ANTIGOS MINEIROS DA URGEIRIÇA QUEREM AS CASAS ...

24
Fundador Adriano Lucas (1925-2011) | Director Adriano Callé Lucas 15 DE ABRIL DE 2015 QUARTA-FEIRA | 0,65 EUROS Rota dos Vinhos do Dão integra 41 produtores Lançada este mês | P3 Utentes de várias instituições participaram numa prova de orientação adaptada no Parque Aquilino Ribeiro, organizada pelo Centro de Santo Estêvão. Autarquia quer realizar mais iniciativas do género Página 20 ANTIGOS MINEIROS DA URGEIRIÇA QUEREM AS CASAS ANALISADAS Ex-trabalhadores das minas da Urgeiriça, em Nelas, exigem que todas as habitações da localidade sejam analisadas, para saber se os valores de radiação estão acima do permitido por lei Página 8 JOSÉ FONSECA Orçamento participativo em Faíl e Vila Chã de Sá Hoje | P6 Especialistas debatem reabilitação urbana Viseu | P5 Vouzela celebra Dia da Juventude e da Amizade Sábado | P8 Castro Daire marca presença na Feira Ibérica da Guarda Turismo | P9 Tondela defende hoje liderança contra o Benfica B Futebol | P14 Viseu vai criar programa de desporto adaptado Uma centena de operadores turísticos descobrem a região no fim-de-semana Estratégia de promoção da CIM Viseu Dão Lafões | P2

Transcript of ANTIGOS MINEIROS DA URGEIRIÇA QUEREM AS CASAS ...

FundadorAdriano Lucas (1925-2011) | DirectorAdriano Callé Lucas 15 DE ABRIL DE 2015 QUARTA-FEIRA | 0,65 EUROS

Rota dos Vinhos do Dãointegra 41 produtores Lançada este mês | P3

Utentes de várias instituições participaram numa prova de orientação adaptada no Parque Aquilino Ribeiro,organizada pelo Centro de Santo Estêvão. Autarquia quer realizar mais iniciativas do género Página 20

ANTIGOS MINEIROS DAURGEIRIÇA QUEREM ASCASAS ANALISADAS

Ex-trabalhadores dasminas da Urgeiriça,em Nelas, exigem quetodas as habitações da localidade sejam analisadas, para saber se os valores de radiação estãoacima do permitidopor leiPágina 8

JOSÉ FONSECA

Orçamento participativo emFaíl e Vila Chã de Sá Hoje | P6

Especialistas debatem reabilitação urbanaViseu | P5

Vouzela celebra Dia da Juventude e da AmizadeSábado | P8

Castro Daire marcapresença na FeiraIbérica da Guarda Turismo | P9

Tondela defendehoje liderança contra o Benfica BFutebol | P14

Viseu vai criarprograma de

desporto adaptado

Uma centena de operadores turísticos descobrem a região no fim-de-semanaEstratégia de promoção da CIM Viseu Dão Lafões | P2

02 | 15 ABR 2015 | QUARTA-FEIRA

ViseuSara Daneshpour actua hoje em Viseu Sara Daneshpour traz o melhor do piano internacional aViseu. A pianista norte-americana actua hoje, pelas 21h30,pela primeira vez em Portugal, no Solar do Vinho do Dão,em Viseu.

Festa do Livro preenchequinzena na Fnac Viseu

INICIATIVASA próxima quin-zena arranca na Fnac Viseucom múltiplos eventos e muitaanimação. A Festa do Livroserá assinalada na Fnac com aapresentação das obras,workshops, encontros literá-rios. Cristina Valente é convi-dada para orientar um works-hop sobre educação positiva,abordada no seu livro “Coa-ching para Pais”, já este sábado,a partir das 10h30.

“Cozinha - Onde a magiaacontece” é uma edição comfins solidários, produzida pelaAssociação Social Cultural Es-piritualista de Viseu, que contacom o apoio da Fnac. Estacompilação de receitas a partirde sobras será lançada no do-mingo, pelas 17h00. “Crónicasdo Inverno”, de Carlos ClaraGomes, retrata uma primaverade Abril sobre clausuras e so-frimentos. É a proposta daFesta do Livro para o dia 25 deAbril, às 17h00. A encerrar aquinzena, Valter Hugo Mãe en-contra-se com os seus leitorespara uma conversa literária,em parceria com a Universi-dade Católica de Viseu. A ses-são está marcada para dia 29às 21h00.

No campo da música, a esté-tica cool inspirada em Holly-wood será abordada ao vivo pe-los alunos da Escola de Jazz doPorto, com voz, guitarra, baixoe bateria, num showcase quetem lugar este sábado às 17h00.

Destaque ainda para “Jogos+ Vida”, o projecto da Associa-ção de Futebol de Viseu, quepromove estilos de vida sau-dáveis e será dado a conhecerno dia 25 de Abril, pelas 15h00.

O Dia Mundial da Dança, as-sinalado a 29 de Abril, será co-memorado com apresenta-ções de alunos da Escola deDança Lugar Presente no dia25 de Abril, pelas 21h30 e daAcademia de Dança de Viseu,no dia seguinte às 17h00.Parapais e filhos, nesta quinzena, aFnac Viseu apresenta a Horado Conto, pela Estação das Le-tras, este domingo às 11h30 euma abordagem lúdica ao li-vro “Matemática de Encantar– o desaparecimento dos nú-meros”, por Tatiana PimpãoMargarido, no dia 26 de Abril,às 11h30.A quinzena de projec-ções é marcada uma vez maispela revolução do 25 de Abrilcom a exibição de filmes rela-cionados com a temática. |

Valter Hugo Mãe vai estar na Fnac no dia 29 deste mês

Suite Noire no AuditórioMirita CasimiroSESSÃO A Alliance Françaisede Viseu em colaboração coma Eurochannel vai projectardois episódios de Suite Noire,uma série que apresenta umaimagem contemporânea e iró-nica da sociedade actual.

Em cada episódio, a vida decidadãos comuns, de inocentes

ou de verdadeiros bandidoscruzam-se em histórias inacre-ditáveis, todas baseadas emfactos reais.

A projecção terá lugar hoje,a partir das 19h00, no Auditó-rio Mirita Casimiro de Viseu.

A entrada neste evento é li-vre. |

Uma centena de operadores turísticos à descoberta da regiãoTurismo A visita e digressão da centena de operadores turísticos é organizadano âmbito da estratégia de promoção da região e da campanha desenvolvida anível ibéricoA convite da CIM Viseu DãoLafões mais de 100 operadoresturísticos de todo o país par-tem à descoberta da região deViseu Dão Lafões, entre estasexta-feira e domingo. São trêsdias de programa intenso paraque operadores oriundos devárias regiões do país, de nortea sul, conheçam o melhor deViseu Dão Lafões.

Com esta iniciativa a CIM Vi-seu Dão Lafões e a TurismoCentro de Portugal pretendemcativar a atenção e o interessede importantes prescritores deturismo a nível nacional,dando-lhes a conhecer os maisrelevantes produtos turísticosda região e convidando-os aparticipar no evento gastronó-mico de referência, "QueijoSerra da Estrela à Chef", queserá realizado no próximo sá-bado, no hotel Casa da Ínsua,em Penalva do Castelo.

A visita e digressão da cen-

tena de operadores turísticosé organizada no âmbito da es-tratégia de promoção da re-gião e da campanha desenvol-vida a nível ibérico para atrairturistas e investidores, procu-rando aumentar os índices deatractividade e competitivi-dade da região.

Uma das prioridades da Es-tratégia de Comunicação daMarca Viseu Dão Lafões é apromoção da proximidadecom operadores turísticos por-tugueses. Cumprindo este ob-jectivo os operadores turísticosserão convidados a conheceras diversas potencialidades da

região em termos de turismode natureza, saúde e bem-estare enoturismo.

Em paralelo, está a ser tra-balhada a conquista do con-sumidor final, para que se sintamotivado a conhecer o terri-tório e os produtos de ViseuDão Lafões. |

AMBIENTE O Noctula Chan-nel, em parceria com a EscolaSuperior de Tecnologia e Ges-tão de Viseu, organiza a Con-ferência Comunica 2015 – Co-municação na área do Am-biente, que se realiza no dia 22deste mês, em Viseu. O encon-tro pretende impulsionar o de-bate em torno da Comunica-ção Ambiental e da sua impor-tância para o desenvolvimentosustentável.

O painel de oradores é com-posto por cinco empresas,tanto da área do Ambientecomo da Comunicação. Parti-cipam a LIPOR – Serviço In-

termunicipalizado de Gestãode Resíduos do Grande Porto,representado por Paula Men-des, directora do Departa-mento de Educação, Comuni-cação e Relações Institucionaisda LIPOR. Ainda Pedro Silva-Santos, director executivo doGrupo Noctula, Joana Martins,coordenadora de Comunica-ção Corporativa do GrupoAmorim, Pedro Luiz de Castro,director da empresa de con-sultoria em comunicação Pri-meira Imagem, e Amélia Novo,da direcção de Sustentabili-dade e Ambiente da EDP.

Durante a Comunica 2015, os

participantes terão oportuni-dade de conhecer váriosexemplos de aplicação de es-tratégias de comunicação naárea do ambiente, e tomarconsciência da importância ebenefícios que uma boa co-municação pode trazer para asempresas.

Serão abordados temascomo a “Gestão de Crise” numcenário de acidente ambiental,como transformar a sustenta-bilidade em imagem de marca,como utilizar a educação am-biental como ferramenta paraatingir os objectivos de umaempresa, e ainda qual o poder

que um blog tem nos resulta-dos de uma empresa.

A conferência pretende en-volver gestores de empresas,responsáveis de comunicaçãoe marketing, responsáveis deáreas protegidas e ONG, estu-dantes de Comunicação eMarketing e da área de Am-biente/Saúde Ambiental/Bio-logia, e indivíduos envolvidosna Educação, Sensibilização eComunicação Ambiental.

As inscrições devem ser fei-tas através do formulário pre-sente na página http://noctu-lachannel.com/comunica-2015-ambiente/. |

Conferência em Viseu reúne empresas de renome nacional

Casa da Ínsua será um dos pontos de passagem, no âmbito do “Queijo Serra da Estrela à Chef”

QUARTA-FEIRA | 15 ABR 2015 | 03

ViseuPalestra com Frei Bento DominguesNo âmbito do tema anual do Colégio da Via Sacra, “Cadaum viva e construa um mundo justo”, vai ter lugar ama-nhã, pelas 18h30, na Biblioteca do colégio, uma palestracom Frei Bento Domingues. A entrada é livre.

41 produtores de vinhos escolhidos para integrar Rota dos Vinhos do DãoIniciativa Rota dos Vinhos do Dão vai nascer oficialmente no próximo dia 27 de Abril e mostrará aos visitantesa diversidade e qualidade da regiãoJá são conhecidos os 41 pro-dutores de vinhos da RegiãoDemarcada do Dão que irãointegrar a 1.ª fase da Rota dosVinhos do Dão, que vai nasceroficialmente no próximo dia27 de Abril. Falamos de produ-tores, quase todos com adega,muitos com serviço de enotu-rismo, e todos com condiçõesbásicas de acolhimento de vi-sitantes, que foram os selec-cionados pela Comissão Viti-vinícola Regional do Dão(CVRD) para constarem deuma rota que mostrará aos vi-sitantes a diversidade e quali-dade da região.

A Rota dos Vinhos do Dãopermitirá aos visitantes, entu-siastas e curiosos por esta re-gião vitivinícola descobrir vi-nhas com um ADN muito par-ticular, adegas com caracterís-ticas irrepetíveis e ricas casassenhoriais ostentando brasões,agora transformadas em es-paços de degustação e apre-

ciação dos néctares do Dão.Nesta primeira fase do pro-

jecto, foram escolhidos para aaderir à rota a Adega Coope-rativa de Mangualde; AdegaCooperativa de Penalva doCastelo; Caminhos Cruzados,adega em Nelas; Casa da Ínsua,enoturismo em Penalva doCastelo; Casa da Passarella,enoturismo em Gouveia; Casade Santar, enoturismo em Ne-las; Quinta de Chão de SãoFrancisco, enoturismo emLourosa, Viseu; Quinta Fontedo Gonçalvinho, adega em Pa-ranhos da Beira, Seia; JuliaKemper Wines, adega em Oli-veira, Mangualde; e Ladeira daSanta, adega em Tábua.

Na lista de aderentes cons-tam também: Lusovini, enotu-rismo em Nelas; Madre deÁgua Hotel Rural, enoturismoem Gouveia; Magnum Vinhos,adega em Carregal do Sal; e osenoturismos do Paço dos Cu-nhas de Santar e Pedra Cancela

Vinhos do Dão, em Nelas;Quinta do Penedo dos Mou-ros, em Tondela; Quinta daBica, Seia, Quinta da Boavista,Penalva do Castelo; Quinta daBoiça, Canas de Senhorim, Ne-las; Quinta da Fata, Vilar Seco,Nelas; Quinta da Nespereira,Gouveia; Quinta da Vegia, Pe-nalva do Castelo; Quinta das

Camélias, Sabugosa, Viseu;Quinta das Marias, Oliveira doConde, Carregal do Sal; eQuinta de Cabriz, Carregal doSal.

Entre os 41 produtores daRota surgem ainda: Quinta deLemos, enoturismo em Sil-gueiros, Viseu; Quinta de Reis,adega em Silgueiros; Quinta do

Cerrado, adega em Oliveirinha,Carregal do Sal; Quinta do Me-dronheiro, enoturismo em Re-preses, Viseu; Quinta do Per-digão, adega em Pindelo de Sil-gueiros, Viseu; Quinta dos Ce-dros, enoturismo em Alcafa-che, Mangualde; Quinta dosPenassais, adega em São Joãode Lourosa, Viseu; Quinta dosRoques, adega entre Man-gualde e Nelas; Quinta MendesPereira, adega em Carregal doSal; Quinta Vale das Escadi-nhas, adega em Silgueiros, Vi-seu; Quintas de Sirlyn, enotu-rismo em Tondela; Seacampo,enoturismo em Vila Nova deTázem, Gouveia; SociedadeAgrícola Boas Quintas, adegaem Mortágua; Quinta do So-bral, enoturismo em Santar,Nelas; UDACA, União das Ade-gas Cooperativas do Dão, eno-turismo em Viseu; e a adega daVinícola de Nelas.

Os 41 produtores de vinhosda Região Demarcada do Dão

perceberam que o vinho é umbom guia para partir numaviagem à descoberta da região,das suas vinhas, quintas e ade-gas, dos seus produtos, da obrade homens e mulheres quemoldaram a pulso as suas ter-ras graníticas e acidentadas edas histórias de vida que têmpara contar.

Beneficiando de uma gastro-nomia local ímpar e de vinhosque se harmonizam na perfei-ção, a Rota abre agora cami-nho à descoberta da melhoroferta enoturística da RegiãoCentro do país.

O ponto de partida pode sero Welcome Center do Solar doVinho do Dão, em Viseu, mastambém uma visita directa àsquintas e enoturismos locais,que serão devidamente sinali-zados e de localização facili-tada através do sítio na internetou da aplicação mobile Rotados Vinhos do Dão parasmartphones. |

Solar do Vinho do Dão assume-se como ponto de partida

Fábulas Elementares no Teatro ViriatoTEATRO Que maçã eraaquela que envenenou aBranca de Neve? Era orgânica,tinha pesticidas ou era geneti-camente modificada? Como éque o Rei Midas transformatudo em ouro? Estas são algu-mas das perguntas que estãona origem de Fábulas Elemen-tares, uma performance quesobe ao palco do Teatro Viriatoesta sexta-feira e sábado. Con-cebido entre o laboratório e aconversa íntima,

Fábulas Elementares é umaperformance que explora omundo dos materiais queconstroem as nossas históriase povoam o nosso dia a dia.

Depois do sucesso de AnitaVai a Nada e de Jogo de Per-guntas, a dupla Cláudia Jardime Patrícia Portela regressa

agora em formato de trio.Aliando-se a Sónia Baptista,conspiram sobre objectos, re-voluções e outras coisas, numespectáculo que oscila entre aperformance, o workshop defísico-química, uma manifes-tação e uma fotonovela.

A sessão de sexta-feira des-tina-se ao 2.º e 3.º ciclos do en-sino básico, tem o custo de 1euro e hora marcada para as15h00. No sábado a sessão,para maiores de 6 anos, terálugar pelas 16h00. Os ingres-sos custam 5 euros. |

Fábulas Elementares em exibição no Teatro Viriato

Quadratura da Sé organizou debateu POLÍTICA Com o desejo deassinalar o seu 1.º aniversárioos responsáveis do blogue vi-seense “Quadratura da Sé” or-ganizaram, recentemente, umdebate com o tema “ReflexõesPré-eleitorais”.

Na iniciativa, levada a cabono Hotel Príncipe Perfeito, par-ticiparam representantes dosprincipais partidos da cidade,nomeadamente, Joaquim Pe-dro Martins, do PSD, VítorDuarte, do CDS/PP, João PauloRebelo, do PS, e ainda CarlosVieira, do BE.

Num evento que contoucom a presença de cerca demeia centena de pessoas, de-bateu-se entre outros temas, oenquadramento programáticodos partidos para as eleiçõesque se avizinham, o impacto

das políticas nacionais no con-celho, assim como a relaçãoestratégica da indústria e docomércio como mais-valiaspara a região e as principaispreocupações em torno da li-nha ferroviária e do melhora-mento da ligação rodoviáriaentre Viseu e Coimbra.

Tratou-se do primeiro de umciclo de debates a realizar

ainda este ano. Na perspectivados fundadores da Quadraturada Sé - Graça Canto Moniz,Gustavo Brás, José Pedro Go-mes e Rúben Fonseca - “só as-sim se consegue uma socie-dade mais participativa e res-ponsabilizada, juntando o en-tusiasmo na participação cí-vica com a oportunidade queos debates oferecem”. |

Debate decorreu no Hotel Príncipe Perfeito

1980 - Morre, em Paris, o filósofo existencialistafrancês Jean-Paul Sartre, 74 anos.

1986 - Morre o escritor francês Jean Genet, 75anos.

1990 - Morre a actriz de origem sueca Greta Garbo,84 anos.

2000 - Morre o actor português Henrique Santos,87 anos.

2001 - Morre Joey Ramone, 49 anos, líder da banda“punk” Ramones.

2007 – Morre Brant Parker, guionista e desenhadorde banda desenhada norte-americano, co-autor dasérie “Wizard of Id”.

2007 - Morre Maria Antonietta Macciocchi, 84anos, política da esquerda italiana, jornalista e histo-riadora.

2009 – Morre João Maria dos Reis Pereira, irmãodo poeta e desenhista vilacondense José Régio.Autor de um livro de poemas, “Diário”, editado em1953, João Maria dedicou-se também, ao longo dasua vida, ao estudo da história de Vila do Conde, 86anos.

2010 - Morre, aos 88 anos, o linguista Fernando Ve-nâncio Peixoto da Fonseca, autor de “O PortuguêsFundamental” e de “Português entre as Línguas doMundo”.

2012 - Morre Murray Rose, antigo nadador e cam-peão olímpico nascido na Escócia mas naturalizadoaustraliano, aos 73 anos, vítima de leucemia.

VISEUBernardino Rodrigues, 81 anos, viúvode Adozinda Gaspar dos Santos Casal,pai de Maria de Lurdes, Maria Alcina, Ar-mando, Aníbal, António, Maria de Fátima,

Regina Isabel, Bernardino Alexandre, José Alberto,Cláudia Maria, Carla Sofia, Ivone Maria e de GiselaMarlene dos Santos Rodrigues, faleceu. Era naturale residente no Campo, em Viseu. O funeral realiza-se hoje, às 17h30, saindo da casa mortuária doCampo, onde se encontra em câmara ardente, paraa Igreja Matriz do Campo, onde será realizada missade corpo presente, seguindo para o cemitério local.Trata a Agência Funerária Decorativa Viseense.

Maria de Almeida de Nazaré PríncipeCeia, 87 anos, casada com Manuel Hig-ino de Morais Monteiro Príncipe Ceia,faleceu. Era natural e residente em Boa

Aldeia, Viseu. O funeral realiza-se hoje, às 17h30, naigreja paroquial de Boa Aldeia, seguindo para ocemitério de Boa Aldeia. Trata a Agência FuneráriaAmaral & Sobrinho.

TONDELAAlmiro da Costa Figueira, 83 anos,casado, faleceu. Era natural e residenteem Lajeosa do Dão, concelho de Ton-dela. O funeral realizou-se ontem para o

cemitério de Lajeosa do Dão. Tratou a Agência Fu-

nerária São Brás.

04 | 15 ABR 2015 | QUARTA-FEIRA

NECROLOGIA

Óbitos que marcaram o dia

Funerais

Actriz Beatriz Costa morreu há 19 anosÓBITO A actriz portuguesaBeatriz Costa (Beatriz da Con-ceição) morreu em 1996, aos88 anos, em Lisboa. BeatrizCosta estreou-se aos 15 anosno teatro de revista, no ÉdenTeatro, como corista em Chá eTorradas (1923).

Foi no filme 'A Canção de Lis-boa', de Cotinelli Telmo, que asua imagem ficou para semprena memória dos portugueses,ao lado de António Silva eVasco Santana, em 1933. Bea-triz Costa e Vasco Santana sãoeleitos os príncipes do cinemaportuguês, em 1937 e, doisanos depois, a actriz protago-niza a Aldeia da Roupa Branca,de Chianca de Garcia.

Beatriz Costa passou por vá-rias companhias (companhiado Teatro Avenida, Companhiada Trindade, Companhia deoperetas sediada no Teatro SãoLuiz, Teatro Apolo, Companhiade Eva Stachino, entre outras),e estreou-se no Rio de Janeiroem 1924, tendo sido muito elo-

giada pela imprensa. Em 1927 fez o seu primeiro

filme – O Diabo em Lisboa –de Rino Lupo, e no mesmo anodançou um tango ao lado deManoel de Oliveira, no filmeFátima Milagrosa, do mesmorealizador.

A partir da década de 1960,começa a viajar por todo omundo e a conhecer persona-lidades como Picasso, Salva-dor Dali, Greta Garbo e EdithPiaf. |

Beatriz Costa morreu com 88 anos

Morreu Percy Sledge, intérprete de ‘When a man loves a woman’ÓBITO O cantor soul norte--americano Percy Sledge, quenos anos 1960 ficou conhecidopor interpretar o tema ‘Whena man loves a woman’, morreuontem, aos 73 anos, revelou oagente do músico, citado pelaimprensa norte-americana.

Percy Sledge, que padecia decancro no fígado há mais deum ano, morreu em casa, emBaton Rouge, Louisiana.

O cantor, que trabalhavacomo enfermeiro num hospi-tal e repartia o tempo no grupoEsquires Combo, gravou‘When a man loves a woman’em 1966, pouco depois de terassinado um contrato disco-gráfico, e a música catapultou--o para a fama.

Apesar de ter sido ele a com-por a música, a partir de umdesgosto de amor, acabou porceder os créditos da autoria

aos músicos que o ajudaramna composição: Calvin Lewise Andrew Wright.

Nenhum dos temas seguin-tes gravados pelo músico atin-giu o sucesso de ‘When a manloves a woman’, mas inscre-veram-se na história da mú-sica soul, como ‘Take time toknow her’ e ‘Warm and tenderlove’. |

Percy Sledge tinha 73 anos

QUARTA-FEIRA | 15 ABR 2015 | 05

VISEU

tome notaHOJE

Apresentação decrowdfunding dosJardins Efémeros

O projecto de crowdfunding‘A Minha Cidade é o Meu Jar-dim’ vai ser apresentado às11h30, na Rua Senhora da BoaMorte, n.º 18, no âmbito dainiciativa Jardins Efémeros,que se realiza este Verão, maisconcretamente de 3 a 12 deJulho.

Final do concurso concelhio de leitura

A final do concurso concelhiode Leitura realiza-se, na Es-cola Básica Infante D. Henri-que, e conta com 56 partici-pantes. Na ocasião serãoanunciados vencedores trêsalunos de cada categoria (4.º,5.º e 6.º ano).

Concerto no EstabelecimentoPrisional do Campo

O Estabelecimento Prisionaldo Campo recebe, no âmbitodo Festival de Música de Pri-mavera, às 10h00, um con-certo pedagógico, que terácomo público os reclusos da-quele espaço e alunos dasduas escolas do 1.º ciclo dafreguesia e da Escola BásicaIntegrada e Secundária JeanPiaget.

PRÓXIMOS DIAS

Conferência sobrecentros históricos

O Museu Grão Vasco é palcona próxima sexta-feira, a par-tir das 14h30, da conferênciasubordinada ao tema “Práti-cas de Reabilitação de Cen-tros Históricos: recomendam-se?”, promovida pelo Municí-pio de Viseu.

Seminário na Escola Agrária

A Escola Superior Agrária re-cebe, na próxima sexta-feira,o seminário ‘Aplicação de fer-ramentas de epidemiovigilân-cia na monitorização dedoenças do foro ambiental’.

“Um ao Molhe” no Estudantino

O Estudantino Bar recebe, napróxima sexta-feira ‘Um aoMolhe’, o primeiro festival na-cional itinerante dedicado aone-man-bands.

Gala “The Best of You”

A Escola Profissional MarianaSeixas realiza na próximasexta-feira, a partir das 21h00,a Gala de Caça-Talentos "TheBest of You", no auditório doIPDJ.

Viseu debate práticas de reabilitação urbanaSexta-feira Na véspera do Dia Internacional dos Monumentos & Sítios, realiza-se a conferência “Práticas de Reabilitação de Centros Históricos:recomendam-se?”As práticas de reabilitação deCentros Históricos em Portu-gal recomendam-se? Que no-vos desafios se colocam aoscentros urbanos antigos – deprotecção de património,construção sustentável ou va-lorização turística? Que boaspráticas ou exemplos inspira-dores podemos seguir? O quedizem especialistas e respon-sáveis?

O Município de Viseu pro-move o debate em busca dasmelhores respostas, esta sexta-feira, véspera do Dia Interna-cional dos Monumento e Sí-tios.

Integrada no ciclo “Para queserve um sítio Património daHumanidade?”, a conferência“Práticas de Reabilitação de

Centros Históricos: recomen-dam-se?” elege como temacentral os actuais desafios e asboas práticas de protecção evalorização do património e dereabilitação de centros urba-nos antigos em Portugal.

Para Almeida Henriques,presidente da Câmara Muni-cipal de Viseu, “este é um de-bate nacional que importa des-pertar. Os desafios das cidadeshistóricas estão muito ligadosà valorização do seu patrimó-nio e à sua revitalização eco-nómica. O arranque do Portu-gal 2020 justifica um novo ci-clo de reflexão e Viseu queraprender com os melhores ca-sos”.

O evento juntará especialis-tas com experiência relevante

em várias cidades, como Rai-mundo Mendes da Silva,coordenador da candidatura“Universidade de Coimbra -Alta e Sofia” à UNESCO e es-pecialista em reabilitação decentros antigos, ou Rui Loza,coordenador da candidaturado Centro Histórico do Portoà UNESCO e director do an-tigo CRUARB.

Teresa Duarte, responsáveltécnica de planeamento e rea-bilitação urbana em Lisboa, Vi-tor Mestre, Sofia Aleixo e Car-los Fortuna, especialistas emdiferentes dimensões de polí-ticas de reabilitação de centrosantigos, são outros dos orado-res confirmados.

O evento juntará ainda res-ponsáveis nacionais, regionais

e locais para responder à ques-tão do futuro da reabilitaçãourbana em Portugal, abor-dando temas ligados aos de-safios da harmonização dosusos económicos e sociaiscom os objectivos de salva-guarda patrimonial, à classifi-cação internacional e à valori-zação turística e ao financia-mento (designadamente noâmbito do Portugal 2020).

Neste âmbito, são oradoresconfirmados Miguel CastroNeto, secretário de Estado doOrdenamento do Território eConservação da Natureza, AnaAbrunhosa, presidente daCCDR Centro, Álvaro Santos,presidente da SRU do Porto,Celeste Amaro, directora regio-nal de Cultura do Centro. |

TEATRO O espectáculo Vis-saium regressa, a partir dopróximo dia 18, às ruas da ci-dade.

Vissaium desafia a descobrire a especular as respostas paraestes e outros enigmas da ci-dade de Viseu.

Mais do que um espetáculo,Vissaium é uma viagem pelasruas da cidade, um convite à

fruição do património arqueo-lógico e à exploração de arte-factos que contam histórias deum lugar que foi desde sem-pre partilhado por muitos po-vos que por aqui passaram, vi-veram e deixaram a suamarca.

No percurso, que terá bandasonora da banda viseense “OsBárbaros”, pode ser encon-

trada uma lusitana que sabeler pedras e uma especialistaem teorias que precisam de serprovadas porque, afinal decontas, os arqueólogos têmmuitas dúvidas e a história nãoé uma ciência exacta e imutá-vel.

Com condições climatéricasadversas o espectáculo realiza-se no Teatro Viriato. |

Vissaium regressa às ruas da cidade

Vissaium é uma viagem pelasruas da cidade

A sede da Junta de Freguesiade Abraveses foi o local que,anteontem à noite, recebeu aprimeira assembleia participa-tiva desta segunda edição doOrçamento Participativo, de-pois de, durante o dia, o Busdo Orçamento Participativoter circulado pela freguesia.

De acordo com a autarquia,tratou-se de uma sessão de es-clarecimento muito partici-pada, com quase quatro deze-nas de viseenses a marcarempresença com o objectivo desaberem mais sobre as regrasdeste ano.

Desta primeira sessão resul-taram, para já, sete propostasconcretas que já podem serconsultadas na plataforma doOrçamento Participativo. Asideias visam na sua grandemaioria projectos no âmbito

da mobilidade, equipamentodesportivo e apoio social.

Hoje segue-se a segunda as-sembleia participativa, que irádecorrer na freguesia de Faíl eVila Chã de Sá, mais concreta-mente no Edifício Multiusos.

O périplo pelas 24 freguesiasterminará em Maio, mês emque também termina o prazode entrega de projectos. |

06 | 15 ABR 2015 | QUARTA-FEIRA

O Edifício Multiusos Pedrad’Águia, em Vila Chã de Sá, re-cebe esta noite, pelas 21h00, asegunda sessão das assembleiasparticipativas do OrçamentoParticipativo deste ano.

José António Seabra, presi-dente da Junta das Freguesiasde Faíl e Vila Chã de Sá, acre-dita numa boa adesão porparte da população à iniciativa.“Dos contactos que já tive deupara perceber que há umgrupo de habitantes muito in-teressado em participar e essegrupo poderá ainda levar maispessoas a apresentarem assuas ideias”, explicou o autarca

ao nosso Jornal.Segundo o presidente da

Junta, a sessão ajudará a tirarmuitas dúvidas. “As pessoasgostam da ideia de participare até querem participar, masainda não sabem como e quetipo de projectos são elegíveis.Amanhã (hoje) poderão escla-recer tudo isso e até apresen-tarem as suas ideias”, subli-nhou.

“É interessante ver as pes-soas motivadas”, finalizou.

AgregaçãoA União das Freguesias de

Faíl e Vila Chá de Sá resulta da

agregação das duas freguesiasvizinhas no âmbito do pro-cesso de reordenamento ter-ritorial.

A União das Freguesias deFail e Vila Chã de Sá fica loca-lizada a seis quilómetros da ci-dade de Viseu.

No que diz respeito ao mo-vimento associativo, a fregue-sia conta com o Grupo Des-portivo de Faíl, o Rancho Fol-clórico Infantil/Juvenil, a As-sociação de Solidariedade So-cial Recreativo e Desportivo deVila Chã de Sá, que dá apoioaos idosos e às crianças e pro-move o desporto com a Escolade Futebol para crianças quefunciona no Complexo Des-portivo da Pedra d’Águia, oGrupo de Cantares “Cantorias”,que tem vindo a actuar no paíse no estrangeiro, o Clube deCaça e Pesca “Os Três Rios”,que promove a caça e pesca efomenta montarias ao javali,além de convívios com os as-sociados e com a população, ea Ofiuco, que promove o es-tudo da astronomia.

Além da grande actividadecultural e desportivo, a fregue-sia tem como pontos fortes asua localização e a grande ac-tividade empresarial. |

VISEU FREGUESIA DE FAÍL E VILA CHÃ DE SÁ

Pessoas queremparticipar mas não sabem comoInteresse Presidente da Junta acredita que um dos projectos vencedores será para a freguesia

PERFILNome: União de Fre-guesias de Faíl e VilaChã de Sá

Extensão: 15,29 quiló-metros quadrados

População: 2.673

Desempregados: 151

Analfabetismo: 5,27%

Património: IgrejasMatriz de Vila Chã deSá e de Fail, cruzeirosde pedra, a Capela deSão Sebastião, a Ca-pela de São José, oEco Museu em VilaChã de Sá, lagaretasnos terrenos de VilaChã de Sá e váriosmoinhos de água afuncionar.

iORÇAMENTOPARTICIPATIVO

Orçamento Participativo com “casa cheia” em Abraveses

Agenda

União de Freguesias de Faíl e Vila Chã de SáHoje | 21h00 | Edifício MultiusosPedra d’ÁguiaCampoQuinta-feira | 21h00 | Sede da Juntade FreguesiaBodiosaSexta-feira | 21h00 | Sede da Juntade FreguesiaUnião de Freguesia de S. Ciprianoe Vil de SoitoSegunda-feira | 21h00 | Sede daJunta de Freguesia

Reunião realiza-se no Edifício Multiusos

29 propostas jáderam entradana plataformaAté ao final do dia de ontem, játinham dado entrada na pla-taforma online do OrçamentoParticipativo 29 propostaspara melhorar o concelho deViseu. Entre as mais recentesideias apresentadas está a cria-ção de um parque canino, noespaço verde localizado emMarzovelos frente ao HotelMontebelo, a criação de um pi-quete solidário de apoio aosseniores que funcionaria emdiversas freguesias e a requa-lificação do espaço circun-dante do Departamento deSaúde Mental do Hospital deS. Teotónio de Viseu, mais co-nhecido como o Hospital Psi-quiátrico de Abraveses. |

QUARTA-FEIRA | 15 ABR 2015 | 07

Ao longo da história da humanidade ojogo desenvolveu-se como uma ma-nifestação cultural, adaptado à época eaos interesses dos intervenientes. A pa-

lavra jogo vem do latim “ludus” que significavarecreação, divertimento. A palavra azar é de origemárabe “azzahar” e significa acaso.

Os jogos podem ser utilizados com inúmerasfinalidades dentro do contexto do processo en-sino-aprendizagem, tal como construir a auto-confiança, incremento da motivação, proporcio-nar informações factuais, prática de habilidadesconferindo destreza e competência, durante todoo ciclo de vida.

Na infância, o jogo tem uma função lúdica comgrande influência na aprendizagem e no desen-volvimento físico, cognitivo e emocional dacriança.

O jogo didático proporciona a integração e odesenvolvimento do aspeto psíquico ajudando acriança a tolerar frustrações de perda e o prazerdo sucesso. Auxilia também o aspeto intelectual

pois permite a construção de uma classe de com-portamentos que facilitam a tomada de decisõesde forma assertiva. O valor social também estáimplícito durante essa atividade, onde o jogo pro-porciona uma comunicação ativa através da per-muta de experiências com outros jogadores. Pos-sibilita ainda a compreensão da representaçãosimbólica do jogo, porque as regras e os conteúdossão assimilados durante essa atividade pedagó-gica.

A adolescência é uma fase de desenvolvimentodo indivíduo na qual existe um risco acrescido deinício de consumos e abusos de substâncias. Nestafase o grupo de pares é primordial em detrimentodos pais, o desenvolvimento de amizades pro-move competência de relacionamento e intimi-dade. É uma época de mudanças fisiológicas epsicológicas relevantes, da procura da autonomia,de novas experiências a vários níveis. A formacomo cada indivíduo vivencia estas novas expe-riências depende, não apenas do processo de de-senvolvimento da sua identidade, mas tambémdo suporte social e familiar, podendo levar ao de-senvolvimento de diversos comportamentos derisco relevantes.

O desenvolvimento tecnológico gera novas pla-taformas interativas, com a possibilidade de aqui-sição de jogos para consolas e jogos em-linha, vir-tualmente acessíveis 24 horas por dia, com pouca

ou quase nula vigilância por parte dos pais.Considerando os momentos complexos que

são as evoluções da adolescência, é de admitir opotencial aparecimento de comportamentos adi-tivos em jogo, reforçados por: prémio através depontuação, repetição de ciclos rápidos de jogo,reforço da autoestima de quem tiver longos pe-ríodos de permanência no jogo, sensação de quea longa experiência no jogo desenvolve perícia,introdução do fator acaso para o desfecho do ciclode jogo.

Assiste-se atualmente a uma alteração do pa-drão do jogo infanto-juvenil, caracterizado pelacrescente inatividade física, longos períodos emjogo e aumento consequente do grau de isola-mento social/relacional.

De acordo com o Plano Nacional para a Redu-ção dos Comportamentos Aditivos e das Depen-dências 2013-2020 “os comportamentos aditivos,entendidos como processos de adição, são com-portamentos com características implusivas-compulsivas em relação a diferentes atividadesou condutas, como por exemplo: substâncias psi-coativas, jogo, internet, sexo, compras, etc. A con-tinuidade e perseverança deste tipo de compor-tamento, coexistindo com outros fatores neuro-biológicos, psicológicos, genéticos e ambientais,poderá evoluir para a dependência. A prática dejogar e apostar pode conduzir o indivíduo a ad-quirir sérios problemas financeiros, psíquicos esociais, assumindo a forma de um distúrbio de-nominado Jogo Patológico.

O Jogo Patológico não atinge grupos específicos,

mas sim pessoas de diversas faixas etárias, níveiseducacionais e socioeconómicos. O jogador nãoé o único a sofrer com a dependência, a famíliatambém sofre. Em alguns casos a doença man-tém-se escondida por muito tempo até que o pro-blema desperte atingindo a família e de formamais drástica com consequências comportamen-tais, relacionais e sociais graves.

Atualmente entende-se por jogo de azar toda equalquer atividade cuja natureza ou finalidadeseja recreativa, diversão ou entretenimento, in-cluindo-se passatempos no qual se aposta di-nheiro. Com a internet o acesso aos jogos de azartorna-se mais fácil, deixando de existir a necessi-dade do jogador sair de casa ou do trabalho ou daescola, precisando apenas de um computador outelemóvel para jogar/fazer as suas apostas. Estefenómeno coloca especialmente os jovens emrisco para problemas associados ao jogo.

Deve-se consciencializar todos os intervenientesno processo educativo das crianças e dos jovenspara a importância da socialização do jogo numâmbito salutar e construtivo da individualidade,por exemplo com o incremento da prática deexercício físico/jogos desportivos, promoção doconvívio presencial entre pares e diminuição dostempos de jogo.

O crescimento da dependência dos comporta-mentos aditivos é considerado como uma gravequestão de saúde pública, social e psicológica.Para tratar este distúrbio é necessário uma inter-venção multiprofissional especializada que poderáobter recorrendo à sua equipa de saúde familiar. |

Aprender a jogar

Teresa GomesEnfermeira da Unidade de Cuidados na Comunidade de Viseu

Aforça de vontade é um recurso finitoe gasta-se. As boas notícias são quetemos os recursos para a manter efortalecer.

Pessoas com mais força de vontade atingemmais resultados positivos. Investigações recen-tes demonstram que a força de vontade não éuma habilidade inalterável, mas sim um recursolimitado que se gasta mas que também se podefortalecer e manter. Vou partilhar algumas es-tratégias para ajudar a fortalecer a força de von-tade.

Tem vindo a ser observado cientificamenteque pessoas com maiores níveis de felicidade,saúde, sucesso e emocionalmente mais estáveis

demonstram ter níveis mais elevados de forçade vontade. A força de vontade entra tipicamenteem acção quando queremos resistir ao desejode fazer algo que nos afasta dos nossos objetivosou que não esteja alinhado com os nossos va-lores.

Porque é que a força de vontade varia aolongo do tempo? Porque é que umas vezes éfácil termos um determinado comportamentoe outras nem tanto? Como é que a força devontade se esgota?

Quando exercitamos auto-controlo ou resis-timos a fazer, dizer, pensar, sentir uma coisa é aforça de vontade que nos mantém no caminho,à custa de se gastar. Estudos mostram que umapessoa normal passa em média 4 horas por diaresistindo a desejos. Quando tomamos decisões,desde as mais simples às mais difíceis, gastamosforça de vontade.

Como é que a força de vontade se fortalece econserva?

A força de vontade exercita-se e fortalece-se

como um músculo trabalhando num objectivoou hábito, saindo da zona de conforto, fazendocoisas diferentes ou de um modo diferente. Paraconservar a força de vontade podemos diminuiras fontes desnecessárias de tentação, decisão edistração que consomem este recurso, conser-vando-o para as coisas importantes. Deixoabaixo algumas dicas:

Colocar decisões/auto-controlo em piloto au-tomático sempre que possível. Por exemplo senão houver doces em casa não é preciso resistiraos mesmos.

Trabalhar apenas um objectivo de cada vez,específico e claro.

Encarar as coisas mais difíceis e/ou impor-tantes logo no início do dia (tarefas mais im-portantes o mais cedo na manhã) para não cor-rer o risco de ao fim do dia o depósito da forçade vontade estar mais em baixo.

Descansar, viver a vida e ser felizRir e promover emoções positivas.Dormir, fazer pausas, manter-se fresco.

Tomar banhos de sol.Manter o espaço que o rodeia arrumado e

limpo.Ter uma alimentação saudável.O primeiro passo na construção e reforço da

sua força de vontade é celebrar o facto que pos-sui essa força. Tem força de vontade, tal qualtem músculos nos braços para levantar algunspesos.O segundo passo é perceber que a suaforça de vontade, tal como os músculos no seubraço, está ai para ser desenvolvida. Tem a ca-pacidade para torná-la mais forte ou deixá-laatrofiar.Pense em tudo aquilo que já percorreue alcançou até agora. Visualize cada sacrifício,esforço e dedicação e não deixe que o cansaçode agora ou as dificuldades do presente o im-peçam de continuar.

Em conclusão, tal como os músculos, a forçade vontade também pode ser treinada comexercícios e perseverança. Não tente estesexercícios todos de uma vez, e nem precisade começar com todos em força. Pode esco-lher apenas um ou alguns da sua preferência.Comece devagar e vá aumentando a “carga”do treino, até eles próprios entrarem na suarotina diária. |

Será que tenho força de vontade?

Catarina VieiraGerente Stargym

Opinião

ANO 18.º - N.º 4710N.º de regis to no I.C.S.: 107663

FUNDADORAdriano Mário da Cunha Lucas(1925-2011)DIREC TORAdriano Callé LucasDIRECTORES - ADJUNTOSMiguel Callé Lucas J. C. Galiano Pinheiro, Arménio TravassosDaniela Homem Pinto e João LuísCampos (directores-adjuntos executivosresponsáveis por esta edição)CHEFE DE REDACÇÃO: Paulo Cardantas

Redacção: Rua Alexandre Herculano,198-2.º dt3510-033 VISEU

Telefone 232000031 (Redacção)Comerciais - 232000030Fax 232000032.URL: www.dia rio deviseu.ptEmail: dia rio vi seu@dia rio deviseu.pt

DELE GA ÇÕES

AVEIRO: Av.ª Dr. Lourenço Peixinho,15-1.º G - 3800 AVEI ROTels. 234000031.COIMBRA: Rua Adriano Lucas - Apart. 542 - 3020 COIM BRA

Tel. 239499999 (Pub) 239499901

CANTANHEDE: Pç. Marquês deMarialva, 2 - 1º, Sala LTels. 231428828 - Fax 231428830

FIGUEIRA DA FOZ: Rua Dr. JoaquimJardim, 13-1.º Dt.º3080 FIGUEI RA DA FOZ. Tel 233424940 - Fax 233418310.

LEIRIA: Avenida Cidade Maringá- Edifí-cio Centro Comercial Maringá , n.º 106 - lojas 95/96 - 2400-118 LEI RIATelefs.: Geral/Redacção - 244000031; Fax 244000032;

SÃO JOÃO DA MADEIRA:Av. Benjamim Araújo, Edifício Caracas54-2.º - sala C - 3700-059 S. João da MadeiraTel.: 256838447 - Fax: 256838452

LISBOA: Av. 24 de Julho, n.º 501200-868 LISBOA. Tel 21 3857584.

Propriedade de "Adriano Lucas, Lda."Contribuinte n.º 501340025Rua Adriano Lucas - 3020 Coimbra

Concessionário da explo ra ção:Diário de Viseu, Ld.ªRua Alexandre Herculano, 198, 2.º dt.3510-033 VISEU.

Capital social de 5.000,00 eurosmatri cu la da na Conservatória do Registo Comercial de Viseu e NIF 504285254

Produção: PRO DIM PREN SA e UAA

Composto e impres so na:FIG - Indústrias Gráficas, S. A.Rua Adriano Lucas - 3020 CoimbraTelefones 239499922Fax 239499981

Distribuição: DIMPRENSA – VASP –CTT – VASP PREMIUM

Gerentes: Adriano Callé da Cunha Lucase Miguel Callé da Cunha Lucas

Participações no capi tal supe rio resa 10%:

Adriano Lucas, Limitada- 4.900,00 euros;

FICHA TÉCNICA

08 | 15 ABR 2015 | QUARTA-FEIRA

HOJE

Conferência de imprensa

A Câmara de Tondela apre-senta hoje as actividades quevai realizar, com especial in-cidência nas comemoraçõesdos 500 anos do Foral. A ses-são decorre às 12h00, no Sa-lão Nobre dos Paços do Con-celho.

PRÓXIMOS DIAS

Workshop em Carregal do Sal

A Comunidade Intermunici-pal Viseu Dão Lafões e a Câ-mara de Carregal do Sal pro-movem, na próxima sexta-feira, pelas 21h00, um works-hop para potenciais em-preendedores. A iniciativarealiza-se na Câmara.

Jornada em Lamego

O Museu de Lamego acolhena próxima sexta-feira umajornada de consultoria paraprojectos culturais, numainiciativa da Direcção Regio-nal de Cultura do Norte e daComunidade Intermunicipaldo Douro.

Workshop desaúde e bem-estar

No âmbito do Mercado deAgricultura Tradicional e Fa-miliar de S. Pedro do Sul, vaidecorrer no próximo sábadoum workshop de saúde ebem-estar, com massagensde mão e rosto. O Mercadode Agricultura Tradicional eFamiliar funciona todos ossábados, das 8h00 às 12h30,nos claustros da CâmaraMunicipal.

Formação em Tondela

O CLDS+ “Tondela Inclusiva”em parceria com a FAJUVIS,vai promover uma formação,a título gratuito, para técnicose dirigentes associativos, nopróximo sábado, na sede doClube Cruz Maltina Loba-nense, em Lobão da Beira. Asessão começa às 9h00.

“9 Portas para o Mundo”

O Centro Cultural de Carre-gal do Sal vai receber o es-pectáculo ‘9 Portas Para oMundo’, no próximo sábado,pelas 21h30, cujas receitasrevertem a favor das obrasda Casa do Passal.

Encontro de Leituras

Sábado, realiza-se o II En-contro Montemuro de Leitu-ras, no Auditório do CentroMunicipal de Cultura emCastro Daire.

Jornadas Educativas

O Agrupamento de Escolasde Vila Nova de Paiva orga-niza as jornadas educativas‘Pensar a Educação... 2015’,sábado para educadores eprofessores.

“Queijo Serra daEstrela à Chef” na Casa da Ínsua

Seis chefs, entre os quais trêsreconhecidos com EstrelasMichelin, irão criar showcooking com o objectivo depromover e valorizar oQueijo Serra da Estrela DOP.O evento ‘Queijo Serra daEstrela à Chef’, que já vai nasua segunda edição, irá de-correr no hotel Casa da Ín-sua, em Penalva do Castelo,no próximo sábado. Oshowcooking começa às12h30 e haverá um work -shop às 16h30 e uma provade queijos às 18h30.

Marionetas contam a História do país

Para assinalar o Dia Interna-cional dos Monumentos eSítios, o município de Re-sende vai organizar um es-pectáculo de marionetas, do-mingo, pelas 16h00, no Cen-tro Cultural de S. Cipriano. Apeça intitula-se ‘Santos daCasa 2 – Um Momento, UmEnredo’, é concebida peloTeatro do Frio e executadapor técnicos da Câmara Mu-nicipal.

Regiãodas Beiras

Incêndio florestal em VouzelaMais de 50 homens combateram ontem um incêndio em Mogueirães, no concelho de Vouzela,que começou por volta das 16h30 e à hora de fecho desta edição ainda se encontrava activo.

Ex-trabalhadores dasMinas da Urgeiriça exigem indemnizaçõesNelas Um memorando para o pagamento de indemnizações e uma moção para que as casas da Urgeiriça sejam analisadas foram aprovados naAssembleia-geralOs ex-trabalhadores das Mi-nas da Urgeiriça aprovarampor unanimidade um memo-rando no qual exigem o paga-mento das indemnizações àsfamílias daqueles que morre-ram por exposição à radioac-tividade, revelou o presidenteda Associação dos Ex-traba-lhadores das Minas de Urânio.

Em declarações à Lusa, opresidente da associação, An-tónio Minhoto, explicou que odocumento vai “ser entreguee discutido com os partidosque vão participar nas eleiçõesem 2015”.

“Vamos solicitar audiênciasaos partidos, de forma a quevenham a subscrever o nossomemorando e assim se com-prometam para um dia virema fazer uma lei, na Assembleiada República, que de uma vezpor todas atribua o direito àsindemnizações a estes traba-lhadores”, acrescentou.

Os antigos trabalhadores daEmpresa Nacional de Urânio(ENU) - com sede na Urgeiriça,no concelho de Nelas - lutamhá vários anos para que sejampagas indemnizações aos fa-

miliares dos colegas que mor-reram com cancro, por expo-sição à radioactividade.

No final de uma assembleia-geral, que juntou durante atarde ex-trabalhadores das mi-nas de urânio e alguns familia-res, António Minhoto sublinhouque “quem não subscrever este

memorando vai ser penalizadonas próximas eleições”.

“Acreditamos que este seja oinício de um novo ciclo, quevenha finalmente trazer al-guma justiça para com as fa-mílias e os ex-trabalhadores daENU falecidos com neoplasiasmalignas”, referiu.

O encontro serviu aindapara aprovar uma moção, naqual solicitam que todas as ca-sas da Urgeiriça sejam anali-sadas, para que se averigue seestão contaminadas.

“Exigimos que todas as casasda Urgeiriça sejam inventaria-das e estudadas em termos ra-diológicos. Em função disso,que seja feita a sua desconta-minação”, defendeu.

No seu entender, o Estadodeve assumir os custos desteestudo e da descontaminação,“tendo em conta os riscos paraa saúde que muitos correm aoviver em casas com valores deradiação acima do permitidopor lei”.

“As pessoas da Urgeiriça têmdireito a ter uma casa digna esegura. O Estado tem de assu-mir as suas responsabilidadesnesta matéria”, concluiu.

Com sede no distrito de Vi-seu, a ENU teve a seu cargo,desde 1977, a exploração de mi-nas de urânio em Portugal.

A empresa entrou em pro-cesso de liquidação em 2001 eencerrou definitivamente nofinal de 2004. |

Ex-trabalhadores querem saber se as casas estão contaminadas

Vouzela comemora Dia Municipal da Juventude e da AmizadeEVENTO O Município de Vou-zela vai organizar pela pri-meira vez o Dia Municipal daJuventude e da Amizade nopróximo sábado.

Trata-se de uma iniciativaque está a mobilizar jovens detodas as freguesias, no sentidode ser criado um programadescentralizado de actividadese que possa ser participado portoda a comunidade do conce-

lho de Vouzela.A manhã de sábado é então

preenchida com as acções nasfreguesias. “Unidos pelo sor-riso” é o tema das actividadeslúdicas e desportivas que sevão disseminar um pouco portodo o território.

À tarde, entre as 15h00 e as19h00, na Alameda D. Duartede Almeida, em Vouzela, ha-verá jogos tradicionais, insu-

fláveis, rappel, um mega smilehumano e a construção de umlaço humano, iniciativa tam-bém integrada nas comemo-rações do mês da prevençãodos maus-tratos na infância,assinalado em Abril.

Pelas 21h00 e até de madru-gada terá lugar uma GlowParty, com passeio glow pelasruas da vila, uma aula debokwa em frente ao cineteatro,

largada de balões, mega aulade zumba e depois a actuaçãodos dj The Boss e Hallux Ma-kenzo.

A iniciativa conta com oapoio dos Bombeiros Volun-tários de Vouzela, Clube de Co-leccionadores de Viseu, EscolaProfissional de Vouzela, GNR,Multisac, Sequeira & Sequeira,Vougasumos, 100sível e Serra& Silva. |

QUARTA-FEIRA | 15 ABR 2015 | 09

REGIÃO DAS BEIRAS

MANGUALDE Cerca de 50pessoas percorreram a se-gunda parte do Trilho de Lu-dares, em Quintela de Azurara,Mangualde, no âmbito do pro-jecto 'Mangualde em Movi-mento', promovido pela Câ-mara Municipal de Mangualdee que tem como objectivo in-centivar o desporto ao mesmotempo que se dá a conhecer asbelezas mangualdenses.

Em 2015, a iniciativa Man-gualde em Movimento decorreaté 7 de Junho. O próximo per-curso realiza-se a 26 de Abril,onde será possível conhecer aRota das Águas Milenares, em

Alcafache. Já no dia 10 de Maioserá a vez de percorrer os Tri-lhos de Gil Vicente, em Guima-rães de Tavares. A Rota da Se-nhora dos Verdes, em Abru-nhosa-a-Velha, será trilhada a17 de Maio, a Rota de Santo An-tónio dos Cabaços a 31 de Maioe os Caminhos do Bom Su-cesso, em São João da Fresta, a7 de Junho.

O ponto de encontro é às9h00, em frente ao Tribunal,para saída dos autocarros e aparticipação é gratuita. Os per-cursos pedestres realizam-seao domingo entre as 9h30 e as12h00. |

Percursos dão a conheceras belezas do concelho

MOIMENTA DA BEIRA A As-sociação de Pais e Encarrega-dos de Educação do Agrupa-mento de Escolas de Moimentada Beira promove amanhã, apartir das 20h00, um peddy-paper para pais, filhos e res-tante comunidade escolar, compercurso pelo centro históricoda vila, sede de concelho, e vi-sita aos seus monumentosmais emblemáticos.

Em cada um deles, os parti-cipantes serão ‘confrontados’com perguntas, sendo que a so-lução estará no último monu-mento a ser visitado – o con-vento das Freiras – depois decerca de uma hora e meia aduas horas de caminhada sau-dável e pedagógica. As inscri-ções são feitas na hora de ar-ranque, junto à Escola Secun-dária de Moimenta da Beira. |

Pais e filhos participamem peddy-paper

Caminhadas realizam-se aos domingos

OLIVEIRA DE FRADESA pro-fessora do ensino secundário,recentemente aposentada,Rosa do Céu Amorim, apresen-tou no Museu Municipal e noAgrupamento de Escolas deOliveira de Frades o seu maisrecente livro infanto-juvenil -'Uma nova Princesinha'.

A autora, natural da freguesiade Reigoso (Oliveira de Frades),dedicou-se à escrita desde cedo,tendo já no seu currículo seislivros editados. Nas sessões de

apresentação, marcou presençaa vereadora da cultura, ElisaFerraz de Oliveira, que salientou

a importância deste evento queapoia e promove escritores na-turais do concelho. |

Rosa Amorim apresenta “Uma nova Princesinha”

Apresentação decorreu também no Agrupamento de Escolas

SEGUNDA EDIÇÃO O Muni-cípio de Castro Daire irá parti-cipar, pelo segundo ano con-secutivo, na Feira Ibérica de Tu-rismo (FIT) 2015 que decorreráentre os dias 30 de Abril a 3 deMaio, no Parque Urbano doRio Diz, na Guarda.

O certame, que vai na 2.ª edi-ção, voltará a proporcionar qua-tro dias de promoção, encon-tros, contactos e muitas emo-ções. O evento tem como ob-jectivos “fomentar o intercâm-

bio transfronteiriço, estimular orelacionamento comercial e oprogresso dos vários sectores esegmentos da economia e, con-sequentemente, o desenvolvi-mento da região”.

Regiões de turismo, opera-dores hoteleiros, produtores vi-nícolas, agências de viagens, câ-maras municipais e associa-ções “encontrarão neste eventouma plataforma de excelênciapara a promoção dos seus pro-dutos e serviços”, refere a enti-

dade promotora. A câmara daGuarda reconhece que a FITserá “uma oportunidade privi-legiada de divulgação, promo-ção, captação e desenvolvi-mento de fluxos turísticos.

O evento também se destinaao público em geral, contandocom um programa de anima-ção diversificado, que inclui es-pectáculos musicais, activida-des desportivas e de lazer,“workshops”, gastronomia e ar-tesanato, entre outras acções. |

Castro Daire presente na FeiraIbérica de Turismo da Guarda

Onze antigos alunos da EscolaSecundária de Carregal do Salderam o seu testemunho pe-rante os actuais alunos do es-tabelecimento de ensino,numa sessão que decorreu noCentro Cultural de Carregal doSal. Ana Rute Marcos, DiogoTomás Marques (vídeo), LauraMarques, Sandra Oliveira, Mó-nica Figueiredo, Sofia Peixeira,António Carlos Batista, Ana Lú-cia Freitas, Susana Pais, Ro-mina Santos (vídeo) e FilipaRodrigues falaram sobre assuas experiências e os seuspercursos de vida.

Todos foram unânimes aoafirmar que os alunos devemenvolver-se nas diversas acti-vidades propostas pela EscolaSecundária, pois os projectose actividades em que se envol-vem é que constam no currí-culo e as notas “só” contampara entrar no ensino superior.

“Aproveitem” foi a palavrade ordem deixada pelos con-vidados, que foram peremp-tórios ao considerarem que aEscola Secundária de Carregaldo Sal é uma das melhores daregião.

'De Volta à Escola' é o nomeda iniciativa, que vai na se-gunda edição, e que faz regres-sar os antigos alunos para con-viverem com alunos do 8.º ao

12.º ano. Os ex-alunos recor-daram a qualidade do ensinoe dos professores do Agrupa-mento de Escolas.

Hermínio Cunha Marques,director do Agrupamento deEscolas, disse aos estudantes

que é imperativo “ganhar raí-zes mas não âncoras”. Deu oseu caso e de outros profissio-nais como exemplo de quemsaiu do concelho para fazer asua formação profissional e re-gressou mais tarde com outrosconhecimentos para o desen-volvimento do concelho.

Também o vereador daEducação da Câmara Munici-pal, José Sousa Batista, lem-brou os estudantes que de-vem acompanhá-los os ensi-namentos da escola, em quese incluem as actividades ex-tra-curriculares, as amizadese as experiências vividas, en-quanto ferramentas de forma-ção como indivíduos.

A sessão teve ainda momen-tos musicais com MarianaDantas Rebelo e Diogo Pe-drosa, na interpretação dos te-mas 'Thinking Out Loud' e 'FixYou' e terminou com mais ummomento musical apresen-tado nas Escolíadas. Neste úl-timo, Mariana Dantas Rebelo,Francisca Andrade, MafaldaSousa e Davide Elias brinda-ram o público com um texto“cantável”, adaptado à músicade Janis Joplin e acompa-nhado com sequência de ima-gens, numa mensagem quepretendeu retratar a época dosanos 60. |

Ex-alunos falaram sobre a sua experiência

Antigos estudantesderam testemunho do seu percurso de vida desde que saíram da escola

Antigos alunos “voltaram”à escola para dar o seu testemunhoCarregal do Sal ‘De Volta à Escola’ é o nome da iniciativa que já vai na segundaedição e que leva antigos alunos à escola

10 | 15 ABR 2015 | QUARTA-FEIRA

REGIÃO DAS BEIRAS

Cerveja artesanalalavanca festivalcom cariz solidárioBairrada Beer Fest Evento decorre de 30 de Abril a 3 deMaio e, além da cerveja, inclui artesanato, gastronomia emuita animação, com Ana Malhoa como cabeça de cartaz

José Carlos Salgueiro

“Mais do que um Festival deCerveja. O Bairrada Beer Festé uma Experiência!”. É sob estelema que a Associação Bair-rada Solidária, com o apoio daCâmara Municipal da Mea-lhada, vai realizar um eventode relevo, onde a cerveja arte-sanal, sendo o mote principal,é também um pretexto paradar a conhecer os produtostradicionais, o artesanato, omunicípio e a região, não fal-tando um programa de ani-mação.

O certame, que se realiza naZona Desportiva da cidade, en-tre os dias 30 de Abril e 3 deMaio, foi apresentado ontemnos Paços do Concelho, tendosido frisado por Pedro Dias, daorganização, que “pretende-mos que seja um evento quemarque o nome da Mealhada,a nível nacional e europeu”, co-locando alta a fasquia destaprimeira edição, apontandopara os 15 mil visitantes, o quecolocaria o festival ao nível domaior da Península Ibérica, emBarcelona.

Não sendo um normal festi-val de cerveja artesanal, nestesector diferencia-se pela pre-sença de stands com as maté-rias-primas, de mestres cerve-jeiros, empresários e distribui-dores, no sentido de potenciarcontactos e “desenvolver aindamais este sector de actividade”.

Está prevista a presença decerca de duas centenas demarcas de cerveja, a que se aliaa cidra, mas, o Bairrada BeerFest vai mais além e terá arte-sãos, artesanato e produtos lo-cais, com destaque para as ‘4Maravilhas’ da Mealhada.

Importante é também o pro-grama de animação, que temAna Malhoa e a filha India,como cabeças de cartaz. Estãoconfirmados nomes comoS.M.A.C.K., Dengaz e DJ Bastez(30 de Abril); Dj’s Fuking Car-nival, André Gonçalves e AnaMalhoa (1 de Maio); Banda2002, Gabriell e DJ Alvim (dia2); Banda Polk e uma noite defados, com Mónica Jesus e Li-liana Luz (dia 3).

Trata-se, como referiu o ve-reador José Calhoa, de duas jo-vens, uma delas oriunda de

Cantanhede e a outra de Oli-veira do Bairro, residindo naMealhada, destacando a im-portância de também a autar-quia as apoiar.

O autarca explicou que con-siderou “arrojada” a propostada Bairrada Solidária para rea-lizar este evento, mas “abraçá-mos a ideia”, porque, tambémse trata de mais uma possibili-dade de “dar a conhecer esteconcelho e esta bela região”, e,também porque “gostamos dedesafios”.

A autarquia investe 15 mil eu-ros e disponibiliza o espaço ea logística, para um certameque está orçado em cerca de60 mil euros. Rui Albino, daBairrada Solidária, mostrou-seconfiante no sucesso e expli-cou que existe um fim solidá-rio, especialmente através darealização de uma caminhadano 1.º de Maio, a favor da AD-CRA, IPSS de Antes cujo presi-dente, Luís Macedo, tambémesteve presente, assim comouma mega aula de Zumba (dia2) e um almoço solidário (3),com as receitas a reverterempara várias IPSS. |

Pedro Dias, Rui Albino, José Calhoa e Luís Macedo na apresentação do programa

JOSÉ CARLOS SALGUEIRO

Câmara de Ourém condenada a restituir terreno ao SantuárioFÁTIMAO Tribunal Judicial deSantarém condenou a Câmarade Ourém a restituir ao San-tuário de Fátima uma parcelade terreno no estado em quese encontrava antes dos traba-lhos que o município aí efec-tuou.

“Condeno o réu municípiode Ourém a restituir à autora,Fábrica do Santuário de NossaSenhora do Rosário de Fátima,a parcela (…) no estado em quese encontrava antes dos traba-lhos por aquele ali realizados”,lê-se na sentença.

No documento, o Tribunaldeclara o santuário dono e le-gítimo proprietário desta par-cela de terreno em forma trian-

gular, de 459,78 metros qua-drados, junto à Praceta deSanto António, área actual-mente “empedrada e com umquiosque, dois bancos, trêscandeeiros e um painel publi-citário”, condenando ainda aautarquia “a fazer cessar o usoe exploração do painel publi-citário, do quiosque e da es-planada” aí instalados.

Na sentença, a juíza CristinaAlmeida e Sousa declara tam-bém o santuário igualmentedono e legítimo proprietárioda parcela de terreno desig-nada por “parque 10”, com671,31 metros quadrados, nasimediações da praceta, conde-nando a câmara “a abster-se

de ali realizar quaisquer obrasou actividades sem consenti-mento da autora”.

O Tribunal determina aindao cancelamento de qualquerregisto que, por ventura, o mu-nicípio tenha efectuado dasduas parcelas de terreno.

Para o tribunal, “resultou pro-vado” que na década de 50 e 60do século passado o santuáriocomprou a diversas pessoas“vários imóveis, todos situadosna Cova da Iria ou no limitedesta, onde, em 1960, iniciou aconstrução de um conjuntoedificativo de lojas de comer-cialização de artigos religiosos”,conhecido até hoje como pra-ceta de Santo António. |

Ficou electrocutado quando roubava cobre de poste da EDPMário Pinto

ALCOBAÇAUm homem, com38 anos, residente na União deFreguesias de Pataias e Mar-tingança, foi transportado on-tem de manhã para o Hospitalde Leiria, depois de ter sofridoqueimaduras em várias partesdo corpo, quando furtava co-bre de um poste de electrici-dade.

O indivíduo, referenciado pe-las autoridades pelo consumode estupefacientes, subiu a umposte de electricidade na loca-lidade de Ferraria (Pataias) porvolta das seis da manhã paraefectuar o roubo, mas correumal.

Cerca das 7h50, um moradorapercebeu-se da presença deum indivíduo estendido no

chão junto ao poste e infor-mou os Bombeiros Voluntáriosde Pataias, que estiveram nolocal com oito homens e qua-tro viaturas.

Quando os soldados da pazchegaram ao local, o indivíduoapresentava queimaduras nosmembros superiores e inferio-res, tendo sido transportadopara o Hospital de Leiria. Aoinício da tarde (12h30) de on-tem, foi transferido para osHospitais da Universidade deCoimbra (HUC) devido à gra-vidade dos ferimentos.

“Por volta das seis da manhãocorreu uma falha no forneci-mento de electricidade e osmoradores pensaram que serianormal. Só mais tarde (7h50) éque o indivíduo foi visto caídojunto ao poste e perceberam

que o corte teria sido provo-cado por ele, quando tentavafurtar cobre”, afirmou fonte doComando Territorial da GNR.

Quarenta por centodo corpo queimado

De acordo com os bombei-ros de Pataias, o homem sofreuqueimaduras graves em cercade 40 por cento do corpo, in-cluindo “a face, tronco e mem-bros inferiores e superiores”,explicou Micael Pereira, ad-junto do comando.

Ainda de acordo com amesma fonte, o número de fur-tos de cobre no distrito “tem di-minuído” , fruto do “agrava-mento das penas” para os re-ceptadores do cobre, a queda nopreço daquele metal e o reforçodo patrulhamento da GNR. |

Inspector das Finanças acusado de corrupçãoLEIRIA Um inspector da Au-toridade Tributária (AT) da Di-recção de Finanças de Leiriavai começar a ser julgado estemês por suspeita da práticados crimes de corrupção pas-siva na forma tentada e acessoilegítimo a dados pessoais deum empresário.

Segundo a acusação, dedu-zida pelo Ministério Público(MP), o inspector tributário -que desempenha como fun-

ções a análise interna de reem-bolso do IVA -, “subscreveu eassinou uma letra de câmbio,na qualidade de sacado, no va-lor de 16.500 euros”.

“Tal letra de câmbio”, referea acusação, foi posteriormenteentregue ao empresário - en-quanto representante legal deduas firmas, uma das quais li-gadas ao ramo imobiliário -,para pagamento de serviçosprestados àquelas duas socie-

dades por uma empresa decaptação de água.

Na data do vencimento, refereo MP, a letra não foi paga pelosacado, tendo sido posterior-mente reformada em duas le-tras, uma no valor de 9 mil eurose outra no valor de 7.500 euros.Como as letras não foram pagasnas respectivas datas de venci-mento, o empresário que pres-tou os serviços interpôs acçõesexecutivas contra o inspector. |

OBESIDADE Um inovadormodo de cozedura do arroz foidescoberto no Sri Lanka, per-mitindo reduzir em 50% o nú-mero de calorias absorvidopelo corpo, com a descobertaa ser vista como uma respostaao problema de obesidade.

O modo de preparação as-senta na adição de uma colherde sopa de óleo de coco na pa-nela quando a água estiver aferver, juntar o arroz, cozinhardurante 40 minutos em lume

brando, e depois levar ao fri-gorífico durante 12 horas, vol-tando depois a aquecer e só en-tão consumir. «O que conseguicom a minha investigação foialterar a es trutura do arroz», ex-plicou à Efe Sudhair A. James,um estudante de 22 anos da Fa-culdade de Ciências Químicasde Colombo, que apresentourecentemente a sua descobertana Reu nião Nacional da Socie-dade Americana de Química,nos Estados Unidos.|

Método inovador de cozer arroz reduz calorias

MEDITERRÂNEO A ComissãoEuropeia (CE) informou ontemque as autoridades italianas e aAgência Europeia de FronteirasExteriores (Frontex) resgataramdesde sexta-feira passada maisde 7.000 imigrantes e também11 cadáveres.

«Os últimos dados que te-mos indicam que, desde sexta--feira, mais de 7.000 imigran-tes foram resgatados, mais de3.500 imigrantes ainda estãoa bordo das embarcações deresgate e estão a ser transpor-tados para Itália, e 11 cadáveresforam recuperados», disse a

porta-voz comunitária da Imi-gração, Natasha Bertaud, naconferência de imprensa diá-ria da Comissão Europeia.

«Estamos a acompanhar deperto o aumento dos fluxos deimigrantes no Mediterrâneonos últimos dias e semanas.Muitos deles são refugiadosque fogem às actuais crisespara a nossa região», prosse-guiu, acrescentando que «qua -se todos os activos da Frontexenviados para a zona partici-param e estão a trabalhar pertoda costa líbia com a guardacosteira italiana».|

NO MUNDO A escassez deágua afectará dois terços da po-pulação mundial em 2050 de-vido ao uso excessivo de re-cursos hídricos para a produ-ção de alimentos, alertou on-tem a Organização das NaçõesUnidas para a Alimentação e aAgricultura (FAO).

Esta é uma das conclusõesdo relatório “Rumo a um fu-turo com segurança hídrica ealimentar”, elaborado pelaFAO e apresentado ontem, nosegundo dia do VII FórumMundial da Água (FMA), quedecocorre em Daegu, na Co-reia do Sul, até sexta-feira.

Actualmente, cerca de 40%da população do planeta so-fre com a escassez de água,uma proporção que aumen-tará até dois terços em 2050,

assinalou o documento.Este aumento vai dever-se

ao consumo em excesso da«água para a produção de ali-mentos e para a agricultura»,segundo a FAO, sublinhandoque actualmente há várias zo-nas do planeta em que se uti-liza mais água subterrânea doque a água armazenada deforma natural.

Em particular em grandeszonas da Ásia Meridional eOriental, Médio Oriente, Áfricado Norte e América do Nortee Central, especifica o relatório,acrescentando ainda que emalgumas regiões «a agriculturaintensiva, o desenvolvimentoindustrial e o crescimento ur-bano são os responsáveis pelacontaminação das fontes deágua».|

Falta de água vai afectardois terços da população

Crédito malparado das famílias aumentouO crédito malparado das famí-lias voltou a aumentar em Fe-vereiro, tendo atingido os 5.383milhões de euros no final dessemês, o que representa 4,38% dototal do crédito concedido às fa-mílias pela banca. De acordocom os números ontem divul-gados pelo Banco de Portugal,os empréstimos concedidos àsfamílias atingiram os 122.879 mi-lhões de euros em Fevereiro,menos 336 milhões de euros doque o valor registado no final deJaneiro. No entanto, apesar deos créditos totais das famíliasterem diminuído em Fevereiroface ao mês anterior, os créditosvencidos aumentaram, tendoatingido os 5.383 milhões de eu-ros, o equivalente a 4,38% dototal dos empréstimos.|

Explosão feriuquatro pessoasem BragaUm homem e uma mulher on-tem atingidos por uma explo-são registada na sua habitaçãona freguesia de Espinho, Braga,sofreram queimaduras em80% do corpo. De acordo comfonte hospitalar, os dois filhosdo casal, ambos rapazes, fica-ram com 60% do corpo quei-mado. Todos sofreram quei-maduras de segundo e terceirograus e foram transferidos parao Hospital de S. João, no Porto.Segundo fonte da Protecção Ci-vil, a explosão terá sido provo-cada por uma fuga de gás e deuorigem a um incêndio.|

Raptadas 2 mil mulheres e raparigasO grupo terrorista Boko Haramraptou pelo menos 2.000 mu-lheres e raparigas na Nigériadesde o início do ano, indicou aAmnistia Internacional, um anoapós o rapto de 276 raparigasdo liceu de Chibok. «É difícil es-timar quantas pessoas foramraptadas pelo Boko Haram»,mas «o número de mulheres eraparigas sequestradas excedeprovavelmente as 2000», ga-rante a Amnistia Internacionalnum novo relatório.|

ANMP acusa Governode “segredo” nos fundos comuntários

O presidente da Associação Na-cional de Municípios Portugue-ses (ANMP), Manuel Machado,disse ontem que o Governo estáa fazer o mapeamento para aaplicação de fundos comunitá-rios «em segredo» e sem ouviras autarquias.

«O mapeamento [da aplica-ção de fundos europeus, no âm-bito do novo quadro comuni-tário de apoio] está a ser feitoem segredo por organismos eagentes da administração cen-tral», afirmou Manuel Machadoaos jornalistas, em Coimbra, nofinal de uma reunião do Conse-lho Directivo da ANMP.

«O mapa [para os territórios]de baixa densidade está igual-mente» a ser elaborado à reveliados municípios, embora seja«afirmado como sendo pro-posto pela ANMP», acrescentouManuel Machado, sublinhandoque se «constata que a propostada ANMP não foi cumprida,nem aceite, apesar de ser afir-mado o contrário».

Perante a situação, «foi pedida[ontem] uma reunião urgente»ao ministro Poiares Maduro,para, «pessoalmente, lhe sertransmitido o ponto de vista daassociação e um conjunto depreocupações que agora sur-

gem acrescidas, em especial noque se refere ao chamado ma-peamento dos equipamentossociais», disse Machado.

«Não tivemos ainda acesso»aos documentos relativos aomapeamento dos equipamen-tos sociais, bem como ao fun-cionamento da comissão inter-ministerial de coordenação donovo quatro comunitário deapoio ‘Portugal 2020’, referiu.

Os municípios souberam,«através da comunicação so-cial», que a comissão intermi-nisterial de coordenação do‘Portugal 2020’ não convocou aANMP para a reunião que reali-zou na véspera do congresso daAssociação, realizado em Troiaem 27 e 28 de Março. «A infor-mação que nos havia sido dadafoi a de que, naquela reunião,não seria tratado nenhum as-sunto relevante ou relacionadocom a vida municipal, mas la-mentavelmente fomos sabendoaos poucos que terão sido to-madas decisões sem que aANMP se tivesse podido fazerouvir relativamente a assuntostão importantes como o mapea-mento dos investimentos a par-tir dos fundos comunitários», cri-ticou Manuel Machado.|

Manuel Machado, presidente da Associação de Municípios

Portugal 2020 “Mapeamento” do novo quadro comunitáriode apoio elaborado à revelia dos municípios, diz associação

ANMP A Associação Nacionalde Municípios Portugueses(ANMP) deu «parecer desfavo-rável» ao regulamento de tari-fas de água, proposto pelo re-gulador, e ao projecto de Lei deBases da Protecção Civil, anun-ciou Manuel Machado.

A proposta de RegulamentoTarifário dos Serviços de Água«é um projecto que os municí-pios não podem, de modo al-gum, aceitar», disse o líder da

ANMP. O projecto que a Enti-dade Reguladora de Águas e Re-síduos (ERSAR) enviou à ANMP,para a emissão de parecer, «con-figura uma intrusão absoluta-mente inaceitável nos poderesmunicipais legalmente consa-grados», sustentou Machado.

O regulamento propostopela ERSAR, a «aplicar a todasas entidades gestoras, in-cluindo as de titularidade mu-nicipal», impede «a tomada de

decisões a nível local», poisfixa «as diferenciações tarifá-rias ou a elaboração de tarifá-rios sociais», sublinha a ANMP,que defende a criação de um«modelo que viabilize a cober-tura de custos do serviço, atra-vés da prática de tarifas reais,mas moduladas em funçãodas características socioeco-nómicas das regiões, mediantemecanismos de solidariedadenacional e regional».|

Regulamento de tarifas de águatem discordância dos municípios

ARQUIVO

Autoridades resgataram mais de 7 mil imigrantes

QUARTA-FEIRA | 15 ABR 2015 | 11

Treze polícias de Cascais julgados por vários crimesO Tribunal Central de Lisboa começou ontem a julgar 13 polícias da divisão de Cascais, 14 civis e uma empresa, acusados de segurança privada ilegal, tráfico de droga e de armas, extorsão, corrupção e coacção, entre outros crimes.

NacionalInternacional

12 | 15 ABR 2015 | QUARTA-FEIRA

DesportoDragões recebem Bayern de MuniqueO FC Porto defronta esta noite, no Estádio do Dragão, os alemães do Bayern de Munique em partida referente à 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. A partida tem início às 19h45, com transmissão na TVI.

Viseu 2001 volta à liderança isoladaVitória Conjunto de David Sousa não só venceu em casacomo ainda ganhou pontos em Coimbra e no reduto doArsenal de Parada

Foi uma jornada muito pro-dutiva para o Viseu 2001.Como se esperava, não 'temeu'os Piratas de Creixomil (Gui-marães), conseguindo umagoleada. E como se não bas-tasse, os viseenses ainda be-neficiaram (e muito) dos re-sultados dos restantes jogosda zona Norte onde intervi-nham clubes com grandesambições de chegar à 1.ª Divi-são Nacional.

A turma comandada por Da-vid Sousa cumpriu plena-mente o objectivo para a par-tida contra o ‘lanterna verme-lha’, não se deixando surpreen-der e ainda afinou a pontariapara os grandes jogos que sevão seguir.

Com alguma surpresa, oDesportivo de Ordem foi ven-cer, pela margem mínima aoreduto do conjunto que desdeo início da prova se assumiucom o mais forte candidato àsubida, o Arsenal Parada.

Um resultado que relançaainda mais a luta pelo primeirolugar, a que se junta o verifi-cado em Coimbra entre o Cen-

tro Social de S. João e o GualtarMeltino. Os donos da casa nãoevitaram a derrota concluden -te e desceram para a penúltimaposição da tabela.

Na próxima jornada, o Viseu2001 volta a jogar em casa, maso adversário é bem mais peri-goso que o Piratas de Creixo-mil. A provar isso mesmo estáo facto de ter ganho os trêspontos na jornada anterior emcasa do Arsenal Parada.

Mas o vice-líder tambémnão pode estar descansadoporque recebe o Arsenal quevai querer rectificar fora o des-lize que teve no seu ambiente.No outro encontro o CentroSocial de S. João desloca-seaos arredores de Guimarães etem também tudo para com-pensar com uma vitória a der-rota sofrida em casa na últimajornada.

AJAB Tabuaço a surpreender tudo e todos

Entrando no último lugar dasérie B da fase de manutenção,com larga desvantagem empontos para a luta da perma-nência, os tabuacenses anda-ram na primeira fase a 'enga-nar' toda a concorrência e de-

cidiram que era a altura de 'ata-car'.

Nas três primeiras jornadasconseguiram nove pontos re-sultantes de outras tantas vi-tórias e já saíram da zona dadespromoção. Na última jor-nada, venceram o Lamas Fut-sal que na primeira fase che-gou a lutar pela entrada nocampeonato da subida. E napróxima ronda pode somar aquarta vitória consecutiva poisdesloca-se a Sangemil para de-frontar uma equipa acessível.

Na Série C, o ABC de Nelasconseguiu igualmente umbom resultado ao ganhar emCaria alcançando o terceirotriunfo consecutivo e segu-rando a liderança.

O Pedreles Beira Dão Clubedeu mais um passo atrás aoperder em casa frente ao Valede Cambra.

Na próxima jornada, o ABCde Nelas recebe a frágil equipada Associação Desportiva deS. Romão e só se pensa na vi-tória dos donos da casa.

Já o Pedreles vai até ao Pa-vilhão de S. Miguel na Guardae não parece que seja ali quevai obter a primeira vitória naprova frente ao Lameirinhas. |

Viseu 2001 aproveitou derrotas dos adversários directos para voltar a ser líder

FutsalNacional da 2.ª Divisão

2.ª DIV. NAC. FUTSAL

Fase de Subida - Zona NorteArsenal-Desp. Ordem 3-4CS São João-Gualtar 3-6Viseu 2001-Piratas 7-2

CLASSIFICAÇÃO J V E D GM-GS PViseu 2001 3 2 1 0 13-7 7Gualtar 3 2 0 1 17-7 6Desp. Ordem 3 1 1 1 9-11 4Arsenal 3 1 1 1 10-8 4CS São João 3 1 0 2 8-11 3Piratas 3 0 1 2 7-20 1

PRÓXIMA JORNADAViseu 2001-Desp. Ordem, Gual-tar Meltino-Arsenal Parada e Pi-ratas de Creixomil-CS São João

2.ª DIV. NAC. FUTSAL

Fase de Manutenção - Série BFeirense-Sangemil 1-1Marítimo-Jaca 5-4Cohaemato-Paredes 3-6AJAB Tabuaço-Lamas Futsal 4-1

CLASSIFICAÇÃO J V E D GM-GS PJaca 3 1 0 2 11-10 21Paredes 3 3 0 0 12-7 20Lamas Futsal 3 1 1 1 11-8 20AJAB Tab 3 3 0 0 21-12 15Cohaemato 3 1 1 1 10-11 14Marítimo 3 1 0 2 12-16 14Feirense 3 0 1 2 9-17 12Sangemil 3 0 1 2 6-11 8

PRÓXIMA JORNADASangemil-AJAB Tabuaço, Pare-des-Feirense, Jaca-Cohaemato eLamas Futsal-Marítimo

2.ª DIV. NAC. FUTSAL

Fase de Manutenção - Série CCariense-ABC Nelas 4-5Pedreles-ACR ValeCambra 1-2AD S.Romão-Lameirinhas 1-4Lobitos Futsal-Beira-Mar 4-5

CLASSIFICAÇÃO J V E D GM-GS PABC Nelas 3 3 0 0 15-7 26Beira-Mar 3 3 0 0 15-10 24Cariense 3 1 0 2 12-11 18Vale Cambra 3 2 0 1 7-8 17Lobitos Futsal 3 1 1 1 11-11 16Lameirinhas 3 1 0 2 8-10 13Pedreles 3 0 1 2 8-11 9AD S.Romão 3 0 0 3 4-12 1

PRÓXIMA JORNADAABC Nelas-AD São Romão, GDRLameirinhas-Pedreles, ACR Valede Cambra-Lobitos Futsal e Beira-Mar-Cariense

Unidos da Estação e Sp. Lamego“trabalharam” Rio de Moinhos

Silvino Cardoso

Ao empatarem a um golo o pri-meiro e o terceiro classificadosacabaram por dar mais ‘sabor’ao trio que está na luta pela su-bida ao futsal nacional, que fi-cou mais ‘compacto’.

A Associação Unidos da Es-tação (S. Pedro do Sul) recebeuo Sporting de Lamego e aigualdade entre ambos bene-ficiou o Rio de Moinhos quefolgou nesta jornada. O em-pate em S. Pedro do Sul aténem foi mau para os lamecen-ses que assim ganharam maisum ponto como líderes, já oconjunto sampedrense não seaproximou do primeiro lugar.No meio deste duelo houveum concorrente ao comando,o Rio de Moinhos que não jo-

gando não viu fugir demasiadoo Sporting de Lamego e aindaficou com uma vantagem detrês pontos sobre a AssociaçãoUnidos da Estação.

Nesta ronda, os destaquesvão sem dúvida para a goleadaque o Centro Social de Severimpôs ao seu vizinho e rivalCasa do Benfica de Moimentada Beira. Ambos jogaram emcasa porque utilizaam o mes -mo pavilhão, o de Moimentada Beira, que é utilizado pelasduas equipas, o que quer dizerque foi um dérbi que tevemuito público. O conjunto deSever já está bastante longe depoder chegar ao título mas nãodeixou de aproveitar para de-monstrar que continua depontaria bem afinada, já que éa segunda equipa da provacom mais golos marcados.

A Casa do Benfica de Viseutambém goleou, sem surpresa,

porque jogou no seu ambientecontra o ‘lanterna vermelha’”.

Gouveia marcou 17 golos ao Lusitânia

No distrital de seniores daAssociação de Futebol daGuarda o destaque vai sem dú-vida para a goleada das antigasque o Clube Desportivo deGouveia infligiu ao Estrelas Lu-sitânia. Foram 18 golos que severificaram no pavilhão des-portivo gouveense, mas os do-nos da casa marcaram 17.

Mas a surpresa foi a vitóriamuito expressiva que o CasalCinza foi obter a Pinhel. Ocampeonato entrou na fase fi-nal e o Sporting de Sabugalcontinua a liderar e pode dar a'estocada' final na próxima jor-nada, pois vai receber o se-gundo classificado e em casode vitória ficará com sete pon-tos de avanço. |

FutsalAF Viseu

AF VISEU - DIV HONRA

Armamar-Viseu 2001 B 3-2Un. Estação-Sp. Lamego 1-1CB Viseu-Inter Tarouca 7-0S.M. Mouros-CB C. Daire 3-1CB M.ª Beira- CS Sever 2-10

CLASSIFICAÇÃO J V E D GM-GS PSp. Lamego 18 14 2 2 86-35 44Rio Moinhos 17 13 1 3 63-45 40Un. Estação 18 11 4 3 66-44 37CS Sever 17 10 2 5 75-40 32S. M. Mouros 17 7 6 4 64-51 27CB C.Daire 17 7 3 7 55-51 24CB M.ª Beira 17 7 1 9 68-75 22CB Viseu 18 6 1 11 60-68 19Armamar 17 5 2 10 42-63 17Viseu 2001 B 17 2 2 13 44-74 8Inter Tarouca 17 0 2 15 28-105 2

PRÓXIMA JORNADAUnidos da Estação-CB Viseu,Viseu 2001 B-Inter FutsalTarouca, CB Castro Daire-Arma-mar, CS Sever-São Martinho deMouros e ACRD Rio de Moinhos-CB Moimenta Beira

AFGUARDA - SENIORES

CDC Pinheiro-CFCP Meda 7-6Penaverdense-SC Sabugal 1-8Pinhelenses-Casal Cinza 2-11CD Gouveia-CF Lusitania 17-1

CLASSIFICAÇÃO J V E D GM-GS PSC Sabugal 15 12 2 1 81-37 38CDC Pinheiro 15 11 1 3 93-60 34CFCP Meda 16 10 1 5 87-56 31CD Gouveia 15 10 0 5 82-59 30Casal Cinza 14 8 0 6 64-62 24ADA Foz Côa 15 5 1 9 44-47 16Penaverdense 15 3 1 11 31-72 10CF Lusitania 15 3 1 11 49-94 10Pinhelenses 14 1 1 12 30-74 4

PRÓXIMA JORNADASC Sabugal-CDC Pinheiro, CasalCinza-Penaverdense, CF Lusita-nia-Pinhelenses e ADA de FozCôa-CD Gouveia

RUI DA CRUZ/PRESSCENTRO.PT

QUARTA-FEIRA | 15 ABR 2015 | 13

DESPORTO

Marcar cedo foi bom prenúncioVISEU 2001 7

Gaza; Nilton, Henrique, Miguel, Crist-ian, Bruno, Pardal, Porfírio, Pablo, Javi,Chapu, Romario, Renato.Treinador: David Sousa

FC PIRATAS 2

Hugo, Luis, João, Ricardo, Fábio, André,César, Luis, Vitinha, Paulo, BrunoTreinador: Paulo Silva

Jogo no Pavilhão Cidade de Viseu, em ViseuDupla de arbitragem: Tiago Cadete eRui Ventura (AF Guarda)Resultado ao intervalo: 5-0Marcadores: Porfírio (1), Pardal (4),Ballesteros (14), Romário (15), Chapú(17), André (33) e Pablo (34 e 35) eBruno (39). Acção disciplinar: Cartões amarelospara Miguel, João, Fábio, César eBruno.

O Viseu 2001 não deixou es-capar os preciosos três pontosfrente aos Piratas de Creixomilvencendo e convencendo, co -mo o demonstra o resultadofinal.

A primeira parte ficou mar-cada pelo domínio da equipaviseense. Logo no minuto ini-cial Porfírio faz 1-0. Mantendoa pressão, o conjunto orien-

tado por David Sousa aprovei-tou para fazer 2-0 quando de-corria o minuto quatro. O Vi-seu 2001 reafirmou a superio-ridade marcando mais três go-los nos primeiros 20 minutos,por intermédio de Ballesteros,Romário e Chapu. Os donosda casa foram para o descansocom uma vantagem confortá-vel de cinco golos.

No reatamento verificou-seum jogo menos intenso.

A equipa da casa, ainda as-sim, manteve a pressão masmenos agressiva, o que veio apermitir que o Piratas de Crei-xomil reduzisse a desvanta-gem.

Pablo 'decidiu' que era a al-tura de também fazer o gostoao pé e marcou dois golosquase de rajada. Mas a partidanão terminaria sem que os vi-sitantes voltassem a marcarpor Bruno. |

FutsalNacional da 2.ª Divisão

Viseenses bateram adversário e voltaram à liderança

Viseenses vão lutarcontra “gente” ilustre pela subidaPromoção Depois de ter convencido na série B, o Viseu2001 vai entrar agora na dura guerra da promoção

Silvino Cardoso

O Viseu 2001 terminou a pri-meira fase sem derrotas, tendocomo pior no 'currículo' so-mente duas igualdades. Foi, delonge, a equipa mais realiza-dora da série B com 141 golosmarcados e apenas sete sofri-dos, o que diz bem do seucomportamento ao longe das20 jornadas disputadas.

Depois da 'maratona' inicial,a turma comandada por Fran-cisca Martins vai entrar noutrafase com menos concorrentes,mas todos eles de grande ga-barito, como o objectivo dechegar, finalmente, à 1.ª DivisãoNacional. Apenas sobem duasequipas das quatro que vãodisputar essa meta. Entre osadversários está o Belenenses,que venceu a série D, tendo so-frido duas derrotas, mas nempor isso deixa de ser um ad-versário de respeito, até pelonome que 'transporta'. Comocuriosidade e tendo em conta

o mesmo número de jogosrealizados, a equipa de Belémmarcou menos 29 golos e so-freu mais 11, em comparaçãocom o conjunto viseense.

A equipa do Centro SocialBonitos de Amorim (Póvoa deVarzim) foi a vencedora da sé-rie A, tendo marcado apenas62 golos e sofrido 22, chegandoao fim com uma derrota. Teo-ricamente é o 'finalista' maisacessível.

Na série C, a equipa que ficouno primeiro lugar e que garan-tiu a presença no 'play-off' dasubida foi a União Recreativade Cadima (Cantanhede) quemarcou 116 golos e sofreu ape-nas 4, ou seja, é o concorrenteà subida com a defesa menosbatida e não consentiu, igual-mente, qualquer derrota naprimeira fase.

Tendo em conta as equipasapuradas – os vencedores decada uma das quatro séries- aequipa da capital da Beira Altatem argumentos muito fortespara conseguir um dos dois lu-gares que dão acesso à subida,uma meta que falhou nas duas

épocas anteriores. Ainda não éconhecido o calendário da fasefinal de subida.

As restantes equipas de todasas séries que não lograram apresença na fase mais desejada,tiveram a boa notícia da FPFporque foi decidido realizaruma fase de encerramento, auma volta, com o objectivo demanter as jogadoras e os clubesem actividade. |

RESULTADOSViseu 2001-Fiães SC 10-0Murtoense-U.Ferreirense 4-2S. F.Marinha-Argoncilhe 3-1MD Eirolense-Vila FC 2-3Seia FC-Sousense 1-3

CLASSIFICAÇÃO J V E D GM-GS PViseu 2001 20 18 2 0 141-7 56U. Ferreirense 20 15 3 2 85-17 48Sousense 20 14 1 5 47-24 43Vila FC 20 13 1 6 57-25 40Murtoense 20 13 1 6 92-28 40Canelas 2010 20 11 2 7 54-29 35MD Eirolense 20 5 1 14 38-73 16S. Félix Marinha20 4 2 14 17-102 14Seia FC 20 3 3 14 10-67 12Argoncilhe 20 2 3 15 9-82 9Fiães SC 20 1 3 16 9-105 6

Viseu 2001 passeou na fase inicial, mas agora vêm jogos a “doer”

ARQUIVO/PRESSCENTRO.PT

ARQUIVO/PRESSCENTRO.PT

Renato Fernandes foi o mais pontuado do torneio

Álvaro Marreco

O 1.º Torneio do ‘Circuito GolfDays 2015’, organizado pelaNevada Bob´s, foi disputado nopercurso do Montebelo pormais de sete dezenas de joga-dores, na modalidade ‘stable-ford/full-handicap’.

O ‘shotgun’ previsto para as9h00 teve de ser atrasado de-vido a um intenso nevoeiro.Ultrapassado este handicap, aprova fluiu em bom ritmo,com a ajuda do radioso sol e aexcelência dos 'greens' do per-curso Caramulo.

A prova foi dividida em duascategorias e em qualquer delaspontificaram jogadores doClube de Golfe de Viseu. RenatoFernandes foi o jogador maispontuado (41) vencendo assima 2.ª categoria deixando a con-corrência a grande distância. Onortenho Ricardo Teixeira e osviseenses Manuel Cardoso eAntónio Sanganha ficaram a 5pontos. Já António Cardoso,

António Araújo e Paulo Nevesficaram todos a 6.

Na 1.ª categoria, a hegemoniaviseense ainda foi mais notória,pois os primeiros seis jogado-res militam no clube, coman-dados por Carlos Ferreira eCarlos Miranda com 39 pon-tos, João Navega 38, José Mar-ques 36, Carlos Tinoco 35 eCarlos Duarte e Vítor Silva 34.

Nas senhoras, a jovem SofiaSá impôs-se com 41 pontos,seguida de Isabel Martins com

34 e Idalina Cardoso 33.Quanto à tabela real, AlexandreAbreu foi o vencedor, emboraque com os mesmos 26 pon-tos de João Navega. Seguiram-se Carlos Tinoco com 25, JoséMarques 24, Carlos Miranda23 e Renato Fernandes 22.

Todos os prémios especiaisficaram na posse de viseenses:o longest-homens foi paraAgostinho Lopes e o longest-senhoras e o nearest the pingeral para Idalina Cardoso. |

GolfeTorneio “Calvin Klein”

Renato Fernandes (ao centro) com o prémio

Futebol femininoNacional de Promoção

Hoje disputa-se a 39.ª jornadada longa 'maratona' da II Liga.O Académico vai receber o FCPorto B no Fontelo e o grupode trabalho só pensa nos trêspontos para, de uma vez portodas, assegurar a manutenção.Em casa, os academistas têmdado boa conta de si contraequipas teoricamente maisapetrechadas e por isso nãosurpreenderá se a vitória cairpara o lado viseense.

O facto do jogo se disputar ameio da semana e tambémporque a classificação não é aque os sócios e adeptos doclube viseense desejavam, é na-tural que a assistência compa-reça em número reduzido.

A 25 quilómetros de Viseu

vai jogar o Benfica B contra olíder CD Tondela. Vai ser maisum teste importante para aequipa orientada por QuimMachado, tendo até em contaque os 'encarnados', não po-dendo subir por causa dos re-gulamentos, procuram o título

de campeão. Para os tondelenses só a vi-

tória interessa, pois atrás de sihá mais gente interessada emchegar à I Liga e qualquer des-lize nesta recta final pode sercomplicado.

Das equipas que estão tam-

bém na corrida aos dois lugaresque dão acesso à promoção, oUnião da Madeira tem umadeslocação difícil ao reduto deum dos 'aflitos' que esta na lutapela permanência. Ainda assimos unionistas são, teoricamente,favoritos.

Por sua vez o Feirense vai aAlcochete para defrontar oSporting B, numa partida emque os visitantes não podemperder pontos para se mante-rem na perseguição aos lugaresda subida.

Por sua vez, o Sporting daCovilhã, que ainda tem algu-mas esperanças de chegar à ILiga, desloca-se a Matosinhospara defrontar o Leixões, umadversário que está relativa-mente tranquilo, mas quepode deixar de estar se nãopontuar frente aos serranos. |

O judo viseense continua a darcartas na modalidade a nívelnacional. No passado fim-de-semana, participou no 3.º Tor-neio ‘Cidade de Gouveia’. Cercade três dezenas de atletas doJudo Clube de Viseu estiverampresente em várias provas deum evento que já ganhou raí-zes e que promete evoluir de

ano para ano. O Judo Clube de Viseu, que

mais uma vez disse presente,participou com o escalão desub-12 Juvenis e Cadetes e nãodeixou os seus crédito por mãoalheias. Conseguiu que atletasdo clube subissem ao primeirolugar do pódio por 11 vezes,sete vezes para receber meda-lhas correspondentes ao se-gundo lugar e, ainda, obteve 103.ºs lugares. |

Disputou-se no passado fim-de-semana o 1.º XCO “Cidadede Viseu” com a participação devárias dezenas de praticantesdo BTT de todo o distrito e nãosó. Foi uma prova bastante dura,com os concorrentes a teremde vencer alguns obstáculos dedificuldade acima da média.

O evento teve como objec-tivo cumprir o calendário daAssociação Ciclismo de Viseuque integrou o 1.º XCO comoa primeira prova da Taça Re-gional da modalidade. A pre-sença do grande número de

praticantes diz bem da evolu-ção e aumento de 'betetistas'no distrito.

Os atletas tiveram de percor-rer um circuito com a distânciade cerca de 5 km. O traçadodecorreu no Monte de SantaLuzia, com partida e chegadaao Museu do Quartzo.

O vencedor absoluto foi Fá-bio Tomás, da equipa do Viseu2001/BTT 100 Rumo, tendoAna Tomás (sub-23), do mes -mo clube, ganho a prova emfemininos.

Em cadetes a vitória foi tam-bém para o mesmo clube, comDiogo Tomás a cortar a metana primeira posição. |

14 | 15 ABR 2015 | QUARTA-FEIRA

DESPORTO

Judo “Cidade de Gouveia”

Futebol II Liga

BTT1.º XCO “Cidade de Viseu”

Fábio Tomás venceu 1.ºXCO “Cidade de Viseu” “Dragões” e “águias”

estão hoje no caminhode Académico e TondelaEm casa Os dois clubes do distrito jogam para atingir objectivos diferentes mas ambos importantes. Os tondelenses defendem a liderança e os viseensesquerem confirmar a manutenção

Prova foi a primeira da taça regional

Judo Clube de Viseu arrecada 28 medalhas

Atletas viseenses subiram ao primeiro lugar por 11 vezes

Enduro de Vouzela contou com mais de 100 betetistas de todo o país

Vouzela voltou uma vez maisa receber uma competição na-cional de BTT no passado fim-de-semana.

Tratou-se da primeira provada Taça de Portugal de Enduroque contou com a presença demais de uma centena de bete-tistas oriundos de várias zonasdo país, desde Braga a Faro.

Uma prova dura, mas quenão registou acidentes.

A equipa da casa, o VasconhaBTT Vouzela, voltou uma vezmais a subir ao pódio, com um2.º lugar por equipas e um 2.ºlugar master sprinter, alcan-çado pelo atleta Rui Couto.

A prova foi organizada pelomunicípio de Vouzela e Vasco-nha BTT Vouzela, em colabo-ração com os Bombeiros Vo-luntários de Vouzela. |

BTTTaça de Portugal de Enduro

Equipa do Vasconha BTT Vouzela subiu ao pódio

Quim Machado e Ricardo Chéu querem ganhar nos seus redutos

ARQUIVO/PRESSCENTRO.PT

Empresas & Negócios

QUARTA-FEIRA | 15 ABR 2015 | 15

Aventura Dacia comprograma irresistível

MOTORES Vão ser três diasde descoberta, diversão, adre-nalina e convívio da famíliaDacia. De 19 a 21 de Junho, a4.ª Aventura Dacia 4x2 decorreem terras raianas da BeiraBaixa, mais exactamente noconcelho de Idanha-a-Nova enas Termas de Monfortinho,numa organização do ClubeEscape Livre. As inscriçõespara este passeio aberto aosDuster 4x2 e 4x4 e SanderoStepway estão a decorrer comum programa que prometegrandes emoções e preços es-peciais até hoje.

No dia 19 de Junho o EscapeLivre e a Dacia recebem osseus aventureiros no Hotel dequatro estrelas Fonte Santa,nas Termas de Monfortinho,para dar início a um programaque neste mesmo dia incluimomentos de lazer, acções deinformação sobre o passeio esobre os pneus e ainda um per-

curso noturno.A herdade do Vale Feitoso,

onde podem ser observadasalgumas espécies de animaisem estado semisselvagem, avisita guiada aos icnofósseis dePenha Garcia, o desafio de tirocom arco no Clube de Pesca eTiro de Monfortinho, os jogosna piscina do hotel e o jantarmedieval, com trajes a rigor,vão preencher o dia de sábado.

A terceira etapa acontece namanhã de domingo e faz pa-ragem em dois locais: a mar-cante Aldeia Histórica de Ida-nha-a-Velha e o Centro Cultu-ral Raiano. O almoço de en-cerramento com entrega dostroféus Spal contará ainda al-gumas surpresas, que tambémvão ser constantes ao longo detodo o passeio, desde porta-gens pagas, roupas personali-zadas, oferta de pneus e até umbanho termal.

As inscrições para a 4.ª Aven-tura Dacia 4x2 estão abertas ecustam a partir de 195 eurospara duas pessoas com viaturaDacia, até amanhã, sendo que apartir desta data sofrem umacréscimo de 25 por cento. Po-dem ser feitas através do sitewww.escapelivre.com ou peloscontactos 271 205 285 ou [email protected]. |

Curso de Técnico Superiorde Segurança no TrabalhoFORMAÇÃOA Conclusão en-contra-se promover uma novaacção do curso de Técnico Su-perior de Segurança no Traba-lho à distância com início nopróximo dia 23 de Abril em Vi-seu. O curso destina-se a licen-ciados e bacharéis de qualquerárea de formação profissional,tendo como objectivo princi-pal proporcionar aos forman-dos as competências necessá-rias para o exercício da profis-são de Técnico Superior de Se-gurança no Trabalho, deacordo com o respectivo perfilprofissional (desenvolver,coordenar e controlar as acti-vidades de prevenção e de pro-tecção contra riscos profissio-nais).

Esta acção do curso de Téc-nico Superior de Segurança noTrabalho encontra-se inte-grada na campanha “Mudarpara Continuar a Formar”, noqual apresenta o valor de 700

euros com acréscimo de 50euros de custos de formaliza-ção e oferta de condições es-peciais de pagamento ajusta-das às necessidades de cadacliente.

O curso é homologado pelaAutoridade para as Condiçõesdo Trabalho (ACT). No final daformação, aos formandos queobtiveram aproveitamento, éconferido o certificado de for-mação profissional que per-mite o acesso ao CAP de TSSTde nível VI.

Com a duração de 540 horasas sessões presenciais decor-rem em regime pós-laboral naConclusão, localizada na RuaDr. Azevedo Perdigão, lote 6ª– R/C esquerdo, atrás da PSPde Viseu.

Mais informações através dotelefone 232 428 395, [email protected] ouatravés do site www.conclu-sao.pt. |

Gouveia electricamentemais musculadaEDP As duas obras representaram um investimento global na ordem dos 35 mil euros, com relevantes ganhos técnico-ambientaisA EDP Distribuição deu comoterminada a instalação de doisnovos postos de transforma-ção, um em Vila Franca daSerra e o outro em Quinta dasGralhas, no concelho de Gou-veia.

Segundo a empresa eléctrica,estas duas obras representa-ram um investimento globalna ordem dos 35 mil euros,apresentando, em ambos oscasos, relevantes ganhos téc-nico-ambientais.

Refere ainda que, a fim depermitir a alimentação doposto de transformação a 250kVA de Vila Franca da Serra, aEDP Distribuição viu-se nacontingência de de proceder àremodelação da linha de mé-dia tensão ( MT ) a 15 kv, tendopassado a mesma a um com-primento total de 2380 metrosem AL-AÇO 50.

Paralelamente, o posto detransformação ( PT ) a 100 kVAda Quinta das Gralhas obrigou,visando a sua alimentação, àconstrução de 62 metros denova linha de média tensão emCondutor Aéreo ASTER 55.

De acordo com a mesmaempresa, a solução adoptadaem ambas as situações per-mite desactivar e demolir asantigas instalações, tipo cabinealta, existentes, oferecendo, emresultado, para além de in-questionáveis ganhos em ter-mos da qualidade do serviçotécnico disponibilizado, evi-dentes vantagens decorrentesdo menor impacto ambientaldos equipamentos agora ins-talados.

Concluindo, a EDP Distribui-ção reafirma que, com mais aintervenção agora levada acabo no concelho de Gouveia,está assegurado um contributosignificativo no reforço da qua-lidade do serviço por si pres-tado à população deste con-celho e, concomitantemente,garante uma redução substan-cial em termos da sua pegadaambiental. |

Posto de transformação de Vila Franca da Serra

Obras em Gouveiarepresentaram um investimento global na ordem dos 35 mil euros

ViseuBombeiros Voluntários 232422047Bombeiros Municipais 232423822GNR 232467940Hospital S. Teotónio 232420500C. Saúde 1 232419900C. Saúde 2 232457240C. Saude 3 232467290PSP 232480380Beira Gaz 800508800ArmamarGNR 254 855 209Bombeiros 254 855 259 C. Saúde 254 855 260 ?Carregal do SalBombeiros 232968250GNR 232968134C. Saúde 232968164Castro DaireBombeiros 232386444 - 232319050GNR 232382139C. Saúde 232382800Cinfães GNR 255 560 870 Bombeiros 255 561 567 Centro de Saúde 255 561 275 LamegoBombeiros 254609122 - 254613866GNR 254612123C. Saúde 254609210Hospital 254609980 - 254655133PSP 254612022 - 254656739MangualdeBombeiros 232619610GNR 232622258C. Saúde 232619480MortáguaBombeiros 231920122C. Saúde 231927560Moimenta da BeiraBombeiros 254582153 - 254582609GNR 254582102 - 254583726C. Saúde 254582338NelasBombeiros 232941250GNR 232944293C. Saúde 232949086Penalva do CasteloBombeiros 232641444 - 232642606 - 232642800GNR 232641218C. Saúde 232642354 - 232642390Santa Comba DãoBombeiros 232881670GNR 232882229 - 232882717C. Saúde 232882290 - 232881198Gare 232891479São Pedro do SulBombeiros 232720110GNR 232711219Hospital 232723290C. Saúde 232731734SátãoBombeiros 232981325GNR 232981141C. Saúde 232982075TondelaBombeiros 232814112GNR 232819370PSP 232822067Vila Nova de PaivaBombeiros 232604139C. Saúde 232604782VouzelaBombeiros 232772115GNR 232772024C. Saúde 232772089Aguiar da BeiraBombeiros 232688444GNR 232688125C. Saúde 232688102SeiaBombeiros 238310310GNR 238312242C. Saúde 238315715Hospital 238314829 - 238315118Cine Teatro Jardim 238310249Oliveira de Frades GNR 232 761 236Bombeiros 232 760 230 Centro de Saúde 232760400PenedonoGNR 254 504 151Bombeiros 254 504 120Centro de Saúde 254 549 302Resende GNR 254 877 304Bombeiros 254 877 122 Centro de Saúde 254 877 101São João da Pesqueira GNR 254 484 244 Bombeiros 254 484 293 Centro de Saúde 254 484 828Sernancelhe GNR 254 595 200 Bombeiros 254 595 455 Centro de Saúde 254 550 000 / 254 550 000Tabuaço GNR 254 789 214Bombeiros 254 789 108Centro de Saúde 254 780 139TaroucaGNR 254 4679253Bombeiros 254 677 412Centro de Saúde 254 679 200 / 254679301

TELEFONES DE URGÊNCIA CINEMAS FARMÁCIAS

agenda Viseu232 411 181 - 232 425 444232 429 453 - 232 423 50

TondelaRebelo & Correia, Lda232 841 123

Aut. Alug. Adriano Rodrigues232 822 496

MangualdeAbel Almeida, Lda232 623 333Alberto Amaral232 382 536

TÁXIS

16 | 15 ABR 2015 | QUARTA-FEIRA

VISEU

Cinemas NOS Fórum Viseu 16996Sala 1 – Insurgente + 12 anos. 13h30, 16h10, 19h00, 21h40Sala 2 – Home: A Minha Casa (versão portuguesa)+ 6 anos. 14h00, 16h20, 18h40, 21h00Sala 3 – Velocidade Furiosa 7 + 14 anos. 14h30, 17h30, 21h20Sala 4 – Samba+ 12 anos. 14h20, 17h00, 21h10Sala 5 – As Vozes+ 16 anos. 14h10, 16h35, 19h00, 21h30 Sala 6 – Cinderela + 6 anos. 13h40 (versão portuguesa), 16h40 (versãoportuguesa), 19h15 (versão portuguesa), 21h50 (ver-são original)

Cinemas NOS Palácio do Gelo 16996Sala 1 – Velocidade Furiosa 7+ 14 anos. 13h50, 16h50, 21h00Sala 2 – Paddington+ 6 anos. 14h20, 16h40, 19h00Sala 2 – As Cinquenta Sombras de Grey+ 16 anos. 21h20 Sala 3 – Tracers – Nos Limites+ 12 anos. 14h30, 17h00, 19h20, 21h40Sala 4 – Focus+ 14 anos. 14h00, 16h30, 19h10, 21h50Sala 5 – Home: A Minha Casa+ 6 anos. 13h40 (3D), 16h00 (3D),18h20 (3D)Sala 5 – Kingsman: Serviços Secretos + 14 anos. 21h10Sala 6 – Insurgente+ 12 anos. 14h10, 17h10, 21h30

VISEU - Ferrão e Castro -Vilela - S.J. de Lourosa-Telef. 232461433 (serviçopermanente) e De Bodiosa(Bodiosa) – Telef.232972299 – Sousa Pais(Torredeira) – Telef.232998002 – Nova-Lou-reiro (Silgueiros) – Telef.232957316 e S. José (Lor-dosa) – Telef. 232427418(todas em regime de dispo-nibilidade). CARREGAL DO SAL -Abreu- Albergaria- Telef.232968630MANGUALDE - Nogueira -Telef. 232614043MORTÁGUA - Baptista Melo- Telef. 231920191NELAS - Faure - Telef.232944241OLIVEIRA DE FRADES - Oli-veirense - Telef. 232761218PENALVA DO CASTELO -Claro - Telef. 232641251S. PEDRO DO SUL - Miseri-córdia - Telef. 232723081 eSeixas Poças (São Pedro doSul) – Telef. 232738506 –

Teixeira (Santa Cruz daTrapa) – Telef. 232799123 –Pindelo dos Milagres (SãoPedro do Sul) – Telef.232309014 – Arminda Silva(Manhouce) – Telef.232708708 (todas em re-gime de disponibilidade).SANTA COMBA DÃO - Car-rilho - Telef. 232888563SÁTÃO - Andrade - Telef.232982028TONDELA - Gama Vieira -Telef. 232841259 e Lageosa(Lageosa do Dão) – Telef.232957477 – Caramulo (Ca-ramulo) – Telef. 232861 257– Soares (Canas de Santar)– Telef. 232841323 – Almiro(Campo de Besteiros) –Telef. 232853728 – Ribasde Sousa (Estrada Nacional230) – Telef. 232862119 –De Tourigo (Rua Inácio Pe-reira Viegas, 629) – Telef.232871042 (todas em re-gime de disponibilidade).VOUZELA - Vieira- Queirã-Telef. 232779446

Dia 16 de Abril, quinta-feira

Mensais: Abrunheira (Montemor-o-Velho); Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar); Car-dosos-Arrabal (Leiria); Freineda (Almeida) e Oliveira do Bairro.Mensais (3.ª quinta-feira): Espinhal (Penela); Espinheira (Penacova); Figueira deCastelo Rodrigo; Freixiosa (Mangualde); Gouveia; Moçamedes-S. Miguel do Mato(Vouzela); Paranhos de Besteiros (Tondela); Vale de Açores (Mortágua); Vila de Um Santo-Cota (Viseu) e Vila do Touro (Sabugal).Semanais: Pombal (mercado); Arganil (mercado); Penela; Marinha Grande (mercado); S.João da Madeira (mercado); Ovar (mercado); Açores (Celorico da Beira); Cacia; Covilhã;Gouveia; Loriga (Seia); Loureiro (Oliveira de Azeméis); Murtosa; Oliveira de Azeméis; Pe-drógão Pequeno (Sertã); Vila Nova de Ceira (Góis); Vila Nova de Ourém e Estarreja.

RTP106.30 – Bom Dia Portugal (directo)10.00 – Agora Nós (directo)13.00 – Jornal da Tarde (directo)14.19 – Os Nossos Dias15.00 – Há Tarde (directo)17.22 – Nos Alive17.24 – Há Tarde (directo)18.00 – Portugal em Directo 19.09 – O Preço Certo20.00 – Telejornal21.07 – Bem-vindos a Beirais21.54 – Água de Mar22.30 – Quem Quer Ser Milionário23.31 – 5 Para a Meia-Noite00.35 – A Mãe do Senhor Ministro01.17 – Maternidade02.05 – Inesquecível03.30 – Correspondentes04.24 – Televendas

RTP207.00 - Zig Zag10.58 – Euronews13.06 – Esplendores da Natureza14.00 – Sociedade Civil15.34 – A Fé dos Homens16.08 – Consigo16.35 – Qualificar Mais17.05 – Zig Zag20.07 – Esplendores da Natureza21.00 – Jornal 221.47 – Página 222.00 – Um Crime, Um Castigo22.55 – Palcos Agora23.25 – A Cantiga Era Uma Arma01.03 – Cinemax Curtas02.10 – Sociedade Civil03.42 – Euronews06.32 – Repórter África – 2ª Edição

SIC06.00 – Sic Notícias06.15 – Reportagem Especial06.35 – Os Sobreviventes07.00 – Edição da Manhã08.45 – A Vida Nas Cartas – O Dilema10.15 – Queridas Manhãs13.00 – Primeiro Jornal14.45 – Duas Caras15.45 – Grande Tarde18.30 – Alto Astral19.10 – Babilónia (Estreia)20.00 – Jornal da Noite21.35 – Mar Salgado22.50 – Totoloto22.55 – Império00.45 – CSI Las Vegas01.25 – European Poker Tour02.35 – Jura03.15 – Televenda

TVI06.30 – Diário da Manhã10.10 – Você na TV13.00 – Jornal da Uma14.43 – Flor do Mar16.00 – A Tarde é Sua18.15 – The Money Drop – Entre a Ga-nhar19.00 – Jornal das 819.38 – Liga Dos Campeões – FC Portox Bayern21.36 – A Única Mulher22.58 – Jardins Proibidos00.28 – Liga dos Campeões - Resumos01.50 – Ora Acerta03.00 – Guestlist03.30 – Olhos de Água05.00 – Tv Shop

TELEVISÃO

FEIRAS

Preencher os quadrados de 9x9 de tal formaque cada linha, coluna e caixa contenhanúmeros de 1 a 9 sem se repetirem

SUDOKU

CRUZADAS

Horizontais – 1 - Lagostas pequenas. 2 - Medida de superfície; Audi-tivo. 3 - Apoquentar; tritura (inv.). 4 - Relativo a Maria. 5 - Bário (s.q.);considere. 6 - Atrasa; desfazer. 7 - Demorada; naquela. 8 - Sossegadas.9 - Triture; embarcação. 10 - Estrondear; nome de homem. 11 - Castigar,dizimar.

Verticais – 1 - Casa; sovaram. 2 - Com arames; base aérea portuguesa.3 - Arrefece; parentes. 4 - Assoreada; aquelas. 5 - Vestuário de mulherindiana (pl.); prefixo designativo de "abaixo". 6 – Pronome pessoal; adia,demora. 7 - Amor, paixão; levantar. 8 - Ninho; determina a media. 9 -Absorvera; ar inglês.

www.veraxavier.com

[email protected]

Consultas e cursos de Tarot

Carneiro - Ás de EspadasSaiba ser o “homem maior”quando tiver que se expressarhoje. Pense duas vezes antes dedizer qualquer coisa. Grandeza é apalavra de hoje.

Touro - Quatro de EspadasProcure não ir para lá dos seus li-mites. Dê-se algum tempo e aten-ção, só assim pode recarregarbaterias. Recolhimento é a palavrade hoje.

Gémeos - Três de PausTodos temos dúvidas em relaçãoàs escolhas nas nossas vidas, con-tudo é importante saber só esco-lhendo a vida progride.Empreendedorismo é a palavra dehoje!

Caranguejo - O HierofanteTenha em atenção as relações dehierarquia na sua vida. Haverá umaque lhe trará maior sabedoria.Deixe-se guiar de vez em quando.Sabedoria.

Leão - Cinco de OurosMesmo que se sinta mais “embaixo” não se deixe abater poressa sensação e faça coisas de quegosta. Está na sua mão! Prazer é apalavra de hoje.

Virgem - A EstrelaÉ bom quando se pode começar aver o caminho à nossa volta e aospoucos, ver os contornos da es-trada. Aproveite. Iluminação é apalavra de hoje.

Balança - Rainha de OurosAproveite a sua relação com a Na-tureza e tire dela o maior benefícioque possa e consiga. Natureza é apalavra de hoje.

Escorpião - Pagem de EspadasSeja mais paciente e tolerantecom os outros. É a única forma dese aceitar também a si. Tolerânciaé a palavra de hoje.

Sagitário - O JulgamentoNão se deixe ensombrar com oque está lá atrás. O que passou jánão volta. Concentre-se no queestá para vir! Maturidade é a pala-vra de hoje

Capricórnio - Seis de OurosApesar de a nossa sociedade nãoo promover, deveremos promoverviver em pequenas comunidadesde forma a não nos sentirmos sós.Comunidade é a palavra de hoje.

Aquário - Dois de CopasCom a Primavera a entrar nas nos-sas vidas será tempo de começar afazer mais passeios na Natureza,dançar, jantar fora, no fundo a di-vertir-se. Fruição é a palavra dehoje.

Peixes - Seis de CopasO passado serviu para nos prepa-rar e não para nos atormentar. Li-berte-se do que se passou eaproveite a vida. Presente é a pala-vra de hoje.

SOLUÇÕES PALAVRAS CRUZADAS

Horizontais – 1. Lagostins. 2. Are. Adio. 3.Ralar. Ior. 4. Marial. 5. Ba. Estime. 6. Adia.Roer. 7. Tardia. Na. 8. Mansas. 9. Roa.Falua. 10. Atoar. Ari. 11. Massacrar.

Verticais– 1. Lar. Bateram. 2. Aramada.Ota. 3. Gela. Irmãos. 4. Areada. As. 5.Saris. Infra. 6. Tu. Atrasa. 7. Idílio. Alar. 8.Nio. Mensura. 9. Sorvera. Air.

SOLUÇÕES SUDOKU

5 1 9 7

3 5 6

4 6 1

9 4 1

5 2 4

8 2 3 9

2 8 5

3 8 9 1 6

6 7 4

ADMITE-SE COMERCIAIS Co-missionistas M/F Áreas:Saúde, Beleza, perfumaria ejoalharia. Rendimentos de500€ a 1.500€ + opção via-tura. Part/full-time. Telf: 234026 124.............................................

OFERTASVISEU

ClassificadosEMPREGO FORMAÇÃO DIVERSOS

QUARTA-FEIRA 15 DE ABRIL DE 2015

CLASSIFICADOS

ANUNCIE AQUI

TEL.: 232 000 030

ASTROLOGIA

ESPÍRITA D.MARIA ALVES -Especialista em Amarraçõesde Amor. Se o seu amor aban-donou-a/o marido, namorado,amante, etc. Ajudo a trazer devolta o mais rápido possivel.Sigilo absoluto. Consulta grá-tis. Tel. 910 791 535 -www.espiritamaria.pt.............................................MAGIA PARA CASOS Desespe-rantes! Sucesso garantido edefinitivo. Consultas gratuitaspor telefone p/ todo o país.Telem: 910 090 614.............................................

MESTRE CRUZ - Separações eAmarrações de Amor: Casais,Amantes, Divorciados, etc.Trabalhos de Bruxaria Negrapara todo o tipo de proble-mas. Consultas pessoalmenteou consultas grátis por telm.911 754 917 - www.mestre-cruz.pt.............................................

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formação, IP.Para obter mais informações ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise noportal http://www. netemprego.gov.pt/ utilizando a referência (Ref.) associada a cada oferta de emprego.

C. E. DE DÃO LAFÕES SERVIÇO DE EMPREGO DE TONDELAPraça Dr. Teófilo da Cruz - Apartado 105, 3460-589 TondelaT.: 232 819 320 F.: 232 822 072 | E.: [email protected]

TÉCNICO DE APOIO AOS UTI-LIZADORES DAS TECNOLO-GIAS DA INFORMAÇÃO ECOMUNICAÇÃO (TIC) Ref.588521373 – Carregal do Sal .Informática com conhecimentoem programas ADONIX X3VENDEDOR AO DOMICILIORef. 588530739 – TondelaExperiencia em vendas de trac-tores e equipamentos agrícolas.

OUTROS ENCARREGADOSDA INDÚSTRIA TRANSFOR-MADORA Ref. 588521377 –Carregal do Sal. Produção, pes-soa responsável de área co mexperiência profissional pelomenos como chefe de linha/de-partamento.AJUDANTE DE COZINHARef. 588531568 – TondelaAjudante cozinha com algumaexperiência.

MOTORISTA DE VEÍCULOSPESADOS DE MERCADORIASRef. 588528816 – Santa CombaDão. Pretende tratorista ou con-dutor de pesados que saiba ma-nipular grua para serração demadeiras e exploração florestal.AJUDANTE DE COZINHARef. 588532838 – Santa CombaDão. Procura-se cozinheiro ouAjudante de cozinha com muitaexperiência.

- T2+3 Duplex com terraço –Jtº ao Rossio, acabamentosacima da média, madeiras la-cadas a branco, 2 lareiras, a/c,churrasqueira, vários roupei-ros, garagem fechada par 2carros, 3 casas de banho, ba-nheira de hidromassagem,sauna…220.000€ 917 921823.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE T2 em Seia,com boas áreas, excelentesvistas, ar condicionado, lareiracom recuperador, piso em ma-deira nos quartos e janelascom caixilharia dupla.60.000€. CE”C”. 232 480 800.(AMI 7068). www.remax.pt/122031068-71.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Venda- 67.000,00€ - T2 + 1 emNelas novo,com necessidadede terminus da obra, garagemfechada. Ref: 804152019 –www.vilalusa.pt 232 471 632/938988910/939986987.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Venda– 118.500,00€ - T2 em prédionovo junto do tribunal novode Viseu com 2 garagens. Ref:804142036 -www.vilalusa.pt232471632/938988910/939986987.............................................GRAÇA TEIXEIRA - MediaçãoImobiliária/Seguros AMI 9927- Apartamento T3 com cozi-nha equipada, roupeiro embu-tido, gás canalizado,lareira nasala, varandas e sótão a 2 mindo centro 83.000€ Ref. GT96Graca Teixeira Imobiliária/Seguros www.gracateixeira.com Tlm 960050949Tlf: 232098 416.............................................GRAÇA TEIXEIRA - MediaçãoImobiliária/Seguros AMI 9927- Apartamento T3 remode-lado, a 5 minutos o centro dacidade, salamandra apelets,pavimento em madeira, 2WC`s , roupeiros embutidos,aquecimentocentral , vidrosduplos grandes varandas, ele-vador, sótão e lugar degara-gem 77. 000€ .Ref. GT10Graca Teixeira Imobiliária/ Se-guroswww.gracateixeira.comTlm 960050949 Tlf: 232 098416.............................................MORADIA T3 - 10 minutos daCidade – Para reconstrução,com terreno… Marque visita25. 000,00€ 232 425 755.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE T3 localizadojunto da Escola SecundáriaAlves Martins, em Viseu.60.325€. CE “C”. 232 480 800.(AMI 7068). www.remax.pt/122031049-107.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE T3 com excelen-tes áreas e em bom estado deconservação. Viseu - Ranha-dos. 64.500€. CE “D”. 232 480800 (AMI 7068). www.remax.pt/122031035-95.............................................

REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE T3 Duplex si-tuado na Quinta D el Rei,em Viseu, próximo do CentroComercial Palácio do Gelo, doHospital, do Instituto Politéc-nico,… CE” C” 232 480 800(AMI 7068) www.remax.pt/122031038-99.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE T3 em Abrave-ses. 39.000€. CE “C”. 232 480800 (AMI 7068) www.remax.pt/12 2031035-194.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE T3 na Quintadas Mesuras, em Viseu.Locali-zado próximo do Hospital e daLoja do Cidadão. Excelentepara investimento, pois tem apossibilidade de obter umataxa de rentabilidade de cercade 5,5%. 65.000€. CE “B-”.232 480 800. (AMI 7068).www.remax.pt/122031038-111.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Venda- 52.500,00€ - Apt.T3 na Ave-nida da Bélgica para recupe-rar, próximo da Moviflor eContinente.CE: C - Ref:804840087 www.vilalusa.pt 232471 632 /938 988 910/ 939986987.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Venda- 73.000,00€ - T3 em Campode Besteiros, com 100% de fi-nanciamento e sótão. Ref:804152011- CE:D www.vilalusa.pt232471632/938988910/939986987.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Venda– 62.500,00€ - ApartamentoT3 no centro de Mangualdecom garagem num 1º andar.Ref: 804840125 www.vila-lusa. pt 232 471 632 /938 988910 /939986987.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Venda– 62.500,00€ - ApartamentoT3 no centro de Mangualdecom garagem num 1º andar.Ref:804840125 www.vilalusa.pt 232 471 632 /938 988 910/939986987.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Venda– 79.000,00€ - T3 no centrodo Satão a necessitar de obrasRef: 804152021 www.vila-lusa.pt – 232 472 632 /938988910/939986987.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Venda– 85.000,00€ - T3 no Satãojunto ao Centro de Saúde,com parqueamento e 100% fi-nanciamento bancário Ref:804 152022 www.vilalusa.pt232 471 632 /938 988 910/939 986987.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Venda– 103.000,00€ em Nelas – T4duplex – 100% de financia-mento bancário - Refª 804142 048 www.vilalusa.pt 232471 632 /938 988 910/ 939986 987.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE T5, como novo,com excelentes áreas e boaexposição solar. Com umgrande jardim e uma garagempara 3 carros. CE”B” . 232 480800 ( AMI 7068) www.remax.pt/ 122031034-1123.............................................

GRAÇA TEIXEIRA - MediaçãoImobiliária/Seguros AMI 9927- Excelente moradia de arqui-tetura moderna, V6+2, logra-douro com 668m2jardim,churrasqueira, árvores defruto. domótica, som am-biente, videovigilante ealarme (incendio, inundação eintrusão), piso radiante, ar-condicionado... Ref: GT23preço sob consulta€Graca Tei-xeira Imobiliária/Seguroswww.gracateixeira.com Tlm960050949 Tlf: 232098416.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Casa de habita-ção, em Figueiredo, Tourais,com apenas um piso, comuma área de implantação de351 m2, inserida num terrenode 2760 m2. CE “C”. 232 480800. (AMI 7068). www.remax.pt/ 122 031025-249.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Moradia com 2pisos, para reconstrução nabonita aldeia de Guimarães -São Pedro de France. 20.000€.232 480 800 (AMI 7068).www. remax.pt/122031049-108.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Moradia embanda de 2002, com acaba-mentos modernos- Mundão-Viseu. Garagem para 3 carrose arrumos na cave. Aqueci-mento central a gasóleo.127.000€. CE “E”. 232 480800 (AMI 7068) www.remax.pt/122031060-129.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Moradia embanda localizada em Repeses,zona residencial a 5 minutosdo centro da cidade. Toda amoradia tem aquecimentoatravés de recuperador decalor.No exterior tem jardimcom churrasqueira e forno.140.000€. CE “B-”. 232 480800 (AMI 7068). www.remax.pt/122031049-105.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Moradia emMões, Castro Daire. Foi reno-vada e restaurada e é consti-tuída por dois pisos.Logradouro e aquecimentocentral a gasóleo. 63.800€. CE“C”. 232 480 800 (AMI 7068)www.remax.pt/ 122031056-184.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Moradia gemi-nada em Mangualde, combons acabamentos com pré-instalação de aquecimentocentral. ACEITA PERMUTA PORAPARTAMENTO EM MAN-GUALDE. CE “D”. 232 480 800(AMI 7068) www.remax.pt/1220 31069-99.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Moradia gemi-nada T4 situada na Póvoa deSobrinhos, numa zona calmae aprazível. A moradia temaquecimento central, lareiracom recuperador, um telheirocom churrasqueira e um logra-douro com 325 m2. CE “ A”232 480 800 (AMI 7068).www.remax.pt/122031038-112.............................................

REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Moradia noSátão, composta por trêspisos, tendo na cave uma ga-ragem, uma sala e uma cozi-nha tradicional.126.000€. CE“ F”. 232 480 800 (AMI 7068).www.remax.pt/122031025-225.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Moradia Novaem zona nobre de Mangualde,com excelente localização eexposição solar. 139.000€. CE“B-“. 232 480 800. (AMI7068). www. remax.pt/ 122031034-1128.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Moradia pararestaurar a gosto, podendomanter a traça antiga. Muitobem localizada: no centro deAbraveses, junto à escola pri-mária e próximo de vários ou-tros serviços, a 2 minutos docentro da cidade de Viseu.35.000€. CE “F”. 232 480 800(AMI 7068) www.remax.pt/122031040-162.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Moradia T2, deum só piso, isolada, com ter-reno de 3000 m2 a 5 minutosdo centro da cidade de Viseu.CE “C”. 232 480 800 (AMI7068). www.remax.pt/ 122031060-143.............................................- MORADIA T3 Junto à Cidade– Para reconstrução…35.000, 00€ 232 425 755.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Venda– 130.000,00€ - Moradia V3geminada em Abraveses, com2 salões, 3 quartos com rou-peiros(1 suite), cozinha, jardime garagem. Ref: 804142042www.vilalusa.pt 232 471 632/938988910/939986987.............................................GRAÇA TEIXEIRA - MediaçãoImobiliária/Seguros AMI 9927- Moradia Geminada V4, gara-gem para 3 carros, lavandaria,2 lareiras,roupeiros, aq. cen-tral, jardim, árvores de fruto,furo artesiano,churrasqueira eforno a lenha. Orgens. 175.000€ Graca Teixeira Imobiliá-ria/Seguros www.gracatei-xeira. com Tlm 960050949 Tlf:232098416.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Moradia T4 emSão João da Carreira - Rio deLoba, a 5 minutos do centroda cidade de Viseu. Aqueci-mento a lenha (recuperador) epainéis solares.149.000€. CE “A+”. 232 480 800 (AMI 7068).www.remax.pt/122031076-59.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Moradia tipoT4, NOVA, nas Termas do Car-valhal, Castro Daire.Com exce-lentes áreas e logradouro. CE“D”. 232 480 800 (AMI 7068).www.remax.pt/122031056-187.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Venda– 177.500,00€ - Moradia iso-lada V5 em Santos Evos Refª804142044 - www.vilalusa.pt232471632/938988910/939986987.............................................

VILA LUSA AMI 7917 - Venda– 237.500,00€ - Moradia V5em Nesprido de prestígio com450,00m2 de construção e1.400m2 de terreno. Ref:804152012 www.vilalusa.pt232471632/938988910/939986987.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Venda– 97.500,00€ - Moradia V5com 2 pisos independentes,garagem e terreno em Abrave-ses. Ref:804132003 www.vila-lusa.pt 232 471 632/ 938 988910/939986987.............................................

REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Lote de terrenocom moradia em fase final deconstrução. Nas Termas doCarvalhal.80.000€. CE “E”.232 480 800 (AMI 7068)www. remax. pt/122031056-186.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - VENDE Terreno locali-zado na estrada que liga Fi-gueiró a Farminhão. Permite adivisão do terreno em trêslotes individuais. 100.000€.232 480 800 (AMI 7068).www.remax.pt/ 122031049-110.............................................

- QUINTA EXCELENTE PARAEVENTOS - centro da cidade c/7.800m2, 2 moinhos, 2 casasp/ reconstrução, 1 tanque empedra, várias árvores de fru-tos.... marque visita!!! 250.000,00€ 232 425 755.............................................GRAÇA TEIXEIRA - MediaçãoImobiliária/Seguros AMI 9927- Quinta com 3 hectares,sendo 1,5ha em plena produ-ção de vinha, com castasdetouriga nacional, tinta roriz ejean, e 1,5ha de pinhal, comcasa rurale água, luz eléctrica.Bons acessos. Nelas 68.000 €Ref. GT78 Graca TeixeiraImo-biliária/ Seguros www.graca-teixeira.com Tlm 960050949Tlf: 232098416.............................................

VILA LUSA AMI 7917 - Venda– 55.000,00€ - Prédio para re-cuperar em Mioma/ Satão comárea bruta de 1.190m2. - C.E.E Ref: 804152001– www.vila-lusa.pt 232471632/ 938 988910/939986987.............................................

- T1 Zona nobre da Cidade –Acabamentos acima damédia, cozinha mobilada eequipada, w.c. c/ banheira dehidromassagem, lareira, aque-cimento central, 2 roupeiros,garagem, grandes áreas… -380,00€ 917 921 823.............................................- T1+2 Duplex com terraço –Centro da Cidade, Novo, pai-néis solares, a/c, garagem fe-chada, aspiração central -550,00€ 220,00€ 232 425 755.............................................

GRAÇA TEIXEIRA - MediaçãoImobiliária/Seguros AMI 9927- Apartamento T1 mobilado eequipado, no centro da ci-dade. 250€ Ref. Gt102GracaTeixeira Imobiliária/ Seguroswww.gracateixeira.com Tlm960050949Tlf: 232098416.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - ARRENDA T1 Duplexcom uma suite no 1º piso e 2quartos no piso superior. To-talmente mobilado e equi-pado. 500€/Mês. CE “B-”. 232480 800 (AMI 7068) www.remax. pt/122031040-176.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Arren-dar – 250,00€ - T1 mobiladoem Santiago num r/chão equi-pado e mobilado. 232471632/938988910/939986987.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Arren-dar – 275,00€ - T1 no centropróximo do Largo Sta. Cris-tina. 232 471 632 /938 988910/939986987.............................................- T2 Duplex Jtº à Escola Co-mercial – novo, aquecimentocentral roupeiros 320,00€ 969090 018.............................................- T2 junto ao Soldado desco-nhecido, recente, boas vis-tas…, marque visita!!!250,00€ mês 917 921 823.............................................GRAÇA TEIXEIRA - MediaçãoImobiliária/Seguros AMI 9927- Apartamento T2 mobilado eequipado. Repeses Ref. GT84350€ Graca TeixeiraImobiliá-ria/ Seguros www.gracatei-xeira.com Tlm 960050949 Tlf:232098416.............................................GRAÇA TEIXEIRA - MediaçãoImobiliária/Seguros AMI 9927- Apartamento T2 no centroda cidade, cozinha com fogão,exaustor eesquentador. 250€Ref.GT103 Graca Teixeira Imo-biliária/ Seguroswww.graca-teixeira.com Tlm 960050949Tlf: 232098416.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Arren-dar – 300,00€ - T2+2 duplexnum 2º andar em Santiago,com sala, 4 quartos, 2 casasde banho, cozinha com cal-deira, exaustor, placa e fornoe salamandra, 2 varandas egaragem fechada. 232 471632/938988910/939986987.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Arren-dar – 300,00€ - T2+2 duplexnum 2º andar em Santiago,com sala, 4 quartos, 2 casasde banho, cozinha com cal-deira, exaustor, placa e fornoe salamandra, 2 varandas egaragem fechada. 232 471632 /938988910/939986987.............................................- T3 Jtº ao Continente - Mobi-lado e equipado, arrumos, ga-ragem p/ 2 carros médios,lareira … 320,00€ 969090018.............................................- T3 Jtº ao Liceu Alves Martins,com grandes áreas, lareira,garagem fechada, 3 casas debanho… 375,00€ 969 090018.............................................- T3 Junto aos Bombeiros Mu-nicipais, Todo mobilado eequipado 300,00€ 917 921823.............................................

GRAÇA TEIXEIRA - MediaçãoImobiliária/Seguros AMI 9927- Apartamento T3 mobilado eequipado, aq. central, varan-das e garagem. QtaDél ReiRef:GT 101 500€ Graca Tei-xeira Imobiliária/ Seguroswww.gracateixeira.com Tlm960050949 Tlf: 232098416.............................................GRAÇA TEIXEIRA - MediaçãoImobiliária/Seguros AMI 9927- Apartamento T3, cozinhaequipada, 1 WC, despensa,marquise fechada.MarzovelosRef.GT99 280€ Graca TeixeiraImobiliária/ Seguroswww.gra-cateixeira.com Tlm 960 050949 Tlf: 232098416.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - ARRENDA T3 comonovo, em Abraveses, com ex-celentes áreas e acabamentos.Quartos com roupeiros. Aque-cimento central a gás, lugarde garagem e arrumo. 400€/Mês. CE “C”. 232 480 800(AMI 7068) www.remax. pt/122 031033-740.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - ARRENDA T3 locali-zado na Costeira de SantaBárbara, em Viseu, com gara-gem e boas áreas.350€/Mês.CE “D”. 232 480 800 (AMI7068). www. remax.pt/ 122031033-747.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - ARRENDA T3 remode-lado e com cozinha equipada.Excelente localização, emfrente ao Mini-Preço de Abra-veses.275€/ Mês. CE “C”. 232480 800 (AMI 7068) www.remax.pt/122031040-164.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - ARRENDA T3, no cen-tro histórico, com cozinha mo-bilada, 3 quartos, roupeirosembutidos, despensa, 2 wc esala grande. Vistas excelentessobre a cidade. 350€/Mês. CE“C“. 232 480 800 (AMI 7068)www.remax.pt/122031060-133.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Ar-renda – 330,00€ - T3 junto aoFórum de Viseu, com sótãohabitável.Ref: 804152017www.vilalusa.pt 232 471 632/938 988 910/939986987.............................................VILA LUSA AMI 7917 – Arren-dar – 550,00€ - T3 no centroda cidade, com sala, cozinha,3 quartos( 1 suite) - Ref:804152015 www.vilalusa.pt –232 471 632/ 938 988 910/939 986987.............................................- T4 junto ao Rossio, Cozinhaequipada, roupeiros, grandesáreas, muito bem estimado …400,00€ 969 090 018.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - ARRENDA T4, muitobem localizado, junto aosbombeiros municipais deViseu e perto de todos os ser-viços. Prédio com eleva-dor.300€/Mês. CE “D”. 232480 800 (AMI 7068) www.remax.pt/122031033-746.............................................

VILA LUSA AMI 7917 - Ar-renda- 475,00€ - T4 em Mar-zovelos junto á Praça Paulo VIcom parqueamento e arreca-d a ç ã o . R e f : 8 0 4 1 5 2 0 1 6www.vilalusa.pt – 232 471632 /938988910/939986987.............................................

- ANDAR MORADIA T1 junto àfeira semanal, mobilado eequipado, com 200 m2 de ter-reno 235,00€ 232 425 755.............................................- MORADIA T1 junto à feirasemanal mobilada equipadacom 200 m2 de terreno,220,00€ 917 921 823.............................................- ANDAR MORADIA T3+1 Jtoao Tribunal, jardim, lareiracom recuperador ligada aoaquecimento central e aguasquentes 400,00€ 917 921 823.............................................

- ARMAZÉM CENTRO DA CI-DADE – com 100 m2, portõesautomatizados, 1 w.c.300,00€ 232 425 755.............................................

- LOJA JUNTO AO ROSSIO com400 m2, ar condicionado, tetofalso, alarme, iluminação,montras… – 1.500,00€ 969090 018.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - ARRENDA Loja emViseu, com 40 m2 + sobre-lojade 20 m2 e garagem fechada.350€/Mês. CE “B”. 232 480800. (AMI 7068). www.remax. pt/122031012-266.............................................REMAX DINÂMICA - AMI7068 - ARRENDA Loja/Escritó-rio no Centro Comercial SãoMateus, em Viseu, próximo daestação de camionagem ejunto ao Forum Viseu, comuma área de 59 m2, 2 wc, 3divisões, sala de espera e duasentradas. 295€/Mês. CE “C”.232 480 800 (AMI 7068).www. remax. pt/122031076-76.............................................

-CABELEIREIRO – CENTRO DACIDADE – mobilado e equi-pado 700,00€ 969 090 018.............................................- CLÍNICA LICENCIADA NOCENTRO DA CIDADE DE VISEU,c/ 12 gabinetes semi-equipa-dos, 2 sala de espera, 2 salasde tac e raio x... 2.000,00€969 090 018.............................................- QUIOSQUE CENTRO DA CI-DADE- Com 9,00m2 de área150,00€ 232 425 755.............................................

TRESPASSA-SE RESTAURANTE/ take-away na cidade deViseu.... 964 478 789.............................................VILA LUSA AMI 7917 - Tres-passe – 53.000,00€€ - com al-vará de confeitaria/ pastelaria/snack.bar/ restaurante, nazona histórica de Viseu. Renda325,00€ Ref:804132061www. vilalusa.pt 232 471 632/938 988 910/939986987.............................................

APARTAMENTOSVENDA

MORADIASVENDA

TERRENOSVENDA

QUINTASVENDA

OUTROSVENDA

APARTAMENTOSARRENDA

MORADIASARRENDA

ARMAZÉNSARRENDA

LOJASARRENDA

OUTROSARRENDA

TRESPASSES

CLASSIFICADOS | IMOBILIÁRIO

18 | 15 ABR 2015 | QUARTA-FEIRA

IMOBILIÁRIO | DIVERSOS | AUTOMÓVEIS | CONTACTOS | CLASSIFICADOS

IMOBILIÁRIO

CLASSIFICADOS ANUNCIE AQUITEL.: 232 000 030

DIVERSOS

A SÃO JUDAS TADEUAdvogado das coisas difíceis e desesperadas.Reze 9 Avé-Marias durante 9 dias. Peça 3 de-sejos: 1 de negócios e 2 impossíveis, ao 9º dia,publique este aviso. Cumprir-se-ão ainda quenão acredite 1ª VEZ, BIA, UMA BRASA -

morena, super sensual,meiga, tipo namoradeira.966 935 331.............................................29A CASADA BOAZONA!!!loira mulherão sexy e bonita,grelinho avantajado, papi-nho bom adora por traz. 69,peitos lindos 961 521 829.............................................BELEZA, REQUINTE E SEDU-ÇÃO 2 amigas (loira e mo-rena) juntas ou separadas.Só para te dar prazer... 962760 293.............................................BONECA DE LUXO, delicia demenina, 24 anos, peitosrijos, bumbum gostoso,apertadinha, completa,meiga sem pressa... 964 151731.............................................DOCE TENTAÇÃO, MEIGA,belas curvas, 69 gostoso,oral profundo, branquinha,sem pressa, local privado ediscreto... 925 050 059 / 919201 086.............................................SARA, MÃOS DE FADA, mas-sagem profissional, c/ ousem convivio, loira, meiga.926 778 842.............................................

VISEU

VISEU - 1ª VEZ Loira Polaca,

31A, uma delícia exótica. Ben-

fiquista. Não atendo números

privados. 967 464 315

.............................................

VISEU - SÃO PEDRO DO SUL,

LOIRAÇA, peito XL,coxas gros-

sas atrevida, meiga e bem dis-

posta à sua espera...

Apertadinha, peludinha, grelo

XL, 69 guloso. Atende em lin-

gerie sem pressa com acessó-

rios. 913 528 382 / 964 511

025

.............................................

VISEU, ANA, VOLTEI... Portu-

guesa, meiga, peito XXL, oral

natural, peludinha... 915 824

286

.............................................

VISEU, MEIGUINHOS peitão,

bumbum, guloso, boca sexy...

oral natural até ao fim...

adoro minete, massagem...

prazer total... 914 084 966 /

961 503 970

.............................................

VENDE-SE PRAÇA DE Táxis emSanta Comba Dão. Telem: 931153 828.............................................

DIVERSOSNEGÓCIOS

NOVENA

MILAGROSA

Reze 9 Avé-Marias du-

rante 9 dias seguidos e

faça 3 pedidos: 1 im-

possível e 2 difíceis.

Mande publicar no 9º

dia, mesmo sem ter fé,

verá o que acontece.

VENDO VÁRIAS VIATURAS,c/insp, documentos em dia,gasolina e Diesel, desde 500€até 2500€, venha comprovar.Telm 917 610 594 / 967 266608.............................................VIATURAS ATÉ 1000€, c/docu-mentos e visturia em dia.Telm. 917 610 594 ou 967266 608.............................................VIATURAS CLÁSSICAS – Váriosp/ venda - Tel. 917 610 594 /967 266 608.............................................CLÁSSICO FIAT 128 Coupê de1978, original, C/manuais.Telm 917 610 594.............................................FIAT 600 de 2001, c/dir assis-tida, poucos kms, de gara-gem, como novo. Telm 967266 608.............................................FIAT PUNTO 1.2- 5p c/ CX.Au-tomática, de 2001 em bomestado geral. Telm 917 610594.............................................FIAT PUNTO 1.7 TD Van, co-mercial de 1995, bom preço.Telm 917 610 594.............................................FORD FIESTA 1.1 3P,de 1989,em estado excelente, apesardos anos. Telm 917 610 594.............................................HONDA STREAM 1.7 ES 7 Lu-gares, C/ revisão em dia, ex-celente estado geral. Telm967 266 608.............................................

HYUNDAI ACCENT 1.3 GLS 5P,c/Ar condicionado, de 1998,visturia até 2015/07, bom es-tado geral, bom preço. Telm967 266 608.............................................MAZDA 323 LX 4P de 1992,um só dono, bom estadogeral. Telm 967 266 608.............................................MAZDA PREMACY EXCLUSIVE1.8 i 5P, de 2003, excelenteestado geral. Telm 917 610594.............................................MERCEDES-BENZ 200D 4Pteto de abrir, de 1987, muitoestimado. Telm 967 266 608.............................................MERCEDES-BENZ C220 Die-sel, de 1994, versão Elegance,c/ar condicionado, excente es-tado geral. Telm 917 610 594.............................................OPEL ASTRA 1.2 i SW, de fi-nais de 2001, carrinha embom estado geral. Telm 917610 594.............................................OPEL CORSA 1.2 CONFORT 5P,2002, estimado, de garagem.Telm 917 610 594.............................................OPEL CORSA VAN, 1.5D, bomestado. TELM 917 610 594.............................................OPEL VETRA 2.2 DTI sport,bom estado geral. 917 610594.............................................PEUGEOT 106 X Si de 1996,C/Teto Abrir, impecavel. telm917 610 594.............................................

PEUGEOT 206 1.4 H Di 5P,

c/AR cond, bom estado, eco-

nómico. Tem 967 266 608

.............................................

PEUGEOT 206 XT 3P,1. 1cc, de

2003, bom estado geral. Telm

917 610 594

.............................................

SEAT IBIZA 1.0 5P, de 1996,

bom estado geral e bom

preço. TELM 967 266 608

.............................................

SEAT IBIZA 1.0 SXE 5P,

c/Dir.Assistida, de 1998, bom

preço. Telm 967 266 608

.............................................

TOYOTA YARIS 1.0 VV Ti 5P,

c/Ar condicionado, um só

dono, excelente estado. Telm

967 266 608

.............................................

VW Golf 1.9 Tdi 5P, 110 cv,

Nacional, bom estado geral.

TELM 917 610 594

.............................................

VW SHARAN 1.9 T Di 7 Luga-

res, C/bancos desportivos,

teto de abrir, Ar cond, em ex-

celente estado de conserva-

ção, revisão e inspeção em

dia. Telm 917 610 594

.............................................

COMPRO A DINHEIRO qual-

quer tipo de automóveis,

bom, com ou sem avaria, des-

loco-me. telm 917 610 594 ou

967 266 608

.............................................

VENDALIGEIROS

COMPRAS

AUTOMÓVEIS

15 ABR 2015 | QUARTA-FEIRA | 19

15 de Abril de 2015 [email protected] / redacção 232 000 031

Publicidade 232 000 030 | Assinaturas 232 000 030 www.diariodeviseu.pt

Autarquia está a criar programa dedesporto adaptadoViseu Município encontra-se a preparar actividades que se realizarão com regularidade a pensar nos viseenses com necessidades especiais

JOSÉ FONSECA

Utentes de diversas instituições da região participaram ontem na iniciativa

José Fonseca

A Câmara de Viseu encontra--se a preparar um programamunicipal de desporto adap-tado, que garanta a realizaçãode actividades ao longo do anodestinadas aos viseenses comnecessidades especiais.

A revelação foi feita ontem,pelo vice-presidente da autar-quia, Joaquim Seixas, durantea primeira edição da Prova deOrientação Adaptada, organi-zada pelo Centro de Apoio aDeficientes Santo Estêvão,com o Clube de Orientação deViseu e com o apoio da Câ-mara de Viseu, que se realizouno Parque Aquilino Ribeiro,com o objectivo de assinalar oDia da Actividade Física.

De acordo com o autarca, omunicípio, que entre outrasiniciativas já promove a Acti-vidade Sénior e as Manhãs

Desportivas, pretende com oprograma municipal mostrarque o desporto “é para todos”,principalmente para as pes-soas com necessidades espe-ciais que precisam da activi-dade física para garantirem oseu bem-estar.

Boa adesãoQuanto à prova, tanto a or-

ganização como Joaquim Sei-xas mostraram-se muito satis-feito com a adesão à primeiraedição que juntou 130 pessoas,mais concretamente utentesdo Centro de Apoio a Deficien-tes Santo Estêvão, do InstitutoVitor Fontes, das Santas Casasda Misericórdia de CastroDaire, Tarouca e Viseu, da AS-SOL de Oliveira de Frades e S.Pedro do Sul, da Associação deSolidariedade Social da Fre-guesia de Abraveses e alunosdo Agrupamento de Escolas

Viseu Sul. “Esperemos que sejaa primeira de muitas edições”,adiantou o vice-presidente daautarquia viseense.

Manuela Martins, directoratécnica do Centro de Apoio a De-ficientes Santo Estêvão, explicouao Diário de Viseu que a ideiapara a prova surgiu da equipade técnicos de motricidade hu-mana da instituição, que cos-tuma organizar actividades dogénero para os utentes.

A escolha do Parque Aqui-lino Ribeiro ficou-se a deverao facto de se tratar de um es-paço público com boas aces-sibilidades e aberto à comuni-dade, por onde passam diaria-mente muitas pessoas, entreos quais muitos jovens. “Destaforma é possível mostrar à po-pulação que não é devido àidade ou dificuldades físicasque não se pode praticar des-porto”, sublinhou. |

15 DE ABRIL DE 2015QUARTA-FEIRA

Director Adriano Callé LucasSaúde

Andrea Trindade

Ficar rouco depois de muitos“F-R-A” num cortejo acadé-mico é normal; resultado deum excesso vocal, esta rouqui-dão desaparece com hidrata-ção e repouso. Já andar roucosemanas seguidas e sem me-lhoria aparente, sentir inclusiveque a voz se modificou, devejustificar uma consulta médica.Chamar a atenção para a im-portância da voz e para os cui-dados a ter na promoção dasaúde vocal, sensibilizar parafactores de risco e sintomas dedoença são os objectivos doDia Mundial da Voz, que se as-sinala amanhã.

O Serviço de Otorrinolarin-gologia (ORL) do Centro Hos-pitalar e Universitário de Coim-bra (CHUC) dá visibilidade àvoz com um conjunto de ras-treios de patologia vocal, noátrio principal dos Hospitaisda Universidade de Coimbra(entre as 9h00 e as 13h00, as14h00 e as 15h00), no serviçode ORL do Hospital Geral (das9h00 às 13h00) e no serviçode ORL do Hospital Pediátrico(das 9h00 às 13h00 e das14h00 às 15h00). Uma inicia-tiva levada a cabo em parceriacom a Associação Portuguesados Limitados da Voz e a LigaPortuguesa Contra o Cancro.

António Paiva, director da

Otorrinolaringologia do CHUC,lembra que “a voz é instru-mento fundamental de comu-nicação e uma marca indelévelde cada indivíduo”, atravésdela podemos identificar pes-soas, pelo seu timbre e inten-sidade perceber estados de es-pírito e emoções. Importa, as-sim, zelar pela saúde da nossavoz: aprender a colocar a voz ea respirar convenientementeenquanto se fala, beber águacom regularidade para hidra-tar as mucosas vocais, sobre-tudo os “profissionais da voz”,

como cantores, actores, pro-fessores, políticos, jornalistasou radialistas.

Por fim, é importante ouvira nossa voz, estar atento à rou-quidão anormal e persistente,a dores de garganta, falta de ar,dificuldade em engolir, apare-cimento de uma massa no pes-coço. “Sintomas bem evidentesque devem justificar uma con-sulta com especialista de otor-rinolaringologia”, consideraAntónio Paiva.

Todos os anos surgem entre800 e mil novos casos de can-

cro de faringe, uma patologiaque afecta sobretudo fumado-res e que é potenciada pelo al-coolismo.

O director da ORL do CHUCsublinha que, “quanto maiscedo forem identificadas as le-sões das cordas vocais ou dalaringe melhor resultará o tra-tamento e mais fácil será pre-servar a laringe e a voz”. Paraalém do cancro, beneficiam dodiagnóstico e tratamento pre-coce “tumores benignos, nó-dulos vocais e outras pertur-bações da saúde vocal”. |

Ouça a sua voz e conheçaprincipais sinais de alerta Otorrinolaringologia Dia Mundial da Voz é comemorado amanhã, no CHUC, com rastreios e sensibilização para as principais patologias vocais

Dia Mundial da Voz apela à prevenção e diagnóstico precoce

COLUNA O Spine Center -Unidade de Cirurgia de Colunade Coimbra organizou no sá-bado o 2.º Curso de Microci-rurgia Raquidiana, para for ma-ção de cirurgiões das especia-lidades de ortopedia e neuroci-rurgia, no Centro de CirurgiaExperimental Avançada de Vilado Conde.

Com o reconhecimento ci -entífico das sociedades portu-guesas de Neurocirurgia, Orto- pedia e Patologia da ColunaVertebral, o curso visou o trei -no de técnicas micro-cirúrgi-cas de durotomias e duroplas- tias da coluna vertebral.

Em nota enviada à imprensa,o director do Spine Center, LuísTeixeira, lembra que o cursointegra um programa nacionalde formação desenvolvidopelo centro de Coimbra. “En-tendemos que a formação dosjovens cirurgiões de colunadeve passar pela prática emanimal vivo e em cadáver hu-mano, experimentando as di-versas técnicas cirúrgicas, paraque possam no futuro vir a

praticar nos seus doentes commais facilidade e com maioresíndices de segurança”, subli-nha.

O corpo docente do curso foiconstituído por cerca de umadezena de ortopedistas e neu-rocirurgiões das principais uni-dades hospitalares do país, aosquais se juntou o director doSpine Center de Barcelona.

Luís Teixeira pretende quecursos destes possam, cadavez mais, ser realizados emPortugal, evitando que os jo-vens cirurgiões tenham de sedeslocar ao estrangeiro paraobter formação. A provar apertinência destas acções, e talcomo havia acontecido no pri-meiro curso, as vagas paraparticipantes foram rapida-mente esgotadas.

O Spine Center, recentementedistinguido com Certificação deQualidade da Bureau Veritas,“aposta há vários anos na for-mação pós-graduada de pro-fissionais de saúde na área dapatologia da coluna vertebral”,refere nota de imprensa. |

2.º Curso de microcirurgia raquidiana do Spine Center

Curso de cirurgia experimental aconteceu em Vila do Conde

Cancro da laringe mata400 por ano

O cancro da laringe matacerca de 400 portuguesespor ano. E todos os anossurgem entre 800 e milnovos casos desta doençaque coloca Portugal no3.º lugar dos países euro-peus com maior incidên-cia de cancro da laringe.Tabaco e álcool estão en-tre os principais factoresde risco desta patologia,razão pela qual são acon-selhados rastreios a pes-soas com estes hábitos.|

II | 15 ABR 2015 | QUARTA-FEIRA

SAÚDE

O presidente da Câmara deBaião, José Luís Carneiro,avançou à Lusa que vão sercolocados mais 14 médicosnos concelhos do Baixo Tâ-mega, mas lembrou queaquele reforço é insuficiente.

"É uma boa notícia para a re-gião, mas continuamos preo-cupados, porque estimamosque fiquem ainda 25.000 uten-tes sem médico de família",afirmou.

Falando na qualidade de pre-sidente do Conselho da Comu-nidade, órgão que integra re-presentantes dos municípiosde Amarante, Baião, Celoricode Basto, Marco de Canaveses,

Cinfães e Resende, o autarcarecorda que no último anohouve "uma degradação dosserviços de saúde prestados àpopulação".

Segundo o edil, no conjuntodos seis municípios, há actual-mente 48.877 utentes sem mé-dico de família. Avançou aindaque em Dezembro de 2013 ha-via no território 85 médicos defamília. Em Dezembro do anopassado esse número baixoupara 79.

Os números foram analisa-dos numa reunião daquele ór-gão, no qual têm também as-sento representantes do Agru-pamento dos Centros de Saúde

do Tâmega.José Luís Carneiro explicou

que, face aos números actuais,a região vai continuar a insistirjunto da tutela para que sejareforçado o número de profis-sionais de saúde.

Cenário negativoO autarca sublinha que o ter-

ritório apresenta uma grandedispersão e uma rede de trans-portes frágil, dificultando oacesso da população aos cui-dados primários de saúde.

Apesar do cenário negativo,Carneiro reconhece o "bomtrabalho" do Agrupamento deCentros de Saúde, sobretudo

tendo em conta os "parcos re-cursos financeiros".

O Conselho da Comunidademanifestou ainda preocupa-ção com a diminuição do or-çamento do Centro Hospitalardo Tâmega e Sousa verificadanos últimos quatros anos, es-timada em cerca de 10 milhõesde euros, num orçamento glo-bal de 40 milhões.

Carneiro alertou, por outrolado, para as dificuldades defuncionamento dos centros desaúde de Baião e Resende, en-tre as 8h00 e as 0h00, provo-cadas pelo adiamento de mui-tas consultas devido às faltasdo médicos. |

Baixo Tâmega vai ter mais 14 médicosReforço Autarca de Baião diz que aumento de clínicos é insuficiente

Ministro admite incluir Prevenar no Plano Nacional de Vacinação

VACINA O ministro da Saúdeadmitiu a possibilidade de avacina pneumocócica Preve-nar vir a constar do Plano Na-cional de Vacinação (PNV), oque teria custos na ordem dos12 milhões de euros anuais.

“Ainda pode acontecer”,disse Paulo Macedo aos jor-nalistas no final da cerimóniada tomada de posse da novadirecção da Inspecção Geraldas Actividades em Saúde(IGAS), liderada por LeonorFurtado.

Questionado pelos jornalis-tas sobre o recente anúncio deque o Estado vai compartici-par a vacina Prevenar (contraa pneumonia, meningite e sep-ticémia), disponibilizando umaverba de seis milhões de eurosaté fim do ano para apoiar fa-mílias mais necessitadas, Paulo

Macedo remeteu para final domês mais detalhes.

Contudo, sublinhou que a in-tenção anunciada pelo Go-verno irá permitir uma “maiorequidade”, no sentido em quemais crianças poderão teracesso a esta vacina.

Actualmente, disse, são ad-ministradas mais de cem mildoses anuais, pagas pelas fa-mílias. O Governo está a pon-derar uma comparticipaçãoque possa abranger maiscrianças vacinadas através doserviço nacional de saúde, oque “dá um conjunto muitoalargado de crianças vacina-das”.

A forma como esta compar-ticipação será feita dependerádas negociações em cursocom os laboratórios responsá-veis pela vacina. |

QUARTA-FEIRA | 15 ABR 2015 | III

SAÚDE

Um estudo internacional lide-rado pela Universidade deCoimbra (UC) contraria a ideiaaté agora assumida pela co-munidade científica de que aesquizofrenia tem origem nosneurónios.

A UC anunciou que os inves-tigadores chegaram à conclu-são de que a origem desta pa-tologia poderá estar na glia, que“sustenta uma espécie de me-mória de longa duração do cé-rebro e que assume o suportefuncional dos neurónios”.

A descoberta surgiu no âm-bito de um estudo liderada porinvestigadores do Centro deNeurociências e Biologia Ce-lular (CNC) da UC que foi “de-

senvolvido ao longo dos últi-mos quatro anos” e que visou“analisar o papel dos recepto-res A2A para a adenosina (‘an-tenas’ que detectam a adeno-sina, molécula que indica sinalde perigo no cérebro) nos pro-blemas de memória”, divulgouontem a Universidade deCoimbra.

“Experiências em ratinhospermitiram observar que, alémde estarem presentes nos neu-rónios, os receptores A2A sur-giam igualmente na glia, espe-cialmente nos astrócitos, as cé-lulas mais abundantes da glia”,refere a UC numa nota de im-prensa.

Os investigadores decidiram

então recorrer à engenhariagenética e retirar os receptoresA2A somente dos astrócitospara analisar possíveis reac-ções. Ao bloquear a presençade A2A na glia, os especialistasobservaram que “a comunica-ção dos neurónios fica seria-mente comprometida”.

“Notou-se uma perturbaçãodisseminada ao sistema ner-voso central e os ratinhos pas-saram a comportar-se comoindivíduos que padecem de es-quizofrenia”, explicou RodrigoCunha, coordenador do es-tudo, que também envolveucientistas de dois grupos de in-vestigação dos EUA.

Tal como acontece na esqui-

zofrenia, “registaram-se trêsgrandes tipos de alterações nofuncionamento do sistemanervoso central dos animais,designadamente sintomas ne-gativos (isolamento), sintomaspositivos (alucinações visuaise sonoras, delírios, etc.) e pro-blemas cognitivos (memória econcentração)”, descreveu Ro-drigo Cunha.

“Verificou-se ainda que os ra-tinhos ficaram ávidos de fár-macos psico-activos”, acres-centa o investigador do CNC.

Os resultados do estudo, fi-nanciado pela Fundação paraa Ciência e Tecnologia, por fun-dos europeus e por duas fun-dações norte-americanas, evi-

denciam que “os receptoresA2A são responsáveis por ga-rantir o equilíbrio entre a glia eos neurónios e sugerem que aglia pode ter um papel centralno desenvolvimento de doen-ças psiquiátricas”, sustenta Ro-drigo Cunha.

“Ao desvendar mais uma

peça chave no funcionamentodo sistema nervoso é agorapossível avançar para mais es-tudos tendo em vista o desen-volvimento de novas aborda-gens terapêuticas para umadas mais incapacitantes doen-ças psiquiátricas”, conclui aUniversidade de Coimbra. |

Esquizofrenia poderá nãoter origem nos neuróniosUniversidade de Coimbra Investigação abre caminho a novas abordagensterapêuticas para “uma das mais incapacitantes doenças psiquiátricas”

Rodrigo Cunha, coordenador da investigação internacional

Ahigiene oral é fundamental para mantera saúde dos seus dentes e um sorrisoperfeito! Para uma higiene oral eficaz

são necessários alguns utensílios que passo adescrever:

1 -Escova de dentesSe executar correctamente a escovagem, a

eficácia da escova manual é igual à da eléctrica.Execute durante dois minutos, pequenos mo-vimentos circulares, sem exercer força e nuncana vertical, pois estará a empurrar a placa debacteriana para dentro da gengiva. Prefira umescova média ou suave e substitua-a em cadatrês meses ou quando as cerdas ficarem tortas.

2 -Pastas dentífricasAs pastas “normais”, ricas em flúor, são ade-

quadas para quem não tem problemas orais.Se tiver tendência para cáries é indicada umapasta com maior teor e, se tiver problemas gen-

givais, uma rica em componentes anti-inflama-tórios. As pastas para a sensibilidade dentáriasão eficazes, mas não resolvem o problema. Aspastas branqueadoras nunca devem ser usadascom a frequência de uma pasta vulgar. Não re-corra a qualquer um destes dentífricos especí-ficos sem consultar um especialista.

3-Gel oralExistem fórmulas para aplicação mais con-

centrada de flúor, outras que ajudam a cicatri-zação e a sensibilidade dentária, em que o tempode uso e a forma de aplicação variam. Antes deusar deve sempre pedir aconselhamento mé-dico.

4- Raspador de línguaÉ importante eliminar as bactérias da língua

que muitas vezes são a causa de mau hálito.Para tal, use a escova ou, se tiver o reflexo devómito, experimente o raspador de língua.Mude-o a cada seis meses.

5- Jacto de águaEstá máquina ajuda a realizar a higiene de

implantes dentários, pontes e coroas. Deve serusada a seguir à escovagem. Também pode serutilizada em dentes naturais.

6- Fita dentáriaIdeal para retirar os restos alimentares nos

espaços entre os dentes, cumpre o mesmo ob-jectivo do fio dentário com as vantagens deabranger uma maior superfície do dente e denão lacerar com tanta facilidade a gengiva. Pre-fira as enceradas que deslizam facilmente.

7-Aplicador de fio dentárioFacilita o uso de fio dentário. Comece pelo

último dente de um lado até chegar ao últimodente do outro lado. Vá lavando-o ou mude defio consoante o dente

8-Escovilhão dentário

Há espaços interdentários grandes em que ofio dentário não é eficaz e aí terá de usar umaescova. Peça ajuda ao seu especialista para se-leccionar o diâmetro que mais se adequa. Deite-o fora quando começar a ficar torto ou semcerdas.

9-Elixir oral Existem vários: com flúor para a prevenção

de cáries; para a sensibilidade oral e para infec-ções orais. Diariamente use uma fórmula ricaem flúor, bochechando durante um minuto esem passar por água. Se este conter clorohexi-dina nunca o use por mais de três semanas,uma vez que mancha os dentes. Os desinfec-tantes não devem ser usados diariamente masapenas quando há problemas gengivais ou apóscirurgias. Aconselhe-se com o seu Médico Den-tista.

Procedimento de higiene oral passo a passo1.º Escova + pasta dentífrica2.º fio dentário+ escovilhão ( quando neces-

sário)3.º Raspador de língua4.º Jacto de água5.º Elixir de flúor6.º Gel e colutórios dessensibilizantes ( se ne-

cessário). |

15 DE ABRIL DE 2015 QUARTA-FEIRARedacção e Publicidade Rua Alexandre Herculano, 31-2.º Dto. Viseu | Telf. 232 000 030Saúde

Damiana Fernandes HigienistaCMDV

Glossário de utensílios de higiene oral