B; 23; Guia. Livro, pág:;

25E; 62; Varela, Eduardo; (Positivo); Crunha; Garibaldi 15 (Triángulo ); Expediente:; 103; B; 39; Guia. Livro, pág:;

25E; 62; Exp. Ligados; (626-a-13); Varela, Enrique; (Positivo); Crunha; Fraternidad VIII 232; Expediente:; 590; B; 25; Guia. Livro, pág:; 25E; 62;

Exp. Ligados; 626-A-1; Varela, Manuela; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 96; B; 56; Guia. Livro, pág:;

25E; 63; simples ficha; Varela, Pastor; (Positivo); Crunha. Santiago; Luz Compostelana; Expediente:; 7; B; 29; Guia. Livro, pág:; 25E;

63; Vázquez Cabezón, Amaro; (Positivo); Crunha. Ferrol; Expediente:; 277; B; 1; Guia. Livro, pág:; 25E; 80; Exp.

Ligados; Também: 104-A-70; Vázquez Canero, Araceli; (Positivo); Ourense. Verim; Adalides del Progreso 396; Expediente:; 525; B; 46;

Guia. Livro, pág:; 25E; 80; Vázquez Carballo, Balbino; (Positivo); Lugo. Nogais; Idea 171; Expediente:; 467; B; 50; Guia. Livro, pág:;

25E; 80; Vázquez Galán, Joaquin; (Positivo); Crunha. Ferrol; Francisco Suárez 10; Expediente:; 713; B; 46; Guia.

Livro, pág:; 25E; 83; Vázquez Miguez, Acacio; (Positivo); Lugo. Viveiro; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; 104; B;

15; Guia. Livro, pág:; 25E; 87; Vázquez Rodríguez, Higinio; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; 713; B; 48; Guia. Livro, pág:; 25E; 90; Vázquez Sánchez, José; (Positivo); Crunha. Santiago; Agarimo; Expediente:; 122; B; 21; Guia. Livro, pág:;

25E; 92; Vega Romero, Manuel; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 763; B; 24; Guia. Livro,

pág:; 25E; 103; Exp. Ligados; 738-a-3 (1); Veiga Díez Alba, Antero; (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; 712; B; 47; Guia. Livro,

pág:; 25E; 106; Exp. Ligados; 738-a-2 (2); Velo, Emilio; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 72; Guia. Livro, pág:; 25E; Vidal Nogueira, Francisco; (Positivo); Ourense. Barco de Val d’Eorras; Marchesi 12 (Triángulo); Expediente:;

258; B; 33; Guia. Livro, pág:; Vidueiras, Julián; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 95; Guia. Livro, pág:; Vilabella Gómez, José; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 269; B; 41; Guia. Livro, pág:; 25E; 192; Exp.

Ligados; 434-A-12; Vilar López, Manuel; (Positivo); Crunha; Suevia 4 - Lucus; Expediente:; 233; B; 30; Guia. Livro, pág:; 25E;

195; Exp. Ligados; 434-A-12; Viqueira López, Manuel; (Positivo); Crunha. Betanços; Ronsel (Triángulo); Expediente:; 226; B; 5; Guia.

Livro, pág:; 25E; 248; Exp. Ligados; 761-a-10 (1); Vizoso Ocampo, Luis; Inv. Neg.; Expediente:; 1149; B; 54; Guia. Livro, pág:; 25E; 261; Vizoso, Luis; Inv. Neg.; Expediente:; 1314; B; 117; Guia. Livro, pág:; 25E; 261; Wais, Julio; Inv. Neg.; Expediente:; 1061; B; 113; Guia. Livro, pág:; 26E; 2; Wonemburg Varela, Juan; (Positivo); Expediente:; 346; B; 26; Guia. Livro, pág:; 23E; 16; Wonemburg, Julio; (Positivo); Expediente:; 13; B; 77; Guia. Livro, pág:; 23E; 16;

61 Wonenburg Canosa, Julio; (Positivo); Crunha; Gallaecia 408; Expediente:; 191; B; 32; Guia. Livro, pág:; 23E;

16; Exp. Ligados; (626-A-14); Wonenburg Canosa, Julio; (Positivo); Crunha; Suevia 4; Expediente:; 405; B; 20; Guia. Livro, pág:; 22E; 263;

Exp. Ligados; 625-A-6; Zapata Fernández, Antonio; (Positivo); Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; 763; B; 25; Guia.

Livro, pág:; 26E; 18; Exp. Ligados; 738-a-3 (1); Zuazua Olavarría, Gaspar; (Positivo); Crunha. Ferrol; Luz de Finisterre 4; Expediente:; 805; B; 100; Guia.

Livro, pág:; 26E; 37; Huici Fernández, Luis; Rotario; Expediente:; 7; R; 17; Guia. Livro, pág:; 9E; 106; Iglesias Roura, Isaac (vid. Roura, Isaac I.); Rotario; Expediente:; 7; R; 26; Guia. Livro, pág:; 9E; 17; Valcarce García, Antonio; Rotario; Expediente:; 13; R; 27; Guia. Livro, pág:; 25E; 7; Villar Ponte, Antonio; Rotario; Expediente:; 13; R; 60; Guia. Livro, pág:; 25E; 225; Amado Carballo, Luis; Teosofía; Expediente:; 34; T; 2683; Guia. Livro, pág:; 1E; 141; Cebreiro Martínez, Álvaro; Teosofía; Expediente:; 34; T; 2728; Guia. Livro, pág:; 3E; 173; Fernández Neira, Domingo; Teosofía; Expediente:; 23; T; 1568; Guia. Livro, pág:; 6E; 95; Paredes Rodríguez, Eduardo; Teosofía; Expediente:; 33; T; 2615; Guia. Livro, pág:; 17E; 54; Pintos Fonseca, Javier; Teosofía; Expediente:; 12; T; 599; Guia. Livro, pág:; 18E; 228; Romero Quiñones, Ubaldo; (Positivo); Expediente:; 24; T; 1672; Guia. Livro, pág:; 20E; 62; Teijeiro Rodríguez, José; Teosofía; Expediente:; 49; T; 2694; Guia. Livro, pág:; 23E; 27; Alcaide Burillo, Ángela; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 1E; 68; Álvarez Neira, Eduardo; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 1E; 131; Amor Pereira, Juan Manuel; [N.c.]; Ourense; Auria 10; Expediente:; Guia. Livro, pág:; Andrés Bregua, Alejandro; [N.c.]; Crunha; Hijos del Trabajo 175; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro,

pág:; Exp. Ligados; 738-a-3 (1); Anthero Da Veiga (> Veiga Díez Alba, Antero); (Positivo); Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:;

Figura no da Loja; Guia. Livro, pág:; Exp. Ligados; 738-a-3 (1); Araujo Luces, Gaspar; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 1E; 188; Ares Sánchez, Ramón; [N.c.]; Crunha; Hijos del Trabajo 175; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro,

pág:; Exp. Ligados; 738-a-3 (1); Baltar Domínguez, Antonio; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 2E; 23; Baltar Domínguez, Ramón; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 2E; 23; Baños González, Jesús; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 2E; 26; Barbeito Herrera, Manuel; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 2E; 31; Barbeito Rouco, José; Exp. Desap.; Crunha; Expediente:; Guia. Livro, pág:; 2E; 30; Exp. Ligados; 738-a-3-(1); Barbeito Rouco, José; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 2E; 30; Barrós Viqueira, Martín; [N.c.]; Crunha. Betanços; Estrella del Noroeste 138; Expediente:; Figura no da Loja;

Guia. Livro, pág:; Exp. Ligados; Casares Quiroga; Bescos Pérez, José; (Positivo); Crunha. Melide; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro, pág:; Bolsa Antón, Fernando; [N.c.]; Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; Guia. Livro, pág:; Exp.

Ligados; 738-a-3(1); Bueno y Núñez del Prado, Emilio; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 2E; 201; Bugallal Marchesi, José Luis; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 2E; 202; Calvo-Sotelo, José; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 3E; 36; Carballo Calero, Daniel; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 3E; 85; Carré Pérez, Manuel; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 3E; 107; Carrero Nine, José; Exp. Desap.; Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro,

pág:; 3E; 112; Carrero Nine, Narciso; Exp. Desap.; Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; Figura no da Loja; Guia.

Livro, pág:; 3E; 112; Casas Blanco, Augusto María; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 3E; 130; Cela Trulock, Camilo José; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 3E; 176; Cerezo, Fernando; [N.c.]; Crunha; Hijos del Trabajo 175; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro, pág:;

Exp. Ligados; 738-a-3 (1) ; Cerezo/Cereijo, Mateo; Exp. Desap.; Crunha. Betanços; Estrella del Noroeste 138; Expediente:; Figura no da

Loja; Guia. Livro, pág:; 3E; 183; simples ficha;

62 Cervigón Díaz, Arturo; [Não loc.]; Díaz Otero, César; (Positivo); Diveres, Ricardo; [N.c.]; Crunha; Renacimiento Masónico 18; Expediente:; Guia. Livro, pág:; Exp. Ligados;

738-a-3(1); Fernández Cardoso, Rafael; [N.c.]; Lugo; Lucus 5; Expediente:; Guia. Livro, pág:; Fernández Diéguez, Eladio; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 6E; 67; Fernández Fernández, Tristán; [N.c.]; Crunha; Hijos del Trabajo 175; Expediente:; Figura no da Loja; Guia.

Livro, pág:; Exp. Ligados; 738-a-3(1); Fernández Fontela, Estanislao; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 6E; 73; Fernández Mouriño, Ángela; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 6E; 94; Fontenla, Jesús; [N.c.]; Crunha; Pensamiento y Acción 11; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro, pág:;

Exp. Ligados; 738-a-3 (1); Freire Varela, Antonio; Exp. Desap.; Lugo; Lucus 5; Expediente:; Guia. Livro, pág:; 6E; 198; García Barbón, José; [N.c.]; Habana. Cuba; Unión y Concordia, 121; Expediente:; Guia. Livro, pág:; García Giménez, Antonio; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 7E; 105; García Moreira, Arturo; [N.c.]; Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro,

pág:; García Piñeiro, Ricardo; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 7E; 148; González Besada Giráldez, Augusto; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 8E; 343; González Besada Giráldez, Carlos; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 8E; 343; González Besada Giráldez, Moises; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 8E; 343; González Roca, Francisco; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; No localizado; Guia. Livro, pág:; González Ugarte, Francisco; [N.c.]; Crunha. Betanços; Luz de Brigantium 319; Expediente:; Figura no da

Loja; Guia. Livro, pág:; simples ficha; González, Bonifacio; Exp. Desap.; Lugo. Viveiro; Fraternidad Humana 75 (Triángulo); Expediente:; Figura

no da Loja; Guia. Livro, pág:; 8E; 324; González, Manuel María; [N.c.]; Crunha. Santiago; Libredon 6; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro,

pág:; Gutiérrez Moyano, Aurelio; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 8E; 503; Herrero Sánchez, Elías; Exp. Desap.; Pontevedra. Marim; Solón 8 (Triángulo); Expediente:; Figura no da

Loja; Guia. Livro, pág:; Hervada García, Enrique; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 9E; 79; Hervada García, Faustino; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 9E; 79; Iglesias Álvarez, Antonio; Exp. Desap.; Ourense; Expediente:; Guia. Livro, pág:; 6E 2; 13; Iglesias Álvarez, Cesareo; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 6E 2; 13; Iglesias Ambrosio, Emiliano; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 9E 2; 13; Iglesias Ameigeira, Emilio; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 6E 2; 13; Iraguas Abuín, Justo; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 9E 2; 32; Juega López, Ramón; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 10E; 69; La Vega Barrera, Rafael de; [A]; Lugo; Lucus 5; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro, pág:; Lagares, José; [N.c.]; Crunha. Betanços; Estrella del Noroeste 138; Expediente:; Figura no da Loja; Guia.

Livro, pág:; Exp. Ligados; De Laureano Santiso Girón; Lastra Marquez, Vicente; [N.c.]; Crunha; Garibaldi 15 (Triángulo ); Expediente:; Figura no da Loja; Guia.

Livro, pág:; Exp. Ligados; 738-a-3 (1); Lauzara García, José; ?; Expediente:; Figura no da Loja; López Vicencio, Alfonso; [N.c.] índices; Crunha. Santiago; Agarimo 78; Expediente:; Figura no da Loja; Guia.

Livro, pág:; Lorenzo, Edmundo; (Positivo); Crunha. Ferrol; Breogán 16; Expediente:; No localizado; Guia. Livro, pág:; Manuel Vilabella, José; ?; Expediente:; Figura no da Loja; Marrategui, Secundino; [N.c.]; Crunha. Betanços; Estrella del Noroeste 138; Expediente:; Figura no da Loja;

Guia. Livro, pág:; Exp. Ligados; Expediente interesse, dados.; Martínez Calvete, Miguel; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 12E; 171; Martínez Rumbo, Diego Antonio; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 13E; 219; Meilán, Manuel; [N.c.]; Crunha. Betanços; Estrella del Noroeste 138; Expediente:; Figura no da Loja; Guia.

Livro, pág:; Exp. Ligados; Expediente, dados e condena;

63 Meizoso Formoso, Andrés; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 13E; 292; Mejuto, José; Exp. Desap.; Pensamiento y Acción 11; Guia. Livro, pág:; 13E; 295; Molina Diéguez, Vicente; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 14E; 406; Morales López, Pedro; [N.c.]; Crunha; Hijos del Trabajo 175; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro,

pág:; Exp. Ligados; 738-a-3(1); Mosteiro Pena, Salvador; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 14E; 523; Ojea Rabasa, Rafael; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 16E; 10; Pena Blanco, Rogelio; (Positivo); NÃO Localizado; Pérez González, Manuel; ?; Expediente:; Figura no da Loja; Pizarro Barrera, Gabriel; [N.c.]; Crunha; Hijos del Trabajo 175; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro,

pág:; Exp. Ligados; 738-a-3(1); Pozo Pastrana, Ceferino; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 18E; 295; Prieto Cernadas, Ramiro; [Não loc.]; Ramos, Ángel; [N.c.]; Crunha. Betanços; Estrella del Noroeste 138; Expediente:; Figura no da Loja; Guia.

Livro, pág:; Exp. Ligados; Mirar também: 629-B- 36; 626-A-14; Ramos, Claudio; [N.c.]; Crunha. Betanços; Estrella del Noroeste 138; Expediente:; Figura no da Loja; Guia.

Livro, pág:; Exp. Ligados; Rotario: 8-T-34; Regueiro Roca, José; (Positivo); Lugo; Lucus 5; Expediente:; No localizado; Guia. Livro, pág:; Revoldeiro Pérez, Manuel ??; (Positivo); NÃO Localizado; Rivera Abraldes, Cesáreo; [N.c.]; Ourense. Riba d’Ávia; Luz de Avia 266; Expediente:; Guia. Livro, pág:; Rodríguez Blanco, Ovidio; ?; Expediente:; Figura no da Loja; Rodríguez Otero, Francisco; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 19E; 330; Rodríguez Veiga, José; [N.c.]; Crunha. Betanços; Estrella del Noroeste 138; Expediente:; Figura no da Loja;

Guia. Livro, pág:; simples ficha; Roibal, Ramón; [N.c.]; Crunha. Betanços; Estrella del Noroeste 138; Expediente:; Figura no da Loja; Guia.

Livro, pág:; simples ficha; Romero Ortiz, Antonio; [N.c.]; Romero Pelaez, Pedro; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 20E; 61; Rueda Rasines, Lázaro; [N.c.]; Crunha; Hijos del Trabajo 175; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro,

pág:; Exp. Ligados; 738-a-3(1); Sánchez Arguindey, Luis; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 21E; 91; Sánchez Rojo, Manuel; [N.c.]; Crunha; Garibaldi 15 (Triángulo ); Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro,

pág:; Exp. Ligados; 738-a-3 (1); Sanz, Mariano; [N.c.]; Crunha. Betanços; Estrella del Noroeste 138; Expediente:; Figura no da Loja; Guia.

Livro, pág:; simples ficha; Sevillano García, ängel; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 22E; 242; Suárez García, Francisco; ?; Expediente:; Figura no da Loja; Taboada Chivite, Jesús; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 23E; 3; Taboada Roca, Jesús; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 23E; 3; Taboada Sánchez, Francisco; [N.c.]; Crunha; Hijos del Trabajo 175; Expediente:; Figura no da Loja; Guia.

Livro, pág:; Exp. Ligados; 738-a-3(1); Tobío Fernández, Luis; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 23E; 60; Trapero Pardo, José; Exp. Desap.; Guia. Livro, pág:; 23E; 128; Valea, Domingo; [N.c.]; Crunha. Betanços; Estrella del Noroeste 138; Expediente:; Figura no da Loja; Guia.

Livro, pág:; simples ficha; Vázquez Bermejo, David; (Positivo); Crunha; María Pita; Expediente:; Guia. Livro, pág:; Exp. Ligados; 738-a-

6 (5); Verger Durán, José; [N.c.]; Crunha; Garibaldi 15 (Triángulo ); Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro,

pág:; Exp. Ligados; 738-a-3 (1); Viazcochea, José; [N.c.]; Crunha; El Fraternal 79 (Capítulo); Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro,

pág:; Exp. Ligados; 738-a-3 (1) Wirz, Matías; [N.c.]; Crunha; Gallaecia 408; Expediente:; Figura no da Loja; Guia. Livro, pág:; Exp. Ligados;

738-a-3 (1)

64

Apêndices46. I. Maçonaria e deputados Galegos nas Constituintes de 1931:

* Mações reconhecidos anteriores a 1931. ** Mações posteriores a 1931. *** Considerados coma tal pela polícia.

Pela Crunha:

Santiago Casares Quiroga, (F.R.G.) * Antonio Rodríguez Pérez, (F.R.G.) Salvador de Madariaga Rojo, (F.R.G.) ***

Alejandro Rodríguez Cadarso, (F.R.G.)* Antonio Villar Ponte, (F.R.G.) Ramón María Tenreiro Rodríguez, (F.R.G.) Emilio González López, (F.R.G.) * Ramón Suárez Picallo, (F.R.G.) Roberto Novoa Santos, (F.R.G.) Leandro Pita Romero (F.R.G.); Ramón Beade Méndez, (P.S.O.E.) ** Edmundo Lorenzo Santiago, (P.S.O.E.) José Mareque Santos (P.S.O.E.) José Reino Caamaño, (independente) Luis Cornide Quiroga, (independente) Benito Blanco Rajoy y Espada, (independente)

Por Ponte Vedra: Enrique Heraclio Botana, (P.S.O.E.) Alejandro Otero Fernández, (P.S.O.E.) Eusebio Arbones Castellanzuela, (P.S.O.E.) José Gómez Osorio (P.S.O.E.); Joaquín Poza Juncal, (FRG) * Manuel Varela Radio, (FRG) ** Bibiano Fernández Osorio Tafall, (FRG) Emilino Iglesias Ambrosio (Partido Radical) * Laureano Goméz Paratcha (Partido Republicano Gallego) José López Varela (Radical Agrario) * Ramón Salgado Pérez (Radical Agrario); Afonso Rodríguez Castelao (Partido Galeguista de Pontevedra)

Por Lugo:

Ubaldo de Azpiazu y Artazu, (Partido Radical) * Gerardo Abad Conde, (Partido Radical) * Rafel Vega Barrera, (Partido Radical) * Manuel Becerra Fernández, (Partido Radical) Francisco Javier Eloa, (Partido Radical)

Por Ourense:

Luis Fábrega Coello (Partido Radical) Justo Villanueva Gómez (Partido Radical) Alfonso Paso Cid (Partido Republicano Radical Socialista) P.R.R.S. Manuel García Becerra pelo (Partido Republicano Radical Socialista) P.R.R.S. Basilio Álvarez (Radical Agrario),

46 Incluimos estes apêndices para evidenciar a quantidade de informação que se pode tirar deste fundo.

65

Manuel Martínez Risco y Macías (Acción Republicana) Ramón Otero Pedrayo (Partido Nazonalista Repubricán), Alfonso Quintana Peña (PSOE), Manuel Portela Valladares (independente) * José Calvo Sotelo, independente

II. Compromissários pela Galiza para a eleição de Presidente da República. Profissões e filiações. (Exp.- PS. Barcelona, 300) Lista de los Sres. Compromisarios para la elección de Presidente de la República por orden de Presentación de sus certificaciones-credenciales:

Data, Nº credencial, Don: , Circunscrição, Profissão, Domicílio, Fracção, 93, 36/05/06, 45, Manuel Fernández Boado, Lugo, Registrador da propriedade, Hotel Bristol, Izquierda Republicana, 94, 36/05/06, 46, Antonio Páramo Sánchez, Lugo, Advogado, Pensión Galicia, Izquierda Republicana, 95, 36/05/06, 47, Guillermo Otero Villalba, Lugo, Advogado, Hotel Bristol, Izquierda Republicana, 100, 36/05/06, 52, Perfecto Abeleiras Castro, Lugo, Empregado Municipal, Hotel Dardé, Izquierda Republicana, 101, 36/05/06, 53, Virgilio Ledo Santo-André, Lugo, Jornalista, Hotel Dardé, Izquierda Republicana, 126, 36/05/07, 78, Manuel Suárez Castro, Ourense, Comissionista, Achana, 19, Socialista, 141, 36/05/07, 93, Fernando Balsa Antón, Crunha, Agente Comecial, Concepción Arenal, 3.- 3º, Socialista, 156, 36/05/07, 108, Rafael de la Vega Barrera, Lugo, Médico, Hotel Dardé. Constantino Rodríguez, 7, Unión Republicana, 167, 36/05/07, 119, Jacinto Calvo López, Lugo, Industrial, Constantino Rodríguez, 7, Socialista, 177, 36/05/07, 129, Manuel Ínsua Sánchez, Crunha, Comerciante, Hotel Florida, Izquierda Republicana, 178, 36/05/07, 130, José Barbeito Rouco, Crunha, Médico, Claudio Coello, 22, 1º izda., Izquierda Republicana, 179, 36/05/07, 131, Juan Camino García, Crunha, Empregado, Carrera de San Jerónimo, 36.- 2º, Izquierda Republicana, 180, 36/05/07, 132, SeVerimo Iglesias Siso, Crunha, Comerciante, Pensión Galicia (Valverde, 1º), Izquierda Republicana, 181, 36/05/07, 133, Julio Suárez Ferrín, Crunha, Comerciante, Hotel Florida, Unión Republicana, 185, 36/05/07, 137, Gumersindo Díaz García, Crunha, Empregado, Pensión Armonía, Concepciín Arenal, 11. 3º, Izquierda Republicana, 203, 36/05/07, 155, César Alvajar Diéguez, Crunha, Jornalista, Alcalá Zamora, derecha7.- 3º, Unión Republicana, 213, 36/05/07, 165, Ángel García Toribio, Crunha, Registrador da propriedade, Av. Plaza de Toros, 13.- 2º, Izquierda Republicana, 169, 36/05/07, 169, Enrique Peinador Sines, Ponte Vedra, Professor Mercantil, Francisco giner, 20, Galleguista, 218, 36/05/07, 170, Ricardo Carballo Calero, Crunha, Licenciado em Letras, Eduardo Dato, 22, Galleguista, 219, 36/05/07, 171, Plácido Castro Ríos, Crunha, Publicista, Pi y Margall, 14.- 3ºB, Galleguista, 221, 36/05/07, 173, Emilio Olegario Suárez Carrero, Crunha, Advogado, Hotel Bristol, Republicano Conservador, 222, 36/05/07, 174, Enrique Vilariño Alonso, Crunha, Procurador, Hotel Bristol, Republicano Conservador, 223, 36/05/07, 175, Enrique Yañez Orjales, Crunha, Militar reformado, Hotel Bristol, Republicano Conservador, 224, 36/05/07, 176, José Soto Picos, Crunha, Advogado, Hotel Bristol, Republicano Conservador, 241, 36/05/07, 193, José Adrio Barreiro, Ponte Vedra, Advogado, Eduardo Dato, 25.- 3º B, Unión Republicana, 242, 36/05/07, 194, José Echeverría Novoa, Ponte Vedra, Advogado, Pi y Margall, 16., Izquierda Republicana,

66 243, 36/05/07, 195, Francisco Barbado Mazuela, Ponte Vedra, Metalúrgico, Piamonte, 4.- 2º, Comunista, 244, 36/05/07, 196, Benigno Álvarez González, Ourense, Veterinário, Piamonte, 4.- 2º, Comunista, 245, 36/05/07, 197, Eduardo Araujo Conde, Ponte Vedra, Metalúrgico, Piamonte, 4.- 2º, Comunista, 246, 36/05/07, 198, Gerardo Álvarez Gallego, Ponte Vedra, Advogado, Av. Eduardo Dato, 25.- 3º A, Galleguista, 253, 36/05/07, 205, Ramón Fuentes Canal, Ourense, Advogado, Montera, 53.- 3º, Socialista, 285, 36/05/08, 237, Adolfo Moure Fernández, Ourense, Industrial, Av. Pi y Margall, 7 (Pensión Avenida), Izquierda Republicana, 324, 36/05/08, 276, Anibal Lamas Cid, Ourense, Secretário Concelho, Montera, 53.- 3º, Unión Republicana, 326, 36/05/08, 278, Juan Tizón Herreros, Lugo, Empregado, Concepción Arenal, 3., Socialista, 328, 36/05/08, 280, Marcelino Fernández Prada, Lugo, Industrial, Concepción Arenal, 3., Socialista, 343, 36/05/08, 295, Jacinto Santiago García, Ourense, Professor escola normal, Arenal, 24, Unión Republicana, 405, 36/05/08, 357, Telmo Bermúdez Souto, Ponte Vedra, Médico, Pi y Margall, 16.- 2º Izda, Izquierda Republicana, 408, 36/05/08, 360, Antonio Blanco Solla, Ponte Vedra, Operário canteiro, Av. Del Conde de Peñalver, 15 (Pensión Delfina), Socialista, 409, 36/05/08, 361, Ramiro Paz Carvajal, Ponte Vedra, Tipógrafo, Av. Del Conde de Peñalver, 15 (Pensión Delfina), Socialista, 410, 36/05/08, 362, Demetrio Bilbatua Zubeldia, Ponte Vedra, , , Socialista, 444, 36/05/08, 396, Amadeo Brumbeck Ferrería, Ponte Vedra, Industrial, Peñalver, 7, Izquierda Republicana, 451, 36/05/08, 403, Jaime Quintanilla Martínez, Crunha, Médico, Hotel Florida, Socialista, 473, 36/05/08, 425, Fructuoso Manrique Martín, Ourense, Militar reformado, Pi y Margall, 7.- 2º, Izquierda Republicana, 481, 36/05/08, 433, Luis Peña Novo, Lugo, Advogado, Valverde, 1 Pensión Galicia, Unión Republicana, 484, 36/05/08, 436, Manuel García Becerra, Ourense, Advogado, Huertas, 12, Izquierda Republicana, 498, 36/05/08, 450, Maximiliano Pérez Prego, Ponte Vedra, Procurador, Valverde, 1. 2º Pensión Galicia, Izquierda Republicana,

67

Bibliografía. [Anónimo], “Los masones”, Ser. Semanario Gallego de Izquierdas. Año 1. Núm.6, 5 de Mayo de 1935, p.6-7. AGGCE, http://www.mcu.es/lab/archivos/SGV.html ALONSO PERUJO, Niceto, El papa y las logias: exposición literal y comentarios interesantes de la encíclica Humanum

Genus de S. León XIII sobre la francmasonería, Domenech, Valencia, 1884. ALVAJAR LÓPEZ, Javier, “La Coruña de mi adolescencia. Recuerdos de la segunda República Española”,

Anuario Brigantino, 15, Betanzos, 1992, pp.149-174. (Abundantes fotografias). ALVAJAR LÓPEZ, Javier, “La Coruña de mi juventud. Recuerdos de la Guerra Civil y la Posguerra”,

Anuario Brigantino, 16, Betanzos, 1993, pp.125-154. (Abundantes fotografias). ALVAJAR LÓPEZ, Javier, “La Coruña de mi niñez. Recuerdos de los años veinte y treinta”, Anuario

Brigantino, 14, Betanços, 1991, pp.139-158. (Abundantes fotografias e mapa). ÁLVAREZ LÁZARO, Pedro, La Masonería, escuela de formación del ciudadano. La educación interna de los masones

españoles en el último tercio del Siglo XIX, Madrid: Universidad Pontificia Comillas. Dep. de Publicaciones, 1996.

ÁLVAREZ LÁZARO, Pedro, “Francisco Ferrer Guardia, pedagogo, librepensador y masón” em VV.AA., La educación en la España Contemporánea, Madrid: Universidad Pontificia Comillas. Dep. de Publicaciones, 1986, pp. 126-133.

ARIAS, Miguel, Joyas masónicas, Iberediciones, Madrid, 1993. (Bibliografia: p. 155-156) ARTOLA, M., & al., La España de la Restauración. Política, economía, legislación y cultura. I Coloquio de Segovia

sobre Historia Contemporánea de España, dirigido por TUÑÓN DE LARA, M., Madrid: Siglo XXI de España, 1985.

ATENEU ENCICLOPEDIC POPULAR, Francesc Ferrer i Guardia i l’Escola moderna, Barcelona : Ediciones Pleniluni, 1991.

AVILES FARRE, J., La izquierda burguesa en la II República, Madrid : Espasa-Calpe, 1985. BELL, Daniel, “Modernidad y Sociedad de masas” em VV.AA. Industria cultural y sociedad de masas,

Documentos, Caracas(Venezuela): Monte Ávila editores, 1992, 3ª, pp.11-57. BERAMENDI, Justo, “Republicanismos y nacionalismos subestatales en España (1875-1923)”, Ayer, 39,

Madrid: Asociación de Historia Contemporánea-Marcial Pons, 2000, pp. 135-161. BERAMENDI, X. G. & MAÍZ, Ramón (Comps.), Los Nacionalismos en la España de la II República, Santiago de

Compostela : Siglo XXI de España editores S.A./ Consello da Cultura Galega, 1991. BERAMENDI, X. G. & NÚÑEZ SEIXAS, X.M., O Nacionalismo Galego, Vigo: Edicións A Nosa Terra,

Historia de Galiza, 18, Promocións Culturais Galegas, 1995. BERAMENDI, X. G., “Estructura ideolóxica básica do nacionalismo galego no primeiro tercio do século

XX” em BARREIRO BARREIRO, X.L., (Coord.) O pensamento galego na historia (Aproximación crítica), Santiago de Compostela, 1990, pp. 261-268.

BERGER, Peter & LUCKMAN, Thomas, The Social Construction of Reality. A Treatise in the Sociology of Knowledge, Penguin Books, Social Sciences, 1991 (5ª Reimp.)

BLAVATSKY, H. P., Los orígenes del ritual en la Iglesia y en la Masonería, Editorial Teosófica, Barcelona, 1990. BLOCH, Marc, Introducción a la Historia, México: Breviarios del FCE, 64, FCE, 1975 (5ª reimp.) Boletín de la Sección Ateneística de la Reunión Recreativa e instructiva de Artesanos de La Coruña, 1º Fascículo. Mayo á

julio de 1907, Tip “El Eco de Galicia”, La Coruña, 1908. CASTELLANO GIL, José Manuel, La masonería española en Cuba. Prólogo, José A. Ferrer Benimeli, Centro de

la Cultura Popular Canaria, [La Laguna], 1996. CAUDET YARZA, Francisco, Conozca la masonería, Editorial de Juan, [Hospitalet de Llobregat], 1990. COBB, Christopher H., La cultura y el pueblo. España, 1930-1939, Historia 52/ Papel 451, editorial LAIA,

Barcelona 1981. COLOM MIRALLES I ESPASA, Adolf, La franc-masonería, El autor, Barcelona, [198_]. COLOMINES I COMPANYS, Agustí (Dir. e coord.), La Resposta Catalana a la crisi i la pèrdua colonial de 1898,

Col·lecció som i serem, 11, Generalitat de Catalunya, Barcelona, 1998. COLOMINES I COMPANYS, Agustí, El Catalanisme i L’Estat. La lluita parlamentària per l’Autonomia (1898-

1917), Publicacions de l’Abadia de Monserrat/ Biblioteca Abat Oliva 133, Barcelona, 1993.

68 COUCEIRO FREIJOMIL, Antonio, Diccionario Bio-Bibliográfico de Escritores III Vols., Bibliófilos gallegos.

Enciclopedia Gallega I, Santiago, 1951-53. (Dicionário de autores e Catálogo Bibliográfico. Olho. Muito parcial ideologicamente).

CUEVA MERINO, Julio de la, “Movilización política e identidad anticlerical, 1898-1910” em CRUZ, Rafael (ed.), Ayer, 27, “El Anticlericalismo”, Marcial Pons, Madrid, 1997, pp. 101-125.

Cursos de Verano de El Escorial (1988), La masonería y su impacto internacional: cursos de verano de El Escorial / Universidad Complutense de Madrid, Universidad Complutense, Madrid, 1989

DI BERNARDO, Giuliano, Filosofía de la masonería: la imagen masónica del hombre [tradução, Antonio Monclús], Iberediciones, [Madrid], 1991. , [1ª ed. espanhol] (Tradução de: Filosofia della massoneria. Bibliografía: p. 243-249)

DIRECTORIO DE GALICIA, Guía especial de las provincias de La Coruña, Lugo, Orense y Pontevedra..., 2ª época, año 1, Bailly-Bailliere Riera, Barcelona, 1912. (Guia de estabelecimentos, ofícios, sociedades, negócios).

DOMINGO, Marcelino, En la calle y en la cárcel, Madrid: Renacimiento, [1929]. ESPINAR LAFUENTE, Francisco, Esquema filosófico de la masonería, Istmo, Madrid, 1981. (Biblioteca de

Estudios Críticos: Secção de Filosofía ; 12) FERNÁNDEZ ÁLVAREZ, Manuel, Las sociedades secretas y los orígenes de la España contemporánea, Publicaciones

españolas, Madrid, 1961. FERNÁNDEZ DIÉGUEZ, Eladio, “Primero, regionalismo y después, separatismo”, Almanaque gallego para

1918, Buenos Aires, 1917, pp. 14-15. FERNÁNDEZ GUTIÉRREZ, A. Sebastián, El ideario masónico en la arquitectura del siglo XIX , Universidad,

Departamento de Arte, Ciudad y Territorio, Las Palmas de Gran Canaria, 1991. FERRARI BILLOCH, La Masonería al desnudo, Madrid: Fe, 1934 FERRER BENIMELI, José A, “Franco contra la masonería”, Historia 16, Madrid: Julho, 1977, nº15, pp. 37-

51. FERRER BENIMELI, José A, Masonería española comtemporánea. Vol.2 Desde 1868 hasta nuestros días, Madrid:

Siglo veintiuno de España editores, 1987 (2ª ed. Corr. e aum. Novo apênd. bibliograf.) FERRER BENIMELLI, José A., El Contubernio judeo-masónico-comunista. Del satanismo al escándalo en la P-2,

Madrid: Itsmo, 1982. FOX, Inman, La invención de España. Nacionalismo liberal e identidad nacional, Cátedra/ Historia, Madrid, 1997. FRANCO BAHAMONDE, Francisco (J. Boor), Masonería, Fundación Nacional Francisco Franco, Madrid,

1981. FUSTER, Joan, Contra Unamuno y los demás, Ediciones 62, Opinión e Informe, Barcelona, 1975. GARCÍA-DIEGO, José A, Antonio Machado y Juan Gris: dos artistas masones. Prólogo de Pedro Laín Entralgo,

Castalia, [Madrid], 1990. GENIEYS, William, Les élites espagnoles face à l’Etat. Changement de régimes politiques, et dynamiques centre-périphéries,

Logiques Politiques, L’Harmattan, Paris, 1997. GINFREU, Josep, Comunicació i reconstrucció nacional, Pòrtic/Assaig, Barcelona, 1989. (Moi importante como

discurso teórico) GÓMEZ MOLLEDO, María Dolores, La masonería en la crisis española del Siglo XX, Madrid: Taurus, 1986. HOBSBAWM, Eric, Naciones y Nacionalismo desde 1780, Crítica /Libros de historia, Grijalbo-Mondadori,

Barcelona, 1997. 3º (Reedição da 2ª. Corrigida e aumentada) IBAÑEZ, Primitivo, La masonaría y la pérdida de las colonias, Ediciones antisectarias, Burgos, 1938. IGLESIA CATÓLICA. PAPA (León XIII), Sanctissimi domini nostri. Leonis divina propvidentia Papae XIII Epistola

Encyclica ad Patriarchas primates Archiepiscopos catholici orbis universis gratiam et comunionem cum apostolica sede habentes, Tip. Del asilo de Huérfanos del S.C. de Jesús, Madrid, 1884. (precede ao tít. em anterrosto: De Secta massonum; na capa: Encíclica sobre la masonería)

JARAMILLO GUERREIRA, Miguel Ángel, “Los archivos y la Guerra Civil (1936-1939)”, GENERELO, J.J. & MORENO LÓPEZ Á. (coord.), Historia de los Archivos y de la Archivísticaen España, Valladolid: UVA, 1998, pp. 161-174.

JULIÁ, Santos, “Protesta Liga y partido: tres maneras de ser intelectual” em CARNERO ARBAT, Teresa, Ayer, 28: “El Reinado de Alfonso XIII”, Marcial Pons, Madrid, 1997, pp. 163-192.

KOHN, Hans, Historia del nacionalismo, Fondo de Cultura Económica, México-Buenos Aires, Gráfica Panamericana, México, 1949. (Clássico, mui importante)

69 MÁIZ, Ramón, O Rexionalismo galego: organización e ideoloxía (1886-1907), Eds do Castro. Publicações do SEG,

Sada-A Coruña, 1984. MÁRTINEZ BARRIOS, Diego, Memorias, Planeta: Barcelona, 1983, p.15-17. CUADERNOS DE HISTORIA, Brocar, 17: Monográfico sobre la masonería, Colegio universitario de La Rioja,

Logroño, 1991. MORALES RUIZ, Juan José, La publicación de la Ley de represión de la masonería en la prensa de la España de

postguerra (1940). Prólogo de José Antonio Ferrer Benimeli, Institución Fernando el Católico, Zaragoza, 1992. (Bibliografía: p. 311-328)

NÚÑEZ SEIXAS, Xosé Manuel, Emigrantes, caciques e indianos. O influxo sociopolítico da emigración trasoceánica en Galicia (1900-1930), Xerais/Universitaria, Vigo, 1998.

Perales, Manuel, Cuadernos de masonería, Asociación Amigos de Giner de los Ríos, Alicante, 1985. (Cuadernos de masonería ; 1)

POBLET, Josep Maria, El moviment autonomista a Catalunya dels anys 1918-1919, Llibre de butxaca 17, Pòrtic, 1970.

PUGA y PARGA, Manuel (Picadillo), Mi historia política, Tipografía Obrera Coruñesa, 1917, pp. 137-138. QUIROGA RÍOS, Domingo, Contra los nuevos oligarcas. Quien es y adonde va Santiago Casares (Segunda edición)

Notas para la biografía de un político republicano, Imp. Moret, Coruña, 1932. REIG, Ramiro, “El Republicanismo popular”, Ayer, 39, Madrid: Asociación de Historia Contemporánea-

Marcial Pons, 2000, pp. 83-102. RIQUER i PERMAYER, Borja de, El Nacionalismo Español Contemporáneo, Centro de Estudios

Constitucionales, Cuadernos y Debates, Serie Minor, 7, Madrid, 1996. ROVIRA Y VIRGILI, A. (Dir.), Anuari de Catalunya 1917. Crónica de la vida polítia, literaria, tratral..., Barcelona:

Minerva, 1918. SAMPEDRO RAMO, Vicent, La maçoneria valenciana i les logies accidentals durant la guerra civil, . Valencia: Consell

Valencià de Cultura/Serie Minor, nº 45, 1997. SERRANO, Carlos, “Diversités régionales et régionalismes péninsulaires face à la guerre de Cuba (1895-

1898), em DUMAS, Claude (coord), Nationalisme et littérature en Espagne et en amérique Latine au XIXe siècle, Université Lille III, Travaux et Recherches Diffusion P.U.L., 1982, pp.99-120.

SERRANO, Carlos, El nacimiento de Carmen. Símbolos, mitos y nación, Taurus, Madrid, 1999. SERRANO, Carlos, Le tour du people. Crise nationale, mouvements populaires et populisme en Espagne (1890-1910),

Bibliotheque de la Casa de Velázquez, 2, Madrid, 1987. SIXIREI, Carlos, Alfredo Somoza. Encadramento histórico dunha figura esquecida do galeguismo, Ediciós do Castro/

Documentos 37, Sada, A Coruña, 1987. TENREIRO, Laureano, Contra el Regionalismo, s.i, La Coruña, 1894. (Importante, dá conta dos sucessos de

1893). TERMES, Josep, De la Revolució de Setembre a la fi de la Guerra Civil, 1868-1939, em VILAR, Pierre (dir.), Història

de Catalunya, Vol. VI, edicions 62, Barcelona 1987. TILLY, Charles, From Mobilization to Revolution, Addison-Wesley, Reading (Mass.), 1978. TILLY, Charles, Las revoluciones europeas, 1492-1992, Crítica/ La Construcción de Europa, Grijalbo Mondadori,

Barcelona, 1993. TURRIÓN GARCÍA, María José, “La Biblioteca de la sección Guerra civil del archivo histórico nacional”,

ANABAD: Boletín XLVII (997), 2, abril-junio. TUSQUETS, J., La Fracmasonería, crimen de lesa Patria : Conferencia pronunciada en Burgos en el Teatro principal, el día

1º de Noviembre de 1936, Burgos : Ediciones antisectarias, 1936. VALÍN FERNÁNDEZ, Alberto, Laicismo, educación y represión en la España del Siglo XX, Sada-A Coruña:

Ediciós do Castro, 1993. VALÍN FERNÁNDEZ, Alberto, La masonería y La Coruña. Introducción a la historia de la masonería gallega, Vigo:

Xerais, 1984. VALÍN FERNÁNDEZ, Alberto, “La Galicia francmasónica, entre el mar y el agro”, em Cuadernos de

investigación histórica BROCAR, nº17, diciembre 1991, p. 85-90. VALÍN FERNÁNDEZ, Alberto, “Masonería, clero y enseñanza en la Galicia contemporánea”, em FERRER

BENIMELLI, J.A. (coord.), La masonería en la España del siglo XIX, Vol I. Valladolid : Junta de Castilla y León, 1987, p. 311 329.

VILAVEDRA, Dolores, Historia da literatura galega, Galaxia/Manuais, 2, Vigo, 1999.

70 VILLAR PONTE, Antonio, Nacionalismo Gallego, Nuestra Afirmación Regional, Imp. de La Voz de Galicia, La

Coruña, 1916 (2ª ed). Publicações Periódicas e materiais especiais. Ahora diario gáfico, Madrid, 1936, Per 116/1-3. Armas y Letras. Portavoz de las Milicias de la Cultura. Ministerio de Instrucción Pública y Sanidad, Valencia; Barcelona, 1937: nº1-5 ; 1938: nº 5,6, Rev 146/1 El arte del libro : Boletín de El Arte del libro Sociedad de Obreros encuadernadores de Madrid. UGT-FGE, Madrid, Mensual, 1934: Feb; Mai; Agost ; 1935: Nov, rev. 37/6 ASO. Agrupación de Abogados defensores de los encartados de los sucesos de Octubre. Boletín anual, 1936, B. 22/10 Boletín de la Gran Logia Regional Galaica, Santiago de Compostela: 1-11-1889, 1-9-1890; 1-11-1890. Boletín oficial de la asociación del Impresores de Madrid, 1927: nº101 ; 1937: nº2, B- 54/11 Mf/R-135 Boletim oficial do Gran Oriente Lusitano, 1860-1930 VV, p. 323, Boletín FUE, 1937, p. 325, Boletín de la Sociedad de Obreros encuadernadores de Madrid, 1920-1924, B- 71 Conferencia Internacional del trabajo. Extracto Taquigráfico, Ginebra, 1925 : nº 6,7,8, 21, B/25-2 Gaceta Oficial del Gran Oriente Ibérico, 20-4-1896 Galicia libre. CNT FAI. Organo de la Federación de agrupaciones de Gallegos Libertarios de Madrid, Madrid, 1937: 1-12 (falta 5) ; 1938: 13-37 (falta 21, 27-34), Contém ilustrações de Castelao (Galiza Mártir e Atila en Galiza), Per 93; MF/R-278, Muitos dados sobre evadidos e a repressão. La ilustración republicana Federal, Madrid: Semanal, 1871: 1-26, rev 214 El kardeciano: Revista espirita ferrolana, Ferrol:, M-41 Reglamento del grupo espirita cardeciano "Amor y Caridad" Ferrol: Imp. La Artística [1935] 626-a-17 El Miliciano gallego: Órgano de las milicias populares gallegas, 1936 (8); 1937 (17-20), Per 148, MFR 2498

Nosotros: Órgano de la Casa de la Cultura y asistencia social. Director Gerardo Álvarez Gallego, 1938: (9,10,11), Rev-109/5, 10 & 11 Portadas de Castelao; 9, 10 e 11 (artigos de Castelao), No número 9 há um artigo com dados biográficos que foi recortado. Nova Cultura., 1937, Rev 9/22, Nova Galiza, 1938 (n 14), rev 24/27, Nueva Galicia, 1937-1938 (faltam bastantes), Per 99 El socialista gallego: Órgano de la Agrupación Socialista de Refugiados Gallegos, Barcelona: Quinzenal, 1938 ( 4,5,6), Per 150, MFR 2499,

Voltaire, Ferrol:, 1892 (1-4), m 44 março, 1892; abril 1892. Outros: Sección especial. Masonería. Fichero de Logias y asuntos: Tomo I (A-I), Salamanca: Ministerio de Cultura. AHN.SGC,

[s.d.] 28E Sección especial. Masonería. Fichero de Logias y asuntos: Tomo II (J-Z), Salamanca: Ministerio de Cultura. AHN.SGC,

[s.d.] 29E Índice de Asuntos de la Sección Especial. Inventario Completo Salamanca: 1969 27E Mecanoscrito Relación de expedientes personales masónicos. A-Z Salamanca: Ministerio de Cultura. AHN.SGC, [s.d.] 1E-26E Mecanoscrito