Mereça ser feliz!

32
Mereça ser Feliz Livro de Ermance Dufaux, por Wanderley Oliveira.

Transcript of Mereça ser feliz!

Page 1: Mereça ser feliz!

Mereça ser FelizLivro de Ermance Dufaux, por Wanderley Oliveira.

Page 2: Mereça ser feliz!

O Livro

Resultado do aprendizado de um Curso de 20 dias realizado no Plano Espiritual, proferido por Eurípedes Barsanulfo, e com a participação de vários espíritos, tais como:

• Maria Modesto Cravo• Inácio Ferreira • Ivone do Amaral Pereira• Benedita Fernandes• Francisco de Paula Vitor• Cairbar Shcutel

FOCO NO TRABALHADOR ESPÍRITA!

Page 3: Mereça ser feliz!

Vivia na França. Aos 12 anos de idade, 1853, lançou uma obra psicografada sobre a vida de Luis IX. E aos 16 anos, 1857, lançou outra obra psicografada sobre a vida de Joanna D´arc. Ajudou como médium na codificação da doutrina Espírita.

Page 4: Mereça ser feliz!

Trajetória Milenar de muitos dos atuais Cristãos

• Amantes incondicionais dos ensinos e da figura de Jesus;• Conhecedores da mensagem do Cristo, mas sem a prática;• Julgavam-se como representantes divinos;• Fascinados com a hierarquia eclesiástica;• Disputava a qualquer preço a ordenação e o destaque;• Atitude de intolerância em relação ao próximo.

Segundo, Cairbar Shcutel.

Page 5: Mereça ser feliz!

• Não conseguem ter as suas interpretações pessoais contestadas;

• O conhecimento intelectual é a verdade que ainda não aprendeu a sentir;

• Encantam-se com ritualizações exteriores;• Adulam guias;• Culpam obsessores;• Amam os cargos;• Amam a idolatria.

Segundo, Cairbar Shcutel.

O Perfil Psíquico de muitos dos atuais Cristãos

Page 6: Mereça ser feliz!

E ainda hoje no Centro Espírita...

Page 7: Mereça ser feliz!

ORGULHOPERSONALISMO

COMPARAÇÕES PURITANISMO

SÍNDROME DO ALÉM TUMULO

SIGILO E OMISSÃO

AZEDUMECARMAS IMAGINÁRIOS

Assim dá para ser FELIZ?

Page 8: Mereça ser feliz!

Orgulho

Essa inaceitação da realidade individual traz penosa angustia existencial, levando à criação de mecanismos de defesa para amenizar o sofrimento decorrente com o encontro com essa “parte” que não gostaríamos de encontrar.

Portanto, para “encobrir” nossa inferioridade criamos o orgulho, que nos leva a pensar que somos aquilo que ainda não somos, reduzindo a nossa angustia.

Page 9: Mereça ser feliz!

Personalismo

O personalismo é o grande adversário da causa do amor.

Consideremo-lo em uma metáfora como a lupa do orgulho voltada na direção do eu, ampliando, exageradamente, o valor pessoal. Um estado no qual a mente está mais voltada para os apelos do ego em negação aos ditames da consciência.

Alguns exercícios poderão auxiliar-nos na sua identificação! (Leitura do Livro, p. 103).

Page 10: Mereça ser feliz!

Comparações

...As comparações são muito utilizadas pelo orgulhoso com a finalidade de exacerbar seu conceito pessoal e rebaixar a importância do outro.

A única comparação útil e proveitosa, sob a ótica do aprendizado espiritual, é aquela que fazemos conosco próprio, procurando sempre aferir se estarmos hoje um pouco melhor em comparação ao ontem.

Page 11: Mereça ser feliz!

Puritanismo

Necessariamente o puritano não é um hipócrita, pode estar apenas vivendo um estágio de elaboração íntima... Para internalizar o que ainda permanece na órbita de seus pensamentos sem atingir seu modo de sentir.

Ser puro é a aspiração evolutiva mais elevada que se pode conceber em nosso estágio de vivências. O puritanismo ao contrário, é algo exterior, uma “fachada” da atitude que não corresponde aos valores autênticos.

Ser puritano é “fazer de conta”, e isso é um péssimo caminho para quem deseja ser feliz.

Page 12: Mereça ser feliz!

Sigilo e Omissão

Tratamos pouco ou nada de nossos conflitos, destinando largo tempo para falar dos outros, detectando problemas fora de nós em razão de ser doloroso o auto-enfrentamento.

Reconhecer e dividir as nossas dificuldade íntimas não significa perder autoridade e sim ganhá-la, além de que estaremos nos aliviando de um fardo desnecessário imposto pela vaidade em querer ser o que achamos que devemos ser, mas ainda não damos conta de ser.

Page 13: Mereça ser feliz!

Síndrome do Além Tumulo

Fuga do mundo!

A “síndrome do além túmulo” pode ser classificada como um comportamento neurótico de transferir para um “mundo ideal” as esperanças e expectativas do dia a dia do “mundo real”.

Essa “síndrome”, portanto, gerou uma cultura de supervalorização das questões do mundo extrafísico trazendo como consequência a negação da relação com o mundo físico.

...a solução definitiva para essa “síndrome” será aprender a amar a oportunidade do renascimento, por mais escassez e dureza nas provações, fazendo o melhor que pudermos e com muita fé na abundância da misericórdia de Deus.

Page 14: Mereça ser feliz!

Azedume

Algumas de suas facetas são a auto-piedade, irritação, tendência agressiva, revide, aspereza, amargura, rigidez de caráter, depressões, aversões a locais, assuntos e pessoas, pessimismo, antipatia, perfeccionismo, deficitária auto-estima, bloqueio do afeto, revolta e até ódio.

...a transformação interior, assumida com decisão e comprometimento, costuma levar o espírito a uma espécie de “convalescença moral” ou “tristeza psíquica”, por um período de tempo mais ou menos longo, em razão da abstinência dos interesses pessoais enfermiços e das novas metas que foram recém-aderidas.

Page 15: Mereça ser feliz!

Carmas Imaginários

...60% dos sofrimentos provem da imprudência e escolhas mal feitas, não sendo real atribuir a “outras existências” esse uso do livre arbítrio.

...O propósito Divino do sofrimento é o crescimento, a libertação e o aprendizado – resignação ativa.

Lutemos pela nossa felicidade, eliminando “carmas adicionais”, crendo e vivendo firmemente o seguinte projeto de vida: “eu mereço ser feliz”.

Estejamos certos de que esse é o projeto de Deus para todos nós. Aceitemo-lo ainda hoje e cultivemos o sentimento de que merecemos a felicidade.

Page 17: Mereça ser feliz!

Mereça SER Feliz

ESVAZIAR-SE DO EGO

AUTO-AMOR

HUMILDADE

TRANSFORMAÇÃO

ALTERIDADERESPONSABILIDADE

DESEJO DE MELHORA

INTERIORIZAÇÃO

Page 18: Mereça ser feliz!

Desejo de Melhora

Período em que nos ocupamos pelas ações no bem. Etapa marcada pelo conhecimento espiritual criando conflitos íntimos, impulsionando novos posicionamentos.

(...) O outro ainda é um incômodo para nós.

Page 19: Mereça ser feliz!

Interiorização

Período em que há uma dilatação da sensibilidade para com a diferença alheia, seguida da mais intensa aceitação, disposição para o perdão e a concórdia.

Compreensão da importância da diversidade. O desigual passa a ser visto como alguém importante para o nosso crescimento pessoal.

Page 20: Mereça ser feliz!

Transformação

Nessa etapa aprende-se não só a aceitar os diferentes como se consegue aprender com eles, amá-los na sua maneira de ser. É a etapa da felicidade. O outro jamais poderá ser motivo para decepções e mágoas.

Aprende-se o auto-amor e por consequência ama-se sem sofrimentos, sem sacrifícios; ama-se porque o amor é preenchedor e isso, definitivamente, basta.

Page 21: Mereça ser feliz!

Auto-Amor

O amor ao próximo como um sadio programa de vida e equilíbrio, mas não é completo porque não podemos esquecer do amor a Deus e a si mesmo.

Page 22: Mereça ser feliz!

Esvaziar-se do Ego

A vitória sobre o personalismo, portanto, está em sair de si acolhendo o outro diferente do eu com interesse altruísta e fraterno, aprendendo a “esvaziar-se do ego”, sentindo o outro.

Page 23: Mereça ser feliz!

Humildade

Humildade é desilusão, reconhecimento de limites e qualidades, é conscientização.

O estado de “ausência de orgulho” só pode ser alcançado com o “sentimento de humildade”.

Segundo Maria Modesto Cravo.

Page 24: Mereça ser feliz!

Alteridade

Não esqueçamos, em nosso favor, que em qualquer tempo e lugar, diferenças não são defeitos, os diferentes necessariamente não são oponentes, e a indiferença é o recolhimento egoísta do afeto na escura masmorra do desamor.

Nossa harmonia é construída no cultivo das virtudes da indulgencia, da fraternidade e do acolhimento.

Ação, reação, transformação: caminhos da alteridade.

Em qualquer etapa sempre a alteridade na erradicação do personalismo.

Page 25: Mereça ser feliz!
Page 26: Mereça ser feliz!

Responsabilidade

Sem dúvida os responsáveis são mais felizes, porque descobriram seu papel divino no Universo simplesmente pelo fato de que resolveram experimentar não seguir o rumo da maioria, procurando ouvir a voz da consciência, onde se encontra as Excelsas Mensagens de Deus para cada um de nós.

Page 27: Mereça ser feliz!

Vivenciar o Espiritismo por Dentro...

Somente quando levamos a tarefa espírita no coração para fora dos seus horários de realização é que abrimos nossas experiências para a criação do bem, candidatando-nos a novas e maiores responsabilidades, que ensejarão clima e ocasião para a conquista definitiva da tão sonhada felicidade.

Morte da indiferença, auto-conhecimento, amor: caminhos da felicidade.

Page 28: Mereça ser feliz!

Vivenciar o Espiritismo por Dentro...

Pensamentos, Sentimentos e Atitudes.

Page 29: Mereça ser feliz!

Seja Feliz!

Musica Seja Feliz – Marisa Montehttps://www.youtube.com/watch?v=h_ZsfeYvkwE

Page 30: Mereça ser feliz!

Oficina dos Sentimentos.

No Hospital Esperança é utilizada a prática dos grupos de reencontro que aqui foi batizado como oficina do sentimento (outra prática adotada é a tribuna da humildade). O objetivo da oficina do sentimento é oportunizar ao trabalhador espírita o contato consigo mesmo, para que possa se enxergar, se olhar durante a caminhada nessa encarnação, pois o número de espírita que tem chegado no hospital esperança sem “se perceber” é muito grande. O século XXI tem sido divulgado como o século do sentimento (Leia o Livro Atitudes de Amor).

Para maiores informações, acessar: www.oficinadossentimento.com.br

Page 31: Mereça ser feliz!

Programa de Bezerra de Menezes pelos Valores Humanos no Centro Espírita

Posto de Socorro e Alívio Núcleo de Renovação Social e Humana

Templo de Crenças Escola capacitadora de virtudes

Programa Educacional, focado em:

• Valores Humanos• Saber viver e conviver• Desenvolvimento de habilidades e competências do espírito

Retirar a casa da feição de uma “ilha paradisíaca” e projetá-la ao meio social para ajudar o ser humano a superar-se sem estabelecer uma realidade fictícia e onerosa, insufladora de conflitos e de medidas impositivas, longe das reais possibilidades de transformação que a criatura pode e precisa efetivar em si mesma.

Page 32: Mereça ser feliz!

Elaborado por Arilma TavaresEm 2014

Se tem alguma contribuição para melhorar esse material ou se tem alguma dúvida, não hesite em entrar em contato:

[email protected]: Arilma Tavares

Compartilhando é que crescemos!