Quinhentismo no enem

13
Quinhentismo no ENEM Manoel Neves

Transcript of Quinhentismo no enem

Page 1: Quinhentismo no enem

Quinhentismo no ENEMManoel Neves

Page 2: Quinhentismo no enem

AlbertEckout:Índiotapuia.Disponívelem:http://ca.wikipedia.org/wiki/Fitxer:Brazilian_Tapuia.jpg

Page 3: Quinhentismo no enem

A feição deles é serem pardos, maneira d’avermelhados, de bons rostos e bonsnarizes,bemfeitos.Andamnus,semnenhumacobertura,nemestimamnenhumacousa cobrir, nem mostrar suas vergonhas. E estão acerca disso com tantainocênciacomotêmemmostrarorosto.

CAMINHA,P.V.Acarta.Disponívelem:www.dominiopublico.gov.br.Acessoem:12ago.2009.

Page 4: Quinhentismo no enem

Ao se estabelecer uma relação entre a obra de Eckhout e o trecho do texto deCaminha,conclui-sequea)ambosse identificampelascaracterísticasestéticasmarcantes, comotristezaemelancolia,domovimentoromânticodasartesplásticas.b)oartista,napintura,foifielaoseuobjeto,representando-odemaneirarealista,aopassoqueotextoéapenasfantasioso.c) a pintura e o texto têm uma característica em comum, que é representar ohabitantedasterrasquesofreriamprocessocolonizador.d) o texto e a pintura são baseados no contraste entre a cultura europeia e aculturaindígena.e) há forte direcionamento religioso no texto e na pintura, uma vez que o índiorepresentadoéobjetodacatequizaçãojesuítica.

QUESTÃO 01 ENEM-2009

Page 5: Quinhentismo no enem

Agravuraguarda semelhanças comaspectosdapintura feitadurantesos séculosXVI a XVIII – alto grau de verossimilhança e representação de aspectos danacionalidade.Otextoemprosa,porsuavez,possuicaráterdescritivoeapresentaafiguradoíndiodeformaidealizada,talcomosefazianaLiteraturadeInformaçãoenoRomantismo.Marque-se,pois,aalternativa“c”.

SOLUÇÃO COMENTADA ENEM-2009

Page 6: Quinhentismo no enem

Andaramnapraia,quandosaímos,oitooudezdeles;edaíapoucocomeçaramavirmais.Eparece-mequeviriam,estedia,àpraia,quatrocentosouquatrocentosecinquenta.Algunsdelestraziamarcoseflechas,quetodostrocaramporcarapuçasouporqualquercoisaque lhedavam.[…]Andavamtodostãobem-dispostos,tãobemfeitosegalantescomsuastinturasquemuitoagradavam.

CASTRO,S.AcartadePeroVazdeCaminha.PortoAlegra:L&PM,1996.Fragmento.

Page 7: Quinhentismo no enem

PORTINARI,C.OdescobrimentodoBrasil,1956.Óleosobretela,199x169cm.

Page 8: Quinhentismo no enem

QUESTÃO 02 primeira aplicação do ENEM-2013

Pertencentesaopatrimônioculturalbrasileiro,acartadePeroVazdeCaminhaeaobra de Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dostextos,constata-sequea) a carta de Pero Vaz de Caminha representa uma das primeirasmanifestaçõesartísticasbrasileirasepreocupa-seapenascomaestéticaliterária.b) a tela de Portinari retrata indígenas nus com corpos pintados, cujo grandesatisfação é a afirmação da arte acadêmica brasileira e a contestação de umalinguagemmoderna.c)acarta,comotestemunhohistórico-político,mostraoolhardocolonizadossobreagentedaterra,eapinturadestaca,emprimeiroplano,ainquietaçãodosnativos.d)asduasproduções,emborausemlinguagensdiferentes-verbalenãoverbal-,cumpremamesmafunçãosocialeartística.e)apinturaeacartadeCaminhasãomanifestaçõesdegruposétnicosdiferentes,produzidasemummesmomomentohistórico,retratandoacolonização.

Page 9: Quinhentismo no enem

SOLUÇÃO COMENTADA primeira aplicação do ENEM-2013

A questão requer do aluno a capacidade de associar e de relacionar os textosfornecidosaconhecimentosrelativosàLiteraturadeInformação,aoQuinhentismo,aoCubismoeaoModernismobrasileiro[notadamente,aprimeirageração].Para alémdo fato de o gênero textual, o estilo, a visão demundo e a língua dotextoverbalseremeuropeus,merecedestaqueomovimentofocalizaçãofeitopelolocutor,queopõeclaramenteum“eu”/“nós”[“saímos”e“parece-me"]aumeles[“começaram”,“algunsdeles traziam”,“andavamtodos”,“suas tinturasquemuitoagradavam”].Talcontraposiçãopermitepercebermuitoclaramentequeonarradorconstrói seu discurso a partir de um lugar muito claramente dissociado daperspectivadoindígena.A teladePortinari apresenta influências cubistase seafastada chamadapinturaacadêmica.Nela,percebe-se,emprimeiroplano,alguns índiosemterrafirma;nosegundoplano,maisafastadodoexpectador,estãotrêscaravelas.Postoisso,deve-seassinalaraalternativa“c”.

Page 10: Quinhentismo no enem

JosédeAnchietafaziapartedaCompanhiadeJesus,veioaoBrasilaos19anosparacatequizar a população das primeiras cidades brasileiras e, como instrumento detrabalho,escreveumanuais,poemasepeçasteatrais.

Page 11: Quinhentismo no enem

TodooBrasiléumjardimemfrescuraebosqueenãosevêemtodoanoárvorenem erva seca. Os arvoredos se vão às nuvens de admirável altura e grossura evariedadedeespécies.Muitosdãobonsfrutoseoquelhesdágraçaéquehánelesmuitos passarinhos de grande formosura e variedades e em seu canto não dãovantagemaosrouxinóis,pintassilgos,colorinosecanáriosdePortugalefazemumaharmoniaquandoumhomemvaiporestecaminho,queéparalouvaroSenhor,eos bosques são tão frescos que os lindos e artificiais de Portugal ficam muitoabaixo.

ANCHIETA,Joséde.Cartas,informações,fragmentoshistóricosesermõesdoPadreJosephdeAnchieta.RJ:S.J.,1933.

Page 12: Quinhentismo no enem

QUESTÃO 03 segunda aplicação do ENEM-2009

A leitura dos textos revela a preocupação de Anchieta com a exaltação dareligiosidade.Notexto2,oautorexalta,ainda,abelezanaturaldoBrasilpormeioa) do emprego de primeira pessoa para narrar a história de pássaros e bosquesbrasileiros,comparando-osaosdePortugal.b)daadoçãodeprocedimentostípicosdodiscursoargumentativoparadefenderabelezadospássarosebosquesdePortugal.c) da descrição de elementos que valorizam o aspecto natural dos bosquesbrasileiros,adiversidadeeabelezadospássarosdoBrasil.d)dousodeindicaçõescênicasdogênerodramáticoparacolocaremevidênciaafrescuradosbosquesbrasileiroseabelezadosrouxinóis.e) douso tantode característicasdanarraçãoquantododiscurso argumentativoparaconvenceroleitordasuperioridadedePortugalemrelaçãoaoBrasil.

Page 13: Quinhentismo no enem

SOLUÇÃO COMENTADA segunda aplicação do ENEM-2009

Anchieta idealiza a natureza brasileira. Para tanto, vale-se de uma descriçãosubjetiva pormeio da qual compara os pássaros do Brasil com os de Portugal edefendeasupremaciadosamericanossobreoseuropeus.Marque-se,pois,aletra“c”.