OSS 2.0 EBOOK

40
OSS 2.0 EBOOK

Transcript of OSS 2.0 EBOOK

OSS 2.0EBOOK

OSS 2.0

OPERAÇÃO SALVA SEMESTRE

SEJA SEU PRÓPRIO HERÓI

INTRODUÇÃO

A Operação Salva Semestre 2.0 veio com tudo!

Criação do Universitário Ativo

A C

DB

Outubro/2014

Primeira OSS -

Operação Salva Semestre

Setembro/ 2014

Primeira Ignição Universitária

Março/ 2015

Segunda OSS -

Operação Salva Semestre

Maio/2015

A Operação Salva Semestre 2.0 veio com tudo!

A segunda edição do congresso online realizado pelo Universitário Ativo© para estudantes do ensino

superior, tem como objetivo gerar mudanças na postura dos alunos para que eles concluam com êxito

o período letivo, impactando suas formas de aprendizagem e motivação. O tema desta edição é “Seja

seu próprio heróis”. Partindo da ideia de que é possível que o universitário através de uma mudança de

posicionamento, frente aos desafios da vida acadêmica, alcance novos patamares e resultados.

Os assuntos das mais de 20 palestras vão ao encontro das necessidades dos estudantes com a apre-

sentação de informações e ferramentas que serão eficazes na optimização do rendimento dos partici-

pantes: gestão de tempo, organização financeira, motivação pessoal, empreendedorismo e etc. E para

você que já teve seu acesso às palestras, mas gostaria de uma síntese de cada uma. Nossa equipe

preparou este e-book. Nele você irá rever os principais pontos das palestras, facilitando sua aplicação

diária dos conhecimentos adquiridos na OSS 2.0!

Aproveite este material !

HISTÓRICO DOS PROJETOS:

INFORMAÇÕES

PÁGINA INICIAL

http://bit.ly/1GkKvdR

http://bit.ly/1GkKvdR

OSS 2.0

http://bit.ly/1JlvF7F

http://on.fb.me/1L3sLBW

PÁGINA LOGIN

PÁGINA INFO

GRUPO DO FACEBOOK

Arsenal

Liga dos Aliados

Herói EmpreendedorEncontrando Vilões

Nasce Um HeróiSuperpoderes

Alexandre ChavesO Poder da Visão

Dê uma olhada no ambiente ao seu redor. Pense no caminho que você deverá percorrer para conseguir um copo d’água, por exemplo. Agora, feche os olhos e vá até! Consegue fazer isso?

Na busca pelos nossos objetivos na vida cotidiana deve-se utilizar os mesmos passos usados no desafio anterior:

Ter visão é fundamental - isto é, enxergar com clareza onde você se encontra e onde pretende estar no futuro. Imaginar - desenhe em sua mente os seus objetivos, se convença, planeje o caminho que você terá que percorrer nesta busca.

Aja - comece a andar, dê os primeiros passos e cada um deles te levará mais perto do alvo.

Percebe? Ter visão é especialmente importante, isto porque ela antecede o pri-meiro passo. Porém ela também pode te fazer continuar exatamente onde está. Não fique na sua zona de conforto. As melhores oportunidades estão fora dela. Aliada a imaginação a visão te possibilitará realizar grandes feitos.

Ter visão é questionar o status quo, ser líder de si mesmo; é imaginar o futuro como você o deseja, é planejar; é permitir que a imaginação te conduza onde você quer chegar, é ter coragem.

http://www.universitarioativo.com.br/

http://www.universitarioativo.com.br/

Amaury JuniorPoderes e Kryptonitas

´

Amaury Junior é o criador do site SejaMelhor.com

Há 11 anos estuda comportamento humano e aperfeiçoamento pessoal e compartilhar com você um pouco do que eu aprendi nesses anos.

Hoje, meu projeto principal no SejaMelhor.com é ensinar às pessoas como alcançar seus sonhos, metas e objetivos. E um dos pontos chaves pra alcançar suas metas e sonhos é saber quais são os seus pontos fortes e quais são seus pontos fracos. Quais são seus poderes e suas kryptonitas. Se quando eu falei em pontos positivos e negativos já veio à sua mente uma lista dos seus pontos negativos, CALMA!

Tudo na vida tem seu lado positivo e lado negativo... E este TUDO inclui eu e você. Eu sou excelente pra fazer certas coisas e sou péssimo pra fazer outras...Agora, se você só enxerga seus defeitos é possível que você esteja deixando de viver coisas maravilhosas se preocupando com suas fraquezas. E se você só enxerga suas qualidades é possível que você também esteja deixando de crescer e deixando de se tornar uma pessoa melhor.

Mas se você está pensando que nessa palestra eu vou só falar que você precisa melhorar seus pontos fracos, você está enganado. Há muito mais variáveis nessa equação que precisam ser levadas em conta. Mas antes de falar sobre essa equação, eu quero te ajudar a listar seus pontos fortes e fracos. Precisamos reconhecer nossos poderes e fraquezas pra lidar melhor com as situa-ções à nossa volta. Por exemplo, se o super-homem sabe que tem o poder de visão de raio-x ele pode usá-la para ir direto ao ponto antes de entrar num prédio em chamas pra resgatar alguém.E se este mesmo super-homem sabe que atrás de uma porta tem uma armadilha de kryptonita, ele vai evitar entrar nessa sala.

Todos nós possuímos vantagens e desvantagens e precisamos administrar ambas pra ganhar no jogo da vida. Se você não sabe que pode voar... Você vai passar a vida inteira andando a pé. Por isso é importante reconhecer seus poderes. E se você não sabe nadar e se joga no mar. Você pode morrer afogado! Por isso também é importante reconhecer suas fraquezas.

DESAFIO: Imagine que você é o presidente de uma multinacional. E que você tem um funcionário que possui os mesmos defeitos e qualidades que você e fosse preciso delegar funções a ele. Quais fun-ções você delegaria para que ele se saísse melhor no cargo em que ele está? E quais funções você não delegaria porque sabe que ele não se sairia bem nesta tarefa?

http://www.universitarioativo.com.br/

Amaury JuniorPoderes e Kryptonitas

´

Pense no seguinte, não existe CERTO ou ERRADO... Existem habilidades diferentes. E cada habilidade diferente serve para uma ocasião diferente, uma situação diferente, um contexto dife-rente.

VAMOS PRATICAR: Agora aponte 5 pontos positivos e pontos negativos que você enxerga em você. Feito isto, dê uma nota de 0 a 5 de acordo com o nível de importância desta habilidade no seu futuro profissional. Por exemplo: Se o seu sonho é ser historiador e hoje você não é bom em matemática, esta habilida-de deve ter uma nota de 1 a 2 na sua escalda de importância, porque ela não é tão relevante.

Esta dica que eu estou te dando pode te poupar meses ou até anos de investimento inútil.

Próximo passo: Pegue um dos seus pontos negativos e avalie quanto tempo você gastaria para que nesta habilidade você deixasse de ser ruim para quem sabe talvez você se tornasse mediano naquilo. Bem se você acredita que gastará muito tempo, então pode não valer a pena investir o seu tempo nela. Por quê? Porque é muito mais vantajoso para você investir em algo que você já é bom, e se tornar excelente, do que tentar ser mediano naquilo que você não é bom. Contudo se esta habilidade te exigir pouco tempo de dedicação, ai sim vale a pena investir.Mas preste bastante atenção! Eu não estou falando que você deve ficar na sua zona de conforto. Você deve se arriscar e fazer coisas dife-rentes, mas este seu risco precisa ser calculado. Se você quer ser excelente em algo, você deve inves-tir muito tempo melhorando esta habilidade. E sempre que você decide fazer outra coisa, é este tempo que você está trocando. Mas preste bastante atenção! Eu não estou falando que você deve ficar na sua zona de conforto. Você deve se arriscar a fazer coisas diferentes, mas este risco deve ser calculado. Se você quer ser excelente em algo, você deve investir muito tempo melhorando esta habilidade. A vida é muito curta pra gente querer dominar tudo... Não somos perfeitos e precisamos saber jogar com as cartas que temos.

O tempo é algo preciso, não o desperdice!!!! O TEMPO É A MOEDA DA VIDA! A vida é feita de escolhas. Mas uma escolha errada anula uma certa!

“Mesmo você sendo pobre hoje, você possui as mesmas 24 horas de um bilionário. Tenha sabedoria para utilizar seu tempo e reforce as suas prioridades”

TORNE-SE MELHOR NAQUILO QUE VOCÊ JÁ É BOM! SEJA ALGUÉM ACIMA DA MÉDIA.

http://www.universitarioativo.com.br/

Andre Sioneck Estude o Peixe

´

De onde surgem as ideias? Aproveitando a oportunidade!

Grandes oportunidades surgem num misto de fatores a serem analisados como: produto + estratégia, tempo correto e capital financeiro e humano. Isso tudo aliado à liderança que traz cresci-mento conduz ao sucesso. Para quem quer empreender mas precisa de capital, existem opções possíveis para conseguir o recurso inicial: economias pessoais, empréstimos com pessoas próximas, parcerias e até venture capital.

Uma técnica interessante para quem está começando um negócio novo é Bootstrapping – começar um investimento com o menor capital possível. Com base em questões como “O que eu faria com o dinheiro? Existem outras formas de conseguir esses recursos? ” É possível desenvolver um planejamento enxuto? Outras dicas importantes para o novo empreendedor são:

• Não fique adiando, dedique em seu plano;• Foque no fluxo de caixa;• Economize, mas não opte sempre pelo mais barato• Alavanque os seus ativos

É importante trabalhar sempre o novo negócio nos parâmetros da percepção vs realidade. E não desistir mediante aos obstáculos. Saber a hora de mudar para trazer melhorias, pode ser a grande chave para o funcionamento da startup. Outro importante passo no empreendedorismo é a criação de produtos e serviços. A dica neste momento é “crie produtos, não dispositivos”.

• Dispositivos: o que inventamos• Produtos: o que os clientes compram, completo

E por fim mas não menos importante, é vital estabelecer uma posição de comando e con-quistar espaço no mercado. Algumas dicas importantes:

• Segmente o mercado em pequenos pedaços• Defina um segmento usando fatores como: preço; geografia; imagem da marca; qualidade; suporte técnico; necessidade de crédito; canais de distribuição; necessidades.• Não ataque uma colina fortificada• Foque no segmento• Crie/supere barreiras de entrada: custo para trocar; fidelidade; propriedade intelectual própria; canais de distribuição especializados; custos de entrada.

Empreender é um desafio, uma trajetória que envolve muito crescimento e sucesso. Com estas dicas é possível se desviar das principais falhas e pensar

melhor como um verdadeiro empreendedor.

http://www.universitarioativo.com.br/

De onde surgem as ideias? Aproveitando a oportunidade!

Grandes oportunidades surgem num misto de fatores a serem analisados como: produto + estratégia, tempo correto e capital financeiro e humano. Isso tudo aliado à liderança que traz cresci-mento conduz ao sucesso. Para quem quer empreender mas precisa de capital, existem opções possíveis para conseguir o recurso inicial: economias pessoais, empréstimos com pessoas próximas, parcerias e até venture capital.

Uma técnica interessante para quem está começando um negócio novo é Bootstrapping – começar um investimento com o menor capital possível. Com base em questões como “O que eu faria com o dinheiro? Existem outras formas de conseguir esses recursos? ” É possível desenvolver um planejamento enxuto? Outras dicas importantes para o novo empreendedor são:

• Não fique adiando, dedique em seu plano;• Foque no fluxo de caixa;• Economize, mas não opte sempre pelo mais barato• Alavanque os seus ativos

É importante trabalhar sempre o novo negócio nos parâmetros da percepção vs realidade. E não desistir mediante aos obstáculos. Saber a hora de mudar para trazer melhorias, pode ser a grande chave para o funcionamento da startup. Outro importante passo no empreendedorismo é a criação de produtos e serviços. A dica neste momento é “crie produtos, não dispositivos”.

• Dispositivos: o que inventamos• Produtos: o que os clientes compram, completo

E por fim mas não menos importante, é vital estabelecer uma posição de comando e con-quistar espaço no mercado. Algumas dicas importantes:

• Segmente o mercado em pequenos pedaços• Defina um segmento usando fatores como: preço; geografia; imagem da marca; qualidade; suporte técnico; necessidade de crédito; canais de distribuição; necessidades.• Não ataque uma colina fortificada• Foque no segmento• Crie/supere barreiras de entrada: custo para trocar; fidelidade; propriedade intelectual própria; canais de distribuição especializados; custos de entrada.

Empreender é um desafio, uma trajetória que envolve muito crescimento e sucesso. Com estas dicas é possível se desviar das principais falhas e pensar

melhor como um verdadeiro empreendedor.

Bruno PerinLoucura do Empreendedorismo

O que é a loucura? Em alguns casos os loucos são considerados aqueles que tem uma ousa-dia que não cabe no senso comum. Há este tipo de loucura que existe em quem impactou a realida-de do mundo e que pode ser considerada como o princípio de uma grande ideia e de um grande negócio. Estar inconformado com uma realidade ou necessidade, aliado à inovação pode parecer uma grande loucura, mas não diminui a possibilidade do sucesso. E é por isso que falar de empreendedorismo é falar desta ousadia e inovação.

Qual é o primeiro passo para empreender? Primeira dica: procure um grande problema. O empreendedorismo de grande impacto geralmente vem das carências e dificuldades. A insatisfação é a fonte do empreendedorismo e a possibilidade de uma oportunidade. Aquilo que te incomoda pode ser a resposta para várias questões.

A segunda dica é: pergunte como servir as pessoas. Como seu talento pode ser utilizado em prol de um bem maior do que a mera satisfação pessoal. Isso faz com que você consiga enxergar as possibilidades e descubra seu talento como uma nova experiência. Isso também pode se tornar a sua força empreendedora!

O empreendedorismo é uma grande forma não só de gerar um novo negócio, mas sim de também impactar a sociedade com novas soluções e talentos. Esta força do empreendedorismo pode ser trabalhada através da sua visão de mundo, seus conhecimentos e sua“loucura” pode ser a próxima transformação que o mundo espera!

http://www.universitarioativo.com.br/

Carina FragozoO poder dos Idiomas

É bem conhecida a importância de se ter mais de um idioma fluente no seu currículo, ou pelo menos uma outra língua. O mercado de trabalho tem cobrado muito isso. Na nossa própria trajetória acadêmica a importância do aprendizado de uma língua estrangeira já é ressaltada.Mas há outras respostas do por que aprender uma língua estrangeira que não devemos ignorar. Como comunicação global, o crescimento profissional e pessoal além de ser um ótimo estimulante para o cérebro.

O inglês se destaca perante as outras línguas devido ao fato de ser considerado um idioma global. Mas a verdade é que o conhecimento de uma segunda língua viabiliza o acesso à informação numa gama muito maior. Além de auxiliar nas suas viagens para o exterior e até mesmo na hora de estudar fora.

Então vamos dar algumas dicas sobre a utilização da língua inglesa na rotina universitária!

1 - Como ler artigos acadêmicos em idiomas estrangeiros?Preste muita atenção no título assim como no abstract – o resumo do texto - e leia mais de uma vez. Se você não entendeu bem a parte da introdução não continue, releia até conseguir. Antes de ler o desenvolvimento, leia os títulos das seções ou subtítulos – a chave do desenvolvimento do artigo.

Outras dicas importantes são: não procure todas as palavras desconhecidas no dicionário, só aque-las que você não conseguiu entender pelo contexto. Crie também um glossário próprio do artigo isso pode te ajudar muito durante a leitura.

Mas se a sua necessidade é escrever um artigo em inglês, se liga nas próximas dicas:

Evite escrever em primeira pessoa ou na voz passiva. Expresse as ações no começo da sentença. Varie as “linking words” – as palavras para conectar as sentenças como “and”, “but”. Priorize os sinônimos mais formais para estas conexões. Tome muito cuidado também com falsos cognatos, as palavras que parecem uma coisa e são outras.

2 - Como escrever um e-mail formal?

• Na hora da saudação, evite as palavras e formas informais como “hi” ou “hello”. Utilize formatos formais de saudações como “Dear Professor SOBRENOME”• Ao deixar claro o seu objetivo do e-mail seja claro e direto além de sempre educado.• Tenha também muito cuidado na conclusão. Nunca termine com “kisses” ou “hugs”. Tais finali zações não são utilizadas no inglês.

Estas dicas te ajudarão a não cometer gafes na hora de se comunicar. Não deixe de estudar mais outras línguas estrangeiras!

http://www.universitarioativo.com.br/

Debora RibeiroDivida Fatal

´

O ambiente universitário de certa forma traça um caminho para encararmos o mercado de trabalho, a preparação para conseguir um emprego e uma vida melhor. Mas já parou pra perceber que não nos ensinam muito sobre como se planejar e pensar na administração das nossas finanças de forma adequada?

A falta de instrução financeira mostra tem suas consequências. Como disse Gustavo Cerbasi “O dinheiro que ganhamos hoje não é para manter o mês. É um dinheiro para manter toda a sua vida." Por isso é necessário que o universitário busque uma gestão de seus recursos que não se limitem a passar o mês, mas sim ter uma visão ampla de todo o seu dinheiro.

Algumas dicas para este desafio:

1)O herói estuda seu inimigo: Dedique-se a estudar finanças e gestão financeira. O trabalho é compensado quando se passa a ter uma melhor compreensão sobre como funciona as relações monetárias.

2) O herói aceita novos desafios: Abra sua mente para novas opções além da poupança. O brasileiro por natureza é avesso aos riscos quando se fala de dinheiro, no entanto a inflação do Brasil torna o ganho fictício. Já que tudo que a poupança rende não cobre a inflação. O importante é pesquisar como investir seu dinheiro de forma sábia!

3) O Herói tem visão: Tenha claro seus objetivos de vida e onde você quer chegar. Essa noção de objetivos quando aliada à sua vida financeira tem um impacto enorme sobre sua forma de gerir seu dinheiro.

4) O Herói se diferencia das pessoas comuns: Não vire um pagador de contas. Nunca traba-lhe pelo dinheiro, faça seu dinheiro trabalhar pra você!

Com estas simples dicas é possível mudar a mentalidade de sua relação com o seu dinheiro e fazer com que ele realmente seja um investimento e não um recurso já destinado às dívidas antes

mesmo de cair na conta.

http://www.universitarioativo.com.br/

Douglas Camilo5S: Do Japão Pós Guerra para a sua vida Universitária

Assim como o 5S ajudou a mudar a mentalidade das empresas do Japão após a segunda guerra mundial a vencerem seus desafios, este programa da qualidade baseado em cinco sensos, que é utilizado em grandes organizações, pode ser também usado em favor dos universitários.

1 - Senso de Utilização - Separar o que é útil do que não é.

É vital saber utilizar os recursos de forma adequada. Planeje seus estudos para ter um controle melhor sobre sua rotina. Encare o seu tempo como principal recurso e faça investimentos de valor com ele.

2 - Senso de Ordenação - Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar.

A ordenação das atividades é essencial. Para facilitar sua organização busque uma melhor visualiza-ção das suas tarefas: liste suas atividades e use formas visuais de lembretes. Aprenda a usar a agenda também.

3 - Senso de Limpeza - Manter-se livre de dejetos indesejáveis

Livrar a mente de preocupações desnecessárias é facilitar a vida a se livrar das coisas que gastam esforço e não ajudam nos resultados. Saiba priorizar suas tarefas. A Matriz de Priorização é uma ótima ferramenta!

4 - Senso de Saúde - Prática saudáveis para a qualidade de vida

Cuide bem do seu equilíbrio físico e mental. Pratique atividades relaxantes e durante o estudo utili-ze técnicas de relaxamento como o método Pomodoro baseado na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental.

5- Senso de Autodisciplina - Hora de assumir a responsabilidade

A maior transformação que beneficia o seus estudos é a que ocorre em você mesmo. Mais do que dicas de gestão, de ferramentas e metodologias que aprendemos, tem que existir dedicação eforça de vontade para vencer os desafios da vida universitária!

http://www.universitarioativo.com.br/

Felipe RigoniConhecendo o Seu Próprio EU!

Felipe, de Linhares Espírito Santo sofre de pressão ocular alterada, descolamento de retina, e devido esses inúmeros problemas acabou perdendo a visão. Fui submetido a diversas cirurgias. Por um tempo ele voltou há enxergar um pouco. Se adaptava com uma lupa e com muita dificuldade, mas devido as cirurgias o olho entrou em colapso. E em 2006 ficou completamente cego. Felipe conta que foi o pior ano de sua vida. Este problema lhe causava muita revolta porque muitas pessoas ao seu redor não davam valor à vida. Com isso Felipe entrou em depressão. Não conseguia aceitar o fato de estar cego. Acabou engordando muito, e passou até mesmo a não acreditar em Deus. Em 2007 com a ajuda da famí-lia, amigos e psicólogos começou a ver a vida com outros olhos e aceitar a sua condição. Emagreceu 44 kg e em 2008 passou para Engenharia Física ( Ouro Preto). No princípio tinha medo de tudo. Mas ele percebeu a necessidade de ser independente. Apesar da sua condição e das dificuldades que enfrenta-ria ao morar fora de casa, teve coragem e ousadia. Foi morar nos Estados Unidos sozinho, superando não só o seu medo, mas aprendendo que todos nós dependemos uns dos outros. Em algum momento das nossas vidas sempre vamos precisar de alguém. Então não há vergonha alguma em pedir ajuda. Em 2010 voltou para o Brasil e entrou na empresa júnior.

Apesar de tudo, ainda se achava incompetente. Mas com o tempo aprendeu que apesar de ser cego era tão capaz quanto qualquer um. Assim, começou a crescer muito na sua empresa júnior. Em 2013 foi eleito presidente, ajudando a fechar diversos projetos e a conduzir a empresa para um desenvolvimento consolidado. A empresa foi premiada e faturou muito dinheiro durante a sua gestão. Em 2014 foi eleito presidente da FEJEMG e se formou como melhor aluno da sala. Hoje é presidente de desenvolvimento da Brasil Júnior. As histórias de todos nós são diferentes e contraditórias. Mas tem valores, relação de amor e con-tribuição, sem isso é impossível viver. O ser humano produz, toma decisões, cria e têm liberdade para escolher. Por isso temos que ter objetivos. Esta é a finalidade da vida. Portanto encontre o seu lugar, sua missão, se conheça e não desista nunca.

O importante não é o que acontece com você e sim o que você faz com o que te acontece. Se apaixone por você mesmo. Faça o que te encanta. Se está insatisfeito, mude. Respeites os desafios e utiliza suas habilidades para vencê-los. Coloque o medo e a angústia a seu serviço. Para viver plenamente a vida é preciso amor.

E qual é a definição de Amor? Amor, segundo Platão é a busca daquilo que não se tem, ou seja, o desejo, a falta. Aristóteles definiu que amor é Filia. Filia é o contentamento por aquilo que já se tem. E por fim temos o amor de Cristo, que é ágape. Ou seja, a felicidade e o amor genuíno pelo outro. É abdicar completamente dos próprios interesses em prol do próximo. Então fique feliz com o que você já tem e conquistou e dê valor a isso, mas procure também por aquilo que você não tem, porque isso te impulsio-nará para frente. A felicidade é um momento que você deseja que não termine. Porém não existe receita para a felicidade.

SOMENTE VIVA A VIDA. PORQUE A ÚNICA VIDA QUE VALE A PENA SER VIVIDA É A SUA!

http://www.universitarioativo.com.br/

Pedro MunizComo vencer a preguiça e o desânimo

Entramos cedo na universidade, então passamos por um salto gigantesco de realidade: do ensino médio ao ensino superior. Com isso, há uma quebra da nossa rotina e das nossas atividades físicas. Com a correria do cotidiano, acabamos esquecendo de tratar o ser humano de forma integral e nos preocupamos somente com a parte intelectual. Isso prejudica a forma com que lidamos com as coisas, nossa capacidade psíquica, emocional, fisica, tudo! Isso se deve à falta de uma rotina que inclua atividades físicas. Então eu te pergunto, como tem sido a sua rotina? Há estudos que demonstram que a sua rotina na universidade moldará como você será na sua vida após a universidade. Por esse motivo, devemos cuidar do nosso corpo de forma integral: saúde mental, espiritual, profissional e física. Observe sua vida como um conjunto completo de fatores.

Entre os fatores que podem influenciar a rotina do universitário e até mesmo ser um empecilho para a prática de atividades físicas regulares na universidade tem-se:

- Turno de estudo - Ano de ingresso - Tempo de permanência na universidade - Pessoas com que o estudante mora - Se tem trabalho remunerado

Ainda que você possua todas as dificuldades que os estudos apontam, o primeiro passo para o início de uma rotina saudável que inclui exercícios físicos, é parar de dar desculpas. A partir do momento que você entende o que é necessário para a sua saúde é preciso se organizar para isso.

Benefícios de uma atividade física regular:

- Libera hormônios que estimulam o seu organismo para realizar melhor as tarefas - Maior energia para o resto do dia - Maior gasto calórico - Melhora o raciocínio e os pensamentos ficam mais claros Mude sua forma de pensar para mudar sua forma de agir. Há diversos problemas funcionais que são causados pela falta de atividades físicas. Se não tivermos uma rotina que cuide de todos os aspectos da nossa vida, no futuro teremos diversas dificuldades que poderiam ser facilmente evitadas caso tives-sémos mais atenção com a nossa vida. Para começar a mudança, você deve encontrar aquilo que você gosta de fazer. Não adianta só entrar na academia. Você deve encontrar uma atividade na qual você se adapte e tenha prazer em fazer. Caminhar, correr, nadar... Experimente e descubra. Uma alimentação equilibrada também é fundamental para o desenvolvimento pleno da nossa saúde. Não é porque você faz muito exercício que pode comer demais. Muito menos deve sobreviver a base de folhas. A palavra da vez é equilíbrio! Todo início é dolorido e complicado. Mudar para uma rotina pesada é mais dolorido ainda, é muitas vezes chato. Mas não é impossível. E é extremamente necessário para que possamos viver uma vida plena, com saúde e com qualidade.

http://www.universitarioativo.com.br/

Henrique PereiraTrabalho em Grupo

Trabalhar em grupo é fundamental para o aprendizado daquela matéria difí-cil. Porém se organizar e trabalhar em equipe é uma tarefa um tanto difícil. Questões como prazos. Divisão de trabalho. Manter a harmonia do grupo,

sem contar os imprevistos, são as maiores dificuldades

Então saiba escutar e aprender com as diferenças de cada pessoa.

http://www.universitarioativo.com.br/

Entramos cedo na universidade, então passamos por um salto gigantesco de realidade: do ensino médio ao ensino superior. Com isso, há uma quebra da nossa rotina e das nossas atividades físicas. Com a correria do cotidiano, acabamos esquecendo de tratar o ser humano de forma integral e nos preocupamos somente com a parte intelectual. Isso prejudica a forma com que lidamos com as coisas, nossa capacidade psíquica, emocional, fisica, tudo! Isso se deve à falta de uma rotina que inclua atividades físicas. Então eu te pergunto, como tem sido a sua rotina? Há estudos que demonstram que a sua rotina na universidade moldará como você será na sua vida após a universidade. Por esse motivo, devemos cuidar do nosso corpo de forma integral: saúde mental, espiritual, profissional e física. Observe sua vida como um conjunto completo de fatores.

Entre os fatores que podem influenciar a rotina do universitário e até mesmo ser um empecilho para a prática de atividades físicas regulares na universidade tem-se:

- Turno de estudo - Ano de ingresso - Tempo de permanência na universidade - Pessoas com que o estudante mora - Se tem trabalho remunerado

Ainda que você possua todas as dificuldades que os estudos apontam, o primeiro passo para o início de uma rotina saudável que inclui exercícios físicos, é parar de dar desculpas. A partir do momento que você entende o que é necessário para a sua saúde é preciso se organizar para isso.

Benefícios de uma atividade física regular:

- Libera hormônios que estimulam o seu organismo para realizar melhor as tarefas - Maior energia para o resto do dia - Maior gasto calórico - Melhora o raciocínio e os pensamentos ficam mais claros Mude sua forma de pensar para mudar sua forma de agir. Há diversos problemas funcionais que são causados pela falta de atividades físicas. Se não tivermos uma rotina que cuide de todos os aspectos da nossa vida, no futuro teremos diversas dificuldades que poderiam ser facilmente evitadas caso tives-sémos mais atenção com a nossa vida. Para começar a mudança, você deve encontrar aquilo que você gosta de fazer. Não adianta só entrar na academia. Você deve encontrar uma atividade na qual você se adapte e tenha prazer em fazer. Caminhar, correr, nadar... Experimente e descubra. Uma alimentação equilibrada também é fundamental para o desenvolvimento pleno da nossa saúde. Não é porque você faz muito exercício que pode comer demais. Muito menos deve sobreviver a base de folhas. A palavra da vez é equilíbrio! Todo início é dolorido e complicado. Mudar para uma rotina pesada é mais dolorido ainda, é muitas vezes chato. Mas não é impossível. E é extremamente necessário para que possamos viver uma vida plena, com saúde e com qualidade.

Isabela TelesO Poder da Escolha

Nós fazemos escolhas o tempo todo. Podem ser escolhas cotidianas e banais ou então escolhas importantes, com o peso de mudar até mesmo o rumo das nossas vidas. Grandes escolhas, muitas vezes, nos trazem angústias e ansiedades,. E normal-mente ficamos preocupados com qual decisão tomar, qual rumo seguir.

E na vida universitária não é diferente, as indecisões surgem ao termos que esco-lher entre um ou outro estágio, intercâmbio, a escolha do curso, entre muitas outras. Assim como o desenrolar da graduação e a conclusão do curso superior, qual caminho devemos seguir? As escolhas se desdobram o tempo todo e fazem parte do mundo do universitário e a grande pergunta é: como escolher o melhor caminho? Sem ser assom-brado futuramente pelo fantasma do arrependimento. Como lidar com as diversas situações que exigem de nós uma decisão?

ESCOLHA. Essa palestra irá lhe proporcionar uma reflexão acerca desse complexo fenômeno. Assim como, através dessa palestra, você conhecerá (e aprenderá a usar) a melhor ferramenta que você dispõe para tomar as decisões sabiamente e fazer esco-lhas acertadas: sua bússola existencial. Através dela você encontrará um referencial seguro que, associado aquilo que te define e constitui, orientará nas diversas situações que lhe exigirem uma decisão.

http://www.universitarioativo.com.br/

Jessica MairesO CENÁRIO DAS EMOÇÕES

´

A emoção deve ser entendida como uma ponte que liga a vida orgânica à vida psíquica. É o elo necessário para a compreensão da pessoa como um ente completo.” (Azevedo)

A Pedagogia valoriza o domínio da razão sobre as emoções: Aristóteles negava as emoções dizendo que destas os homens podiam apenas tomar consciência e nada mais, vivendo somente guia-dos pela razão. Porém são as nossas emoções que nos movem, nossos objetivos são carregados de desejos que trazem consigo o surgimento de diversas emoções. A cada desejo escolhido abrimos mão de muitos outros, isto já nos faz ter que lidar com diversos sentimentos. E ao escolhermos ingressar no mundo universitário provavelmente partimos de uma decisão racional que visa à conquista de um futuro profissional.

Somos tomados por diferentes emoções a cada acontecimento, a cada evento, a cada mudança e expectativa. Sentimos raiva, medo, desesperança. Porém também sentimos alegria e entusiasmo pelos bons momentos que vivemos. Para cada acontecimento nas nossas vidas sentimos uma emoção diferente. Porém muitas vezes nos vemos em meio a situações em que parece que tudo foge do controle. Momentos em que estas emoções se tornam limitações para atingirmos nossos objetivos. É o que acon-tece quando mudamos de cidade, por exemplo, a estranheza da nova vida, as responsabilidades, os desafios. Tudo isso gera medos, incertezas e tristezas por esta longe da família. O fim de período, é um outro exemplo. Sentimos cansados, frustrados e desmotivados. Porque a vida acadêmica exige sacrifí-cios e uma mudança drástica de rotina, que consequentemente gera muitas incertezas sobre a nossa capacidade de superar dificuldades. Devido isso algumas pessoas não conseguem lidar com essas pres-sões e acabam desistindo dos seus objetivos. E mesmo superando os medos no início, não estaremos livres das fortes emoções que vem ao longo da graduação. Haverá muitos momentos de incerteza, de dúvidas, de não saber quais são os seus objetivos e provavelmente vai surgir àquela dúvida, fiz a escolha certa?

Mas além de sermos universitários em fim de período não deixamos de ser filhos, namorados, irmãos e amigos com responsabilidades a cumprir. O fim de período é normalmente a finalização de uma etapa, não somente de provas e trabalhos, mas também dos relatórios de estagio e das atividades extracurriculares. Nossa identidade é múltipla e lidar com essa multiplicidade é um grande desafio.

A certeza que temos até aqui é que “não podemos fugir das nossas emoções”. Não há como deixá-las guardadas na gaveta, ou selecionar só as boas para as nossas lembranças. Em momentos de estresse e de cobranças, somos como uma avalanche de emoções que nem nós mesmos conseguimos compreender. Diante disso o que podemos fazer? A questão está exatamente ai, precisamos nos entender, nos conhecer melhor para superar isto.

http://www.universitarioativo.com.br/

Luiz Guilherme HendrischkyMESTRE DISTRAÇÃO - FALTA DE FOCO

FOCO: Para mim foco é quando você determina uma meta a longo prazo e coloca todos os seus esforços na realização desta meta.

Uma técnica que descobri e apliquei ao longo da minha vida foi deixar bilhetes pela casa me lembrando do que eu deveria fazer. Estes lembretes me ajudavam a nunca me esquecer das minhas prioridades e do que eu deveria fazer. Outra técninca que eu utilizava era organizar o meu estudo por dia. Eu me organizava antecipadamente e sempre sabia o que eu deveria estudar. Isso me ajudava a não ficar perdido.E vendo que isso dava certo eu comecei a fazer um planejamento semanal dos meus estudos. Isto facilitava o desenvolvimento das atividades.

AGORA COMO MANTER O FOCO NA UNIVERSIDADE?!

Um método que provavelmente vocês já ouviram, e realmente dá certo é: ESTUDE QUANDO VOCÊ CHEGAR EM CASA! Esta técnica dá muito certo e ajuda na assimilação de todo o conteúdo visto no dia. Então eu passei a fazer um planejmento diário. Esa técnica te ajuda a aprender o conteúdo e não memorizá-lo.

A segunda dica essencial para manter o foco é ler o plano de ensino de cada matéria na faculda-de. Sim eu sei que parece cansativo, mas realemete ajuda. O professor no começo do semestre normal-mente passa o plano de ensino, ou seja tudo que você vai ver na disciplina durante este semestre. E pegar os temas que serão vistos nas aulas e estudar um pouco antes faz toda a diferença. Porque você chega mais confiante e tem até mais segurança para participar da aula. Então faça uma leitura básica antes de cada aula.

Foco depende muito do seu interesse. Você tem interesse no que você está estudando?

Se não, corra atrás do que você gosta. E não desista dos seus sonhos. Se você quiser muito alcançar um objetivo será preciso muita dedicação, determinação e FOCO.

http://www.universitarioativo.com.br/

Pablo SilvaO Poder da Escrita

A escrita para muitos é um grande desafio, mas é possível com as seguintes dicas desenvol-ver um bom texto que vai não só cumprir seu papel de comunicação de ideias, mas também cativar o seu leitor.

1-Como fazer nascer as ideias?

• Faça Brainstorming. Esta técnica de tempestade de ideias te ajuda a enxergar a amplitude dos assuntos a serem abordados;• Elabore questões sobre o que você quer reescrever de forma que as respostas sejam o rumo que você quer tomar no seu texto;• Discuta o assunto com outras pessoas pois novas ideias podem surgir desta conversa.

2-Como organizar suas ideias?

• Utilize mapas mentais – diagramas que se ramificam em ideias a partir de um assunto central. A visualização te ajuda na organização;• Faça esquemas em formas de tópicos que te ajudem a costurar suas ideias;• Concentre-se em elaborar seu texto com uma estrutura boa de “Início, Meio e Fim” fazendo uma introdução clara, desenvolvendo suas ideias e concluindo seu texto com coerência.

3-Como cativar seu leitor

• Conheça bem o seu leitor. Identifique a realidade e a linguagem adequada para se fazer entender. Compreenda o contexto do seu leitor, isso fará o seu texto ter coerência e com preensão;• Utilize palavras que pertençam ao universo do seu leitor. Traga a carga cultural e social do seu público para dentro do texto, pois isso te aproximará dos seus interlocutores;• Saiba utilizar a gramática a seu favor como ferramenta de clareza e expressão.

Cativar o leitor, tornar o texto atrativo, falar claro e com coerência pode ser a chave do seu sucesso!

http://www.universitarioativo.com.br/

joao paulo trindadeAPRESENTAÇÕES MÁGICAS

~

QUE MUDANÇAS VOCÊ ESPERA TER DEPOIS DE ASSISTIR ESTA PALESTRA? REFLITA

Como você se ver como ORADOR? O que as pessoas que te assistem pensam? Qual o impacto que você quer gerar?

Por que melhorar a sua oratória? Bem primeiramente porque isto provavelmente irá te ajudar na sua vida acadêmica, social e profissional. Já pensou na sua imagem pessoal em todos esses aspectos?

Vamos analisar alguns pontos: Pense em como as pessoas que falam bem tem um poder de persuasão maior e tem uma argu-mentação melhor? Outro ponto importante que você deve pensar é sobre a sua IMAGEM PESSOAL.

A comunicação é algo extremamente importante. Em outras palavras é uma eterna disputa pela atenção dos ouvintes. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia a comunicação é composta da seguinte maneira: 55% Corporal. 38% Tom de voz. 7% Palavras. E é divida em Comunicação Verbal e Não Verbal.

- Comunicação Verbal: É como você impacta as pessoas com as suas palavras. E um dos pontos chaves é falar com emoção. Isso chama a atenção das pessoas.

- Comunicação Não Verbal: É a maneira como você fala as coisas. As suas expressões faciais e corporais. Por exemplo: O Sorriso.

Então o sucesso na comunicação se dá pela associação da forma como você diz com o que você diz.

Lembre-se do impacto da sua voz nos ouvintes: Preste atenção no seu timbre de voz. Tente falar pausadamente. Trabalhe melhor os fonemas daquilo que você diz.

ANTES DA APRESENTAÇÃO: Para dar tudo certo na HORA DE SE APRESENTAR faça um CHECKLIST. Estude. Coloque a apresen-tação no computador. Faça o becape no pendrive. Treine. Liste tudo que você precisa. Isto vai te ajudar a dar mais segurança. Ou seja, menos uma coisa para se preocupar na hora da apresentação.

- Conheça o ambiente. Veja como é a acústica do lugar. Se está muito iluminado ou pouco. Se i sso pode prejudicar a apresentação dos seus slides.

- NÃO SE ESQUEÇA: Vá ao banheiro antes. Imagine que você está no meio da sua apresentação e dá aquela vontade de ir ao banheiro. Isso provavelmente vai atrapalhar a sua concentração e

http://www.universitarioativo.com.br/

joao paulo trindadeAPRESENTAÇÕES MÁGICAS

~

- Conheça as pessoas da platéia! Isto auxilia a quebrar o gelo e interagir com o público.

- Beba ÁGUA COM LIMÃO. Ajuda a limpar a garganta e a sua diquição ficará melhor.

- FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS. Isso ajuda a aliviar a tensão e oxigena o cérebro.

- LEVANTE SEUS BRAÇOS por 20 segundos. Quando você faz isso os seus níveis de testosterona aumentam e consequentemente você fica mais confiante e com mais segurança.

DURANTE A APRESENTAÇÃO:

- Preste atenção no seu tom de voz. Faça variações para que as pessoas não se dispersem. Caso você note que o público não está prestando atenção no que você está dizendo, falem MAIS DEVA GAR. Ao falar mais devagar as pessoas tem um tempo maior para assimilar o que foi dito.

- Fale através de ideias. Não decore o texto. Decore as ideias principais.

- Tenha bom humor e simpatia para poder conquistar seus ouvintes.

- Sempre utilize exemplos. Isto facilita o entendimento do público acerca do que está sendo dito. Estes exemplos podem ser experiências ou conteúdos da atualidade.

- EVITE BALEIÉS! Baleiés é aquela pessoa que chega na apresentação e ninguém consegue enten der o que ela quer dizer. Normalmente tem um vocabulário super-rebuscado que dificulta a assimilação do conteúdo. Evite termos técnicos quando seu público for leigo.

- Conte uma história. Quando você conta uma história você cria uma expectativa na plateia, que passa a prestar mais atenção.

- Interaja com a plateia. Inclua as pessoas, para que elas se sintam parte do seu material e não dispersem.

- Seja natural!! Não invente situações, nem fale de coisas que você não sabe. Procure ser você mesmo.

- Tenha cuidado com os gestos. A gesticulação na hora de apresentar um trabalho é muito impor tante. Evite exageros. Em conjunto com isto, preste atenção na sua postura também.

- Não fique de braços cruzados. Isso demonstra falta de consideração com o público.

http://www.universitarioativo.com.br/

- Conheça as pessoas da platéia! Isto auxilia a quebrar o gelo e interagir com o público.

- Beba ÁGUA COM LIMÃO. Ajuda a limpar a garganta e a sua diquição ficará melhor.

- FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS. Isso ajuda a aliviar a tensão e oxigena o cérebro.

- LEVANTE SEUS BRAÇOS por 20 segundos. Quando você faz isso os seus níveis de testosterona aumentam e consequentemente você fica mais confiante e com mais segurança.

DURANTE A APRESENTAÇÃO:

- Preste atenção no seu tom de voz. Faça variações para que as pessoas não se dispersem. Caso você note que o público não está prestando atenção no que você está dizendo, falem MAIS DEVA GAR. Ao falar mais devagar as pessoas tem um tempo maior para assimilar o que foi dito.

- Fale através de ideias. Não decore o texto. Decore as ideias principais.

- Tenha bom humor e simpatia para poder conquistar seus ouvintes.

- Sempre utilize exemplos. Isto facilita o entendimento do público acerca do que está sendo dito. Estes exemplos podem ser experiências ou conteúdos da atualidade.

- EVITE BALEIÉS! Baleiés é aquela pessoa que chega na apresentação e ninguém consegue enten der o que ela quer dizer. Normalmente tem um vocabulário super-rebuscado que dificulta a assimilação do conteúdo. Evite termos técnicos quando seu público for leigo.

- Conte uma história. Quando você conta uma história você cria uma expectativa na plateia, que passa a prestar mais atenção.

- Interaja com a plateia. Inclua as pessoas, para que elas se sintam parte do seu material e não dispersem.

- Seja natural!! Não invente situações, nem fale de coisas que você não sabe. Procure ser você mesmo.

- Tenha cuidado com os gestos. A gesticulação na hora de apresentar um trabalho é muito impor tante. Evite exageros. Em conjunto com isto, preste atenção na sua postura também.

- Não fique de braços cruzados. Isso demonstra falta de consideração com o público.

joao paulo trindade

APRESENTAÇÕES MÁGICAS

~

- Tente manter o contato visual com todos da plateia. - NUNCA fique de costas para o público. Você passa uma imagem de negação muito grande. Como se você não se importasse com a plateia.

COMO CONQUISTAR OS SEUS OUVINTES

- Vença a timidez. Porque a partir do momento que você trabalha a sua timidez, você se sente mais confiante. Se você está mais confiante e fica até mais aberto para trocar ideias.

- Equilíbrio Emocional: Respire fundo!

- Olhe para todos que estão presentes. Ao olhar para o público você testabelece pontos de concentração. E mantem o foco das pessoas.

-Utilize bem o espaço. Ande devagar e utilize os espaços de forma homogenia.

- Utilize recursos visuais: Assim você consegue captar a atenção do público.

- Crie o seu diferencial: Desta forma você torna especial a sua participação e as pessoas lembraram de você.

O QUE É PNL?

PNL ( Programação Neurolinguística) são as formas como você vai conquistar o seu público. Porque cada um tem uma forma de atenção e assimilação de conteúdo diferentes. Entender isso é fundamental para o sucesso da sua apresentação. Há pessoas Visuais, Auditivas e Cinestésicas. O primeiro exemplo, pessoas visuais: a sua postura e a leitura corporal são fundamentais para elas. Porque elas prestam muito mais atenção no visual da sua apresentação. Já o auditivo foca em como você fala. na maneira como você pronuncia as palavras. E por último o cinestésico, que é aquele tipo de pessoa participativa. É percebendo estes estilos que você vai tornar a sua apresentação mais integrada.

http://www.universitarioativo.com.br/

- Tente manter o contato visual com todos da plateia. - NUNCA fique de costas para o público. Você passa uma imagem de negação muito grande. Como se você não se importasse com a plateia.

COMO CONQUISTAR OS SEUS OUVINTES

- Vença a timidez. Porque a partir do momento que você trabalha a sua timidez, você se sente mais confiante. Se você está mais confiante e fica até mais aberto para trocar ideias.

- Equilíbrio Emocional: Respire fundo!

- Olhe para todos que estão presentes. Ao olhar para o público você testabelece pontos de concentração. E mantem o foco das pessoas.

-Utilize bem o espaço. Ande devagar e utilize os espaços de forma homogenia.

- Utilize recursos visuais: Assim você consegue captar a atenção do público.

- Crie o seu diferencial: Desta forma você torna especial a sua participação e as pessoas lembraram de você.

O QUE É PNL?

PNL ( Programação Neurolinguística) são as formas como você vai conquistar o seu público. Porque cada um tem uma forma de atenção e assimilação de conteúdo diferentes. Entender isso é fundamental para o sucesso da sua apresentação. Há pessoas Visuais, Auditivas e Cinestésicas. O primeiro exemplo, pessoas visuais: a sua postura e a leitura corporal são fundamentais para elas. Porque elas prestam muito mais atenção no visual da sua apresentação. Já o auditivo foca em como você fala. na maneira como você pronuncia as palavras. E por último o cinestésico, que é aquele tipo de pessoa participativa. É percebendo estes estilos que você vai tornar a sua apresentação mais integrada.

joao paulo trindadeAPRESENTAÇÕES MÁGICAS

~

COMO CRIAR APRESENTAÇÕES IMPACTANTES?

“ A obrigação de se fazer entender é de quem fala ou escreve, não de quem ouve ou assiste” Ricardo Amorim

PROCESSO DE CRIAÇÃO:

OBJETIVO + PERFIL DO PÚBLICO + MENSAGEM

Qual é o objetivo da sua apresentação?Quem é seu público?Qual o nível escolar do seu público?Qual a mensagem que você quer passar?

REGRA DO 1, 2 , 3 ( INTRODUÇÃO + DESENVOLVIMENTO + CONCLUSÃO)

INTRODUÇÃO: Quem sou eu? O que eu vou falar. Qual o meu objetivo.

DESENVOLVIMENTO: Análise do tema. Desenrolar do seu tema.

CONCLUSÃO: Onde você propõe soluções e passa a mensagem final, sintetizando tudo que foi dito ante-riormente.

DESIGN:

Trabalhe bem o Plano de fundo. Respeite os contrastes. Tente enquadrar bem o texto para ficar visualmente melhor. Evite usar fontes que já estão batidas como: Comic Sans. Times New Roman. Procure imagens criativas. Busque em bancos de imagens. Mas cuidado, não utilize ima-gens com marcas d’água ou aquelas que todo mundo utiliza. Dicas de lugares para procurar: Flickr - Tumblr - Evernote.

COMO ESTRUTURAR A SUA APRESENTAÇÃO: Monte um Briefing da sua palestra. Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento do seu trabalho. Para te ajudar, utilize o aplicativo mindmeister. Este aplicativo de mapas mentais te ajudará bastante.

Crie um cenário: Crie um tema com uma identidade visual relacionada ao conteúdo que você está passando.

http://www.universitarioativo.com.br/

COMO CRIAR APRESENTAÇÕES IMPACTANTES?

“ A obrigação de se fazer entender é de quem fala ou escreve, não de quem ouve ou assiste” Ricardo Amorim

PROCESSO DE CRIAÇÃO:

OBJETIVO + PERFIL DO PÚBLICO + MENSAGEM

Qual é o objetivo da sua apresentação?Quem é seu público?Qual o nível escolar do seu público?Qual a mensagem que você quer passar?

REGRA DO 1, 2 , 3 ( INTRODUÇÃO + DESENVOLVIMENTO + CONCLUSÃO)

INTRODUÇÃO: Quem sou eu? O que eu vou falar. Qual o meu objetivo.

DESENVOLVIMENTO: Análise do tema. Desenrolar do seu tema.

CONCLUSÃO: Onde você propõe soluções e passa a mensagem final, sintetizando tudo que foi dito ante-riormente.

DESIGN:

Trabalhe bem o Plano de fundo. Respeite os contrastes. Tente enquadrar bem o texto para ficar visualmente melhor. Evite usar fontes que já estão batidas como: Comic Sans. Times New Roman. Procure imagens criativas. Busque em bancos de imagens. Mas cuidado, não utilize ima-gens com marcas d’água ou aquelas que todo mundo utiliza. Dicas de lugares para procurar: Flickr - Tumblr - Evernote.

COMO ESTRUTURAR A SUA APRESENTAÇÃO: Monte um Briefing da sua palestra. Briefing é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento do seu trabalho. Para te ajudar, utilize o aplicativo mindmeister. Este aplicativo de mapas mentais te ajudará bastante.

Crie um cenário: Crie um tema com uma identidade visual relacionada ao conteúdo que você está passando.

joao paulo trindadeAPRESENTAÇÕES MÁGICAS

~

COMO CRIAR APRESENTAÇÕES IMPACTANTES?

“ A obrigação de se fazer entender é de quem fala ou escreve, não de quem ouve ou assiste” Ricardo Amorim

Desperte o interesse: Crie algo que chame a atenção do seu público. Pode ser dinâmicas, questiona-mentos ou até mesmo vídeos.

Fazendo isso você desperta ADESÃO. Porque depois de conquistada a adesão do seu público, você consegue vender e passar as suas ideias.

SEMPRE DEIXE O MELHOR PARA O FINAL:

Deixe para apresentar o que você tem de melhor no final. Faça um final impactante.

“Apresentação é a vida, sem as partes chatas.”Jonny Galvão

http://www.universitarioativo.com.br/

Gabriella GachetSuper alimentação Aliada

Com tantos trabalhos e provas como se alimentar adequadamente? Escolhas erradas atra-palham o bom funcionamento do organismo. Uma alimentação correta tem que ser variada, colori-da e conter todos os grupos de alimentos: as proteínas, as gorduras, os carboidratos, as fibras, as vitaminas e minerais.

Incluindo todos esses grupos de alimentos garantimos um suporte necessário para nosso cérebro funcionar de forma saudável. E é claro, tem que ser saborosa e atrativa! E porque manter essa alimentação equilibrada? Porque o organismo converte os alimentos que comemos, principal-mente os carboidratos e gorduras, em glicose (que é o combustível do cérebro), servindo de energia para realização das unções do dia a dia.

Tão importante manter essa alimentação equilibrada é manter o intervalo entre as refeições. O ideal é realizar seis refeições por dia. Não sair de manhã em jejum ( coma uma fruta ou iogurte). Evite ficar muito tempo sem comer e tenha sempre em mãos alguns petiscos saudáveis. Tomar um café da manhã reforçado, um almoço com vegetais e integrais e um lanche nutritivo é o aconselhável.

DICAS:

- Não abuse do café, dos energéticos e chocolates porque são pobres em nutrientes e atrapalham o sono e a concentração. - Na correria do dia a dia um bom sanduíche saudável pode substituir a principal refeição se não der tempo de você almoçar, por exemplo. E lembre-se sempre: A melhor comida é aquela que fazemos em casa. - Pratique atividades físicas, pois elas combatem o stress e relaxam o corpo. - Uma boa noite de sono é ideal para o melhor aproveitamento dos estudos. - Diariamente beber bastante água ajuda na hidratação do corpo e para o perfeito funcio namento dos neurônios. - Suplementos alimentares e poli vitamínicos só devem ser consumidos com orientação médica.

O nosso prato pode ter cara nova com vários sabores, frutas, vegetais, temperos, use a criatividade! Porque uma boa alimentação é capaz de melhor disposição, concentração e o

bom humor! Comer bem faz a gente viver melhor!

http://www.universitarioativo.com.br/

COMO CRIAR APRESENTAÇÕES IMPACTANTES?

“ A obrigação de se fazer entender é de quem fala ou escreve, não de quem ouve ou assiste” Ricardo Amorim

Desperte o interesse: Crie algo que chame a atenção do seu público. Pode ser dinâmicas, questiona-mentos ou até mesmo vídeos.

Fazendo isso você desperta ADESÃO. Porque depois de conquistada a adesão do seu público, você consegue vender e passar as suas ideias.

SEMPRE DEIXE O MELHOR PARA O FINAL:

Deixe para apresentar o que você tem de melhor no final. Faça um final impactante.

“Apresentação é a vida, sem as partes chatas.”Jonny Galvão

Gabriella GachetComo turbinar os seu cérebro

Semanas de provas? Cansaço? Mantenha uma alimentação equilibrada para o funcionamento do cérebro a pleno vapor!

Os carboidratos têm a glicose como principal fonte de energia para o corpo e funcionam como combustível exclusivo dos neurônios. As proteínas constituem os músculos e tecidos, como enzimas e hormônios, principalmente as de origem animal. Pois possuem todos os aminoácidos essenciais ao organismo. Os lipídios fazem parte da bainha de mielina, responsável por transmitir o impulso nervoso entre os neurônios (estão presentes nos óleos de soja, azeite, frutas oleaginsas).

As gorduras mono e polisaturadas, como ômega 6 e 3 estão presentes nos peixes, salmão, castanhas, nozes, etc. Já a vitamina E é um poderoso antioxidante (mantém a saúde das células) e a C melhora a disposição e previne gripes. As vitaminas do complexo B regulam as transmissões das sinapses entre os neurônios, presentes no leite, banana, grãos, vegetais escuros, etc.

Os minerais como o zinco, selênio, fósforo e ferro são os que participam das trocas elétricas que acontecem entre as células( estão carnes entre outros). A Colina atua na formação e no reparo dos danos aos neurônios, e estão presentes nas gemas dos ovos. Os flavonóides favorecem a apren-dizagem e combatem déficits de memória, podendo ser encontrados nos morangos, cerejas, uvas. O chocolate melhora as funções cerebrais, é um estimulante e antioxidante, mas prefira consumir o amargo e apenas dois quadradinhos. A cafeína é estimulante do sistema nervoso central, mas em excesso pode prejudicar o sono, a concentração e elevar a pressão arterial. Os temperos como o gengibre, canela e a pimenta dão um gásna na correria do dia a dia. Para um efeito contrário temosa maça, camomila e o maracujá.

Uma alimentação adequada é importante em qualquer época da vida, mas na véspera de provas, procure beber bastante água, praticar atividade físicas que te relaxem, não comer alimentos desconhecidos e muito pesados antes de dormir. No dia da prova aposte em frutas, chocolate e evite refeições gordurosas e jamais saia de casa em jejum. E um lembrete: Não mastigue chicletes e balas pois eles produzem ácidos no estômago. Suplementos ou estimulantes só com orientação médica.

http://www.universitarioativo.com.br/

http://www.universitarioativo.com.br/

QUEM É SEU HERÓI?QUAIS SÃO AS SUAS PAIXÕES?

Quando somos crianças sonhavamos em ser astronaltas, e ficavamos imaginando o que iriamos ser quando crescêssemos! E provavelmente todos te perguntavam o que você gostaria de ser. Mas ninguém te perguntou o que você queria FAZER!

É muito comum vermos muitas pessoas desmotivadas com o que fazem!

REFLITA: Quando a gente não sabe bem pra onde ir, qualquer caminho serve.”

E você? O quer fazer quando CRESCER?

Sua faculdade anda ruim? Você não está feliz onde você está? Não está no curso certo?

Encontre FOCO, OBJETIVO E PAIXÃO no que você faz.

Ninguém nunca nos falou que a vida é dura. E certas coisas aprendemos tarde demais na vida.

Precisamos colocar fé nas coisas que fazemos! E descobrir o que nos faz feliz.

Porém até mesmo os heróis tem períodos difíceis na vida.

Mas se você está participando da Operação Salva Semestre, provavelmente está buscando um meio de salvar o seu semestre ou até mesmo a sua faculdade.

MARIANA GERENTSeja Seu Próprio herói

IE dependente da profissão que você escolheu, você terá que enfrentar inimigos sempre!

Então essa é a hora de ENCONTRAR O HERÓI QUE VIVE DENTRO DE VOCÊ!

Ninguém fez nada por você quando estava com dificuldades na faculdade. Ninguém fez nada pelo homem de ferro quando ele levou uma porrada e caiu sozinho. Mas o que ele fez? Levantou, respirou fundo e SEGUIU EM FRENTE!

A sua essência nunca muda. Aquilo que te move, o que você ama nunca mudam. Mas aquilo que você faz pode mudar a vida toda, o tempo todo. TUDO MUDA O TEMPO TODO.

http://www.universitarioativo.com.br/

MARIANA GERENTSeja Seu Próprio herói

PARE DE RECLAMAR! E aproveite o que a vida está te dando neste momento.

Ser um herói significa fazer o que é possível pra você no momento que você estão vivendo gora.

FAÇA ALGO QUE SEJA IMPORTANTE E GRANDE PRA VOCÊ

Aquilo que você é e aquilo que você faz podem ficar muito próximos se você quiser.

Ser seu próprio herói então significa nunca perder a sua essência e se adaptar as diversas situações. Aproveite as oportunidades que a vida te dá. Não espere as coisas acontecerem! Aproveite as chances na primeira oportunidade. E faça o que for preciso para VENCER!

SEJA SEU PRÓPRIO HERÓI QUANDO O ASSUNTO FOR A SUA VIDA!

REFLITA: O que você quer fazer quando você crescer? Pelo o que você precisa se apaixonar para fazer isso que você quer fazer?

DESAFIO: Encontre os heróis dentro de vocês!

O verdadeiro herói e aquele que veste a camisa e faz o que for preciso! Mas ele faz as coisas com PAIXÃO!

Então lembrem-se: Fazer algo por aquilo que a gente ama, vem da gente mesmo.

REFLITA: Se apaixone pelos seus objetivos!! Se apaixone pelas suas oportunidades.

O SEU SUCESSO DEPENDE DO HERÓI QUE VOCÊ VAI SER PARA VOCÊ MESMO!

“O Verdadeiro herói é o que faz o que pode.

Os outros não o fazem”

Victor Arakaki Como Trabalhar seu Marketing Pessoal

Você sabe o que é marketing pessoal? Nas empresas este termo já é conhecido com relaçãoaos produtos e serviços oferecidos.As empresas impulsionam através de metodos e técni-cas para que o público perceba os produtos e mediante sua apreciação, ele seja adquirido. Estamos falando das ações de marketing.

Esta é uma forma indireta de divulgar suas qualidades, enaltecendo seus pontos fortes e fazendo-os conhecidos. O marketing pessoal aborda as mesmas técnicas de divulgação de um marketing convencional, com a diferença de ser aplicada dentro da sua carreira e a sua vida. Isto significa entender e utilizar estes métodos para possibilitar que as pessoas saibam quem você é, através do seu trabalho, e consequetemente falarem bem de você.

O marketing pessoal te permite entender suas capacidades e habilidades e transformá-las em um fator de diferenciação. Isto pode abrir caminhos e oportunidades dentro das suas atividades. Pense em inovação e desenvolva de uma forma que te destaque.

Segue algumas dicas para você desenvolver o seu marketing pessoal:

- Busque conhecer coisas novas e aprimore-se; - Busque por novas experiências que te agreguem valor; - Acredite no seu potencial, mesmo frente aos desafios; - Faça um bom planejamento de onde você deseja chegar ; - Valorize seu trabalho e apresente bons resultados; - Seja uma pessoa otimista e bem-humorada; - Utilize o network em seu favor

Quando você acredita no seu potencial e faz um bom trabalho, indiretamente você já está desenvolvendo o seu marketing pessoal. Pense nisto e você será um sucesso!

http://www.universitarioativo.com.br/

Rodirgo HernandesTe Encontro no Topo

Como tirar seu sonho do papel? A primeira regra é: sem execução e ação de nada serve o conhecimento.

Me diga quem somos nós? Somos conecções, somos parte de um todo e juntos nós construí-mos possibilidades. E o que é SUCESSO: Não há regras ou fórumla. Então defina e escolha o que é sucesso pra você. Então resignifique a sua missão. Boa vontade e propósito são a chave para o sucesso. Porém a boa vontade É A PRIMEIRA QUE TE ABANDONA QUANDO APARECEM OS PROBLEMAS. E o propósito? Propó-sito é o que te faz ir além, é algo primário, é o que te dá resiliência. Então resignifique o seu processo, produto, serviço e propósito de vida.

PSP ( Profissional + Social + Pessoal)

Sucesso é juntar a figura que está dentro de você com a sua vida social e profissional. Trabalhe os três perfis com sinergia. Pare de sonhar e projetar o futuro. O PRESENTE, É UM MOMENTO ÚNICO!! Esperar resultados novo e diferentes com as mesmas atitudes é insanidade. Pessimismo (amanhã farei) não leva a nada. Ficar preso no passado e projetando no futuro os sonhos é perda de tempo. E o presente? Escolha fazer a diferença, escolha mudar o aqui e o agora!!!! Porque ideias em ação mudam o mundo. Sonhos sem metas e prazos são apenas sonhos. Você precisa tirá-los da cabeça e do papel e colocá-los em prática. Construtores de sucesso tem por DNA o diferente, o acima da média, a inquietude!!! Medos, anseios, viver na conformidade não fazem parte do sucesso. Se você está aqui lendo este ebook, você nasceu para fazer a diferença.

PARE UM POUCO PARA PRODUZIR MAIS Pesquisas defendem que quando você dá uma pausa nas suas atividades, a sua produção aumenta. Isto porque você processa melhor, relaxa e chega mais rápido a uma resposta.

CONSTRUINDO UM SONHO Apresente as suas ideias para pessoas relevantes, que estejam alinhadas com os mesmos ideias que você. Procure opiniões sobre o seu projeto. Às vezes uma crítica positiva ajuda você a ver as coisas de uma forma diferentes e alinhar seu projeto para o caminho certo. Cabeças pensando juntas fazem a diferença.

GESTÃO À VISTA Esboce seu projeto em um quadro. Coloque todos os seus sonhos ali. Tudo que você já fez e realizou. Desta maneira suas ideias ficaram visualmente mais claras para você.

NETWORK Faça com que as pessoas a sua volta se sintam especiais. Busque criar produtos que se relacionem com elas. Construa um legado, porque isto é fundamental para o seu sucesso.

! http://www.universitarioativo.com.br/

Como tirar seu sonho do papel? A primeira regra é: sem execução e ação de nada serve o conhecimento.

Me diga quem somos nós? Somos conecções, somos parte de um todo e juntos nós construí-mos possibilidades. E o que é SUCESSO: Não há regras ou fórumla. Então defina e escolha o que é sucesso pra você. Então resignifique a sua missão. Boa vontade e propósito são a chave para o sucesso. Porém a boa vontade É A PRIMEIRA QUE TE ABANDONA QUANDO APARECEM OS PROBLEMAS. E o propósito? Propó-sito é o que te faz ir além, é algo primário, é o que te dá resiliência. Então resignifique o seu processo, produto, serviço e propósito de vida.

PSP ( Profissional + Social + Pessoal)

Sucesso é juntar a figura que está dentro de você com a sua vida social e profissional. Trabalhe os três perfis com sinergia. Pare de sonhar e projetar o futuro. O PRESENTE, É UM MOMENTO ÚNICO!! Esperar resultados novo e diferentes com as mesmas atitudes é insanidade. Pessimismo (amanhã farei) não leva a nada. Ficar preso no passado e projetando no futuro os sonhos é perda de tempo. E o presente? Escolha fazer a diferença, escolha mudar o aqui e o agora!!!! Porque ideias em ação mudam o mundo. Sonhos sem metas e prazos são apenas sonhos. Você precisa tirá-los da cabeça e do papel e colocá-los em prática. Construtores de sucesso tem por DNA o diferente, o acima da média, a inquietude!!! Medos, anseios, viver na conformidade não fazem parte do sucesso. Se você está aqui lendo este ebook, você nasceu para fazer a diferença.

PARE UM POUCO PARA PRODUZIR MAIS Pesquisas defendem que quando você dá uma pausa nas suas atividades, a sua produção aumenta. Isto porque você processa melhor, relaxa e chega mais rápido a uma resposta.

CONSTRUINDO UM SONHO Apresente as suas ideias para pessoas relevantes, que estejam alinhadas com os mesmos ideias que você. Procure opiniões sobre o seu projeto. Às vezes uma crítica positiva ajuda você a ver as coisas de uma forma diferentes e alinhar seu projeto para o caminho certo. Cabeças pensando juntas fazem a diferença.

GESTÃO À VISTA Esboce seu projeto em um quadro. Coloque todos os seus sonhos ali. Tudo que você já fez e realizou. Desta maneira suas ideias ficaram visualmente mais claras para você.

NETWORK Faça com que as pessoas a sua volta se sintam especiais. Busque criar produtos que se relacionem com elas. Construa um legado, porque isto é fundamental para o seu sucesso.

!

Rodirgo HernandesTe Encontro no Topo

CONSTRUINDO PROCESSOS

É essencial o seu projeto ter relevância social. Então pense: Qual é o seu legado hoje? O seu nego-cio é relevante? Tem propósito? Outra base importantíssa é o recrutamento. É imprecindível recrutar pessoas capazes para te ajudar a construir seus sonho. Outro ponto é escolher um mentor. Entre em contato com pessoas que já passaram pelo o que você está passando. Pessoas que podem te ajudar e te orientar na sua caminhada.

SEJA UM AGENTE TRANSFORMADOR DE VIDAS

Negócios que transformam a vida das pessoas tem sucesso. Negócios que somente visam lucro estão deixando de existir, perdendo espaço. O propósito de transformar vidas é muito maior que produtos bonitinhos.

ÁGUIAS E POMBOS

Suas atitudes, com quem você anda, os lugares que frequenta dizem muito sobre você. Águias são aquelas pessoas que estão juntos com você, voam alto, transformam através da renovação. Águias são os construtores de sucesso. Se você está sendo Pombo revise as suas atitudes, os seus interesses e as pessoas que estão a sua volta. Seja águia!!!!

http://www.universitarioativo.com.br/

CONSTRUINDO PROCESSOS

É essencial o seu projeto ter relevância social. Então pense: Qual é o seu legado hoje? O seu nego-cio é relevante? Tem propósito? Outra base importantíssa é o recrutamento. É imprecindível recrutar pessoas capazes para te ajudar a construir seus sonho. Outro ponto é escolher um mentor. Entre em contato com pessoas que já passaram pelo o que você está passando. Pessoas que podem te ajudar e te orientar na sua caminhada.

SEJA UM AGENTE TRANSFORMADOR DE VIDAS

Negócios que transformam a vida das pessoas tem sucesso. Negócios que somente visam lucro estão deixando de existir, perdendo espaço. O propósito de transformar vidas é muito maior que produtos bonitinhos.

ÁGUIAS E POMBOS

Suas atitudes, com quem você anda, os lugares que frequenta dizem muito sobre você. Águias são aquelas pessoas que estão juntos com você, voam alto, transformam através da renovação. Águias são os construtores de sucesso. Se você está sendo Pombo revise as suas atitudes, os seus interesses e as pessoas que estão a sua volta. Seja águia!!!!

TIO FLAVIO´

A MARCA é um SIGNIFICADO. E as marcas mudam o tempo todo.

Projeto TIO FLÁVIO CULTURAL no início tinha o objetivo de fazer palestras gratuitas com o intuito de mudar a cabeça e a mentalidade das pessoas de forma CULTURAL.

O projeto foi crescendo e diversos palestrantes começaram a nos procurar, e desco-brimos que este poderia ser um serviço. Na época li um livro chamado Por Quê? do autor Simon Sineck que me orientou e me mostrou que o meu propósito não era fazer palestras gra-tuitas e sim transformar a vida das pessoas.

Então começamos a pensar COMO iríamos fazer isso. Com simpatia, sensibilidade, emoção, respeito e experiência, levando o conhecimento, que é a chave para toda essa mu-dança. Começamos então a fazer palestras gratuitas para instituições, ONG’s, jovens aprendi-zes, Empresas Júniores, etc.

Depois que conheci o Movimento de Empresa Júnior fiz uma promessa de que nunca mais iria cobrar pelas palestras. E hoje nós atendemos a mais de 10 Universidade Federais em Minas Gerais.

Devido ao sucesso das palestras fui convidado para palestrar em um presídio. Real-mente um desafio. Mas este era um presídio diferenciado, a APAC. Para quem não conhece, esta instituição tem indíces muito elevados de recuperação. De cada 100 presos que entram 80/ 85 presos saem recuperados. E uma das principais formas de mudança que eles tem é a valorização do ser humano. Apesar de todos eles terem cometidos crimes, lá nós acreditavá-mos na recuperação dos indivíduos. Um preso certa vez me disse: “ Há diversas pessoas lá fora que estão mais presas do que a gente...Apesar das grades, hoje eu já estou livre em pensamento”.

Mas porque trabalhar com presos? Uma pessoa me perguntou certa vez. “Mas você está trabalhando em presídios e eu detesto bandido” e eu respondi: “Eu também detesto bandido. Se eu não detestasse bandido eu não estaria descruzando os braços e fazendo alguma coisa por aquelas pessoas. Que cedo ou tarde vão sair. E saindo voltam para a socie-dade. E voltando para a sociedade, se eles estiverem iguais ou piores do que quando entraram, nós é que vamos ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS.”

Despertando o empreendedor em você

http://www.universitarioativo.com.br/

TIO FLAVIO´Despertando o empreendedor em você

http://www.universitarioativo.com.br/

DÊ VALOR AO QUE VOCÊ TÊM! Muitas vezes nós corremos demais, queremos tantas coisa que acabamos esquecendo o que nós temos efetivamente. Se temos um curso, uma oportunidade,um sonho, corra atrás. Tem gente que não sonha mais, porque abriu mão disso. Ou seja, abriu mão da sua própria vida.

Hoje eu tenho dois palestrantes que trabalham comigo e que são cegos. Eles tem diver-sas dificuldades, mas decidiram enfrentar essas dificuldades para fazer a diferença. Tanto na vida deles quanto na vida das outras pessoas.

O que nós precisamos SÃO DE REFERÊNCIAS para mudar este mundo. Precisamos levar para as pessoas boas referências. Ou seja, se pessoas de diversos grupos, comunidades e etniastem baixas referências, provavelmente elas não farão nada para mudar a realidade delas.Então precisamos trazer para essas pessoas outras referências.

ESTE É O CONCEITO DE EMPREENDEDOR: É MUDAR E APRIMORAR OS COMPORTAMENTOS, ATITUDES.

E DESCOBRIR O SENTIDO QUE A SUA VIDA TEM!

Se você quer alçar voos mais altos, o único caminho é o conhecimento. Porque dinheiro e poder acabam!! E independente de como for, conhecimento é o que vai te dar asas. E por isso é preciso ter objetivos na vida. Os seus comportamentos e atitudes é que vão te guiar para que você tenha aquilo que espera. E acima de tudo tenha valores.

BUSQUE AQUILO QUE VOCÊ QUER. FAÇA AQUILO QUE VOCÊ GOSTA.

REFLITA: O que você pretende fazendo este curso que você escolheu? É o curso que você queria? Se não, corra atrás para amanhã você colher o que deseja.

Rubens Alves já dizia que desenvolver é des-envolver-se. Muitas vezes estamos presos em alguns conceitos que não queremos largar. LARGUE e SAI DA CAIXA. Olhe de uma perspectiva diferente e aprenda. Porque aprender é diário, é todos os dias. E por isso que estamos vivos. Essa é a melhor possibilidade de aprender que a gente têm. CRIE SENTIDO PARA A SUA VIDA!

Na vida muitas pessoas vão tentar jogar areia nas nossas costas. Mas somente nós temosa determinação de saber se a gente quer ou não sair do buraco. E muita gente está dandoa mão pra gente sair, mas muita gente não enxerga as mãos que nos são dadas.

FAÇAM DA VIDA DE VOCÊS O MELHOR QUE PUDEREM. A ESCOLHA É SUA!

Vinicius LanaO Grande Vilão do Tempo

´

Administrar o tempo só é possível quando houver a atitude de mudança de vida. A vida mo-derna trouxe até nós uma bagagem enorme de conhecimentos, informações e também distrações. Assim, é preciso entender que uma boa gestão de tempo é não perder o foco ndo seu estudo, por exemplo, com as distrações diárias como as mídias e redes socias e atividades que não agregam valor a sua vida. Quando sua mente se prepara para o estudo é importante que ela se livre das opor-tunidades de se desviar do foco. São muitos os “ladrões de tempo” e policiar-se com relação a eles é vital na hora de ter um tempo de qualidade para estudar.

Um outro passo importantíssimo é saber organizar as suas tarefas. Para isso é possível utili-zar o Método cavalo de troia – uma forma de fugir das barreiras que são levantadas pelos ladrões de tempo.

1- Pegue um papel e faça o backup: coloque todas as atividades no papel2- Identifique as prioridades nas tarefas3- Divida as atividades por horários4- Siga à risca seu planejamento e prepara-se para evitar os ladrões de tempo

Por mais simples que pareça muitos universitários tem graves problemas de gestão por sim-plesmente não conseguirem tomar as rédeas do seu planejamento. Essa atenção especial na forma como a rotina se divide é o início de qualquer mudança positiva que alguém possa fazer.

http://www.universitarioativo.com.br/

Welerson Carvalho

MAS COMO TUDO COMEÇOU?

O MEJ surgiu na França em 1967 quando estudantes queriam ir além da sua graduação. Então eles se reuniram e tiveram a ideia de montar uma Empresa Júnior dentro da sua Universida-de. A ideia deu tão certo que na década de 80 esse conceito já estava totalmente difundido pela Europa. E em 1988 ele chegou no Brasil. Alunos da Fundação Getúlio Vargas se reuniram e fundaram a primeira Ej do Brasil, a Empresa Júnior FGV. Este movimento se expandiu de tal maneira que em 1995 Minas Gerais já tinha a sua federação. E em 2003 essas federações se reuniram e formaram a Brasil Júnior (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS JUNIORES). Então o Movimento tem pouco mais de 25 anos, mas que já construiu e realizou muitas coisas.

O MEJ está por todas as partes do mundo. Temos a JADE ( Confederação Europeia de Empre-sas Júniores). A Brasil Júnior, A confederação do Canadá e a Confederação da Tunísia. Todas com realidades diferentes mais com o mesmo propósito.

MEJ NO BRASIL: Normalmente algumas Empresas Júniores se juntam e formam núcleos com o objetivo de que as EJs tenham um contato melhor com a Universidade e com as cidades. A formação desses núcleos pode ser por cidade ou por Universidade, como é o caso da CENJE ( CENTRAL DE EMPRE-SAS JÚNIORES DA UFSJ). Hoje no MEJ temos também a FEJEMG (FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS JÚNIORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS) que conta com 53 EJs que trabalham sob o valor de desenvolvimento colaborativo.

A Brasil Júnior (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS JUNIORES) é a instância que representa as Empresas Júniores brasileiras, impulsionando a vivência empresarial e legitimando--as à sociedade. Hoje, confederadas a Brasil Júnior temos cerca de 230 EJs. São mais 2.000 projetos realizados por ano. Mais de 11.000 empresários juniores que fazem parte do MEJ. Isto é o que nós chamamos de REDE. Trabalhamos em um Ecossistema Empreendedor que faz com que esta REDE se interaja. E dentro desta REDE estamos conectados e focados na obtenção de um propósito, que é o de construir um Brasil mais empreendedor, além de acreditarmos no ideal de que somos Empreendedores.

“Indivíduo que, por meio de aprofundada competência em gestão e elevado senso de responsabilidade, é capaz de gerar resultados de grande impacto e abrangência na Sociedade”

http://www.universitarioativo.com.br/

A MÁQUINA EMPREENDEDORA: A Construção de um Brasil Empreendedor

WELERSON CARVALHO

E COMO A MÁQUINA EMPREENDEDORA OPERA?

Essa máquina tem um processo: a primeira entrada dessa máquina é o Universitário. Este universitário entra em uma Empresa Júnior, que proporciona para ele a vivência empresarial. E para nós vivência empresarial é aprendizado por gestão, projetos e cultura empreendedora. Vivendo estes processos de forma plena é possível transformá-lo em um empreendedor.

É POSSÍVEL SER FELIZ NO SEU CURSO?

Com certeza. Aristóteles definiu a felicidade em três pilares: Felicidade momentânea, por segurança e por propósito. E o que seria cada uma delas?

- Felicidade Momentânea é a felicidade de pico. Normalmente acontece rapidamente e em determinados momentos.

- Felicidade Por Segurança: É a felicidade pela família e amigos. Que é a felicidade duradoura.

- Felicidade Por Propósito: É quando somos responsáveis por algo muito maior que nós.

Então qual seria a felicidade ideal: A somatória de todas elas! Porém todas essas felicidades devem estar atreladas ao seu superpoder. E QUAL É O SEU SUPERPODER? Mesmo em fim de perío-do e com mil coisas na faculdade é possível ser FELIZ! Desde que nós saibamos mesclar todas elas. E é possível através do nosso TRABALHO ser muito feliz. É isto que o MEJ prega.

Assumimos a responsabilidade de, junto à rede, formar os Empresários Júniores, para que eles possam ser agentes na construção de Brasil mais empreendedor.

E como é feito isto? Um exemplo é a FEJEMG. Ela realiza reuniões presenciais (RP) em que são discutidos os andamento dos projetos. A situação das EJs. Isto para que todos possam estar alinha-dos num mesmo propósito e ter uma maior integração para poder entender as diferentes realidades e assim contribuir colaborativamente com o desenvolvimento mútuo.

ENTÃO O QUE É ESSE BRASIL EMPREENDEDOR? Nós acreditamos que podemos ser felizes e construir um futuro melhor. De que forma: Sendo mais competitivo, ético, meritocrático e realiza-dor. Agora em fim de período aproveite a oportunidade para tirar as ideias do papel e encontrar o seu PROPÓSITO!

A MÁQUINA EMPREENDEDORA: A Construção de um Brasil Empreendedor

http://www.universitarioativo.com.br/

Wilgli RenanDesistir ou Lutar?

O impacto de chegar na universidade e não ser como você imaginou que seria, pode te encher de dúvidas e incertezas. Comece procurando iniciativas juniores dentro de sua faculdade que fomentem o empreendedorismo e atitudes inovadoras. Estas empresas tem mais flexibilidade que empresas convencionais e podem te ajudar com estes questionamentos.

Então, você se pergunta: “Como eu posso trazer melhorias para minha universidade? Comece parando de criticar e colocar a culpa de todos os problemas em terceiros. Ao fazer isso, você tira de si o poder da mudança e põe tudo nas mãos da instituição, e se exime de uma experiência de real transformação.

É quando tudo isso pesa, as matérias que você tem dificuldade, outras que você pensa que já reprovou, e tudo te faz querer desistir?!! Pare e respire!! Antes de tomar esta decisão temos 5 perguntas para você se questionar:

1- Por que está pensando em desistir? Escreva seus motivos, isso vai te ajudar a visualizar melhor as suas incertezas 2- Quais os fatores que te incentivam a desistir? 3- Separe-os entre fatores externos e internos 4- Descontrua esses fatores, depois de identificados eles não são mais uma barreira e você pode combate-los 5- Planos de ação, para combater o medo com determinação é um forte mecanismo de superação

Tenha a certeza de que você tentou tudo antes de desistir. Se você tem sonhos e meta, identifique o que te impede de conseguir. Enfim, acredite que você é capaz de trazer a mudança que você espera ver no mundo!

VOCÊ É O AGENTE DA MUDANÇA !

http://www.universitarioativo.com.br/

MAOS A OBRA!

Agora é com você. Desde o início desta OSS 2.0 nós tínhamos em mente deixar bem claro que é você o seu próprio herói. Agora, munidos com vídeos, áudios e este e-book, esperamos que você possa tomar as rédeas de sua vida acadêmica e continuar sua trajetória universitária de sucesso! Conte com a equipe do Universitário Ativo sempre: acesso nosso blog, curta nossos vídeos e fique por dentro dos diversos materiais feitos para você universitário ativo.

Grande abraço e #Avante!

~