Comandos elétricos rápido

11
Montado e elaborado por Luiz Itamar Carvalho dos Santos DISPOSITIVOS DE COMANDO Botoeiras São elementos de comandos que servem para energizar ou desenergizar contatores, sendo que comutam seus contatos NA ou NF através de acionamento manual. Simbologia Botoeira Normalmente Aberta “ NA ou NO” Luiz Itamar Carvalho dos Santos 1 Comandos Elétricos

Transcript of Comandos elétricos rápido

Montado e elaborado por Luiz Itamar Carvalho dos Santos

DISPOSITIVOS DE COMANDO

Botoeiras São elementos de comandos que servem para energizar ou desenergizar contatores, sendo que comutam seus contatos NAou NF através de acionamento manual.

Simbologia Botoeira Normalmente Aberta “ NA ou NO”

Luiz Itamar Carvalho dos Santos

1

Comandos Elétricos

Simbologia Botoeira Normalmente Fechada “ NF ou NC ”

CONTACTOR. Contator é um dispositivo eletromagnético que liga e desliga o circuito do motor. Usado de preferência para comandos elétricos automáticos à distância.É constituído de uma bobina que quando alimenta cria um campo magnético no núcleo fixo que por sua vez atrai o núcleo móvel que fecha o circuito.Cessando alimentação da bobina, desaparece o campo magnético, provocando o retorno do núcleo através de molas,conforme figura abaixo.

Simbologia de um contator.

A1 e A2 são os pontos da bobina

Luiz Itamar Carvalho dos Santos

2

A seguir vê-se o símbolo de uma chave magnética com a identificação típica das chaves: os terminais do eletroímã são identificados por letras, em geral a1 e a2 ou a e b, e os terminais das chaves são identificados com numeração.

O número de chaves do contator é bem variado dependendo do tipo. De acordo com o fim a que se destinam, as chaves do contator recebem denominações específicas:

Contatos principais: São mais robustas e destinam-se a comandar altos valores de corrente típicos de motores e outras cargas. São sempre do tipoNA. Sua identificação se faz com números unitários de 1 as 6.Contatos auxiliares: Bem menos robustas, se prestam a comandar as baixas correntes de funcionamento dos eletroímãs (bobinas) de outras chaves magnéticas, lâmpadas de sinalização ou alarmes sonoros. As chaves auxiliares podem ser do tipo NA ou NF.A identificação das auxiliares se faz com dezenas de final 3 e 4 para asNA e com 1 e 2 para as do tipo NF.

SINALIZAÇÃO Para a sinalização de eventos usam-se lâmpadas, buzinas e sirenes. As lâmpadas são usadas para sinalizar tanto

Luiz Itamar Carvalho dos Santos

3

situações normais quanto anormais, tendo uma cor referente a cada tipo de ocorrência.

Símbolo delâmpada.

Símbolo de buzina ou sirene.

RELÉS DE TEMPO (TEMPORIZADOR)São temporizadores para controle de tempos de curta duração. Utilizados na automação de máquinas e processos industriais, especialmente em sequenciamento, interrupções de comandos e em chaves de partida.No painel desse relé se encontra um botão pelo qual se seleciona o tempo de retardo.Tem os terminais 15, 16 ,18, alem dos contatos a1 e a2 .

Seu funcionamento; o contato 15 é normalmente ligado ao terminal 16, porem quando energizado a1 e a2, o terminal15 após o tempo programado comuta para o terminal 18 permanecendo assim até que a1 e a2 seja desligado.

A1

Luiz Itamar Carvalho dos Santos

4

Diagramas de comandos elétricosAs 3 fases são normalmente abreviadas com as letras R – S -T

São constituídos em 2 blocos o de Comando e o de Potência .

Comando Potência

O exemplo acima, quando acionarmos a botoeira B2, o terminal A1 será energizado, acionando a bobina magnética,

Luiz Itamar Carvalho dos Santos

5

e essa fecha os contatos abertos e abre os contatos fechados.A função dos contatos 13 e 14 da K1 é memorizar, pois quando o operador soltar a botoeira B2 os contatos 13 e 14 estarão fechados e assim a contatora permanecerá ligada.Ao acionar a botoeira B1, a bobina será desligada e seus contatos voltarão ao estado normal.

MOTORES ELÉTRICOS

ligações estrela e triângulo.

Fig. 3

Luiz Itamar Carvalho dos Santos

6

Esquemas de ligação das bobinas do estator; a) ligação triângulo., b)ligação estrela

Especificações para aquisição de Motores ElétricosOs motores elétricos possuem algumas características diferentes, que variam segundo a aplicabilidade do mesmo. Algumas características devem ser consideradas quando se deseja adquirir um motor elétrico. Observe o quadro abaixo,algumas destas características:

Figura 7

Placa de identificação de um motorA placa de identificação dos motores é o elemento mais rápido que se utiliza para se obter as informações principais necessárias à sua operação adequada. A Figura 7 mostra como exemplo a placa de identificação de um motor.Com exceção dos campos MOD (modelo) e Nº, os demais dados são características técnicas de fácil identificação. Tomando-se como exemplo a placa de identificação mostrada na Figura 7, será mostrada as características mais importantes para a identificação e utilização dos motores em nossas tarefas:• CV ½ - Potência mecânica do motor em CV;• Ip/In – Relação entre as correntes de partida e nominal;• Hz – Freqüência da tensão de operação do motor;• Rpm – Velocidade do motor em freqüência nominal;• A – Corrente requerida pelo motor em condições nominais de funcionamento, e que depende do tipo ligação;• F.S. – Fator de serviço, quando F.S. é igual a 1,0 isto implica que o motor pode disponibilizar 100% de sua potencia mecânica;• A última linha mostra as ligações requeridas para tensão menor

Luiz Itamar Carvalho dos Santos

7

(triângulo) e tensão maior (estrela), ou seja, a ligação dos terminais do motor depende do nível de tensão de alimentação do mesmo. Sendo que para as nossas tarefas as ligações dos motores variam segundo o nível de tensão do mesmo.

TAREFASOBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA SUA SEGURANÇA NODESENVOLVIMENTO DE TODAS AS TAREFAS NO LABORATÓRIO:• Leia o guia com toda atenção. Você irá trabalhar com instalações elétricas energizadas. Tome bastante cuidado para não sofrer choques elétricos, pois eles podem até matar. Antes de colocar a mão em partes metálicas dos condutores, certifique-se que o circuito se encontra totalmente desenergizado. • Você irá trabalhar com tensão de 220 V e 380 V.

SIMBOLOGIA UTILIZADAPara facilitar a compreensão dos usuários deste guia será utilizada a seguinte simbologia.

Luiz Itamar Carvalho dos Santos

8

"PARTIDA DIRETA PARA MOTORES TRIFÁSICOS A CONTACTOR".

- Esquemas de ligação para partida direta a contactor, paramotores trifásicos; a) circuito de força e b) circuito de comando.

“PARTIDA DIRETA PARA MOTORES TRIFÁSICOS A”.CONTACTOR COM REVERSÃO DO SENTIDO DE ROTAÇÃO".

Luiz Itamar Carvalho dos Santos

9

Esquemas de ligação para partida direta a contactor, paramotores trifásicos com reversão do sentido de rotação; a) circuito de força eb) circuito de comando.

Esquemas de ligação para partidaestrela-triângulo

Luiz Itamar Carvalho dos Santos

10

Esquemas de ligação para partida estrela - triangulo a) circuito de força e b) circuito de comando.

"PARTIDA ESTRELA-TRIÂNGULO A CONTACTOR – COMANDO TEMPORIZADO".

Luiz Itamar Carvalho dos Santos

11