OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

11
www.cers.com.br 1 OAB 2ª FASE XIII EXAME Direito do Trabalho Aryanna Manfredini, Rafael Tonassi e Renato Saraiva Sumário EMBARGOS DE DECLARAÇÃO ........................................................................................................................... 2 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL .......................................................................................................................................... 2 HIPÓTESES DE CABIMENTO ........................................................................................................................................ 2 PRAZO ................................................................................................................................................................... 3 JULGAMENTO DOS EMBARGOS ................................................................................................................................... 3 INTERRUPÇÃO DO PRAZO PARA OUTROS RECURSOS ........................................................................................................ 3 EFEITO MODIFICATIVO.............................................................................................................................................. 3 MANIFESTAÇÃO DA OUTRA PARTE .............................................................................................................................. 4 MULTA POR EMBARGOS PROTELATÓRIOS ..................................................................................................................... 5 EMBARGOS PREQUESTIONADORES SÚMULA 297 DO TST ............................................................................................. 5 EMBARGOS DECLARATÓRIOS DE DECISÃO MONOCRÁTICA DO RELATOR SÚMULA 421 DO TST ............................................ 6 ESTRUTURA DOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO .................................................................................................. 7 EXERCÍCIO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO....................................................................................................... 9

Transcript of OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

www.cers.com.br

1

OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

Aryanna Manfredini, Rafael Tonassi e Renato Saraiva

Sumário

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO ........................................................................................................................... 2

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL .......................................................................................................................................... 2 HIPÓTESES DE CABIMENTO ........................................................................................................................................ 2 PRAZO ................................................................................................................................................................... 3 JULGAMENTO DOS EMBARGOS ................................................................................................................................... 3 INTERRUPÇÃO DO PRAZO PARA OUTROS RECURSOS ........................................................................................................ 3 EFEITO MODIFICATIVO .............................................................................................................................................. 3 MANIFESTAÇÃO DA OUTRA PARTE .............................................................................................................................. 4 MULTA POR EMBARGOS PROTELATÓRIOS ..................................................................................................................... 5 EMBARGOS PREQUESTIONADORES – SÚMULA 297 DO TST ............................................................................................. 5 EMBARGOS DECLARATÓRIOS DE DECISÃO MONOCRÁTICA DO RELATOR – SÚMULA 421 DO TST ............................................ 6 ESTRUTURA DOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO .................................................................................................. 7 EXERCÍCIO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO ....................................................................................................... 9

www.cers.com.br

2

OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

Aryanna Manfredini, Rafael Tonassi e Renato Saraiva

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Os embargos de declaração estão previstos no artigo 897-A da CLT. Além desse, são aplicados, subsidiariamente, os artigos 535-538 do CPC.

HIPÓTESES DE CABIMENTO

No Processo do Trabalho, os embargos de declaração representam o meio adequado para impugnar sentença ou acórdão que apresentem omissão, obscuridade, contradição ou manifesto equívoco na análise dos pressupostos extrínsecos do recurso.

Art. 897-A, CLT. Caberão embargos de declaração da

sentença ou acórdão, no prazo de cinco dias,

devendo seu julgamento ocorrer na primeira audiência

ou sessão subseqüente a sua apresentação, registrado

na certidão, admitido efeito modificativo da decisão

nos casos de omissão e contradição no julgado e

manifesto equívoco no exame dos pressupostos

extrínsecos do recurso.

Parágrafo único. Os erros materiais poderão ser

corrigidos de ofício ou a requerimento de qualquer das

partes.

Art. 535, CPC. Cabem embargos de declaração

quando:

I - houver, na sentença ou no acórdão, obscuridade ou

contradição;

II - for omitido ponto sobre o qual devia pronunciar-se o

juiz ou tribunal.

Art. 536. Os embargos serão opostos, no prazo de 5

(cinco) dias, em petição dirigida ao juiz ou relator, com

indicação do ponto obscuro, contraditório ou omisso,

não estando sujeitos a preparo. (Redação dada pela

Lei nº 8.950, de 1994).

Art. 537. O juiz julgará os embargos em 5 (cinco) dias;

nos tribunais, o relator apresentará os embargos em

mesa na sessão subseqüente, proferindo voto.

(Redação dada pela Lei nº 8.950, de 1994).

www.cers.com.br

3

OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

Aryanna Manfredini, Rafael Tonassi e Renato Saraiva

PRAZO

Observe que o prazo para a interposição dos embargos de declaração é de 5 (cinco) dias (art. 897-A, CLT). Ademais, é importante relembrar que os entes públicos que não exploram a atividade econômica possuem prazo em dobro para a interposição de recurso. Assim, tendo em vista o caráter recursal dos embargos, dispõe a OJ 192 da SDI – 1 do TST que é em dobro o prazo para a interposição de Embargos Declaratórios por pessoa jurídica de Direito Público.

OJ 192, SDI – 1, TST. Embargos Declaratórios. Prazo

e dobro. Pessoa Jurídica de Direito Público. Decreto-

Lei 779/69. É em dobro o prazo para a interposição de

Embargos Declaratórios por pessoa jurídica de Direito

Público.

JULGAMENTO DOS EMBARGOS

Os embargos de declaração serão julgados pelo mesmo órgão do Poder Judiciário que proferiu a decisão embargada, sendo dirigido diretamente ao juiz que proferiu a sentença embargada e, no Tribunal, ao relator, não havendo, portanto, folha de rosto.

INTERRUPÇÃO DO PRAZO PARA OUTROS RECURSOS

A interposição dos embargos de declaração INTERROMPE (zera) o prazo para interposição de outros recursos PARA AS DUAS PARTES, voltando a contar o prazo para interposição do recurso principal a partir da publicação da decisão de embargos.

EFEITO MODIFICATIVO

Conforme exposto, os embargos de declaração visam apenas suprir uma omissão, obscuridade, contradição ou manifesto equívoco na análise dos pressupostos

www.cers.com.br

4

OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

Aryanna Manfredini, Rafael Tonassi e Renato Saraiva

extrínsecos. Contudo, existem situações em que a fim de suprir a lacuna da decisão embargada, os embargos ensejarão, por conseguinte, a sua reforma.

Por exemplo, “a ré argui prescrição na contestação e a sentença, omissa quanto a esse ponto, julga procedente o pedido do reclamante. Interpostos os embargos declaratórios pela ré contra tal omissão, e se eles forem providos para sanar a omissão, o juiz pode, de fato, pronunciar a prescrição e julgar extinto o processo com resolução do mérito, nos termos do artigo 269, IV do CPC. Houve, assim, a reforma da sentença e, nesse caso, o recurso de embargos declaratórios devolveu ao juiz o conhecimento da matéria impugnada1”.

A súmula 278 do TST prevê, expressamente, o efeito modificativo dos embargos de declaração. Essa súmula é anterior à Lei 9957/2000, que acrescentou o artigo 897-A a CLT, o qual também prevê os efeitos modificativos para o recurso, nos casos de omissão, contradição ou manifesto equívoco no exame dos pressupostos extrínsecos do recurso. Observe que a súmula dispõe sobre matéria que já encontra previsão legal, mas, apesar de estar superada, continua em vigor. Portanto, em uma questão sobre efeito modificativo dos embargos de declaração é válido citar a súmula 278 do TST, além do artigo 897-A da CLT.

Súmula 278, TST. A natureza da omissão suprida pelo

julgamento de embargos declaratórios pode ocasionar

efeito modificativo no julgado.

MANIFESTAÇÃO DA OUTRA PARTE

No trâmite regular dos embargos de declaração não há manifestação da outra parte. Entretanto, se os embargos declaratórios causarem alteração no julgado (efeito modificativo), abrir-se-á vista à outra parte, sob pena de nulidade da decisão que acolheu esse recurso em face da violação do princípio do contraditório, nos termos do artigo 5º, LV da CF (OJ 142 da SDI – 1, TST). Ressalte-se, todavia, que a OJ 142 da SDI-1 do TST foi alterada em 2012 para estabelecer que a ausência de manifestação, no caso de embargos de declaração opostos em face da sentença, não enseja nulidade, em razão do efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinário. Observe:

OJ 142, SDI-1, TST. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO.

EFEITO MODIFICATIVO. VISTA À PARTE

CONTRÁRIA (inserido o item II à redação ) - Res.

178/2012, DEJT divulgado em 13, 14 e 15.02.2012

I - É passível de nulidade decisão que acolhe

embargos de declaração com efeito modificativo sem

1 LEITE. Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. 7. ed. São Paulo: Ltr, 2009. p. 747.

www.cers.com.br

5

OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

Aryanna Manfredini, Rafael Tonassi e Renato Saraiva

que seja concedida oportunidade de manifestação

prévia à parte contrária.

II - Em decorrência do efeito devolutivo amplo conferido

ao recurso ordinário, o item I não se aplica às hipóteses

em que não se concede vista à parte contrária para se

manifestar sobre os embargos de declaração opostos

contra sentença.

Além disso, os embargos de declaração com efeito modificativo podem acarretar a interposição de RO complementar. Por exemplo, o Reclamado interpôs um RO após o terceiro dia da publicação da sentença. No entanto, no quinto dia, o Reclamante interpôs embargos de declaração com efeito modificativo. Nessa hipótese, se o juiz do trabalho acolher o recurso, alterando a decisão, o Reclamado poderá interpor um RO Complementar, o qual versará, exclusivamente, sobre a matéria alterada pelos embargos declaratórios.

MULTA POR EMBARGOS PROTELATÓRIOS

Caso os embargos sejam manifestamente protelatórios, nos termos do parágrafo único do art. 538 do CPC, o juiz ou o tribunal, declarando que o são, condenará o embargante a pagar ao embargado multa não excedente de 1% (um por cento) sobre o valor da causa. Na reiteração de embargos protelatórios, a multa é elevada a até 10% (dez por cento), ficando condicionada a interposição de qualquer outro recurso ao depósito do valor respectivo. Frise-se: apenas na circunstância de reiteração de embargos protelatórios, a interposição do recurso é condicionada ao depósito da multa.

Art. 538. Os embargos de declaração interrompem o

prazo para a interposição de outros recursos, por

qualquer das partes. (Redação dada pela Lei nº 8.950,

de 1994)

Parágrafo único. Quando manifestamente

protelatórios os embargos, o juiz ou o tribunal,

declarando que o são, condenará o embargante a

pagar ao embargado multa não excedente de 1% (um

por cento) sobre o valor da causa. Na reiteração de

embargos protelatórios, a multa é elevada a até 10%

(dez por cento), ficando condicionada a interposição de

qualquer outro recurso ao depósito do valor respectivo.

(Redação dada pela Lei nº 8.950, de 1994)

EMBARGOS PREQUESTIONADORES – SÚMULA 297 DO TST

www.cers.com.br

6

OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

Aryanna Manfredini, Rafael Tonassi e Renato Saraiva

Outra teoria de cabimento desse recurso está prevista nas súmulas 184 e 297, II do TST: embargos de declaração para fins de prequestionamento.

O prequestionamento é um pressuposto exclusivo dos recursos de natureza extraordinária (recurso de revista, embargos ao TST e recurso extraordinário). Sinteticamente, o prequestionamento exige que “o acórdão contra o qual se recorre deve conter, de forma explícita, referência à tese que se deseja impugnar. Às vezes, o Tribunal Regional, ao julgar, omite-se a respeito de um argumento utilizado nas razões ou contrarrazões do recurso. Tal ocorrendo, compete à parte oferecer embargos de declaração, sob pena de preclusão2”.

Súmula 297, TST. I - Diz-se prequestionada a matéria

ou questão quando na decisão impugnada haja sido

adotada, explicitamente, tese a respeito.

II - Incumbe à parte interessada, desde que a matéria

haja sido invocada no recurso principal, opor embargos

declaratórios objetivando o pronunciamento sobre o

tema, sob pena de preclusão.

III - Considera-se prequestionada a questão jurídica

invocada no recurso principal sobre a qual se omite o

Tribunal de pronunciar tese, não obstante opostos

embargos de declaração.

Súmula 184, TST. Ocorre preclusão quando não forem

opostos embargos declaratórios para suprir omissão

apontada em recurso de revista ou de embargos.

EMBARGOS DECLARATÓRIOS DE DECISÃO MONOCRÁTICA DO RELATOR – SÚMULA 421 DO TST

O artigo 557 do CPC apresenta algumas situações em que o relator, por meio de uma decisão monocrática, poderá negar seguimento ou dar provimento a um recurso. Segundo a súmula 421, I, TST, nestas hipóteses, quando a decisão possuir conteúdo decisório definitivo e conclusivo da lide, poderá ser esclarecida pela via dos embargos de declaração.

2 PINTO. Raymundo Antonio Carneiro. Súmulas do TST comentadas. 10. ed. São Paulo: Ltr, 2008. p. 251.

www.cers.com.br

7

OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

Aryanna Manfredini, Rafael Tonassi e Renato Saraiva

Súmula 421, TST. I - Tendo a decisão monocrática de

provimento ou denegação de recurso, prevista no art.

557 do CPC, conteúdo decisório definitivo e conclusivo

da lide, comporta ser esclarecida pela via dos

embargos de declaração, em decisão aclaratória,

também monocrática, quando se pretende tão somente

suprir omissão e não, modificação do julgado.

II - Postulando o embargante efeito modificativo, os

embargos declaratórios deverão ser submetidos ao

pronunciamento do Colegiado, convertidos em agravo,

em face dos princípios da fungibilidade e celeridade

processual.

Art. 557, CPC. O relator negará seguimento a recurso

manifestamente inadmissível, improcedente,

prejudicado ou em confronto com súmula ou com

jurisprudência dominante do respectivo tribunal, do

Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior.

§ 1º - A. Se a decisão recorrida estiver em manifesto

confronto com súmula ou com jurisprudência

dominante do Supremo Tribunal Federal, ou de

Tribunal Superior, o relator poderá dar provimento ao

recurso.

§ 1º. Da decisão caberá agravo, no prazo de cinco

dias, ao órgão competente para o julgamento do

recurso, e, se não houver retratação, o relator

apresentará o processo em mesa, proferindo voto;

provido o agravo, o recurso terá seguimento.

§ 2º. Quando manifestamente inadmissível ou

infundado o agravo, o tribunal condenará o agravante a

pagar ao agravado multa entre um a dez por cento do

valor corrigido da causa, ficando a interposição de

qualquer outro recurso condicionada ao depósito do

respectivo valor.

ESTRUTURA DOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

Os embargos de declaração tem apenas uma folha dirigida ao juiz que proferiu a decisão.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA ___ VARA DO TRABALHO DE __________.

Embargante:

Embargado:

Processo nº

www.cers.com.br

8

OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

Aryanna Manfredini, Rafael Tonassi e Renato Saraiva

NOME DO EMBARGANTE, já qualificado nos autos em epígrafe, em que contende com NOME DO

EMBARGADO, também qualificado, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por intermédio

de seu advogado adiante assinado, com fulcro no artigo 893, I, 897-A e 769 da CLT e art. 535 e

seguintes do CPC, OPOR:

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

em face da ......, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.

I – DOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE

Encontram-se presentes todos os pressupostos de admissibilidade do recurso dentre os quais se

destacam a legitimidade, capacidade, interesse processual, tempestividade e regularidade de

representação.

Diante do exposto, requer o conhecimento dos embargos de declaração, a fim de sanar a (omissão

ou obscuridade ou contradição ou equívoco na análise dos pressupostos extrínsecos) abaixo

mencionada.

II – DA OMISSÃO/OBSCURIDADE/CONTRADIÇÃO OU MANIFESTO EQUÍVOCO NA ANÁLISE

DOS PRESSUPOSTOS EXTRÍNSECOS DO RECURSO

§1º Fatos

Exemplo de omissão: A respeitável sentença julgou procedente o pedido do Embargado, condenando

a ora Embargante ao pagamento de férias e horas extras. Apesar de alegar, na contestação, a

prescrição bienal e juntar o termo de rescisão do contrato de trabalho, a decisão é omissa quanto à

prejudicial de mérito.

§2º Fundamentos: apontar a (omissão ou obscuridade ou contradição ou equívoco na análise dos

pressupostos extrínsecos), nos moldes do artigo 536 do CPC.

§3º Pedido: Diante do exposto, requer que a omissão da sentença seja sanada, a fim de que o douto

Juízo se manifeste quanto à prescrição arguida em audiência pela Embargante.

www.cers.com.br

9

OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

Aryanna Manfredini, Rafael Tonassi e Renato Saraiva

II – REQUERIMENTOS FINAIS

Isto posto, requer o conhecimento, a intimação da outra parte para apresentar manifestação

aos embargos, nos termos da OJ 142, SDI-1 do TST, bem como o provimento do presente recurso,

para que seja sanada a omissão apontada.

Termos em que,

Pede deferimento.

Local e data.

Advogado

OAB n°

EXERCÍCIO DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

I - PROPOSTA

PONTO 5 (Cespe – 128º OAB SP – questão adaptada)

Em ação processada na cidade de São Paulo, foi indeferido o processamento do recurso

ordinário interposto pelo reclamante, o que motivou a apresentação de recurso de agravo de

instrumento. Ocorre que o último dia do prazo para a interposição do referido agravo de

instrumento correspondia a 25 de janeiro, feriado municipal na cidade de São Paulo, de

modo que a petição somente foi apresentada no dia seguinte, ou seja, 26 de janeiro. Ao

julgar o agravo de instrumento, o Tribunal Regional do Trabalho, não se recordando e não

verificando que o recurso tratava da prorrogação do prazo diante da existência do feriado

municipal no dia 25 de janeiro, por lapso, considerou o agravo de instrumento intempestivo e

dele não conheceu.

QUESTÃO: Elabore, como advogado do reclamante, a peça processual adequada ao caso.

II - RESOLUÇÃO DO SEGUNDO EXERCÍCIOS DE ED

www.cers.com.br

10

OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

Aryanna Manfredini, Rafael Tonassi e Renato Saraiva

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR FEDERAL RELATOR DA ...

TURMA DO EGRÉGIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO.

Embargante:

Embargado:

Processo n.

NOME DO EMBARGANTE, já qualificado nos autos em epígrafe, em que contende com

NOME DO EMBARGADO, também qualificado, vem respeitosamente perante Vossa

Excelência, por intermédio de seu advogado abaixo assinado, com fulcro nos arts. 893,I,

897-A e art. 769 da CLT e o art. 535 e seguintes do CPC, OPOR:

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

em face da decisão de não conhecimento do agravo de instrumento, pelas razões de

fato e de direito a seguir expostas.

I – PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE DO RECURSO

Encontram-se presentes todos os pressupostos de admissibilidade do recurso dentre

os quais se destacam a legitimidade, capacidade, interesse processual, tempestividade e

regularidade de representação.

Diante do exposto, requer o conhecimento dos embargos de declaração, a fim de

sanar o equívoco na análise dos pressupostos extrínsecos do recurso.

II – RAZÕES DOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

A respeitável decisão recorrida considerou o Agravo de Instrumento interposto pela

ora Embargante intempestivo e dele não conheceu devido a um lapso na verificação da

prorrogação do prazo recursal em razão da existência do feriado municipal no oitavo dia do

prazo, inobstante a parte recorrente tenha feito menção a ela na minuta de agravo.

www.cers.com.br

11

OAB 2ª FASE – XIII EXAME Direito do Trabalho

Aryanna Manfredini, Rafael Tonassi e Renato Saraiva

Dessa forma, verifica-se que houve um erro na decisão do TRT na análise de um dos

pressupostos extrínsecos para admissibilidade do recurso, qual seja, da tempestividade.

Assim, como o último dia do prazo para interposição do agravo de Instrumento caiu no dia

25/01, feriado municipal na cidade de São Paulo, o prazo prorroga-se para o primeiro dia útil

subseqüente, qual seja, 26/01, data esta em que foi interposto o recurso em comento.

Nesse sentido dispõe o art. 775, parágrafo único da CLT:

Ressalta-se que a Súmula 385 do TST, abaixo transcrita, foi observada pelo

embargante, uma vez que em sua minuta de agravo ressaltou a prorrogação do prazo em

virtude de feriado local.

Diante do exposto, requer seja declarado o manifesto equívoco na análise do

pressuposto extrínseco do recurso de agravo de instrumento, qual seja, a tempestividade, a

fim de que o mesmo seja conhecido e a ele seja dado seguimento.

III – REQUERIMENTOS FINAIS

Isto posto, requer o conhecimento do presente recurso, a intimação da outra parte

para apresentar manifestação aos embargos, no prazo de 5 dias, nos termos da OJ 142 da

SDI-I do TST, bem como o provimento do presente recurso, para que seja declarado o

equívoco na análise do pressuposto extrínseco do recurso de agravo de instrumento,

devendo o mesmo ser conhecido e a ele dado seguimento.

Nestes termos.

Pede deferimento.

Local e data.

Advogado.

OAB n.