Implantação do desenvolvimento sustentável no ambiente de trabalho

12
Implantação do desenvolvimento sustentável no ambiente de Trabalho Equipe: Regina Marcos Rosane Ramos Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental Profª: Patrícia Filizola

Transcript of Implantação do desenvolvimento sustentável no ambiente de trabalho

Implantação do desenvolvimento sustentável no ambiente de Trabalho

Equipe:Regina MarcosRosane Ramos

Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental

Profª: Patrícia Filizola

Introdução

Os processos de industrialização e o crescimento do consumo, consequentemente o aumento da poluição, contribuíram para o esgotamento dos recursos naturais e da biodiversidade. Contudo, verifica-se um progressivo processo de conscientização ambiental por parte da humanidade. Este processo pretende demonstrar uma atitude responsável como implantar desenvolvimento sustentável no ambiente de trabalho. Bem como, procurar reduzir as agressões ao meio ambiente.

ObjetivoOferecer e otimizar a qualidade do ambiente de trabalho, com ações responsáveis utilizando materiais , equipamentos e acessórios sustentáveis, que podem gerar economia dos recursos naturais, com possibilidade de redução do impacto ambiental contribuindo para uma qualidade de vida.

Ambiente SustentávelNovos valores

Responsabilidade

Menor impacto ambiental

Qualidade de vida

 Dicas sustentável no trabalho 

Seja adepto de ações sócio

ambientalmente responsáveis

Desconecte seus dispositivos eletrônicos Reduza, reutilize

e recicle o material de escritório

Avalie antes de imprimir Economize energia

dos computadores

Construção Sustentável

1. Planejamento Sustentável da Obra2. Aproveitamento passivo dos recursos naturais3. Eficiência energética4. Gestão e economia da água5. Gestão dos resíduos na edificação6. Qualidade do ar e do ambiente interior7. Conforto termo-acústico8. Uso racional de materiais9. Uso de produtos e tecnologias ambiental

Bioarquitetura é um ramo da arquitetura que busca construir imóveis em harmonia com a natureza, com baixo impacto ambiental e custos operacionais reduzidos. Assim, adotam-se sistemas de iluminação e ventilação naturais e equipamentos de energia renovável, como painéis solares para aquecimento da água dos chuveiros, além de sistemas de captação de água de chuva e de reuso de água.

Bacias econômicasConsumo de 6 litros por ciclo / Teclas

de duplo acionamento ( 3 e 6 litros)

Duchas eficientesEconomizam até

40% de água

Torneiras econômicas Vários sistemas

(controle de fluxo, aeradoras, sensor

deacionamento, pedais,

etc.)

Luminotécnico pode garantir

melhor iluminação e

menor consumo de energia.

Considerações FinaisA utilização de material sustentável é necessário, desde crescente industrialização passando pela globalização, posterior consumo desenfreado, evidenciando a poluição, consequentemente a crise climática e a exaustão dos recursos naturais e energético. É importante como estratégia de mudança comportamental de não desperdiçar, de reutilizar, reciclar e utilizar materiais que sejam sustentáveis no ambiente de trabalho tendo como proposta contribuir para qualidade de vida.

“Sustentabilidade é toda ação destinada a manter as condições energéticas, informacionais, físico-químicas que sustentam todos os seres, especialmente a Terra viva, a comunidade de vida e a vida humana, visando a sua continuidade e ainda a atender as necessidades da geração presente e das futuras de tal forma que o capital natural seja mantido e enriquecido em sua capacidade de regeneração, reprodução, e coevolução.”

Leonardo Boff

Referências ___________. Construção Sustentável. Instituto de Pesquisas em Infraestrutura Verde e Ecologia Urbana. Jornal Eletrônico, Rio de janeiro. 2 jun. 2009. Disponível em: <http://inverde.wordpress.com/construcao-sustentavel/> . Acesso em: 21 set. 2013.

___________. Dicas-sustentabilidade. Portal EcoD. Disponível em: <http://www.ressoar.org.br/dicas_sustentabilidade_sete_dicas_sustentavel_trabalho.asp>. Acesso em: 21 set. 2013.

___________. Disca De Sustentabilidade Na Construção. Prima Matériais LTDA. São Paulo, 25 abr. 2012. Disponível em: <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=376240789093814&set=a.197239556993939.63406.197226723661889&type=1&theater>. Acesso em: 21 set. 2013.

MACEDO.F.H.T.M.B. As qualidades expressivas dos eco-materiais. Faculdade de Arquitetura , Lisboa, dez. 2010. Disponível em: <http://www.academia.edu/415184/As_qualidades_expressivas_dos_eco-materiais>. Acesso em: 21 set. 2013.