CLIPPING 08/09/2014 - Polícia Civil do Amazonas

62
CLIPPING 08/09/2014 Polícia Civil do Estado do Amazonas Av. Pedro Teixeira, 180 - Planalto Fone: (92) 3214-2250 Manaus-AM - CEP 69040-000

Transcript of CLIPPING 08/09/2014 - Polícia Civil do Amazonas

CLIPPING 08/09/2014

Polícia Civil

do Estado do Amazonas

Av. Pedro Teixeira, 180 - Planalto

Fone: (92) 3214-2250

Manaus-AM - CEP 69040-000

2

Relatório do Clipping

Sites Pág. A Crítica 6-7 D24 Am 8-26 Portal do flagrante 27-30 Rede Tiradentes 31-32 Blog do Pávulo 33-34 Em Tempo 35-40 Radar amazônico 41-42 Portal do Holanda 43-45 G1 Amazonas 46-53 Portal do Zacarias 54-56 Blog da Floresta 57-58 Amazonas Fm 59-61

Jornal Impresso

A Crítica Impresso 62-63 Diário do Amazonas Impresso 64-65

3

A crítica – 08 de Setembro de 2014.

Motorista embriagado invade parada de ônibus na avenida Darcy Vargas e fere três pessoas O acidente ocorreu, por volta de 7h, em frente à Escola Superior de Tecnologia

da Universidade do Estado do Amazonas (EST-UEA) e vitimou Rosilete

Rodrigues de Castro, 54, Rosilda Lima Nogueira, 37 e Gabriel dos Santos, 19 Manaus (AM), 07 de Setembro de 2014

PERLA SOARES

Acidente ocorreu na manhã deste domingo (7) (J. Renato Queiroz)

Na manhã deste domingo de Independência (7), um carro Strada de cor prata, e

placas NON-6546, invadiu uma parada de ônibus e atingiu três pessoas, na

Avenida Darcy Vargas, Zona Centro-Sul. De acordo com a Polícia Civil, o

motorista estava alcoolizado. Uma das vítimas, de 54 anos, corre o risco de

perder o braço.

O acidente ocorreu, por volta de 7h, em frente à Escola Superior de Tecnologia da

Universidade do Estado do Amazonas (EST-UEA) e vitimou Rosilete Rodrigues

de Castro, 54, Rosilda Lima Nogueira, 37 e Gabriel dos Santos, 19, que estavam

na parada de ônibus.

4

Rosilete ficou com o braço esquerdo preso entre a roda do veículo e as ferragens

do ponto de ônibus e, até a publicação desta matéria, seguia internada no

Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto, com risco de perder o braço. Rosilda

também continua nesse hospital, mas Gabriel já foi liberado.

O condutor do veículo, Raimundo João do Santos, 35, e o filho, que estava no

banco do passageiro, foram encaminhados ao parqueamento do Departamento

Estadual de Trânsito (Detran). Por estar alcoolizado, Raimundo foi preso e

deverá ser encaminhado à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à

disposição da Justiça.

5

D24 AM – 08 de Setembro de 2014.

Acidente de trânsito na Torquato Tapajós deixa

cinco pessoas feridas

O acidente, segundo Manaustrans, aconteceu por volta das 14h30 em um dos

retornos da avenida

domingo 7 de setembro de 2014 - 7:22 PM

Tiago Melo / [email protected]

O acidente no sentido Centro-Bairro da Avenida Torquato Tapajós deixou cinco pessoas feridas na tarde deste domingo.Foto: Tiago Melo Manaus – Cinco pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito entre um Celta, de cor prata e placa ANM-9741, e uma Kombi, de cor branca e placa JWX-1441, ocorrido na tarde deste domingo (7), no sentido Centro-Bairro da Avenida Torquato Tapajós, na zona norte de Manaus.

6

O acidente, segundo o agente Ronaldo Diniz do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), aconteceu por volta das 14h30 em um dos retornos da avenida.

O condutor do Celta, Louismar da Silva, de 67 anos, afirmou que o semáforo estava com problemas. Quatro das vítimas, duas mulheres e duas crianças, estavam no veículo.

“Fui fazer o retorno, quando a Kombi veio em alta velocidade na nossa direção. Tentei desviar, mas não deu tempo. Minha mulher bateu a cabeça, minha filha e meus dois netos ficaram feridos e foram todos pro João Lúcio”, disse o aposentando, que sofreu apenas alguns arranhões no corpo.

A quinta vítima, ainda não identificada, era uma das seis passageiras da Kombi e também foi levada ao HSP Dr. João Lúcio Pereira Machado.

“O sinal estava aberto pra mim, estava dirigindo normalmente quando o Celta fez o retorno, cruzou a minha frente e parou. Não deu tempo de frear”, contou o condutor da Kombi, que não quis se identificar.

De acordo com a empresária, e proprietária do veículo, Ione Rodrigues, de 43 anos, o condutor do Celta estava bêbado.

“A perícia veio aqui, mas nem fez o teste do bafômetro nele, que estava claramente alcoolizado, fedendo a cerveja. O problema no semáforo foi invenção dele pra se livrar”, acusou Ione, dona de uma locadora de veículos.

Segundo o técnico de semáforos do Manaustrans, Braga, o sinal apresentou, de fato, problemas técnicos.

“Eles estão com problemas na intensidade, a luz está tão fraquinha que quase não dá pra ver. Mas já estamos trabalhando na rede elétrica e o problema deve ser sanado em breve”, concluiu o técnico.

7

D24 AM – 08 de Setembro de 2014.

Quatro pessoas ficam gravemente feridas em

acidente na Avenida Max Teixeira

Uma das vítimas estava grávida e teve a clavícula fraturada durante o

acidente, segundo informações do Samu

domingo 7 de setembro de 2014 - 6:26 PM

Tiago Melo / [email protected]

O acidente ocorreu por volta das 15h.Foto: Tiago Melo Manaus – Quatro passageiros, que estavam em um Fiat Siena, de placa JWR-9715, ficaram gravemente feridos em um acidente de trânsito ocorrido na tarde deste domingo (7), na Avenida Max Teixeira, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus.

As vítimas, três mulheres e um homem, foram levadas para o Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado.

8

Até o momento, apenas duas foram identificadas: Alessandra Melo, de 19 anos, e Kelly Monteiro, de 26 anos. Uma das vítimas estava grávida e teve a clavícula fraturada durante o acidente, informou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o agente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), Ronaldo Diniz, o acidente ocorreu por volta das 15h.

“O condutor estava vindo no sentido centro-bairro da via, quando um segundo carro cortou a sua frente, ele tentou desviar e acabou perdendo o controle e acertando o muro de um terreno particular”, informou o agente.

Segundo informações de populares, o condutor do veículo, que não foi identificado, não sofreu nenhum ferimento e, após prestar socorro às vítimas e chamar o Samu, tirou a placa do veículo e a jogou fora.

“Ele saiu bonzinho do carro, sem nenhum machucado, e, no meio da confusão, tirou a placa do veículo, jogou ela num matagal próximo e foi embora”, contou José Marques, ressaltando que ouviu o barulho do acidente de dentro de sua casa, no Condomínio Vivendas da Cidade.

José afirmou também que o condutor do veículo não aparentava estar bêbado, mas que o mesmo dirigia em alta velocidade. O velocímetro do veículo marcava, após o acidente, a marca de 100 km/h.

9

D24 AM – 08 de Setembro de 2014.

Pai e filho são suspeitos de atropelar três pessoas

em parada de ônibus

O acidente aconteceu em frente da Escola Superior de Tecnologia (EST) da

Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Avenida Darcy Vargas

domingo 7 de setembro de 2014 - 5:34 PM

Jucélio Paiva / [email protected]

Segundo a polícia, a dupla perdeu o controle do veículo na Avenida Darcy Vargas.Foto: Jucélio Paiva Manaus – Embriagados, Raimundo João dos Santos, 35, foi preso, e o filho dele de 16 anos, apreendido, na manhã deste domingo (7), suspeitos de atropelar três pessoas, em uma parada de ônibus, em frente da Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na Avenida Darcy Vargas, bairro Parque Dez, zona centro-sul. As informações são do cabo Graciliano Pires, da 11ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

10

Uma das vítimas, identificada como Risoleta Rode de Castro, 54, teve uma fratura grave no braço esquerdo, passou por cirurgia no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, zona centro-sul, e o estado de saúde dela é considerado estável.

As outras duas vítimas foram identificadas como Gabriel dos Santos Trindade, 19, e Rosilda Lima Nogueira, 37. Ambos tiveram ferimentos leves pelo corpo e, após receber atendimento médico, receberam alta.

A parada de ônibus ficou completamente destruída com a batida do veículo modelo Strada, de placa NON-6546, que era conduzido por Raimundo, segundo a polícia.

De acordo com o cabo Graciliano, pai e filho trafegavam em alta velocidade pela Avenida Darcy Vargas, e Raimundo perdeu o controle do veículo, ao tentar fazer uma curva, embaixo de uma passarela, na frente da UEA.

“A viatura vinha atrás do veículo dos suspeitos, quando percebemos que eles perderam o controle do carro e colidiram na parada de ônibus atropelando as três pessoas”, disse.

Raimundo e o filho foram levados ao 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), para prestar depoimento sobre o crime.

Na Delegacia, Raimundo foi autuado pelo crime de embriaguez ao volante e lesão corporal dolos e, em seguida, encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, Centro.

11

D24 AM – 08 de Setembro de 2014.

Homem é atropelado na estrada de Novo Airão

A Polícia Civil de Manacupuru abriu um inquérito para investigar o caso

domingo 7 de setembro de 2014 - 4:54 PM

Da Redação / [email protected]

Manaus – A Polícia Civil de Manacupuru (a 68 quilômetros de Manaus) abriu um inquérito para investigar o atropelamento que vitimou José Soares da Silva. Ele foi encontrado morto na estrada da cidade de Novo Airão, no sábado (6). As informações são da assessoria de imprensa da Polícia Civil.

O corpo foi removido na manhã de hoje, de Manacapuru para o Instituto Médico Legal (IML), em Manaus.

12

D24 AM – 08 de Setembro de 2014.

Adolescente leva tiro ao tentar roubar pedestres em

frente à ALE

O homem que efetuou o disparo não foi identificado pela polícia

domingo 7 de setembro de 2014 - 4:36 PM

Da Redação / [email protected]

Um comparsa do adolescente, que não teve a idade revelada, foi apreendido no local.Foto: Acervo DA Manaus – Após tentar roubar pedestres em frente à Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, na noite de sábado (6), um adolescente de 15 anos levou um tiro nas costas e permanece internado no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, também na zona centro-sul.

Um comparsa do adolescente, que não teve a idade revelada, foi apreendido. O homem que efetuou o disparo não foi identificado pela polícia até a publicação desta matéria.

As informações são do livro de registros de ocorrências dos policiais militares do hospital 28 de Agosto.

13

D24 AM – 08 de Setembro de 2014.

Criança encontra corpo dentro de bueiro em Flores

Segundo informações da polícia, o homem foi morto com tiro de espingarda

domingo 7 de setembro de 2014 - 4:29 PM

Jucélio Paiva / [email protected]

Segundo os policiais da DEHS, o homem tinha entre 28 a 30 anos, 1,60 metro de altura e foi encontrado trajando uma camisa azul e uma bermuda cinza.Foto: Jucélio Paiva Manaus – Uma menina de 8 anos, encontrou, na manhã de hoje (7), o corpo de um homem, dentro de um bueiro, na Travessa Ocram, Conjunto Jardim Imperial, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. A informação é do cabo Antenor Gomes, da 12ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

Segundo policiais da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o homem foi morto com um tiro de espingarda, que atingiu o rosto e peito. De acordo com eles, foram encontrados oito estilhaços de chumbo no peito e mais cinco no rosto da vítima.

14

Conforme Gomes, a menina passava pelo local, quando avistou o corpo e comunicou ao pai, que acionou a polícia.

“Os moradores relataram que ouviram um disparo, às 6h, mas não viram nada. Por volta das 10h, a criança, que passava pelo local, encontrou o corpo dentro do bueiro”, disse.

Até a publicação desta matéria, o corpo da vítima permanecia sem identificação no Instituto Médico Legal (IML). A DEHS também não tinha informações sobre autoria e motivação para o crime.

Os moradores da rua onde o corpo do homem foi encontrado informaram que ele não era morador da área.

Segundo os policiais da DEHS, o homem tinha entre 28 a 30 anos, 1,60 metro de altura e foi encontrado trajando uma camisa azul e uma bermuda cinza.

15

D24 AM – 08 de Setembro de 2014.

Artesão estupra dona de casa, espanca e dá oito

facadas em jovem de 19 anos

Segundo a polícia, Guilherme Rager da Silva entrou nas casas com a intenção

de roubar os celulares das vítimas

domingo 7 de setembro de 2014 - 2:58 PM

Jucélio Paiva / [email protected]

Manaus – O artesão Guilherme Rager da Silva, 34, foi preso, na manhã de sábado (6), na zona leste, suspeito de invadir uma estância, estuprar uma dona de casa de 27 anos e, em seguida, invadir outra estância, espancar e dar oito facadas em uma jovem de 19 anos. A informação foi confirmada pelo soldado Felipe Carvalho, da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

O policial militar relatou que o suspeito entrou nas casas com a intenção de roubar os celulares das vítimas.

As estâncias onde ocorreram os crimes, ficam nas Ruas 8 e 10, do bairro Jorge Teixeira 4. A prisão do artesão ocorreu na Travessa Mamonas, no mesmo bairro, conforme o soldado.

Ainda de acordo com o policial, o suspeito, armado com uma faca, invadiu primeiro uma estância na Rua 10, para roubar a mulher de 27 anos. Como não conseguiu pegar nenhum objeto do local, ele acabou estuprando a dona de casa, que estava sozinha.

Em seguida, segundo o soldado, o artesão invadiu outra estância, na Rua 8, onde roubou o celular da jovem de 19 anos.

“O suspeito roubou o celular, mas a vítima gritou por socorro e ele efetuou oito facadas nela. Populares avisaram para uma guarnição que passava pelo local e foi feita a prisão do suspeito, ainda ensaguentado”, disse.

O soldado informou que a mulher esfaqueada permanecia internada, em estado grave, no Hospital e Pronto-Socorro Dr. Platão Aristóteles de Araújo, também na zona leste.Conforme a assessoria de imprensa da Polícia Civil (PC), o suspeito foi apresentado no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi autuado pelos crimes de estupro, tentativa de homicídio e roubo.

Ainda segundo a assessoria da PC, após prestar depoimento sobre os crimes, o artesão foi encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, Centro.

16

D24 AM – 08 de Setembro de 2014.

Casa abandonada traz frases de impacto nas

paredes e assusta moradores

Moradores denunciam que o local é ponto de encontro de usuários de drogas,

refúgio de ladrões e que lá ocorrem casos de estupros

domingo 7 de setembro de 2014 - 11:30 AM

Thiago Monteiro / [email protected]

Crimes Tráfico é a principal ocorrência da rua, diz delegado.Foto: Jair Araújo Manaus - “Não entre para não ser mais um a chorar”; “Não entre: perigo! Só tem jack” e “Proibido usar drogas, sujeito a espancamento”. Essas são algumas das frases de impacto encontradas no muro de uma casa abandonada há 40 anos, na Rua Careiro, no bairro São José 1, zona leste. Moradores denunciam que o local é ponto de encontro de usuários de drogas, refúgio de ladrões e que lá ocorrem casos de estupros frequentemente.

Segundo o morador do bairro e vizinho da casa, o industriário Pedro Almeida, 26, todos os dias, usuários de drogas vão ao local para consumir entorpecentes.

17

“Grande parte da fumaça desses usuários chega até a nossa casa. Já chegaram a invadir aqui. A polícia passava com bastante frequência, só que, de uns tempos para cá, o fluxo de viaturas diminuiu. As frases foram feitas pelo próprio dono do local, que não aparece há muito tempo no bairro”, disse.

Moradora da área há 22 anos, a dona de casa Ione Protázio, 32, afirma que o local serve como esconderijo de bandidos e ponto para garotas de programa da zona leste. “À noite, essa casa é usada por gente de todo tipo. Às vezes, a polícia entra, prende as pessoas, mas o pessoal sempre volta a fazer coisas erradas por aqui”, destacou.

A equipe de reportagem não conseguiu localizar o dono do imóvel que, segundo os moradores, é um advogado.

O auxiliar administrativo Wilder Luis, 34, morador da Rua Careiro, explicou que, há um mês, foi assaltado no local quando ia fazer compras em um mercadinho próximo. “Saí de casa e fui abordado por ladrões. Hoje em dia, só vou aos comércios de carro. Não dá para ficar andando aqui pelo bairro, senão somos roubados”, frisou.

O delegado Pablo Geovanni, do 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), que atende o bairro São José, informou que existe policiamento ostensivo no local, feito pela Polícia Militar. Segundo ele, o principal crime que ocorre nessa rua é o tráfico de drogas, mas ele afirma que não foi registrado nenhum estupro no imóvel abandonado.

“Desde que assumimos a delegacia, a quantidade de crimes aqui nessa área tem sido muito baixa. Nós conseguimos reduzir até o tráfico de drogas, com a prisão de traficantes através de mandados de prisão. Essas frases encontradas no local são até uma forma de protesto da população para inibir algum tipo de crime nesse local”, disse.

Segundo Geovanni, a população pode continuar denunciando o tráfico de drogas e roubos no local, pelos telefones 181 e 190.

18

D24 AM – 08 de Setembro de 2014.

Polícia diz que traficantes mapeiam droga no

Prosamim

Mapas desenhados nas paredes indicam a localização da ‘boca’

domingo 7 de setembro de 2014 - 10:30 AM

Carla Albuquerque / [email protected]

Um dos desenhos foi identificado pelos policiais, no último fim de semana, no Bloco 2 do Prosamim do Centro.Foto: Carla Albuquerque Manaus - Policiais militares da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) identificaram um novo método utilizado por traficantes que atuam na área do Parque Residencial Manaus (Prosamim), no Centro, para fazer a distribuição de drogas. De acordo com o soldado Luiz Ricardo, eles desenham nas paredes dos apartamentos uma espécie de mapa onde cada ‘aviãozinho’ pode encontrar a

19

droga na quantidade encomendada para vender. Um dos desenhos foi localizado, no último fim de semana, no Bloco 2 do residencial. Na imagem, feita a lápis, eles pontuam com um ‘x’ os locais onde a droga está localizada, incluindo contadores de energia e troncos de árvores. Ao redor do mapa, inserem figuras com armas. A ideia, segundo os policiais, é mostrar a localização dos entorpecentes e, ao mesmo tempo, deixar nítido que o local está sendo monitorado pelos traficantes. O soldado Luiz Ricardo lembrou que essa já é a terceira estratégia montada pelos traficantes para continuar a venda de drogas no local. De acordo com ele, há alguns meses, a polícia identificou que a distribuição estava sendo realizada na praça do conjunto, mas, depois da prisão de alguns suspeitos, a tática foi desmontada. Em seguida, de acordo com o soldado, a distribuição e venda da droga passou a ser feita em uma motocicleta. No entanto, com o trabalho ostensivo na área, outros supeitos foram presos e o método usado pelos traficantes foi, novamente, desarticulado. “Depois dessas prisões, a venda de entorpecentes e a permanência dos traficantes diminuiu aqui nesta área (Prosamim), mas agora eles voltaram com esse novo método”, destacou Luiz. No último fim de semana, Luiz, acompanhado do soldado Daniel Bruno, conseguiu, após uma denúncia, identificar os mapas. Baseado nos pontos demarcados no desenho, eles apreenderam cerca de três quilos de entorpecentes, entre maconha e pasta-base de cocaína. A droga estava escondida em três pontos, todos demarcados no mapa. Os policiais realizaram várias buscas, mas não conseguiram identificar o dono da droga. Investigações De acordo com os moradores da área, a incidência do tráfico de drogas ainda é grande no local, mas é possível perceber que a situação melhora logo após a intervenção das polícias Militar e Civil.

Uma moradora de 35 anos, que pediu para não ser identificada, disse que os traficantes atuam em pontos estratégicos e, mesmo com as prisões, não param de traficar.

O delegado George Gomes, da Delegacia Especializada em Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), informou que a Polícia Civil já realizou duas operações na área, o que resultou na prisão de alguns traficantes. No entanto, ele confirma que o local ainda é uma área de conflitos, mas garantiu que o trabalho de investigação continua.

20

D24 AM – 08 de Setembro de 2014.

Professores vítimas de violência preferem não

denunciar

As ameaças foram responsáveis por 115 casos, segundo dados da Secretaria

de Segurança Pública (SSP)

domingo 7 de setembro de 2014 - 10:00 AM

Annyelle Bezerra / [email protected]

Muitos professores da rede pública, estadual e municipal sofrem agressões física verbal e psicológica na sala de aula, pelos alunos, mas também pelos familiares dos estudantes.Foto: Felipe Araújo / AE Manaus - A cada caso de violência física, verbal ou psicológica contra um professor denunciado no Amazonas, em média cinco ficam ocultos, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam). De janeiro a junho deste ano, conforme estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), 200 boletins de ocorrência (BO) foram registrados por

21

professores, nas delegacias da capital. Os dados, de acordo com a SSP, não significam que as ocorrências foram registradas no âmbito escolar.

As ameaças foram responsáveis por 115 casos, seguidos pelas injúrias (75), desacatos (4), constrangimentos ilegais(3), assédios moral (2) e denunciações caluniosas (1).

De acordo com o presidente da entidade, Marcus Libório, nos últimos sete anos, cinco ocorrências do tipo chegaram ao conhecimento do Sinteam, quase uma por ano.

“Nosso setor jurídico tem conhecimento de cinco casos de violência contra docentes nos últimos sete anos, mas o ideal seria que as secretarias de Educação (Seduc e Semed) tivessem esses dados. O problema é que a própria escola incentiva o educador a não fazer a queixa para preservar o aluno”, afirmou.

De acordo com Libório, o sindicato planeja contratar uma empresa para fazer um levantamento de quantos profissionais da categoria sofreram este tipo de abuso, no Estado.

Representadas na maioria das vezes por ameaças verbais e depredação de veículos como forma de intimidação, a violência contra o professor, no Estado, segundo o presidente, pode partir desde uma repreensão ao aluno por uso indevido do celular em sala de aula até a aplicação de uma nota baixa ao estudante num teste.

Professora do projeto de aceleração do aprendizado, da Rede Municipal de Educação, Maria das Neves conta que, no ano passado, sentiu na pele o impacto da violência sofrida pelos docentes, em Manaus. Incumbida de visitar as casas dos alunos que apresentavam faltas injustificadas, a docente foi surpreendida por ameaças de agressão física, feitas pela mãe de um dos alunos.

“Cheguei na casa e descobri que a mulher era dona de uma boca de fumo. Irritada com a minha presença, ela ameaçou mandar pessoas me pegarem se eu voltasse. O caso foi reportado à coordenação do projeto e a orientação foi para eu não voltar mais lá”, contou, informando que desde janeiro deste ano as visitas não são mais realizadas por professores.

Desmotivada com a profissão, devido o ambiente hostil encontrado na escola em que trabalha, Neves afirma que teve uma colega de profissão obrigada a mudar de bairro, após sofrer ameaças de um pai de aluno. Em outro caso, desta vez em uma escola do bairro Santa Etelvina, zona norte, a professora conta que um grupo de alunos riscou os carros dos docentes com facas, levando uma das vítimas, grávida na época, a pedir demissão.

Também professor da Semed, Otávio Santos que em 2011 precisou ser transferido da Escola Municipal Antônia Alexandrina, na zona norte, para outro colégio, após ser ameaçado e ter o ônibus em que estava apedrejado por um aluno que tirou de sala de aula por indisciplina, afirma que mesmo tendo registrado um boletim de ocorrênica na delegacia, a própria direção da escola às vezes cria obstáculos para que o docente não dê andamento à denúncia.

22

“Fiz o registro na delegacia e quando recorri à secretaria da escola para pegar os dados do aluno, fui informado que a diretora da escola deu ordens para que eu não tivesse acesso aos dados do aluno. Após isso, fui a ao distrito da zona e ninguém deu bola para a situação”, afirmou, destacando que para não se prejudicado, acabou trocando de escola.

Com 12 mil professores na rede municipal e 40 mil servidores da Educação na rede estadual, o Amazonas, de acordo com Libório, apresenta a cada um professor que denuncia a ameaça, em média, quatro ou cinco, passando pelo mesmo problema, em silêncio.

Lotado na rede municipal de educação e também vítima de violência, quando atuava em sala de aula, Libório afirma que dependendo do nível de ensino, as agressões podem ser praticadas tanto pelos pais quanto pelos próprios alunos.

“Quando o professor é de nível Médio, a violência acontece mais por parte do aluno, mas há também casos em que membros da comunidade, especialmente nas escolas situadas em áreas vermelhas, ameaçam o docente”, disse.

Como exemplo, o presidente citou o caso de um professor, no bairro Mauazinho, que após montar um projeto voltado a retirar os jovens da vulnerabilidade, foi ameaçado e ‘convidado’ por um membro da comunidade envolvido com o tráfico de drogas a deixar o local.

“A ameaça veio através da orientação de que ele procurasse outra escola para desenvolver o projeto”, contou.

A falta de apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) aos professores ameaçados ou agredidos, conforme o presidente, é outro problema enfrentado pelos professores e que contribui para o subregistro de casos, no Amazonas.

“Quando fui ameaçado, não recebi apoio e tive meu caso tratado como algo isolado. Quando a escola transfere o caso para a coordenadoria, o professor as vezes sequer é ouvido para que sejam apurados os fatos, o que acaba contribuindo para que as secretarias não tenham estatísticas sobre esta prática”, afirmou.

Segundo o presidente do sindicato, sem uma política específica para combater o problema, a única medida adotada pelas secretarias é a transferência do professor para outra escola.

“O professor, quando transferido para uma unidade longe de casa, acaba sendo punido mais uma vez. E os demais alunos, que possuíam um vínculo com aquele educador, também”, disse.

Para o presidente, a Seduc e Semed não estão preparadas para lidar com os casos de violência contra os profissionais da categoria, uma vez que não conseguiram acompanhar a evolução sofrida pela geração atual de alunos.

“É preciso haver um trabalho integrado entre as secretarias de assistência social, segurança pública e de educação pública. A violência já ultrapassa os muros da escola e não dá para alegar que só porque algo aconteceu fora do colégio, não é de

23

responsabilidade da rede. Se o aluno está fardado, essa justificativa é inaceitável”, afirmou.

A queda no rendimento do professor dentro de sala de aula, em decorrência de quadros de depressão e da perda da autoestima, assim como do aprendizado dos alunos são alguns dos impactos trazidos pela violência sofrida pela classe, segundo Libório.

Em nota, a assessoria de comunicação da Semed informou ser importante que os professores que se sentirem constrangidos, ameaçados ou forem agredidos formalizem a denúncia. “Os servidores nessa situação devem procurar a Gerência de Desenvolvimento do Servidor e formalizar a queixa”, afirma a nota.

A gerência está localizada na sede da Semed, na Rua Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), Nº 2549, Parque Dez, zona centro-sul.

A secretaria disse ainda, “que não pode tomar nenhuma atitude não havendo denúncia formal”. Ouvidoria Para o ouvidor da Seduc, Ricardo Henrique Soares, que durante dez anos esteve à frente da diretoria do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre e da Escola Estadual Francisco Albuquerque, no Centro, não há incidência de casos de violência contra professores, no Estado.

“A incidência não é tanta porque os colegas mediam dentro da escola. Estamos com três meses de ouvidoria e registramos apenas um caso, referente a um aluno que se sentiu constrangido por um professor”, disse.

Ainda segundo Soares, anualmente, durante o início do ano letivo, a Seduc solicita as ocorrências registradas nas escolas e os casos mais graves são encaminhados aos distritos para que os pais sejam chamados para uma conversa.

Criada para receber denúncias relacionadas à rede, a ouvidoria, de acordo com o ouvidor, sempre que receber denúncias relativas à violência contra os professores, deverá solicitar da escola os documentos necessários para esclarecer o caso e mediar a situação, mostrando para o aluno que é preciso ter limites e ao professor que a juventude mudou.

Entre 2009 e 2012, quatro casos de agressão praticados contra professores foram veiculados na imprensa local, destas duas em 2012.

As agressões ocorreram na Escola Estadual Senador Cunha Melo, na zona oeste; na universidade Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam); na Escola Estadual Diana Pinheiro, zona sul; e na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

24

Portal do Flagrante – 08 de Setembro de 2014.

Acidente grave na Noel Nutels deixa quatro feridos. Veja vídeo

O condutor de um Siena, placas JWR-9715 perdeu o controle do veículo e chocou-se forte com o muro e uma árvore na lateral da Noel Nutels (Max Teixeira) na Cidade Nova. Quatro pessoas saíram gravemente feridas e foram socorridas pelo SAMU. Segundo testemunhas, o pneu da frente do veículo teria estourado, o que ocasionou a perda de controle. O condutor sofreu ferimentos graves e saiu desacordado para o pronto socorro 28 de agosto. Três mulheres que estavam com ele também foram levadas ao hospital. Não se sabe se o condutor estava embriagado. O veículo ficou com a frente totalmente destruída. Um congestionamento gigantesco formou-se no sentido centro-bairro. Veja fotos exclusivas.

27

Portal do Flagrante – 08 de Setembro de 2014.

Condutor dorme e atropela passageiros em ponto de ônibus

Um acidente grave deixou três pessoas feridas gravemente, na manhã deste domingo, dia 7, na avenida

Darcy Vargas. Uma Picape invadiu um ponto de ônibus e atingiu passageiros que esperavam o ônibus. O

motorista, segundo a polícia, estava visivelmente embriagado e foi preso. A Strada foi apreendida e o

condutor que não teve o nome divulgado foi levado a uma delegacia para ser autuado. O caso mais

grave é da vítima de 54 anos que sofreu ferimentos graves no braço e está internada em estado grave.

As outras duas vítimas foi uma mulher de 34 e um adolescente de 19 anos.

28

Blog Tiradentes – 08 de Setembro de 2014.

Vítima de atropelamento na Darcy Vargas corre o risco de perder parte do braço Portal da Rede Tiradentes

Uma senhora de 54 anos corre o risco de perder o braço, após ser atropelada na manhã deste domingo, numa parada de ônibus, localizada em frente à Escola Superior de Tecnologia (EST), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na Avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus. A vítima, ficou com o braço esquerdo preso entre a roda do veículo e as ferragens do ponto de ônibus,

De acordo com a polícia Civil, o condutor do veículo que causou o acidente estaria alcoolizado. Além da mulher, outras duas pessoas também foram atingidas, mas não correm risco de morte.

Segundo a polícia, um veículo modelo Strada, de cor prata, invadiu um ponto de ônibus, atropelando duas mulheres de 54 e 37 anos e um homem de 19 anos.

As três vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros, e encaminhadas ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, localizado na zona Centro-Sul da capital.

A vítima ferida gravemente segue internada com risco de perder o braço. Outra mulher, de 37 anos, também continua na unidade, em observação. O jovem de 19 anos já foi liberado e prestará depoimento.

Segundo a Polícia Civil, o motorista estava alcoolizado e dormiu ao volante. Ele foi detido, prestou depoimento e ficará à disposição da Justiça

29

Blog Tiradentes – 08 de Setembro de 2014.

Operação conjunta das polícias Civil e Militar desarticula quadriha especializada em roubos de carros e motos, em Lábrea Portal da Rede Tiradentes

Em uma operação conjunta, denominada “Onça”, que começou nesta sexta-feira (5), as Polícias Civil e Militar do Amazonas desarticularam uma quadrilha que atuava no roubo de carros e motos, no município de Lábrea, a 701 quilômetros de Manaus. Dois carros e quatro motos roubadas Foram recuperados. As informações são da Polícia Militar de Lábrea.

Até o momento, penas um integrante da quadrilha foi preso. Rahesllem dos Santos Alves, de 24 anos é suspeito de chefiar a organização criminosa.

De acordo com o comandante da 4ª Companhia de Polícia Militar Interativa de Lábrea, Tenente Laurênio, a operação continua neste sábado (06).

A polícia de Lábrea faz buscas na sede e zona rural do município, na busca por outros integrante da quadrilha.

30

Blog do Pávulo – 08 de Setembro de 2014.

Vítima de atropelamento na Darcy Vargas corre o risco de perder

parte do braço

AMAZONAS

A+A-

Uma senhora de 54 anos corre o risco de

perder o braço, após ser atropelada na manhã deste domingo, numa parada de ônibus,

localizada em frente à Escola Superior de Tecnologia (EST), da Universidade do Estado do

Amazonas (UEA), localizada na Avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, zona Centro-Sul de

Manaus. A vítima, ficou com o braço esquerdo preso entre a roda do veículo e as ferragens

do ponto de ônibus,

De acordo com a polícia Civil, o condutor do veículo que causou o acidente estaria

alcoolizado. Além da mulher, outras duas pessoas também foram atingidas, mas não

correm risco de morte.

Segundo a polícia, um veículo modelo Strada, de cor prata, invadiu um ponto de ônibus,

atropelando duas mulheres de 54 e 37 anos e um homem de 19 anos.

As três vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e

Corpo de Bombeiros, e encaminhadas ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto,

localizado na zona Centro-Sul da capital.

A vítima ferida gravemente segue internada com risco de perder o braço. Outra mulher, de

37 anos, também continua na unidade, em observação. O jovem de 19 anos já foi liberado

e prestará depoimento.

Segundo a Polícia Civil, o motorista estava alcoolizado e dormiu ao volante. Ele foi detido,

prestou depoimento e ficará à disposição da Justiça.

31

Blog do Pávulo – 08 de Setembro de 2014.

Acidente na Av. Max Texeira deixa pessoas feridas

AMAZONAS

A+A-

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após sofrerem um acidente de trânsito no fim da tarde deste domingo (7).

A colisão ocorreu por volta de 17h, na avenida Max Teixeira, Cidade Nova, Zona Norte da capital, quando um casal

e mais três pessoas voltavam de um balneário

O motorista embriagado, dormiu ao volante, atravessou um canteiro central na via e acabou colidindo

contra uma árvore.

32

Em Tempo – 08 de Setembro de 2014.

Família fica ferida após colisão de veículo contra

árvore, no Cidade Nova set 07, 2014 Destaques, Dia a dia

O acidente ocorreu no fim da tarde deste domingo – foto: leitor EM TEMPO Online

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após sofrerem um acidente de trânsito no

fim da tarde deste domingo (7). A colisão ocorreu por volta de 17h, na avenida Max

Teixeira, Cidade Nova, Zona Norte da capital, quando um casal e mais três pessoas

voltavam de um balneário.

De acordo com uma leitora do EM TEMPO Online que presenciou o acidente, o

motorista embriagado, dormiu ao volante, atravessou um canteiro central na via e

acabou colidindo contra uma árvore.

33

O veículo colidiu contra uma árvore – foto: leitor EM TEMPO Online

As vítimas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel e Encaminhadas e

encaminhadas a uma unidade de saúde próxima. As outras três pessoas que

ocupavam o banco traseiro apresentam quadro estável.

De acordo com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de

Manaus (Manaustrans) o acidente causou retenção na via.

Por equipe EM TEMPO Online

34

Em Tempo – 08 de Setembro de 2014.

Corpo de homem é encontrado dentro de bueiro

na Zona Centro -Sul, com pelo menos 11 tiros set 07, 2014 Destaques, Dia a dia

De acordo com a 12ª Cicom, moradores comunicaram o fato à polícia – foto: Conceição

Melquíades

O corpo de um homem, até o momento não identificado, foi encontrado na manhã

deste domingo (7), por volta das 8h30, na travessa Ocram, antiga rua Y, conjunto

Jardim Imperial, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.

A vítima, aparentando ter entre 28 e 30 anos, foi alvejada com pelo menos 11 tiros.

Crianças brincavam na rua quando avistaram o corpo dentro de um bueiro.

De acordo com o cabo da 12ª Companhia Iterativa Comunitária (Cicom), Antenor

Gomes, moradores comunicaram o fato à polícia, que foi até o local averiguar. O Corpo

de Bombeiros foi acionado para fazer a retirada do corpo.

35

De acordo com o perito, o homem levou vários tiros pelo rosto, peito e pescoço. Os

disparos foram feitos por uma espingarda caseira, que espalhou estilhaços por todo o

rosto da vítima.

Um morador, que não quis se identificar, disse que ouviu o barulho de três tiros por

volta das 6h, porém não viu nada. Outra moradora disse ter visto um carro, de cor

prata, parado na rua.Delegacia Especializada em Homicídio e Sequestros (DEHS) vai

investigar o caso. Por Equipe EM TEMPO Online

36

Em Tempo – 08 de Setembro de 2014.

Acidente: carro em alta velocidade atropela três

pessoas em parada de ônibus, na Darcy Vargas set 07, 2014 Destaques, Dia a dia

O acidente aconteceu poucos antes das 7h. Três pessoas ficaram feridas – foto: divulgação/Corpo

de Bombeiros

Duas mulheres e um rapaz ficaram feridos na manhã deste domingo (7), após serem

atropelados por um carro em alta velocidade, enquanto estavam em uma parada de

ônibus em frente à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Darcy

Vargas, Zona Centro-Sul de Manaus.

O acidente aconteceu poucos antes das 7h, quando o condutor do veículo, identificado

apenas como Raimundo João, 35, perdeu o controle da direção e subiu com a picape

Strada de cor prata, placa NON-6546, em cima da calçada, atingindo as vítimas.

O trânsito ficou complicado no local e agente dos do Instituto Municipal de Engenharia

e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) foram acionados para controlar o tráfego.

De acordo com a equipe do Corpo de Bombeiros que atendeu a ocorrência, uma das

vítimas ficou com o braço esquerdo preso entre a roda e as ferragens da parada.

Todos foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao

Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, em Adrianópolis.

37

A assessoria de imprensa da unidade hospitalar informou que Risoleta Rode Castro,

54, teve uma fratura no antebraço esquerdo e vai passar por uma cirurgia. Rosilda

Lima Nogueira, 37, teve uma fratura na coxa esquerda e Gabriel dos Santos Trindade,

19, uma lesão no pé esquerdo. Eles já foram atendidos e estão em observação.

Todos tem quadro de saúde estável e não correm risco de morte.

Conforme a Polícia Civil, o motorista estava alcoolizado. O teste do bafômetro acusou

0,73mg/l de álcool, índice acima do permitido pela legislação.

Ele vai responder por embriaguez ao volante e lesão corporal dolosa, devendo ficar

preso. A previsão é que seja encaminhado ainda hoje à Cadeia Pública

Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

Por Yndira Assayag (EM TEMPO Online)

38

Radar Amazônico – 08 de Setembro de 2014.

Uma semana em que a violência atingiu o limite do insuportável

no Amazonas

Publicado em CIDADES, DESTAQUES com NENHUM COMENTÁRIO

De repente, as estatísticas de queda da violência divulgadas rotineiramente pela Secretaria de

Segurança do Estado (SSP/AM) pararam de ser alardeadas pelos comandantes da polícia do

Estado. Também já não dava mais pra ficar falando de diminuição dos índices de criminalidade,

numa semana em casos de violência deixaram bem visível a fragilidade do sistema de segurança

pública.

Na segunda-feira, a violência explodiu no interior do estado. Em Apuí, quatro homens fortemente

armados assaltaram uma agência do Bradesco, levando quatrocentos mil reais em dinheiro. Na

fuga, os criminosos levaram vinte reféns na carroceria de uma picape. Todos foram liberados

momentos mais tarde, mas, até agora, a polícia não tem pistas dos assaltantes.

Ainda na segunda-feira, uma rebelião no presídio de Parintins acabou com o saldo de um morto

decapitado. Com o presídio destruído, os 155 detentos ficaram alojados em uma escola de

Parintins, o que gerou revolta na população local, que exigiu a transferência de todos os presos.

Na terça-feira, o segurança do deputado Chico Preto, o sargento PM José Claudio Marques da

Silva, o Cajú, foi friamente assassinado durante assalto em frente à sede do PMN. Dois homens em

uma motocicleta praticaram o latrocínio. A ação foi toda filmada por câmeras de segurança e logo

ganhou as redes sociais e telejornais locais. As fortes imagens do crime deixaram a população

estarrecida pela ousadia dos bandidos e amedrontada com a onda de violência que toma o

Amazonas.

39

Sob a justificativa de conter a ação desenfreada dos criminosos, na quarta-feira, o governador José

Melo fez mudanças no comando-geral da Polícia Militar, substituindo o coronel Almir David pelo

coronel Eliézio Almeida. Para subcomandante-geral, foi nomeado o coronel Aroldo Ribeiro, que é

réu no processo do Caso Fred.Nos corredores do comando da PM se fala que o motivo do

governador ter feito mudanças no comando nada tem a ver com preocupação com o aumento da

violência, mas sim em manter o controle nos quartéis para não insatisfazer muitos dos seus cabos

eleitorais que estão dentro da corporação.

A mudança causou tanta revolta na tropa que vários oficiais entregaram seus comandos, enquanto

outros foram exonerados por demonstrarem seu descontentamento. Há o indicativo de que outros

oficiais deverão entregar seus comandos nos próximos dias.

Na tarde de quarta-feira, quatro oficiais ex-comandantes de tropas anunciaram dar uma entrevista

coletiva à imprensa local para falar da situação caótica nos comandos da PM, irregularidades,

ilegalidades e ações equivocadas do comando-geral que estão fazendo os índices da violência no

Amazonas dispararem.

No dia seguinte, os quatro oficiais (o major Wilmar Tabaiares, ex-comandante do Batalhão

Ambiental, o major Herlon Gomes, ex-comandante 24ª CICOM, o major Juan Pablo Morrilas, ex-

comandante da 1ª CICOM, e o tenente-coronel Fabiano Bó (ex-comandante da Companhia de

Policiamento Especializado) cancelaram o encontro com os jornalistas porque tiveram a informação

que o Comando-Geral estava preparado para prender todos os insatisfeitos da corporação que

participassem da entrevista coletiva.

Até o momento, nem o novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Eliézio Almeida, nem o

secretário de Estado de Segurança, coronel Paulo Roberto Vital, e nem o governador do Estado,

José Melo, se pronunciaram sobre o aumento nos índices de violência no Amazonas.

40

Portal do Holanda – 08 de Setembro de 2014.

41

Portal do Holanda – 08 de Setembro de 2014.

42

Portal do Holanda – 08 de Setembro de 2014.

43

G1 Amazonas – 08 de Setembro de 2014.

Duas pessoas ficam feridas em colisão na

Torquato Tapajós, no AM Kombi chocou-se com Celta que tentava fazer o retorno.

Duas pessoas feridas foram encaminhadas ao HPS João Lúcio. Do G1 AM

Colisão entre Celta e Kombi deixa duas pessoas feridas (Foto: Indiara Bessa/ G1 AM)

Um acidente na Avenida Torquato Tapajós, na Zona Norte de Manaus, deixou duas pessoas feridas na

tarde deste domingo (7). Uma Kombi, que estava no sentido bairro-centro, colidiu com um veículo modelo

Celta, que fazia o retorno na via. Segundo condutores dos veículos, os passageiros foram socorridos pelo

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhados ao Hospital e Pronto-Socorro João

Lúcio, localizado na Zona Leste.

O aposentado Orismar Rodrigues da Silva, de 67 anos, diz que o semáforo estava aberto quando

atravessou e chocou-se com a Kombi. Ele e mais quatro pessoas estavam no carro no momento do

44

acidente, dentre elas duas crianças, uma de sete anos e uma de nove meses. O aposentado afirma que as

crianças não sofreram ferimento, mas que não estavam usando a cadeirinha para crianças, de uso

obrigatório até os sete anos e meio de idade.

Marilene Borges Lima, de 55 anos, esposa do condutor do Celta, estava no banco carona e sofreu

ferimentos no momento da colisão. Ela foi atendida pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu).

O motorista da Kombi, Leandro da Silva, de 22 anos, afirma que seis pessoas estavam no veículo, mas que

apenas uma pessoa ficou ferida e precisou ser encaminhada ao hospital. Leandro disse também que o sinal

estava aberto para ele, e que Orismar avançou o semáforo.

O G1 não teve acesso aos estados de saúde dos feridos. O trânsito no local ficou congestionado. Agentes

do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) foram acionado

para controlar a passagem de veículos e apurar o caso.

45

G1 Amazonas – 08 de Setembro de 2014.

Vítimas de atropelamento em ponto de

ônibus têm quadro estável, no AM Motorista estava alcoolizado e dormiu ao volante; Filho estava no carro.

Vítimas foram encaminhadas ao HPS 28 de Agosto e passam bem. Do G1 AM

Corpo de Bombeiros e Samu socorreram vítima (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

É estável o quadro de saúde de duas pessoas que ficaram feridas após serem atropeladas em um ponto

de ônibus, na manhã deste domingo (7), em Manaus. A informação foi confirmada pela assessoria do

Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, nesta tarde. Um jovem de 19 anos, que teve ferimentos

leves, já foi liberado. O condutor suspeito de causar a colisão está detido.

O acidente ocorreu na Avenida Darcy Vargas, Zona Centro-Sul de Manaus. O condutor de um veículo

modelo Strada, de 35 anos, invadiu o ponto de ônibus por volta das 7h. Segundo a Polícia Civil, o

motorista estava alcoolizado e dormiu ao volante.

As três pessoas atingidas pelo veículo foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

(Samu) e Corpo de Bombeiros, e encaminhadas ao hospital. Uma mulher de 54 anos teve o braço preso

46

entre a roda do carro e as ferragens do ponto de ônibus, e fraturou o antebraço esquerdo. Segundo a

assessoria do hospital, ela passou por um procedimento cirúrgico e seu quadro de saúde é estável.

Outra vítima, de 34 anos, sofreu fratura na perna esquerda, mas não precisou passar por procedimentos

cirúrgicos e tem quadro estável. O jovem de 19 anos sofreu ferimentos leves. Ele já prestou esclarecimento

ao 22º Distrito Integrado de Polícia.

Segundo a polícia, o motorista foi indiciado por embriaguez ao volante e lesão corporal dolosa. O suspeito

será encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.

Ponto de ônibus ficou destruído após acidente (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

47

G1 Amazonas – 08 de Setembro de 2014.

Corpo de homem é encontrado em

bueiro no bairro Flores, em Manaus Moradores ouviram barulho de tiros na rua e encontraram corpo no bueiro.

Vítima não foi reconhecida; perícia estima que ele tenha entre 28 e 30 anos. Diego ToledanoDo G1 AM

Corpo da vítima

estava dentro de bueiro, no bairro Flores (Foto: Diego Toledano/G1 AM)

O corpo de um homem foi encontrado, na manhã deste domingo (7), em um bueiro do Conjunto Jardim

Imperial, Flores, Zona Centro-Oeste de Manaus. De acordo com a polícia, ele foi morto a tiros e ainda não

foi identificado.

Moradores relataram à polícia que ouviram, por volta de 7h, barulho de tiros na rua. Ao saírem para ver o

que estava acontecendo, encontraram o corpo do homem dentro de um bueiro. A perícia estima que a

vítima tenha entre 28 e 30 anos.

Ainda segundo a polícia, moradores relataram que não conhecem a vítima, o que pode indicar que ela não

morava na área do crime. O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o corpo do local. Após o

procedimento, ele deverá seguir para o Instituto Médico Legal (IML), na Zona Norte. O crime será

investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

48

G1 Amazonas – 08 de Setembro de 2014.

Motorista alcoolizado invade ponto de

ônibus e atropela 3 no AM, diz polícia Uma das vítimas corre risco de perder braço; homem afirma que dormiu.

Condutor foi preso por embriaguez ao volante e lesão corporal dolosa. Adneison SeverianoDo G1 AM

Corpo de Bombeiros e Samu socorreram vítima (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

Um veículo invadiu uma parada de ônibus e atingiu três pessoas, na manhã deste domingo (7), na Avenida

Darcy Vargas, Zona Centro-Sul de Manaus. De acordo com a Polícia Civil, o motorista estava alcoolizado

e deverá permanecer preso. Uma das vítimas, de 54 anos, corre o risco de perder o braço.

O acidente ocorreu, por volta de 7h, em frente à Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do

Estado do Amazonas (UEA). Segundo a polícia, um veículo modelo Strada, de cor prata, invadiu um

ponto de ônibus, atropelando duas mulheres de 54 e 37 anos e um homem de 19 anos.

49

As três vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de

Bombeiros, e encaminhadas ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, localizado na Zona

Centro-Sul da capital.

Uma senhora de 54 anos ficou com o braço esquerdo preso entre a roda do veículo e as ferragens do ponto

de ônibus, e segue internada com risco de perder o braço. Outra mulher, de 37 anos, também continua na

unidade, em observação. O jovem de 19 anos já foi liberado e prestará depoimento.

Ponto de ônibus ficou destruído após acidente

(Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

O condutor do veículo, de 35 anos, e o filho, que estava no banco do passageiro, foram encaminhados ao

parqueamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O motorista, segundo a polícia, estava

alcoolizado. O teste do bafômetro do motorista indicou 0,73mg/l de álcool, índice acima do permitido por

lei. Ele foi indiciado por embriaguez ao volante e lesão corporal dolosa. Pelo fato de ter cometido crime

inafiançável, o suspeito deverá permanecer preso e ser encaminhado à Cadeia Pública Desembargador

Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus.

Em depoimento, o homem falou à polícia que dormiu e só acordou após o acidente, quando o veículo

estava sob o abrigo de passageiros. As vítimas deverão ser ouvidas no 12º Distrito Integrado de Polícia

(DIP) após receberem alta médica. O ponto de ônibus ficou destruído.

50

Em depoimento, motorista afirmou que dormiu ao volante (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)

51

Portal do Zacarias – 08 de Setembro de 2014.

Motorista alcoolizado invade ponto de ônibus e atropela 3 no AM, diz polícia

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Uma das vítimas corre risco de perder braço; homem afirma que dormiu. Condutor foi preso por embriaguez ao

volante e lesão corporal dolosa.

Um veículo invadiu uma parada de ônibus e atingiu três pessoas, na manhã deste domingo (7), na

Avenida Darcy Vargas, Zona Centro-Sul de Manaus. De acordo com a Polícia Civil, o motorista

estava alcoolizado e deverá permanecer preso. Uma das vítimas, de 54 anos, corre o risco de

perder o braço.

O acidente ocorreu, por volta de 7h, em frente à Escola Superior de Tecnologia (EST) da

Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Segundo a polícia, um veículo modelo Strada, de cor

prata, invadiu um ponto de ônibus, atropelando duas mulheres de 54 e 37 anos e um homem de 19

anos.

As três vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo

de Bombeiros, e encaminhadas ao Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, localizado na

Zona Centro-Sul da capital.

52

Uma senhora de 54 anos ficou com o braço esquerdo preso entre a roda do veículo e as ferragens

do ponto de ônibus, e segue internada com risco de perder o braço. Outra mulher, de 37 anos,

também continua na unidade, em observação. O jovem de 19 anos já foi liberado e prestará

depoimento.

Ponto de ônibus ficou destruído após acidente (Foto: Adneison Severiano / G1 AM)

O condutor do veículo, de 35 anos, e o filho, que estava no banco do passageiro, foram

encaminhados ao parqueamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O motorista,

segundo a polícia, estava alcoolizado. O teste do bafômetro do motorista indicou 0,73mg/l de álcool,

índice acima do permitido por lei. Ele foi indiciado por embriaguez ao volante e lesão corporal

dolosa. Pelo fato de ter cometido crime inafiançável, o suspeito deverá permanecer preso e ser

encaminhado à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus.

Em depoimento, o homem falou à polícia que dormiu e só acordou após o acidente, quando o

veículo estava sob o abrigo de passageiros. As vítimas deverão ser ouvidas no 12º Distrito

Integrado de Polícia (DIP) após receberem alta médica. O ponto de ônibus ficou destruído.

53

Em depoimento, motorista afirmou que dormiu ao volante

(Foto: Adneison Severiano / G1 AM)

54

Blog da Floresta – 08 de Setembro de 2014.

Mês de agosto aponta

redução em vítimas fatais de

trânsito

POR ROBERTO BRASIL - SETEMBRO, 8TH 2014

O número de vítimas fatais em

acidentes de trânsito registrado em agosto de 2014 aponta uma redução de 61,76% em

comparação com o mesmo mês do ano passado. As estatísticas da Prefeitura de Manaus,

coordenadas pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito

(Manaustrans), também registram queda no número de vítimas de trânsito em relação à

frota de veículos.

De 1° a 31 de agosto de 2014 foram registradas 13 vítimas fatais, enquanto que em 2013,

há o registro de 34 mortes nesse período no trânsito de Manaus. “Esses números indicam

uma mudança de comportamento do condutor”, destaca o diretor presidente do

Manaustrans, Paulo Henrique Martins. Ele ressalta que o objetivo da prefeitura é reduzir

para zero o número de vítimas do trânsito.

55

As estatísticas apontam ainda a maior queda nos últimos cinco anos do indicador no

número de vítimas fatais em relação à frota contabilizada a cada 10 mil veículos, no

período de janeiro a agosto. Os índices de 2014 registram 2,51 vítimas fatais X 10 mil

veículos. Nos anos anteriores, os números foram: 2,56 em 2013; 2,89 em 2012; 3,58 em

2011 e 3,26 em 2010.

“A redução é resultado de investimento da Prefeitura de Manaus em ações de educação de

trânsito, fiscalização nas ruas e intervenções de engenharia nas vias da cidade. Nosso

trabalho é diário. Não só fiscalizamos para coibir infrações de trânsito, que podem resultar

em acidentes, como também reforçamos nosso trabalho de educação nas escolas e em

campanhas educativas”, assegurou o diretor presidente do Manaustrans, Paulo Henrique

Martins.

56

Amazonas Fm – 08 de Setembro de 2014.

Colisão entre veículos deixa duas pessoas feridas nesta segunda Trânsito ficou comprometido no local por Thalles Ataíde/amazonasfm.com.br

[email protected]

Download File

Trânsito no local ficou comprometido. (Foto: Divulgação/Patrulha da Cidade) MANAUS - Uma motocicleta modelo CG FAN 150, de placa PHA-1689, colidiu com um Siena, NOY 6305, e deixou duas pessoas feridas na manhã desta segunda-feira (8). O acidente aconteceu na Avenida Torquato Tapajós, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. Os ocupantes da motocicleta, que ficaram feridos, foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para uma unidade de saúde de Manaus. Os nomes das vítimas não foram divulgados pelas autoridades. Agentes do Instituto Municipal de Fiscalização e Trânsito (Manaustrans) foram acionados para controlar o trânsito na via pública, sentido Centro/bairro. O trânsito no local ficou comprometido após o acidente. De acordo com informações do Centro Integrado de Operações e Segurança (Ciops), o caso foi atendido por policiais militares da 12ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

57

Amazonas Fm – 08 de Setembro de 2014.

Motorista perde o controle de pick-up e atropela três em Manaus O teste do bafômetro do motorista indicou 0,73mg/l de álcool, índice acima do permitido por lei. Ele foi indiciado por embriaguez ao volante e lesão corporal dolosa. por amazonasfm.com.br

[email protected]

Download File

Motorista com suspeita de embriaguez atropela três pessoas em parada de ônibus em Manaus (Foto: Corpo de Bombeiros) MANAUS - Acidente em parada de ônibus deixa três pessoas feridas na manhã deste domingo (7) em Manaus. O

acidente ocorreu, por volta de 7h, em frente à Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Segundo a polícia, um veículo pick-up Strada, de cor prata, placa NON-6546 conduzido por um homem identificado como Raimundo João, de 35 anos, perdeu o controle da direção e subiu em cima da calçada, atingindo as vítimas. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, localizado na Zona Centro-Sul da capital, para onde as vítimas foram levadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu),

58

uma mulher identificada como Risoleta Castro, de 54 anos, deu entrada na unidade com fratura no antebraço esquerdo e vai passar por cirurgia. Segundo oficiais do Corpo de Bombeiros, Risoleta ficou com o braço esquerdo preso entre a roda do veículo e as ferragens do ponto de ônibus. Exames realizados no hospital apontaram que a outra vítima, identificada como Rosilda Lima Nogueira, de 37 anos, teve fratura na coxa esquerda. Ela encontra-se internada em observação. Já o rapaz, identificado como Gabriel dos Santos Trindade, de 19 anos, teve lesão no pé esquerdo. Após ser atendido, foi liberado e vai prestar esclarecimentos sobre o acidente. Em depoimento, o homem disse que dormiu e acordou após o acidente, quando o veículo bateu sobre o abrigo de passageiros. O teste do bafômetro do motorista indicou 0,73mg/l de álcool, índice acima do permitido por lei. Ele foi indiciado por embriaguez ao volante e lesão corporal dolosa. O crime é inafiançável. O suspeito permanecerá preso na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus. A parada de ônibus ficou destruída. tags: acidente,manaus,parada de ônibus,atropelamento,avenida darcy vargas,vítimas, feridas

59

A crítica Impresso – 08 de Setembro de 2014.

60

A crítica Impresso – 08 de Setembro de 2014.

61

Diário do Amazonas Impresso – 08 de Setembro de 2014.

62

Diário do Amazonas Impresso – 08 de Setembro de 2014.