S31 - Analista em Saúde - Fonoaudiólogo - V

12
BOA PROVA! CARGO: ANALISTA EM SAÚDE ESPECIALIDADE: FONOAUDIÓLOGO FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS) “A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo.” Mahatma Gandhi CADERNO DE QUESTÕES CONCURSO PÚBLICO ATENÇÃO: V S31 ATENÇÃO: VERIFIQUE SE CÓDIGO E PROVA DESTE CADERNO DE QUESTÕES CONFEREM COM O SEU CARTÃO DE RESPOSTAS PROVA CÓDIGO MANHÃ 1. O contém questões de múltipla-escolha, cada uma com 5 opções A, B,C, D e E. 2. Ao receber o material, verifique no seu nome, número de inscrição, data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. Não serão aceitas reclamações posteriores. 3. Leia atentamente cada questão e assinale no a opção que responde corretamente a cada uma delas. O será o único documento válido para a correção eletrônica. O preenchimento do e a respectiva assinatura serão de inteira responsabilidade do candidato. Não haverá substituição do , por erro do candidato. 4. Observe as seguintes recomendações relativas ao : - A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada. - Outras formas de marcação diferentes implicarão a rejeição do . - Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcação de mais de uma opção, e as emendadas ou rasuradas. 5. O fiscal de sala não está autorizado a alterar qualquer destas instruções. Em caso de dúvida, solicite a presença do coordenador local. 6. Você só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 hora contada do seu efetivo início, . 7. Você só poderá levar o próprio caso permaneça na sala até 1 hora antes do término da prova. 8. Por motivo de segurança, só é permitido fazer anotação durante a prova no e no . Qualquer outro tipo de anotação será motivo de eliminação automática do candidato. 9. Após identificado e instalado na sala, você não poderá consultar qualquer material, enquanto aguarda o horário de início da prova. 10. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue o . 11. Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o . Não esqueça seus pertences. 12. O será disponibilizado no site www.funcab.org, conforme estabelecido no Cronograma. Caderno de Questões Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas sem levar o Caderno de Questões Caderno de Questões Caderno de Questões Cartão de Respostas Cartão de Respostas Cartão de Respostas Gabarito Oficial da Prova Objetiva SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE www.pciconcursos.com.br

Transcript of S31 - Analista em Saúde - Fonoaudiólogo - V

BOA PROVA!

CARGO: ANALISTA EM SAÚDE

ESPECIALIDADE: FONOAUDIÓLOGO

FRASE PARA EXAME GRAFOLÓGICO (TRANSCREVA NO QUADRO DE SEU CARTÃO DE RESPOSTAS)

“A saúde é conservada pelo conhecimento e observação do próprio corpo.”

Mahatma Gandhi

CA

DE

RN

OD

EQ

UE

ST

ÕE

SCONCURSO PÚBLICO

A T E N Ç Ã O :

VS31ATENÇÃO: VERIFIQUE SECÓDIGO E PROVA DESTECADERNO DE QUESTÕESCONFEREM COM O SEUCARTÃO DE RESPOSTAS

PROVACÓDIGO

MANHÃ

1. O contém questões de múltipla-escolha, cada uma com 5 opçõesA, B,C, D e E.

2. Ao receber o material, verifique no seu nome, número de inscrição,data de nascimento, cargo e prova. Qualquer irregularidade comunique imediatamente aofiscal de sala. Não serão aceitas reclamações posteriores.

3. Leia atentamente cada questão e assinale no a opção que respondecorretamente a cada uma delas. O será o único documento válidopara a correção eletrônica. O preenchimento do e a respectivaassinatura serão de inteira responsabilidade do candidato. Não haverá substituição do

, por erro do candidato.

4. Observe as seguintes recomendações relativas ao :

- A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica detinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada.

- Outras formas de marcação diferentes implicarão a rejeição do .

- Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou commarcação de mais de uma opção, e as emendadas ou rasuradas.

5. O fiscal de sala não está autorizado a alterar qualquer destas instruções. Em caso dedúvida, solicite a presença do coordenador local.

6. Você só poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1 horacontada do seu efetivo início, .

7. Você só poderá levar o próprio caso permaneça na sala até1 hora antes do término da prova.

8. Por motivo de segurança, só é permitido fazer anotação durante a prova noe no . Qualquer outro tipo de anotação será motivo de

eliminação automática do candidato.

9. Após identificado e instalado na sala, você não poderá consultar qualquer material,enquanto aguarda o horário de início da prova.

10. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregueo .

11. Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao fiscal o .Não esqueça seus pertences.

12. O será disponibilizado no site www.funcab.org,conforme estabelecido no Cronograma.

Caderno de Questões

Cartão de Respostas

Cartão de RespostasCartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

sem levar o Caderno de Questões

Caderno de Questões

Caderno deQuestões Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Cartão de Respostas

Gabarito Oficial da Prova Objetiva

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

www.pciconcursos.com.br

02

Leia o texto abaixo e responda às questõespropostas.

Por que adolescentes se submetem àplástica?

A resposta costuma ser uma só:“autoestima baixa”. Nenhuma de nossasentrevistadas se arrependeu do que fez.Explicação unânime: sentem-se muito maisseguras e felizes hoje. A declaração emblemáticaveio da paulistana Evelise Teixeira, 16 anos, queescolheu o peito novo folheando revistas e fixandoo olhar no colo de Deborah Secco, inflado por 235mililitros de silicone. Evelise, já com a réplica doque a atriz ostenta, resume o espírito da época: “Éassim – ou você tem beleza, tem peitão ou não éninguém”. Franca, enumera: “Nas novelas, todagarota tem, no cinema idem, no colégio há várias...até a secretária do meu pai está com os seios damoda”. O redesenho do corpo se tornou umanecessidade – até os garotos resolveramaderir. E, para atender à explosão da demanda, asclínicas estão a todo vapor. No Brasil, cerca de 650mil intervenções foram realizadas em 2005, 15%em jovens de 14 a 18 anos (nos Estados Unidos,não passa de 7%). Eles não desistem mesmosabendo que o pós-operatório será sofrido. “Meinformei e fui”, contaAna Carolina Varella, 17 anos,há dois de nariz perfeito e arrebitado. “Por 20 diasfiquei feia, roxa, inchada a ponto de não abrir osolhos, mas faria de novo.” Vendo a foto de Anaantes da cirurgia, no prontuário da clínica,ninguém diria que era caso de bisturi. (...)

Em 2005, a MTV pesquisou 2359 jovens desete capitais e descobriu que 60% deles acreditamque pessoas bonitas têm mais oportunidades navida. Do grupo, 55% aprovam a cirurgia estética.Ao escolher a palavra que caracteriza a geração,37% optaram por vaidade. Não só por frivolidade,mas movida pela pressão do meio, EimmyKaitazoff, 17 anos, colocou 275 mililitros desilicone no peito. Nascida no Uruguai, mudou-seaos 11 anos para o Brasil e notou uma enormediferença. “As garotas da mesma idade já tinhamformas arredondadas. Aos 13, assumiam atitudesde mulher, beijavam e trocavam de garotos,enquanto eu era infantil e deslocada.” Com a novaidentidade, adquirida na mesa de cirurgia, Eimmyadotou decotes e biquínis com desenvoltura. “Secontinuasse no Uruguai, não sentiria o desejo demudar. Nem meus pais aprovariam. Lá, quem põesilicone é atriz fútil ou gente de muito dinheiro.”Mas aqui, ela teve de aprender, é sinal defeminilidade e de poder. “Não vejo problema nagarota que quer ser um mulherão”, afirma Ana

A febre da plástica teen

teen

1. De acordo com o texto, NÃO é correto afirmarque:

A) nem todos os riscos de uma cirurgia nem osofrimento do pós-operatório são capazes dedemover de um jovem determinado a vontadede fazer uma cirurgia plástica.

B) muitos jovens sentem-se pressionados atransformar o próprio corpo através deintervenções cirúrgicas, na tentativa de seguiros padrões de beleza impostos pela sociedade.

C) para alguns jovens as intervenções cirúrgicasde efeito estético são a solução para problemastípicos da adolescência.

D) 15% dos jovens brasileiros entre 14 e 18 anosjá realizaram algum tipo de cirurgia plásticacom a aquiescência dos pais.

E) alguns pais não só permitem, como encorajamos filhos a se submeter à cirurgia estética, quetem, para eles, conotação de investimento nofuturo dos rebentos.

Helena Patrus, dona da clínica Santé, em SãoPaulo, onde celebridades como Xuxa, DeborahSecco e Vera Fisher retocam a silhueta. “Bastaque a menina esteja madura para a escolha e odesenvolvimento físico tenha estabilizado.” Comosaber se um jovem está pronto para cair na faca?Aos 13 anos, Gisele foi considerada apta, fezrinoplastia e retirou 5 litros de gordura, na Santé,segundo a mãe, Tânia. “Minha filha tem 1,70 metroe agora pesa pouco mais de 60 quilos. Ela semprefoi grande, começou a engordar muito, passoupelo endocrinologista, pelo psicólogo e elesapoiaram a intervenção.” Há casos em que ela éindicada. Mas na opinião de Noel Lima, cirurgiãoda Clínica das Palmeiras, no Rio de Janeiro, amaioria das mães que o procuram é perfeccionistae deseja que os filhos sejam verdadeirasesculturas. “Elas trazem as meninas e conduzem aconsulta apontando o que deve ser mexido”,relata. “Se não vejo necessidade, não opero.” EmBrasília, a empresária Carolina Amaro, 49 anos eoito plásticas, encontrou há dois anos uma clínicaque atendesse a filha Eduarda. Hoje com 16 anos,coleciona “artefatos” estéticos, como prótesemamária, lipo abdominal, lipo no culote e Botoxentre o nariz e as sobrancelhas. “Enfrentei aresistência do meu marido e do namorado dela.Também deixei de fazer intervenções em mim parainvestir num corpo perfeito para minha filha”,afirma Carolina, que acredita ter livrado a garota“da timidez e do complexo”. (ZAIDAN, Patrícia;RÓSCOE, Alessandra; SGARIONI, Mariana. Cláudia, SãoPaulo:Abril, ano 45, nº 7, p. 70-4, jul. 2006 )

LÍNGUA PORTUGUESA

www.pciconcursos.com.br

03

6. Assinale a única opção em que se identifica osentido conotativo da linguagem.

A) “Nascida no Uruguai, mudou-se aos 11 anospara o Brasil e notou uma enorme diferença.”

B) “Como saber se um jovem está pronto para cairna faca?”

C) “Ao escolher a palavra que caracteriza ageração, 37% optaram por vaidade.”

D) “No Brasil, cerca de 650 mil intervenções foramrealizadas em 2005, 15% em jovens de 14 a 18anos...”

E) “Em 2005, a MTV pesquisou 2359 jovens desete capitais e descobriu que 60% delesacreditam que pessoas bonitas têm maisoportunidades na vida.”

5. Em: “Ao escolher a palavra que caracteriza ageração, 37% optaram por vaidade.”, assinale aopção em que a oração reduzida foi corretamentedesenvolvida, de acordo com o contexto.

A) Caso escolham a palavra que caracteriza ageração, 37% optarão por vaidade.

B) Como escolheram a palavra que caracteriza ageração, 37% optaram por vaidade.

C) Quando escolheram a palavra que caracterizaa geração, 37% optaram por vaidade.

D) Embora tenham escolhido a palavra quecaracteriza a geração, 37% optaram porvaidade.

E) Posto que escolheram a palavra quecaracteriza a geração, 37% optaram porvaidade.

3. Relacionando os trechos: “Há casos em que elaé indicada. Mas na opinião de Noel Lima, cirurgiãoda Clínica das Palmeiras, no Rio de Janeiro, amaioria das mães que o procuram é perfeccionistae deseja que os filhos sejam verdadeirasesculturas. 'Elas trazem as meninas e conduzem aconsulta apontando o que deve ser mexido', relata.'Se não vejo necessidade, não opero'.” e “EmBrasília, a empresária Carolina Amaro, 49 anos eoito plásticas, encontrou há dois anos uma clínicaque atendesse a filha Eduarda. Hoje com 16 anos,coleciona 'artefatos' estéticos, como prótesemamária, lipo abdominal, lipo no culote e Botoxentre o nariz e as sobrancelhas.”, pode-se inferirque:

A) mães que incentivam os filhos a fazer cirurgiasplásticas acabam por se interessar elasmesmas pelas intervenções cirúrgicas.

B) nem sempre é fácil encontrar um profissionalque aceite fazer cirurgias plásticas em jovensque desejam apenas remodelar o corpo.

C) os profissionais de saúde sempre colocam aética à frente dos desejos de pais eadolescentes, no que diz respeito às cirurgiasplásticas.

D) os médicos especializados em cirurgiasplásticas necessitam da autorização dosresponsáveis antes de operar jovens menoresde idade.

E) antes de qualquer intervenção estética énecessário que os responsáveis explicitempara os médicos exatamente quais asexpectativas dos filhos.

2. Pelo contexto, percebe-se que, na ânsia detransformar o corpo através de intervençõescirúrgicas, alguns jovens demonstram:

A) inconsequência.B) receio.C) maturidade.D) senso ético.E) incoerência.

4. Sobre a palavra grifada na frase: “O redesenhodo corpo se tornou uma necessidade – osgarotos resolveram aderir.”, pode-se afirmar que:

A) indica a exclusão de um argumento essencialao texto.

B) d e n o t a i n c l u s ã o d e u m e l e m e n t oaparentemente estranho a um conjunto.

C) introduz argumento contrário à afirmaçãoanterior.

D) justifica a ideia introduzida na oração anterior.E) enfatiza a necessidade de cirurgia plástica em

jovens.

teen até

www.pciconcursos.com.br

04

12.No que diz respeito à norma culta da língua,assinale a opção correta.

A) No primeiro quadrinho, deveria ter sidoutilizado o pronome .

B) Nas duas ocorrências, a palavra tem amesma classificação morfológica.

C) No segundo quadrinho, deveria ter sido usadoo pronome .

D) Em “Não sei o que é...”, a palavra éclassificada como conjunção.

E) Não há erro de pontuação no segundoquadrinho.

estao

esteque

9. Assinale a opção que preenche, correta erespectivamente, as lacunas das frases abaixo.

Médicos conveniados ____ planos de saúdedizem que são ameaçados de descredenciamentose não seguirem ____ recomendações daoperadora. Outros contam que ____ pagamentode gratificações para os que solicitam menosexames ____ seus pacientes. As operadorasnegam ____ denúncias.

A) à – as – à – à – as.B) à – às – a – a – as.C) a – às – a – à – às.D) a – as – há – a – as.E) a – as – há – à – às.

8. Passando a frase “No Brasil, cerca de 650 milintervenções foram realizadas em 2005...” para avoz passiva sintética, encontramos a forma:

A) se realizarão.B) realizou-se.C) realizaram-se.D) realizam-se.E) realiza-se.

10.Quanto à regência nominal, a palavra grifadaem “Gisele foi considerada ____ fazer acirurgia” exige a preposição:

A) porB) comC) sobreD) deE) a

apta

11. Em “...passou pelo endocrinologista, pelopsicó e eles apoiaram a intervenção.”, oelemento grifado significa:

A) especialidade.B) profissional.C) ânimo.D) estudo.E) mente.

logo

7. Assinale a opção em que a função sintática dostermos grifados na frase abaixo foi correta erespectivamente indicada.

“Mas na opinião de Noel Lima,, no Rio de Janeiro, a maioria

das mães procuram é edeseja que os filhos sejam verdadeirasesculturas.”

A) aposto – sujeito – objeto direto – predicativo.B) vocativo – objeto direto – adjunto adnominal –

objeto direto.C) adjunto adverbial – objeto indireto – predicativo

– objeto direto.D) sujeito – predicativo – adjunto adnominal –

adjunto adverbial.E) agente da passiva – adjunto adnominal –

predicativo – objeto indireto.

cirurgião daClínica das Palmeiras

que o perfeccionista

Leia a tirinha antes de responder às questões 12 e13.

13. No último quadrinho da tira, a oração “se oremédio for bom”, expressa ideia de:

A) conformidade.B) concessão.C) causa.D) consequência.E) condição.

www.pciconcursos.com.br

05

15.Assinale a opção em que a lacuna deve serpreenchida com a primeira palavra entreparênteses.

A) Sua licença foi ____________. (caçada –cassada)

B) Aquela senhora não tinha ________ deridículo. (censo – senso)

C) Era uma situação que não tinha mais _______.(concerto – conserto)

D) O corpo não tinha como ________ aquelasubstância. (absolver – absorver)

E) As veias pareciam _________. (dilatadas –delatadas)

18.Instalada no município no começo da décadade 70, a Base Aérea de Anápolis é hoje uma dasprincipais unidades da aeronáutica brasileira.Além de atuar na defesa do espaço aéreo dacapital federal, também é responsabilidade dosaviões baseados na cidade a tarefa de:

A) defender o litoral brasileiro para garantir asriquezas existentes dentro do mar territorial.

B) impedir a utilização do espaço aéreo brasileiroem atos contrários aos interesses nacionais.

C) dar o suporte aéreo necessário às operaçõesdo Projeto Calha Norte no extremo norte.

D) prestar apoio à aviação civil no monitoramentodo aeroporto internacional de Brasília.

E) realizar manobras que permitam o plenoexercício de defesa do espaço aéreo nacional.

16. A VALEC, empresa pública do Ministério dosTransportes, foi criada para construir a FerroviaNorte-Sul. O primeiro trecho concluído e emoperação, é o que liga as cidades de Estreito aAçailândia, no estado do Maranhão, com extensãode 226km de linha ferroviária. Quando estivertotalmente concluída, a ferrovia em questão seráde grande importância já que:

A) criará mecanismos facilitadores ao setorindustrial, quanto ao recebimento de matérias-primas.

B) irá escoar a produção de grãos para o destinofinal num tempo mais curto possível, reduzindocustos.

C) poderá agilizar a circulação de passageiros,prejudicada pelas más condições das rodoviasda região.

D) consolidará a integração nacional já que vaiinterligar as regiões Norte e Nordeste ao Sul e oSudeste.

E) implantará, em definitivo, a multimodalidade notransporte de cargas ao lado da rodovia Belém-Brasília.

17.A vegetação original do cerrado foi alterada ereduzida pela ação antrópica. Uma das ações quepode ser considerada como determinante para oatual quadro em que se encontra esta paisagemvegetal pode ser assinalado de forma correta em:

A) expansão do cultivo da soja por empresas doSudeste.

B) queimadas feitas por produtores de cana-de-açúcar.

C) intensa utilização do solo pela atividadeagropastoril.

D) implantação de núcleos de colonização nestaárea.

E) necessidade de espaços para a chegada daferrovia.

14.Assinale a opção que preenche, correta erespectivamente, as lacunas das frases abaixo.

Os pais ____ ao consultório médico e trazem osfilhos.É necessário que se __________ cirurgicamente.Quando o responsável ________ como ficou oadolescente, reclamará com o médico.

A) vêm – intervenha – vir.B) vêm – interviesse – ver.C) vem – entervenha – ver.D) vem – entervisse – vir.E) vem – enterviesse – ver.

ANÁPOLIS – ASPECTOS HISTÓRICO,GEOGRÁFICOS E SÓCIOECONÔMICOS

19. Em 1953, o valor da produção referente àsindústrias alimentícias representou cerca de 30%do valor da produção industrial goiana. Taldesenvolvimento está atrelado aos anos 1930,quando migrantes vindos de vários pontos do paísderam início à produção de diversos gênerosagrícolas, sendo o de maior destaque:

A) o cultivo do café beneficiado pela existência dosolo terra roxa.

B) ampliação da área cultivada de trigointroduzida no século XIX.

C) a produção de algodão visando atender o setortêxtil paulista.

D) industrialização e comercialização dederivados da carne bovina.

E) grande desenvolvimento da rizicultura no“Mato Grosso de Goiás”.

www.pciconcursos.com.br

06

23.Os primeiros migrantes vindos de váriospontos do país em direção a Anápolisdesenvolveram atividades ligadas à agropecuária,atraídos pela excelência dos solos e pelaabundância e variedade de caça existente na áreaconhecida como “Campos Ricos”. Em relação aorelevo neste processo de ocupação, devemosdestacar que foi:

A) um obstáculo devido a sua naturezamontanhosa.

B) positivo devido a sua feição plana, poucoacidentada.

C) positivo devido aos seus rios, com diversostrechos encachoeirados.

D) um obstáculo devido as suas manifestações deinstabilidade.

E) um obstáculo por apresentar diversas serrasno entorno da cidade.

21.Desde a sua inauguração, em 1976, o DistritoAgroindustrial de Anápolis passou por diversasfases.Até a metade dos anos 1980, ou seja, quase10 anos depois da fundação, havia poucasempresas instaladas. Esse quadro começou amudar a partir de medidas tomadas pelo poderpúblico estadual como:

A) conceder, gratuitamente, a montagem dainfraestrutura industrial.

B) subsidiar os gastos com pessoal que asempresas viessem ter.

C) garantir o acesso rodoviário até a hidroviaTietê-Paraná antes de 1990.

D) criação de um programa de incentivos fiscaisdenominado Fomentar.

E) atuar junto aos sindicatos para preservar asempresas de interrupções.

20.O porto seco de Anápolis movimentou, em2009, cerca de 1,1 bilhão de dólares. Seconfirmada a tendência registrada no primeirosemestre, o porto poderá desembaraçar2,4 bilhões de dólares em 2010. Para a indústriafarmacêutica, um dos benefícios oferecidos peloporto seco a este segmento é o de:

A) encurtar o acesso às matérias-primasprocedentes, a maior parte, da China e daÍndia.

B) oferecer uma redução de custos dearmazenagem em relação aos portos eaeroportos.

C) desburocratizar o processo de exportação e,desta forma, evitar o “custo Brasil”.

D) ter a sua área alfandegada próxima dosprincipais eixos de transportes do estado.

E) permitir que a Receita Federal monitore comrigor as empresas estabelecidas no setor.

22.Muito embora tenha sido fundada em 15 dedezembro de 1887, Anápolis só teve a suaelevação à categoria de vila em 1892 e a demorapara a instalação da vila de Santana das Antasestá relacionada com:

A) disputas judiciais referentes à fixação de limiteterritorial.

B) falta de uma área que pudesse abrigar o podermunicipal.

C) dificuldades impostas pelas autoridadespirenopolinas.

D) necessidade de contornar o veto imperial àcriação de novas vilas.

E) população insuficiente para eleger osrepresentantes municipais.

24.A bióloga Rosana Silva Barbosa, emdepoimento ao Jornal Contexto de 14/05/2010,afirmou que o tratamento do lixo poderia ser maiseficiente se a iniciativa privada do município sesensibilizasse para a questão. “Temos o exemplodo DAIA. As empresas daquele distrito deveriamcriar programas específicos de reciclagem, alémde programas de treinamento para os seusfuncionários”.

Analisando o depoimento da bióloga Rosana SilvaBarbosa pode-se concluir que:

A) existe desinteresse das indústrias instaladasno DAIAem dar destinação adequada ao lixo.

B) há uma disputa entre ambientalistas e o poderpúblico em relação ao problema.

C) não se concebe um desenvolvimento industrialsem preocupação ambiental.

D) caso a sociedade civil não se mobilize, o lixoserá um transtorno na vida do anapolino.

E) problemas com coleta e destinação do lixo nãoexiste somente emAnápolis.

www.pciconcursos.com.br

07

29.Existem diversas medidas de frequência quefazem parte das ferramentas de apoio ao estudoepidemiológico. Dentre essas, aquela queexpressa a frequência de óbitos por umadeterminada doença, entre os indivíduos queapresentam esta doença, denomina-se:

A) morbidade.B) incidência.C) prevalência.D) letalidade.E) mortalidade.

30.O uso do avental plumbífero pelos profissionaisque realizam procedimentos com emissão deradiação ionizante é um exemplo de prevenção:

A) primária - promoção da saúde.B) primária - proteção específica.C) secundária.D) terciária.E) quaternária.

31.Anotificação compulsória de doenças, agravose eventos em saúde é obrigatória:

A) aos responsáveis por estabelecimentos desaúde, contanto que sejam públicos.

B) apenas aos médicos e enfermeiros.C) a todos os profissionais de saúde.D) aos responsáveis por organizações de ensino,

apenas quando se tratar de instituição privada.E) exclusivamente aos laboratórios de saúde

pública.

28. A taxa de mortalidade infantil estima o risco demorte a que está exposta uma população denascidos vivos, em uma determinada área eperíodo, antes de completar quanto tempo devida?

A) 1 semana.B) 1 mês.C) 6 meses.D) 1 ano.E) 5 anos.

26.Ao longo da década de 1990, identificou-se aevolução de vários modelos de gestão. O avançona consolidação do Sistema Único de Saúde severifica no modelo segundo o qual:

A) a gestão do sistema permanece com o Estado.B) a gerência das unidades é definida em parceria

pelo gestor estadual e municipal.C) o sistema é organizado com base na hierarquia

de ações e serviços de saúde.D) os municípios têm sua gestão fragmentada.E) as unidades de saúde do município não têm

papel definido.

27.Uma paciente comparece a uma unidade desaúde para tratar de um ferimento. A técnica deenfermagem que a atende percebe que elaaparenta ter sobrepeso e a convida a participar do“grupo de caminhada” da unidade. Esta condutatraduz o seguinte princípio do Sistema Único deSaúde:

A) universalidade.B) integralidade.C) descentralização.D) hierarquização.E) equidade.

CONHECIMENTOS BÁSICOS DE SAÚDE PLÚBLICA

25.O terceiro maior crescimento populacional deAnápolis ocorreu na década de setenta, quando opercentual foi de 5,52% ao ano, ou seja, apopulação passou de 105 121 para 179 973habitantes. Esse período coincide com ainstalação da BaseAérea e, principalmente, com ainauguração do DAIA. Entre as implicações dessecrescimento populacional podemos destacar deforma correta que:

A) não houve ampliação do setor de serviços nacidade por conta da implantação do DAIA.

B) esse crescimento populacional está ligado aostécnicos franceses que vieram trabalhar nabase aérea.

C) e s s e c r e s c i m e n t o p o p u l a c i o n a l éconsequência da diferença entre a natalidade ea mortalidade no período.

D) deve-se levar em consideração que a aberturados postos de trabalho não atraiu tanta mão deobra para a cidade.

E) confirma a relação entre desenvolvimentoeconômico e crescimento populacional.

www.pciconcursos.com.br

08

33. Que instância colegiada atua no controle daexecução da política de saúde no Município?

A) Comissão Municipal de Saúde.B) Conferência Municipal de Saúde.C) Assembleia Deliberativa de Usuários.D) Conselho Municipal de Saúde.E) Comitê Gestor de Saúde.

37.A taxa de mortalidade materna pode serconstruída utilizando-se os seguintes Sistemas deInformações em Saúde:

A) Sistema de Informação de Agravos deNotificação e Sistema de InformaçõesHospitalares.

B) Sistema de Informações Ambulatoriais eSistema de Informação daAtenção Básica.

C) Sistema de Informações sobre Nascidos Vivose Sistema de Informações do ProgramaNacional de Imunização.

D) Sistema de Informações Hospitalares eSistema de Informação sobre Mortalidade.

E) Sistema de Informação sobre Mortalidade eSistema de Informações sobre Nascidos Vivos.

Os recursos federais destinados às ações e aosserviços de saúde são organizados e transferidosna forma de blocos de financiamento. O bloco daAtenção Básica é constituído por doiscomponentes: Piso da Atenção Básica Fixo – PABFixo e Piso da Atenção Básica Variável – PABVariável.

35.Os valores anuais e mensais da parte fixa doPiso da Atenção Básica (PAB) para cadaMunicípio são baseados:

A) no número de unidades básicas de saúde.B) na sua população total.C) nas taxas de mortalidade local.D) no percentual da população dependente do

SUS.E) no montante de recursos recolhidos em

impostos.

38.De acordo com a Política Nacional de AtençãoBásica, para a implantação de Equipes de Saúdeda Família (ESF) é necessária a existência deequipe multiprofissional responsável por, nomáximo, 4.000 habitantes. Considerando que apopulação de Anápolis é de, aproximadamente,336.000 habitantes, qual o número mínimo de ESFque o município deve implantar para atingir 100%de cobertura?

A) 67B) 74C) 84D) 96E) 112

36.O Componente Piso da Atenção BásicaVariável – PAB Variável – é constituído porrecursos financeiros destinados ao financiamentode estratégias, realizadas no âmbito da AtençãoBásica em saúde. As alternativas a seguir sãoestratégias financiadas no componente variáveldo PAB, COM EXCEÇÃO de:

A) Saúde da Família.B) Agentes Comunitários de Saúde.C) Saúde Bucal.D) Incentivo para a Atenção à Saúde no Sistema

Penitenciário.E) Incentivo para a Atenção Integral à Saúde do

Trabalhador.

34.Na composição da Conferência de Saúde, arepresentação dos usuários em relação aoconjunto dos demais segmentos deve ser de:

A) 75%B) 50%C) 25%D) 20%E) 15%

32. Segundo a Portaria nº 2.472, de 31/08/10, doMinistério da Saúde, faz parte da Lista deNotificação Compulsória Imediata – LNCI – umcaso suspeito ou confirmado de:

A) cólera.B) febre tifoide.C) hanseníase.D) leishmaniose visceral.E) malária.

www.pciconcursos.com.br

09

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

41. O PEATE - Potencial Evocado Auditivo deTronco Encefálico é constituído por sete picospositivos que surgem nos primeiros quinze mesesapós a estimulação auditiva. Esses picos foramdescritos e denominados por números romanossequenciais de I a VII. Na análise desse potencial,os picos mais visíveis e os mais utilizados nocritério de normalidade são:

A) I, II e V.B) I, III e V.C) II, III e V.D) I, II e VII.E) I, III e VI.

40.O repasse direto e automático de recursos paraa cobertura das ações e serviços de saúde aserem implementados pelos Municípios estácondicionado ao cumprimento de algumasexigências, entre elas:

A) a celebração de convênio entre os órgãosexecutivos.

B) o estabelecimento de acordo de compra evenda de serviços.

C) a existência do Fundo Municipal de Saúde.D) a identificação das diferenças entre as diversas

regiões.E) o comprovado crescimento de suas

populações.

39. O Pacto pela Vida é o compromisso entre osgestores do SUS em torno de prioridades queapresentam impacto sobre a situação de saúde dapopulação brasileira. Entre as prioridadespactuadas está a Saúde do Idoso. O trabalhonesta área deve seguir as seguintes diretrizes,EXCETO:

A) promoção do envelhecimento ativo e saudável.B) atenção integral e integrada à saúde da pessoa

idosa.C) estímulo às ações intersetoriais, visando à

integralidade da atenção.D) a implantação de serviços de atenção

domiciliar.E) o acolhimento exclusivo à pessoa idosa em

unidades de saúde.

42. Segundo a classificação da configuraçãoaudiométrica de Hodgon, a que está associada aproblemas condutivos decorrentes de aumento derigidez do sistema tímpano-ossicular denomina-seconfiguração:

A) horizontal.B) frequência alta.C) frequência baixa.D) em U.E) irregular.

43. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquelaque corresponde à disfunção do mecanismovelofaríngeo caracterizado por incompetênciavelofaríngea.

A) Fissura submucosa de palato.B) Fissura submucosa oculta.C) Palato curto ou nasofaringe profunda.D) Fissura de palato não operada.E) Miastenia grave.

44. A paralisia de Bell é a mais frequente dasparalisias faciais, sendo mais comum no sexofeminino. Seu início é súbito e a doença progridedurante os primeiros 14 dias. O comprometimentofacial atinge seu auge nos quatro primeiros dias,sendo sua origem:

A) congênita.B) infecciosa.C) tumoral.D) traumática.E) idiopática.

www.pciconcursos.com.br

10

45. A musculatura intrínseca da laringe tem suaatividade comandada, bilateralmente, pelo nervo:

A) vago.B) trigêmeo.C) abducente.D) acessório.E) hipoglosso.

48. Dentre os tipos de emissões otoacústicas, aque permite obter respostas a partir de breveestimulação da cóclea utilizando cliques ou

, tendo como característica fundamental aestabilidade por um longo período de tempo, alémde possuir importante papel de monitoramento dafisiologia coclear na exposição de elementosototóxicos, químicos ou físicos é a:

A) espontânea.B) por estímulo de frequência.C) espontânea sincronizada.D) por transiente.E) produto de distorção.

toneburst

49. Vigotsky, baseando-se na independência eposterior interdependência (por volta dos doisanos) entre pensamento (processo cognitivo) elinguagem (língua), apresenta três fases naformação de conceitos, denominadas:

A) complexo associativo, complexo em cadeia ecomplexo difuso.

B) agregação desorganizada, pensamento porcomplexos e conceito propriamente dito.

C) assimilação, reorganização e acomodação.D) estabilização, inovação e generalização.E) adivinhação, aproximação e decodificação.

46. Os músculos intrínsecos da laringe,considerados primários da abdução que atuamdurante a respiração provendo a abertura daspregas vocais denominam-se:

A) aritenóideos.B) cricoariten ideos posteriores.C) cricoariten ideos laterais.D) tireoariten ideos externos.E) tireoariten ideos internos.

óóóó

47. As manifestações linguísticas do distúrbioespecífico de linguagem são variadas epossibilitam distintas formas clínicas, o que temlevado pesquisadores da área a proporemsubclassificações. Uma das mais conhecidas é ada neurologista I. Rapin e da psicolinguistaD.Allen. Com base nessa classificação, assinale aopção que se enquadra como distúrbios doprocesso de formulação central.

A) distúrbio da programação fonológica e agnosiaauditivo-verbal.

B) dispraxia verbal e agnosia auditivo-verbal.C) distúrbio léxico-sintático e distúrbio semântico-

pragmático.D) distúrbio da programação fonológica e

dispraxia verbal.E) agnosia auditivo-verbal e distúrbio léxico-

sintático.

50. A deglutição é uma ação automáticacomandada pelo tronco cerebral e possui funçãovital. Sobre a deglutição, marque a opção correta.

A) Deglutimos mais à noite.B) Deglutimos menos ao falar e mastigar.C) Os mais idosos têm mais saliva, deglutindo

mais vezes.D) As crianças deglutem mais que os adultos.E) Os pares encefálicos que fazem parte da

deglutição são os trigêmeos, facial,glossofaríngeo, vago, acessório e hipoglosso.

www.pciconcursos.com.br

11

55. O som de apoio tido como um dos recursosmais efetivos para a mobilização da mucosa daspregas vocais e para o equilíbrio entre as forçasaerodinâmicas da respiração e mioelástica dalaringe, atuando diretamente na coordenaçãopneumo-fono-articulatória é:

A) nasal.B) fricativo.C) basal.D) vibrante.E) plosivo.

56. Assinale a opção que contém o fonema oralconstritivo fricativo surdo.

A) /f/B) /k/C) /s/D) /p/E) /t/

57. A má oclusão classe III, segundo aclassificação de Angle, causa prejuízo aosfonemas:

A) laterais.B) velares.C) bilabiais.D) linguodentais.E) vibrantes.

58. Nos casos de pacientes com disfagia queapresentam atraso no disparo do reflexo faríngeo,a manobra indicada para evitar o risco deaspiração é:

A) inclinação corporal para trás.B) inclinação corporal lateral.C) cabeça inclinada para o lado.D) cabeça abaixada.E) cabeça para trás.

52. O tipo de afasia fluente que se caracteriza pelagrande dificuldade em compreender a linguagemfalada, com presença de distúrbios de repetição ecom a produção de palavras realizadas comesforço, sem problemas articulatórios, édenominada afasia:

A) transcortical mista.B) transcortical motora.C) transcortical sensitiva.D) de Wernicke.E) de Broca.

54. Lesão de massa, benigna, bilateral, decaracterística esbranquiçada ou levementeavermelhada, que se desenvolve na regiãoanterior das pregas vocais, na metade da área demaior vibração glótica, decorrente essencialmentede abuso vocal. Assinale a alternativa quecontempla a patologia descrita.

A) nódulo vocal.B) pólipo vocal.C) edema de Reinke.D) sulco vocal.E) cisto epidermoide.

51. São músculos levantadores da mandíbula:

A) temporal, masseter e pterig ideo medial.B) temporal e pterig ideo lateral.C) supra-hi ideos e infra-hi ideos.D) pterig ideo lateral e musculatura supra-

hi idea.E) masseter e supra-hi ideos.

óó

ó óó

óó

53. O método de oralização da criança surdacriado por Peter Guberina que consiste nautilização de técnicas audiovisual, conjunto, ritmocorporal, ritmo musical e individual é chamado:

A) aural-oral.B) áudio+visual.C) verbotonal.D) audiofonatório.E) estimulação precoce.

www.pciconcursos.com.br

12

59. Dentre as alternativas abaixo, assinale a quecorresponde às características presentes naregião oral do recém-nascido até os 3 meses deidade.

A) mandíbula protraída.B) grande espaço livre na cavidade oral.C) respiração essencialmente bucal.D) laringe rebaixada.E) presença de sucking pads.

60. O tipo de fissura que se caracteriza peloacometimento do lábio e do rebordo alveolardenomina-se:

A) pré-forame incompleta.B) pré-forame completa.C) pós-forame completa.D) pós-forame incompleta.E) transforame.

www.pciconcursos.com.br