Ética, Moral e Cidadania

10
DOMINGOS DOS SANTOS DA SILVA BENGO RESENHA CRÍTICA PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE ÉTICA, MORAL E CIDADANIA ÉTICA RESENHA CRÍTICA 1 Angola, Setembro de 2014

Transcript of Ética, Moral e Cidadania

   

DOMINGOS DOS SANTOS DA SILVA BENGO

RESENHA CRÍTICA PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE ÉTICA, MORAL E CIDADANIA

ÉTICA

RESENHA CRÍTICA 1

Angola, Setembro de 2014

2    

American World University United States of America / Distance Learning

Latin American Division

RC RC

Dados de Identificação do aluno e da obra

Nível Graduação Tradicional

Curso Filosofia

Disciplina Ética, Moral e Cidadania

Aluno Domingos dos Santos S. Bengo

Matrícula LAD 4316

Título do Livro Ética

Autores (a) Maria Thereza Pompa Antunes

Editora Pearson: São Paulo, 2012 – 1ª edição.

Mini Curriculum Maria Tereza Pompa Antunes é Bacharel em Administração pela PUC – RJ, Contadora pela FEA – USP, Mestre e Doutora em Ciências Contábeis pela FEA – USP, Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pesquisadora do CNPq. Medalha Frederico Herrmann Júnior – CRC/SP – 2009.

Tipo de Obra Resenhada ------- Didático-Pedagógica Data da Produção 01/09/2014 – 03/09/2014 Data da Recepção ___/___/___

Angola, Setembro de 2014

1 X 2

3    

INTRODUÇÃO

Como não poderia ocorrer de outro modo, o comportamento ético, diz Antunes, sempre mereceu destaque não só no âmbito do trabalho, mas, indiscutivelmente, nos aspectos que medeiam as relações sociais de qualquer natureza. O estudo desse campo da filosofia ganha ainda mais urgência no momento atual, quando grande parte das crises econômicas experimentadas nos últimos anos teve sua origem em consequência de desvios de conduta ética de profissionais de diversas áreas, inclusive daqueles que atuam na gestão de grandes corporações, (Antunes, 2012).

Nesse contexto, ao abordar a ética adotada por administradores, a obra em recensão, pretende servir de orientação para estudantes e profissionais desse campo do conhecimento, convidando-os a filosofar sobre as consequências sociais advindas das suas ações no exercício da prática profissional. Para tanto, foi escrito de forma a propiciar ao leitor uma visão sobre a complexa relação existente entre valores morais pessoais, valores organizacionais e demandas de carreira.

Considerando a amplitude e a complexidade do tema, a abordagem dessa obra consiste na apresentação de conceitos fundamentais e informações práticas, que servirão como base para o planejamento e implementação de ações nas organizações. Exemplos bem elaborados ilustram as ideias centrais, de forma a contextualizar os possíveis dilemas morais que profissionais liberais, empreendedores e empregados possam vir a enfrentar na rotina de trabalho.

Sendo assim, inicialmente, Antunes apresenta uma introdução à ética com enfâse nas relações do indivíduo na sociedade em geral para, na sequência, abordar de forma mais específica, o comportamento ético na atividade empresarial.

Para tanto, divide o seu texto em quatro unidades; Introdução à ética, Ética empresarial, Dimensões da ética empresarial e gestão da ética empresarial.

Estas unidades, hierarquicamente, são dispostas mais ou menos da seguinte maneira:

1. Introdução à ética; o Homem em sociedade, o Conceito de ética, Fontes das regras morais e comportamento ético e Algumas doutrinas éticas.

O objectivo de aprendizagem desta unidade é de entender a importância da vida em sociedade para o homem; compreender o conceito de ética; verificar como são criadas as regras éticas; analisar o que é caracterizado como um comportamento ético e os meios que possibilitam a sua ocorrência e; conhecer algumas doutrinas éticas históricas centrais.

O homem em sociedade

Inicialmente, mostra-se a importância da vida em sociedade e algumas consequências centrais que essa forma de viver traz para os humanos. Discute-se, na sequência, alguns conflitos de interesses que tendem a ocorrer nos diversos níveis e tipos de sociedade em que nos situamos.

4    

O conceito de ética

Neste tema, Antunes apresenta a origem da ética e seus objectivos como ramo científico do conhecimento. Apesar de sua pretensão, não é possível verificar a autonomia da ética correlação a filosofia, pois segundo a autora, não se pode pensar ética sem considerar a dimensão histórica do contexto em que tal pensamento é exigido. Ademais, pensar historicamente já é filosofar.

Fontes das regras morais e comportamento ético

Aqui discute-se a origem das regras éticas e como o comportamento alinhado a essas regras é produzido nas sociedades. Observa-se, portanto, ao longo de sua narrativa, que a metafísica não é referenciada como base de diversas regras morais que antecederam ou não o advento da civilização. Porém esta omissão não oferece graves problemas para a compreensão das fontes das regras morais e comportamento ético. Contudo, essa dimensão metafísica das fontes da lei moral, por assim dizer, aparece na declaração de Platão sobre os Mistérios de Ceres Eleusina:

The Mysteries, said Plato, were established by men of great genius, who, in the early ages, strove to teach purity, to ameliorate the cruelty of the race, to exalt its morals and refine its manners, and to restrain society by stronger bonds than those which human laws impose, (Eleusinian Mysteries and Rites, p. 14).

Outro exemplo de alguma dimensão metafísica das fontes das regras morais e comportamento ético seria, sem nenhum exagero, a lei mosaica; and Moses came and called for the elders of the people, and laid before their faces all these words which the Lord commanded him, (Bible, holly, exodus 19.7).

Algumas doutrinas éticas

Esta unidade termina com a apresentação de uma revisão histórica das concepções que diferentes correntes filosóficas possuem a respeito da ética. Essa revisão, cinge-se em torno de cinco escolas filosóficas que são: os socráticos (Sócrates, Platão e Aristóteles), a escola estoica e epicurista, a kantiana e o utilitarismo. Percebemos, portanto, que dessas escolas só o utilitarismo valoriza o pacto social, ao relativizar a ética, ao passo que as outras edificam sua postura moral nalguma coisa forçosa. A perspectiva de Kant, por exemplo, pode até camuflar sua utopia, mas, vista de perto, suas conclusões denunciam tal utopia.

2. Ética empresarial; a Urgência da ética nos negócios, Definindo ética empresarial, Dilemas e conflitos éticos empresariais e questões éticas da prática empresarial: problemas recorrentes.

O objectivo de aprendizagem desta unidade é de entender a importância da ética no mundo corporativo atual; compreender o conceito de ética empresarial; descobrir alguns dilemas e conflitos éticos enfrentados por gestores; conhecer problemas éticos recorrentes nas empresas e visões alternativas para lidar com eles.

5    

A urgência da ética nos negócios

Começa discutindo a relação entre ética e ambiente de negócios e introduzindo as razões pelas quais esse tema tem recebido tanta atenção nos meios corporativo e acadêmico. Apresenta instituições e personalidades que atuam como expoentes no mercado atual como defensores da ética nos negócios.

Definindo ética empresarial

Segue-se analisando o conceito de ética empresarial, seu status como disciplina autônoma do conhecimento e níveis de análise em que devem se concentrar os estudos sobre o tema. Apresenta-se também uma evolução histórica dos assuntos de interesse no ramo da ética nos negócios.

Dilemas e conflitos éticos empresariais

Neste tópico, Antunes avalia as consequências do uso do lucro como principal critério para a tomada de decisão nas empresas e os dilemas éticos mais frequentes que podem advir dessa escolha.

Questões éticas da prática empresarial: problemas recorrentes

Finalizando esta unidade, a autora aponta alguns problemas comuns referentes à ética nos negócios. Apresenta também questionamentos que representam formas alternativas de lidar com esses problemas.

3. Dimensões da ética empresarial; a Ética da convicção, a Ética da responsabilidade, a Ética da virtude e o código de ética do profissional da administração.

Nesta unidade, pretende-se compreender as dimensões da ética nos negócios; entender como tais dimensões se relacionam e possibilitam uma abrangente visão da ética empresarial; conhecer o código de ética do administrador e avaliar como as diferentes dimensões da ética empresarial estão presentes no código de ética do administrador.

A ética da convicção

Antunes inicia a abordagem sobre as dimensões da ética nos negócios a partir da dimensão da convicção. Mostra sua relação com o principio de humanidade e com a ideia de consenso moral mínimo.

Note que, nesse contexto, Antunes trata a ética e a moral como sinónimos.

A ética da responsabilidade

A seguir, apresenta a dimensão da responsabilidade e sua ligação com a sustentabilidade do relacionamento com os stakeholders.

A ética da virtude

6    

Nesse tópico, destaca-se o relacionamento existente entre os valores, ações, hábitos e virtudes de indivíduos e a ética organizacional.

código de ética do profissional da administração

A unidade é finalizada com a transcrição do código de ética do administrador, etapa em que discute-se os deveres, proibições e direitos desse profissional que estão presentes nesse documento.

4. Gestão da ética empresarial; a Empresa ética, o Modelo de empresa ética, a dinâmica da empresa ética e Instrumentos da gestão da empresa ética.

Os objetivos de aprendizagem dessa unidade são: conhecer a tríplice finalidade da empresa ética, ressaltando a importância da conciliação dos objectivos financeiros com os de carácter ambiental e social; avaliar a relação entre valores na empresa ética e mudanças estruturais que ela demanda; compreender a dinâmica existente na empresa ética e os desafios que levam o ser humano a resistir a essa forma organizacional, e, por fim; entender como ocorre a implantação dos códigos de ética empresariais e qual a importância deles para a formação da empresa ética.

A empresa ética

Inicia-se apresentando os objectivos centrais da empresa ética. Apesar de as pessoas geralmente a associarem a metas de responsabilidade social e ambiental, você aprende também que e como a sustentabilidade financeira é importante para a existência da empresa ética.

O modelo de empresa ética

Em seguida, destaca-se como os valores característicos das empresas éticas geram mudanças estruturais que viabilizam a conduta ética coletiva dos empregados dessas empresas.

A dinâmica da empresa ética

Uma empresa ética funciona de forma diferente das empresas não éticas. Neste tópico, Antunes discorre sobre como a estrutura da empresa ética traz implicações para a sua dinâmica de trabalho.

Instrumentos de gestão da ética empresarial

A obra termina com o tópico em que a autora aborda instrumentos de gestão da ética empresarial. Mostra como os códigos de ética empresarial podem ser ferramentas úteis para o processo de transformação de uma empresa não ética em uma empresa ética. Por fim, aborda alguns aspectos do comportamento ético com foco nos profissionais.

OBJECTIVOS

Estudar a Ética e sua presença na formação do verdadeiro cidadão.

7    

ENFOQUES

• ENFOQUE PRINCIPAL

Enfoque didático-pedagógico

Em Ética, diz Antunes, tópicos como conceito de virtude, dignidade da pessoa humana e regras morais – que, dependendo da abordagem, podem parecer complicados – são apresentados de um ponto de vista inusitado que, ao mostrar como as coisas funcionam na prática, possibilita ao leitor um processo intensivo e real de aprendizagem.

Para tanto, a obra apresenta os principais conceitos dos temas propostos em uma estrutura didática única, com linguagem dialógica, diagramação diferenciada e hipertextos, entre outros elementos. Este cuidado metodológico só denuncia a relevância da dimensão didático-pedagógica do texto em abordagem.

ENFOQUES SECUNDÁRIOS

• Enfoque socioecónomico e ambiental

Ao mostrar como a ética empresarial se articula através de três pontos fundamentais que se relacionam entre si (sustentabilidade financeira, sociedade e meio ambiente), o texto completa um triângulo de gestão empresarial, sem o qual uma empresa não pode ser ética.

A empresa não ética é o carrasco, pois corrói toda esfera social circundante e perturba o equilíbrio ambiental. Ao passo que quando uma organização toma em atenção a integridade dos seus stakeholders nas tomadas de decisão, não ignora a dimensão ética dessas mesmas decisões, o que resulta num ambiente de negociações saudáveis (lucrativas, sustentáveis e verdes).

• Enfoque Sociológico

Ao mostrar a importância da vida em sociedade e algumas consequências centrais que essa forma de viver traz para os seres humanos, a autora revela que esse modo de viver não é deveras fácil. Não obstante, prova que viver sem o contacto com outras pessoas seria pior ainda. Entretanto, apresenta a ética como um meio termo que torna possível a vida em sociedade.

PONTOS POSITIVOS DA OBRA

Para além da linguagem e estilo da autora, que garantem uma leitura bastante interativa e por isso mesmo agradável, importa ressaltar a importância do papel que as analogias, à que não poucas vezes, Antunes recorre para melhor esclarecer os temas

8    

propostos. Essas analogias, são capazes de catapultar o leitor para lá do horizonte, levando-o a considerar reflexões, ora julgadas indignas de meditação.

Por fim, sugere bons temas para intenção de pesquisa, numa área com boas oportunidades de carreira.

PONTOS NEGATIVOS DA OBRA

A ironia dessa obra reside no facto de que ela em si não se encerra. Ética é um tema aberto, e exige do pesquisador considerar a dimensão histórica dos factos sociais para melhor contextualizar as exigências do comportamento ético. Isto é exaustivo. Porém, é mesmo na exaustão dessa empreitada que reside a beleza do nosso investimento na virtude.

9    

CONCLUSÃO

Para concluir, vejamos agora o julgamento da sociedade por Antunes: “A ética é essencial para a vida em coletividade”. Ela é a oportunidade que precisávamos para reformularmos o fundamento das relações humanas.

Desde o advento da civilização, diz Morgan, chegou a ser tão grande o aumento da riqueza, assumindo formas tão variadas, de aplicação tão extensa, e tão habilmente administrada no interesse dos seus possuidores, que ela, a riqueza, transformou-se numa força incontrolável, oposta ao povo. A inteligência humana vê-se impotente e desnorteada diante de sua própria criação. Contudo, chegará um tempo em que a razão humana será suficientemente forte para dominar a riqueza e fixar as relações do Estado com a propriedade que ele protege e os limites aos direitos dos proprietários. Os interesses da sociedade são absolutamente superiores aos interesses individuais, e entre uns e outros deve estabelecer-se uma relação justa e harmônica. A simples caça à riqueza não é a finalidade, o destino da humanidade, a menos que o progresso deixe de ser a lei no futuro, como tem sido no passado. O tempo que transcorreu desde o início da civilização não passa de uma fração ínfima da existência passada da humanidade, uma fração ínfima das épocas vindouras. A dissolução da sociedade ergue-se, diante de nós, como uma ameaça; é o fim de um período histórico – cuja única meta tem sido a propriedade da riqueza – porque esse período encerra os elementos de sua própria ruína. A democracia na administração, a fraternidade na sociedade, a igualdade de direitos e a instrução geral farão despontar a próxima etapa superior da sociedade, para a qual tendem constantemente a experiência, a razão, e a ciência. Será uma revivescência da liberdade, igualdade e fraternidade das antigas geras, mas sob uma forma superior. (Engels, a Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado apud Morgan, A Sociedade Antiga, pág. 552).

Para Antunes, as empresas têm essa missão, pois tornaram-se instituições poderosas, com um orçamento que supera o de muitos países. Ser ético já não é simplesmente uma questão de virtude, de honra – agora é forçoso! – trata-se antes, de sobrevivência.

Assim, ao alcançar a plenitude dos objectivos preconizados, o texto deixa entendido o seu recado; todos podem e devem contribuir para a construção de um mundo mais ético. Ao banir a filosofia das salas de aula, banimos também sua dimensão mais prática. Os que primeiro descobriram essa verdade, oucuparam seus lugares de destaque na liderança do mundo. Para os que acabam de a descobrir – ainda há tempo!

10    

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome do aluno: Domingos dos Santos S. Bengo LAD 4316 Correio electrónico: [email protected]

Domingos  dos  Santos  da  Silva  Bengo  

Domingos Bengo