DOIS ANOS DE GESTÃO - GOSP

40
Novo Palácio Histórico do projeto ao longo desses dois anos / 39 NESTE NÚMERO : Balanço de dois anos da gestão do Grande Oriente de São Paulo Palavra do GME NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS / 04 EntidadEs ParaMaçônicas APOIO, ORGANIZAÇÃO E IINCENTIVO DE ENTIDADES PARAMAÇÔNICAS / 31 Palavra do GMEa AS MELHORES EXPERIÊNCIAS ESTÃO NO TRAJETO / 08 luzes / 13 • ano I I Revista do Grande Oriente de São Paulo - Mai/Jun 2017 DOIS ANOS DE GESTÃO

Transcript of DOIS ANOS DE GESTÃO - GOSP

EspEcial 2 anos dE gEstão

Novo Palácio • Histórico do projeto ao longo desses dois anos / 39

NESTE NÚMERO : Balanço de dois anos da gestão do Grande Oriente de São Paulo

Palavra do GME • NeNhum de Nós é tão bom quaNto todos Nós juNtos / 04

EntidadEs ParaMaçônicas • apoio, orgaNização e iiNceNtivo de eNtidades paramaçôNicas / 31

Palavra do GMEa • as melhores experiêNcias estão No trajeto / 08

luzes / 13 • ano I Irevista do grande oriente de são paulo - mai/jun 2017

DOIS ANOS DE GESTÃO

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStão

“eNtre passado, preseNte e fu-turo, o objetivo maior da or-dem sempre foi e sempre será o de ser uma escola de vida para aqueles iNteressados em fazer um muNdo melhor”,EmInEntE Irmão BEnEdIto marquEs Ballouk FIlhoGrão-mEstrE Estadual do GrandE orIEntE dE são Paulo (GosP)

EDITORIALtecnologia na comunicaçãoEDITORIAL

expedieNte

Jornalista Responsável: Roberto Souza (MTB: 11.408) • Editor-Chefe: Fábio Berklian • Editor: rodrigo moraes • Revisão: Paulo Furstenau • Projeto Gráfico: Luiz Fernando Almeida • Diagramação: leonardo fial, luis gustavo martins Foto de Capa: Reprodução • www.rspress.com.br

O primeiro texto oficial escrito no País, a Carta do Acha-mento do Brasil, escrita em 2 de maio de 1500 por Pero Vaz de Caminha, levou meses para chegar às mãos de seu destinatário, o rei Dom Manuel I. Já em 1822, o famo-so grito Independência ou Morte demorou semanas para chegar aos ouvidos da Corte Portuguesa. Já no início do século 20, com um grande salto, as comunicações entre reis, príncipes e governantes – principalmente na Eu-ropa – no período pré-guerra demoravam horas ou até dias para chegarem aos seus interlocutores. Até que, na Primeira Guerra Mundial, com o uso do telégrafo, códi-go morse e primeiras versões de telefone nas próprias trincheiras, a conectividade dava saltos tecnológicos formidáveis. A reboque, a comunicação ganhava novos formatos, perspectivas e, principalmente, impactos. Por exemplo, em 1969, ano que ficou marcado na história da televisão mundial, Neil Armstrong dava – ao vivo – seus primeiros passos na lua.

Os exemplos acima são apenas alguns que demons-tram a evolução da tecnologia e da própria comunica-ção ao longo da história. Na Maçonaria, ainda esta-mos aprendendo a lidar com essas mudanças. Há 20

ou 30 anos, as reuniões presenciais e o meio impresso, a partir dos nossos Boletins – assim como são atual-mente os jornais, as TVs tradicionais e o rádio –, eram as principais vias de acesso à informação.

Hoje, esse jogo virou. São infinitas possibilidades, e o GOSP vem se aproveitando delas. O digital tomou de assalto o espaço para a disseminação do conhe-cimento. Já, agora e ao vivo! Por exemplo, fizemos ano passado a transmissão em tempo real de parte da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental de nosso Palácio Maçônico do GOSP usando um celular. Imagine isso no âmbito nacional. Através da nossa rede social, o Jive, é possível acessar e entrar em contato com qualquer Irmão da Jurisdição. Como dizem os mais jovens, importante é estar conectado. Saibamos portanto, Irmãos, nos adaptar a essa nova realidade. Saibamos aproveitar essa infinita rede de possibilidades para fazer a Maçonaria voltar ao caminho da união, credibilidade, filantropia e bene-merência, agregando a juventude e, principalmente, nossos mais importantes valores.

InteratIvIdade e conectIvIdade

Secretaria de Comunicação e Imprensa do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente de São Paulo (GOSP): Eminente Irmão Benedito Marques Ballouk Filho • Grão-Mestre EstadualAdjunto do Grande Oriente de São Paulo (GOSP): Poderoso Irmão Kamel Aref Saab • Secretário Estadual de Comunicação eImprensa (SECI): Poderoso Irmão Roberto Lorenzetti• Poderosos Irmãos Secretários Estaduais Adjuntos da SECI: sérgio ayres da silva filho e antônio francisco mascarenhas

Luzes4 especial 2 anos de gestão

Shiu

tter

Stoc

k

Palavra do GME

nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!

Em junho de 2015, portanto dois anos atrás, tive a honra e a satisfação de ser o entrevistado da edição de lançamento da Revista Luzes. Naquele momento, vivía-

mos o início de uma gestão cheia de metas, desafios e perspectivas. Na oportunidade, falei sobre algu-mas de minhas ideias para que o GOSP se reaproxi-masse das Lojas da Jurisdição e, consequentemente, interagisse de maneira mais ativa com os mais de

24 mil Irmãos do estado. Outra meta era resgatar o papel de protagonismo da Maçonaria na Sociedade. Como havia dito dois anos atrás:

“É hora de os Maçons se aliarem às outras pessoas de bem. Deixando a plateia e se tornan-do protagonistas no processo de evolução da sociedade, por meio único e legítimo, no exer-cício da política. Essa é uma revolução pacífica, um movimento cívico e democrático (...). Se

EspEcial 2 anos dE gEstão

EMinEntE irMão BEnEdito MarquEs Ballouk Filho grão-mestre do grande oriente de são paulo (gosp)

há muitos anos os Maçons foram operativos na construção de edifícios e plantaram as sementes da razão, hoje se dedicam à construção moral da sociedade”.

Passados dois anos, julgo que ambas as ações – embora sejam questões que requeiram contínuo aprimoramento – estejam em plena execução. Graças ao trabalho de comunicação e planejamento, hoje temos acesso a ferramen-tas que fazem a diferença na interação com os Irmãos. Em relação a essa maior participação na sociedade, tivemos exemplos positivos de nossa reinserção, como o trabalho realizado pelo Grupo Estadual de Ação Política (GEAP) e o próprio fato de o Ministério Público Federal (MPF) ter nos procurado, em setembro de 2015, para pedir que apoiássemos o projeto 10 Medidas Contra a Corrupção, que hoje tem mais de 2,1 milhões de assinaturas em todo o Brasil.

Outro ponto-chave de nossa gestão foi a construção de nosso novo Palácio Maçônico. A antiga Sede do GOSP, o Palácio Maçônico Bene-dito Machado Pinheiro Tolosa, tinha quase 70 anos de uso e fora construído quando havia 60 Lojas no GOSP. Hoje, chegamos a 800 Lojas e o Palácio Maçônico já não atendia mais às nossas necessidades. Isso sem contar o iminente risco de interdição que corríamos em relação a uma representativa reforma pela qual o edifício teria, cedo ou tarde, de passar.

Precisávamos dar esse passo para a Maçona-ria Paulista voltar a crescer, portanto a constru-ção do Novo Palácio representa um novo capítulo na história do GOSP.

Em 20 de agosto de 2016, com o lançamento da Pedra Fundamental, o novo Palácio deixou de ser apenas um sonho e se tornou uma realidade.

Construiremos o maior Palácio Maçônico da América Latina. Com certeza, à altura e digni-dade da vanguarda do Grande Oriente de São Paulo e da qualidade individual de todos os nossos Irmãos que fazem a verdadeira força e honra do GOSP. Não credito esse projeto a uma coragem política para que ele acontecesse, até porque isso não pode existir em uma entidade fraterna como a nossa. Tivemos uma necessida-de coletiva e essa é uma realidade de todos nós. Lembrem-se sempre: essa obra e esse Palácio é de todos nós!

Desde então, o Grão-Mestrado e as Secre-tarias responsáveis estão trabalhando com total transparência, zelo e prudência para que a obra seja planejada e executada da melhor maneira, respeitando os critérios técnicos da engenharia e os aspectos da legislação nos âmbitos municipal, estadual e federal. Inclusive, em breve ire-mos lançar um informativo digital com infor-mações exclusivas sobre o andamento do projeto para que todos os Irmãos possam acompanhar e apoiar os trabalhos.

Por fim, gostaria de agradecer a todos os Irmãos da Jurisdição pela confiança e oportuni-dade de estar conduzindo aquela que é a maior Maçonaria da América Latina. Estamos cons-truindo no GOSP um grande legado que ficará para todos. Entre passado, presente e futuro, o objetivo maior da Ordem sempre foi e sempre será o de ser uma escola de vida para aqueles interessados em fazer um mundo melhor.

Temos não apenas a certeza de que ainda há muito a realizar por um mundo melhor, mas também que cumpriremos essa tarefa unidos, pois nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos.

5luzes 5

6 Luzes

Galeria • imagens do Biênio

especial 2 anos de gestão

1. jantar de 95 anos do gosp2. cerimônia na alesp em homenagem

ao dia do maçom3. reunião dos grão-mestres estaduais

com o governador de são paulo, geraldo alckmin

4. lançamento da pedra Fundamental do novo palácio do gosp

5. eminente irmão ballouk em entrevista ao sbt

6 e 7. cerimônia de posse do grão-mestrado8. eram realizado no oriente de campi-

nas, em junho de 20179. eram realizado no oriente de santos,

em abril de 201610. posse da pael -sp11. cerimônia reúne irmãos de toda a

jurisdição em são paulo12. gme e gmea ao lado do irmão e

Vice-governador de são paulo, marcio França

13. cerimônia de lançamento da pedra Fundamental do novo palácio do gosp

1

3

4

2

5

especial 2 anos de gestão luzes 7

6 77

812

10

139

8

11

8 Luzes especial 2 anos de gestão

Palavra do GMEa

as melhores experiências estão no trajeto

Shut

terS

tock

EspEcial 2 anos dE gEstão

PodEroso irMão kaMEl arEF saaB grão-mestre estadual adjunto do gosp

(ERAC). Seguimos engajados nesse projeto. Reforço também a premissa de nos aproxi-marmos cada vez mais de nossos Irmãos e das nossas mais de 800 Lojas sem inflar a estrutura administrativa do GOSP. Tomamos medidas com o intuito de manter uma estrutura enxuta e salutar para nossa Ordem.

Não poderia deixar de citar a necessidade ur-gente e imprescindível que tínhamos em relação ao nosso Palácio Maçônico. Hoje, a construção de nossa nova Sede caminha dentro da transpa-rência e da ética que o projeto requer. Todos os contratos vigentes estão em plena marcha. Os Irmãos podem acompanhar de perto o anda-mento do trabalho a partir das publicações feitas periodicamente em nosso Boletim.

É importante lembrar também duas datas extremamente simbólicas: 2017 registra os 195 anos do Grande Oriente do Brasil (GOB) e os 300 anos da Maçonaria Universal. Em tempo, isso me faz recordar com satisfação o jantar de 95 anos do Grande Oriente de São Paulo (GOSP), realizado em 29 de julho de 2016. Com a presença de Irmãos de todo o estado e o pres-tígio de autoridades maçônicas de todo o País, aquela foi uma demonstração de nossa grande-za, força e influência.

Por fim, gostaria de agradecer a confiança dos Irmãos de toda a Jurisdição. Que possamos seguir no caminho dos próximos dois anos de gestão, com novos desafios, grandes perspecti-vas e um trabalho uníssono.

M uitos amantes do turismo costu-mam dizer que a melhor parte de uma viagem é o caminho percor-rido, não apenas o destino final.

A analogia por trás dessa expressão é a de que, muitas vezes, é no caminho que se obtém as melhores experiências, que podem acontecer grandes encontros e, principalmente, em que se aprende e valoriza o esforço empreendido para se chegar ao destino final.

Hoje, chegamos na metade da nossa jor-nada à frente do Grande Oriente de São Paulo (GOSP). São dois anos de dedicação, muito trabalho, grandes conquistas e muitas, muitas experiências que ficarão marcadas para sempre na história do GOSP e da Maçonaria paulista.

Ao longo desses 24 meses, buscamos imple-mentar tudo aquilo que estava entre os nossos objetivos à época da campanha, sem grandes promessas ou projetos que não fossem coe-rentes com nossa história. Olhando para esse caminho - no caso, para essas experiências -, faço um balanço positivo. É claro que ainda existe muito a ser feito, aprimorado, construído, mas vejo que conseguimos alcançar boa parte do que havíamos proposto.

São inúmeras ações, portanto seria incapaz de citar todas. De qualquer forma, me vejo na obrigação de ressaltar algumas questões que jul-go imprescindíveis em nossa gestão. A primeira foi o processo de institucionalização do Encon-tro Regional de Aprendizes e Companheiros

9luzes

10 Luzes especial 2 aNos de gestão

PLAnEjAMEnTO

secretaria estadual de plaNejameNto atuou de maNeira iNteNsa Na estratégia, ateNdimeNto do grão-mestrado, secretaria, lojas e obreiros da jurisdição

Ações desenvolvidasSegue a relação de ações desenvolvidas pela Secre-taria Estadual de Planejamento do Grande Oriente de São Paulo (GOSP) no período entre junho de 2015 e maio de 2017.

• Criação de grupos no WhatsApp divididos por Macros (respostas 24x7)

• Secretários e Ex-Secretários• Veneráveis e Ex-Veneráveis• Direcionamento e apoio ao Secretariado• Interface com o Grande Oriente do Brasil

(GOB) para assuntos de integração entre Lojas e Orientes

• Novos processos e fluxos administrativos• Planejamento estratégico GOSP• Atendimento e suporte para todas as Secretarias• Atendimento e suporte para todos os chamados

abertos pelos Irmãos• Criação de mídias, treinamentos e coberturas• Organização de eventos e encontros• Divulgação das ações da Secretaria em palestras

locais (Lojas)• Desenvolvimento do Encontro Regional do

Planejamento (terceira edição)

Planejamento estratégico

FRAnCIS BASSI DE MElOSECREtáRIO EStADuAl DE PlAnEJAMEntO DO GRAnDE ORIEntE DE SãO PAulO (GOSP)

shut

tErs

tock

EspEcial 2 anos dE gEstão

PROJEtOS DESEnvOlvIDOS

AlCAnCE StAtuS RESuMO/RESultADO

SIStEMA DE RECADAStRAMEntO

todos os maçons do gosp ok

desenvolvimento do novo sistema integrado de recadastramento do maçom / 98% dos maçons do gosp com seus

dados atualizados

SIStEMA DE ChAMADOS

todos os maçons do gosp ok

Novo sistema integrado de solicitação de atendimento, com numeração, histórico e ações / Novo canal de atendimento e

agilidade na solicitação

SIStEMA DE ElEIçõES

veneráveis e secretários em desenvolvimentosistema de automação do fluxo eleitoral / maior transparência, agilidade, histórico

eleitoral e inovação

SIStEMA DE InICIAçãO

veneráveis e secretários em desenvolvimento

sistema de automação do fluxo de iniciação / agilidade, uniformidade, transparência, inovação e ganho

de produtividade

SIStEMA DA GuARDA DOS SElOS

veneráveis e secretários em desenvolvimento

desenvolvimento do sistema da guarda dos selos / elo de integração com todos os processos desenvolvidos, automatizan-

do as rotinas administrativas

REDE SOCIAl DO GOSP

todos os maçons do gosp ok

maior rede (intranet) exclusivamente maçônica do hemisfério sul / conheci-

mento, compartilhamento, integração entre gosp-lojas-iir

PORtAl DE SERvIçOS On-lInE

todos os maçons do gosp okcriação de um portal de serviços eletrôni-cos / uniformidade de acesso e facilidade

de consumo da informação

MíDIAS SOCIAIS

todos os maçons do gosp / profanos ok

revitalização das mídias sociais do gosp / divulgação constante das ações

do gosp, 300% de crescimento de seguidores

11luzes

12 Luzes especial 2 aNos de gestão

CuLTuRA E EDuCAÇãO MAÇÔnICA

a secretaria estadual de cultura e educação maçôNica (secem) realizou aproxima-dameNte 100 atividades, eNtre palestras, cursos e apreseNtações

Confira a seguir a relação das atividades com seus respectivos assuntos, datas, locais e quantidade de Irmãos presentes.

2015CURSO PARA OFICIAIS DE LOJA24/10/2015 - Curso para Oficiais de LojaCidade: São Paulo – Sede - todos os Templos Quantidade aproximada de Irmãos: 250

I CURSO DE INSTRUÇÃO PARA APRENDIZ, COMPANHEIRO E MESTRE27/6/2015 - IV Módulo Companheiro – A Impor-tância das Sete Artes LiberaisCidade: São Paulo – Templo 12 de OutubroQuantidade aproximada de Irmãos: 30

25/8/2015 - 1a Reunião de Estudo EsotéricoCidade: São Paulo – BibliotecaQuantidade aproximada de Irmãos: 12

12/9/2015 - I Módulo para Mestre – Estudo e Interpretação do RitualCidade: São Paulo – Templo 12 de OutubroQuantidade aproximada de Irmãos: 20

24/9/2015 - 2a Reunião de Estudo Esotérico

Conhecimento em primeiro lugar

Cidade: São Paulo - BibliotecaQuantidade aproximada de Irmãos: 12

25/9/2015 - Encontro de Escritores MaçonsCidade: São Paulo – BibliotecaQuantidade aproximada de Irmãos: 8

3/10/2015 - II Módulo para Mestre – A Importân-cia de Ser Mestre Maçom nos Dias de HojeCidade: São Paulo – Templo 12 de OutubroQuantidade aproximada de Irmãos: 30

29/10/2015 - 3a Reunião de Estudo EsotéricoCidade: São Paulo - BibliotecaQuantidade aproximada de Irmãos: 12

7/11/2015 - Processo Eleitoral – Esclarecimento sobre as Novas AlteraçõesCidade: São Paulo – Templo 12 de OutubroQuantidade aproximada de Irmãos: 40

24/11/2015 - Encontro de Escritores MaçonsCidade: São Paulo – BibliotecaQuantidade aproximada de Irmãos: 8

ERAM21/11/2015 - Participação com os Vigilantes

PODEROSO IRMãO OMAR JOãO ZAChARIAS SECREtáRIO EStADuAl DE CultuRA E EDuCAçãO MAçônICA DO GRAnDE ORIEntE DE SãO PAulO

EspEcial 2 anos dE gEstão

CuLTuRA E EDuCAÇãO MAÇÔnICACidade: PeruíbeQuantidade aproximada de Irmãos: 60

PALESTRAS27/6/2015 - O Que é MaçonariaCidade: São Paulo – Templo PiratiningaQuantidade aproximada de participantes: 80

18/7/2015 - Do Pensamento ao Firmamento e do Firmamento ao PensamentoCidade: São Paulo – Templo PiratiningaQuantidade aproximada de participantes: 50

15/8/2015 - Cadeia Midiática Cidade: São Paulo – Templo 12 de OutubroQuantidade aproximada de participantes: 45

19/9/2015 - Coach e Teste Tríade MentalCidade: São Paulo – Templo 12 de OutubroQuantidade aproximada de participantes: 35

17/10/2015 - O Quinto Poder: As Corporações por trás da NotíciaCidade: São Paulo - Templo 12 de OutubroQuantidade aproximada de participantes: 40

11/11/2015 - A Importância e a Responsabilidade de Ser MaçomCidade: São Paulo - Loja AméricaQuantidade aproximada de Irmãos: 70

14/11/2015 - A Doença e a Cura Através da MenteCidade: São Paulo – Templo 12 de OutubroQuantidade aproximada de participantes: 35

19/11/2015 - A Importância de Ser Maçom nos Dias de HojeCidade: Batatais Quantidade aproximada de Irmãos: 55

TEATRO14/10/2015 - Apresentação A Lenda do

Terceiro GrauCidade: São Paulo – ARLS Estrela da LapaQuantidade aproximada de Irmãos: 35

22/10/2015 - Apresentação A Lenda do Terceiro GrauCidade: Caçapava – ARLS RenascerQuantidade aproximada de Irmãos: 50

14/11/2015 - Apresentação A Lenda do Terceiro GrauCidade: São Paulo – Templo 7 de SetembroQuantidade aproximada de Irmãos: 30

17/11/2015 - Apresentação A Lenda do Terceiro GrauCidade: São Caetano - ARLS Luz do OcidenteQuantidade aproximada de Irmãos: 60

2016CURSO PARA OFICIAIS DE LOJA9/4/2016 - Curso para Oficiais de LojaCidade: Votuporanga – 3a, 4a e 5a RegionaisQuantidade aproximada de Irmãos: 120

30/4/2016 - Curso para Oficiais de LojaCidade: JaúQuantidade aproximada de Irmãos: 80

14/5/2016 - Curso para Oficiais de LojaCidade: Limeira – 11a RegionalQuantidade aproximada de Irmãos: 100

21/5/2016 - Curso para Oficiais de LojaCidade: Birigui – 6a e 7a RegionaisQuantidade aproximada de Irmãos: 70

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório da Secretaria Estadual de Cultura e Educação Ma-çônica do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

13luzes

14 Luzes

ORIEnTAÇãO RITuALísTICA

especial 2 aNos de gestão

Encaminhamos abaixo a relação de atividades rea-lizadas por esta Secretaria Estadual de Orientação Ritualística para o período da posse desta adminis-tração (junho de 2015) ao mês de maio de 2017.

Salientamos que no período foram recons-truídos todos os meios de comunicação entre as Lojas e a SEOR, por meio do contato direto entre as Lojas Simbólicas e a Secretaria Estadual e através das ferramentas disponibilizadas pelo Grande Oriente de São Paulo, via Jive e e-mails corporativos.

QUADRO RESUMO GERAL DAS ATIVIDADES DA SEOR 2015-2017A SEOR foi reorganizada internamente de modo a viabilizar o alcance do treinamento, solução de dúvidas e treinamento de Lojas Simbólicas e Oficiais: os Secretários Adjuntos foram desig-nados para o auxílio no treinamento de Oficiais nos Cursos de Oficiais promovidos pela Secre-taria Estadual de Educação e Cultura Maçônica (Ven.: Ir.: Ricardo de Meo Fernandes) e auxílio para o treinamento das Lojas-Laboratórios para o R.:E.:A.:A.: (Ven.: Ir.: Alexandre Hussni), em face do número expressivo de Lojas Simbólicas dentro da Jurisdição.

Aos Secretários Adjuntos para os Ritos Ofi-ciais, foi dada a liberdade para organização dos meios de intervenção e ações dentro de cada um de seus ritos em face às características ímpares de cada organização. As ações têm sido acompa-nhadas pelo Secretário Estadual de Orientação Ritualística, Pod.: Ir.: Fabio R. Pedro-Cyrino, através de cópia de questões respondidas e agen-

damento de visitas e cursos em Lojas Simbólicas e Regionais de Macrorregiões.

REALIZAÇÕES DA POSSE ATÉ O MOMENTO• Elaboração do Plano Diretor de Orientação

Ritualística 2015-2019;• Elaboração da análise política pós-eleição

com diagnóstico das nove Macrorregiões do Grande Oriente de São Paulo;

• Padronização de paramentos e alfaias ofi-ciais, com criação de Manual de Paramentos, a serem distribuídos às Lojas para a correta identificação de cada Oficial e autoridade;

• Reestruturação dos símbolos das Grandes Secretarias Estaduais e paramentos e in-corporação destes à Constituição do GOSP via projeto de emenda constitucional, após análise do Ilustre Conselho Estadual;

• Encontros Estaduais mais amplos para cada um dos ritos oficiais em estreita comunica-ção com o Poder Central e as Obediências Litúrgicas com as quais o Grande Oriente do Brasil mantém tratados, de modo a resgatar a importância da liturgia no cotidiano maçô-nico estadual;

• Resgate da importância da correta identi-ficação e recepção dos Grandes Oficiais do Grande Oriente de São Paulo, de modo a valorizar sua importância dentro da estrutura maçônica estadual;

• Reunião de trabalho em conjunto com a Secretaria Estadual de Relações Internas;

• Reunião de trabalho em conjunto com a Secre-taria Estadual de Educação e Cultura Maçônica;

PODEROSO IRMãO FABIO PEDRO-CyRInOSECREtáRIO EStADuAl DE ORIEntAçãO RItuAlíStICA DO GRAnDE ORIEntE DE SãO PAulO (GOSP)

Ritos e símbolos

EspEcial 2 anos dE gEstão 15

• Instituição via decreto do Grão-Mestrado Estadual, do Conselho Litúrgico do Estado de São Paulo;

• Início dos estudos para realização dos En-contros Estaduais dos Ritos Oficiais adota-dos pelo Grande Oriente do Brasil;

• Início dos estudos para realização dos cursos de treinamento para Oficiais Litúrgicos promovidos nas nove Macrorregiões desde fevereiro de 2016;

• Reunião interna de trabalho da Secretaria Estadual de Orientação Ritualística;

• Orientação às consultas das Lojas Simbólicas via ‘Fale conosco’ do site do Grande Oriente de São Paulo e do Jive;

• Realização do I Encontro Estadual das Lojas do Rito Escocês Retificado em 22 de feverei-ro de 2016, no Oriente de São Paulo;

• Elaboração do I Workshop de Orientação Ritualística sobre os Ritos Oficiais, destinado ao Secretariado Estadual, Coordenadores das Macrorregiões e Coordenadores Regionais, realizado em 2 de abril de 2016, no Oriente de São Paulo;

• Elaboração do I Encontro Estadual das Lojas do Rito de York, realizado em 30 de abril de 2016, no Oriente de Campinas;

• Estudo para elaboração do I Encontro Es-tadual das Lojas do Rito Moderno, reali-zado em data a ser definida, no Oriente de São Paulo;

• Estudo para elaboração do I Encontro Es-tadual das Lojas do Rito Escocês Antigo e Aceito, realizado em data a ser definida, no Oriente de São Paulo;

• Elaboração do II Encontro Estadual das Lojas do Rito Escocês Antigo e Aceito, realizado em data a ser definida, no Oriente de Ribeirão Pre-to;

• Elaboração do III Encontro Estadual das Lojas do Rito Escocês Antigo e Aceito, rea-

lizado em data a ser definida, no Oriente de Santos;

• Elaboração do I Encontro Estadual das Lojas do Rito Adonhiramita, realizado em data a ser definida, no Oriente de São Paulo;

• Visitas de orientação ritualística às Lojas da Jurisdição;

• Participação de Curso de Orientação Ritua-lística para Mestres de Cerimônias em con-junto com a Secretaria Estadual de Educação e Cultura Maçônicas;

• Seleção e implantação do conceito das Lojas-Laboratórios dentro do previsto no Plano Diretor de Orientação Ritualística (passível de revisão e readequação).

ATIVIDADES PREVISTAS NO PLANO DIRETOR DE ORIENTAÇÃO RITUALÍSTICA AINDA NÃO IMPLANTADAS• Estímulo ao acesso a produção cultural ma-

çônica consistente, fundamentada e baseada em um padrão metodológico de pesquisa, sobre História da Maçonaria, Simbolismo e Liturgia, em ações conjuntas com a Secreta-ria Estadual de Educação e Cultura Maçôni-cas (SeECM);

• Criação, agendamento, organização e pro-moção do Ciclo Itinerante de Palestras Maçônicas, a fim de divulgar a História, o Misticismo e a Moral Maçônica, bem como assuntos de interesse social da comunidade onde a Maçonaria está inserida;

• Apoio litúrgico, na medida do possível, às ações paramaçônicas sob a égide da Secre-taria Estadual de Entidades Paramaçônicas (SEPM)

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório da Secretaria Estadual de Orientação Ritualística (SEOR) do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

luzes

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStão16 Luzes

COMunICAÇãO E IMPREnsA

Desde a aprovação de seu projeto de atuação e aparelhamento, no final da segunda quinzena de maio de 2015 (após modificações de conveniência e

oportunidade do Grão-Mestrado), a Secretaria Es-tadual de Comunicação e Imprensa (SECI) iniciou a formatação de sua equipe, tanto dos agora Coor-denadores Estaduais de Comunicação e Imprensa (CECIs - antes Coordenadores Regionais de CI de Macrorregião), quanto dos também agora Oficiais de Comunicação e Imprensa (OCIs - antes Coorde-nadores de CI).

Contamos, na atualidade, com nove CECIs – um para cada Macrorregião Administrativa do Estado – e 53 OCIs, estes atendendo também a todas as Macrorregiões, sob a supervisão direta de seus Coordenadores.

Desde 20 de junho de 2015, quando o GME foi empossado pela PAEL-SP, a SECI buscou intensifi-car sua cobertura na Jurisdição, tal como constante em seu projeto aprovado, permitindo o estreita-mento entre GOSP, Lojas e Obreiros, conforme linha mestra traçada pelo GME. Já foram publi-cadas, até a presente data, mais de 2.600 matérias envolvendo o Poder Executivo Estadual, Lojas e Obreiros, além de Paramaçônicas como DeMolays,

Comunicação essencialsecretaria estadual de comuNicação e impreNsa (seci) relata as priNcipais ações realizadas ao loNgo de dois aNos de gestão

Arco-Íris, FRAFEMs, Lowtons, IARS, Filhas de Jó, GEAP, Poderes Constituídos, entre tantas outras.

Cobertura de eventosOs principais eventos do Poder Executivo Estadual tiveram, pela Pasta, coberturas quase instantâneas, como antes nunca visto. Assim ocorreu com o I Encontro de Lojas Acadêmicas e Universitárias em Ribeirão Preto, a posse do ICE, homenagens na Alesp ao Dia do Maçom e algumas cidades no estado, recortes temáticos do Encontro na Suprema Congregação em Brasília (DF), reuniões da nova Diretoria da FRAFEM com o GME, assinatura de apoio do GOSP junto com o Ministério Público Federal na Campanha de Combate à Corrupção, Encontros Regionais de Administração Maçônica (ERAMs) em Santos e Iguape (3ª Macrorregião), Campinas (4ª Macror-região), Sorocaba (5ª Macrorregião) e Ribeirão Preto (6ª Macrorregião), Encontros Regionais de Aprendizes e Companheiros (ERACs) pela maioria das Macrorregiões Administrativas do GOSP, posse do Egrégio Tribunal Eleitoral, posse de Juízes do ETEM, Sessões Ordinárias da PAEL, palestras com Secretários Estaduais em Lojas da Jurisdição, expondo as novas tecnologias das mí-

PODEROSO IRMãO ROBERtO lOREnZEttI SECREtáRIO EStADuAl DE COMunICAçãO E IMPREnSA

PODEROSOS IRMãOS SéRGIO AyRES DA SIlvA FIlhO E AntônIO FRAnCISCO MASCAREnhAS SECREtáRIOS ADJuntOS DE COMunICAçãO E IMPREnSA DA SECI

EspEcial 2 anos dE gEstão

dias e rede social do GOSP para o bom andamen-to dos serviços administrativos afetos às Oficinas, entre outros importantes eventos que mostram a robustez da administração estadual em várias frentes de atuação.

A Secretaria participou ainda, de forma ativa, da cobertura jornalística de dois momentos histó-ricos e emblemáticos para a história da Maçonaria no estado de São Paulo: • Jantar de 95 anos do GOSP • Lançamento da Pedra Fundamental

do Novo Palácio Maçônico A SECI também firmou uma parceria sazo-

nal com a Rede Colmeia e transmitiu, já no início da atual gestão, a Sessão de Posse dos Veneráveis Irmãos do Ilustre Conselho Estadual, em evento ocorrido no Templo Piratininga. A quase totalida-de desses eventos também ensejou a elaboração de matérias jornalísticas que os antecedessem, com o escopo da ciência e chamamento dos Obreiros da Jurisdição. Todos os encontros mantidos, até a presente data, pela Secretaria Estadual de Relações Internas nas Macrorregiões com seus respectivos Adjuntos e Coordenadores Regionais, tiveram cobertura instantânea. A maioria das Secretarias já teve suas metas de gestão publicadas nos meios oficiais do GOSP.

Comunicação digital Também implantamos o novo site com layout mo-derno e novos recursos à Obediência, novos ins-trumentos digitais na página do Facebook, a news-letter quinzenal, a Revista Luzes (que está em sua 15aedição, além da presente, Especial de Metade da Gestão), permitindo assim a ampliação dos meios de comunicação para socializar as informações da Obediência. Elaboramos ainda a sugestiva da Peça Orçamentária para 2016 da SECI, tomando por base as propostas contidas no Plano 2015-2019, aprovado pelo GME.

Em relação ao site oficial do GOSP, desde setem-bro de 2015 - quando sua nova versão foi lançada -, foram 710 mil páginas acessadas, o que dá uma mé-

dia de 35.500 páginas acessadas por mês. No mesmo período, 164 mil usuários – das mais variadas partes do Brasil e do mundo – visitaram o site do GOSP. Uma visibilidade institucional nas mídias digitais nunca antes experimentada por uma Obediência Maçônica Brasileira.

Como já salientado acima, de passagem, esta SECI atuou, ainda, na efetivação da parceria entre GOSP e Ministério Público Federal, tanto em trata-tivas quanto na consolidação do material construído para envio ao Boletim Oficial e às Lojas, além da cobertura jornalística antes e durante o evento, bem como outras matérias até a efetiva e solene entrega das assinaturas coletadas.

Também tem contribuído, quando solicitada, com textos para estabelecimento de convênio entre o GOSP e empresas e entidades, como no caso da Secretaria Estadual de Transportes e Hospedagens, no tocante à história e capilaridade econômica da “massa” maçônica para demonstrar e despertar o interesse no estabelecimento de parcerias que possam beneficiar os Obreiros. A SECI também promoveu a colaboração através da elaboração de textos de apresentação do recadastramento e do novo sistema Jive – rede social do GOSP, desde o nascedouro de ambos até sua im-plantação e pleno funcionamento presentemente, com quase 20 mil Irmãos usuários cadastrados.

Revista Luzes A Revista Luzes, mídia eletrônica do GOSP com 20 páginas coloridas, foi editada com periodicidade bimestral até 2016. A partir do grande interesse e participação dos Irmãos, a publicação teve a perio-dicidade alterada para mensal. Em todas as edi-ções, foram apresentadas matérias diversificadas de interesse da Jurisdição, como a história de grandes personagens, homenagens aos Obreiros e registro de importantes momentos.

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório da Secretaria Estadual de Comunicação e Imprensa (SECI) do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

17luzes

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStão18 Luzes

POLíTICAs PúBLICAs

Interação coma sociedadeprograma de lideraNça social (pls) foi uma das priNcipais freNtes de atuação da secretaria estadual de políticas públicas Nos primeiros dois aNos de gestão

A secretaria Estadual de Políticas Públi-cas (SEPP) elaborou o Programa de Liderança Social (PLS), que mostra, com base na doutrina, a responsabi-

lidade dos Maçons perante a sociedade e propõe que as Lojas sejam centros de formação de lide-ranças para a atuação nas mais diversas esferas da sociedade.

Essa proposta está totalmente focada em tre-chos dos rituais, que provocam a reflexão sobre a verdadeira missão maçônica.

As citações dos rituais e os temas sugeridos permitem a fácil introdução do PLS em tempos de estudos. O ponto central do PLS é a questão: “Para que nos reunimos aqui?”.

O PLS mostra que o Maçom trabalha efeti-vamente para o bem-estar da sociedade quando exerce influência sobre as regras que regem essa

FlávIO GOttARDO DE OlIvEIRASECREtáRIO EStADuAl DE POlítICAS PúBlICAS

RICARDO DuREGGER E CláuDIO nAStESECREtáRIOS EStADuAIS ADJuntOS DE POlítICAS PúBlICAS

sociedade. Tais regras nascem de anseios da popu-lação e/ou grupos organizados, que podem operar na forma de conselhos municipais, conselhos profissionais (CREA, CRM, CRP etc.), associações profissionais (Sociedade Brasileira de Cardiologia etc.), sociedades de amigos de bairros, entidades beneficentes, associações comerciais e industriais, clubes de serviços, associações religiosas, esporti-vas, administração de condomínios, entre outros.

Os líderes sociais são geradores da “ordena-ção social”, expressa na forma de políticas públi-cas, pois conduzem esses processos de acordo com seus princípios e valores orientados para o bem comum.

A sociedade está carente de lideranças de qualidade, e a atual conjuntura mostra que é che-gado o momento de ocuparmos esses espaços, pois são os locais onde temos a oportunidade e o

EspEcial 2 anos dE gEstão

dever de construir templos à virtude, cumprindo juramentos e declarações que fizemos ao sermos admitidos na Ordem.

A ideia é inserir os princípios maçônicos nas mais diversas esferas da sociedade, com a finalidade de colaborar efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Dentro desse conceito, cabe às Lojas atua-rem como plataforma de estímulo e formação de lideranças sociais, despertando os IIr.: para sua verdadeira missão maçônica e capacitando-os a

influir positivamente na sociedade, utilizando como base a Doutrina Maçônica.

Em adição, o PLS estimula os Veneráveis Mestres a inserir esses temas na programação de tempos de estudo das respectivas Lojas.

Plano de trabalhoO PLS foi publicado no Boletim GOSP 2.692, em sua primeira versão para o REAA, e está sendo preparada uma nova edição, incluindo o Rito Adonhiramita e Rito Moderno.

shut

tErs

tock

19luzes

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStão20 Luzes

RELAÇõEs PúBLICAs

secretaria estadual de relações públicas (serp) marcou preseNça e orgaNizou várias ações No biêNio

ROquE CORtES PEREIRA SECREtáRIO EStADuAl DE RElAçõES PúBlICAS GRAnDE ORIEntE DO EStADO DE SãO PAulO

Imagem de credibilidade

A atividade de Relações Públicas é uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as dire-trizes e a conduta individual ou da

organização na busca do interesse público e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas. Entre 20 de junho de 2015 e 13 de maio de 2017, a Secretaria Estadual de Relações Públicas (SERP) do Grande Oriente de São Paulo (GOSP) esteve pre-sente, apoiou ou organizou várias ações no sentido de reforçar a credibilidade e a boa imagem que o GOSP detém perante os públicos de interesse.Confira a seguir a relação completa das ações realizadas, bem como a agenda de oportunidades e demais ações previstas para os próximos dois anos.

Atividades• Confecção de 1.500 exemplares de revista• Organização do Almoço da PAEL-SP• Organização do Jantar do ICE • Convênio com as Faculdades Rio Branco • Coordenação da primeira Reunião da

Equipe da gestão GOSP 2015 na ACM• Reunião com o Sereníssimo Irmão

Ronaldo Fernandes

• Participação no 35º Almoço do Dia do Maçom

• Participação nas reuniões da 1ª e 2ª Macrorregiões

• Participação em palestra em comemoração pela Semana da Pátria (complexa Oliva Lapa)

• Participação em palestra na Semana da Pátria (Governador Márcio França)

• Sessão de Maioridade na Assembleia Íris de Minerva - Arco-Íris, várias autoridades maçô-nicas, inclusive da GLESP

• Solenidade de troca de comando na 2a Região Militar

• Visita de cortesia ao major aviador Marcelo Kanitz Damasceno, CMT do 4° Comar

• Visita de cortesia ao Comando da Guarda Civil Metropolitana em homenagem ao Dia da Guarda Civil

• Desfile de 7 de setembro, após permanência no palanque das autoridades

• Sessão na Câmara Municipal que homena-geou policiais militares e corpo de bombeiros que se destacaram com bravura em defesa da sociedade, como no incêndio na refinaria na Baixada Santista

• Posse do Grande Oriente de São Paulo

EspEcial 2 anos dE gEstão

Local: Hakka Plaza - Rua São Joaquim, 460 - Liberdade

• Instalação – Loja George Frideric Handel – 4.091 - São Paulo

Rua Bárbara Heliodora, 306 – Pompeia• Instalação – Loja Rangel Pestana – 1.085 - São Paulo• Rua Santa Rita, 104 – Pari• Instalação – Loja Excelsior – São José dos

Campos Av. Dr. Mario Galvão, 430 - São José dos

Campos• Instalação - Loja Maestro Vittorio Barbin –

4.196 – Jundiaí Rua Ponta Porã, 151- Vila Didi Jundiaí• Loja Arquitetos do Progresso – GOSP• Instalação - Loja Fraternidade Judiciária –

3.614 - São Paulo Rua São Joaquim, 457 – Liberdade• Reuniões com o Sr. Viana do CRECI e o Emi-

nente Irmão Raimundo Hermes Barbosa Rua Pamplona, 1.200• Abertura CMSB GLESP• Reunião Secretários Titulares• Posse dos Conselheiros do Ilustre Conselho

Estadual – GOSP• ERAC Itápolis ARLS Comendador Romeu Bonini – nº 2.011 Rua Joaquim Nabuco, 333 - Vila Santos – Itá-

polis• Instalação – Loja Abolição e Independência -

2.942 - Ribeirão Preto Rua Veiga Miranda, 33 – Jardim Mosteiro• Aniversário de 100 anos – Loja Noroeste Bra-

sil – 1.241 - Avaí Rua Carlos Mady, 150 • I Encontro Estadual das Fraternidades - Rua

Francisca Massaro Farinha, Acadêmicas nº 385 – Ribeirânia, Ribeirão Preto - SP

• Dia do Maçom Assembleia Legislativa de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, 201

• Associação Comercial da Penha - Av. Gabriela Mistral, nº 199 Palestra: Ordem Maçônica Penha São Paulo (SP)

• Reunião com Secretários - GOSP• ARLS Presidente Washington Luiz nº 2.626 -

Campos do Jordão Consagração Estandarte• Assembleia Legislativa de São Paulo Av. Pedro Álvares Cabral, 201 • Participação da Sessão Solene

da FRAFEM-SP• Reunião com Sereníssimo Jurandir

Vasconcelos (GOP)• Reuniões do Grupo Estadual de Ação

Política (GEAP)• Reuniões (ACACIA)• Reunião Secretaria Estadual

de Segurança Pública – SP• Reunião Associação Comercial de São Paulo• Reunião Bancada de Vereadores de São Paulo• Presença Câmara Municipal de São Paulo

Alusiva ao Dia do Maçom• Visita no Mausoléu (GOSP)

Cemitério Gethsêmani• Projeto II - ENAP GM 2015/17 Encontro

Aprendizes com o Grão-Mestre• Acordo Escotismo e GOSP• Projeto Passa que Salva DeMolay• 10 Medidas Contra a Corrupção, do

Ministério Público Federal (MPF)• Assinatura do convênio com as Faculdades

Rio Branco - 21/9/2015• XX Jornada Maçônica do Estado

de UniSant´Anna São Paulo Rua Voluntários da Pátria, São Paulo 27/9 • Assembleia Legislativa de São Paulo - Dia

do Maçom

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório da Secretaria Estadual de Relações Públicas (SERP) do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

21luzes

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStão22 Luzes

TRAnsPORTE E hOsPEDAGEM

secretaria de traNsporte e hospedagem trabalha da melhor forma para coNduzir e acomodar os irmãos do estado Nas viageNs a expedieNte do gosp

ClAuDIO ROBERtO DA SIlvASECREtáRIO EStADuAl DE tRAnSPORtE E hOSPEDAGEM

Estrutura ecomodidade

Atividades no períodoDurante o período da atual gestão, a Secretaria Es-tadual de Transporte e Hospedagem tem cumprido expedientes contínuos na Sede do GOSP, onde per-manecemos sempre à disposição da Administração, apoiando as demais Secretarias para a providência de seus deslocamentos para darem cumprimento as suas diversas atividades.

Acompanhamos e também auxiliamos, na execução de seus trabalhos, vários Irmãos em even-tos oficiais de suas respectivas Secretarias e com satisfação nos colocamos à disposição para auxiliar todos que nos solicitam para organizar seus even-tos, por exemplo o levantamento de informações referentes a estacionamentos ao redor da Admi-nistração do GOSP, seus valores e convênios, a participação da Comissão de Aniversário do GOSP, auxílio na contratação de funcionário para a segu-rança do prédio da rua São Joaquim e sua supervi-são nos períodos noturnos, com rondas periódicas em horários e dias diversos, bem como a atividade fim na preparação de traslados e hospedagens dos Irmãos em suas viagens.

Cadastro de empresas colaboradorasRealizamos, neste período, o cadastramento de

algumas empresas no GOSP. Também foi possível realizarmos convênio com a empresa Gol Linhas Aéreas, do qual os Irmãos de todo o estado, bem como seus familiares, poderão usufruir. Na área de transporte, também foram cadastradas as se-guintes empresas: • AS Service • Leads Transportes • Transarqui • Amazon Locadora de Veículos Ltda. • Sigma Executive • Gol Linhas Aéreas • Braspress Transportes Urgentes

Na área de hospedagem, foi realizado convênio com os seguintes hotéis na região próxima ao GOSP: • Hotel Leques São Paulo • Hotel Nikkey São Paulo • PalmLeaf São Paulo • Rede Vitória de Hotéis Região de Campinas e Indaiatuba • Grand Resort Serra Negra

Início das atividades em 2015Após assumirmos a Secretaria de Transporte e Hospedagem, passamos a trabalhar com prioridade

EspEcial 2 anos dE gEstão

no cumprimento de alguns compromissos, como diversas visitas a Lojas do estado.Imediatamente foi organizada a logística para viagem à cidade de Lucélia (SP), que aconteceu em 3/7/2015, com comitiva do Grão-Mestrado em Sessão de Instalação e Posse.

Apoiamos a Secretaria de Relações Internas em sua ida para São José dos Campos (SP), em 1º de agosto de 2015, e Ribeirão Preto, em 7 de agosto. Apoiamos também a Secretaria de Relações Públi-cas na execução de diversas atividades, participan-do diretamente em eventos por ela realizados.

Em 17 de agosto, auxiliamos na realização e participação no Plenário Juscelino Kubitschek de Oliveira, na Assembleia Legislativa de São Paulo, da Sessão Solene em homenagem ao Dia do Maçom. Em 25 de agosto de 2015, organizamos a viagem do Grão-Mestrado a Sorocaba, para entrega de meda-lhas na ARLS Luz e Trevas.

Durante este período, o Secretário Adjunto Claudio Silva permaneceu à disposição do Grão- -Mestre Adjunto, Poderoso Irmão Kamel Aref Saab, para auxiliar em deslocamentos por diversas Lojas na capital e outros que se fizeram necessários.

Demos suporte ao Gabinete do Grão-Mestre, na solicitação de viagem e hospedagem da comitiva do GOSP para Brasília (DF), no evento da Suprema Congregação do Grande Oriente do Brasil (GOB).

Eventos sociais14 de setembro - Jacareí (SP), com a participação do vice-governador de São Paulo, Márcio França, que palestrou sobre a conjuntura no estado de São Paulo.

18 de setembro - organização e participação em Ses-são Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que homenageou a FRAFEM-SP, para comemorar o Dia da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, do GOSP, com cerca de 200 parti-cipantes. Os trabalhos da Sessão foram presididos pelo Deputado Estadual Ir.: Welson Gasparini, além da Diretoria Estadual da FRAFEM e Cunha-

das de várias cidades do estado. O Grão-Mestre Estadual do GOSP, Eminente Irmão Benedito Marques Ballouk Filho, prestigiou o evento, assim como várias autoridades maçônicas e da socieda-de.

28 de novembro - participação na organização do evento IV Encontro Estadual das Fraternidades Femininas Cruzeiro do Sul, no salão de eventos do Hotel Leques Brasil, na rua São Joaquim, nº 216 – Liberdade.

30 de novembro - apoio na campanha e envio de doações de água a Minas Gerais. Foi providenciado por esta Secretaria, através de parceria com a em-presa de transporte Braspress Transportes Urgen-tes, através de seu presidente, Sr. Urubatan Helou, todos os meios para que os produtos chegassem até seus destinatários, no estado de Minas Gerais, sen-do posteriormente emitida pelo GOSP uma carta de agradecimento.

9 de dezembro - participação da Fundação do Ob-servatório Social de São Paulo (FOBSampa), Dia Internacional de Combate à Corrupção, com apoio do Grão-Mestre Estadual, Eminente Ir.’. Benedito Marques Ballouk Filho, e do Grão-Mestre Estadual Adjunto, Kamel Aref Saab.

12 e 13 de dezembro – organização e participação, em Campos do Jordão, da recepção ao Eminente Grão-Mestre Ballouk e Cunhada Valderez.Nesse evento, participa anualmente a Loja Sagrada Família 3.561, com Irmãos e familiares, que são mantenedores da Creche Meimei – Fundação Pró-ser e que realiza doações constantes às crianças e familiares, inclusive com a chegada do Papai Noel.

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório da Secretaria Estadual de Transporte e Hospedagem do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

23luzes

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStão24 Luzes

ADMInIsTRAÇãO

A Secretaria de Administração é res-ponsável pela intermediação da con-fecção do cartão de visita, confecção do paramento e da joia, ocorrendo

demanda durante todo o ano, devido às nomea-ções, exonerações e reposições.

Também é de nossa responsabilidade rece-ber, confeccionar e publicar as matérias envia-das pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judi-

ciário, nos Boletins Oficiais do Grande Oriente de São Paulo.

A cobrança dos lançamentos devidos pela Mútua é realizada através de relatório emitido pelo sistema financeiro JFinanças, listando to-das as compras e pagamentos feitos pela Secre-taria no mês correspondente. Todos os trâmites do Departamento Pessoal e RH são de compe-tência desta Secretaria.

secretaria estadual de admiNistração do graNde orieNte de são paulo tem várias atribuições que facilitam o fluxo de fuNcioNameNto e auxiliam No bom aNdameNto da rotiNa do gosp e das demais secretarias

ISRAEl MEnDES BISCAIA SECREtáRIO DE ADMInIStRAçãO DO GRAnDE ORIEntE DE SãO PAulO

Rotinas administrativas

shut

tErs

tock

EspEcial 2 anos dE gEstão

DEPARtAMEntO PESSOAl

2016 2017 (Até ABRIl)

FunCIOnáRIOs 29 29APREnDIzEs 1 0EsTAGIáRIOs 2 3ADMIssõEs 4 0DEMIssõEs 1 0 CORRESPOnDÊnCIAS PROtOCOlADAS (RECEBIDAS)

2016 2017 (Até ABRIl)

sECRETARIA DE ADMInIsTRAÇãO 526 85sECRETARIA DE GABInETE 267 61sECRETARIA DA GuARDA DOs sELOs 2.341 363sECRETARIA DE MúTuA 882 250PAEL-sP 31 10TRIBunAL DE jusTIÇA 54 15TRIBunAL ELEITORAL 189 24

CORRESPOnDÊnCIAS EXPEDIDAS (EnvIADAS)

2016 2017 (Até ABRIl)

BOLETIns 4.698CARTAs sIMPLEs 5.106REGIsTRADAs 3.459 766EnCOMEnDAs PAC 1.466 251sEDEx 10 33 2sEDEx 904 271

COnvÊnIOS EDuCACIOnAIS (PRAnChAS EMItIDAS)

2016 2017 (Até ABRIl)

1º sEMEsTRE 63 392º sEMEsTRE 34 23

BENFEITORIAS NO IMÓVEL LOCADO DA PRAÇA DR. JOÃO MENDESAbr/2016Processo de alteração de endereço do Grande Oriente de São Paulo na Receita Federal, Prefei-tura e demais organizações;Cotação, elaboração e aprovação do seguro pre-dial da nova Sede do GOSP.

Set/2016Encerramento contratual com a Sabesp, devido ao fornecimento de água vir do condomínio.

AÇÕES REALIZADAS NO PALÁCIO BENE-DITO PINHEIRO MACHADO TOLOSAMai/2016Encerramento contratual com a Eletropaulo e retirada do hidrômetro da rua São Joaquim, 471;

núMEROs EsTATísTICOs DA sECRETARIA DE ADMInIsTRAÇãO 2016/2017

Revisão das faturas e valores do contrato da Eletropaulo, da rua São Joaquim, 457, devido aos altos valores.

Ago/2016Realização do evento do lançamento da Pedra Fundamental para a nova Sede do GOSP.

Set/2016Encerramento contratual com a Eletropaulo e retirada do hidrômetro e do ramal da rua São Joaquim, 471;Retirada do ramal da rua São Joaquim, 457;Encerramento contratual com a Sabesp e retira-da do medidor dos números 457 e 471, devido à demolição do imóvel.

25luzes

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStão26 Luzes

InFORMáTICA

a missão da secretaria estadual de iNformática (sei) é coordeNar os sistemas de iNfraestrutura de iNformática para o poder executivo No âmbito estadual do graNde orieNte de são paulo

CARlOS CESAR FAlCI DE CARvAlhOSECREtáRIO tItulAR DE InFORMátICA DO GOSP

Tecnologia da informação

secretário estadual adjuNto de iNformática

secretário estadual adjuNto de iNformática

secretário estadual de iNformática

técNico pra suporte de iNfraestrutura

Do ornograma

Da estruturaA Secretaria Estadual de Informática (SEI) está estruturada para atender às necessidades do GOSP. Sua composição é formada por:- Secretário Titular- Secretários Adjuntos- Técnicos para suporte

Da competênciaA finalidade da Secretaria de Informática está defini-da, por semelhança e na alçada de sua competência estadual no que lhe compete, em conformidade com o artigo 185 do RGF do Grande Oriente do Brasil e em redesenho feito, a partir de fevereiro de 2016, para o Grande Oriente de São Paulo. Assim temos: - Solidificar programas consistentes de informá-

tica com sustentabilidade, provendo ferramenta (hardware) para o Grande Oriente de São Paulo, permitindo a todas as Secretarias um desem-penho integral e qualificado de suas atividades atuais e futuras;

- Analisar, coordenar, normatizar, supervi-sionar e controlar toda compra de hardware e eventuais softwares complementares aos sis-temas em uso a serem utilizados pelo Grande Oriente de São Paulo;

- Elaborar o plano anual de informatização, partindo das necessidades e previsões solici-tadas pelas demais Secretarias, estabelecendo políticas e diretrizes, consolidando a agenda com ações prioritárias e essenciais para levar informação e novas tecnologias a todo o Gran-de Oriente de São Paulo;

- Estabelecer políticas de investimento em hardware e segurança de acesso.

Das atividades presentes e passadas Dentro da matriz de responsabilidade direta da Se-cretaria de Informática, cabe à Secretaria Estadual de Informática as atividades referentes à infraestrutura necessária para atender à demanda das Secretarias e Grão-Mestrado do Grande Oriente de São Paulo, aliado à competência explicitada acima.

JOnnhI OlIvEIRA RAMOS E AlCIR PIRES MunhOZ GARCIA SECREtáRIOS ADJuntOS DE InFORMátICA DO GOSP

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório da Secretaria Estadual de Informática (SEI) do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

EspEcial 2 anos dE gEstão

PATRIMÔnIO

secretaria de patrimôNio realiza um trabalho importaNtíssimo decoNservação, regularização e cuidado com os beNs e patrimôNiosdo graNde orieNte de são paulo

OSIRIS MOntEIRO BlAnCOSECREtáRIO DE PAtRIMônIO

Zelo patrimonial

A lém das atividades normais inerentes à conservação do Edifício Sede do GOSP, manutenção dos registros patrimoniais e suporte e apoio a outras Secretarias,

estamos regularizando e atualizando a documen-tação dos terrenos do GOSP, referentes a plantas, matrículas e retificação do IPTU, entre outros documentos que integrarão o rol de documentos exigidos pela PMSP por ocasião da obtenção do alvará de demolição e construção do Edifício Sede do GOSP.

Documentação do imóvel localizado na rua São Joaquim, nº 457 – Liberdade – São Paulo – SP • Matrículas dos dois imóveis devidamente regu-

larizadas• Regularização das áreas constantes do IPTU• AVCB regularizado e válido até 2018• Regularização do processo de demolição na

Prefeitura Municipal de São Paulo

Pendências com a PMSP• Pagamento da primeira multa de

nº 1134542520210 PMSP• Pagamento da segunda multa de

nº 1134541210161 PMSP• Aguardando instruções sobre a melhor

maneira de conduzir os assuntos relativos às pendências existentes

Projeto do novo Edifício Sede do GOSP• Elaboração do estudo de massa e definição

arquitetônica do novo edifício;• Contratação de empresa de geotécnica;• Preparo do projeto e de toda a documentação

dos imóveis para dar entrada na PMSP para obtenção do alvará de demolição e, posteriormente, de construção;

• Agendamento de reuniões com a Subprefeitura da Sé;

• Agendamento de reuniões (pré-análise) com a Secretaria responsável e aprovação de projeto.

• Monitoramento da contratação do projeto; arquitetônico da nova Sede do Grande Oriente de São Paulo.

Cemitério• Quarenta vagas no total, sendo 14 disponíveis;• Estamos providenciando, com os cartórios,

as certidões de óbito para efetivar a exumação de 25 corpos de Irmãos e familiares;

• Estamos providenciando listagem atualizada dos valores, por procedimento, cobrados pelo cemitério.

27luzes

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStãoLuzES28

GABInETE

secretaria de gabiNete tem por objetivo assistir direta e iNdiretameNte o grão-mestre estadual e o grão-mestre estadual adjuNto No desempeNho de suas fuNções

Grão-Mestrado assistido

Confira na relação a seguir as atividades realiza-das e/ou acompanhadas pela Secretaria de Gabi-nete do Grão-Mestrado do GOSP entre junho de 2015 e maio de 2017:

• Acompanhamento do GM e do GMA nas reuniões no Gabinete;

• Confecção das atas das reuniões;• Participação nas reuniões das Comissões da

obra do Grande Oriente de São Paulo; • Inserção no site das empresas vencedoras dos

atos complementares licitatórios da obra do GOSP;

• Criação, em conjunto com a Secretaria de Re-lações Públicas, da Coordenadoria de Espor-te, Recreação e Lazer;

• Controle dos grupos oficiais de WhatsApp do GOSP;

• Acompanhamento e retorno do WhatsApp do GOSP;

• Participação efetiva na campanha 10 Medidas Contra a Corrupção, com apoio de Thiago Lacerda;

• Protocolo de intenções celebrado entre a Fiesp e o GOSP;

• Elaboração de uma agenda conjunta entre a Fiesp e a Maçonaria paulista, visando ao for-talecimento da economia, geração de empre-gos e combate à corrupção;

• Cerimônia oficial dos 95 anos do GOSP; • Cerimônia oficial de descerramento da placa

de nossa sede provisória Berel Aizenstein; • Controle e encaminhamento dos

GOBCARDS expedidos; • Criação do grupo de WhatsApp SOS 191,

para ajudar IIr.’. em caso de extrema ne-cessidade, totalizando, desde sua criação (15/5/2016), centenas de atendimentos efi-cazes, como transplantes de medula, coração artificial, campanhas abrangentes, resgates, cirurgias de alta complexidade e inúmeras vidas salvas;

• Acompanhamento do GM e do GMA aos eventos oficiais do GOSP, como ERAMs e ERACs;

• Formatação do 1º Encontro da Família Ma-çônica em Serra Negra, em conjunto com a Fraternidade Feminina Estadual;

• Destinação para as correspondências recep-cionadas pelo Gabinete;

• Acompanhamento e confecção de Decretos expedidos pelo Grão-Mestrado;

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório da Secretaria de Gabinete do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

EspEcial 2 anos dE gEstão

RELAÇõEs InTERnAs

Busca harmoniosa

ASecretaria Estadual de Relações Inter-nas apresenta as atividades ocorridas na gestão. Nos primeiros dias de gestão, dividimos as Macrorregiões e fizemos a

nomeação dos nove Secretários Adjuntos de Rela-ções Internas nas Macrorregiões e dos 134 Coorde-nadores Regionais.

Definida a equipe de trabalho da Secretaria, elaboramos as normas para os Secretários Adjuntos das Macros e Coordenadores Regionais, buscando diretrizes para seus trabalhos. Sendo assim, criamos diretrizes para ser seguidas buscando uma perfeita harmonia entre o Grão-Mestrado e as Lojas.

A Secretaria fez seis reuniões com os Secretá-rios Adjuntos das Macros e os Coordenadores Regionais, buscando apresentar as novas diretrizes desejadas para a atual gestão, focando a relação dos Coordenadores com as Lojas. Seguem as datas e locais das reuniões:

1. 16/7/2015 – 2ª Macrorregião (GOSP), estando presentes o Secretário Adjunto da Macro e os Coordenadores Regionais;

2. 20/7/2015 – 5ª Macrorregião (Sorocaba), es-tando presentes o Secretário Adjunto da Macro e os Coordenadores Regionais;

3. 22/7/2015 – 1ª Macrorregião (GOSP), estando presentes o Secretário Adjunto da Macro e os Coordenadores Regionais;

4. 30/7/2015 – 4ª Macrorregião (Campinas), es-tando presentes o Secretário Adjunto da Macro e os Coordenadores Regionais;

5. 1/8/2015 – 9ª Macrorregião (São José dos Campos), estando presentes o Secretário Ad-junto da Macro e os Coordenadores Regionais;

6. 7/8/2015 – 6ª Macrorregião (Ribeirão Preto),

estando presentes o Secretário Adjunto da Macro e os Coordenadores Regionais.

Nas reuniões, foram abordadas as sete diretrizes:1. A palavra ‘FRATERNIDADE’, que é o prin-

cípio básico e mais importante desta atual administração;

2. A importância do Coordenador Regional, sendo ele o elo de ligação do Grande Oriente de São Paulo com as Lojas;

3. Visitação às Lojas;4. A grande importância de os Coordenadores

Regionais estarem presentes nas Sessões Mag-nas das Lojas;

5. O Coordenador Regional como representan-te do Grande Oriente de São Paulo em visitas às Lojas;

6. A obrigação de os Coordenadores Regionais en-viarem relatórios mensais de visitação de Lojas;

7. O dever de o Coordenador Regional comuni-car imediatamente irregularidades graves ao Secretário Adjunto da Macro.

Em reunião realizada em 28 de agosto de 2015 na Sede do GOSP, com todos os nomeados da Secreta-ria e o Eminente Irmão Marques Ballouk Filho, as questões acima foram discutidas.Em agosto de 2015, aconteceu o 1º Encontro Es-tadual das Fraternidades Acadêmicas em Ribeirão Preto, onde apoiamos e presidimos uma mesa.

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório da Secretaria Estadual de Relações Internas do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

29luzes

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStãoLuzES30

PREvIDênCIA E AssIsTênCIA

Maio de 2016 a maio de 2017WAltER RODRIGuES DE AnDRADE SECREtáRIO EStADuAl DE PREvIDÊnCIA E ASSIStÊnCIA DO GOSP

AlEXAnDRE G. WOlkOFF E GERSOn FAntI SECREtáRIOS EStADuAIS ADJuntOS DE PREvIDÊnCIA E ASSIStÊnCIA DO GOSP

9 Encaminhamentos ao oftalmologista9 Encaminhamentos jurídicos32 Encaminhamentos para exames 1 Internação geral5.812 Caixas de medicamentos doados pela Dispensação 4 Doações de medicamentos comprados pelo GOsP3 Doações de cadeira de rodas e especial4 Doações de óculos1 Empréstimo de cadeira de rodas/banho0 Prótese ocular18 visitas em hospitais2 Encaminhamentos para fisioterapeuta1 Implantação de quatro dedos no hC0 sepultamento em cemitério0 Internação na APAE0 vaga para criança em creche da prefeitura0 visita mensal ao CDP (presídio) de suzano 3 Encaminhamentos ao Banco de Olhos2 Encaminhamentos ao cardiologista

3 Encaminhamentos ao neurologista6 Encaminhamentos ao oncologista14 Encaminhamentos ao ortopedista8 Encaminhamentos ao urologista4 Encaminhamentos ao cirurgião vascular3 Encaminhamentos ao nefrologista14 Encaminhamentos de currículos1 Internação de dependente químico0 Internação geral1 Internação no hospital do Rim19 Doações de sangue4 Acompanhamentos em internações23 visitas em hospitais 68 Informações gerais / Indicações / Orienta6 Doações de adaptação personalizada para cadeiras de rodas0 Doação de transfer para criança0 Doação para compra de encosto de cadeira 1 Encaminhamento para amputação de membros (sus-Mogi)40 Tipos de doação de medicamentos para prefeituras

EspEcial 2 anos dE gEstão

Todos os Coordenadores Estaduais são Ma-çons do GOSP com atuação direta nas Ordens ou Entidades Paramaçônicas a que pertencem, possi-bilitando assim um melhor entrosamento entre o Grande Oriente de São Paulo e os órgãos diretivos das Ordens ou Entidades Paramaçônicas.

Em razão de cada uma dessas Ordens ou Entidades Paramaçônicas possuírem um organis-mo próprio e independente que as administra, a relação com a Secretaria se dá de forma colabora-tiva e participativa, não havendo qualquer relação de dependência e/ou subordinação entre elas e o Grande Oriente de São Paulo.

RELATÓRIO DE ATIVIDADESCoordenadoria Estadual de LowtonsCoordenador Estadual: Irmão Waldomiro D’Avila

As atividades dessa Secretaria são desenvolvidas através do Grande Capítulo de Lowtons do Estado de São Paulo.

Desenvolvemos nossas atividades com reu-niões regulares no primeiro sábado de cada mês no Templo da Aug. e Resp. Loja Simb. Rangel Pestana, situado na rua Santa Rita, nº 104 – Pari, São Paulo, capital.

Nossas atividades compreendem sessões de instrução, onde os Lowtons apresentam trabalhos

A Secretaria Estadual de Entidades Paramaçônicas do GOSP tem por finalidade atuar como um elo da família paramaçônica. Para esse fim, a Secretaria atua com as Lojas Maçônicas no intuito de esclarecê--las e incentivá-las a apoiar e patrocinar as Entidades e Ordens Paramaçônicas, em especial as juvenis.

O Grande Oriente de São Paulo (GOSP) re-conhece e apoia as seguintes Ordens ou Entidades Paramaçônicas:

secretaria estadual de eNtidades paramaçôNicas apoia, orgaNiza e iNceNtiva iNiciativas das mais difereNtes fiNalidades

Elo da família paramaçônica

PARAMAÇÔnICAs

Para o desenvolvimento de seu trabalho e atividades, a Secretaria Estadual de Entidades Paramaçônicas conta com um Secretário Estadual, dois Secretários Estaduais Adjuntos e oito Coordenadores Estaduais.

lowtons * ação paramaçônica juvenil (apj)fraternidade feminina cruzeiro do sul (frafem-sp) ordem demolayordem internacional das filhas de jóordem internacional do arco-íris para meninasordem internacional da estrela do orienteescoteiros e bandeirantesmoto clube bodes do asfalto ** íntegra do relatório disponível

31luzes

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStão32 Luzes

PARAMAÇÔnICAsde conhecimentos gerais e maçônicos dentro do que lhes é permitido aprender.

Os Maçons presentes nas sessões também transmitem seus conhecimentos e tiram dúvidas dos meninos sobre os mais diversos assuntos.

Duas vezes por ano, promovemos sessões de adoções.

As sessões mencionadas no parágrafo anterior reúnem diversas Lojas, que, além de adotarem seus Lowtons, passam a participar de nossos trabalhos.

Neste último ano de atividades, adotamos 10 Lowtons.

Também participamos de algumas atividades de benemerência, como campanha do agasalho, socorro a creches e asilos, campanha de livros etc.

Desenvolvemos também atividades exter-nas, visitando locais que transmitam aos Lowtons conhecimento, cidadania e cultura, como Detran, planetário, entre outros.

O Grande Capítulo de Lowtons do Estado de São Paulo, junto com essa Coordenadoria, também mantém o cadastro e emite diplomas das adoções realizadas no estado de São Paulo.

Quando tomamos conhecimento das adoções, passamos aos IIr. e às Lojas todo o suporte neces-sário para o desenvolvimento da cerimônia. Tal suporte se estende também a outros estados, pois diversos IIr. buscam essa Coordenadoria em busca de orientações.

Coordenadoria Estadual da Ordem DeMolayCoordenador Estadual: Irmão Felipe DiLelloApresento algumas atividades realizadas por essa Coordenadoria que está sob minha liderança desde 20 de maio de 2016 através do Ato n° 252 – 2015/2019, portanto, mais de um ano de trabalho e muito relacionamento.Traçamos logo no início uma estratégia de traba-lho focada no relacionamento com as Lojas que já patrocinam um Capítulo da Ordem DeMolay em seu Or.: e com um projeto de expansão, levando o conhecimento sobre o que é a Ordem DeMolay

para aquelas Oficinas que ainda não possuem em seu seio o patrocínio a essa magnífica Ordem.Para isso, estamos lançando, nos próximos dias, um projeto ousado e que trará em longo prazo muitos frutos para as Lojas do nosso Grande Oriente de São Paulo. O Projeto Semear estimulará as Lojas a trabalharem e participarem da Ordem DeMolay, visando à importância que terá esse trabalho para o futuro das Lojas, pois acreditamos, e isso já é uma realidade em muitos Orientes, que o jovem DeMolay de hoje será o adulto Maçom de amanhã e é essa mensagem que levaremos para todas as Macrorregiões do nosso grandioso estado de São Paulo, em um trabalho de muita estrada e muito contato com os Irmãos, principalmente os Vene-ráveis Mestres - nesse sentido, contamos também com a parceria dos IIr.: Secretários Adjuntos da Secretaria de Relações Internas em suas respectivas Macrorregiões.É pensando no futuro que faremos o Grande Oriente de São Paulo cada vez mais presente na vida das pessoas, porque JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Coordenadoria Estadual da Ordem Internacio-nal das Filhas de JóCoordenador Estadual: Irmão André MarcondesRelatório de atividades da Coordenadoria das Filhas de Jó 2016• Visita ao Bethel #24 Hórus• Visita ao Bethel #14 Agnes• Participação das reuniões do Bethel Jurisdi-

cional de São Paulo• Participação do Dia Estadual das Filhas de Jó

na Alesp• Instalação do Bethel UD Mizpah de Bauru• Instalação do Bethel UD Sertãozinho• Coordenação do Congresso Paulista de Be-

théis COPABE• Participação das reuniões do Bethel #10 Lírios

do Hermon de Mogi das Cruzes• Instalação do Conselho Guardião do Bethel

EspEcial 2 anos dE gEstão

• 24 Hórus• Hasteamento da Bandeira Nacional na ARLS

União e Caridade IV• Hasteamento da Bandeira Nacional na ARLS

Acampamento dos Aprendizes• Participação na 5ª Noite do Bacalhau do Be-

thel #10• Participação no 26º Sukiyaki da ARLS Cruzei-

ro do Itapeti• Apresentação na ARLS União e Perseverança

de Poá• Sessão Câmara Municipal Mogi das Cruzes

para acompanhar votação de Lei do Dia Mu-nicipal das Filhas de Jó

• Participação em palestra no Centro Cultural União e Caridade

Coordenadoria Estadual da Ordem Internacio-nal das Meninas do Arco-ÍrisCoordenador Estadual: Irmão Luiz MaronoA Coordenadoria do Arco-Íris está muito relacio-nada com as atividades da Grande Assembleia do Estado de São Paulo.Estamos em processo de crescimento, tendo realiza-do a fundação de uma Assembleia em Casa Branca e uma Assembleia em Santa Izabel.Recentemente, também estivemos na fundação de uma Assembleia da Promessa (Pledges), para meni-nas de sete a 11 anos, na cidade de Fernandópolis.

Foram realizadas duas Escolas de Instrução para todas as Assembleias.

Entre as atividades da Grande Assembleia, cabe destacar o Outubro Rosa, Novembro Azul, Abril Marrom, corações terapêuticos para mulhe-res que passaram por cirurgia de câncer de mama, projeto de reciclagem para compra de cadeira de rodas para instituições de saúde e doações diversas, inclusive para auxiliar na construção do Centro de Apoio para Pacientes do Hospital de Câncer de Barretos (projeto da Estrela do Oriente).

Estão previstas mais duas fundações de Assem-bleias e a realização da Grande Assembleia na cidade

de Águas de Lindoia, 30 de junho a 2 de julho.Todas as ações são desenvolvidas por meio de

recursos próprios adquiridos com a realização de eventos como almoço de massas, feijoada etc.

Coordenadoria Estadual da Ordem Internacio-nal da Estrela do OrienteCoordenador Estadual: Irmão José RobertoA Coordenadoria da Ordem Internacional da Estrela do Oriente tem suas atividades em sintonia com o Grande Capítulo do Estado de São Paulo, participando de seus projetos e atividades – entre eles, a Casa de Apoio ao Paciente com Câncer de Barretos, que vem sendo construída pelo Grande Capítulo em Barretos, merece destaque por sua importância e relevância.De um sonho acalantado, já uma realidade efetivada.

Coordenadoria Estadual Moto Clube Bodes do AsfaltoCoordenador Estadual: Irmão Hugo Santana

ATIVIDADESTemos um grupo de e-mails para cada Facção - para o estado de São Paulo e outro nacional. Quando temos algum passeio, festa ou benemerên-cia, avisamos nesses grupos, convidando os outros Irmãos para participarem.

Toda Facção organiza aproximadamente três passeios por mês e sempre que possível reserva uma semana para participar de outros eventos, visitando Facções e participando em conjunto dos passeios.

E existe um encontro mensal chamado Vaga-bodes, que é um passeio em uma quinta-feira, no qual participam vários Irmãos de São Paulo e inte-rior, chegando a até 100 motos aproximadamente.

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório da Secretaria Estadual de Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

33luzes

especial 2 aNos de gestãoluzes34

ICE

um órgão de assessorameNto do grão-mestradocelebrar o dia das mães é celebrar a vida. maio é também o símbolo da reNovação da gestão das lojas sob a jurisdição do gosp

Na edição nº 6 da Revista Luzes, traduzi a atuação do Ilustre Conselho Estadual (ICE) me utilizando de uma metáfora. À época, comparei o trabalho realizado

pelo ICE ao de um jardim de ideias para a Maçona-ria. A reportagem resumiu bem o trabalho coti-diano desempenhado pelos Ilustres Conselheiros, “que utilizam suas experiências e conhecimento para trazer contribuições, entendendo as necessi-dades do GOSP e sugerindo saídas e soluções. Essa experiência vai além do saber sobre a estrutura da Maçonaria e seus ritos, sendo carregada pelo conhecimento geográfico do ICE, uma vez que fa-lamos de Irmãos que representam cidades e regiões na maior Maçonaria da América Latina”.

Composto por 33 Ilustres Conselheiros, além do Presidente, o ICE atua diretamente com o Poder Executivo, na forma de um órgão de assessoramen-to. Para tanto, todos os membros possuem grande bagagem maçônica, com pelo menos cinco anos de Mestrado, ótima reputação e elevado conhecimento.

Para que possa exercer sua função de asses-sorar o GOSP, esse “jardim” é dividido em quatro Comissões fixas, além de poder abrigar Comissões Especiais conforme a necessidade do Poder Exe-cutivo. Compete ao Conselho apreciar e emitir parecer sobre a proposta orçamentária do GOSP, acompanhar essa execução, emitir parecer sobre

fusões de Lojas, acompanhar questões administra-tivas levantadas pelos Irmãos e aprovar a concessão de medalhas e títulos de reconhecimento, entre outras funções.

O contato constante é uma das principais ferramentas do Ilustre Conselho Estadual. Como se reúnem na última segunda-feira dos meses ímpares, é preciso que os Ilustres Conselheiros se falem muito durante os intervalos, mantendo a vigilância constante do ICE, principalmente por causa dos mandatos curtos, de apenas um ano, com possibilidade de reeleições.

Ao longo desses últimos dois anos, os Conse-lheiros indicados vêm cumprindo suas obrigações em uma atuação com compromisso e voluntariado. Foram 15 reuniões no período. No início, acon-teceu um grande intercâmbio de conhecimento e experiências, uma vez que houve trocas de um significativo percentual de Conselheiros do ICE anterior para o atual. Ainda assim, isso não impe-diu que fossem apreciadas questões tão importan-tes quanto uma alteração relevante no Regimento Interno do Conselho.

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório do Ilustre Conselho Estadual (ICE) do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

EspEcial 2 anos dE gEstão

miNistério público maçôNico (mpe) promove e fiscaliza o cumprimeNto e a guarda das leis e dá direito à ampla defesa de todos

MInIsTéRIO PúBLICO MAÇÔnICO

Guarda da lei

OMinistério Público Maçônico (MPE), por seu Procurador Estadual, tem a obrigação de zelar pelo cumprimento da Constituição, do RGF, da Constitui-

ção Estadual e demais leis de nosso ordenamento jurídico. É o fiscal das leis nos Tribunais e Execu-tivo. Por obrigação regimental, o MPE atua em todos os processos que tramitarem pelo Judici-ário, manifestando-se antes dos Juízes. Pretendo dinamizar a atuação, dividindo o trabalho com os dois Subprocuradores também aprovados.Além da questão legislativa, cabe ao MPE de-nunciar os infratores da Lei Maçônica aos órgãos competentes; representar ou oficiar, conforme o caso, ao Tribunal Estadual de Justiça a arguição de inconstitucionalidade de leis e atos normativos do GOSP e defender seus interesses em questões maçônicas e de âmbito não maçônico.Os membros do MPE foram referendados em

Sessão Ordinária da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa (PAEL-SP), realizada em 25 de julho de 2015. Nesse período, o MPE recebeu uma média de 200 processos das mais diferentes frentes por ano e novas legislações entraram em vigor, implicando significativamente no trabalho do MPE. Confira no box a lista das principais leis que mudaram.De acordo com o Procurador Estadual, algo que impacta diretamente o trabalho do MPE é o desco-nhecimento sobre a Legislação por parte de alguns Irmãos da Jurisdição e das próprias Lojas. Um exemplo desse desconhecimento é que o Minis-tério Público Maçônico recebe vários processos se baseando em leis e procedimentos antigos ou desatualizados.O MPE participa e tem a palavra em todos os Tribunais e conta com o trabalho dos Oradores das Lojas, que funcionam como os ‘promotores’ nas ações e processos.Ao longo desse período, o Procurador Estadual, Poderoso Irmão Walter de Oliveira Lima Teixeira, e os Subprocuradores Estaduais, Poderosos Irmãos Leandro Weismann e Carlos Marcílio, fizeram reuniões periódicas – presenciais e on-line – para discutir e opinar sobre os processos em andamento. Clique aqui e confira uma entrevista exclusiva concedida pelo Poderoso Irmão Walter de Olivei-ra Lima Teixeira, à época da posse do Ministério Público Maçônico, para o Portal do GOSP.

lei 153/2015 – mudança no código eleitoral lei 165/2016 – mudança no código disciplinar lei 111/2017 – lei do alvará judicial lei 171/2017 – regulamentação do conselho de família

ALGuMAs MuDAnÇAs nA LEGIsLAÇãO

35luzes

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStão

TRIBunAL DE COnTAs

A s competências do Egrégio Tribunal Estadual de Contas (ETEC) do Gran-de Oriente de São Paulo (GOSP), órgão de assessoramento da Poderosa

Assembleia Estadual do GOSP, delineadas pela Lei nº 88, de 6/10/2009, que aprovou o Regimento Interno do referido Tribunal, são, entre outras:

I – Na qualidade de órgão de controle, realizar por iniciativa própria ou da Poderosa Assembleia Es-tadual Legislativa do GOSP (PAEL-SP) inspeções e auditorias de natureza contábil, fiscal, financeira, operacional e patrimonial, relativas a recursos oriundos do Grande Oriente de São Paulo;

II – Por solicitação da PAEL, apreciar a regulari-dade das contas:a) dos ordenadores de despesas e demais respon-sáveis por bens e valores do Grande Oriente de São Paulo ou pelos quais estes respondam;b) dos administradores das entidades com per-sonalidade jurídica, cujo patrimônio pertença exclusiva ou majoritariamente ao Grande Oriente de São Paulo ou qualquer entidade de sua admi-nistração indireta;c) dos administradores das fundações instituídas ou mantidas pelo Grande Oriente de São Paulo;d) dos administradores das Lojas Maçônicas juris-

egrégio tribuNal estadual de coNtas atua Nas auditorias de Natureza coNtábil, fiscal, fiNaNceira, operacioNal e patrimoNial do gosp

vEnERávEl IRMãO ChARlES FRAnCIS quInlAn PRESIDEntE DO EGRéGIO tRIBunAl EStADuAl DE COntAS DO GOSP

Análise contábil

dicionadas ao Grande Oriente de São Paulo;e) dos administradores de outras entidades que, por força de lei, estejam sob sua jurisdição;

III – Representar ao Presidente da PAEL sobre o que apurar em inspeção ou auditoria. O Egrégio Tribunal Estadual de Contas do GOSP é constituído de nove Conselheiros, indicados entre Mestres Maçons, possuidores de notórios conhecimentos jurídico-maçônicos, administra-tivos, contábeis, econômicos e financeiros, sendo um terço indicado pelo Eminente Grão-Mestre Estadual e dois terços pela Mesa Diretora da PAEL, e nomeados pelo Eminente Grão-Mestre Estadual, após aprovada a indicação de seus nomes pela PAEL. A renovação, ou recondução, é de um terço da E. Corte de Contas, anualmen-te, ou seja, um pelo Poder Executivo e dois pelo Poder Legislativo.

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório do Tribunal de Contas do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

luzes36

EspEcial 2 anos dE gEstão

trabalho do egrégio tribuNal de justiça do gosp foi facilitado pela iNdepeNdêNcia e harmoNia eNtre os poderes judiciário, legislativo e executivo

Independência e harmonia

Vivemos uma fase muito produtiva no Egrégio Tri-bunal de Justiça do Grande Oriente de São Paulo (GOSP). Este período está marcado pela indepen-dência e harmonia entre Poder Judiciário, por nós representado, pelo Legislativo, na pessoa do Emi-nente Irmão Hermes Barbosa, e pelo Executivo, pelo Eminente Irmão Benedito Marques Ballouk Filho, Poderoso Irmão Kamel Aref Saab e todos os demais Secretários, Assessores e Colaboradores ao lado dos sempre elevados bons serviços do Minis-tério Público Maçônico, dirigido pelo Poderoso Irmão Walter de Oliveira Lima, podendo assim mi-

nistrar justiça a todos os jurisdicionados do GOSP com agilidade, eficiência e eficácia. Não há processos parados no Tribunal e a pauta foi reduzida, dando destaque para a agilização dos processos de alvarás para liberação de pagamentos de pecúlios e auxílios da Mútua aos dependentes de Irmãos falecidos.

A gestão do GOSP, conduzida pelo Eminente Irmãp Ballouk, tem permitido essa harmonia e produtividade com muito diálogo, trabalho, reu-niões e uma divisão de responsabilidades entre os três Poderes e o Ministério Público.

TRIBunAL DE jusTIÇA

PODEROSO IRMãO ElIEl RAMOS MAuRICIOJuIZ-PRESIDEntE DO EGRéGIO tRIBunAl DE JuStIçA DO GOSP

shut

tErs

tock

37luzes

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStão

MúTuA

Relatório de atividades

A Mútua Maçônica foi instituída pela Lei no 05, de 25 de fevereiro de 1982, e entre suas várias altera-ções, a que mais se destaca é a Lei no 77, de outu-bro de 2005, que consolida as principais diretrizes de seu funcionamento.

Entre os principais artigos, destacamos seu objetivo: “Proporcionar aos beneficiários dos Maçons regulares e ativos, membros das Lojas na Jurisdição do Grande Oriente de São Paulo, o recebimento de um benefício financeiro, por ocasião da morte do mutuário, compreendendo duas parcelas: uma denominada ‘auxílio-funeral’ e outra denominada ‘pecúlio’”.Partindo dessa pre-missa, e observando a orientação dada pelo nosso Eminente Grão- -Mestre do Grande Oriente de São Paulo, Ir .´. Benedito Marques Ballouk Filho, e também pelo Poderoso Grão-Mestre Adj, Ir.´. Kamel Aref Saab, onde o espírito fraternal é valor preponderante sobre todas as circunstân-cias, e considerando ainda a eficiência, agilidade e legalidade dos processos, a Diretoria da Mútua Maçônica tem trabalhado de forma incansável para atender às vontades de todos os Obreiros do Grande Oriente de São Paulo espalhados por todo o estado.

Podemos destacar, entre as várias ações no

mandato de 7/2015 a 5/2017 da Diretoria da Mútua Maçônica, as principais:

I. Da composição da Diretoria• Diretor: Irani Fogaça de Almeida• Vice-Diretor: Pedro Augusto Auache Pereira• Tesoureiro: João Carlos de Alencastro Guim-

rães Filho• Secretário: José Rodrigues de Lima

II. Das ações entre 8/2015 E 4/2017• Número de processos em aberto

(aguardando pagamento)

aNo No de processo variação - redução2015 642016 49 -23,44%2017 47 -4,08%

acumulado 27,52%

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório de atividades do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

luzes38

EspEcial 2 anos dE gEstão

coNheça mais sobre o projeto de coNs-trução do Novo palácio maçôNico do graNde orieNte de são paulo (gosp)

Nova casa da Maçonaria Paulista

Como conciliar as palavras ‘arrojo’, ‘necessidade’, ‘planejamento’ e ‘prudência’ para explicar uma de-terminada ideia? A resposta é simples. Basta pensar no projeto de construção da nova sede do Grande Oriente de São Paulo (GOSP), levado pelo Eminen-te Grão-Mestre Estadual, Eminente Irmão Benedi-to Marques Ballouk Filho, à aprovação da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa (PAEL-SP), em novembro de 2015.

O projeto, que previa a demolição da antiga Sede do GOSP, o Palácio Maçônico Benedito Machado Pinheiro Tolosa, e a construção de um novo Palácio foi visto como um grande arrojo por parte do Grão-Mestrado. Entretanto essa era uma condição necessária que, invariavelmente, deveria acontecer em algum momento. O antigo prédio, construído na década de 1950, precisava passar por grandes reformas. Corria-se inclusive o risco de ser interditado pelos órgãos competentes. Além disso, o local já não atendia mais às necessidades das mais de 800 Lojas da Jurisdição e, consequentemente, dos mais de 24 mil Irmãos que dela dispunham como principal casa da Maçonaria Paulista. Desde o momento em que o projeto foi aprovado e mesmo antes de os primeiros passos serem dados, a palavra ‘planejamento’ entraria em destaque e, de

acordo com o Secretário de Patrimônio do GOSP, Poderoso Irmão Osiris Monteiro Blanco, deve seguir até o fim da execução do projeto. A equipe técnica à frente do projeto vem trabalhando firme para que cada etapa seja executada com respon-sabilidade, qualidade e coerência. O nome disso? Prudência. Prudência para que, tijolo a tijolo, a nova casa da Maçonaria Gospiana seja construída com um esforço coletivo, fruto do trabalho conjun-to e harmônico.

28/11/2015 – Apresentação e aprovação do projeto na Poderosa Assembleia Estadual Legislativa (PAEL-SP) do GOSP.

17/2/2016 – Criação da comissão para colaboração voluntária no projeto do novo Palácio Maçônico: • Comissão Gestora Geral de Obras (CGG)• Comissão Técnica de Engenharia e Arquitetura

(CTE)• Comissão de Captação de Recursos (CCR) • Comissão Técnica Jurídica (CTJ)• Comissão de Atos Licitatórios (CAL)• Comissão de movimentação e Logística (CML)• Comissão Técnica Contábil (CTC)

23/3/2016 – Sanção da nova Lei de Parcelamen-to, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS), conhecida como Lei de Zoneamento, no município de São Paulo, que normatiza o uso público e privado do solo da cidade, mudando a escala de regulação. As mudanças previstas na nova lei impactariam dire-tamente o projeto do GOSP e, consequentemente, a Comissão responsável precisou entrar em ação para rever itens importantes.

10/6/2016 – Aprovação da demolição do Palácio Maçônico Benedito Machado Pinheiro Tolosa.

Clique aqui e acesse a íntegra do Relatório Projeto de Construção do Novo Palácio Maçô-nico do Grande Oriente de São Paulo (GOSP)

nOvO PALáCIO

39luzes

ESPECIAL 2 AnoS dE gEStão