Como Surgiu Ipatinga

17
Escola Educação Criativa da Vila COMO SURGIU IPATINGA? Aluna:

Transcript of Como Surgiu Ipatinga

Escola Educação Criativa da Vila

COMO SURGIU IPATINGA?

Aluna:

4º Ano do Ensino Fundamental

Professora

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata sobre a história doMunicípio de Ipatinga desde quando era somenteuma terra habitada por Índios Botocudos, passandopelo desbravamento dos bandeirantes, militares aserviço do Imperador D. João VI e dos primeirosaldeões que colonizaram a região, entre osséculos XVII e XX; até os dias de hoje, onde éconsiderada a cidade mais próspera da RegiãoMetropolitana do Vale do Aço.

Desenvolvimento

1- Ipatinga e Suas Origens:

1.1- Por que Ipatinga tem esse nome:

O engenheiro Pedro Nolasco, um dos responsáveispela construção da ferrovia, ao inaugurar aestação intermediária nas proximidades do RioDoce, deu a ela um nome artificial, unindo ostopônimos Ipa, de Ipanema, ribeirão vizinho eTinga, as duas últimas sílabas do municípiovizinho, Caratinga. (BARBOSA: 1995:154). Porserem ambas as palavras de origem indígena podeaté ser viável especular um significado para otopônimo como sendo “lagoa clara” ou “lagoa deáguas claras”, mas é fato que o nome possui

natureza artificial, dada em virtude da estação.(ver figura 1)

1.2- Data da Fundação

Não há uma data de fundação, mas a históriarelata pontos importantes desde a autorização doAldeamento e Civilização dos Índios Botocudos noRio Doce em 1824, até a chegada dos pioneiros noinício do Século XX. Somente em 29 deabril de 1964 é que ocorre a emancipação deIpatinga juntamente com a de Timóteo, sendodecretada pelo governador Magalhães Pinto. Nomesmo ano (1964), é eleito Délio Baeta Costacomo intendente e um ano depois Fernando SantosCoura se torna prefeito. (ver Anexo 1)

1.3- Quem fundou a cidade

Não há um fundador em especial, mas sim pioneiros,pois a povoação da região se deu espontaneamenteapós a implantação da Estrada de Ferro Vitória aMinas. Com a construção da Estação de Ipatinga(atual Estação Memória) que substituiu a de PedraMole, desenvolve-se ao redor dela, o povoado,então subordinado ao município de Antônio Dias.

José Fabrício Gomes foi o primeiro explorador dematas, que se apossou de uma área onde hojeabrange o município de Ipatinga, com a intenção deexplorar madeira. Pouco tempo depois, as terrasforam repassadas a José Cândido de Meira, tendoeste aumentado a atividade de extração de madeira.(ver figura 2). No entanto, Ipatinga só tornou-semunicípio em 29 de abril de 1964. (ver anexo 1).

1.4- Motivo do surgimento de Ipatinga

No início do séc. XX, com o avanço da Estrada deFerro Vitória a Minas, o estabelecimento dapopulação nas circunvizinhanças de suas estaçõesdeu origem a inúmeros núcleos populacionais. Alémdo transporte de passageiros e cargas, viajantesestabelecidos em várias regiões, tinham nasestações uma possibilidade de escoamento rápido deseus produtos para outros centros comerciais.Assim se deu o início da efetiva ocupação daregião de Ipatinga, através dos trilhos da estradade ferro, fixando comerciantes e toda a sorte deaventureiros ao redor da estação, atraídos pelasoportunidades que os trilhos traziam. (ver figura3)

2- Existência e preservação do Centro Histórico deIpatinga:

Não há no município lei que instituaespecificamente um “Centro Histórico de Ipatinga”,mas patrimônios históricos instituídos pordecreto, que são marcos do início do povoamento,como: Estação Ferroviária (Estação Memória -antiga Estação Ipatinga), Pontilhão de Ferro(sobre o Ribeirão Ipanema) e Casas dosFerroviários, situados respectivamente na rua BeloHorizonte, Centro e na avenida Londrina, BairroVeneza.Há também no bairro rural Ipaneminha a Igreja SãoVicente de Paula , construída em 19 de julho de1954. (ver figuras 1, 4 e 5)

No plano diretor de 2006, está previsto no Artigo30 parágrafo II - preservar os seus marcoshistóricos, incluídos a Estação Memória e oPontilhão da Estrada de Ferro, mas até o momentohouveram poucas ações para manutenção destespatrimônios. (ver Anexo 3)

3- Transformações ocorridas na cidade nos últimosanos:

Ipatinga expandiu o número de habitantes para239.177, sendo que 98,96% reside na zona urbana e1,04% na zona rural, segundo o Censo do IBGE 2010.Deste total de habitantes, 116.006 são homens e123.171 são mulheres.

A economia está baseada na indústria metalúrgica,comércio e prestação de serviços.

100% da cidade conta com abastecimento de água,coleta de esgoto e energia elétrica. 98% de suasvias são asfaltadas. O município conta ainda comum dos maiores índices de área verde por habitantedo Brasil. Um exemplo é o Parque Ipanema,projetado pelo botânico e paisagista Roberto BurleMarx. O índice de analfabetismo é de apenas 2,8% ea mortalidade infantil 14,40/1.000.

O município conta com estabelecimentos públicos deensino e saúde, escolas privadas que vão desde aeducação infantil até o ensino superior, doishospitais, penitenciária, terminais rodoviário eferroviário.

Anexo 2

____________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

Anexo 3PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL:

Estação Ferroviária (Estação Memória- antiga Estação Ipatinga)Decreto/Lei: Decreto 1.442 de 30/12/1981)Propriedade/responsável: Pública/Prefeitura Municipal de IpatingaEndereço: Rua Belo Horizonte, esquina com Rua Montes Claros, 272,Centro, área urbana.

Igreja Católica Nossa Senhora da EsperançaDecreto/Lei: Decreto 1.443 de 30/12/1981Propriedade/responsável: Paróquia do Bairro HortoEndereço: Av. Castelo Branco, 689, Bairro Horto, área urbana.

Árvore Figueira (Ficus elastica)Decreto/Lei: Decreto 2.662 de 17/04/1990Propriedade/responsável: Pública/Prefeitura Municipal de IpatingaEndereço: Av. Japão, esquina com Rua Nicarágua, bairro Cariru, área urbana.

Árvore Ipê Peroba (Paracotema peroba)Decreto/Lei: Lei 3.574 de 03/09/1996Propriedade/responsável: Pública/Prefeitura Municipal de IpatingaEndereço: Rua Serra Estrela, esquina com Rua Aracaju, bairro JardimPanorama, área urbana.

Ruínas da Estação de Pedra MoleDecreto/Lei: Decreto 3.575 de 03/09/1996Propriedade/responsável: UsiminasEndereço: Margem esquerda do Rio Piracicaba, entre os bairros Castelo e Cariru, área urbana.

Fazendinha (antiga sede da Fazenda do Barbeiro)Decreto/Lei: Decreto 3.576 de 03/09/1996Propriedade/responsável: Usiminas/Rotary ClubeEndereço: Av. José Júlio da Costa, 2.835, Bairro Ferroviário, área urbana.

Casas dos FerroviáriosDecreto/Lei: Decreto 3.577 de 03/09/1996Propriedade/responsável: PrivadaEndereço: Av. Londrina, 270/282, Bairro Veneza, área urbana.

Pontilhão de Ferro (sobre o Ribeirão Ipanema)Decreto/Lei: Decreto 3.578 de 03/09/1996Propriedade/responsável: CVRD/Prefeitura Municipal de IpatingaEndereço: Rua Belo Horizonte, Centro, área urbana.

Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário (Sede do Congado do Ipaneminha)Decreto/Lei: Decreto 3.579 de 03/09/1996Propriedade/responsável: Comunidade/Grupo de Congado do IpaneminhaEndereço: Núcleo urbano do povoado de Ipaneminha, área rural do Distritode Barra Alegre.

Igreja São Vicente de Paula - IpaneminhaDecreto/Lei: Decreto 3.580 de 03/09/1996Propriedade/responsável: Igreja Católica/Comunidade do IpaneminhaEndereço: Largo da Igreja - Rua Principal, s/n°, Ipaneminha, área rural doDistrito de Barra Alegre.

Complexo Turístico Estação Pouso de Água LimpaDecreto/Lei: Lei 1.727 de 04/11/1999Propriedade/responsável: Prefeitura Municipal de IpatingaEndereço: Margem direita do Ribeirão Ipanema, s/n°, Centro, área urbana.

Grande Hotel IpatingaDecreto/Lei: Lei 1.762 de 24/03/2000Propriedade/responsável: UsiminasEndereço: Rua Antares, 950, Bairro Castelo, área urbana.

Parque IpanemaDecreto/Lei: Lei 1.763 de 24/03/2000

Propriedade/responsável: Prefeitura Municipal de IpatingaEndereço: Entre a Av. Burle Marx e a margem direita do Ribeirão Ipanema,s/n°, Parque Ipanema, área urbana.

Academia OlguimDecreto/Lei: Lei 1.764 de 24/03/2000Propriedade/responsável: Usiminas/Academia OlguimEndereço: Rua Ipê, 763, Bairro Horto, área urbana.

Teatro Zélia OlguimDecreto/Lei: Lei 1.765 de 24/03/2000Propriedade/responsável: UsiminasEndereço: Av. Itália, s/n°, Bairro Cariru, área urbana.

Maciço de Pedra BrancaDecreto/Lei: Edital de tombamento de 11/04/2003Propriedade/responsável: Vários-privadaEndereço: Povoado de Pedra Branca, área rural do Distrito de Barra Alegre.

Bibliografia

HISTÓRIAS DOS MUNC.DO VALE DO AÇO E ADJACÊNCIAS –Disponível em: http://mensagensjlucas.blogspot.com/2010/02/que-tipo-de-testemunha-e-voce.html

Ipatinga - Roteiros do Brasil: Região Circuito Mata Atlântica de Minas – Disponível em:

http://www.ferias.tur.br/informacoes/3229/ipatinga-mg.html

Marlière, o ‘pacificador’ – Disponível em: http://www.santanadoparaiso.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=6499

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE IPATINGA – Disponível em: WWW.ipatinga.mg.gov.br/perf_vis.asp?cd=2

Ipatinga - Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ipatinga

Turismo Ipatinga MG - Disponível em: http://www.ipatinga-mg.com.br/turismo.php

Prefeitura Municipal de Ipatinga – CENFOP – Disponível em: http://ensfundamental1.wordpress.com/805-2/

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________