Palestra temperamentos para casais

6
1 PALESTRA TEMPERAMENTOS para casais 1. Apresentação pessoal: 2. 3. Sucesso ou insucesso. Pesquisa em 1960 na França entre jovens até 30 anos, 90% dos pesquisados jovens buscavam sucesso. Varios tipos de sucesso, inclusive sucesso no relacionamento pessoal, sexual, conjugal, homem, mulher. 4. SECULO 21: Superficialização e Sindrome da pressa, do pensamento acelerado cfr Dr Augusto Cury e a Despreparação levam ao ---------insucesso nos contextos humano- profissional. OUÇA E ANOTE QUANTOS DOS SINTOMAS QUE VOU FALAR VOCÊ TEM? 5.

description

As pessoas se preparam para muitas coisas na vida, menos para uma vida em comum. Dois estranhos com genéticas diferentes e educação humana quase sempre diferentes também resolvem constituir uma familia... sem preparação, sem conhecimento um do outro. Só pode dar errado. Um minimo de conhecimento comum é o que propomos através desta palestra "Temperamentos para Casais". Liderança e resultados mais produtivos tambem se conseguem com este conhecimento compartilhado. Avalie... e vá mais fundo, se puder. Contate-nos se quiser.

Transcript of Palestra temperamentos para casais

Page 1: Palestra temperamentos para casais

1

PALESTRA TEMPERAMENTOS para casais

1. Apresentação pessoal: 2.

3. Sucesso ou insucesso. Pesquisa em 1960 na França entre jovens até 30 anos, 90% dos pesquisados jovens buscavam sucesso. Varios tipos de sucesso, inclusive sucesso no relacionamento pessoal, sexual, conjugal, homem, mulher.

4. SECULO 21: Superficialização e Sindrome da pressa, do pensamento acelerado cfr Dr Augusto Cury e a Despreparação levam ao ---------insucesso nos contextos humano-profissional. OUÇA E ANOTE QUANTOS DOS SINTOMAS QUE VOU FALAR VOCÊ TEM?

5.

Page 2: Palestra temperamentos para casais

2

6. Prioridades e desconhecimento de prioridades levam ao ------------------ insucesso. MT 6: 19, 20, 21 e MT 6:33; LER TODOS OS DIAS MATEUS 5, 6 e 7 E SE AVALIAR.

7. Definir sucesso: o que é? Um conjunto de várias partes que formam um todo. Então pode existir sucessos incompletos? Sucessos insatisfatorios? Sucessos irrelevantes?

8. Ser humano: obra prima da creação de Deus. GENESIS1:26 a 31

9. O mundo foi feito em quantos dias cfr Genesis? Em que dia Deus fez o homem? Na visão científicia quantos anos Deus levou para criar o Universo? Bilhões de eons? Por que demorou tanto? Preparação.... prioridades..... plano..... projeto.... visão.... A obra prima da criação foi o homem. Tanto que depois, Deus descansou.

10. GEN 1:27 e 28; GEN 2:18-25 Casamento = união de 1 homem e 1 mulher..............deveria também ser obra prima.... Casamento também é um processo de construção, de reconstrução, de aperfeiçoamento humano. Também é um processo de consciência, capacidade de enxergar. Informação e conhecimento. Vivemos na era da informação. Google. Diferença entre informação e conhecimento. Conhecereis a Verdade e a

Verdade vos libertará e não o conhecimento informativo. Conhecimento é íntima união: Adão conheceu Eva e ela concebeu. Conhecimento gera visão, enxergar, abrir os olhos... (teste para o casal dos quadrados).

11. Namoro, periodo para o casal se enxergar. Pq não acontece isso? ........... paixão cega. Noivado, periodo para o casal se enxergar mais profundamente, para avaliarem os valores da vida a dois até que a morte os separe. Esse conceito está sendo preterido. Pq não acontece isso? Pressa, valores, prioridades, falta de investir em conhecimento pessoal? Pulam etapas? Não priorizam? Não sabem?............... E quando acontece o processo de enxergar no casamento é um “enxergar de erros e defeitos” do “outro”.

12. Simbologia do casamento espiritual de Cristo com sua Igreja: Ap.21 e Ap 22:17

13. Casamento não é uma finalidade da vida. Casamento é uma jornada a dois rumo à finalidade da vida: ser formado 100% à imagem e semelhança de Deus em Jesus, que foi o primeiro formado. Por que não acontece isso? .... ..... ..... ..... (ouvir o pessoal) O casamento é um jornada eterna: sobe um monte, descortina a visão, curte e

Page 3: Palestra temperamentos para casais

3

continua subindo, idem, idem, idem, eternamente até o casamento final de ambos com o esposo celestial para continuar a jornada que não terá fim, de glória em glória, de eternidade em eternidade. Casamento espiritual é a união do casal com e em Cristo para serem 1 de verdade, como Ele e o Pai são Um.

14. René Le Senne. As varias visões, varios autores e apresentações de temperamentos. A síntese dos 4 temperamentos: Sanguineo, colérico, fleumático, melancólico. René Le Senne, 1882-1954, filosofo, professor, escritor, visão ampla de Deus sem religiosidade cristã católica. “As circunstâncias da vida exigem contínua superação além da própria circunstância”.

15. Os 8 tipos básicos de temperamentos ou caractéres: EMOTIVOS ou não, ATIVOS ou não, SECUNDÁRIOS ou PRIMÁRIOS: EAS,

EAP, ENAS; ENAP; NEAS, NEAP, NENAS, NENAP.

16. DEFINIÇÃO DE “EMOTIVIDADE”, “ATIVIDADE”, “SECUNDARIEDADE OU PRIMARIEDADE”

Page 4: Palestra temperamentos para casais

4

17. conforme Le Senne.18. TESTES.19. COMENTÁRIOS SOBRE OS

TEMPERAMENTOS. EXEMPLOS E PESSOAS CONHECIDAS. VER PERGUNTAS COM OS PARTICIPANTES.

EMOTIVO ATIVO SECUNDÁRIO: RC e apóstolo PAULO: Temperamento APAIXONADO ou COLÉRICO

TEMPERAMENTO EMOTIVO, ATIVO E PRIMÁRIO: SANGUINEO OU ATIVO EXUBERANTE. Tipos como apóstolo Pedro e o tremendão Erasmo Carlos

TEMPERAMENTO EMOTIVO, NÃO-ATIVO, SECUNDÁRIO – Temperamento SENTIMENTAL ou MELANCÓLICO. Tipos como apóstolo João, cantora Vanderléia, Moisés, o líder hebreu

Page 5: Palestra temperamentos para casais

5

TEMPERAMENTO NÃO-EMOTIVO, ATIVO, SECUNDÁRIO: Temperamento FLEUMÁTICO, tipo ex presidente Garrastazu Médici, o patriarca Abraão,

20. COMPREENDEMOS QUE TODOS OS TEMPERAMENTOS TEM A SUA RAZÃO DE SER E O SEU POTENCIAL. Parábola dos talentos, 1, 2, 5 sendo o objetivo fazer 100% do potencial. Todo temperamento pode ser melhorado, aperfeiçoado, copiado. Dar exemplos com alguns, tipo ENAS; ENAP. Etc.

21. Outras caracteristicas cfr René Le Senne: campo de consciência largo ou estreito, elemento venus ou marte, ternura ou não ternura, avidez ou não-avidez,

22. As diferentes gerações do babyboomer à geração Y e Z atuais, as 5 influencias que agem sobre o ser humano e como melhorar, aperfeiçoar, qualificar seu temperamento...?

23.