1A Introducao aos Materiais

35

Transcript of 1A Introducao aos Materiais

Materiais Elétricos e Magnéticos

CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAISOs materiais são classificados em dois grandes grupos:

• materiais metálicos ferrosos e não-ferrosos;

• materiais não-metálicos naturais e sintéticos.

Materiais Elétricos e MagnéticosNas linhas de transmissão e distribuição além do uso do vidro, porcelana e polímero na isolação é usado o aço galvanizado para a construção das estruturas, entretanto, as linhas são construídas de ligas de alumínio, aço e cobre, devido a cararteristicas como resistência mecânica e condutividade (ver Figura 1.3).

Materiais Elétricos e MagnéticosClassificação dos Materiais Elétricos e Magnéticos

Em decorrência das infinitas possibilidades, os materiais utilizados na Engenharia Elétrica podem ser classificados conforme as figuras abaixo.

Os materiais são classificados conforme suas características elétricas e magnéticas e conforme as classificação dos materiais.

Classificação dos materiais elétricos

Materiais Elétricos e Magnéticos

Essa divisão entre metálicos e não-metálicos está direta mente ligada as propriedades desses materiais. Assim, os mate riais metálicos apresentam plasticidade, isto é, podem ser defor mados sem se quebrarem e conduzem bem o calor e a eletrici dade. Aliás, a condutividade tanto térmica quanto elétrica dos metais está estreitamente ligada à mobilidade dos elétrons dos átomos de sua estrutura. Os não-metálicos, por sua vez, são – na maioria dos casos – maus condutores de calor e eletricidade.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Materiais Elétricos e Magnéticos

PROPRIEDADE DOS MATERIAS

A escolha de um material deve-se às propriedades que este possui. Por exemplo: os aços carbono possui baixo custo e elevada resistência mecânica, embora sejam vulneráveis à corrosão. Já os plásticos, devidamente selecionados, possuem elevada resistência química a determinadas substâncias, mas sua resistência mecânica é inferior ao aço carbono.

Materiais Elétricos e MagnéticosE ainda podemos listar diversas outras propriedades qualitativas e quantitativas, pelas quais podemos realizar um estudo para selecionarmos corretamente um ou mais mate riais a utilizar.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Propriedades físicas determina o comportamento do material em todas as circunstâncias do processo de fabricação e de utilização. Nela temos as propriedades:

Materiais Elétricos e Magnéticos

1.mecânica2.térmica3.elétricas

Materiais Elétricos e Magnéticos

As propriedades mecânica aparecem quando o material está sujeito a esforço de natureza mecânica. Isso quer dizer quando essas propriedades determinam a maior ou menor capacidade que o material tem para transmitir ou resistir aos esforços que lhe são aplicados.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Essa capacidade não é só importante durante o processo de fabricação , mas também durante a sua utilização.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Propriedades mecânicas:1.elasticidade;2.plasticidade (maleabilidade e ductilidade);

3.dureza;4.fragilidade;5.Densidade;6. Tenacidade;

Materiais Elétricos e Magnéticos

Ductilidade; eResistência mecânica.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Elasticidade – é a capacidade que o material deve ter de se deformar, quando submetido a um esforço, e de voltar a forma original quando o esforço termina.

Plasticidade – quando submetido a um esforço, ele é capaz de se deformar e manter essa forma quando o esforço desaparece.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Essa propriedade é importante para os processos de fabricação que exigem conformação mecânica .O grau de plasticidade varia . A Plasticidade pode se apresentar no material sobre duas formas:

maleabilidade – redução a chapas. ductilidade- redução a fios.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Dureza – é a resistência do material a penetração, a deformação plástica permanente, ao desgaste. Em geral os materiais duros são também fragéis.

Fragilidade – propriedade na qual o material apresenta baixa resistência aos choques.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Densidade – cabe mais matéria dentro de um mesmo espaço.

Tenacidade – quantidade de energia necessária para romper um material.

Ductilidade – capacidade de o material deformar-se prasticamente sem romper-se.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Resistência mecânica – propriedade que permite que o material seja capaz de resistir a ação de determinados tipos de esforços, tais como: tração e compressão.

Em conjunto com as propriedades acima descritas, na escolha do material devem ser considerados ainda os fatores custo, disponibilidade no mercado, facilidade de fabricação e manutenção, entre outros.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Propriedades microestruturais Os materiais compostos de uma mesma substância podem possuir propriedades diferentes entre si. Este efeito é devido à microestrutura do material, à forma na qual suas moléculas estão dispostas.

Materiais Elétricos e MagnéticosEstrutura cristalina

Todos os elementos são formados por moléculas que por sua vez são formadas por átomos. Na maioria dos materiais sólidos, as partículas se organizam sob a forma de uma rede em três dimen sões, chamada estrutura cristalina. Na tabela 5.1 encontram-se exemplos de metais com suas respectivas estruturas.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Materiais Elétricos e Magnéticos

Quando os metais são deformados por processos mecânicos, como a laminação, as camadas de átomos deslizam umas sobre as outras ao longo dos planos de átomos que se formam nas estrutu ras cristalinas. Esses planos são chamados de planos cristalinos.

Materiais Elétricos e Magnéticos

As estruturas cristalinas cúbicas possuem mais planos de átomos do que as estruturas hexagonais. Por isso é mais fácil deformar um material que possui estrutura cúbica, como o alumínio, o cobre e o ferro, do que um metal de estrutura hexagonal, como o magnésio e o cádmio.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Outra definição importante é a do contorno de grão, que surgem durante o processo de solidificação do material. Com o res friamento do material líquido inicia-se a formação dos cristais em diversos pontos ao mesmo tempo. Nos locais onde esses cristais se encontram, forma-se uma área de transição com átomos que não pertencem a nenhum dos cristais.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Na região dos contornos de grãos a deformação é mais difícil, pois os planos cristalinos são interrompidos, dificultando o deslizamento. Por isso a ruptura de um metal, na maioria dos casos acontece no contorno de grão.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Materiais Elétricos e MagnéticosDiagramas de fase  Como já definido, o aço é basicamente uma liga fe-c com no máximo 2% de carbono aproximadamente, dentro do aço, o carbono une-se ao ferro formando um composto denomi nado carboneto de ferro (Fe3C), Trata-se de uma substância muito dura, que confere a dureza do aço, aumentando sua resistência mecânica. Por outro lado, diminui sua ductilidade, sua resistência ao choque e à solvabilidade, além de torná-lo difícil de ser trabalhado por conformação mecânica.

Materiais Elétricos e Magnéticos

O ferro é um metal que se caracteriza por apresentar várias fases alotró picas. A temperatura de fusão do ferro é 1.538 °C: abaixo dessa temperatura, o ferro cristaliza de acordo com um reticulado cúbico centrado e a forma alotrópica correspondente é cha mada “delta”.

Materiais Elétricos e Magnéticos

Essa forma persiste estável até que se alcance a temperatura de cerca de 1.394°C: nesse instante, ocorre uma redisposição espontânea dos átomos e forma-se um novo reti culado – o cúbico de face centrada que corresponde à forma alotrópica do ferro chamada de “gama”. Declinando mais a temperatura a cerca de 912°C, ocorre nova transformação alotrópica, com novo rearranjo atômico, voltando o

Materiais Elétricos e Magnéticos

reticulado a readquirir a forma cúbica centrada; essa forma alotrópica é chamada “alfa”. Abaixo de 912°C não ocorre mais qualquer rearranjo atômico. Não surge, pois, nenhuma nova forma alotrópica. Entretanto, a cerca de 770°C verifica-se uma nova transformação, ou seja, o ferro começa a comportar-se, ferro magneticamente.

Materiais Elétricos e Magnéticos

A cada transformação alotrópica corresponde um despren dimento de calor latente e fusão, como aliás ocorre quando o ferro líquido se solidifica. Assim, durante a solidificação e por ocasião das transformações alotrópicas, verificam-se mudan ças de energia que causam descontinuidade nas curvas de resfriamento e aquecimento, que são traduzidas graficamente quer como uma “parada” a uma temperatura constante, quer como uma modificação na inclinação da curva.