Premiação chega a mais nove regionais - Tribuna do Planalto

12
EDUCAÇÃO SUPERIOR GOIÂNIA ESCOLA ESCOLA www.tribunadoplanalto.com.br/escola 25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 - Nº 818 Dando sequência à divulgação dos vencedores da fase regional do concurso de redação, desenho, fotografia e vídeo Goiás na Ponta do Lápis, o Caderno ESCOLA traz essa semana a cobertura da entrega de prêmios em nove Regionais de Educação. Em cada cidade, as cerimônias se tornam também um evento cultural, com apresentações artísticas de estudantes. Premiação chega a mais nove regionais Comandadas pelo gerente de Projetos da Tribuna, Enoel Junior, a fase regional define os melhores trabalhos que irão à grande final, marcada para o dia 8 de março Programa Bolsa Universitária abre novas inscrições para 10 mil bolsas Curso capacitará mais de 700 profissionais da rede municipal Página 2 Página 12 MAIOR CONCURSO DO ESTADO DE GOIÁS Estudantes do CEPI Dom Bosco de Piracanjuba apresentaram um musical e foram bastante aplaudidos Alunas da Associação dos Rotaryanos de Trindade apresentaram um espetáculo de dança

Transcript of Premiação chega a mais nove regionais - Tribuna do Planalto

EDUCAÇÃO SUPERIOR GOIÂNIA

E S C O L AE S C O L Awww.tribunadoplanalto.com.br/escola

25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 - Nº 818

Dando sequência à divulgação dos vencedores da fase regional do concurso de redação, desenho, fotografia e vídeo Goiás na Ponta do Lápis, o Caderno ESCOLA traz essa semana a cobertura da entrega de prêmios em nove Regionais de Educação. Em cada cidade, as cerimônias se tornam também um evento cultural, com apresentações artísticas de estudantes.

Premiação chega a mais nove regionais

Comandadas pelo gerente de Projetos da Tribuna, Enoel Junior, a fase regional define os melhores trabalhos que irão à grande final, marcada para o dia 8 de março

Programa Bolsa Universitária abre novas inscrições para 10 mil bolsas

Curso capacitará mais de 700 profissionais da rede municipal

Página 2 Página 12

MAIOR CONCURSO DO ESTADO DE GOIÁS

Estudantes do CEPI Dom Bosco

de Piracanjuba apresentaram

um musical e foram bastante

aplaudidos

Alunas da Associação dos Rotaryanos de Trindade apresentaram um espetáculo de dança

GOIÂNIA, 25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola2 E S C O L AE S C O L A

O anúncio da abertura das inscrições foi feito pelo governador Marconi Perillo

Dando sequência à fase regional de entrega de premiação do concurso de redação, desenho, fotografia e vídeo Goiás na Ponta do Lápis, na semana passada duas equipes da Tribuna do Planalto, comandadas pelo gerente de Projetos da Tribuna do Planalto, Enoel Júnior, continuaram percorrendo o estado de Goiás e entregando os prêmios, em parceria com as Coordenações Regionais de Educação, Cultura e Esporte (Crece), aos estudantes que tiveram seus trabalhos selecionados entre os melhores. Na primeira semana de premiação, foram contemplados municípios da região Norte do estado e do Vale do Araguaia e do São Patrício, totalizando nove regionais da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte.

Já na semana passada, foram realizadas solenidades de entrega de prêmios nas Crece’s de Iporá, Jussara, Itapuranga, Piranhas, Silvânia, São Luis de Montes Belos e outras. A relação completa das cidades onde as premiações estão sendo entregues pode ser conferida no site da Tribuna do Planalto: http://tribunadoplanalto.com.br/concurso/classificados As premiações também estão sendo publicadas nas edições impressas do Caderno Escola.

A 13ª edição do concurso, realizada no ano passado, tem como tema “Educação alimentar: em busca de uma vida saudável” e mobilizou toda a rede educacional de Goiás, com escolas desenvolvendo estudos e trabalhos acadêmicos e de campo abordando a temática.

Nesta etapa regional do concurso, que segue pelas próximas semanas até atingir todo o estado, em cada uma das 40 Crece’s são premiados os dez melhores participantes de cada categoria A, B, C, D, E e F. O primeiro colocado de cada categoria recebe bicicleta, medalha de ouro e certificado. O segundo colocado, medalha de prata e certificado. O terceiro de cada categoria, medalha de bronze e certificado.

Os estudantes classificados do quarto ao décimo lugar de cada categoria são agraciados com medalha de honra ao mérito e certificado. Todos os professores recebem certificados de participação. Na categoria G (vídeos), são premiados os três melhores de cada uma das 40 regionais: cada um deles recebe uma estatueta.

Manoel Messias Rodrigues - Editor

Premiação continua

LCarta ao eitor

Editado e impresso por Rede de Notícia Planalto Ltda-ME - WSC Barbosa Jornalismo - ME

Fundador e Diretor-Presidente Sebastião Barbosa da Silva

[email protected]

Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores, não traduzindo, necessariamente, a opinião do jornal.

Diretor de Produção Cleyton Ataídes Barbosa [email protected]

Departamento Comercial [email protected] 62 99622-5131

Editor Manoel Messias Rodrigues [email protected]

Repórteres Daniela Martins [email protected] Fabiola Rodrigues [email protected]

Diagramação Maykell Guimarães [email protected]

Site www.tribunadoplanalto.com.br facebook @TribunadoPlanalto

Email Redação [email protected]

Endereço e telefone Rua Antônio de Morais Neto, 330, Setor Castelo Branco, Goiânia - Goiás CEP: 74.403-070 Fone: (62) 3086-4379

Fundado em 7 de julho de 1986

Caro leitor, envie sugestões de pautas, críticas, artigos e textos para serem avaliados e publicados. Ajude-nos a fazer o caderno ESCOLA em sintonia com a educação em Goiás, em sintonia com você. Escreva para: [email protected]

PROGRAMA DO GOVERNO ESTADUAL OFERECE BOLSA PARCIAL E INTEGRAL, DEPENDENDO DA RENDA BRUTA FAMILIAR

BOLSA UNIVERSITÁRIA

O Programa Bolsa Univer-sitária, da Organização das Voluntárias de Goi-

ás (OVG), está com inscrições abertas até 1º de março para novo processo seletivo para dez mil bolsas. O anúncio foi feito pelo governador Marconi Perillo na terça-feira, dia 20.

Devido à quantidade de alunos, foram realizadas qua-tro solenidades de inclusão, às 9h30, 11h30, 13h30 e 15h. A presidente de honra da OVG, Valéria Perillo, o vice-governa-

O governador Marconi Pe-rillo e a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Ra-quel Teixeira, entregaram na quinta-feira, 22/2, duas escolas Padrão Século XXI em Cristali-na. Durante solenidade, a titu-lar da pasta anunciou a compra de 300 mil novas carteiras. As aulas nas novas unidades terão início no dia 5 de março, já com as salas mobiliadas. Ao todo, o governo já entregou oito uni-dades padronizadas na região do Entorno do Distrito Federal, com investimento de R$ 4,2 mi-lhões em cada unidade.

Abertas inscrições para 10 mil vagas

dor, José Eliton, diretores da Organização e representantes de instituições parceiras par-ticiparam dos atos de inserção dos novos bolsistas.

Marconi Perillo lembrou que, em maio de 1999, foram entregues as primeiras 4.500 bolsas.

“Fomos pioneiros com esta iniciativa. Ela serviu de base para o lançamento em nível nacional, em 2005, do Prouni”, disse.

O governador afirmou que a Bolsa Universitária democra-tiza a educação.

“Agarrem essa oportunida-de. Se dediquem. Valerá a pena. Não tenho dúvidas de que vo-cês serão pessoas melhores e mais preparadas para o futu-ro”, finalizou.

CritériosA bolsa parcial se destina

a alunos com renda bruta fa-miliar de até seis salários mí-nimos. Já a bolsa integral con-templa os universitários com renda bruta familiar de até

A primeira unidade a ser inaugurada foi o Colégio Es-tadual Campos Lindos, no lo-teamento Mansões Marajó, no Distrito de Campos Lindos, a 90 quilômetros de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal. Com 2.971,17m² de área cons-truída, a escola terá capacidade para atender 1.200 estudantes, diminuindo a demanda da ci-dade, que só contava com ape-nas uma escola.

O novo colégio começa a funcionar no dia 5 de março com 500 alunos em turmas do ensino fundamental II e

300 mil novas carteiras

três salários mínimos. O pro-grama é destinado a alunos matriculados em instituições particulares de ensino supe-rior no Estado de Goiás ou em Fundações que cobram mensa-lidade, que sejam credenciadas na OVG.

Os incluídos foram selecio-nados com base em critérios socioeconômicos definidos pelo Programa Bolsa Universi-tária (PBU). Somando os incluí-dos agora, o programa atinge o total de 187 mil estudantes be-neficiados desde sua criação, há 19 anos.

Segundo o Governo estadu-al, o PBU tem 75 Instituições de Ensino Superior cadastradas, beneficia estudantes de 223 municípios goianos e conta com 1.356 entidades parceiras para o cumprimento da con-trapartida, uma exigência fei-ta aos bolsistas, que passam a atuar em instituições governa-mentais ou não governamen-tais, cumprindo jornada com-patível com seus horários na faculdade ou no emprego.

ensino médio no período da manhã e da tarde. O colégio irá receber estudantes de uma es-cola modular de seis salas, que foi montada para atender es-tudantes que estavam em um prédio alugado. Vai absorver também turmas de 8° e 9° anos que foram encaminhadas pelo município após o fechamento de salas.

O governador Marconi Pe-rillo destacou que a escola é a primeira grande obra de edu-cação do distrito e trará condi-ções físicas para oferecer uma boa educação à região.

Agarrem essa

oportunidade. Se dediquem. Valerá a pena. Não tenho dúvidas de que vocês serão pessoas melhores

Marconi Perillo

REDE PÚBLICA ESTADUAL

GOIÂNIA, 25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola3 E S C O L AE S C O L A

Bruna Gabrielly, Kelven Barbosa, Quevin Oliveira, Lorrayne Evellin e Anna Ritha, com Enoel Junior e Lenízia Canedo

Estudantes do CEPI Dom Bosco de Piracanjuba apresentaram o musical ‘“Moema’” e foram bastante aplaudidos

Público presente no auditório da Câmara Municipal de Piracanjuba, onde mais de 250 pessoas prestigiaram a solenidade

Aluna karla Eduarda, 2º lugar da cat. B, com Clayton Divino, Lenízia Canedo e João Barbosa.

Queven Marlon, 1º lugar da categoria D, com Enoel Junior, Eloisa Amélia e Lenízia Canedo

PiracanjubaEm Piracanjuba a premiação dos

vencedores da etapa regional da 13ª edição do concurso Goiás na Ponta do Lápis foi realizada na

manhã de sexta-feira 16/2, no auditório da Câmara Municipal. Mais de 250 pessoas prestigiaram o evento, que teve decoração temática e belas apresentações culturais.

A anfitriã e coordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte, Lenizia Alves Canedo, fez questão de agradecer a todos os gestores, coordenadores, tutores e professo-res pelo trabalho e pelo empenho na reali-zação do concurso na regional.

O prefeito de Piracanjuba, João Barbosa, destacou a importância de projetos como este realizado pela Tri-buna do Planalto. Segundo ele, é de grande importância para a educação, tendo em vista que estimula os estudantes ao hábi-to da leitura e escrita.

O presidente da Câmara Mu-nicipal de Piracanjuba, Clayton Divino Batista Machado, disse

que acompanha há muitos anos a realização do concurso. Também estiveram presentes os vereadores Leandro Romano, Eduardo Gomes e Wesley Lima.

O gerente de Projetos da Tribuna do Pla-nalto, Enoel Junior, agradeceu à equipe da Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte pelo apoio, aos gestores, professores e demais envolvidos.

Os estudantes também se destacaram nas apresentações culturais, através da música, teatro e dança. Os Alunos do CEPI Dom Bosco de Piracanjuba apresentaram o musical “Mo-

ema”. Estudantes do CEPI Leo Lince receberam homenagem como

Destaque Cultural pela bonita apresentação de um mix de te-atro e paródia.

Os estudantes do CEPI Ruy Brasil Cavalcanti tam-

bém se destacaram em suas apresentações mu-

sicais, realizadas pelos Sa-muel Cordeiro e Celismar

Gonçalves.

Temos grandes

motivos para celebrar cada premiação dos estudantes, em qualquer classificação. O mais importante é que mais uma vez o Goiás na Ponta do Lápis cumpriu o papel de incentivar a leitura e a escrita

Lenízia Alves CanedoCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

Fotos: Giovanne Tavares

Jaine Gonçalves da Silva

ALUNO

E. E. Dª Hormezinda Mª Carneiro

ESCOLA

EJA 6º Período 2ª Etapa

ANO / SÉRIE

MemóriasCategoria F

Paródia

Kelven Barbosa Mascarenhas

ALUNO

CEPI Pedro Vieira Januário

ESCOLA

1º Ano – Ensino Médio

ANO / SÉRIE

Categoria ECrônica

Quevin M.R. Oliveira

ALUNO

C. E. José Feliciano Ferreira

ESCOLA

9º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria DPoema

Lorrayne Evellin A. Azevedo

ALUNA

Escola Estadual José Pontes de Oliveira

ESCOLA

7º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria C

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Foto-grafia**

Bruna Gabrielly R. de Oliveira

ALUNA

Escola Estadual Abdala Daher

ESCOLA

4º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria BDesenho*

Anna Ritha Assis Dionísio

ALUNA

Escola Estadual José Pontes de Oliveira

ESCOLA

3º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria ACLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola4 E S C O L AE S C O L A

Público presente no auditório do Instituto Auxiliadora, em Silvânia

Estudantes da Escola Estadual Moisés Santana fizeram apresentação de dança no estilo pop internacional, que recebeu uma placa de homenagem cultural

Vânia Estela Campos, com Ahmab Assis Santos, 2º lugar da categoria B, e sua mãe, Cristiane Santos

Laila Cristina, Maria Eduarda, Yasmin Andreza, Bruno Cassiano, Andressa Souza e Regina Santos, classifacos em 1º lugar de suas categorias

A solenidade de premiação aos alu-nos vencedores da etapa regional de Silvânia aconteceu na manhã de segunda-feira dia 19/02, no

Colégio Instituto Auxiliadora. Mais de 200 pessoas entre pais, professores e estudantes estiveram presentes para prestigiar os quase 40 alunos selecionados nesta fase.

Após a execução do Hino Nocional, a co-ordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte, Vânia Estela Campos, agradeceu o empenho da Tribuna do Planalto em percor-rer o Estado de Goiás promovendo a educa-ção, além ressaltar a importância de os pais e professores apoiarem as crianças e jovens a participarem do certame.

“A conquista e reconhecimento das pro-duções dos estudantes é um trabalho reali-zado em conjunto. É transformador para o aluno participar de um momento tão solene como este. O concurso anualmente nos sur-preende ao debater assuntos sociais de total relevância. Me sinto privilegiada em partici-par deste momento de premiações”, declarou Vânia Estela Campos.

O prefeito de Silvânia, José Faleiro, expres-sou enorme orgulho em estar presente no auditório, prestigiando os estudantes. Na

oportunidade ele elogiou o tema escolhi-do desta 13ª edição do concurso de redação, desenho, fotografia e vídeo Goiás na Ponta do Lápis: “Educação alimentar: em busca de uma vida saudável”.

“Precisamos instigar a sociedade a optar por alimentos mais saudáveis, até eu mes-mo precisei passar por uma reeducação ali-mentar para melhorar minha saúde. O lugar mais oportuno para debater o assunto é no ambiente escolar. Agradeço todo incenti-vo da Tribuna do Planalto por nos dar a rica oportunidade e discutir o tema, o resultado foi gratificante”, observou o prefeito.

A repórter Fabiola Rodrigues, da Tribuna do Planalto, ressaltou a importância do con-curso para cada estudante e frisou que a evo-lução educacional do adolescente acontece por meio do diálogo e interação entre cole-gas e professores em sala de aula.

Belas apresentações culturais abrilhanta-ram ainda mais a manhã de entrega dos prê-mios. Ana Vitória, aluna do Colégio Instituto Auxiliadora, contou a música “Trem Bala” e emocionou a todos. Estudantes da Escola Es-tadual Moisés Santana realizaram uma apre-sentação de dança pop internacional, que rendeu uma placa de homenagem cultural.

O Goiás na Ponta do Lápis é uma

tradição escolar que alcançou a 13ª edição e em todas estamos presentes. Queremos continuar essa belíssima parceria, que ajuda desenvolver o hábito de ler e escrever do estudante

Vânia Estela CamposCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

SilvâniaFotos: Randes Nunes

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

CLASSIFICAÇÃO

Colégio Estadual Prof. José

Paschoal da Silva1º Lugar Regional

VídeoMemóriasParódiaCrônicaPoemaFoto-grafia**Desenho*Categoria G

Regina Cavaion do N. Santos

ALUNA

Escola Estadual Dom Emanuel

ESCOLA

EJA 1º Período - Ensino Médio

ANO / SÉRIE

Categoria F

Yasmin Andreza de Sousa

ALUNA

C. Estadual Salvador Gomes da Silva

ESCOLA

3º Ano – Ensino Médio

ANO / SÉRIE

Categoria E

Bruno Cassiano Wolff

ALUNO

Instituto Auxiliadora

ESCOLA

8º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria D

Layla Cristina M. Pimmel

ALUNO

Colégio Estadual Armindo Gomes

ESCOLA

7º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria C

Andressa Souza Ramalho

ALUNA

E. Estadual Zenaide Campos Roriz

ESCOLA

5º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria B

Maria Eduarda Lopes de Faria

ALUNA

E. Estadual Zenaide Campos Roriz

ESCOLA

3º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria ACLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola5 E S C O L AE S C O L A

Ellen Batista, Laíza Maria, Laís Fernanda, Sara de Oliveira e Erica Beatriz, com Elizene Silva e Enoel Jr.

Elizene Silva, com Laíza Maria, 1º lugar da categoria E, e a diretora Vera Lúcia

Público presente no auditório da Câmara Municipal de Piranhas

Alunas do CEPI Costa e Silva recebem homenagem das autoridades presentes

Estudante Áurea Lúcia da Silva ficou emocionada com o 3º lugar na categoria C

PiranhasA premiação dos estudantes sele-

cionados na etapa regional da 13ª edição do concurso Goiás na Ponta do Lápis em Piranhas foi

realizada na tarde de segunda-feira, 19/02, no auditório da Câmara Municipal. O even-to foi prestigiado pela comunidade local e de cidades vizinhas jurisdicionadas à Co-ordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte (Crece).

O auditório lotado, bonita decoração e muita animação e emoção fizeram parte da bela festa realizada para premiar os alu-nos. O momento devocional foi conduzido pela professora Ângela e levou todos a re-fletir sobre o amanhã.

A diretora do Núcleo pedagógico da Cre-ce, professora Elizene Silva Ferreira Sousa, representou a coordenadora regional, Eu-rides Maria Rosa Naves, e deu boas vindas e agradeceu a todos os estudantes, profes-sores, gestores e familiares pelo empenho e dedicação na realização dos trabalhos apresentados pela Crece no decorrer de todo o ano letivo.

O presidente da Câmara Municipal de Piranhas, Uerlei da Silva Naves, parabeni-zou os alunos pelo feito alcançado nesta

edição do concurso, destacando o grande número de inscritos na regional.

Representando o prefeito Eric de Melo, a secretária Municipal de Administração, Kê-nia Fernandes, parabenizou a Tribuna do Planalto pela iniciativa de realizar o maior concurso do gênero da região Centro-Oeste.

Enoel Junior, gerente de Projetos da Tri-buna do Planalto, agradeceu o apoio de todos os envolvidos e parabenizou os estu-dantes, destacando a importância do tema apresentado nesta edição do concurso. Para ele, é preocupante os efeitos causados pelo mau hábito alimentar nas crianças, adolescentes e adultos.

“É papel do jornal, além de estimular a cidadania e revelar novos talentos, tam-bém contribuir na formação das pessoas, estimulando a conscientização, ao pro-por a discussão de um tema tão relevante como este no ambiente escola”, disse.

O destaque cultural ficou por conta das alunas do CEPI Costa e Silva, que fize-ram uma bonita apresentação de dança, conquistando os aplausos de todos. As es-tudantes se emocionaram quando rece-beram uma placa como homenagem pela bonita performance.

A 13ª edição do

concurso Goiás na Ponta do Lápis foi de suma importância para o crescimento dos nossos alunos, trabalhando a leitura e a escrita. Parabenizo nossos estudantes pela dedicação e professores, pela supervisão

Eurides Maria Rosa NavesCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

Fotos: Giovanne Tavares

Memórias

João Batista C. da Silva

ALUNO

CEPI Joaquim Francisco de Souza 

ESCOLA

1º Semestre III EtapaANO / SÉRIE

Categoria FParódia

Laíza Maria Sousa Pires

ALUNA

C. Estadual Leonidio Castro e Silva

ESCOLA

2º Ano – Ensino Médio

ANO / SÉRIE

Categoria ECrônica

Erica Beatriz M. Silva

ALUNA

Colégio Estadual Alfredo Nasser

ESCOLA

8º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria DPoema

Sara de Oliveira

ALUNA

Escola Estadual Luiz Dias Paes Leme

ESCOLA

7º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria C

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Foto-grafia**

Ellen Batista Nogueira

ALUNA

CEPI Miguel Nasser

ESCOLA

5º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria BDesenho*

Laís Fernanda Gonçalves

ALUNA

CEPI Joaquim Francisco de Souza

ESCOLA

2º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria ACLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola6 E S C O L AE S C O L A

Thayla Vilela, 1º lugar na categoria C, com Eliane Alves, Christiene Ferreira e Major Ariel Anselmo

Mais de 400 pessoas prestigiaram a bonita cerimônia realizada na Mansão Casa Verde

Estudantes do CEPI de Aplicação de Iporá posam alegres ao receber homenagem da Tribuna do Planalto e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte

Gabriely Amorim, Thayla Vilela, Emily Rocha e Sara Melo, ao lado de Eliane Alves e Enoel Junior

A alegria da aluna Maria Gabriela com o 1º lugar na categoria A, ao lado de sua irmã Maria Tereza e seus pais, Valdemir José e Sheila Estevão

A solenidade de premiação dos es-tudantes vencedores da etapa re-gional do concurso Goiás na Ponta do Lápis em Iporá foi realizada na

manhã de terça-feira, 20/02, em clima de fes-ta. A equipe da Coordenação Regional de Edu-cação, Cultura e Esporte (Crece) não mediu esforços para fazer um bonito evento. Mais de 400 pessoas estiveram na Mansão Casa Ver-de, onde a abertura oficial foi realizada pela banda de música do 12° Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás, sob regência do Te-nente Miguel Bispo Souza Filho.

No evento foram premiados os 63 traba-lhos selecionados em meio a mais de 9 mil inscritos. A diretora do Núcleo Pedagógico da Crece, professora Eliane Alves, que repre-sentou o coordenador Regional, Jerônimo Martins de Brito Neto, destacou a qualidade das produções feitas pelos estudantes, sob a orientação de seus professores.

Presente no evento, o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, parabenizou os envolvidos na competição, dando destaque aos investimen-tos feitos pelo Governo através da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, na pessoa da professora Raquel Teixeira. Ele ci-

tou obras e a inauguração oficial de uma uni-dade do Colégio da Polícia Militar, que aconte-ceria na quarta-feira, 21/02.

Enoel Junior, gerente de Projetos da Tribu-na do Planalto, fez agradeu a os gestores, coor-denadores, professores pelo envolvimento na realização do certame, observando que “nada seria possível sem esse apoio irrestrito de to-dos vocês”.

“Agradeço também aos pais que aqui acompanham seus filhos; que continuem presentes, apoiando as ações das escolas. Esta parceria família e escola é muito importante, é através dela que poderemos almejar dias melhores”, conclamou Enoel Júnior.

Também estiveram presentes o secretá-rio Municipal de Educação de Iporá, João de Almeida Lara; Major Ariel Anselmo, coman-dante do 12° BPM; professor Fernando Lionel, representante da Universidade Estadual de Goiás; a diretora do Núcleo Administrativo da Crece, Rosinei Anselmo; professora Nilza Vaz, que representou os gestores da rede estadual.

Estudantes do CEPI de Aplicação de Iporá também de destacaram na contação de histó-ria e na capoeira e receberam merecida e jus-ta homenagem como Destaque Cultural.

O Goiás na Ponta do Lápis vem

contribuindo com o desenvolvimento da criatividade na produção dos textos, leitura e escrita e também na proficiência dos alunos de nossa Regional. É um trabalho importantíssimo

Jerônimo Martins de Brito NetoCoordenador Regional de Educação, Cultura e Esporte

IporáFotos: Giovanne Tavares

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

CLASSIFICAÇÃO

Escola Evangélia

Betel1º Lugar Regional

VídeoMemóriasParódiaCrônicaPoemaFoto-grafia**Desenho*Categoria G

Silvanei R. Silva

ALUNA

C. E. Nossa Senhora do Montesserrate

ESCOLA

EJA 2º PeríodoANO / SÉRIE

Categoria F

Gabriely Pereira de Amorim

ALUNA

C. Estadual Analícia Cecília B. da Silva

ESCOLA

3º Ano – Ensino Médio

ANO / SÉRIE

Categoria E

Sara Viviana Cabrera Melo

ALUNA

Colégio Estadual Dona Eva

ESCOLA

8º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria D

Thayla Carolyne Pereira Vilela

ALUNA

Colégio Estadual Previsto de Morais

ESCOLA

7º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria C

Emily Rocha Neres

ALUNA

E. E. Vereador Antônio Laurindo

ESCOLA

5º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria B

Maria Gabriela Estêvão Ferreira

ALUNA

Escola Estadual Joaquim Berto

ESCOLA

2º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria ACLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola7 E S C O L AE S C O L A

Os vencedores regionais Ana Laura, Laura Cristina, Isabela Souza, Sérgio Miranda e Daiane da Costa, com Eliana Leão e Enoel Junior

O auditório da Câmara Municipal de São Luís de Montes Belos foi palco da solenidade de premiação dos alunos classificados

Professora Mônica Costa, aluna Ana Laura,1º lugar da categoria E, e a diretora Leila Gomes

Aluna Daiane Morgana, 1º lugar da categoria F, com a diretora Regina dos Santos

São Luís de Montes BelosA solenidade de entrega dos prê-

mios aos vencedores da etapa re-gional da 13ª edição do concurso Goiás na Ponta do Lápis, em São

Luís de Montes Belos, foi realizada na manhã de segunda-feira, 19/02. O auditório da Câma-ra Municipal da cidade foi palco do evento, que além dos estudantes premiados, recebeu autoridades locais, gestores escolares, coor-denadores, professores e familiares.

O concurso realizado pela Tribuna do Pla-nalto contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte e de suas Coordenações Regionais. Em São Luís, o representante da Tribuna do Planalto, Eno-el Junior, destacou a tradição desta parceria que já faz parte do calendário escolar em Goiás, sendo esperado com ansiedade todos os anos por estudantes e professores.

Eliana Leão do Amaral, coordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte, fa-lou da importância do tema desta edição. Segundo ela falar de educação alimentar e vida saudável no ambiente escolar é mais que oportuno, tendo em vista que o trabalho de pesquisa realizado por todos contribui de forma singular na conscientização da comu-nidade. Sendo assim – ressaltou – a parte pedagógica, principal objetivo do concurso, é

alcançada com grande sucesso.O momento também foi prestigiado pela

diretora do Núcleo Pedagógico da Coordena-ção Regional de Educação, Cultura e Esporte, professora Irani Fernandes da Silva; pela di-retora do Núcleo Administrativo, Marinalva Diniz Linhares; pelo secretário Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos, pro-fessor Erly Kiel Rosa de Aguiar Silva; e pelas graduandas do 4º ano do Curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás/Campus de São Luís, Aline Lucas dos anjos, Natália Bor-ges de Oliveira e Thais Eterna de Jesus.

Na parte cultural, a música foi o ponto alto da festa. Alunos do CEPI Américo Antu-nes cantaram a música “Tocando em frente”, de Almir Sater. O estudante Gleice Rodrigues, do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, encantou a todos interpretando a canção “Era uma vez”, de Kell Smith, e recebeu uma placa em homenagem a sua belíssima apre-sentação.

Em seguida ocorreu a revelação da classi-ficação dos 42 trabalhos selecionados nesta etapa. Os alunos vencedores receberam bici-cletas, medalhas e certificados. Em São Luís de Montes Belos já é grande a expectativa em relação ao resultado da fase final, que será re-alizada no dia 08/03, em Goiânia.

O concurso faz parte da agenda

educacional porque é uma ação ímpar de conhecimento intelectual e cultural, com a participação de alunos e professores. Toda edição traz temas de relevância educacional e social

Eliana Leão do AmaralCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

Fotos: Giovanne Tavares

CLASSIFICAÇÃO

Colégio Estadual Adalberto Sobri-

nho de Souza1º Lugar Regional

VídeoMemóriasParódiaCrônicaPoemaFoto-grafia**Desenho*Categoria G

Daiane M. M. da Costa

ALUNA

Col. Estadual Prof. Adalberto S. Souza

ESCOLA

EJA 1º Semestre 3ª Etapa

ANO / SÉRIE

Categoria F

Ana Laura Rosa Vieira

ALUNA

C. E.Prof. João Rezende de Araújo 

ESCOLA

1º Ano – Ensino Médio

ANO / SÉRIE

Categoria E

João Vitor de S. Nascimento

ALUNO

C. E. Presidente Costa e Silva

ESCOLA

9º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria D

Sérgio Michael A. de Miranda

ALUNO

Colégio Estadual Antenor Padilha

ESCOLA

6º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria C

Laura Cristina F. Guimarães

ALUNA

Colégio Estadual Antenor Padilha

ESCOLA

4º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Categoria B

Isabela Souza Rezende

ALUNA

Escola Estadual José Manoel da Silva

ESCOLA

3º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria ACLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola8 E S C O L AE S C O L A

Victória Sather e Iza Mirelly, alunas do Colégio Estadual Iracema Teles de Oliveira, fizeram uma bonita apresentação musical

Victória Sather, Yago Carlos, Otávio Cândido e Izabela de Melo, com Enoel Junior e Kelly Cristina

Aluno Otávio Cândido, 1º na categoria B, recebe o carinho de toda sua família

Aluna Izabela de Melo, 1º lugar na categoria A, ao lado de Juliana Almeida, Ana Maria e Kelly Cristina

Foi realizada na tarde de terça-feira, 20/02, no auditório Geraldo Eustá-quio Bomtempo em Jussara a sole-nidade de premiação dos estudan-

tes classificados na etapa regional do Goiás na Ponta do Lápis, maior concurso de reda-ção, desenhos, fotos e vídeos do Centro-O-este, realizado pela Tribuna do Planalto em parceria com a Secretaria de Estado de Edu-cação, Cultura e Esporte. Em sua 13ª edição, o concurso já se tornou tradição e faz parte do calendário escolar.

A diretora do Núcleo Pedagógico da Cre-ce, professora Kelly Cristina, representou o coordenador Regional, Luiz Mario Lopes Cardoso, e parabenizou os estudantes pre-miados. Ela também falou da importância das boas práticas alimentares, pontuando que na Regional foram desenvolvidas di-versas ações acerca do tema do concurso, observando que a escolha do tema desta edição foi muito acertada.

Para o gerente de Projetos da Tribuna do Planalto, Enoel Junior, o concurso se tornou um grande incentivador de boas práticas, uma vez que sempre apresenta em suas edições temas atuais e de grande relevân-cia educacional e social, despertando nos

estudantes seu senso crítico e contribuído de forma singular na formação do cidadão.

O concurso é também grande incentiva-dor cultural, já que se tornou tradição, nas solenidades de premiação, a realização de apresentações culturais realizadas pelos estudantes. Em Jussara não foi diferente. Estudantes do 2° e 3° ano do ensino funda-mental do Colégio Decisão encantaram a todos com a apresentação da peça Teatral “Flor da humildade”. Também f oi bonito ver as alunas Victória Sather e Iza Mirelly, do Colégio Estadual Iracema Teles de Oli-veira, se destacarem na música. Elas inter-pretaram a canção “Era uma vez”, da can-tora Kell Smith, e receberam homenagem como Destaque Cultural.

Em seguida deu-se início à premiação dos alunos, que receberam bicicletas, me-dalhas e certificados. Agora é grande a ex-pectativa para a etapa final do concurso, em que concorrem os alunos classificados em primeiro lugar de cada categoria. Nesta fase, o jornal premia as três melhores pro-duções de cada categoria, em evento a ser realizado no dia 08/03, no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

O Goiás na Ponta do Lápis é

um marco para a educação no Estado. O incentivo à leitura e à escrita com foco na reflexão de grandes temas leva o aluno a desenvolver seu senso crítico e capacidade para ler e interpretar o mundo à sua volta

Luiz Mario Lopes CardosoCoordenador Regional de Educação, Cultura e Esporte

JussaraFotos: Giovanne Tavares

Paródia

Victória S. F. Menezes

ALUNA

C. Estadual Iracema Teles de Oliveira

ESCOLA

1ª Ano – Ensino Médio

ANO / SÉRIE

Categoria ECrônica

Beatriz Vieira de Araújo

ALUNA

Colégio Estadual Marechal Rondon

ESCOLA

9º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria DPoema

Yago Carlos de Jesus

ALUNO

Colégio Estadual Marechal Rondon

ESCOLA

6º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria C

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Foto-grafia**

Otávio M. Cândido

ALUNO

Colégio Estadual Marechal Rondon

ESCOLA

5º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria BDesenho*

Izabela M. B. de Melo

ALUNA

Colégio DecisãoESCOLA

2º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria ACLASSIFICADOS PARA A FINAL

CLASSIFICAÇÃO

Colégio Estadual Gabriel

José de Moura1º Lugar Regional

VídeoCategoria G

GOIÂNIA, 25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola9 E S C O L AE S C O L A

Público compareceu em grande número ao Centro Cultural Maria Conceição de Mesquita

Os vencedores Marcelene Campos, Kevilyn Nunes, Bianca Rosa, Ana Júlia, Patrícia Siqueira e Bianca Almeida, com Iron de Lemos e Enoel Junior

Alunas da Escola Estadual Milton Camilo de Faria apresentaram o espetáculo de dança com a música “Aquarela do Brasil”

Aluna Marcelene Silva, 1º lugar da categoria F, com a professora Maria Regina e o diretor Egildo Ribeiro

Bianca Rosa, 1º lugar da categoria B, ao lado do diretor, Edison Ferreira, professora Ana Maria e coordenadora Sebastiana Maria

ItapurangaO Centro Cultural Maria Conceição

de Mesquita, em Itapuranga, foi palco na tarde de quarta-feira, 21/02, da bonita festa de premia-

ção dos estudantes selecionados na etapa regional da 13ª edição do concurso Goiás na Ponta do Lápis. A Regional conseguiu grande participação da comunidade escolar, com mais de dois mil estudantes inscritos, dos quais 48 foram classificados e premiados.

O coordenador Regional de Educação, Cultura e Esporte, Iron de Lemos Mota, deu boas vindas para as mais de 400 pessoas que prestigiaram a cerimônia. Ele destacou a im-portância do projeto da Tribuna do Planalto, lembrando que estimula alunos e professo-res a buscar mais conhecimento, por meio de pesquisa e da leitura acerca do tema apresen-tado, o que se materializa com a melhora na escrita. Iron disse que na Regional muitas ati-vidades foram realizadas pelas escolas a fim de oferecer melhores condições para alunos e professores desenvolverem seus trabalhos.

O prefeito de Morro Agudo de Goiás, Ana-tair Antônio, esteve presente e parabenizou os envolvidos. A prefeita de Guaraíta, Adna Ferreira, também parabenizou a todos, em especial aos estudantes, professores e gesto-

res escolares do seu município. Outras autoridades que marcaram pre-

sença foram Wagner Camargo Neto, vice-pre-feito de Itapuranga; Kênia Kristina Borges, secretária Municipal de Educação de Itapu-ranga; Rogério Rebouças Moreira, secretário Municipal de Educação de Heitoraí; e Gleici-mar Rodrigues, secretária Municipal de Edu-cação de Morro Agudo de Goiás.

O gerente de Projetos da Tribuna do Pla-nalto, Enoel Junior, agradeceu o apoio e para-benizou os envolvidos na realização do con-curso. Ele falou sobre a importância do tema apresentado pelo jornal nesta edição do cer-tame, ressaltando que “ensinar aos estudan-tes como eles devem se alimentar é sinônimo de vida saudável”. Enoel Junior observou que, ao pesquisar o tema, os alunos descobrem que é preciso ter alimentação balanceada.

A parte cultural ficou por conta das estu-dantes da Escola Estadual Milton Camilo de Faria, que apresentaram uma performance de dança intitulada “Aquarela do Brasil”, e a música “Joaninha pintadinha”. os estudan-tes da Escola Estadual Joaquim Antônio de Oliveira apresentaram uma paródia da mú-sica “Dona Maria”, com o tema alimentação saudável.

O Goiás na Ponta do

Lápis é um diferencial para nossa Regional. Por meio dele, alunos das esferas municipal, estadual e particular são estimulados a aprender a pesquisar, debater, ler e escrever. Obrigado, Tribuna do Planalto

Iron de Lemos MotaCoordenador Regional de Educação, Cultura e Esporte

Fotos: Giovanne Tavares

Memórias

Marcelene S. de Campos

ALUNO

Colégio Estadual José Pereira de Faria

ESCOLA

EJA 2º PeríodoANO / SÉRIE

Categoria FParódia

Patrícia F.Siqueira

ALUNA

Colégio Estadual Farnese Rabelo

ESCOLA

3º Ano – Ensino Médio

ANO / SÉRIE

Categoria ECrônica

Bianca S. N. S. Almeida

ALUNA

Colégio Estadual José Pereira de Faria

ESCOLA

9º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria DPoema

Kevilyn Nunes Queiroz

ALUNA

Colégio Estadual José Pereira de Faria

ESCOLA

6º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria C

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Foto-grafia**

Bianca Rosa de Godoi

ALUNA

Colégio Estadual Farnese Rabelo

ESCOLA

4º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria BDesenho*

Ana Júlia Ferreira

ALUNA

Escola Municipal Vera Cruz

ESCOLA

3º Ano – Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria ACLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola10 E S C O L AE S C O L A

Cauan Teles, 4º lugar na categoria C, ao lado da família orgulhosa: mãe Flávia Ângela, pai Gilvan Francisco e o irmão Ian Teles

Josué da Silva, Geovanna Fedrigo, Vitória Rodrigues e Maia Oliveira, com Enoel Junior, Helena Vila Verde e Nanci Moreira: os vencedores da etapa regional festejaram o bom desempenho

Maria Eduarda, 1º lugar na categoria B, ao lado da diretora Simone Andrade e da Profª Michele Prado

Aluna Vitória Rodrigues, 1º lugar na categoria E, ao lado de Leidiane Fagundes, Nanci Moreira e Helena Vila Verde

A solenidade de premiação dos estudantes selecionados para a fase regional do 13º Goiás na Ponta do Lápis em Inhumas foi

realizada na tarde de quinta-feira 22/02, no auditório da Coordenação Regional de Edu-cação, Cultura e Esporte. O evento contou com a presença de gestores, coordenadores, professores e tutores.

Como já é tradição, na regional de Inhu-mas é grande o envolvimento de todos vi-sando a participação no concurso e este ano não foi diferente: mais de nove mil estu-dantes foram inscritos e se destacaram na produção de desenhos, fotografias, poemas, crônicas, paródias, memórias e vídeos. Todo ano o concurso é aguardado com ansiedade pela comunidade escolar.

Para a diretora do núcleo pedagógico da Crece, professora Helena Vila Verde, o fato de o jornal estar presente em todas as regionais é o grande diferencial, pois isso aproxima as unidades escolares e os estu-dantes, fazendo com que cada momento de premiação seja único e especial para todos.

A coordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte, Professora Nanci Moreira Arataque Duarte, destacou que o concurso

vai de encontro com os anseios da comu-nidade escolar, por promover o debate e es-timular a cidadania. Segundo ela, os temas abordados a cada edição provocam nos es-tudantes o senso crítico e contribuem de forma integral na melhora da capacidade de escrever. Ela também destacou os gran-des avanços alcançados pela educação em Goiás nos últimos anos, destacando os in-vestimentos feitos pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, na pessoa da professora Raquel Teixeira.

O gerente de Projetos da Tribuna do Pla-nalto, Enoel Junior, lembrou que o ser hu-mano precisa de uma boa alimentação para conseguir manter a disposição e o foco nas atividades realizadas em sua rotina, garan-tindo ainda melhorias em sua qualidade de vida e prevenindo doenças.

“Com a ajuda dos alimentos certos, somos capazes de potencializar nossas habilida-des e realizar qualquer tipo de função com maior facilidade, com melhor rendimento. Ao apresentar a educação alimentar e vida saudável como tema, o jornal desperta nas crianças e adolescentes a prática dos bons hábitos, em casa e na escola”, comentou.

Os temas abordados a cada

edição do concurso Goiás na Ponta do Lápis provocam nos estudantes o senso crítico e contribuem de forma integral na melhora da capacidade de interpretar e escrever

Nanci Moreira Arataque DuarteCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

InhumasFotos: Giovanne Tavares

Memórias

Thalisson W. R. Borges

ALUNO

CEPMG- José Silva Oliveira ESCOLA

EJA 2º série(Profen)

ANO / SÉRIE

Categoria FParódia

Vitória Rodrigues

ALUNA

Col. Estadual Princeza Izabel

ESCOLA

2º Ano - Ensino Médio

ANO / SÉRIE

Categoria ECrônica

Geovanna K. P. Fedrigo

ALUNA

Esc. Estadual Vila Nova

ESCOLA

9º Ano - Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria DPoema

Josué da Silva F.Júnior

ALUNO

Col. Estadual Brazabrantes

ESCOLA

7º Ano - Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria C

*Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Foto-grafia**

Maria E. S. de Oliveira

ALUNA

Esc. Est. João Lobo Filho

ESCOLA

4º Ano - Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria BDesenho*

Alerrandro M. B. Silva

ALUNO

Esc. Est. João Lobo Filho

ESCOLA

3º Ano - Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria ACLASSIFICADOS PARA A FINAL

CLASSIFICAÇÃO

CPMG

José Silva Oliveira

1º Lugar Regional

VídeoCategoria G

GOIÂNIA, 25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola11 E S C O L AE S C O L A

Prestiaga pela comunidade escolar, a solenidade de entrega de prêmios ocorreu no auditório do Centro Social Pai Eterno

Nara Rúbia, Altamirando de Andrade, Jorge Ferreira, João Paulo Araújo, e Stela Sirqueira, com Enoel Junior, Maria das Dores e Elaine Regina

Alunas da Associação dos Rotaryanos de Trindade, realizaram uma belíssima apresentação de dança

A alegria da professora Tatiane Gonçalves, ao lado e seus quatro estudandes premiados na regional

Prof. Cristina Maria, da Associação dos Rotaryanos, recebe homenagem de Maria das Dores e Elaine Regina

TrindadeA cerimonia de premiação regio-

nal dos estudantes selecionados na 13ª edição do Goiás na Ponta do Lápis em Trindade foi rea-

lizada na manhã de sexta-feira, 23/02, no Auditório do Centro Social Pai Eterno, na região central da cidade. Uma bonita fes-ta especialmente preparada para receber a comunidade escolar das cidades jurisdi-cionadas à Coordenação Regional de Edu-cação, Cultura e Esporte (Crece). Mais de 300 pessoas compareceram para prestigiar os vencedores.

A coordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte, professora Maria das Dores da Silva Costa, que no momento re-presentou a secretária Estadual de Educa-ção, professora Raquel Teixeira, deu boas vindas e aproveitou a oportunidade para parabenizar os 61 estudantes premiados. A coordenadora destacou que a iniciativa promovida pelo jornal Tribuna do Planalto, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cul-tura e Esporte (Seduce), é de grande valia para todos, por apresentar uma temática de grande relevância para a construção e o resgate de hábitos e valores alimentares

essenciais à saúde física e mental do indi-víduo.

Enoel Junior, gerente de Projetos do jor-nal, lembrou do compromisso do veículo de comunicação com a educação, obser-vando que, além de realizar o maior con-curso do gênero em todo o Centro-Oeste, a Tribuna do Planalto edita semanalmente há mais de 17 anos o suplemento ESCOLA, im-portante ferramenta de cunho pedagógico e que é uma iniciativa pioneira não apenas em Goiás, mas no Brasil.

Enoel Junior fez agradecimentos à coor-denadora Regional, ao Governo do Estado e à Seduce, pelo apoio à iniciativa. Ainda se-gundo o gerente, o tema apresentado nesta edição do concurso teve o objetivo de des-pertar a conscientização sobre a reeduca-ção alimentar e as boas práticas em busca de uma vida saudável.

Ainda no evento, foram realizados os momentos culturais, com uma bonita apresentação de dança feita pelas estu-dantes da Associação dos Rotaryanos de Trindade. O professor José Antônio e seus alunos, do Centro de Convivência Juvenil Dona Sinhá, fizeram uma bonita apresen-tação musical.

O Goiás na Ponta

do Lápis tem uma grande importância para as escolas de Trindade. Com temas relevantes e atuais, contextualizados, os alunos se sentem motivados a escrever, levando, inclusive, à mudança de hábitos

Maria das Dores da Silva CostaCoordenadora Regional de Educação, Cultura e Esporte

Fotos: Giovanne Tavares

CLASSIFICAÇÃO

Escola Estadual Prof. Esmeraldo

Monteiro1º Lugar Regional

VídeoMemóriasParódiaCrônicaPoemaFoto-grafia**Desenho*Categoria G

Altamirando S. de Andrade

ALUNO

Esc. Est. Alonso Lourenço de Oliveira

ESCOLA

4º Sem. 2ª Etapa - EJA

ANO / SÉRIE

Categoria F

Gabriel B. Ferreira

ALUNO

Col. Est. César Alencastro Veiga

ESCOLA

3º ano - Ensino Médio

ANO / SÉRIE

Categoria E

Nara Rúbia de C. Castro

ALUNA

Col. Est. Prof. Alfredo Nasser de Anicuns

ESCOLA

9º Ano - EnsinoFundamental

ANO / SÉRIE

Categoria D

João Paulo Araujo Passos

ALUNO

Esc. Est. de Capelinha - Anicuns

ESCOLA

7º Ano - Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria C

Stella Sirqueira

ALUNA

Col. Est. Prof. Helon GomideESCOLA

5º Ano - Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE *Desenho Livre / **Imagem fotografica acompanhada de um relato

Categoria B

Jorge H. Ferreira

ALUNO

Educandario Santa Terezinha

ESCOLA

2º Ano - Ensino Fundamental

ANO / SÉRIE

Categoria ACLASSIFICADOS PARA A FINAL

GOIÂNIA, 25 DE FEVEREIRO A 3 DE MARÇO DE 2018 / www.tribunadoplanalto.com.br/escola12 E S C O L AE S C O L AEDUCAÇÃO INFANTIL

Núbia Alves

Pela primeira vez na histó-ria, o PNAIC, Pacto Nacio-nal pela Alfabetização na

Idade Certa, realiza projeto vol-tado para a educação infantil de todo o país. Em Goiânia, o curso é dado por meio da Gerência de Formação da Secretaria Munici-pal de Educação e Esporte (SME) e é destinado aos professores e coordenadores da educação infantil municipal, com ênfase nas turmas de cinco e seis anos.

Ao todo, na capital, são con-templados pelo curso de for-mação mais de 700 profissio-nais da rede, divididos em 23 turmas. As aulas são ministra-das por turnos e cada encontro debate uma temática diferente em relação à alfabetização e in-serção dos educandos no mun-do da leitura e escrita. Iniciado em dezembro de 2017, o proje-to tem encerramento marcado para o dia seis de junho, com apresentação de seminário por parte dos cursistas.

De acordo com as bases e diretrizes da educação infantil brasileira, a alfabetização não se configura como o objetivo central a esta categoria. Ela se dá no âmbito da consequência de todo o esforço empenhado na inserção da criança no universo escolar. Isso torna a iniciativa do PNAIC inovadora, que decidiu

abranger a educação infantil após um projeto em conjunto com algumas universidades fe-derais no qual foi elaborado e produzido o material de forma-ção para os professores deste ní-vel de ensino.

De 5 a 9 de fevereiro aconte-ceu o terceiro dos nove encon-

INICIATIVA DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA É DESTINADO A PROFESSORES E COORDENADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Professores e coordenadores da educação infantil participam de curso do PNAIC

Cursistas durante dinâmica desenvolvida pelos formadores

tros previstos no projeto. Desta vez o tema trabalhado foi “A cul-tura do escrito”, que teve como objetivo aumentar o conheci-mento, literatura e técnicas de aprendizagem dos professores no que diz respeito ao ensino

Goiânia recebe 1º curso do PNAIC

da leitura e escrita dos alunos. O autor trabalhado foi o escritor Bartolomeu Campos de Queirós, nascido em Minas Gerais e ven-cedor de prêmios como Jabuti, Fundação Biblioteca Nacional e o São Paulo de Literatura.

De acordo com Íris Hilário de Medeiros Cunha, professora da Escola Municipal Antônio Fi-delis, os encontros promovidos pelo PNAIC e SME são oportu-nidades para somar os conhe-cimentos e propostas já prati-cadas pela rede municipal. Ela trabalhou com o conceito de lei-tura perceptiva como uma das formas de abordagem de ensino para as crianças.

“É uma oportunidade muito grande para interagirmos com os colegas. Temos uma propos-ta excelente na rede municipal e o PNAIC nos trouxe um leque muito grande de conhecimen-tos para a prática na escola. É um momento muito rico. Na educação infantil acontece um letramento, nós trabalhamos com leitores, a criança ainda não sabe ler, mas a leitura é percepti-va”, contou.

Uma das técnicas utilizadas no curso que vai de encontro à integração dos professores da educação básica é a tertúlia li-terária, que consiste na troca de experiências e subjetividades que cada leitor, no caso, profes-sor, teve sobre uma determinada obra literária. Assim, é possível ao educador ampliar o conheci-mento e os pontos de vista acer-ca do conteúdo tratado e, com isso, melhor aplicar e trabalhar tais conteúdos dentro de sala de aula.

da rede municipal são contemplados pelocurso de formação

700profissionais