1ª AULA-SGA aluno (1)

17
SITEMA DE GESTÃO AMBIENTAL Prof. Isabela Ribeiro

Transcript of 1ª AULA-SGA aluno (1)

SITEMA DE GESTÃO AMBIENTALProf. Isabela Ribeiro

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

Afinal, O que é Gestão Ambiental?

A novíssima área de conhecimento e trabalho intitulada "Gestão Ambiental" vem causando muita confusão entre os especialistas em meio ambiente.

A dúvida se inicia com a pergunta, mas afinal o que é Gestão Ambiental?

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

Para responder esta difícil pergunta, antes de tudo deve ser esclarecido que a Gestão Ambiental possui caráter multidisciplinar, profissionais dos mais diversos campos podem atuar na área, desde que devidamente habilitados.

Antigamente existia uma divisão nítida entre os defensores da natureza (ditos ecologistas) e os que pregavam a exploração irrestrita dos recursos naturais.

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL Com o advento do termo "desenvolvimento sustentável" tornou-se necessária a formação de pessoas com um diferente perfil, profissionais que agregassem a visão ambientalista à exploração "racional" dos recursos naturais, aí surgiram os gestores ambientais.

A Gestão Ambiental visa ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. Esta organização vai desde a escolha das melhores técnicas até o cumprimento da legislação e a alocação correta de recursos humanos e financeiros.

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

O que deve ficar claro é que "gerir" ou "gerenciar" significa saber manejar as ferramentas existentes da melhor forma possível e não necessariamente desenvolver a técnica ou a pesquisa ambiental em si.

Pode estar aí o foco da confusão de conceitos entre a enorme gama de profissionais em meio ambiente.

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL Pois, muitos são parte das ferramentas de Gestão (ciências naturais, pesquisas ambientais, sistemas e outros), mas não desenvolvem esta como um todo, esta função pertence aos gestores ou gerentes ambientais que devem ter uma visão holística apurada.

Outra discussão sobre o que é "Gestão Ambiental" e o que é "Gerenciamento Ambiental", alguns defendem que a "gestão" é inerente à assuntos públicos (gestão de cidades, bacias, zonas costeiras, parques) e que gerenciamento refere-se ao meio privado (empresas, indústrias, fazendas).

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

Pode-se então concluir que a Gestão Ambiental é consequência natural da evolução do pensamento da humanidade em relação à utilização dos recursos naturais de um modo mais sábio, onde se deve retirar apenas o que pode ser reposto ou caso isto não seja possível, deve-se, no mínimo, recuperar a degradação ambiental causada.

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL Até os anos 60 – regulamentação ambiental era praticamente inexistente.

No principio dos anos 70, entre outras nações os Estados Unidos, começaram a exigir um contexto de regulamentações do tipo “comando e controle”

As empresas responderam no início dos anos 70 criando cargos específicos para gerentes ambientais e desenvolvendo algum tipo de programa de garantia da qualidade ambiental. Os quais normalmente incluíam auditoria ambiental.

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 1ª Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano – Estocolmo(1972) – foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Em 1987, a Comissão publicou o relatório “Nosso Futuro Comum” onde se consagrou a expressão Desenvolvimento Sustentável e estabeleceu com clareza o papel das empresas

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL Em 1992, no Rio de Janeiro durante a 2ª Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – empresas de países com legislação ambiental mais desenvolvidas passaram a alegar desvantagens competitiva com relação a outros países de legislação mais branda.

Em resumo, a gestão ambiental tem sido, e, com freqüência permanece ainda, reativa, fragmentada e focalizada em apagar incêndios em vez de evitar que ocorram em primeiro lugar. Por diversas razões, a gestão ambiental está agora evoluindo para uma abordagem mais sistemática.

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL Razões que contribuem para uma evolução para uma abordagem sistemática:

a) Custos crescentes da proteção ambiental b) Análises minuciosas por instituições financeiras e investidores;

c) Da regulamentação de meio único para múltiplos meios (busca abordagens preventivas invés daquelas focadas no final dos processos);

d)De "comando e controle" para incentivos de mercado;

e) Percepção da globalidade do meio ambiente;

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

Razões que contribuem para uma evolução para uma abordagem sistemática:

f) Exigência pelo desenvolvimento sustentável.

Da resposta a estas pressões depende a sobrevivência das organizações no longo prazo. Além disso, gestão ambiental pode representar muitos benefícios para as organizações.

BENEFÍCIOS DA GESTÃO AMBIENTAL

NORMAS E DIRETRIZES DE GESTÃO AMBIENTAL

As normas BS EN ISO 9000 (originalmente BS 5750, no Reino Unido) são exemplos do esforço para garantir a qualidade do produto. No caso de uma norma relacionada ao meio ambiente, esta teria que tratar, de maneira geral, dos resíduos e insumos do processo produtivo.

"O conceito de certificação surge para atestar que uma organização é capaz de atender a uma série de requisitos descritos em um padrão normativo" (Cajazeira, 1997).

BS 7750.

Em abril de 1991, os ingleses formularam o rascunho de uma norma de sistemas de gestão ambiental (SGA). Nesse período a BS 5750 (Qualidade) já estava firmemente estabelecida no meio industrial e o desenvolvimento de um trabalho similar na área ambiental parecia uma idéia lógica.

A BS 7750 está baseada em 11 requisitos que abrangem níveis diferentes da organização.

BS 7750. A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental(SGA) com base na norma BS-7750 deve contemplar:

Comprometimento da alta Administração; Revisão Inicial; Politica Ambiental; Organização e Pessoal; Efeitos Ambientais; Objetivos e Alvos. Programa Ambiental. Manual e Documentação.

BS 7750.

Controle Operacional. Registros; Auditorias do SGA. Revisão do SGA. Com o desenvolvimento das normas da série ISO 14000, a implantação dos Sistemas de Gestão Ambiental baseados na BS-7750 ficou restritas a poucas empresas.