3. DIRETORIA DE MARKETING

41
3. DIRETORIA DE MARKETING Introdução Este estudo teve o intuito de entender as dificuldades existentes na administração da empresa Lunáticos Tecnologia S/A. durante um período equivalente a 8 meses. Foi possível analisar os resultados e sugerir planos de ações viáveis para uma melhor conquista dos objetivos estabelecidos pela empresa. No Capítulo 1 foi explicado como o jogo de negócio funcionou, a missão, visão e valores da empresa, o perfil dos diretores de cada área (Finanças, Recursos Humanos, Marketing, Produção e Projetos). Já no Capítulo 2 estão os resultados do primeiro e segundo quadrimestre, a análise da concorrência, os controles implantados. A partir do momento em que pequenos controles foram implantados, tornou-se possível tomar as decisões com mais clareza, vislumbrar um real retorno de cada produto, prever o volume de vendas para os meses seguintes e elaborar planos de ações de áreas distintas da empresa, para melhor se obter os resultados definidos pelo grupo. E finalmente o Capítulo 3 trás o planejamento de cada diretoria para 1 ano de exercício. Palavras - Chave: Concorrência; Inovação Tecnológica; Promoção e Propaganda; Design; Investimento; Lucro. Objetivos O objetivo desse plano de marketing é o lançamento de novos produtos, sendo eles Luna Kids, Luna Geek Phone, Luna Glass e a Linha Luna Green, que contempla três produtos celular, smartphone e tablet, feitos de material reciclado. Marketing Marketing é um processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. (Philip KOTLER, 2000)

Transcript of 3. DIRETORIA DE MARKETING

3. DIRETORIA DE MARKETING

Introdução

Este estudo teve o intuito de entenderas dificuldades existentes na administração daempresa Lunáticos Tecnologia S/A. durante um períodoequivalente a 8 meses. Foi possível analisar os resultados esugerir planos de ações viáveis para uma melhor conquista dosobjetivos estabelecidos pela empresa. No Capítulo 1  foiexplicado como o jogo de negócio funcionou, a missão, visão evalores da empresa, o perfil dos diretores de cada área(Finanças, Recursos Humanos, Marketing, Produção eProjetos). Já no Capítulo 2 estão os resultados do primeiro esegundo quadrimestre, a análise da concorrência, os controlesimplantados. A partir do momento em que pequenos controlesforam implantados, tornou-se possível tomar as decisões commais clareza, vislumbrar um real retorno de cada produto,prever o volume de vendas para os meses seguintes e elaborarplanos de ações de áreas distintas da empresa, para melhor seobter os resultados definidos pelo grupo. E finalmente oCapítulo 3 trás o planejamento de cada diretoria para 1 anode exercício. 

Palavras - Chave: Concorrência; Inovação Tecnológica;Promoção e Propaganda; Design; Investimento; Lucro.

Objetivos

O objetivo desse plano de marketing é o lançamento denovos produtos, sendo eles Luna Kids, Luna Geek Phone, LunaGlass e a Linha Luna Green, que contempla três produtoscelular, smartphone e tablet, feitos de material reciclado.

Marketing

Marketing é um processo social por meio do quais pessoas egrupos de pessoas obtém aquilo de que necessitam e o quedesejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos eserviços de valor com outros. (Philip KOTLER, 2000)

É função do marketing criar, promover e fornecer bens eserviços a clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas,apresentando bens, serviços, experiências, eventos, pessoas,lugares, títulos patrimoniais, organizações, informações eideias.

Através do marketing espera-se alcançar os objetivos daorganização. Os gerentes de marketing tomam inúmeras decisões,como as características de um novo produto, numero deprofissionais da área de vendas a serem contratados, o quantoinvestir em propaganda, até o texto de uma página de revistaou o estilo da embalagem do produto.

De acordo com American Marketing Association, marketing é oprocesso de planejar e executar a concepção, a determinação depreço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviçospara criar negociações que satisfaçam metas individuais eorganizacionais. Segundo Peter Drucker (KOTLER, 2000) aprincipal tarefa do marketing não é vender, mas compreendertão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele evenda por só só. O ideal é que deixe o cliente pronto paracomprar e então basta disponibilizar o produto ou serviço.

Marketing é muito mais complexo do que se pode imaginar.Não é apenas criar companhas publicitárias para aumentar asvendas. E conhecer principalmente o público-alvo, descobrir oque deseja e precisa, assim entender suas demandas. Assim,produzir um produto ou serviço que atenda a necessidade docliente, determinar o valor, de forma que fique acessível aoconsumidor e gere lucro, além de promover o produto.

3.1. Análise futura do Mercado

O mercado de telefonia móvel cresce diariamente. Aoobservarmos o comportamento das pessoas, sempre vemos muitosindivíduos com o celular na mão, seja para olhar as horas,enviar mensagens ou e-mails, acessos aos mais variadosaplicativos ou por puro hábito. Uma pesquisa realizada pelaWMcCann e Grupo.Mobi realizado em 2012, revelou que 33% daspessoas no Brasil já tem um smartphone e 20% tem um celularconvencional avançado (com wifi, GPS, dentre outros recursos).Sendo que, 41% dos entrevistados acessam internet pelo celulare 15% já fizeram compras de celular. Além do que, o Brasil tem

192 milhões de habitantes e em março desse ano, contabilizamos264 milhões de celular. Ou seja, mais de um celular porhabitante.

Segundo publicação da revista Exame, de 24/08/2013, o usodo smartphone é crescente globalmente falando. As vendas emtodo mundo de smartphones ultrapassaram os telefones celularesconvencionais pela primeira vez na história, no primeirotrimestre se 2013.

Os números mostram essa nova realidade dos consumidores,“De acordo com a consultoria americana IDC, foram vendidos 418milhões de aparelhos no mundo de janeiro a março de 2013 — dosquais 216 milhões eram smartphones.” (EXAME, 2013).

Aqui no Brasil, o número de smartphones cresceu 18%somente em 2012, ou seja, é um mercado em expansão. Embora aabrangência ainda esteja muito abaixo da média global, de 48%.Segundo David Reck, diretor da agência de comunicação digitalEnkem atualmente os brasileiros, passaram a ignorar ascaracterísticas de o aparelho ser apenas um celularconvenciona, e desejam, cada vez mais, adicionar as funções deum computador neles.

A estimativa de crescimento até 2016, é que o trafegomóvel aumentará 19 vezes, o que equivale ao volume de 717milhões de SMS por segundo. Outra perspectiva é o aumento davelocidade da conexão. Estima-se um crescimento de 11 vezescom relação a atual velocidade. Cada vez mais o perfil dousuário migra do desktop e notebook, para o móvel.

O celular a cada dia que passa torna-se maisindispensável, pensando nisso, investimos no lançamento dedois aparelhos celulares um de pulso, o Luna GeeK Phone, e oóculos, o Luna Glass.

Paralelamente ao lançamento das linhas de celulares,também lançaremos um videogame. O mercado de vídeo game aquino Brasil já fatura mais que no Reino Unido, Alemanha eEspanha, segundo a consultoria GFK. O consumidor brasileirobusca mais consoles de videogames e jogos no mercado formal, egasta mais com produtos oficiais. Pensando assim, o lançamentode um videogame portátil pode ser promissor.

3.2. Público-Alvo

Uma empresa dificilmente consegue satisfazer todos em ummercado. Nem todo mundo gosta do mesmo produto. Sendo assim,os profissionais de marketing veem a necessidade de segmentaro mercado. Deve-se identificar e traçar o perfil dos gruposdistintos de compradores que poderão preferir ou exigir nossomix de marketing (produto, preço, ponto e promoção). Ossegmentos de mercado podem ser definidos analisando diferençasdemográficas, psicográficas e comportamentais existente dentreos compradores. Diante dessas características, a empresadescobre onde possui a melhor oportunidade, aquela onde asnecessidades a empresa pode atender de maneira superior.

O perfil do consumidor dos produtos da marca Luna variapor produto e segmento. Afinal de contas, temos produtos dediversos preços e que atendem diversas necessidades doconsumidor.

Público-alvo Celular – Linha Convencional

O celular é uma tecnologia já ultrapassada e em geral osbrasileiros já os desprezam. O público-alvo dos celularesconvencionais são aqueles das classes mais baixas, que não temdinheiro para investir num smartphone. Também podemos incluiraqui os analfabetos digitais, aqueles não utilizam internet.Muitos deles idosos que não se atualizaram, mulheres que nãotrabalham fora e pessoas que teme a tecnologia. Algumaspessoas optam por celulares tradicionais por conta dadurabilidade da bateria, com menos recursos, a pessoa usamenos o celular, o deixa a bateria muito mais duradora.Segundo pesquisa da rede de hipermercados Extra, 11% daspessoas ainda utilizam celulares somente para voz e 48% usamcelulares com voz e para enviar SMS.

Público-alvo Smartphone – Linha Convencional

O público-alvo primário do Smartphone Luna pertence àsclasses sociais A e B, para eles hoje em dia é de fundamentalimportância ter acesso a um computador de mão, em muitoscasos, substituindo o computador desktop. O público secundário

são os pertencentes a classe C. Muitas pessoas da classe Ccompram smartphones, mesmo não tendo recurso financeiro parautilizar todos os seus serviços, pois não conseguem pagar umplano de internet, por exemplo, e acabam utilizando o meio detelefonia pré-pago.

Público-alvo Tablet – Linha Convencional

O público alvo dos usuários de tablet são os jovens, commenos de 40 anos, das classes A e B que são aficionados portecnologia e gastam muito tempo vendo filmes, assistindotelevisão, lendo livros e notícias. A maioria são homens e sãousuários que ficam mais tempo na internet do que os usuáriosde smartphone. Os usuários de tablet normalmente também jápossuem outros produtos de tecnologia.

Público-alvo Linha Luna Green

Pesquisas realizadas entre eCGlobal Solutions e eCMetricsinformaram que 90% dos consumidores brasileiros usam produtosreciclados ou sustentáveis. Houve um crescimento, em 2012, 91%dos brasileiros achavam importante empresa que cuidam do meioambiente. Em 2013 o número passou para 99%. No entanto, apenas48% dos brasileiros pagariam 5% a mais num produto eco friendly.Por isso, não podemos simplesmente ignorar os produtosconvencionais, que são mais baratos. O público-alvo de cadaproduto, celular, smartphone e tablet, sofre a mesma variaçãodos produtos convencionais, sendo que representam um mercado62% menor, que são os consumidores conscientes. Levando emconta que a maior presença de consumidores que buscam produtossustentáveis, segundo a Akatu, são pessoas pertencentes àsclasses A e B. A preocupação também tende a ser mais presenteentre os mais velhos, enquanto os jovens são iniciantes oumais propícios à indiferença de produtos sustentáveis.

Público-alvo Luna Glass

O Luna Glass tem como público-alvo jovem adultos, dasclasses A e B, que gostam de tecnologia e necessitam de umequipamento para andar nas ruas. Sejam atletas (principalmentecorredores) ou turistas. Empresas que tem seus funcionários

andando a pé nas ruas, como carteiros, contínuos, guardas,policiais e entregadores em geral, podem tem suas vidasfacilitadas com o Luna Glass. O Luna Glass foi projetado parao ar livre e oferece informações sobre o treino do usuário,como velocidade, quilômetros percorridos e GPS. No entanto, oLuna Glass também é destinado aos médicos, para o auxilio emconsultas e cirurgias, através de ferramentas de precisão etransmissão de imagens. Outro médico, em uma diferentelocalidade, pode auxiliar uma cirurgia, por exemplo.

Público-alvo Luna Kids

O Luna Kids um videogame portátil destinado às criançasdas classes A e B. Os jogos serão bem infantis e outroseducativos e permitirá ao usuário jogar, através da internet,com outra pessoa em qualquer lugar do planeta, desde disponhado mesmo equipamento e jogo. A intenção do Luna Kids é ser oprimeiro equipamento eletrônico da criança. E como é destinadoapenas para o usuário infantil, os pais não vão precisar sepreocupar com o teor do conteúdo. Quem decidirá pela comprasão os pais e outros adultos.

Público-alvo Luna Geek Phone

O público-alvo do Luna Geek Phone são os jovensaventureiros ou executivos, das classes A e B, que procuram umdispositivo auxiliar ao smartphone, ou que precisam dacomodidade de um celular de pulso, onde em alguns momentos nãopodem atender um celular de forma tradicional. Um segundopúblico alvo são os pais de crianças e adolescentes, quequerem a facilidade em comunicar com seus filhos com maiscomodidade. Um celular preso ao pulso da criança eladificilmente vai perder ou não vai atender por não ouvir achamada.

3.3. Concorrência

Segundo Kotler, empresas ruins ignoram seus concorrentes,as medianas copiam e as vendedoras os lideram.

Concorrentes são as empresas que atendem às mesmasnecessidades dos clientes. No entanto, ao contrário do que sepensa, é difícil identificar totalmente nossa concorrência.Atualmente temos dez empresas em nosso mercado que vendemprodutos iguais ou similares. No entanto, uma empresa estámais predisposta a ser atingida por novos concorrentes e novastecnologias do que por concorrentes já existentes. Nossaempresa encontra-se no setor chamado concorrência pura, ondemuitos concorrentes oferecem o mesmo produto e serviço, compouca diferença entre os preços e tecnologia semelhante. Apropaganda é investida para mostrar um diferencial que aempresa tenha, ainda que seja algo psicológico.

3.4. Previsão de Participação no Mercado

Atualmente nossa participação de mercado está próximo dos10%. Com as perspectivas favoráveis do mercado e oinvestimento em produção, tecnologia, design e promoção,pretendemos aumentar consideravelmente esse número nospróximos meses.

3.5. Construção da Matriz BCG

A Matriz BCG é o nome dado a um modelo desenvolvido porBruce Henderson, para a empresa estadunidense Boston Consult Grup,que permite classificar os produtos ou serviços da empresaatravés de dois critérios, a taxa de crescimento do mercado ea participação no mercado relativa. São determinadas atravésda divisão da parcela de mercado da empresa pela doconcorrente principal. Na Matriz os produtos são qualificadosde quatro maneira:

1. Pontos de interrogação (oportunidades) – tem a piorcaracterística quanto ao fluxo de caixa, pois exigeelevados investimentos e resulta em um baixo retornosobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se nadafor feito para mudar a participação de mercado, podeabsorver um grande investimento e depois se tornar um"abacaxi". Por outro lado, por estar em um mercado dealto crescimento pode-se tornar um produto "estrela".

2. Produtos estrela – necessita um elevado investimento esão referências no mercado, gerando receitas moderadas e

possuem taxas de crescimento efetivamente elevadas.Normalmente ficam em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa.Entretanto, a participação de mercado deve ser mantida,pois pode-se tornar numa "vaca leiteira" se não houverperda de mercado.

3. Vacas leiteiras – grande resultado de lucros e altageração de caixa. Como o desenvolvimento do mercado ébaixo, não são necessários grandes investimentos.Geralmente é a base de uma empresa que tenha uma quota demercado considerável.

4. Abacaxi – os produtos estilo “abacaxi” necessitam serevitados e minimizados numa empresa. Porque são produtoscom baixa participação relativa em um mercado com baixocrescimento.

Os produtos ao longo de sua vida podem variar dentro daclassificação da Matriz BCG de uma empresa. Para definir issoé importante saber o ciclo de vida de um produto, introdução,desenvolvimento, maturidade e declínio.

Segundo Kotler (2000) , para afirmar que um produto temciclo de vida é preciso definir alguns conceitos: os produtostem uma vida limitada, as vendas dos produtos atravessamestágios distintos, sendo que cada um apresenta desafios,oportunidades e problemas diferentes para o vendedor; oslucros sobrem e descem em diferentes estágios do ciclo de vidado produto; e os produtos requerem estratégias de marketing,financeiras, de produção, de compras e de recursos humanosdiferentes a cada estágio de seu ciclo de vida.

A primeira fase introdução é interessante um esforço maiorna promoção do produto. Os consumidores em geral gostam denovidade e é importante divulgar, essa fase dificilmente serálucrativa. Aqui os consumidores compram por impulso. Na fasede desenvolvimento, onde o produto já é um pouco conhecido, apromoção pode diminuir razoavelmente, já que o público-alvo jácomeçou a consumir o produto. Aqui os consumidores sãoracionais e já compram o produto após outras pessoas teremavaliado. Quando o produto já está consolidado no mercado,chamamos a fase de maturidade. Praticamente todo os potenciaisconsumidores conhecem o produto e muitos já o consomem. Aqui apromoção pode ser diminuída, o que faz com que seja a fasemais lucrativa de seu ciclo de vida, podendo pagar todo

investimento inicial feito na ocasião do lançamento doproduto. Aqui também se consegue o investimento para odesenvolvimento de novos produtos. Depois vem a fase dedeclínio, que faz que o produto seja até ser deficitário.

Assim podemos estabelecer uma relação entre o estágio dociclo de vida em que o produto se encontra e seuposicionamento na Matriz BCG, sendo que pensando assim,podemos correlacionar os ciclos de vida de um produto com aMatriz BCG. A introdução seria a interrogação, odesenvolvimento a estrela, a maturidade a vaca leiteira e odeclínio o abacaxi.

Uma das funções do marketing é fazer com que o produtopasse o mais rápido possível pelos dois primeiros estágios elogo se consolide, ficando o maior tempo possível namaturidade, assim aumentando o lucro da empresa.

Classificação dos Produtos Luna

A classificação dos produtos BCG depende de cada empresa,mesmo empresas com produtos semelhantes, podem ter produtosclassificados diferentemente na Matriz BCG. O que vai dependeré o valor do investimento feito pela empresa, à parcela demercado alcançado, o potencial de crescimento do produto e olucro que proporciona.

Os produtos já vendidos pela Lunáticos Tecnologia sãocelular, smartphone, tablet. O celular é um produto queprecisa baixo investimento em promoção, pois já estãopraticamente decadentes, o que proporciona uma baixa margem delucro, ainda que algumas pessoas procurem por esse serviço. Ocelular está na fase do abacaxi.

Os smatphones e tablets precisam de investimento médio emdesenvolvimento e relativamente alto em sua promoção, sãovendidos a um preço mais alto que os celulares, proporcionadoinclusive um lucro maior. A medida que tornam mais conhecidose entram na fase de maturidade, pode-se investir menos empromoção. Os smartphones e tablets estão na fase da vacaleiteira.

Os novos produtos, que serão lançados ao longo do ano,como a linha Luna Green, Luna Glass, Luna Kids e o Luna GeekPhone são novos entrantes no mercado. Precisam de um alto

investimento em promoção e propaganda, para tornarem sucessode vendas, justificar o investimento inicial emdesenvolvimento e promoção e finalmente darem lucro e setornarem vaca-leiteira. Os produtos novos são pontos deinterrogação.

3.6.1. Reposicionamento da marca

Durante os primeiros meses do ano, a empresacomercializava seus produtos, tais quais celulares,smartphones e tablets sempre nosso peço estava abaixo do valorda concorrência. No entanto, com o investimento em novaspesquisas tecnológicas, o lançamento de produtos inovadores econsequentemente novos investimentos em publicidade epropaganda quer reposicionar a marca no mercado. Além do que,ao visarmos a entrada no mercado global nos próximos anos,decidimos simplificar o nome da marca, a empresa chama-seLunáticos Tecnologia S/A, mas para facilitar a entrada damarca em outros países, chamaremos na apenas de Luna.

3.7. Composto de Marketing

O campo de marketing possui um conjunto de instrumentoscontroláveis que podem ser empregados para obter o alvo daempresa, o que chamamos de composto de marketing ou marketingmix. O composto de marketing também é conhecido como os 4 pês demarketing, que é dividido em produto, preço, praça (ponto devenda) e promoção. Essa teoria foi popularizada por E. JeromeMcCarthy, e pode ser visto como uma lista de possibilidadesque estão na abrangência do marketing para permitir aimplementação dos movimentos e ações da empresa junto aomercado.

Mix de Marketing Produto

Características Benefícios Opções Marcas Serviços agregados

Ponto Localização Área de influência Filiais Horário de funcionamento

Preço Nível

Promoção Propaganda

Descontos Crédito Politica de cobrança

Promoções Relações públicas Marketing direto

Público-alvoTabela 1 Mix de Marketing | Morgado; Gonçalves, 1999.

3.7.1. Produto

Deve-se decidir sobre a composição da linha de produtosquanto a escolha de fornecedores, marcas, variedade de modelose tamanhos e sobre os diversos serviços agregados a linha demercadorias, como por exemplo, treinamento para o uso dosprodutos vendidos, fornecimento de peças de reposição eacessórios diversos ligados ao produto vendido. (MORGADO &GONÇALVES, 1999)

Ao definir a linha de produtos, deve ter claramente anoção do público-alvo que se almeja alcançar, adequando-a asnecessidades desse consumidor em termos de características ebenefícios procurados.

Atualmente contamos com a produção de apenas trêsprodutos, o celular, o smartphone e o tablet. Nossos projetosabrangem a linha Luna Green, que são celulares, smartphones etablets produzidos com plástico reciclado, o Geek Phone, LunaGlass e o Luna Kids. Somos uma empresa que investe emtecnologia através do meio da telefonia e internet móvel.Todos os nossos produtos, terão a mesma marca Luna.

3.7.1.5. Logomarca

O logotipo da marca Luna foi desenvolvido através da fonteREZ e teve o acabamento com efeito metálico, para darimpressão de futurismo e modernidade que é como a marca querser conhecida no mercado, como algo que alta tecnologia emoderno.

Figura 1 Logomarca da marca Luna

3.7.1.1. Celular

O tradicional celular é um aparelho de comunicaçãopor ondas eletromagnéticas que permite a transmissãobidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográficaque se encontra dividida em células (de onde provém anomenclatura celular), cada uma delas servida por umtransmissor/receptor. Nosso celular é basicamente um gadgets,com um teclado numérico, menu central e tela colorida. Além deter capacidade para a inclusão de chips de duas operadoras detelefonia móvel, tecnologia 2G e também a transmissão de radioFM. Juntamente com o aparelho celular estão incluídos ocarregador, bateria, fone de ouvido e manual técnico de comoutilizar o produto.

O celular é um produto de pouca diferenciação entre osconcorrentes, é algo quase obsoleto procurado por pessoasgeralmente que buscam baixo custo ou alta durabilidade debateria. Por esse motivo, não necessitam grande investimentoem tecnologia e design. No entanto, para ajudar as vendas,

necessitam um bom investimento em propaganda e promoção, atéporque atualmente temos a menor parcela de mercado entrenossos concorrentes, apenas 7,17%. Por ser um produto demassa, deve ter um baixo preço, o lucro aqui vem do volume devendas, atualmente dispomos do segundo menor preço.

Figura 2 Modelo do celular da marca Luna.

3.7.1.2. Smartphone

Outro produto fabricado pela Lunáticos Tecnologia S/A, é oSmartphone. O smartphone é um telefone celular comfuncionalidades avançadas que podem ser este ndidas por meiode programas executados por seu sistema operacional. O sistema

operacional do nosso smartphone permite que desenvolvedores desoftwares criem milhares de programas adicionais, com diversasutilidades, agregados em sites como o Google, Face Book etc. Osmartphone possui capacidade de conexão com redes dedados para acesso à internet, capacidade de sincronização dosdados do organizador com um computador pessoal, e uma agendade contatos que pode utilizar toda a memória disponível docelular, não é limitada a um número fixo de contatos. Nossosistema operacional é Android. Android é um sistemaoperacional fundamentado no núcleo do Linux para dispositivosmóveis, criado pela Open Handset Alliance, comandada pelo Google eoutras empresas. Segundo o Google, mais de 1 milhão e 300 milaparelhos com este sistema operacional são ativados todos osdias, ou seja, é um mercado em potencial.

O aparelho smartphone da Luna é feito em açoinoxidável que funciona como antena do aparelho. Sua tela de3.5 polegadas (89 mm) LED backlit de cristal líquido écomercializado com o nome de "Retina Display" possui aresolução de 960 por 640 pixels. Possui câmera fotográfica 0.3Megapixels e câmera fotográfica. O acabamento é com cantosarredondados e uma capa de acrílico que protege o aparelho.Juntamente com o aparelho celular está incluído o carregadorde bateria, bateria recarregável, fone de ouvido, capa deacrílico e manual técnico de como utilizar o produto.

A vantagem desse produto é a praticidade, é praticamenteum minicomputador ligado a um aparelho celular. Sendo assim, émuito fácil transportá-lo para diversos lugares, mesmo dentrodo bolso. A desvantagem entre ele e o celular é o preço. Ossmartphones ainda têm condições de evoluir consideravelmente,por isso, é necessário o investimento em tecnologia, design,assim como em promoção e propaganda, para mantermos e atémelhorar a nossa participação no mercado. Atualmente com12,28% do mercado, somos a empresa com a melhor participaçãonesse produto. Apesar de ter o preço superior ao do celularconvencional, por conta da sua popularização e grande numerode concorrentes, o preço não pode ser tão elevado, temos umdos menores (o 3º menor) preços dentre nossos concorrentes.

Figura 3 Smarthphone da marca Luna

3.7.1.3. Tablet

Outro produto da marca Luna é o tablet. O tablet é umdispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usadopara acesso à Internet, apresentado como um dispositivosituado a meio caminho entre um laptop e um smatphone. É idealpara visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornaise revistas e para o entretenimento com jogos. O dispositivoutiliza o mesmo sistema operacional do nosso smartphone, ouseja, o Android. A conectividade é Wi-Fi 802.11 a/b/g/n 2,4 e5 GHz e Bluetooth 4.0. A memória 1 GB RAM e o armazenamento éde 16GB. Possui duas câmeras, a frontal: 1,2 MP HD 720p e atraseira: 5,0 MP 1080p. A tela é sensível ao toque(touchscreen) e tem 9,7 polegadas. A ponta dos dedos ou de uma

caneta especial aciona suas funcionalidades. É um novoconceito, por isso, necessitam uma alto investimento empesquisas de tecnologia, principalmente para melhorar nossaparticipação no mercado. Contamos com a participação de 8,78%no mercado e temos o segundo melhor preço. Juntamente com otablet, está incluído o carregador de bateria, bateriarecarregável, fone de ouvido e manual técnico de como utilizaro produto.

3.7.1.4. Novos Produtos

Com o objetivo de expandir o mercado, somar novosclientes, aumentar o faturamento total, aumentar o lucro eprincipalmente reposicionar a marca, para ser conhecida comoaltamente tecnológica e principalmente que investe emdiferencial, a Luna S/A investiu alto no lançamento de novosprodutos. Além dos celulares, smartphones e tablets, a empresaapresentará novos produtos, que estão atualmente em fase delançamento.

Luna Glass

O Luna Glass é um projeto desenvolvido pela empresaLunáticos Tecnologia S/A,. O Luna Glass consiste em um par deóculos, que é conectado à internet, que usa uma tecnologiafuturista de realidade aumentada. A realidade aumentada (RA),e a integração de informações virtuais a visualizações domundo real, como no caso do Luna Glass, através de uma câmera.A gravação ao vivo do vídeo, são digitalmente processados eampliados pela adição de gráficos criados pelo computador.Além do que, incluímos o uso de rastreamento de dados emmovimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizandomecanismos de visão, e a construção de ambientes controladoscontendo qualquer número de sensores e atuadores.

O Luna Glass é um dispositivo semelhante a um par deóculos, que fixados aos olhos, disponibiliza uma pequena telaacima do campo de visão. A tela apresenta ao usuário mapas,opções de ouvir musica descobrir a previsão do tempo,desvendar rotas de mapas, além de também poder ser utilizadocomo um aparelho de telefone celular, ao efetuar chamadas de

voz e vídeo. Outra tecnologia dos óculos é a capacidade detirar fotos de algo que se viu e compartilhar imediatamente narede, através da conexão da internet. O visual do Luna Glass éinspirado na onda geek, possui um aro de acrílico preto elente nos dois olhos. A lente de projeção do Google Glass nãoocupa todo o campo de visão do utilizador e possui umatecnologia de foco que permite ao observador ler o seuconteúdo sem a necessidade de mudar seu foco de visão. Todosesses cuidados garantem o conforto e a segurança da pessoa queutilizar a tecnologia.

Juntamente com os óculos está incluído o carregador debateria, bateria recarregável, fone de ouvido via bluetooth,capa de veludo para carregar e proteger e manual técnico decomo utilizar o produto.

Figura 4 O Luna Glass.

Luna Kids

O Luna Kids é o primeiro lançamento da Luna para crianças.O Luna Kids é um console portátil fabricado e comercializadopela Lunáticos Tecnologia S/A. O console portátil em formatode lua, inclui duas alavancas analógicas, uma tela deLED sensível ao toque multitoque capacitiva de 5 polegadas esuporta Bluetooth, Wi-Fi e 3G, ou seja, acesso a internet viatelefonia móvel. Internamente, o dispositivo apresente um

processador ARM Cortex-A9 MPCore de quatro núcleos e umaunidade de processamento gráfico SGX543MP4+ de quatro núcleos,assim como o software LiveArea como sua interface usuárioprimária, a qual sucede o XrossMediaBar. Juntamente com ovídeo game portátil está incluído o carregador de bateria,bateria recarregável, fone de ouvido via bluetooth, um cartão dememória de 4 GB, um estojo para armazenamento e manual técnicode como utilizar o produto.

Figura 5 Console portátil da Linha Luna Kids.

Logotipo

Para o Luna Kids, que é o vídeo game portátil da LunáticosTecnologia S/A, desenvolvemos um logotipo, que utiliza o Lunatradicional, mais a palavra kids, que quer dizer crianças eminglês. O nome da fonte da palavra kids é a KidSans. As letrassão contornadas de preto, para dar destaque ao nome, e ascores escolhidas foram o vermelho, amarelo azul e verde. Aintenção foi usar cores primárias, vermelho, amarelo, azul everde, que são as mesmas cores dos botões do vídeo game, alémde ter fácil identificação.

Figura 6 Logotipo do segmento Luna Kids.

Luna Geek Phone

Inspirado no relógio Casio com Calculadora, o modelo CA-53W-1Z, o Luna Geek é um aparelho celular em formato derelógio de pulso. O aparelho tem tecnologia 4G e, por isso,permitirá acesso rápido à internet, pois tem uma câmeraembutida possibilita inclusive a realização devideoconferências. Ele também reconhece vozes e funciona comotocador digital de músicas.  O celular tem acabamento emborracha, para dar ao gadgets um visual mais esportivo,divertido e colorido. Ideal para crianças (para os pais sempreos localizarem)e para adultos que praticam esportes e queficam impossibilitados de utilizar as mãos para atender umaligação.

Um recurso interessante é a câmera com 1,9 megapixelposicionada na parte externa da pulseira – na tela sensível aotoque do relógio, o usuário visualiza a imagem a ser clicada.Outra função do Luna Geek Phone é que permite que integre orelógio com o seu smartphone, da linha Luna convencional ouGreen através do Bluetooth. Com o celular no bolso, conseguecomandá-lo pelo pulso. Dá, por exemplo, consultar agenda detelefone, visualizar mensagens e utilizar alguns aplicativosadaptados para sua tela de 1,2 polegadas.

Juntamente com o vídeo celular no pulso, estão incluídos ocarregador de bateria, bateria recarregável, fone de ouvidovia bluetooth, um estojo para armazenamento e manual técnicode como utilizar o produto.

Figura 7 Luna Geek, o celular de pulso da Lunáticos S/A.

Luna Green

Também temos uma segmentação com produtos ecológicos.Possuímos uma linha de produtos da Linha Luna Green sãofabricados através de reaproveitamento de plástico, da água dachuva e de energia solar.

A reciclagem de plástico representa uma economia para aempresa, além do respeito ao meio ambiente, o que agrega valora imagem da empresa. O plástico é um dos produtos mais usadospela empresa Lunáticos Tecnologia S/A, sendo assim, o insumopassará pelo processo de reciclagem que garante oreaproveitamento na produção do plástico. O plástico recicladotem praticamente todas as características do plástico comum,além de ser mais barato para a compra. O plástico recicladocontribui muito com o meio ambiente, pois o material deixa deir para os aterros sanitários ou para a natureza, poluindorios, lagos, solo e matas.

O reaproveitamento da água de chuva é feito na área detelhado onde há a necessidade de se equacionar a vazão frenteàs instalações hidráulicas. A água da chuva é utilizada nalinha de produção e no banheiro dos funcionários da empresa.

O aproveitamento da energia solar é inesgotável. Em nossaempresa a energia solar é fotovoltaica, que é o processo deaproveitamento de energia solar para conversão direta emenergia elétrica, utilizando os painéis fotovoltaicos. Sendoassim, parte da energia utilizada pela empresa será a energiasolar. Pensando nesses projetos, todos os nossos produtosterão da linha Luna Green terão o adesivo de eco friendly.Pesquisas realizadas entre eCGlobal Solutions e eCMetricsafirmam que 73% dos brasileiros acreditam no selo dos produtoscom responsabilidade social.

Figura 8 Luna Green , o selo verde da marca.

3.7.2. Preço

Deve-se definir a politica de preços em função dosconsumidores que se almeja conquistar e o nível de serviço quevai apresentar. Quando se deseja oferecer serviços distintos,atendimento personalizado, instalações luxuosas, linha demercadorias completa, deve ter preços e margens mais altaspara suportar a estrutura de custos mais pesada vinda dessaconcepção de negócio.

A definição do preço de um produto é uma combinação entrea diretoria de marketing e a diretoria financeira. Dentre osconcorrentes e a Luna S/A o preço do celular, do smartphone edo tablet sempre esteve na média, tendendo para mais baixo. Osprodutos já produzidos pela Lunáticos Tecnologia S/A, taiscomo celular, smartphone e tablet continuarão com a mesmaestratégia, ou seja, acompanhando os concorrentes, estandoentre eles, sempre tendendo estar um pouco abaixo do preço daconcorrência, pois são produtos muito similares.

Preço de Venda dos Produtos Convencionaisset/13 out/13 nov/13 dez/13 jan/14 fev/14

Celular 470,00

470,00

520,00

470,00

520,00

520,00

Smartphone

1.400,00

1.500,00

1.600,00

1.500,00

1.600,00

1.600,00

Tablet 1.900,00

1.900,00

2.000,00

1.900,00

2.000,00

1.900,00

mar/14 abr/14 mai/14 jun/14 jul/14 ago/14Celular 4

70,00 470,00

520,00

520,00

470,00

420,00

Smartphone

1.500,00

1.500,00

1.500,00

1.500,00

1.400,00

1.300,00

Tablet 1.900,00

1.700,00

1.800,00

1.700,00

1.600,00

1.600,00

3.7.2.1. Política de Determinação de Preços de NovosProdutos – Desnatação

Um dos fatores para definir a política de preço de umdeterminado produto é onde se está em termos de ciclo de vida.No período de lançamento de um novo produto no mercado,principalmente quando o produto é visto pelos clientes comoalgo inovador, é natural que a empresa utilize a chamadaestratégia de desnatação. Segundo Ayrosa, na desnatação oproduto é lançado com um prelo mais alto que a média dospreços do segmento. Com o passar do tempo, o preço do produtoé reduzido. O nome desnatação se deve à intenção de entrar nomercado pelos consumidores me maior poder aquisitivo. Começarperlas bordas, pela nata, e chegar aos poucos no mercado.

Como em nosso mercado ainda não existe videogame portátilpara crianças com acesso a internet (Luna Kids), telefonecelular de pulso (Luna Geek) e a tecnologia verde e com aresponsabilidade de reutilizar plásticos de garrafa PET (LunaGreen), aplicaremos em todos eles a politica de preço pordesnatação.

A estratégia de desnatação dá ao produto inovador, umpreço mais elevado. Principalmente levando-se em conta oscustos de produção e investimento em pesquisa e tecnologia.Confiamos na imagem de excelente qualidade que o preço maisalto confere aos nossos novos produtos, principalmenteapostamos que nossos produtos serão diferenciados em relação

aos nossos concorrentes. Também investiremos alto em promoção,para que nosso potencial consumidor possa conhecer nossosprodutos e verificar todo o investimento tecnológico.

A desnatação tem como característica em determinada partedo ciclo de vida do produto, reduzir o preço, de forma quepossa permitir a aquisição do produto por um numero maior deconsumidores e manter os resultados de rendibilidade dentro damargem desejada. A redução de preços pode ser feita em váriasfases, de forma que possa permitir o acesso gradual ao produtopor parte de novos segmentos de mercado e assim obter maisreceita. A estratégia de desnatação tem como objetivo atingirbons resultados rapidamente, melhorar a imagem e notoriedadeda empresa e do produto a fim de criar elos de fidelidadeperante o mercado. Isso só é possível porque o desenvolvimentodos produtos Luna é de fato inovador, sendo que isso é sentidopelos potenciais clientes.

Preço de Venda – Desnataçãoset/13

out/13

nov/13

dez/13 jan/14 fev/14

Linh

a Co

nven

cional

Luna Kids 599,0

0

599,0

0

599,0

0

539,00

539,00

539,00

Luna Geek Phone * * *

2.400,00

2.400,00

1.920,00

Linh

a Gr

een

Celular * * * * * 572,00

Smartphone * * * * * 1.76

0,00

Tablet * * * * * 2.09

0,00mar/14

abr/14 mai/14 jun/14 jul/14 ago/14

Linha

Conven

cional

Luna Kids 485

,00

485,00

485,00

437,00

437,00

437,00

Luna Geek Phone 1.920,

00

1.728,00

1.728,00

1.555,00

1.555,00

1.555,00

Linh

a Lu

na G

reen Celular

517,00 517,00

572,00

572,00

517,00

462,00

Smartphone 1.650,

00

1.650,00

1.650,00

1.650,00

1.540,00

1.300,00

Tablet 2.090,

00

1.870,00

1.980,00

1.870,00

1.760,00

1.760,00

3.7.2.2. Política de Determinação de Preços de Novos Produtos– Penetração

No processo de penetração o produto é lançado com o preçoabaixo da média do mercado. A intenção é que com o passar dotempo, o preço possa evoluir lentamente. Esta estratégia éutilizada para que haja uma rápida penetração do mercado. Opreço abaixo da média do mercado é um alto poder de barganha.Por esse motivo, diante do estimado sucesso de vendas, aempresa deve estar atenta à produção e distribuição. Grandesgastos com comunicação nessa estratégia são incompatíveis.

No lançamento, o Luna Glass custará R$ 872,00 no primeiromês para o consumidor. Sendo que R$ 484,40 é o custo commatéria-prima, R$ 11,00 é o valor da mão de obra em grandeescala por unidade e R$ 376,60 é à margem de lucro da empresa.Sem contar investimentos em publicidade e propaganda.

A empresa Lunáticos Tecnologia possui uma boa imagem damarca Luna dentre seus consumidores, por esse motivo, o baixopreço do Luna Glass não vai abalar a sua reputação diante daqualidade já conhecida, pelo contrário, estima-se que nolançamento muitas pessoas vão querer comprar o produto.

Grande parte dos concorrentes, no mercado de óculosinteligente, pratica um preço superior ao Luna Glass na

Preço de Venda do Luna Glass –Penetração

abr/14

mai/14

jun/14 jul/14 ago/14

872,00

959,20

1.151,04

1.381,25

1.657,50

ocasião do lançamento. Por isso, espera-se uma grande venda nolançamento.

Preço dos Óculos ComputadorizadosNome doProduto

ReconJet

SpaceGlasse

sM100

GoogleGlasse

sMoveri

o

Epiphany

EyewearPreço emDólar 599,00 667,00 999,00 1.500,

00699,00 299,00

Conversãoem Reais 1.392,26 1.550,

312.321,98

3.486,45

1.624,69

694,97

Data cotação utilizada: 29/11/2013Taxa:1 Dólar dos EUA = 2,3243 Real do BrasilO preço do Google Glass é estimado, mas a empresa já informou que deve abaixar.

3.7.3. Ponto

Por representar pesados investimentos, a escolha do pontopara instalação da fabrica, lojas próprias e franquias ésempre uma tarefa difícil. Uma vez que cada local possui umaárea de influencia, ou seja, uma área geográfica capas deatrair clientes. Principalmente para a instalação de lojas(próprias ou franquias) deve-se considerar o ponto em funçãoda população residente em seu entorno e, baseado nisso,definir horários de funcionamento e definir o numero defiliais.

A Lunáticos Tecnologia S/A é uma empresa que fabrica evende celulares, smartphones e tablets, sendo que não utilizaintermediários durante esse processo, tendo sua fabrica emBarueri, São Paulo.

A única loja física está localizada no Shopping Iguatemide São Paulo. O Shopping Iguatemi de São Paulo é um localtradicional de compras de luxo na cidade de São Paulo. Por sero primeiro shopping da América Latina, o Iguatemi São Paulo éconhecido por sempre inovar e antecipar as tendências do

mercado internacional, o que tem tudo a ver com a nossaempresa. O Shopping Iguatemi está localizado na AvenidaBrigadeiro Faria Lima, 2232, no Jardim Paulistano. Que éumaárea central na cidade, de fácil acesso e de conhecimento damaioria dos paulistas e dos turistas que vão a capital. Possuialgumas grifes muito famosas e requintadas, como ChristianLouboutin, Chanel Make up, Bang&Olufusen, Esther Giobbi, Dianevon Furstenberg, Lool, Tory Burch, Marc Jacobs, Missoni e 7For All Mankind, e lojas ancoras como Americanas, C&A, Pão deAçúcar e Zara, que atraem um bom público. De acordo com,Silvia Camargo, gerente de marketing do shopping Iguatemi SãoPaulo, o publico alvo do local são pessoas de diversos perfise interesses, que estão em busca de novidades, tendências eexigentes com a qualidade de serviço e atendimento.

3.7.3.1. Franquias

Também temos o projeto para o lançamento de franquias daloja Luna.

3.7.4. Promoção

Para divulgar o produto ao publico alvo, a empresa devedefinir os meios a utilizar nisso. Pode-se utilizarpropaganda, atrair a mídia para fazer reportagens sobre o seuproduto, promoções com sorteios de brindes ou ainda realizarações de marketing direto, como malas diretas e telemarketing.

A adequação da mídia a ser utilizada e do conteúdo damensagem veiculada deve ser avaliada em função do publico alvoda marca, considerando seu estilo de vida, gostos, níveleducacional, preferencias, etc. (MORGADO & GONÇALVES, 1999).

A promoção dos produtos já existentes, como os celulares,smartphones e tablets a medida que tornarem conhecidos eentrarem de maturidade, vão precisando menos de investimentospara promover-se, pois a maioria das pessoas já conhecem oproduto. Por isso, mês a mês, investiremos cada vez menos napromoção desses produtos.

Projeto Luna Green

Todos os três produtos da linha Luna Green, tais qualcelular, smartphone e tablet, serão promovidos juntos, numamesma inserção promocional na revista Veja, Nacional. A Vejaé a maior revista do Brasil, com 10,4 milhões de leitores.Semanalmente são impressos 1.039.797 exemplares da revista.Sendo que, 912.094 são destinadas assinantes e o restante,127.703 revistas, representam as vendas avulsas. A revistaVeja abrange 97% dos municípios do país, sendo que 54% dosleitores são mulheres, 71% das pessoas pertencem as classes Ae B e 63% dos leitores têm entre 20 e 49 anos.

Na semana de lançamento do produto, que é a última semanade abril de 2014, faremos uma promoção com três páginas, paradestacar bastante nosso produto. Cada anúncio de página todatem o valor de R$ 291.000,00, totalizando R$873.000,00 naprimeira semana.

Depois a estratégia será de manter semanalmente um anunciona revista Vela. Apenas alternando por uma propaganda depágina inteira e na semana seguinte meia página, que custa R$207.000,00. Para sempre fixar na mente de nossos clientesnosso nome e que somos uma empresa responsável, que tempreocupação com o meio-ambiente. O valor do mês de junho ficoumais alto, pois tinha uma segunda-feira a mais.

Para fazer o anuncio, foi contratada uma empresa depublicidade e designer, que cobrou R$10.000,00 para produzirtodas as peças que vão para a revista nos próximos meses,havendo apenas o custo no primeiro mês.

Anuncio na Revista Vejaabr/15 mai/15 jun/15 jul/15 ago/15883.000,

00996.000,

001.203.000

,00996.000,

00996.000,00

Total

5.074.000,00

Projeto Luna Kids

Para o projeto Luna Kids foi desenhado uma especialestratégia de promoção e propaganda. Como será lançadoestrategicamente próximo ao dia das crianças, faremos um stand

no shopping Iguatemi São Paulo, para que as crianças e seuspais, possam conhecer o produto. Também faremos inserções nocanal da TV por assinatura, que segundo pesquisa, é o favoritode nosso público-alvo.

Stand em Shopping – Shopping Iguatemi São Paulo

O lançamento do videogame portátil Luna Kids será dia 15de setembro no shopping Iguatemi São Paulo, num stand daLunáticos Tecnologia S/A, criado apenas para esse fim. OShopping Iguatemi São Paulo está localizado na AvenidaBrigadeiro Faria Lima, número 2232, no Jardim Paulistano, nacidade de São Paulo. Embora o lançamento aconteça numa áreaespecífica da cidade de São Paulo, segundo pesquisa da Cushman& Wakefield, é a área comercial mais valorizada, por metroquadrado, da América Latina. Fora que o estado de São Pauloconta com 24% do acesso móvel de todo o país, sendo o estadocom o maior número de usuários. O público-alvo desse shoppingsão pessoas pertencentes às classes A e B, pois está presenteestrategicamente em uma área onde as pessoas tem maior poderaquisitivo, caracterizado pela sua fidelidade e exigência dequalidade. O horário de funcionamento do shopping é de segundaa domingo, das 10 às 22h. Consequentemente esse será nossohorário de funcionamento. Em nosso stand apresentaremos o LunaKids, onde o usuário poderá tocar, jogar e até comprar oconsole, além de jogos e outros acessórios do Luna Kids. Ostand ficará no Shopping Iguatemi São Paulo do dia 15 desetembro, até o dia 15 de outubro de 2013.

O ponto de locação temporário no Shopping Iguatemi SãoPaulo está localizado no piso térreo, próximo à loja Amor aosPedaços. A metragem disponível para a construção do stand é de12m², com o pagamento é antecipado através de boleto bancário.

Promoção ShoppingIguatemi

Aluguel Espaço 46.000,00

Confecção Stand

10.000,00

Pessoal 6.000,00

Material Promocional

2.500,00

Total 64.500,00

Intercessão na Televisão – Discovery Kids

Conjuntamente ao lançamento do Luna Kids no ShoppingIguatemi São Paulo, faremos um filme comercial, de trintasegundos, para promover o videogame portátil. A intercessão natelevisão iniciará dia 02 de dezembro e permanecerá até o dia23 de dezembro.

Colocar um vídeo na televisão é uma estratégiainteressante, pois teremos abrangência nacional. Além do que,a televisão é o primeiro aparelho eletrônico que a criança temcontato durante a infância. Segundo pesquisa da ESPM, criançasassistem, em média, três horas de televisão por dia. Usaremosa estratégia de pulsação para a divulgação do Luna Kids. Issosignifica que, na primeira semana a veiculação com comercialserá bem intensa, a segunda semana um pouco menos intensa e aterceira semana bem intensa novamente.

Concentraremos todo o volume de inserções no DiscoveryKids, que é um canal fechados de televisão, destinado acrianças. Um levantamento em do IBOPE 2011, segundo DanielCastro, colunista do portal R7, o canal da televisão paga maisassistido no Brasil, dentre os canais adultos e infantis, é oDiscovery Kids, visto por 147 mil pessoas na média entre 6h e5h59. Depois, empatados, vem o Cartoon Network e SporTV, com130,2 mil cada. Na sequencia temos Disney Channel (117,6 mil),TNT (88,2 mil), Fox (71,4 mil), Nickelodeon (71,4 mil),Megapix (63 mil), Viva (58,8 mil) e Globo News (54,6 mil)completando os canais mais assistidos da televisão fechada.

A televisão por assinatura tornou-se interessante devidoao grande aumento de usuários.

O expressivo crescimento do setor de TV por assinatura nosúltimos anos pode ser explicado principalmente pelo aumento derenda da população brasileira e pelo barateamento dosserviços. O número de assinantes quadruplicou nos últimos dezanos, passando de uma base de 3,2 milhões de clientes em 2002para 14,3 milhões em maio deste ano. Atualmente, o serviço deTV por assinatura já chega a 24,1% dos domicílios no país.(CRAIDE, 2012)

1ª semana: Lançamento (de 02 a 08 de dezembro de 2013).Alta frequência de exibição do comercial , para divulgaro novo produto ao maior numero de pessoas.

2ª semana: Sustentação (de 09 a 15 de dezembro de 2013).O público já conhece o produto, é feita apenas umadivulgação de manutenção.

3ª semana: Finalização (de 16 a 22 de dezembro). Altafrequência e alcance para reforçar as campanhas e ações.

Segue tabela, com horários aproximados, assim como os valorespara o comercial de 30 segundos.

Inserções - Discovery KidsSemana 1

Horário

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Total

10:00 3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

14:00 3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

18:00 2.950,00

2.950,00

2.950,00

2.950,00

2.950,00

2.950,00

2.950,00

Total 9.450,00

9.450,00

9.450,00

9.450,00

9.450,00

9.450,00

9.450,00

66.150,00

Semana 2Horário

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Total

10:00 3.250,00

3.250,00

3.250,00

14:00 3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

18:00 2.950,00

2.950,00

2.950,00

Total 3.250,00

6.200,00

3.250,00

6.200,00

3.250,00

6.200,00

3.250,00

31.600,00

Semana 3Horário

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom Total

10:00 3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

14:00 3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

3.250,00

18:00 2.950,00

2.950,00

2.950,00

2.950,00

2.950,00

2.950,00

2.950,00

Total 9.450,00

9.450,00

9.450,00

9.450,00

9.450,00

9.450,00

9.450,00

66.150,00

Total Geral 163.900,00

No entanto, temos outros custos. Para a confecção do vídeodo comercial. A produtora cobrará R$ 15.000,00, para aprodução do vídeo. Após pesquisas com o publico-alvo edescobrirmos sobre seus personagens favoritos, foi decididocontratar a dupla de palhaços Patati Patata para estrelar ocomercial, sendo que, o cachê deles é de R$ 25.000,00 eseparamos R$ 1.500,00 para custos diversos, como táxi no diada gravação.

Comercial na Televisão

Espaço TV 163.900,00

Produtora 15.000,00

Cachê Patati Patata

25.000,00

Outros 1.500,00

Total 205.400,00

Nos meses subsequentes, ficaremos apenas com a divulgaçãoda Discovery Kids e cada vez mais, reduzindo o número deinserções.

Projeto Luna Glass

Com o lançamento do produto abaixo do preço do mercado,esperamos atrair com esse produto divulgação gratuita. Porisso, o investimento com promoção será relativamente baixo. OLuna Glass é um produto que vende por si só, ainda não temosconcorrentes no mercado nacional. Enviaremos comunicados aimprensa, avisando o lançamento do produto que é inovador eúnico. Será um grande destaque perante a concorrência, tantono quesito preço como tecnológico. Outro fator que agregavantagem ao produto é o design geek combinado com

Faremos o lançamento na única loja própria da LunáticosTecnologia, que fica na cidade de São Paulo. Nesse dia faremosum evento, com a presença VIP de alguns famosos, como aapresentadora e modelo Fernanda Lima, seu marido o tambémmodelo e ator Rodrigo Hilbert e a atriz Marina Ruy Barbosa.Para isso, escolhemos pessoas que estão atualmente natelevisão e que não tiveram a sua imagem manchada em nenhumapolêmica.

Custo de LançamentoPapelaria

850,00Correios

1.350,00Cachê Marina

20.000,00

Cachê Fernanda 40.000,00

Cache Rodrigo

25.000,00

Festa 15.000,00

Total 102.200,00

Ao atrair famosos em nosso evento, a impressa com certezaestará lá e o nosso nome, produto e lançamento ganharádestaque em jornais, sites e revistas dos mais variadossegmentos. Esse será nosso investimento inicial.

Projeto Luna Geek Phone

O Geek Phone é um produto que mescla tecnologia e moda,afinal de contas, ele é um acessório que ficará no seu pulso,como qualquer relógio. Com a onda das publicações em blogs demoda, faremos inserções em alguns blogs durante os primeirosmeses de lançamento do relógio-computador.

Promoção em Blogs

O mercado de investimento em blogs de moda está em fase decrescimento no Brasil. De acordo com uma pesquisa divulgadapelo IBOPE, no último ano, as mulheres representaram 59% dosconsumidores de moda on line no país, além de apontar umaumento de 16% no consumo de moda pela internet no mesmoperíodo. Por apostar nesse publico, acreditamos que ablogosfera é um meio eficaz de chegar aos consumidores. Houveuma mudança entre os consumidores, muitos antes de compraralguma coisa, procuram ler sobre a experiência que algunsblogueiros tiveram com o mesmo produto. Segundo LarissaBarreto, executiva de contas da Agencia de Textos, os assuntosdivulgados em blogs têm uma ótima repercussão, pois osblogueiros possuem uma grande influencia junto ao público,além de passarem confiança e um legado de leitores fiei,gerando um auto índice de visualização de conteúdo. Por essemotivo, decidimos fazer algumas parcerias nos primeiros mesesde lançamento.

No primeiro mês, fevereiro de 2014, vamos anunciar no blogGlam4You. Esse blog, segundo a Signature9 é o 75º blog de moda

mais influente no mundo! Tendo 3 milhões de acesso mensal,sendo que a maioria dos visitantes são do estado de São Paulo,seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. 97% são mulheres epertencem as classes A e B, e 36% tem entre 26 e 40 anos. Oblog forma compradores, 82% das pessoas já compraram algoindicado pelo blog. Faremos nesse caso, duas inserções no lookdo dia da blogueira, em dois dias diferentes no mês e tambémcontrataremos um banner lateral.

Também faremos uma inclusão no maior blog de modamasculina do Brasil, o Moda para Homens, com 53.000 acessosdiários. Nesse blog a maioria dos visitantes são da cidade deSão Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Amaioria são homens e tem entre 18 e 25 anos. Faremos nesseblog um publieditorial, que é quando o autor explica o produto.

No terceiro mês, entraremos com um publieditorial no Blog daMariah. Ele é o 87º blog de moda mais influente do mundo. Oque chama atenção são os artigos de luxo apresentado pelablogueira, e associar nossa marca a essas pessoas é uma boaestratégia de fazer as pessoas adquirirem nossos produtos. Aospoucos aparecendo no pulso das garotas mais antenadas.

No mês de abril vamos aparecer no blog Juliana e a Moda.Esse blog faz parte da linha do F*Hits, a maior network demoda do Brasil, e tem como público-alvo, mais ou menos, asmesmas categorias dos blogs anteriores. Nele faremos um postde look do dia e manteremos um banner durante todo o mês.

Em maio vamos fazer um publieditorial na Blogueira Shame, queé uma espécie de fofoqueira entre as blogueiras de moda. Osblogs de moda se tornaram tão fortes, que já existe um siteque fala das coisas que se publica. O blog tem 3 milhões devisitas por mês.

Depois, no mês de junho faremos uma parceria com oModices, que é considerado o 2º maior blog de moda do Brasil.Faremos uma participação no look do dia e um banner mensal.

No mês de julho anunciaremos no Got Sin, que tem mais de14 mil visitas diárias e o publico um pouco mais velho que osblogs anteriores. Uma coisa bacana é que a abrangência dele égrande no Rio Grande do Sul, nele faremos um post de look do dia,mais um banner lateral.

E no ultimo mês do ano faremos um post no We Pick.

Sendo assim, ficou da seguinte maneira nossos gastos compromoção em blogs:

Custos das Propagandas em Blogsfev/14 mar/14 abr/14 mai/14 jun/14 jul/

14ago/14

Glam For You 6.500,00

Moda para Homens

1.800,00

Blog da Mariah

4.500,00

Juliana e a Moda

1.700,00

Blogueira Shame

4.000,00

Modices 3.200,00

Got Sin 650,00

We Pick 4.000,00

Total

26.350,00

Promoção em Revistas

Na ocasião do lançamento é quando se faz necessário maioresforço em promoção. Por esse motivo no mês de lançamento doproduto, anunciaremos na Época e na Veja SP, conformepesquisa, os paulistas são os maiores consumidores denovidades tecnológicas. Durante os primeiros meses vamosinvestir na publicação de propaganda em diversas revistas queabrangem nosso público alvo. Abaixo a tabela com o nome dasrevistas e o valor de cada inserção.

Custos da PromoçãoFev Mar Abr

Época 138.300,00 Boa Forma

69.000,00

Elle 63.300,00

Época 138.300,00 Estilo 71.000,00

Men Health

81.500,00

Veja SP 126.000,00 Blog 4.500,00

Blog 1.700,00

Veja SP 126.000,00Blog

8.300,00Outros 32.900

,00Total 569.800,

00 144.500,00

146.500,00

Mai Jun Jul Ago Vip 78.200,

00Runner

40.400,00 Você S/A

81.400,00

Claudia

150.900,00

Saúde

41.800,00

Exame

158.800,00 Boa Forma

69.000,00

Placar

33.000,00

Blog 4.000,00

Blog 3.200,00

Blog 650,00

Blog 4.000,00

124.000,00

202.400,00

151.050,00

187.900,00

3.8. Estratégia de Posicionamento no mercado

A Lunáticos Tecnologia tem como estratégia deposicionamento no mercado a melhoria contínua da qualidade, eo desenvolvimento de novos produtos e serviços sempre de altopadrão de atendimento. Também trabalhamos com oreaproveitamento de água da chuva e com tetos que auxiliam nacaptação da energia solar, que acabam diminuindo os custos doproduto final. Estas reduções resultam em grande medida doesforço de investimento realizado pela empresa nos últimosanos, na redução dos preços dos produtos finais.

3.9. Planejamento de Vendas

Bibliografia

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall,2000.

AMBROSIO, Vicente. Plano de Marketing Passo a Passo. Rio de Janeiro:Reichmann& Affonso Editores, 1999.

SILVA, M. A. F. Método e Técnicas de Pesquisa. Curitiba; IBPEX, 2005.

MORGADO, M.G.; GONÇALVES, M.N. Varejo Administração de EmpresasComerciais. São Paulo: SENAC, 1999.

AYROSA, Eduardo. Marketing Empresarial. Rio de Janeiro: FundaçãoGetúlio Vargas, 2013.

PESCE JUNIOR, E. R. Diretoria de Marketing. In Mix de Marketing ePosicionamento de Produtos para uma Empresa de Informática. Londrina:Fundação Getúlio Vargass, 2010. p.32-d3.

Previsão de Vendasset/13 out/13 nov/13 dez/13 jan/14

Celular 1882 1995 1691 1777 1881Smartphone

1154 1254 960 928 1087

Tablet 678 774 790 677 802Kids 1209 1490 1392 1454 1276Geek 1203 1280

fev/14

mar/14

abr/14

mai/14

jun/14

jul/14

ago/14

Celular 2204 2597 2736 1991 2246 2556 3294Smartphone 1414 2413 1824 1138 1458 1620 2002Tablet 1482 961 1714 1242 1620 1458 1548Kids 1397 1139 1402 1015 1670 1830 1430Geek 1558 1292 2064 1833 2058 2185 2332Glass 1776 1797 2137 2009 2103Green Celular

1,052

1,114

1,321 858 1,058

1,156

1,484

Green Smart

715 636 928 526 808 740 910

Green Tablet

744 425 882 572 880 668 708

Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gadget). Acessado19/11/2013, as 18:45.

Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Celular). Acessado dia19/11/2013, as 19:05.

Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Smartphone) dia19/11/2013, as 19:10.

Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Android) dia19/11/2013, as 19:15.

Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipad) dia 19/11/2013,as 19:25.

Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tablet ) dia19/11/2013, as 19:35.

Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Glass) dia20/11/2013, as 08:30.

Sua Pesquisa(http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_plastico.htm) dia 20/11/2013, as 12:28.

Slide Share(http://www.slideshare.net/nicolesimonato/planejamento-de-mdia) dia 21/11/2013, as 00:05.

Iguatemi(http://iguatemi.infoinvest.com.br/static/ptb/estrategia_vantagens.asp?menu_secao=menu_companhia) dia 22/11/2013, as 09:00.

CRAIDE, Sabrina. Aumento da renda e melhores ofertaspermitiram crescimento de TV por assinatura. Agência Brasil,Brasília, 24/06/2012. Disponível em:<http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-24/aumento-da-renda-e-melhores-ofertas-permitiram-crescimento-de-tv-por-assinatura>. Acesso em: 22 nov. 2013.

AdNews (http://www.adnews.com.br/midia/canais-infantis-sao-os-mais-vistos-na-tv-paga) dia 22/11/2013, as 17:35.

Revista Exame(http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1047/noticias/na-cola-do-consumidor ) dia 24/11/2013, as 11:40.

Consumidor Moderno(http://consumidormoderno.uol.com.br/consumo-consciente/pesquisa-traca-perfil-de-consumidor-sustentavel-no-brasil) dia24/11/2013 as 13:05.

Planeta Sustentável(http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/akatu-mostra-perfil-atual-consumidores-conscientes-613419.shtml) dia24/11/2013 as 13:10.

G1 (http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/04/brasil-chega-264-mi-de-linhas-de-telefonia-movel-em-marco.html) dia24/11/2013 as 16:10.

Estadão (http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,antes-de-chegar-google-glass-ja-tem-concorrentes-,1086268,0.htm) dia01/12/2013 as 10:45.

Exame(http://exame.abril.com.br/tecnologia/android/noticias/conheca-os-principais-concorrentes-do-google-glass) dia 01/12/2013 as10:50.

Abril (http://www.publiabril.com.br/) dia 01/12/2013 as 18:50.

Impressão Digital(http://impressaodigital126.com.br/2013/08/14/por-que-anunciar-em-blogs/) dia 02/12/2013 as 08:40.

IBOPE (http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Paginas/Consumo-de-moda-pela-internet-cresce-16-no-ultimo-ano.aspx) dia02/12/2013 as 08:50.

FFW (http://ffw.com.br/noticias/moda/o-roteiro-dos-principais-e-futuros-shoppings-de-luxo-de-sp/) dia 02/11/2013 as 09:10.

Editora Abril(http://www.publiabril.com.br/tabelas-gerais/revistas/tabela-de-precos) dia 04/12/2013 as 19:10.

Editora Globo(http://editoraglobo.globo.com/publiedglobo_revistas_EP.htm)dia 04/12/2013 as 21:10.

G1(http://g1.globo.com/tecnologia/games/brasil-game-show/2013/no

ticia/2013/10/mercado-de-games-no-brasil-ja-fatura-mais-do-que-no-reino-unido-diz-gfk.html) dia 06/12/2013 as 11:00.

() dia 24/11/2013 as 13:10.

() dia 24/11/2013 as 13:10.

() dia 24/11/2013 as 13:10.

() dia 24/11/2013 as 13:10.

HENRIQUE, Samanta. Orçamento para a construção de um stand noShopping Iguatemi São Paulo. [21/11/2013] São Paulo. Consultafornecida por Samanta Henrique.