Gabarito Provisório - EEAR

23
MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA EXAME DE ADMISSÃO (MODALIDADE “B”) AO ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO À GRADUAÇÃO DE SARGENTO DA AERONÁUTICA (EA EAGS-B 2017) Gabarito Provisório (com resolução comentada das questões) PROVAS DE: LÍNGUA PORTUGUESA E ELETRÔNICA ATENÇÃO, CANDIDATOS!!! A prova divulgada refere-se ao código 35. Se não for esse o código de sua prova, observe a numeração das questões e faça a correspondência, para verificar a resposta correta. No caso de solicitação de recurso, observar os itens 6.3 das Instruções Específicas e 14 do Calendário de Eventos (Anexo B da referida instrução).

Transcript of Gabarito Provisório - EEAR

MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA

ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA

EXAME DE ADMISSÃO (MODALIDADE “B”) AO ESTÁGIO DE ADAPTAÇÃO À GRADUAÇÃO DE SARGENTO DA AERONÁUTICA

(EA EAGS-B 2017)

Gabarito Provisório (com resolução comentada das questões)

PROVAS DE: LÍNGUA PORTUGUESA E ELETRÔNICA

ATENÇÃO, CANDIDATOS!!!

A prova divulgada refere-se ao código 35. Se não for esse o código de sua prova, observe a numeração das questões e faça a correspondência, para verificar a resposta correta.

No caso de solicitação de recurso, observar os itens 6.3 das Instruções Específicas e 14 do Calendário de Eventos (Anexo B da referida instrução).

Página 3

AS QUESTÕES DE 01 A 40 REFEREM-SEÀ LÍNGUA PORTUGUESA

5

10

15

20

25

Na base de tudo, a fermentação, no passado vista como coisa do diabo.

Na Idade Média, os pães eram feitos nos mosteiros. Havia mistério naquele movimento interno da massa, que crescia como se tivesse vida própria. Por isso os monges piedosos acompanhavam todo o processo a rezar. Rezavam sempre e com fervor, pois acreditavam que o crescimento da massa era arte do demônio. Da mesma forma como havia o demo também atrás da fabricação do queijo, da cerveja e do vinho. Se não fosse o diabo, como explicar então aquela “vida” que de repente começava a pulsar dentro daquela mistura inerte? Foi só muito tempo depois que a humanidade descobriu o que de fato acontecia naquele processo: era a multiplicação de micro-organismos num conjunto de reações químicas, que ficou conhecido então como fermentação. Hoje, curiosamente, esse mesmo processo está na base de uma das principais ciências do nosso século: a biotecnologia [...]. Quando o mundo se deu conta dos potenciais da biotecnologia, nos anos de 1970, teve início umfebril corre-corre nos meios científicos. Falava-se em criar plantas perfeitas, enormes e imunes a pragas e doenças, que revolucionariam a agricultura e resolveriam o problema da fome no mundo. Na medicina, acreditava-se que a cura do câncer, com a ajuda da nova ciência, estaria ao alcance da mão. E apostava-se também na criação de uma espécie de fonte da juventude, desenvolvendo hormônios capazes de retardar o envelhecimento das pessoas. Delirou-se, enfim. (Revista Globo Ciência, n.º 2)

As questões de 01 a 04 referem-se ao texto acima.

04 – “Havia um mistério naquele movimento internoda massa.” Qual é o mistério a que essa passagem se refere?

a) O crescimento do pão. b) O surgimento do demônio. c) O fato de os monges rezarem. d) A fabricação de queijo, cerveja e vinho. RESOLUÇÃO Resposta: A A oração adjetiva “que crescia como se tivesse vida própria” (linha 3 do texto) confirma que o crescimento do pão é o mistério a que o texto se refere.

02 – De acordo com o texto, quais afirmações abaixo estãocorretas?

I. A biotecnologia gerou muita expectativa nos meioscientíficos.

II. Os monges medievais rezavam para se livrar dos efeitos dodemônio sobre o pão.

III. Logo a humanidade descobriu o que acontecia naqueleprocesso: a multiplicação de micro-organismos.

a) II, somente. b) I, somente. c) II e III. d) I e II. RESOLUÇÃO Resposta: D A afirmação I está evidente em todo o terceiro parágrafo. A afirmação II tem respaldo no primeiro parágrafo. A afirmação III é desmentida no início do segundo parágrafo.

03 – Qual dos sentimentos abaixo não se verifica no texto?

a) Ingenuidade b) Incredulidade c) Entusiasmo d) Euforia RESOLUÇÃO Resposta: B A ingenuidade está no fato de os monges acharem queo movimento interno da massa era arte do demônio. A euforia eo entusiasmo se verificam no terceiro parágrafo, com a descobertados cientistas. Já a incredulidade não está presente em nenhummomento do texto, pois ninguém descreu de nada.

05 – Leia:

O uirapuru é um belo pássaro! Conta-se que, quando ele canta,as demais aves da floresta se põe em silêncio para apreciá-lo,pois é um momento em que se ouve gorjeios incomparáveis,que encanta qualquer apreciador de uma boa melodia.

Qual dos verbos mencionados abaixo está com a concordânciacorreta no texto?

a) põe b) ouve c) canta d) encanta

01 – Assinale a alternativa cuja expressão não representa,no texto, um desatino (falta de juízo, loucura) das pessoasem relação à Ciência.

a) Febril corre-corre. (linha 20) b) Delirou-se, enfim. (linha 28) c) Fonte da juventude. (linha 26) d) O que de fato acontecia naquele processo. (linha 12) RESOLUÇÃO Resposta: D Desatino são ideias ou atitudes mirabolantes que as pessoastêm diante de uma situação, como ocorre no texto quando houve ocorre-corre nos anos 70 por se achar que a biotecnologia poderiaresolver todos os problemas. Os cientistas “viajaram” nas ideias.Também se verifica isso quando da pretensa criação de uma fonteda juventude. E, no final, o próprio verbo delirar, que significaestar ou ficar fora de si, já é uma clara indicação de desatino.Já o fato de a humanidade descobrir o que de fato aconteciano processo de crescimento da massa de pão é uma descobertacientífica, comprovada e, portanto, não se trata de nenhumaloucura.

Página 4

RESOLUÇÃO Resposta: C O sujeito de põe é “as demais aves da floresta” (plural),portanto o correto é põem. O verbo ouve está na voz passivapronominal, e seu sujeito é “gorjeios incomparáveis” (plural),o que requer que ele fique no plural também: ...em que se ouvemgorjeios incomparáveis (gorjeios incomparáveis são ouvidos).O sujeito de encanta é o pronome relativo “que”, que estásubstituindo gorjeios incomparáveis (plural); assim, o correto éencantam (os gorjeios encantam). Por sua vez, o verbo canta temo sujeito simples “ele” (singular), portanto a concordância estácorreta.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.450.

06 – Quantas palavras do texto abaixo apresentam erro no quediz respeito ao emprego ou não do acento gráfico?

Bons argumentos têm aquele rapaz! O conteudo de sua falarevela bem a pessoa observadora que sempre demonstrou ser.Da importância a detalhes que muitos nem notam. É sempre bomouví-lo.

a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 RESOLUÇÃO Resposta: D O verbo tem, na frase em questão, está no singular, poiso sujeito é aquele rapaz (singular), portanto não recebe acento.O substantivo conteúdo é acentuado devido à ocorrência de hiatoem que o u está sozinho na sílaba tônica. O Dá é um monossílabotônico; é o verbo dar no presente do indicativo (ele dáimportância). E ouvi não tem acento porque é uma palavraoxítona terminada em i.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.71.

08 – Assinale a alternativa que não pode ser preenchida comnenhuma conjunção adversativa.

a) A literatura abre-nos os olhos para os grandes temas davida, ....... a maioria das pessoas não a valorizam.

b) Esses livros trazem textos relevantes, ....... não achei ainformação que procurava.

c) É preciso tomar uma atitude decisiva, ....... do jeito que estánão dá para ficar.

d) Ele era negligente e desatento, ....... tinha um coração de ouro. RESOLUÇÃO Resposta: C As conjunções adversativas expressam, como se sabe,contraste, oposição de ideias. Sendo assim, se a informação quevier antes de tal conjunção for positiva, a que vier depois tem queser negativa, e vice-versa. Nas frases em questão, temos: - em A: A literatura abrir-nos os olhos para os grandes temas davida (informação positiva) / a maioria das pessoas não avalorizam (informação negativa); - em B: Esses livros trazem textos relevantes (informaçãopositiva) / não achei a informação que procurava (informaçãonegativa); - em D: Ele era negligente e desatento (informação negativa) /tinha um coração de ouro (informação positiva). Somente em C é que não temos oposição de ideias.A conjunção correta é pois, já que a oração por ela introduzidaexpressa uma explicação para o que se disse antes.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.290.

07 – Leia:

“Desceram para o trapiche. A chuva entrava pelos buracos doteto, a maior parte dos meninos se amontoavam nos cantos ondehavia telhado.” (Jorge Amado)

O termo destacado no texto acima se classifica como

a) pronome demonstrativo. b) pronome interrogativo. c) pronome indefinido. d) pronome relativo. RESOLUÇÃO Resposta: D Sabe-se que o pronome relativo se relaciona com um termoantecedente, dando início a uma oração adjetiva. No texto acima, o termo destacado onde representao substantivo cantos e se relaciona com ele. Sua função, portanto,é de pronome relativo.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.184.

09 – Assinale a alternativa que não contém aposto.

a) É sabido, pela história, que os índios, povo nativo da Ilha deVera Cruz, primeiro nome do nosso Brasil, transmitirammuito de sua cultura e costumes aos portugueses.

b) O Futurismo, movimento lançado pelo poeta italiano Marinettiem 1909, propunha a destruição do passado e a exaltação davida moderna.

c) “Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada: Cobrai-a e não queirais, Pastor Divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória.” (G. de Matos) d) “Cada momento que passamos na internet será um minuto

a menos no mundo real, onde há um recurso valiosíssimo:gente, como a caixa de supermercado, a bibliotecária eos frequentadores de shopping center.” (Robert Wright)

RESOLUÇÃO Resposta: C Nas alternativas acima, temos os seguintes apostos: - em A: povo nativo da Ilha de Vera Cruz, primeiro nome donosso Brasil; - em B: movimento lançado pelo poeta italiano Marinetti em1909; - em D: gente, como a caixa de supermercado, a bibliotecária eos frequentadores de shopping center. Em C não há aposto; temos dois vocativos: Senhor e PastorDivino.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, pp.365 e 366.

Página 5

10 – Leia:

“No mais interno fundo das profundas Cavernas altas, onde o mar se esconde, Lá donde as ondas saem furibundas [...]”

Os termos destacados no texto exercem, respectivamente,a função de

a) predicativo do objeto e predicativo do sujeito. b) adjunto adnominal e predicativo do sujeito. c) predicativo do sujeito e adjunto adnominal. d) predicativo do objeto e adjunto adnominal. RESOLUÇÃO Resposta: B Adjunto adnominal é um termo que caracteriza umsubstantivo sem a intermediação de um verbo. No verso Cavernasaltas, onde o mar se esconde, o adjetivo destacado é um adjuntoadnominal de Cavernas. No verso Lá donde as ondas saem furibundas, o termodestacado é predicativo do sujeito ondas. Temos nesse verso umpredicado verbo-nominal: as ondas saem / as ondas estãofuribundas.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, pp.343, 344 e 363.

13 – Assinale a alternativa incorreta em relação à concordânciaverbal.

a) Tu e ela não participarão do novo projeto de leitura daRede Municipal.

b) Tu e ela não participareis do novo projeto de leitura daRede Municipal.

c) Alunos, pais e professores, ninguém desistirá do novo projetode leitura.

d) Poucos recursos, falta de interesse, nada os farão desistirdo projeto.

RESOLUÇÃO Resposta: D Na concordância verbal, o verbo concorda com o sujeito,obedecendo às regras gerais. As alternativas A e B estão corretas, pois temos o sujeitocomposto de pessoas diferentes. Nesse caso, o verbo se flexionano plural e na pessoa que tiver prevalência: a 1.ª prevalece sobre a2.ª e a 3.ª; a 2.ª prevalece sobre a 3.ª. A alternativa C está correta, pois o sujeito composto vemresumido pelo pronome ninguém. Nesse caso, o verbo concorda,no singular, com o pronome resumidor. Já a alternativa D estáincorreta, pois nela o verbo deveria concordar, no singular, com opronome nada. O correto seria Poucos recursos, falta deinteresse, nada os fará desistir do projeto.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p. 451 e 454.

11 – Em qual alternativa o uso do acento grave foi empregadocorretamente?

a) Dos candidatos aprovados serão exigidos à qualquer horatodos os documentos para a matrícula.

b) Após o término das provas, alguns candidatos fizeram alusãoà uma questão sem resposta.

c) Informaram aos candidatos que eles deveriam preencher todaa ficha de inscrição à lápis.

d) À zero hora precisamente, seria divulgado o gabarito dasprovas.

RESOLUÇÃO Resposta: D Sabemos que o acento grave é empregado para registrar aocorrência da crase. Ou seja, a fusão da preposição a com outro a. Na alternativa A, o pronome foi empregado incorretamente,pois não ocorre a crase diante de pronome indefinido qualquer.Consideramos que esse pronome não aceita o artigo a. Nessecaso, tem-se Dos candidatos aprovados serão exigidos aqualquer hora todos os documentos para a matrícula. Em B, quer consideremos uma artigo indefinido, querconsideremos numeral, em nenhum dos dois casos poderemosempregar o acento grave. Tem-se, portanto, Após o término dasprovas, alguns candidatos fizeram alusão a uma questão semresposta. Em C, também o acento grave foi empregado incorretamente,pois não ocorre crase nas locuções adverbiais cujo núcleo émasculino. Tem-se, portanto, Informaram aos candidatos que elesdeveriam preencher toda a ficha de inscrição a lápis. Em D, o acento grave foi empregado corretamente, pois háno período uma locução adverbial à zero hora.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.275.

12 – Leia:

“Ninguém no caís tem um nome só. Todos têm também um apelido ou abreviam o nome, ou o aumentam, ou lhe acrescentamqualquer coisa que recorde uma história, uma luta, um amor.”

(Jorge Amado)

Os sujeitos dos verbos destacados no texto classificam-se, respectivamente, como

a) simples e simples. b) indeterminado e simples. c) simples e indeterminado. d) indeterminado e indeterminado. RESOLUÇÃO Resposta: A Sabemos que o sujeito pode ser constituído por umsubstantivo ou pronome, ou por uma palavra ou expressão substantivada. Além disso, podemos asseverar que é ele quecomanda a flexão do verbo. Ou seja, quem obriga o verbo a ficarno singular ou no plural. No texto acima, temos dois períodos. No primeiro, Ninguém no caís tem um nome só, o verbo tem se refere a ninguém, que se classifica como sujeito simples, quando possui um só núcleo.No segundo, Todos têm também um apelido ou abreviam o nome, ou o aumentam, ou lhe acrescentam qualquer coisa que recordeuma história, uma luta, um amor, o verbo destacado se refereao pronome relativo que, o qual tem a função de sujeito.Esse sujeito se classifica também como simples.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p. 324.

Página 6

14 – Assinale a alternativa em que a colocação pronominal nãoobedece à Norma Culta.

a) Deus nos dê muita saúde para que possamos assistir à nossavitória em breve!

b) O Reitor não se lembra dos detalhes do projeto de leituracolocados pelos professores.

c) Em tratando-se de dúvidas sobre as normas da ABNT, procureo revisor do projeto.

d) Ainda nos faltam os argumentos necessários para quepossamos conseguir recursos para nosso novo projeto.

RESOLUÇÃO Resposta: C O pronome oblíquo átono pode ocupar três posições emrelação ao verbo: antes (próclise), no meio (mesóclise) e depois(ênclise). A alternativa A está correta, pois a oração optativa exigeo pronome antes do verbo: Deus nos dê. As alternativas B e D estão corretas, pois palavra negativa(não) e advérbio (ainda) atraem o pronome para antes do verbo:O Reitor não se lembra; Ainda nos faltam. A alternativa C está incorreta, pois o gerúndio antecedidode preposição (em) exige o pronome antes do verbo. O períodocorreto seria Em se tratando de dúvidas sobre as normasda ABNT, procure o revisor do projeto.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p. 538.

17 – Leia:

“Durante a risada, ocorre a liberação da serotonina, um dosneurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.”

Em qual alternativa o termo destacado exerce a mesma funçãosintática de pela sensação de bem-estar?

a) A propósito, quando foi a última vez que você deu uma boarisada, hein?

b) Alguns cientistas dizem que as estruturas frontais do cérebro,mais sofisticadas, estão associadas ao riso.

c) Os movimentos musculares do sorriso, dizem os cientistas,melhoram um pouco o humor e liberam a serotonina.

d) Dizem alguns cientistas que vale a pena, até, olhar para simesmo no espelho, ao menos uma vez ao dia, e esboçar umbelo sorriso.

RESOLUÇÃO Resposta: B Sabemos que o complemento nominal é o termo quecompleta certos substantivos, adjetivos e advérbios. No textoacima, o termo responsáveis (adjetivo) pede um complemento,que é pela sensação de bem-estar. Assim, o termo destacadoclassifica-se como complemento nominal. Esse é o mesmo casoda alternativa B, em que ao riso é complemento nominal doadjetivo associadas. Em A, temos uma boa risada, que é objeto direto do verbo deu. Em C, do sorriso é adjunto adnominal de movimentos musculares. Em D, um belo sorriso é objeto direto de esboçar.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.354.

16 – Leia e observe o emprego das vírgulas:

O dicionário, que é conhecido como o “pai dos burros”,é verdadeiramente uma grande ferramenta de consulta. Ele trazos significados das palavras, esclarece sobre a regência dosverbos, menciona a classe gramatical, apresenta inúmerosexemplos de frases e traz até a etimologia dos vocábulos. Sempreque precisamos de uma boa ferramenta de consulta, é a ele quedevemos recorrer.

No texto acima, não há vírgula separando

a) adjunto adverbial. b) orações coordenadas. c) oração subordinada adverbial. d) oração subordinada adjetiva explicativa. RESOLUÇÃO Resposta: A Na primeira frase do texto, a oração que é conhecido comoo “pai dos burros” expressa um conceito que é inerente a todosos dicionários; é, portanto, uma adjetiva explicativa e por issodeve ser intercalada por vírgulas. Na segunda frase, há quatroorações coordenadas assindéticas que necessariamente ficamseparadas por vírgulas. E, na última frase, a oração Sempre queprecisamos de uma boa ferramenta de consulta é subordinadaadverbial temporal, anteposta à principal, o que explicaa ocorrência da vírgula. Só há um adjunto adverbial no texto(o advérbio verdadeiramente), que, por ser de pequeno corpo,dispensa as vírgulas.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p. 428.

15 – Leia:

São quatro cachorras muito amáveis, cada qual com suaspeculiaridades. Rose é uma cachorrinha arteira e serelepe,com seu pelo e unhas pretas. Ciça é pacata e sorrateira, sempreatenta com seus olhos e orelhas amarelos. Vilma,por sua vez, apresenta bastante habilidades para vigiar a casa;atira-se em qualquer um que vê. E Ruth é meio sossegada e fazamizades facilmente à primeira vista.

Há um erro de concordância nominal na descrição de uma dascachorras. Qual?

a) Rose b) Ciça c) Vilma d) Ruth RESOLUÇÃO Resposta: C O adjetivo posposto a dois substantivos de gênero e númerodiferentes pode concordar com os dois substantivos (caso a ambosse refira) ou somente com o mais próximo, mesmo que se refiraaos dois. Essa regra está sendo aplicada em pelo e unhas pretas etambém em olhos e orelhas amarelos. A palavra meio, quandoligada a adjetivo (meio sossegada), é advérbio e fica no masculinosingular, tal como se encontra no texto. E a palavra bastante,quando ligada a substantivo, com este deve concordar; o corretoé, pois, bastantes habilidades. Portanto é na descrição de Vilmaque se encontra o erro de concordância nominal.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, pp.438, 445 e 446.

Página 7

19 – Leia:

“O pardalzinho nasceu Livre. Quebraram-lhe a asa. Sacha lhe deu uma casa, Água, comida e carinho.” (M. Bandeira)

Os termos destacados no texto acima exercem respectivamentea função de

a) objeto direto e objeto indireto. b) adjunto adnominal e objeto indireto. c) adjunto adnominal e predicativo do sujeito. d) predicativo do sujeito e predicativo do objeto. RESOLUÇÃO Resposta: B Sabe-se que o adjunto adnominal é o termo que caracterizaum substantivo sem a intermediação de um verbo. Pode-seafirmar, sob os óculos da Morfossintaxe, que é uma funçãoadjetiva da oração, sendo, portanto, desempenhada por adjetivos,locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numeraisadjetivos. Em Quebraram-lhe a asa, o lhe é um pronome com a funçãode adjunto adnominal. Poderia ser substituído por sua: Quebramsua asa. Em Sacha lhe deu uma casa, o termo lhe é complemento doverbo deu, que é transitivo direto e indireto. Pede, portanto, doiscomplementos: uma casa (objeto direto) e lhe (objeto indireto).Esse pronome poderia ser substituído por a ele (ao pardalzinho).

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, pp.352 e 363.

18 – Leia:

“Apiedei-me; tomei-a na palma da mão e fui depô-la no peitorilda janela. Era tarde; a infeliz expirou dentro de algunssegundos.” (Machado de Assis)

Quantas orações coordenadas podemos depreender do textoacima?

a) seis b) sete c) cinco d) quatro RESOLUÇÃO Resposta: C Sabemos que o período é constituído de uma ou maisorações. Essas orações são contadas pelo número de verbos oulocuções verbais. A oração coordenada é uma oração sintaticamenteindependente, ou seja, oração que, no período composto,não funciona como termo de outra, nem tem outra funcionandocomo termo dela. No texto acima, temos cinco orações coordenadas: “Apiedei-me; tomei-a na palma da mão e fui depô-la no peitoril da janela.Era tarde; a infeliz expirou dentro de alguns segundos”.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p. 374.

20 – Observe:

Aprecio muito Machado de Assis. A obra de Machado de Assis é rica em metáforas.

Reunindo corretamente as duas orações com o auxílio do pronome relativo, temos:

a) Aprecio muito Machado de Assis, o qual sua obra é rica emmetáforas.

b) Aprecio muito Machado de Assis, cuja obra é rica em metáforas.

c) A obra de Machado de Assis, cuja muito aprecio, é rica emmetáforas.

d) Aprecio muito Machado de Assis, a quem possui obra rica emmetáforas.

RESOLUÇÃO Resposta: B Sabemos que o pronome relativo retoma um substantivo(ou um pronome) anterior a ele, substituindo-o no início da oração seguinte. O pronome relativo cujo estabelece uma relação de posse e éempregado entre dois substantivos. Assim, reunindo os períodos acima, temos corretamente:Aprecio muito Machado de Assis, cuja obra é rica em metáforas.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p. 184.

21 – Quanto à voz dos verbos, relacione as colunas e, a seguir, assinale a alternativa correta.

1 – voz ativa 2 – voz passiva

( ) A cidade de Mariana foi isolada pela lama.

( ) Encontraram muitos corpos no meio da lama.

( ) Encontraram-se muitos corpos no meio da lama.

( ) A lama destruiu a cidade de Mariana.

a) 2 - 2 - 1 - 1 b) 1 - 1 - 2 - 2 c) 2 - 1 - 2 - 2 d) 2 - 1 - 2 - 1 RESOLUÇÃO Resposta: D Quanto à voz, os verbos se classificam em ativos, passivos e reflexivos. A voz verbal é a forma que o verbo assume para indicar que a ação verbal é praticada ou sofrida pelo sujeito. A voz ativa ocorre quando o sujeito é o agente, isto é, praticaa ação expressa pelo verbo: A lama destruiu a cidade de Mariana/ Encontraram muitos corpos na lama. A voz passiva ocorre quando o sujeito é paciente, isto é, sofre, recebe ou desfruta a ação expressa pelo verbo: A cidade de Mariana foi isolada pela lama (passiva analítica) / Encontram-se muitos corpos no meio da lama (passiva pronominal = Muitos corpos foram encontrados).

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p.219.

Página 8

25 – Como se classificam os pronomes destacados nos versosabaixo, na ordem em que aparecem?

“Liberdade essa palavra que o sonho humano alimenta: que não há ninguém que explique, e ninguém que não entenda.” (Cecília Meireles)

a) Demonstrativo, relativo e possessivo. b) Possessivo, interrogativo e indefinido. c) Indefinido, demonstrativo e relativo. d) Demonstrativo, relativo e indefinido. RESOLUÇÃO Resposta: D O pronome essa é um pronome adjetivo demonstrativo,pois está acompanhando o substantivo palavra, indicando umapessoa do discurso. O pronome que é relativo, pois pode sersubstituído por a qual. E ninguém é pronome indefinido porquefaz uma referência de modo vago, impreciso.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.183-186.

22 – Em qual alternativa a conjunção ou locução conjuntivaestabelece uma relação de sentido de concessão?

a) Os professores anunciaram que farão greve, ainda queo Governo decida algum novo reajuste salarial.

b) Mal o Governo anunciou uma negociação para um novoreajuste, os professores decidiram pela greve.

c) Logo que o Governo pediu uma negociação, o sindicato dosprofessores decidiu interromper a greve.

d) Enquanto o sindicato e o Governo não decidirem o reajusteexigido, os professores não retornarão às salas de aula.

RESOLUÇÃO Resposta: A As conjunções ligam orações ou palavras num texto.São elas coordenativas ou subordinativas. As conjunções subordinativas ligam orações, subordinandouma à outra. Exceto as conjunções integrantes, essas conjunçõesestabelecem uma relação de sentido (causa, comparação,concessão, condição ou hipótese, conformidade, consequência,finalidade, proporção, tempo). Nas alternativas B, C e D, a conjunção ou locução conjuntiva estabelece uma relação de sentido de tempo: Mal o Governo anunciou uma negociação para um novo reajuste / Logo queo Governo pediu uma negociação/ Enquanto o sindicato eo Governo não decidirem o reajuste exigido. Em A, na oração ainda que o governo decida algum novoreajuste salarial, a locução conjuntiva ainda que estabelece umarelação de concessão. Ou seja, exprime um fato que se concede,que se admite, em oposição a outro: Os professores anunciaramque farão greve.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.291.

24 – Leia o poema abaixo, do poeta Mário Quintana.

Inscrição para um portão de cemitério Na mesma pedra se encontram, Conforme o povo traduz, Quando se nasce uma estrela, Quando se morre uma cruz. Mas quantos que aqui repousam Hão de emendar-nos assim: “Ponha-me a cruz no princípio... E a luz da estrela no fim.”

Analisando as figuras de linguagem presentes nesses versos,é incorreto afirmar que

a) princípio e fim formam uma antítese. b) a palavra pedra constitui uma prosopopeia. c) repousam é um eufemismo para “estão mortos”. d) cruz representa a morte, portanto constitui uma metonímia do

tipo concreto pelo abstrato. RESOLUÇÃO Resposta: B Vejamos as definições das figuras mencionadas na questão eo enquadramento das expressões: - antítese: utilização de palavras de sentidos opostos; é o queocorre com princípio e fim; - eufemismo: suavização da expressão de uma ideia triste, molestaou desagradável; dizer eles repousam é menos chocante do quedizer estão mortos; - metonímia: utilização de uma palavra por outra com a qual seacha relacionada (uma palavra evoca a outra); a cruz émundialmente conhecida como símbolo da morte, ou seja, quandose fala em cruz, pensa-se em morte; - prosopopeia: atribuição de características humanas a seresinanimados; a palavra pedra, no texto, não está personificada; elarepresenta a lápide comumente encontrada nos túmulos. Portanto, dentre as figuras aludidas, a prosopopeia é a únicaque não se encontra no texto.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, pp.615, 626 e 627.

23 – Quanto à regência verbal ou nominal, assinale o segmento que completa corretamente a frase abaixo.

Este é um lugar .......

a) de que muito ouvi elogiar. b) cuja beleza me encanta. c) cuja natureza eu sou fascinado. d) por que sempre nos referimos em nossas conversas. RESOLUÇÃO Resposta: B Todas as alternativas constituem orações adjetivas, quedevem ser antecedidas de preposição caso o verbo ou algum adjetivo dessas orações a exijam. Então vejamos: - em A, o verbo elogiar não pede preposição (eu elogio alguma coisa): “Este é um lugar que ouvi elogiar”; - em C, o adjetivo fascinado pede a preposição por (sou fascinadopor alguma coisa): “Este é um lugar por que (ou pelo qual) sou fascinado”; - em D, o verbo referir-se pede a preposição a (eu me refiroa algo): “Este é um lugar a que sempre nos referimos”; - já em B, o verbo encantar é transitivo direto, não pedepreposição: “Este é um lugar cuja beleza me encanta”.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p. 392.

Página 9

26 – Leia:

A gratidão e a generosidade são duas qualidades muito nobres.Um homem de bem aplica essas virtudes em sua vida. Assim,ele deixa as pessoas felizes com suas atitudes.

O texto acima é composto de três frases, cujos predicadosclassificam-se, respectivamente, como

a) nominal, verbal e verbo-nominal. b) verbal, verbo-nominal e nominal. c) nominal, verbo-nominal e verbal. d) verbo-nominal, nominal e verbal. RESOLUÇÃO Resposta: A A primeira frase constitui predicado nominal porque háo verbo são ligando o predicativo ao sujeito. A segunda fraseencerra predicado verbal devido à presença do verbo aplica, que étransitivo. Já a terceira contém predicado verbo-nominal porquehá o objeto direto as pessoas e o predicativo do objeto felizes.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, pp.328 e 329.

27 – Leia:

“Talvez pareça excessivo o escrúpulo do Cotrim, a quem nãosouber que ele possuía um caráter ferozmente honrado.”

(Machado de Assis)

Dentre os verbos presentes na frase acima, não há

a) futuro do subjuntivo. b) presente do indicativo. c) presente do subjuntivo. d) pretérito imperfeito do indicativo. RESOLUÇÃO Resposta: B

Os tempos verbais presentes na frase acima são os seguintes:pareça – presente do subjuntivo; souber – futuro do subjuntivo;possuía – pretérito imperfeito do indicativo. O presente doindicativo não consta.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.195.

28 – Em qual das alternativas a regência do adjetivo ansioso estácorreta?

a) Capitu possuía olhos ansiosos a novas paisagens. b) Capitu estava ansiosa em fazer a viagem com o esposo. c) Capitu estava ansiosa para ler as cartas de amor de Bento. d) Capitu estava ansiosa à visita que receberia do sócio de seu

esposo. RESOLUÇÃO Resposta: C

O adjetivo ansioso, de acordo com a Norma Culta, só podevir acompanhado das preposições de, para, por. Assim,a alternativa correta é C.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.487. CIPRO NETO, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática daLíngua Portuguesa. 3ed. São Paulo: Scipione, 2013, p. 526.

31 – Assinale a alternativa em que não há erro de ortografia.

a) O Facebook é utilizado com o propósito de obter informaçãosobre uma classe social privilegiada.

b) O usuário que quizer poderá limitar a invasão de suaprivacidade. Basta apenas um delete.

c) Aquele que acredita ser vulnerável não tem conciência dosgrandes riscos que corre.

d) A falta de malícia de alguns usuários os induz a correr riscodesnescessário.

RESOLUÇÃO Resposta: A Em B, o correto é quiser; em C, consciência; em D,desnecessário.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.52.

30 – Assinale a alternativa que classifica corretamenteo termo destacado no texto abaixo.

“Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores.” (Gonçalves Dias)

a) Sujeito b) Objeto direto c) Objeto indireto d) Complemento nominal RESOLUÇÃO Resposta: B O verbo tem é transitivo direto (eu tenho algo) e está elípticono último verso, o que se confirma pela sequência do mesmoverbo nos versos anteriores: Nossa vida tem mais amores, sendo“mais amores”, portanto, objeto direto.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.348.

29 – Leia:

Quando entrou em casa, naquele dia, foi a irmã quem lhe abriu aporta, perguntando se ele jantaria naquele momento. A mãe jáse transformara em uma linda estrela.

A oração destacada no texto acima se classifica comosubordinada substantiva

a) completiva nominal. b) objetiva indireta. c) objetiva direta. d) predicativa. RESOLUÇÃO Resposta: C Sabemos que as orações subordinadas substantivas sãoclassificadas de acordo com a função no período. A oraçãosubordinada se ele jantaria naquele momento funciona comoobjeto direto do verbo perguntando (verbo transitivo direto) daoração principal. A oração destacada, portanto, classifica-se comosubordinada substantiva objetiva direta.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.383.

Página 10

33 – Assinale a alternativa cujos verbos completam corretamenteas seguintes frases:

Se ninguém ______ nesse caso, sabe lá Deus que fim terá. No mesmo dia, ele _______ os documentos que perdera. Foram designados alguns advogados para que ______ a banca

examinadora.

a) intervir – reaveu – compossem b) intervier – reaveu – compossem c) intervir – reouve – compusessem d) intervier – reouve – compusessem RESOLUÇÃO Resposta: D O verbo intervir conjuga-se como o verbo vir: eu venho – euintervenho; eu vim – eu intervim; se ninguém vier – se ninguémintervier. O verbo reaver conjuga-se como o verbo haver e só existenas pessoas em que este mantém a letra “v”: havia – reavia;houver – reouver; houve – reouve. E o verbo compor se conjuga como o seu primitivo pôr: eupus – eu compus; se eles puserem – se eles compuserem; para queeles pusessem – para que eles compusessem.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, pp.238, 240 e 247.

32 – Assinale a alternativa que não contém oração subordinadaadjetiva.

a) O problema é que sua proposta não me agrada. b) Eu disse a verdade à menina que me procurou hoje. c) As pedras que me atiras servirão para construir o castelo de

tua ignorância. d) A televisão, que é um grande invento, permite-nos o acesso

a inúmeras informações. RESOLUÇÃO Resposta: A Em A, a oração subordinada é substantiva, pois equivaleà palavra isso: O problema é isso. Nas demais, o que é pronomerelativo (substituível por o qual) e, portanto, temos as seguintesorações adjetivas: - em B: que me procurou (a qual me procurou); - em C: que me atiras (as quais me atiras); - em D: que é um grande invento (a qual é um grande invento).

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.391.

34 – Leia:

Na verdade não existem meninos de rua. Existem meninos na rua.

As expressões destacadas no texto exercem, respectivamente,a função de

a) adjunto adnominal e adjunto adverbial. b) adjunto adverbial e adjunto adnominal. c) adjunto adverbial e predicativo do sujeito. d) predicativo do sujeito e adjunto adverbial.

36 – Assinale a alternativa em que a expressão grifada estáincorreta no que diz respeito ao uso ou não da crase.

a) Às vezes eu entendo por que ele age assim. b) Refiro-me às vezes em que você esteve aqui. c) Contamos às vezes em que ele nos procurou. d) Durante o jantar, ele teve que fazer as vezes de garçom. RESOLUÇÃO Resposta: C Nas frases acima, as expressões grifadas têm as seguintesclassificações: - em A, é adjunto adverbial (locução adverbial) de tempo e,por ser feminina, recebe o acento de crase; - em B, é objeto indireto (refiro-me a alguma coisa), portantoocorre a crase; - em D, é objeto direto; a expressão equivale a fazer asatribuições, fazer as atividades de garçom; - já em C, temos objeto direto (contamos as vezes = contamos osmomentos), portanto o acento grave está inadequado.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.275.

RESOLUÇÃO Resposta: A Sabemos que o adjunto adnominal tem a função decaracterizar um substantivo sem a intermediação de um verbo.Em meninos de rua, o termo destacado caracteriza o substantivomeninos. Já no período Existem meninos na rua, o termodestacado exprime uma circunstância de lugar, portanto é umadjunto adverbial.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.260.

35 – Leia:

Quando nos comunicamos, selecionamos e combinamos aspalavras para que os enunciados sejam formados. À medida queas frases são criadas, vamos incorporando a elas recursospróprios da língua oral, como pausas, altura da voz, entonação,interrupções bruscas.

No texto acima não há oração subordinada adverbial

a) final. b) causal. c) temporal. d) proporcional. RESOLUÇÃO Resposta: B As orações adverbiais presentes no texto são as seguintes: - temporal: quando nos comunicamos; - final: para que os enunciados sejam formados; - proporcional: à medida que as frases são criadas. As demais são orações principais ou coordenadas. Portanto,não há oração causal.

CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.396.

Página 11

37 – Assinale a alternativa em que a concordância nominal estáincorreta.

a) No jardim encantado de Branca de Neve, havia perfumadolírio e rosa.

b) No jardim encantado de Branca de Neve, havia rosa e lírioperfumados.

c) No jardim encantado de Branca de Neve, havia perfumadoslírio e rosa.

d) No jardim encantado de Branca de Neve, havia lírio e rosaperfumada.

RESOLUÇÃO Resposta: C Na concordância nominal, os adjetivos, pronomes, artigos enumerais concordam em gênero e número com os substantivosa que se referem. Quando anteposto aos substantivos, o adjetivo concorda como mais próximo. Assim, em C, a frase correta é No jardimencantado de Branca de Neve, havia perfumado lírio e rosa.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.438.

38 – Em qual alternativa a forma plural dos adjetivos compostosestá incorreta?

a) competição infanto-juvenil /competições infanto-juvenis b) olho castanho-escuro / olhos castanhos-escuros c) aluno surdo-mudo / alunos surdos-mudos d) blusa azul-turquesa / blusas azul-turquesa RESOLUÇÃO Resposta: B Vejamos as seguintes regras do adjetivo composto: Os componentes sendo adjetivos, somente o último vai parao plural: competição infanto-juvenil/competições infanto-juvenis;olho castanho-escuro/olhos castanho-escuros. Exceção:Flexionam-se os dois componentes: aluno surdo-mudo/alunossurdos-mudos. Os componentes de adjetivo + substantivo são invariáveis:blusa azul-turquesa / blusas azul-turquesa.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, pp.164 e 165.

40 – Assinale a alternativa em que há metáfora.

a) A aeronave era um grande pássaro metálico devorando adistância.

b) A aeronave passou milhões de vezes pela revisão mecânica. c) A aeronave brasileira perdia vagarosamente a altitude. d) A aeronave transportou os refugiados da Síria. RESOLUÇÃO Resposta: A Sabemos que a metáfora é o emprego de uma palavra comsentido diferente do sentido usual, a partir de uma comparaçãosubentendida entre dois elementos. Em A, temos uma metáfora: A aeronave era um grandepássaro metálico devorando a distância. Em B, temos uma hipérbole (afirmação exagerada):A aeronave passou milhões de vezes pela revisão mecânica. Em C, temos um eufemismo (a expressão verbal é suavizada,substituída por palavras amenas, polidas): A aeronave brasileiraperdia vagarosamente a altitude. Em D, não há nenhuma figura de linguagem: A aeronavetransportou os refugiados da Síria.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.614.

RESOLUÇÃO Resposta: A Relembrando a definição dos gêneros apresentados naquestão, temos: - comum-de-dois: alteram-se as palavras que se ligam a ele(o motorista / a motorista; meu colega / minha colega;bom repórter / boa repórter); - sobrecomum: não se alteram nem mesmo as palavras que seligam a ele (a celebridade – para homem e mulher;a testemunha – para homem e mulher).

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática daLíngua Portuguesa. 48 ed. São Paulo: Companhia EditoraNacional, 2008, p.138.

39 – Numere os parênteses de acordo com o gênero dossubstantivos e assinale a sequência resultante.

1 – Sobrecomum ( ) motorista 2 – Comum-de-dois ( ) celebridade ( ) colega ( ) repórter ( ) testemunha

a) 2-1-2-2-1 b) 1-2-2-1-2 c) 2-2-1-1-1 d) 1-1-1-2-2

Página 12

AS QUESTÕES DE 41 A 100 REFEREM-SEÀ ESPECIALIDADE DE ELETRÔNICA

41 – Qual é a soma dos códigos BCD (01100110)BCD e (01010111)BCD ?

a) (000100010011)BCD b) (000100100011)BCD c) (100100100011)BCD d) (10111101)BCD RESOLUÇÃO Resposta: B 0110 0110 +

0101 0111 1011 + 1101 + soma inválida 0110 0110 soma-se 6 para corrigir 1 0001 + 0011 1 carry 1 0010 0011 (000100100011)BCD

TOCCI, Ronald ; WIDMER, Neal S; MOSS, Gregory L. Sistemasdigitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo: PearsonPrentice Hall, 2007., p.259.

43 – Qual é o resultado da multiplicação dos números binários (1110)2 e (101)2 ?

a) (1000110)2 b) (1001110)2 c) (1000001)2 d) (100110)2

RESOLUÇÃO Resposta: A

1110 x 101 1110

0000 1 1

1110 + 1000110

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p.257.

44 – Considerando o sinal de entrada (Vin) no circuito abaixo, assinale a alternativa correta.

a) De t1 a t2, RL está sendo alimentada. b) De t0 a t1 o diodo D2 está conduzindo. c) Os diodos D1 e D2 conduzem no mesmo semiciclo do sinal de

entrada. d) A corrente por RL passa a cada semiciclo de entrada em

sentidos alternados.

RESOLUÇÃO Resposta: A

Sabendo-se que o circuito em questão é um circuito retificador de onda completa com derivação central (ou tambémconhecido como center tape), a corrente circula pelos 360º do sinal de entrada (Vin). Tanto o semiciclo positivo (de t0 a t1) quanto o semiciclo negativo (de t1 à t2) fazem com que existacorrente fluindo pela carga, através da polarização direta alternadaque ocorre entre os diodos D1 e D2.

BOYLESTAD, Robert L; NASHELSKY, Louis. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. São Paulo: PearsonPrentice Hall, 2004, p. 56 e 57.

45 – Assinale a alternativa que apresenta uma afirmaçãoincorreta.

a) O diodo Schottky pode ser usado em conversores ca-cc. b) O diodo Schottky é formado por uma junção de metalsemicondutor. c) O diodo semicondutor comum possui tempo de resposta maisrápido que um diodo Schottky. d) O diodo Schottky possui pequeno tempo de chaveamento,assim é próprio para trabalhar com altas frequências. RESOLUÇÃO Resposta: C

As alternativas (a), (b) e (d) estão corretas. A alternativa (c) éfalsa, pois o tempo de recuperação reversa, tempo de resposta oude chaveamento, do diodo Schottky é próximo de zero, isso otorna mais rápido que o diodo comum.

BOYLESTAD, Robert L; NASHELSKY, Louis. Dispositivoseletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. São Paulo: PearsonPrentice Hall, 2004, p. 586 e 587.

42 – Em relação às características do JFET, a IDSS é obtidaquando a VGS é _________ e o valor de VDS atinge valor

_________ que Vp .

a) zero – maior b) zero – menor c) máxima – maior d) máxima – menor RESOLUÇÃO Resposta: A

A IDSS é a corrente máxima de dreno para um JFETe é definida pela condição de VGS igual a zero, e valor de VDS

maior que Vp .

BOYLESTAD, Robert L; NASHELSKY, Louis. Dispositivoseletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. São Paulo: PearsonPrentice Hall, 2004, p. 177.

46 – O que significa o termo AM-DSB?

a) Modulação da amplitude dos pulsos b) Modulação da amplitude e fase dos pulsos c) Modulação em amplitude com banda lateral dupla d) Modulação em amplitude com banda lateral única RESOLUÇÃO Resposta: C

O termo AM-DSB significa Modulação em amplitude com banda lateral dupla.

GOMES, Alcides Tadeu. Telecomunicações: transmissão erecepção AM-FM: sistemas pulsados. 19. ed. São Paulo: Érica, 2002, p. 16.

Página 13

47 – A porta lógica abaixo apresenta uma falha interna. Considerando essa afirmação, pode-se dizer que_______.

a) BX

b) AX

c) BAX

d) BAX RESOLUÇÃO Resposta: A

A entrada “A” do CI está curto-circuitada internamente com + 5V. Dessa forma a entrada “A” fica em nível alto para qualquer valor assumido por “B”, e a porta NAND funcionará como uma inversora de “B”. A B X 1 0 1 1 1 0

BX

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 135.

52 – Considerando o circuito da figura abaixo, calcule a VGS para uma corrente de dreno (ID) igual a 2 mA.

a) 0V

b) 2,4V

c) -2,4V

d) -3,0V RESOLUÇÃO Resposta: C

VKmARIV SDS 4,2)2,1).(2(.

VVGS 4,2

MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, v. 1, 1995, p.601.

49 – O símbolo elétrico abaixo pertence a qual componenteeletrônico?

a) Diodo Zener b) Diodo Túnel c) Varicap d) NTC RESOLUÇÃO Resposta: C

O referido símbolo refere-se ao varactor (também chamado capacitância variável com a tensão, varicap, epicap e diodo de sintonia).

MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. 4. ed. São Paulo: MakronBooks, v. 1, 1995, p.166.

50 – Qual é a queda de tensão num capacitor de 1F ao ser aplicada uma corrente ca de 20mA e 1KHz?

a) 0,31V b) 1,59V c) 3,18V d) 31,80V RESOLUÇÃO Resposta: C

fC

159,0XC

159)10.1.(K1

159,0X

6C

CCC X.IV

3C 10.20V .159 = 3,18V

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed..São Paulo: Makron Books, 1996, p. 350.

51 – O ganho (G) de uma antena é igual a:

a) ISOE

E

b) C

F

P

Plog10

c) D

d) RECEBIDA

IRRADIADA

P

P

RESOLUÇÃO Resposta: C

As alternativas (a), (b) e (d) apresentam, respectivamente, asfórmulas para o cálculo da diretividade, da relação frente-costa e da eficiência. A alternativa (c) apresenta a fórmula para o cálculo do ganho.

GOMES, Alcides Tadeu. Telecomunicações: transmissão erecepção AM-FM: sistemas pulsados. 19. ed. São Paulo: Érica, 2002. p.365.

48 – No circuito abaixo, qual é o valor da resistência RL queproduzirá uma transferência máxima de potência?

a) 1,00 b) 0,75 c) 0,50 d) 0,25 RESOLUÇÃO Resposta: D

A potência máxima é fornecida pela fonte de tensão erecebida pelo resistor de carga RL, quando a resistênciainterna (Ri) da fonte for igual ao valor do resistor de carga (RL).Nesse caso, o valor de RL = 0,25 = Ri. GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed. rev. e ampl.São Paulo: Makron Books, 1996, cap. 8, p. 175.

Página 14

53 – Observe o circuito abaixo.

Q2

É incorreto afirmar que

a) o circuito gera um alto ganho de tensão

b) o circuito utiliza a chamada conexão em cascata.

c) o cálculo do ganho de tensão do 2º estágio é igual a

re

REAV

22 .

c) o sinal de saída do 2º estágio está em fase com o sinal deentrada do 1º estágio

RESOLUÇÃO Resposta: C

O cálculo do ganho do 2º estágio seria re

RCAV

22 .

BOYLESTAD, Robert L; NASHELSKY, Louis. Dispositivoseletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. São Paulo: PearsonPrentice Hall, 2004. p.426.

56 – A eficiência de um amplificador é definida pela relação entre a potência do sinal na carga pela potência fornecida ao circuito. Assinale a alternativa que apresenta a classe de amplificação de maior eficiência.

a) Classe AB b) Classe A c) Classe B d) Classe D RESOLUÇÃO Resposta: D

A operação classe D pode obter uma eficiência de potênciamaior do que 90% e fornece a operação mais eficiente de todas as classes de operação.

BOYLESTAD, Robert L; NASHELSKY, Louis. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 8 ed. Pearson Prentice Hall,p. 498.

57 – Leia as afirmações abaixo.

I. A propagação de sinais em linha de transmissão dá-se através da variação dos campos elétricos e magnéticos, produzidos pelo movimento de cargas elétricas.

II. O ar pode ser utilizado como material dielétrico em linhas de transmissão.

III. As linhas de transmissão que possuem blindagem estão mais sujeitas à captação de interferências de radiofrequência do que as linhas que não apresentam blindagem.

Estão corretas as seguintes afirmações:

a) I e II b) I e III c) II e III d) I, II e III RESOLUÇÃO Resposta: A I- Correta, pois a propagação de um sinal em uma linha de transmissão se dá por meio da variação dos campos elétricos emagnéticos produzidos pelo movimento de cargas elétricas. II- Correta, pois o ar é meio dielétrico que separa os condutores de uma linha de transmissão em fio sem isolante. III- Incorreta, pois as linhas de blindadas, como cabos coaxiais,são mais resistentes a captação de interferências deradiofreqüências do que linhas não blindadas, como linhasbifilares.

YOUNG, Paul H. Técnicas de Comunicação Eletrônica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p. 415 e 416. GOMES, Alcides Tadeu. Telecomunicações: transmissão erecepção AM-FM: sistemas pulsados. 19. ed. São Paulo: Érica, 2002, p. 357.

55 – Qual é o equivalente decimal do número 2BD16 ?

a) 346 b) 445 c) 513 d) 701

RESOLUÇÃO Resposta: D

2BD16 = 2 x 162 + 11 x 16 1 + 13 x 16 0

= 2 x 256 + 11 x 16 + 13 = 512 + 176 + 13 = 70110

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L.Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2007, cap. 2, p. 24.

54 – Um amperímetro indica uma leitura de 0,0015x102 A.Converta esse valor na forma de números decimais.

a) 0,015A b) 0,15A c) 1,5A d) 15A

RESOLUÇÃO Resposta: B

A leitura de 0,0015x102 A está expressa em potência positivade 10 (notação científica). Para converter em forma de númerosdecimais, desloca-se a casa decimal para a direita tantas casas ouposições quanto o valor do expoente.Nesse caso, o resultado é 0,15A.

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1996, p. 23.

Página 15

62 – Marque verdadeiro V ou falso F para as afirmações abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Os potenciômetros podem ser usados para variar altosvalores de corrente aplicada a um circuito.

( ) Os dois tipos de resistores fixos são: resistores de carbono e resistores de fio enrolado.

( ) A potência dos resistores de composição carbônica podemvariar de 1/16 a 2W.

a) F – V – F b) V – F – V c) F – V – V d) V – V – F RESOLUÇÃO Resposta: C

A primeira afirmativa é falsa porque os potenciômetros são usados para variar o valor de tensão aplicado a um circuito.As outras afirmativas são verdadeiras, tanto para os dois tipos de resistores fixos quanto para a potência dos resistores decomposição carbônica.

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed. rev. e ampl.São Paulo: Makron Books, 1996, 50 e 51.

58 – A figura abaixo corresponde a um transformador abaixador.Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o número de espiras no primário e a potência de saída. Dados: Vp= 200 V;Ns= 150; Ip= 2 A.

a) 750 espiras – 400 W

b) 750 espiras – 80 W

c) 30 espiras – 400 W

d) 30 espiras – 80 W RESOLUÇÃO Resposta: A Pela razão 5:1 (transformador abaixador) acha-se

Vs =5

Vp=

5

200 = 40 V

Usa-se a relação de tensão, em que:

75040

30000

40

150.200

V

N.VN

S

SPp espiras

Para o cálculo da potência de saída, inicialmente, usa-sea relação de corrente para se calcular IS :

1040

400

40

2.200

V

I.VI

S

PPS A

Potência de saída será o produto Vs x Is, logo: W4001040PotS

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed. rev. e ampl.São Paulo: Makron Books, 1996, p. 440 e 442.

59 – A frequência de ganho unitário do amplificador operacionalé o resultado do produto do ganho de tensão na banda média pela_______________________.

a) tensão de entrada b) frequência crítica c) impedância de entrada d) capacitância de compensação RESOLUÇÃO Resposta: B

A frequência de ganho unitário do amplificador operacional éo resultado do produto do ganho de tensão na banda média pelafrequência crítica.

MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. 4. ed. São Paulo: MakronBooks, v. 1 e 2, 1995, cap. 18, p. 136 e 137.

60 – Um seguidor de emissor push-pull classe B apresenta umatensão saída de 20V. Calcule a potência C.A na carga de 100 .

a) 3,5 W b) 2,5 W c) 1,5 W d) 0,5 W RESOLUÇÃO Resposta: D

R.8

VsaídaPot

2

100.8

2020,5 W

MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. 4 ed. São Paulo: MarkronBooks, v.1 e 2, 1995, p. 520 a 524.

61 – Simplifique a função lógica e assinale a alternativa correta.

C.B.AC.B.AC.B.AC.B.AY

a) C.AB.AY

b) C.BC.AB.AY

c) C.BC.AB.AY

d) C.BC.AB.AY RESOLUÇÃO Resposta: D

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 111.

63 – O circuito abaixo é denominado como

a) Amplificador inversor.

b) Amplificador somador.

c) Diferenciador.

d) Integrador. RESOLUÇÃO Resposta: D

De acordo com as características do Amp-Op, trata-se de um circuito integrador.

BOYLESTAD, Robert L; NASHELSKY, Louis. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. São Paulo: PearsonPrentice Hall, 2004, p. 461, figura 13.19.

Página 16

64 – Qual circuito lógico representa a tabela-verdade abaixo? Considere “A” e “B” as entradas e “Y” a saída do circuito.

A B Y0 0 1 0 1 1 1 0 1 1 1 0

a) OR b) NOR c) AND d) NAND RESOLUÇÃO Resposta: D

A saída da porta lógica NAND será nível alto quando uma das entradas for nível baixo, e nível baixo quando todas as entradas forem nível alto.

TOCCI, Ronald; J WIDMER, Neal S; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 61.

65 – Em um circuito amplificador de sinais, verificou-se que naentrada havia 10W e na saída 60dBm. Com base nessasinformações e no diagrama abaixo, assinale a alternativa corretasobre o circuito amplificador.

a) Fornece ganho de 20 dBW. b) Fornece ganho de -30 dBm. c) Fornece atenuação de -20 dBm. d) Fornece atenuação de 30 dBW. RESOLUÇÃO Resposta: A Ganho do Circuito [dB] = 10 log (PSAÍDA / PENTRADA): PENTRADA = 10W = 10dBW; PSAÍDA = 60 dBm = 1000 W; Portanto, Ganho = 20 dBW. Ou também por PSAÍDA = PENTRADA + GANHO; 30dBW = 10dBW + GANHO; GANHO = 20dBW.

YOUNG, Paul H. Técnicas de Comunicação Eletrônica. 5. ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p. 106.

67 – Determine o módulo do ganho de tensão (AV) para

o circuito abaixo. Considere ro = e re = 12.

a) 0,003 b) 0,28 c) 3,6 d) 300 RESOLUÇÃO Resposta: D

30010.3,012

6,3 3 K

re

RCAV

O sinal negativo na fórmula em questão indica a inversão defase do sinal de saída em relação ao de entrada. Porém, como aquestão pede o módulo, esse sinal não foi considerado.

BOYLESTAD, Robert L; NASHELSKY, Louis. Dispositivoseletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. São Paulo: PearsonPrentice Hall, 2004, p. 278, equação 8.15.

68 – Para as sentenças abaixo, marque V (verdadeira) ou F(falsa) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta asequência correta.

( ) Para um transistor operar na região ativa, deve-se polarizar ajunção base-emissor de forma direta e a junçãobase-coletor de forma reversa.

( ) O transistor opera na região de saturação ao polarizaras junções base-coletor e base-emissor reversamente.

( ) Na região de corte, o transistor opera com altos valores de Ic.

a) V – F – V b) V – F – F c) F – V – V d) F – V – F RESOLUÇÃO Resposta: B

A sentença I é verdadeira, pois, quando ocorre a polarizaçãoda junção base-emissor de forma direta e da junção base-coletorde forma reversa, o transistor passa a operar na região ativa outambém chamada de linear.

A sentença II é falsa, pois, quando as duas junções dotransistor são polarizadas de forma reversa, o transistor opera naregião de corte.

A sentença III é falsa, pois, quando o transistor opera naregião de corte, o valor de Ic é praticamente igual a zero e a tensãoentre coletor-emissor (VCE) é máxima, praticamente o valor Vccda fonte.

BOYLESTAD, Robert L; NASHELSKY, Louis. Dispositivoseletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. São Paulo: PearsonPrentice Hall, 2004, p. 120 e 121.

66 – Qual é a reatância total de dois indutores em série comvalores de 4H e 6H, sem indutância mútua, conectados a umafonte de 100Vca e 50Hz?

a) 753 b) 1570 c) 3140 d) 6280 RESOLUÇÃO Resposta: C

314010.50.28,6fL2X

H1064LLL

L

21T

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed. São Paulo: MakronBooks, 1996, p. 310 e 313.

Página 17

69 – Considerando o modelo re de um sistema amplificador,representado abaixo, determine a impedância de entrada.

Dados: = 100; IE = 3mA; IE

mV26re ; ro = .

a) b) 43,35 c) 86,70 d) 867,00 RESOLUÇÃO Resposta: D

1) Cálculo de re:

67,83

26mAmV

re

2) Cálculo de Zi: 86767,8.100.rei

O circuito em questão é um modelo re de um sistemaamplificador na configuração emissor comum. Primeiramente,calcula-se re, considerando a equação 7.11 (p.257) e,em seguida, realiza-se o cálculo da Zi de acordo com a equação 7.19 (p.259).

BOYLESTAD, Robert L; NASHELSKY, Louis. Dispositivoseletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. São Paulo: PearsonPrentice Hall, 2004, p. 257 e 259.

70 – Determine a expressão lógica para a saída Y do circuitoabaixo.

a) )BC)(CA)(BA(Y

b) BCACABY

c) BCCABAY

d) CBAY RESOLUÇÃO Resposta: C

BCCABAY

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2007, p. 99.

71 – Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das sentenças abaixo.

I O aumento da temperatura _____________ a resistência deum termistor com coeficiente de temperatura negativo.

II O aumento da intensidade de luz incidente ____________ a resistência de uma célula fotocondutiva.

a) diminui – diminui b) aumenta – diminui c) diminui – aumenta d) aumenta – aumenta RESOLUÇÃO Resposta: A

Os parâmetros resistência e temperatura de um termistorNTC estão relacionados de maneira inversamente proporcional, ou seja, quando a temperatura aumenta a resistência diminui.

A resistência de uma célula fotocondutiva diminui de valorquando há um aumento da intensidade de luz incidente.

BOYLESTAD, Robert L; NASHELSKY, Louis. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004, p. 598 e 606.

72 – Assinale a alternativa que completa, correta erespectivamente, as lacunas das sentenças abaixo

I. Nas fibras ópticas de índice degrau, o índice de refraçãodo núcleo é ___________ que o da casca.

II. Ângulo crítico de incidência é o menor ângulo a partir danormal, para o qual ocorre ____________ total da luz nointerior de uma fibra óptica.

a) maior – refração b) maior – reflexão c) menor – reflexão d) menor – refração RESOLUÇÃO Resposta: B

Para que o sinal não escape do núcleo de uma fibra óptica énecessário que o índice de refração do núcleo seja maior queo da casca.

Quando o ângulo de incidência de um sinal em uma fibraóptica é maior ou igual ao ângulo crítico de incidência, ocorrereflexão total desse sinal.

YOUNG, Paul H. Técnicas de Comunicação Eletrônica. 5. ed.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p. 597 e 598.

73 – Qual tipo de modulação é produzida por um processo queenvolve conversão analógica-digital ?

a) PCM b) PWM c) PAM d) AM-DSB RESOLUÇÃO Resposta:A Na modulação por código de pulso (PCM), a amplitude do sinal analógico de entrada é amostrada e se produz uma seqüênciade 1s e 0s, representando a amplitude do sinal. É basicamenteum processo de conversão analógica-digital.

YOUNG, Paul H. Técnicas de Comunicação Eletrônica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p. 331.

Página 18

74 – Os espectros de freqüência (A) e (B) representamrespectivamente o sinal modulador e o sinal modulado de umdeterminado sistema de modulação.

fc – é a frequência da portadora

Qual é o nome desse sistema de modulação?

a) FM b) PWM c) AM-DSB d) AM-SSB / LSB RESOLUÇÃO Resposta: D

O sinal modulado apresenta somente a banda lateral inferior.

GOMES, Alcides Tadeu. Telecomunicações: transmissão erecepção AM-FM: sistemas pulsados. 19. ed. São Paulo: Érica,2002, p. 102 e 103.

76 – A figura abaixo apresenta o diagrama de blocos de um oscilador controlado por tensão (VCO).

Vm(t): sinal modulador.

Ko: constante de proporcionalidade do oscilador (Hz / V).

O sinal na saída do VCO apresenta qual tipo de modulação?

a) AM-DSB b) AM-SSB c) PCM d) FM RESOLUÇÃO Resposta: D

O sinal que é gerado na saída de um VCO apresentaa modulação FM

YOUNG, Paul H. Técnicas de Comunicação Eletrônica. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006, p. 222.

77 – Um contador módulo 2N foi modificado para executar doze contagens. Podemos dizer essencialmente que o contador conta de 0000 a

a) 1010. b) 1011. c) 1100. d) 1111. RESOLUÇÃO Resposta: B

Para implementar um contador que execute doze contagens é necessário utilizar um contador módulo 16 com interrupção na 13ª linha da tabela. Dessa forma, o contador executa doze contagens de (0000)2 a (1011)2 .

1. 0000 2. 0001 3. 0010 4. 0011 5. 0100 6. 0101 7. 0110 8. 0111 9. 1000 10. 1001 11. 1010 12. 1011 última contagem 13. 1100 interrupção

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 305.

75 – Aplicando-se a regra da mão direita para determinara relação entre o fluxo de corrente num condutor e o sentidodas linhas de força em volta dele, podemos afirmar que o polegarao longo do fio indica

a) o sentido do fluxo de corrente b) o sentido das linhas de força c) a intensidade do fluxo da corrente d) a intensidade do campo magnético RESOLUÇÃO Resposta: A

Na regra da mão direita, o polegar ao longo do fio condutorindica o sentido do fluxo de corrente, enquanto os outros dedosindicam o sentido das linhas de força em torno do condutor.

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed.São Paulo: Makron Books, 1996, p. 221.

Página 19

78 – No circuito abaixo, calcule a tensão de R1 em relaçãoaos terminais x e y.

a) 6,8V b) 12,0V c) 16,0V d) 28,0V RESOLUÇÃO Resposta: C

A268

28

RR

VI

21

V168.2R.IV 11R

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed. São Paulo: MakronBooks, 1996, p. 167.

79 – O circuito abaixo é uma porta __________.

a) NAND

b) AND

c) XOR

d) OR RESOLUÇÃO Resposta: A

ABBA

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L.Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2007, p. 67.

81 – Considerando que “A” e “B” são os sinais de entrada de uma porta lógica AND de duas entradas, qual é o sinal de saída deste dispositivo?

1

A 0

1

B 0

t0 t1 t2 t3 t4 t5 t6 t7 t8 t9 t10 t11 t12

1

a) 0

1

b) 0

1

c) 0

1

d) 0

t0 t1 t2 t3 t4 t5 t6 t7 t8 t9 t10 t11 t12

RESOLUÇÃO Resposta: C A porta lógica AND admite saída em nível alto somente quando ambas as entradas estiverem em nível alto. Esse fato ocorre no intervalo entre t5 e t6 e t9 e t10 para os sinais de entrada. 1

A 0

1

B 0

1

c) 0

t0 t1 t2 t3 t4 t5 t6 t7 t8 t9 t10 t11 t12

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 20.

80 – Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmaçõesabaixo e assinale a alternativa correta.

( ) Os núcleos dos transformadores usados em alta freqüênciasão feitos de ferro em pó e cerâmica ou de materiais nãomagnéticos.

( ) As correntes que passam pelas bobinas de um transformadoré diretamente proporcional às tensões de um mesmoenrolamento.

a) F – F b) V – V c) F – V d) V – F RESOLUÇÃO Resposta: D

A primeira afirmação é verdadeira, enquanto que a segunda éfalsa, porque a corrente que passa pelas bobinas de umtransformador é inversamente proporcional à tensão nas bobinas.

A relação é expressa pela fórmula:P

S

S

P

I

I

V

V

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed. São Paulo: MakronBooks, 1996, p. 440 e 442.

82 – No circuito abaixo, calcule o valor de R1. Dado: I= 2mA.

a) 9,3 K

b) 6,0 K

c) 3,3 K

d) 2,7 K RESOLUÇÃO Resposta: D RT = VT / I = 12/2mA => 6,0 K R1 = RT – R2 => 6K – 3,3K = 2,7 K

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1996, p. 77 a 79.

Página 20

83 – Relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.

(1)

( ) Filtro Passa Alta

(2)

( ) Filtro Rejeita Faixa

(3)

( ) Filtro Passa Faixa

(4)

( ) Filtro Passa Baixa

a) 3 – 1 – 4 – 2 b) 2 – 1 – 4 – 3 c) 1 – 3 – 2 – 4 d) 2 – 4 – 1 – 3

RESOLUÇÃO Resposta: D Conforme simbologia padrão, tem-se: (2) Filtro Passa Alta (4) Filtro Rejeita Faixa (1) Filtro Passa Faixa (3) Filtro Passa Baixa

GOMES, Alcides Tadeu. Telecomunicações: Transmissão e Recepção AM-FM: Sistemas Pulsados 19 ed. São Paulo, Érica. 2002. Apêndice 4, p 317 e 318.

88 – Qual é o código BCD para o decimal 357?

a) 001101010111 b) 010001010111 c) 011101010011 d) 1101010111

RESOLUÇÃO Resposta: A

Cada dígito do número decimal é convertido no seu equivalente binário. Sempre são usados 4 bits para cada dígito.

3 5 7 (decimal)

0011 0101 0111 (BCD)

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 27.

86 – Um conversor analógico-digital tem em sua entrada umsinal de áudio cuja maior frequência é de 7 KHz. Para evitarperda de informações, qual das frequências abaixo pode ser usadacomo frequência de amostragem do conversor?

a) 15,0 KHz b) 10,0 KHz c) 7,0 KHz d) 3,5 KHz

RESOLUÇÃO Resposta: A

Como provou Harry Nyquist, para se evitar perda deinformação, o sinal de entrada deve ser amostrado no mínimo auma taxa duas vezes maior ou igual ao componente de maiorfreqüência. Logo a única alternativa que responde corretamente apergunta é a alternativa (A). WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L.Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2007, 626.

87 – Observe:

A figura acima mostra um ______.

a) multiplexador b) contador digital c) conversor digital-analógico d) conversor analógico-digital

RESOLUÇÃO Resposta: C

A figura mostra um amplificador somador com resistorescom ponderação binária. Esse circuito transforma sinais digitaisde entrada em saídas analógicas.

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L.Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2007, p. 610.

84 – Complete corretamente a lacuna do texto abaixo:

Se o número de espiras (N) dobrar em torno do núcleo,a indutância (L) ____________, supondo que a área eo comprimento da bobina permaneçam os mesmos.

a) aumenta de 4 vezes b) aumenta de 2 vezes c) diminui de 4 vezes d) permanece igual

RESOLUÇÃO Resposta: A

Mantendo-se a área e o comprimento constantes, a indutância(L) aumenta de 4 vezes, sendo essa relação expressa na fórmula :

62

r 10.26,1l

ANL

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2.ed. São Paulo: MakronBooks, 1996, p. 309.

85 – Em um determinado amplificador a corrente na carga variadurante os 360º do ciclo de entrada. Isso significa que esseamplificador opera na seguinte classe:

a) A b) B c) C d) D

RESOLUÇÃO Resposta:A

A única classe de operação de um sistema amplificador,em que a corrente circula pela carga por 360º é a classe A.

BOYLESTAD, Robert L; NASHELSKY, Louis. Dispositivoseletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. São Paulo, PearsonPrentice Hall, 2004, p. 497 e 498.

Página 21

89 – Assinale a alternativa que apresenta, correta erespectivamente as palavras que completam as sentenças abaixo.

I – Os dispositivos de memória ______________ necessitam daoperação de refresh.

II – Nas memórias de acesso ______________, a posição física real da palavra não tem efeito sobre o tempo de leitura ou deescrita na posição.

a) estática, aleatório b) dinâmica, aleatório c) estática, sequencial d) dinâmica, sequencial RESOLUÇÃO Resposta: B

Uma memória dinâmica necessita da operação de refresh,pois, caso contrário, os dados se perdem com o passar do tempo.

Na memória de acesso aleatório o tempo de acesso é o mesmo para qualquer endereço.

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L.Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2007, p. 659.

90 – assinale a alternativa que completa corretamente a sentençaabaixo:

O flip-flop é disparado por um detetor de borda ______________do sinal de clock e apresenta valores de S e R que resultam emuma saída Q ambígua para _______________.

a) negativa ; S = R = 0 b) negativa ; S = R = 1 c) positiva ; S = R = 0 d) positiva ; S = R = 1 RESOLUÇÃO Resposta: B

O circuito é um flip-flop S-R com disparo por um detetor deborda negativa do sinal de clock e apresenta condição ambígua nasaída Q quando S=R=1.

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L.Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2007, p. 186.

92 – O diagrama abaixo, representa um

a) codificador.

b) registrador.

c) multiplexador.

d) demultiplexador. RESOLUÇÃO Resposta: D O circuito é um demultiplexador, pois possui uma única entradade dados, uma entrada seletora e duas saídas.

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L.Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2007, p. 509.

91 – Qual é o tipo de pilha em que o eletrólito é o Hidróxido dePotássio, e o eletrodo positivo é o Óxido de Cádmio?

a) Pilha Alcalina b) Pilha de Edison c) Pilha de Zinco-Carbono d) Pilha de Níquel-Cádmio RESOLUÇÃO Resposta: D

Na pilha de Níquel-Cádmio, o eletrólito é o Hidróxido dePotássio, e o eletrodo positivo é o Óxido de Cádmio, enquantoque o negativo é o Hidróxido de Níquel.

93 – Fan-Out é

a) o número máximo de entradas lógicas que uma saída podeacionar com segurança.

b) o número mínimo de entradas lógicas que uma saída podeacionar com segurança.

c) o número máximo de saídas lógicas que uma entrada podeacionar com segurança.

d) a tensão máxima na saída de uma circuito lógico.

RESOLUÇÃO Resposta: A

O termo Fan-Out é definido como o número máximode entradas lógicas que uma saída pode acionar com segurança.

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L.Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2007, p. 408.

94 – Assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmaçõesabaixo, relativas ao uso de cristal em circuitos osciladores,e responda a alternativa correta.

( ) Possuem alto fator de qualidade, na ordem de 106.

( ) Tem como desvantagem maior variação em frequênciacomparado a um circuito tanque.

( ) A frequência de oscilação nos circuitos depende do modocomo o cristal foi cortado.

a) F – F – F b) F– V – V c) V – V – F d) V – F – V

RESOLUÇÃO Resposta: D

A primeira afirmação é verdadeira, os cristais fornecem altosvalores de fator de qualidade em circuitos osciladores na ordemde 106.

A segunda afirmação é falsa, pois os cristais mantêmconstante a frequência de oscilação quando utilizado em circuitososciladores.

A terceira afirmação é verdadeira, visto que a frequência deoscilação depende do modo como o cristal é cortado.

BOYLESTAD, Robert L; NASHELSKY, Louis. Dispositivoseletrônicos e teoria de circuitos. 8. ed. São Paulo: PearsonPrentice Hall, 2004, p560.

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed. rev. e ampl.São Paulo: Makron Books, 1996, p. 124.

Página 22

95 – A figura abaixo representa o símbolo de um dispositivo eletrônico.

Com base na figura, julgue os itens abaixo e em seguida assinalea alternativa correta.

I - Os terminais A, B e C são, respectivamente, o anodo,a porta e o catodo desse dispositivo de quatro camadas.

II - O dispositivo eletrônico sai do modo de condução etorna-se aberto, quando a corrente no terminal A é menor quea corrente de manutenção.

III - O dispositivo eletrônico comuta do modo de condução para corte, sempre que a tensão no terminal B for reduzida a zero, independentemente do valor da corrente no terminal A.

a) V – V – V b) V – V – F c) F – F – V d) F – F – F RESOLUÇÃO Resposta: B

O dispositivo é um semicondutor de quatro camadasdenominado Retificador Controlado a Silício (SCR).

I - Correta. Os terminais A, B e C são, respectivamente, o anodo, a porta e o catodo desse dispositivo de quatro camadas. II - Correta. O SCR sai do modo de condução e torna-se aberto, sempre que a corrente no anodo cai abaixo da corrente demanutenção. III - Incorreta. A comutação do modo de condução para aberto,depende do valor da corrente no terminal A. O SCR corta, se a corrente nesse terminal for menor que a corrente de manutenção.

MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, v. 1, 1995, p. 663 a 667.

97 – Com base no que se afirma do circuito abaixo, assinale a alternativa correta.

I - Um aumento no valor da frequência f (Hz) provoca redução no valor da corrente IC, mantendo-se todos os outros parâmetros constantes.

II - Uma redução no valor da frequência f (Hz) provoca aumento nos valores de IL e I.

III - O circuito entra em ressonância, se o resistor R abrir.

a) Todos os itens estão incorretos. b) Apenas um item está correto. c) Apenas dois itens estão corretos. d) Todos os itens estão corretos. RESOLUÇÃO Resposta: A

I – Incorreta, pois como XC = (1 / 2...f.C). Tem-se que: aumento de f (Hz) ... reduz XC ... aumenta IC.

II - Incorreta, pois:XL = 2..f.L redução de f (Hz) ... reduzXL aumenta IL . XC = (1 / 2..f.C) redução de f(Hz) ... aumenta XC

... reduz IC. Sabe-se que: I = IR + IL + IC, no entanto, como não se conhece os valores exatos do indutor (L) e do capacitor (C), não se pode afirmar, com certeza, que a corrente I aumenta. Pode-se afirmar, com certeza, apenas que IL aumenta.

III - Incorreta, pois o fenômeno de ressonância ocorre apenas quando a fonte se encontra numa frequência especifica.Não se pode afirma com certeza que o valor de f(Hz) é igual ao valor da frequência de ressonância.

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed. rev. e ampl.São Paulo: Makron Books, 1996, p. 375 a 385.

98 – Dado o circuito de rede em Y ou T, calcule o valor de R1 na rede ou .

a) 3,1 b) 6,2 c) 10,3 d) 15,5 RESOLUÇÃO Resposta: B

6,25

31

5

)2.5()5.3()3.2(R

Rc

Ra.RcRc.RbRb.RaR

1

1

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed.São Paulo: Makron Books, 1996, p. 159.

96 – No circuito abaixo, determine o valor de tensão de V2.

a) 9V

b) 11V

c) 13V

d) 14V RESOLUÇÃO Resposta: A

Adotando o sentido da corrente indicada na figura, temos: 0VVVVVV 3R32R21R1

2V = 1V - ( 3R32R1R VVVV )

2V = 30 - (2+4+10+5)

2V = 30 - 21 = 9V

GUSSOW, Milton. Eletricidade Básica. 2. ed. rev. e ampl.São Paulo: Makron Books, 1996, p. 138.

Página 23

99 – Determine a expressão simplificada para a tabela abaixo. Considere “A”, “B” e “C” as entradas e “Y” a saída.

A B C Y 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1 0 1 0 1 1 0 1 0 0 1 1 0 1 0 1 1 0 1 1 1 1 0

a) )BA(C

b) )BA(C

c) )BA(C

d) BCA RESOLUÇÃO Resposta: A

A B C Y

0 0 0 0

0 0 1 0

0 1 0 1 CBA

0 1 1 0

1 0 0 1 CBA

1 0 1 0

1 1 0 1 CAB

1 1 1 0

Y= CBA + CBA + CAB Transferindo a função para o mapa de Karnaugh:

Dessas duas malhas simplificadas obtém-se:

)BA(CY

CBCAY

WIDMER, Neal S; TOCCI, Ronald J; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais – princípios e aplicações. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007, p. 105, 109 e 110.

100 – No processo de retificação de um sinal senoidal utilizandodiodo, para se obter a tensão cc similar à tensão produzida poruma bateria, é necessário a utilização de um

a) transformador. b) limitador. c) ceifador. d) filtro. RESOLUÇÃO Resposta: D

O filtro é estágio de um circuito retificador a diodo quegarantirá uma tensão similar àquela produzida por uma bateria.

MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. 4. ed. São Paulo: MakronBooks, v. 1 e 2, 1995, p. 111.