Blindagem do Alto, Dia 1 —

48
Blindagem do Alto, Dia 1 — Como orar 01 de novembro 2013 Como orar? O que é oração? Primeiramente, o que não é: Não é uma reza Não é ler os Salmos Não é seguir um ritual decorado Não é uma coisa ridícula, de outro mundo Orar simplesmente é falar com Deus e ouvir a Sua voz. Note: não só falar, pedir, mas também ouvir, perceber o que Ele lhe responde de volta. Esta resposta não é algo audível, pois Deus se comunica conosco através do nosso entendimento, ou seja, Ele nos leva a entender coisas de forma que não entendíamos ou percebíamos antes de falar com Ele. Encontre um lugar reservado, onde você não será interrompido. Ao orar pelo seu casamento ou vida amorosa, você deve começar pensando em você mesmo. Nós somos os agentes de mudança nas pessoas ao nosso redor. Portanto, a mudança tem que começar em nós para depois espalhar para os outros. Fale com Deus e peça que lhe mostre onde você precisa melhorar como pessoa, como esposa, marido etc. Peça que Ele abra os seus olhos. Fale com toda a sinceridade e humildade. Imagine-se como um estudante, um aprendiz. E prepare-se para a resposta!

Transcript of Blindagem do Alto, Dia 1 —

Blindagem do Alto, Dia 1 — Como orar01 de novembro 2013Como orar?O que é oração? Primeiramente, o que não é:

Não é uma reza Não é ler os Salmos Não é seguir um ritual decorado Não é uma coisa ridícula, de outro mundo

Orar simplesmente é falar com Deus e ouvir a Sua voz. Note: não só falar, pedir, mas também ouvir, perceber o que Ele lhe responde de volta. Esta resposta não é algo audível, pois Deus se comunica conosco através do nosso entendimento, ou seja, Ele nos leva a entender coisas de forma que não entendíamos ou percebíamos antes de falar com Ele.

Encontre um lugar reservado, onde você não será interrompido. Ao orar pelo seu casamento ou vida amorosa, você deve começar pensando em você mesmo. Nós somos os agentes de mudança nas pessoas ao nosso redor. Portanto, amudança tem que começar em nós para depois espalhar para os outros. 

Fale com Deus e peça que lhe mostre onde você precisa melhorar como pessoa, como esposa, marido etc. Peça que Ele abra os seus olhos. Fale com toda a sinceridade e humildade. Imagine-se como um estudante, um aprendiz.

E prepare-se para a resposta!

Blindagem do Alto, Dia 2 – Amor no Facebook02 de Novembro2013Visto no Facebook:"Meu ex e eu tivemos um divórcio muito amigável. Eu sei disso porque quando eu escrevi o status do Facebook "Estoume divorciando", ele foi o primeiro a clicar "Curtir".

O Facebook, em existência apenas desde 2005, já está entreas três principais razões mencionadas por casais que se divorciam. Obviamente, o Facebook não é mal. Afinal, tem possibilitado este propósito para seu casamento. O mal está dentro das pessoas. Entre os erros mais comuns estão:

Acrescentar "amigos" virtuais que não o são na vida realPostar fotos que convidam intimidade ou interesse indesejado

Ficar "viajando" nos perfis de outras pessoas cujas fotos lhes agrada os olhos

Manter contato com ex Flertar com pessoas do sexo oposto, começando com comentários "inocentes"

Passar tempo demasiado no Facebook e descuidar do marido/esposa

Manter perfil falso, oculto do parceiro(a), só para "zoar"

Solteiros: confiar que tudo no perfil de um possível candidato a namoro, e todas as suas conversas, são verdadeiras

Quais destes erros você tem cometido? Onde precisa mudar?

Veja este texto:

Vocês foram chamados para serem livres. Mas não deixem que essa liberdade se torne uma desculpa para permitirem que a natureza humana domine vocês. Em vez disso, use essa liberdade para servir uns aos outros. Gálatas 5.13

Sejamos sábios e disciplinados! Isso também é blindagem doalto.

Blindagem do Alto, Dia 3 – Seis anos atrasado03 de Novembro de 2013

Uma pesquisa mostrou que em média, casais com sérios problemas no casamento demoram 6 anos para buscar ajuda. Seja por meio de terapia de casal, recorrer a um familiar ou amigo da família, ou ao líder da igreja — parece que aspessoas preferem sofrer caladas a buscar auxílio para o relacionamento.

Das pessoas pesquisadas, a maioria tinha problemas facilmente solucionáveis quando começaram, mas com o tempoforam se agravando e se tornando mais difíceis. Infelizmente, quando chegam ao ponto de buscar ajuda, muitos já estão com o relacionamento bem fragilizado.

Agora imagine se fôssemos aplicar a mesma atitude com nossa saúde. O que aconteceria se você demorasse seis anospara buscar um médico depois que começou a sentir uma dor?

Muitos bons casamentos acabam mal por causa do descuido. Não é vergonha buscar ajuda quando nem você nem seu parceiro estão conseguindo resolver os problemas de vocês.Como falamos no livro Casamento Blindado, problema de casamento não é vinho, que melhora com o tempo.

Seja rápido para agir sobre os problemas que aparecem. E se não conseguir resolver entre vocês, não hesite em buscar ajuda.

Por acaso, talvez você queira se valer destes recursos de ajuda, caso ainda não saiba de algum:

Ajuda para seu relacionamento – 7 passos: http://www.renatocardoso.com/blog/?p=7512

Blindagem do Alto, Dia 4 – Estou de copo cheio04 de novembro de 2013 Quase todas as semanas se vê notícias de um casal de celebridades que se separou. Normalmente uma razão ou outra é apresentada como principal. “Ele a traiu com amelhor amiga.” “Ela não concordou em colocar o marido antes da carreira.” — e coisas assim.

A verdade é que quando um casal separa e chega ao divórcio, a decisão final foi apenas a última gota. Muitas gotas de problemas mal resolvidos foram acumulando até aquele ponto. É como quando você enche

um copo com água demais. Depois de cheio, a água derrama mas somente porque já há água suficiente no copo. Aquela água extra não teria se derramado não fosse pela água que já enchia o copo.

Assim é no casamento. Quando você não trata dos problemas, mas vai apenas deixando-os por resolver, chega um dia em que uma gota irá fazer tudo ir por água abaixo.

Nunca deixe o copo encher!

Blindagem do Alto, Dia 5 – Começacom um05 de novembro de 2013 “Meu marido não quer conversar para resolver os problemas.” — uma esposa reclamou. Tratar dos problemas de casamento não significa necessariamente

convencer a outra pessoa a mudar. Começa com você não agindo de forma que piore a situação.

Em nossa experiência, é raro um casal buscar ajuda juntos. Normalmente, um reconhece o problema e a necessidade de mudança mais do que o outro. Quer dizer, a maioria dos casais que eventualmente superam os problemas conjugais não começa buscando a solução juntos. Alguém teve que dar o primeiro passo.

Você pode ser a pessoa a dar o primeiro passo rumo à mudança no seu casamento. É um erro condicionar a sua mudança à mudança do parceiro. “Se ele mudar, eu mudo.” Muito mais eficaz e comum é dar o primeiro passo, independente dos erros ou comportamento do seu parceiro.

Não deixe que o orgulho, a falta de fé, a teimosia ou o próprio ego prolonguem os problemas conjugais.

P.S. Lembre-se de ajudar alguém presenteando-o com o livro Casamento Blindado como parte do seupropósito daBlindagem do Alto. É dando que se recebe.

Nas principais livrarias. Também pelo site www.casamentoblindado.com — ou na Universal mais próxima.

Blindagem do Alto, Dia 6 - Quandoele (a) vai mudar?06 de novembro de 2013Muitos recém-casados reclamam que seus parceiros mudaram após o casamento. Na realidade, ninguém muda, só as circunstâncias que sim. 

Após a lua de mel queremos mostrar quem realmente somos, isso faz parte de quem se compromete viver o resto da vidacom você. É como se estivéssemos falando "você casou comigo então me aceite do jeito que sou!"

Isso é totalmente normal, afinal durante o namoro, temos que conquistar um ao outro. Não é nada legal revelar que você gosta de largar a toalha molhada em cima da cama!

Não é justo porém, que após o casamento, um queira mudar ojeito do outro, como se agora tivessem esse direito sobre o outro. O certo é aprender a amar aquela pessoa do jeito que ela é e se adaptar às suas diferenças. É claro que se o jeito dele ou dela lhe faz mal, é preciso conversar e chegar a um acordo, mas mesmo assim, não vai ser você a mudar o seu parceiro... Só muda quem quer mudar e não quemprecisa mudar.

P.S. Lembre-se de ajudar alguém presenteando-o com o livroCasamento Blindado como parte do seu propósito da Blindagem do Alto. Quando você dá para alguém, você recebemais do que deu.

Nas principais livrarias. Também pelo site www.casamentoblindado.com — ouna Universal mais próxima.

Veja todas as mensagens deste propósito aqui: https://www.facebook.com/CasamentoBlindado?sk=notes

Blindagem do Alto, Dia 7 – A angústia da espera07 de novembro de 2013

A ansiedade pela mudança, pelo casamento perfeito, pelo ideal que ainda não se concretizou apenas piora asua situação. Mudanças não acontecem por mágica. São resultado de esforço, de tentativa e erro, de cair e levantar, de persistir até conseguir. Não é sorte. Nãoé destino. Não é “o que será, será”.

É natural ter dificuldade de mudar. Estamos habituadosa agir de certas maneiras. Uma nova informação nos surpreende e pensamos que não conseguiremos fazê-lo. Tentamos e fracassamos. É normal. O segredo é começar de novo, seguir tentando, até que o novo hábito se forme.

Quando Cristiane e eu tivemos nossos momentos difíceis, conversas longas que não resolviam nada (porque não lidávamos com a raiz), parecia que aquela angústia nunca iria acabar. Porém, ainda que não sabíamos o que fazer, duas coisas nos sustentaram: 1) a determinação de perseverar e 2) o poder da oração. Por meio delas, mudamos individualmente e nosso casamento mudou.

Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, os vossos pedidos,pela oração e pela súplica,com atitudes de gratidão. Filipenses 4.6

P.S. Estamos fazendo nossa parte: estes são os 100 livros que estaremos doando para casais em áreas menosprivilegiadas nos arredores de Campinas.

Veja todas as mensagens deste propósito aqui:https://www.facebook.com/CasamentoBlindado?sk=notes

Blindagem do Alto, Dia 8 – Que cara é essa?08 de novembro de 2013Diz em Provérbios 15.13:

O coração alegre aformoseia o rosto.

Há uma relação entre seu rosto e como você se sente por dentro, bem como seu rosto e como as pessoas reagem a você.

Já reparou que quando alguém sorri para você, você automaticamente sorri de volta? Todo o conjunto do nosso humor, feição, olhar, tom de voz e linguagem corporal emite positividade ou negatividade para as pessoas ao nosso redor. E isso determina como elas nostratam e se sentem a nosso respeito.

A primeira pessoa a receber essa energia de você é o seu marido ou esposa, se você é casado. Se você é solteiro, lembre-se que qualquer candidato ao namoropercebe isso de você antes mesmo de lhe conhecer.

O que você tem emitido para o seu parceiro e pessoas ao redor? Será que seu mau humor, temperamento ou estado de espírito tem sido o grande responsável das fricções constantes no seu relacionamento?

Resolva-se por dentro. Seu rosto ficará lindo. As pessoas lhe tratarão muito melhor e seu relacionamentoserá muito mais agradável.

P.S. Não desista de orar por seu relacionamento/vida amorosa todos os dias durante este propósito.

Blindagem do Alto, Dia 9 – Inseguranças no relacionamento09 de novembro de 2013

Quando você é uma pessoa insegura no seu relacionamento, você automaticamente faz a outra pessoa se sentir segura demais. E isso só piora a sua insegurança. 

A pessoa que se sente segura demais no relacionamento se acha livre para fazer o que quiser, sem medo de perder o parceiro. E tampouco se preocupa em cumprir

com suas obrigações de marido ou esposa porque foi treinado (pela insegurança do parceiro) a pensar: "Nãoimporta o que eu fizer ou deixar de fazer, ele(a) nunca irá me deixar."

É por isso que pessoas inseguras de si mesmas não devem entrar em um relacionamento sem primeiro resolver as raízes de suas inseguranças.

Como se tornar uma pessoa mais segura?

A maneira mais eficaz é descobrir o seu valor aos olhos de Deus. Quando você descobre o quanto vale paraDeus, você nunca mais aceitará ser desvalorizada por si mesma e muito menos por outras pessoas, sejam quem forem.

Visto que foste precioso aos Meus olhos, digno de honra, e Eu te amei... – Deus, em Isaías 43.4P.S. Cristiane dará uma palestra somente para mulheresdia 30 de junho, titulada: "RAÍZES: Entendendo seu passado para mudar seu futuro." Saiba mais neste site: http://goo.gl/ITn8H

Blindagem do Alto, Dia 10 – Dois resultados da conversa10 de novembro de 2013

Duas coisas acontecem quando temos uma conversa sincera com Deus:

1. Somos confortados. Uma segurança de que Ele nosouviu e nos atenderá toma conta de nós. Há uma paz, uma confiança imediata de que as coisas irão se resolver de forma ainda melhor do que esperamos. 

2. Somos orientados. Uma conversa sincera não inclui apenas pedidos mas também a disposição de ouvir, aprender e atender. Não somos nós apenas que pedimos coisas a Deus. Ele também nos pede quefaçamos certas coisas. Na verdade, Ele só trabalhana base da cooperação, ou seja, junto conosco. Porisso, quando conversamos com Deus precisamos ficaratentos ao que Ele nos orienta fazer.

Muitas vezes você vai precisar usar esse recurso no seu casamento. Há situações em que os conselhos de amigos, familiares, terapeutas ou religiosos não servirão de nada. Daí você tem que recorrer a Deus.

Experimente ter esta conversa com Ele todos os dias durante este propósito. Abra o coração. Abra os ouvidos. 

Ele lhe confortará e orientará.

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. — Jesus, em Mateus 6.6

P.S. Se as suas orações não estão surtindo este efeito, está faltando entrega, crença no que você estáfazendo.

Blindagem do Alto, Dia 11 – Amar a si mesmo11 de novembro de 2013

"Meu marido me traiu pela terceira vez, estou muito ferida e gostaria que meu casamento fosse restaurado."

"Estou separada desde que meu companheiro me agrediu. Ele é alcoólatra e não aceita meu filho de outro relacionamento."

"Minha esposa vive na casa da mãe dela, não dá atençãopara nossa casa nem nosso filho, tenho que fazer tudo em casa. Ela diz que nunca me amou e não sente mais nada por mim."

Recebemos muitos pedidos de orientação como esses todos os dias. Pessoas que querem a qualquer preço, dequalquer forma, restaurar seu casamento. E nesse afã, ficam cegas, aceitam tudo só para ter a outra pessoa de volta. Mas veja o que Jesus disse com respeito ao segundo maior mandamento:

Amarás o teu próximo como a ti mesmo. — Mateus 22.39

Nosso amor ao próximo é baseado em nosso amor por nós mesmos. Não posso e não devo amar alguém mais que a mim mesmo, nem menos. Meu amor próprio é o indicador para um bom relacionamento de amor com outra pessoa — seja amor fraternal, familiar ou conjugal.

Mas se eu não amo a mim mesmo, como posso amar o meu próximo? 

Se você não se ama, como pode amar seu marido ou esposa?

O que muitas pessoas têm feito é tentar amar alguém sem amarem a si mesmas. Nessa falta de amor próprio, se sujeitam a situações humilhantes, perdem o respeitopróprio, e aceitam ser maltratadas pelo parceiro — só para terem um pouquinho de "amor", uma companhia, paradizer que estão casadas.

O resultado é que elas acabam se ferindo e ferindo o parceiro. Quem não se ama não está em condições de amar alguém. 

Como resolver essa falta de amor próprio?

1. Dê um basta no abuso. Reconheça seu valor e nãoaceite mais a falta de respeito do seu parceiro.

2. Trate bem de si mesmo. Valorize suas qualidades.

3. Cumpra o primeiro maior mandamento: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento." Somente assim conseguirá cumprir o segundo.

Não se esqueça de curtir, compartilhar e comentar! Se você espalhar o amor inteligente, receberá muito mais de volta. Convide uma amiga parainiciar este propósito.

Blindagem do Alto, Dia 12 - Como seu parceiro prefere ser amado?12 de novembro de 2013 Como o seu parceiro prefere ser amado?

Cada um tem sua maneira de expressar e receber amor. Alguns são mais expressivos, outros mais tímidos. Alguns são de preparar surpresas, outros se sentem confortáveis na rotina. A Cristiane gosta de ouvir elogios e quanto eu a amo — quanto mais, melhor. Eu gosto que ela seja minha fã e expresse isso com atenção e carinho.

Não há certo e errado nas maneiras diferentes que cadaum prefere ser amado. O único erro está em querer amara outra pessoa como você prefere que ela lhe ame. Quer

dizer, você gosta de ouvir, então quer mostrar amor com suas palavras — mas talvez a outra pessoa prefira o contato físico, um carinho, um olhar de admiração, sem muito falar.

Não insista em mostrar seu amor ao seu parceiro do seujeito. Ao invés disso, esforce-se em mostrar seu amor da maneira que seu parceiro prefere ser amado. Sim, é um esforço pois não é natural à você. Mas assim é o relacionamento blindado: sempre dando um passo a mais para agradar seu parceiro.

As recompensas são infinitas.

Blindagem do Alto, Dia 13 – Sapo ou príncipe?13 de novembro de 2013

"Não ganhei nada no Dia dos Namorados. Nem um beijo ele me deu. Estou muito triste, não vejo amor nesse relacionamento."

"Eu sempre ligo do trabalho para minha esposa para vercomo ela está, dizer que estou com saudades e tal. Fuiviajar e decidi não ligar para ver se ela me ligava. Passaram dois dias e ela não me ligou! Parece que só eu me preocupo com ela."

Você já interpretou algum evento ou atitude de seu parceiro negativamente? Se você é como eu, tenho certeza que sim. Sua esposa pode estar focada em um projeto de trabalho e parece que tudo o que ela fala epensa é sobre esse projeto. Você se sente deixado de lado. Seu marido não faz nenhuma surpresa para você noaniversário de casamento e você acha que ele é um preguiçoso, acomodado, um príncipe que virou sapo.

O que realmente está acontecendo é que estamos interpretando um evento, não necessariamente vendo o seu real significado. E quando interpretamos, recorremos aos nossos preconceitos, ideias que já temos formadas de antemão em nossas mentes antes mesmodo evento acontecer. Se eu tenho a ideia ou um sentimento de carência, então interpretarei o fato de minha esposa estar focada em seu projeto como se ela se importasse mais com o trabalho do que comigo. Imagine, ciúme do projeto!

Se eu, porém, resolvo meu preconceito, venço meus pensamentos negativos que não têm fundamento, e olho asituação com bons olhos, tudo muda. De repente, em vezde ter ciúme do projeto, ficarei feliz pela realizaçãodela. Em vez de achar que o marido é um sapo, a esposaverá que ele é apenas romanticamente deficiente — e o ajudará tomando ela mesma a iniciativa de fazer uma surpresa para ele.

Lembre-se: você não pode controlar as pessoas, mas pode controlar como interpreta o que elas fazem e comovocê reage.

Blindagem do Alto, Dia 14 – É como depilar a perna14 de novembro de 2013 Ter um ótimo casamento é como fazer a barba para o homem, e como depilar as pernas para a mulher. Não importa quão bem você o fez hoje, terá de fazer de novo amanhã.

Sempre nos fazem a pergunta: "Cris e Renato, como façopara ter um casamento abençoado como o de vocês?" É normal vermos uma coisa pronta e acharmos que ela sempre foi assim. A verdade é que nosso casamento nem sempre foi blindado. Como detalhamos no livro, durantenossos primeiros anos nós não sabíamos trabalhar o casamento.

Desde que aprendemos e entendemos que casamento feliz dá trabalho, começamos a trabalhar nele usando as ferramentas apropriadas para cada situação. E foi assim que fomos blindando a relação. Ainda hoje, continuamos esse trabalho. Não pode parar.

Se você deixar o seu casamento, mesmo que hoje esteja ótimo, à mercê da rotina, do acaso e da indiferença, em breve terá problemas sérios.

Não basta você querer, desejar, sonhar com um casamento feliz. É preciso fazer o que lhe conduzirá até lá.

Sugerimos que como parte de sua blindagem hoje, você leia (ou releia) o capítulo 8 do livro Casamento Blindado, página 91. É um curto capítulo, mas que fortalecerá seu entendimento do assunto que tratamos aqui.

P.S. Este propósito tem lhe ajudado? Que tal convidar um amigo para fazê-lo também? Ele ou ela será eternamente agradecida a você.

Blindagem do Alto, Dia 15 – As três peças indispensáveis à mudança15 de novembro de 2013 Para quem está neste propósito desde o início, hoje chegamos na metade dos trinta dias. O topo da montanha, por assim dizer. Parabéns pela sua perseverança e determinação. Com certeza você verá os resultados.

Vale aqui uma observação. Cerca de dez vezes mais pessoas iniciaram este propósito do que as que ainda continuam. Sabemos disso pelas estatísticas de visualizações aqui do Facebook. Ao passo que o propósito continua, alguns vão desistindo e ficando pelo caminho. Por que apontamos isso?

Porque isso reflete o fracasso nos relacionamentos. Desistir em vez de persistir tem sidoa escolha de muitos. Quando elas não veem resultados rápidos, logo perdem o interesse. Querem uma mágica, não esforço e sacrifício.

Esforço, sacrifício e tempo. Essas são as peças indispensáveis a qualquer mudança. 

Se você é solteiro e quer encontrar uma pessoa digna do seu amor, terá de se esforçar para procurar. Terá de sacrificar sua vergonha e timidez. E terá de investir o tempo para ver se a pessoa lhe serve. Terá de arriscar que talvez não seja ela. Não há escape.

Se você é casado e quer mudar seu casamento, terá de se esforçar para mudar a si mesmo primeiro. Terá de sacrificar certas coisas como ego, orgulho, e gostos incompatíveis. E terá de esperar que a sua mudança cause um impacto no seu parceiro.

As melhores coisas na vida não vêm para quem espera, mas para os que se esforçam e sacrificam enquanto esperam.

Persistir ou desistir. Uma escolha. Toda a diferença.

P.S. Se você ainda vai presentear alguém com o livro Casamento Blindado, o Arca Center está com uma promoção do mês dos namorados — e também tem a "Caixa Blindada"com 3, 5 ou 10 livros para você dar amor inteligente de presente: http://www.arcacenter.com.br/cursos/casamento-blindado.html

Blindagem do Alto, Dia 16 – Sapato apertado16 de novembro de 2013 Quando Deus criou a mulher, Ele disse: "Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea."

Veja o significado da palavra "idôneo", segundo o dicionário:

idôneo (latim idoneus, -a, -um, próprio para, apto para, útil, conveniente, favorável) adj.1. Que é apropriado para alguma coisa. = ADEQUADO, CONVENIENTE ≠ IMPRÓPRIO, INADEQUADO, INDEVIDO2. Que tem condições, competências, habilitações ou conhecimentos necessários para desempenhar determinadocargo ou determinada tarefa. = APTO, CAPAZ, COMPETENTE, HABILITADO ≠ INAPTO, INCAPAZ, INCOMPETENTE3. Que é moralmente .correto (ex.: agiu de forma .idônea). = HONESTO, ÍNTEGRO

Veja que Deus não tinha em mente criar "a pessoa certa" para o homem, nem que o homem fosse "certo" para a mulher. A palavra que Ele usou foi "idôneo", ouseja, adequado.

Solteiros: em vez de procurar "a pessoa certa" ou a sua "alma gêmea", procure uma pessoa "adequada" para você. Pense quando vai comprar um par de sapatos. É claro que você procura um que lhe agrade, mas principalmente que seja adequado aos seus pés. Se for um tamanho maior ou menor, não adianta quão bonito seja. E quantas pessoas, levadas pela beleza do sapato, acabam levando um par mesmo que não seja o seunúmero? Daí usam uma ou duas vezes e logo se arrependem. Por quê? Porque escolheram com os olhos, com o coração e não com a mente e a inteligência.

Casados: seja essa pessoa adequada para sua esposa ou marido. Enquanto você permanecer rígido na sua posição, em vez de se adequar ao seu parceiro, nem numnem outro jamais será feliz. Agora que você já casou, seu foco não deve ser mudar de parceiro ou ficar se lamentando por esse ou aquele defeito dele ou dela. Sua pergunta deve ser: "Como posso me adequar ao meu parceiro? Como lhe posso ser útil, conveniente, favorável?" (A não ser que você tenha levado para casa um par de sapatos três números abaixo do seu... Quer dizer, há casos em que a separação e o divórcio são a única opção, especialmente quando a outra pessoa está determinada em lhe ferir. Você NUNCA deve se adequar a quem lhe fere.)

Focando em ser a pessoa adequada para o seu parceiro, vocêestará entrando no papel designado por Deus para você no casamento. 

Blindagem do Alto, Dia 17 – O queaconteceria se...17 de novembro de 2013 Paulo, o apóstolo, disse que o homem que se casa tem que procurar agradar a esposa, e a mulher que se casa,tem que procurar agradar o marido. E segue dizendo quequem quiser viver livre de tais preocupações, NÃO SE CASE! (1 Coríntios 7.32-34)

Eis aí uma nova ideia: agradar o parceiro!

No mundo de hoje, onde as pessoas se tornam mais e mais egoístas, é de surpreender que os casamentos estejam fracassando?

O que aconteceria se você embarcasse numa missão radical de agradar a sua esposa? Qual seria a reação de seu marido se você de repente zerasse as reclamações e somente procurasse agradá-lo? Só de pensar lhe faz virar os olhos e menear a cabeça como quem diz, "Jamais"?

Não tão rápido assim. Pense um pouco mais. O que isso lhe custaria? Quais seriam os resultados se você tentasse isso por apenas um mês?

Você nunca saberá se não tentar.

Paulo é claro direto. Se não for para agradar a pessoaamada, melhor não casar.

Blindagem do Alto, Dia 18 – Convidado para festa18 de novembro de 2013

Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia... Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. – João 2.1,2

O primeiro milagre do Senhor Jesus quando andou nesta terra foi feito em uma festa de casamento. Foi ali queEle transformou água em vinho. Um gesto indicativo, não?

Ele queria mostrar como o próprio Deus valoriza o casamento, bem como o Seu poder em transformar uma situação ruim e vergonhosa em algo bom e notável.

Mas é claro que se Ele não tivesse sido convidado para aquele casamento, não poderia ter feito nada.

O mesmo se aplica ao seu casamento e também à sua vida. A água pode ser transformada em vinho, não tenhadúvida. Mas Ele só poderá fazê-lo se você convidá-lo para participar e se fizer tudo o que Ele disser (v.5).

Você pode fazer isso agora, aí onde você está, ou se agora tirar 5 minutos e ir para um lugar privado. Comoparte deste propósito é orar pelo seu casamento e vidaamorosa, faça agora uma oração e convide-O para entrare se coloque à disposição d'Ele para fazer o que Ele disser.

Blindagem do Alto, Dia 19 – E se você acordasse amanhã...19 de novembro de 2013 Permita-se imaginar:

O que aconteceria se você acordasse amanhã de manhã e se perguntasse: "O que eu posso fazer hoje para que

minha esposa/meu marido se sinta feliz de ter se casado comigo?"

Quando eu olho para o meu casamento, posso lembrar de várias vezes em que me senti feliz de ter me casado com a Cristiane. Isso acontece espontaneamente pelo menos algumas vezes por semana. Quando a vejo preocupando-se com minha saúde; quando ela cancela algum plano dela para deixar prevalecer o meu; quando ela me olha com admiração e um sorriso que palavras não podem descrever.

Muitos casais focam no que falta no relacionamento. "Não há mais amor", "Minha esposa não nunca está a fimde ter sexo", "Meu marido nunca me faz uma surpresa" etc. Mas se você tomar a iniciativa e fizer algo que mostra amor, veja o que acontece.

Trazer um café na cama, sentar ao lado dela e perguntar como será o dia. Preparar o banho para o seumarido, deixar pronta a roupa que ele gosta, focar a atenção total nele por pelo menos 15 minutos. Perguntar qual o sonho dela. Cooperar com o alvo financeiro dele fazendo algumas economias. Desistir defazer caso das coisas pequenas.

Faça esse esforço. Quem sabe você consiga manter isso pelos próximos 10 dias, até o fim desse propósito.

O que aconteceria? Você só saberá se fizer! 

Blindagem do Alto, Dia 20 – Só cinco minutos com você20 de novembrode 2013

Seja você marido, esposa ou solteiro, uma coisa todo mundo concorda: ninguém gosta de ser usado. Se o seu marido só lhe trata bem quando quer sexo, você vai ressenti-lo. Se sua esposa só lhe dá carinho quando quer que você ajude a família dela com dinheiro, você vai se achar um trouxa. Se você vive de relacionamentoem relacionamento porque a última pessoa conseguiu o que queria e lhe largou, você vai cada vez acreditar menos no amor.

Ninguém gosta de ser usado. O que queremos é ser amadopor quem somos, não pelo que podemos oferecer.

Agora pense como Deus se sente quando você só vai a Ele para lhe fazer pedidos. Não é a mesma coisa?

Que tal, em vez disso, começar um verdadeiro relacionamento com Deus? Se interessar n'Ele por quem é, não pelo que pode lhe oferecer? Querer saber o que Ele tem a lhe dizer, em vez de apenas pedir o que quer?

Talvez seu marido não queira conversar com você. Mas Deus quer. Talvez sua esposa não lhe dá mais atenção. Mas Deus anseia por cinco minutos com você.

O seu relacionamento com Deus refletirá no seu relacionamento amoroso em todos os sentidos.

Aprenda isso, agora e sempre.

Blindagem do Alto, Dia 21 – Tempoexclusivo22 de novembrode 2013

Jesus disse aos Seus discípulos: 

Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. João 15.4

Em outras palavras: Fique comigo e eu ficarei com você. É impossível manter um relacionamento sem dedicar tempo exclusivo para estar com a outra pessoa. 

Tempo exclusivo. Você pode estar em casa com seu marido ou esposa e ao mesmo tempo estar focado em dezenas de coisas. A comida, as crianças, a TV, a Internet, a roupa, o cachorrinho etc. Não basta estar no mesmo lugar. É preciso tempo exclusivo um com o outro. 

É claro que não podemos dar todo o nosso tempo para o nosso parceiro, todo o dia, todos os dias. Temos outros afazeres. Mas é imprescindível que periodicamente você separe um tempo para focar somenteno seu parceiro, dando toda atenção a ele ou ela. Uma vez por semana, no mínimo. 

Deus deseja isso. Seu parceiro também. Isso valoriza seu relacionamento e mostra o quão importante aquela pessoa é para você.

Você tem tirado tempo para estar exclusivamente com seu parceiro? E com Deus?

Blindagem do Alto, Dia 22 – Espalhando o Amor Inteligente™22 de novembro de 2013 Veja o que diz o Salmo 41.1:

Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o SENHOR o livra no dia do mal.

E o que Jesus disse sobre o mesmo assunto:

Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas,que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês. (Lucas 6.38 NTLH)

Sabemos que o egoísmo é uma das maiores armas destruidoras de casamentos. Por ele, as pessoas traem,ferem o parceiro, quebram promessas, ignoram as

necessidades da outra pessoa e só pensam nas suas, usam a outra pessoa e depois jogam foram, trocam o parceiro por uma carreira, um vício, ou qualquer outracoisa.

Deus deu a solução para o egoísmo: DAR. 

Ele estabeleceu uma lei espiritual e universal que determina: aquilo que você dá, irá receber. Pode não ser imediatamente, nem da forma como você espera, mas com certeza será na hora certa e melhor do que você poderia imaginar.

Então se você quer receber amor, ajude a dar amor! Nãosomente ao seu companheiro, mas também ajudando outraspessoas a conquistarem esse amor. Veja por exemplo alguns comentários abaixo de pessoas que responderam nossa pergunta aqui no Facebook hoje:

Você que ganhou o livro Casamento Blindado de presente de alguém, e ele veio na hora certa para salvar o seu casamento, ou mesmo mudar sua vida para ser uma pessoa melhor, conte-nos a sua história!

Poste um breve comentário aqui...

Mais de 200 pessoas responderam em poucas horas. Veja abaixo apenas algumas delas.

Faça a sua parte. Ajude a blindar um casamento, salvaruma família, evitar desastres amorosos. Presenteie alguém com o livro Casamento Blindado. O que fazer?

1. Adquira um ou mais livros para doar.2. Ore e peça a Deus que coloque alguém no seu caminho que realmente precise do livro.

3. Doe o livro para esta pessoa e peça que ela faça o mesmo por outro casal.

Tenha certeza de que você receberá muito mais de voltana sua vida amorosa!

Blindagem do Alto, Dia 23 – O defeito de todo ser humano23 de novembro de 2013

Você sabia que nós tendemos a criticar em nosso parceiro o que falta em nós mesmos? 

Seu marido é organizado em tudo, você não. Então você critica a maneira "sistemática" dele ser. Sua esposa éextrovertida, você introvertido. Então você a critica por ser "muito social". Seu marido é econômico, você émais solta com o dinheiro. Você o critica por ser "pãoduro" e ele lhe critica por ser "gastona".

O ser humano é assim. Para se parecer melhor, acha queprecisa criticar a outra pessoa.

Não preciso dizer que isso é um veneno para o seu casamento. Para qualquer relacionamento, na verdade. Pais fazem isso com os filhos o tempo todo. E filhos com os pais.

Temos que aprender a ver o lado bom das pessoas, valorizar suas qualidades, mesmo que sejam diferentes das nossas. Mesmo que elas não nos notem, não nos elogiem, nem nos valorizem. Levará tempo até que as boas sementes que você começa a plantar com seus bons olhos e palavras voltem para você.

Agora que você sabe como o ser humano é, seja mais esperto que sua própria natureza. Procure e exalte as qualidades na maneira de ser do seu parceiro. Faça isso consistentemente.

E veja os bons frutos voltarem para você a seu tempo.

Blindagem do Alto, Dia 24: Alimentando a mente24 de novembro de 2013Pessoas que nos escreveram:

Eu amo meu marido, mas estou apaixonada por meu amante. Sei que estou errada, mesmo assim não consigo deixar esse outro homem. O que eu faço?

Sou viciado em pornografia desde antes de me casar, minha esposa não sabe disso. Sei que é ruim para mim porque nossa vida sexual é um desastre. Como parar?

Não consigo deixar de pensar no meu ex. Estou casada há 6 anoscom um outro homem, temos um filho, mas acho que me casei paratentar esquecer meu ex. Soube que meu ex se envolveu com outramulher depois que separamos, mas recentemente terminou e isso mexeu comigo. Estou dividida.

Eis o que todas essas pessoas têm em comum: estão alimentando seus pensamentos com o que não devem.  A Bíblia diz que como uma pessoa pensa, assim ela é. Nossos pensamentos definem comonos sentimos e o que fazemos. E nossos pensamentos são formados pelas informações que alimentamos ao nosso cérebro.

Se você se envolve com uma pessoa pessoalmente ou virtualmente, seus pensamentos começarão a desenvolver sentimentos por ela.

Se você busca imagens e vídeos pornográficos, sua mente se encherá deles e seu corpo pedirá mais.

Se você fica caçando informações sobre o seu ex, como ele está, com quem, olha fotos dele, viaja ao passado na sua menteetc. — você jamais conseguirá esquecê-lo. 

E o pior: enquanto você enche sua cabeça de informações de terceiros, ela se esvazia de pensamentos e da atenção devidos à quem realmente importa na sua vida: seu parceiro.

Portanto, cuidado com o que você olha, ouve, e lê. Volte seus pensamentos para o que é bom e para o seu parceiro.

Você é o que você pensa. Seu casamento também.

PS. Assista o vídeo "Como superar os maus pensamentos": http://www.youtube.com/watch?v=-T0U5onbAFQ

Blindagem do Alto, Dia 25 – Exclusividade mútua25 de novembro de 2013  Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu. (Cantares 6.3) 

Ah, exclusividade mútua! Eu sou dela, ela é minha... ede mais ninguém. Essas palavras resumem bem o que deveser o casamento. Entrega total um para o outro.

A razão porque muitos casamentos fracassam e outros nunca se consumam em realidade é porque nunca houve uma entrega total um para o outro. Saiba que o contrário de amor não é ódio, e sim egoísmo. As pessoas não querem dar, mas querem receber. Impossível. Isso contraria a lei do amor.

Uma pessoa casada não deve provocar ciúme no parceiro por comportamento de entrega a outras coisas e pessoas. Se você dá a outras coisas e/ou pessoas tratamento que deveria ser exclusivo ao seu parceiro, você gerará nele a desconfiança e sentimento de ciúme.Jamais faça isso.

Você é do seu amado, e o seu amado é seu. Vocês são umdo outro. Não deixe que nada coloque isso em dúvida. 

Não dê liberdade para pessoas do sexo oposto Não permita que trabalho, carreira, hobbies ou qualquer outra coisa possua você ou seu tempo a ponto de incomodar seu parceiro

Não coloque parentes e amigos acima do seu parceiro Não se entregue a amizades ou relacionamentos virtuais. Se não é amigo(a) do seu parceiro, não é seuamigo(a)

Aproveite toda oportunidade para fazer seu parceiro sentir que ele(a) é primeiro em sua vida e que você é só dele(a)

Pratiquem a exclusividade mútua. (Não confundir com possessividade, que é quando um quer controlar o outro; na exclusividade, a entrega é voluntária, não tomada à força.)

P.S. Não perca o evento Sexo em um Casamento Blindado este sábado, em +100 cidades do Brasil. Já tem a sua credencial? http://www.casamentoblindado.com/eventos/

Blindagem do Alto, Dia 26 – Aposto que você não sabia...26 de novembro de 2013 Você sabe qual foi a primeira coisa que Deus falou para Adão eEva? Aprimeiríssima coisa — antes de dar-lhes autoridade sobretoda a terra, antes de mencionar as duas árvores no meio do jardim, antes de lhes falar dos animais e da comida? Não se assuste:

"Tenham sexo."

Foi isso que Deus lhes disse. Ok, não exatamente nessas palavras, mas bem próximo disso. Veja:

E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos... (Gênesis 1.28)

Primeiro os abençoou. Em seguida lhes disse que fossem e tivessem sexo. Sim, no contexto de terem filhos, mas obviamente era somente através do sexo que isso poderia acontecer. E detalhe: Deus fez essa atividade altamente prazerosa para os dois. E tudo isso antes do pecado entrar no mundo. (Concluindo então aqui, sem sombra de dúvida, que sexo entre marido e mulher não é pecado nem um fardo, contrário ao que alguns pensam.)

Uau. A primeira coisa!

Quão longe as pessoas e os casais de hoje estão desse plano original. Solteiros tendo sexo sem compromisso. Casados colocando o sexo para escanteio, na última posição de suas listas de afazeres. Para muitas mulheres é como um "Tá bom, vai. Hoje eu deixo." Para muitos homens é só "apagar o facho" da mulher ou então um evento rápido e egoísta a apenas um nível acima da masturbação.

O sexo no casamento, quando praticado de forma certa, é uma das maneiras mais eficazes de blindagem para o casal. [Leia mais sobre isso aqui: http://www.renatocardoso.com/blog/2013/06/12/sexo-em-um-casamento-blindado/ ]

O livro Casamento Blindado traz informações preciosas sobre sexo. Mas nem se compara ao que vamos falar na palestra deste sábado "Sexo em um Casamento Blindado". Em uma cidade perto devocê.

Casados serão imediatamente beneficiados. Noivos se sentirão preparados para o casamento. Solteiros se sentirão mil anos-luz à frente de seus amigos. 

Se não fosse importante, não teria sido a primeira coisa a sair da boca de Deus para o homem e para a mulher.

Uma noite. Lugares limitados. Maiores de 18 anos apenas.

Evento: Sexo em um Casamento Blindado — Os segredos da intimidade total

Data: 29 de junho, (17h abertura para credenciados, início 18h)

Local: Ao vivo de São Paulo para mais de 100 cidades no Brasil. Veja se haverá um evento perto de você aqui:   http://www.casamentoblindado.com/eventos/cidades_partici pantes.php

Preços: R$ 50 individual, R$ 75 o casal Onde adquirir sua credencial: em uma Universal perto de

você ou pelo site www.CasamentoBlindado.com

Blindagem do Alto, Dia 27 – Caseicom uma pedra27 de novembro de 2013

Um esposa nos disse que depois de mais de 20 anos de casamento, concluiu que se casou com uma “pedra”. O marido, apesar de ter muitas qualidades, era frio, duro nas palavras, sempre fazendo-a se sentir diminuída. O que fazer? – ela perguntou.

As pessoas têm coração duro por uma razão, nunca por acaso. Há uma raiz por trás disso. Normalmente foram endurecidas pela vida, as más experiências que tiveram, e se tornaram duras como forma de proteção.

Por isso acabam ferindo outras pessoas para não serem feridas por elas. A primeira coisa é entender que pessoas assim têm uma dor interior, e que você não é acausa (a não ser que você realmente tenha participado na provocação da dor). Mostrar-lhes compreensão é o início da cura.

A pior coisa que você pode fazer é se endurecer tambéme dar o troco. Em vez disso, pague o mal com o bem. Use palavras doces, que expressam compreensão. 

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15.1

Seja a água mole sobre essa pedra!

Blindagem do Alto, Dia 28 – Olhe de novo28 de novembro de 2013

Muitos mal-entendidos acontecem porque um não entende o que o outro quer dizer. Haveria mais paz se as pessoas prestassem mais atenção ao verdadeiro significado das palavras. Uma dessas palavras é "respeito". Compreender seu significado realmente abreo entendimento sobre muitos problemas na relação. Vejamos a origem desta palavra:

“Respeito”, do latim RESPECTUS, particípio passado de RESPICERE, “olhar outra vez”. De RE-, “de novo”, mais SPECERE, “olhar”. A ideia é de que algoque merece um segundo olhar, em geral merece respeito.

“Respeitar” alguém é “olhar de novo”, notar aquela pessoa, lhe prestar atenção dobrada. "Desrespeitar” é não dar nenhuma importância à outra pessoa, considerarsua existência dispensável, indigna de “um segundo olhar”.

Pense agora como isso afeta o seu relacionamento. Seu parceiro já reclamou dizendo, “Você não me respeita” ou “Você não me dá o respeito”? 

E quando você exigiu respeito do seu parceiro, já respondeu algo do tipo, “Como eu vou te respeitar se você age desse jeito?”

O que está sendo cobrado nessas conversas na verdade é: “Preste atenção em mim.” “Perceba que eu existo.” “Faça-se uma pessoa digna da minha atenção.”

Portanto, as lições práticas são:

Se alguém lhe cobra respeito…

provavelmente é porque você não tem dado suficiente atenção àquela pessoa, nem reconhecido sua importânciae valor

outras coisas e/ou pessoas têm consumido seu tempo e atenção, resultando no seu descuido daquela pessoa

você precisa reavaliar seu comportamento para com aquela pessoa, e focar mais nela—notá-la, apreciá-la, olhar para ela “de novo”.

Se você tem cobrado respeito de alguém…

você primeiro tem que “olhar de novo” para si mesmo, ou seja, se respeitar. Será que você tem agido de forma digna de respeito—“se olhado no espelho”, como diz a expressão popular?

veja se seu comportamento merece “um segundo olhar” daquela pessoa, ou se está sendo tão repulsivo que seuparceiro não quer olhar para você outra vez. Respeito próprio é mais raro do que respeito alheio.

Espero que agora você entenda muito melhor as cobranças de respeito no seu relacionamento. 

E que tal este verso onde o próprio Deus nos cobra o respeito para com Ele?

Se Eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? —diz o SENHOR dos Exércitos. Malaquias 1.6

Seu parceiro sempre reclama que você não o(a) respeita? Será que não está na hora de você começar a “olhar de novo” para aquela pessoa? E o que dizer acerca de respeitar a si mesmo antes de cobrar o respeito dos outros? E sobre querer que Deus olhe para você, responda suas orações, se você não olha para Ele?

Blindagem do Alto, Dia 29 – Dessintonizando do parceiro29 de novembro de 2013

Assim como você muda de estação de rádio no seu dial, você pode dessintonizar do seu parceiro. Não que você queira fazer isso, mas pode acontecer sem você perceber. Situações que podem causar isso incluem, entre outras:

Ele(a) lhe decepcionou repetidamente e você cansou disso

Algum projeto, trabalho ou outro interesse na sua vidapassou a tomar todo o seu tempo

Você se acomodou no seu relacionamento, achando que seu marido/esposa sempre estará lá para você não importa o que acontecer

Um vício pode consumir seu tempo, saúde e energias Uma mágoa que você ainda não conseguiu perdoar Vocês passam muito tempo longe um do outro à trabalho ou de viagem

Você passou a comparar seu parceiro a outra pessoa queaparentemente tem mais qualidades

Fique atento a isso. O perigo de dessintonizar do seu parceiro é que você acaba matando qualquer sentimento que ainda resta.

Volte ao foco. Sacrifique o que está separando vocês. Comece a trabalhar no relacionamento novamente. Talvezaté uma conversa franca com seu parceiro falando de como se sente pode despertá-lo(a) para colocar mais atenção no relacionamento. O ideal é que vocês trabalhem juntos no reencontro dessa sintonia.

Por acaso, uma jovem esquece as suas jóias? Ou uma noiva esquece o seu véu? Mas o Meu povo esqueceu de Mim por tantos dias, que nem dá para contar. Jeremias 2.32

Blindagem do Alto, Dia 30 – O segredo30 de novembro de 2013 A Blindagem do Alto para o nosso relacionamento só é possível quando aprendemos priorizar o Altíssimo. 

Busquem em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e o que Deus quer, e Ele lhes dará todas as demais coisas. Mateus 6.33

Jesus não estava filosofando quando disse isso. Ele estava dando a dica de como a vida com Deus funciona. Você o busca em primeiro lugar, antes de tudo, e o resto que você não pode alcançar por si mesmo, Ele fará chegar às suas mãos.

O marido transformado. A esposa dócil. O casamento dosseus sonhos. O fim da solidão. A fidelidade. O respeito. O verdadeiro amor que jamais acaba. Tudo o que você sonha.

Mas primeiro você tem que aprender a buscar a Deus em primeiro lugar. E fazer isso na prática, não apenas nasua mente. Não adianta dizer, "Eu creio em Deus" e buscá-lo apenas na sua mente. Muitos só o buscam na mente. Mas não basta buscá-lo apenas em pensamento. Tem que haver prática. Não religião. Prática do que Ele diz.

Ele garante: se você fizer isso, Ele acrescentará na sua vida tudo o que você deseja.

Case com Deus. Ponha-o em primeiro lugar na sua vida. E o seu casamento será blindado pelo Altíssimo.

E aí eu quero ver quem ou o quê poderá destruir o casamento de vocês.

Que o Altíssimo lhe abençoe mais e mais!

Renato e Cristiane Cardoso

PS. Se você participou deste propósito dos 30 dias da Blindagem do Alto, nós gostaríamos muito de saber qualfoi a sua experiência. Mudou alguma coisa em você? Houve alguma diferença no seu casamento? O seu entendimento se abriu para alguma coisa que não via antes?

Deixe seu comentário abaixo. Todos serão lidos com muito carinho. Tire dois minutos para fazer isso agora, por favor. Nós escrevemos essas mensagens para você. Agora escreva para nós a sua experiência, o seu feedback.

PPS. Agora que você cumpriu o propósito, sugerimos quevocê continue visitando nossa página aqui no Facebook para seguir investindo na sua vida e no seu relacionamento. Estaremos sempre compartilhando com você o melhor do que Deus nos tem dado.

E um último pedido: continue espalhando por aí o Amor Inteligente™, divulgando o que você tem aprendido, presenteando com o livro Casamento Blindado, e acima de tudo, praticando tudo isso. Um grande abraço para todos os que têm feito parte desse trabalho!

Vem aí: o próximo curso Casamento Blindado começando 6 de agosto, em mais de 100 cidades do Brasil. Detalhes em breve no www.casamentoblindado.com