Ds dia21 04 2016

16
PUB. SUL Rossio - Évora PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS diário do

description

Edição Diário do SUL - dia 21Abril2016

Transcript of Ds dia21 04 2016

Page 1: Ds dia21 04 2016

PUB.

SULRossio - Évora

PUBLICAÇÕESPERIÓDICAS

diário do

Page 2: Ds dia21 04 2016
Page 3: Ds dia21 04 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIAQUINTA-FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2016

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.757

a rádio que dá voz ao Alentejo

Romariaa caminhode Viana

Partiram da Moita e seguem pela “Canada Real”; são esperados no sábado

.... PÁG. 4

AAUÉ assinalou Dia de Enfermagem

.... PÁGS. 6 e 7

Efeméride

.... PÁG. 8

Évoracomemora Abrilem 25 locaisda cidade

.... PÁG. 5

33.ª edição termina dia 25 de Abril

Começa aOVIBEJA evai homenagearo seu mentor

A edição deste ano da maior feira de agropecuária do sul de Portugal, a Ovibeja, abre hoje com “lotação esgotada” e vai homenagear o seu mentor, Manuel Castro e Brito, que morreu recentemente.

Partiram da Moita ontem e chegam sábado a Viana do Alentejo. À frente da 16ª Romaria a Cavalo segue o carro-andor, puxado por dois cavalos brancos. Leva a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Pela “Canada Real”, também conhecida como “estrada dos espanhóis”, a comitiva aumenta à medida que a mais célebre cavalgada do país soma edições. Dezenas de charretes voltam a dar um colorido especial à aventura.

Universidade de Évoraquer ter alunosmais saudáveis

Pub.

Page 4: Ds dia21 04 2016

2 Tema de AberturaQUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016 diário do SUL

Portalegre n João Trindade

DIRECTORMADEIRA PIÇARRA

NOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Pub.

Um Relatório da Unicef sobre a situação das crianças no mundo dá-nos uma vergonhosa situação face a tantas delas ao abandono, na maior pobreza e à mercê de todas as sevícias e violências.

Em todos os continentes são vítimas dos adultos e das circunstâncias muitas vezes familiares sem que se verifi que uma tomada de posição universal para acautelar essas tragédias.

Também aqui no nosso País se registam situações gravosas e a maior parte nunca é conhecida.

Por muito que se tenha conseguido combater as situações de pobreza e abandono de crianças estamos longe de normalizar essa face negativa da sociedade.

Nesse sentido seria de grande nobreza moral e social que as pessoas sem descendentes deixassem apoios às Instituições que cuidam das crianças portuguesas. Prestariam assim um notável serviço ao País.

É justo também referir as Instituições Religiosas que nas suas missões ao longo dos tempos criaram em África Escolas e Casas de Abrigo para milhares de crianças poupando-as à fome e à degradação social.

Esta causa de salvar as crianças exige uma decisiva tomada de posição pelos Governos do mundo todo.

(...)Também aqui no nosso País

se registam situações

gravosas e a maior parte

nuncaé conhecida.

(...)

Enquanto o novo álbum não chega e na sequência do sucesso da campanha de crowdfunding para que ele fosse possível, que veio comprovar a força coletiva do projeto, na qual a SHE foi um

A SHE celebra o seu 167º Aniversárioe os Terrakota juntam-se à festa!

dos parceiros, os TERRAKOTA lançam o single/videoclip “Mexe Mexe”, que é uma das surpresas do álbum.

Trata-se de um tema Inspirado nos sons modernos oriundos do

Congo e Angola, que funde ritmo rootskota com beat ele-trónico numa colaboração com Beat Laden.

É neste contexto que, no sábado 23 de Abril, a banda se apresenta em Évora, mas desta vez no melhor cenário possível, a mítica Praça do Giraldo em mais um aniversário da SHE.

Venham disfrutar do espetá-culo sem fronteiras dos TER-RAKOTA que cantam e dançam desenfreadamente contra a lou-cura egocêntrica das sociedades humanas e pela libertação dos povos e de tudo o que vive com a sua energia contagiante.

A União das Freguesias de Malagueira e Horta das Fi-gueiras convida a população para a inauguração da expo-sição de pintura intitulada Malagueira, A anatomia do meu horizonteda autoria de António Couvinha e que terá lugar na sede da Junta de Freguesia da Malagueira no próximo dia 22 de Abril, sexta-feira, pelas 18h30.

Nesta exposição tornar-se-á possível reencontrar o Bairro da Malagueira. José Russo, presidente da União das Fre-guesias de Malagueira e Horta das Figueiras, manifesta o seu desejo de “encontrar os luga-

res que este bairro, desenhado exemplarmente pelo arquiteto Siza Vieira, nos oferece em cada hora do dia”, sendo “um extraordinário contributo para suscitar uma nova aten-ção sobre este projecto e este território que carece muito dos cuidados que não foram atendidos na última década e meia”.

Nas palavras do presidente do Município Carlos Pinto de Sá “a Malagueira vive da identidade que lhe é dada pelos traços e pela ambiência arquitectónica, identidade que também se origina e mol-da no respirar da sua vida”. Já para Manuel Branco, António

Couvinha realiza “um regresso à fruição do belo, da harmo-nia, da razão e da lucidez, ao prazer de nos extasiarmos perante uma pintura”, o his-toriador de arte afi rma mesmo que “é podermos voltar a en-tender e partilhar a pintura que parecia condenada a ser captada apenas por iniciados e, muitas vezes, apenas pelos seus autores”.

A exposição estará patente até ao dia 1 de Julho e é organi-zada pela União das Freguesias de Malagueira e Horta das Figueiras em parceria com a Câmara Municipal de Évora e a Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Olhar de António Couvinhasobre a Malagueira em exposição

Nas instalações do Centro de Acolhimento e Interpretação do Sítio Arqueológico das Ruí-nas Romanas de Torre de Pal-ma, em Monforte, decorreu a cerimónia de entrega aos auto-res dos trabalhos premiados no “Concurso de Ideias” promovi-do no âmbito do PTI (Plano de Turismo Integrado) - Fronteira, Alter do Chão e Monforte. Esta iniciativa surgiu com o intuito

de estimular a criatividade dos alunos dos referidos concelhos que integram o PTI, incluindo a EPDRAC (Escola Profi ssional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão), desafi ando-os a realizar conteúdos multimédia de promoção turística e a criar a mascote PTI.

Na cerimónia, para além dos alunos distinguidos, profes-sores, convidados estiveram

presentes os Presidentes dos municípios de Monforte e Fronteira, Gonçalo Lagem e Rogério Silva, pela autarquia de Alter do Chão, Cláudia Tá-vora. A (Associação de Desen-volvimento Integrado “Terras do Condestável”), Presidente da Direcção, Maria da Trindade Rolo de Campo; Direcção Re-gional de Cultura do Alentejo, Rafael Alfenim.

Concurso de ideias no Plano de Turismo Integrado

Page 5: Ds dia21 04 2016

3OpiniãoQUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

n João Oliveira*

Pub.

Os eborenses receberam a notícia do avanço da ligação ferroviária Sines-Badajoz com satisfação mas também com alguma preocupação.

Ficámos a saber recente-mente que a Infraestruturas de Portugal, S.A., empresa pública que resultou da fusão entre a Estradas de Portugal e a REFER, tem um projecto para a criação daquela ligação ferroviária uti-lizando a linha de Estremoz no troço urbano de Évora, “sepa-rando” uma parte da cidade de Évora da restante.

Se fosse por diante, este pro-jecto cortaria uma parte signifi-cativa da nossa cidade no lado nascente (entre o Chafariz D’El Rei e o Bairro da Comenda), im-pedindo a circulação rodoviária e de peões, cortando ligações directas ao centro da cidade, obrigando milhares de eboren-ses a circundar quase metade da cidade para poderem realizar

Um comboio a cortar a cidade?deslocações que hoje realizam diretamente em poucos minu-tos e criando outros problemas em serviços como a circulação de transportes públicos ou a recolha de lixo.

Além disso, e mais grave ainda, este projecto faria pas-sar a poucos metros de muitas habitações mais de 50 comboios de mercadorias por dia, alguns com 750 metros de compri-mento e transportando os mais variados tipos de carga, com os óbvios prejuízos para a qualida-de de vida, a tranquilidade e a segurança dos eborenses.

Este projecto tem sido, como não podia deixar de ser, motivo de justa preocupação e contesta-ção dos eborenses e da Câmara Municipal de Évora, tendo o Go-verno sido já questionado sobre os motivos que levaram a esta solução mas também, e mais importante, para que considere traçados alternativos.

Ninguém é capaz de desmen-tir que esta ligação ferroviária é um importante factor de desen-volvimento regional para todo o Alentejo.

Trata-se de um investimento decisivo para o futuro da região, pelo qual o PCP se tem batido, que pode contribuir para o de-senvolvimento da atividade pro-dutiva e a criação de emprego e

para o desenvolvimento regio-nal, sobretudo se estiver asso-ciado ao investimento na linha ferroviária convencional para transporte de passageiros que assegure melhores condições de mobilidade às populações.

Considerando tudo isso, ninguém negará também que a opção da Infraestruturas de Portugal relativamente ao tra-çado em Évora contraria em absoluto esses objetivos de desenvolvimento, pondo em causa de forma injustificada e desproporcionada a qualidade de vida das populações que dele podem vir a beneficiar.

É certo que este projecto não era novo e há vários que estava em ponderação.

Também é verdade que a pró-pria revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Évora em 2008 não criou condições para que fosse outra a solução para esta questão.

Mas não é tarde para evitar estes problemas e o apelo é para que os eborenses estejam unidos em defesa da sua qua-lidade de vida, da sua cidade e de um traçado para esta ligação ferroviária que respeite tudo isso contribuindo para o desen-volvimento do Alentejo.

* Deputado do PCP à Assembleia da República

Hoje dia 21 d Abril, o Dinis se estivesse entre nós, completaria 87 anos. Quem foi o Dinis assim era conhecido Dinis Fernandes Miranda, um dirigente do PCP que fez da luta pela liberdade o seu modo de vida e uma entrega total da sua vida ao seu Partido de sempre o PCP. Talvez seja importante aqui recordar uma sua afirmação num dos seus jul-gamentos pelo tribunal fascista, «Não sou cobarde e coloco aci-ma de tudo a minha dignidade e fidelidade ao meu Partido. Jamais, sejam quais forem as torturas a que for submetido, seja qual for a pena a que este tribunal me condene, trairei o meu Partido, o Partido Comu-nista Português, vanguarda da classe operária.»foi esta fibra que teve antes do 25 de Abril e manteve apos o 25 de Abril de 1974, até aos dias da sua morte. No 25 de Abril estava preso, mas logo que foi libertado, assumiu o seu posto, a sua chegada a Évora vindo da prisão foi marcante pelo mar de gente que o esperava. Mas não se deslumbrou com a recepção calorosa de imediato

O Dinis sempre ao lado dos trabalhadorese do povo

passou a participar na luta. As acções transformadoras do Alen-tejo, Reforma Agraria, Comissões Administrativas das autarquias, formação dos sindicatos e acima de tudo na afirmação ereforço organização do seu Partido, fo-ram lutas e acções que tiveram a participação activa do Dinis. Homem generoso e amigo, homem de cultura, homem de teatro amador, homem poeta. UM camarada generoso e amigo, muitos são os quadros do Partido por todo o Alentejo que lembram com saudade este dirigente do PCP, que marcou com a sua sen-sibilidade e firmeza ideológica a formação de inúmeros quadros. Deixou-nos à 26 anos, mas o seu exemplo perdura na nossa luta e na acção do PCP.Alvaro Cunhal presente no funeral de Dinis Miranda, afirmou “«os comunista não são comunistas para satisfa-zerem ambições, nem interesses pessoais, nem proventos, nem privilégios. Se alguém no Partido é movido por tais motivações acaba mais cedo ou mais tarde por afastar-se ou ser afastado. Os comunistas são comunistas porque têm um ideal libertador, uma conduta revolucionária, porque consideram a acção po-litica, não como uma forma de com a politica se servirem a si próprios ou quaisquer clientelas, mas como forma de, com a po-

litica, servirem os trabalhadores, servirem o povo, servirem o País.» Foi desta forma que o Dinis se entregou à luta do seu Partido, hoje quando vivemos um tempo diferente, um tempo em que será a luta a determinar a devolução aos trabalhadores e ao povo di-reitos que lhe foram roubados, um tempo em que se prepara o XX Congresso do PCP com os trabalhadores e o povo na luta pela democracia e o Socialismo, o exemplo deste dirigente do Partido deve contribuir para reforçar a nossa acção e interven-ção para um Partido mais forte e mais interventivo.Como tanta vez dizia o Dinis, os comunistas não são revolucionários acaba-dos, mas distinguem-se pelo seu grande amor ao povo, pelo humanismo e porte moral e dizia ainda o PCP não é só uma escola de formação politica, é também uma escola de caracter. Neste dia do seu aniversário não devemos ficar pela sua evocação, devemos interiorizar o seu exemplo e con-tinuar o legado que nos deixou para sempre. Não tenhoduvidas que em muitos de nós, na nossa luta e na nossa acção muitas das vezes o lembramos como uma força da natureza, como ele era capaz de transmitir confiança na luta e no papel insubstituível do Partido Comunista Portugues.

Diamantino Dias

Page 6: Ds dia21 04 2016

diário do SUL4 RegionalQUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016

n Roberto Dores

Romaria a Cavalo a caminho de Viana do Alentejo

Cavalgada pela “Canada Real” junta 300 romeiros

Pub.

Fotos Exclusivas

artiram da Moita ontem e chegam sábado a Viana do

Alentejo. À frente da 16ª Romaria a Cavalo segue o carro-andor, puxado por dois cavalos brancos. Leva a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Pela “Canada Real”, também conhecida como “estrada dos espanhóis”, a comitiva aumenta à medida que a mais célebre cavalgada do país soma edições.

Dezenas de charretes voltam a dar um colorido especial à aventura. A romaria que une fés

Pe tradições volta a “pisar” os caminhos de terra batida, entre quintas, vinhas e montes.

E há novidades para este ano. “Temos dois percursos novos, porque é sempre importante ir acrescentando algo de novo para melhorarmos cada vez mais”, sublinhava Bernardino Bengalinha Pinto, o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, ao “Diário do Sul”, após a cerimónia formal em que se fizeram votos de boa viagem aos peregrinos.

Este ano estiveram presentes os três canais de

televisão para assistirem à partida, pela primeira vez em 16 anos. “O máximo que tínhamos conseguido era trazer cá dois canais em simultâneo, mas isto hoje confere um grande mediatismo ao nosso evento”, admitia o autarca, sendo corroborado pelo autarca da Moita, Rui Garcia, para quem a romaria está “cada vez mais consolidada e atrativa”, revelando que esta edição tem “mais cavalos inscritos e não inscritos (alguns acabam por se inscrever só a meio da viagem) do que nos outros anos”.

A chegada a Viana do Alentejo está agendada para sábado à tarde, à qual vai assistir a madrinha, a atriz Sílvia Rizzo, enquanto no domingo os romeiros participam na Procissão de Nossa Senhora d’Aires, a quem vão pedir a bênção dos seus animais. Um ritual que durante largas décadas foi praticado pelos agricultores ribatejanos, mas que há mais de 70 anos viria a ser interrompido, para “ressuscitar” em 2000 por um grupo de amigos.

Recorde-se que os agricultores da Moita deslocavam-se anualmente a Viana do Alentejo

com os seus animais para, no dia da Procissão de Nossa Senhora d’Aires, pedirem à padroeira a proteção do gado e boas colheitas. O crescente abandono da atividade agrícola, mergulhada numa crise estrutural que conduziu ao abandono da terra, levou ao desaparecimento da tradição.

Recorde-se que apesar do carácter religioso na sua génese, nos dias de hoje, a romaria assume uma vertente mais lúdica, de convívio entre os romeiros, que se deslocam de todo o país e do estrangeiro para participarem no evento.

Page 7: Ds dia21 04 2016

5RegionalQUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Pub.

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

O

Associação Académica da UÉ assinalou ontem Dia de Enfermagem

Universidade de Évora quer ter alunos mais saudáveisprojeto de “Universidade Saudável” foi um dos principais temas do Dia de Enfermagem, organizado pela Associação Académica da

Universidade de Évora (AAUE), ontem, no auditório do Colégio do Espírito Santo. O objetivo foi interiorizar e sensibilizar a comunidade universitária para o conceito de saúde, a partir de uma perspetiva ampla, livre e participativa que permita desenvolver condutas saudáveis. Esta iniciativa teve como convidado especial o professor José Ramon Riera, especialista na matéria e pró-reitor da Universidade de Alicante que apresentou o projeto e a rede espanhola de universidades saudáveis que assenta, entre muitas outras vertentes, numa alimentação sadia, prática de exercício físico e eliminação de barreiras de acessibilidade.

O conceito de “Universidade Saudável” encerra uma filosofia já enraizada na comunidade académica espanhola e latino americana, como explicou o professor José Ramón Riera. Em seu entender, quanto mais saudáveis forem os alunos, melhores profissionais serão quando chegarem ao mercado de trabalho, “constituindo-se como agentes que serão capazes de promover a saúde fora da universidade”.

O pró-reitor da Universidade de

Alicante, onde este projeto está a ser desenvolvido há já quatro anos, lembrou que para que este desígnio seja atingido “é preciso vontade, otimizando os recursos humanos da instituição, de forma a potenciar uma melhor saúde aos alunos”.

A atividade física foi considerada fundamental, bem como a alimentação e a nutrição, considerando que é algo que tem que estar interiorizado na instituição, mas alertando também para o respeito do género, da

religião e das crenças. O desenvolvimento de ações que conduzam à máxima acessibilidade para todas as pessoas, quer para as que têm mobilidade reduzida ou não foi igualmente apontado como decisivo para conseguir fomentar-se uma universidade saudável.

José Ramón Riera salientou que o objetivo final “é promover um contexto o mais saudável possível, quer em termos da parte física, mental, espiritual e social. Todos estes tipos de saúde têm que estar interligados e se um deles falha tem repercussões em todos os outros e, consequentemente, no bem-estar das pessoas”.

Após quatro anos deste projeto estar a funcionar na Universidade de Alicante, o pró-reitor garantiu que se registaram mudanças na

sua instituição. E exemplificou: “Aumentou-se o uso da bicicleta, eliminaram-se barreiras de acessibilidade, criaram-se menus saudáveis com a exclusão de componentes maléficos para a saúde e estamos, agora, a desenvolver ferramentas que permitam monitorizar a qualidade das refeições”.

Escola de Enfermagemtem planode prevençãode Sidae alimentação saudável

Com o intuito de fazer da Universidade de Évora também

uma instituição saudável há já uma iniciativa em curso, promovida pela Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (UE-ESESJD), e intitulada “A caminho de uma UEvora Saudável”. De acordo com a professora desta escola, Margarida Sim-Sim, há dois projetos que merecem destaque. Um primeiro tem a ver com a prevenção do VIH Sida “porque é uma comunidade jovem que tem naturalmente nesta fase da vida várias experimentações, há vários contatos, várias nacionalidades que se cruzam e o desenvolvimento afetivo e sexual”. Neste sentido, a docente explicou que são feitas intervenções nos vários campus da universidade e nas festas académicas. Um outro projeto

está relacionado com a alimentação como uma forma saudável de viver o dia-a-dia. “O estudante está fora de casa, come muito mal porque tem que despachar-se, tem que comer no café muitas vezes. Então cabe à universidade fazê-lo regressar às boas práticas, fomentando um ambiente saudável na cantina com uma ementa apelativa”, sustentou.

Estas e outras ideias foram reiteradas por Beatriz Azaruja, vice-presidente da AAUE, que sublinhou que a escolha da temática “Universidade Saudável” assentou no facto de “mostrar que a universidade não é apenas ensinamento pedagógico, mas também ajudar-nos a estar melhor com nós próprios e com quem nos rodeia”. A dirigente estudantil anunciou que a AAUE gostaria de eliminar as bebidas calóricas e os chocolates que existem nas máquinas de venda automática, “com vista a contribuir para uma melhor qualidade de vida”, advertindo que não sabe ainda quando isso vai ser implementado.

Page 8: Ds dia21 04 2016

Pub.

diário do SUL6 RegionalQUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016

Debate na Ovibeja promovido pela ACOS:

A 33ª edição da Ovibeja abre portas ao público hoje. De 21 a 25 de Abril, acontece a maior feira agrícola do País sob o signo de “Terra Fértil – Mostra de Inovação Agrícola e Agribusiness”.

Com mais de 1000 expositores dos mais diversos sectores de actividade, a Ovibeja destaca-se pela apresentação e discussão de temas de interesse nacional e regional. Entre os vários colóquios agendados, sublinha-se o que está a ser promovido pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul. “Desafios da Agricultura e o PDR2020” é tema colocado em cima da mesa, no dia 22 de Abril, a partir das 14h30, no Auditório do NERBE. Com a presença

do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, o colóquio tem como oradores, o Presidente do Conselho Directivo do IFAP, Luís Souto Barreiros; o Director do GPP, Eduardo Dinis e a Gestora da Autoridade de Gestão do PDR2020, Gabriela Freitas. A moderação vai estar a cargo do jornalista Manuel Carvalho, do Jornal Público.

Muitas mais são as conversas sobre agricultura e empreendedorismo, promovidas por entidades públicas e privadas participantes na Ovibeja. “Empreendedores Agrícolas”, “A Agricultura vista pela Sociedade”, “Conversas de Agricultura na Ovibeja”, “Rastreabilidade do Prado ao Prato”, “Agricultura de Precisão”, “Apresentação

de Projectos de Investigação”, “Design Thinking”, “Transferência de Tecnologia”, são alguns dos temas em reflexão. Destaca-se ainda o “Lançamento da 5ª edição do Prémio Nacional de Agricultura”, por uma instituição bancária presente, “O Porco de Raça Alentejana” e Movimentação de Bovinos/Pequenos Ruminantes e Plataforma IDigital – Normas Legais e Alertas. Este último é organizado pela Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Com uma programação muito diversificada, virada para todos os públicos-alvo, a Ovibeja é organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul – e deverá contar com a visita de cerca de 200 mil pessoas.

“Desafios da Agricultura e o PDR2020”

Pub.

Page 9: Ds dia21 04 2016

7RegionalQUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Pub.

Pub.

Ovibeja abre hojee vai homenagear mentor

edição deste ano da maior feira de agropecuária do sul de Portugal, a Ovibeja,

abre hoje com “lotação esgotada” e vai homenagear o seu mentor, Manuel Castro e Brito, que morreu recentemente.

A 33.ª Ovibeja, a primeira desde a morte de Castro e Brito, vai decorrer até segunda-feira, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, com “mais de mil expositores” para mostrar “todo o Alentejo deste mundo”, disse Claudino Matos, porta-voz da feira, organizada pela associação ACOS - Agricultores do Sul.

“Houve um aumento entre 20% e 25% no número de expositores em relação à edição de 2015 e a feira deste ano vai estar completamente cheia, com lotação esgotada”, frisou.

Segundo Claudino Matos, “o pai, mentor e grande dinamizador” da Ovibeja e que era presidente da ACOS, Manuel Castro e Brito, que morreu no passado dia 29 de março, em casa, na aldeia de Baleizão, no concelho de Beja, vítima de doença súbita, vai ser homenageado duas vezes na feira deste ano.

A primeira homenagem, de caráter mais institucional, vai decorrer na sessão de abertura da feira, marcada para hoje, às 16:00, com a presença do ministro da

Agricultura, Luís Capoulas Santos, indicou.

A segunda homenagem, aberta aos visitantes da Ovibeja, vai ser realizada no sábado, às 15:00, na avenida principal do recinto da feira, e inclui a exibição de um filme e o descerrar de uma lápide evocativos da memória de Manuel Castro e Brito, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Ao partir, Manuel Castro e Brito deixou-nos dois legados muito importantes e muito complicados em termos de gestão futura, a Ovibeja e a ACOS, que ele criou, mas vamos tentar perpetuar a memória e as ideias dele, seguir em frente e dar continuidade ao trabalho que ele iniciou e desenvolveu nos últimos 33 anos. Vamos para a 33.ª Ovibeja, é obra”, sublinhou Claudino Matos.

A Ovibeja deste ano tem como novidade o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios dedicado à cultura alentejana e onde vão ser apresentadas exposições sobre cante alentejano e chocalhos, classificados como Património da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Além de uma exposição sobre lã, o pavilhão vai mostrar um “museu vivo” de artes e ofícios tradicionais com cerca de 80 artesãos a trabalhar ao vivo, assim

como sessões de cante, tertúlias e “workshops”.

A Ovibeja deste ano volta a apostar no pavilhão “Terra Fértil”, que é dedicado às novas culturas agrícolas, ao agroalimentar e às agroindústrias, e vai mostrar projetos, produtos e serviços agrícolas inovadores e potenciar agronegócios.

A feira será também palco de vários colóquios sobre assuntos do mundo agrícola e destino incontornável de uma “romaria” de políticos, entre governantes e líderes partidários.

Expositores de empresas e instituições, comércio de produtos, gastronomia, provas de azeites e entrega dos prémios do 6.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra, a 21.ª Mostra de Aves, a 20.ª Corrida de Touros Ovibeja, demonstrações cinotécnicas e de tosquia, garraiadas, leilões de gado e provas desportivas são outras ofertas da feira.

Quanto ao cartaz de espetáculos para animar as “ovinoites”, os destaques vão para os concertos de D.A.M.A (quinta-feira), Carlão (sexta-feira), Nelson Freitas (sábado) e David Carreira (domingo).

As “ovinoites” vão prolongar-se madrugada fora com sessões dos dj Carolina Torres (quinta-feira), Miguel Quintão (sexta-feira), Pantaleão (sábado) e Ana Isabel Arroja (domingo).

A

Page 10: Ds dia21 04 2016

diário do SUL8 RegionalQUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016

Évora comemora Abril em 25 locais da cidade

Pub.

Pub.

Organizado pela Câmara Municipal de Évora e pelas Uniões das Freguesias de União de Évora (Centro Histórico), de Malagueira e Horta das Figueiras e de Bacelo e Senhora da Saúde o Vozes de Abril compreende a atuação de 16 grupos corais e instrumentais do concelho de Évora, reunindo mais de 160 cantores e músicos em mais de 30 mini concertos surpresa, em 25 espaços no centro e nos bairros de Évora.

Com uma duração máxima de 10 minutos estes mini concertos não são anunciados, pretendendo constituir uma agradável surpresa a quem assiste, tendo lugar em espaços onde normalmente não há música ao vivo, como locais de trabalho, lugares de passagem, de chegada e de partida.

No entanto, irão haver dois momentos em que todos os participantes se poderão encontrar em atuações coletivas integradas nas comemorações do 25 de Abril, o que decor-

rerá nos dias 23 Abril às 11h em frente à Biblioteca Pública de Évora, comemorando também o Dia Mundial do Livro e do Autor e, pela meia-noite do dia 25 de Abril na Praça do Giraldo.

Neste programa participam o Grupo de Cantares do Centro de Convívio da CME, Grupo Coral ARPIFHF, Grupo de Cantares da Sociedade Recreativa e Dramática Eborense, Grupo de Cantares da AHRIE, Grupo Coral e Instrumental Vozes de Canaviais, Grupo da Associação de Reformados e Idosos do Bacelo, Cantadeiras da ARPIFSS, Grupo Vozes do Alentejo, Coro da Universidade de Évora, Grupo Cantares de Évora, Vozes do Imaginário e Gigabombos do Imaginário, Cantadeiras de S. Miguel e Cantadores “Os Marchantes”, Estrelas da ARIFM, Grupo Coral da ARPIE, Tuna da Universi-dade Sénior de Évora e Grupo Pastores do Alentejo.

Escola Básica S. Mamede, Escola Básica Horta das Figuei-ras, Escola Secundária André de Gouveia, Tuna Académica do Liceu de Évora, Escola Secundária Gabriel Pereira, IEFP- Centro de Formação, Universidade Sénior de Évora, Hospi-tal do Espírito Santo, Hospital do Patrocínio, Rodoviária do Alentejo, Art Café e Cendrev são as instituições que apoiam esta iniciativa que pretende dar a conhecer o trabalho dos grupos corais e instrumentais de Évora e comemorar Abril com todos através das vozes de mais de 160 cantores e músi-cos de todo concelho.

Com cerca de 200 inscritos, um número que superou todas as expetativas, e com três percursos diferentes, a caminhada partiu de Alcáçovas, Aguiar e Viana do Alentejo, bem cedo, rumo ao Monte do Sobral, local emblemático da revolução dos cravos por ter sido aí, o local onde se realizou o primeiro encontro dos Capitães de Abril.

Ao longo dos três percursos, os mais de 200 participantes, tiveram a oportunidade de conviver e praticar atividade física, num contacto direto com a natureza e a beleza das paisagens alentejanas, onde o montado é rei, ao longo dos mais de 10 km de caminhada.

A Caminhada de Abril teve continuidade com a oferta de t-shirts alusivas à can-didatura do Fabrico dos Chocalhos a Património Imaterial da Humanidade e com um momento de convívio num almoço a todos os participantes,oferecido pelo Município de Viana do Alentejo, numa parceria com o Monte do Sobral.

É de salientar e agradecer o importante papel do Projeto Alcáçovas Outdoor Trails na preparação da Caminhada de Abril, o que se tornou fundamental para o sucesso da iniciativa.

No âmbito das Comemoraçõesdo 42.º Aniversário da Revolução de Abril,realizou-se, no passado dia 17,a tradicional Caminhada de Abril.

Vozes de Abril: Mini Concertos Perto de Si é o nomeda iniciativa que decorrerá no concelho de Évoraentre os dias 18 e 24 Abril.

Page 11: Ds dia21 04 2016

9PublicidadeQUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

��������

�����������������������

�������������������������

�������������������������������

���������������������������������

�������������������������������

������������������������

����������������������������

�����������������������������

�������

�������������������

������������

������������

���������

���������������������������

����������������������������

��������������������������

������������������������

�������������

���������������������

�������

����������������

�������������������������

�������������������������

���������������������������

�����������������������������

���������������

���������������������

�������

��������������������

����������

���������������������������������

����������������������������

���������������������������

�������

����������

������������������������������

����������������

��������������������

�������

��������������������

���������������

�������������������������������

������������������������������

���������������

�������

Page 12: Ds dia21 04 2016

diário do SUL10 SociedadeQUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016

NECROLOGIA

Ponte Sôr

MARIA ALBINA TELES BRAGUEZCALDEIRINHA ROMA

Faleceu dia 19/04/2016, em Póvoa de Santa Íria, a senhora D. Maria Albina Teles Braquez, de 89 anos de idade, natural de S. Mamede (Évora) e que residia em Évora.

Dia 20/04/2016 na Igreja da Sagrada Família (Alanos), foi celebrada missa de corpo presente às 10 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

ROSA RODRIGUES COELHO Faleceu dia 19/04/2016, em Évora, a senhora D. Rosa Rodrigues

Coelho, de 86 anos de idade, natural de Cabeção (Mora), e que residia em Évora.

Dia 20/04/2016 na Igreja Nª Srª Fátima (Bacelo), foi celebrada missa de corpo presente às 10:45 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério do Espinheiro em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

JOÃO ANTÓNIO COINCASÉ com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. João António

Coincas, de 91 anos, viúvo de Deolinda Esperança, pai de José João, Ana Jacinta e Hortense Mariana, natural de Arraiolos e residente na Rua 25 de Abril - Igrejinha.

O seu corpo esteve em câmara ardente na Casa de Velórios da Igrejinha, onde dia 20.04.2016 pelas 15:00H foi celebrada a enco-mendação, seguindo o seu funeral para o Cemitério da Igrejinha.

Tratou do funeral a Agência Funerária DiasLojas em Évora e Arraiolos

JOÃO ANTÓNIO DOS SANTOSFaleceu dia 20/04/2016, em Évora, o senhor João António dos

Santos, de 81 anos de idade, natural de Évora, casado com a senhora Maria de Lourdes Lopes Semião Santos, e que residia em Évora.

Dia 21/04/2016 na Igreja Sagrada Família (Alamos) será celebrada missa de corpo presente às 15 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Pub.

Sua esposa, Joaquina Rosa da Horta Cravosa, fi lhos e restantes familiares na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio informar a todas as pessoas de suas relações e amizade, que hoje quinta-feira, dia 21 de Abril será celebrada Missa de 7º dia do seu falecimento, pelas 18:30 horas na Igreja da Sagrada Familia (Álamos) Évora. Agradecendo desde já a quem se Missa de 7º dia do seu falecimento, pelas 18:30 horas na Igreja da Sagrada Familia (Álamos) Évora. Agradecendo desde já a quem se Missa de 7º dia do seu falecimento, pelas 18:30 horas na Igreja da

dignar a assistir a tão piedoso acto.

GABRIEL FRANCISCO LOURINHO CRAVOSA

Missa de 7.º Dia

SERVILUSA SERVILUSA SERVILUSA (800 204 222

Agência Funerária Pestana

Se só fosse possível uma pa-lavra para caracterizar a Bênção/partida da Romaria Moita – Via-na do Alentejo que aconteceu no Largo da Igreja na Moita essa palavra seria, certamente, emo-ção. Tive e senti emoção. Este laço de emoção entre Romeiros, organização e população eleva a alma da Romaria e consolida defi nitivamente um grande acontecimento. Mesmo quem já viveu e conhece a Romaria, se surpreende e se deixa contagiar. Foi magnífi co ver centenas de cavalos e cavaleiros, muitos em veneração, na Igreja Matriz da bonita e charmosa vila da Moita.

Logo de manhã cedo, chega-se à Moita e o cheiro a cavalo não engana. Percebe-se mais gente do que em anos anterio-res; mais cavaleiros engalanados com bonitas vestes de festa, como se quisessem rivalizar com a elegância e altivez dos bonitos cavalos, cada um mais bonito que o outro. Só a beleza das diferentes e diversifi cadas raças justifi ca a ida à Moita. Em todo aquele recinto, além de uma enorme azáfama, reparti-da entre cavalos e cavaleiros, é inequívoca uma certa vaidade, incontornável, aqui estranha-mente até a vaidade fi ca bem. O Carro Andor lá está, pronto para levar a Nª Senhora da Boa Viagem até junto da Nª Senhora

D’ Aires em Viana; um encontro ancestral, tradicionalmente tes-temunhado por lavradores que anualmente pediam por boas colheitas no magnífi co Santuá-rio de Viana. Este ano a condu-ção do Carro Andor está a cargo da Associação Equestre de Viana do Alentejo, os rigorosos e ade-quados trajes dos condutores da carruagem Santa evidenciam que nem esse pormenor foi des-curado. Tudo justo e perfeito.

Mas por detrás de todo este enorme circo, há homens e mulheres que muito antes, e especialmente nestes dias, tudo fazem para que nada falhe. São Homens de bons costumes que, em cada momento, em per-manência, na mais improvável ocorrência, assumem o rosto da Romaria. Foi um enorme gosto e prazer rever a Iza e o Quim, os incansáveis funcionários da C Municipal de Viana do Alen-tejo, que bem simbolizam e representam toda a organização operacional e a quem muito a Romaria deve. Sem eles, a Ro-maria seria certamente menos Romaria.

Sábado, dia 23 a apoteose é, às 17:00, em Viana do Alentejo com a chegada da Romaria. Imperdível, único e gratuito. Não se arrisque a faltar, um verdadeiro orgulho em sermos Alentejanos.

Carlos A Cupeto

Romaria

Beleza, tradição, biodiversidade, cultura, arte, emoção...,isto é a Romaria.

O Ministério Público (MP) na instância local de Ponte de Sor, deduziu acusação contra um homem de 42 anos por violência doméstica.

Segundo a acusação, citada na página da Internet da Procurado-ria da Comarca de Portalegre, o arguido exigia à sua mãe dinheiro para comprar álcool e drogas e, sempre que lhe era recusado, partia objetos da residência, insultava a ofendida e ameaçava que deitaria fogo à casa.

O arguido encontra-se em prisão preventiva por ter violado as medidas de coação que lhe tinham sido impostas, nomeadamente a de proibição de contactos com a mãe e a de se manter afastado da sua residência.

Homem acusado de violênciadoméstica

[email protected]

Page 13: Ds dia21 04 2016

11RegionalQUINTA-FEIRA , 21 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Alentejo

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 Billie Holiday - Sensacional12:00 Natureza e Vida Selvagem13:00 Liberdade 2114:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:50 Euronews16:00 Zig Zag20:38 Rapazes Do Nada21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 Uma Aldeia Francesa22:50 Design PT23:25 Os Últimos Segredos Do Terceiro Reich00:20 No Ar00:50 Universidade Aberta01:20 Um Crime, Um Castigo02:20 Sociedade Civil03:20 Euronews

06:00 Edição Da Manhã

08:45 A Vida Nas Cartas: O

Dilema

10:00 Queridas Manhãs

13:00 Primeiro Jornal

14:30 Dancin’ Days

15:45 Grande Tarde

19:00 I Love Paraisópolis

20:00 Jornal Da Noite

21:30 Coração D’Ouro

22:30 Poderosas

23:30 A Regra Do Jogo

00:30 C.S.I.

01:30 Cartaz Cultural

02:15 Podia Acabar O Mundo

03:00 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal10:00 A Praça13:00 Jornal da Tarde14:15 Bem-vindos a Beirais15:00 Agora Nós18:00 Portugal em Direto19:00 Fatura da Sorte19:15 O Preço Certo19:45 Direito de Antena20:00 Telejornal20:45 As Palavras e os Atos21:15 The Big Picture22:15 Aqui Tão Longe23:00 O Saliente de Ypres00:00 5 Para a Meia-Noite01:15 Forever02:00 Central Parque02:45 Os Nossos Dias04:15 Televendas05:00 Network Negócios 201605:30 Hora dos Portugueses (Diário)05:45 Online 306:00 Manchetes 3

diário do sulTVPROGRAMAÇÃO TELEVISÃO

RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – VieiraBORBA – CentralESTREMOZ – GrijóÉVORA - AvóMONTEMOR-O-NOVO – SepúlvedaMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Misericórdia REDONDO – Casa do PovoREGUENGOS MONSARAZ – MartinsVENDAS NOVAS – RibeiroVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – DiasALMODÔVAR – AureaALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – PalmaCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Fialho MOURA – Nataniel PedroSERPA – Central VIDIGUEIRA – Costa

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – AlterARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – CentralCASTELO DE VIDE – RoqueCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – EuropaFRONTEIRA – Costa CoelhoGAVIÃO – Pimentel MONFORTE – JardimNISA – Seabra PONTE DE SÔR – Matos Fernandes PORTALEGRE – Cunha MirandaSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – MisericórdiaGRÂNDOLA – Moderna; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – BarradasSINES – Central

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraAguac. Máx.: 19º C Min.: 8º C

Quinta-feira, 21

BejaAguac. Máx.: 19º C Min.: 8º C

PortalegreAguac. Máx.: 16º C Min.: 8º C

Évora - PSP- 266760450- GNR - 266748400- Protecção Civil- 266777150- Bombeiros Voluntários- 266702122- Hospital Espírito Santo - 266740100- Taxis- 266735735- Estação Caminhos Ferro - 707210220- SEF- 266 788 190 / 808 202 653- Universidade de Évora- 266740 800- Acção Social U.E.- 266 745 610- Piscinas Municipais- 266 777 186

Elvas- Bombeiros Voluntários- 268636320- PSP - 268639470- GNR - 268637730- Hospital Santa Luzia - 268 637600- Centro Saúde - 268622719- EDP - LTE - 800505505- Serviço de Águas - 268622267- Câmara Municipal Elvas - 268639740- Táxis - 268622287- Estação Caminhos Ferro - 707210220- Rodoviária do Alentejo - 268622875- Tribunal Judicial Elvas - 268639156

Telefones de Urgência- Repartição Finanças - 268622527

Beja- PSP - 284313150- GNR - 284311670- Protecção Civil - 284313050- Bombeiros Voluntátios - 284311660- Hospital de Beja- 284310200; 284310215 (horário nocturno)- Câmara Municipal - 284311800- Serv. Protecção Civil - 284311814- Posto de Turismo - 284311913- EMAS - 284313450 / 284313455- EDP - 284005000 / 800506506- Táxis de Beja - 284 322 474- Gare Rodoviária - 284313620- Caminhos de Ferro CP - 707210220

Portalegre- PSP- 245300620- GNR -245330888- Protecção Civil- 245201203- Bombeiros Voluntários - 245300120

Ñaque foi escrito em 1980, Espanha encontrava-se num processo político que ficou conhecido por “La transici-ón” que conduziu o país da ditadura franquista ao sistema democrático.

“ÑAQUE, ou sobre piolhos e acto-res”, versão americana de José Sanchis Sinisterra é uma obra divertida que gira em torno da temática da condição do ator, da sua posição na sociedade e de-senvolve-se numa relação que este vai construindo com o público. O público inter-relaciona-se com os atores forma parte do espetáculo, a parte primordial para que existam as representações teatrais. O público que, desde o seu lugar, escuta e espera divertir-se com a representação.

Arrastando uma velha arca que guarda todo o aparato teatral, Rios e Solano chegam ao “aqui” e “agora” da representação, procedentes de um longo vagabundear através do espaço e do tempo. Hão-de apresentar perante o público um tosco espetáculo, mas o cansaço, as dúvidas e os temores atra-sam, interrompem uma e outra vez a atuação, num diálogo deliberado que os aparenta a Vladimiro e Estragón, os ambíguos clowns de Samuel Beckett.

“ÑAQUE… Dois homens que ape-nas trazem consigo uma barba de sa-marra, que tocam tamborim e cobram a meio-vintém… Que vivem satisfeitos, dormem vestidos, caminham nus, co-

“ÑAQUE, OU SOBRE PIOLHOS E ACTORES”CENDREV em ESTREIA no Teatro Garcia de Resende

HOJE, dia 21 de Abril, às 21h30mem esfomeados, despiolham-se no verão nas searas, e no inverno, com o frio, não sentem os piolhos…”

Interpretação e Encenação: José Russo e Jorge Baião, Cenografia e Guar-da-Roupa: Helena Calvet, Desenho Mu-sical: Domingos Galésio, Iluminação: António Rebocho, Construção: Tomé Baixinho e Paulo Carocho, Secreta-riado: Ana Duarte, Produção: Cláudia Silvano, Fotografia: Paulo Nuno Silva, Comunicação: Alexandra Mariano e José Neto, Design Gráfico de Milideias – Rui Belo.

Espectáculo estará em cena até dia 1

de Maio, de quarta a sábado, às 21h30 e domingos, às 16h00

Informações e Reservas: 266 703 112 ou através do e-mail:[email protected]

Uma exposição de metrologia vai ser inaugurada no próximo sábado, às 15:00, no Museu Agrícola e Etnográfico, em Vila Viçosa, no distrito de Évora.

A mostra, promovida pela Câmara de Vila Viçosa, tem o objetivo de manter viva a memória do “aferidor municipal” e dos pesos e medidas usados antigamente.

Segundo a autarquia, era da responsabilidade das câmaras municipais a função de verificar a exatidão dos pesos e medidas existentes na sua área de intervenção.

O “aferidor municipal” estava munido com instrumentos que permitiam verificar a exatidão dos pesos e medidas que eram utilizados nos diferentes estabelecimentos comerciais.

Turismo adere a Associaçãodas Rotas dos Vinhos

A Turismo do Alentejo e Ribatejo é a mais recente entidade a aderir à Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP).

A adesão foi aprovada numa Assembleia Geral que a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo realizou em Reguengos de Monsaraz.

A ARVP conta com várias entidades associadas ligadas à promoção e valorização do turismo, como a Associação Nacional de Turismo e as Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte de Portugal, do Centro e do Algarve.

A admissão da ERT do Alentejo e Ribatejo será aprovada na próxima Assembleia Geral da ARVP, que se realiza no dia 12 de maio, em Sintra, por ocasião das come-morações do 2.º aniversário da associação.

Vila Viçosa

Exposição de metrologiaabre no sábado

Estremoz

Exposição Rainha SantaAté 24 de Julho continua a exposição na Galeria Municipal com peças de arte-

sãos que homenageiam a Rainha Santa Isabel, assinalando o 500.º aniversário da beatificação pelo Papa Leão X pelos seus actos de benemerência.

06:30 Diário Da Manhã

10:10 Você Na TV!

13:00 Jornal Da Uma

14:43 Mundo Meu

16:00 A Tarde É Sua

19:00 The Money Drop

20:00 Jornal Das 8

21:40 A Única Mulher

22:57 Santa Bárbara

00:00 Love On Top: Extra

01:00 Grimm

02:00 Autores

03:00 Queridas Feras

05:00 TV Shop

meo 643891meo 7000

Faça Like na nossa página do facebook

Prémio para Comenda GrandeReserva Tinto2012

Page 14: Ds dia21 04 2016

O

Segundo o Ranking da BloomConsulting

ANO: 47.º NÚMERO: 12.757 PVP: 0,75€ QUINTA-FEIRA, 21 DE ABRIL DE 2016

Siga-nos no Twitter

@diariodosulInformação regional.

Pub.

concelho de Évora é o melhor de todo o Alentejo para viver,

visitar e fazer negócios. A conclusão é do “City Brand Ranking”, uma espécie de top dos melhores municípios do país, feito pela consultora “BloomConsulting”.

Segundo esta empresa de con-sultadoria, no 19º lugar nacional Évora assume-se, uma vez mais, como líder incontestado da região alentejana, vencendo em todas as três categorias. O principal fator que continua a defi nir Évora como líder é o bom desempenho ao nível de Digital Demand, onde nesta região, apresenta os melhores resultados em todas as dimensões.

A terceira edição do Portugal CityBranding Ranking, no que à Região Alentejo diz respeito, e que incluí o ribatejo como área territo-rial alentejana, mostra que apenas Évora continua a conseguir afi rmar o município de Évora no Top 25 dos municípios Portugueses, com a agravante de continuar a descer no Ranking Geral, estando agora posicionado na 19ª posição.

O estudo não apresenta altera-

ções nas 2ª e 3ª posições, surgindo os municípios de Beja e Santarém respetivamente. A cidade de Beja apresenta um bom resultado ao nível da categoria Visitar, enquanto a cidade de Santarém apresenta o seu melhor resultado na categoria de Viver.

Importa ainda destacar o município de Vendas Novas que continua o seu caminho positivo na tabela ocupando agora a 19ª posição a nível regional, realce ainda para Ponte de Sôr e Salva-terra de Magos que aparecem, pela primeira vez no Top 25 regional, surgindo agora na 21ª e 23ª posi-ção respetivamente.

Apesar dos principais muni-cípios terem perdido algumas posições a nível nacional, a média geral de posições da categoria de turismo desta região subiu em rela-ção ao ano passado.

Região Norte e Lisboadominam top 25

Em termos globais, a terceira edição do BloomConsulting Portugal City Brand Ranking não

apresenta alterações nos cinco pri-meiros classifi cados, em relação ao Ranking de 2015. O Ranking deste ano surge com Lisboa, Porto e Braga mais uma vez nos primeiros lugares, afi rmando-se como gran-des polos urbanos de Portugal.

Na 4ª posição surge, à imagem do ano passado, Cascais, que apresenta o Turismo e os Negócios como as principais caraterísticas deste município. Assim Cascais não só mantém a sua vantagem relativa-mente aos municípios vizinhos de Sintra e Oeiras como se aproxima bastante de Braga apresentando neste momento uma pontuação quase idêntica. A fechar o Top 5 surge a cidade de Coimbra, tal como já acontecera no passado ano. Coimbra apresenta excelentes resultados nas 3 diferentes cate-gorias em análise, com especial incidência para os Negócios.

Relativamente ao restante Top 10, fi guram municípios como Sintra e Oeiras que ocupam a 6ª e 7ª posição respetivamente. Na 8ª posição surge o primeiro represen-tante fora de Portugal Continental, a cidade do Funchal. Guimarães

recupera a 9ª posição, que já havia sido sua em 2014, e por fi m, Aveiro fecha o Top 10. A região Norte apresenta resultados muito signifi -cativos, nomeadamente ao nível de Negócios e de Qualidade de Vida, onde no Top 25, estão presentes quase uma dezena de municípios desta região.

Olhando mais a fundo para o Top 25 verifi ca-se um claro domí-nio das regiões Norte e de Lisboa, com sete municípios cada, segui-dos de perto pela Região Centro que apresenta seis municípios e pelo Algarve com três municípios. Por fi m, Alentejo e Madeira apre-sentam um município cada um neste Top 25 salientando-se ainda a ausência de qualquer município da Região Autónoma dos Açores apesar da existência de uma subida de seis posições por parte de Ponta Delgada.

O estudo pode ser consul-tado detalhadamente em: http://www.bloom-consulting.com/rankingportugal/index.html#/?municipality=171

Évora é a 19.º melhor cidade do PaísPresidente da Repúblicavisita nove concelhosdo Alentejo em três dias

Nove concelhos, duas homenagens, inaugurações e visitas “enchem” o programa do Presidente da República, entre hoje e sábado, pelo Alentejo, em que percorre cerca 400 quilómetros, com tempo até para viagem de comboio.

Marcelo Rebelo de Sousa vai passar pelos três distritos alentejanos, Portalegre, Évora e Beja, numa visita, a primeira pelo interior do país desde que tomou posse e que marca o arranque da iniciativa “Portugal Próximo”, em que não vai esquecer a problemática dos refugiados.

As difi culdades associadas à interioridade, as potencialidades do Alqueva, o património, a edu-cação e o empreendedorismo devem fazer parte da “agenda” do chefe de Estado, que vai homenagear os falecidos Nicolau Breyner, ator natural de Serpa, e Manuel Castro e Brito, “pai” e mentor da Ovibeja, a maior e mais concorrida feira de agropecuária do sul do país.

Neste roteiro pelo Alentejo, numa primavera que se tem revelado chuvosa, os “afetos” e a proximidade também se deverão fazer sentir, atendendo aos pas-seios a pé previstos no programa de Marcelo Rebelo

Page 15: Ds dia21 04 2016
Page 16: Ds dia21 04 2016

PUB.