PODER LEGISLATIVO A T A - Câmara Municipal de Guarulhos

87
Rua João Gonçalves, 604 Centro Guarulhos SP CEP: 07010-010 PABX (11)2475-0200 http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS ATA 58ª SESSÃO ORDINÁRIA 15ª LEGISLATURA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA Em 14 de outubro de 2010 ATA DA QUINQUAGÉSIMA OITAVA SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA, DA DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA, FIXADA PARA AS QUATORZE HORAS DO DIA QUATORZE DE OUTUBRO DE DOIS MIL E DEZ. Presidente: ALAN NETO Secretários: DR. VITOR DA FARMÁCIA GUTI (ad hoc) Vereadores presentes: Alan Neto, Alencar, Dra. Helena Sena, Dr. Eduardo Carneiro, Dr. José Mário, Dr. Ricardo Rui, Dr. Vitor da Farmácia, Edmilson Americano, Edmilson Souza, Eduardo Kamei Yukisaki, Eduardo Soltur, Eraldo Souza, Geraldo Celestino, Gileno, Guti, Índio de Cumbica, Jonas Dias, Lamé, Luiza Cordeiro, Novinho Brasil, Otávia Tenório, Paulo Roberto Cecchinato, Paulo Sergio Rodrigues Alves, Professor Auriel, Professor Rômulo Ornelas, Professora Eneide, Professora Marisa de Sá, Romildo Santos, Silvana Mesquita, Toninho Magalhães Filho, Unaldo Santos, Wagner Freitas, Zé Luiz e Zuquila. (34) Vereadores licenciados: Dr. Ulisses e Moacir de Souza. (02) O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) Há número legal. Sob a proteção de Deus, damos por iniciados os nossos trabalhos para a 58ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa, 15ª Legislatura em 14 de outubro de 2010. Passemos ao Pequeno Expediente, onde temos o Vereador Jonas Dias. Passa-se ao G R A N D E E X P E D I E N T E O SR. JONAS DIAS Senhor Presidente, Senhores Vereadores, e demais presentes, eu tenho, com frequência, usado esta tribuna neste horário e hoje eu não vou fazer discurso. Quero apenas ler um artigo

Transcript of PODER LEGISLATIVO A T A - Câmara Municipal de Guarulhos

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

PODER LEGISLATIVO CIDADE DE GUARULHOS

A T A

58ª SESSÃO ORDINÁRIA 15ª LEGISLATURA

2ª SESSÃO LEGISLATIVA Em 14 de outubro de 2010

ATA DA QUINQUAGÉSIMA OITAVA SESSÃO ORDINÁRIA DA SEGUNDA SESSÃO LEGISLATIVA, DA DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA, FIXADA PARA AS QUATORZE HORAS DO DIA QUATORZE DE OUTUBRO DE DOIS MIL E DEZ.

Presidente: ALAN NETO

Secretários: DR. VITOR DA FARMÁCIA GUTI (ad hoc)

Vereadores presentes: Alan Neto, Alencar, Dra. Helena Sena, Dr. Eduardo Carneiro, Dr. José Mário, Dr. Ricardo Rui, Dr. Vitor da Farmácia, Edmilson Americano, Edmilson Souza, Eduardo Kamei Yukisaki, Eduardo Soltur, Eraldo Souza, Geraldo Celestino, Gileno, Guti, Índio de Cumbica, Jonas Dias, Lamé, Luiza Cordeiro, Novinho Brasil, Otávia Tenório, Paulo Roberto Cecchinato, Paulo Sergio Rodrigues Alves, Professor Auriel, Professor Rômulo Ornelas, Professora Eneide, Professora Marisa de Sá, Romildo Santos, Silvana Mesquita, Toninho Magalhães Filho, Unaldo Santos, Wagner Freitas, Zé Luiz e Zuquila. (34)

Vereadores licenciados: Dr. Ulisses e Moacir de Souza. (02)

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Há número legal. Sob a proteção de Deus, damos por iniciados os nossos trabalhos para a 58ª Sessão Ordinária da 2ª Sessão Legislativa, 15ª Legislatura em 14 de outubro de 2010. Passemos ao Pequeno Expediente, onde temos o Vereador Jonas Dias.

– Passa-se ao

G R A N D E E X P E D I E N T E

O SR. JONAS DIAS – Senhor Presidente, Senhores Vereadores, e demais presentes, eu tenho, com frequência, usado esta tribuna neste horário e hoje eu não vou fazer discurso. Quero apenas ler um artigo

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

2/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

que eu achei interessante e vou ver se é possível ler no decorrer desses dez minutos. Cinco, dez minutos.

Conheço Dilma Rousseff desde criança. Éramos vizinhos na rua Major Lopes, em Belo Horizonte. Ela e Thereza, minha irmã, foram amigas de adolescência.

Anos depois, nos encontramos no presídio Tiradentes, em São Paulo. Ex-aluna de colégio religioso, dirigido por freiras de Sion, Dilma, no cárcere, participava de orações e comentários do Evangelho. Nada tinha de “marxista ateia”.

Nossos torturadores, sim, praticavam o ateísmo militante ao profanar, com violência, os templos vivos de Deus: as vítimas levadas ao pau-de-arara, ao choque elétrico, ao afogamento e à morte.

Em 2003, deu-se meu terceiro encontro com Dilma, em Brasília. [...] De nossa amizade, posso assegurar que não passa de campanha difamatória – diria, terrorista – acusar Dilma Rousseff de “abortista” ou contrária aos princípios evangélicos. Se um ou outro bispo critica Dilma, há que se lembrar que, por ser bispo, ninguém é dono da verdade.

Nem tem o direito de julgar o foro íntimo do próximo. Dilma, como Lula, é pessoa de fé cristã, formada na Igreja Católica. Na linha do que recomenda Jesus, ela e Lula não saem por aí propalando, como fariseus, suas convicções religiosas. Preferem comprovar, por suas atitudes, que “a árvore se conhece pelos frutos”, como acentua o Evangelho. É na coerência de suas ações, na ética de procedimentos políticos e na dedicação ao povo brasileiro que políticos como Dilma e Lula testemunham a fé que abraçam. Sobre Lula, desde as greves do ABC, espalharam horrores: se eleito, tomaria as mansões do Morumbi, em São Paulo; expropriaria fazendas e sítios produtivos; implantaria o socialismo por decreto…

Passados quase oito anos, o que vemos? Um Brasil mais justo, com menos miséria e mais distribuição de renda, sem criminalizar movimentos sociais ou privatizar o patrimônio público, respeitado internacionalmente.

Até o segundo turno, nichos da oposição ao governo Lula haverão de ecoar boataria e mentiras. Mas não podem alterar a essência de uma pessoa. Em tudo o que Dilma realizou, falou ou escreveu, jamais se encontrará uma única linha contrária ao conteúdo da fé cristã e aos princípios do Evangelho. Certa vez indagaram a Jesus quem haveria de se salvar. Ele não respondeu que seriam aqueles que vivem batendo no peito e proclamando o nome de Deus. Nem os que vão à missa ou ao culto todos os domingos. Nem quem se julga dono da doutrina cristã e se arvora em juiz de seus semelhantes.

A resposta de Jesus surpreendeu: “Eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; estive enfermo e me visitastes; oprimido, e me libertastes…” [...]. Jesus se colocou no lugar dos mais pobres e frisou que a salvação está ao alcance de quem, por amor, busca saciar a fome dos miseráveis, não se omite diante das opressões, procura assegurar a todos vida digna e feliz.

Isso o governo Lula tem feito, segundo a opinião de 77% da população brasileira, como demonstram as pesquisas. Com certeza, Dilma, se eleita presidente, prosseguirá na mesma direção.

Senhor Presidente, eu ia resumir e falar até de improviso, mas eu preferi ler esse artigo. E quem escreveu foi o Frei Betto, da igreja católica brasileira e que conhece o Lula e a Dilma desde a infância. Eu sei que a imprensa e uma parcela da direita retrógrada deste País tem transformado

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

3/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

essas eleições naquilo que é mais desagradável: o retrocesso. No momento em que nós poderíamos estar discutindo política para o Brasil, fica discutindo aquilo que se deveria discutir sim, mas não em momento eleitoral, como é a questão muito delicada do aborto e outras questões mais. Portanto, que o povo brasileiro tenha a consciência necessária para que a gente não regrida e não voltemos aos tempos dos anos 50, 60, onde esse era o estilo de fazer campanha: com a mentira, com o descaso, e isso, em nenhum lugar do mundo nem aqui no Brasil nunca construiu nem vai construir nada nem vai fortalecer a democracia nem politizar as pessoas. Portanto, como eu achei muito interessante esse artigo escrito pelo Frei Betto, eu fiz questão de lê-lo na tribuna, Senhor Presidente. Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Com a palavra, a Vereadora Luiza Cordeiro.

A SRA. LUIZA CORDEIRO – Senhor Presidente, Senhores Vereadores, Conselheiras Tutelares militantes da causa da infância no nosso Município, demais presentes, primeiramente, eu quero aqui fazer uma reflexão de que todo debate, ele é mais do que necessário e muito importante, uma vez que ninguém é dono da verdade e nem pode ter a pretensão de ser dono da verdade. Nós temos que, de forma dialética, saber nos utilizar das próprias contradições que vive o ser social para construir esse tão almejado mundo melhor.

O Vereador Jonas fez, enquanto cristão, católico que é, mas não fez apologia da sua religião aqui. Fez uma colocação sobre essa forma exacerbada como vem sendo explorado em pleno Século XXI a questão religiosa para fins eleitorais. Ontem, eu vendo os jornais, vi que um candidato levou a sua esposa a um evento religioso que eu nunca tinha visto ele antes. Pegou uma imagem e saiu desfilando entre as pessoas. Mas que abuso, que coisa absurda! Nós não vamos eleger um Presidente ou uma Presidenta para essa ou aquela religião. Para isso se tem as suas autoridades máximas, sejam os rezas da islamismo, seja o pessoal líder do judaísmo, seja o Papa, o bispo, seja o conselho de anciões, como existem algumas igrejas evangélicas, mas é escolhido segundo aquele fórum. Quando se fala em liderança política, nós estamos falando e precisamos de alguém que tenha sensibilidade suficiente, humanismo suficiente para dirigir um País que ainda não conseguiu superar profundas contradições sociais e que é um País que na sua essência não é cristão porque deixa morrer no útero da mãe muitas crianças por falta de uma assistência adequada, um pré-natal. Não é cristão e não é budista, não é judaico, não é essencialmente religioso, porque ainda deixa seus filhos e suas filhas dormirem aos relentos debaixo de frio e tomando sol e chuva. Enquanto não se resolver essas questões ninguém pode bater no peito e querer ser o grande chefe de uma nação fundamentalista, me preocupa muito essa exploração. Se você professa uma fé, use os fundamentos e os princípios filosóficos da sua fé para construir esse mundo mais humano, porque Cristo veio para o mundo com esse intuito. Há dois mil anos atrás sabia defender o

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

4/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

direito da mulher, sabia defender o direito da criança como ninguém. O próprio Maomé, e que a gente vê que alguns que profetizam o islamismo que às vezes tem um tratamento em algumas nações desumanas em relação à mulher, o próprio Maomé nunca desrespeitou, que nós saibamos e nunca condenou nenhuma mulher. Aí se você for ver a história da humanidade, quando em nome de Cristo a inquisição torturou e matou, quando em nome de Cristo se ocupou territórios e a própria CIA, sobre a bênção sagrada de religião, adentrou no nosso País para consagrar o que aí está, esse profundo abismo social. Se a pessoa tiver um olhar mais humano e mais cristão e mais religioso, ela vai professar a sua fé com o seu Deus dentro da sua comunidade, e vai ajudar socialmente os cristãos, os islâmicos, os judaicos, e os que os que não professam religião nenhuma, ou seja também os que são de religião afro, a se darem as mãos, e a ter uma comunidade mais ecumênica, uma sociedade mais humana, e essa sociedade mais humana respeita tudo e a todos.

Eu tive uma formação católica e meus pais procuravam ser muito coerentes com aquilo que eles nos ensinavam, e o que eu ensinei é fazer o bem sem olhar para quem, mas nos parece que algumas criaturas se julgam donos da verdade, não declaram de forma clara como é que encara a situação da criança, da mãe gestante, não deixam claro para a sociedade quais são os seus princípios que norteiam e às vezes professam algumas coisas que não tem nada de religioso, mas muito de mercadológico, muito de privatista, muito de desumano em relação ao pobre, em relação ao necessitado. Então, que nós, nesse processo de segundo turno, Senhor Presidente, possamos fazer uma reflexão e ver quais são os princípios da minha religião, da religião que cada um professa, porque como diz o Aldo Rebelo, que felizmente foi reeleito, ele falou: "Luiza, sem religião, sem futebol e sem Carnaval não haverá socialismo no Brasil". Eu digo: Se a gente não respeitar as diversidades religiosas, e ainda querermos voltar anterior a 1945, quando havia uma religião oficial neste País, nós não estaremos construindo esta sociedade do futuro. É isso. Peço desculpas, Senhor Presidente, que eu avancei o horário. Obrigada.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Com a palavra, o Vereador Dr. José Mário.

O SR. DR. JOSÉ MÁRIO – Senhor Presidente, colegas Vereadores, público presente. Em primeiro lugar, eu dou as boas vindas ao nosso querido Presidente, e aproveito o momento, Presidente, para parabenizá-lo pelos 45 mil votos guarulhenses, não é para qualquer um esse know how político que o senhor tem.

Eu venho hoje a esta tribuna para novamente falar da combalida saúde pública da nossa Cidade. Hoje no Guarulhos Hoje está estampado na primeira página a foto dos Senhores Carlos Derman e do nosso Prefeito Tião Almeida, ontem numa inauguração da UBS Jurema, onde estavam com bastante dificuldade, as próprias fisionomias mostram para

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

5/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

explicar para a população presente, Vereador Jonas Dias, a falta de médicos na nossa Cidade. Como se eles não soubessem. Chegou-se a dizer que estaria sendo estudado um PCCS para o pessoal da saúde, e todos nós sabemos que esse PCCS está pronto e entregue ao Executivo desde novembro do ano passado. Hoje, caros Vereadores e público presente, expectadores que nos ouvem, hoje nós temos apenas 0,67 médicos para cada mil habitantes na Cidade. Nós precisaríamos ter pelo menos três médicos para cada mil habitantes. Como nós faríamos que isso ocorresse já que só na Cidade moram apenas 900 médicos? Só no serviço público hoje em caráter emergencial, precisaríamos ter uma contratação de mais de 500 médicos. Mas com os salários vergonhosos, pífios que são pagos aos profissionais da saúde, claro que não vem profissional de fora para nos atender.

Me chamou também a atenção, Professor Rômulo, aqui hoje no Diário de Guarulhos uma colocação de V.Exa., comentando que nessa mesma inauguração, o petista ressaltou que a falta de médicos na Cidade estaria atrelada a não existência de cursos de medicina. Professor Rômulo, aí eu faço votos que o senhor não tenha dito mesmo, porque aqui está isso, eu até estranhei, porque um homem com a sua capacidade não falaria isso. Não é falta de curso de medicina, principalmente mercado de trabalho. Médicos existem e até acima do que a população precisaria, só que estão mal distribuídos e acabam não vindo para a nossa Cidade em função de não haver interesse, de não haver interesse dessa administração de resolver o problema.

Eu também aproveito, Senhor Presidente, colegas Vereadores, hoje nós protocolamos no Paço Municipal a solicitação de uma audiência com o Senhor Prefeito Tião Almeida, a Comissão de Higiene e Saúde Pública, a Associação Paulista de Medicina, o Conselho Regional de Medicina e o Sindicato dos Médicos do Estado de São Paulo. Nós vamos querer saber, Tião, e eu faço votos que o senhor nos atenda logo, se possível ainda dentro do mês de outubro, já que simbolicamente, dentro do mês de outubro, o profissional que mais falta no mercado da Cidade é exatamente o profissional médico, e é o Dia do Médico, gostaríamos de ser atendidos logo pelo Senhor. Não em caráter, jamais, de ameaça, porque não sou ninguém para ameaçar ninguém. Mas vou fazer um comentário com o Senhor, Tião: Se isso não ocorrer até o final de outubro, a Comissão de Higiene e Saúde Pública vai leva-lo às barbas do Ministério Público por negligência com a Saúde Pública da Cidade. Sei que o Senhor é acostumado com o Ministério Público. Talvez uma a mais, uma a menos, não lhe faça diferença. Mas isso não é uma ameaça. É um aviso. Não vamos nos calar à omissão do seu governo com a saúde da população. Nós o levaremos ao Ministério Público.

Esperamos que o Senhor não passe por esse desconforto de negligência, e também ser acusado, embora não sendo médico, de omissão de socorro, porque o Senhor está omitindo socorro à população guarulhense. E o Senhor mentiu em sua campanha. O Senhor mentiu. Já disse ao Senhor, menino mau: Papai do céu está de plantão, dia 31 está chegando, e dia 15 também está chegando nesta Casa. Se com todo esse

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

6/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

descalabro da atual administração petista em nossa Cidade, que estamos assistindo com a Saúde Pública, a única coisa, Tião Almeida, que não vamos deixar acontecer nesta Casa, é um colega petista se sentar na Presidência dessa mesa. Isso eu estou avisando ao Senhor que isso não vai ocorrer. Dia 15 não haverá um petista sentado à Presidência dessa mesa, ou então teríamos simplesmente que entregar a chave do Legislativo ao Senhor, não precisaríamos vir aqui todos os dias.

Pararíamos de trabalhar e ficaria só o Executivo da Cidade. Aliás, isso é muito do partido de V.Exa. O PT, o Partido que pode tudo. Mas está para mudar. As coisas vão mudar agora, dia 31. Tive há poucos minutos a excelente informação de que o José Serra já empatou nas pesquisas com a Senhora Dilma Rousseff, e quero crer que todos os que votaram na Marina, e fizeram muito bem, não votariam, como não votaram, no PT. Acho que com ou sem o apoio oficial do Partido Verde, quem votou na Marina, a grande responsável pelo segundo turno, votará seguramente no José Serra, que com certeza é o homem mais preparado para dirigir nossa Nação. Muito preparado para dirigir a Saúde de nossa Nação, Senhor Tião Almeida, aquilo que o Senhor não é. É muito desagradável ouvir do Secretário de Saúde: “Já fiz a minha parte.

O PCCS está lá com o Prefeito”. Não vejo um colega petista, não vejo nenhum colega da Bancada do PT se mexer, como se eles estivessem sendo Vereadores de outra Cidade, como se eles estivessem vereando em outra Cidade, como se tivéssemos aqui a melhor assistência médica do Brasil, e não temos. Somos hoje, vergonhosamente, o 27º colocado no Ranking do Estado de São Paulo em relação a médicos por mil habitantes.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Para encerrar, Vereador.

O SR. DR. JOSÉ MÁRIO – Encerrando, Senhor Presidente, peço ao Líder do Partido, que lamentavelmente, por algum motivo com certeza justo, ainda não chegou...

– Manifestações em Plenário.

O SR. DR. JOSÉ MÁRIO – Perdão. O Líder do Governo. Peço ao Senhor, que está aqui: Converse com o Tião. Peça que essa reunião que está protocolada hoje no Paço, ocorra logo, porque senão não vamos nos calar. A população já perdeu a paciência. Os médicos também vão perder a paciência. Eu peço a ajuda do Senhor, nobre colega Edmilson Souza, para que intermedeie junto ao seu Chefe do Executivo para que venha e faça essa reunião com as nossas entidades de classe...

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Para encerrar, Vereador.

O SR. DR. JOSÉ MÁRIO – ...para que possamos pôr um final nessa história infeliz. Muito obrigado.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

7/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Tem a palavra, o Vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO – Senhor Presidente, Senhores Vereadores, público presente nesta Casa de Leis. Primeiramente vou saudar o retorno do Vereador Alan Neto como Presidente desta Casa. Parabenizar V. Exa., que participou do último pleito e obteve em torno de 45 mil votos no Município de Guarulhos, uma votação expressiva. Sabemos que foi uma eleição muito difícil, e V.Exa. obteve uma votação expressiva dentro do Município de Guarulhos. Então, quero parabenizar V.Exa., muita sorte, parabeniza-lo por ter participado desse pleito democrático. Temos certeza de que V.Exa., com a juventude que tem, tem futuro político em nossa Cidade. Pode contar que estou falando com sinceridade. Não faço uso da tribuna para fazer demagogia.

Contamos com o trabalho de V.Exa. dentro do Município de Guarulhos. Hoje, estamos passando por um momento importantíssimo na história do Brasil. Queiram os petistas, ou não; queira o Presidente Lula, ou não; estamos disputando um segundo turno. Assistimos um primeiro turno onde o Presidente da República, que deveria ter sido o fiscal das eleições, tornou-se o maior cabo eleitoral já visto na história do País. O Lula, Vereador Lamé, com a popularidade em torno de 75 a 80 por cento, achando-se o dono da verdade, acima de tudo, falava quando esteve com o Obama, que ele era o cara. Chegou a uma entrevista aqui no País e falou que ele não era o cara. Ele era o cara do cara.

Foi obrigado a amargar uma grande derrota no primeiro turno, onde o PSDB elegeu o sucessor de José Serra no Estado, Geraldo Alckmin, que foi eleito no primeiro turno. Estamos disputando o segundo turno. Hoje, de acordo com as pesquisas que estamos vendo serem divulgadas, estamos próximos ao empate técnico. Então, todo o poderio do Governo Lula, todo o uso da máquina administrativa não surtiu efeito, porque popularidade é difícil de transferir. Com toda a arrogância da candidata Dilma Rousseff, que nunca disputou um mandato parlamentar. Nunca, Vereador Unaldo, a Dilma foi às urnas fazer um teste. Diferente de nós, Vereadores, nós da classe política, que vamos amassar barro, pedir votos. Ela caiu de paraquedas como a candidata que saiu do bolso do colete do Presidente Lula, e hoje, o Presidente tem que tirar o salto alto, cair na realidade, e a disputa das eleições no segundo turno está sendo de igual para igual.

Então, Presidente Alan Neto, nós do PSDB contamos com o apoio de V.Exa. no segundo turno, com os Vereadores independentes desta Casa. Com certeza temos muitos Vereadores aqui que estão com o José Serra, não é, Vereador Zé Mário? Então, com José Serra, tenho certeza de que o Brasil, a partir do dia 31 de outubro será outro, seja de quem for a vitória. O Mais importante na vida política e na vida pública que levamos, é ter humildade, aquilo que não aconteceu com o Partido dos Trabalhadores, principalmente do seu chefe maior, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

8/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Quem tem humildade, tenho certeza de que vence na vida. Não é com arrogância que se ganha a eleição. Seja qual for o resultado no dia 31, a população deste País pregou uma grande peça no Presidente Lula, ele achando que elegeria sua sucessora no primeiro turno. E tenho certeza que as pesquisas estão mostrando hoje uma virada e não será surpresa nenhuma se no dia 31/12 o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sair derrotado das urnas, mas o mais importante é que o Brasil está no rumo certo, o Governador José Serra que já foi Deputado Federal, Deputado Constituinte foi um Senador dos mais votados do Estado de São Paulo, foi um dos melhores Governadores do Estado de São Paulo e, tenho certeza que será um grande Presidente da República. Então, era isso que eu queria deixar aqui nesta tribuna, Vereador Lamé, como líder da oposição e filiado ao PSDB, partido ao qual o José Serra é filiado.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Professora Eneide.

A SRA. PROFESSORA ENEIDE – Eu queria em primeiro lugar cumprimentar todos os Conselhos Tutelares que aqui se encontram presentes: Conselho Tutelar dos Pimentas, Conselho Tutelar de Cumbica, São João, Bonsucesso, Conselho Tutelar do Centro, Conselho Tutelar do Taboão, e todas as outras pessoas que cuidam e que dedicam as suas vidas profissionais e muitas vezes até voluntariamente em prol das crianças e dos adolescentes. Eu sei que o dia que se comemora é dia 12, mas por força de a nossa Câmara Municipal no feriado do dia também consagrado à Nossa Senhora Aparecida não estar funcionando só hoje é que vamos conseguir pautar a Sessão Temática que a Comissão dos Direitos do Adolescente e das Crianças aqui da Câmara tem envidado esforços para que possamos manter com a Presidência desta Casa e com os Vereadores desta Casa.

Neste ano o que queria dizer a vocês é que a Sessão Temática está constituída aqui 17 projetos de lei. Esses projetos de lei, muitos deles, aparentemente já estão tratados em algumas outra lei aqui aprovada. No entanto, só dá para sabermos se o tema que hoje vamos discutir na pauta, a partir do Item 19, está contido ou não em outras leis, se conseguimos ter todas as lei que esta Casa já aprovou em relação à criança e ao adolescente, que, infelizmente, hoje, não nos é possível trabalhar. No entanto, dá para sabermos com razão os critérios que pautaram os projetos que virão hoje aqui para a Sessão Temática da Criança e do Adolescente.

Um dos critérios foi o seguinte, nós analisamos os projetos que estão na Casa desde 2001, foram 70 projetos que analisamos na Comissão Temática da Criança e do Adolescente. Aí, tiramos o seguinte critério, de pautar primeiramente os projetos que tivessem Vereadores ainda nesta Casa eleitos, porque alguns projetos são tão antigos que os Vereadores não estão mais aqui na Casa. Esse foi um dos critérios que tiramos.

O segundo critério foi que pautássemos também os projetos que os Vereadores desta Casa achassem que eram prioritários, e alguns nos

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

9/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

entregaram a lista ou pelo menos indicaram aquele que seria mais prioritário para trazermos hoje.

Terceiro critério em relação ao projetos é a pluralidade da autoria dos projetos, então, temos aqui dos 17 projetos 16 são de autoria de 14 partidos que estão aqui nesta Casa. Portanto, uma democracia que não dá para nenhum daqueles que nos acusam como petistas dizerem que não prezamos pela pluralidade que é constituída nesta Casa, tem a autoria de 14 partidos os projetos que estão aqui hoje, um deles apenas é do Executivo Municipal.

Um outro critério importante para os projetos que virão para esta Casa hoje foi que além da autoria e da pluralidade de projetos e de parlamentares nós também selecionamos e fizemos a fusão com o consentimento de alguns Vereadores para alguns projetos que tinham conteúdo semelhante, que são os casos dos Projetos nºs 199 e 384 de combate à violência da criança e do adolescente, e estão aqui, portanto, os 17 que conseguiram parecer em todas as Comissões pertinentes nesta Casa.

Então, vamos estar no conteúdo com esses critérios aqui apresentados a vocês, avaliando hoje aqui, eu gostaria que nós fizéssemos a discussão bastante séria e comprometida como é de nosso costume para que nós não votássemos apenas pelo projeto ter vindo para o plenário, mas que pautássemos de acordo com aquilo que achamos que os projetos podem trazer de benefícios e de direitos para as crianças e adolescentes. Para encerrar, são 11 projetos dos 17 que tratam da área de saúde e educação. São seis na área de educação e cinco na área de saúde, 11, portanto, dentro dos 17 ocupando a área de educação e saúde a maioria da Comissão e dos conteúdos temáticos desta Sessão de hoje. Portanto, a Comissão é composta pelo Vereador Zuquila e pelo Vereador doutor Eduardo Carneiro eu só tenho que agradecer a eles e a todos os demais por estarmos fazendo de novo essa homenagem e votando projetos em prol da criança e do adolescente. Muito obrigada..

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Passemos à Tribuna Livre para a qual temos o Senhor Bustillos Aliaga, por 10 minutos.

– Passa-se à

T R I B U N A L I V R E

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Jonas Dias.

O SR. JONAS DIAS (Pela ordem) – Senhor Presidente, encontra-se na galeria desta Casa várias conselheiras tutelares, de Cumbica, Pimentas, São João, Taboão, dentre elas está a Senhora Núbia Lima que

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

10/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

também é conselheira e está solicitando o uso da Tribuna Livre, o Senhor permitiria logo após o Senhor que irá utilizar?

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Sim, Vereador, como a Senhora Núbia não fez a solicitação, mas tendo em vista a solicitação de V.Exa. posteriormente a fala do Senhor Rodolfo vamos suspender os trabalhos por cinco minutos dando oportunidade à Senhora Núbia, Conselheira Tutelar na região dos Pimentas, de fazer uso da palavra.

O SR. JONAS DIAS – Obrigado, Presidente. Parabéns pelo seu retorno.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Obrigado. O Senhor Rodolfo com a palavra.

O SR. RODOLFO BUSTILLOS ALIAGA – Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, Senhor Alan Neto, senhoras Vereadoras, senhores Vereadores, público presente, meu nome é Rodolfo Bustillos Aliaga, resido nesta Cidade há 40 anos, onde me casei e aqui nasceram minhas duas filhas. Sou fundador, conselheiro fiscal a e representante em Guarulhos do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal que é uma Federação de todas as entidades de proteção animal do País. Uso esta tribuna na pratica da cidadania a título de reflexão sobre os nossos irmãos os urubus.

Como é de conhecimento público, o dia 4 de outubro é o Dia Mundial dos Animais. E de 4 a 10 de outubro é a Semana Mundial dos Animais. Desde o descobrimento da América milhares de animais silvestres são comercializados de forma legal e ilegal. O tráfico de animais só perde para o tráfico de drogas e o tráfico de armas; em cativeiros esses animais sofrem por não terem suas necessidades naturais atendidas e, muitos dos que sobrevivem, são negligenciados, maltratados e até abandonados. São comuns os casos de mutilações, de doenças físicas e psicológicas, fatores que os condenam ao eterno confinamento, sem chance de reintegração à natureza. Dessa forma, perdem sua função biológica, o que compromete a própria sobrevivência das espécies, ou seja, a biodiversidade e a própria vida do Planeta.

Animais silvestres são lindos, exóticos, exuberantes, mas, por capricho ou obstinação pela ganância, a qualquer custo, temos o direito de privá-los da liberdade para tê-los como pets animais de estimação? Senhores, senhoras, as gaiolas, por mais que sejam de ouro, continuam sendo prisões.

Essa preocupação levou a humanidade, através de seus representantes de todos os países, inclusive o Brasil, que reunidos em assembléia da UNESCO deram origem à célebre "Declaração Universal dos Direitos dos Animais" , cujo texto foi lido solenemente em Bruxelas, em 27 de janeiro de 1978 e em 15 de outubro de 1978, em Paris, com o seguinte preâmbulo:

Considerando que todos os animais possuem direitos;

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

11/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza, ou seja, a biodiversidade;

Considerando que o reconhecimento pela espécie humana, do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies do mundo;

Considerando que os genocídios são perpetuados pelos homens e há o perigo de continuar a cometer outros;

Considerando que o respeito do homem pelos animais está ligado ao respeito do homem pelo seu semelhante;

Considerando que a Educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais;

A Declaração Universal dos Direitos dos Animais, no artigo 1º diz: "Todos os animais nascem iguais diante da vida e têm o mesmo direito à existência. No artigo 14 diz: As associações de proteção e de salvaguarda dos animais devem ser representadas em nível de governo. Os direitos do animal devem ser defendidos por leis como os direitos do homem.

Como ativista da sustentabilidade universal da biodiversidade e, em especial, à defesa animal, tenho certeza de que hoje, mais do que nunca, é chegado o momento de fazer campanha universal de educação para o bem-estar animal, e de combate ao aquecimento global. Empregos? Impostos? Cultura? Esporte? Isso são falsas aplicações. Precisamos abandonar a mentalidade tacanha da ganância a qualquer custo e principalmente não infringir nossas leis maiores.

Temos que mostrar para nossas crianças e adolescentes, tão carentes de bons exemplos, que o respeito a um ser indefeso é condição essencial para a formação de um caráter nobre de um cidadão que possa contribuir para o aprimoramento de uma sociedade esclarecida, hoje saturada de desmandos, ilegalidades, violências e impunidades.

O legislador constitucional ao definir as regras de educação do país, conferiu ao Poder Público a obrigação de implantar ações que conduzam, entre outros, à promoção humanística visando ao pleno desenvolvimento do indivíduo e seu preparo para o exercício da cidadania, com ética e respeito a todas as formas de vida.

Em Guarulhos, a Lei nº 6.033/04 do Vereador Zé Luiz tem feito do nosso município símbolo de respeito ao bem-estar animal no processo civilizatório da humanidade. A Lei nº 6.201 do Vereador Alencar institui o dia 05 de novembro como Dia Municipal de Proteção do Bem-Estar Animal. A Lei nº 6.533/09 do Vereador Guti é pioneira ao dispor o ensino do bem-estar animal nas escolas. Agora, recentemente, o PL nº 269/10 da Vereadora Otávia determina a castração gratuita de animais, cães e gatos, da população carente do nosso município. A Vereadora Luiza Cordeiro com a sétima edição do Selo

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

12/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Ambiental tem despertado o interesse de outros municípios, escolas, colégios, universidades, sindicatos, organizações militares, religiosas, ONGs, Poder Público etc para as reflexões de respeito ao meio ambiente, com sustentabilidade para sua implantação em prol da humanidade.

A Secretaria da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonose, tem se dedicado e trabalhado com muita dedicação, haja visto o caso da última campanha de vacinação anti-rábica, onde a equipe de veterinários da mencionada campanha demonstraram alto comportamento ético e profissional.

Esse mesmo padrão de comportamento tem mostrado a Secretaria de Meio Ambiente, a Secretaria de Educação e todos os órgãos governamentais, indo ao encontro às políticas ambientalistas da atual Prefeitura.

Agradecemos a compreensão desta prestigiosa magna Casa de Leis, através de todos e cada um dos Vereadores e Vereadores, que a compõem se identificando com os princípios cristãos de defesa de todas as formas de vida, a exemplo de São Francisco de Assis, que é o Patrono dos Animais, que diz numa de suas frases: "Senhor fazei-me um instrumento de vossa paz; Senhor, onde houver ódio que eu leve o amor".

Para finalizar, em nome dos protetores anônimos e das entidades oficialmente estabelecidas do nosso Município e de todo território nacional e internacional filiados ao Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, nos colocamos à disposição a continuar a sermos parte da elaboração das políticas públicas de nosso País, direcionadas sempre para o atendimento às camadas mais carentes, permitindo que os felizardos cidadãos transferidos para suas novas moradias possam levar os seus cães e gatos que já fazem parte da família. Conforme a lei, é crime abandoná-los. Sabemos que qualquer resultado é sempre um ponto de partida. Muito obrigado a cada um de vocês, Vereadores, que tem se identificado com a defesa dos animais.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Suspendo os trabalhos por cinco minutos e convido a Senhora Núbia Lima para usar a palavra.

– É suspensa a Sessão às 15h21min, sendo reaberta às 15h25min.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Reabertos os trabalhos. Passemos ao Grande Expediente.

– Passa-se ao

G R A N D E E X P E D I E N T E

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Com a palavra, pela ordem, o Vereador Ricardo Rui.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

13/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. DR. RICARDO RUI (Pela ordem) – Peço a palavra como líder do PPS, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Como líder do PPS, o Vereador Ricardo Rui.

O SR. DR. RICARDO RUI (Como Líder da Bancada) – Senhor Presidente, Senhores Vereadores, público presente, quero parabenizá-lo pelo seu retorno à Câmara. Foi um vitorioso com 45 mil votos em uma Cidade que teve praticamente 390 mil votos para candidatos de fora. Então, é um vitorioso até porque vários políticos hoje vitoriosos tiveram algumas derrotas, entre aspas, na carreira, como o próprio Geraldo Alckmin para presidência, o próprio Geraldo Alckmin para prefeitura de São Paulo e hoje é o nosso governador. O próprio José Serra que perdeu a eleição para presidente foi eleito prefeito e depois eleito governador. O senhor é jovem e tem uma carreira pela frente.

Quero me manifestar, como líder do PPS, que, passado o primeiro turno das eleições, havia uma onda de um tal outubro vermelho em que o Partido dos Trabalhadores ia aniquilar a oposição e isso não aconteceu. Não aconteceu porque o povo brasileiro é democrático e deu a oportunidade de passar para o segundo turno o político mais preparado para governar o Brasil. O ex-governador José Serra, que foi ministro da Saúde, prefeito de São Paulo, governador, senador, foi um dos precursores do Plano Real. Onde pegou o País, o Itamar Franco sucedeu o aliado do PT, hoje aliado do Lula e da Dilma, o Fernando Collor de Mello e também do falido plano do José Sarney pegou uma inflação de 80 por cento ao mês e com a URV, na época, que chegou inclusive a ter deflação. Aí, conseguimos pensar, porque ninguém consegue pensar com cheque especial estourado.

Então, o Brasil não é uma loja de 1,99. O Brasil é um País que precisa ser uma liderança na América do Sul e não aliado desses governos que estão aí, ditadores que não aceitam a oposição e que tentam amordaçar a imprensa e tentam fazer o sucessor a qualquer custo. Então, agora temos praticamente 17 dias onde o José Serra e a Dilma vão poder se enfrentar num debate e mostrar a qualidade do candidato da oposição José Serra que vai levar o Brasil aonde ele merece e representar o Brasil à altura do que merece. E dizer que na rua é evidente o momento da virada.

Chegou às minhas mãos agora uma pesquisa da CNT Sensus. O CNT, Conselho Nacional dos Transportes, que é ligado, Lamé, ao Sindicato dos Transportes e o Sindicato hoje está ligado ao PT. Então, a Dilma tem 52,3 por cento dos votos válidos e o Serra está com 47,7 por cento, sendo que 72 por cento já escolheram seu candidato, 22 por cento ainda não escolheram o seu candidato. Ainda falta a Marina se decidir. Eu acredito que a Marina, pelo bom senso, talvez, fique neutra e peça voto à democracia e à alternância de poder, porque é muito importante para o País.

Quero dizer que em Guarulhos, apesar da eleição dos dois candidatos do PT para federal e estadual, Alencar e Janete, eles foram muito

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

14/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

mal votados porque se você tem uma Cidade com 790 mil eleitores e tem 52 mil Bolsas-Família onde, como Vereador, não se consegue fiscalizar quem são essas pessoas recebendo porque temos aqui vários requerimentos de informações para que eles nos deem os endereços de algumas pessoas do Bolsa-Família para que nós, Vereadores, possamos fazer uma visita e ver se aquela pessoa realmente existe, se aquela pessoa realmente precisa do Bolsa-Família porque pelo que estou sabendo nas Casas Bahia e em algumas lojas por aí têm pessoas comprando até Play Station e equipamentos com o Bolsa-Família. Então, é uma coisa que está guardada a sete chaves. Sete chaves. Cinquenta e dois mil Bolsas-Família vezes três por família são 150 mil votos – então, está abaixo da média – mais cinco mil comissionados sem concurso, mais as ONGs, que é um guarda-chuva que vão enfiando embaixo os aliados. Cinco mil comissionados – para terminar, Senhor Presidente – vezes 20 são mais 100 mil. Então, o Alencar e a Janete deveriam ter 250 mil votos e não 119, 120 mil votos que tiveram em Guarulhos. Então, foi péssimo o desempenho dos candidatos do PT aqui. Então, isso, temos para trabalhar na Cidade: 670 mil eleitores que não aprovam a administração do Partido dos Trabalhadores na Cidade. São esses votos que vamos buscar para o Governador José Serra, o homem mais preparado para administrar o Brasil na atualidade.

E dizer que o Serra também já mostrou desde o início a sua posição firme em favor da vida e contra o aborto, porque o tema do aborto quem inseriu na campanha foi o próprio Partido dos Trabalhadores. E ficam acusando o Serra de que foi o Serra que colocou o aborto na disputa eleitoral e não foi. Primeiro que foi a própria Igreja Católica que, no passado, apoiava o PT e hoje não apoia mais o PT e vários segmentos evangélicos porque viram, na possível administração da Dilma Rousseff, a instituição do aborto no País e ia acabar com todo aquele projeto, todo aquele trabalho feito pelo Ministro José Serra em relação ao Programa da Aids que tem no Padre Bento e que funciona muito bem, que não falta medicamentos. Ainda bem que o Governo Lula não acabou com o Programa da Aids, e temos o controle da doença aqui no País.

Então, é isso, minha gente, estamos confiantes nessa virada e vamos ter aí um Brasil verde e amarelo. Obrigado, Senhor Presidente.

O SR. EDMILSON SOUZA – Pela ordem, Senhor Presidente. Pela liderança do PT.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Edmilson Souza. Com a palavra, pela liderança do PT.

O SR. EDMILSON SOUZA (Como Líder da Bancada) – Senhor Presidente, Senhores Vereadores, na verdade, hoje, temos uma pauta bastante importante. Já foi falado aqui por outros colegas, que é a questão de vários projetos que estão nesta Casa tramitando acerca da questão da criança e do adolescente. A minha colega de bancada, a Vereadora Professora Eneide, já falou aqui, mas fiz questão de pedir a palavra porque acho que

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

15/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

estamos tendo aqui um entendimento que acho que não é verdadeiro, não é real.

Antes de falar, eu gostaria de saudar o Presidente desta Casa, o Vereador Alan Neto, e parabeniza-lo pela votação. Seria muito bom, Senhor Presidente, apesar de nossas divergências, que são públicas e notórias, mas que são políticas, não são pessoais, seria bom que a nossa Cidade conquistasse a sua representação de acordo com o peso que a nossa Cidade tem. Então, a Cidade pelo peso que tem, pela quantidade de eleitores, pelo o que gera de riquezas para o Estado e para o País, precisaríamos ter muito mais deputados estaduais e deputados federais e V.Exa. teve a coragem. Coloco coragem, porque quando saímos em uma empreitada dessas não é fácil, é um desgaste muito grande até pelo número de votos que se precisa para alcançar uma cadeira, seja na Assembleia Legislativa, seja na Câmara Federal. Então, quero parabenizar a V.Exa. pela votação. Seja bem-vindo nesse retorno. V.Exa. que, acho, agiu de forma correta ao se licenciar para poder fazer a campanha e para que nós pudessemos aqui. E foi muito bem substituído aqui pelo nosso colega Vereador Paulo Sergio. Parabéns pela votação de V.Exa.

Mas voltando aqui ao tema, o meu amigo Vereador Ricardo Rui, que consegue ter mais adesivos que eu, que tem um adesivo de um lado e um adesivo do outro do Serra, na verdade, eu não sei, então, o que é ser bem votado, viu, Vereador Jonas? Porque ele disse que o Vereador Alencar foi mal votado. O Vereador Alencar fez 150 mil votos, 154 mil votos. Só a quebra, porque eu falei 150 e o Vereador Jonas Dias, que está aqui atento, o nosso colega Vereador, disse que é 154. Só o meu erro, Vereador Jonas, de 150 para 154 já elegeria um Vereador aqui na Câmara, só o erro que eu cometi. Então, não é pouco voto.

Cento e 18 mil votos aqui, a votação da Janete Pietá, também é uma votação considerada. Se V.Exa. pegar a lista, vai verificar que ela está na frente do líder do governo na Câmara, que ela está frente de um valoroso companheiro, que foi presidente por alguns dias, foi presidente da República, foi presidente do Congresso, que é o companheiro Aldo, que tem uma importância nesse país. Poderia citar aqui vários outros deputados que deveriam e que toda sociedade esperava um resultado. Só que a eleição é dessa forma.

Então, eu não acho que vamos conseguir conquistar aqui algo com esse tipo de discurso. Eu acho que muito mais cabe nós termos a humildade de reconhecermos qual que é o quadro que nós temos hoje.

O que o colega Vereador Ricardo Rui não diz: será que vale o critério só aqui? Se fosse assim, o Tarso Genro, no Rio Grande do Sul, não teria sido eleito governador. Quantos comissionados tem o governo do PSDB, o governo da Yeda Crusius? Quantos contatos ela tem, por exemplo, no Detran do Rio Grande? Que, de Detran, ela entende. E toda sociedade sabe,

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

16/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

pelo menos quem é ligado em políticos, os escândalos que tomaram conta do Detran. Ou seja, só por esses dois dados eles deveriam estar.

O Vereador Ricardo Rui destoa do candidato que ele apóia, porque o candidato que ele apóia sempre diz: “O que é bolsa-família hoje se chamava outra coisa e fomos nós que criamos”. É esse o discurso que está, que o governo Fernando Henrique criou.

Então, eu posso dizer que algum problema há, porque se esse já existia e o Fernando Henrique não conseguiu fazer o sucessor, não conseguiu eleger o Serra, algum problema tem. Então, a conta não fecha. A conta só está valendo por um lado e não está valendo para o outro.

Mais do que isso, Vereador Ricardo Rui, o senhor já deve ter ouvido falar de um cidadão chamado Paulo Vieira de Souza. O Paulo Vieira de Souza foi diretor de engenharia do Dersa, nas obras da gestão Serra, como o Rodoanel. Em 2001, sabe onde ele estava? Na Casa Civil do governo Fernando Henrique. Ele é aquele mesmo que emprestou na camaradagem 300 mil reais para o Aloysio Nunes, eleito senador de São Paulo. A filha dele, Priscila de Souza, por coincidência é advogada do escritório que defende as empreiteiras, as empresas contratadas naquele escândalo do Rodoanel.

É o mesmo também que comprou um bracelete de ouro e de brilhante, mandou avaliar uma jóia que era roubada e responde a processo por isso. Ele é o mesmo que na reportagem da revista Isto É do mês passado é acusado de um desvio de 4 milhões de reais do caixa da campanha do candidato Serra. É esse mesmo cidadão, eu só vou ler uma parte aqui da matéria, do que ele fala, só vou ler uma parte para V.Exa. entender qual que é a gravidade disso: “Ele, Serra, conhece-me muito bem. Todas as minhas atitudes foram informadas a Serra. Não se larga um líder ferido na estrada. Não cometam esse erro”. O que será que o Paulo Vieira de Souza, popularmente conhecido como Paulo Preto.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Para encerrar.

O SR. EDMILSON SOUZA (Como Líder da Bancada) – Para encerrar, senhor Presidente. O que será que ele estava querendo dizer com “não me largue na estrada”, “não cometam esse erro”. Ele está querendo dizer o seguinte: “Eu sei de muita coisa”. E o candidato Serra, quando a oponente Dilma o atacou no debate, o Serra não falou absolutamente nada, fingiu que não conhecia. Aí, ele foi para a Folha de São Paulo e disse: “Ele me conhece e me conhece muito bem e deveria ter me defendido”.

Então, para encerrar, para concluir, o debate é muito mais profundo que isso. Se nós quisermos debater da forma que o Vereador trouxe aqui, vamos debater, ele que é conhecido como a pessoa da mala preta dessa campanha. Vamos debater qual foi o papel e qual que está sendo o papel do Paulo Vieira de Souza, popularmente conhecido como o Paulo Preto. Aí, nós vamos fazer um debate muito interessante. Muito obrigado.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

17/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

A SRA. DRA. HELENA SENA – Pela ordem, senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, a Vereadora Helena Sena.

A SRA. DRA. HELENA SENA (Pela ordem) – Pelo artigo 151.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pelo artigo 151, a Vereadora.

A SRA. DRA. HELENA SENA (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Senhor Presidente, nobres pares, em que pese a discussão, a brilhante discussão que fizemos referente aos candidatos à presidência da república. Vamos aguardar o dia da eleição. Eu disse aqui nessa tribuna: a Bíblia diz, Vereador Edmilson, que as autoridades são constituídas por Deus e que não cai uma folha da árvore se ele não permitir. Se não for a vontade dele.

Então, eu acho desnecessário esses debates entre os colegas, porque quem tiver que escolher os seus candidatos pode ter certeza de que já escolheram nesse momento. E o que tiver que acontecer vai acontecer. Independentemente de vocês ficarem se digladiando desnecessariamente.

Mas eu quero fazer referência aqui a algo que ocorreu no dia de anteontem e ontem, que foi o resgate dos 33 mineiros na mina São José, norte do Chile, no deserto do Atacama. Nós achamos algo esplêndido, maravilhoso, onde o mundo parou para ver a preocupação com a vida do ser humano. Aquilo que aconteceu no Chile sirva de exemplo para muitos, onde em várias ocasiões não se importam com a vida do outro. Dizendo, muitas vezes, o problema é dele. O problema é do outro, mas ali o que foi visto foi algo de união, só na questão do Chile, mas até de vários países do mundo que ajudaram naquele resgate e a questão da convivência daqueles 33 mineiros durante quase 70 dias confinados naquela mina, o trabalho de todos os técnicos que participaram e o mais bonito, realmente, é a união que todos eles demonstraram durante todo o tempo em que eles estiveram ali confinados.

Nós, do centrão, estaremos fazendo uma moção congratulatória ao governo do Chile, apresentando os nossos préstimos e a nossa admiração pelo trabalho que foi feito, pela preocupação que tiveram para com aqueles mineiros e a importância de que é, realmente, salvar uma vida, dr. José Mário. Tenho certeza de que V.Exa. tem muita experiência nesse sentido. E nós sabemos que uma vida não tem preço. Vida é algo esplendoroso, é algo maravilhoso, é algo divino. Só Deus é quem dá a vida.

Então, não poderíamos deixar de mencionar esse fato que ontem, na realidade, parou o mundo, algo brilhante que aconteceu e que vale a pena ser visto. Porque infelizmente vivemos numa sociedade onde só

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

18/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

desgraça é o que aparece na televisão, só aparece coisa ruim, só aparece gente nova, só aparece realmente muitas coisas ruins. E o que nós vimos ontem foi um belo exemplo de vida, um belo exemplo de solidariedade, um belo exemplo, realmente, de união. Então, eu não poderia deixar de falar isso aqui nessa tribuna.

Eu quero aproveitar, senhor Presidente, em meu nome, Vereadora Helena Sena, em nome do presidente do PSC, senhor José Oliveiro, em nome do PSC de Guarulhos saudar V.Exa. por estar nesta Casa no dia de hoje. Como eu já disse: V.Exa. é da Cidade. Os votos que V.Exa. obteve foi uma demonstração daqueles amigos que confiaram em você e no seu projeto, e que V.Exa. se sinta bem-vindo a esta Casa, porque aquilo que tem que acontecer, como eu disse aqui, acontece, e se não aconteceu é porque Deus não permitiu, mas que o senhor continue essa sua jornada e não desista jamais, porque uma hora a coisa vai dar certo, se Deus quiser. Muito obrigada, Senhor Presidente. Tenho dito.

O SR. JONAS DIAS – Pelo artigo 151, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pelo 151, o Vereador Jonas Dias.

O SR. JONAS DIAS (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Senhor Presidente, Senhores Vereadores, eu ia e vou falar do mesmo assunto que a Vereadora Helena Sena acabou de falar. Talvez seja um sinal, quem sabe Deus esteja sinalizando para a humanidade para que ela mude o seu direcionamento. O mundo parou de fato e foi muito bonito ver o resgate daqueles seres humanos que estavam a 700 metros de profundidade, um trabalho heróico que merece ser congratulado por todos nós. Que sirva de exemplo para que a gente não possa transformar inclusive uma eleição presidencial no Brasil da forma que está sendo feita. O poder pelo poder jamais. Então, Senhor Presidente, que fique registrado aqui.

Mas hoje eu não poderia deixar de saudar o Senhor Rodolfo, que veio a esta tribuna, eu estava aqui próximo, escutando, pela maneira, o carinho, a vontade, a paixão e o amor que ele tem pelos animais. Muito bonito o seu discurso. Parabéns. Que dignifica inclusive a utilização da Tribuna Livre. Quem não ama os animais tão pouco ama os humanos. Isso eu tenho a mesma visão que o senhor, graças a Deus e penso da mesma forma. Se o senhor for na minha casa, vai ver que tem cinco animaizinhos, porque tem espaço pequeno, a gente cuida deles com muito carinho. Não é porque eu sou melhor do que ninguém, eu acho que é o dever de todos.

Mas fiquei feliz com a palavra do meu líder, Edmilson. Existe um velho ditado popular que diz "Quem tem rabo de palha, não toca fogo no dos outros". Que sirva de exemplo para que a gente não comece a puxar as capivaras do restante do pessoal do PSDB, que são muitas também.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encontra-se sobre a mesa: a Ata da 45ª Sessão Ordinária, realizada em 24 de agosto. Está aberta

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

19/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

a palavra. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão e os contrários se manifestem. (Pausa) Aprovada.

Pela ordem, o Vereador Lamé.

O SR. LAMÉ (Pela ordem) – Pelo 151, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pelo 151, Vereador.

O SR. LAMÉ (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Primeiro eu quero parabenizar o Vereador Alan Neto pelo retorno a esta Casa e pela brilhante votação, embora não seja o suficiente para conduzi-lo à Assembleia, mas foi uma votação brilhante na nossa Cidade e uma votação realmente de gigantes. Parabéns, Presidente. Seja bem-vindo de volta ao lar.

Eu quero aqui também saudar os conselheiros tutelares que estão aqui, as conselheiras, o meu amigo Raimundo, em nome dele cumprimentar todas e todos. Sejam bem-vindos e contem sempre com este Vereador nessa luta em defesa da criança, dos adolescentes, da infância e do futuro do nosso País que são os nossos jovens.

Eu quero aproveitar a oportunidade para relatar um fato que desde domingo está acontecendo no Hospital Municipal de Urgências, o HMU, inclusive da mãe de uma conselheira que está internada lá e que realmente está virando um caso patético, porque apesar da boa vontade do Dr. Eric, Diretor do HMU, da equipe diretora do hospital, realmente a situação está muito dramática no HMU. Não é culpa só do Município, da Administração Municipal, é culpa de todo um sistema instalado em nosso País. Não é possível que uma Cidade como Guarulhos só tenha o HMU para casos de ortopedia. O Hospital Padre Bento fechou as portas para a ortopedia. O Hospital Geral não atende ortopedia. O Hospital dos Pimentas não tem ortopedia. Todos, a Cidade inteira, a maior Cidade da Capital, do Estado, só tem o HMU para casos de ortopedia. Se alguém quebrar a perna ou machucar um dedo, tem que ir para o HMU. Portanto, é uma situação calamitosa, além da falta de espaço, da falta de condições técnicas adequadas, embora a equipe médica, o corpo, os funcionários são muito atenciosos, eles não conseguem dar conta. Portanto, eu quero fazer aqui um apelo ao Governo do Estado, ao novo Governador Geraldo Alckmin, para que o Estado invista na nossa Cidade, que faça pelo menos uma AME aqui em Guarulhos, Vereador José Mário. O Estado em termos de saúde está ausente na nossa Cidade. Não é uma questão eleitoral. Eu não estou aqui para criticar. A questão é a seguinte: O Município está em condições, vamos dizer assim, não muito boas em termos de saúde, mas o Estado pouco tem ajudado. O Governo Federal a gente sabe que tem, mandou recursos para a construção de várias UPAs na nossa Cidade, que a partir do próximo ano certamente começarão. Temos que agradecer, mas o Estado precisa estar mais presente na questão da saúde, porque o Hospital HMU do jeito que está não pode ficar. Eu acho que tem que pensar de uma forma ou de outra ou demolir aquele prédio, fazer uma nova construção, alugar um outro prédio, até reconstruir um outro, mas do jeito que está não tem condições. São situações extremamente precárias. Eu vejo que é ausência realmente não só do Município, mas do Governo do Estado

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

20/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

também, porque o Padre Bento deveria melhorar e não fechar as portas, o que está acontecendo. Isso é lamentável.

Agora, em relação às palavras do Vereador Geraldo Celestino, em relação às palavras do Vereador Ricardo Rui, que aqui defenderam uma das candidaturas a Presidência da República, eu vou resumir uma coisa: entre o bem e o mal não cabe a omissão, por isso eu fico com Dilma. Obrigado, Presidente.

O SR. ÍNDIO DE CUMBICA – Pela ordem, Presidente.

O SR. PAULO SERGIO RODRIGUES ALVES – Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Índio, posteriormente o Vereador Paulo Sergio.

O SR. ÍNDIO DE CUMBICA (Pela ordem) – Eu queria falar pelo 151, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pelo 151, Vereador.

O SR. ÍNDIO DE CUMBICA (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Boa tarde a todos e a todas. Eu ouvindo atentamente o pessoal discutindo a política do nosso País entre PSDB e PT. Eu lembro sempre aos nossos Vereadores, ao Prefeito de Guarulhos, que a gente discuta também os problemas da nossa Cidade, por exemplo, ali no São Manuel tem uma quadra e a quadra se encontra em péssimo estado. Ali no Santa Paula até hoje a Proguaru colocou lá lama, entulho, tudo o que tinha e o que não tinha de dentro de um córrego, e colocou em cima de uma quadra. Já não tem e acabou com a quadra que tinha ali no Santa Paula. Ainda ontem recebi uma reclamação de um morador, pedindo que eu pedisse ao Prefeito para que retirasse aquela lama podre que colocaram em cima da quadra, mesmo porque o Prefeito já não faz área de lazer. Aquilo que tem, eles procuram tirar, ou até mesmo impedir que a criança tenha o acesso. É como eu sempre falo: Esporte é saúde. Se é saúde, é bom para o Município. Além disso, ainda tira a criança da rua, onde fica ao Deus dará. Também pediria ao nosso Prefeito para que encaminhasse também ao Ministro da Aeronáutica, ao Ministro da Defesa, Nelson Jobim, para que a Aeronáutica doasse uma parte daquela área que está excedente aqui em Guarulhos, para que a própria Prefeitura fizesse uma área de lazer, fizesse um bosque, já que ali na região, Cumbica, Presidente Dutra, Nova Cumbica, não temos área de lazer, enquanto a Aeronáutica com bastante área excedente, que não usa, e só fica ali criando rato e cobra. Era isso, Senhor Presidente, o que eu tinha a falar a V.Exa. e parabenizar também pela sua votação como Deputado Estadual. Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Paulo Sergio.

O SR. PAULO SERGIO RODRIGUES ALVES (Pela ordem) – Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Vereadores, eu não poderia deixar de usar esta tribuna depois da manifestação de meu amigo querido, Vereador

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

21/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Lamé. O Vereador Lamé, talvez, não tenha conhecimento pleno do que está dizendo em relação ao Complexo Hospitalar Padre Bento. Lamentavelmente. Acho que antes de usarmos a tribuna para falar em relação à Saúde, temos que ter o mínimo de conhecimento, ou o mínimo de interesse de ir ao local e verificar o que realmente ocorre. Aliás, diga-se de passagem, o Padre Bento não esteve tão bem como está sendo nos últimos anos, através da direção daquele Hospital, direção da Doutora Madalena Bazzo. Eu gostaria de escutar do Padre Bento, Vereadores aqui falarem, de antes de 2005, de 2005 para trás. Agora, de 2005 para cá, deveríamos avaliar e ver o avanço que houve.

Acabei de escutar aqui que o Padre Bento fechou a ortopedia. Meu Deus do céu, Vereador, por quantos e quantos anos se deixou de ter o atendimento da ortopedia. O caminho para o atendimento na ortopedia é o atendimento primário. É o HMU, o Hospital do Bom Clima, para que posteriormente possa se encaminhar à referência. O Hospital Padre Bento é um Hospital de alta complexidade, um atendimento de urgência e de emergência. Muito embora tenhamos lá dois ortopedistas para o atendimento, quando é encaminhado. Tanto é que temos o Vereador desta Casa, Doutor Ricardo Rui, que é ortopedista. Temos o Doutor Messias, que é ortopedista. Temos também o Doutor André, também ortopedista no Padre Bento. Mas o atendimento é de responsabilidade do Município. O primeiro atendimento é gestão plena.

O nosso Município hoje recebeu a gestão plena. E temos que ter conhecimento. Por que estou dizendo isso? Porque às vezes aqui falando, acabamos comprometendo funcionários que são dedicados e trabalham no atendimento, no engrandecimento dentro de suas próprias limitações. Agora não podemos aqui, uma ala torcendo para a Dilma e outra ala torcendo para o Serra, comprometendo os funcionários ou a direção do hospital. Lamentavelmente, Vereador Lamé. Respeito V.Exa., um Vereador atuante, competente, jornalista, mas deveria conhecer melhor o complexo hospitalar Padre Bento, o avanço que houve nesse hospital nos últimos anos.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Solicito às lideranças partidárias, PSDB, PSB e PT, para que procedam a indicação para a composição da Comissão que analisará e deliberará a Peça Orçamentária de 2011. PSDB, PSB e PT.

Item 1º. Ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 1º – Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 781/10: “Solicita informações sobre o contrato firmado entre a Prefeitura e a P.G. Comunicação ART. e Publicidade Ltda.”. Autor: Eraldo Souza.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão. (Pausa) Em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem. (Pausa) Aprovado. Encaminhe-se.

Item 2º. Ao Senhor Secretário para a leitura.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

22/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É lido:

ITEM 2º – Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 782/10: “Solicita informações sobre o recapeamento asfáltico da Rua José de Andrade, localizada no Jd. Santa Francisca”. Autor: Dr. Vitor da Farmácia.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão. (Pausa) Em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem. (Pausa) Aprovado. Encaminhe-se.

O SR. ROMILDO SANTOS – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Romildo Santos.

O SR. ROMILDO SANTOS (Pela ordem) – Senhor Presidente, eu gostaria de indicar o Vereador Geraldo Celestino pelo PSDB, para a Comissão do Orçamento.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Para a Comissão de Orçamento, o Vereador Geraldo Celestino pelo PSDB. Falta o Partido dos Trabalhadores e o PSB, do Vereador Unaldo. Pela ordem, o Vereador Unaldo.

O SR. UNALDO SANTOS (Pela ordem) – Pelo PSB, este Vereador.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pelo PSB, o Vereador Unaldo Santos.

Item 3º. Ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 3º – Leitura, discussão e votação do Requerimento nº 783/10: “Solicita informações sobre o Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome”. Autor: Dr. Ricardo Rui.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão. (Pausa) Em votação. Os Vereadores favoráveis permaneçam como estão, os contrários se manifestem. (Pausa) Aprovado. Encaminhe-se.

Item 4º. Ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 4º – Leitura e deliberação do Projeto de Lei nº 274/10: “Cria o Programa Vila Melhor Idade”. Autor: Lamé.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Consulto a Casa se o presente Projeto é objeto de deliberação. Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

23/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação. Pela ordem, o Vereador Unaldo.

O SR. UNALDO SANTOS (Pela ordem) – Meu voto é SIM.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Consignado o voto SIM do Vereador Unaldo e o voto SIM do Vereador Gileno. 22 votos favoráveis. Considerado. Às Comissões.

Item 5º. Ao Senhor Secretário para a leitura.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

24/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É lido:

ITEM 5º – Leitura e deliberação do Projeto de Lei nº 275/10: “Programa de prevenção e apoio às vítimas de acidentes domésticos”. Autor: Eduardo Kamei Yukisaki.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Consulto a Casa se o presente Projeto é objeto de deliberação. Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

25/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. UNALDO SANTOS – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Unaldo.

O SR. UNALDO SANTOS (Pela ordem) – Para consignar o meu voto para SIM.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Consignado o voto SIM do Vereador Unaldo.

Encerrada a votação, 24 votos favoráveis. Considerado. Às Comissões.

Item 6º, ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 6º – Leitura e deliberação do Projeto de Lei nº 276/10: “Institui no Município de Guarulhos a Campanha Permanente de Entrega Voluntária de Pneus Usados”. Autora: Dra. Helena Sena.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Informo aos senhores Vereadores que as leis e projetos abaixo relacionados abordam questões apresentadas nesta propositura. Lei nº 5.855/02, de autoria do Vereador Jonas Dias; Projeto de Lei nº 061/02, de autoria dos Vereadores Edmilson Americano e João Dárcio Filho; Lei nº 6270/ 07, de autoria do Vereador Jonas Dias; Projeto de Lei nº 096/08, de autoria dos Vereadores Edmilson Americano e Adilson Valente;Projeto de lei nº 373/09, de autoria da Vereadora Professora Eneide.

Consulto a Casa se o presente projeto é objeto de deliberação.(Pausa). Solicito aos senhores Vereadores que utilizem os terminais para o seu voto eletrônico.

A SRA. DRA. HELENA SENA – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, a Vereadora Helena Sena.

A SRA. DRA. HELENA SENA (Pela ordem) – Senhor Presidente, diante da sua exposição de leis e projetos já existentes relacionados ao tema, eu peço a gentileza que seja retirado da pauta uma vez que já existe uma discussão sobre esse mesmo assunto aqui na Casa.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Defiro o pedido de V.Exa. Item 7º, ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 7º – Leitura e deliberação do Projeto de Resolução nº 009/10: “Institui o prêmio aluno em destaque de Guarulhos”. Autor: Dr. Ricardo Rui.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

26/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Informo aos senhores Vereadores que o Projeto de Lei nº 229/07, de autoria do Vereador Doutor Ricardo Rui, trata do assunto abordado nessa proposta.

Consulto a Casa se o presente projeto é objeto de deliberação. (Pausa). Solicito aos...

Pela ordem, o Vereador Doutor Ricardo Rui.

O SR. DR. RICARDO RUI (Pela ordem) – Senhor Presidente, Senhores Vereadores, o projeto na verdade é do mesmo autor só que esse projeto estamos deliberando porque estou retirando o outro deixando o projeto de resolução na Casa para que a Câmara Municipal que encabece esse prêmio para o aluno destaque da rede pública e não deixe para a Prefeitura. Então, será um prêmio entregue pela Casa através das escolas municipais e conveniadas. Então, peço que seja deliberado esse projeto porque o outro vou retirar para não ser um projeto de lei, mas sim um projeto de resolução pela Câmara. Obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Solicito aos senhores Vereadores que utilizem os terminais para o seu voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

27/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 28 votos favoráveis. Considerado. Às Comissões.

– São apresentados:

PARECER Nº 296/10 da Comissão de Justiça e Redação, da Comissão de Finanças e Orçamento, da Comissão de Higiene e Saúde Pública, da Comissão de Segurança Pública e da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Habitação e Assistência Social, exarado ao Projeto de Lei nº 104/10, de autoria do Vereador Lamé, dispondo sobre: "Cria

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

28/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

o Disque-Idoso, linha telefônica de 3 (três) algarismos gratuito, com os principais serviços da cidade de Guarulhos, e dá outras providências".

PARECER Nº 311/10 da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Habitação e Assistência Social e da Comissão da Juventude, exarado ao Projeto de Lei nº 215/10, de autoria da Vereadora Professora Eneide, dispondo sobre: "Estabelece o Direito da Criança e do Adolescente a não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados ou imoderados, sob a alegação de quaisquer propósitos, ainda que educacionais e/ou pedagógicos".

PARECER Nº 317/10 da Comissão de Higiene e Saúde Pública, exarado ao Projeto de Lei nº 049/10, de autoria do Vereador Guti, dispondo sobre: "Concessão pelo Executivo Municipal de kit de higiene bucal aos alunos da rede pública municipal de ensino".

PARECER Nº 340/10 da Comissão de Justiça e Redação, exarado ao Projeto de Lei nº 215/10, de autoria da Vereadora Professora Eneide, dispondo sobre: "Estabelece o Direito da Criança e do Adolescente a não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal, mediante a adoção de castigos moderados ou imoderados, sob a alegação de quaisquer propósitos, ainda que educacionais e/ou pedagógicos".

PARECER Nº 344/10 da Comissão de Justiça e Redação, da Comissão de Finanças e Orçamento, da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Comissão de Educação e Cultura, exarado ao Projeto de Lei nº 049/10, de autoria do Vereador Guti, dispondo sobre: "Concessão pelo Executivo Municipal de kit de higiene bucal aos alunos da rede pública municipal de ensino".

PARECER Nº 349/10 da Comissão de Justiça e Redação, da Comissão de Educação e Cultura, da Comissão de Trânsito e Transporte, da Comissão de Obras e Serviços Públicos e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, exarado ao Projeto de Lei nº 225/09, de autoria da Vereadora Silvana Mesquita, dispondo sobre: "A obrigatoriedade de curso específico p/condutores e auxiliares de transporte escolar de crianças c/deficiência".

PARECER Nº 350/10 da Comissão de Justiça e Redação, da Comissão de Finanças e Orçamento, da Comissão de Educação e Cultura, da Comissão de Esporte, Lazer e Turismo e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, exarado ao Projeto de Lei nº 072/08, de autoria dos Vereadores Otávia Tenório e Zappa, dispondo sobre: "Institui o Programa Escola Cidadã".

PARECER Nº 355/10 da Comissão de Justiça e Redação, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Habitação e Assistência Social, da Comissão de Educação e Cultura e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, exarado a fusão dos

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

29/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Projetos de Lei nºs 384/05 e 199/10, de autoria dos Vereadores Unaldo Santos e Dra. Helena Sena, dispondo sobre: "A obrigatoriedade de Casas de Diversões, Boates, Casas de Shows, Hotéis, Motéis, Pensões, Bares, Restaurantes e estabelecimentos congêneres, fixarem placa com número telefônico da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) do Governo Federal para denúncia de exploração, abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes e determina sanções para o descumprimento".

PARECER Nº 356/10 da Comissão de Justiça e Redação, da Comissão de Finanças e Orçamento, da Comissão de Educação e Cultura, da Comissão de Esporte, Lazer e Turismo, da Comissão de Higiene e Saúde Pública e da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e da Qualidade de Vida, exarado ao Projeto de Lei nº 120/10, de autoria da Vereadora Professora Marisa de Sá, dispondo sobre: "A criação do Projeto Escola Viva".

PARECER Nº 357/10 da Comissão de Justiça e Redação, da Comissão de Finanças e Orçamento, da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e ao Adolescente e da Comissão de Higiene e Saúde Pública, exarado ao Projeto de Lei nº 230/10, de autoria da Prefeitura de Guarulhos, dispondo sobre: "Alteração dos artigos 7º e 50 da Lei nº 4213, de 30/12/1992, com a redação dada pela Lei nº 6064, de 19/04/2005."

– São encaminhadas:

INDICAÇÃO Nº 2560/10 de autoria do Vereador Wagner Freitas, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a urgente retirada de um veículo, que está abandonada, na Rua Marques Cezar Bonezana, em frente ao nº 100, Jardim Monte Carmelo.

INDICAÇÃO Nº 2561/10 de autoria da Vereadora Dra. Helena Sena, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a implantação de redutores de velocidade (lombada) na Avenida Othon Luiz Silveira, altura do nº 100, Jardim Rosa de França.

INDICAÇÃO Nº 2562/10 de autoria da Vereadora Dra. Helena Sena, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o envio da equipe tapa-buracos na Rua Sebastião do Tocantins, entre o nº 40 ao 150, Vila Imaculada.

INDICAÇÃO Nº 2563/10 de autoria da Vereadora Dra. Helena Sena, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o recapeamento asfáltico na Rua Sebastião do Tocantins, Vila Imaculada.

INDICAÇÃO Nº 2564/10 de autoria da Vereadora Dra. Helena Sena, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o retorno do ponto de ônibus na Avenida Jovita, em frente à Loja de Confecção Raquel Alves de Liberto, Jardim Iporanga.

INDICAÇÃO Nº 2565/10 de autoria da Vereadora Dra. Helena Sena, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos,

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

30/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

solicitando a limpeza e conservação do terreno baldio com esgoto aberto na Avenida Benjamin Harris Hannicutt, próximo ao nº 161, Vila Rio de Janeiro.

INDICAÇÃO Nº 2566/10 de autoria da Vereadora Dra. Helena Sena, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a mudança do ponto de ônibus localizado em frente ao Cemitério da Vila Rio de Janeiro, Jardim Iporanga.

INDICAÇÃO Nº 2567/10 de autoria da Vereadora Dra. Helena Sena, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a troca das lâmpadas queimadas na rede de iluminação pública na Rua José Marcondes Benedito, em frente ao nº 186, poste nº 4341, Jardim Itapuã.

INDICAÇÕES Nºs 2568 e 2569/10 de autoria da Vereadora Dra. Helena Sena, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o envio da equipe tapa-buracos nas seguintes vias públicas: Rua São João da Barra, próximo ao nº 101, Jardim Itapuã; e Rua Luiza Rosa Cunha, próximo ao nº 22 e 25b, Jardim Iporanga.

INDICAÇÃO Nº 2570/10 de autoria da Vereadora Dra. Helena Sena, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a implantação de um semáforo de pedestres na Avenida Salgado Filho, nº 3295, próximo à Escola Selma Colalillo, Vila Rio de Janeiro.

INDICAÇÃO Nº 2571/10 de autoria da Vereadora Dra. Helena Sena, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o envio da equipe tapa-buracos na Rua Miracema, próximo aos nºs 268 e 282, Jardim Itapuã.

INDICAÇÃO Nº 2572/10 de autoria do Vereador Paulo Sergio Rodrigues Alves, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o envio de uma equipe de remoção de árvores na Avenida Domingos Fanganiello, 74, Vila Melliani.

INDICAÇÃO Nº 2573/10 de autoria do Vereador Paulo Sergio Rodrigues Alves, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando os serviços de corte ou poda da copa da árvore na Avenida Professor José Munhoz, entre os nºs 800 ao 980, Jardim Munhoz.

INDICAÇÃO Nº 2574/10 de autoria do Vereador Paulo Sergio Rodrigues Alves, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando os serviços de remoção e limpeza de entulhos e lixos entre a Rua Roger e Travessa Laerte, Gopoúva.

INDICAÇÃO Nº 2575/10 de autoria do Vereador Paulo Sergio Rodrigues Alves, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o envio de equipe de remoção de árvores na calçada da Rua Dorali, nº 49, Jardim Monte Santo.

INDICAÇÃO Nº 2576/10 de autoria do Vereador Paulo Sergio Rodrigues Alves, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

31/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Guarulhos, solicitando os serviços de poda de árvores na Rua Cidade Lion, defronte ao nº 168, Picanço.

INDICAÇÃO Nº 2577/10 de autoria do Vereador Eraldo Souza, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando o cascalhamento e a inclusão no plano de asfaltamento na Rua Dona Rosa Maria Conceição Barbosa, Conjunto Residencial Mazzei.

INDICAÇÃO Nº 2578/10 de autoria do Vereador Eraldo Souza, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a limpeza e conservação na Praça Pedro Chebatt, Vila São Jorge.

INDICAÇÃO Nº 2579/10 de autoria do Vereador Eraldo Souza, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando sinalização viária na Rua Onze de Agosto com a Rua Tabajara, Vila São Jorge.

INDICAÇÃO Nº 2580/10 de autoria do Vereador Eraldo Souza, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando a iluminação pública na Rua José Ferreira de Souza, Vila São Jorge.

INDICAÇÃO Nº 2581/10 de autoria do Vereador Eraldo Souza, indicando seja oficiado ao Senhor Prefeito de Guarulhos, solicitando sinalização de solo, colocação de placas de 'mão dupla' na Rua Naraim Singh, Jardim Cidade Aracília.

– São aprovadas:

MOÇÃO Nº 161/10 de autoria do Vereador Edmilson Americano, requerendo Moção Congratulatória para com a Soldado PM Edna Márcia da Silva.

MOÇÃO Nº 162/10 de autoria do Vereador Paulo Roberto Cecchinato, requerendo Moção Congratulatória para com para com o casal Nathália & Hélio.

– São despachados os seguintes processos legislativos:

PROCESSO Nº 00944/02 – Of. nº 2154/10 do Senhor Prefeito de Guarulhos, encaminhando o edital da Lei nº 6736, datada de 07 de outubro de 2010, referente ao Autógrafo nº 102/10, relativo ao Substitutivo nº 01, apresentado pelo próprio autor ao Projeto de Lei nº 100/02, de autoria do Vereador Zé Luiz, dispondo sobre: "Institui o Programa Municipal de Humanização da Assistência Hospitalar nos hospitais públicos municipais, e dá outras providências".

PROCESSO Nº 00029/09 - Of. nº 497/09 da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento nº 002/09, de autoria do Vereador Dr. Ricardo Rui.

PROCESSO Nº 00033/09 - Of. nº 496/09 da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento nº 006/09, de autoria do Vereador Dr. Ricardo Rui.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

32/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

PROCESSO Nº 01339/09 - Of. nº 773/09 da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento nº 190/09, de autoria do Vereador Dr. Ricardo Rui.

PROCESSO Nº 02174/09 - Of. nº 1074/09 da Secretaria Especial de Assuntos Legislativos, enviando resposta ao Requerimento nº 293/09, de autoria do Vereador Romildo Santos.

PROCESSO Nº 02437/09 – Of. nº 2156/10 do Senhor Prefeito de Guarulhos, encaminhando VETO TOTAL aposto ao Autógrafo nº 095/10, relativo ao Projeto de Lei nº 261/09, de autoria do Vereador Dr. Eduardo Carneiro, dispondo sobre: "Cria regime especial de atendimento para a mulher vítima de agressão, nos serviços públicos de saúde, de referência em cirurgia plástica, no âmbito ao Município de Guarulhos, quando o dano físico necessite de realização de procedimento cirúrgico-estético reparador".

PROCESSO Nº 03104/09 – Of. nº 2150/10 do Senhor Prefeito de Guarulhos, encaminhando o edital da Lei nº 6732, datada de 07 de outubro de 2010, referente ao Autógrafo nº 096/10, relativo ao Projeto de Lei nº 322/09, de autoria do Vereador Eduardo Soltur, dispondo sobre: "A obrigatoriedade da instalação de torneiras temporizadas de acionamento por pressão ou automático em lavatórios de todas as escolas e órgãos municipais".

PROCESSO Nº 03582/09 – Of. nº 2157/10 do Senhor Prefeito de Guarulhos, encaminhando VETO TOTAL aposto ao Autógrafo nº 097/10, relativo ao Projeto de Lei nº 359/09, de autoria do Vereador Índio de Cumbica, dispondo sobre: "A entrada franca para policiais e bombeiros militares, policiais civis e guardas civis municipais, mediante apresentação de identidade funcional às sessões de cinema, teatro, shows, feiras, exposições, eventos culturais e esportivos realizados no Município de Guarulhos".

PROCESSO Nº 04914/09 – Of. nº 2155/10 do Senhor Prefeito de Guarulhos, encaminhando o edital da Lei nº 6737, datada de 07 de outubro de 2010, referente ao Autógrafo nº 104/10, relativo ao Projeto de Lei nº 433/09, de autoria do Vereador Eduardo Kamei Yukisaki, dispondo sobre: "A criação do Projeto Escotismo nas Escolas Municipais e dá outras providências".

PROCESSO Nº 00421/10 – Of. nº 2153/10 do Senhor Prefeito de Guarulhos, encaminhando o edital da Lei nº 6735, datada de 07 de outubro de 2010, referente ao Autógrafo nº 101/10, relativo ao Projeto de Lei nº 034/10, de autoria do Vereador Unaldo Santos, dispondo sobre: "Altera a Lei nº 6001/04, em relação à data de comemoração do aniversário do Jardim Palmira".

PROCESSO Nº 0431/10 – Of. nº 2152/10 do Senhor Prefeito de Guarulhos, encaminhando o edital da Lei nº 6734, datada de 07 de outubro de 2010, referente ao Autógrafo nº 100/10, relativo ao Projeto de

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

33/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Lei nº 042/10, de autoria da Vereadora Professora Eneide, dispondo sobre: "Institui a Semana da Não Violência à Mulher".

PROCESSO Nº 00635/10 – Of. nº 2151/10 do Senhor Prefeito de Guarulhos, encaminhando o edital da Lei nº 6733, datada de 07 de outubro de 2010, referente ao Autógrafo nº 099/10, relativo ao Projeto de Lei nº 051/10, de autoria da Vereadora Otávia Tenório, dispondo sobre: "Institui a Política de Conscientização e Orientação sobre o LES - Lúpus Eritematoso Sistêmico, no Município de Guarulhos e dá outras providências".

PROCESSO Nº 02321/10 – Of. nº 246/10-DTP da Diretoria Técnica de Plenário, comunicando que na 55ª Sessão Ordinária, realizada em 30 de setembro de 2010, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 012/10; em conseqüência, foi baixado o Decreto Legislativo 019/10, datado de 30 de setembro de 2010, de autoria do Vereador Lamé, dispondo sobre: “Concessão de Título Honorífico de Cidadão Guarulhense ao Senhor Idi Sonda".

– São despachados os seguintes processos administrativos:

PROCESSO Nº 1483/10 – Of. nº 429/10 da Secretaria da Saúde de Guarulhos, encaminhando cópia do Termo de Cooperação Técnica nº 0722/2010-FMS - Processo nº 28.932/2010-SS, firmado entre o Município de Guarulhos e a Diosynth Produtos Farmo-Químicos Ltda.

PROCESSO Nº 1511/10 – Of. nº 430/10 da Secretaria da Saúde de Guarulhos, encaminhando cópia do Convênio nº 0922/2010-FMS - Processo nº 29.556/2010-SS, firmado entre o Município de Guarulhos e a Associação Prorede Saúde Cumbica "Mário Luiz Macca".

PROCESSO Nº 1512/10 – Of. nº 431/10 da Secretaria da Saúde de Guarulhos, encaminhando cópia do Convênio nº 0822/2010-FMS - Processo nº 31.159/2010-SS, firmado entre o Município de Guarulhos e a Associação Prorede Saúde CEMEG.

PROCESSO Nº 1513/10 – Of. nº 432/10 da Secretaria da Saúde de Guarulhos, encaminhando cópia do Convênio nº 01022/2010-FMS - Processo nº 29.556/2010-SS, firmado entre o Município de Guarulhos e a Associação Prorede Saúde Munhoz.

PROCESSO Nº 1514/10 – Of. nº 437/10 da Secretaria da Saúde de Guarulhos, encaminhando cópia do Convênio nº 01722/2010-FMS - Processo nº 45.896/2010-SS, firmado entre o Município de Guarulhos e a Associação Prorede Saúde Policlínica Paraventi.

PROCESSO Nº 1515/10 – Of. nº 438/10 da Secretaria da Saúde de Guarulhos, encaminhando cópia do Convênio nº 01522/2010-FMS - Processo nº 38.654/2010-SS, firmado entre o Município de Guarulhos e a Associação Prorede Saúde Centro de Atenção Psicossocial AD - CAPS AD.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

34/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

PROCESSO Nº 1516/10 – Of. nº 439/10 da Secretaria da Saúde de Guarulhos, encaminhando cópia do Convênio nº 01222/2010-FMS - Processo nº 29.176/2010-SS, firmado entre o Município de Guarulhos e a Associação Prorede Saúde CAPS Saúde Mental.

PROCESSO Nº 1517/10 – Of. nº 440/10 da Secretaria da Saúde de Guarulhos, encaminhando cópia do Convênio nº 01122/2010-FMS - Processo nº 29.177/2010-SS, firmado entre o Município de Guarulhos e a Associação Prorede Saúde Tranquilidade.

PROCESSO Nº 1518/10 – Of. nº 432/10 da Secretaria da Saúde de Guarulhos, encaminhando cópia do Convênio nº 01322/2010-FMS - Processo nº 38.210/2010-SS, firmado entre o Município de Guarulhos e a Associação Prorede Saúde Dona Luiza.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Passemos à Ordem do Dia.

– Passa-se à

O R D E M D O D I A

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encontra-se sobre a mesa um Requerimento nº 784, de autoria do Vereador Doutor Ricardo Rui, solicitando a inclusão do Projeto de Lei nº 228/06 como Item 22 da presente Ordem do Dia. Em votação. Solicito aos senhores Vereadores que utilizem os terminais para o seu voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

35/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 21 votos favoráveis. Considerado. Aprovado o Requerimento. Inclua-se o projeto.

O SR. EDMILSON SOUZA – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Edmilson Souza.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

36/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. EDMILSON SOUZA (Pela ordem) – Consultando a bancada do Partido dos Trabalhadores e atendendo a uma solicitação do meu colega Vereador Auriel que reivindicou ele ser o membro da bancada na Comissão de Orçamento já que é Professor de Matemática, então, nós demoramos a indicar porque ele estava reivindicando a indicação do seu nome. Então, indico o Vereador Auriel para compor a Comissão do Orçamento.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Registrado, Vereador.

Declaro prejudicado do Item 1º ao 13 da presente Ordem do Dia por falta de parecer. Passemos ao Item 14 da presente Ordem do Dia.

O SR. DR. RICARDO RUI – Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Doutor Ricardo Rui

O SR. DR. RICARDO RUI (Pela ordem) – Após discussão na bancada do PPS, fui escolhido para participar do projeto do orçamento.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Registrado, Vereador. Item 14, ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 14 – Segunda discussão e votação da nova Redação do Projeto de Lei nº 141/10: “Institui a Lei Geral Municipal da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Microempreendedor Individual e revoga a Lei nº 5.893/03”. Autora: Prefeitura de Guarulhos. Quórum: maioria absoluta.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão. (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Solicito aos senhores Vereadores que utilizem os terminais para o seu voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

37/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 19 votos favoráveis. Aprovado. À sanção.

Indico o Vereador Geraldo Celestino para presidir a Comissão da Peça Orçamentária para 2011.

Pela ordem, a Vereadora Eneide.

A SRA. PROFESSORA ENEIDE (Pela ordem) – Eu queria justificar o voto nesse Projeto exatamente porque ele é um Projeto de Lei, Senhor Presidente, que é um pouco mais amplo do que o Projeto de Lei nº

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

38/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

013/10 que eu apresentei nesta Casa no mês de fevereiro, e que até agora não tinha entrado em votação e discussão.

Esse Projeto da Prefeitura abrange não só os microempreendedores individualmente, como é o caso do Projeto que eu havia apresentado em março deste ano, mas ele também trata das microempresas, das pequenas empresas. E como é um Projeto do Executivo Municipal, acho que não cabe continuar com o meu Projeto nº 013. Por isso, estou pedindo, então, a esta Casa a retirada do Projeto que apresentei sobre o microempresário individual para ficar somente com o Projeto hoje que acabamos de votar. Ele é muito mais amplo e dá conta de todas as minhas preocupações, quando apresentei o Projeto nº 013 em março deste ano. Muito obrigada.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Geraldo Celestino.

O SR. GERALDO CELESTINO (Pela ordem) – Primeiramente eu gostaria de agradecer pela indicação de V.Exa. De acordo com o nosso Regimento Interno, cabe ao Presidente da Casa indicar o Presidente da Comissão que vai analisar o Orçamento. Desde já, vamos fazer um trabalho com transparência, ouvindo todas as Bancadas. E já quero marcar a primeira reunião da Comissão de Orçamento para segunda-feira, dia 18, às 10 horas da manhã, na Sala de Reuniões. Vamos elaborar o calendário para ouvir os Secretários. Vamos tentar ser o mais ágil possível para que até o dia 15 de novembro já estejamos com a Peça do Orçamento votada. Então, convoco os membros de todos os Partidos, que fazem parte dessa Comissão, para segunda-feira, dia 18, às 10 horas da manhã, na Sala de Reuniões.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Registrada a solicitação do Vereador Geraldo Celestino e deferido o pedido de retirada, da Vereadora Eneide, do PL nº 013/10.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Rômulo.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS (Pela ordem) – Senhor Presidente, quero fazer um questionamento à Presidência. Desculpe a minha ignorância, mas eu queria saber por quantas anda aquele concurso público que a Casa ia fazer, já que tem um monte de pessoas inscritas, e lá no bairro, na periferia, as pessoas nos questionam. Eu, como sou suplente, não participo dos trâmites da Câmara e fico sem dar resposta. Não sei se responderia aqui para mim ou por escrito, para o gabinete. Eu queria saber a quantas anda aquele concurso que foi chamado. Inclusive eu estava até dando aulas para esse concurso. De repente, fiquei sabendo que foi

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

39/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

suspenso. Não sei nem em que pé está, quantas pessoas foram inscritas, se vai sair ou se não vai. Eu queria uma resposta do Presidente nesse sentido.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Sim, Vereador, esse concurso – inclusive há necessidade desta Casa – foi prorrogado por mais 90 dias pelo Presidente em exercício, o Paulo Sergio. Inclusive quero enaltecer neste momento o seu trabalho, a dedicação, a tranqüilidade com que V.Exa. manteve e mantém esta Casa. Então, o concurso foi prorrogado por mais 90 dias, para ser apreciado pelas devidas Comissões, Vereador.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS (Pela ordem) – Só complementando a minha questão de ordem, Senhor Presidente, acredito que vai sair. Somos defensores do concurso público. Acho que todo o serviço público tem de ser concursado para lisura. Primeiro, as pessoas que não são amigas de políticos também têm direito a entrar no serviço público. E parabenizar pela iniciativa de abrir concurso público. Espero que realmente saia mesmo, porque somos cobrados nas ruas sobre a realização desse concurso público. Espero que saia mesmo. Vamos cobrar da Presidência. Que saia esse concurso público o mais urgente possível, para que sejam as vagas devidamente ocupadas por concurso público, que é legítimo. Fizemos uma luta na Constituição de 88. Inclusive todo o Centrão – não esse aqui; o outro, de lá –, o movimento do Centrão era tão contra essas manifestações populares, e nós íamos lá defender; que o serviço público seja ocupado pelos concursos públicos. É isso. Obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Sim, Vereador. Inclusive a importância de termos esse concurso e outros que vêm pela frente, tendo em vista que os funcionários que hoje fazem parte desta Edilidade, por direito, estão prestes, boa parte se aposentando. Para o próximo ano esta Casa poderá entrar num caos por falta de funcionários.

O SR. EDMILSON SOUZA – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Edmilson Souza.

O SR. EDMILSON SOUZA (Pela ordem) – Presidente Alan, eu gostaria de justificar a ausência do meu colega de Bancada, Vereador Alencar Santana, que está em compromissos partidários na cidade de São Paulo e não poderá vir à Sessão.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Registrado, Vereador.

Item 15, prejudicado por falta de parecer. Item 16, ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 16 – Segunda discussão e votação do Substitutivo nº 01 apresentado ao Projeto de Lei nº 039/10: “Cria a campanha publicitária de incentivo ao parto normal”. Autor: Guti. Quórum: maioria simples.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

40/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão. (Pausa) Encerrada a discussão. Em votação. (Pausa) Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 19 votos favoráveis. Aprovado. À sanção.

Item 17. Ao Senhor Secretário para a leitura.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

41/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É lido:

ITEM 17 – Segunda discussão e votação do Projeto de Lei nº 021/10: “A realização de Campanha Permanente LIXO NO LIXO E A CIDADE NO CAPRICHO”. Autor: Eduardo Kamei Yukisaki. Quórum: Maioria Simples.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão. (Pausa) Encerrada a discussão. Em votação. Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

42/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 19 votos favoráveis. Aprovado. À sanção.

Item 18. Ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 18 – Segunda discussão e votação do Projeto de Lei nº 059/08: “Reconhecimento de utilidade pública da Organização não Governamental(ONG) Ação Vida”. Autor: Alencar. Quórum: Maioria Simples.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão. (Pausa) Encerrada a discussão. Em votação. Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

43/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 20 votos favoráveis. Aprovado. À sanção.

A SRA. LUIZA CORDEIRO – Peço a palavra pelo artigo 151, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Com a palavra, pelo artigo 151, a Vereadora Luiza Cordeiro.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

44/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

A SRA. LUIZA CORDEIRO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Senhor Presidente, a Comissão de Meio Ambiente, eu conversando com os Vereadores Paulo Sergio e Soltur, devido ao fato de que na próxima sexta-feira terei impedimento para fazer a reunião ordinária, os outros dois membros da Comissão, generosamente, me autorizaram a marcar a reunião da Comissão de Meio Ambiente para a próxima sexta-feira, portanto, dia 22, às 14h. Como temos alguns munícipes que querem apresentar à Comissão algumas propostas de Projeto de Lei e ações ambientais estamos divulgando que a reunião da próxima semana da Comissão de Meio Ambiente será no dia 22, sexta-feira, às 14h, na Sala de Reuniões desta Casa.

Isto colocado, eu quero adiantar também que hoje sairemos às 18h da Sessão desta Casa, mesmo sabendo que tem as duas extraordinárias, porque o Partido Comunista do Brasil marcou uma plenária com a nossa candidata, e espero que seja a primeira mulher a ser Presidente da República do Brasil, Dilma Rousseff, às 19h30min, no Sindicato dos Eletricitários. Teremos uma reunião do partido, uma plenária de todos os quadros partidários e, portanto, às 18h, independente do transcorrer dos trabalhos desta Casa, vou sair. Não saí para fazer a minha campanha, todos sabem disso, mas para fazer a campanha da Dilma vou sair com mais vigor. Obrigada.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Item 19. Ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 19 – Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 146/02: “Determina a instalação de Equipamento de Filmagem (câmeras) nas escolas da Rede Municipal de Ensino”. Autor: Edmilson Americano. Quórum: Maioria simples.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão o projeto e o Substitutivo nº 01. (Pausa) Encerrada a discussão. Em votação, primeiramente, o Substitutivo nº 01. Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

45/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 19 votos favoráveis. Aprovado para a Ordem do Dia da próxima Sessão. Ficando, portanto, prejudicado o texto inicial.

A SRA. LUIZA CORDEIRO – Peço a palavra para justificar o voto, Senhor Presidente.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

46/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Para justificar o voto, a Vereadora Luiza Cordeiro.

A SRA. LUIZA CORDEIRO (Para justificar o voto) – Ao votar este projeto do Vereador Edmilson Americano que coloca a obrigatoriedade da Administração Pública em colocar câmeras de filmagem nas escolas, quero chamar a atenção para uma questão, temos aqui várias conselheiras tutelares e as escolas, principalmente as do Estado no nosso Município, tem sido palco de muita violência entre as nossas crianças, e existe também esse equipamento de filmagem. O que queremos chamar a atenção é que nada substitui o recurso humano do cuidado e da segurança em relação à criança.

Eu me lembro de que quando ingressei no Estado, na década de 80, tínhamos o convênio da Prefeitura com a Secretaria de Educação para ter o guarda escolar. Tínhamos que, naquela época era a Resilar e que deu muito problema, deu escândalos, inclusive tem denúncias de que isso levou até à morte do Secretário de Finanças no nosso Município pela forma como foi administrado esse convênio. Depois, o Município deixou de fazer esse convênio com o Estado e as escolas ficaram com uma segurança terceirizada que funcionou durante alguns meses, acho que no Governo Quércia e Governo Fleury. Desde o Governo Fleury não temos mais guarda nas escolas do Estado de São Paulo.

Eu coloco isso, porque recentemente nós tivemos uma denúncia. Acho até que o Vereador Romildo conversou comigo, que numa escola do estado no Jardim Primavera uma garota foi barbaramente surrada – parece que veio a falecer depois –, amarrada em arame farpado dentro do banheiro da escola.

Nós tivemos um episódio no Cecap também de um jovem que foi morto dentro do banheiro da escola e havia uma acusação de que o colega tinha dado um pontapé no peito desse rapaz. Eu sei que teve inquérito, não sei se confirmou isso ou se foi um ataque cardíaco. Mas parece que, de toda maneira, o fato da escola não ter funcionários que garanta na hora do intervalo, na hora de entrada e saída da criança um certo cuidado que coíba esses atos de violência, que, às vezes, parece uma brincadeira mais pesada, tem levado a uma série de ocorrências nas nossas escolas.

Então, estamos aqui discutindo a situação do município, que atinge um universo de crianças aí que vai até a quarta série. Mas eu achei muito interessante quando num dos debates eleitorais alguém perguntou para o candidato, hoje, vitorioso, governo do Estado, o Alckmin, porque era que os pais quando a criança saía do município da rede municipal para ir para a rede estadual os pais não queriam que a criança fosse para a rede estadual. Então, eu quero apontar que não se deve apenas ter as câmeras de filmagem. Esses equipamentos que a tecnologia permita que ajude também a cuidar da segurança das crianças, a cuidar se existe algum elemento estranho entrando

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

47/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

e abordando essas crianças. Mas nada substitui o funcionário de escola. Nada substitui o guarda de escola.

Então, nós queremos alertar que o ser humano ainda é insubstituível para cuidar do ser humano. Nós precisamos, então, quando votarmos num projeto desse, ficarmos atento para que o equipamento físico tecnológico não venha a substituir o ser humano, porque ele é fundamental no cuidado permanente na conversa e na abordagem com a criança. É isso.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Item 20. Ao senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 20 – Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 007/04: “Institui o Serviço Psicológico Escolar na Rede Municipal de Ensino". Autores: Luiza Cordeiro. Quórum: Maioria Absoluta. Votação: Nominal.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão o projeto e o substitutivo nº 01. (Pausa) Encerrada a discussão. Em votação, primeiramente, o substitutivo nº 01. Solicito aos senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

48/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação. 25 votos favoráveis. Aprovado. Para a Ordem do Dia da próxima Sessão. Ficando, portanto, prejudicado o texto inicial.

Pela ordem, o Vereador Rômulo.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS (Pela ordem) – Pelo 151.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

49/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pelo 151, o Vereador.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Senhor Presidente, mais uma vez, subo aqui na tribuna. Vou responder o Vereador dr. José Mário quando ele veio aqui falar sobre a questão da inauguração da UBS. Lembrar que a UBS, viu doutor?, é no Parque Alvorada, não foi no Jurema. No Jurema, já tem uma, certo?

Dizer o seguinte que esse debate sobre os médicos aqui vai ser interminável, porque nós sabemos que por mais que o dr. José Mário chegue aqui e fale que tem médico sobrando, só se for aqui no Centro, lá não tem, para lá não existe. Eu vou sempre, viu doutor?, no Hospital Pimentas. É um espetáculo de atendimento. Excelente. Passa bem pelo porteiro, passa bem pelos atendentes, pela enfermeiras, mas na hora de chegar a vez do médico é um terror. Por quê? Porque não tem. Nós sabemos que não médico. Por que não tem? Vou dar os números de novo: aqui na Grande São Paulo, mais ou menos, 20 milhões de pessoas só apenas 296 vagas nos cursos das universidades públicas. Isso é injusto. É uma profissão elitizada. Não está democratizado o curso de medicina ainda. Nós temos que democratizar esse curso de medicina, porque o pobre também quer fazer curso de medicina, mas, para isso, tem que abrir as vagas nas universidades públicas. E não vem falar que o governo federal não abriu. O governo federal abre as vagas. Viu, doutor? Quem manda nas universidades para abrir as vagas não é o governo federal, quem manda lá dentro é a reitoria, que não é do controle do governo federal, não. Entendeu? Não é o governo federal que manda.

Eu gostaria que tivesse, que o governo federal mandasse lá dentro. Essa autonomia das universidades públicas, que nós defendemos a autonomia. A autonomia os movimentos populares defende. Mas virou uma arma contra os pobres. Queremos que os alunos pobres entrem lá dentro. O conselho de medicina, junto com as reitorias, não deixa criar os cursos de medicina. É isso.

O SR. DR. JOSÉ MÁRIO – Pela ordem, senhor Presidente. Para justificar.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Para justificar o voto, o Vereador Dr. José Mário.

O SR. DR. JOSÉ MÁRIO (Para justificar o voto) – Parabéns, Vereadora Luiza Cordeiro.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Vereador José Mário?

O SR. DR. JOSÉ MÁRIO (Para justificar o voto) – Pois não?

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pelo 151.

O SR. DR. JOSÉ MÁRIO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Olha, o Vereador Rômulo, o Professor Rômulo, jamais eu colocaria em dúvida, em função de tudo o que se ouve falar do senhor, a sua

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

50/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

capacidade como professor, como educador. Mas de medicina o senhor não entende nada. Não só medicina tecnicamente. O senhor insiste em dizer que tem médico numa determinada região da nossa cidade e não tem em outra. Não são pagos para ir para outra.

Engraçado, a senhora sabia que a senhora é da elite? Porque a sua filha faz medicina, o filho do Jonas Dias. Vocês são todos da elite.

Eu consideraria...Se o senhor falar que nós somos de uma elite cultural, eu aceito, mas elite econômica, realmente se o meu querido pai estiver me assistindo agora vai estar muito orgulhoso e provavelmente sorrindo um pouco, lembrando-se do quanto vendeu de marmelada na rua para conseguir que eu conseguisse ser médico. Eu me orgulho muito disso. Eu não venho da elite econômica. Meu pai vendia marmelada na rua para me sustentar na universidade. Isso muito me orgulha.

Agora, volto a insistir, Professor Rômulo, mercado de trabalho, professor, se quiser coisa diferente, eu insisto, vá para Cuba, vá morar em Cuba, vá viver em Cuba, porque o médico, Professor Rômulo, como qualquer ser humano que está numa vida capitalista, não paga suas contas mostrando o seu CRM. Não paga o posto de gasolina, não paga alimentação mostrando ali: "Eu sou médico". Veja, é muito bonito o famoso juramento de Hipócrates, que faz todas as famílias se emocionarem, que estão lá sabe lá com que sacrifício fizeram com que aquele filho ou aquela filha tornasse um médico, mas o juramento de Hipócrates, Professor Rômulo, é hipócrita. Sabe por que ele é hipócrita? Porque só nós médicos juramos, os gestores e a sociedade não juraram pagar as nossas contas. O senhor está redondamente enganado. Se o senhor está passando essa parte que não é de informação, de formação para os seus educandos, nessa parte eu lamento. O senhor está dando uma péssima informação para os seus educandos, o que falta no Brasil é mercado de trabalho. Nenhum médico vai atravessar a Dutra ou a Marginal para vir trabalhar numa Cidade, ganhando três mil reais brutos por mês, Professor Rômulo, de jeito nenhum, não virá. Médico tem. Nós precisamos ter é mercado de trabalho, o que o seu governo não está cumprindo. O Tião Almeida está com o nosso PCCS há um ano. Hoje eu comuniquei a esta Casa, à mesa e ao público presente que protocolamos exatamente no dia de hoje um pedido de conversa com o Tião Almeida, no Paço, a APM Guarulhos, o CRM de São Paulo, o Sindicato dos Médicos e a Comissão de Higiene e Saúde Pública. Eu insisto mais uma vez para quem não ouviu, se nós não formos atendidos, Professor Rômulo, o descaso do PT nessa administração é tão grande com a saúde da população que a Comissão de Higiene e Saúde Pública vai representar no Ministério Público o Senhor Tião Almeida por absoluta displicência administrativa com a saúde pública da Cidade, por omissão de socorro. Da mesma maneira que de forma correta, nós votamos favoravelmente o PCCS da educação, do SAAE, do GCM, eu quero que alguém de vocês consiga dar uma explicação, uma justificativa técnica para que o pessoal da saúde também o tenha. Talvez seja para forçar a

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

51/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

terceirização, porque hoje na Secretaria Municipal de Saúde, principalmente o Senhor Secretário, do qual eu tenho muito respeito, fala muito que é contra a terceirização, mas o que nós estamos vendo na prática é que vocês fazem as coisas para que se terceirizem as coisas. Claro, gasta-se muito mais, talvez tenham outros interesses que eu não tenho condições de avaliar por não estar perto o suficiente, e principalmente por não poder provar nada do que eu estou sugerindo. Muito obrigado. Mas, Professor Rômulo, mude um pouco a tônica, os seus educandos não merecem esse tipo de formação de V.Exa.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Eduardo Carneiro.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO (Pela ordem) – Pelo 151.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pelo 151, Vereador.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Bom, eu gostaria de deixar a Sessão andar, já que temos temas da nossa Comissão da Criança, temas, hoje é uma Sessão temática, mas eu não posso me furtar de também fazer a minha colocação, claro, discordando do meu amigo, do meu conterrâneo, mineirinho, cruzeirense, Rômulo Ornelas. Rômulo, é o seguinte, da forma que o senhor coloca, de uma forma incisiva, elite, elite, elite, eu acho que a gente não vai chegar a lugar nenhum. Primeiro que nós discordamos da sua posição, da forma contundente das suas colocações chega a ser agressivo, sim. Não é assim que nós vamos resolver o problema de saúde do País, quiçá os problemas da Cidade. Eu só gostaria de lembrar ao senhor que o Presidente Lula fez um grande trabalho social neste País, incontestável. Ele não abriu as escolas de medicina, que o senhor está me falando. É o Presidente do vosso partido. Não fez nada por isso. Deveria ter aberto escolas. Somos a favor, sim, de qualidade na formação dos profissionais, não é banalizar o atendimento médico, banalizar a escola de medicina. Não é isso que nós queremos. Nós defendemos qualidade, e dentro da qualidade está, sim, um plano de carreira dos médicos.

Dentro da nossa Cidade o plano de carreira está pronto. Nós já apelamos aqui para a sensibilidade do nosso Prefeito para que mande esse projeto para a Casa. Agora, ficar nesse embate, é aquilo que eu já disse, repetir muitas vezes uma mentira até que ela se torne uma verdade, isso é um sistema nazista. Eu não acredito que o senhor sendo um democrata, e democrático como é ter essa intenção, eu acho que o senhor está colocando mal, da forma que o senhor está colocando, o senhor está banalizando o atendimento médico, e não é isso, abrir indiscriminadamente escolas de medicina não é a solução. Nós defendemos qualidade. Muito obrigado.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS – Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Rômulo.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

52/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS (Pela ordem) – Uma questão regimental. Eu queria saber, do artigo 151 quantos minutos são?

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Dois minutos, Vereador.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS (Pela ordem) – Porque o Doutor José Mário falou quatro minutos e meio e não foi cortado. Quatro minutos e meio. Eu falei dois minutos e já sofri pressão para sair fora.

Complementando os meus dois minutos, que eu tenho direito, espero que não corte, respondendo ao meu conterrâneo, Eduardo, Vereador, não é que eu seja, Vereador, da abertura indiscriminada de curso de medicina, não é isso. A OAB fecha a entrada do profissional no mercado lá no final. O curso de medicina não tem vaga para os alunos entrarem. Eu mexo com isso. Eu lido com educação há mais de 20 anos. Meus alunos não têm direito a entrar no curso de medicina. Não tem, não é porque são incompetentes, não, tem 296 vagas, no universo de uma grande São Paulo, de 22 milhões, francamente, 296, com certeza mil e 500 têm plena condições de entrar num curso de medicina, é porque o Conselho de Medicina pressiona as universidades para não abrir vaga para esse curso. Faz pressão. Nós sabemos que as universidades são autônomas. Eles têm autonomia de criar ou não. Não é o Governo Federal, não é o Lula que tem que criar. Nós sabemos disso. Não é o Governo Federal que vai lá e cria com a canetada. Para um leigo é o Presidente da República que cria, para um leigo, mas não é verdade. Quem manda lá é essa tão mal falada autonomia das universidades, que nós defendemos, nós defendemos autonomia das universidades, mas essa autonomia acaba sendo, punindo os pobres, porque a população carente que estuda, rala, mas não tem condições de entrar, porque a quantidade de vagas é restrita. Tem que entender isso, é restrita, é muito pouca vaga.

O SR. PROFESSOR AURIEL – Pela ordem, Senhor Presidente. Pelo artigo 151.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pelo artigo 151, o Vereador Auriel.

O SR. PROFESSOR AURIEL (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – O Professor Rômulo, acho que ele teve a felicidade muito grande em fazer esse pronunciamento, mas é importante, Rômulo, ressaltar a grande diferença, Professora Marisa de Sá, que foi minha aluna, muito inteligente, aliás. A questão é a seguinte: Temos muitos alunos inteligentes, Rômulo, capacitados. Mas é inadmissível a situação dessas universidades federais e estaduais, com o fechamento. Analise bem o filho do pobre, que tem que trabalhar, levantar às cinco horas da manhã, trabalhar até à noite, ate à tarde. Ele não tem dinheiro para comprar o seu lanche, muitas vezes. Ele não tem no final de semana um divertimento, um lazer. Não tem um carrinho para ir e voltar, tem que ir com a marmita debaixo do braço. Aí você tem lá o filho do rico concorrendo com ele. O filho do rico, Alcione, tem mordomia, entre aspas. Tudo bem, ele nasceu lá, tem também o direito de concorrer.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

53/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Temos que ter igualdade para todos, mas ele tem os melhores cursinhos, os melhores professores. Além de estudar na escola dele, faz curso preparatório. Aí é injusto, Professora Marisa, colocar lá o coitado que trabalhou o dia inteiro... Para concluir, Senhor Presidente. ...para depois concorrer com um cara que teve... É uma disparidade muito grande. Não é porque o filho do que tem mais recurso seja mais inteligente. Ele teve mais oportunidade. Muitas vezes o cara que está lá sentado tem aluno muito capaz na escola pública, com condições de exercer a profissão de medicina. Mas muitas vezes, Rômulo, na maioria das vezes ele é podado. Muitas vezes, quando tem um iluminado que chega lá, ele não suporta, porque os caras fazem tanta pressão em cima dele que ele acaba desistindo do curso de medicina.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO – Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Doutor Eduardo Carneiro.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO (Pela ordem) – Pela liderança do PSL.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela liderança, Vereador.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO (Como Líder da Bancada) – Vereador Auriel. Mas falou muita bobagem. Eu acho que o Senhor é um pouquinho mais preparado. Pelo menos achava. É a velha máxima, a luta do rico contra o pobre. É alguma coisa familiar. Vocês viram isso em alguma propaganda política? É i rico, é o pobre. Quem tem carro, quem não tem carro. Para de comparar. Não seja hipócrita. Isso é uma hipocrisia. Estamos discutindo a qualidade de ensino, a qualidade do atendimento médico no País. O crivo, Vereador Rômulo, é pelo Ministério da Educação. O crivo não é do Conselho Regional de Medicina. Não é da Associação Paulista de Medicina. Não é do Conselho Federal de Medicina. O crivo é no Ministério da Educação, do Governo Federal, do governo do seu Presidente.

Seu Presidente, que fez um trabalho grandioso no social. Esqueceu essa parte. Então, vocês estão levando esse assunto da forma que vocês gostam de levar. É a luta do rico contra o pobre. É uma hipocrisia muito grande. Desculpe-me mas é. Por outro lado, acho que essa nossa discussão, claro que não vai levar a nada. Convoco os colegas do PT, os colegas Vereadores como um todo. Vamos juntos solicitar ao Prefeito Almeida o Plano de Carreira da classe médica, da área da Saúde, que está pronto. Da mesma forma que fizemos, votamos aqui o plano de carreira professores, o plano de carreira da Guarda Civil, do SAAE. Só que parece que é alguma intriga contra a classe médica, contra a classe da Saúde. Fui médico no sistema de saúde pública durante 18 anos.

Conheço muito bem esse problema de perto. Agora, essa hipocrisia de rico contra pobre, o crivo não é aí. Não é por aí. É a questão

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

54/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

intelectual. Que existe obviamente uma disputa, claro que existe. Em tudo na vida existe uma disputa. Infelizmente, para todos nós, existe o vestibular, que graças a Deus está mudando algumas coisas em termos de análise. Análise curricular, já está mudando alguma coisa. Mas infelizmente as regras são essas. Agora, da forma que o Senhor e o seu colega Auriel estão colocando, não é correto. Essa forma de defender como elite, para mim, tenho a mesma história do meu colega, o Vereador José Mário. Hoje, sim, estou muito bem estabelecido em minha profissão. Agora, sei o preço que me custou, sei o preço que custou para minha família, lá do interior de Minas Gerais, o tanto que foi difícil. Agora, da forma que o Senhor coloca, isso me agride, isso me fere. Realmente da forma que o Senhor está colocando, parece que é uma agressiva. Por isso vou sempre reagir da forma como estou reagindo.

O SR. PAULO SERGIO RODRIGUES ALVES – Pela ordem, Senhor Presidente.

A SRA. PROFESSORA MARISA DE SÁ – Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Paulo Sergio. Posteriormente, Vereadora Marisa.

O SR. PAULO SERGIO RODRIGUES ALVES – Senhor Presidente, ao término do período em que tive a honra de substitui-lo na Presidência desta Casa, sinto-me no dever de certifica-lo sobre alguns assuntos relevantes e pendentes de decisão. Então, estou entregando às mãos de V.Exa. um relatório sucinto, para que V.Exa. possa apreciar. Então, neste instante em que V.Exa. está assumindo a Presidência, que é de direito de V.Exa., estamos passando em mãos algumas pendências que eu gostaria que V.Exa. observasse com bastante critério.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Agradeço, Vereador. Pela ordem, a Vereadora Marisa de Sá.

A SRA. PROFESSORA MARISA DE SÁ (Pela ordem) – Pelo 151.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pelo 151, Vereadora.

A SRA. PROFESSORA MARISA DE SÁ (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Eu gostaria de fazer uso da palavra para falar sobre o debate em questão, que é um debate que sempre causa uma polêmica nesta Casa, e dizer que em nossa Cidade, acho que é importante ressaltar, um médico, por 20 horas, ele ganha três mil e 500 reais. Um Médico de Saúde da Família, por 40 horas/mês, ganha 10 mil reais, e um médico plantonista, por 24 horas semanais, ganha cerca de cinco mil reais. A Bancada do PT, nobres Vereadores, concorda com que seja estabelecido um plano de carreira, cargos e carreiras para os médicos. Coloco-me à disposição para fazer a luta junto com vocês, acredito que todos os nossos colegas. É verdade que o plano já está na mesa do Prefeito e precisa ser avaliado. O PT aprovou neste ano, nesta Casa, o Plano de Carreira dos Educadores, junto com todos os Partidos aqui.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

55/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Foi uma votação bastante interessante, bonita, onde todos aqui apoiamos. Acredito que é muito importante valorizarmos os nossos profissionais, sejam eles da Saúde, da Educação, que são duas áreas importantíssimas, Habitação, Arquitetos e Engenheiros, os operacionais, como os Motoristas, as Cozinheiras. Então, acho que a nossa Prefeitura tem que trabalhar para isso, para conseguir valorizar os nossos Servidores Públicos. Agora, eu espero que os Senhores estejam certos, de que assim que aprovarmos o Plano de Cargos e Carreiras e Salários, que tenhamos realmente uma melhora no número de médicos da Cidade. Mas espero também que os Educadores e os Vereadores desta Cidade continuem a luta para democratizar, sim, a profissão de Medicina e tantas outras mais.

Para que tenhamos mais universidades públicas neste País, para que demos acesso aos alunos da escola pública entrar na universidade pública e gratuita, porque hoje ainda é muito injusta a nossa sociedade. Dei aula para diversos alunos com uma capacidade incrível e que infelizmente, muitas vezes, têm que trabalhar em um supermercado, dia e noite, porque não têm condições de ir para a universidade pública. Acredito que as pessoas que se formarem médicos, como os Médicos desta Casa, ou em Professores, ou em Advogados tenham se empenhado muito para conseguir chegar onde chegaram. Mas nem por isso vamos deixar de lutar para que outros também cheguem. Então, acho que temos que trabalhar sim para democratizar o curso de medicina em nosso País, e para abrir mais vagas com qualidade. Acho que isso é muito importante. Existem muitos jovens que se tivessem uma oportunidade, como tiveram 700 mil alunos, através do ProUni, no Governo do Presidente Lula, fariam a universidade e seriam grandes valores humanos na nossa sociedade. Então, me coloco à disposição para fazer a luta pelo plano de carreira, cargos e salários dos médicos e da saúde, mas também quero fazer essa luta para que um dia na nossa Cidade, e que esse dia seja breve, nós possamos ter universidade de Medicina, especialmente na universidade do Pimentas, pública e gratuita; e acredito que devemos comparar os governos sim, devemos comparar o Governo do Presidente Lula com o Governo do Fernando Henrique, devemos comparar o projeto político que tem esse País para que as pessoas vejam e façam a sua avaliação vendo realmente o que é melhor para o Brasil, se é continuar dividindo as riquezas, melhor redistribuindo, tirando 28 milhões da pobreza como fez o Presidente Lula, e outras 36 milhões indo para a classe média, ou continuar como estava antes, o Brasil em uma situação crítica. Então, todo o trabalho, todo o projeto que foi feito pelo Presidente Lula precisa continuar, e é através da eleição da Dilma que vamos conseguir continuar esse projeto e esse trabalho que foi feito em nosso País.

A SRA. PROFESSORA ENEIDE – Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, a Vereadora Eneide.

A SRA. PROFESSORA ENEIDE (Pela ordem) – Pelo 151.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

56/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pelo 151, a Vereadora.

A SRA. PROFESSORA ENEIDE (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – Eu tenho impressão que quando começamos a fazer essa discussão nós parecemos surdos e mudos. Parece que um não ouve o outro, ou parece que as coisas enveredam para fantasmas que não tocam principalmente nos focos que estão sendo colocados.

Primeira questão colocada: queremos um plano de carreira. Tem um plano de carreira nesta Prefeitura, tem. Nós discutimos no Governo do Elói dois anos, implementamos, aliás, o primeiro, nunca nenhum partido, nenhum Governo anterior havia feito plano de carreira para os médicos e para os trabalhadores da saúde. Nós fomos os primeiros. Consultamos Minas, Belo Horizonte, consultamos Porto Alegre, consultamos cidades da região Metropolitana e colocamos os salários médios que eram pagos em capitais semelhantes ao tamanho deste Município; nenhum salário que colocamos na época para o plano de carreira médico, pela jornada de 12, de 20, de 24 ou de 40 horas foi inferior ao médio que era pago no mercado, no mercado da concorrência, nenhum lugar.

Então, podemos querer melhorar, mas tem plano de carreira e nós o fizemos com toda a responsabilidade que temos junto a esses trabalhadores assim como temos junto aos demais trabalhadores.

Agora, durante toda a minha vida de professora, 28 anos de Magistério, uma aluna minha da escola pública, até hoje sei o nome dela, entrou na Faculdade de Medicina da USP. Uma. Então, dizer que os trabalhadores ou aqueles que freqüentam escola pública entram para fazer curso de Medicina é balela. Não entram. E quem quer ver é classe média, classe média alta que consegue depois de batalhar em cursinhos que são muito bem pagos para conseguir passar no vestibular, tão grande é a concorrência para se fazer uma faculdade de Medicina. Essa é outra questão que os dados estão aí para quem quiser ver. Terceira e última questão que quero tratar, é muito fácil falar que o Governo Federal não fez nada, para quem desconhece, porque são outros Governos que eles defendem. O que eu sei e posso saber muito pouco ainda que se não existisse o ProUne que paga bolsas integrais e parciais para mais de um milhão de alunos pobres, porque a renda é um dos critérios fundamentais para entrar no ProUne além de fazer o ENEM e passar no ENEM e depois tirar as notas para poder dizer que porque entrou pelo ProUne não é um aluno incompetente, um aluno que não tenha potencialidade para ser um profissional dos melhores possíveis. Se não houvesse ProUne, não existiriam alunos, nenhum, nos cursos de Medicina como existe, nos cursos de Psicologia da PUC, como existe, porque eu estou lá e sei e pago muito caro para fazer lá o meu mestrado em Psicologia. Então, dizer que o Governo Federal não fez nada para democratizar, é balela. O que sabemos é que se pagarmos um plano de saúde necessariamente e puder pagar um plano de saúde nós seremos atendidos, mesmo que não sejamos atendidos na hora, porque agora demora, às vezes, dois meses para

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

57/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

conseguir um especialista na Unimed, que é onde eu tenho o meu plano, por dois meses eu esperei um especialista. Aliás, saí da mesa de operação num hospital novíssimo da Unimed porque não tinham instrumento para fazer a minha cirurgia. Isso aconteceu comigo e nunca denunciei nesta tribuna, nunca havia denunciado isso nesta tribuna, mas eu fico muito indignada, porque as coisas não são iguais. O pobre que não tem dinheiro e que não pode pagar um plano de saúde não é atendido. E onde estão os médicos que não aparecem na rede pública? Estão nos planos de saúde pagos porque lá nós encontramos mesmo que demore mais. Então, o que é isso? Vamos fazer a discussão séria...

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Para encerrar, Vereadora.

A SRA. PROFESSORA ENEIDE (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) – ...não estou tratando de rico e pobre, estou dizendo que o pobre tem as mesmas condições que um rico? Ele paga um plano de saúde, se ganha apenas um salário mínimo. Vamos fazer a discussão, então, companheiros médicos, sem tanto corporativismo, sem tantos ataques inadequados.

O SR. DR. RICARDO RUI – Pela ordem, Senhor Presidente, pelo artigo 151.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pelo artigo 151, o Vereador.

O SR. DR. RICARDO RUI – (Pelo Artigo 151 do Regimento Interno) Senhor Presidente, senhores Vereadores, público presente, o discurso é lindo, maravilhoso, mas não serve para um País capitalista. Isso serve para Cuba e para outros países. Então, tem que definir. O Governo Lula entrou por dois mandatos, deveria ter instituído o comunismo no País. Não adianta esse discurso. E a Vereadora que é uma excelente professora, e foi uma boa Secretária da Educação, aumentou a rede e tal, ela mesma disse que os alunos da rede pública não conseguem passar na faculdade de Medicina pública. Então, o ensino público é ruim. O que acontece? Os professores da rede pública são ruins? Pelo contrário, pelo o que conheço os professores que são colegas médicos são pessoas capacitadas. Então, não é aí a questão, a questão é como falou o Doutor Eduardo Carneiro, a formação médica é complexa. Não adianta formar vários médicos e solta-los por aí para abrir um crânio, para fazer uma neurocirurgia, para fazer uma cirurgia de hérnia de disco, para ressecar um pulmão, um tumor pulmonar, porque a formação do médico além dos seis anos de Medicina tem a sub especialidade, tem que ser feito um treinamento, e não são todos os hospitais que têm esse treinamento. Então, tem que ter a formação do preceptor, que tem que ser médico, tem que ter bolsa de estudo para que o médico residente consiga se manter. Eu fiz quatro anos de residência, fiz seis anos de Medicina, vim da escola pública, fui fazer residência, fiz quatro anos, casei na época da

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

58/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

residência, vivia da bolsa de estudo. Quer dizer, fui entrar no mercado de trabalho com quase 26, 27 anos de idade.

Então, espera aí, não é da maneira como o Rômulo pensa. O plano de cargos e salários da época do Elói Pietá é desprezível, tanto é que não contemplou a classe, a classe está insatisfeita. Não adianta fazer plano de cargo e salário para o pessoal da saúde, a classe médica como os professores, como a Guarda Civil têm que ter um plano a parte, tem que ter um plano de carreira para os médicos, e para se conseguir uma residência médica numa faculdade de Medicina não é simples, não depende só do MEC, depende do Conselho Nacional de Residência Médica.Tem de ter toda estrutura, tem de ter centro cirúrgico, direitinho; tem de ter laboratório de neurociência, tem de ter preceptores. Então, o negócio é muito complexo, tem de se resolver a questão atual. A questão lá na frente, que vai ter de ter mais médicos, é a longo prazo. E ter melhorado em relação aos pobres, com a criação das cotas para os negros, com o início do Fies, hoje é o ProUni. Mudaram de plano. Fies virou ProUni. Bolsa Escola virou Bolsa Família.

Então, quer dizer, tudo começou na época do Fernando Henrique. Houve um avanço. A questão é na cidade de Guarulhos. A falta de interesse do Prefeito em resolver a questão da Saúde Pública. O médico, no Brasil, trabalha onde quiser. O País é livre. O engenheiro, se não estiver satisfeito em trabalhar para a Prefeitura, ele vai trabalhar para a Camargo Corrêa, para a Figueiredo Ferraz, para a OAS. O médico também é assim, porque ele mora no mesmo País, o País é livre e o País é capitalista. Obrigado, Senhor Presidente.

A SRA. LUIZA CORDEIRO – Peço a palavra pela liderança do Partido Comunista.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela liderança do Partido Comunista, a Vereadora Luiza Cordeiro.

A SRA. LUIZA CORDEIRO (Como Líder da Bancada) – Bem, temos uma pauta hoje, penso que a Comissão de Mulheres e a Vereadora Eneide, tendo um trabalho à frente na questão da criança, solicitou essa pauta especial para as crianças.

Quando aqui, por força da lógica dos discursos, foi conduzido para a Saúde, procurei me segurar um pouco para não atrapalhar a pauta; mas, depois, pensando bem, saúde tem muito a ver com a questão da criança. Escola de Medicina tem muito a ver com o futuro dessas crianças, de poderem sonhar e ter uma perspectiva de serem profissionais médicos.

Longe de mim querer dar ou tirar a razão do Rômulo ou do Vereador Eduardo Carneiro ou do José Mário. Penso que existem em ambos os discursos indicativo de questões verdadeiras. Quem faz Medicina nem sempre é originário da elite. Não cabe. Temos alunos, por exemplo, na Unesp, que mora na república com a minha filha, Vereador Rômulo, que a mãe é faxineira, o pai é pedreiro. Só que o que o Estado dá de ajuda social para essa

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

59/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

menina é insuficiente. Fico aqui imaginando que se não tivesse um grupo de amigas bem solidárias na república, essa menina passaria por situações tão difíceis que a levaria, com toda inteligência que tem, a abandonar o curso de Medicina.

A minha filha foi minha aluna na escola pública. Quando chegou o Governo Alckmin, que a escola do Estado começou a decair, e ela estava no Conselheiro, ela falou: "Mãe, quero ir para o Progresso, porque, senão, não vou fazer o curso que eu quero". Ela estava na oitava série. Eu falei: "Filha, que curso você quer fazer?" "Medicina". Eu me espantei, porque não temos nenhuma tradição de médicos na família. Mas fiz uma discussão. Para mim era difícil, porque eu já tinha resistido, desde a infância, quando o meu marido queria mandar as filhas para a escola particular. Eu falei: "Sou professora da escola pública. Ou eu acredito no nosso talento, na nossa competência de formar homens e mulheres bons, de fato, ou então tenho de abandonar a rede.

Eu resisti até o ponto em que começamos a ver que a política do Governo do Estado, do PSDB, para a Educação, conseguiu destruir a Educação. Tanto é que vocês vão lá, o Conselheiro está fechado à noite, o Anita Saraceni está fechado, Vereador Elísio está fechado. E elegemos um Governador que fechou escolas públicas, e muitas. E desqualificou, e muito, os profissionais da Educação. Então, não podemos jogar a responsabilidade para os educadores.

Agora, quero fazer esse debate dizendo que também tem jovens fazendo Medicina e, entre a turma da minha filha, eu conheci um rapaz que o pai é verdureiro; e o rapaz, Vereador Ricardo Rui, falou: "Meu pai me ajuda, mas ele consegue, com a venda de verduras, ganhar um salário mínimo". Você se pergunta: "Como é que o Vereador Eduardo Carneiro, de uma, humilde, simples... lá do interior de Minas... Como é que esse moço que o pai é verdureiro... Como é que a minha filha, que é filha de professora de escola pública consegue?" É um dentro de um universo muito grande. É um dentro, não sei, Rômulo, 500 mil, que consegue furar o bloqueio.

Então, existe, de fato, uma dificuldade social. E isso pode se agravar quando pensarmos que as famílias hoje não estão conseguindo dar uma estrutura cultural como os nossos pais nos deram. Apesar de toda a nossa vida simples, economicamente, conseguimos dar uma certa estrutura cultural para os nossos filhos.

Digo que não há aqui que se polarizar entre a situação do Brasil e a situação de Cuba, porque Cuba é um povo muito mais feliz do que o nosso povo. Não quero me mudar para Cuba. Quero que consigamos, pelo menos, ter um pouco de qualidade de vida; menos desprendimentos materiais. Mas havemos de reconhecer que os médicos querem um aperfeiçoamento do plano de carreira. Isso é justo. Quando houve no Governo Elói, muito se fez pela Educação. Tanto de criar uma rede que não existia. Foi o grande desafio da Eneide como Secretária da Educação. Ela sofreu muitas pressões, porque

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

60/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

sabemos de todo o contexto da realidade econômica e financeira do Município, mas quando entra o Governo Almeida, consegue aperfeiçoar esse plano de carreira.

Então, o que os médicos querem hoje, que eu estou entendendo, é um aperfeiçoamento do plano de carreira. Mas nós, como agentes políticos, independentemente da nossa categoria, queremos que Guarulhos tenha na Universidade Federal que o Governo Lula trouxe para Guarulhos, e trouxe a bom tempo, e se não fosse o Governo Lula, com a sensibilidade que tem, não teríamos uma universidade federal ali, queremos que, em se aproveitando da estrutura do Hospital dos Pimentas, que foi construído com recursos do Governo Federal, seja criada uma escola de medicina. Isso é uma coisa a médio e longo prazo. Acho que a bandeira do Vereador Rômulo está certa. Só acho, Rômulo, que não podemos colocar os nossos colegas médicos – muitos passaram necessidades, como esse jovem, que o pai é verdureiro, passa, para estudar – dentro de uma categoria ideológica, distinta das demais.

Penso, Rômulo, de forma muito fraterna, que a forma das escolas formar um médico, dar a ele um perfil, que dificulta muitas vezes um atendimento na Saúde Pública, porque a universidade destrói, muitas vezes, sonhos. Ela exige muito conteúdo, muitas vezes, e isso desumaniza os jovens.

Então, temos aí escolas formando excelentes médicos, e temos de preparar a nossa sociedade para receber esses médicos com condições dignas. Inclusive esse jovem, filho de um verdureiro, quis saber por que muitos médicos da medicina da família – hoje tem essa categoria de especialização, está se criando o médico da família – terminam optando para a política. Aí eu falei do Walter Feldman, do PSDB, que foi do PCdoB e que tinha um grupo de médicos que trabalhava junto com o Jamil Murad, com o Francis e tantos outros médicos, o Gilberto Natalini, que, por sinal, também está no PSDB, e tantos outros médicos que decidiram entrar na política por uma profunda sensibilização com a questão social, porque a questão da saúde está imbricada em vários e graves problemas sociais que a nossa sociedade não conseguiu resolver ainda. E uma hora, quem sabe, conseguimos compreender e colocar isso melhor.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Para encerrar, Vereadora.

A SRA. LUIZA CORDEIRO (Como Líder da Bancada) – Mas tenho aqui concordância plena com o que a Vereadora Eneide colocou e acho que temos de fazer essa construção de fato, Eneide, para que o processo de aperfeiçoamento do plano de carreira dos médicos tão almejado seja atingido. Vamos discutir mais vezes essa questão.

O SR. JONAS DIAS – Pela ordem, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador...

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

61/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. JONAS DIAS – Jonas Dias.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – O senhor solicitou?

O SR. JONAS DIAS – Questão de ordem.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Questão de ordem, Vereador.

O SR. JONAS DIAS (Pela ordem) – Eu gostaria de saber se ainda posso falar pelo Artigo 151.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – O senhor já utilizou, Vereador.

O SR. JONAS DIAS (Pela ordem) – Então, falo pela questão de ordem que fiz.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Questão de ordem.

O SR. JONAS DIAS (Pela ordem) – Dois minutos. Senhor Presidente, Senhores Vereadores, tenho apenas dois minutos e não vou me aprofundar mesmo porque quero fazer esse debate após o dia 31, porque qualquer discussão aqui está contaminada pelo processo eleitoral.

Todos que usaram a tribuna têm razão do seu ponto de vista, da sua ótica, mas eu só queria lembrar que tem alunos de medicina do Brasil estudando na Argentina sem fazer vestibular. Vocês sabiam? Lá não tem vestibular para medicina. Vestibular é o câncer, é o tumor de qualquer sistema educacional porque ele segrega. Quem tem dinheiro vai para uma escola pública e quem não tem não vai. Esse é o grande problema.

Vai precisar investir para ter escola de medicina, sim. Enquanto não tiver escola de medicina para o filho do pobre ter acesso não vamos ter médicos, gente. Não vamos nos enganar! São as duas profissões no Brasil que faltam profissionais: médico e engenheiro. Vai ter que aprofundar.

O Obama, lá, nos Estados Unidos, lutou feito um louco para fazer um sistema de saúde parecido com o nosso. Nós temos o melhor sistema, mas existe, Doutor Eduardo Carneiro, inteligente como é e Doutor José Mário, sabem que existe um corporativismo muito grande. O Conselho Nacional de Medicina não deixa fazer as mudanças. Vai ter de reverter essa situação! É uma questão ideológica, vai ter de debater isso e este País vai ter de mudar nesse sentido!

É bom deixar registrado que vieram os cursos de humanas para a Unifesp aqui de Guarulhos, mas foram três extensões. Para Santos, foi medicina; Diadema, engenharia e Guarulhos, ciências humanas. Quem sabe em uma próxima etapa venha medicina também, mas é muito pouco. Vai ter de mudar, sim. Eu acompanho a questão de medicina neste País há muito tempo e sei que qualquer um que abrir uma “biboquinha” deste tamanho, de repente, vira um hospital enorme. Da onde veio esse dinheiro? Com certeza, a

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

62/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

medicina, Doutor José Mário, está mercantilizada e precisa mudar. Isso é uma questão ideológica e precisa mudar! Não tiro o mérito do discurso dos outros, mas estão errados o senhor e o Doutor Eduardo Carneiro também.

Claro que precisa ter profissional de medicina preparado. Tem que estudar oito ou 10 anos, tem que estudar a vida inteira. Mas se aprende fazendo. Eu era semianalfabeto, fui trabalhar no laboratório e fui aprendendo, fui fazer um curso superior depois. Não foi o curso superior que me deu a base, foi a prática do dia a dia e isso precisa ser revisto, senão esse discurso aqui vai todo para o ar. Dizer que não tem... Olha, pode dar 20 mil para o médico, sinceramente, com todo respeito, na rede municipal e tem médico que acha que é pouco! É uma categoria, Doutor, me perdoe, elitizada, sim! Elitizada. Eu não conheço um filho de pobre que entrou na escola de medicina, com exceção de uma senhora que está no Prouni. Não tem. Quem me trouxer aqui... Tem sim, mas que precisa trabalhar, o pai ajuda e pode fazer bico para estudar.

Mas é uma questão ideológica que precisa ser debatida. Quero fazer esse debate após o dia 31 de dezembro, porque senão fica jogado às favas o discurso aqui. Mas essa é a grande questão de fundo.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Com a palavra, pela liderança do PTN, o Vereador Doutor José Mário.

O SR. DR. JOSÉ MÁRIO (Como Líder da Bancada) – Primeiro, eu quero agradecer, Professor Rômulo, o senhor, realmente, está nos ajudando a levantar essa bola e na realidade o objetivo maior de tudo isso não é discutir a formação médica nem vagas em medicina, é discutir o problema da lacuna de médicos em nossa Cidade, lacuna de médicos em nossa Cidade.

– Manifestações em Plenário.

O SR. DR. JOSÉ MÁRIO (Como Líder da Bancada) – Não, na nossa Cidade. Na nossa Cidade. Evidente, Professora Eneide, na periferia é maior a lacuna porque evidentemente os custos operacionais para esse funcionário trabalhar na periferia são maiores, lógico.

Agora, quanto o mercantilismo dito pelo nobre colega Jonas. Eu não me envergonho, Jonas Dias, de estar inserido no sistema capitalista. Não. Agora, mercantilismo, eu não vendo sapato, eu vendo... Eu vendo. Eu sou um comerciante, eu vendo ato médico. Estudei nove anos: seis para me formar e quatro de cardiologia na Beneficência Portuguesa e no Dante Pazzanese, em São Paulo. Se o senhor conhecia um, hoje o senhor conheceu dois médicos que vieram de famílias pobres. Acabei de dizer aos senhores que o meu pai vendeu, com muito orgulho, marmelada na rua para eu estudar. Eu não vim da elite. Se quiserem nos chamar de elite cultural, eu aceito. E aí vem também as nossas diferenças. As discussões são muito hipócritas, Jonas Dias.

– Manifestações em Plenário.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

63/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. DR. JOSÉ MÁRIO (Como Líder da Bancada) – A minha não é hipócrita, não, e já vou dizer por que: nós somos desiguais! O ser humano é semelhante, mas somos desiguais, Jonas Dias!

Eu... E é o contexto social que faz a importância de cada um. Eu não sou o Bill Gates, Professora Eneide. De longe, não tenho a genialidade dele e não me envergonho disso. Nós vivemos... O ser humano é semelhante, Jonas Dias, porém desigual, seja na sua situação econômica, seja na sua situação genética, seja na sua situação de inteligência que é inata. A inteligência não é construída, a cultura, a formação, sim, a inteligência não. A inteligência é inata.

Agora, ficar com esse discurso de pobre e rico, volto a insistir: vocês estão vivendo em outro planeta! Vocês estão vivendo em outro planeta.

Nós estamos vivendo em um País absolutamente capitalista e quer saber por que o capitalismo é inato ao ser humano? Porque um bebezinho que mal se deu conta da vida disputa uma coisa com outra. Sabe por quê? Porque isso é inato do ser humano, é inato ao animal: Eu quero mais! Eu quero mais!

Agora, aquele que pode mais e que é mais forte vai conseguir o que está procurando. Agora, qualquer coisa fora disso é elucubração mental! Não está sendo sincero ao se olhar no espelho. Quem dizer que se você tem uma condição e tem a condição de querer mais e vai batalhar para tanto... Quantos de nós conhecemos pessoas absolutamente acomodadas na vida? Quantos de nós conhecemos?

Aliás, o partido de vocês se utilizando de acima dos trópicos do País, aproveitando-se daquele calor danado para manter a pobreza e a ignorância, para só dar o peixe e não ensinar a pescar: curral eleitoral. Parabéns. Vocês estão se utilizando sabe do quê? Da desigualdade. Vocês podem mais do que aqueles que não estão enxergando como estão sendo usados.

Então, é o seguinte, não se trata, volto a insistir, de discutir aqui curso de medicina nem formação médica, trata-se de que temos um problema, Jonas Dias: a nossa Cidade está sem médicos! A população não tem onde ser assistida. É muito fácil discutir ao microfone quando não se está com câncer, quando não tem um rim para trocar, quando não tem uma cirurgia cardíaca para fazer. Mas aí, sabe o que o Tião fala? “Mas é saúde as ETEs”. Claro que é, mas vá falar isso para alguém que está com problema cardíaco: “Estamos fazendo o tratamento de esgoto. Isso é saúde”. Claro que é. Qualquer um aqui em sã consciência não discutiria que não o é. Claro que habitação é saúde. Claro que transporte é saúde. Mas vai chegar para a pessoa que está precisando de uma assistência médica e não encontra o profissional, ou não encontra o exame, ou não consegue marcar. Vai discutir serviço público de ETE. Vai discutir transporte público na hora em que ele está em sofrimento ou na hora em que você está com filho ou com um ser querido

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

64/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

em sofrimento. Olha, o PT está brincando com a saúde do guarulhense. Eu insisto, para encerrar: se até final de outubro, Jonas Dias, não for feito alguma coisa pelo Executivo, do qual o senhor faz parte dentro do Legislativo do seu partido, nós iremos entrar com uma representação contra o Tião Almeida por omissão de socorro e negligência pública. Isso eu estou dizendo em nome da Comissão de Higiene e Saúde Pública. Porque eu fui eleito não só para legislar, muito mais do que legislar: eu fui eleito por pacientes que acreditavam que com os meus 30 anos de medicina eu poderia fazer alguma coisa no serviço público. Eu tenho que fiscalizar. E olha: abaixo da crítica o seu prefeito, Tião Almeida, do seu governo. Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Para encerrar.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS – Pela ordem.

O SR. LAMÉ – Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, primeiramente, o senhor Rômulo.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS (Pela ordem) – Senhor Presidente, no Regimento Interno da Casa tem alguma definição do que é elite? Não, né? Ou tem?

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Não, Vereador.

O SR. PROFESSOR RÔMULO ORNELAS (Pela ordem) – Desculpe a minha ignorância. É porque eu sou novato aqui na Casa. Pelo o que eu entendi aqui, principalmente da Vereadora Luiza Cordeiro, não sabe definir bem o que é elite nem o Eduardo Carneiro nem o José Mário, por que nós falamos de elite. Elite não é só a questão econômica. A elite é algo mais. São aqueles privilegiados, no caso do curso de medicina, que tiveram a oportunidade, que é correto, é ótimo, é isso mesmo. Mas o que nós estamos discutindo é que expanda esse direito para mais pessoas. Não é só para um grupo. Tem pessoas que estão fazendo curso de medicina que são pobres. É verdade. Mas também não é esse exagero que o Vereador José Mário está falando: pagar curso de medicina de 3 mil vendendo marmelada. Isso também é exagero. Eu acho que tem um exagero aí. O curso de medicina é caro.

Explicar para o Vereador que o capitalismo não é inato ao ser humano, não. Do jeito que uma criancinha nasce e fica tomando alguma coisa de alguém, primeiro, do jeito que ele toma ele também dá. Percebeu? Então, o capitalismo é inato.

Ele falou aqui que eu não entendo de medicina, ele também precisa estudar também um pouquinho de história da humanidade. Os modos de produção que estamos vivendo agora é o capitalismo. Nós passamos pelos modos de produção asiático. Até no homem primitivo, passamos pelo modo de produção escravista, que foi nas primeiras civilizações. Passamos pelo modo de produção feudal, ali na Idade Média. Após a Idade Média surge o modo de produção capitalista. Ele não é inato ao ser humano. Ele surge nas relações

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

65/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

humanas. Do jeito que ele falou: o ser humano nasce e já disputa com alguém, mas o ser humano nasce e também doa com alguém, distribui, compartilha, gosta das pessoas, não só tira, não.

Então, o capitalismo, como qualquer pessoa de bom-senso, um dia tem fim. E eu espero que seja breve.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Item... Pela ordem, o Vereador Lamé.

O SR. LAMÉ (Pela ordem) – Pela liderança do PTdoB.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela liderança do PTdoB, o Vereador Lamé.

O SR. LAMÉ (Como Líder de Bancada) – Senhor Presidente, senhores Vereadores, enquanto aí teve a discussão para definir o que é elite e o que não é, de domingo eu estou passando pelo HMU e o que eu vejo ali? É só macas nos corredores e seres humanos como gado. Essa é a grande realidade e todos nós somos co-responsáveis. Somos responsáveis, somos co-responsáveis, que precisa encontrar solução. O fato é o seguinte: o Sistema Público de Saúde está falido. Se é a falta de médicos, se a falta de recursos, se a falta de leitos, se a falta de hospital, não sei. O fato é que seres humanos são penalizados e seres humanos pobres, que não têm recursos financeiros, porque quem procura a rede pública de saúde é a pessoa que não tem convênio e que não pode pagar um hospital particular, que não pode pagar um médico.

Portanto, aqui é o seguinte, o que tem que se discutir é o seguinte: seja o governo federal, seja o governo do Estado, seja o município. Não importa. O Vereador Paulo Sergio achou que eu estava atacando o Padre Bento, o Hospital Padre Bento. Pelo contrário, Vereador, não é isso. Eu não estou atacando a instituição Padre Bento. Eu estou atacando o sistema de saúde, seja do Estado, seja do município, enfim, o sistema de saúde público. É muito ruim. É muito diferente do que é colocado para a população na tevê. Por exemplo, não sei, o governo do Estado fala: AME, AME, AME. Em Guarulhos não vemos nenhuma. Está certo? O governo federal está enviando recursos para as UPAs. Esperamos elas funcionando, porque construir é muito fácil. É fácil você colocar tijolos. É muito fácil. É igual a fazer estradas. É muito fácil. Agora, fazer funcionar? Não adianta. Nós precisamos médicos que trabalhem, precisamos ter enfermeiros, graças a Deus, temo-os muito mais do que médicos. Porque você vai na UBS, você vai no hospital e só acha enfermeiro. Portanto, pessoal, eu acho que esse campo filosófico pode até ser discutido na universidade, em palestras, mas aqui como homens públicos temos que exigir que a saúde passe a funcionar.

Não é possível. O doutor Erick, diretor do HMU, amigo de vários Vereadores aqui, estive com ele ontem, ele está abismado. É muita gente para poucos recursos ou para pouco espaços ou para pouco leito ou para pouco médico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

66/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O que eu digo é o seguinte: o Vereador Paulo Sergio pode estar certo. Eu não estou discutindo aqui a teoria de como funciona, se é municipalizado, se é pelo SUS, não estou discutindo isso. Estou discutindo o seguinte: é que os hospitais do governo do Estado, no caso que eu fui ver ontem, a ortopedia, não estão atendendo em nossa cidade. Não podemos ficar só nos sonhos. Olha, pelo o que o Vereador Paulo Sergio falou, o Padre Bento é o paraíso, mas a população na rua não é isso o que diz. O HMU parece mais um açougue. Até o Vereador Eduardo Carneiro estava me dizendo agora há pouco e com razão, ele até sugeriu lá para o diretor, os atendentes do HMU estão expostos, porque atendem sem nenhuma proteção, sem vidro, sem nada! Portanto, todo o sistema nosso está falido.

Eu faço um apelo aqui para o prefeito Almeida, para o Carlão, o meu amigo Carlos Derman, que eu gosto muito dele, que tem me atendido muito, para que, de fato, dê um choque na Saúde e que Guarulhos seja um exemplo.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Para encerrar.

O SR. LAMÉ (Como Líder de Bancada) – Obrigado, senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Paulo Sergio.

O SR. PAULO SERGIO RODRIGUES ALVES (Pela ordem) – Senhor Presidente, qual é o item que nós estamos?

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Item 21, Vereador.

O SR. PAULO SERGIO RODRIGUES ALVES (Pela ordem) – Restam quantos na Ordem do Dia?

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Na ordem de 35. 14 itens.

O SR. PAULO SERGIO RODRIGUES ALVES (Pela ordem) – Pois bem. Eu vou ser bastante breve, nobre Presidente. O Vereador Lamé, eu não esperava outra atitude dele a não ser se retratar dentro das palavras iniciais que V.Exa. proferiu anteriormente em relação ao Hospital Padre Bento. Mas continua, estava indo bem, mas no final ele equivocadamente disse que este Vereador falou que o Padre Bento é o paraíso. De forma nenhuma. O que eu disse não só nesta oportunidade, mas em várias oportunidades é que existe deficiência? Existe. Não tenha dúvida, aliás, não conheço nenhum hospital que não é deficiente em relação à saúde. Todos são. O que a gente espera é um pouquinho mais de respeito e melhorar a cada dia mais.

Quando V.Exa. falou na área da ortopedia e atribuiu ao Hospital Padre Bento, o que eu quis dizer a V.Exa. é que não cometa mais equívoco que a responsabilidade é do atendimento primário e o atendimento na área da ortopedia é o HMU. E que a rede atende também, dá o primeiro atendimento e depois encaminha, a obrigação é encaminhar para a referência.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

67/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

V.Exa. bem sabe que não é só Guarulhos. A referência da Cidade de Guarulhos, desde a época que nós perdemos o ERSA 15, que todos aqui lembram em 89, o episódio que houve nesta Cidade, que passamos a ser refém de Mogi das Cruzes. Então, hoje a coordenadoria é Mogi das Cruzes, e a referência nossa é Mogi das Cruzes. Então, a triagem alta complexidade é encaminhado para as referências. Foi dessa forma que este Vereador colocou. De forma nenhuma, não é no ar pejorativo, porque respeito V.Exa. e V.Exa. muito bem sabe disso, em hipótese alguma conhecimento, mas nessa determinada área eu pedi para que V.Exa. fizesse uma visita, e os médicos desta Casa que temos a honra de ter ao lado aqui, os três médicos, o Dr. Ricardo Rui, que atende no Padre Bento, nós temos aqui o Dr. Eduardo Carneiro e o Dr. José Mário que em momento algum fizeram alguma menção criticando esse Hospital, porque se tivesse um atendimento da forma que V.Exa. proferiu as palavras iniciais, não tenho dúvida nenhuma que ele seria o primeiro a vir aqui criticar. Portanto, eu gostaria de dizer a V.Exa. que nós temos que ter uma certa cautela quando nós criticamos determinada estrutura pública, nós precisamos ter primeiramente a atenção para que nós não atribuímos um problema aos funcionários, aos senhores diretores que se dedicam plenamente dentro da sua competência àquela instituição.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Item 21, ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 21 – Primeira discussão e votação da fusão dos Projetos de Lei nºs 384/05 e 199/10: “A obrigatoriedade de Casas de Diversões, Boates, Casas de Shows, Hotéis, Motéis, Pensões, Bares e Restaurantes e estabelecimentos congêneres, fixarem placa com número telefônico da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) do Governo Federal para denúncia de exploração, abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes e determina sanções para o descumprimento”. Autores: Unaldo Santos e Dra. Helena Sena. Quórum: maioria absoluta.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão a fusão dos projetos de lei 384/05 e 199/10, de autoria do Vereador Unaldo Santos e da Vereadora Dra. Helena Sena. (Pausa) Encerrada a discussão. Em votação. Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

68/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação. 24 votos favoráveis. Aprovado. Para a Ordem do dia da próxima Sessão.

Item 22, ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 22 – Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 228/06: "Institui no município de Guarulhos a Semana de Conscientização sobre a "Síndrome das Lajes". Autor: Dr. Ricardo Rui. Quórum: maioria simples.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

69/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão o projeto e o substitutivo 01. (Pausa) Encerrada a discussão. Em votação primeiramente o substitutivo 01. Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação. 23 votos favoráveis. Aprovado. Para a Ordem do Dia da próxima Sessão, ficando portanto prejudicado o texto inicial.

Item 23, ao Senhor Secretário para a leitura.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

70/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É lido:

ITEM 23 – Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 072/08: “Institui o Programa Escola Cidadã”. Autora: Otávia Tenório. Quórum: maioria simples.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão o projeto e o substitutivo (Pausa) Encerrada a discussão. Em votação primeiramente o substitutivo 01. Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

71/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação. 19 votos favoráveis. Aprovado. Para a Ordem do Dia da próxima Sessão, ficando portanto prejudicado o texto inicial.

Item 24, ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 24 – Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 050/09: “A universalização e a reformulação das bibliotecas nas instituições de ensino municipais, constituindo a Biblioteca Cidadã”. Autor: Lamé. Quórum: maioria simples.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão o projeto, a emenda e o substitutivo (Pausa) Encerrada a discussão. Em votação primeiramente o substitutivo 01. Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

72/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação. 20 votos favoráveis. Aprovado. Para a Ordem do Dia da próxima Sessão, ficando portanto prejudicado o texto e a emenda apresentada.

Item 25. Ao Senhor Secretário para a leitura.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

73/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É lido:

ITEM 25 – Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 225/09: “A obrigatoriedade de curso específico p/condutores e auxiliares de transporte escolar de crianças c/deficiência”. Autora: Silvana Mesquita. Quórum: Maioria absoluta.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão.(Pausa) Encerrada a discussão. Em votação. Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

74/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação. 22 votos favoráveis. Aprovado para a Ordem do Dia da próxima Sessão.

Item 26. Ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 26 – Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 453/09: “A cassação de licença de funcionamento dos estabelecimentos comerciais que permitirem a comercialização de bebidas alcoólicas e facilitação, consentimento e comércio de substâncias entorpecentes a crianças e adolescentes”. Autora: Professora Eneide. Quórum: Maioria absoluta.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão.(Pausa) Encerrada a discussão. Em votação. Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

75/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. LAMÉ – Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, o Vereador Lamé.

O SR. LAMÉ (Pela ordem) – Já concluiu a votação?

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Não, Vereador.

Encerrada a votação. 20 votos favoráveis. Aprovado. Para a Ordem do Dia da próxima Sessão. Pela ordem, o Vereador Lamé.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

76/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. LAMÉ (Pela ordem) – Para justificar, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Para justificar o voto, Vereador.

O SR. LAMÉ (Para justificar o voto) – Senhor Presidente, Senhores Vereadores, tenho um projeto semelhante a este, que na verdade restringe a venda de cigarros, que é igualzinho a esse aí. Só que é para cigarros. Eu lembro que esse projeto não foi aprovado por culpa da Vereadora Eneide, que se absteve na época, no ano passado, não é, Vereadora, não sei por qual motivo, mas ele realmente deixou de ser aprovado porque não tinha Vereadores suficientes no Plenário. Mas quero parabenizar V.Exa. pelo Projeto, pelo trabalho que tem feito, embora seja contrária a um projeto semelhante, que foi apresentado por este Vereador, que restringe a venda de cigarros, artigos de fumo e tudo que é fumaça, não só para as crianças, mas para todos os seres humanos, porque tabaco realmente mata.

Se vende em bar, restaurante e padaria, é muito acessível às crianças. Portanto, lugar de remédio é na farmácia. Lugar de alimento é no mercado, e lugar de cigarro é na tabacaria. E não venha o Vereador Rômulo me acusar de defender o interesse dos tabaqueiros, vamos dizer assim. Não sou tabaqueiro, não tenho tabacaria. Não é nada disso. É realmente em defesa da Saúde Pública. Parabéns, Vereadora Eneide, pelo Projeto. Votei favoravelmente pela ideia, e não pela postura que a Senhora adotou em relação ao meu projeto, que é semelhante. Obrigado.

A SRA. PROFESSORA ENEIDE – Pela ordem.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Pela ordem, a Vereadora Eneide. Para justificar o voto.

A SRA. PROFESSORA ENEIDE (Para justificar o voto) – Para justificar o voto, quero em primeiro lugar me desculpar publicamente se cometi essa injustiça com o projeto do meu colega, Vereador Lamé, que quanto mais fala, mais percebo semelhança de idéias. Prova disso são os projetos. Aqui inclusive tem um projeto seu, que eu retirei também, que era semelhante ao meu, que vai ser votado hoje, que é do xadrez. Não é verdade? Então, temos semelhança de alguns projetos, já não é de hoje. Então, desculpe-me. Não sei o que aconteceu. Agora, a sua fala pode indicar o motivo pelo qual eu não me lembro mais. Abstenção. Veja, uma coisa é você proibir os estabelecimentos que sabem que não podem em hipótese nenhuma fazer isso para criança e adolescente, que não tem a idade de decidir o que quer ainda, legalmente falando.

Outra coisa é você proibir para o conjunto da população, porque a população adulta, legitimamente e constitucionalmente, ela tem o direito de escolher. Pelo menos em tese alguns têm mais direito de escolher do que outros, mas a população, em tese, adulta, acima dos 18 anos, que é o legalmente considerado, pode escolher se ela quer comprar cigarro aqui,

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

77/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

acolá, na padaria, onde ela quiser comprar. À ideia em si, jamais serei contra. A menos que minha abstenção tenha sido em relação a isso, que você estava conflitando com algum dos aspectos que legalmente não podem justificar aquilo em que até concordo com a ideia, mas não com o direito que as pessoas têm de escolher a partir do momento em que são adultas. Mas foi bom você lembrar. É sempre bom lembrarmos. Eu gostaria de pedir desculpas, então.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Item 27. Ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 27 – Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 025/10: “Institui a Semana de Prevenção a Brincadeiras Perigosas nas escolas da rede municipal de educação”. Autor: Professor Auriel. Quórum: Maioria simples.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão o Projeto Substitutivo 02, uma vez que o Substitutivo 01 foi retirado pelo autor. (Pausa) Encerrada a discussão. Em votação primeiramente o Substitutivo 02. Solicito aos Senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

78/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 19 votos favoráveis. Aprovado. Para a Ordem do Dia da próxima Sessão. Ficando, portanto, prejudicado o texto inicial.

Item 28, ao Senhor Secretário para a leitura.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

79/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É lido:

ITEM 28 – Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 049/10: "Concessão pelo Executivo Municipal de kit de higiene bucal aos alunos da rede pública municipal de ensino". Autor: Guti

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão. (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação. Solicito aos senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

80/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 21 votos favoráveis. Aprovado. Para a Ordem do Dia da próxima Sessão.

Item 29, ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 29 – Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 053/10: "Cria a Política de Prevenção das Doenças Vasculares na Infância e na Adolescência". Autora: Otávia Tenório. Quórum: maioria simples.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão o projeto e o Substitutivo (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação, primeiramente, o Substitutivo nº 1. Solicito aos senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

81/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 21 votos favoráveis. Aprovado. Para a Ordem do Dia da próxima Sessão. Ficando, portanto, prejudicado o texto inicial.

Item 30, ao Senhor Secretário para a leitura.

– É lido:

ITEM 30 – Primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 120/10: "A criação do Projeto Escola Viva". Autora: Professora Marisa de Sá. Quórum: maioria simples.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

82/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Em discussão o projeto e as emendas (Pausa). Encerrada a discussão. Em votação, primeiramente, a Emenda Supressiva nº 1. Solicito aos senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO – Questão de ordem.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Questão de ordem, Vereador Doutor Eduardo Carneiro.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

83/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO (Pela ordem) – Nós estamos com uma dúvida aqui, Presidente. Nós gostaríamos de saber a que horas termina a Sessão?

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Às 18 horas e 11 minutos, Vereador.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO (Pela ordem) – Ah, sim. São 18 horas e 11 minutos.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Nós estamos em processo de votação.

O SR. DR. EDUARDO CARNEIRO (Pela ordem) – Perfeito. Muito obrigado, Senhor Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 20 votos favoráveis. Aprovada. Suprima-se. Em votação a Emenda Modificativa nº 1. Solicito aos senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

84/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 21 votos favoráveis. Aprovada. Inclua-se. Em votação a Emenda Aditiva nº 1. Solicito aos senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

85/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Encerrada a votação, 21 votos favoráveis. Aprovada. Inclua-se. Em votação o Projeto. Solicito aos senhores Vereadores que utilizem os terminais para o voto eletrônico.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

86/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

– É feita a votação eletrônica, conforme a seguinte tabela:

O SR. PRESIDENTE (Alan Neto) – Aprovado. Para a

Ordem do Dia da próxima Sessão.

Rua João Gonçalves, 604 – Centro – Guarulhos – SP – CEP: 07010-010 – PABX (11)2475-0200

http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br

87/87 58ª SO (14-10-10) PODER LEGISLATIVO

CIDADE DE GUARULHOS

Item 31, ao Senhor Secretário para a leitura... Retificando,

tendo em vista o horário regimental, dou por encerrada a presente Sessão.

– Encerra-se a Sessão às 18h16min.

– SECRETÁRIO – – PRESIDENTE –

OBS: OS DISCURSOS AQUI TRANSCRITOS NÃO FORAM REVISTOS PELOS ORADORES.