Ds dia22 04 2016

15
PUB. SUL Rossio - Évora PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS diário do

description

Edição e-Paper do Diário do SUL - dia 22Abril2016

Transcript of Ds dia22 04 2016

Page 1: Ds dia22 04 2016

PUB.

SULRossio - Évora

PUBLICAÇÕESPERIÓDICAS

diário do

Page 2: Ds dia22 04 2016
Page 3: Ds dia22 04 2016

Pub.

SULFUNDADOR E DIRECTOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA DIRECTORES ADJUNTOS: MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA e MANUEL J. PIÇARRA

diário doPUBLICAÇÕES

PERIÓDICAS

PREÇO AVULSO: 0,75 € (75 CÊNTIMOS )

Rossio - Évora

PERIODICIDADE DIÁRIASEXTA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2016

ANO: 47.ºNÚMERO: 12.758

Pub.REGUENGOS

.... PÁG. 5

Feira do Livrocomeça amanhãe prolonga-seaté dia 1 de Maio

Pub.

PR no Alentejo

Presidentefaz reunião semanalcom primeiro-ministrohoje em Évora

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que começou ontem uma visita de três dias ao Alentejo, incluiu no seu roteiro a reunião semanal com o primeiro-ministro, António Costa, agendando-a hoje, em Évora.

A reunião semanal do Presidente com o primeiro-ministro realiza-se normal-mente às quintas-feiras, no Palácio de Belém. Desta vez, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa vão reunir-se em Évora.

Esse encontro é o primeiro ponto da agenda do chefe de Estado hoje e antecede uma visita à Universidade de Évora, marcada para as 11:00.

No sábado, antes de regressar a Lisboa, o Presidente da República vai ainda encontrar-se com os deputados eleitos pelos três círculos distritais do Alentejo, às 17:30, na sede da Acos - Associação de Agricultores do Sul, em Beja.

Até sábado, Marcelo Rebelo de Sousa visita os distritos de Portalegre, Évora e Beja, na primeira edição de uma iniciativa designada “Portugal Próximo”.

Os encontros com o primeiro-ministro e com os deputados eleitos por estes distritos não constavam da primeira versão do programa desta visita divulgada na semana passada à comunicação social.

Nesta sua primeira deslocação ao interior do país, o Presidente da República percorrerá cerca de 400 quilómetros entre Fronteira, no distrito de Portalegre, e Beja, o último ponto do itinerário, onde visitará a Ovibeja.

Pelo caminho do Alto para o Baixo Alentejo, passará por Portalegre, Évora, Reguengos de Monsaraz, Portel, Moura, Serpa e Alvito.

BEJA

.... ÚLTIMA PÁG.

33.ª ediçãoda Ovibeja prestahomenagema Castro e Brito

Page 4: Ds dia22 04 2016

2 Tema de AberturaSEXTA-FEIRA , 22 DE ABRIL DE 2016 diário do SUL

CUBA

DIRECTORMADEIRA PIÇARRANOTA DO DIANOTA DO DIA

diár

io d

o SU

L DIRECTOR E FUNDADOR: MANUEL MADEIRA PIÇARRA

PROPRIEDADE: PIÇARRA - DISTRIBUIÇÃO DE JORNAIS, LDA.

DIRECTORES ADJUNTOS:MARIA DA CONCEIÇÃO PIÇARRA; MANUEL J. PIÇARRA

EDITORES EXECUTIVOS:PAULO JORGE M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5214)JOSÉ MIGUEL S. M. PIÇARRA (Cart. Prof. N.º 5216)e-mail: [email protected]

FOTOGRAFIA - DIÁRIO DO SUL

COORDENADORES PUBLICITÁRIOS:ANTÓNIO OLIVEIRA / CARLOS EVARISTO DINIZe-mail: [email protected]

CONTACTOS (geral): Tels: 266 730 410 * 266 741 341 • Fax: 266 730 411

ASSINATURAS:ÉVORA: Trav.ª de St.º André, 6-8 — Apart.: 2037 — 7001-951 ÉVORA CodexTels. 266 730 410 • 266 741 341 • 266 744 444 e-mail: [email protected]

REDACÇÃO: Roberto Dores (Cart. Prof. N.º 2863); Maria Antónia Zacarias (Cart. Prof. N.º 4844); Bruno Calado Silva(Cart. Prof. N.º 4479); Marina Pardal (Cart. Prof. N.º 9157) e-mail: [email protected]

COLABORADORES:A. Mira Ferreira; Dr. Carlos Zorrinho; António Gomes Almeida; Dr. Carlos Almeida; Dr. Luís Galhardas; Mário Simões; João Aranha; J. Correia; A. Moreira; M. O. Diniz Sampaio; Alexandre Oliveira; Dr. Bravo Nico; Dr.ª Lurdes Pratas Nico; Pe. Rui Rosas da Silva; Dr.ª Maria Reina Martin; Marcelino Bravo; Arq.º Fernando Pinto; Major Velez Correia; António Ramiro Pedrosa Vieira; Prof. Costa Coelho; Jorge Barata Santos; Dr.ª Paula Nobre de Deus; J. Ventura Trindade; José Eduardo Carreiro; Dr. Henrique Lopes; Dr. Luís Assis; Orlando Fernandes; Pe. Madureira da Silva; José Palma Rita; Diamantino Dias; Carlos Cupeto.

ESTATUTO EDITORIAL:ver em www.diariodosul.com.pt

Impressão Rotativa: Grafi alentejo - ÉVORATIRAGEM: 4.500/EdiçãoN.º Registo: 100262 NIPC: 506 754 413 • ISSN: 1647-6816

MEMBRO: NOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGALNOTÍCIAS DE PORTUGAL

SIGA-NOS EM:

.com/diariodosulevora

.com/DiarioSul/webtvalentejo

/diariodosul/diariodosul

videos.sapo.pt/diariodosulvideos.sapo.pt/diariodosul

www.diariodosul.com.pt

/plus.google.com/106894821106265898002

Piçarra - Distribuição de Jornais, Lda.

CAPITAL SOCIALManuel José Madeira ..................... 8,12%Manuel José S.M. Piçarra ............ 22,97%Paulo Jorge S. M. Piçarra ............ 22,97%Maria da Conceição Piçarra ......... 22,97%José Miguel S.M. Piçarra.............. 22,97%

DISTRIBUIÇÃODISTRIBUIÇÃO

(porta a porta)(porta a porta)

Agora também na TV

Canal 502 e escolha Rádios Nacionais

Temos obrigação de comunicar aos leitores, em especial aos que aqui vivem no Alentejo que as tradições estão vivas e de boa saúde por muito que alguns as queiram fazer esquecer.

O Alentejo tem tradições centenárias que sempre marcaram as nossas características de povo do inte-rior arreigado às memórias dos seus avós.

Por isso devemos elogiar as pessoas ou entidades que não se poupam a esforços para reavivar essas tradições que são parte da vida dos povos de cida-des, vilas e aldeias alentejanas.

Isto vem a propósito da Romaria a Cavalo entre a Moita e Viana do Alentejo que se faz há 16 anos depois de longo interregno.

Atravessando Poceirão; Casebres, Alcáçovas chega a Viana do Alentejo dia 23 às 17 horas ao Santuário de N.ª Sr.ª de Aires local de grande devoção através dos tempos.

Sai da Moita dia 20 com a benção de N.ª Sr.ª da Boa Viagem pelos caminhos rurais das velhas es-tradas e são centenas de romeiros que cumprem a Romaria trazendo os seus animais e carruagens de diferentes tipos, desfraldando bandeiras e car-tazes alusivos à viagem. Uma palavra de merecido agradecimento aos Municípios da Moita e Viana do Alentejo; à Entidade Regional de Turismo; à organização e a outras entidades que apoiam esta Romaria símbolo da tradição de tempos idos pelos caminhos abençoados de N.ª Sr.ª da Boa Viagem e N.ª Sr.ª de Aires.

A Adega de Vidigueira está presente na 33ª edição da Ovibeja, onde dá a conhecer as razões pelas quais é Cooperativa do Ano, e os seus vinhos são tão premiados. A feira agrícola, considerada uma das mais icónicas do país, decorre de 21 a 25 de abril, no Parque de

Exposições de Beja.Para a Adega, a participação neste certame, é um momento chave

para se mostrar e vincular um elo duradouro com o grande público. A Cooperativa do Ano, uma das mais antigas do país, tem mais de 55 anos de história, e tem contribuído para marcar positivamente o panorama vitivinícola e económico do Alentejo, promovendo a sub-região vitivinícola da Vidigueira de forma inequívoca.

Adega de Vidigueiraalia-se à Ovibeja

em elogio à tradição

(...)Isto vem a propósito da Ro-maria a Cavalo entre a Moita e

Viana do Alente-jo que se faz há 16 anos depois de longo inter-

regno(...)

Pub.

Assalto a gasolineiraDe madrugada um homem aqui residente ameaçou o fun-

cionário da bomba de gasolina com faca e roubou 250 euros. A GNR procura-o para o levar a Tribunal dado que já é reincidente em assaltos.

Page 5: Ds dia22 04 2016

Organização PCTA e Agriciência

3SociedadeSEXTA-FEIRA , 22 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Pub.

Pub.

O PCTA – Parque de Ciên-cia e Tecnologia do Alentejo e a Agriciência promovem em Évora umworkshop sobre “Viti-cultura Inteligente”, no dia 29 deste mês.

O programa contempla várias palestras no âmbito da Viticultura de Precisão e uma demonstração de campo de um robô para estimativa e ma-

peamento da produção de uva, relacionado com o projeto eu-ropeu VINBOT, em que partici-pam três parceiros portugueses: ISA, Agriciência e Cooperativa Agrícola da Granja.

Este workshop tem como pú-blico-alvo os técnicos e gestores agrícolas de empresas, associa-ções e organizações de produto-res, bem como os estudantes na

área das ciências agrárias.Na parte da manhã (9h00

– 12h45), as sessões decorrem no auditório do PCTA e à tarde (14h30-16h30), a demonstração de campo acontece nas vinhas da Fundação Eugénio de Almei-da - Herdade de Pinheiros.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site http://viticultura.agriciencia.com

Workshop sobre “Viticultura Inteligente”realiza-se em Évora

Page 6: Ds dia22 04 2016

diário do SUL4 RegionalSEXTA-FEIRA , 22 DE ABRIL DE 2016

n Roberto Dores

Pub.

Romaria a Cavalo inspira projeto ambicioso

Já todos concordam que a Canada Realdeve ser aproveitada para rota turística

ideia foi lançada no ano passado pelo

professor da Universidade de Évora, Carlos Cupeto, e não tardou em conquistar adeptos: Aproveitar o trajeto da Romaria a Cavalo, entre a Moita e Viana do Alentejo, para criar uma rota turística destinada a caminhos pedestres ou em bicicleta no mesmo circuito oferecido pela antiga Canada Real, também conhecida como “estrada dos espanhóis”. As autarquias dos dois municípios estão entusiasmadas, até porque, dizem, o projeto iria potenciar o turismo durante os 365 dias do ano.

“Estamos a trabalhar desde o ano passado na criação da grande rota da Romaria a Cavalo”, revela ao “Diário do Sul” o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bernardino Bengalinha Pinto, para quem se afigura êxito garantido aproveitar o já célebre percurso para fins desportivos e

A

culturais “aproveitando a proximidade da Moita a Lisboa e de Viana do Alentejo a Évora. Julgamos que seria mais um elemento para somar aos aspetos positivos e potenciais oferecidos pelo nosso território”, insistiu o autarca.

Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita, já tinha afinado pela mesma linha de pensamento. “Temos ali o circuito criado e até existem zonas de pernoitas. Será possível manter a parte estrutural permanente para que depois possa ser utilizada pelas pessoas que queiram fazer os percursos a

pé ou de bicicleta”, explica o autarca, alertando que o projeto iria intensificar a aproximação entre Moita e Viana.

Carlos Cupeto, docente da universidade alentejana, começa por admitir que ambos os concelhos poderão colher dividendos económicos interessantes. “A semente foi lançada e a ideia está fortalecida, mas isto leva tempo a germinar”, explica Cupeto, para quem o trajeto entre Viana e Moita reúne uma conjugação invulgar de atrações para os praticantes das caminhadas.

“Temos um potencial ímpar, com a paisagem, biodiversidade, cultura e a religiosidade que está bem patente. Diria que não falta nada. Há exemplos destes em Portugal, mas é sobretudo no estrageiro que estas apostas têm um tremendo sucesso. E não têm eles as condições que nós aqui oferecemos”, alerta ainda o docente, sustentando que uma infraestrutura com estas características iria traduzir uma “importante mais-valia para os agentes turísticos”, depois de ser introduzida nos canais nacionais e internacionais de promoção.

Carlos Cupeto já tinha garantido há um ano que seria fácil infraestruturar esta grande rota, com cerca de 150 quilómetros entre a Moita e Viana, tirando partido de se estar próximo de Lisboa e Évora. Ou seja, explicou, a ideia seria ligar a capital do país com aeroporto a uma cidade Património Mundial com 40 mil habitantes e vários hotéis, alguns de cinco estrelas, o que só existe em Portugal.

25 de Abril Solidário

Herdade da Calada promove manhã desportiva

No próximo dia 25 de Abril, a Herdade da Calada volta a fazer-se à estrada, com uma corrida solidária, cujos fundos irão reverter para a Associação de Reabilitação, Apoio e Solidariedade Social de Évora.

Serão 10km de corrida ou 5 de caminhada cujo valor da inscrição reverterá para um cheque-farmácia para a ARASS.

Depois do sucesso da última edição da “Herdade da Calada Solidária”, com a realização de recolha de comida e mantas para o Cantinho dos Animais, agora será a

vez da Associação de Reabilitação, Apoio e Solidariedade Social de Évora sem contemplada com a boa vontade desta empresa agroturística.

Os interessados em participar deverão fazer a respetiva inscrição em: https://www.facebook.com/DaCalada/

XIX Semana da Porta Aberta – Recital de Clarinete

O Quarteto de Guitarras do Conservatório Regional de Évora-Eborae Musica formado por alunos do Professor João Macedo, participa na 3ª edição do evento Projetar o Futuro com Arte nos Dias da Música 2016, no Centro Cultural de Belém.

O Concerto terá lugar na Sala Amália Rodrigues, no dia 24 de Abril, pelas 15h00. Este grupo, constituído pelos alunos Joana Timóteo, Maria Sabino, Raquel Eustáquio e Vasco Prates, atua, também, no dia 21 às 18h30 em Concerto inserido na XIX Semana da Porta Aberta.

A Semana da Porta terá o seu último Concerto no dia 23, às 21h00, também no Convento dos Remédios; será um Concerto de Clarinete, por Mário Vinagre, intitulado “Um Olhar sobre a Música produzida na Escola Superior de Música de Lisboa para Clarinete Solo e Clarinete e Eletrónica”, onde serão interpretadas obras de compositores como Christopher Bochmann, António de Sousa Dias, Carlos Caires, Manuel Jerónimo, Sérgio Azevedo e Edward Luiz Ayres d’Abreu. Este concerto contará com a presença do Técnico de Som Sérgio Shewchuk.

Page 7: Ds dia22 04 2016

5RegionalSEXTA-FEIRA , 22 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

P

Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz começa amanhã até 1 de maio

n Maria Antónia Zacarias

Fotos Exclusivas

Pub.

Quais são as principais no-vidades desta edição da Feira do Livro?

A principal novidade deste ano tem a ver com a localização da Feira do Livro. Nós preten-demos dar-lhe uma dimensão um pouco maior do que a das duas últimas edições que se rea-lizaram na Biblioteca Municipal. Verificámos que este era um es-paço relativamente condiciona-do tendo em conta a dimensão do edifício. Daí que resolvemos mudar o certame para o Parque de Feiras e Exposições. Con-tudo, há a salientar que esta iniciativa vai estar associada a outros dois eventos que são a comemoração do 25 de abril e a realização do rali TT Reguengos de Monsaraz, capital dos vinhos de Portugal.

Em que assentou a deci-são de mudar o espaço do evento?

A principal razão tem a ver com o facto de ser um espaço muito mais amplo, onde poder-mos ter um número de editoras de livros superior àquilo que

Autarquia entende que a leitura contribuipara o desenvolvimento do concelho

romover o gosto pela leitura, contribuindo para que este seja um hábito que acompanhe toda a vida dos cidadãos do concelho de Reguengos de Monsaraz é o verdadeiro objetivo da realização

de mais uma edição da Feira do Livro. Este ano terá uma outra localização, passando a realizar-se no Parque de Feiras e Exposições para que possa acolher mais editoras, maior variedade de livros e mais visitantes. De acordo com a vereadora do pelouro, Joaquina Margalha, a literacia é determinante para a evolução do próprio território, afirmando que criando cidadãos leitores, o concelho fica com mais massa crítica capaz de contribuir para o seu desenvolvimento e projeção. O certame vai decorrer a partir de amanhã e prolonga-se até ao próximo dia 1 de maio. Durante este período de tempo, a autarca salientou que irão decorrer apresentação de livros, cinema, contadores de estórias, dança, exposições, música, showcooking, workshop de provas de vinhos e,

tivemos nas edições anteriores. Infelizmente no nosso concelho não existe nenhuma livraria, como tal, esta é também uma oportunidade que as pessoas têm para adquirir, conhecer, ver, manusear livros que de outra forma não é muito possível aqui em Reguengos de Monsaraz.

Manifestaçõesculturais sãoassociadas à

paixão pelos livrosOlhando para o programa,

percebe-se que a Câmara Mu-nicipal quis associar outras manifestações culturais a este evento. É este o enten-dimento?

É verdade. O executivo entendeu que era preciso asso-ciar outras atividades culturais associadas à leitura. Como tal, iremos realizar um showcooking com a participação de pessoas que, eventualmente, possam es-tar interessadas em ações desta natureza. Um workshop de pro-vas de vinhos está igualmente agendado. Há ainda a destacar o festival de cinema ambulante, a apresentação do bailado “Lago dos Cisnes”, uma exposição de pintura e a apresentação de dois

livros. Os momentos de anima-ção para séniores são outras das atividades que evidenciamos com uma iniciativa denominada “Séniores a ler”, em que todos os dias teremos leitura para este tipo de público.

Em seu entender, é preciso continuar a apostar na sensi-bilização para a leitura?

Eu insisto na ideia de que o grande intuito desta feira do livro é sensibilizar para a leitu-ra, criar hábitos dos oito aos 80 anos, conseguindo captar um público muito abrangente. A dinamização da leitura tem sido um trabalho excelente feito pelas escolas. As crianças são postas em contato com os livros logo desde o pré-escolar. Portanto, o sistema educativo tem aqui um papel essencial para o desenvolvimento destas competências. Por outro lado, e em colaboração com as es-colas, o papel das famílias é fundamental para que os mais pequenos ganhem o gosto e o interesse pelos livros. Esta ini-ciativa é, deste modo, o corolá-rio do que é feito durante o ano, quer nas escolas, quer também no âmbito das atividades que desenvolvemos na nossa biblio-teca municipal.

Acredita que havendo maior literacia isso contribui-rá para um maior desenvolvi-mento do concelho?

O leitor é uma pessoa que desenvolve competências de análise, de interpretação e de crítica. Se as pessoas estiveram mais documentadas e informa-das serão, com certeza, mais coerentes, em condições de apresentar propostas e de parti-ciparem naquilo que é a vida do concelho. As questões da litera-cia são essenciais porque quem não as tem, não consegue ter uma ação interventiva tão forte. Colocar as pessoas em contacto com os livros e com a informa-

Joaquina Margalha, vereadora da Cultura

ção contribui, com certeza, para que a nossa comunidade se desenvolva.

Qual é o convite que faz para que os amantes dos li-vros visitem esta feira?

Convido, com muito gosto, todas as pessoas a deslocarem-se à Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz pois irão encontrar aqui um espaço polivalente, com várias atividades, onde po-derão passar momentos muito agradáveis em família com zo-nas de cafetaria para ler jornais e desfrutar do prazer da leitura.

Page 8: Ds dia22 04 2016

Pub.

diário do SUL6 PublicidadeSEXTA-FEIRA , 22 DE ABRIL DE 2016

Page 9: Ds dia22 04 2016

C

A Romaria a Cavalo partiu dia 20 da Moita com cerca de 400 romei-ros inscritos. No entanto, esperam superar este número à chegada?

Sem dúvida. Como disse partiram dia 20 da Moita cerca de 400 romeiros e à medida que o percurso vai avançado, este número aumenta. Prevemos que cheguem a Viana do Alen-tejo no sábado, mais de 600 cavalos e perto de 2000 romeiros que durante um ano preparam a sua viagem. Como se sabe, na génese desta romaria está a reli-gião e a fé, no entanto, não podemos dissociar o conví-vio que se gera durante os 4 dias do percurso.

Este ano houve uma alteração no percurso na primeira etapa da romaria.

Este ano o percurso contou com duas novas etapas logo no primeiro dia. Os romeiros partiram da Moita, às 9h00, em direção a Rio Frio, onde almoçaram

Viana do Alentejo preparada para recebera Romaria a Cavalo

entenas de romeiros chegam já no dia 23 de abril, a Viana do Alentejo, integrados na 16ª edição da Romaria a Cavalo

Moita – Viana do Alentejo, que este ano tem como madrinha a atriz Sílvia Rizzo.

Num percurso de quatro dias pelos campos, os romeiros vão chegar por volta das 17 horas a Viana do Alentejo que vai estar engalanada para os receber, bem como aos milhares de visitantes esperados num fim de semana onde o profano e o sagrado andam de mão dadas.

junto ao Polo Equestre, seguindo depois para o Poceirão. Nos restantes dias o percurso mantém-se, com uma pernoita em Alcáçovas no dia 22, onde haverá um programa musical/cultural nessa noite, preparado pela Junta de Freguesia local que inclui a atuação do Grupo de Sevilhanas da Associa-ção Cultural e Recreativa Alcaçovense e da Associa-ção Equestre de Viana do Alentejo, o Grupo “Tertúlia dos Amigos do Cante” e o Grupo Aire Flamenco.

Quais são as novidades em termos de programa-ção cultural?

Para receber os muitos visitantes que são espera-dos em Viana do Alentejo durante o fim de semana, a Câmara Municipal prepa-rou um programa cultural para dia 23, a partir das 15h30,com grupos de cante alentejano, o Grupo de Cantares Populares “Seara Nova”, o Grupo de Cante e Modas e os Toca a Rufar.

À noite, na Tenda Tradi-

ções, instalada junto ao San-tuário de N.ª Sr.ª D’Aires, a partir das 20h30, sobe ao palco o Grupo Coral Bafos de Baco. Uma hora depois, terá lugar um espetáculo de sevilhanas com a Classe de Dança da AEVA e o Grupo Siempre a Bailar da Moita. Às 22h00, sobe ao palco Nininho Vaz Maia, seguido de baile e Dj’s.

No dia 24, domingo, a partir das 13h00, no mesmo espaço haverá cante alentejano com os Grupos Etnográfico, Feminino e Velha Guarda de Viana do Alentejo, seguido de um espetáculo com o Grupo Musical “Banza”. Este ano vamos contar com a pre-sença da atriz Sílvia Rizzo, madrinha desta edição da

Romaria a Cavalo. Para além da programa-

ção cultural, o destaque vai para a programação reli-giosa que inclui a procissão em honra de N.ª Sr.ª D’Aires pelas ruas da vila, no dia 23, pelas 21h00, e para a procissão e missa campal no Santuário, no dia 24, a partir das 10h00.

Este ano volta a reali-zar-se o Concurso de Jane-las, Varandas e Montras Engalanadas na chegada da Romaria?

Sim. O concurso pre-tende sensibilizar e estimu-lar a população para outras formas de sentir, viver e receber bem quem nos visita e os próprios romeiros.

No ano passado o con-curso foi alargado a toda vila e o número de prémios passou de 3 para 5 nas duas zonas – percurso da roma-ria e todos os arruamentos da vila. Esta é uma forma de usar colchas, mantas, rendas, bordados e outros adereços guardados no baú que eram exibidos apenas em ocasiões de celebração religiosa, como procissões e outras manifestações que percorriam as ruas das localidades. Estas mani-festações, que ainda hoje se observam, consagram como poucas a união entre o sagrado e o profano, que tão ligados estão na Roma-ria a Cavalo.

Este é um dos eventos que traz mais visitantes ao concelho.

Sem dúvida. Apesar de não ser possível quantifi-car o número de pessoas que assistem à chegada da Romaria, pensamos que são mais de 15 mil as pessoas que nesse dia se deslocam a Viana do Alentejo. Os concelhos pequenos como o nosso têm que aprovei-tar todos os elementos positivos para potenciar o território e este é um dos exemplos. Queremos que as pessoas não só almocem e durmam no concelho, mas também comprem artesa-nato e produtos típicos, visitem o património e que voltem noutras alturas do ano.

Por isso, a Romaria a Cavalo reveste-se de grande importância para a eco-nomia local e o objetivo

da Câmara será sempre o desenvolvimento sustentá-vel do concelho.

Para o sucesso desta romaria tem sido impor-tante os patrocinadores e parceiros?

É uma realidade. O evento já atingiu uma dimensão que a Comissão Organizadora, composta também pela Câmara Municipal da Moita, pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, sentiu necessidade de procurar parceiros e patrocinadores. Este ano, para além dos par-ceiros habituais, Juntas de Freguesia do concelho, Dio-cese de Setúbal e Arquidio-cese de Évora temos como patrocinadores, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Inte-rior, Delta Cafés, Diário do Sul,Vangflor e Hidrauviana, Lda., a quem agradecemos a disponibilidade e o acre-ditar neste projeto. Este agradecimento estende-se aos proprietários dos ter-renos agrícolas por onde a Romaria passa, às Juntas de Freguesia, bem como, à GNR e aos Bombeiros que, desde a primeira hora, nos deram todo o apoio solici-tado. Esta dinâmica ao nível das parcerias é também ela, reflexo do êxito e do sucesso da Romaria a Cavalo.

Relembro que este evento já recebeu um Prémio de Turismo em 2013: uma Menção Honrosa na Catego-ria “Melhor Evento”.

7EntrevistaSEXTA-FEIRA , 22 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

Page 10: Ds dia22 04 2016

diário do SUL8 PublicidadeSEXTA-FEIRA , 22 DE ABRIL DE 2016

Pub.

Page 11: Ds dia22 04 2016

��������

���������

������������������

�����������������������

������������������

��������������������

�������

�����������������������

�������������������������

�������������������������������

���������������������������������

�������������������������������

������������������������

����������������������������

�����������������������������

�������

��������������

����������������������������

�������������������������

�������������������������������

��������������������������������

����������������������������

�������

���������������

����������������������������

�������������������������������

�����������������

�������

�������������������

������������

������������

���������

���������������������������

����������������������������

��������������������������

������������������������

�������������

���������������������

�������

����������

����������������������������

�������������������������

����������������������

���������������������

�������

��������������������

������������������

���������������������������������

���������������������������������

����������������������������

��������������������������������

�������������������������������

�����������������������������

�����������������

�������

��������������������

�������������������

���������������������

�������������������

��������������������

���������������������������

����������������

��������������������������

������������������������

�������������������������������

���������������

�������

����������

������������������������������

������������������������������

���������������������������

�������

����������

������������������������������

����������������

��������������������

�������

��������������������

���������������

�������������������������������

������������������������������

���������������

�������

��������

���������������������������

���������������������������

����������������

���������������������

�������

���������������

���������������

���������������������������������

�������������������������������

����������������������

�������

9PublicidadeSEXTA-FEIRA , 22 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

PARA OUTROS DESTINOS E DATAS CONSULTE A NOSSA PROGRAMAÇÃO ANUAL **ALUGUER DE AUTOCARROS**

VISITE-NOS EM www.rsi-viagens.comwww.rsi-viagens.com

RAINHA SANTA ISABELVIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

Largo dos Combatentes da Grande Guerra 9 e 10 VIAGENS E TURISMO, LDA.

7100-111 ESTREMOZTelef.: 268 333 228 Fax: 268 333 285

Edifício de Santa Catarina 12 - Loja 4 - ÉvoraTel: 266 747 871 Fax: 266 747 873

Alvará 668/93

* DIA DA LIBERDADE – COM VISITA AO MUSEU DE ALJUBE - RESISTÊNCIA E LIBERDADE E ALMOÇO REGIONAL COM BAILE E LANCHE INCLUÍDO – DIA 24 DE LIBERDADE E ALMOÇO REGIONAL COM BAILE E LANCHE INCLUÍDO – DIA 24 DE LIBERDADE E ALMOÇO REGIONAL COM

ABRIL* FIM DE SEMANA NO PARQUE NATURAL DE MONFRAGÜE E COMARCA DE LA VERA - PAISAGENS ÚNICAS AO ENCON-VERA - PAISAGENS ÚNICAS AO ENCON-VERATRO DO “ TEJO PROFUNDO” – NOVIDADE! - DIAS 30 DE ABRIL E 1 DE MAIO * RIOS DE PORTUGAL: LIS – LENA – NABÃO , VISITANDO: LEIRIA – OURÉM – TOMAR – NOVIDADE! DIA 01 DE MAIO* FIM DE SEMANA NO PARQUE ARQUE-OLÓGICO DO VALE DO CÔA – COM VISITA A: POÇO DO CANTO – PENEDONO – SER-NANCELHE – TRANCOSO – VILA NOVA DE FOZ CÔA – MUSEU DE FOZ CÔA E NÚCLEO MUSEOLÓGICO DE ARTE RUPESTRE – NOVIDADE! DIAS 07 E 08 DE MAIO* MARISCADA NA ERICEIRA – NOVO PRO-* MARISCADA NA ERICEIRA – NOVO PRO-* MARISCADA NA ERICEIRA –GRAMA! – DIA 08 DE MAIO* PROGRAMA ESPECIAL: FILIPE LA FERIA NO CASINO DO ESTORIL “O MUSICAL DA MINHA VIDA” – DIA 08 DE MAIO – NOVI-DADE!* FIM DE SEMANA NAS ALDEIAS DE XISTO DA BEIRA – “O ENCANTO DE PORTUGAL PROFUNDO” – LOUSÃ – GÓIS – ARGANIL – PIÓDÃO – PAMPILHOSA DA SERRA – JA-NEIRO DE CIMA – BARROCA E OLEIROS – NOVO PROGRAMA – DIAS 14 E 15 DE MAIO

* EXCURSÃO AO SANTUÁRIO DE FÁTIMA – DIA 15 DE MAIO* LOURDES – ANDORRA – ZARAGOZA– POR OCASIÃO DA PEREGRENIÇÃO MILI-TAR – PROGRAMA CLÁSSICO – DE 19 A 24 – POR OCASIÃO DA PEREGRENIÇÃO MILI-TAR – PROGRAMA CLÁSSICO – DE 19 A 24 – POR OCASIÃO DA PEREGRENIÇÃO MILI-

DE MAIO – 6 DIAS* FIM DE SEMANA NA COSTA ALENTE-JANA E COSTA VICENTINA – VISITANDO: JANA E COSTA VICENTINA – VISITANDO: JANA E COSTA VICENTINASINES – PORTO COVO – VILA NOVA DE MIL FONTES – CABO SARDÃO – ZAMBUJEIRA DO MAR – ALJEZUR – SAGRES – CABO DE SÃO VICENTE – SERRA DE MONCHIQUE – FOIA – DIAS 21 A 22 DE MAIO* LISBOA CULTURAL – COM VISITA AO PALÁCIO NACIONAL DA AJUDA E À FUNDA-ÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN – NOVI-DADE! – DIA 22 DE MAIO* BARCELONA E VALÊNCIA – O MELHOR * BARCELONA E VALÊNCIA – O MELHOR * BARCELONA E VALÊNCIADO MEDITERRÂNEO – SUPER OFERTA LOW COST – DE 25 A 29 DE MAIO – 5 DIAS* GALIZA – COM MARISCADA GALEGA E QUEIMADA – RIAS ALTAS E RIAS BAIXAS – VISITANDO: SANXENXO – GROVE – LA TOJA – PASSEIO DE BARCO – SANTIAGO DE COMPOSTELA – CORUNHA – PONTE-VEDRA E VIGO – NOVO PROGRAMA – DE 26 A 29 DE MAIO – 4 DIAS* ALDEIAS DE XISTO DO TEJO – VISITAN-DO: MONUMENTO NATURAL DAS PORTAS DE RÓDÃO – CASTELO DO REI WAMBA – FOZ DO COBRÃO – FIGUEIRA – COM PASSEIO DE BARCO NO RIO TEJO E AL-MOÇO REGIONAL – DIA 29 DE MAIO

Page 12: Ds dia22 04 2016

diário do SUL10 SociedadeSEXTA-FEIRA , 22 DE ABRIL DE 2016

NECROLOGIA

Pub.

Num local priveligiado na cidade de Évora, com quartos duplos e individuais, com wc privativo, am-

plas salas, espaços circundantes ajardinados, máxima higiene e ambiente familiar. Visite-nos, estamos na

Aceita IdososResidência para Seniores Vista Alegre

Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 385 7000 - 757 ÉvoraTm: 929 372 974

Alvará N.º 2|2014

Pub.

Filhas e netos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 23 de Abril, pelas 18h30m, na Igreja dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MICAELA ANA RISCAMissa de 1.º Aniversário

Esposa, Maria Belmira Balsa Bicho, fi lha, fi lho, genro, neto e restante família, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 24 de Abril, Domingo, pelas 12h, na Igreja de S. Mamede, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

FLOREANO DOS SANTOS RATO BICHO

Missa de 1.º Aniversário

Sua esposa e fi lhos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 25 de Abril, pelas 12h00m, na Igreja de Santo Antão, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

ENG. JOAQUIM ANTÓNIO CHITAS MOIO

Missa de 2.º Aniversário

A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évorano seu n.º 5. do Compromisso, manda celebrar na Igreja da Misericórdia nos Sábados 23/04/2016, 30/04/2016 e 07/05/2016 pelas 17,00 horasMissas por Alma do Irmão Custódio de Sousa Martins.

Agradecemos desde já a quem participar nestes piedosos Actos.

O Provedor

(Francisco Lopes Figueira)

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évora de harmonia com o Art.º 8º A Santa Casa da Misericórdia de Évorano seu n.º 5. do Compromisso, manda celebrar na Igreja da Misericórdia nos Sábados 23/04/2016, 30/04/2016 e 07/05/2016 pelas 17,00 horasMissas por Alma da Irmã Ana Umbelina Cavaco Alves.

Agradecemos desde já a quem participar nestes piedosos Actos.

O Provedor

(Francisco Lopes Figueira)

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

Esposa Francisca João do Couto Pinto de Matos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente como seria seu desejo, vêm por este meio participar a todas as pessoas das suas relações e amizade que será celebrada Missa pelo eterno descanso do seu ente querido, dia 23 de Abril, Sábado, pelas 18h30m, na Igreja Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

MANUEL CARLOSLEITE DE MATOS

Missa de 1.º Aniversário

MARIA DE LAÇALET GAIDÃO FIALHO PASCOALFaleceu dia 21/04/2016, em Évora a senhora Maria De Laçalet Gaidão

Fialho Pascoal, de 73 anos de idade, natural de Évora, casada com o senhor Júlio José Dias Pardal, e que residia em Évora.

Dia 22/04/2016, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Bacêlo) será celebrada encomendação corpo presente às 10:30 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério dos Remédios em Évora.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Mauricio

JOSÉ MAXIMIANO BACALHAU PIMENTAFaleceu dia 21/04/2016, em Évora, o senhor José Maximiano

Bacalhau Pimenta, de 68 anos de idade, natural de Avis e que residia em Évora.

Dia 22/04/2016 na Capela do Hospital do Espírito Santo, será celebrada encomendação corpo presente às 10 horas, seguindo o seu funeral para o cemitério de Avis.

Tratou do Funeral a Agência Funerária Maurício

ANA MARIA BARREIRO EZAIAS VISEUÉ com pesar que comunicamos o falecimento da D. Ana Maria

Barreiro Ezaias Viseu, de 66 anos, viúva de Jacinto Vizeu, pai de Natália do Carmo e de Manuel Marcos , natural das Alcáçovas e resi-dente no B. Cruz Picada - Av do Escurinho - Évora.

O seu corpo encontra-se em câmara ardente na Capela S. José ( Bairro da Casinha - Évora ) , onde dia 22.04.2016 pelas 10:00H será celebrada a encomendação, seguindo o seu funeral para o Cemitério dos Espinheiros.

Tratou do Funeral a Agencia Funerária Dias lojas em Évora e Arraiolos

Diário do Sul apresenta a todos os familiares as suas mais sentidas condolências.

Sua esposa e fi lhos, na impossibilidade de o fazerem pessoalmente, vêm por este meio agradecer a todas as pessoas das suas relações e amizade a forma como lhes manifestaram o seu pesar aquando do falecimento do seu ente querido.

Aproveitam para participar que será celebrada Missa pelo seu eterno descanso amanhã, sábado, dia 23 de Abril, pelas 18h30m, na Igreja Paroquial dos Salesianos, agradecendo desde já a quem se dignar assistir a tão piedoso ato.

JOSÉ AGOSTINHO ALMEIDA FARIA

Agradecimento e Missa de 7.º Dia

DONATIVOEm memória da Sr.ª D. Maria Teresa Lucas Roque Moio, que fazia dia 25 de Abril, 75 anos se estivesse entre nós. Seu marido, José Moio, vem desta forma assinalar esta data, recordando a sua querida esposa com eterna saudade.

Reguengos de Monsaraz vai comemorar o 42º aniversário do 25 de Abril com música e desporto. No sábado, dia 23 de abril, a partir das 13h30, no Pavilhão Arquiteto Rosado Correia, realiza-se o XI Torneio de Minibasquete Cidade de Reguengos, com as equipas ASC/BVRM/Terras del Rei, André Re-sende, Atlético Clube de Montemor-o-Novo, B. Moinho Juventude, Montijo Basket, Beja Basket Clube, Juventude, E. Santo André, Clube de Basket de Albufeira, Núcleo de Basquetebol de Queluz, Clube Basket Quarteira Tubarões e Portimonense.

No dia seguinte, às 21h30, no Pavilhão Álamo do Parque de Feiras e Exposições, decorre o espetáculo “Abril a Cantar”, com Manuel Sérgio, Sara Sérgio, José Manuel Farinha, Jaime Peixeiro e o grupo Dialecto, que vai promover o seu primeiro disco de originais, intitulado “Aromas”. Dialecto interpreta músicas tradicionais portuguesas fazendo a fusão de diversos géneros, quer nos seus temas originais, quer nas versões de canta-autores consagrados com arranjos do grupo. Integram o Dialecto Alvaro Amaro (voz, acordeão e guitarra), Lindolfo Paiva (voz, bandolim, guitarra e ukulele), Eduardo Matos (bateria e percussão), Jorge Pimentel (baixo, guitarra e guitarra portuguesa), Carlos Varela (sax tenor e voz) e Paulo Duarte (piano).

No dia 25 de abril, às 9h30, realiza-se a Cerimónia do Içar das Bandei-ras nos Paços do Concelho, com interpretação dos hinos do Município, de Portugal e da União Europeia pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, que depois fará uma arruada pelas principais ruas da cidade. A 41ª Estafeta dos Cravos parte às 10h da Praça Dr. Manuel Fialho Recto, em S. Pedro do Corval, com passagem às 10h45 na Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz.

Também às 10h decorre a Cerimónia do Dia do Combatente e do 98º Aniversário da Batalha de La Lys, com romagem ao Largo dos Combatentes para homenagem aos soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial. Pelas 11h realiza-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho a Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do 42º Aniversário do 25 de Abril.

Música e desporto nas comemoraçõesdo 25 de Abril em Reguengos

de Monsaraz

Page 13: Ds dia22 04 2016

11SociedadeSEXTA-FEIRA , 22 DE ABRIL DE 2016diário do SUL

06:32 Repórter África07:00 Zig Zag11:05 Dança De Rapazes12:00 Amazing Train Journeys13:00 Liberdade 2114:00 Sociedade Civil15:00 A Fé Dos Homens15:30 Euronews16:30 Futsal: Ugrav x Benfica - Taça UEFA18:15 Zig Zag20:38 Rapazes Do Nada21:00 Jornal 221:45 Página 222:00 Dias da Música em Belém 2016 - Concerto de Abertura23:30 Já Vi Este Filme23:35 Um Filme Falado01:05 Já Vi Este Filme01:10 Contentor 1301:40 No Ar02:10 Californication02:40 Sociedade Civil03:40 Euronews

06:00 Edição Da Manhã

08:45 A Vida Nas Cartas: O

Dilema

10:00 Queridas Manhãs

13:00 Primeiro Jornal

14:30 Dancin’ Days

15:45 Grande Tarde

19:00 I Love Paraisópolis

20:00 Jornal Da Noite

21:30 Coração D’Ouro

22:30 Poderosas

23:30 A Regra Do Jogo

00:30 C.S.I.

01:30 Investigação Criminal

02:30 Podia Acabar O Mundo

03:15 Televendas

06:30 Bom Dia Portugal

10:00 A Praça

13:00 Jornal da Tarde

14:15 Bem-vindos a Beirais

15:00 Agora Nós

18:00 Portugal em Direto

19:00 O Preço Certo

20:00 Telejornal

21:00 Sexta às 9

22:00 Aqui Tão Longe

22:45 Treze

00:00 5 Para a Meia-Noite

01:15 Forever

02:00 Sexta às 11

03:00 Os Nossos Dias

04:30 Televendas

PROGRAMAÇÃO TELEVISÃO RTP 1 RTP 2 SIC TVI

DISTRITO DE ÉVORAALANDROAL – AlandroalenseARRAIOLOS – MisericórdiaBORBA – CentralESTREMOZ – CostaÉVORA - CentralMONTEMOR-O-NOVO – NovalentejoMORA – Falcão, CentralMOURÃO – CentralPORTEL – Fialho REDONDO – Casa do PovoREGUENGOS MONSARAZ – MartinsVENDAS NOVAS – NovaVIANA DO ALENTEJO – VianaVILA VIÇOSA – Monte

DISTRITO DE BEJAALJUSTREL – DiasALMODÔVAR – AureaALVITO – Nobre SobrinhoBARRANCOS – BarranquenseBEJA – SantosCASTRO VERDE – AlentejanaCUBA – MisericórdiaFERREIRA DO ALENTEJO – Singa MOURA – RodriguesSERPA – Central VIDIGUEIRA – Costa

DISTRITO DE PORTALEGREALTER DO CHÃO – Alter; PortugalARRONCHES – Esperança; BatistaAVIS – Nova de Aviz

CAMPO MAIOR – CentralCASTELO DE VIDE – FreixedasCRATO – Misericórdia; MatosELVAS – CostaFRONTEIRA – Costa Coelho GAVIÃO – PimentelMONFORTE – JardimNISA – SeabraPONTE DE SÔR – Varela Dias PORTALEGRE – PortalegrenseSOUSEL – Mendes Dordio; Andrade

LITORAL ALENTEJANOALCÁCER DO SAL – MisericórdiaGRÂNDOLA – Moderna; Silva ÂngeloSANTIAGO DO CACÉM – BarradasSINES – Atlântico

Farmácia de Serviço Tempo

ÉvoraNub Máx.: 20º C Min.: 8º C

Sexta-feira, 22

BejaNub Máx.: 20º C Min.: 9º C

PortalegreNub Máx.: 17º C Min.: 8º C

Pub.

06:30 Diário Da Manhã

10:10 Você Na TV!

13:00 Jornal Da Uma

14:45 Mundo Meu

16:00 A Tarde É Sua

19:00 The Money Drop

20:00 Jornal Das 8

21:40 A Única Mulher

22:57 Santa Bárbara

00:00 Love On Top: Extra

01:30 As Crónicas de

Spiderwick

03:30 Queridas Feras

Page 14: Ds dia22 04 2016

ALVITO

ANO: 47.º NÚMERO: 12.758 PVP: 0,75€ SEXTA-FEIRA, 22 DE ABRIL DE 2016

Pub.

Pub.

Mais de mil expositores participam na edição deste ano da Ovibeja, a maior feira de agropecuária do sul de Portugal, que abriu ontem com lotação esgotada para mostrar “todo o Alentejo deste mundo” e homenagear o falecido mentor.

A 33.ª Ovibeja, a primeira desde a morte de Manuel Castro e Brito, vai decorrer até segunda-feira, no Parque de Feiras e Exposições de Beja, com lotação esgotada, disse

à agência Lusa Claudino Matos, porta-voz da feira, organizada pela associação ACOS - Agricultores do Sul.

Segundo Claudino Matos, “o pai, mentor e grande dinamizador” da Ovibeja e que era presidente da ACOS, Manuel Castro e Brito, que morreu no passado dia 29 de março, vítima de doença súbita, vai ser homenageado duas vezes na feira deste ano.

Ovibeja homenageia Castro e Brito

Um idoso foi ontem detido pela GNR e internado compul-sivamente no hospital de Beja, após se ter barricado em casa, durante a madrugada, com mulher e filha, no concelho de Alvito.

O homem de 86 anos, que tinha tido alta, na quarta-feira, do hospital de Beja, após internamento devido a problemas de diabetes, foi detido às 06:00 de hoje e levado

numa ambulância do Instituto Nacional de Emergência Médica e internado compulsivamente na mesma unidade hospital para avaliação psiquiátrica, precisou a fonte.

O caso ocorreu numa quinta em Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito, distrito de Beja, e terminou com o idoso a sair de casa pelo próprio pé, “mas psicologicamente comba-lido”, e com uma pistola na mão

e, ao ver o dispositivo montado, disparou “inadvertidamente” um tiro para o chão e largou a arma, contou a fonte.

A GNR deteve o idoso e, depois, verificou que a arma que tinha disparado e outra que foi encontrada em casa eram pisto-las de alarme, que “não iriam provocar danos a ninguém” e, por isso, “não havia intenção” do homem “de magoar ou ferir alguém”.

Detido e internado compulsivamente idoso que se barricou em casa

Page 15: Ds dia22 04 2016

PUB.