AULA DESENHO TECNICO 3

10
DESENHO TÉCNICO ESCALAS

Transcript of AULA DESENHO TECNICO 3

DESENHO TÉCNICO

ESCALAS

DefiniçãoEscala é a relação matemática entre a dimensão representada no desenho (plantas, mapas, cartas etc) e a dimensão real do objeto representado. Ou seja, é a proporção existente entre uma medida real e a sua representação no desenho.

Necessitamos da utilização de escalas para a representação de medidas reais em tamanhos de desenhos maiores ou menores que os tamanhos reais.

Onde, E é a escala do desenho, d é a dimensão no desenho e D é a medida real.

E = d D

Classificação das Escalas1- escala de redução

A representação do desenho é menor do que a dimensão real. É utilizada na maior parte dos desenhos como plantas, mapas etc.

2- escala natural

A representação do desenho é igual à dimensão real. As medidas no desenho são as mesmas que o objeto real possui.

3 – escala de ampliação

A representação do desenho é maior do que a dimensão real. É bastante utilizada para representação de detalhes de peças pequenas.

TIPOS DE ESCALAS

As escalas podem ser numéricas ou gráficas.

1- Escalas numéricas

A representação é informada pela proporção entre as dimensões reais e as dimensões do desenho, através da razão entre as medidas.

1: 100 ou 1/100 ou 1100

2 - Escalas gráficas

A representação é informada por meio de uma figura que indica o tamanho que uma determinada medida do desenho corresponde à medida real.

Representação das escalas numéricas

Como a proporção que indica o valor da escala é uma relação entre duas medidas, a grandeza da escala é adimensional, ou seja, não tem unidade.

1- escala de redução: 1:50 ; 1: 500; 1/10.000

2- escala de ampliação: 2:1 ; 50/1 ; 1/0,02

3- escala natural: 1/1 ou 1:1

Representação das escalas gráficas

Na escala de 1:4.000, por exemplo, 1 cm = 4.000cm, ou seja,

1 cm = 40m

Recomenda-se, ainda, a execução do talão, utilizando a comprimento da primeira medida de referência com subdivisões menores que as medidas de referência. Exemplo

CONSTRUINDO A ESCALA GRÁFICA

• verificar qual a medida do desenho correspondente a uma determinada medida real, por exemplo, 100 m.

• Considerando que:

• Desenhar um retângulo com 25 mm de comprimento, que será a primeira divisão das medidas de referência da escala gráfica e corresponderá a 100 m da medida real.

• Em seguida reproduzir no desenho o comprimento das medidas de referência quantas vezes forem necessárias até o tamanho total do comprimento desejado para o desenho da escala gráfica, hachurando-se cada divisão alternadamente.

Regras para utilização de escalas:

- Qualquer que seja a escala usada, ela deve ser anotada de modo evidente no desenho.

- Quando o desenho for feito com mais de uma escala, todas devem constar de modo a não deixar dúvidas.

- Nas escalas escritas sob a forma x: y, o primeiro número x se refere as dimensões do desenho e o segundo, y as dimensões do objeto representado.

- Os valores indicados nas cotas, qualquer se seja a escala, devem ser aqueles que representam a medida real do objeto. O que deve mudar são as dimensões do desenho e não as do objeto.

- Não mudam para desenho em escala os valores de ângulos.