Drogas - Heoína

13
PORTUGUÊS DROGAS Heroína EQUIPE – 8º Ano Camila Adriana / Djalma Mesquita / Francyellen Rolim / Guilherme Afonso Layza Hemely / Moacyr José / Vitória Jeane PROFESSORA Jussara Abreu 11/2016

Transcript of Drogas - Heoína

Page 1: Drogas - Heoína

PORTUGUÊSDROGAS

HeroínaEQUIPE – 8º Ano Camila Adriana / Djalma Mesquita / Francyellen Rolim / Guilherme Afonso

Layza Hemely / Moacyr José / Vitória JeanePROFESSORA

Jussara Abreu11/2016

Page 2: Drogas - Heoína
Page 3: Drogas - Heoína

HEROÍNAA deace tilmorfina popularmente conhecida como heroína é uma droga opiode semissintetica obtida através da papaver somniferum mais conhecida como papoula .A droga (heroína) vem da morfina que é uma versão mais processada do ópio, ela possui efeitos e na maioria das vezes pode ser obtida em laboratórios clandestinos .Ela produz intensas sensações de prazer, é facilmente aceita pelo organismo humano e alem disso após seu efeito vêm fortes depressões, e com isso fazendo com que o indivíduo busque cada vez mais e em maior quantidade . A sua formula química consiste em C H 21 23 N O 5 O 5 A molécula é C H N O 21 23 5

. A sua composição é 3,6-diacetil-morfina (ou (5α,6α)-7,8-didehidro-4,5-epoxi- 17-metilmorfinano-3,6-diol diacetat.

Page 4: Drogas - Heoína

HEROÍNA – CAUSAS E DEPENDÊNCIAS

A HEROÍNA VICIA MAIS DO QUE A COCAÍNA, MACONHA E AS ANFETAMINAS, SÓ PERDE PARA A NICOTINA QUE ESTÁ PRESENTE NO CIGARRO E QUANTO MAIS ELA É INJETADA A PESSOA VAI CRIANDO UMA TOLERÂNCIA CAUSADA PELO USO REPETITIVO FAZENDO COM QUE A PESSOA TENHA QUE AUMENTAR A DOSE CADA VEZ MAIS.

Page 5: Drogas - Heoína

HEROÍNA – EFEITOS FÍSICOS I

Os efeitos físicos que a heroína causa em nosso corpo. A heroína pode ser injetada, inalada ou fumada com seus efeitos a curto e longo prazo, essa droga ao ser injetada pela veia ou pelo músculo causa uma sensação de euforia que pode durar até 8 minutos; enquanto que ela ao ser fumada o pico do efeito será atingido em até 15 minutos. Os efeitos em curto prazo são: euforia, respiração lenta, náuseas, vômitos, sonolência e funções mentais reduzidas, coma e morte (overdose) e em longo prazo ataca o sistema nervoso central e o enfraquecimento do sistema imunológico causando assim os efeitos psicológicos.

Page 6: Drogas - Heoína

HEROÍNA – EFEITOS FÍSICOS II

Os usuários dessas drogas podem apresentar diversos problemas, como inflamação das válvulas cardíacas, doenças de fígado e rins, coma e até mesmo a morte. Quando é consumida por meio injetável, causa necrose (morte dos tecidos) das veias. O corpo fica desregulado, deixando de produzir algumas substâncias e produzindo outras em excesso. Além disso, o compartilhamento de agulhas e seringas aumenta o risco dos usuários contraírem doenças como hepatite e até mesmo a Aids.

Outro efeito é o descontrole do aparelho digestório, o que gera constantes vômitos, fortes dores abdominais e diarreias. O organismo humano torna-se facilmente tolerante a essas drogas, exigindo doses cada vez maiores da substância. Se um dependente, por algum motivo, para de tomar a droga, sofre um doloroso processo de abstinência, com náuseas, vômitos, diarreias, câimbras musculares, cólicas intestinais, lacrimeja mento e corrimento nasal, que podem durar de 8 a 12 dias.

Page 7: Drogas - Heoína

HEROÍNA – EFEITOS PSICOLÓGICOS

A nível psicológico, um dependente de heroína poderá tornar-se apático, letárgico, deprimido e obcecado pela droga. Muitos dos problemas que o heroinómano poderá ter estão relacionados com as infecções causadas pelo uso da seringa, falta de hábitos higiénicos e adulteração da substância. Assim sendo, existem riscos de aparecimento de chagas, abcessos, processos infecciosos como hepatites, pneumonias, SIDA (HIV), etc.

Page 8: Drogas - Heoína

HEROÍNA – FAMÍLIA E AMIGOS

O abuso e a dependência das drogas ( heroína ) é um grande problema por toda sociedade, ambiente familiar e entre amigos. Além dos prejuízos sociais, as drogas causa grande distúrbio físicos e psicológicos. A dependência química é uma doença grave, ela é crônica e progressiva. Muitas vezes ela é um inimigo silencioso dentro de casa e a família só percebe sua presença quando ela já dominou boa parte do território. Por isso, fique atento. Informe-se. Reaja. Ajude-se. Ajude.Juntos e bem informados, os familiares terão grandes chances de vencer esta guerra. É importante que os familiares reajam a dependência do seu ente querido. Como quem observa de fora e visualiza toda a necessidade de conduzi-lo a vida novamente e de proporcionar um pouco de liberdade em resposta ao aprisionamento que as drogas causaram, é necessário que a família tenha foco.

Page 9: Drogas - Heoína

HEROÍNA - SOCIEDADEO comércio ilegal da heroína representa um

dos segmentos mais importantes e rentáveis do tráfico de drogas. A produção e a distribuição estão sempre ligadas as grandes organizações clandestinas.O uso de heroína é raro no Brasil. Por outro lado, os Estados Unidos vivem uma situação epidêmica, cujo início se localiza por volta da metade da década de 60, coincidindo com o envolvimento dos americanos na Guerra do Vietnã. Milhares de soldados adquiriram o hábito de tomar heroína junto às populações do sudeste asiático. Foi grande a quantidade de jovens que retornou da guerra dependente.A grande dificuldade em ajudar os dependentes de heroína levou vários países a criar os programas de "manutenção pela metadona" - opióide sintetizado por químicos alemães, durante a Segunda Guerra Mundial, em resposta à escassez de morfina. A metadona é utilizada no tratamento dos dependentes de heroína.

O consumo crónico de heroína poderá implicar défices acentuados a nível social, podendo estes levar a desestruturação familiar, desemprego, dificuldades interpessoais, etc.

Page 10: Drogas - Heoína

HEROÍNA - TRATAMENTO

O tratamento da heroína consiste na utilização de substancias químicas sintéticas que aliviam o usuário durante o período de abstinência a droga, como a metadona, que atua bloqueando os efeitos dos opioides. Também e imprescindível um apoio psicológico para se descobrir os motivos que fizeram o indivíduo a procurar tal droga. Que procure ajuda especializada, que busque o máximo de informações possíveis, que frequente os grupos de AA, NA, Al-Anon, Nar-Anon e Amor Exigente, para aprender a lidar com os processos da recuperação de seu familiar.

Page 11: Drogas - Heoína
Page 12: Drogas - Heoína

Plante ESPERANÇA - Futuro (Vida, fé, saúde...)Espalhe AMOR (União, confiança, respeito...)DROGAS NÃO! (Destruição)

Page 13: Drogas - Heoína

DROGAS MATAM, CRISTO LIBERTA.