Aids e HIV

10
Aids e HIV A sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O vírus da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue, no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoas infectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substâncias citadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contato direto com o sangue de uma pessoa. Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para se manifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seu corpo, mas ainda não ter Aids. Ao desenvolver a Aids, o HIV começa um processo de destruição dos glóbulos brancos do organismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico ( de defesa ) dos seres humanos, sem eles, o doente fica desprotegido e várias doenças oportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. A pessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido a doença, pode transmiti-la. Formas de Contágio A Aids é transmitida de diversas formas. Como o vírus está presente no esperma, secreções vaginais, leite materno e no sangue, todas as formas de contato com estas substâncias podem gerar um contágio. As principais formas detectadas até hoje são: transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo, compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam

Transcript of Aids e HIV

Aids e HIV

A sigla Aids significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.O vírus da Aids é conhecido como HIV e encontra-se no sangue,no esperma, na secreção vaginal e no leite materno das pessoasinfectadas pelo vírus. Objetos contaminados pelas substânciascitadas, também podem transmitir o HIV, caso haja contatodireto com o sangue de uma pessoa.

Após o contágio, a doença pode demorar até 10 anos para semanifestar. Por isso, a pessoa pode ter o vírus HIV em seucorpo, mas ainda não ter Aids. Ao desenvolver a Aids, o HIVcomeça um processo de destruição dos glóbulos brancos doorganismo da pessoa doente. Como esses glóbulos brancos fazemparte do sistema imunológico ( de defesa ) dos seres humanos,sem eles, o doente fica desprotegido e várias doençasoportunistas podem aparecer e complicar a saúde da pessoa. Apessoa portadora do vírus HIV, mesmo não tendo desenvolvido adoença, pode transmiti-la.

Formas de Contágio

A Aids é transmitida de diversas formas. Como o vírus estápresente no esperma, secreções vaginais, leite materno e nosangue, todas as formas de contato com estas substâncias podemgerar um contágio. As principais formas detectadas até hojesão: transfusão de sangue, relações sexuais sem preservativo,compartilhamento de seringas ou objetos cortantes que possuam

resíduos de sangue. A Aids também pode ser transmitida da mãopara o filho durante a gestação ou amamentação.

CATAPORA (VARICELA)

Catapora (ou varicela) é uma doença infecciosa causada pelovírus Varicela-Zóster. Altamente contagiosa, mas geralmentebenigna, era uma das enfermidades mais comuns da infânciaantes do advento da vacina.

Uma vez adquirido o vírus, a pessoa fica imune por toda avida. No entanto, ele permanecerá no organismo e, futuramente,poderá provocar uma doença conhecida como herpes-zóster, oucobreiro.

Sintomas da Catapora

Os primeiros sintomas são febre entre 37,5° e 39,5°, mal-estar, inapetência, dor de cabeça, cansaço. Entre 24 e 48horas mais tarde, surgem lesões de pele caracterizadas pormanchas avermelhadas, que dão lugar a pequenas bolhas ouvesículas cheias de líquido, sobre as quais, posteriormente,se formarão crostas que provocam muita coceira.

Contágio

A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato diretoatravés da saliva ou secreções respiratórias da pessoainfectada ou por contato com o líquido do interior dasvesículas.

O período de incubação dura em média 15 dias e a recuperaçãocompleta ocorre de sete a dez dias depois do aparecimento dossintomas.

CAXUMBA

Caxumba é uma doença infecciosa causada por um vírus dafamília dos paramyxovirus, que provoca não só inflamação nasparótidas, mas também nas glândulas submaxilares esublinguais. Na maior parte das vezes, a infecção se manifestana infância, nos meses de inverno e no começo da primavera.

Embora seja uma enfermidade de evolução benigna, em algunscasos podem ocorrer as seguintes complicações: inflamação dostestículos e dos ovários (que pode resultar em esterilidade),meningite asséptica, pancreatite, neurite e surdez.

O período de incubação varia de 14 a 25 dias. A transmissão sedá pelo contato direto com as secreções das vias aéreassuperiores da pessoa infectada, a partir de dois dias antesaté nove dias depois do aparecimento dos sintomas. Raros sãoos casos de reinfecção pelo vírus da caxumba. Em geral, umavez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. Noentanto, se a infecção se manifestou apenas de um lado, ooutro pode ser afetado em outra ocasião.

Sintomas

Inchaço e dor na parótida e nas outras glândulas salivaresinfectadas (localizadas embaixo da mandíbula), dor muscular eao engolir, febre, mal-estar, inapetência são sintomas dainfecção, menos intensos nas crianças do que nos adultos.

DENGUE

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do aedesaegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos deágua parada acumulada nos quintais e dentro das casas.

Existem 4 tipos diferentes desse vírus: os sorotipos 1, 2, 3 e4. todos podem causar as diferentes formas da doença.

Observação importante: depois de muitos anos sem registro denenhum caso de contaminação, o sorotipo 4 voltou a circular emalguns estados do brasil. especialmente as crianças e osjovens não desenvolveram imunidade contra ele. por isso e paraevitar a dispersão desse vírus, o ministério da saúdedeterminou que todos os casos suspeitos de dengue 4 sejamconsiderados de comunicação compulsória às autoridadessanitárias no prazo de 24 horas.

SINTOMAS

A grande maioria das infecções é assintomática. quando surgem,os sintomas costumam evoluir em obediência a três formasclínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe;

dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alteraçõesda coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choqueassociado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar àmorte, se não houver atendimento especializado.

FEBRE AMARELA

Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um tipo devírus chamado flavivírus, cujo reservatório natural são osprimatas não-humanos que habitam as florestas tropicais.Existem dois tipos de febre amarela: a silvestre, transmitidapela picada do mosquito haemagogus , e a urbana transmitidapela picada do aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue eque foi reintroduzido no brasil na década de 1970. embora osvetores sejam diferentes, o vírus e a evolução da doença sãoabsolutamente iguais. A febre amarela não é transmitida de umapessoa para a outra. a transmissão do vírus ocorre quando omosquito pica uma pessoa ou primata (macaco) infectados,normalmente em regiões de floresta e cerrado, e depois picauma pessoa saudável que não tenha tomado a vacina. A formaurbana já foi erradicada. o último caso de que se tem notíciaocorreu em 1942, no acre, mas pode acontecer novo surto se apessoa infectada pela forma silvestre da doença retornar paraáreas de cidades onde exista o mosquito da dengue queprolifera nas cercanias das residências e ataca durante o dia.

Sintomas

Os principais sintomas da febre amarela – febre alta, mal-estar, dor de cabeça, dor muscular muito forte, cansaço,calafrios, vômito e diarréia aparecem, em geral, de três a

seis dias após a picada (período de incubação).aproximadamente metade dos casos da doença evolui bem. osoutros 15% podem apresentar, além dos já citados, sintomasgraves como icterícia, hemorragias, comprometimento dos rins(anúria), fígado (hepatite e coma hepático), pulmão eproblemas cardíacos que podem levar à morte. uma vezrecuperado, o paciente não apresenta seqüelas.

GRIPE

Dr. Carlos Jardim é pneumologista, professor colaborador,médico assistente doutor, responsável pelo Ambulatório deHipertensão Pulmonar do Incor do HCFMUSP. Coautor da coleção“Guia Prático de Saúde e Bem-Estar” (editora Gold), faz partedo corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo(SP).A+a-

A gripe é uma doença aguda que acomete as vias respiratórias.Ela ocorre quando organismo é infectado pelo vírus influenza.Resfriado e gripe são enfermidades distintas: os resfriadossão causados por rinovírus ou coronavírus e têm apresentaçãodiferente.

A gripe pode ocorrer em surtos ao longo do ano, mas é maisfrequente no inverno ou em períodos mais frios. No Brasil, atemporada de gripe ocorre geralmente entre abril e outubro,principalmente nas regiões em que as condições climáticas sãomais definidas. Alguns tipos do vírus influenza podem provocara doença, como o H1N1 (epidemia de gripe suína em 2009) ou oda gripe aviária (H5N1), por exemplo. Em condições habituais,

porém, a maioria das infecções é causada pelos vírus dainfluenza A e B. Como a incidência maior de casos se dá noperíodo mais frio do ano, o quadro recebe o nome de gripesazonal.

RAIVA

A raiva é uma infecção viral mortal transmitida para sereshumanos a partir da saliva de animais infectados – geralmentepor uma mordida.

Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas daraiva, a doença é quase sempre fatal. Por esta razão, qualquerum que pode ter um risco de contrair a raiva devem recebervacinação antirrábica para a proteção.

Sintomas de Raiva

O tempo real entre a infecção e o aparecimento da doença variamuito - ser de dez dias a sete anos. Esse período é chamado deincubação. O tempo médio corresponde a esse período, noentanto, é de três a 12 semanas.

Os sintomas podem incluir:

Babar em excessoConvulsãoSensibilidade exagerada no local da mordidaExcitabilidade

Perda de sensibilidade em uma área do corpoPerda de função muscular

RUBÉOLARubéola é uma doença infecto-contagiosa causada peloTogavírus. Sua característica mais marcante são as manchasvermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha edepois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorrecomumente pelas vias respiratórias com a aspiração degotículas de saliva ou secreção nasal. A rubéola congênita, ouseja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave dadoença, porque pode provocar malformações como surdez eproblemas visuais na criança.

Sintomas

O período de incubação do vírus é de cerca de 15 dias e ossintomas são parecidos com os da gripe:

* Dor de cabeça;

* Dor ao engolir;

* Dores no corpo (articulações e músculos);

* Coriza;

* Aparecimento de gânglios (ínguas);

* Febre;

* Exantemas (manchas avermelhadas) inicialmente no rosto quedepois se espalham pelo corpo todo.

SARAMPOO sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada peloMorbili vírus e transmitida por secreções das viasrespiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pelatosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre ocontágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 diase a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dossintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiramplacas avermelhadas na pele. O sarampo é uma doençapotencialmente grave. Em gestantes, pode provocar aborto ouparto prematuro.

Sintomas

Além das manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapulareritematoso), que começam no rosto e progridem em direção aospés, podemos citar os seguintes sintomas: febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, perda do apetite e manchasbrancas na parte interna das bochechas (exantema de Koplik).

Otite, pneumonia, encefalite são complicações graves dosarampo.

VARIOLAA varíola (também conhecida como bexiga) é uma doença infecto-contagiosa. É causada por um Orthopoxvirus, um dos maioresvírus que infectam seres humanos, com cerca de 300 nanometrosde diâmetro, o que é suficientemente grande para ser vistocomo um ponto ao microscópio óptico. Mais que a peste negra,tuberculose ou mesmo a AIDS, a varíola afetou a humanidade deforma significativa, por mais de 10000 anos. Múmias, como a de

Ramsés V, que data o período de 1157 a.C, apresentam sinaistípicos da varíola - esta que é tida como a principal causa demortes em nosso país, desde o seu descobrimento.

Sintomas de Varíola

Os primeiros sintomas da varíola costumavam aparecer de 12 a14 dias após a infecção pelo vírus. Durante o período deincubação, que dura de sete a 17 dias, a pessoa não manifestanenhum sintoma e também não é capaz de passar a doença paraninguém.

Após o período de incubação, no entanto, alguns sinais esintomas característicos da gripe começam a surgir, como:

FebreDesconforto geralDor de cabeçaFadiga severaDores nas costasVômitos