Depuração de Programas

32
Depuração de Programas TOTVS | Developer Studio

Transcript of Depuração de Programas

Depuração de Programas

TOTVS | Developer Studio

2 Versão 11.2

Depuração de Programas

1. Introdução ........................................................................................................................................................................ 3 1.1. Objetivos do Treinamento ..................................................................................................................................... 3 1.2. Perspectiva e Visões de Depuração .................................................................................................................... 3 1.3. Depuração de Programas ...................................................................................................................................... 4 1.4. Executor de Depuração ........................................................................................................................................... 5 1.5. Breakpoints ................................................................................................................................................................. 5 1.6. Mudando para a Perspectiva de Depuração ................................................................................................... 6 1.7. Alterando a execução .............................................................................................................................................. 6 1.8. Visões - Introdução................................................................................................................................................... 7 1.9. Conclusão .................................................................................................................................................................. 32

3 Versão 11.2

Depuração de Programas

Olá! Seja bem-vindo ao treinamento Depuração de Programas (Debug) da Plataforma TOTVS | Developer Studio.

Ao término deste treinamento você terá conhecido mais sobre:

• Depuração de programas. • Visões de Depuração.

Introdução A perspectiva de depuração agrupa as principais visões para realizar a depuração de um programa. Esta perspectiva pode ser ativada automaticamente ao executar um programa em modo de depuração.

1.2. Perspectiva e Visões de Depuração

1. Introdução

1.1. Objetivos do Treinamento

4 Versão 11.2

Depuração de Programas

São elas: Debug Apresenta a navegação. Breakpoints Exibe os pontos de parada existentes nos arquivos. Variables Exibe o valor das variáveis durante a depuração. Expressions Exibe o resultado de expressões durante a depuração. AdvPL Commands Ou seja, utilizado somente pela linguagem AdvPL,executa comandos no Servidor.

Para executar um programa em modo de depuração (Debug) utilize o executor de depuração. Basicamente, é o mesmo executor utilizado para executar o programa normalmente, porém é necessário acessar: Executar/Depurar...

1.3. Depuração de Programas

5 Versão 11.2

Depuração de Programas

Observe que as únicas diferenças entre o executor de programas e o executor de depuração estão no título da aba da tela e no botão de execução, que de Executar passou a ser Depurar.

São pontos onde a execução do programa para, com o objetivo de visualizar os valores dos atributos, das variáveis ou outra informação que seja necessária. Para adicionar um breakpoint é necessário dar um clique duplo na extremidade esquerda do editor, na mesma linha em que você deseja adicionar o marcador de breakpoint. Ao executar o duplo clique, com sucesso, um pequeno ícone esférico deverá ser apresentado na linha, indicando que ela possui um breakpoint.

1.4. Executor de Depuração

1.5. Breakpoints

6 Versão 11.2

Depuração de Programas

Ao executar o depurador a perspectiva, caso não esteja aberta, é alterada para a de Depuração. Caso seja a primeira execução, o TDS perguntará se você deseja abrir a perspectiva de Depuração. Confirme clicando Yes. Se preferir, marque a opção Remember my decision, assim ele sempre alterará para a perspectiva correta ao entrar em modo de depuração. Observe na imagem.

Introdução É possível alterar o curso da execução do programa, mudando o valor das variáveis durante a depuração. Breakpoint Observe que a execução está parada no breakpoint da linha com a expressão: calcula (n*2). Visão de Variável Na visão de variáveis observe que o valor de N é 1 (um). Visão de AdvPL Command Alterne para a visão de AdvPL Command e digite n := 2 Retorna Valor O Servidor retorna o valor 2 (dois) indicando que o novo valor foi armazenado.

1.6. Mudando para a Perspectiva de Depuração

1.7. Alterando a execução

7 Versão 11.2

Depuração de Programas

Alternando para a visão Expressions e adicionando as expressões: n * 2 e n (sem as aspas), observe os valores já alterados. Ao continuar a execução do programa o valor de cálculo (n*2) irá refletir esta alteração.

Introdução Na perspectiva de Depuração você encontra diversas visões que auxiliarão no processo de depuração de nossos programas. Apresentaremos as visões de:

• Debug. • Breakpoint. • Variables. • Expressions. • AdvPL Commands.

Visão de Depuração A principal visão é a Debug. Nela encontre os botões de navegação durante a depuração. É possível navegar de três modos distintos:

• Step into (entrar) - Neste caso, o depurador entrará no método que está sendo depurado. • Step over (pular) - Neste caso, o depurador executará o método sem mostrar as execuções dos passos

internos. • Step return (retornar) - Neste caso, o depurador terminará a execução do método atual e irá parar na

primeira instrução, após o retorno do método.

1.8. Visões - Introdução

8 Versão 11.2

Depuração de Programas

Somente quando o depurador está ativo, os ícones de navegação: Resume e Terminate ficam ativos. Estas opções têm a seguintes funções:

• Resume (continuar) - Retoma a execução. • Terminate (terminar) - Interrompe a execução.

Visão de Breakpoints Esta visão apresenta os breakpoints que foram criados. É possível apagar um ou todos os breakpoints, filtrá-los de acordo com o arquivo em execução, ir para o ponto marcado por ele ou desabilitar um ou todos os breakpoints.

Visão de Variáveis Na visão Variables encontre a lista de variáveis visíveis naquele ponto de execução e seus respectivos valores.

9 Versão 11.2

Depuração de Programas

Visão de Expressões Na visão Expressions é possível adicionar expressões que refletem os dados atuais da execução. Se você alterar alguma variável na visão AdvPL Commands, por exemplo, ou navegar pela execução do programa, as expressões serão modificadas de acordo.

Visão de AdvPL Command Na visão AdvPL Command é possível enviar comandos para o Servidor conectado, alterando valores de variáveis, executando instruções, etc.

Após a execução de cada instrução o Servidor envia uma mensagem de retorno. Histórico de Depuração Todas as execuções em modo de depuração permanecem na visão Debug, mesmo após seu término. Caso deseje, clique no ícone “Remover Todas as Ativações Encerradas” (Remove All Terminate) para remover as execuções finalizadas.

10 Versão 11.2

Depuração de Programas

Simulação - Depuração

11 Versão 11.2

Depuração de Programas

12 Versão 11.2

Depuração de Programas

13 Versão 11.2

Depuração de Programas

14 Versão 11.2

Depuração de Programas

15 Versão 11.2

Depuração de Programas

16 Versão 11.2

Depuração de Programas

17 Versão 11.2

Depuração de Programas

18 Versão 11.2

Depuração de Programas

19 Versão 11.2

Depuração de Programas

20 Versão 11.2

Depuração de Programas

21 Versão 11.2

Depuração de Programas

22 Versão 11.2

Depuração de Programas

23 Versão 11.2

Depuração de Programas

24 Versão 11.2

Depuração de Programas

25 Versão 11.2

Depuração de Programas

26 Versão 11.2

Depuração de Programas

27 Versão 11.2

Depuração de Programas

28 Versão 11.2

Depuração de Programas

29 Versão 11.2

Depuração de Programas

30 Versão 11.2

Depuração de Programas

31 Versão 11.2

Depuração de Programas

32 Versão 11.2

Depuração de Programas

Assim, você terminou o treinamento de Depuração de Programas (Debug) da Plataforma TOTVS | Developer Studio. Neste treinamento você conheceu mais sobre:

• Depuração de programas. • Visões de Depuração.

1.9. Conclusão