Manual para Comitês de Literatura 13 · Departamento de Literatura do WSO c acompanha o...

12
Manual para Comitês de Literatura 13 ~, equipes formadas para dcterminadas tarcfas. comitês temporários ou uma oficina de conferência do Comitê de Literatura da WSC. Estes recursos também podem ser comitês regionais de literatura ou trabalhadores especializados. O recurso adequado continua a desenvolvera peça sob a direção do Comitê de Literatura da WSC. Este é o responsável por checar que uma peça esteja tão desenvolvida quanto possível para ser enviada para a irmandade como literatura para revisão. Quando uma peça está neste estágio de realização são feitas a revisão de provas, a digitação e a preparação para publicação. . O rascunho para revisão é distribuído para a irmandade para que seja revisado e para que sejam feitas sugestões, As sugestões da irmandade são submetidas ao Comitê de Literatura da WSC para serem utilizadas na criação de um novo rascunho. Este novo rascunho pode. então. ser noyamente enviado para a irmandade como literatura para aprovação. Antes de que qualquer peça seja enviada como literatura para aprovação. o Comitê de Literatura da WSC faz uma última finalização e a peça, passa por uma revisão feita pelo quadro de custódios. O rascunho finalizado é distribuído para a irmandade como rascunho para aprovação por lIm período não inferior a noventa dias. A irmandade revisa o rascunho e considera se o mesmo é aceitável para aprovação como literatura de Narcóticos Anônimos. Esta revisão final não tem o propósito de produzir sugestões. Ao invés disto, seu propósito é o de certificar que a peça reflete a nossa compreensão dos princípios de Narcóticos Anônimos, , f.. I ' Finalmente, na Conferência de Serviço Mundial, é feita uma proposta (moção) para aprovação da peça de literatura. Se a proposta não for aceita. a literatura é avaliada por um comitê de avaliação do Comitê de Literatura da WSC para que seja recolocada no processo de desenvolvimento de literatura. Se ~ proposta de aprovação for aceita, a peça se torna parte da literatura de Narcóticos Anônimos aprovada pela irmandade. Literatura aprovada é publicada pelo World Service Ojfice (Escritório de Serviço Mundial).

Transcript of Manual para Comitês de Literatura 13 · Departamento de Literatura do WSO c acompanha o...

Manual para Comitês de Literatura 13

~,

equipes formadas para dcterminadas tarcfas. comitês temporários ou uma oficina de conferência doComitê de Literatura da WSC. Estes recursos também podem ser comitês regionais de literatura outrabalhadores especializados.O recurso adequado continua a desenvolvera peça sob a direção doComitê de Literatura da WSC. Este é o responsável por checar que uma peça esteja tão desenvolvidaquanto possível para ser enviada para a irmandade como literatura para revisão. Quando uma peça estáneste estágio de realização são feitas a revisão de provas, a digitação e a preparação para publicação. .

O rascunho para revisão é distribuído para a irmandade para que seja revisado e para que sejamfeitas sugestões, As sugestões da irmandade são submetidas ao Comitê de Literatura da WSC paraserem utilizadas na criação de um novo rascunho. Este novo rascunho pode. então. ser noyamenteenviado para a irmandade como literatura para aprovação. Antes de que qualquer peça seja enviadacomo literatura para aprovação. o Comitê de Literatura da WSC faz uma última finalização e a peça,passa por uma revisão feita pelo quadro de custódios.

O rascunho finalizado é distribuído para a irmandade como rascunho para aprovação por lImperíodo não inferior a noventa dias. A irmandade revisa o rascunho e considera se o mesmo é aceitávelpara aprovação como literatura de Narcóticos Anônimos. Esta revisão final não tem o propósito deproduzir sugestões. Ao invés disto, seu propósito é o de certificar que a peça reflete a nossacompreensão dos princípios de Narcóticos Anônimos,

,f..I '

Finalmente, na Conferência de Serviço Mundial, é feita uma proposta (moção) para aprovação dapeça de literatura. Se a proposta não for aceita. a literatura é avaliada por um comitê de avaliação doComitê de Literatura da WSC para que seja recolocada no processo de desenvolvimento de literatura.

Se ~ proposta de aprovação for aceita, a peça se torna parte da literatura de Narcóticos Anônimosaprovada pela irmandade. Literatura aprovada é publicada pelo World Service Ojfice (Escritório deServiço Mundial).

FLUXOGRAMA DE LITERATURA

AVALIAÇÃO

I~- B C ou D~WSC LISTAS DE TRABALHO-+ A

~ ,

...

* RECURSOSADEQUADOS

.

~FINALlZAÇÃO

RASCUNHO PARA REVISÃO

1

SUGESTÕES

(IRMANDADE)

* RECURSOS. ADEQUADOS

1

ÚLTIMA FINALlZAÇÃO

AdministrativoI

-+

da WSC ~

Quadro deCustódios

RASCUNHO PARAAPROVAÇÃO

1

DESAPROVAÇÃO ~

CONSIDERAÇÃO

(IRMAfDADE)

WSC

l*RECURSOS APROPRIADOSGrupos de TrabalhoEquipes de tarefasComitê TemporárioConfe;ência de LiteraturaComitê Regional de LiteraturaTrabalhadores Especializados

APROVAÇÃO

lPUBLICAÇÃO

* Para uma descrição destes recursos, veja a Sessão 6 das Diretrizes.

r

Manual para Comitês de Literatura 15

DIRETRIZES DO COMITÊ DE LITERATURA DA WSC

~,

As diretrizes do Comitê de Literatura da WSC estão divididas em duas sessões: as Diretrizes

Aprovadas em Conferência e as Diretrizes Internas. As diretrizes aprovadas em conferência são.consideradas como fundamentais para a criação de literatura. O itens desta categoria são procedimentosda WSC e. como tais, estão sujeitos a mudanças feitas somente pela Conferência de Serviço Mundial.As diretrizes internas são aquelas que são consideradas específicas para o funcionamento do CL Wsc.

Estes itens podem ser modificados pelo Comitê de Literatura da WSC com a aprovação de dois terços

de seus membros e a concordância do Comitê Administrativo. Qualquer mudança assim aprovada. seráenviada para os participantes da conferência dcntro de um período de sessenta dias. A Con(çtência de

Serviço Mundial pode reverter qualquer uma destas mudanças por voto de maioria simples.

'..,

DIRETRIZES APROVADAS EM CONFERÊNCIA

1. Propósito: O propósito do Comitê de Literatura da Conferência de Serviço Mundial (CL WSC) é:

A. Coorden~r a criação, o desenvolvimento e a revisão de literatura para a Irmandade de NA.

S. Trabalhar em material de literatura. tendo como base as sugestões da irmandade. antes de suaapresentação para a revisão pela irmandade e/oll antes de sua aprovação pela WSC.

C. Oferecer apoio a comitês de literatura de área e regionais através de:

1.

2.

Partilha de experiência em comunicação escrita e verbal

Promover fóruns abertos e reuniões de oficina.

8 .

';

."!/iIrE- ..., .

,.,

2. Composição

A. Membros votantes

1. Coordenador (vota apenasem casosde empate)

2. Vice-coordenador

3. Dozemembrosvotantesque servem por um termo de dois anos e não mais do que por doistermos consecutivos

,': .:

4. Tempo limpo: Sete anos para coordenador, seis anos para vice-coordenador e cinco anos paramembro votante.

13. Membros não-votantes

1. Membros gerais

.a. Coordenadores de literatura regionais

b. Candidatos ao CLWSC que não foram eleitos

c. RSR e RSR suplentes ao seu pedido

2. Membrosconselheirosnomeadospelo coordenador

3. Literatura para Revisão"

A. A literatura desenvolvida pelo CL WSC é lançada. por um período determinado. antes dodesenvolvimento de um rascunho para aprovação. O tempo e o método desta revisão, tendo em

consideração as traduções. é determinado pelo CL WSC tendo como base as necessidades d<Jirmandade e a peça cm desenvolvimento.

A Literatura para revisão não scrá utilizada, c nem exposta. cm reuniões de NA.B.

4. Literatura para Aprovação

..

A. Literatura para aprovação é preparada pelo CL WSC e é distribuída por um pcríodo de tempo.considerando-se as traduções, determinado pelo CL WSC e não menor do que dc 90 d.ias. Aduração deste período de tempo é determinada pelo CL WSC tendo como base as nccessidades dairmandade e a peça que será considerada para aprovação.

B. A Literatura para aprovação não pode ser lida durante reuniões de NA. muito embora possa servendida e colocada à disposição de membros em reuniões de NA.

5. Orçamento e Custeio

o orçamento do CLWSC não incluirá ó custeio de participação, de membros votantes ou membrosconselheiros, para nenhuma das reuniões necessárias para realizar os deveres do comitê.

DIRETRIZES INTERNAS

1. Deveres e Requisitos

A. Deveres do coordenador:

I. Participar de todas as reuniões do corpo administrativo do CLWSc.

2. Coordenar todas as atividades do comitê, que incluem o planejamento da agenda e das pautas.Grande parte deste trabalho pode ser realizado através da delegação de responsabilidades aosmembros do corpo administrativo ou ao coordenador do Departamento de Literatura do WSO.

Recebe e revisa cópias de todas as sugestões enviadas ao CLWSC.

Prepara o relatório anual para a WSC, ao Conference Repor! -Relatório da Conferência(como o requerido pelos procedimentos da WSC - normalmente quatro vezes ao ano), aosmembros do CL WSC (quando necessário) e aos comitês de literatura de área e regionais(quando necessário). Estes relatórios variam em sua natureza, mas, geralmente, inclueminformações sobre projetos de trabalho e reuniões.

Mantém contato próximo ao vice-coordenador, aos servidores da WSC, ao coordenador doDepartamento de Literatura do WSO, bem como aos membros do CL WSC.

6. Quando necessário, realiza viagens de consulta ao WSO para organizar, coordenar e planejarqualquer esforço do CL WSC.

3.

4.

5.

7. Prepara um orçamento, baseado em sugestões do comitê, para apresentação na reunião anualda WSC e faz relatórios sobre este orçamento para o comitê corno um todo.

Requisitos: Ao eleger uma pessoa para o encargo de coordenador, recomendamos o seguinte:

I. Um mínimo de sete anos de tempo limpo.

Manual para Comitês de Literatura 17

'1Participação ativa recente no CL WSC - recomendamos dois anos dc atividade 110CL WSc.um como vice-coordenador.

3. Conhecimento e aplicação do Doze Passos e Doze Tradições.

4. Ter completado seus compromissos de serviço anteriores.

5. Habilidades administrativas e organizacionais são importantes.

6. O desejo de servir e de comprometer tempo e recursos pessoais. A possibilidade de participarde todas as reuniões do corpo administrativo do CL WSC e de realizar seus deveres.

B. Deveres do vice-coordenador:f

I. Participar de todas as reuniões do corpo administrativo do CLWSc.

2. Dar assistência ao coordenador em tarefas direcionadas pelo mesmo:.b.

Cronogramas e pautas.

Coordenar atividades designadas.

a.

c. Preparar alguns dos relatórios escritos do coordenador.

3. Pode assumir todas as funções do encargo de coordenador no caso da ausência do mesmo.salvo quando direcionado de forma diferente pelo Comitê Administrativo da WSc.

4. Mantém contato próximo com o coordenador, com membros do CL WSC e o coordenador doDepartamento de Literatura do WSO c acompanha o coordenador cm algumas viagens deconsulta ao WSO.

Requisitos: Ao eleger uma pessoa para o encargo de vice-coordenador, recomendamos o seguinte:

I. Um tempo limpo mínimo de seis anos.

ParticipaçãQ ativa recente de pelo menos um ano no CLWSc.2.

3.

4.

Conhecimento e aplicação dos Doze Passos e Doze Tradições.

Ter completado seus compromissos de serviço anteriores.

5. Habilidades administrativas e organizacionais são importantes.

6. O desejo de servir e de comprometer tempo e recursos pessoais. A possibilidade de participarde todas as reuniões do corpo administrativo do CLWSC e de realizar seus deveres.

C. Deveres dos membros registrados:

I. Participar de todas as reuniões do CLWSC, se possível. A reunião mais, importante para osmembros registrados do CLWSC participarem são as reuniões do corpo administrativo (versessão 9 - reuniões).

2. Envia sugestões por escrito caso não possa comparecer e sempre que isto for necessário paraa realização de alguma atividade do CLWSC.

Mantém contato próximo com o coordenador e o vice-coordenador.3.

Requisitos: Os membros a serem considerados para este encargo devem ser aqueles cujosformulários de indicação foram recebidos, revistos e que preenchem os critérios declarados naSessão 2 (Procedimentos para Nomeações e Eleições), estas incluem:

I. Um tempo limpo mínimo de cinco anos.

2. a. Três anos de experiência no serviço de literatura.

b. Três anos de experiência nos serviços mundiais com pelo menos um destes anos dentro doComitê de Literatura da WSc.

3. Conhecimento e aplicação dos Doze Passos e Doze Tradições.

4. Ter completado seus compromissos de serviço anteriores.

5. O dcsejo de servir e de comprometer tempo e recursos pessoais. Disponibilidade paraparticipar em todas as reuniões que for possível e de realizar todas as tarefas. .

~,D. Deveres do membro geral:

I. Registrar-se junto ao coordcnador do Dcpartamento dc Litcratura do WSO para connrmarsua participação como membro geral.

..2. Manter uma participação ativa no nível regional de literatura e coordenar atribuições

regionais quando requisitado.

Participar plenamente de todos os trabalhos do comitê.3.

4. Participar de tantas reuniões do corpo de trabalho quantas for possível e financeiramenterealizá~el. Dentre estas, estão as oficinas da WSC, conferências de literatura da WSC e .qualquer outra atribuição de grupo de trabalho. (Ver sessão 9).

Requisitos:

1. Estar, atualmente, no encargo de coordenador de literatura regional, rcgistrado junto aoWSO ou

2. Ser um candidato ao CLWSC que não foi eleito e que preencha os critérios para ser membroregistrado, ou ainda

3. Ser um RSR ou RSR suplente que entrou com pedido para ser membro geral.

E. Coordenador do Departamento de Literatura do WSO

I. Trabalhador especializado - atua como secretário do comitê.

2. Serve como canal de comunicação entre o CLWSC e o WSO.

3. Participa das reuniões administrativas e das reuniões do corpo de trabalho.

4. Fornece apoio administrativo ao coordenador do CLWSC sempre que necessário.

5. Organiza e mantém todos os arquivos de trabalho do CLWSC.

6. Trabalha junto com o coordenador e vice-coordenador na organização de reuniõesnecessárias para a realização do trabalho.

7.

8.

Responde a todas as ligações e cartas de rotina que dizem respeito ao CL WSC.

Dá assistência ao comitê lidando com a correspondência interna.

9. Providencia digitações, copiagem e envio de materiais.

2. Procedimentos de Indicações e Eleições: São aceitas as indicações, para membro

registrado do Comitê de Literatura da WSC, vindas de comitês de serviço regionais e/ou do Comitêde Literatura da Conferência de Serviço Mundial (CLWSC). Os formulários dc indicação precisam

Manual para Comitês de Literatura 19

ser preenchidos pelo CSR ou pelo CLWSC e submetidos ao CLWSC até trinta dias antes da WSC(Conferência de Serviço Mundial).

As pessoas indicadas precisam possuir os seguintes requisitos para poderem ser elegíveis:

A. Residir na região que faz a indicação, caso scja indicado por um CSR.

B. Ter o apoio da maioria dos membros votantes do CLWSC, caso seja indicado pelo CLWSC.

" c

C. Ter um mínimo de cinco anos de tempo limpo.

D. I. Três anos de experiência de serviço de literatura.

..2. Três anos de experiência de serviço mundial. sendo o último destes dentro do -Comitê de

Literatura da WSC.

Os formulários. de indicação serão verificados antes da WSC. Todas as pessoas indicadas e quepossuem os requisitos descritos acima serão colocadas, automaticamente, na reserva de indicações(nominating pool). As pessoas indicadas, e que, de acordo com os requisitos acima, não sãoelegíveis, serão retiradas da reserva de indicações. Se um candidato que não é elegível foi indicadopor uma região, o coordenador do CL WSC, ou o vice-coordenador, entrará em contato com o RSRda mesma para explicar as razões da desqualificação.

A WSC elegerá, a cada ano, a partir da reserva de indicações, o numero requerido de membrosregistrados. Os candidatos elegíveis que não forem eleitos pela WSC como membros registrados,caso queiram, tornam-se membros gerais do CL WSC por um ano de conlCrência.

3. Meios para a Realização de Projetos de Lista de Trabalho

A. Grupos de trabalho: Um grupo de trabalho é formado por membros gerais, membros registrados econselheiros que trabalham em um projeto específico durante uma reunião específica (geralmenteuma oficina de conferência). Este grupo é coordenado por um membro do corpo de trabalhoindicado pelo coordenador do CLWSC. Um outro membro será o secretário que fará os registrosda oficina. Descobrimos que o número de membros ideal para um grupo de trabalho é de entrecinco e nove membros.

Dentro dos grupos de oficina, enquanto trabalham nas tarefas a que foram designados, todos osmembros de um grupo de trabalho possuem direitos iguais de utilizar a palavra. Estes grupos,geralmente, são pequenos e informais. As decisões são tomadas informalmente e busca-se semprechegar bem perto da unanimidade. Entretanto, caso seja necessária uma votação formal~ aexperiência indica que o coordenador não vota, exceto em caso de empate.

Um grupo de trabalho pode trabalhar em um rascunho, fazer um esboço, compilar sugestões,desenvolver uma pesquisa, etc. O grupo de trabalho é uma das muitas ferramentas de que ocomitê de literatura dispõe.

Em razão da participação de membros gerais ser de natureza temporária, estes somente receberT}os materiais no início de cada reunião. Eles recebem um relatório do trabalho realizado, mas,geralmente, não serão incluídos em uma lista de correspondência para receberem material sobreatividades de continuidade. Os membros registrados e os conselheiros terão recebido o materialantes de cada reunião e lhes serão enviados materiais de atividades de continuidade.

Os membros de um grupo de trabalho que demonstrarem um envolvimento consistente podem serdesignados a participarem de uma equipe de tarefas. O coordenador do CLWSC designa estesmembros para equipes de tarefas baseando-se nas recomendações do coordenador do grupo detrabalho.

B. Equipes de tarefas: As equipes de tarefas trabalham em projetos que não podem ser finalizadosem apenas uma reunião. Uma equipe de tarefas é uma extensão de um grupo de trabalhoque

demonstrou interesse contínuo e participação em algum projeto. Uma equipe de tarefas podeconsistir de qualquer combinação dos membros do corpo de trabalho do CLWsc. O coordenadordo CLWSC irá apontar um membro para coordenar a equipe de tarelàs. Esta pessoa làrárelatórios e será a responsável perante o Comitê de Literatura da WSC como um todo. Entre asreuniões, todos os membros designados para uma equipe de tarefàs receberão comunicações erealizarão trabalhos que dizem respeito ao projeto.

C. Comitês temporários: Comitês temporários são utilizados em diferentes estágios dodesenvolvimento de trabalhos maiores. Os comitês temporários podem ser custeados peloorçamento do CL WSC. De resto, os comitês temporários são compostos de forma parecid~ àsequipes de tarefas.

D. Trabalhos desenvolvidos por outros comitês da conferência: Quando outro comitê da conferênciaestá desenvolvendo literatura para a irmandade. um comitê temporário conjunto irá repassar omaterial antes da consideração do mesmo pelo CL WSc. Este sistema permite que haja umacomunicação melhor entre os comitês. Quando o comitê que originou o trabalho achar que omesmo está tão finalizado quanto podem fazê-Io. o Subcomitê de Avaliação do CL WSc. então.revisa a peça. Se o Subcomitê de Avaliação sentir que a peça precisa ser ainda mais trabalhada.ou redigida novamente. e o CL WSC como um todo concorda com esta avaliação, o material édevolvido ao comitê que originou o trabalho, junto com uma lista de questões a serem resolvidas.Caso contrário, a peça segue para passar pelo processo de desenvolvimento de literatura.

E. Conferências de literatura: As conferências de literatura da WSC são realizadas. normalmente.

quando o CL WSC está trabalhando. no ano corrente, em projetos maiores de sua lista A detrabalho, que são extensos demais para que o CL WSC os acomode em seus próprios recursos.(Ver sessão 4).

Em uma conferência de literatura da WSC, são formados vários grupos de trabalho para adequardiversos aspectos do trabalho maior que está em andamento. A grande diferença entre estesgrupos e outros grupos de trabalho é a de que qualquer membro da irmandade pode assistir ouparticipar. Isto é importante porque a natureza da conferência de literatura da WSC é a deoferecer um fórum aberto para encorajar o máximo de participação da irmandade quantopossível. Todos os membros da irmandade que desejam submeter sugestões a um trabalho maiorem uma conferencia de literatura precisam trazer suas sugestões preparadas na forma escritapara que estas possam ser processadas. Todos estes membros são participantes ativos em seusrespectivos grupos de trabalho e têm direito de voz de decisão igual a todos dentro dos grupos.Entretanto, somente membros regulares do CLWSC votam nos assuntos das sessões gerais docomitê que possam acontecer durante uma conferência de literatura da WSC.

F. Comitês Regionais de Literatura: O coordenador e o vice-coordenador do CLWSC designarãoitens de trabalho aos Comitês de Literatura de Comitês de Serviço Regionais (CLCSR) (com aconcordância destes) para realizarem tarefas específicas para ajudarem o CLWSC com projetosdas listas de trabalho. Estas tarefas podem incluir a preparação de esboços, a organização desugestões ou a redação de sugestões originais para rascunhos em andamento. O comitê regionalde literatura trabalha em comunicação estreita com o coordenador do CLWSC, o vice-coordenador ou um membro do CLWSC que foi apontado pelo coordenador para assumir estaresponsabilidade. Estas designações de trabalhos são dadas aos comitês de literatura regionaisque podem realizar tais tarefas sem que isto interfira com as responsabilidades primárias deservir às necessidades de literatura de suas regiões e de enviar sugestões ao CLWSC para revisãode literatura. Tais designações devem sempre tomar em consideração as prioridades regionais.Um mesmo item pode ser designado como tarefa para mais de uma região ao mesmo tempo, masnunca mais de um item para uma mesma região.

G. Trabalhadores especializados: Freqüentemente, são utilizados trabalhadores especializados pararealizarem tarefas que requeiram tempo e esforços além do que pode ser razoavelmente esperadode voluntários. Existem uma variedade de tarefas que trabalhadores espeCializados podem

Manual para Comitês de Literatura 21

..

realizar para o comitê. Estas rcsponsabilidadcs vào dc desde o trabalho de escritÓrio atéresponsabilidades de edição e redação. Os trabalhadores especiaJizados que são utilizados pc/oComitê de Literatura da WSC para redação e edição precisam ser membros de NA. Asrecomendações para edição e redação, bem como qualquer sugestão. são submetidas ao Comitêde Literatura da WSC para que sejam consideradas. Quando estiver utilizando trabalhadoresespecializados, o Comitê de Literatura da WSC, mantém a responsabilidade pela criação de todosos seus projetos.

4. A Lista de Trabalho de Desenvolvimento de Literatura: A lista de trabalho doComitê de Literatura da WSC consiste em quatro estágios de desenvolvimento onde toda-literaturanão aprovada de Narcóticos Anônimos é catalogada. O CL WSC coloca itens nas listas 8, C e D erecomenda peças para serem colocadas na lista A pela Conferência de Serviço Mundial. As listas dcliteratura de cada estágio de desenvolvimento serão publicadas no Conference Agenda Reporl -Relatório da Pauta da Conferência - para informação e consideração da irmandade. A lista A éreservada para seleção pela WSc.

)o,

Lista A (Itens para Desenvolvimento Final)

A "lista A" consiste daqueles itens que a irmandade gostaria de ver desenvolvidos como literatura

de NA aprovada pela irmandade. Um item permanece na lista A até que uma peça seja aprovadaou descartada pela WSc. A lista A geralmente consiste de não mais do que um trabalho maior(tamanho 'livro) e quatro folhetos: O CL WSC recomenda para a conferência a quantidademáxima de material COI11o que o comitê pode lidar. considerando f~ltores COl110o tamanho domaterial que está na lista, para qualquer peça que estiver sendo trabalhada pela irmandade(revisão e sugestões) ou pelo WSC (preparação de um rascunho para revisão ou para aprovação).

Lista B (Itens à espera de Desenvolvimento Final)

~ ,~.

A lista B contém itens com os quais a irmandade pode escolher preencher vagas na lista A. Estessão itens que geralmente foram desenvolvidos como itens de lista C e que estão em um estágiopronto para serem desenvolvidos de forma final, esperando colocação na lista A.

Lista C (Material Pronto para ser Desenvolvido a nível Regional)

A lista C consiste de material que precisa mais redação e sugestões da irmandade para que sejalevada ao estágio de um primeiro rascunho. O material de lista C é designado a comitês deliteratura regionais cuja responsabilidade é criar um fórum e a atmosfera onde membros de suaregião possam escrever sobre o projeto que Ihes foi designado. Grupos de trabalho do CLWSC.também podem trabalhar neste material. Nenhum comitê de literatura irá trabalhar mais do queem um item da lista C de cada vez.

Lista D (Desenvolvimento Geral)

A lista O contém todos os outros itens não aprovados que foram submetidos como possibilidadesde literatura de Narcóticos Anônimos. Estes são itens que estão disponíveis para seremdesignados a membros, grupos e a comitês de literatura de área por decisão do coordenador evice-coordenador do CLWsc.

5. O Subcomitê de Avaliação: O Subcomitê de avaliação tem a responsabilidade de revisartodas as propostas de literatura nova e de recomendar em que instância de nossa estrutura de serviçoo item deve ir para que seja desenvolvido apropriadamente. O Subcomitê de Avaliação recomenda acolocação de literatura em uma das listas de trabalho (B, C ou D), seu encaminhamento para outrocomitê de serviço ou o retorno para quem o enviou. Revisa propostas de literatura nova à medidaque são submetidas e revisa, periodicamente, a literatura da lista D. Todas as recomendações doSubcomitê de Avaliação são relatadas ao CLWSC para que sejam aprovadas pelo mesmo.

De três a seis membros do CLWSC, dependendo da quantidade de trabalho, são recomendados pelocoordenador. Servem por um ano de conferência. Neste comitê, não podem servir, ao mesmo tempo,

1-

mais do que dois membros da mesma região. No início. ou ao longo do processo. podem serescolhidos mais membros para servirem a este comitê. no caso da quantidade de material que entrademandar. Quando a quantidade de trabalho diminui, alguns dos membros designados a este comitêpodem ser requisitados, pclo coordcnador, para servirem em alguma outra partc do CL WSC.

6. Subcomitê de Revisão: Este é um comitê dc membros do CL WSC que realiza revisõesiniciais daqueles itens de literatura aprovada para os quais tenham-se recebido sugestões suficientes.A cada ano de conferência, o Subcomitê de Revisão receberá uma cópia de todas as sugestões à

"respeito de literatura aprovada recebidas até aquele momento. O comitê, então, fará uma

recomendação ao CL WSC caso sinta que algum item tenha recebido sugestões suficientes para quese inicie uma revisão. Da mesma forma que um grupo de recurso adequado, o trabalho feÍto peloSubcomitê de Revisão será enviado de volta para o corpo administrativo do CL WSC para que sejarevisado e elaborado dc acordo com o processo de desenvolvimento de literatura. Qualquer um dosprocessos acima é iniciado e coordenado pelo coordcnador c vice-coordenador do CL WSC.

7. Produção: Depois que o Comitê de Literatura da WSC tiver completado seu trabalho em uma "

peça de literatura, esta é enviada de volta para o Escritório de Serviço Mundial (WSO) paraprodução e distribuição. A produção envolve o registro de direitos autorais (Copyright), revisãoortográfica e gramatical, arte-final e a preparação de materiais de fotolito. Qualquer problema queaconteça na produção de uma peça de literatura é levado ao CL WSC. A literatura, então, é vendidaI

através do WSO. .

Sempre que a WSC adota uma peça de literatura que é uma modificação ou a revisão de uma peçaexistente de literatura aprovada pela irmandade, o WSO iniciará a impressão da edição revisada einterromperá a venda da edição anterior, de modo prático, o mais rápido possível. Em nome daunidade, da clareza e da compreensão mútua, os grupos de Narcóticos Anônimos são encorajados autilizarem, em suas reuniões, as edições mais recentes de nossa literatura.

8. Entrega e Destituição de encargos: A recaída ou a inatividade (falta de contato com oCL WSC por três meses consecutivos) constitui na entrega automática do encargo. O coordenadorpode, com a concordância do comitê, substituir os membros que entregaram seus encargos ou queestão inativos. Estas substituições são válidas apenas para o restante do ano de conferência.

9. Reuniões do CLWSC

A. Reuniões do corpo administrativo: São aquelas reuniões marcadas pelo coordenador onde sãotratados os assuntos administrativos do corpo administrativo. Fazem parte destas reuniões asreuniões do CLWSC na WSC e nas oficinas da WSC mas não são somente estas. Os

participantes são o coordenador, o vice-coordenador, os membros registrados e os membrosconselheiros do CLWSc. Estas são as reuniões mais importantes para os membros registradosparticiparem. O quorum requerido para que se possa conduzir os assuntos administrativos doCLWSC é o de dois terços dos membros registrados mais o coordenador e o vice-coordenadorda WSC.

B. Reuniões do corpo de trabalho: São aquelas reuniões marcadas pelo coordenador do CLWSCnas quais é feito o trabalho não administrativo de literatura. Os participantes são os membros docorpo administrativo como o definido acima, mais os membros gerais e outros membrosindicados. Dentro dos grupos de trabalho, cada membro terá um voto.

C. Outras reuniões (temporários, equipes de tarefas, subcomitê de revisão) são determinadas pelocoordenador do CLWSc. Dentro destas outras reuniões, cada membro terá umvoto.

I

Manual para Comitês de Literatura 23

Apêndice 1

COPYRIGHT RELEASE FORMASSIGNMENT

AGREEMENT made this day of , 19_, byandbetween WORLD SERVICE OFFICE, INC., referred to as "Assignee", and, hereinaflerreterrcd to as "Assignor".

.

RECIT ALS

Assignor is the owner of material, information, notes, personal recolIections, and other matterre1cvant to Assignor's personal story 01' his or hcr expierience from drug addiction or usewhich is entitled

Thc Assignee heretofore first rcferenced is a Ca1ifornia non-profit corporation operating as ascrvicc arin for a national fcllowship known as Narcotics Anonymous. It is the intcntion of saidAssignee to use the expericnces ofpcrsons once invo1vcd with drugs to assist those othcrs whoare seeking undcrstanding and assistancc in changing thcir own 1ives.

IT IS THEREFOREAGREED: .

1. For valuable consideration, receipt of which is hereby acknow1edge, Assignos hereby seUs,assigns, and transfaers to Assignee, without exception and without limitation any and alI 01'Assignor's interests and copyrights and rights to copyright and rights to publish togetherwith all rights to secure renewals, reissues, and extensions of such copyrights in said storyor article, including any excerpt ITom or adaptation of said story.

2. Assignor hereby covenants, warrants, and represents to Assignee, and this agreement ismade in reliance thereof, each of which is deemed to be a separate covenant,representation, and warranty:(a) Assignor is the sole owner of, and has the exclusive right to usesaid story and the

copyright, ITee and clear of any liens, encumbrances, licences, or claims of whatsoevernature, and has made no agreement with respect to said story or related material and/orits copyright is in conflict with this agreement.

(b) No other copyright has been affected, nor has any other registration relating tocopyright protection been made with respect to said story, except as .hereafter set forth:(if none, state none)

"c) Assignor agrees to hold Assignee completely and forever harrnless ITomany liability

whatsoever in connection with any use by Assignor of said story or excerpts oradaptations of same pursuant to this agreement.

d) Assignee agrees to take ali reasonable caution to protect the anonymity of theAssignor.

e) This agreement shal1 be biding upon the Assignor's heirs, assigns, administrators,trustees, executors and successors in interest and Assignor agrees to authorize anddirect his heirs and personal representatives to make execute any instrument and

periorm any legal act that Assignee may think necessary to secure the copyright, or anyrenewal or extention thereof.

3. This agreement contains the sole and final agreement between the parties conceming thesubject matter herein referenced and supercedes any and all other agreements either oral orwritten which are hereby expressly revoked and disaffirmed. It is specifically agreed that thisagreement may bc modified only in a writing signed by both parties.

IN WITNESS WHEREOF, the, State of

parties have cxecuted this agreem~nt at, on the day and year Jirst

above written.

ASSIGNOR

ASSIGNOR (SPOUSE)

ASSIGNEE