Cidade está ganhando do coronavírus - Jornal Semanário

16
www.jornalsemanario.com.br 3,50 R$ BENTO GONÇALVES | Quarta-feira | 30 DE SETEMBRO DE 2020 ANO 53 N°3678 Cidade está ganhando do coronavírus Covid-19 Bento tem os menores números de casos ativos desde o pico da pandemia, no final de julho. Total de curados continua aumentando na cidade. PÁGINA 7 Mais seis medalhas em concurso mundial Vinícola traz seis premiações de competição realizada na Inglaterra. PÁGINA 9 Apicultura O que está matando as abelhas em Faria Lemos Apenas um apiário perde meio milhão de abelhas e produção de mel está comprometida. PÁGINA 6 Aurora CLEUNICE PELLENZ Filhos sucedem os pais Feira do Produtor Famílias compartilham histórias e vivências, de geração para geração, enquanto comercializam o que tiram da terra. PÁGINA 10

Transcript of Cidade está ganhando do coronavírus - Jornal Semanário

www.jornalsemanario.com.br3,50R$

BENTO GONÇALVES | Quarta-feira | 30 DE SETEMBRO DE 2020

ANO 53 N°3678

Cidade está ganhando do coronavírus

Covid-19

Bento tem os menores números de casos ativos desde o pico da pandemia, no fi nal de julho. Total de curados continua aumentando na cidade.

PÁGINA 7

Mais seis medalhas em concurso mundialVinícola traz seis premiações de competição realizada na Inglaterra.

PÁGINA 9

Apicultura

O que está matando as abelhas em Faria LemosApenas um apiário perde meio milhão de abelhas e produção de mel está comprometida. PÁGINA 6

Aurora

CLEUNICE PELLENZ

Filhos sucedem os pais

Feira do Produtor

Famílias compartilham histórias e vivências, de geração para geração, enquanto comercializam o que tiram da terra. PÁGINA 10

Quarta-feira, 30 de setembro de 20202

Resquícios ChimangosUm velho ditado nos diz que cores, gostos e

amores não se discutem, e a esta lista podemos somar uma variedade de outras derivações.

Dentre elas, o gosto por filmes. Aliás, me apraz muito aqueles cuja chamada registra: “baseado em fatos reais”, embora não deixe de assistir a outros que me divirtam a mente.

Talvez porque daí se possa observar o que o ser humano é capaz de superar em determina-da situação, via de regra deverasmente crítica, incomum e desafiadora, dentre elas, em espe-cial, a superação de uma grande injustiça.

Ainda nos permite um exercício de empatia, ou seja, se colocar no lugar daquele persona-gem da vida real e se perguntar: eu faria o mes-mo? Qual seria a minha reação?

Caro leitor, tenho um enredo pronto para tanto, no qual lhe convido a fazer o papel prin-cipal e ao final tirar suas próprias conclusões.

Era uma quarta-feira, 5 horas da manhã. O destino era a capital gaúcha, que já não esta-va tão distante. Após a primeira cuia de mate amargo, o café podia esperar para ser tomado no meu Rio Grande. Parecia, inclusive, que já se ouvisse o pranchar das águas do Atlântico nos rochedos de Torres.

No clarão da fronteira, estaciona o bruto – cavalo mecânico –, apanha a documentação e entrega à autoridade alfandegária, mas, por um lapso, e somente por isso, esquece um do-cumento onde se registra todos os demais, cha-mado manifesto. Retorna rápido à boleia, e em seguida o documento está sobre o balcão, mas não no tempo suficiente de não ser enquadra-do e multado pelo ato falho de apresentação a posteriori.

O amargo do mate se mistura à injustiça que desce queimando a alma e o frete, sugando o trabalho de um mês, de ano sofrível, que já vem arrastado, com muitos dias difíceis, este sim para esquecer.

Argumenta que não houve intenção e qual-quer maldade, pois os documentos são eletrô-nicos, que antes mesmo de fazer a primeira marcha da capital paulista rumo ao Rio Gran-de, o sistema, que vê tudo e a todos, já sabia de seu destino, do peso e carga que transportava...

tudo em vão. Antes que sobrevenham teorias da conspira-

ção, registra a infração que não havia qualquer prejuízo para o Erário, portanto, sem qualquer prejuízo para o RS... mas é a lei.

Sem ainda acreditar, observa com olhar vago a penumbra da noite se despedindo, tomado de tristeza e totalmente combalido pela condena-ção rasa e notável agilidade do Estado em tal circunstância.

Ainda um tanto desnorteado e sem direção, apoia-se ao volante, relê os dizeres naquele pa-pel branco com o brasão do RS – símbolo este que tanto o orgulha –, o que, em dado mo-mento, ao olhar para o retrovisor, mais lhe pa-rece um convite a lhe empurrar para o Estado a um passo de Torres.

Discussões jurídicas a parte, esse é o enredo, o que nos parece que sim: no RS até mesmo o esquecimento é tributado – não é de ‘cair os butiá do bolso?’.

Esquecimento, há de se dizer, sempre nos co-bra um preço, do mais simples ao mais com-plexo, mas tudo tem limite!

Quem nunca esqueceu a compra do motivo principal de ir ao mercado...

Aquela data especial... o aniversário do ca-samento ou do cônjuge ... estas me asseguro sempre – deveriam ser bloqueados tais esque-cimentos de nossa mente.

E pior ainda, aqueles esquecimentos que põe em risco a nossa própria vida.

Esquecimento parece ter vida própria, seria aquele personagem que não entrou no filme Divertida Mente, mas creio, se o fosse, agiria tal um alienígena a surrupiar nossa atenção e lembranças.

Voltemos à multa...Poderíamos dizer que tal enredo se trata de

um fato isolado, resultado da simples falta de atenção e zelo do motorista, inobservância de procedimento ou ainda algo restrito a quem exerce tal atividade.

Com o devido respeito, entendo que não, pois transcorridos 185 anos do início da Revo-lução Farroupilha, comemorada recentemente, tal fato se soma a tantos outros em outras ativi-

dades, o que ouso dizer, parece-me haver ainda um ranço, um resquício dos Chimangos.

Como se fosse um filme já visto por diversas vezes, na produção deste, quando os persona-gens estão em campanha, entre caras e bocas, LUZ, CÂMERA... as promessas nos oferecem um enredo em cujos primeiros capítulos tere-mos o início da saga “o corte dos impostos”. Porém, basta vermos historicamente a cada nova gestão, quando efetivamente começa a AÇÃO, a sociedade tem o sentimento de um déjà-vu eleitoral, filme “estreando”, roteiro se-melhante, quando não atores até mesmo pio-res, e o final feliz para todos fica cada vez mais distante, pois novamente a saga prometida – “o corte dos impostos” – é substituída pela sa-nha do aumento da carga tributária.

Sim, é preciso não esquecer também isso, pois tal esquecimento nos cobrará um preço caro, por pelo menos quatro anos.

Aliás, e o Estado, será que este também não se esquece?

Já que as “pedras” das estradas não falam pe-los seus buracos, falemos nós, os contribuintes, ou silenciaremos?

Este, dentre tantos “esquecimentos”, nada mais é do que injustiças.

A propósito, diria um certo pseudofilósofo, conhecido meu de longa data e desconhecido de todos: “a injustiça é o sofrimento que se-questra a nossa paz e nos faz entrar em guerra, sem olhar o tamanho do inimigo senão o tama-nho da própria injustiça”.

Por fim, embora algumas ações pareçam querer nos dividir, não me aparto do RS, do sentimento herdado, presente nas cores verde, amarela e vermelha.

Mas porquanto perdurarem tais resquícios Chimangos, reforcemos a memória rio-gran-dense, não nos esqueçamos do passado, da es-sência dos Maragatos e dos princípios que nos relegaram os bravos da Revolução Farroupilha, sob pena de não somar nosso legado de novas façanhas ao futuro do Rio Grande.

Não tá morto quem peleia! Vamos em frente!

Saúde!

JORNALISTA RESPONSÁVELHENRIQUE ALFREDO CAPRARARegistro Prof. DRT 3321

Somos fi liados à ADJORI / RSEste jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados.

REPRESENTANTE EM PORTO ALEGREGrupo de DiáriosRua Garibaldi, 659, Conjunto 102Centro - POA - Fone: (51) 3272.9595e-mail: [email protected]

SEDEWolsir A. Antonini, 451Bairro Fenavinho - Caixa Postal 12695 703.362 - Bento Gonçalves - RS

DIRETOR PRESIDENTE HENRIQUE ALFREDO CAPRARA

DIRETORES ANA INÊS FACCHINHENRIQUE ANTÔNIO FRANCIO

Contatos:Central/Fax: (54) 3455.4500Rádio - Coordenação: (54) 3455.4530Classifi cados - (54) 3455.4599Noi - (54) 9 9923.1411Atendimento ao assinante: (54) 3455.4500classifi [email protected]@[email protected]@radiorainha.fm.brwww.jornalsemanario.com.brwww.radiorainha.fm.br @jsemanario jornalsemanario jornalsemanario

CLACIR RASADOR

Quarta-feira, 30 de setembro de 2020 da redação 3

Use a hashtag #jornalsemanario no Instagram e compartilhe suas fotos conosco

DIVULGAÇÃO

A região da Serra é dotada de

belas paisagens naturais. Um privilégio que

encanta não só os moradores, mas

principalmente os turistas que vêm de longe.

O registro ao lado foi feito em um domingo de sol, antes de o inverno fi ndar,

na Cascata dos Marins, interior de Cotiporã. Imagem

enviada pelo leitor Shaian

Piovesana.

A humanidade só evolui quando aprende com a história. E foi com essa missão que nasceu a escrita. O Semanário resgata um pouco de nossas memórias nas últimas décadas, que nos

provam exatamente isso e nos ajudam a construir uma nova história pelos próximos 50 anos!

Registro Historico´

Foto do leitor

Preparando a 1ª Fenavinho. Em setembro de 1966, lideranças empresariais de Bento Gonçalves reúnem-se na Boate do Clube Aliança, objetivando a nomeação de integrantes de diferentes comissões na organização da 1ª Fenavinho. Com a união da comunidade a 1º Fenavinho realizou-se de 25 de fevereiro a 12 de março de 1967. Na foto, entre outros, registre-se a presença de Moysés Michelon presidente da Festa Magna, Tel Antinolfi , Natalício Tramontini, Itacyr Luiz Giacomello nomeado coordenador de imprensa, Dorvalino Pozza, Edegar Nunes presidente comissão imprensa e Francisco Fagion. Todos participantes do grande evento!

Eleições: Sindilojas entrega ‘Carta do Comércio’ para candidatos

Feira do Livro de Bento (I)

CEF paga Auxílio Emergencial Extensão

Número de famílias endividadas bate recorde

Atento às eleições 2020 e ciente da responsabilidade na defesa dos associados, o Sindilojas Regional Bento montou a ‘Carta do Comércio’ com demandas que refletem os anseios do varejo. São pleitos já conhecidos e que seguem aguardando respaldo político e outros que surgiram nos últimos anos. O documento vai ser entregue a todos os candidatos a prefeito de Bento Gonçalves com objetivo de for-malizar as demandas.

O material reúne subsídios que mos-tram como a gestão municipal pode im-pactar o desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo. Entre os temas tratados estão o horário de funcionamen-

to, o combate à informalidade, tributação, políticas de impacto, qualificação de tra-balhadores e empregadores, além da cir-culação de pessoas e veículos. Temas como educação e renda, qualidade de vida e tu-rismo ganham destaque entre as deman-das. Por fim, o material contém projetos que ficaram pendentes ou que foram ini-ciados e não tiveram continuidade.

“Ao entregar esta carta queremos dei-xar claro qual nossa visão, nossas deman-das e maiores desafios. Também relaciona-mos quais políticas públicas de impacto entendemos ser viáveis para atender o se-tor”, destaca o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio.

A 35ª Feira do Livro de Bento Gonçalves será realizada 100% online entre 7 e 18 de outubro. O tema do evento será “Uma feira fei-ta de histórias”- em comemoração aos 80 anos da Biblioteca Pública Castro Alves. Para a realização do evento serão disponibilizados os QR Code que darão acesso a pro-gramação.

A Caixa Econômica Federal vai liberar as parcelas do Auxílio Emergencial Extensão para os beneficiários que não fazem parte do Bol-sa Família nesta quarta-feira, 30, juntamente com o início do Ciclo 3 de pagamentos. As parcelas extras dos beneficiários do Programa

Bolsa Família segue o calendário habitual. A primeira parcela extra teve início no dia 17 de setembro e termina nesta quarta com o pa-gamento dos beneficiários de final de NIS 0. Já foram pagos R$ 213,8 bilhões do Auxílio Emergencial para 67,2 milhões de brasileiros.

Em agosto o endividamento das famí-lias bateu novo recorde, a inadimplência é a maior registrada em 10 anos, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo o relatório, 26,7% das famílias brasileiras tinham contas em atraso em agosto e 67,5% estavam endividadas.

Essa situação de endividamento dos brasi-leiros é uma das consequências da pandemia do novo coronavírus. É que grande parte da população teve suas receitas reduzidas ou totalmente perdidas. A dor de cabeça de ficar no vermelho pode se arrastar por meses e se transformar em problemas mais graves

se medidas efetivas, como um bom planeja-mento financeiro, por exemplo, não forem aplicadas.

Algumas dicas:1- Anote tudo e planeje seu orçamento 2 - Liste todas as suas dívidas e tente

negociá-las3 - Pague as dívidas com juros mais alto

primeiro4 - Analise a possibilidade de pegar um

empréstimo5 - Evite parcelarATENÇÃO: As áreas da saúde, moradia,

transporte e alimentação são essenciais. por-tanto, devem ser priorizadas!

Feira do Livro de Bento (II)

O QR Code principal, com a programação total, estará disponí-vel em peças digitais e também fi-sicamente, em um outdoor na fren-te da prefeitura. O objetivo do QR Code é facilitar o acesso do público à leitura.

Ainda nesta semana será dispo-nibilizada a programação do even-to, e o escritor homenageado.

Vagas de trabalho A unidade do Sine de

Bento Gonçalves divulgou terça-feira, 29, pelo menos 84 novas vagas de trabalho disponíveis na cidade. Em razão da pandemia, as inscri-ções e encaminhamentos de currículos devem ser feitos pelo aplicativo SineFácil ou pelo site do órgão. O aten-dimento para esse serviço ainda não está sendo realiza-do diretamente na agência, visto as medidas de seguran-ça no combate à Covid-19.

Retomadas as perícias médicasDepois de vários meses suspensas em razão

da pandemia da Covid-19, as perícias voltaram a ser feitas no posto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em Bento Gonçal-ves. Três médicos peritos retornaram às ativi-dades, no local, segunda-feira, 28. No dia 14 de setembro foram retomadas as atividades nas agências de quase todo país. No entanto, as pe-rícias ainda não haviam sido autorizadas já que, segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos (ANPM) os locais eram considerados inapropriados para o trabalho. Na Capital do Vinho são cinco os médicos peritos responsá-veis pelos exames. Dois dos profissionais ainda não voltaram ao trabalho.

Quarta-feira, 30 de setembro de 2020geral4

No início de 2020, a cidade contabilizava 691 famílias com baixa renda cadastradas no sistema da prefeitura. A maioria emigra do Haiti e Venezuela

Senegaleses alegam que vendas diminuíram na pandemia

Desde a chegada dos pri-meiros haitianos, sene-galeses e, por último,

os venezuelanos, já são 984, só em Bento Gonçalves – aqueles cadastrados em serviços sociais da cidade –, correspondendo a quase 1% da população. A quantidade é a maior dos últi-mos cinco anos, perdendo ape-nas para 2017 – ano de publi-cação da nova Lei de Migrações no Brasil, que garantiu a eles mais direitos –, quando regis-trou 921 estrangeiros

Entre as origens predomi-

Imigrantes aumentam42,4% no período de oito meses, em Bento

Além fronteiras

Franciele [email protected]

[email protected]

Indo buscar o baldeOntem acordei e me senti estranha. Não existia nenhum motivo especial, não aconteceu nada de ruim, a não ser pela penca de remédios que eu havia tomado na semana anterior e pela depressão de domingo que ainda não havia desgrudado do meu ser. Era um misto de dor no corpo com preguiça com tristeza com ansiedade. Estava tudo cinza, tal qual essa primavera tímida que mal começou. Sim, está cedo ainda, mas é que dias de sol são tão esperançosos...menos ontem. Ontem o sol apareceu, mas podia jurar que não era ele. Saiu tão tímido, sorriso amarelo. Enfim, eu estava em uma segunda-feira de bad. Não voltei para a academia, não assisti à aula EAD, não comprei comidas saudáveis, meu corpo clamava por alguma vitamina que eu não sabia qual era. Para quem me perguntava se eu estava melhor, eu resolvia dizer a verdade (menos para alguns). Não estava bem. E então, sem antes terminar minha reclamação, a recíproca era bem pior. Então quem era eu para reclamar? Estava na moda, era só para me sentir melhor ou ninguém se importava mesmo? Enfim, presumi que a escolha da minha resposta foi infeliz, talvez só porque criamos essa cultura de sorrisos e felicidade sem limites. Ontem, em especial, eu queria sumir. Não queria ver uma avalanche de conteúdo nas redes sociais, não queria entrar no Linkedin e ver como as pessoas são proativas e cultas. Não queria fazer as compras da semana, mas fui ao mercado só para comprar sucrilhos e panetone. Só queria pegar no sono e esperar um amanhã melhor. Fechei os olhos e comecei a imaginar todas as desgraças possíveis e imagináveis. Chorei. Dei um tapa na minha cara. Parei. Dormi.Aí até eu diria: mas como você quer um amanhã melhor se você não fez nada de diferente e teve pensamentos impuros e ‘desgracentos’? Às vezes é só a maré que não está para peixe. São muitos estímulos, muita cobrança. E produza, viu. Afinal, ser feliz podendo viajar o mundo é bem melhor, mas dê um tempo para apreciar o pôr do sol no seu bairro. Faça o que você ama, mas desde que dê dinheiro. E não esqueça de meditar. E fazer exercícios. E ter uma grande ideia. E entregar no prazo. E assista aquela live, compre aquele curso on-line, leia aquela coluna motivacional (?), aquela biografia, aquele documentário. ‘Pane no sistema alguém me desconfigurou’. Nada é absoluto. Nem o que eu digo, nem o que você faz. Algumas coisas dependem de grandes feitos, outras de grandes mancadas. Algumas de um porre, outras de uma boa noite de sono. Cansei de lutar contra mim mesma e resolvi ser minha aliada.‘Vou resolver esse pane indo dormir sem banho.’ Bom, o amanhã chegou. Acordei melhor. Mais cedo (também pudera, pela hora que fui dormir). Me sinto mais disposta. Se foi pelas horas de sono a mais, pelos remédios que estão saindo do organismo, pelo fato de ter feito um trato e ter que cumprir, não sei. Só sei que se ontem eu chutei o balde, hoje vou ter que ir buscar.

Andressa A. BorgesFRANCIELE ZANON

nantes, as famílias emigram do Haiti (855), Venezuela (87), Paraguai (9), República Domi-nicana (8), Cuba (8) e outras 17 pessoas nascidas na Argentina, Uruguai, Peru, Guiana France-sa, Honduras, Guiné, Senegal, Tunísia e Itália. A Secretaria de Esportes e Desenvolvimen-to Social (Sedes) sublinha que em relação aos imigrantes da República do Haiti, o núme-ro é ainda maior, considerando que os descendentes já nascidos em território nacional não estão identificados nesse total de 855.

Ainda segundo a Sedes, o número aumentou 42,4%, des-de o início de 2020, quando eram 691 imigrantes. “Traba-lhamos com indicadores ofi-ciais do Cadastro Único para Programas Sociais, que cor-respondem ao público-alvo de atendimento da assistência so-cial. Esses referem-se ao cadas-tramento de famílias de baixa renda, quais sejam, famílias com ganho mensal até três sa-lários mínimos ou familiar per

capita de até 1/2 salário mí-nimo”, esclarece o secretário Wagner Dalla Valle.

Durante a pandemia, as di-ficuldades apareceram ainda mais. Muitas pessoas perderam emprego e deixaram de ter um provento que suprisse as neces-sidades familiares. De março até agora, a Secretaria concedeu um total de 6.434 cestas bási-cas. Dessas, 549 foram destina-das às famílias de imigrantes. Dalla Valle salienta que “nos últimos meses, a demanda por esse benefício aumentou con-sideravelmente, devido à pan-demia. O mês de abril foi o de maior procura”, pontua.

A fim de minimizar as con-sequências, a Secretaria atua “com um forte trabalho de orientação, encaminhamentos e concessão do benefício eventu-al – cesta de alimentos. Em um contexto geral, a pandemia tem afetado toda população menos favorecida, incluindo os imi-grantes que residem no nosso município”, finaliza o gestor.

Do total de 80 funcionários na empresa de coleta de resíduos, 22 são emigrantes do Haiti

Desafi os da pandemia

O Município atende e orienta todos imigrantes que procurem os serviços vinculados à assistência social: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Núcleo de Ação Social (NAS). Qualquer cidadão, não somente os estrangeiros, podem procurar os serviços para sanar dúvidas.

CRAS I - Rua Calisto Sganzerla, 70, (Praça CEU), Ouro Verde - Telefone: 3451.4833CRAS II - Rua Luis Giardini, 10, (antiga UBS), Juventude da Enologia - Telefone: 3055.7013CRAS III e NAS - Rua Carlos Dreher Neto, 650, (ao lado da UBS), Vila Nova - Telefone: 3771.4220

Importante

geral 5Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

O pastor Gerald Destina está em Bento Gonçalves há seis anos, e há quatro sua famí-lia também saiu do Haiti para recomeçar a vida. A pandemia acabou afetando seu emprego. Pedreiro em uma empresa de construção, conta que “a dire-ção precisou mandar pessoas embora e fui uma delas. Abri o seguro desemprego”, relata.

Destina relembra que após quatro meses na cidade, já en-controu emprego e abriu uma igreja, de denominação Assem-bleia de Deus para a Comu-nidade Haitiana. “Não havia igreja aqui. No Haiti costumá-vamos servir a Deus e Ele fa-lou no meu coração. Hoje, so-mos em cerca de 250 haitianos membros na igreja”, sublinha. “Gostamos de morar aqui, não tem como sair mais do Brasil, estamos criando raízes”, valo-riza.

O senegalês Baidu, 32 anos, mora há quatro anos na cidade. Vendedor, diz que as vendas estão fracas e, com a pandemia, caíram mais ainda. “O que ganho, envio para mi-

nha família e pago o aluguel da casa onde moro aqui”, con-ta e acrescenta que as pessoas têm muito preconceito com o estrangeiro.

Já o haitiano Anel Jean, 34, está com a esposa Amal Can, 24, há quatro anos em Bento. Foi na cidade que nasceu o pe-queno filho deles. Jean relata que trabalha como gari e que não tem do que se queixar. “Está tudo perfeito, tudo muito bom. Não tivemos dificuldades ao chegar aqui e nem para con-seguir emprego”, expõe.

A empresa terceirizada de coleta de resíduos RN Freitas é uma das que empregam imi-grantes. São 22 haitianos de um total de 80 funcionários. Segundo o gerente Everton Fraga, há ainda 30 esperan-do por uma vaga de empre-go. “São pessoas muito boas, educadas, nunca se atrasam e estão sempre de bom humor. Quando contratamos eles, foi um alívio, pois muitos funcio-nários brasileiros não tinham tanto compromisso com o tra-balho, devido ao grande índi-

ce de emprego no município. Começamos a contratar haitia-nos e deu certo. Estamos mui-to contentes com nossos fun-cionários. Sou muito grato a Deus por ter colocado eles em nossa empresa. Um povo so-frido, que aos poucos estão se recuperando. A gente conversa com eles e são muitos gratos a empresa, cidade e Brasil por acolher eles”, reconhece Fraga.

FOTOS RN FREITAS, DIVULGAÇÃO

Rossato cultiva abelhas há quatro anos, em Santa Tereza

De função crucial

Quarta-feira, 30 de setembro de 2020geral6

Inseticida pode ter matado meio milhão de abelhas

Apicultura

O apicultor Adriano Rossato encontrou quase meio milhão de abelhas mortas na propriedade onde mantém as colmeias, no interior de Bento. Suspeita é o uso de inseticida

Suellen [email protected]

O microempresário e apicultor nas horas va-gas, Adriano Rossato,

cultiva abelhas há quatro anos. É um hobby da família, como ele próprio define. Recente-mente, ao chegar em Faria Le-mos, local onde fica o apiário, encontrou seis das 24 colmeias mortas. Embora não tenha cer-teza, desconfia que a morte das delas pode ter sido causada por algum produto utilizado para matar formigas dos parreirais próximos. “Estive me infor-mando e pode ser um insetici-da cuja aplicação não deve ser feita encima da parreira e sim no solo. Ele mata formigas, mas o princípio ativo também mata abelhas”, diz.

Outro motivo que reforça a suspeita para a explicação das

mortes é que, segundo Rossa-to, sempre acontecem no mes-mo período. “Assim que come-ça o tratamento das parreiras. Ano passado foi nessa mesma época e tivemos a mortandade de várias colmeias. Morreram muitas abelhas e, esse ano, de novo”, lamenta.

Considerando que cada col-meia tem em torno de 60 a 80 mil abelhas, Rossato estima que, pelas contas, aproxima-damente de 480 mil tenham morrido. Além delas, algumas ficaram fracas e estão passando por tratamento para se recu-perarem dos danos. “Estamos dando antibiótico para des-contaminar e voltarem a pro-

duzir. Trabalhamos todo final de semana nisso: limpando as caixas, tirando as que estavam mortas. Percebemos que a rai-nha da colmeia tem chances de se recuperar, mas vamos ter que fazer um bom trabalho”, analisa.

O cultivo das colmeias vai além de ser hobby. A família tem um mini bosque na pro-priedade, onde plantam árvo-res frutíferas que dependem da polinização feita pelas abelhas. “Temos cítricos, bananeira, pi-taia, maracujá, manga, butiá, ameixa. São mais de 600 frutas e várias dependem da poliniza-ção. É muito triste chegar lá e ver isso. Tinha uma caixa com o mel todo percolado e as abe-lhas mortas na frente e dentro da caixa”, conta.

O trabalho, embora feito por gosto pessoal, demanda tempo e dedicação da família, além dos custos para manuten-ção. “Já gastamos cerca de R$ 7 mil. A média de um enxame entre caixas e cercas que perde-mos e tivemos que trocar, é de R$ 300,00 por colmeia. Fora o trabalho, que é complexo”, afirma.

O que diz a EmbrapaQuestionado sobre a possi-

bilidade de as mortes estarem relacionadas ao contato com

Ao todo seis colmeias foram perdidas

algum veneno, o pesquisador entomologia da Empresa Bra-sileira de Pesquisa Agropecu-ária, Marcos Botton, afirma que existem várias causas para explicar a morte de abelhas, inclusive os inseticidas. “Eles acabam sendo utilizados para o controle de algumas pragas e culturas e nas videiras não é diferente. E, indiretamente, muitas vezes, acabam atingin-do as abelhas, mas isso é bem relativo”, afirma.

Botton afirma que esse de-bate é grande já que em al-gumas situações, alguém está fazendo o controle dentro da própria propriedade e as abe-lhas vizinhas acabam migrando para a área do vizinho. “É bem delicado esse assunto e teria que ter todo um trabalho de acompanhamento para saber o que realmente aconteceu”, aconselha.

O que pode ser prejudicial O pesquisador esclarece que

diversos inseticidas têm efeito sobre as abelhas. “De maneira geral, alguns com a pulveriza-ção de neonicotinoides, que é um grupo químico e o pirazol que é o fipronil, que teriam efeito mais letal sob abelhas. Por isso, há restrições na apli-cação deles na pulverização folear. Praticamente só estão

autorizados para aplicação via solo, que é justamente para evitar que ocorra esse dano nas abelhas”, esclarece.

Abelhas do BemVisando o manejo e utili-

zação prática de um melipo-nário, por meio de ações de conscientização ambiental da comunidade acadêmica e exter-na, aliado ao estímulo em torno da importância das abelhas na-tivas na produção de alimentos, desde 2018, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves, de-senvolve o Projeto de Extensão Abelhas do Bem.

De acordo com a doutora em Engenharia de Alimen-tos e coordenadora do projeto, Luciana Pereira Bernrd, o pro-jeto também contribui com o equilíbrio ecossistêmico. “Tornou-se centro de realização de ações ambientais com ser-vidores, alunos e comunidade externa, mudando a percepção dos envolvidos na necessidade de preservação das abelhas”, acrescenta. O destino dado para o mel extraído das abelhas da instituição foi a enfermagem do campus, para elaboração de medicamentos fitoterápicos usados no tratamento de enfer-midades de alunos e servidores que são atendidos no local.

Segundo a professora e doutora em Engenharia de Alimen-tos, Luciana Pereira Bernd, o uso intenso do solo e o atual modo de produção agrícola tem sido uma ameaça séria para a sobrevivência das abelhas. “A atual mortandade sofrida por elas reforça a necessidade de conscientização da população sobre a importância de sua conservação para proteger o futu-ro do planeta”, alerta.Ela considera que as abelhas sem ferrão são pouco conheci-das e muitas vezes passam despercebidas. Contudo, aponta que são de grande importância, “cumprindo o papel de po-linizadoras, ao visitar flores de árvores e arbustos”, aponta.Além disso, Luciana acrescenta que o trabalho que as abelhas realizam é essencial para a manutenção da diversidade vege-tal e também da flora nativa. “E, indiretamente, da fauna que delas se alimentam, desempenhando tarefa importantíssima para a nidificação das metas e dos ecossistemas”, explica.

FOTOS ARQUIVO PESSOAL

Em julho, cidade tinha 402 pacientes com a Covid-19. Nos últimos sete dias houve aumento no número de curados

Cidade contabiliza 91,7% pacientes curados

Há 201 casos ativos em Bento Gonçalves. É o que aponta o bole-

tim epidemiológico divulgado na terça-feira, 29, pelo Comitê Atenção ao Coronavírus. No

Covid-19

Franciele [email protected]

geral 7Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

FÁBIO BECKER, ARQUIVO

Casos ativos caem 50% desde o pico da pandemia

dia 2 de julho, no pico da pan-demia, haviam 402 efetivos, o que corresponde a uma queda de 50%.

Nos últimos sete dias, a ci-dade vem em linha decrescen-te, passando de 180 ativos para 145 na segunda-feira, 28. O dado de terça foi uma exceção, quando normalmente os casos do fim de semana são compi-lados.

O número de curados tam-bém segue na mesma linha. O boletim traz 15 novos cura-dos, somando 3.462, cerca de 91,7% do total de confirma-dos, que chegou a 3.776. Des-

ses, cinco estão internados em UTI’s, cinco em isolamento hospitalar e 191 em domicílio.

A má notícia é que mais dois óbitos foram registrados. Trata-se de dois homens na fai-xa de 60 e 70 anos. O primeiro estava internado no Hospital Geral em Caxias do Sul e o ou-tro em São Sebastião do Caí. Com esses, a cidade contabiliza 113 mortes em decorrência da Covid-19.

Suspeitos chegam a 777, sendo dez em UTI’s, cinco cumprem os protocolos de saú-de em isolamento hospitalar e o restante, 762, em casa.

Bento Gonçalves: 3.776 confirmados, 3.462 curados e 113 óbitosCarlos Barbosa: 789 confirmados, 772 curados e 12 óbitosCaxias do Sul: 8.279 confirmados, 7.271 curados e 137 óbitos Cotiporã: 62 confirmados e 59 curados Farroupilha: 1.707 confirmados, 1.568 curados e 14 óbitosGaribaldi: 1.233 confirmados, 1.207 curados e 11 óbitosMonte Belo do Sul: 57 confirmados, 54 curados e 3 óbitosPinto Bandeira: 23 confirmados, 21 curados e 2 óbitos Santa Tereza: 31 confirmados, 29 curados e 2 óbitosVeranópolis: 475 confirmados, 461 curados e 5 óbitos

* atualizado até o fechamento desta edição.

Na região

Av. São Roque, 363 | Fone: (54) 3451-1370

NÃO TEMOS FILIAL

Coxa e Sobrecoxade Frango Congelado

Com Dorso

Paleta BovinaCom Osso

Carré Suíno

Papel Higiênico Doble | 12 Rolos

ABERTA TODOS OS DOMINGOS

Peito de Frango Sem Osso Congelado

ou ResfriadoCerveja Polar Latão 473 ml

(Quente)

Feijão PretoAzulão | 1 kg

5,90un

R$

Ponta de PeitoBovina

11,99un

R$

NescaféVidro | 230g

Queijo Santa HelenaFatiado

29,90Kg

R$

Imag

ens

mer

amen

te il

ustr

ativ

as.

12,90Kg

R$

2,94un

R$

13,90Kg

R$

Sabão em PóBrilhante

800 g

5,97un

R$

Presunto Seara Fatiado

17,90Kg

R$

Tomate Longa Vida

11,79un

R$

Guaraná Antárctica(2 Litros)

4,98un

R$

Manga

2,79Kg

R$ Beterraba

0,99Kg

R$

11,99Kg

R$

2,89Kg

R$

Coxão de DentroBovino em Bife

29,49Kg

R$

Batata Inglesa Branca de Primeira

1,74Kg

R$

OFERTAS VÁLIDAS PARA QUARTA-FEIRA (30/09) ou ENQUANTO DURAREM OS ESTOQUES.

Ovos Vermelhos e Brancos | Bandeja com 30 unidades

4,49un

R$

AmacianteGirando Sol

2 Litros

Pera Argentina

4,97Kg

R$

Cenoura

1,89Kg

R$

Farinha de TrigoIsabela5 kg

Ovos Vermelhos e Brancos | Bandeja

7,95Bandeja

R$

Maçã Argentina

5,79Kg

R$

Brócolis Avulso

1,40un

R$

Banana Branca e Prata

1,99Kg

R$ MaioneseHellmann’sPote | 500g

4,95un

R$11,87

un

R$

7,97Kg

R$

5,90Kg

R$

Quarta-feira, 30 de setembro de 2020geral8

Um exemplo de consumo consciente são os brechós, que estão se modernizando e incentivando a reutilização

Moda sustentável

Pode-se criar um estilo diferenciado por meio da reutilização de itens

Thamires [email protected]

Sustentabilidade. Palavra que precisa ser colocada em prática todos os dias,

inclusive na moda. De acordo com a entidade de movimen-to para educação ambiental, Menos Um Lixo, a indústria de moda é a segunda mais po-luente do mundo. Por ano, 93 trilhões de litros de água são gastos para a produção de rou-pas, o que corresponde a 4% da captação mundial de água doce anual. Para a produção de um quilo de fibra de algodão, são necessários de sete a 29 mil li-tros de água.

Mas, como usar roupas e

acessórios de forma sustentá-vel? A solução não se concen-tra apenas em produzir novas peças a partir de produtos re-cicláveis, mas consumir produ-tos que já foram utilizados por outras pessoas. A exemplo dos brechós, que estão se moderni-zando e incentivando o consu-mo consciente.

Segundo a proprietária do Elegant Brechó e Inspire Moda Sustentável, Luciane Almeida, é possível renovar o ciclo das roupas, pois pode-se encontrar itens com qualidade e preço bom. “Brechós são como reci-cladores de roupas, pois, não utilizam da natureza para criar novas. A maioria das roupas são produzidas com tecidos que tem origem animal ou vegetal. Então, essa questão de reutili-zar ajuda na sustentabilidade”, salienta.

Para Luciane, adquirir uma roupa que já foi de outra pes-soa ajuda a diminuir o impac-to ambiental causado pela in-dústria têxtil, além de reduzir acúmulo de lixo no planeta.

“Moda sustentável é baseada na preservação do meio ambien-te em todas as suas etapas de produção, buscando, por exem-plo, reduzir a quantidade de poluentes usados na fabricação dos produtos e minimizando a retirada de matérias-primas da natureza. Já existem várias marcas brasileiras apostando nesse mercado”, afirma a em-presária.

A sócia da boutique Cara de Nova, Élida Duranti Dias, afirma que sua loja tem uma curadoria, onde são avaliadas as peças, antes de serem colocadas à venda. Por isso, a reciclagem não quer dizer, necessariamen-te, estar fora da moda atual. “Temos peças de qualidade, de marca, acompanhamos as ten-dências e colocamos esses pro-

Brechós estão se modernizando para incentivar a reciclagem da moda “O que é reaproveitado não vai agredir o meio ambiente. Talvez a

peça não sirva mais para mim, mas pode

servir para outra pessoa

Élida Duranti DiasSócia-proprietária da

loja Cara de Nova

“Comprar em brechó fortalece o seu estilo

próprio, pois você compra porque se

identificou com o item

Luciane Almeida Proprietária do Elegant Brechó e Inspire Moda

Sustentável

dutos à venda. Não vendemos nada antigo. São produtos atu-ais”, explica.

Reciclar está na modaDe acordo com Élida, o ob-

jetivo da loja é a preservação do meio ambiente. “Tudo o que é reaproveitado não vai agredir o meio ambiente. Talvez a peça não sirva mais para mim, mas pode servir para outra pessoa e isso continua no mercado. Se não quero mais, tenho que des-cartar. Posso passar para frente e outra pessoa vai usar e apro-veitar muito mais tempo. A gente sabe que a durabilidade de uma bolsa, de um acessório ou de um cinto é longa”, sa-lienta a gestora.

Luciane diz que a moda se reinventa, reutilizar produtos é uma ótima opção para eco-nomizar e, ao mesmo tempo, ter uma peça única e com qua-lidade. “Comprar em brechó fortalece o seu estilo próprio, pois você compra porque se identificou com o item e por-que aquilo combina com você”, observa.

Élida reitera que esse hábi-to faz a economia girar, a moda também, além de dar um alí-vio para a natureza. “Quanto mais tempo esse produto ficar no mercado, menos agressão vai ter para o meio ambien-te porque todos vão continuar produzindo. Além disso, quem vende, recebe, e quem está comprando ganha pelo preço bom”, aponta.

O site e aplicativo Enjoei trabalha com o consumo colaborativo. Na plataforma podem ser comercializados roupas, acessórios, móveis, eletrodomésticos e outros objetos. Com mais de quatro milhões de itens disponíveis, é possível colocar à venda ou comprar em qualquer momento do dia itens usados ou novos, funcionando como um brechó virtual.

O aplicativo Roupa Livre funciona por meio de trocas. Ao cadas-trar uma peça, o usuário pode tentar trocar por outra, caso o dono do item desejado aceitar a permuta.

Consumo colaborativo

Reaproveitamento de peças é a nova tendência

FOTOS DIVULGAÇÃO

Decanter Word Wine Awards é um dos principais certames do mundo e neste ano recebeu mais de 16,5 mil amostras

A vinícola mais premiada do Brasil acaba de ga-nhar mais seis medalhas

num dos principais concursos do mundo, o Decanter Word Wine Awards, da Inglaterra. Numa edição histórica para o vinho nacional, com o núme-ro recorde de 62 condecorações para o país, a Vinícola Aurora

Vinícola Aurora

Espumante Moscatel Branco foi o único brasileiro da categoria a receber medalha de prata

EDUARDO BENINI

geral 9Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

recebeu medalha de prata com o Aurora Espumante Moscatel Branco, único espumante mos-catel brasileiro a receber a dis-tinção do júri formado por 116 especialistas internacionais.

A vinícola também levou medalha de bronze com outros três rótulos: Aurora Espumante I.P. Pinto Bandeira Extra Brut, Aurora Reserva Chardonnay 2018 e Aurora Varietal Char-donnay 2018. Para completar o brinde e comprovar a quali-dade cada vez maior do espu-mante brasileiro, a empresa re-cebeu, ainda, menção honrosa pelo Aurora Espumante Brut e pelo Aurora Espumante Proce-

dências Brut Chardonnay. A Aurora já conquistou

20 medalhas no concurso ca-pitaneado pela publicação de

vinhos mais relevante da Eu-ropa. Neste ano, foram 16.518 amostras inscritas, degustadas em 28 dias. Entre os experts,

37 Masters of Wine e nove Masters Sommeliers. O certa-me seguiu todas as diretrizes de segurança da Covid-19.

#caitacompleto

quarta-feiracompleta

7,99

5,99feijão pretoAzulão 1kg

5,99

peito de frangoc/ osso congeladoDanieli 1kg

1,49batata-doce roxa ou laranja suco kg

repolho verde kgou chicória un

0,99

filé de peixe Cascudinhodo mar Le Gour 500g

6,99

cenoura, batata Monalisaou abobrinha verde kg

1,99banana Prata, cebolaou manga Tommy kg

2,99 3,99

3,09leite longa vidaItalac 1l

10,98farinha de trigoIsabela 5kg

entrega de rancho grátis em compras acima de R$ 250,00

mamão Papaya kg ou morango bandeja 250g

Aceitamos cartão auxílio emergencial

Bento Gonçalves - RS Av. Osvaldo Aranha, 667, Bairro Juventude da Enologia, Fone 54 2124-1800

Ofertas válidas até dia 30/09/2020 ou enquanto durarem os estoques. Estoque de 1.00 un/kg por produto. Limite de 6un ou 6kg por cliente. Fotos meramente ilustrativas. Proibida a venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.

ovos brancos bandeja c/ 20 unidades

3,99leite condensadoPiracanjuba 395g

Mais seis medalhas conquistadas, agora na Inglaterra

Quarta-feira, 30 de setembro de 2020geral10

Há mais de 40 anos, entorno da Praça Centenário é palco para os produtores rurais comercializem suas mercadorias

Da roça para as mãos do consumidor

Biscoitos, geléias, chimias, pão caseiro, cuca, uma infinidade de opções de

frutas, verduras, legumes e até mesmo mudas de flores. Tudo isso pode ser encontrado em um mesmo local, todos os sábados. É na Feira do Produtor Rural, que ocorre há mais de 40 anos no município, onde esses itens são comercializados. O palco principal para a exposição des-ta diversidade de mercadorias, produzidos por agricultores de Bento Gonçalves e municípios vizinhos, é o entorno da Praça Centenário, no Centro da Ca-pital do Vinho. No local, além da comercialização, muitas his-tórias de quem semeia, produz e colhe para levar os produtos, fresquinhos, até as mãos dos consumidores.

As históriasJair Canossa é morador e

produtor na Linha Pederneira, interior de Santa Tereza. Há 35 anos, ele participa da Feira do Produtor Rural. Aprendeu a trabalhar na roça com seu pai e, sucessivamente, a feira tam-bém passou a ser uma atividade que os dois realizaram juntos. “Comecei aqui com ele. Desde criança, lembro que vinha aju-dar. Estou dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela família”, pontua. Na feira, co-mercializa diversos itens como frutas (laranja, bergamota, lima, entre outras), sabão ca-seiro de álcool, vinho e vinagre. Praticamente tudo é produzido na propriedade de cerca de 11 hectares. “Sempre temos aque-la rotina. Sou muito conhecido por aqui e muitas pessoas pas-sam pelas bancas para comprar”, revela.

Outro produtor é Egídio Gheno, da Linha Marcolino Moura, no município de Pinto Bandeira. Há quase 40 anos ele

Feira do Produtor Rural

Jair Canossa, do interior de Santa Tereza

Suzana, Lilian e Egidio Gheno, de Pinto Bandeira

Cleunice [email protected]

participa da atividade. Assim como Canossa, começou a fre-quentar o local com seu pai, aos 16 anos. Ele diz que, naquela época, tudo era diferente. “Se vendiam muitos produtos que hoje não são comercializados, ou vendidos em menor quanti-dade. Hoje, vendemos repolho, couve-flor, brócolis, bergamo-tas, lima, tomate, além de di-versas mudas de flores e tempe-ros, a maioria destes itens são da nossa propriedade. Gosto de vir e estar aqui”, esclarece.

Na feira, conta com a aju-da da família: a esposa Suzana Longo Gheno e a filha Lilian. “Geralmente, colhemos o que comercializamos. Se nossa ven-

da média é de 100 repolhos, colhemos esta quantidade para não sobrar. Se sobra, vendemos com um valor um pouco mais em conta”, explica. Uma das dificuldades, neste momento de pandemia, foi a troca de horário. “Entendemos a situação, mas, com a mudança, e a feira sendo feita de tarde, muitos dos itens acabam murchando se for muito calor. O que, infelizmente, nos prejudica um pouco”, pondera.

Roque e Loreni Lovisa re-sidem no interior de Monte Belo do Sul. Aos sábados, se deslocam até Bento Gonçal-ves para comercializarem seus vinhos, espumantes, bolachas, biscoitos, entre outros produ-

Antônio Carlos e Eda Menegotto Rebello, de Bento Gonçalves

Roque e Loreni Lovisa, de Monte Belo do Sul

FOTOS CLEUNICE PELLENZ

tos. Apesar de não fazer tanto tempo que participam da feira, já consideram forte o vínculo entre todos os produtores e ela se tornou uma grande família. Isso é algo muito bom. Temos muitas lembranças boas, bem como amizades aqui concretiza-das”, revela Lovisa. Segundo ele, gostar do que se faz é importan-te para o resultado do produto final. “É um prazer acordar toda manhã e ver a propriedade, me-xer na terra. Isso nos impulsiona e nos deixa felizes. Além disso, sempre gostamos de estar com as pessoas, conversar. Isso faz a diferença”, considera.

O filho, Antônio Carlos Me-negotto Rebello, e a mãe, Eda

Menegotto Rebello, comerciali-zam chimias, geléias, farináceos (pão, biscoito, massas, grostoli), além de diversas frutas, produzi-das em cinco hectares na locali-dade de Veríssimo de Mattos, in-terior de Bento. A fabricação dos itens é feita no bairro Progresso. “Vendemos de tudo, mas, ultima-mente, o que está tendo bastante saída são os itens de farináceos”, revela Rebello. Ele concorda com Lovisa quando comenta que a fei-ra se tornou uma grande família. “É aqui que criamos amizades, desenvolvemos nossas habilida-des e, acima de tudo, vendemos os itens que produzimos. Muitas vezes também é difícil, mas tudo compensa”, pontua.

esporte 11Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA

AVISO DE LICITAÇÕES

O MUNICÍPIO DE CARLOS BARBOSA torna público que estará realizando as seguintes licitações: Pregão Presen-cial nº 089/2020, às 9 horas do dia 13 de outubro de 2020 tendo por objeto a contratação de empresa para a realização de serviços de monitoramento 24 horas por dia, inclusive sá-bados, domingos e feriados em locais determinados pela mu-nicipalidade; Pregão Presencial nº 090/2020, às 14 horas do dia 13 de outubro de 2020 tendo por objeto a contratação de empresa especializada para prestação de serviços para análise de até 1.300 testes de Covid-19 IGG/IGM; Pregão Presencial nº 091/2020, às 14 horas do dia 14 de outubro de 2020 tendo por objeto a aquisição de até 200 cestas básicas para atender famílias barbosenses em situação de vulnerabilidade; Pregão Presencial nº 092/2020, às 9 horas do dia 15 de outubro de 2020 tendo por objeto a contratação de empresa para o ser-viço de transporte e colocação de até 20 (vinte) postes de concreto; Dispensa de Licitação nº 026/2020, com base no artigo 24, IV, da Lei 8.666/93, tendo por objeto a contrata-ção de fornecimento de teste rápido da Covid-19. Maiores informações na Prefeitura Municipal, na Rua Assis Brasil, nº 11, (54) 3461.8834. Edital disponível no site www.carlos-barbosa.rs.gov.br. Carlos Barbosa, 30 de setembro de 2020. EVANDRO ZIBETTI – Prefeito Municipal.

Estado do Rio Grande do Sul

Prefeitura Municipal de Garibaldi

AVISO DE LICITAÇÕESO Município de Garibaldi torna público que realizará as seguin-

tes licitações: Pregão Presencial nº 105/2020, no dia 14 de outubro de 2020, às 14 horas, para contratação de serviços de acolhimen-to institucional para crianças e adolescentes; Pregão Presencial nº 106/2020, no dia 15 de outubro de 2020, às 14 horas, para Registro de Preços para aquisição de brita; Tomada de Preços nº 013/2020, às 08 horas e 30 minutos do dia 19 de outubro de 2020, às 08 horas e 30 minutos, para contratação de empresa para execução de obra de reforma de sanitário e pinturas dos blocos A e B da EMEF Madre Felicidade. Maiores informações pelo fone(054) 3462-8230 ou no site www.garibaldi.rs.gov.br

CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 005/2020O Município de Garibaldi torna público que realizará o Chamamen-

to Público nº 005/2020, às 14 horas do dia 03 de novembro de 2020, para credenciamento de empresas para prestação de serviços funerá-rios. Maiores informações pelo fone(054) 3462-8230 ou no site www.garibaldi.rs.gov.br

Antonio CettolinPrefeito Municipal

Futsal

BGF goleia na estreia pela Série Ouro de 2020Equipe de Bento Gonçalves demonstrou ampla superioridade e garantiu os primeiros três pontos que a colocaram na liderança da chave B ao fi nal da primeira rodada

O Bento Gonçalves Fut-sal (BGF) iniciou a Sé-rie Ouro de Futsal de

2020 com vitória incontestável em seus domínios. Em con-fronto realizado domingo, 27, no Ginásio Municipal Darcy Pozza, em Bento Gonçalves, a equipe comandada pelo técni-co Vaner Flores goleou o União Independente, de Santa Maria, pelo placar de 7 a 0, finalizando a primeira rodada na liderança do grupo B. O BGF teve ple-no domínio da partida e pou-co sofreu defensivamente. Nos primeiros minutos, a equipe da casa já se impôs e tratou de dominar as ações do confronto.

Após inúmeras oportunidades, o time de Bento abriu o placar com Marquinhos Pantera, des-viando após finalização de Bru-no Reis, 1 a 0, aos 5 minutos. Aos 11, Gui Fonseca encontrou um espaço na área e finalizou forte para ampliar a vantagem, 2 a 0 no primeiro tempo.

Na etapa final o BGF conti-nuou com o ímpeto de pressio-nar a saída adversária e garantir a posse de bola. A equipe con-seguiu melhorar o seu aprovei-tamento ofensivo, aumentando o placar da partida. Primeiro, Bruno Reis, capitão do BGF, fez o terceiro e, poucos minutos depois, Rômulo ampliou a van-tagem, 4 a 0. Em mais uma boa trama ofensiva, a bola sobrou com Lucão, que finalizou com precisão para anotar o quinto dos donos da casa. Em um dia inspirado, Marquinhos Pantera arrancou do meio da quadra, deixou a marcação para trás e finalizou para balançar as redes pela segunda vez na partida, 6 a 0. O União Independente teve a oportunidade de descon-

tar em tiro livre direto, mas o goleiro Dani salvou. Em segui-da, Kevin, nos minutos finais, sacramentou a vitória do BGF pelo placar de 7 a 0.

Na rodada, sediada em Ben-to Gonçalves, a Assoeva, de Venâncio Aires, superou a SER Itaqui pelo placar de 6 a 2. No grupo A, o Passo Fundo estreou com vitória sobre a Associação Sobradinho pelo placar de 3 a 1, enquanto que a SER Cano-ense derrotou o Rabelo, de Al-vorada, por 2 a 1. Brasil Futsal, de Pelotas, e Guarani, de Fre-derico Westphalen, folgaram no fim de semana. A próxima rodada está prevista para ocor-rer domingo, dia 4 de outubro, na cidade de Venâncio Aires. O BGF terá pela frente a equipe da casa, a Assoeva, atual cam-peã da Série Ouro e que dispu-ta a Liga Nacional de Futsal. A Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), no entanto, ainda deverá confirmar a roda-da oficialmente até o final da semana, considerando as regras de prevenção à Covid-19.

Estreia da BGF foi em casa, domingo que passou, e a equipe de Bento não deu chances ao União Independente

ATIVA ASSESSORIA, DIVULGAÇÃO

1ª rodada Série Ouro (Bento Gonçalves – 27/9)

Assoeva 6 x 2 SER Itaqui BGF 7 x 0 União Indepen-dente AES 1 x 3 Passo Fundo SER Canoense 2 x 1 Rabelo

Para saberO Projeto “BGF Futsal 2020” - é financiado pelo governo do estado do Rio Grande do Sul – Secre-taria do Esporte e Lazer – Pró-Esporte RS LIE, Lei nº 13.924/2012. O clube também tem o apoio da Prefeitura de Bento Gon-çalves.

Saiba mais

VENDO Apartamento Semi/mobiliado no Bairro Progresso, 2 dormitórios, cozinha e área de serviço separadas, 1 saca-da grande fechada, 1 box de garagem, posição solar Norte. Condomínio com salão de festas e área de lazer. Valor R$ 255.000,00 - Direto com proprie-tário. Tratar pelo fone/ Whats 54 9 9661 2653. 1410

VENDO Apto Semi/mobiliado no Bairro Progresso. 2 dormitó-rios, cozinha e área de serviço separadas, 1 sacada grande fechada, 1 box de garagem, posição solar Norte. Condomí-nio com salão de festas e área de lazer. Valor R$ 255.000,00 - Direto com proprietário – Tra-tar pelo fone/ Whats 54 9 9661 2653. 1410

VENDO Apartamento no Brilho da Lua Vila Nova II com dois dormitórios, laminado, eleva-dor com vaga. Por apenas R$125.000,00. Tratar pelo fone/ Whats (54) 99968-9072.

VENDO São Roque Videiras, apartamento 2 dormitórios, sala, cozinha intergradas, garagem coberta, ótima posição solar, condomínio com salão de fes-tas, portaria 24 horas. Valor R$ 120.000,00. Tratar pelo fone (54) 99968-9072. Creci 37.147f.

VENDE-SE casa com 3 mora-dias são 3 aluguéis no bairro imigrante. Valor R$ 260.000,00. Aceito proposta. Tratar pelos fones 34520405 ou 996341552. 1410

Bento Gonçalves • Quarta-feira • 30 de setembro de 2020 • Edição 3678Há mais de cinco décadas fazendo negócios com você.

(54) [email protected]

www.jornalsemanario.com.br

ImóvelVenda

Móveis

Eletrodomésticos

Diversos

ImóvelAluguel

Imóveis/Terrenos

ALUGO apartamento kit mo-biliado São Francisco apenas R$790,00. Tratar pelo fone/ Whats (54) 99968-9072. Creci 37147.

VENDO terreno Lot Vinhedos de 12x30, excelente localização, água, luz, pronto para construir. R$180.000,00. Tratar pelo fone 54 9 9644-2996 com Nilso. Creci-RS 57333. 0710

VENDO terreno 20x9 no bair-ro Zatt, com casa cercada. Tratar pelo fone 98157-6885. 1410

VENDO Terreno na Praia, divisa de Curumim e Arroio Teixeira (na Gleba B), de 12x30(lote 17), 2 quadras do mar, local tranquilo, próximo ao Cond. Arenas Curu-mim. Valor r$110.000,00. Tratar pelo fone 54 9 9644 2996 com Nilso. Creci-RS 57333. 0710

VENDO áreas de terras no inter ior dos municípios de Bento Gonçalves, Pinto Ban-deira, Monte Belo do Sul, São Valentin do Sul, Muçum e Guaporé. Tratar pelo fone 54 9 9644 2996 com Nilso. Creci-RS 57333. 0710

COMPRO, VENDO e TROCO mo-edas antigas. cédulas de reis, facas antigas e relógios de bol-so. Tratar pelo fone 999461766. 3009

VENDO lenha no bairro Santo Antão, lenha de eucalipto e pêssego, para fogão lareira e fogão campeiro. Tratar pelos fones 999883124 ou 991450738. 1410

VENDO elevador de carga até 1 tonelada. Valor R$ 3.500,00. Tra-tar pelo fone 99960-5989. 3009

VENDO 4 Telhas de fibra nova, de 1,1 metros por 2,5 metros. Valor R$ 350,00 todas. Tratar pelo fone 54 3454 3839 com Nelson. 1410

VENDO Berço com colchão novo. Valor R$ 80,00. Tratar pelo fone 999033476. 1410

COMPRO álbuns de figurinhas e revistas em quadrinhos. Tratar pelo fone 99966-9585. 2110

VENDO Balcão de banheiro completo com espelho, ilumi-nação, torneira água quente e fria (monocromando) super completo. De madeira, pintura patina, Cuba embutida, valor R$ 249,00. Tratar pelo fone 54 996441680. 1410

VENDO Acessórios para mon-tagem de lojas. Valores a negociar. Tratar pelo fone 54 996441680. 1410

VENDO Prateleiras para monta-gem de loja comercial (bran-cas praticamente novas). Tra-tar pelo fone 54 996441680. 1410

VENDO Sports. Valor R$ 30,00 por peça. Tratar pelo fone 54 996288020. 1410

VENDO violão elétrico marca Tagima modelo Vegas cor natu-ral usado, valor a combinar. Tra-tar pelo fone 99143-9815. 1410

VENDO 500 parafusos para telha aluzinco. Tratar pelo fone 54 98437 3021. 1410

PRECISO 30 escoras acima de 4 metros, troco 2 celulares novo na caixa GT -1086, pelas as es-coras. Tratar pelo fone 54 98437 3021. 1410

VENDO capa de chuva im-permeável para motoqueiro (calça, jaqueta e polaina), valor 70,00. Tratar pelo fone 99909-4157. 3009

VENDO oxímetro de pulso em excelente estado. Tratar pelo fone 54 99935 9443. 3009

VENDO óculos de sol marca Mastersol e Fit, valor 130,00 cada. Tratar pelo fone 99909-4157. 3009

VENDO Estante pequena com mesinha R$ 100,00. Tratar pelo fone 051 9474 3939. 3009

VENDO rack Dalla Costa, um mês de uso, marrom, R$200,00. Tratar pelo fone 54 99159 5037. 3009

VENDO Estante pequena com mesinha R$ 100,00. Tratar pelo fone 051 9 474 3939. 3009

VENDO 6 Cadeiras cromadas. Valor R$ 200,00. Tratar pelo fone 999033476. 1410

VENDO rack para sala cinza e preto. Valor R$ 180,00. Tratar pelo fone 3451-2697. 1410

VENDO Mini berço, c/ rodinhas em gel, regulagem de altura, lateral em acrílico, vira escri-vaninha, estante e trocador, usado 3 meses. Com colchão 9,05x 89,6(0,56) profundidade. Valor R$650,00. Tratar pelo fone 3451-2697. 1410

VENDO cozinha compacta cor clara com balcão de pia. Valor R$ 450,00. Tratar pelo fone 3451-2697. 1410

VENDO Fogão a gás 6 bocas R$ 250,00. Tratar pelo fone 051 9474 3939. 3009

VENDO Fogão a gás 6 bocas R$ 250,00. Tratar pelo fone 051 9 474 3939. 3009

VENDO Uma geladeira du-plex, cor branca em bom es-tado, Continental 460l. Valor R$ 550,00. Tratar pelo fone 54 9 9953 0579. 3009

VENDO Fogão a gás 4 bocas acendimento automático R$ 150,00. Tratar pelo fone 051 9 474 3939. 3009

VENDO Uma geladeira duplex branca em bom estado. Mar-ca Continental 460l. Valor R$ 550,00. Tratar pelo fone 54 99953 0579. 3009

VENDO Fogão a gás 4 bocas acendimento automático R$ 150,00. Tratar pelo fone 051 9474 3939. 3009

ALUGO kitnet sem garagem no vila nova II apenas R$360.00. Tratar pelo fone/ Whats (54) 99968-9072. Creci 37147.

ALUGO no bairro Progresso peças com sala e cozinha con-jugada dois quartos banheiro área de serviço e área coberta sem garagem é sem pets. Tratar pelo fone 3451 3948. 0710

ALUGO apartamento no Santa Marta, 2 quartos, sala e cozinha conjugada, banheiro, área de serviço, garagem. Valor R$ 600,00. Tratar pelo fone 99979-1264. 3009

ALUGO em Porto Alegre apar-tamento com 2 quartos, no bairro Menino Deus. Direto com o proprietário rua Uruguaiana, 186. Tratar pelo fone 3451-1069 com Hermes. 3009

ALUGO quarto mobiliado, próxi-mo a rodoviária, travessa Ceara no 98. Preço acessível. Marcar horário para entrevista, somen-te para sexo feminino. Possibili-dade de garagem para moto. Tratar pelo fone 54 996129328. 2110

ALUGO quarto no bairro Bota-fogo, cozinha e banheiro com móveis. Luz e água incluso. Tratar pelo fone 99159-5725. 3009

PROCURO aluguel próximo ao centro. Tratar pelo fone 991591120. 3009

VENDE-SE fruteira com mini mercado no bairro Cidade Alta, com 25 anos de tradição, clientela formada. Tratar pelo fone 3452 3677. 0710

VENDE-SE terreno na Fenavinho, 7 de setembro com escritura, água e luz instalada. 13,5 x 15. Valor R$ 70.000,00. Tratar pelo fone 99659-5390. 0710

VENDE-SE 3 áreas de terra em São Valentim do Sul. Tratar pelo fone 99106-8930. 1410

PROCURO chácara ou sitio para morar. Tratar pelo fone 999819983. 1410

Tv, Som e Vídeo

Automóveis

Animais

VENDO filhote de Pastor Alemão capa preta. Tratar pelo fone 99964-6717. 3009

VENDO Saveiro Robusti, modelo 2019, branca, completa, sem troca, abaixo da Fipe. Tratar pe-los fones (54) 99974.2572 ou pelo Whats (49) 99144.5329. 0710

VENDO aparelho de som com rádio cd e duas caixas de som grande. Valor R$ 300,00. Tratar pelo fone 3451-2697. 1410

VENDO Micro ondas Electrolux ms 41 31 litros, seminovo 110w. Valor R$ 350,00. Tratar pelo fone 3451-2697. 1410

SERVIÇO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DE BENTO GONÇALVES

EDITAIS DE CASAMENTOFaço saber que se habilitaram para casar neste Serviço de registros:

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.

Bento Gonçalves, 30 de setembro de 2020.

Gerson Tadeu Astolfi VivanRegistrador Civil Interino

Edital nº 20882: JOEL DE NADAL OLIVEIRA , solteiro, vendedor, natural de Porto Alegre-RS, residente e domiciliado em Bento Gonçalves e LETÍCIA ATAIDES DA SIL-VA, solteira, assistente de treinamento, natural de Bento Gonçalves-RS, residente e domiciliada em Bento Gonçalves. O Regime de bens será o da Separação de Bens.

Edital nº 20886: JOSÉ DE MENEZES PONCE, divorciado, produtor musi-cal, natural de Feijó-AC, residente e domiciliado em Bento Gonçalves e IVE-TE STUM, solteira, técnica de enfermagem do trabalho, natural de Roca Sa-les-RS, residente e domiciliada em Bento Gonçalves. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens.

Edital nº 20887: AMPILIO TONATTO, solteiro, motorista aposentado, na-tural de Veranópolis-RS, residente e domiciliado em Bento Gonçalves e RO-ZENI CORDEIRO DA SILVA, solteira, auxiliar de limpeza, natural de Montei-ro-PB, residente e domiciliada em Bento Gonçalves. O Regime de bens será o da Comunhão Universal de Bens.

Edital nº 20888: DANIEL FRARE, solteiro, projetista de máquinas, natu-ral de Bento Gonçalves-RS, residente e domiciliado em Bento Gonçalves e RAQUEL DALLAGNESE, solteira, coordenadora de recursos humanos, natu-ral de Bento Gonçalves-RS, residente e domiciliada em Bento Gonçalves. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens.

Edital nº 20889: GABRIEL DE LEMOS, solteiro, industriário, natural de Far-roupilha-RS, residente e domiciliado em Bento Gonçalves e LAÍS FACHINI, solteira, industriária, natural de Bento Gonçalves-RS, residente e domiciliada em Bento Gonçalves. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens.

Edital nº 20890: JORGE LERCHE, divorciado, engenheiro elétrico apo-sentado, natural de São Paulo-SP, residente e domiciliado em Bento Gonçal-ves e VALÉRIA ROCHA DA SILVA, solteira, auxiliar administrativo, natural de Lajeado-RS, residente e domiciliada em Bento Gonçalves. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens.

Edital nº 20891: FELIPE DA SILVA ANTUNES, solteiro, industriário, natural de Bento Gonçalves-RS, residente e domiciliado em Bento Gonçalves e JA-DE MARTINS GUIMARÃES, solteira, auxiliar de cozinha, natural de São Bor-ja-RS, residente e domiciliada em Bento Gonçalves. O Regime de bens será o da Comunhão Parcial de Bens.

Interessados tratar pelo fone 3455.4500

ALUGA SALAS COMERCIAIS

Sala comercial no 5º andar da Galeria Central com54m² de área privava, banheiro e está semi- Mobiliada. Água inclusa no Condomínio.Posição Solar Norte e de frente.

Óma sala comercial de andar.Possui 30,75 M² de área privava. Banheiro e é semi- mobiliada.Posição solar Norte. Água inclusa no condomínio.

Empregos

Serviço

COMPRA | VENDA | EDITAIS

13Bento Gonçalves30 de setembro de 2020

HOTEL MONT BLANC CONTRATAsexo feminino. Função: cama-reira – segunda à domingo 08:00h às 16:20h. Função: co-zinheira para café da manhã. Horário de trabalho: segunda à domingo 05:50h às 14:10h. Não é necessário experiência. Idade: à partir de 18 anos. Re-sidir nas próximidades do hotel--bairro são francisco. Interessa-das comparecer à entrevista com carteira de trabalho das 13:30h às 16:30h de segunda à sexta. Endereço : rua General Góes Monteiro, 711 - bairro São Francisco. Tratar pelo fone (54) 3451-3766 ou (54) 9.8432-7342. 0710

EMPRESA METALÚRGICA CON-TRATA para o quadro de fun-cionário, profi ssional que tenha conhecimento em desenho e solda e perfi l para liderança. Salário compatível com o co-nhecimento. Interessados enviar curiculum para [email protected] ou tel. 981278217 ou passar na empresa Rua Batista Dosso, 183, Bairro Santa Marta. 3009

PROCURA-SE d iar i s ta com experiência e referências em trabalhos gerais em casa, com acabamento de qualidade e que saiba passar roupa. En-dereço: rua Plauto de Abreu, Número 121, Bairro Santo An-tão. Entrevistas somente na parte da tarde a partir das 13h30min. Tratar pelos fones 99139-6379 e 3453-2608. 0710

PROCURO emprego em serviços gerais em empresa ou faxina. Disponibilidade em qualquer horário. Tratar pelo fone 54 99245 4504. 1410

PROCURO emprego como cui-dadora na parte da noite, possuo experiência. Tratar pelo fone 54 99616 9722. 1410

PROCURO emprego na área de limpeza, auxiliar de cozinha, ca-mareira e serviços gerais , tenho experiência. Tratar pelo fone 54 99619 7562. 1410

WWW.FIERGS.ORG.BR - LINK TRABALHE CONOSCO

Somente serão consideradas as informações que constarem expressamenteno currículo. Não haverá presunção de atendimento aos requisitos solicitados.

Demais informações sobre os processos seletivos encontram-se no site.

ANALISTA SERV.TEC.TECNOL.JR - SENAI BENTO GONÇALVES - CÓDIGO 25979

(54) 98411-3547(54) 99688-0803

[email protected]

Rua Conrado D'arrigo, 111 | Santo Antão

053751º - 16255 2º - 368133º - 45724 1º 05-18-19-37-47-49

2º 01-05-07-11-15-48

2303: 03-07-17-20-48-50 1542: 07-11-37-44-47-66-74

Time do AMÉRICA/RJ

2136:

4º - 659035º - 69453

2112: 04 -17- 23- 25- 31-36- 38 40- 42 -52-56- 59- 71- 78- 82-83 84- 92- 97- 98

2043: 03 -05- 07- 09- 12-13- 14

15- 17- 18-19- 21- 22- 23- 25

5377: 10-41-46-54-69

PROCURO trabalho como cui-dadora com vasta experiên-cia, turno do dia. Tratar pelos fones 99984.3651/ 3451.1063. 0710

SOS SERVICES. Desentupimento de ralos, pias, tanques, caixas de gordura, calhas, vasos sani-tários, fossas e fi ltros, consertos e reparos hidráulicos, perfuração de lajes, vigas e paredes e lim-peza de caixas d’água. Tratar pelos fones 3461-0255 ou (54) 99902-7708 (WhatsApp) com Leandro. 3012

FAÇO serviços de pedreiro e carpinteiro do alicerce ao telhado pequenas e grandes reformas muros de blocos cal-çadas. Serviços em geral. Tratar pelos fones 54 99159-3427 ou WhatsApp 54 99146-2114. 0710

FAÇO faxina de segunda--feira a sábado (6 dias por semana). Tenho experiência e referências. Tratar pelo fone e WhatsApp 54 99146-2114 com Adriana. 3009

PROCURO trabalho como cui-dadora de idosos, posso morar no emprego, de segunda a sexta. Tratar pelo fone 99618-4646. 2110

PROCURO trabalho com lixa-ção de assoalho e parquet, aplico laca e verniz, pinturas em geral. Tratar pelos fones 54 3452 7747 ou 991236495. 1410

FAÇO trabalho com Gesso, lavo casa, encanamento, ele-tricista, encanador em geral, e pedreiro. Tratar pelo fone 51 99543 4362. 1410

Fonte: horoscopovirtual.uol.com.br

Quarta-feira, 30 de setembro de 2020variedades14

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 65

Idiomaoficial doMarrocos

Medidausada no trabalho doagrônomo

Apresen-tadora do SBT

Setor hos-pitalar dopaciente

grave

(?) funerá-rio, o popu-lar "papa-defunto"

Elfo, eminglês

Um dositens exa-minados

na redação

"(?)-me aqui", frasede Isaías(Bíblia)

Alberto Ne-pomuceno,pianistacearense

"Oposi-ção", em "antiabor-

tivo"

Louco, eminglês

Prédios emconstrução

Perguntade quem

tem opçõesBerrava

Expressãode alegria

Maiorrio suíço

(?) Salvador, o Bruno de "Amor à Vida" (TV)

O produto vendidonas feiras hippies

ÍdoloLocais de veraneio, àbeira-mar

HoracanônicaLíquido

que correnas veias

dosmonarcas

(fig.)

O sem-blante doranzinza

Coberturada cabeçade bispos,cardeaise papas

O Mourode Veneza

(Lit.)Meditação

Ânimo;fôlego

Formação que atrai turistas àspraias de Maragogi (AL) quando

a marébaixa Preparar

(?) górdio:é impossível desatar

Profissional premia-do em festivais deCinema

São ofoco do perfec-cionista

Retórica(abrev.)Ritmo

cubano

Caracteriza-se porexcesso de peso emcrianças, é causada

por ali-mentação

inadequadae rotina

sedentária

Espéciede skate

comguidãoTecido

de véus

Fixador depenteados

Colunavertebral

Contrária aobom sensoTumulto(gíria)

ADPATINETE

FILOOTELOSERIOARABE

CNGELBSMITRAHEROI

NOAABSURDA

AQUALMADSANGUENOBRE

AREEBAIN

UTIAARELFORTOGRAFIA

AAEISANMALVINOANTI

ARTESANAL

3/eba — elf — mad. 4/ioga. 5/otelo — raque. 6/eliana. 9/artesanal.

NOVELAS

Totalmente Demais (19h)

Horóscopo

A vida lhe convida a caminhar na direção dos seus sonhos e das suas metas, mas de uma forma devagar e consciente de todo o percurso que deve ser manifestado neste ciclo mais sensível que você transita.

Tenha atenção com as afl ições emocionais, como medos e impossibilidade de tomar decisões mais ousadas neste momento. O autoconhecimen-to é essencial. É um excelente dia para promover novas condutas e renovar os projetos.

Há superação ao desenvolver as metas pro-fi ssionais, mas, acima de tudo, é um ciclo para promover uma vida mais espiritual e com valores singulares. Para dar certo, é preciso desapegar de uma vida que não funciona mais.

Você está passando por um transbordamento de emoções no campo afetivo. Além disso, você per-cebe melhor o outro e, com maturidade, você será levado a superar grandes obstáculos, mas não se engane: um bom resultado depende muito de você.

O desapego é fonte de crescimento para você neste novo ciclo. Já parou para observar que exis-tem situações que você não deseja mais carregar? A maturidade emocional vai ajudar a soltar tudo aquilo que, por algum tempo, fi cou em suspenso.

Você está passando por um processo delicado e importante para curar sentimentos do passado no relacionamento afetivo. A experiência pode tocar a relação atual ou uma relação do passado. A matu-ridade o ajuda a ressignifi car a sua história.

Existe a necessidade de assumir as rédeas no trabalho e, dessa forma, realizar mudanças na ro-tina. É um ciclo importante de amadurecimento e superação. A saúde e os hábitos alimentares pre-cisam ser revistos.

Há superação de obstáculos e cura ao ressig-nifi car os sentimentos afetivos. As relações com os fi lhos ou no campo amoroso são despertadas e ge-ram transformações positivas ao transmitir os seus sentimentos de uma forma verdadeira.

Haverá a oportunidade de curar as relações em família e, dessa forma, libertar-se de traumas ou de sentimentos que estar bloqueando o seu progresso fi nanceiro. É um dia para ressignifi car o passado e seguir de uma forma mais leve.

A vida lhe dá a oportunidade de perceber as coisas, principalmente as relações do convívio de uma forma mais amorosa e compreensiva. É im-portante ampliar a sua consciência e promover uma vida mais espiritual e curativa.

É maduro assumir a sua vocação ou criar um movimento mais interessante para obter os resul-tados fi nanceiros que almeja. A vida vem pedindo mais generosidade e um olhar mais desapegado de fatores fi nanceiros.

Você está transitando um ciclo importante de autoconhecimento e percepção de quem é você neste novo ciclo. As curas pelas quais você vem passando são profundas e geram superação de obstáculos que já o atingiram muito.

Áries • (21/3 a 20/4)

Touro • (21/4 a 20/5)

Gêmeos • (21/5 a 20/6)

Câncer • (21/6 a 20/7)

Leão • (21/7 a 22/8) Escorpião • (23/10 a 21/11)

Virgem • (23/8 a 22/9)

Libra • (23/9 a 22/10)

Sagitário • (22/11 a 21/12)

Capricórnio• (22/12 a 20/1)

Aquário • (21/1 a 19/2)

Peixes • (20/02 a 20/03)

HOJEO advogado de Eliza avisa à modelo que não pode retirar o processo contra Carolina. Lili cai da escada e desfalece. Claudia revela a Carolina que Gabriel é soropositivo. Carolina diz a Claudia que quer ser mãe de Gabriel. Gilda descobre que Carlinhos está se encontrando com Dino.

QUINTAGilda acusa Dino de querer transformar Carlinhos em um bandido. Dino pede a Gilda uma quantia alta de dinheiro para pagar suas dívidas, prometendo deixá-la em paz. Gilda perde perdão a Ris-cado e o readmite no bar.

SEXTAJonatas termina seu namoro com Eliza. Hugo oferece dinheiro a Dino para que o bandido se afaste de Gilda. Carolina consegue a guarda provisória de Gabriel. Eliza avisa a Germano que Dino está chantageando Gilda e Hugo. Germano tranquiliza Eliza, dizendo à filha que apreenderá Dino.

SÁBADOGermano avisa a Eliza e Gilda que planejou com Zé Pedro um fla-grante para capturar Dino. Peçanha é preso, mas Dino consegue fugir. Florisval se atrasa para o casamento, e Rosângela decide deixar a igreja.

SEGUNDAFlorisval e Rosângela se casam. Maurice aposta Stelinha em um jogo de azar. Carolina revela a Arthur que Gabriel é soropositivo. Rosângela esquece a panela no fogo e causa um incêndio. Floris-val e Rosângela se desesperam. Arthur e Carolina se despedem.

TERÇAJonatas vai até a casa de Eliza para fazer uma surpresa. Dino pla-neja sequestrar Eliza e invade o quarto da menina. Jonatas leva uma facada ao defender Eliza de Dino. Jonatas é levado para o hospital desacordado. Rosângela culpa Eliza pelo esfaqueamento de Jonatas. Rosângela é hostil com Eliza, e Germano consola a filha. O médico afirma que a situação de Jonatas é grave.

HOJEHeleninha percebe que Bibi não sabe que o imóvel em que está pertence a seu irmão. Vitor pede Jeiza em casamento. Caio explica para Heleninha por que emprestou sua casa para Bibi. Eugênio recebe o telefonema de Irene na frente de Eurico e fica constran-gido. Ivana se observa em frente ao espelho.

QUINTAAurora avisa a Rubinho sobre o emprego que conseguiu para ele. Ritinha e Zeca se reconciliam, e Abel fica furioso. Marilda insiste para que Ritinha conte a Zeca que está grávida. Ivana ouve Joyce mentir sobre ela para a fotógrafa de uma revista. Ritinha afirma a Zeca que quer ter um filho com ele. Ritinha se arruma para ir para a igreja.

SEXTARuy avisa a Amaro que irá para Parazinho. Ivana conta para Simone que Joyce sente vergonha dela. Zeca e Ritinha se casam. Silvana perde no jogo e reclama para Dita. Marilda entrega a Ritinha um bilhete de Ruy. Janete vê a rival ir em direção ao rio e avisa a Zeca. O caminhoneiro vê a noiva entrar no barco de Ruy e atira com uma espingarda em sua direção.

SÁBADOZeca acerta um barqueiro com a arma e lembra da profecia do índio. Ritinha culpa Ruy pelo fim de seu casamento. Ritinha exige que Ruy a leve para o Rio de Janeiro. Ritinha e Ruy se amam. Zeca perde seu caminhão para pagar indenização ao barqueiro e fica desolado. Ruy vai ao esconderijo que conseguiu para Ritinha.

SEGUNDAZeca conta para Nazaré como perdeu seu caminhão e fica in-comodado com a presença de Jeiza. Ruy não resiste a Ritinha. Dantas convence Cibele a se instalar na sala do noivo como sua assessora. Caio provoca Bibi na frente de Rubinho. Simone critica Ivana por querer esconder seu corpo.

TERÇAJeiza desarma o segurança da empresa, que ataca Zeca para de-fender Ruy. A policial convence Amaro a não levar o caso para a delegacia e tenta acalmar Zeca. Ruy afirma que devolverá Ritinha para Zeca. Joyce reclama da nova carreira de Eugênio. Irene deixa cair um objeto no escritório de Eugênio, intencionalmente. Bibi, Aurora e Dedé chegam ao restaurante onde Rubinho trabalha. Ritinha conta para Ruy que está grávida.

A Força do Querer (21h)

A fisioterapeuta Alexandra Spolti atua com atendimento domiciliar na área da saúde do idoso e é pós-graduada em Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica pela Faculdade Unyleya

O presidente do Sindilojas, Daniel

Amadio, ao lado das vice-presidentes da entidade: Gabriela

Zanchett, Iliane Bertinatto, Roberta

Milan e Clarisse Zortea, na exposição

em comemoração aos 45 anos do Sindilojas

social 15Quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Dias EspeciaisQuarta-feira, 30Dia da SecretáriaDia da NavegaçãoDia Mundial do TradutorDia Nacional do Jornaleiro

Quinta-feira, 1ºDia de Santa TerezinhaDia do VendedorDia Nacional do Idoso e Dia Interna-cional da Terceira IdadeDia Nacional do Vereador

Sexta-feira, 2Dia do Anjo da GuardaDia Internacional da Não Violência

EventosSexta-feira, 2Feira EcológicaHorário: 13h às 18hLocal: Rua Fernandes Vieira

MissasQuarta-feira, 30Santuário Santo AntônioHorário: 12h e 18hParóquia São RoqueHorário: 19hParóquia Cristo ReiHorário: 16h e 18h

Quinta-feira, 1ºSantuário Santo AntônioHorário: 18hParóquia São RoqueHorário: 19hParóquia Cristo ReiHorário: 16h e 18h

Sexta-feira, 2Santuário Santo AntônioHorário: 12h e 18hParóquia São RoqueHorário: 19hParóquia Cristo ReiHorário: 16h e 18h

AGENDA

Semana do EmpreendedorEntre os dias 5 e 9 de outubro, a Fecomércio-RS promove, de forma inédita e totalmente on-line, a Semana do Empreendedor. O evento faz alusão ao Dia do Empreendedor – comemorado em 5 de outu-bro. Em cinco dias de programação, painelistas de diferentes áreas compartilharão temas que englobam desde a formalização de negó-cios até ideias inovadoras e criativas, passando pela importância da saúde mental para empreender. As inscrições são gratuitas e devem

ser feitas pelo site fecomercio-rs.org.br/semanadoempreendedor, onde será possível assistir também a transmissão das palestras.

Nossa Senhora do RosárioA Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Faria Lemos, distrito de Ben-to Gonçalves, realiza, até o dia 18 de outubro, a Festa de Nossa Senho-

ra do Rosário. Estão programadas missas, carreatas com a visita da imagem da padroeira às comunidades e o almoço de confraternização no estilo drive-thru. Em 2020, os festejos têm como lema a inspiração da carta de São Paulo aos Romanos. “Fortes na tribulação, firmes na

fé” (Rm 12,12). O dia festivo será domingo, 18 de outubro, com a alvo-rada, às 6h30min. A missa solene está marcada para às 10h, seguida de almoço no estilo drive-thru. Serão disponibilizados frango e vitelo,

sendo R$ 25 e R$ 35 ao quilo, respectivamente. As reservas devem ser feitas até o dia 14 de outubro. Mais informações com Tiago Zaferi (54)

99907-6905 e Lucas Vieceli (54) 99990-4170.

ARQUIVO PESSOAL

Uma comitiva liderada pelo prefeito de Garibaldi, Antônio Cetolin, esteve visitando as obras do Boulevard Convention, em plena construção no Vale dos Vinhedos. O investimento, de R$ 85 milhões, vai integrar hotel, centro de convenções, área gastronômica, loja de vinhos, bosque, capela para casamentos e um grande boulevard, atendendo o turismo de lazer, de eventos e o corporativo

LUCINARA MASIERO/CONCEITOCOM BRASIL

RENATA OLIVEIRA SILVA/CONCEITOCOM BRASIL

16 páginasEdição

BENTO GONÇALVES

Quarta-feira30 DE SETEMBRO DE 2020

ANO 53 N°3678

www.jornalsemanario.com.br

3,50R$

Além fronteiras

A difícil vida dos

imigrantesPopulação oriunda de outros países –

principalmente haitianos, senegaleses e venezuelanos – cresceu 40% nos

últimos oito meses

PÁGINAS 4 e 5

FRANCIELE ZANON