Apostila de questoes

36
1-Ano: 2015Banca: FCCÓrgão: TCM-GO Prova: Auditor Controle Externo - Jurídica No tocante ao salário-família, considere: I. O aposentado por invalidez terá direito ao salário- família, pago juntamente com a aposentadoria. II. O valor da cota do salário- família é paga por filho ou equiparado de qualquer condição, até quinze anos de idade ou inválido de qualquer idade. III. A cota do salário-família é incorporada ao salário ou ao benefício para efeito de pagamento de 13º salário. De acordo com a Lei nº 8.213/1991, está correto o que se afirma APENAS em a I. b I e II. c II e III. d III. e I e III. Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRT - Região (PE)Prova: Juiz do Trabalho Substituto No que se refere ao salário- maternidade, a lei previdenciária dispõe que, no caso de falecimento da segurada ou segurado que fizer jus ao seu recebimento, o benefício será pago, por todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito, ao cônjuge ou companheiro sobrevivente que tenha a qualidade de segurado, exceto no caso do falecimento do filho ou de seu abandono, observadas as normas aplicáveis ao salário-maternidade. Este benefício será pago diretamente pela Previdência Social durante o período entre a data do óbito e o último dia do término do salário-maternidade originário e será calculado sobre a o valor do salário mínimo estadual, para o segurado especial. b o valor do salário mínimo, para o segurado eventual. c o salário mínimo estadual, para o empregado doméstico. d a remuneração integral, para o empregado e trabalhador avulso. e 1/12 da soma dos 12 últimos salários de contribuição, apurados em um período não superior a 18 meses, para o contribuinte individual, facultativo e desempregado. Considera-se acidente do trabalho: a o acidente ocorrido no percurso da residência para o local de trabalho, salvo se o meio de locomoção for veículo de propriedade do segurado. b o acidente ocorrido fora do local e horário de trabalho na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito. c a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, mesmo que a exposição não tenha sido determinada pela natureza do trabalho. d o acidente sofrido fora do local e horário de trabalho em consequência de ato de agressão praticado por companheiro de trabalho. e a doença degenerativa ou inerente a grupo etário.

Transcript of Apostila de questoes

1-Ano: 2015Banca: FCCÓrgão: TCM-GOProva: Auditor Controle Externo -JurídicaNo tocante ao salário-família,considere: I. O aposentado por invalidez terádireito ao salário- família, pagojuntamente com a aposentadoria. II. O valor da cota do salário-família é paga por filho ouequiparado de qualquer condição,até quinze anos de idade ouinválido de qualquer idade. III. A cota do salário-família éincorporada ao salário ou aobenefício para efeito de pagamentode 13º salário. 

De acordo com a Lei nº 8.213/1991,está correto o que se afirmaAPENAS em

a I.b I e II.c II e III.d III.e I e III.

Ano: 2015 Banca: FCC Órgão: TRT -6ª Região (PE)Prova: Juiz doTrabalho SubstitutoNo que se refere ao salário-maternidade, a lei previdenciáriadispõe que, no caso de falecimentoda segurada ou segurado que fizerjus ao seu recebimento, obenefício será pago, por todo operíodo ou pelo tempo restante aque teria direito, ao cônjuge oucompanheiro sobrevivente que tenhaa qualidade de segurado, exceto nocaso do falecimento do filho ou deseu abandono, observadas as normasaplicáveis ao salário-maternidade.Este benefício será pagodiretamente pela Previdência

Social durante o período entre adata do óbito e o último dia dotérmino do salário-maternidadeoriginário e será calculado sobre

a o valor do salário mínimoestadual, para o segurado especial.

b o valor do salário mínimo,para o segurado eventual.

c o salário mínimo estadual,para o empregado doméstico.

d a remuneração integral, para oempregado e trabalhador avulso.

e 1/12 da soma dos 12 últimossalários de contribuição, apuradosem um período não superior a 18meses, para o contribuinteindividual, facultativo edesempregado.Considera-se acidente do trabalho:

a o acidente ocorrido nopercurso da residência para o localde trabalho, salvo se o meio delocomoção for veículo depropriedade do segurado.

b o acidente ocorrido fora dolocal e horário de trabalho naprestação espontânea de qualquerserviço à empresa para lhe evitarprejuízo ou proporcionar proveito.

c a doença endêmica adquiridapor segurado habitante de região emque ela se desenvolva, mesmo que aexposição não tenha sidodeterminada pela natureza dotrabalho.

d o acidente sofrido fora dolocal e horário de trabalho emconsequência de ato de agressãopraticado por companheiro detrabalho.

e a doença degenerativa ouinerente a grupo etário.

Ano: 2014Banca: FCCÓrgão: TRT - 24ªREGIÃO (MS)Prova: Juiz do TrabalhoSubstitutoUma vez preenchidos os requisitosrelativos a idade dos filhos evalor limite aplicável ao saláriode contribuição, faz jus asalário-família o segurado

a que exerce, por conta própria,atividade econômica de naturezaurbana, com fins lucrativos ou não.

b que se dedique exclusivamenteao trabalho domésti- co no âmbitode sua residência.

c titular de firma individualurbana ou rural.

d que presta serviço de naturezacontínua a pessoa ou família, noâmbito residencial desta, ematividades sem fins lucrativos.

e exercente de mandato devereador, desde que não vinculado aregime próprio de previdênciasocial e não seja enquadrado comosegurado especial.

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: PGE-RNProva: Procurador do Estado deTerceira ClasseQuanto aos beneficiários do RegimeGeral de Previdência Social -RGPS, considere: 

I. Os dependentes preferenciaissão aqueles que se encontram naprimeira classe de dependentes,que prefere a todas as outras ecompreende as figuras do cônjuge,companheiro(a) e filho(a) menor de18 anos, não emancipado(a) ouinválido(a). II. Os segurados obrigatórios sãoaqueles beneficiários que exercemalgum tipo de atividade

profissional remunerada, ou seja,os diversos tipos detrabalhadores, inclusiveservidores públicos que nãoparticipem de regime próprio deprevidência social. III. Os dependentes do RGPS sãoaqueles beneficiários que sevinculam à Previdência pormanterem com o segurado laços defamília e dependência econômica,conforme prescrito em lei, o quecaracteriza seu vínculo comoacessório, pois exerce direitos emnome do segurado. IV. Cônjuge separado judicialmenteou divorciado, com direito aalimentos, preserva a condição dedependente do segurado do RGPS, eeventualmente concorre, emcondições de igualdade, comcompanheira do segurado. 

Está correto o que se afirma ema II e IV, apenas.b I e III, apenas.c III e IV, apenas.d I, II, III e IV.e II e III, apenas.

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: PGE-RNProva: Procurador do Estado deTerceira ClasseSobre os elementos que compõem ocálculo do beneficio do RegimeGeral de Previdência Social,prescreve a legislação atualmenteem vigor.

a O valor da renda mensalinicial do benefício será obtido apartir da multiplicação do saláriode benefício pelo percentual decálculo definido por lei ereajustado periodicamente, nas

mesmas datas e pelos mesmos índicesde reajustamento definidos napolítica de valorização do salário-mínimo.

b O salário de benefíciocompreende a média aritméticasimples dos maiores salários decontribuição, correspondentes à 80%de todo o período contributivo,limitado a julho de 1994,multiplicado pelo fatorprevidenciário no caso dosbenefícios que têm a função desubstituir o rendimento dotrabalho.

c O salário de benefíciocompreende a média aritméticasimples dos maiores salários decontribuição, correspondentes à 80%de todo o período contributivo,limitado a julho de 1994,multiplicado pelo fatorprevidenciário apenas no caso dasaposentadorias por tempo decontribuição e por idade, e nesteúltimo caso somente se maisfavorável ao segurado.

d O salário de benefíciocompreende a média aritméticasimples dos maiores salários decontribuição, correspondentes à100% de todo o períodocontributivo, limitado a julho de1994, multiplicado pelo fatorprevidenciário apenas no caso dasaposentadorias por tempo decontribuição e por idade, nesteúltimo caso somente se maisfavorável ao segurado.

e O fator previdenciárioconsiste num coeficiente decálculo, aplicado obrigatoriamentena apuração do salário de benefíciodos benefícios previdenciários que

tenham a função de substituir osalário de contribuição ou orendimento do trabalhador, compostopelas variáveis tempo decontribuição, idade e expectativade sobrevida.Ano: 2014Banca: FCCÓrgão: DPE-CEProva: Defensor Público deEntrância InicialDe acordo com a Lei no 8.213/91,em regra, havendo perda daqualidade de segurado e posteriornova filiação à PrevidênciaSocial, para efeito de carência,as contribuições anteriores a essadata

a não serão computadas quando setratar de aposentadoria por idade eaposentadoria especial.

b não serão computadas paranenhum benefício, com exceção daaposentadoria por tempo decontribuição ou invalidez.

c só serão computadas depois queo segurado contar, a partir da novafiliação, com, no mínimo, 2/3 donúmero de contribuições exigidaspara o cumprimento da carênciadefinida para o benefício a serrequerido.

d não serão computadas quando setratar de prestação referente aauxílio doença não proveniente deacidente do trabalho.

e só serão computadas depois queo segurado contar, a partir da novafiliação, com, no mínimo, 1/3 donúmero de contribuições exigidaspara o cumprimento da carênciadefinida para o benefício a serrequerido.Ano: 2014Banca: FCCÓrgão: TRT - 1ªREGIÃO (RJ)Prova: Juiz do TrabalhoSubstituto

Durante uma manifestação depessoas que reivindicavam reduçãono preço de tarifa do tremmetroviário, a agente debilheteria Diana recebeu umapedrada em sua cabeça. Ficouafastada por dois meses pararecuperação, recebendo, nesseperíodo, benefício previdenciáriode auxílio- doença e não deauxílio-doença acidentário por nãoterem restado sequelas e inaptidãoao trabalho e funções que exercia.Após a sua alta médica junto aoINSS, retornou à empresa ondepermaneceu laborando por duassemanas até ser dispensada porredução de quadros da companhia.Nessa situação, é correto afirmarque

a não restou caracterizadoacidente de trabalho, porque nãohouve causa direta com o serviçodesempenhado pela trabalhadora eela não sofreu sequelasincapacitantes, razões pelas quaisa dispensa foi justa, dentro dopoder diretivo do empregador.

b ficou caracterizado acidentetípico de trabalho, mas por não tersofrido sequelas incapacitantes asfunções que exercia e por nãoreceber auxílio-acidente a dispensafoi legal.

c não ficou caracterizadoacidente de trabalho porque aagressão sofrida decorreu de atoprovocado por terceiros estranhos àrelação de trabalho.

d ficou caracterizado acidentede trabalho, mas a dispensa ocorreude forma devida porque houveredução de quadros da empresa.

e ficou caracterizado o acidentede trabalho por causalidadeindireta, em razão de ato deagressão causada por terceiro, e adispensa foi ilegal em razão dagarantia de emprego prevista noplano de benefícios da previdênciasocial.Ano: 2014Banca: FCCÓrgão: TRT - 1ªREGIÃO (RJ)Prova: Juiz do TrabalhoSubstitutoEros, Hermes e Afroditetrabalharam como empregados naempresa Semideuses Seguros S/A,respectivamente, por cinco meses,quatorze meses e vinte e cincomeses. Os dois primeiros foramdispensados sem justa causa em01/04/2013 e a última pediudemissão no mesmo dia. Em relaçãoao benefício previdenciário doseguro-desemprego, conformelegislação aplicável, é corretoafirmar que

a Eros e Afrodite não têmdireito ao benefício, enquantoHermes receberá cinco parcelas,desde que requerido até noventadias subsequentes à data dedispensa.

b Eros, Hermes e Afroditereceberão, respectivamente, três,quatro e cinco parcelas dobenefício, desde que requeridos atécento e vinte dias subsequentes àdata de dispensa.

c Eros não tem direito aobenefício, enquanto que Hermes eAfrodite receberão,respectivamente, quatro e cincoparcelas do benefício, desde querequeridos até cento e vinte diassubsequentes à data de dispensa.

d Eros, Hermes e Afroditereceberão, respectivamente, três,quatro e cinco parcelas dobenefício, desde que requeridos aténoventa dias subsequentes à data dedispensa.

e Eros e Afrodite não têmdireito ao benefício, enquantoHermes receberá quatro parcelas,desde que requerido até cento evinte dias subsequentes à data dedispensa.Ano: 2014Banca: FCCÓrgão: TRT - 1ªREGIÃO (RJ)Prova: Juiz do TrabalhoSubstitutoDiana está aposentada pelo RegimeGeral de Previdência Social evoltou a exercer atividadeassalariada, portanto sujeita aesse regime. Ocorre que, em razãode doença comum que a incapacitoupara o trabalho, afastou-se porcento e vinte dias consecutivos eengravidou. Nessa situação, nãohavendo direito adquirido econsiderando a legislaçãoprevidenciária, Diana

a poderá acumular os benefíciosde aposentadoria e auxílio-doença.

b não poderá acumular nenhumtipo de benefício previdenciário.

c poderá acumular os benefíciosde aposentadoria, auxílio doença esalário-maternidade.

d não poderá acumular osbenefícios de auxílio-doença eaposentadoria, mas poderá acumularesse último com salário-maternidade.

e poderá acumular os benefíciosde auxílio-doença com salário-maternidade.Ano: 2014Banca: CETROÓrgão: IF-PR

Prova: AuditorAcerca dos regimes de previdênciaprivada, assinale a alternativacorreta.

a O regime privado deprevidência complementar émandatório, sendo baseado emconstituição de reservas quegarantem o benefício contratado.

b O chamado RGPS (Regime Geralde Previdência Social) pode serdividido entre regime público eprivado.

c Auxílio-reclusão para osdependentes dos segurados de baixarenda é uma das contingênciasgeradoras de coberturaprevidenciária.

d A filiação ao RGPS éfacultativa e complementar a algumoutro regime público ou privado deprevidência.

e Benefício que substituisalário de contribuição não observapiso salarial, devendo ser pago deacordo com o cálculo a serelaborado pela AdministraçãoPública.Ano: 2014 Banca: MPE-PRÓrgão: MPE-PRProva: PromotorAs chamadas ações previdenciáriascontra o Instituto Nacional doSeguro Social – INSS – podem serpropostas tanto perante a JustiçaFederal como perante a JustiçaEstadual, em conformidade com oque prevê o art. 109, I, daConstituição Federal. Considerandoisso, assinale aalternativa correta :

a A concessão de auxílio-acidente ou aposentadoria por

invalidez em razão de acidente denatureza não acidentária deve serjulgada pela Justiça Federal,ressalvada a hipóteseconstitucional de delegação decompetência à Justiça Estadual;

b A concessão de auxílio-acidente ou aposentadoria porinvalidez em razão de acidente denatureza não acidentária deve serjulgada pela Justiça Estadual;

c A Justiça Federal não concedeauxílio-acidente, apenas auxílio–doença;

d A Justiça Estadual não concedeauxílio-acidente, apenas auxílio-doença;

e É nula a sentença e demaisatos decisórios da Justiça Estadualque julga ação previdenciáriareferente a acidente de trabalho.Acerca da Lei 8.213, de 24 dejulho de 1991, assinale aalternativa correta.

a Os beneficiários do RegimeGeral de Previdência Socialclassificam-se como segurados,dependentes e enteados.

b Todo aquele que exercer,concomitantemente, mais de umaatividade remunerada sujeita aoRegime Geral de Previdência Socialé obrigatoriamente filiado emrelação a cada uma delas, salvo sequalquer delas atingir o limitemáximo de contribuição.

c O aposentado pelo Regime Geralde Previdência Social (RGPS) queestiver exercendo ou que voltar aexercer atividade abrangida poreste Regime é segurado facultativoem relação a essa atividade.

d A Previdência Social, mediantecontribuição, tem por fim asseguraraos seus beneficiários meiosindispensáveis de manutenção, pormotivo de incapacidade, desempregoinvoluntário, idade avançada, tempode serviço, encargos familiares eprisão ou morte daqueles de quemdependiam economicamente.

e A Previdência Social rege-se,entre outros, pelos seguintesprincípios e objetivos: I -universalidade de participação dasociedade nos planosprevidenciários; II – uniformidade,equivalência e proporcionalidadedos benefícios e serviços àspopulações urbanas e rurais; III -seletividade e disponibilidade naprestação dos benefíciosAno: 2014 Banca: FEPESEÓrgão: MPE-SCProva: Procurador do EstadoAcerca da Lei 8.213, de 24 dejulho de 1991, assinale aalternativa correta.

a Em qualquer caso, independe deperíodo de carência a concessão deauxílio-doença e aposentadoria porinvalidez.

b Nos períodos destinados arefeição ou descanso, ou porocasião da satisfação de outrasnecessidades fisiológicas, no localdo trabalho ou durante este, oempregado não é considerado noexercício do trabalho.

c O aposentado pelo Regime Geralde Previdência Social (RGPS) quepermanecer em atividade sujeita aeste Regime, ou a ele retornar, nãofará jus a prestação alguma daPrevidência Social em decorrênciado exercício dessa atividade,

exceto ao salário-família e àreabilitação profissional, quandoempregado

d Considera-se agravação oucomplicação de acidente do trabalhoa lesão que, resultante de acidentede outra origem, se associe ou sesuperponha às consequências doanterior.

e Considera-se como dia doacidente, no caso de doençaprofissional ou do trabalho, a datado início da incapacidadelaborativa para o exercício daatividade habitual, ou o dia dasegregação compulsória, ou o dia emque for realizado o diagnóstico,valendo para este efeito o queocorrer por último.Ano: 2014Banca: MPE-RSÓrgão: MPE-RSProva: Assistente SocialAssinale a alternativa quepreenche corretamente a lacunatracejada do enunciado abaixo. 

Considerando que o acesso aosdireitos previdenciários ocorrepela condição de segurado àprevidência social, ________corresponde ao número mínimo decontribuições mensaisindispensáveis para que obeneficiário faça jus aobenefício, consideradas a partirdo transcurso do primeiro dia dosmeses de suas competências.

a a qualidade de seguradob o tempo de contribuiçãoc o período de carênciad o tempo de filiação

previdenciáriae o valor do benefício

Ano: 2014Banca: TRF - 2ª Região

Órgão: TRF - 2ª REGIÃOProva: Juiz FederalQuanto à aposentadoria por idadedo trabalhador rural e à prova dolabor rural, assinale a opçãocorreta:

a Em demanda previdenciária, ofato de o imóvel ser superior aomódulo rural afasta a qualificaçãode seu proprietário como seguradoespecial.

b A circunstância de um dosmembros da família desempenhartrabalho urbano descaracteriza oregime de economia familiar, típicodo regime rural, inviabilizando acaracterização do trabalhador comorural ou segurado especial.

c Para concessão deaposentadoria por idade detrabalhador rural, o tempo deexercício de atividade equivalenteà carência deve ser aferido noperíodo imediatamente anterior aorequerimento administrativo ou àdata do implemento da idade mínima.

d O exercício de atividadeurbana intercalada impede aconcessão de benefícioprevidenciário de trabalhadorrural.

e Para fins de comprovação dotempo de labor rural, o início deprova material não precisa sercontemporâneo à época dos fatos aprovar.Ano: 2014Banca: TRF - 2ª RegiãoÓrgão: TRF - 2ª REGIÃOProva: JuizFederalQuanto aos benefícios do RegimeGeral de Previdência Socialoriundos da incapacidade dosegurado, assinale a opçãocorreta:

a O julgador, quando nãoreconhecer a incapacidade dorequerente para a sua atividadehabitual, pode conceder o benefíciojulgando as condições pessoais esociais.

b É possível o recebimento debenefício por incapacidade duranteperíodo em que houve exercício deatividade remunerada pelo segurado,uma vez comprovado que o seguradoestava realmente incapaz para asatividades habituais na época emque trabalhou.

c Não há direito a auxílio-doença ou a aposentadoria porinvalidez quando a incapacidadepara o trabalho é preexistente aoreingresso do segurado ao RegimeGeral de Previdência Social (RGPS),inclusive nos casos de agravamentoda doença.

d Compete à Justiça Federalprocessar e julgar os casosrelativos a auxílio-doença poracidente de trabalho nas situaçõesem que há agravamento da doença porfato não decorrente do serviçoantes desempenhado.

e Se a prova pericial indicarque a incapacidade já existia emdata anterior à do requerimentoadministrativo, deve aquela serconsiderada como data de início dobenefício.Ano: 2014Banca: TRF - 2ª RegiãoÓrgão: TRF - 2ª REGIÃOProva: JuizFederalQuanto à pensão por morte,disciplinada pela Lei nº8.213/1991, assinale a alternativacorreta:

a A pensão será devida comefeito a contar da data derequerimento administrativo, mesmoque o beneficiário sejaabsolutamente incapaz na data doóbito do instituidor e somente arequeira ao atingir a plenacapacidade.

b Deferida uma segundabeneficiária para determinadapensão, cinco anos depois dofalecimento (pedido tardio), aprimeira beneficiária terá dedevolver ao INSS os 50% de pensãoque, no caso, recebeu a maisdurante todo o período.

c A divorciada que voltou aviver o ex-cônjuge pode sercontemplada com a pensão pela mortedo ex-marido se demonstrar que comele manteve união estável até adata de seu óbito.

d Não mais se defere a pensãopor morte àquela beneficiária quedemonstre capacidade financeirapara se sustentar.

e Será concedida pensão à esposade segurado que esteja notoriamentedesaparecido, ainda que não existadeclaração judicial nesse sentido.Ano: 2014Banca: FCCÓrgão: TRF - 4ªREGIÃOProva: Técnico Judiciário -Área AdministrativaResolvi erradoMaria Cipriana já pagou mais de120 (cento e vinte) contribuiçõesmensais, ininterruptas, àPrevidência Social. Encontra-secadastrada no órgão próprio doMinistério do Trabalho e Emprego.Maria está desempregada de formainvoluntária há dezoito meses. 

Em face desta situação, MariaCipriana

a deverá contribuir por mais 3meses para continuar na qualidadede segurada.

b não ostenta mais a qualidadede segurada da Previdência Social.

c continua na condição desegurada por mais 18 meses.

d continua na condição desegurada por mais 36 meses.

e deverá contribuir por mais 6meses para continuar na qualidadede seguradaAno: 2014 Banca: TRT 8RÓrgão: TRT -8ª Região (PA e AP)Prova: Juiz doTrabalhoSobre o auxílio-doença, nos termosda Lei nº 8.213/91,é INCORRETO afirmar:

a que a percepção do auxílio-doença pelo trabalhador segurado naconstância da relação de emprego oudo contrato de trabalho, exige operíodo de carência de 12contribuições mensais. Não serádevido auxílio-doença ao seguradoque se filiar ao Regime Geral dePrevidência Social já portador dadoença ou da lesão invocada comocausa para o benefício, salvoquando a incapacidade sobrevier pormotivo de progressão ou agravamentodessa doença ou lesão.

b que independe de carência oauxílio-doença nos casos deacidente de trabalho de qualquernatureza ou causa e de doençaprofissional ou do trabalho. Tambémindepende de carência a concessãodas seguintes prestações: pensãopor morte, auxílio-reclusão,salário-família e auxílio-acidente.

c que o auxílio-doença serádevido ao segurado empregado acontar do décimo sexto dia doafastamento da atividade, e, nocaso dos demais segurados, a contarda data do início da incapacidade eenquanto ele permanecer incapaz.Quando requerido por seguradoafastado da atividade por mais de30 (trinta) dias, o auxílio-doençaserá devido a contar da data daentrada do requerimento.

d que o segurado empregado emgozo de auxílio-doença seráconsiderado pela empresa comolicenciado. A empresa que garantirao segurado licença remunerada nãoé obrigada a pagar-lhe durante operíodo de auxílio-doença aeventual diferença entre o valordeste e a importância garantidapela licença.

e que, verificada a recuperaçãoda capacidade de trabalho doaposentado por invalidez e, no casode a recuperação ocorrer dentro de5 (cinco) anos, contados da data doinício do auxílio-doença que aantecedeu sem interrupção, obenefício cessará após tantos mesesquantos forem os anos de duração doauxílio-doença para os demaissegurados.Ano: 2014Banca: TRF - 4ª REGIÃOÓrgão: TRF - 4ª REGIÃOProva: JuizFederal SubstitutoDadas as assertivas abaixo,assinale a alternativa correta. I. Segundo entendimento doSuperior Tribunal de Justiçaconsagrado em recursorepresentativo da controvérsia, osbenefícios previdenciários sãodireitos patrimoniais disponíveis

e, portanto, suscetíveis dedesistência pelos seus titulares,prescindindo- se da devolução dosvalores recebidos da aposentadoriaque o segurado deseja preterirpara a concessão de novo eposterior jubilamento. II. O direito adquirido ao melhorbenefício previdenciário implica apossibilidade de o segurado ver oseu benefício deferido ou revisadode modo que corresponda à maiorrenda possível no cotejo entre arenda mensal inicial obtida e asrendas mensais que estariapercebendo, se houvesse requeridoo benefício em algum momentoanterior, desde quando possível aaposentadoria proporcional.III. O segurado em gozo deauxílio-doença, aposentadoria porinvalidez e o pensionista inválidoestão obrigados, sob pena desuspensão do benefício, asubmeter-se a exame médico a cargoda Previdência Social, processo dereabilitação profissional por elaprescrito e custeado e tratamentodispensado gratuitamente,inclusive o cirúrgico e atransfusão de sangue. IV. A perda da qualidade desegurado implica caducidade detodo e qualquer direito inerente aessa qualidade, ressalvadaexclusivamente a concessão deaposentadoria para cuja concessãotenham sido preenchidos todos osrequisitos, segundo a legislaçãoem vigor à época em que essesrequisitos foram atendidos. V. O auxílio-reclusão é devido aosdependentes do segurado do RegimeGeral de Previdência Social quefoi recolhido à prisão, desde que

seja comprovada baixa renda, nostermos do art. 201, IV, daConstituição Federal, e aferida avulnerabilidade social com base narenda bruta dos dependentespretendentes ao benefício.

a Está correta apenas aassertiva I.

b Estão corretas apenas asassertivas I e II.

c Estão corretas apenas asassertivas II e IV.

d Estão corretas apenas asassertivas I, II e V.

e Estão corretas apenas asassertivas III, IV e V.Ano: 2014Banca: TRF - 4ª REGIÃOÓrgão: TRF - 4ª REGIÃOProva: Juiz Federal SubstitutoAssinale a alternativa INCORRETA.

a A concessão do benefício deauxílio-acidente pressupõe acomprovação de que o seguradoempregado apresenta reduçãopermanente da sua capacidadelaborativa em decorrência deacidente de qualquer natureza e deque a moléstia incapacitante éirreversível.

b A acumulação do auxílio-acidente com proventos deaposentadoria pressupõe que aeclosão da lesão incapacitante,ensejadora do direito ao auxílio-acidente, e o início daaposentadoria sejam anteriores àalteração do art. 86, §§ 2º e 3º,da Lei nº 8.213/91, promovida pelaMedida Provisória 1.596-14/97,posteriormente convertida na Lei nº9.528/97.

c A adequada interpretação dodisposto nos arts. 29, II e § 5º, e

55, II, da Lei nº 8.213/91, conduzà conclusão de que o cômputo dossalários de benefício como saláriosde contribuição somente seráadmissível se, no período básico decálculo – PBC, houver afastamentointercalado com atividadelaborativa em que há recolhimentoda contribuição previdenciária.

d A citação válida informa olitígio, constitui em mora aautarquia previdenciária federal edeve ser considerada como termoinicial para a implantação daaposentadoria por invalidezconcedida na via judicial quandoausente a prévia postulaçãoadministrativa.

e Caso o segurado, após filiar-se ao Regime Geral de PrevidênciaSocial, seja acometido de doençaespecificada em lista elaborada emato administrativo expedido pelasautoridades competentes, de acordocom os critérios de estigma,deformação, mutilação, deficiênciaou outro fator que lhe confiraespecificidade e gravidade quemereçam tratamento particularizado,a concessão da aposentadoria porinvalidez independe do cumprimentoda carência de 12 meses decontribuições mensais.Ano: 2014Banca: TRF - 4ª REGIÃOÓrgão: TRF - 4ª REGIÃO Prova: JuizFederal SubstitutoDadas as assertivas abaixo,assinale a alternativa correta. A Lei nº 8.213/91, que dispôssobre os Planos de Benefícios daPrevidência Social, dedicouespecial atenção à questão dosServiços, disciplinando o chamadoServiço Social, bem como aHabilitação e a Reabilitação

Profissional. Seu decretoregulamentador (Decreto nº3.048/99) dedicou os artigos 136 a141 aos temas da Habilitação e daReabilitação Profissional. Comrelação aos Serviços devidos aossegurados vinculados ao RegimeGeral de Previdência Social (RGPS)e aos seus respectivosdependentes, pode-se dizer que:

I. Compete ao Serviço Socialprestar aos segurados e aos seusdependentes todos osesclarecimentos relativos a seusdireitos sociais e aos meios deexercê-los, estabelecendo, emconjunto com os beneficiários, oprocesso de solução dos problemasque surgirem no âmbito interno dainstituição e na dinâmica dasociedade. II. O Serviço Social deverá darprioridade aos segurados embenefício por incapacidadetemporária e atenção especial aosaposentados e pensionistas. III. A Reabilitação Profissional édevida em caráter obrigatório aossegurados incapacitados de modoparcial ou total para o trabalho,inclusive aposentados. Contudo,tal dever da AdministraçãoPrevidenciária não compreende ofornecimento de órteses, prótesesou outros instrumentos de auxílioà locomoção, sob pena de ônusexcessivo aos cofres daPrevidência Social.

a Está correta apenas aassertiva I.

b Está correta apenas aassertiva II.

c Estão corretas apenas asassertivas I e II.

d Estão corretas apenas asassertivas II e III.

e Estão corretas todas asassertivas.Ano: 2014Banca: TRF - 4ª REGIÃOÓrgão: TRF - 4ª REGIÃOProva: JuizFederal SubstitutoDadas as assertivas abaixo,assinale a alternativa correta. A recente Lei nº 12.873/2013,entre outras disposições,introduziu sensíveis alteraçõesnas Leis de Custeio e deBenefícios. Especificamente, nasmodificações promovidas nadisciplina jurídica do salário-maternidade, pode-se dizer, naatual redação dada à Lei nº8.213/91, que: I. Ao segurado ou seguradavinculado(a) ao Regime Geral dePrevidência Social (RGPS) queadotar ou obtiver a guardajudicial para fins de adoção decriança, é devido salário-maternidade pelo período de 120(cento e vinte) dias, o qualdeverá ser pago diretamente pelaPrevidência Social.II. No caso de falecimento dasegurada ou do segurado que fizerjus ao recebimento do salário-maternidade, o benefício será pagopor todo o período ou pelo temporestante a que teria direito ao(à)cônjuge ou ao(à) companheiro(a)sobrevivente que tenha a qualidadede segurado(a), exceto no caso defalecimento do(a) filho(a) ou deseu abandono, observadas as normasaplicáveis ao salário-maternidade. 

III. A percepção do salário-maternidade, inclusive daquelepago ao(à) cônjuge sobrevivente nahipótese de morte do segurado ouda segurada que fazia jusoriginalmente ao benefício, estácondicionada ao afastamento do(a)segurado(a) do trabalho ou daatividade desempenhada, sob penade suspensão do benefício.

a Está correta apenas aassertiva I.

b Estão corretas apenas asassertivas I e II.

c Estão corretas apenas asassertivas I e III

d Estão corretas apenas asassertivas II e III.

e Estão corretas todas asassertivas.Ano: 2014Banca: CESPEÓrgão: PGE-PIProva: Procurador do EstadoSubstitutoCom base na legislação sobreacidentes no trabalho e najurisprudência acerca da matéria,assinale a opção correta.

a Segundo o STJ, compete àjustiça do trabalho julgar ascausas relativas a indenizações pordanos morais e materiaisdecorrentes de acidente de trabalhopropostas pelo empregado contra oempregador, excetuadas as açõesajuizadas pelo cônjuge supérstitede empregado falecido em razão deacidente do trabalho.

b O pagamento do seguro deacidente de trabalho peloempregador não exclui apossibilidade de reconhecimento deresponsabilidade civil da empresaperante a previdência social, em

ação regressiva proposta na justiçaestadual.

c De acordo com o entendimentodo STF, é constitucional a normaque garante ao empregado, após acessação do auxílio doençaacidentário, a estabilidadeprovisória no emprego por, nomínimo, doze meses,independentemente da percepção deauxílio-acidente.

d Consoante a CF, o acidente detrabalho constitui risco socialpassível de proteçãoprevidenciária, sendo o seguro deacidente de trabalho encargoexclusivo do empregador,dispensando-o do pagamento deindenização por dolo ou culpa.

e De acordo com a legislaçãoacidentária, a doença profissional,também conhecida como doença dotrabalho, é adquirida oudesencadeada em decorrência decondições especiais de trabalho,estando com elas diretamenterelacionada.Ano: 2014Banca: TRT 23R (MT)Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT)Prova: Juiz do Trabalho SubstitutoLeia as proposições e responda:

I) O aposentado pelo Regime Geralde Previdência Social-RGPS queestiver exercendo ou que voltar aexercer atividade abrangida poreste Regime é segurado obrigatórioem relação a essa atividade,ficando sujeito às contribuiçõesde que trata a Lei n° 8.212, de 24de julho de 1991, para fins decusteio da Seguridade Social. 

II) Não descaracteriza a condição

de segurado especial a outorga,por meio de contrato escrito deparceria, meação ou comodato, deaté 50% (cinqüenta por cento) deimóvel rural cuja área total nãoseja superior a 4 (quatro) módulosfiscais, desde que outorgante eoutorgado continuem a exercer arespectiva atividade,individualmente ou em regime deeconomia familiar. 

III) Mantém a qualidade desegurado, independentemente decontribuições, até 12 (doze) mesesapós a cessação das contribuições,o segurado que deixar de exerceratividade remunerada abrangidapela Previdência Social ou estiversuspenso ou licenciado semremuneração; 

IV) São beneficiários do RegimeGeral de Previdência Social, nacondição de dependente dosegurado, o irmão não emancipado,de qualquer condição, menor de 21(vinte e um) anos ou inválido ouque tenha deficiência intelectualou mental que o torne absoluta ourelativamente incapaz, assimdeclarado judicialmente.

V) Acidente do trabalho é o queocorre pelo exercício do trabalhoa serviço da empresa ou peloexercício do trabalho dossegurados referidos no inciso VIIdo art. 11 da Lei 8.213/91,provocando lesão corporal ouperturbação funcional que cause amorte ou a perda ou redução,permanente ou temporária, dacapacidade para o trabalho.

Diante das assertivas supraassinale:

a São verdadeiras apenas asassertivas I, II e IV.

bApenas a propositura III estáincorreta.

c Apenas a propositura V écorreta.

d São verdadeiras apenas asproposituras I, II e III.

e São corretas todas asproposituras.Ano: 2014Banca: TRT 23R (MT)Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT)Prova: Juiz do Trabalho SubstitutoAssinale a alternativa INCORRETA:

a A perícia médica do INSSconsiderará caracterizada anatureza acidentaria daincapacidade quando constatarocorrência de nexo técnicoepidemiológico entre o trabalho e oagravo, decorrente da relação entrea atividade da empresa e a entidademórbida motivadora da incapacidadeelencada na ClassificaçãoInternacional de Doenças - CID,emconformidade com o que dispuser oregulamento.

b A empresa deverá comunicar oacidente do trabalho à PrevidênciaSocial até o Io (primeiro) dia útilseguinte ao da ocorrência e, emcaso de morte, de imediato, àautoridade competente, sob pena demulta variável entre o limitemínimo e o limite máximo dosalário-de-contribuição,sucessivamente aumentada nasreincidências, aplicada e cobradapela Previdência Social.

c No cálculo do valor da rendamensal do benefício, inclusive o

decorrente de acidente do trabalho,serão computados, para o seguradoempregado e trabalhador avulso, ossalários-de- contribuiçãoreferentes aos meses decontribuições devidas, ainda quenão recolhidas pela empresa, semprejuízo da respectiva cobrança eda aplicação das penalidadescabíveis.

d O valor da aposentadoria porinvalidez do segurado quenecessitar da assistênciapermanente de outra pessoa seráacrescido de 30% (trinta porcento).

e A aposentadoria por tempo decontribuição será devida aosegurado que completar 30 (trinta)anos de contribuição, se do sexofeminino, ou 35 (trinta e cinco)anos, se do sexo masculino.Ano: 2014Banca: TRT 23R (MT)Órgão: TRT - 23ª REGIÃO (MT)Prova: Juiz do Trabalho SubstitutoAnalise as proposições e responda:

I) O auxílio-doença será devido aosegurado que, havendo cumprido,quando for o caso, o período decarência exigido na Lei 8.213/91,ficar incapacitado para o seutrabalho ou para a sua atividadehabitual por mais de 15 (quinze)dias consecutivos. 

II) Quando requerido por seguradoafastado da atividade por mais de30 (trinta) dias, o auxílio-doença será devido a contar dadata da entrada do requerimento. 

III) O segurado em gozo deauxílio-doença, insusceptível derecuperação para sua atividade

habitual, deverá submeter-se aprocesso de reabilitaçãoprofissional para o exercício deoutra atividade, ocasião em quecessará o benefício.

IV) No caso de falecimento dasegurada ou segurado que fizer jusao recebimento do salário-maternidade, o beneficio serápago, por todo o período ou pelotempo restante a que teriadireito, ao cônjuge ou companheirosobrevivente que tenha a qualidadede segurado, exceto no caso dofalecimento do filho ou de seuabandono, observadas as normasaplicáveis ao salário-maternidade. 

V) Cabe à empresa pagar o salário-maternidade devido à respectivaempregada gestante, efetivando-sea compensação, observado odisposto no art. 248 daConstituição Federal, quando dorecolhimento das contribuiçõesincidentes sobre a folha desalários e demais rendimentospagos ou creditados, a qualquertítulo, à pessoa física que lhepreste serviço.

a São verdadeiras apenas asassertivas I, II e IV.

b Apenas a propositura III estáincorreta.

c Apenas a propositura II e IV éfalsa.

d São verdadeiras apenas asproposituras I, II e III.

e São corretas todas asproposituras.

Ano: 2014 Banca: FCC,Órgão: TRT -16ª REGIÃO (MA) Prova: AnalistaJudiciário - Área JudiciáriaTerá direito ao recebimento de umsalário mínimo mensal, conformedispuser a lei,

a a pessoa com deficiência e oidoso que comprovem não possuirmeios de prover à própriamanutenção ou de tê-la provida porsua família, desde que contribuam àseguridade social.

b a pessoa com deficiência e oidoso que comprovem não possuirmeios de prover à própriamanutenção ou de tê-la provida porsua família, independentemente decontribuição à seguridade social. 

c apenas a pessoa comdeficiência, que comprove nãopossuir meios de prover à própriamanutenção ou de tê-la provida porsua família, desde que contribua àseguridade social. 

d apenas o idoso, que comprovenão possuir meios de prover àprópria manutenção ou de tê-laprovida por sua família, desde quecontribua à seguridade social. 

e apenas a pessoa comdeficiência, que comprove nãopossuir meios de prover à própriamanutenção, mesmo que sua famíliapossa provê-la, independentementede contribuição à seguridadesocial.Ano: 2014Banca: FCCÓrgão: TRT - 16ª REGIÃO (MA)Prova: Analista Judiciário - ÁreaJudiciáriaPaulo, após filiar-se ao RegimeGeral de Previdência Social, foiacometido de doença especificada

em lista elaborada pelosMinistérios da Saúde e do Trabalhoe da Previdência Social, de acordocom os critérios de deformação.Paulo, então, requereu àPrevidência, o auxílio-doença.Referido benefício será concedido.

a respeitada a carência de 10(dez) contribuições mensais. 

b respeitada a carência de 12(doze) contribuições mensais.

c respeitada a carência de 180(cento e oitenta) contribuiçõesmensais.

d independente de carência.e respeitado o período de

carência correspondente ao númerode contribuições realizadas apartir do momento em que a doençafoi adquirida.Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRT -16ª REGIÃO (MA) Prova: AnalistaJudiciário - Área JudiciáriaAirton, filiado ao Regime Geral dePrevidência Social, recebeudurante o ano auxílio-reclusão.Dessa forma, a ele o abono anual

a é devido, calculado, no quecouber, da mesma forma que oDescanso Semanal Remunerado dostrabalhadores, tendo por base ovalor médio da renda mensal dobenefício do mês de dezembro doreferido ano.

b não é devido, pois o mesmocabe apenas a quem recebeu, duranteo ano, auxílio-doença eaposentadoria.

c é devido, calculado, no quecouber, da mesma forma que oDescanso Semanal Remunerado dostrabalhadores, tendo por base ovalor da hora mensal trabalhada. 

d não é devido, pois o mesmocabe apenas a quem recebeu, duranteo ano, aposentadoria. 

e é devido, calculado, no quecouber, da mesma forma que aGratificação de Natal dostrabalhadores, tendo por base ovalor da renda mensal do benefíciodo mês de dezembro do referido ano.Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TC-DFProva: Analista de AdministraçãoPública - ServiçosNo que se refere ao regime geralde previdência social, julgue oitem  a seguir.

É presumida, por força de lei, adependência econômica dos pais dosegurado para fins de atribuiçãoda qualidade de dependentes.

Certo Errado

Ano: 2014Banca: CESPEÓrgão: TC-DFProva: Auditor de ControleExterno

Com relação à origem e à evoluçãolegislativa da Seguridade Socialno Brasil, julgue o item abaixo.O seguro-desemprego veio previstopela primeira vez na CF/1988.

errado Certo

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRT -18ª Região (GO) Prova: Juiz doTrabalhoA carência no sistemaprevidenciário

a visa verificar o grau desinistralidade do segurado.

b tem como fundamento a busca doequilíbrio financeiro atuarial.

c é exigida para todos osbenefícios não acidentários.

d é exigida para todos osbenefícios acidentários.

e é de 120 contribuiçõesmensais, para o benefícioaposentadoria por idade.Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRT -18ª Região (GO) Prova: Juiz doTrabalhoNo caso de falecimento da seguradaque fizer jus ao recebimento dosalário-maternidade, o benefício

a cessará, uma vez que aprestação é devida exclusivamente àsegurada.

b será pago, por todo o períodoou pelo tempo restante a que teriadireito, ao cônjuge ou companheirosobrevivente que tenha a qualidadede segurado.

c será pago aos representanteslegais da criança, caso tenham aqualidade de segurado.

d será transformado em pensãopor morte.

e será transformado em pecúlio.Ano: 2014Banca: CESPEÓrgão: Câmara dos DeputadosProva: Analista Legislativo -Consultor de Orçamento eFiscalização FinanceiraTendo em vista que, segundo aConstituição Federal de 1988 (CF),a previdência social seráorganizada sob a forma de regimegeral, de caráter contributivo ede filiação obrigatória,observados critérios que preservemo equilíbrio financeiro eatuarial, julgue o itemsubsequente.

O professor que comprovar tempoexclusivo de dedicação aomagistério na educação fundamentale nos ensinos médio e superiorterá direito a regra especial deaposentadoria, consistente naredução de cinco anos nosrequisitos fixados para aaposentadoria por tempo decontribuição.

Certo

Errado

Ano: 2014 Banca: CESPEÓrgão: Câmara dos DeputadosProva: Analista Legislativo -Consultor de Orçamento eFiscalização FinanceiraTendo em vista que, segundo aConstituição Federal de 1988 (CF),a previdência social seráorganizada sob a forma de regimegeral, de caráter contributivo ede filiação obrigatória,observados critérios que preservemo equilíbrio financeiro eatuarial, julgue o itemsubsequente.A CF prevê a possibilidade daadoção de requisitos e critériosdiferenciados para a concessão deaposentadoria especial aossegurados portadores dedeficiência.

Certo

Errado

Ano: 2014Banca: CEPERJÓrgão: Rioprevidência Prova: Especialista em

Previdência Social - Gestão deTecnologia da Informação(+ provas)Nos termos da legislação federalque regula a concessão debenefícios previdenciários, apensão em decorrência defalecimento do segurado serádeferida desde o óbito, quandorequerida da data do falecimentoaté:

a trinta diasb quarenta diasc cinquenta diasd sessenta diase setenta dias

Ano: 2014Banca: CEPERJÓrgão: Rioprevidência Prova: Especialista emPrevidência Social - Gestão deTecnologia da Informação(+ provas)De acordo com a legislação federalque regula a concessão debenefícios previdenciários, amanutenção do auxílio-reclusãodepende da apresentação de:

a decisão autorizadora do juizda condenação 

b parecer circunstanciado doMinistério Público

c comunicação do órgão deprevidência social

d declaração de permanência nacondição de presidiário

e certidão de antecedentescriminais oficialAno: 2014 Banca: IESES Órgão: TJ-PBProva: Titular de Serviços de Notase de RegistrosAo cidadão, que na data dorecolhimento à prisão, possuaqualidade de segurado do INSS,

será devido o benefício deauxílio-reclusão, enquantopermanecer recolhido à prisão:

a Em regime fechado, semiabertoou aberto, ainda que não prolatadaa sentença condenatória. 

b Em regime fechado ousemiaberto, ainda que não prolatadaa sentença condenatória. 

c Em regime fechado, semiabertoou aberto, desde que prolatada asentença condenatória.

d Em regime fechado ousemiaberto, desde que prolatada asentença condenatória.

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TCE-PIProva: Assessor JurídicoA lei que dispõe sobre o regimegeral da previdência social prevêcomo prestações expressas embenefícios e serviços, devidasapenas aos dependentes dossegurados,

a aposentadoria especial eserviço social.

b salário-família e auxílio-reclusão.

c reabilitação profissional esalário-maternidade.

d pensão por morte e auxílio-reclusão.

e pecúlio e abono de permanênciaem serviço.Ano: 2014 Banca: FCCÓrgão: TCE-PIProva: Assessor JurídicoQuanto ao tempo de contribuiçãopara fins previdenciários, nos

termos da legislação aplicável amatéria, é correto afirmar:

a É assegurada, para efeito deaposentadoria, a contagem recíprocado tempo de contribuição naAdministração pública e naatividade privada, rural e urbana,hipótese em que os diversos regimesde previdência social secompensarão financeiramente.

b A aposentadoria por tempo decontribuição será devida após 30anos de contribuição se homem e 25anos de contribuição se mulher.

c O período em que o seguradoesteve recebendo auxílio-doença ouaposentadoria por invalidez, entreperíodos de atividade, não seráconsiderado como tempo decontribuição.

d Considera-se como tempo decontribuição aquele já computadopara concessão de qualqueraposentadoria prevista em leiespecífica ou por outro regime deprevidência social.

e O início da aposentadoria portempo de contribuição será contado90 dias após a data dorequerimento, exceto para osegurado empregado.Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TCE-PIProva: Auditor Fiscal de ControleExternoA Lei nº 8.213/91 que institui osdenominados Planos de Benefíciosda Previdência Social, prevê comoespécie de prestações, dentreoutras: salário-família, auxílioreclusão, salário-maternidade.Tais prestações são benefíciosvoltados, respectivamente, ao

a segurado, ao segurado e aodependente.

b segurado, ao dependente e aodependente.

c dependente, ao dependente e aosegurado.

d segurado, ao dependente e aosegurado.

e dependente, ao segurado e aodependente.Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TCE-PIProva: Auditor Fiscal de ControleExternoQuanto aos benefícios previstos noRegime Geral da PrevidênciaSocial, conforme legislaçãoprópria, é correto afirmar:

a A aposentadoria por invalidez,inclusive a decorrente de acidentedo trabalho, consistirá em umarenda mensal correspondente a 100%(cem por cento) do salário-de-benefício.

b A aposentadoria por invalidez,como regra, será devida sempre apartir de 90 (noventa) diascontados da data da cessação doauxílio-doença.

c A aposentadoria por idade serádevida ao segurado trabalhadorrural que, cumprida a carência edemais requisitos legais, completar65 (sessenta e cinco) anos deidade, se homem, e 60 (sessenta),se mulher.

d A aposentadoria especial serádevida, cumprida a carência legal,ao segurado que tiver trabalhadosujeito a condições especiais queprejudiquem a saúde ou aintegridade física, durante 10

(dez), 15 (quinze) ou 18 (dezoito)anos, conforme dispuser a lei.

e O auxílio-doença, inclusive odecorrente de acidente do trabalho,consistirá numa renda mensalcorrespondente a variação de 70%(setenta por cento) a 100% (cem porcento) do salário-de-benefício,conforme tempo de contribuição.Ano: 2014Banca: TRF - 3ª REGIÃOÓrgão: TRT - 3ª Região (MG)Prova: Juiz do Trabalho

A partir do disposto no art. 26 daLei n. 8.213/91, é correto afirmarque são benefícios previdenciáriosque independem de prazo decarência, EXCETO:

a Aposentadoria por invalidez. b Auxílio-doença nos casos de

acidente de qualquer natureza oucausa e de doença profissional oudo trabalho. 

c Salário-maternidade para asseguradas empregada, trabalhadoraavulsa e empregada doméstica. 

d Auxílio-reclusão. e Pensão por morte.

Ano: 2014 Banca: TRF - 3ª REGIÃOÓrgão: TRT - 3ª Região (MG)Prova: Juiz do TrabalhoAs doenças ou eventos abaixorelacionados são consideradosacidente de trabalho ou são a eleequiparados, nos termos dos arts.20 e 21 da Lei n. 8.213/91,EXCETO:

a A doença profissional, assimentendida a produzida oudesencadeada pelo exercício dotrabalho peculiar a determinadaatividade e constante da respectivarelação elaborada pelo Ministériodo Trabalho e da Previdência Social

b A doença proveniente decontaminação acidental do empregadono exercício de sua atividade. 

c A doença do trabalho, assimentendida a adquirida oudesencadeada em função de condiçõesespeciais em que o trabalho érealizado e com ele se relacionediretamente, constante darespectiva relação elaborada peloMinistério do Trabalho e daPrevidência Social. 

d O acidente sofrido pelosegurado no local e no horário dotrabalho, em consequência de ato depessoa privada do uso da razão. 

e A doença endêmica adquiridapor segurado habitante de região emque ela se desenvolva.Ano: 2014 Banca: TRT 2R (SP)Órgão: TRT - 2ª REGIÃO(SP)Prova: Juiz do TrabalhoQuanto ao seguro desemprego,aponte a alternativa correta:

a Tem por objetivos aassistência temporária dotrabalhador desempregado, aqualificação profissional e apreservação do emprego.

b O trabalhador comprovadamenteresgatado de regime forçado ou dacondição análoga à escravidão terádireito a 6 (seis) parcelas deseguro-desemprego, no valor de 1(um) salário mínimo, sendo vedado orecebimento do mesmo benefício, emsituação similar, nos 12 (doze)meses seguintes à percepção daúltima parcela.

c O Fundo de Amparo aoTrabalhador (FAT) é destinado aocusteio do seguro desemprego, doabono salarial e de programas de

qualificação profissional, sendogerido por Conselho Deliberativocomposto por membros indicadospelos Ministérios do Trabalho eEmprego, Previdência Social eDesenvolvimento Social e Combate àFome

d É assegurado o recebimento deabono salarial ao trabalhador quereceba até 2 (dois) saláriosmínimos médios de remuneraçãomensal e que tenham exercidoatividade remunerada no períodomínimo de 3 (três) meses no anobase de empregador que contribuapara o Programa de IntegraçãoSocial (PIS).

e O trabalhador empregado poderáreceber bolsa de qualificaçãoprofissional, desde que tenha ocontrato suspenso para participaçãoem curso previsto em Acordo ouConvenção Coletiva com essafinalidadeAno: 2014Banca: FCC Órgão: TRT - 2ªREGIÃO (SP) Prova: AnalistaJudiciário - Área JudiciáriaA renda mensal inicial do auxílio-doença, no regime geral,consistirá num percentual,aplicado sobre o salário-de-benefício do segurado,correspondente a

a 80%b 50%. c 100%, menos o valor da

alíquota cabível de contribuiçãoprevidenciária.

d 91%.e 70%, mais 1% a cada grupo de

12 contribuições vertidas aosistema, limitado a 100%.

Ano: 2014Banca: FCC Órgão: TRT - 2ªREGIÃO (SP) Prova: AnalistaJudiciário - Área JudiciáriaSão beneficiários dos segurados noregime geral, na condição dedependentes,

a o fundo de amparo aotrabalhador, se não houver nenhumherdeiro necessário. 

b o cônjuge, a companheira, ocompanheiro e o filho nãoemancipado menor de 21 anos ouinválido. 

c os pais e avós do segurado,como ascendentes.

d as pessoas designadas pelosegurado, desde que não hajacônjuges ou filhos.

e os tios e primos de sangue dosegurado, se forem pessoas comdeficiência.Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRT -2ª REGIÃO (SP) Prova: AnalistaJudiciário - Oficial de JustiçaAvaliadorA aposentadoria por idade de umtrabalhador urbano (ex- cetopessoa com deficiência), no regimegeral de previdência social, serádevida, desde que preenchida acarência aos;

a 65 anos de idade,indistintamente para homens oumulheres.

b 53 anos de idade, para homens,e aos 48 anos, para mulheres. 

c 70 anos de idade, para homens,e aos 65 anos, para mulheres. 

d 65 anos de idade, para homens,e aos 60 anos, para mulheres.

e 60 anos de idade,indistintamente para homens oumulheresAno: 2014 Banca: FCC Órgão: TRT -2ª REGIÃO (SP) Prova: AnalistaJudiciário - Oficial de JustiçaAvaliadorMantém a qualidade de segurado,independentemente decontribuições,

a sem limite de prazo, quem estáem gozo de benefício.

b por no máximo 36 meses, quemestá em gozo de benefício porincapacidade de prestaçãocontinuada. 

c até 48 meses após a cessaçãodas contribuições, o seguradoobrigatório. 

d até 18 meses após a cessaçãodas contribuições, o seguradofacultativo.

e até 3 meses após o livramento,o segurado retido ou recluso.Ano: 2014 Banca: FUNRIOÓrgão: INSSProva: Analista - DireitoSão isentas de PIS as receitas I. dos recursos recebidos a títulode repasse, oriundos do OrçamentoGeral da União, dos Estados, doDistrito Federal e dos Municípios,pelas empresas públicas esociedades de economia mista; 

II. da exportação de mercadoriaspara o exterior;

III. dos serviços prestados apessoa física ou jurídicaresidentes ou domiciliadas noexterior, cujo pagamentorepresente remessa de divisas; 

IV. do fornecimento de mercadoriasou serviços para uso ou consumo debordo em embarcações e aeronavesem tráfego internacional, quando opagamento for efetuado em moedaconversível; 

V. do transporte internacional decargas e não de passageiro. 

Quantas dessas indicações estãocorretas?

a Apenas duas delas estãocorretas. 

b Apenas quatro delas estãocorretas.

c Todas elas estão corretas. d Apenas uma está correta.e Apenas três delas estão

corretas.Ano: 2014 Banca: FUNRIO Órgão: INSSProva: Analista - DireitoCom relação à base de cálculo doPIS, na forma do regulamento, estácorreta a seguinte afirmação:

a Não integram a base de cálculoo salário-família, o aviso prévioindenizado, o Fundo de Garantia porTempo de Serviço (FGTS) pagodiretamente ao empregado narescisão contratual e a indenizaçãopor dispensa, desde que dentrodos limites legais. 

b Integram a base de cálculo osalário-família, o aviso prévioindenizado, o Fundo de Garantia porTempo de Serviço (FGTS) pagodiretamente ao empregado narescisão contratual e a indenizaçãopor dispensa, desde que dentro doslimites legais. 

c Integram a base de cálculo osalário-família, o aviso prévioindenizado e não integram o Fundode Garantia por Tempo de Serviço(FGTS) pago diretamente aoempregado na rescisão contratual ea indenização por dispensa, desdeque dentro dos limites legais. 

d Não integra a base de cálculoo salário-família, integrando abase de cálculo o aviso prévioindenizado, o Fundo de Garantia porTempo de Serviço (FGTS) pagodiretamente ao empregado narescisão contratual e a indenizaçãopor dispensa, independentemente delimites.

e Não integram a base de cálculoo salário-família, o aviso prévioindenizado, o Fundo de Garantia porTempo de Serviço (FGTS) pagodiretamente ao empregado narescisão contratual e a indenizaçãopor dispensa, independentemente delimites.Ano: 2014 Banca: FUNRIO Órgão: INSSProva: Analista - DireitoA concessão das prestaçõespecuniárias do Regime Geral dePrevidência Social depende de queperíodos de carência?

a Aposentadoria por idade,aposentadoria por tempo de serviço,aposentadoria especial e abono depermanência em serviço: 180 (centoe oitenta) contribuições mensais;

bAposentadoria por idade,aposentadoria por tempo de serviçoe aposentadoria especial: 120contribuições mensais; 

c Auxílio-doença e aposentadoriapor invalidez: 24 (vinte e quatro)contribuições mensais;

d Auxílio-doença e aposentadoriapor invalidez: 12 (doze)contribuições mensais; 

e Aposentadoria por idade,aposentadoria por tempo de serviço,aposentadoria especial e abono depermanência em serviço: 150 (centoe cinquenta) contribuições mensais.Ano: 2014Banca: FUNRIO Órgão: INSSProva: Analista - DireitoQuanto ao cálculo do valor dobenefício da Lei n. 8213/91, écorreto afirmar que

a Será calculado com base nosalário de benefício o valor dobenefício de prestação continuada,inclusive o regido por normaespecial e o decorrente de acidentedo trabalho, exceto o salário-família e o salário-maternidade. 

b Será calculado com base nosalário de benefício o valor dobenefício de prestação continuada,inclusive o regido por normaespecial, exceto o salário-famíliae o salário-maternidade. 

c Será considerado, para ocálculo do salário de benefício, oaumento dos salários decontribuição que exceder o limitelegal, inclusive o voluntariamenteconcedido nos 36 (trinta e seis)meses imediatamente anteriores aoinício do benefício, salvo sehomologado pela Justiça doTrabalho. 

d Serão considerados paracálculo do salário de benefício osganhos habituais do seguradoempregado, a qualquer título, sobforma de moeda corrente ou deutilidades, sobre os quais tenhaincidido contribuições

previdenciárias, incluindo odécimo-terceiro salário(gratificação natalina). 

e Será contada a duração se, noperíodo básico de cálculo, osegurado tiver recebido benefíciospor incapacidade, considerando-secomo salário de contribuição, noperíodo, o salário de benefício queserviu de base para o cálculo darenda mensal, reajustado nas mesmasépocas e bases dos benefícios emgeral, podendo ser inferior aovalor de 1 (um) salário mínimo.Ano: 2014 Banca: FUNRIO Órgão: INSSProva: Analista - DireitoEquipara-se a acidente detrabalho, para fins da Lei n.6367/76

a o ocorrido em viagem a serviçoda empresa, seja qual for o meio delocomoção utilizado, exceto veículode propriedade do empregado; 

b o acidente sofrido peloempregado ainda que fora do local ehorário de trabalho; 

c a doença profissional ou dotrabalho, assim entendida ainerente ou peculiar a determinadoramo de atividade e constante derelação organizada pelo Ministériodo Trabalho e Emprego;

d o acidente somente ligado aotrabalho que tenha tido causaúnica, haja contribuído diretamentepara a morte, perda ou redução dacapacidade para o trabalho

e o ocorrido nos períodosdestinados a refeição ou descanso,ou por ocasião da satisfação deoutras necessidades fisiológicas,no local do trabalho ou durante

este, quando o empregado não seráconsiderado a serviço da empresa.Ano: 2014 Banca: FUNRIO Órgão: INSSProva: Analista - DireitoCom relação à contagem recíprocade tempo de serviço, na forma daLei n. 8213/91, assinale aalternativa que contém umaafirmação correta

a Para efeito dos benefíciosprevistos no Regime Geral dePrevidência Social ou no serviçopúblico não é assegurada a contagemrecíproca do tempo de contribuiçãona atividade privada, rural eurbana, e do tempo de contribuiçãoou de serviço na administraçãopública, hipótese em que osdiferentes sistemas de previdênciasocial se compensarãofinanceiramente. 

b O tempo de contribuição ou deserviço será contado de acordo coma legislação pertinente, sendoadmitida a contagem em dobro ou emoutras condições especiais. 

c O tempo de contribuição ou deserviço será contado de acordo coma legislação pertinente, sendocontado por um sistema o tempo deserviço utilizado para concessão deaposentadoria pelo outro. 

d O tempo de serviço anterior ouposterior à obrigatoriedade defiliação à Previdência Social sóserá contado mediante indenizaçãoda contribuição correspondente aoperíodo respectivo, com acréscimode juros moratórios de um por centoao mês e multa de doze por cento. 

e Para efeito dos benefíciosprevistos no Regime Geral dePrevidência Social ou no serviçopúblico é assegurada a contagem

recíproca do tempo de contribuiçãona atividade privada, rural eurbana, e do tempo de contribuiçãoou de serviço na administraçãopública, hipótese em que osdiferentes sistemas de previdênciasocial se compensarãofinanceiramente.Ano: 2014 Banca: FUNRIO Órgão: INSSProva: Analista - Tecnologia daInformação(+ provas)São condições para a aposentadoriano regime geral de previdênciasocial, nos termos da ConstituiçãoFederal:

a Trinta anos de contribuição,se homem, e vinte anos decontribuição, se mulher

b Sessenta e cinco anos deidade, se homem, e sessenta anos deidade, se mulher, reduzido em dezanos o limite para os trabalhadoresrurais de ambos os sexos e para osque exerçam suas atividades emregime de economia familiar, nestesincluídos o produtor rural, ogarimpeiro e o pescador artesanal.

c Sessenta e cinco anos deidade, se homem, e sessenta anos deidade, se mulher, reduzido em cincoanos o limite para os trabalhadoresrurais de ambos os sexos e para osque exerçam suas atividades emregime de economia familiar, nestesincluídos o produtor rural, ogarimpeiro e o pescador artesanal.

d Trinta e cinco anos decontribuição, se homem, e vinteanos de contribuição, se mulher

e Trinta e cinco anos, paraambos os sexos, reduzidos em dezanos, para o professor que comprovetempo de efetivo e exclusivo

exercício das funções de magistériona educação infantil e no ensinofundamental e médio.Ano: 2014 Banca: FUNRIO Órgão: INSSProva: Analista - Tecnologia daInformação(+ provas)A quem compete, nos termos da Lein. 8213/91, gerar estatísticassobre o total de empregados esobre as vagas preenchidas porreabilitados e deficienteshabilitados, fornecendo-as, quandosolicitadas, aos sindicatos ouentidades representativas dosempregados?

a Ministério da Saúde;b Ministério da Previdência

Social;c Serviço Nacional da Indústria;d Confederação Nacional da

Indústria;e Ministério do Trabalho e

Emprego.Ano: 2014 Banca: FUNRIOÓrgão: INSS Prova: Analista -Tecnologia da Informação (+ provas)Assinale a alternativa que contéminformação correta sobre oauxílio-doença, nos termos da Leino 8213/91.

a O auxílio-doença será devidoao segurado empregado a contar dodécimo quinto dia do afastamento daatividade, e, no caso dos demaissegurados, a contar da data doinício da incapacidade e enquantoele permanecer incapaz.

b O auxílio-doença será devidoao segurado empregado a contar dodécimo sexto dia do afastamento daatividade, e, no caso dos demaissegurados, a contar da data do

início da incapacidade e enquantoele permanecer incapaz.

c Durante os primeiros quinzedias úteis consecutivos ao doafastamento da atividade por motivode doença, incumbirá à empresapagar ao segurado empregado o seusalário integral.

d O auxílio-doença, inclusive odecorrente de acidente do trabalho,consistirá numa renda mensalcorrespondente a 100% (cem porcento) do salário de benefício.

e A empresa que dispuser deserviço médico, próprio ou emconvênio, terá a seu cargo o examemédico e o abono das faltascorrespondentes ao período referidoem Lei, somente devendo encaminharo segurado à perícia médica daPrevidência Social quando aincapacidade ultrapassar 15(quinze) dias úteis.Ano: 2014 Banca: FCCÓrgão: Prefeitura de Cuiabá – MTProva: Procurador MunicipalEm relação à habilitação e àreabilitação profissional, éINCORRETO afirmar:

a O Brasil ratificou a Convençãosobre os Direitos das pessoas comDeficiência (Convenção de NovaYork, 2007), adotada pela ONU(Organização das Nações Unidas),bem como seu Protocolo Facultativo,a qual se incorporou ao ordenamentojurídico nacional com status deemenda constitucional. 

b O Ministério do Trabalho e daPrevidência Social deverá gerarestatísticas sobre o total deempregados e as vagas preenchidaspor reabilitados e deficienteshabilitados, fornecendo-as, quando

solicitadas, aos sindicatos ouentidades representativas dosempregados.

c A dispensa de trabalhadorreabilitado ou de de- ficientehabilitado ao final de contrato porprazo de- terminado de mais de 90(noventa) dias, e a imoti- vada, nocontrato por prazo indeterminado,só poderá ocorrer após acontratação de substituto decondição semelhante. 

d A empresa com 100 (cem) oumais empregados está obrigada apreencher de 2% (dois por cento) a5% (cinco por cento) dos seuscargos com beneficiáriosreabilitados ou pessoas portadorasde deficiência, habilitadas, naseguinte proporção: de 201 a 500 -3%; de 501 a 1.000 - 4%; de 1.001em diante 5%.

e As empresas filantrópicas esem fins lucrativos cujasatividades estão voltadas paraserviços de atendimento aportadores de deficiência não sãoobrigadas a cumprir a cota legal detrabalhadores com deficiência,podendo fazê-lo voluntariamente.Ano: 2014 Banca: FCCÓrgão: Prefeitura de Cuiabá – MTProva: Procurador MunicipalConsidere os seguintes itens:

I. doença degenerativa; II. doença inerente a grupoetário; III. doença que não produzincapacidade laborativaIV. doença comum adquirida porsegurado habitante de região emque ela se desenvolve, salvocomprovação de que é resultante de

exposição ou contato diretodeterminado pela natureza dotrabalho. 

NÃO são consideradas como doençado trabalho, APENAS

a I e IV. b I e II. c I, II e IIId II e III. e II, III e IV.

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRF -3ª REGIÃO Prova: AnalistaJudiciário - Oficial de JustiçaAvaliadorConsidere as seguintes hipóteses:

I. Pensão por morte requerida novigésimo dia após o óbito. II. Pensão por morte requerida notrigésimo quinto dia após oóbito. III. Pensão por morte requerida nodécimo quinto dia do óbito. IV. Pensão por morte requeridaapós sessenta dias do óbito. 

De acordo com a Lei no 8.213/91, apensão por morte será devida apartir da data do requerimentoAPENAS nas hipóteses;

a I, II e IV. b II e III.c I. d II e IV. e I e III.

Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRF -3ª REGIÃO Prova: AnalistaJudiciário - Oficial de JustiçaAvaliadorMatias é militar da União e suamulher, Catarina, é militar do

Estado de São Paulo. Nestes casos,em regra, de acordo com a Leino8.212/91,

a apenas Matias é excluído doRegime Geral de Previdência Socialconsubstanciado na referida lei,independentemente do amparo porregime próprio de previdênciasocial.

b Matias e Catarina são,obrigatoriamente, excluídos doRegime Geral de Previdência Socialconsubstanciado na referida lei. 

c apenas Catarina é excluída doRegime Geral de Previdência Socialconsubstanciado na referida lei,independentemente do amparo porregime próprio de previdênciasocial.

d Matias e Catarina sãoexcluídos do Regime Geral dePrevidência Social consubstanciadona referida lei, desde queamparados por regime próprio deprevidência social. 

e Matias e Catarina sãosegurados obrigatórios do RegimeGeral de Previdência Socialconsubstanciado na referida lei.Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRF -3ª REGIÃO Prova: AnalistaJudiciário - Oficial de JustiçaAvaliadorDe acordo com a Lei no 8.213/91,em regra, a concessão do benefíciodo auxílio-doença;

a não possui período de carênciapré-estabelecido. 

b está sujeita a carência dedoze contribuições mensais.

c está sujeita a carência deseis contribuições mensais. 

d está sujeita a carência dequinze contribuições mensais. 

e só estará sujeita ao períodode carência se a concessão inicialfor de, no mínimo, trinta dias.Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: TRF -3ª REGIÃO Prova: AnalistaJudiciário - Área JudiciáriaDe acordo com a Lei no 8.213/91,não é segurado especial o membrode grupo familiar que possuiroutra fonte de rendimento, EXCETOse decorrente de 

a exercício de mandato eletivode dirigente sindical deorganização da categoria detrabalhadores urbanos. 

b benefício de aposentadoria emdecorrência da idade, cujo valornão supere o do menor benefício deprestação continuada da PrevidênciaSocial. 

c exercício de atividaderemunerada em período não superiora 90 dias, corridos ouintercalados, no ano civil.

d atividade artística,independentemente do valor. 

e benefício de pensão por morte,auxílio-acidente ou auxílio-reclusão, cujo valor não supere odo menor benefício de prestaçãocontinuada da Previdência Social. Ano: 2014 Banca: FCCÓrgão: TRF - 3ªREGIÃO Prova: Analista Judiciário -Área Judiciária

Considere as seguintes hipóteses: I. Ana é empregada doméstica,trabalha de segunda a sexta-feirana residência de Joana. II. Estrangeiro domiciliado econtratado no Brasil para

trabalhar como empregado emempresa nacional no exterior. III. Carmelita presta, a diversasempresas, sem vínculoempregatício, serviço de naturezaurbana. De acordo com a Lei no 8.213/91, osalário-família será devido,mensalmente, a 

a II, apenas. b I, apenas. c II e III, apenas. d I, II e III. e III, apenas.

Ano: 2014Banca: IADESÓrgão: FUNPRESP-EXE Prova: AssistenteAdministrativoA previdência social no Brasilestá organizada sob a forma deRegime Geral. Em relação a essetema, assinale a alternativacorreta.

a O Regime Geral da PrevidênciaSocial não possui carátercontributivo.

b O Regime Geral da PrevidênciaSocial não é de filiaçãoobrigatória.

c A proteção à maternidade e àgestante não é atendida pelo RegimeGeral.

d O Regime Geral da PrevidênciaSocial no Brasil assegura osalário-família e o auxílio-reclusão para os dependentes dossegurados de baixa renda.

e A proteção ao trabalhador emsituação de desemprego voluntário éassegurada pelo Regime Geral daPrevidência Social.Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TCE-PB

Prova: ProcuradorAssinale a opção correta no que serefere a contagem recíproca dotempo de contribuição para efeitoprevidenciário.

a O segurado do RGPS que houvercontribuído por nove anos e quatromeses para o INSS e houver perdidoa qualidade de segurado não poderáter esse tempo de contribuiçãoaverbado no serviço público.

b O ordenamento jurídicobrasileiro não admite a contagemrecíproca dos tempos decontribuição prestada ao RGPSbrasileiro e a institutos deprevidência criados por outrospaíses.

c É admissível a contagemrecíproca dos tempos decontribuição prestada ao regime deprevidência privada complementar eao RGPS.

d Para efeito de aposentadoria,é admissível a contagem recíprocados tempos de contribuição prestadaao RPSS/PB e ao RGPS, hipótese emque os esses regimes se compensarãofinanceiramente, segundo critériosestabelecidos em lei. 

e Se houver compatibilidade dehorário, as atividades realizadasconcomitantemente em empresaprivada e no serviço públicopoderão ser reciprocamenteconsideradas, e os respectivostempos de contribuição, averbadospara efeito de aposentadoria.Ano: 2014Banca: FCCÓrgão: Prefeitura de Recife – PEProva: ProcuradorA concessão das seguintesprestações da Previdência Social,independem de carência: 

I. Pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-família eauxílio-acidente. II. Serviço social. III. Reabilitação profissional. IV. Salário-maternidade para asseguradas empregada, trabalhadoraavulsa e empregada doméstica. 

Está correto o que consta ema I, II, III e IV. b I e II, apenas. c I e III, apenas. d II, III e IV, apenas. e II e IV, apenas.

Ano: 2014 Banca: FCCÓrgão: Prefeitura de Recife – PEProva: ProcuradorA qualidade de segurado daPrevidência Social é mantida,independentemente decontribuições, 

I. até 6 meses após olicenciamento, o seguradoincorporado às Forças Armadas paraprestar serviço militar; II. sem limite de prazo, quem estáem gozo de benefício; III. até 12 meses após a cessaçãodas contribuições, segurado quedeixar de exercer atividade remunerada abrangida pela PrevidênciaSocial ou estive suspenso oulicenciado sem remuneração; IV. até 12 meses após olivramento, o segurado retido ourecluso. 

Está correto o que consta APENASem

a III e IV. b I e II. 

c I, II e III. d I e IV.e II, III e IV

Ano: 2014 Banca: FCCÓrgão: Prefeitura de Recife – PEProva: ProcuradorÉ correto afirmar que o salário-maternidade

a em se tratando de empregadadoméstica, é pago diretamente peloempregador, sendo assegurado ovalor de um salário-mínimo. 

b é devido à segurada daPrevidência Social, durante 150dias, com início no período entre28 dias antes do parto e a data deocorrência deste, observadas assituações e condições previstas nalegislação no que concerne àproteção à maternidade. 

c é devido à segurada daPrevidência Social que adotar ouobtiver guarda judicial para finsde adoção de criança pelo períodode 4 meses.

d devido à trabalhadora avulsa eà empregada do microempreendedorindividual será pago diretamentepelo empregador, que poderácompensar este valor quando dorecolhimento das contribuiçõesincidentes sobre a folha desalários e demais rendimentos pagosou creditados, a qualquer título, àpessoa física que lhe presteserviço. 

e à segurada empregada outrabalhadora avulsa consistirá numarenda mensal igual à suaremuneração integral.Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TRT -1ª REGIÃO (RJ) Prova: Juiz doTrabalho Substituto

A comprovação de tempo de serviçoou contribuição para finsprevidenciários só produz efeitoquando baseada em;

a início de prova material,admitida prova exclusivamentetestemunhal apenas quandocomprovada a ocorrência de motivode força maior ou caso fortuito. 

b documentos escritos econtemporâneos ou, se tiver havidoreconhecimento expresso dosempregadores, em declaraçõesemanadas de autoridades sindicais ejudiciais competentes.

c documentos contemporâneos atodos os períodos de prestação dosserviços.

d testemunhos e depoimentopessoal harmônicos. 

e início de prova material,jamais sendo admitida a provaexclusivamente testemunhal.Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TRT -1ª REGIÃO (RJ) Prova: Juiz doTrabalho SubstitutoTem direito aos benefícios devidosaos dependentes do segurado doregime geral de previdênciasocial:

a filho que tenha deficiênciaintelectual ou mental que o torneabsoluta ou relativamente incapaz,assim declarado judicialmente.

b a pessoa designada, idosa oucom deficiência, que comprove nãopossuir meios de prover à própriamanutenção ou de tê-la provida porsua família

c companheiro(a) desde quecomprove a dependência econômica.

d pai ou mãe, que comprove adependência econômica, concorrendoem igualdade de condições comcônjuge ou companheira(o). 

e filho inválido ou o menor, nãoemancipado, até completar amaioridade civil plena.Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TRT -1ª REGIÃO (RJ) Prova: Juiz doTrabalho SubstitutoConsidera-se acidente do trabalhoaquele sofrido pelo segurado,ainda que fora do local e horáriode trabalho:

a em consequência de ato depessoa privada do uso da razão.

b em consequência de ato deimprudência, negligência ouimperícia de companheiro detrabalho. 

c na prestação espontânea dequalquer serviço à empresa para lheevitar prejuízo ou proporcionarproveito.

d em viagem a serviço daempresa, exceto para estudo,independentemente do meio delocomoção utilizado, inclusiveveículo de propriedade dosegurado. 

e no percurso da residência parao local de trabalho, exceto sefeito por veículo de propriedade dosegurado.Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TRT -1ª REGIÃO (RJ) Prova: Juiz doTrabalho SubstitutoÀ segurada da Previdência Socialque adotar ou obtiver guardajudicial para fins de adoção decriança é devido salário-maternidade pelo período de

a 60 dias, se a criança tiver dequatro a oito anos de idade.

b 60 dias, se a criança tiverentre um e quatro anos de idade.

c 120 dias, se a criança tiveraté um ano de idade. 

d 120 dias, independentemente daidade da criança.

e 60 dias, se a criança tiversido adotada por casal de mesmosexo.Ano: 2013 Banca: FEPESEÓrgão: IPREVProva: AdvogadoDe acordo com a Constituição daRepública de 1988, a previdênciasocial tem por objetivo:1. a proteção ao trabalhador emsituação de desempregoinvoluntário. 2. a proteção à maternidade,especialmente à gestante. 3. conceder pensão por morte dosegurado, homem ou mulher, aocônjuge ou companheiro edependentes Assinale a alternativa que indicatodas as afrmativas corretas.

a É correta apenas a afrmativa3.

b São corretas apenas asafrmativas 1 e 2.

c São corretas apenas asafrmativas 1 e 3.

dSão corretas apenas asafrmativas 2 e 3. e São corretasas afrmativas 1, 2 e 3.Ano: 2013 Banca: FEPESEÓrgão: IPREVProva: Advogado

De acordo com a Constituição daRepública de 1988, a aposentadoriaespecial depende:

a de regulamentação por meio delei complementar, apenas quando setratar de segurados portadores dedefciência.

b de edição de decretoregulamentar para os casos deatividades exercidas sob condiçõesespeciais que prejudiquem a saúdeou a integridade física

c de edição de lei ordináriapara os casos de atividadesexercidas sob condições especiaisque prejudiquem a saúde ou aintegridade física e quando setratar de segurados portadores dedefciência.

d de defnição por meio de leicomplementar para os casos deatividades exercidas sob condiçõesespeciais que prejudiquem a saúdeou a integridade física.

e autorização legislativa, pormeio de resolução do congressonacional, apenas quando se tratarde segurados portadores dedefciência.Ano: 2013 Banca: FEPESEÓrgão: IPREVProva: AdvogadoAssine a alternativa correta emmatéria de prazos de carência, deacordo com a Lei Federal 8.213/91,que dispõe sobre os planos debenefícios da previdência social

a A concessão de aposentadoriaespecial está sujeita à observânciada carência de cento e oitentacontribuições mensais

b A concessão do benefício doauxílio-acidente está sujeito à

carência de dez meses decontribuição mensal.

c A aposentadoria por invalideznão está sujeita ao cumprimento deprazo de carência para a suaconcessão.

d Após comprovada a contribuiçãomensal de doze meses poderá serconcedido o salário maternidade.

e A pensão por morte somentepoderá ser concedida no caso de osegurado já ter contribuído com omínimo de trinta e seis prestaçõesmensaisAno: 2013Banca: FEPESEÓrgão: IPREVProva: AdvogadoAssine a alternativa correta deacordo com a Lei Federal 8.213/91,que dispõe sobre os planos debenefícios da previdência social.

Serviço da Previdência Social quevisa proporcionar ao benefciárioincapacitado parcial ou totalmentepara o trabalho, e às pessoasportadoras de defciência, os meiospara a reeducação ou readaptaçãoprofssional e social indicadospara participar do mercado detrabalho e do contexto em quevive.

a serviço socialb auxílio acidentec reabilitação profssionald readaptaçãoe pecúlio

Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: TRT -17ª Região (ES) Prova: AnalistaJudiciário - Oficial de JustiçaAvaliador (+ provas)Julgue os itens seguintes,relativos aos benefícios do regime

geral de previdência social. 

Considere que um indivíduo, antesde aderir ao regime geral deprevidência social, estivesseenfermo de uma moléstiaincapacitante para o trabalho.Nessa situação, se não tiverhavido posterior progressão ouagravamento da enfermidade, taldoença não dará a esse indivíduo odireito de obter a aposentadoriapor invalidez.

Certo

Errado

Ano: 2013Banca: CESPEÓrgão: TRT -17ª Região (ES)Prova: AnalistaJudiciário - Oficial de JustiçaAvaliador (+ provas)

Julgue os itens seguintes,relativos aos benefícios do regimegeral de previdência social.As professoras, após vinte e cincoanos de efetivo magistério, têmdireito à aposentadoria por tempode serviço, com renda mensalcorrespondente à totalidade de seusalário-benefício.

Certo Errado

Ano: 2013Banca: IADES Órgão: CAU-BRProva: Analista de Gestão dePessoasAposentadoria por idade é obenefício concedido ao segurado daPrevidência Social que atingir aidade considerada como riscosocial. Com base nessa informação,é correto afirmar que têm direitoao benefício os trabalhadores

a urbanos, a partir dos 65 anos,se homem, e a partir dos 60 anos deidade, se mulher.

b rurais, os quais podem pediraposentadoria por idade a partirdos 55 anos, se homem, e a partirdos 50 anos, se mulher.

c urbanos, a partir dos 65 anos,se homem, e a partir dos 60 anos deidade, se mulher. Para se solicitaro benefício, é preciso estarinscrito na Previdência Social apartir de 25 de julho de 1991,necessitando comprovar 160contribuições mensais.

d rurais, a partir dos 55 anos,se homem, e a partir dos 50 anos deidade, se mulher. Para se solicitaro benefício, é preciso estarinscrito na Previdência Social apartir de 25 de julho de 1991,necessitando comprovar 160contribuições mensais.

e do sexo masculino quecomprovarem, pelo menos, 35 anos decontribuição e do sexo feminino queprovarem contribuição durante 30anos. Para se fazer o requerimento,é preciso combinar os requisitos decontribuição, a carência e o tipode atividade laboral.Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TRT -5ª Região (BA)Prova: AnalistaJudiciário - Área JudiciáriaGenésio, residente em Salvador,passou a integrar, pela primeiravez, o Regime Geral da PrevidênciaSocial, na condição de segurado,quando se empregou em empresaprivada da área de hotelaria, nomês de novembro de 2004. Desdejaneiro de 2011, adoecido, goza deauxílio-doença previdenciário. A

manutenção de sua condição desegurado 

a é imprescritível, preclui,mas, enquanto perdurar o benefício,estará interrompida a decadência.

b perdurará por no máximo 22(vinte e dois) meses, quando eleestiver sem remuneração.

c não ultrapassará 12 (doze)meses, enquanto perdurar suasegregação, em razão de ter sidoacometido por doença de segregaçãocompulsória.

d durará somente seis meses,contados da cessação dascontribuições.

e permanecerá intacta, enquantoGenésio estiver no gozo dobenefício previdenciário.Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TRT -5ª Região (BA) Prova: AnalistaJudiciário - Área JudiciáriaBaianos e amigos desde sempre,Irene, Ivo, Ieda e Ítalo, reunidospor ocasião do casamento doúltimo, discutem a ideia deaposentar-se por idade. Todos sãofiliados ao Regime Geral daPrevidência, embora Irene sejatrabalhadora rural, Ivo trabalhacomo garimpeiro em regime deeconomia familiar, Ieda é auxiliaradministrativa no SupermercadoLordelo, em Salvador, há dez anos,sendo essa sua primeira vinculaçãoao Regime Geral da PrevidênciaSocial, e Ítalo é produtor rural.A partir das regrasprevidenciárias, sabendo que elestêm, respectivamente, 56, 57, 46 e65 anos de idade, é corretoafirmar, quanto ao requisito idademínima para aposentadoria, que

a todos eles já podem aposentar-se.

b nenhum deles pode aposentar-se.

c Ieda e Irene podem aposentar-se.

d Irene e Ítalo podem aposentar-se.

e Ivo e Ítalo não podemaposentar-se.Ano: 2013Banca: FCCÓrgão: TRT - 5ªRegião (BA) Prova: AnalistaJudiciário - Área JudiciáriaFinalmente, conseguiram terminar ovelório de Joaquim, e oenterraram, na presença dos amigose familiares. Os que mais pareciamsofrer eram Gabriela, sua esposa,Tieta e Pedro, seus filhos de 15 e20 anos, respectivamente. A pensãopor morte que os três receberammonta em R$ 110,00 para cada um.Pedro, solteiro, cursa o terceiroano de Direito e estádesempregado. Se essa situaçãopermanecer, quando ele completar21 anos: 

a nada se alterará, porque, commenos de 24 anos e estudando, orapaz mantém o direito aobenefício.

b Pedro deixará de receber seubenefício, que será dividido empartes iguais entre Gabriela eTieta.

c cessa sua parcela da pensão,em razão de ser Pedro solteiro.

d a pensão de Pedro seráincorporada ao benefício de Tieta,que passará a receber R$ 220,00,até completar 21 anos.

e apenas o benefício recebidopor Gabriela aumentará para R$165,00, cessando o pagamento dorestante.Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TRT -5ª Região (BA) Prova: AnalistaJudiciário - Oficial de JustiçaAvaliadorZélia é empregada doméstica.Trabalhou, registrada como tal,durante 20 (vinte) meses, até 31de março de 2013, quando foidemitida sem justa causa.Engravidou em maio do mesmo ano.Por ocasião do nascimento de seufilho Lucas, no Hospital SagradaFamília, em Salvador, previstopara o mês de fevereiro de 2014,ela 

a ainda estará no gozo degarantia de emprego, asseguradopelo artigo 10, II, b, do Ato dasDisposições ConstitucionaisTransitórias.

b receberá indenização pelosalário-maternidade, já que nãopoderá gozá-lo, em razão dademissão sem justa causa.

c receberá integralmente osalário-maternidade, já que paraesse benefício não há carência, acondição de empregado ativo éirrelevante e ela se encontra noperíodo de graça, mantida acondição de segurada.

d metade do salário-maternidadeserá suportado pelo empregador, emrazão da demissão sem justa causa,enquanto a outra parcela será pagapela Previdência Social.

e não receberá qualquer valor,eis que para gozo do benefícioprevidenciário do salário-

maternidade é imprescindível acondição de atividade que, no casodo segurado obrigatório,corresponde à manutenção do vínculode emprego.Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TRT -5ª Região (BA) Prova: AnalistaJudiciário - Oficial de JustiçaAvaliadorCom o passamento de Antonio,Sheila, sua esposa de 47 anos,Carlos e Giulia, seus filhos de 17e 18 anos, respectivamente,passaram a receber pensão pormorte, no valor de R$ 226,00, cadaum. Quando Giulia, estudanteuniversitária, desempregada esolteira, completar 21 anos 

a o valor de sua pensãocontinuará sendo pago, porque elaestá estudando.

b a pensão cessará, em razão daidade máxima de 21 anos,considerando que ela não éinválida, nem incapaz,transferindo- se o valor paraCarlos, ainda com 20 anos.

c a pensão de Sheila passará aR$ 452,00, tendo em vista que, aos21 anos, ainda que desempregada eestudante universitária, Giuliaperde o direito à pensão por morte.

d a pensão de Sheila passará aR$ 339,00, tendo em vista que, aos21 anos, ainda que desempregada eestudante universitária, Giuliaperde o direito à pensão por morte.

e metade da pensão de Giuliaserá direcionada a Carlos e a outrametade deixará de ser paga pelosistema, em razão da idade limitede 21 anos.

Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TRT -5ª Região (BA) Prova: AnalistaJudiciário - Oficial de JustiçaAvaliadorOs segurados e dependentes daPrevidência Social farão jus aoabono anual, se receberem osbenefícios ...I... e a forma decálculo do abono será: ...III... As lacunas I e II sãopreenchidas, correta erespectivamente, por: 

a I. auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensãopor morte, salário-maternidade ouauxílio-reclusão, II. no que couber, da mesma formaque se calcula a Gratificação deNatal dos trabalhadores, tendo porbase o valor da renda mensal dobenefício do mês de dezembro decada ano. 

b I. auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensãopor morte ou auxílio-reclusão, II. no que couber, da mesma formaque se calcula a Gratificação deNatal dos trabalhadores, tendo porbase o valor da renda média anualdo benefício.

c I. auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensãopor morte ou auxílio-reclusão, II. no que couber, da mesma formaque se calcula a Gratificação deNatal dos trabalhadores, tendo porbase o valor da renda mensal dobenefício do mês de dezembro decada ano. 

d I. auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte ouauxílio-reclusão, 

II. no que couber, da mesma formaque se calcula a Gratificação deNatal dos trabalhadores, tendo porbase o valor da renda mensal dobenefício do mês de janeiro de cadaano. 

e I. auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria, pensãopor morte ou auxílio-reclusão, II. no que couber, da mesma formaque se calcula a Gratificação deNatal dos trabalhadores, tendo porbase o valor da renda mensal dobenefício do mês de novembro decada ano.