PouPar mais, Para Pagar menos - forluz.org.br Forluz/JF Nº 177 Final.pdf · respondência para av....

8
Ano 36 Nº 177 Junho de 2018 PouPar mais, Para Pagar menos Página 6 Entenda o conceito de taxa de juros real. Investimento em tecnologia impulsiona crescimento do Lifecenter. Página 7 Investir no seu plano de previdência te proporciona benefícios fiscais. Saiba mais e faça as contas. Páginas 4 e 5.

Transcript of PouPar mais, Para Pagar menos - forluz.org.br Forluz/JF Nº 177 Final.pdf · respondência para av....

Page 1: PouPar mais, Para Pagar menos - forluz.org.br Forluz/JF Nº 177 Final.pdf · respondência para av. do Contorno, 6500/3º andar – Lourdes, Belo Horizonte/MG – Cep: 30.110-044,

Ano 36Nº 177 • Junho de 2018

PouPar mais, ParaPagar menos

Página 6

Entenda o conceito de taxa de juros real.

Investimento em tecnologia impulsionacrescimento do Lifecenter.

Página 7

Investir no seu plano de previdência te proporciona benefícios fiscais. Saiba mais e faça as contas. Páginas 4 e 5.

Page 2: PouPar mais, Para Pagar menos - forluz.org.br Forluz/JF Nº 177 Final.pdf · respondência para av. do Contorno, 6500/3º andar – Lourdes, Belo Horizonte/MG – Cep: 30.110-044,

2•

Junh

o de

201

8 •

Jorn

al F

orlu

z

Con se lho De li be ra ti vo: Titulares: Leonardo George de Magalhães (Presidente), Eduardo Costa Vasconcelos, Nelson Benício Marques Araújo, João Wayne Oliveira Abreu,Guilherme de Andrade Ferreira e José Renato de Carvalho Barbosa. Suplentes: Helton Diniz Ferreira, Luiz Augusto Barcellos Almeida, Mauro Marinho Campos, Flá-vio Marcos Alves Juste, Angela Maria de Oliveira Souza e Marcos Túlio Silva. Con se lho Fis cal: Titulares: William Brandão Gomes (Presidente), Nicácio Pereira da Sil-va, Emílio Luiz Cáfaro e Mário Lúcio Braga. Suplentes: Carlos José Camilo Generoso, Luiz Carlos Sperandio Nogueira, Mirian Paula Ferreira Rodrigues e Ubirajara Ne-ry Ferreira. Di re to ria: Jo sé Ri bei ro Pe na Ne to (Pre si den te), Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata, Mônica Siqueira e Vanderlei Toledo. JOR NAL FOR LUZ: Pu bli ca çãoBi mes tral. Edi ta do pe la As ses so ria de Co mu ni ca ção. Ti ra gem: 15.400. Edi to ra Res pon sá vel: Cinara Rabello. Re da ção: Cinara Rabello, Márcia Costanti e RaissaFerreira. Pro je to grá fi co e dia gra ma ção: Cláu dia Tar ta glia. Im pres são: EGL Editores. Cor res pon dên cias: Ave ni da do Con tor no, 6500 - 4º an dar - Fo ne: (31) 3215-6701 - CEP: 30110-044 - Be lo Ho ri zon te - MG. E- mail: comunica@for luz.org.br. Por tal Cor po ra ti vo: www.for luz.org.br. Obs: as ma té rias pu bli ca das nes te jor nal são ex clu si va men te de ca rá ter in for ma ti vo, não ge ran do qual quer es pé cie de di rei to ou obri ga ção por par te da For luz.

Sustentabilidade: desde 2007, a Forluz é signatária dos Principles for Responsible Investment – PRI(Princípios para Investimento Sustentável).

E X P E D I E N T E

A Fundação é associada à Abrapp – Asso-ciação Brasileira das Entidades Fechadasde Previdência Complementar.

Há muito tem-se detectado que o Sis-tema de Previdência Complementar Brasi-leiro se encontra estagnado, uma vez quenão há o surgimento de novos planos pa-trocinados e, consequentemente, o cresci-mento do número de participantes. Nãobastasse isso, o instituto previdenciário doresgate ainda possibilita a retirada do sal-do de contas pelo participante que perdeo vínculo empregatício sem que esteja ha-bilitado ao requerimento de benefícios.

Sem prejuízo das diversas iniciativasimplementadas na intenção de fomentar osegmento, reputo como mais eficiente ede menor custo a educação financeira eprevidenciária dos participantes ativos eassistidos. O que me leva à presente afir-mação é o resultado que percebi nos últi-mos quatro anos à frente da DRP Forluz,adotando como prioridade a educação denossos participantes.

Atingimos mais de 8.000 participantesnas mais de 180 palestras do programaDRP Itinerante, difundindo nesta oportu-nidade o conhecimento dos regulamentosdos planos de previdência, das regras deinvestimento, de Governança, da Legisla-ção e dos riscos e desafios que tanto o sis-tema, quanto a Forluz estão expostos. Apartir das informações difundidas, os par-ticipantes e assistidos se tornaram maiscríticos e vigilantes, o que também é com-provado pelos mais de 196 mil acessosmensais ao Portal (dados de maio 2018).Se bem informados, permitimos tambémdecisões mais seguras e acertadas pelos

participantes em relação às escolhas ne-cessárias e definidas nos regulamentos.

Por outro lado, quanto mais conhece-mos, mais dúvidas surgem, o que é natu-ral, e para saná-las, os participantes con-tam com um canal direto com a DRP, on-de mais de 14 mil atendimentos foramrealizados por esta equipe entre julho de2014 e maio de 2018. No mesmo senti-do, temos como meta para os próximos 4anos, focar na educação financeira, per-mitindo aos participantes um melhor con-trole financeiro de seus benefícios x des-contos e àqueles, a oportunidade de me-lhor planejamento de seus saldos de con-tas, da escolha de perfis de investimento edo tipo de benefício a ser escolhido.

Inobstante críticas das mais variadasformas e teores existam e que, infelizmen-te se acirram em determinados períodoscomo o recente processo eleitoral, a For-luz, seus gestores indicados ou eleitos eempregados, jamais se furtaram a qual-quer esclarecimento, até porque faz parteda essência deste negócio a relação deconfiança e transparência necessárias pa-ra a sobrevivência da Entidade.

As evidências, inclusive numéricas, de-monstram que a Forluz é forte e sustentá-vel, o que não significa que melhorias nãosejam necessárias e possíveis.

De forma democrática, ouvindo as ne-cessidades e sugestões dos participantes,com muito trabalho e dedicação, alcança-mos inúmeros avanços nos planos e naGovernança, o que novamente reafirmo o

compromisso na condição de representan-te eleito.

Ações de sucesso têm sido implemen-tadas pela equipe DRP no sentido deconscientizar o participante que pretendesaque à vista ou mesmo resgate do saldode contas, demonstrando matematica-mente os riscos e eventuais prejuízos des-ta decisão. Êxito tem sido obtido na quasetotalidade dos casos.

É neste sentido que agradeço o manda-to que se finda e renovo os votos de com-promisso de bem representa-los à frenteda Diretoria de Relações com Participan-tes para o novo mandato, com absolutadisposição para enfrentar os novos desa-fios e implementar os necessários contro-les de seus riscos, colocando-me total-mente à disposição dos participantes e as-sistidos, seja pessoalmente ou através doscanais de comunicação direta que dispo-nibilizamos.

Agradeço à toda equipe Forluz e em es-pecial a equipe DRP que durante todo pe-ríodo não mediu esforços para bem aten-der todas as demandas encaminhadas aesta Diretoria.

Vanderlei Toledo

Di re tor de re la ções com Par ti ci pan tes da For luz

Tel: (31) 3215-6920 | Cel: (31) 98222-2053

[email protected]

Os con cei tos e opi niões emi ti dos nes ta co lu na re pre sen tam a po si ção do di re tor

de Re la ções com Par ti ci pan tes.

educação Previdenciária e Financeira como

instrumentos de fomento. Conhecer para decidir!

DRP PRESTA CONTAS

Page 3: PouPar mais, Para Pagar menos - forluz.org.br Forluz/JF Nº 177 Final.pdf · respondência para av. do Contorno, 6500/3º andar – Lourdes, Belo Horizonte/MG – Cep: 30.110-044,

PARA VIVER MElhOR

No último dia 28 de maio, cerca de 70participantes assistidos da Forluz se reu-niram no auditório do Edifício Amadeus,em Belo Horizonte. O evento, que integrao Programa de Educação Continuada daForluz – Para Viver Melhor, teve como ob-jetivo esclarecer as dúvidas do público so-bre a situação dos planos previdenciáriosadministrados pela Entidade e promoverreflexões acerca da longevidade.

O presidente da Fundação, José Ribei-ro Pena Neto, destacou os bons resulta-dos dos investimentos em 2017, que su-peraram a Rentabilidade Mínima Atuarial– RMA. Ele ainda exibiu as estatísticasapuradas entre 1998 e 2017, compro-vando o bom desempenho também nolongo prazo.

José Ribeiro explicou a proposta feitapela Forluz à Cemig para o equaciona-mento do déficit do Plano A. O plano pre-vê o pagamento total de R$ 701 milhõesaté 2031. “É uma solução mais efetiva e

que foi vista com bons olhos pela Direto-ria da Patrocinadora. Equacionando so-mente o mínimo, teremos que, de temposem tempos, discutir com a Cemig um no-vo aporte”, afirmou.

O presidente também detalhou as mu-danças de regulamento que foram aprova-das pelo Conselho Deliberativo para o Pla-no B no último dia 7 de março e concluiua apresentação com as conquistas maisrecentes da Forluz. Entre elas, ele pon-tuou a reversão dos resultados negativosdo Hospital Lifecenter e a conferência de100% dos saldos de contas dos partici-

pantes desde 1997. O resultado destetrabalho indicou que não houve qualquerirregularidade no saldo das contas dosparticipantes. A primarização da Centralde Atendimento, que agora funciona nasede da Forluz, com equipe própria, tam-bém é um avanço recente.

Projeto de vida

Inicialmente, a programação teria omédico geriatra Marcos Cabrera. No en-tanto, em função de transtornos de deslo-camento causados pela falta de combus-tível no País, o palestrante não pôde com-parecer. Sendo assim, a segunda apre-sentação do evento ficou por conta da te-rapeuta ocupacional, Cecília Xavier.

Cecília propôs ao público um debatesobre qualidade de vida na aposentado-ria. Ela frisou que buscar opções parapreencher o próprio tempo é fundamentalpara manter-se na ativa.

3•

Junh

o de

201

8 •

Jorn

al F

orlu

z

CAçA PAlAVRAS

1 Evento anual organizado pela Fundação para informar os partici-pantes sobre a situação dos planos previdenciários. R: Presta ..................

2 Perfil de investimento indicado para quem não se importa emcorrer mais risco em busca de melhor rentabilidade. R: .................................

3 Modalidade de investimento que integra a carteira da Forluz. Ti-po de aplicação que tem prazo de vencimento preestabelecido eseu rendimento é conhecido no momento inicial da operação,podendo ser pré-fixado ou pós-fixado. R: .................................

4 Contribuição extra que pode ser feita pelo participante da Forluz,com o intuito de incrementar o saldo de conta. R: .................................

Telefone:Nome: Matrícula:

Saiba mais sobre os nossos planos. Faça o jogo abaixo, preencha seus dados, e envie para a Comunicação da Forluz. Oparticipante ativo pode encaminhar por malote ao setor FPR/CA - 4º andar – Ed. Bontempo. Os assistidos podem enviar cor-respondência para av. do Contorno, 6500/3º andar – Lourdes, Belo Horizonte/MG – Cep: 30.110-044, aos cuidados daFPR/CA. Os jogos também podem ser digitalizados e enviados para [email protected]. Os sorteios referentes ao pri-meiro semestre serão realizados em meados de julho de 2018.

Informação e qualidade de vida pautam encontro de assistidos

R S D I T A N T O S RE T O N B A N E I H AN U O S X G G K P T LD S L T L R S R O A UA P O R T E E S O R CF A S G A S E O I O A I X N U E S T A N T NX N C A L I U O A V TA T I M E V S L S U EE A J U K O B N A A RL E B A F L T H C N VC O N T A S A I E I N

Page 4: PouPar mais, Para Pagar menos - forluz.org.br Forluz/JF Nº 177 Final.pdf · respondência para av. do Contorno, 6500/3º andar – Lourdes, Belo Horizonte/MG – Cep: 30.110-044,

PREVIDêNCIA

4•

Junh

o de

201

8 •

Jorn

al F

orlu

z

Atualmente, no entanto, ele contribuimensalmente com o percentual de 100%da tabela básica da Fundação, ou seja,R$ 345,29, conforme demonstrado abai-xo. Significa dizer que, no fim do ano,ele terá destinado R$ 4.143,48 (ou seja:12 x R$ 345,29) para o plano – bemabaixo do teto de R$ 7.120, que calcula-mos inicialmente.

O mesmo cenário ocorre ainda que o participante mude este percentual para 125%,resultando em uma contribuição mensal de R$ 431,61 por mês e R$ 5.179,32 no ano.O resultado permanece abaixo do limite. Para alcançar o patamar de R$ 7.120, por-tanto, há duas opções: aumentar a contribuição mensal ainda mais ou fazer um apor-te que complemente a quantia necessária.

Ter um plano de previdên-cia complementar representa, além dachance de constituir uma reserva finan-ceira, a possibilidade de usufruir de in-centivos tributários. O Governo permiteutilizar, na declaração de ajuste anual,as contribuições feitas ao plano para re-duzir a base de cálculo do IRPF. O limi-te da dedução é de 12% dos rendimen-tos tributáveis no ano, ou seja, da rendabruta do contribuinte.

Vale frisar que, para aproveitar esteabatimento, é necessário estar contri-buindo para o INSS e usar o modelocompleto da declaração do Imposto deRenda. Muitos participantes, no entanto,ainda “perdem” esta vantagem por faltade informação. É o que alerta a especia-lista em Direito Tributário, Patrícia Li-nhares. “As pessoas têm a cultura de nãocolocarem na ponta do lápis númerosmuito simples. É uma conta pura: o par-ticipante deve calcular 12% do quantoele recebe ao longo de todo o ano. As-sim, ele vai encontrar o limite que podeser deduzido das suas contribuições pa-ra a previdência complementar. Feito is-so, será possível identificar se está con-tribuindo abaixo deste valor e, se for ocaso, elevar os recursos que investe noplano. Assim, ele consegue diminuir aomáximo a base de cálculo e pagar menosimposto”, explica.

Para Patrícia, aproveitar a dedução in-tegral é uma das medidas que compõemum planejamento tributário eficiente. “Oparticipante deve contribuir na ativa atéo teto para fins de dedução, usufruindoao máximo desta possibilidade oferecidapela lei".

CONTRIBUIÇÃO FORLUZ - PLANO B

TABELA DE CONTRIBUIÇÃO VIGENTE (11/2017 A 10/2018)

Faixa Taxa Dedução

Até R$ 1.767,77 3,60% R$

De R$ 1.767,78 a 3.535,53 6,00% R$ 42,43

De R$ 3.535,54 a 10.606,59 11,99% R$ 254,21

Acima de R$ 10.606,60 14,39% R$ 508,77

REMUNERAÇÃO R$ 5.000,00

PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO 100%

VALOR DE CONTRIBUIÇÃO R$ 345,29

INTElIgêNCIA TRIbuTáRIA A FAVOR DO SEu FuTuRO

Fazendo as contas

Para ficar mais claro, consideremosum participante do Plano B da Forluz cu-ja renda bruta mensal é de R$ 5.000, so-mando R$ 60 mil ao ano (neste caso, va-riações como férias, horas extras e rea-juste salarial não foram consideradas).Para que ele possa usufruir ao máximodo benefício fiscal, sua contribuiçãoanual deveria totalizar R$ 7.120, o querepresenta 12% de seu rendimento.

Page 5: PouPar mais, Para Pagar menos - forluz.org.br Forluz/JF Nº 177 Final.pdf · respondência para av. do Contorno, 6500/3º andar – Lourdes, Belo Horizonte/MG – Cep: 30.110-044,

5•

Junh

o de

201

8 •

Jorn

al F

orlu

z

Na Forluz, o participante do Plano Bpode escolher entre os seguintes per-centuais de contribuição: 50%, 75%,90%, 100%, 125%, 150% e 200%,aplicados à tabela básica. A patrocina-dora acompanha o valor investido peloempregado, limitado a 100%. A altera-ção da opção deve ser informada pormeio da área logada do Portal Forluz eé necessário cumprir uma carência dedoze meses desde a última mudança.

Caso você faça as contas e percebaque a soma de suas contribuições nofinal do ano está abaixo do limite de12% oferecido pela legislação, alterareste percentual é uma opção. A super-

visora de Previ-dência e Atuáriada Fundação, Re-jane Couto Dutra,destaca que a me-dida é duplamen-te favorável paraum planejamentofinanceiro cons-ciente. “Por um

lado, você diminui a sua base de cál-culo do imposto de renda, ou seja, gas-ta menos com impostos, e, por outro,dá robustez à sua poupança previden-ciária, o que irá impactar positivamen-

te no seu benefício futuro”. Se preferir, é possível ainda realizar

uma contribuição eventual – tambémconhecida como aporte. No dia 9 deabril, a Diretoria Executiva da Funda-ção aprovou, em sua 670ª reunião, amudança no valor mínimo do aporte,que passou a ser de R$ 200. Até en-tão, não era possível aportar valores in-feriores à contribuição básica do parti-cipante. Somente para aqueles comcontribuições obrigatórias abaixo destemínimo, mantém-se como menor valorpermitido a sua última contribuiçãomensal integral.

benefício em folha

O impacto financeiro positivo para oparticipante não se limita à declaraçãoanual, como explica a analista de Con-

troladoria da Fun-dação, Sandra Cos-ta Santos. As con-tribuições previ-denciárias tam-bém são deduzi-das mensalmenteda base de cálculodo imposto de ren-da recolhido na fo-

lha de pagamento da patrocinadora. Vamos voltar ao exemplo anterior.

O mesmo participante, que recebe sa-lário de R$ 5.000 e contribui com opercentual de 100% da tabela básica,R$ 345,29. No caso dele, a base decálculo será de R$ 4.654,71, que re-presenta o salário descontado da con-tribuição (R$ 5.000 - R$ 345,29).

O valor retido de imposto corres-ponde à alíquota de 22,5% - este per-centual é determinado conforme ta-bela fornecida pela Receita Federal.No total, o resultado seria um impos-to de R$ 1.047,31. Deste valor, aindaserá descontada a parcela dedutívelde R$ 636,13, chegando a um paga-mento final de R$ 411,18.

Mas, se este mesmo trabalhador nãocontribuísse para o plano de previdên-cia, a situação seria diferente. A basede cálculo utilizada seria o salário semo desconto, ou seja, R$ 5.000. Ao apli-carmos o percentual de 22,5% de alí-quota, chegamos ao valor de R$ 1.125.Descontada a parcela dedutível deR$ 636,13, o total é de R$ 488,87, re-sultando em R$ 77 a mais de impostose comparado ao primeiro cenário. Ve-ja o quadro abaixo que ilustra esta si-tuação:

Neste exemplo, o participante em questão perderia R$ 924 até o fim do ano, ou seja, quase R$ 1.000 em impostos.“Ao optar por contribuir para o plano, ele investe no próprio futuro, eleva seu benefício na aposentadoria e paga menosimposto enquanto está na ativa”, frisa Sandra.

PREVIDêNCIA

IR RECOLHIDO MENSALMENTE NA FOLHA DA PATROCINADORA:

SIMULAÇÃO - PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO = 100%

Vr. Salário Vr. Contribuição Base IR Aliquota IR IR Parcela Deduzir Vr. Final IR

5.000,00 345,29 4.654,71 22,50% 1.047,31 636,13 411,18

SIMULAÇÃO - SEM CONTRIBUIÇÃO FORLUZ

Vr. Salário Vr. Contribuição Base IR Aliquota IR IR Parcela Deduzir Vr. Final IR

5.000,00 5.000,00 22,50% 1.125,00 636,13 488,87

BENEFÍCIO FISCAL MENSAL R$ 77,69

alTernaTivas

INTElIgêNCIA TRIbuTáRIA A FAVOR DO SEu FuTuRO

Page 6: PouPar mais, Para Pagar menos - forluz.org.br Forluz/JF Nº 177 Final.pdf · respondência para av. do Contorno, 6500/3º andar – Lourdes, Belo Horizonte/MG – Cep: 30.110-044,

Entrou em vigor no último dia 1º de maio, o novo prazo para alteração do perfil deinvestimentos na Forluz. Até então, o participante poderia solicitar a troca a cada dozemeses.

Agora, a mudança pode ser feita nos meses de fevereiro, maio, agosto e novembro.A novidade representa um benefício para o participante, que não precisará aguardarum ano para solicitar a alteração de perfil. Na prática, ele pode rever esta opção a ca-da três meses. Para isso, basta informar a opção à Fundação até o último dia útil dosmeses citados.

A proposta foi aprovada pela Diretoria Executiva em reunião realizada no último dia9 de abril e resultará também em ganhos de produtividade para a equipe da Entidade,que poderá concentrar os esforços operacionais necessários para a movimentação emperíodos específicos.

Para entender melhor a mudança, assista ao vídeo do gerente de Renda Fixa, Imó-veis e Empréstimos, Marcelo Beuter, no canal do Youtube da Fundação:https://www.youtube.com/comunicacaoforluz .

6•

Junh

o de

201

8 •

Jorn

al F

orlu

z

INFORMAçÃO

Na última edição do Jornal For-luz, abordamos o conceito de Selic –a taxa básica de juros usada comoreferência na economia para mensu-rar o valor do dinheiro em um deter-minado espaço de tempo. Outro ter-mo normalmente utilizado pelos no-ticiários da área de finanças, é o detaxa de juros reais.

Segundo o gerente de Renda Fi-xa, Imóveis e Empréstimos da Fun-dação, Marcelo Beuter, de forma ge-nérica, este percentual é a diferençaentre a taxa de juros nominal e a in-flação. “Juros real representa quan-to os ativos tiveram de rendimentoacima da inflação. Para entender: sevocê compra um imóvel por R$ 100mil, por exemplo, e, ao longo dotempo, ele valoriza somente de acor-

do com a inflação, o dinheiro que vo-cê investiu foi apenas corrigido.Mas, se a valorização ultrapassar ainflação, aí sim, este é o lucro de fa-to, o quanto você recebeu de retornona prática”.

Ainda segundo ele, quanto maisbaixa está a taxa de juros real naeconomia, mais o investidor precisaassumir riscos para fazer frente aosseus compromissos e buscar umarentabilidade melhor. Além disso,este é um dos indicadores avaliadospelos investidores externos na horade trazer investimentos para o País.“Com este dado, é possível analisarquanto de riqueza entrará no bolso,ou seja, quanto o dinheiro está ga-nhando acima da simples correçãoda inflação para o período”, explica.

você já ouviu falar em juros reais?

Novo procedimento para alteração do perfil

de investimentos

ElEIçõES FORluz2018 – RESulTADO

Apurados os votos e esgotadosos prazos de recursos, a ComissãoEleitoral informa o resultado doprocesso de escolha do candidatoa Diretor de Relações com Partici-pantes, a saber:

TITULAR: Vanderlei Toledo - matrí-cula 52941

SUPLENTE: Enderson Couto Miran-da - matrícula 21942

Também, em atendimento aos dis-positivos regulamentares, procla-ma eleitos os seguintes candida-tos listados abaixo.

CONSELHO DELIBERATIVOCATEGORIA ATIVO/ASSISTIDO (MANDATO DE QUATRO ANOS)

TITULAR: Marcos Túlio Silva - ma-trícula 52570

SUPLENTE: João José MagalhãesSoares - matrícula 50607

SUCESSOR: José Firmo do CarmoJúnior - matrícula 52117

CONSELHO DELIBERATIVOCATEGORIA ASSISTIDO (MANDATO

DE QUATRO ANOS)

TITULAR: Roseli Conceição Maciel- matrícula 200046

SUPLENTE: Magno Augusto deAquino - 41031

SUCESSOR: Francisco de AssisPerdigão - matrícula 31192

CONSELHO FISCAL – CATEGORIAATIVO (MANDATO DE QUATRO

ANOS)

TITULAR: Carlos Renato de Almei-da - matrícula 52099

SUPLENTE: Espedito Gonçalves Jú-nior - matrícula 43253

SUCESSOR: Guilherme Mafra Nico-lau - matrícula 56265

Quer falar com um dos diretores da Forluz? Acesse o Portal daFundação, www.forluz.org.br, clique no menu A Forluz e, em se-guida, selecione a Diretoria do seu interesse.

Page 7: PouPar mais, Para Pagar menos - forluz.org.br Forluz/JF Nº 177 Final.pdf · respondência para av. do Contorno, 6500/3º andar – Lourdes, Belo Horizonte/MG – Cep: 30.110-044,

INVESTIMENTOS

7•

Junh

o de

201

8 •

Jorn

al F

orlu

z

SUPERAÇÃO EM NÚMEROS

O trabalho de uma gestão técnica eeficiente, aliado à participação ativa dossócios envolvidos possibilitou a retoma-da do crescimento do Hospital Lifecen-ter. O resultado é comprovado pelos nú-meros: em 2017, a instituição cresceu15% e encerrou o ano com um lucro lí-quido de mais de R$ 3 milhões.

Para o presidentedo hospital, GlaucoMichelotti, o últimoano coroou o esfor-ço conjunto quevem sendo feitodesde 2014 com ointuito de reestabe-lecer o equilíbrioeconômico-financei-

ro da instituição. “A nossa missão é a deser referência de hospital no Estado deMinas Gerais. O Lifecenter não nasceupara ser coadjuvante no setor de saúde.Por isso, o desafio é o de investir em ex-pansão, reduzindo nossas despesas ad-ministrativas e direcionando os recursospara a parte clínica, oferecendo o que háde melhor para os nossos profissionais epacientes”, destaca.

Pronto para o futuro

Entre as medidas adotadas pela atualgestão, está a ampliação no número deleitos, que passou de 182 para 204 edeve chegar a 214 até agosto; a retoma-da do atendimento ambulatorial, com acentral de consultas que havia sido sus-pensa anteriormente; e a reforma da UTI(Unidade de Terapia Intensiva), quepossui equipamentos de última geração,recebendo o Certificado EPIMED, porapresentar excelentes indicadores emum grupo de 900 UTIs monitoradas noBrasil e na América Latina. “Este apara-to tecnológico que disponibilizamos nospermite trazer procedimentos de altacomplexidade e, desta forma, nossa de-manda só vem crescendo. Não ficamospara trás em nada para nenhum dosgrandes hospitais fora daqui que temosvisitado”, ressalta Glauco.

Ao superar as dificuldades financei-ras e se consolidar no mercado de BeloHorizonte, a instituição agora caminhamais confiante. Com ocupação total, apalavra de ordem é “ampliação”, segun-do o presidente do hospital. “Trabalha-remos para oferecermos mais leitos e

atuarmos em atenção primária”.

Forluz atuante

Atualmente, a Forluz possui 35,4%do hospital, sendo o maior investidor in-dividual. Além disso, a Fundação temparticipação ativa nas decisões: o dire-tor de Investimentos e Controle, RodrigoBarata, é um dos membros do Conselhode Administração do Lifecenter, e o di-retor de Relações com Participantes,Vanderlei Toledo, é suplente.

O gerente de Gestão de Renda Variá-vel e Macroalocação da Fundação, AndréBuscácio, avalia que a reestruturação“deu muito certo” e consolidou umaperspectiva positiva para o futuro. Desde2002, o retorno apurado foi de IPCA +9,47%, sendo que, somente no períodoentre 2014 e 2018, este percentual foide IPCA +16,25%. “Com a nova gestão,foi possível renegociar dívidas, estabele-cer novos contratos comerciais e agregarvalor ao hospital, que reinvestiu e sereergueu. O tempo provou que o investi-mento feito lá atrás valeu a pena”.

lifecenter consolida reestruturaçãoe retoma crescimento

Receita líquida em 2004:

R$ 19.070milhões

Receita líquida em 2017:

R$ 128.849 milhões

Ganho real de 229,66% de 2004 a 2017

2.200 consultas/mês no ambulatório

3.982 pacientes atendidos por dia

Retorno de IPCA + 16,25% nos últimos quatro anos.

Page 8: PouPar mais, Para Pagar menos - forluz.org.br Forluz/JF Nº 177 Final.pdf · respondência para av. do Contorno, 6500/3º andar – Lourdes, Belo Horizonte/MG – Cep: 30.110-044,